III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica"

Transcrição

1 III Congresso de Pesquisa e Extensão da FSG I Salão de Extensão & I Mostra Científica ISSN PROCESSO DE AUDITORIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE: uma revisão integrativa da literatura Letícia Jéssica Trindade a Fabiano De Faveri * a) Acadêmica do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade da Serra Gaúcha. Informações de Submissão *fabiano.faveri@fsg.br Rua Os Dezoito do Forte, Caxias do Sul - RS - CEP: Palavras-chave: Auditoria de Enfermagem, Prontuários, Enfermagem. Resumo A auditoria de enfermagem é uma ferramenta importante para os processos de trabalho em hospitais e operadoras de planos de saúde, que procuram uma maior qualidade no serviço prestado. Este estudo teve objetivo analisar a produção cientifica sobre a importância da auditoria da assistência de enfermagem. Tratase de uma revisão integrativa da literatura que teve como resultados destacados as dificuldades e benefícios da profissão do enfermeiro auditor, a falta de registros de enfermagem e a importância da educação permanente. 1 INTRODUÇÃO A palavra auditoria origina-se do latim audire que significa ouvir. No entanto, o termo pode ser bem explicado pela palavra da língua inglesa audit, o qual tem o sentido de examinar, corrigir e certificar (DIAS et al., 2011). A auditoria se iniciou na área da Saúde, por meio do médico George Gray Ward, dos Estados Unidos, que publicou um trabalho em 1918 sobre avaliação da qualidade da assistência prestada ao paciente, através dos registros no prontuário. Já na área da enfermagem tem se conhecimento de um trabalho sobre o tema em 1955, desenvolvido no Hospital Progress, também nos Estados Unidos. No Brasil, a auditoria vem tomando impulso nos últimos 50 anos, e foi oficializada em 1968, através do Banco Central do Brasil. Mas a criação do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) só ocorreu em 1993, através da Lei 9.689, de 27 de julho, e estabelece como competência o acompanhamento, a fiscalização, o controle e a avaliação técnico-científica, contábil, financeira e patrimonial das ações e serviços de saúde (PASSOS et al., 2012).

2 1448 Nos dias atuais a auditoria de enfermagem é uma ferramenta importante para os processos de trabalho em hospitais e operadoras de planos de saúde, que procuram uma maior qualidade no serviço prestado. Assim auditoria de enfermagem, pode ser citada como a avaliação, verificação através de anotações de enfermagem, prontuário do paciente ou até mesmo por verificar as condições dele. (DIAS et al, 2011). Os registros de enfermagem inadequados podem gerar custos irreais para as instituições de saúde, pois os insumos podem ter sido utilizados pela equipe de enfermagem e não comprovado pela ausência de registros, assim através da avaliação por meio dos prontuários, pode-se conferir se a cobrança e a assistência estão de acordo (ROSA et al, 2011). Segundo Bressolin e Faveri (2013), esses registros também consistem em uma forma de comunicação escrita de informações pertinentes ao cliente e aos seus cuidados. São fundamentais no processo de cuidado e quando redigidos de forma adequada podem ser destinados ao mais diversos fins, como a pesquisa, processos jurídicos, planejamento, além de auxiliar na garantia da qualidade e continuidade da assistência. Assim a auditoria de enfermagem tem um importante papel na assistência de enfermagem como um instrumento de avaliação sistemática, o que ajuda a melhorar a qualidade da assistência e assim melhora a visão da instituição de saúde e de sua respectiva operadora de saúde (SANTOS 2012). Frente ao panorama exposto, este estudo teve como objetivo analisar a produção cientifica sobre a importância da auditoria da assistência de enfermagem, publicada em artigos nacionais dos últimos dez anos. Espera-se, com este trabalho, contribuir para o conhecimento do processo da auditoria de enfermagem e sua importância nas instituições de saúde. 2 REFERENCIAL TEÓRICO 2.1. A Auditoria na Enfermagem A auditoria de enfermagem é uma ferramenta importante para os processos de trabalho em hospitais e operadoras de planos de saúde, que procuram uma maior qualidade no serviço prestado. Assim auditoria de enfermagem, pode ser citada como a avaliação, verificação através de anotações de enfermagem, prontuário do paciente ou até mesmo por verificar as condições dele (DIAS et al., 2011). Até porque os registros de enfermagem inadequados

3 1449 podem gerar custos irreais para a operadora de saúde, sendo que o valor real pode ter sido dispensado pela enfermagem e não comprovado por falta de registros (ROSA et al., 2011). A auditoria de enfermagem pode ser realizada em hospitais, clínicas, ambulatórios em operadoras de saúde. Além disso, pode-se classificar a auditoria de enfermagem como interna e externa (SILVA; CASA, 2006). Até mesmo há um Fundamento Legal do Exercício Profissional específico da Enfermagem, temos na Lei 7.498/86 e Decreto Lei / 87 a prerrogativa legal para o Enfermeiro em Auditoria, que preconiza que o enfermeiro pode exercer o cargo de auditor. A auditoria externa é feita através de profissionais conveniados, eu analisam contas hospitalares após a alta do paciente, ou contas parciais hospitalares, assim se faz a verificação entre assistência, registro e cobrança (SILVA; CASA, 2006). Nessa forma de auditoria as enfermeiras representam os interesses das operadoras de saúde juntamente com as instituições de que presentam o serviço, passaram a realizar a auditoria externa e assim se realiza a avaliação da assistência a paciente e conformidade de prontuários e registros de contas hospitalares. Através de cópias de prontuários ou mesmo os prontuários originais a auditoria externa analisa a conta, comparando assim registros de enfermagem, prescrições médicas, checagem de enfermagem, ou qualquer documento relacionado com o procedimento envolvido, para assim verificar se há comprovação da cobrança da conta, caso não haja comprovação é feita uma glosa, caso tenha comprovação a conta é ressarcida (SCARPAROL et al.,2009). A auditoria interna é realizada por profissionais da própria instituição, assim sendo possuem conhecimentos administrativos o que é muito vantajoso para instituições hospitalares, pois podem prevenir e corrigir falhas (SILVA; CASA, 2006). Dessa forma, pode-se com a ajuda da auditoria de enfermagem ajustar as cobranças sobre atendimentos e se ter as despesas ressarcidas, pelas operadoras de saúde (SCARPAROL et al.,2009). A glosa é o cancelamento parcial ou total do orçamento, pode ser considerado ilegal ou indevido, ou seja, se o auditor não acha uma justificativa plausível para o pagamento, o item não é pago. Qualquer situação geradora de dúvidas pode ser feito uma glosa e solicitado maiores explicações. As glosas podem ser: administrativas, por falhas de operacionais na cobrança, glosas técnicas que são provenientes da enfermagem, ou podem ser glosas médicas, principalmente quando se trata de procedimentos médicos (PRADO; MELO; ASSIS, 2011).

4 1450 As glosas feitas pela a auditoria de enfermagem, por exemplo, podem ser provenientes de: falta de checagem da enfermagem, falta de registros de enfermagem, falta de prescrição médica, falta de comprovação de uso de OPME, falta de assinatura médica em fichas anestésicas, ou em prescrições, além de outros. As glosas feitas pela auditoria de enfermagem externa podem ser recursadas pela auditoria interna. Assim podem entrar em acordo por meio de prontuários e documentos envolvidos, caso aja justificativa comprovada, a glosa é retirada, caso a auditoria interna não consiga comprovar a glosa é mantida (PRADO; MELO; ASSIS, 2011). 3 METODOLOGIA Trata-se de um estudo de revisão integrativa. Este método permite a incorporação das evidências na prática clínica com a finalidade de reunir e sintetizar resultados de pesquisas sobre determinado tema ou questão, de maneira sistemática e ordenada (MENDES, SILVEIRA, GALVÃO; 2008). Para elaboração deste estudo, foram seguidas as etapas: formulação da questão norteadora, coleta de dados, avaliação, análise e interpretação dos dados, apresentação e discussão dos resultados. A pesquisa teve a seguinte pergunta norteadora: Qual a importância atribuída ao processo de auditoria da assistência de enfermagem em instituições de saúde? No período de março de 2015, realizou-se a busca nas bases de dados BDENF e LILACS utilizando os seguintes descritores: enfermagem AND auditoria e respeitando os critérios de inclusão: artigos oriundos de estudos realizados no Brasil, com ano de publicação entre 2005 e 2015, idioma português, com texto completo disponível, contendo informações sobre auditoria de enfermagem. Para análise e síntese dos artigos foi construído um quadro sinóptico, que contemplou os aspectos considerados pertinentes: nome do artigo, objetivo, resultados e considerações/conclusões. Foram identificados 35 artigos, contudo, após análise minuciosa, excluindo artigos de revisão bibliográfica e que aparecia duplicados, a amostra correspondeu a 17 artigos.

5 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS Os artigos incluídos neste estudo (Quadro 01) permearam os diversos periódicos da área da enfermagem. Referente ao tipo de publicação observou-se que a maioria consistia em artigos originais (oriundos de pesquisas). A abordagem mais utilizada nas pesquisas foi quantitativa de caráter descritivo, apenas cinco estudos utilizaram abordagem qualitativa (A.02, A.03, A.07, A.14 e A.11). Da análise das produções foram elencadas as categorias: enfermeiro auditor dificuldades e benefícios da profissão; registro de enfermagem; educação permanente. QUADRO 1 A.01 AUDITORIA DOS REGISTROS NA CONSULTA DE ENFERMAGEM ACOMPANHANDO O CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO INFANTIL 2009 Rev. Rene. Fortaleza A.02 ENFERMAGEM, AUDITORIA E REGULAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 2013 Rev Min Enferm. A.03 AUDITORIA DE PRESCRIÇÕES DE ENFERMAGEM DE UM HOSPITAL DE ENSINO PAULISTA: AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA 2013 Revista de atenção a saúde (RAS) A.04 CARACTERÍSTICAS DE ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM ENCONTRADAS EM AUDITORIA 2007 Revista Eletrônica de Enfermagem A.05 AUDITORIA NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA 2008 CuidArt Enfermagem A.06 AUDITORIA DE ENFERMAGEM: CONHECIMENTO DE PROFISSIONAIS EM HOSPITAL PÚBLICO DE REFERÊNCIA 2012 Revista Rene. A.07 A PRÁTICA DA ENFERMEIRA EM AUDITORIA EM SAÚDE 2010 Rev. Esc. Enferm. USP A.08 A.09 A IMPORTÂNCIA DAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM NAS GLOSAS HOSPITALARES AUDITORIA COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA 2011 CuidArt Enfermagem 2012 Rev. Min. Enferm A.10 AUDITORIA E O ENFERMEIRO COMO FERRAMENTAS DE APERFEIÇOAMENTO DO SUS 2012 Revista Baiana de Saúde Pública

6 1452 A.11 A.12 A.13 A.14 A.15 AUDITORIA EM ENFERMAGEM: IDENTIFICANDO SUA CONCEPÇÃO E MÉTODOS DEZ ANOS BUSCANDO A MELHORIA DA QUALIDADE DO CUIDADO DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM EM UNIDADE SEMI-INTENSIVA LIMITES E POSSIBILIDADES DA AUDITORIA EM ENFERMAGEM E SEUS ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS PRESCRIÇÃO DE ENFERMAGEM E QUALIDADE DO CUIDADO: UM ESTUDO DOCUMENTAL REBEn Revista 2007 Brasileira de Enfermagem REAS Revistra de 2012 Enfermagem e Atenção à Saúde 2012 Esc. Anna Nery REBEn Revista 2012 Brasileira de Enfermagem 2012 Rev. Enferm UFSM A.16 AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DAS PRESCRIÇÕES DE ENFERMAGEM EM HOSPITAIS DE ENSINO PÚBLICOA 2012 Rev. Gaúcha Enferm. A.17 OS REGISTROS DE ENFERMAGEM COMO INDICADORES DA QUALIDADE DO CUIDADO: UM ESTUDO DOCUMENTAL, DESCRITIVO-EXPLORATÓRIO E RETROSPECTIVO Brazilian Journal of Nursing A.18 A.19 ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE CIRÚRGICA DE UM HOSPITAL ESCOLA A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO AUDITOR NA QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA PROFISSIONAL 2008 Rev. Bras. Enferm Rev. enferm. UFPE 4.1. Enfermeiro auditor dificuldades e benefícios da profissão. Nesta categoria os artigos A.02, A.07, A.12, A. 11, A.14, A.19 explicam o tema. O enfermeiro pode achar atrativo ser especializado em auditoria, visto que, possibilita ter flexibilidade no cumprimento do horário, além disso, o enfermeiro auditor possui importante influência sobre a equipe. Todavia, para ser um enfermeiro auditor é necessário especialização na área e conhecimento técnico, para assim garantir a qualidade da assistência prestada do usuário. Além disso, entre as dificuldades relatadas pelos enfermeiros auditores citam-se a realização de atividades cansativas e desgastantes. A baixa aceitação de práticas de regulação e

7 1453 controle de procedimentos solicitados por alguns trabalhadores da rede, principalmente de médicos, também se caracterizou como dificuldade encontrada. 4.2 Registros de enfermagem Sabe-se da importância de se registrar a assistência seja a fim de comprovar custos seja para melhorar ao atendimento ao beneficiário. Apesar disso, o estudo A.01 mostrou que 70,5% dos registros foram considerados incompletos. O estudo A. 03 também mostrou que as prescrições de enfermagem não tiveram devida atenção pelos profissionais de enfermagem. e pode-se concluir que e necessário melhorar nessa área. Os estudos A. 13, A. 17, A. 18, A. 16 e A. 15 também concluem que há necessidade de melhora nos registros de enfermagem, seja na checagem, nas evoluções ou prescrições. Há uma grande deficiência de registros, por isso a auditoria deve atuar nesse caso como educadora Educação Permanente A educação permanente é fundamental em qualquer profissão, mas nos profissionais de saúde ainda mais já que a ciência e os métodos de trabalho estão sempre em desenvolvimento. O estudo A. 05 conclui que a educação permanente da equipe de enfermagem, aliada a auditorias periódicas, contribuem para a melhoria da assistência prestada. O estudo A. 06 mostra que o nível de conhecimento dos enfermeiros participantes no estudo, em relação ao conceito, finalidade e benefícios da auditoria de enfermagem, foi incipiente e limitado. Conclui que é fundamental importância da educação continuada para o acompanhamento da equipe de enfermagem, subsidiando o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das práticas profissionais. Já o artigo A. 12 concorda que o grande desafio está em modificar o processo de trabalho e o comportamento dos profissionais, sendo necessário que as lideranças estejam devidamente preparadas e conscientes da sua responsabilidade no cuidado de enfermagem. Concluindo que a educação permanente propicia um movimento contínuo de reflexão-ação

8 1454 reflexão dos processos de trabalho, procurando envolver e comprometer todos os trabalhadores na melhoria e na manutenção da qualidade da assistência de enfermagem. 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS Conclui-se que o processo de auditoria em enfermagem é muito importante para as instituições de saúde, pois tem um papel educador na assistência, melhorando o atendimento ao cliente e assim tornado a instituição mais reconhecida frente a comunidade que presta serviços. Além disso, a auditoria de enfermagem, por meio de glosas técnicas assegura a confiabilidade das contas baseadas no prontuário do paciente; gerando assim benefícios econômicos para a instituição que possivelmente, sem o serviço de auditoria em enfermagem, poderia ser prejudicada por falsos valores cobrados. Portanto é fundamental o serviço de auditoria em enfermagem, e entender sua importância ajuda instituições de saúde a crescerem economicamente e assistencialmente. Assim deve-se cada vez mais estudar essa área que às vezes é esquecida pelos enfermeiros, mas que é mais uma área de atuação que podem atuar. Desenvolver cada vez mais estudos sobre a auditoria melhora o entendimento sobre seu processo e cada vez mais melhora o reconhecimento da área de atuação. 6 REFERÊNCIAS ABDOM, J. B.; DODT R. C. M.; VIEIRA D. P.; MARTINHO N. J.; CARNEIRO E. P. C.; XIMENES L. B. Auditoria dos registros na consulta de enfermagem acompanhando o crescimento e desenvolvimento infantil. Rev. Rene. Fortaleza, v. 10, n. 3, p , jul./set CECCON, R. F.; PAES L. G.; SANTOS M. B. S.; GRENZEL J. C. M.Enfermagem, auditoria e regulação em saúde: um relato de experiência. Rev min enferm. V.17 n.3 p , DIAS, T. C. L.; SANTOS, J. L. G.; CORDENUZZI, O. C. P.; PROCHNOW, A. G. Auditoria em enfermagem: revisão sistemática da literatura. Rev. Bras. Enfermagem Brasilia, v.64, n.5, p , 2011.

9 1455 GUEDES G. G.; TREVISAN D. D.; STANCATO K. Auditoria de prescrições de enfermagem de um hospital de ensino paulista: avaliação da qualidade da assistência. Rev Atenção a Saúde v.15, n.59 Abr-Jun, LUZ, A.; MERTINS, A. P.; DYNEWICZ A. M. Características de anotações de enfermagem encontradas em auditoria. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 09, n. 02, p , MOREIRA, A. C.; CONTE H. Auditoria na assistência de enfermagem em unidade de terapia intensiva. Rev Cuid Art, v.2 n. 1 p. 9-46, MENDES, K.D.S.; SILVEIRA, R.C.C.P.; GALVÃO, C.M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, v.17 n.4 p , Out-Dez; PASSOS, M. L. L.; BORGES, C. T.; CAVALCANTE, M. B. P. T.; COSTA, M. G. I. G.; ALVES, M. S. C. Auditoria de enfermagem: conhecimento de profissionais em hospital público de referência. Revista Rene, v.13 n.5, p , PINTO, K. A.; MELO C. M. M. A prática da enfermeira em auditoria em saúde. Rev Esc Enferm USP v.44 n.3 p.671-8, PRADO, P. R.; MELO, W. A. L.; ASSIS. A importância das anotações de enfermagem nas glosas hospitalares. Cuidart Enfermagem, v.5, n.1, p. 62-6, ROSA, L. A.; CAETANO, L. A.; MATOS, S. S.; REIS, D. C. Auditoria como estratégia de avaliação dos registros de enfermagem em unidade de internação pediátrica. Revista Mineira de Enfermagem, v.16, n.4, p , out./dez., SANTOS, C. A. S.; SANTANA, E. J. S.; VIEIRA, R. P.; GARCIA E. G.; TRIPPO, K. V. A auditoria e o enfermeiro como ferramentas de aperfeiçoamento do SUS. Revista Baiana de Saúde Pública, v.36, n.2, p , abr./jun., 2012.

10 1456 SILVA, C. S.; CASA E. C. G. S. Auditoria interna em enfermagem e educação continuada: um feedback positivo. Revista Enfermagem UNISA, v.7, p.48-51, SILVA, L. G. C.; HADDAD, M. F. L.; VITURI D. W.; JODAS D. A.; OTRENTIS, E. Dez anos buscando a melhoria da qualidade do cuidado de enfermagem em um hospital universitário. Rev de enfermagem e atenção à saúde, v. 5, n1, p 44-57, SILVA, L. G.; JODAS, D. A.; BAGGIO, S. C.; VIRTURI, D. W. Prescrição de enfermagem e qualidade do cuidado: um estudo documental. Rev enferm ufsm 2012 jan/abr;2(1): SILVA, M. V. S.; SILVA L. M. S.; DOURADO H. H. M.; NASCIMENTO A. A. M.; MOREIRA T. M. M. Limites e possibilidades da auditoria em enfermagem e seus aspectos teóricos e práticos. Rev Bras Enferm, Brasilia 2012 mai-jun; 65(3): SILVA J. A. GROSSI, A. C.; HADDAD M. C. L. MARCON S. S. Avaliação da qualidade das anotações de enfermagem em unidade semi-intensiva. Esc Anna Nery v.16 n.3 p , SCARPAROL; A.F.; FERRAZ; C. A.; CHAVES; L. P.; ROTTA; C. S. G. Abordagem conceitual de métodos e finalidade da auditoria de enfermagem. Revista da rede de enfermagem do nordeste, v. 10, n. 1, p , jan./mar, VENTURINI, D. A;. MARCON S. S. Anotações de enfermagem em uma unidade cirúrgica de um hospital escola. Rev Bras Enferm; v.61, n.5 p , VERSA G. L. G. S.; MURASSAKI, A. Y.; SILVA L. G.; VITURI, D. W.; MELLO W. A.; MATSUDA L. M. Avaliação da qualidade das prescrições de enfermagem em hospitais de ensino público. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2012 jun;33(2):28-35.

11 1457 VITURI, D. W.; MATSUDA L. M. Os registros de enfermagem como indicadores da qualidade do cuidado: um estudo documental, descritivo-exploratório e retrospectivo. Brazilian Journal of Nursing v. 7, n. 1, 2008.

FACULDADE INSTITUTO CIENTÍFICO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM EDNA DE ALMEIDA * JUDITH APARECIDA TREVISAN **

FACULDADE INSTITUTO CIENTÍFICO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM EDNA DE ALMEIDA * JUDITH APARECIDA TREVISAN ** FACULDADE INSTITUTO CIENTÍFICO DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA CURSO DE BACHAREL EM ENFERMAGEM EDNA DE ALMEIDA * JUDITH APARECIDA TREVISAN ** Auditoria em Serviços de Enfermagem: Classificações e Funções

Leia mais

Titulação de Especialista em Auditoria de Enfermagem 2018

Titulação de Especialista em Auditoria de Enfermagem 2018 Titulação de Especialista em Auditoria de Enfermagem 2018 I Concurso Público para Titulação de Especialista em Auditoria de Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermeiros Auditores CRITÉRIOS PARA INSCRIÇÃO

Leia mais

Desafios da auditoria de enfermagem no Centro Cirúrgico: Uma Revisão Integrativa da Literatura

Desafios da auditoria de enfermagem no Centro Cirúrgico: Uma Revisão Integrativa da Literatura FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO - FACIPE BACHARELADO EM ENFERMAGEM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Desafios da auditoria de enfermagem no Centro Cirúrgico: Uma Revisão Integrativa da Literatura RECIFE

Leia mais

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA E GESTÃO EM SAÚDE

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA E GESTÃO EM SAÚDE 1 UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE ESPECIALIZAÇÃO EM AUDITORIA E GESTÃO EM SAÚDE ANÁLISE DAS PESQUISAS EM AUDITORIA DE ENFERMAGEM: REVISÃO DA LITERATURA EM PERIÓDICOS ENTRE

Leia mais

Ciências da Saúde/Enfermagem

Ciências da Saúde/Enfermagem Ciências da Saúde/Enfermagem AUDITORIA DE ENFERMAGEM NOS SERVIÇOS DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA Antonio Rodrigues Ferreira Júnior 1 Maria Eunice Nogueira Galeno Rodrigues 2 Resumo: Com o foco na assistência

Leia mais

AUDITORIA EM ENFERMAGEM

AUDITORIA EM ENFERMAGEM Programa de Educação Continuada em Saúde AUDITORIA EM ENFERMAGEM INSTITUTO QUALIENF CURSOS www.qualienfcursos.com.br 2 Conteúdo Programático: 1 INTRODUÇÃO À AUDITORIA EM SAÚDE... 3 1.1 CONCEITO DE AUDITORIA...

Leia mais

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2 CARACTERIZAÇÃO DA PRODUCÃO CIENTÍFICA ACERCA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COM FOCO NA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula

Leia mais

Maria de Fátima Meinberg Cheade¹, Luciana Duarte de Oliveira², Claudenice Valente da Silva³.

Maria de Fátima Meinberg Cheade¹, Luciana Duarte de Oliveira², Claudenice Valente da Silva³. ANÁLISE DAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM NA CONFERÊNCIA DE FATURAS HOSPITALARES EM UMA OPERADORA DE SAÚDE DE CAMPO GRANDE / MS 2005. Maria de Fátima Meinberg Cheade¹, Luciana Duarte de Oliveira², Claudenice

Leia mais

O papel do enfermeiro frente à auditoria hospitalar

O papel do enfermeiro frente à auditoria hospitalar Rev. Adm. Saúde Vol. 17, Nº 68, Jul. Set. 2017 http://dx.doi.org/10.23973/ras.68.52 ARTIGO DE REVISÃO O papel do enfermeiro frente à auditoria hospitalar The role of nurses in the face of hospital audits

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE NA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO DE UM CENTRO CIRÚRGICO AMBULATORIAL. ATENÇÃO ESPECIALIZADA

IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE NA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO DE UM CENTRO CIRÚRGICO AMBULATORIAL. ATENÇÃO ESPECIALIZADA IMPLANTAÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE NA CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO DE UM CENTRO CIRÚRGICO AMBULATORIAL. ATENÇÃO ESPECIALIZADA Palavras-chave: CME; Indicadores; Qualidade; Produção INTRODUÇÃO

Leia mais

Palavras-chave: Comunicação. Enfermagem. Revisão bibliográfica.

Palavras-chave: Comunicação. Enfermagem. Revisão bibliográfica. O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO EM ENFERMAGEM: PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA DE 1997 A 2006. Silvia Soares dos Santos Ricardo Ricardo Magali Telecio Tatiana Longo Borges Miguel tatiana@unisalesiano.edu.br Centro

Leia mais

A RELEVÂNCIA DO CORRETO REGISTRO DE ENFERMAGEM PARA A AUDITORIA DE CUSTOS. Rodrigues MS, Baptista IMC

A RELEVÂNCIA DO CORRETO REGISTRO DE ENFERMAGEM PARA A AUDITORIA DE CUSTOS. Rodrigues MS, Baptista IMC A RELEVÂNCIA DO CORRETO REGISTRO DE ENFERMAGEM PARA A AUDITORIA DE CUSTOS Rodrigues MS, Baptista IMC Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP), Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) Av. Shishima Hifumi,

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUXILIANDO A AUDITORIA HOSPITALAR.

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUXILIANDO A AUDITORIA HOSPITALAR. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO AUXILIANDO A AUDITORIA HOSPITALAR. Diogo Ignácio Amorim 1, Alissa Peres Penteado 2 1. Tecnólogo em Redes de Computadores. Universidade Católica Dom Bosco UCDB,Campo Grande (MS),

Leia mais

Implantação da Prescrição de Enfermagem Eletrônica nas Unidades de Internação

Implantação da Prescrição de Enfermagem Eletrônica nas Unidades de Internação Implantação da Prescrição de Enfermagem Eletrônica nas Unidades de Internação Área(s): Hospital Municipal Dr. Moyses Deutsch M Boi Mirim Setor(es): Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria Modalidade:

Leia mais

( ) O envio de contas como sendo primeira apresentação a fim de realizar a auditoria analítica ao convênio é denominado recurso de glosa

( ) O envio de contas como sendo primeira apresentação a fim de realizar a auditoria analítica ao convênio é denominado recurso de glosa 1) Marque V (verdadeiro) ou F (falso) ( ) Podemos conceituar GLOSA como sendo: A rejeição total ou parcial de recursos financeiros, com conseqüentes cancelamentos de verbas de uma conta ou orçamento. (

Leia mais

ENFERMAGEM EM AUDITORIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NURSING IN AUDITING: AN INTEGRATIVE REVIEW

ENFERMAGEM EM AUDITORIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA NURSING IN AUDITING: AN INTEGRATIVE REVIEW ENFERMAGEM EM AUDITORIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Daiane Tofoli Cortêz Enfermeira Especialista em Auditoria em Saúde pela Faculdade Ingá UNINGÁ; Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Paranaense

Leia mais

IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA

IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA OBSTÉTRICA Ângela Karina da Costa Silva 1 Claudinei Gonçalves da Silva Matos 1 Kamylla Sejane Pouso Freitas 1 Elisangêlo Aparecido

Leia mais

ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA ANÁLISE DA QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA 1 OLIVEIRA, Valdir Antunes, 2 TEIXEIRA Cristiane Chagas, 3 SILVA Ludyanne Neres, 4 Arruda Nara Lilia Oliveira 1. Enfermeiro.

Leia mais

Avaliação Da Qualidade Dos Registros De Enfermagem Em Unidade De Terapia Intensiva.

Avaliação Da Qualidade Dos Registros De Enfermagem Em Unidade De Terapia Intensiva. Avaliação Da Qualidade Dos Registros De Enfermagem Em Unidade De Terapia Intensiva. Orientadora: Profº Draº Ana Maria Dyniewicz. Aluna: Francislene de Fátima Cordeiro. Anotações de Enfermagem Anotação

Leia mais

TÍTULO: OS BENEFÍCIOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR

TÍTULO: OS BENEFÍCIOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR TÍTULO: OS BENEFÍCIOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem

I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem ESTRATÉGIAS DE ENFERMAGEM PARA EMANCIPAÇÃO DO CUIDADO FAMILIAR NA UNIDADE PEDIÁTRICA: REVISÃO INTEGRATIVA Linha de Pesquisa: Enfermagem e saúde materno-infantil Responsável pelo trabalho: PAGANO, L.M.

Leia mais

AUDITORIA DE ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DAS GLOSAS HOSPITALARES

AUDITORIA DE ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM NO CONTEXTO DAS GLOSAS HOSPITALARES 1 FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO BACHARELADO EM ENFERMAGEM JAQUELAINE ARAÚJO DE MELO JOSILDA FERREIRA DOS SANTOS LUCIANA PATRÍCIA BRITO SOUZA AUDITORIA DE ENFERMAGEM E SUA RELAÇÃO COM A QUALIDADE DOS

Leia mais

A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva.

A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva. A Importância dos Cuidados Paliativos na Unidade de Terapia Intensiva. Milena Cruz Dos Santos 1, Naara Lima De Moura ², Danyllo Lucas De Lima Rodrigues³ Carlos Henrique Oliveira De Feitas 4 1. Universidade

Leia mais

AUDITORIA EM SAÚDE E ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO AUDITOR PROFESSORA: MÁRCIA BUDTINGER

AUDITORIA EM SAÚDE E ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO AUDITOR PROFESSORA: MÁRCIA BUDTINGER AUDITORIA EM SAÚDE E ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO AUDITOR PROFESSORA: MÁRCIA BUDTINGER Atualmente as instituições de saúde, tanto públicas quanto privadas, estão em constante crescimento exigindo uma maior

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO AUDITOR NA ANÁLISE DOS REGISTROS E ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO AUDITOR NA ANÁLISE DOS REGISTROS E ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA Vol.24,n.3,pp.66-7 (Set Nov 208) Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research - BJSCR A IMPORTÂNCIA DO ENFERMEIRO AUDITOR NA ANÁLISE DOS REGISTROS E ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Leia mais

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU TÍTULO: OXIGENOTERAPIA: CUIDADOS DE ENFERMAGEM CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios.

PALAVRAS-CHAVE: Classificação de risco. Emergência. Enfermagem. Desafios. DESAFIOS E SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA CLASSIFICAÇÃO DE RISCO EM EMERGÊNCIA Claudinei Gonçalves da Silva Matos 1 Kamylla Sejane Pouso Freitas 1 Ângela Karina da Costa Silva 1 Elisângelo

Leia mais

UNIMED PAULISTANA SEDIMENTAÇÃO DA CULTURA DE NOTIFICAÇÃO DE EVENTO SENTINELA HOSPITAL UNIMED SANTA HELENA

UNIMED PAULISTANA SEDIMENTAÇÃO DA CULTURA DE NOTIFICAÇÃO DE EVENTO SENTINELA HOSPITAL UNIMED SANTA HELENA UNIMED PAULISTANA SEDIMENTAÇÃO DA CULTURA DE NOTIFICAÇÃO DE EVENTO SENTINELA HOSPITAL UNIMED SANTA HELENA Lidiana Oliveira Mendes Vanessa Esperidião da Silva Tatiane Silva Vieira UNIMED PAULISTANA 252

Leia mais

HABILITAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO ASSOCIADA À AUTONOMIA PROFISSIONAL

HABILITAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO ASSOCIADA À AUTONOMIA PROFISSIONAL 1 HABILITAÇÃO ACADÊMICA DO ENFERMEIRO ASSOCIADA À AUTONOMIA PROFISSIONAL Mariclen da Silva Pereira Acadêmica do curso de Enfermagem, ULBRA Cachoeira do Sul, RS mariclenpereira@hotmail.com Laísa Schuh Orientadora,

Leia mais

AUDITORIA EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE LITERATURA

AUDITORIA EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE LITERATURA AUDITORIA EM ENFERMAGEM: REVISÃO DE LITERATURA Vitória Régia Dias dos Santos Cavalcante Faculdades Integradas de Patos. vitoriaregiasantos@hotmail.com Trabalho com objetivo de identificar e analisar a

Leia mais

TÍTULO: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM

TÍTULO: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM TÍTULO: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO AUTOR(ES):

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem

I Workshop dos Programas de Pós- Graduação em Enfermagem POLÍTICAS PÚBLICAS DE PREVENÇÃO E GERENCIAMENTO DE RISCOS À SAÚDE NA VIGILÂNCIA SANITÁRIA NA AMÉRICA LATINA E CARIBE: REVISÃO INTEGRATIVA Linha de pesquisa: Políticas e práticas em enfermagem e saúde Responsável

Leia mais

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA AUDITORIA DE ENFERMA- GEM: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS

A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA AUDITORIA DE ENFERMA- GEM: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO ACERCA DA AUDITORIA DE ENFERMA- GEM: ASPECTOS TEÓRICOS E PRÁTICOS Gabriele Schek 1 Paulo Roberto Mix 2 Nedisso Luis Gessi 3 Giovana Rodrigues Pereira 4 RESUMO: No âmbito da enfermagem,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS PARTICIPANTES DE UM CURSO DE SEGURANÇA DO PACIENTE: USO DE QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-TESTE Sabrina de Souza Gurgel (1); Mayara Kelly Moura Ferreira

Leia mais

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS TÍTULO: COMPETENCIAS GERENCIAIS DO ENFERMEIRO INTENSIVISTA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS

Leia mais

TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM

TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM TÍTULO: ADESÃO ÁS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO AUTOR(ES): MICHELE MONTEIRO

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA

UTILIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA UTILIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: REVISÃO INTEGRATIVA Mayara Muniz Peixoto Rodrigues (1); Renata Maia de Medeiros Falcão (2); Barbara Jeane Pinto Chaves (3); Amanda

Leia mais

Viviane Andrea Pereira de Araújo 1, Janaina Maria dos Santos Francisco de Paula 2

Viviane Andrea Pereira de Araújo 1, Janaina Maria dos Santos Francisco de Paula 2 DOI 0.2242/57-730.206v7n2p229 REVISÃO A que se destina, para a Enfermagem, a auditoria: revisão integrativa da literatura The purpose of an audit for the Nursing team: an integrative literature review

Leia mais

Revisão Integrativa de Literatura

Revisão Integrativa de Literatura Érick Igor dos Santos Enfermeiro especialista em Saúde Coletiva (UGF). Aperfeiçoamento em Saúde do Adulto e do Idoso (ABEN-RJ). Mestre em Enfermagem (UERJ). Docente do Centro Universitário Augusto Motta

Leia mais

FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES À IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES À IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FATORES FACILITADORES E DIFICULTADORES À IMPLEMENTAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM INTRODUÇÃO: A enfermagem acumulou conhecimentos específicos da sua área de atuação, com o objetivo

Leia mais

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP A INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO: A IMPORTANCIA DO CONHECIMENTO ACADÊMICO SOBRE SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Raphael Monteiro de Oliveira 1, Cintia Silva Fassarella 2 RESUMO

Leia mais

FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA SAÚDE

FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA SAÚDE FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA SAÚDE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) NOS SERVIÇOS HOSPITALARES: QUALIDADES E DESAFIOS ENFRENTADOS

Leia mais

OBSERVAÇÃO DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ENDOVENOSOS EM HOSPITAL DE DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS

OBSERVAÇÃO DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ENDOVENOSOS EM HOSPITAL DE DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS OBSERVAÇÃO DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ENDOVENOSOS EM HOSPITAL DE DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSAS Cristina Oliveira da Costa(1); Érica Oliveira Matias(1); Ires Lopes Custódio(2);

Leia mais

Política Nacional de Urgência e Emergência

Política Nacional de Urgência e Emergência Política Nacional de Urgência e Emergência ERM0310 - ORGANIZAÇÃO E GESTÃO EM SAÚDE E ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA GRUPO 4 Introdução Desorganização do Sistema de Saúde; Redes de Atenção à Saúde Redes de

Leia mais

TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA

TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA TÍTULO: A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PARA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NA PUERICULTURA: UMA REVISÃO DA LITERATURA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Palavras-chave: Enfermagem; Segurança do Paciente; Enfermagem em Emergência.

Palavras-chave: Enfermagem; Segurança do Paciente; Enfermagem em Emergência. APRENDIZADO ORGANIZACIONAL: MELHORIA CONTÍNUA NAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE RESUMO 1 Ketelin Machado 2 Laísa Schuh 1 Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Cachoeira do Sul, RS, Brasil E-mail: rosaketelin@gmail.com

Leia mais

AS ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NO CENTRO CIRÚRGICO

AS ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NO CENTRO CIRÚRGICO RESUMO AS ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NO CENTRO CIRÚRGICO 1 Natana Siqueira 2 Laísa Schuh 1 Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Cachoeira do Sul, RS, Brasil E-mail: natanasiqueira@outlook.com 2 Universidade

Leia mais

A REALIDADE DO ATENDIMENTO À SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA

A REALIDADE DO ATENDIMENTO À SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA A REALIDADE DO ATENDIMENTO À SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA Giovanna Raquel Sena Menezes; Gisetti Corina Gomes Brandão Universidade Federal de Campina Grande Introdução: A saúde mental é um dos pontos

Leia mais

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO A SAÚDE DO HOMEM

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA NA ATENÇÃO A SAÚDE DO HOMEM Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia. Ano 2, V. 2, Número Especial, jun, 2014. Faculdade Leão Sampaio Resumo Expandido ISSN 2317-434X CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO DA ESTRATÉGIA

Leia mais

Cadeia de Cobrança Hospitalar

Cadeia de Cobrança Hospitalar Cadeia de Cobrança Hospitalar Hospital São Francisco de Assis Jacareí - SP Coordenadora: Franciele Moretti Reestruturação Organograma Gerencial Financeiro/Controladoria/Contabilidade/Repasse Médic Gerência

Leia mais

AUDITORIA DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM HOSPITALAR: UMESTUDO BIBLIOGRÁFICO BRASILEIRO

AUDITORIA DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM HOSPITALAR: UMESTUDO BIBLIOGRÁFICO BRASILEIRO Vol.47,pp.78-83 (Jan - Mar 2016) Revista UNINGÁ AUDITORIA DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM HOSPITALAR: UMESTUDO BIBLIOGRÁFICO BRASILEIRO AUDITING ON NURSING HOSPITAL RECORDS: A BRAZILIAN BIBLIOGRAPHIC STUDY

Leia mais

AUDITORIA DE ENFERMAGEM E SUA CORRELAÇÃO COM A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

AUDITORIA DE ENFERMAGEM E SUA CORRELAÇÃO COM A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE AUDITORIA DE ENFERMAGEM E SUA CORRELAÇÃO COM A QUALIDADE DOS SERVIÇOS DE SAÚDE 1 Apoliana Ferreira de Araújo; 2 Francisco Andesson Bezerra da Silva; 3 Emanuel Costa de Melo; 4 Francisco Carneiro Braga;

Leia mais

IMPORTÂNCIA DAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM NA AUDITORIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA IMPORTANCE OF NURSING ANNOTATIONS IN AUDIT: A BIBLIOGRAPHIC REVIEW

IMPORTÂNCIA DAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM NA AUDITORIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA IMPORTANCE OF NURSING ANNOTATIONS IN AUDIT: A BIBLIOGRAPHIC REVIEW Artigo IMPORTÂNCIA DAS ANOTAÇÕES DE ENFERMAGEM NA AUDITORIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA IMPORTANCE OF NURSING ANNOTATIONS IN AUDIT: A BIBLIOGRAPHIC REVIEW Erika Rodrigues Morais 1 Gabriela Lima Gonçalves²

Leia mais

ENFERMAGEM E A PRÁTICA TRANSFUSIONAL UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE EM MACEIÓ-AL. Enfermeira do HUPAA,

ENFERMAGEM E A PRÁTICA TRANSFUSIONAL UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE EM MACEIÓ-AL. Enfermeira do HUPAA, ENFERMAGEM E A PRÁTICA TRANSFUSIONAL UM HOSPITAL DE ALTA COMPLEXIDADE EM MACEIÓ-AL. Magalhães, Daniela 1 ; Almeida, Ingryd Leilane 2 1 Enfermeira do HUPAA, e-mail: daniermi@gmail.com 2 Enfermeira do HUPPA,

Leia mais

Auditoria Concorrente. Encontro de Auditoria Unimed Central-RS Porto Alegre 07 de agosto de 2015

Auditoria Concorrente. Encontro de Auditoria Unimed Central-RS Porto Alegre 07 de agosto de 2015 Auditoria Concorrente Encontro de Auditoria Unimed Central-RS Porto Alegre 07 de agosto de 2015 UNIMED PORTO ALEGRE 40,7% 46 de participação do mercado de planos de saúde no RS (ANS dezembro/2014) Municípios

Leia mais

ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA AUDITORIA EM ENFERMAGEM

ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA AUDITORIA EM ENFERMAGEM ANÁLISE DAS CONTRIBUIÇÕES DA AUDITORIA EM ENFERMAGEM Marêssa Ribeiro GUIMARÃES 1 Eniel do ESPÍRITO SANTO 2 1 Bacharel em Enfermagem pela UESC, MBA em auditoria de serviços hospitalares, especializada em

Leia mais

Profissional Enfermeiro

Profissional Enfermeiro A Normatização do Profissional Enfermeiro na Auditoria Enfª MSc. Helena Romcy Alguns conceitos pra começar Auditoria: Exame analítico e pericial que segue o desenvolvimento das operações contábeis... Análise:

Leia mais

PDSA SUTURA EM LACERAÇÕES PERINEAIS DE 1 º GRAU NÃO SANGRANTES

PDSA SUTURA EM LACERAÇÕES PERINEAIS DE 1 º GRAU NÃO SANGRANTES PDSA SUTURA EM LACERAÇÕES PERINEAIS DE 1 º GRAU NÃO SANGRANTES Planejar (PLAN) Saúde Materno Infantil / Obstetrícia Hospitalar Hospital Municipal da Rede Cegonha Identificação do problema: Sutura da maioria

Leia mais

AUDITORIA OPERACIONAL: NÃO CONFORMIDADES EM REGISTROS DE ENFERMAGEM

AUDITORIA OPERACIONAL: NÃO CONFORMIDADES EM REGISTROS DE ENFERMAGEM Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde AUDITORIA OPERACIONAL: NÃO CONFORMIDADES EM REGISTROS DE ENFERMAGEM FERNANDA MARQUES DA COSTA 1, ALEX OLIVEIRA RODRIGUES 2 1 - Filiação: Mestre em Ciências

Leia mais

AUDITORIA EM SAÚDE: MELHORAS SIGNIFICATIVAS NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

AUDITORIA EM SAÚDE: MELHORAS SIGNIFICATIVAS NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AUDITORIA EM SAÚDE: MELHORAS SIGNIFICATIVAS NA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Poliana de Santana Aguiar* Resumo Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica acerca dos benefícios da auditoria

Leia mais

XV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015

XV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 XV ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 19 a 23 de outubro de 2015 PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE SAÚDE DO TRABALHADOR: ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E DE TESES Sabrina de Souza

Leia mais

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens.

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Sérgio Bassalo Paludeto 1, Fábio Oliveira Teixeira 2 1. Graduado em Tecnologia da Informação. Universidade de Franca UNIFRAN, Franca (SP), Brasil. 2. Professor

Leia mais

Egressos de Enfermagem: uma revisão sistemática da literatura Palavras-Chave: INTRODUÇÃO

Egressos de Enfermagem: uma revisão sistemática da literatura Palavras-Chave: INTRODUÇÃO Egressos de : uma revisão sistemática da literatura Nayla Cecília da Silva Silvestre BRANQUINHO I ; Ana Lúcia Queiroz BEZERRA II Universidade Federal de Goiás - Faculdade de I E-mail: naylacecilia@gmail.com

Leia mais

ABRIL Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/04/2018 A 30/04/2018.

ABRIL Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/04/2018 A 30/04/2018. ABRIL 2018 Contrato de Gerenciamento do Hospital Estadual de Urgencia e Emergência RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PERÍODO: 01/04/2018 A 30/04/2018. RELATÓRIO DE GESTÃO DO EXERCÍCIO DE 2018 CONTRATANTE:

Leia mais

Visão Macroeconômico do Mercado de Saúde Suplementar

Visão Macroeconômico do Mercado de Saúde Suplementar Visão Macroeconômico do Mercado de Saúde Suplementar Natalia Lara Consultora - IESS XII Congresso Nacional das Operadoras Filantrópicas de Planos de Saúde 21 de junho de 2017 Nossa Missão Ser agente promotor

Leia mais

TÍTULO: RELAÇÃO FAMÍLIA E CRIANÇA HOSPITALIZADA, IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NESSE PROCESSO.

TÍTULO: RELAÇÃO FAMÍLIA E CRIANÇA HOSPITALIZADA, IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NESSE PROCESSO. TÍTULO: RELAÇÃO FAMÍLIA E CRIANÇA HOSPITALIZADA, IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NESSE PROCESSO. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE DE MOGI

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA SOBRE MEDIDAS DE CONTROLE DE INFECÇÃO

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA SOBRE MEDIDAS DE CONTROLE DE INFECÇÃO INTRODUÇÃO As IRAS representam um grave problema de saúde no país; Existe uma série de evidências que fundamentam as ações para a prevenção e o controle das IRAS a fim de reduzir os riscos nos serviços

Leia mais

Auditoria Médica Fundamentada no Paciente

Auditoria Médica Fundamentada no Paciente Auditoria Médica Fundamentada no Paciente EDWALDO EDNER JOVILIANO MD; PhD PROF. LIVRE DOCENTE JUNTO AO DEPARTAMENTO DE CIRURGIA E ANATOMIA DIVISAO DE CIRURGIA VASCULAR E ENDOVASCULAR FACULDADE DE MEDICINA

Leia mais

O USO DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ATENDIMENTO HUMANIZADO AS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: uma revisão integrativa da literatura

O USO DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ATENDIMENTO HUMANIZADO AS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: uma revisão integrativa da literatura O USO DAS ATIVIDADES LÚDICAS NO ATENDIMENTO HUMANIZADO AS CRIANÇAS HOSPITALIZADAS: uma revisão integrativa da literatura Tipo de Apresentação: Comunicação Oral. Resumo: Nívea Kelly Santos da Silva Universidade

Leia mais

A EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM NA GESTÃO DO CUIDADO NO CONTEXTO OBSTÉTRICO

A EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM NA GESTÃO DO CUIDADO NO CONTEXTO OBSTÉTRICO Revista Intercâmbio - vol. VIII - 2017 / ISSN - 2176-669X - Página 212 A EXPERIÊNCIA DE GRADUANDOS EM ENFERMAGEM NA GESTÃO DO CUIDADO NO CONTEXTO OBSTÉTRICO Cássio de Almeida Lima 1 Amanda Fonseca Moura

Leia mais

A importância da anamnese e do exame físico para a prática de enfermagem: relato sobre a experiência acadêmica

A importância da anamnese e do exame físico para a prática de enfermagem: relato sobre a experiência acadêmica A importância da anamnese e do exame físico para a prática de enfermagem: relato sobre a experiência acadêmica Igor Michel Ramos dos Santos Graduando em Enfermagem, Universidade Federal de Alagoas iigor_ramos@hotmail.com

Leia mais

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO COM ALZHEIMER ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO ASSISTENCIAL.

TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO COM ALZHEIMER ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO ASSISTENCIAL. TÍTULO: QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO INSTITUCIONALIZADO COM ALZHEIMER ELABORAÇÃO DE UM PROTOCOLO ASSISTENCIAL. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO

Leia mais

Avaliação da Qualidade dos Registros de Enfermagem nos Prontuários da Clínica Cirúrgica do Hospital Municipal de Brumado/BA por Meio da Auditoria

Avaliação da Qualidade dos Registros de Enfermagem nos Prontuários da Clínica Cirúrgica do Hospital Municipal de Brumado/BA por Meio da Auditoria Avaliação da Qualidade dos Registros de Enfermagem nos Prontuários da Clínica Cirúrgica do Hospital Municipal de Brumado/BA por Meio da Auditoria LIRA, Manuella Amorim de Mello [1] LIRA, Manuella Amorim

Leia mais

Código Descrição Código Descrição

Código Descrição Código Descrição VI - TABELA DE DOMÍNIO TABELAS Código Descrição Código Descrição 01 02 03 04 Lista de Procedimentos Médicos AMB 90 Lista de Procedimentos Médicos AMB 92 Lista de Procedimentos Médicos AMB 96 Lista de Procedimentos

Leia mais

ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA ATRIBUIÇÕES DO ENFERMEIRO NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA Valéria Alves da Silva (1); Francymarcia Capitulino da Silva (2); Núbia Maria Figueiredo Dantas (3); Raquel de Jesus Rocha da Silva (4); Gerlane

Leia mais

II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM CUIDADO DE ENFERMAGEM NA DETECÇÃO PRECOCE DE DOENÇAS NEONATAIS POR MEIO DO TESTE DO PEZINHO

II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM CUIDADO DE ENFERMAGEM NA DETECÇÃO PRECOCE DE DOENÇAS NEONATAIS POR MEIO DO TESTE DO PEZINHO II SIEPS XX ENFERMAIO I MOSTRA DO INTERNATO EM ENFERMAGEM Fortaleza CE 23 a 25 de Maio de 2016 CUIDADO DE ENFERMAGEM NA DETECÇÃO PRECOCE DE DOENÇAS NEONATAIS POR MEIO DO TESTE DO PEZINHO Ana Caroline Andrade

Leia mais

Plano de Ação para diminuição das taxas de cesáreas através da Classificação de Robson

Plano de Ação para diminuição das taxas de cesáreas através da Classificação de Robson Plano de Ação para diminuição das taxas de cesáreas através da Classificação de Robson Gestão materno infantil/ CO Modalidade: PDSA Fase 01 Planejar Identificação do problema Taxa de parto cesárea acima

Leia mais

SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE MORTE E MORRER DO PACIENTE PEDIÁTRICO

SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE MORTE E MORRER DO PACIENTE PEDIÁTRICO SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NO PROCESSO DE MORTE E MORRER DO PACIENTE PEDIÁTRICO Kamylla Sejane Pouso Freitas 1 Ângela Karina da Costa Silva 1 Claudinei Gonçalves da Silva Matos 1 Elisângelo

Leia mais

SEGURANÇA DO PACIENTE: EXECUÇÃO DE AÇÕES APÓS O PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ENDOVENOSOS EM PEDIATRIA

SEGURANÇA DO PACIENTE: EXECUÇÃO DE AÇÕES APÓS O PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ENDOVENOSOS EM PEDIATRIA SEGURANÇA DO PACIENTE: EXECUÇÃO DE AÇÕES APÓS O PREPARO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS ENDOVENOSOS EM PEDIATRIA Thais Lima Vieira de Souza (1); Cristina Oliveira da Costa (2); Érica Oliveira Matias (3);

Leia mais

PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE PESQUISA: IMPACTOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DA ENFERMAGEM

PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE PESQUISA: IMPACTOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DA ENFERMAGEM PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS DE PESQUISA: IMPACTOS NA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DA ENFERMAGEM Tipo de Apresentação: Comunicação Oral Rafaela Lira Mendes Costa 1 Universidade Federal

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM EM PRONTUÁRIOS DE PACIENTES INTERNADOS EM CLÍNICA CIRÚRGICA 1

AVALIAÇÃO DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM EM PRONTUÁRIOS DE PACIENTES INTERNADOS EM CLÍNICA CIRÚRGICA 1 AVALIAÇÃO DOS REGISTROS DE ENFERMAGEM EM PRONTUÁRIOS DE PACIENTES INTERNADOS EM CLÍNICA CIRÚRGICA 1 Evaluation of nursing records in records of patients Hospitalized in Surgical Clinic Audren Machinski

Leia mais

Ana Fernanda Yamazaki Centrone Enfermeira Centro de Oncologia e Hematologia Hospital Albert Einstein

Ana Fernanda Yamazaki Centrone Enfermeira Centro de Oncologia e Hematologia Hospital Albert Einstein Ana Fernanda Yamazaki Centrone Enfermeira Centro de Oncologia e Hematologia Hospital Albert Einstein Ato de evitar, prevenir e melhorar os resultados adversos ou as lesões originadas no processo de atendimento

Leia mais

Impactos do PL 2.295

Impactos do PL 2.295 Impactos do PL 2.295 CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Legislação Participativa CLS Brasília 30 de novembro de 2011 Eduardo Perillo Co-autor do estudo Impactos do PL 2.295/00 Dialética A dialética permite

Leia mais

Tipo de Apresentação: Pôster

Tipo de Apresentação: Pôster IMPLANTAÇÃO DO SERVIÇO DE ACOLHIMENTO DA UNIDADE DE QUIMIOTERAPIA DO CENTRO DE ALTA COMPLEXIDADE EM ONCOLOGIA DO HOSPITAL PROFESSOR ALBERTO ANTUNES HUPAA Manuelle de Araújo Holanda manuelleholanda@hotmail.com

Leia mais

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN

ANAIS DA 4ª MOSTRA DE TRABALHOS EM SAÚDE PÚBLICA 29 e 30 de novembro de 2010 Unioeste Campus de Cascavel ISSN CARGA DE TRABALHO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM DE UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO SEGUNDO O TISS-28 Kelly Ribeiro 1 Anair Lazzari Nicola INTRODUÇÃO: A unidade de terapia intensiva (UTI) é destinada

Leia mais

SEGURANÇA DO PACIENTE A NÍVEL HOSPITALAR: IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DOS REGISTROS EM PRONTUÁRIOS

SEGURANÇA DO PACIENTE A NÍVEL HOSPITALAR: IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DOS REGISTROS EM PRONTUÁRIOS SEGURANÇA DO PACIENTE A NÍVEL HOSPITALAR: IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DOS REGISTROS EM PRONTUÁRIOS Allana Almeida de Souza 1 ; Antônia Imaculada Santos Serafim 1 ; Francisca Averlânia Dutra de Sousa 1 ; Gerema

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS RESUMOS APRESENTADOS NOS ANAIS DO 62º CBEN. Ricardo Quintão Vieira 1 Maria Cristina Sanna 2

ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS RESUMOS APRESENTADOS NOS ANAIS DO 62º CBEN. Ricardo Quintão Vieira 1 Maria Cristina Sanna 2 ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO DOS RESUMOS APRESENTADOS NOS ANAIS DO 62º CBEN Ricardo Quintão Vieira 1 Maria Cristina Sanna 2 Introdução: Existem diversas formas de comunicação formal

Leia mais

UNIDADES DE NEGÓCIOS

UNIDADES DE NEGÓCIOS PLANO DE SAÚDE UNIDADES DE NEGÓCIOS 110 mil beneficiários 1 mil internações 20 mil consultas Pronto Socorro 172 mil exames 47 mil consultas ambulatoriais 433 pontos atendimentos rede credenciada 803 médicos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DA INSTITUIÇÃO PRÓ SANTAS CASAS II

PLANO DE TRABALHO DA INSTITUIÇÃO PRÓ SANTAS CASAS II PLANO DE TRABALHO DA INSTITUIÇÃO PRÓ SANTAS CASAS II I INTRODUÇÃO a) Breve Histórico da Instituição A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Ituverava é o único hospital do município contratualizado

Leia mais

MORTALIDADE HOSPITALAR: UMA REVISÃO SOBRE A AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR

MORTALIDADE HOSPITALAR: UMA REVISÃO SOBRE A AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR MORTALIDADE HOSPITALAR: UMA REVISÃO SOBRE A AVALIAÇÃO DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO HOSPITALAR Saemmy Grasiely Estrela Albuquerque 1 ; Ericka Silva Holmes 2 ; Gyl Dayara Alves Carvalho 3 ; Sérgio Ribeiro dos

Leia mais

10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM

10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM 10º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM ANALISE DAS INFORMAÇÕES E QUALIDADE DAS FICHAS DE INVESTIGAÇÃO DE ÓBITOS INFANTIS DA 15ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ Jéssica Teixeira Lourenço 1 Vivianne Peters da

Leia mais

AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DE PUNÇÃO VENOSA NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM ADULTOS

AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DE PUNÇÃO VENOSA NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM ADULTOS AVALIAÇÃO DA TÉCNICA DE PUNÇÃO VENOSA NA ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS EM ADULTOS Cristina Oliveira da Costa(1); Fernanda Jorge Magalhães(1); Lilia Jannet Saldarriaga Sandoval(2); Thais Lima Vieira de

Leia mais

ANÁLISE DE UM INSTRUMENTO DE NOTIFICAÇÃO COMO BASE PARA DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EVENTOS ADVERSOS: BUSINESS ASSURANCE

ANÁLISE DE UM INSTRUMENTO DE NOTIFICAÇÃO COMO BASE PARA DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE EVENTOS ADVERSOS: BUSINESS ASSURANCE BUSINESS ASSURANCE EVENTOS ADVERSOS: ANÁLISE DE UM INSTRUMENTO DE NOTIFICAÇÃO COMO BASE PARA DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE SAFER, SMARTER, GREENER Angela de Souza Floriano Daiana Aparecida

Leia mais

Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem

Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem Uso da informática para a prática da Sistematização da Assistência de Enfermagem Rosane Barreto Cardoso 1, Henrique Tomaz do Amaral Silva 2 1. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde, Universidade Federal

Leia mais

ORGANIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS *

ORGANIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS * ORGANIZAÇÃO TECNOLÓGICA DO TRABALHO DA EQUIPE DE SAÚDE DE UMA UNIDADE HOSPITALAR DE ATENDIMENTO ÀS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS * Estela Regina Garlet 1 José Luís Guedes dos Santos 2 Maria Alice Dias da Silva

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA QUALIFICAÇÃO DO PRÉ-NATAL

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA QUALIFICAÇÃO DO PRÉ-NATAL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PERMANENTE NA QUALIFICAÇÃO DO PRÉ-NATAL Viviane Alberto Acadêmica do curso de Enfermagem, ULBRA Cachoeira do Sul, RS vivialberto1@gmail.com Camila Barreto Nunes Orientadora, Professora

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO TRANSPLANTE CARDÍACO

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO TRANSPLANTE CARDÍACO TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO TRANSPLANTE CARDÍACO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES AUTOR(ES):

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas DRAC Coordenação Geral de

Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas DRAC Coordenação Geral de Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas DRAC Coordenação Geral de Regulação e Avaliação - CGRA BASE LEGAL Constituição Federal

Leia mais

A DIMENSÃO QUALITATIVA E O DIMENSIONAMENTO QUANTITATIVO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO AMBIENTE DO CUIDADO/CONFORTO DA UTI.

A DIMENSÃO QUALITATIVA E O DIMENSIONAMENTO QUANTITATIVO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO AMBIENTE DO CUIDADO/CONFORTO DA UTI. 7660 Trabalho 2717-1/5 A DIMENSÃO QUALITATIVA E O DIMENSIONAMENTO QUANTITATIVO DA EQUIPE DE ENFERMAGEM NO AMBIENTE DO CUIDADO/CONFORTO DA UTI. OLIVEIRA, FABRÍCIO 1 ; RÊGO, MARGARETHE MARIA SANTIAGO 2 Introdução.

Leia mais

A COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIRO E O BINÔMIO CRIANÇA/FAMÍLIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA 1

A COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIRO E O BINÔMIO CRIANÇA/FAMÍLIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA 1 A COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIRO E O BINÔMIO CRIANÇA/FAMÍLIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA 1 BARROS, Camilla Silva de 2 ; NEVES, Eliane Tatsch 3 ; ZAMBERLAN, Kellen Cervo 4 ; RESUMO Trata-se de um relato de experiência

Leia mais