Reação de oxirredução

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Reação de oxirredução"

Transcrição

1 Reação de oxirredução Estudar, por meios de materiais simples, exemplos de reações de oxirredução. Cerca de 20 minutos. 2 béqueres de 100 ml palha de aço solução de sulfato de cobre (CuSO4) 0,25 mol/l solução de hidróxido de sódio (NaOH) 1 mol/l (soda cáustica) 1 pipeta de 2 ml 1 pipetador de borracha 1 proveta de 25 ml Cuidados e descartes: Manusear as substâncias com cuidado, pois alguns acidentes podem causar danos irreparáveis. Em caso de acidente, chamar o professor e informar o que ocorreu claramente. Sulfato de cobre. Substância tóxica que pode causar danos graves à saúde ou causar a morte se ingerida. Hidróxido de sódio comercial (soda cáustica) Base forte que provocam queimaduras e ferimentos na pele e nos olhos. A ingestão deste produto pode causar lesões graves e pode ser fatal. a-) Colocar 20 ml da solução de cobre no béquer e, a seguir, um pedaço de palha de aço. Agitar e durante 5 minutos observar. Anotar as observações. Observar se a solução ficou completamente incolor após a reação com a palha de aço. Se ainda restar alguma cor azul, colocar mais palha de aço, agitar e durante 5 minutos observar. Repetir a adição de palha de aço até que a solução fique incolor ou levemente amarelada. b-) Colocar a solução resultante do item a e 2 ml da solução de soda cáustica em um copo. Agitar e durante 10 minutos observar. Atentar para as cores que forem surgindo.anotar as observações.

2 Formação de óxido superficial Estudar reações de oxirredução através da reatividade do alumínio. Cerca de 20 minutos. - chapa de alumínio - solução de cloreto de mercúrio II (HgCl2) 0,5 mol/l - papel de filtro Cuidados e Descartes Manusear as substâncias com cuidado, pois alguns acidentes podem causar danos irreparáveis. Em caso de acidente, chamar o professor e informar o que ocorreu claramente. a) Colocar algumas gotas da solução de HgCl2 sobre a superfície da chapa de alumínio previamente limpa (vide esquema abaixo). Se necessário, lixar com lixa bem fina. Deixar a gota por aproximadamente 3 minutos. gota de solução de cloreto de mercúrio b-) Em seguida lavar e secar a superfície da chapa de alumínio com o papel de filtro. Deixar a chapa exposta ao ar. Resultados: Quando colocou-se a gota de HgCl2 na chapa de alumínio, observou-se a formação de precipitado cinza e formação de bolhas. Depois de lavar e limpar a superfície de alumínio, observou-se que cresceu um pó branco, (acinzentado) na área onde foi colocada a gota da solução de HgCl2. Este cresceu continuamente.

3 Construção de uma pilha Esta prática tem por objetivo a construção de uma pilha de Daniel utilizando uma lâmpada para detectar a corrente elétrica gerada. aproximadamente 20 minutos. 130 ml de solução aquosa de sulfato cúprico 1 mol/l 130 ml de solução aquosa de sulfato de zinco 1 mol/l 2 cabos jacaré/ jacaré 1 lâmina de zinco metálico, com 10 cm de comprimento e 2 cm de largura 1 lâmina de cobre metálico, com 10 cm de comprimento e 2 cm de largura 1 lâmpada miniatura de 1,0 V com soquete 1 béquer de 400 ml ou um recipiente transparente de mesmo volume 1 vela de filtro de água (que terá função de um recipiente poroso) palha de aço Cuidados e descarte: Sais inorgânicos se ingeridos podem causar vômitos, diarréia, dores de cabeça, perda dos sentidos e aceleração do sistema nervoso central. Muitos deles provocam irritação da pele; neste caso deve-se lavar o local com muita água e sabão. Alguns sais podem liberar gases venenosos quando o ph do meio em que estão dissolvidos muda. Em todos os casos deve-se procurar orientação médica. Todo o resíduo de produtos químicos deve obrigatoriamente ser descartado em frascos apropriados para tal e nunca ser descartado na pia ou outro lugar. 1. Limpe a lâmina de zinco com palha de aço para remover a parte oxidada do metal. 2. Corte a extremidade plástica da vela e adicione a solução de sulfato de cobre no seu interior. 3. Introduza a lâmina de cobre dentro da vela, de modo que uma pequena parte fique fora da solução, onde será feita a conexão elétrica. 4. Coloque a solução de sulfato de zinco no béquer com a lâmina de zinco imersa neste recipiente. 5. Coloque a vela com cuidado dentro do béquer 6. Conecte uma das extremidades do cabo a lâmina de cobre e ligue a lâmina de zinco à extremidade do outro cabo. 7. As extremidades dos fios que ficaram livres devem ser ligadas ao soquete da lâmpada. A lâmpada deverá acender confirmando a transferência de elétrons. 8. Meça a diferença de potencial da pilha com auxílio de um voltímetro. Esquema do experimento

4 Construção da pilha de limão Esta prática tem por objetivo a construção de uma pilha de limão e será utilizado um voltímetro para detectar a corrente elétrica gerada. Cerca de 10 minutos. Material e reagentes limão clips tachinha 2 fios elétricos multímetro palha de aço 1. Limpe a tachinha com palha de aço para remover a parte oxidada do metal. 2. Finque a tachinha no limão. 3. Finque o clips no limão. 4. Conecte a tachinha ao multímetro utilizando um fio elétrico, depois conecte o cilps ao multímetro utilizando o outro fio elétrico. 5. Observe o potencial. Esquema do experimento

5 Construção de uma bateria Esta prática tem por objetivo a construção de uma bateria através da associação de três pilhas em série. Será utilizada uma lâmpada para detectar a corrente elétrica gerada. Cerca de 20 minutos. Material e reagentes 130 ml de solução aquosa de sulfato cúprico 1 mol/l 130 ml de solução aquosa de sulfato de zinco 1 mol/l 2 cabos jacaré/ jacaré 3 placas de zinco metálico 3 placas de cobre metálico 1 lâmpada miniatura de 2,5 V com soquete 2 vidros de relógio (ou pratos) filtro de papel (para coar café) ou pano palha de aço Cuidados e descarte: Sais inorgânicos se ingeridos podem causar vômitos, diarréia, dores de cabeça, perda dos sentidos e aceleração do sistema nervoso central. Muitos deles provocam irritação da pele; neste caso deve-se lavar o local com muita água e sabão. Alguns sais podem liberar gases venenosos quando o ph do meio em que estão dissolvidos muda. Em todos os casos deve-se procurar orientação médica. Todo o resíduo de produtos químicos deve obrigatoriamente ser descartado em frascos apropriados para tal e nunca ser descartado na pia ou outro lugar. 1. Limpe os 3 eletrodos de cobre e 3 eletrodos de zinco com a palha de aço. 2. Recorte 6 placas do papel de filtro (ou pano), um pouco maiores que as placas de cobre e de zinco. 3. Coloque um pouco da solução de sulfato de cobre em um dos vidros de relógio (ou pano) e um pouco da solução de sulfato de zinco no outro 4. Embeba 3 das placas de filtro de papel em uma das soluções e 3 placas restantes na outra solução. 5. Monte a bateria, intercalando os eletrodos e as placas filtro de papel (ou pano) embebidos na seguinte seqüência: Esquema do experimento 6. Feche o circuito como indicado na figura e observe o acendimento da lâmpada. 7. Meça a diferença de potencial da pilha com auxílio de um voltímetro.

6 Eletrólise da água Promover a quebra de moléculas de água em seus átomos: Hidrogênio (H) e Oxigênio (O). Aproximadamente 40 min. Materiais e reagentes: 1 conjunto de eletrólise 2 grampos 1 bateria 1 tubo de ensaio solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 mol/l Ao receber o sistema para realizar a eletrólise, retire a rolha, encha o sistema com uma solução de hidróxido de sódio 0,1 mol/l. Observe bem as instruções para que a experiência dê certo. Não deixe a solução cobrir as seringas totalmente. Coloque a solução até o nível indicado no desenho; Ao colocar o eletrólito (hidróxido de sódio), é importante observar que as mangueiras estejam desobstruídas (sem os grampos); Após encher o recipiente até o nível indicado pela figura, coloque os grampos nas mangueiras; Em momento algum do experimento você irá utilizar a rolha. Ela somente deverá tampar o orifício no centro da tampa após o final da experiência, após recolher a solução; Ligue os fios à bateria e observe o que acontece. Retire o grampo da mangueira contendo o gás hidrogênio, e recolha-o em um tubo de ensaio. Repita este procedimento com o gás oxigênio. A seguir aproxime um fósforo aceso da boca do tubo, conforme o esquema.

7 Eletrólise da solução aquosa de iodeto de potássio Esta prática tem por objetivo realizar a eletrólise de uma solução aquosa de iodeto de potássio e identificar os produtos da eletrólise. Cerca de 20 minutos. tubo de ensaio pilha de lanterna 1,5V 2 fios elétricos de 15 cm cada 2 fios de cobre iodeto de potássio (0,5 g) solução aquosa de amido solução alcoólica de fenolftaleína solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH) tintura de iodo Cuidados e descarte: O hidróxido de sódio (NaOH) é um sólido iônico branco, altamente higroscópico. Sendo uma base muito forte, possui efeito altamente corrosivo sobre a pele. Devido à sua tendência de reagir com gorduras, a soda cáustica é usada na fabricação de limpadores de forno (retira as crostas de gordura) e de desentupidores de pia (reage com a gordura que entope a pia). É também usada na fabricação de sabões. Quando em contato com a pele ou os olhos, lavar com muita água. Se ingerida, não provocar vômito e procurar socorro médico. Em casos de ingestão de soluções diluídas, administrar solução de ácido acético a 1% (v/v). Todo o resíduo de produtos químicos deve obrigatoriamente ser descartado em frascos apropriados para tal e nunca ser descartado na pia ou outro lugar. Para preparar a solução de amido. Adicionar o amido a água morna. Usar 1g de amido para cada 50 ml de água. 1. Experimento prévio a) Coloque água num tubo de ensaio até a metade e acrescente algumas gotas de solução de hidróxido de sódio. Pingue 1 ou 2 gotas de solução de fenolftaleína. Anote o resultado. b) Encha novamente um tubo de ensaio pela metade e acrescente algumas gotas de solução de amido. A seguir, adicione 1 ou 2 gotas de tintura de iodo. Anote o resultado.

8 2. Eletrólise de iodeto de potássio aquoso a) Num béquer dissolva o iodeto de potássio em água suficiente para completar 15 ml de solução. b) Acrescentar 10 gotas de solução de fenolftaleína e 10 gotas de solução de amido. Agite para homogeneizar a mistura. c) Introduza os fios na solução de tal maneira que um deles fique próximo à superfície da solução o outro próximo ao fundo. d) Ligue os fios à pilha de lanterna e faça observações sobre o que ocorre nos eletrodos. Esquema do experimento de eletrólise.

9 Eletrodeposição do cobre Esta prática tem por objetivo eletrodepositar cobre sobre uma peça de ferro (prego). Cerca de 20 minutos. sulfato de cobre II (CuSO4) colher de medida (café) copo de plástico pilha de lanterna 1,5V 1 fio de cobre 2 fio elétrico de 15 cm pregos Cuidados e descarte: Sais inorgânicos se ingeridos podem causar vômitos, diarréia, dores de cabeça, perda dos sentidos e aceleração do sistema nervoso central. Muitos deles provocam irritação da pele; neste caso deve-se lavar o local com muita água e sabão. Alguns sais podem liberar gases venenosos quando o ph do meio em que estão dissolvidos muda. Em todos os casos deve-se procurar orientação médica. Todo o resíduo de produtos químicos deve obrigatoriamente ser descartado em frascos apropriados para tal e nunca ser descartado na pia ou outro lugar. 1. Dissolva uma colher de sulfato de cobre em 100mL de água no copo plástico. 2. Prenda um pequeno objeto metálico limpo, a ser cobreado, numa das pontas de um fio elétrico. A outra ponta desse fio deve ser ligada ao pólo negativo da pilha. 3. Coloque esse objeto dentro da solução de cobre. 4. O outro pedaço de fio serve para estabelecer o pólo positivo na solução; ligue-o ao pólo positivo da pilha. A outra ponta desse fio fica ligado ao fio de cobre que fica dentro da solução. 5. Faça passar a corrente elétrica durante 5 minutos, pelo menos. 6. Após esse intervalo de tempo, interrompa a corrente. Retire a peça, lave-a com água e observe o que ocorreu. 7. Use uma bateria de 9V e compare com o resultado anterior. 8. Inverta os pólos, fazendo a peça funcionar como pólo positivo e observe o que acontece. Esquema do experimento

10 A condutibilidade elétrica de sólidos e de soluções aquosas Esta prática tem por objetivo testar a condutibilidade elétrica de sólidos e de soluções aquosas utilizando uma lâmpada para detectar a corrente elétrica. Cerca de 20 minutos. 10 béqueres de 100 ml 2 fios de cobre de 10 cm cada 2 fios elétricos de 15 cm cada 1 lâmpada de 6 V com soquete 1bateria de 9 V água açúcar sal de cozinha álcool etílico comercial soluções de hidróxido de sódio 0,1, 0,5 e 0,75 mol/l soluções de ácido clorídrico 0,1, 0,5 e 0,75 mol/l Cuidados e descarte: O hidróxido de sódio (NaOH) é um sólido iônico branco, altamente higroscópico (absorve umidade do ar). Sendo uma base muito forte, possui efeito altamente corrosivo sobre a pele. Devido à sua tendência de reagir com gorduras, a soda cáustica é usada na fabricação de limpadores de forno (retira as crostas de gordura) e de desentupidores de pia (reage com a gordura que entope a pia). É também usada na fabricação de sabões. Quando em contato com a pele ou os olhos, lavar com muita água. Se ingerida, não provocar vômito e procurar socorro médico. Em casos de ingestão de soluções diluídas, administrar solução de ácido acético a 1% (v/v). O cloreto de hidrogênio (HCl) é um gás tóxico que, ma presença de água, recebe o nome de ácido clorídrico. Ácidos provocam queimaduras quando em contato com a pele. Devem ser retirados com muita água corrente e sabão. Se ingeridos, não se deve provocar vômito; tomar muita água e solicitar socorro médico para lavagem gástrica. Se a ingestão for de ácido diluído, pode-se tomar solução básica de leite de magnésia. Em caso de contato com os olhos lavar com muita água e procurar um oftalmologista. Álcoois em geral atuam como energético depressor do sistema nervoso central. O tratamento por ingestão é provocar vômito com posterior ingestão de água e açúcar. O contato com a pele e os olhos deve ser tratado com muita água corrente. O álcool por ser inflamável deve ser mantido longe de qualquer tipo de chama Todo o resíduo de produtos químicos deve obrigatoriamente ser descartado em frascos apropriados para tal e nunca ser descartado na pia ou outro lugar. 1. Com um fio elétrico, ligue o pólo negativo dessa bateria a um dos fios de cobre. 2. O outro fio de cobre é ligado a um fio elétrico em cuja extremidade está presa uma lâmpada. 3. Encoste a parte inferior da lâmpada no pólo positivo da bateria. 4. Mergulhe os fios de cobre primeiramente nos sólidos e depois nas soluções a serem testadas. E observe se a lâmpada acende. Observação: comece com água pura e acrescente, aos poucos, a substância a ser testada, observando o que ocorre.

11 Esquema do experimento de medida de condutividade das soluções

12 Reatividade de Metais com Ácido Clorídrico Observar o que ocorre quando alguns metais são colocados em contato com uma solução de ácido clorídrico. A ocorrência ou não da liberação de bolhas de hidrogênio e a velocidade com que essas bolhas se formam dão uma idéia da reatividade do metal com o ácido. 50 minutos. - 6 béqueres de 100 ml - solução de ácido clorídrico (HCl) 6 mol/l (ácido muriático comercial) - proveta de 25 ml - uma régua plástica de 30 cm - amostras dos seguintes metais (de tamanho e forma similares): cobre magnésio estanho zinco ferro alumínio Cuidados: Soluções concentradas de ácido clorídrico (HCl) são corrosivas e podem causar queimaduras graves. O vapor é extremamente irritante para a pele, olhos e sistema respiratório. Se ocorrer qualquer contato com o ácido, a área afetada deve ser enxaguada com água por 5 minutos; se esse contato envolver o olho, atenção médica deve ser procurada enquanto o enxagüe está sendo feito. As precauções acima devem ser tomadas ao preparar as soluções diluídas usadas nesta atividade. Recomenda-se a utilização de óculos de segurança sempre que se use soluções ácidas, mesmo diluídas. Ao diluir ácidos, sempre adicione o ácido à água, e não o contrário. O calor liberado pelo processo de diluição do ácido pode causar espirramento se a adição não for feita na seqüência correta. Este experimento deve ser realizado num ambiente bem ventilado. O gás hidrogênio é gerado por algumas das reações deste experimento. Borbulhamento vigoroso desse gás poderá fazer com que um pouco do ácido clorídrico seja arrastado para o ar, na forma de um aerosol. O ácido clorídrico usado neste experimento pode ser diluído em bastante água e descartado na pia, sempre na presença de um fluxo de água (torneira aberta). O ácido não utilizado pode ser guardado para uso futuro. 1. Identifique os 6 béqueres com o nome de cada um dos metais que serão testados. Isto pode ser facilmente feito colocando um pedaço de papel com o nome do metal sob cada um dos béqueres. 2. Usando uma proveta, coloque aproximadamente 20 ml da solução de HCl 6 mol/l em cada um dos béqueres. 3. Alinhe os 6 béqueres lado a lado, de modo que a régua plástica possa ser colocada sobre eles e suas extremidades fiquem livres. 4. Coloque uma amostra do metal apropriado (conforme identificado em cada béquer) sobre a régua plástica que está sobre os béqueres.

13 5. Incline a régua de modo que as amostras dos metais sejam adicionadas ao mesmo tempo aos ácidos nos béqueres. Imediatamente passe a observar que metais r eagem com o ácido e note as velocidades relativas de reação. Anote suas observações.

Experiência 11 PILHA DE DANIELL PILHA DE DANIELL

Experiência 11 PILHA DE DANIELL PILHA DE DANIELL PILHA DE DANIELL 1. Objetivos - Compreensão do funcionamento de uma pilha - Medir o potencial de uma pilha de Daniell - Montagem de uma pilha - Aplicar os conceitos de oxi-redução ao experimento comparando

Leia mais

Associação Brasileira de Química XIII Maratona Cearense de Química a Fase 1 o Ano 18/08/10. Experiência

Associação Brasileira de Química XIII Maratona Cearense de Química a Fase 1 o Ano 18/08/10. Experiência 2 a Fase 1 o Ano 18/08/10 Material e Reagentes: Experiência Açúcar (sacarose) Bicarbonato de sódio Álcool etílico Recipiente com graduação (proveta ou seringa) Almofariz com pistilo Fósforo ou isqueiro

Leia mais

EXPERIÊNCIA 7 - OXIDAÇÃO e REDUÇÃO

EXPERIÊNCIA 7 - OXIDAÇÃO e REDUÇÃO EXPERIÊNCIA 7 - OXIDAÇÃO e REDUÇÃO 1. OBJETIVOS No final desta experiência o aluno deverá ser capaz de: Identificar a natureza das reações de oxirredução Montar uma tabela a partir de dados experimentais

Leia mais

PRÁTICA N o. 01 SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS

PRÁTICA N o. 01 SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS PRÁTICA N o. 01 SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS OBJETIVOS: Esta prática tem como objetivo a determinação da solubilidade de compostos orgânicos através de um estudo sequencial com solventes situando

Leia mais

XVIII MARATONA CEARENSE DE QUÍMICA. 8 O Ano. Experiência. Recicláveis Desunidos

XVIII MARATONA CEARENSE DE QUÍMICA. 8 O Ano. Experiência. Recicláveis Desunidos 8 O Ano Experiência Recicláveis Desunidos Material: 1. Frasco de vidro com tampa 2. 100mL de Água destilada 3. 100mL de Álcool isopropílico 4.Anéis de plástico de tampas de refrigerantes de cores variadas

Leia mais

e - Zinco ZnSO 4 Zn(s) Zn 2 Zn(s) Zn 2+ (aq) + 2 e - + 0,76 V Cu(s) Cu 2+ (aq) + 2 e - - 0,34 V

e - Zinco ZnSO 4 Zn(s) Zn 2 Zn(s) Zn 2+ (aq) + 2 e - + 0,76 V Cu(s) Cu 2+ (aq) + 2 e - - 0,34 V Capítulo 7 Introdução teórica Pilhas e baterias são células eletroquímicas ou células galvânicas que produzem energia elétrica por meio de reações de oxirredução. A diferença básica é que a bateria é formada

Leia mais

Associação Brasileira de Química XI Maratona Cearense de Química a Fase 1 o Ano 22/08/08. Experiência 1

Associação Brasileira de Química XI Maratona Cearense de Química a Fase 1 o Ano 22/08/08. Experiência 1 Associação Brasileira de Química XI Maratona Cearense de Química 2008 2 a Fase 1 o Ano Experiência 1 8 tubos de ensaio. Solução de Ba(OH) 2. Pipeta graduada. 4 conjuntos de mangueiras e rolhas. 1 estante

Leia mais

CQ136 Química Experimental I. Água Dura e Halogênios - Diagrama de Latimer

CQ136 Química Experimental I. Água Dura e Halogênios - Diagrama de Latimer 1 CQ136 Química Experimental I Água Dura e Halogênios - Diagrama de Latimer Introdução: Os elementos do grupo 2 são tipicamente metálicos, porém menos reativos que os metais alcalinos. Magnésio é um elemento

Leia mais

XVI Maratona Cearense de Química º Ano. Experiência 1

XVI Maratona Cearense de Química º Ano. Experiência 1 - 2013 8º Ano Experiência 1 Material: 1. Erlenmeyer 500mL com tampa 2. Cinco béqueres de 150 ml 3. 100 ml de mel (Karo) 4. 100 ml de glicerina 5. 100 ml de água com corante 6. 100 ml de óleo de cozinha

Leia mais

Referência: https://www.youtube.com/watch?v=acg6f0awuvo

Referência: https://www.youtube.com/watch?v=acg6f0awuvo ELETROQUÍMICA 1º Experimento: Imã de Neodímio e Maçã. Objetivo:Acender uma lâmpada Materiais: 1 Lâmpada. 1 Maça. 2 Imãs de neodímio. 1 Ferramenta para fazer o buraco de encaixe da lâmpada. 1 Faca. Procedimento

Leia mais

Associação Brasileira de Química XIV Maratona Cearense de Química a Fase 1 o Ano 31/08/11. Experiência

Associação Brasileira de Química XIV Maratona Cearense de Química a Fase 1 o Ano 31/08/11. Experiência Associação Brasileira de Química XIV Maratona Cearense de Química 2011 2 a Fase 1 o Ano 31/08/11 Experiência Material e Reagentes: 1. Dois béqueres de 250 ml. 2. Espátula. 3. Água destilada. 4. Borato

Leia mais

BC-1302 QUÍMICA DOS ELEMENTOS

BC-1302 QUÍMICA DOS ELEMENTOS PRÁTICA 5: Oxigênio e Enxofre Objetivos Preparar o gás oxigênio, por método laboratorial e estudar algumas de suas propriedades. Estudar o enxofre nas suas variações alotrópicas e algumas de suas reações.

Leia mais

EXPERIÊNCIA 3 OXIDAÇÃO E REDUÇÃO

EXPERIÊNCIA 3 OXIDAÇÃO E REDUÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT Departamento de Ciências Básicas e Sociais - DCBS Disciplina Química Experimental QEX Prof. Sivaldo Leite Correia EXPERIÊNCIA 3 OXIDAÇÃO E REDUÇÃO 1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

CQ136 Química Experimental I. Grupos 1, 2 e 17

CQ136 Química Experimental I. Grupos 1, 2 e 17 1 CQ136 Química Experimental I Grupos 1, 2 e 17 Introdução: Os elementos do Grupo 1 possuem uma química bastante homogênea, mostrando de modo bem claro os efeitos do tamanho crescente dos átomos em suas

Leia mais

GRUPO 2 METAIS ALCALINOS TERROSOS

GRUPO 2 METAIS ALCALINOS TERROSOS GRUPO 2 METAIS ALCALINOS TERROSOS O grupo 2 compreende o berílio (Be), magnésio (Mg), cálcio (Ca), estrôncio (Sr), bário (Ba) e rádio (Ra) e são chamados metais alcalinos terrosos. Estes elementos formam

Leia mais

MINI LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS

MINI LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS MINI LABORATÓRIOS DE CIÊNCIAS O AMBIENTE (27 EXPERIÊNCIAS) AR (6 experiências) A ÁGUA (12 experiências) O SOLO (4 experiências) O TEMPO (5 experiências) 1 ACETONA 100 ml 1 AZUL DE METILENO 20 ml 1 BARBANTE

Leia mais

XX MARATONA CEARENSE DE QUÍMICA

XX MARATONA CEARENSE DE QUÍMICA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA - REGIONAL DO CEARÁ Rua Floriano Peixoto, 2020 - Bairro: José Bonifácio 60.025-131 Fortaleza CE Fone/FAX: (85) 3226.4958 R 34 - e-mail: abqce@ufc.br XX MARATONA CEARENSE

Leia mais

XIX MARATONA CEARENSE DE QUÍMICA. DEGELO COLORIDO 8º ano

XIX MARATONA CEARENSE DE QUÍMICA. DEGELO COLORIDO 8º ano DEGELO COLORIDO 8º ano Copo descartável de café Água da torneira Corante alimentício Congelador Frasco longo transparente Óleo de cozinha 1. Prepare com antecedência o gelo colorido: coloque para congelar

Leia mais

ELETROQUÍMICA 1- Reatividade de metais

ELETROQUÍMICA 1- Reatividade de metais Química 6 ELETROQUÍMICA 1- Reatividade de metais NOME ESCOLA EQUIPE SÉRIE PERÍODO DATA 1 - REATIVIDADE DE METAIS OBJETIVO Construir uma pequena fila de reatividade de metais e mostrar que o poder oxidante

Leia mais

AULA PRÁTICA N 15: DETERMINAÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO NA ÁGUA OXIGENADA Volumetria de oxirredução permanganimetria volumetria direta

AULA PRÁTICA N 15: DETERMINAÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO NA ÁGUA OXIGENADA Volumetria de oxirredução permanganimetria volumetria direta 3 AULA PRÁTICA N 15: DETERMINAÇÃO DE PERÓXIDO DE HIDROGÊNIO NA ÁGUA OXIGENADA Volumetria de oxirredução permanganimetria volumetria direta REAGENTES: Solução de permanganato de potássio 0,02 mol L -1,

Leia mais

Prática de Laboratório 1

Prática de Laboratório 1 Prática de Laboratório 1 12 pontos Preparação do ácido 2-iodobenzóico [Tempo aprox: 1 hr] Essa prática de laboratório envolve a preparação do acido 2-iodobenzóico a partir do acido 2-aminobenzóico. O procedimento

Leia mais

Texto 9 - Experimentos Alternativos

Texto 9 - Experimentos Alternativos Texto 9 - Experimentos Alternativos Tema: ligações químicas - interações intermoleculares Análise da gasolina Fazer para que?: Verificar a qualidade da gasolina. Vai precisar de: Água; Gasolina; Proveta

Leia mais

Aprender a preparar soluções aquosas, realizar diluições e determinar suas concentrações.

Aprender a preparar soluções aquosas, realizar diluições e determinar suas concentrações. EXPERIMENTO 2 Preparação e Padronização de Soluções OBJETIVOS Rever os conceitos de concentração de soluções. Aprender a preparar soluções aquosas, realizar diluições e determinar suas concentrações. Exercitar

Leia mais

Experiência 05 - OXIDAÇÃO - REDUÇÃO OXIDAÇÃO REDUÇÃO

Experiência 05 - OXIDAÇÃO - REDUÇÃO OXIDAÇÃO REDUÇÃO Experiência 5 - OXIDAÇÃO - REDUÇÃO OXIDAÇÃO REDUÇÃO 1. Objetivos No final dessa experiência o aluno deverá ser capaz de: Identificar a natureza das reações de oxi-redução. Montar uma tabela a partir de

Leia mais

Transformações Químicas A reação entre a solução de nitrato de prata e o fio de cobre

Transformações Químicas A reação entre a solução de nitrato de prata e o fio de cobre Escola de Educação Básica Olavo Bilac Professora: Eliane Sandra H. Plucinscki Bolsistas: Fernanda Raulino e Solyane Fraga Transformações Químicas A reação entre a solução de nitrato de prata e o fio de

Leia mais

Prática 8. Eletroquímica Transformações Físico-químicas que podem produzir ou consumir energia elétrica

Prática 8. Eletroquímica Transformações Físico-químicas que podem produzir ou consumir energia elétrica MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE QUÍMICA E BIOLOGIA BACHARELADO EM QUÍMICA / LICENCIATURA EM QUÍMICA Práticas de Química Geral QB71J Prática

Leia mais

O X I D A Ç Ã O E R E D U Ç Ã O

O X I D A Ç Ã O E R E D U Ç Ã O O X I D A Ç Ã O E R E D U Ç Ã O PROF. AGAMENON ROBERTO < 2010 > Prof. Agamenon Roberto OXIDAÇÃO E REDUÇÃO www.agamenonquimica.com 2 OXIDAÇÃO E REDUÇÃO INTRODUÇÃO Colocando-se uma lâmina de zinco dentro

Leia mais

ACTIVIDADE Nº Q 1 _ MODELOS MOLECULARES. Modelo Molecular Geometria da Molécula Fórmula de Estrutura

ACTIVIDADE Nº Q 1 _ MODELOS MOLECULARES. Modelo Molecular Geometria da Molécula Fórmula de Estrutura ACTIVIDADE Nº Q 1 _ MODELOS MOLECULARES 1. Constrói alguns modelos moleculares, de modo a representares a geometria de algumas moléculas. Para isso usa plasticina (branca, vermelha, azul e preta) e liga

Leia mais

BIOLOGIA AVALIAÇÃO ADICIONAL DO 2º BIMESTRE

BIOLOGIA AVALIAÇÃO ADICIONAL DO 2º BIMESTRE 8º ano BIOLOGIA AVALIAÇÃO ADICIONAL DO 2º BIMESTRE Esta avaliação (todos os experimentos) será realizada no laboratório da escola no dia 27/05/2017, a partir das 8h da manhã, com o auxílio das professoras

Leia mais

Química Geral Experimental - Aula 6

Química Geral Experimental - Aula 6 Química Geral Experimental - Aula 6 Título da Prática: Determinação da massa molar do Magnésio. Objetivos: Determinação de sua massa molar do Magnésio a partir da reação com ácido. Acompanhar a cinética

Leia mais

Experimento 1: Efeito do íon comum equilíbrio de ionização da amônia

Experimento 1: Efeito do íon comum equilíbrio de ionização da amônia Experimento Deslocamento de equilíbrios químicos (Princípio de Le Chatelier) Objetivo: Estudar e compreender alguns fatores que deslocam equilíbrios químicos. Experimento 1: Efeito do íon comum equilíbrio

Leia mais

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO

Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS QUESTÕES É OBRIGATÓRIO VIII Olimpíada Capixaba de Química 2010 Prova do Grupo I 1 a série do ensino médio Aluno(a): Instituição de Ensino: Município: Coordenador da Instituição de Ensino: ATENÇÃO: O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO DAS

Leia mais

Preparação de uma pilha baseada na oxidação em meio ácido. Química 12º Ano

Preparação de uma pilha baseada na oxidação em meio ácido. Química 12º Ano Preparação de uma pilha baseada na oxidação em meio ácido Química 12º Ano Unidade 1 Metais e ligas metálicas Actividades de Projecto Laboratorial Outubro 2005 Jorge R. Frade, Ana Teresa Paiva Dep. Eng.

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO DE APOIO À ESCOLA TÉCNICA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL REPÚBLICA Aulas de Apoio Química 3ª Série Eletroquímica II 1.

Leia mais

Substâncias Químicas Com Características Ácidas e Básicas

Substâncias Químicas Com Características Ácidas e Básicas Substâncias Químicas Com Características Ácidas e Básicas Introdução Existem várias teorias sobre acidez e basicidade. Contudo, não se trata realmente de teorias, mais simplesmente de diferentes definições

Leia mais

1) O que aconteceu com o cubo de gelo no béquer 1? Que conclusão você tira desse resultado?...

1) O que aconteceu com o cubo de gelo no béquer 1? Que conclusão você tira desse resultado?... Nº da Prática: 01 Data: / / Título da Prática: Qual o líquido é mais denso: a água líquida ou o álcool? S Comparar as densidades da água líquida, do gelo e do álcool. 2 cubos de gelo; álcool; água. Coloque

Leia mais

5.3. Transformações químicas (parte II)

5.3. Transformações químicas (parte II) 5.3. Transformações químicas (parte II) Há substâncias como, por exemplo, a água e o cloreto de cobre(ii), que se decompõem por ação da. Quando isso acontece dizemos que ocorre uma eletrólise. Hidrogénio

Leia mais

Título do vídeo: Um ciclo de cobre. Nome dos participantes: Ana Silva, Ana Almeida, Christine Lycklama, Leonardo Egger, Shirley Horst.

Título do vídeo: Um ciclo de cobre. Nome dos participantes: Ana Silva, Ana Almeida, Christine Lycklama, Leonardo Egger, Shirley Horst. Título do vídeo: Um ciclo de cobre. Nome dos participantes: Ana Silva, Ana Almeida, Christine Lycklama, Leonardo Egger, Shirley Horst. Professor responsável: Dina Albino. E-mail da professora responsável:

Leia mais

NORMAS DE SEGURANÇA DOS LABORATÓRIOS

NORMAS DE SEGURANÇA DOS LABORATÓRIOS NORMAS DE SEGURANÇA DOS LABORATÓRIOS UNIVIÇOSA COORDENAÇÃO DOS LABOATÓRIOS Química I e II, Microscopias I, II e, III Biofísica/Fisiologia, Controle de qualidade e Anatomia Humana. NORMAS DE SEGURANÇA NO

Leia mais

PRÁTICA 3 GRUPO 13. O objetivo desse procedimento é estudar a hidrólise do ácido bórico e do bórax.

PRÁTICA 3 GRUPO 13. O objetivo desse procedimento é estudar a hidrólise do ácido bórico e do bórax. PRÁTICA 3 GRUPO 13 Departamento de Química Inorgânica, IQ-UFF Responsável: Prof. Fabio da Silva Miranda Revisado: 04/05/2017 1. Introdução O presente procedimento experimental pretende abordar alguns aspectos

Leia mais

Estudo Estudo da Química

Estudo Estudo da Química Estudo Estudo da Química Prof. Railander Borges Fale com o Professor: Email: rayllander.silva.borges@gmail.com Instagram: @rayllanderborges Facebook: Raylander Borges Aula 16 CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES 1.

Leia mais

Representar através de equações, as principais reações químicas inorgânicas. Nomenclatura dos compostos. Reações Químicas

Representar através de equações, as principais reações químicas inorgânicas. Nomenclatura dos compostos. Reações Químicas AULA 3 Reações químicas inorgânicas OBJETIVOS Identificar as principais reações químicas inorgânicas; Representar através de equações, as principais reações químicas inorgânicas. Dica para o acompanhamento

Leia mais

Teixeira Ciê. Aplicada 2ª série - EM /05/16 2º 08. O estudo de uma reação de oxirredução (oxidação redução) 1ª parte A pilha.

Teixeira Ciê. Aplicada 2ª série - EM /05/16 2º 08. O estudo de uma reação de oxirredução (oxidação redução) 1ª parte A pilha. Teixeira Ciê. Aplicada 2ª série - EM /05/16 2º 08 O estudo de uma reação de oxirredução (oxidação redução) 1ª parte A pilha. Introdução. Luigi Galvani, médico italiano, em 1786, ao dissecar uma rã, observou

Leia mais

VERIFICANDO A LEI DE LAVOISIER

VERIFICANDO A LEI DE LAVOISIER VERIFICANDO A LEI DE LAVOISIER Objetivo: Verificar experimentalmente a Lei de Lavoisier, ou seja, que a soma das massas dos reagentes é igual a soma das massas do produto em uma reação química (nessa experiência,

Leia mais

P R O V A D E Q UÍMICA I. O quadro abaixo relaciona algumas substâncias químicas e aplicações muito comuns no nosso cotidiano.

P R O V A D E Q UÍMICA I. O quadro abaixo relaciona algumas substâncias químicas e aplicações muito comuns no nosso cotidiano. 1 P R O V A D E Q UÍMIA I QUESTÃO 46 O quadro abaixo relaciona algumas substâncias químicas e aplicações muito comuns no nosso cotidiano. SUBSTÂNIAS idróxido de amônio Ácido fosfórico Sulfato de alumínio

Leia mais

1 Extração Líquido-Líquido

1 Extração Líquido-Líquido Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus de Curitiba Departamento de Química _ Extração Líquido-Líquido Disciplina: Práticas de Química Orgânica Materiais e Reagentes Mesa

Leia mais

PRÁTICA 5 GRUPO 15 (Pnictogênios)

PRÁTICA 5 GRUPO 15 (Pnictogênios) PRÁTICA 5 GRUPO 15 (Pnictogênios) Departamento de Química Inorgânica, IQ-UFF Responsável: Prof. Dr. Fabio da Silva Miranda Revisores: Prof. Dra. Maria Domingues Vargas, Bsc. Eloisa Borges e Borges Última

Leia mais

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1999 QUESTÃO 46 Um limão foi espremido num copo contendo água e as sementes ficaram no fundo do recipiente. A seguir, foi adicionado ao sistema um pouco de açúcar, que se dissolveu

Leia mais

Exercício 3: (PUC-RIO 2007) Considere a célula eletroquímica abaixo e os potenciais das semi-reações:

Exercício 3: (PUC-RIO 2007) Considere a célula eletroquímica abaixo e os potenciais das semi-reações: Exercício 1: (PUC-RIO 2008) O trabalho produzido por uma pilha é proporcional à diferença de potencial (ddp) nela desenvolvida quando se une uma meia-pilha onde a reação eletrolítica de redução ocorre

Leia mais

Estudo das reações. Pércio Augusto Mardini Farias. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Estudo das reações. Pércio Augusto Mardini Farias. Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. Pércio Augusto Mardini Farias Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons. http://creativecommons.org.br http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/legalcode

Leia mais

TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS

TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS Tipos de Reações químicas 1 TIPOS DE REAÇÕES QUÍMICAS Introdução Várias reações da química inorgânica podem ser classificadas em uma das quatro categorias: combinação, decomposição, deslocamento simples

Leia mais

Associação Brasileira de Química XII Maratona Cearense de Química a Fase 8 o Ano 17/08/09. Experiência

Associação Brasileira de Química XII Maratona Cearense de Química a Fase 8 o Ano 17/08/09. Experiência 2 a Fase 8 o Ano 17/08/09 Experiência Material: 1. Manta aquecedora 2.Tubos de ensaio 3. α-naftol 4. Espátula 5. Água destilada 6. Pipeta de Pasteur 7. Clara de ovo 8. Béquer de 1000 ml 9. Tinta para carimbo

Leia mais

Exercícios Equilíbrio Iônico

Exercícios Equilíbrio Iônico Exercícios Equilíbrio Iônico 1. O ph tem uma importância significativa nos processos de laboratório, da indústria e dos organismos vivos. Ele pode ser avaliado de forma simples, usando-se substâncias chamadas

Leia mais

Departamento de Química Inorgânica IQ / UFRJ IQG 128 / IQG ELETRÓLISE

Departamento de Química Inorgânica IQ / UFRJ IQG 128 / IQG ELETRÓLISE 10. ELETRÓLISE I. INTRODUÇÃO Como já mencionado na aula prática de reações de oxirredução, a eletricidade também pode ser usada para realizarmos reações de transferência de elétrons não espontâneas. Por

Leia mais

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora! PROTEÍNAS

Vestibular1 A melhor ajuda ao vestibulando na Internet Acesse Agora!  PROTEÍNAS PROTEÍNAS As proteínas são compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular elevada (entre 15.000 e 20.000.000) e são sintetizadas pelos organismos vivos através da condensação de um número

Leia mais

Desincrustante Ácido Líquido

Desincrustante Ácido Líquido FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS Produto: Elaboração: Revisão: Aprovado: A-500 PREMIUM 01/MAR/2011 01 20/NOV/2012 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto Natureza

Leia mais

Eletroquímica: construção de uma célula galvânica

Eletroquímica: construção de uma célula galvânica Eletroquímica: construção de uma célula galvânica 1. Introdução Uma corrente elétrica é o fluxo de elétrons por um circuito. Quando a corrente é gerada quimicamente, os elétrons saem de uma região em que

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LÉO KOHLER ENSINO FUNDAMENTAL TERRA BOA - PARANÁ RELATÓRIOS

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LÉO KOHLER ENSINO FUNDAMENTAL TERRA BOA - PARANÁ RELATÓRIOS ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR LÉO KOHLER ENSINO FUNDAMENTAL TERRA BOA - PARANÁ EXPERIMENTANDO REAÇÕES QUÍMICAS RELATÓRIOS DISCIPLINA: CIÊNCIAS ALUNO (A): N 9ª Professora: Leonilda Brandão Data das Práticas:

Leia mais

Atividade prática - Reconhecendo gases do cotidiano Parte 6: produzindo gás hidrogênio

Atividade prática - Reconhecendo gases do cotidiano Parte 6: produzindo gás hidrogênio Atividade prática - Reconhecendo gases do cotidiano Parte 6: produzindo gás hidrogênio 9º ano do Ensino Fundamental / 1º ano do Ensino Médio Objetivo Vivenciar alguns experimentos que envolvem as propriedades

Leia mais

QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I 2017 Experimento 6 Preparação e Propriedades de óxidos de Enxofre e formas alotrópicas de Enxofre

QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I 2017 Experimento 6 Preparação e Propriedades de óxidos de Enxofre e formas alotrópicas de Enxofre 1 QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL I 2017 Experimento 6 Preparação e Propriedades de óxidos de Enxofre e formas alotrópicas de Enxofre 1. Objetivos: Obter o dióxido de enxofre e estudar algumas de suas

Leia mais

Aula 9 OBTENÇÃO DOS HALOGÊNIOS E SUAS PROPRIEDADES. Eliana Midori Sussuchi Danilo Oliveira Santos. META Obter halogênios e avaliar suas propriedades

Aula 9 OBTENÇÃO DOS HALOGÊNIOS E SUAS PROPRIEDADES. Eliana Midori Sussuchi Danilo Oliveira Santos. META Obter halogênios e avaliar suas propriedades Aula 9 OBTENÇÃO DOS HALOGÊNIOS E SUAS PROPRIEDADES META Obter halogênios e avaliar suas propriedades OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: Obter cloro por decomposição do cloreto de hidrogênio;

Leia mais

1. PREPARO DE SOLUÇÕES E TITULAÇÃO

1. PREPARO DE SOLUÇÕES E TITULAÇÃO 1. PREPARO DE SOLUÇÕES E TITULAÇÃO I. INTRODUÇÃO Solução é uma mistura homogênea de uma ou mais substâncias. A substância presente em maior quantidade é denominada solvente, e as outras substâncias na

Leia mais

Atividade prática - Reconhecendo gases do cotidiano Parte 4: Produzindo gás hidrogênio

Atividade prática - Reconhecendo gases do cotidiano Parte 4: Produzindo gás hidrogênio Atividade prática - Reconhecendo gases do cotidiano Parte 4: Produzindo gás hidrogênio 9º ano do Ensino Fundamental / 1º ano do Ensino Médio Objetivo Vivenciar alguns experimentos que envolvem as propriedades

Leia mais

Concentração de soluções e diluição

Concentração de soluções e diluição Concentração de soluções e diluição 1. Introdução Uma solução é uma dispersão homogênea de duas ou mais espécies de substâncias moleculares ou iônicas. É um tipo especial de mistura, em que as partículas

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE GESTÃO DE PRODUTOS DE RISCO NOS LABORATÓRIOS

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE GESTÃO DE PRODUTOS DE RISCO NOS LABORATÓRIOS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO DE GESTÃO DE PRODUTOS DE RISCO NOS LABORATÓRIOS SOBRAL - CE ÍNDICE 1. DEFINIÇÃO... 01 2. DERRAMAMENTOS ACIDENTAIS DE PRODUTOS QUÍMICOS... 01 3. DESCARTE DE RESÍDUOS

Leia mais

EXAME PRÁTICO QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA VERDE

EXAME PRÁTICO QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA VERDE EXAME PRÁTICO QUÍMICA ORGÂNICA QUÍMICA VERDE O objetivo da Química verde é desenvolver procedimentos químicos que não provoquem a poluição do meio ambiente, utilizando as matérias primas de uma forma eficiente

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Prof ª. Giselle Blois

QUÍMICA. Transformações Químicas e Energia. Prof ª. Giselle Blois QUÍMICA Transformações Químicas e Energia Eletroquímica: Oxirredução, Potenciais Padrão de Redução, - Parte 2 Prof ª. Giselle Blois REAÇÃO QUÍMICA PILHA (fenômeno espontâneo) ELETRÓLISE (fenômeno não-espontâneo)

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: CRISCLOR (Dicloro - Cloro Estabilizado) Aplicação: Desinfetante para Piscina Nome da Empresa: Marco Antonio Spaca Piscinas EPP Endereço: Rua: João

Leia mais

Exercícios sobre eletrólise em solução aquosa - Eletroquímica

Exercícios sobre eletrólise em solução aquosa - Eletroquímica Exercícios sobre eletrólise em solução aquosa - Eletroquímica 01. (Cesgranrio) O voltômetro de Hoffman anterior, é usado para realizar a eletrólise da água. Se a eletrólise de uma solução diluída de H

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico Conforme NBR14725, de julho/2005 e 1907/2006/EC 1 1 Identificação do produto e da empresa Produto : Alfa numérico: ------ Fabricante: Diversey Brasil Indústria Química LTDA Departamento de informações: Rua Nossa Senhora do Socorro, 125 Socorro São Paulo

Leia mais

Disciplina: ACH4064 Linguagem Química e Reações Químicas 2. Roteiro de Aula Prática. TEMA: Equilíbrio Químico e Cinética

Disciplina: ACH4064 Linguagem Química e Reações Químicas 2. Roteiro de Aula Prática. TEMA: Equilíbrio Químico e Cinética Disciplina: ACH4064 Linguagem Química e Reações Químicas 2 Roteiro de Aula Prática TEMA: Equilíbrio Químico e Cinética INTRODUÇÃO Todos os processos químicos em sistemas fechados tendem a um estado de

Leia mais

Exercícios Complementares - Recuperação Paralela. Soluções parte Dentre as misturas abaixo relacionadas, a que não corresponde a uma solução é

Exercícios Complementares - Recuperação Paralela. Soluções parte Dentre as misturas abaixo relacionadas, a que não corresponde a uma solução é Ensino Médio QUÍMICA Exercícios Complementares - Recuperação Paralela Classe: 2 2 a série Soluções parte 1 01 Dentre as misturas abaixo relacionadas, a que não corresponde a uma solução é a) ar atmosférico.

Leia mais

Funcionamento de um sistema tampão

Funcionamento de um sistema tampão Funcionamento de um sistema tampão Actividade Laboratorial Química 12. ANO 1. Questão problema o o Verificar experimentalmente o funcionamento de um sistema tampão, por titulação ácido forte-base fraca

Leia mais

UTILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS ESCOLARES

UTILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS ESCOLARES ACÇÃO DE FORMAÇÃO UTILIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS ESCOLARES FORMADOR: Vitor Duarte Teodoro FORMANDA: Ana Maria Costa Veloso Azevedo Julho 2010 Actividade Laboratorial Química 11º ano Amoníaco

Leia mais

Prática 03 Oxidação-Redução

Prática 03 Oxidação-Redução Prática 03 - Os experimentos a serem realizados seguem o roteiro que está disponível no livro Szpoganicz, Bruno; Debacher, Nito. A.; Stadler Eduardo. Experiências de. 2. ed. - Florianópolis - SC: Fundação

Leia mais

Figura 1: Ilustração do processo de dissolução do NaCl em água.

Figura 1: Ilustração do processo de dissolução do NaCl em água. Solubilidade 1. Introdução Na maioria das reações químicas, os reagentes e produtos são usados e obtidos na forma de misturas homogêneas, chamadas de solução. Uma solução contém uma quantidade relativamente

Leia mais

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1998 QUESTÃO 01 Uma mistura de hidrogênio, H 2 (g), e oxigênio, O 2 (g), reage, num recipiente hermeticamente fechado, em alta temperatura e em presença de um catalisador, produzindo

Leia mais

(baseado em 17 avaliações)

(baseado em 17 avaliações) Experimento cadastrado por Leandro Fantini em 30/11/2008 Classificação Total de exibições: 18733 (até 24/06/2014) (baseado em 17 avaliações) Palavras-chave: química, moeda, cobe, zinco em pó, latão, NaOH,

Leia mais

Fórmula Química: H2O2 Peso Molecular: 34,01 g/mol Nº CAS:

Fórmula Química: H2O2 Peso Molecular: 34,01 g/mol Nº CAS: Versão: 1 Pág: 1/5 NOME FUNÇÃO ASSINATURA DATA DE ACORDO Dr. Ivo Fernandes Gerente da Qualidade 01/11/2010 APROVADO POR Dr. Renato de Lacerda Diretor Técnico 01/11/2010 Descrição Nome do Documento: PERÓXIDO

Leia mais

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

FISPQ Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: CRIS ph (Redutor de ph e Alcalinidade) Aplicação: Ajustador de ph Nome da Empresa: Marco Antonio Spaca Piscinas EPP Endereço: Rua: João Paulino

Leia mais

Química Geral Experimental II. Experimento Nº2. Fatores que Favorecem uma Reação Química. Profª Maria da Rosa Capri Orientado: João Vitor S.

Química Geral Experimental II. Experimento Nº2. Fatores que Favorecem uma Reação Química. Profª Maria da Rosa Capri Orientado: João Vitor S. Química Geral Experimental II Experimento Nº2 Fatores que Favorecem uma Reação Química Profª Maria da Rosa Capri Orientado: João Vitor S. Fogaça Este material pode ser utilizado exclusivamente para fins

Leia mais

Q.02 Considere uma solução aquosa diluída de dicromato de potássio, a 25 ºC. Dentre os equilíbrios que estão presentes nessa solução, destacam-se:

Q.02 Considere uma solução aquosa diluída de dicromato de potássio, a 25 ºC. Dentre os equilíbrios que estão presentes nessa solução, destacam-se: Q.01 Íons indesejáveis podem ser removidos da água, tratando-a com resinas de troca iônica, que são constituídas por uma matriz polimérica, à qual estão ligados grupos que podem reter cátions ou ânions.

Leia mais

APÊNDICE A - Calibração do Forno de Redução

APÊNDICE A - Calibração do Forno de Redução APÊNDICE A - Calibração do Forno de Redução A calibração do forno de redução Combustol para o conhecimento da temperatura real em seu centro, foi realizada com base num indicador digital de temperatura,

Leia mais

Autora: Fernanda Neri. Solução; Ácido; Base; ph; Titulação; Calor de reação; Entalpia de reação; Capacidade térmica mássica.

Autora: Fernanda Neri. Solução; Ácido; Base; ph; Titulação; Calor de reação; Entalpia de reação; Capacidade térmica mássica. cha AL 2.3 -Determinação da entalpia de Neutralização da reação NaOH(aq) + HCl (aq) Autora: Fernanda Neri TI-Nspire Palavras-chave: Solução; Ácido; Base; ph; Titulação; Calor de reação; Entalpia de reação;

Leia mais

EXPERIÊNCIA 4 REAÇÕES E EQUAÇÕES QUÍMICAS

EXPERIÊNCIA 4 REAÇÕES E EQUAÇÕES QUÍMICAS CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS - CCT Departamento de Ciências Básicas e Sociais - DCBS Disciplina Química Experimental QEX Prof. Sivaldo Leite Correia EXPERIÊNCIA 4 REAÇÕES E EQUAÇÕES QUÍMICAS 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Equipe de Química QUÍMICA

Equipe de Química QUÍMICA Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 12R Ensino Médio Equipe de Química Data: QUÍMICA Mistura de soluções que não reagem entre si: Misturas de soluções de mesmo soluto quando misturamos soluções de mesmo

Leia mais

CQ136 Química Experimental I. Obtenção de metais a partir de seus óxidos Diagrama de Ellingham

CQ136 Química Experimental I. Obtenção de metais a partir de seus óxidos Diagrama de Ellingham 1 CQ136 Química Experimental I Obtenção de metais a partir de seus óxidos Diagrama de Ellingham Introdução: As civilizações antigas aprenderam a transformar minérios como óxidos e sulfetos metálicos em

Leia mais

Ácido nítrico concentrado: R: 8-35; S: Ácido sulfúrico concentrado: R: ; S: /37/ Realizar na hotte. Usar luvas.

Ácido nítrico concentrado: R: 8-35; S: Ácido sulfúrico concentrado: R: ; S: /37/ Realizar na hotte. Usar luvas. REALIZAÇÃO EXPERIMENTAL Objectivos Verificar e interpretar a ocorrência de reacções químicas de ácido-base. Verificar e interpretar a ocorrência de reacções químicas de oxidação-redução. Interpretar as

Leia mais

Qual a quantidade de halogenetos que existe na água do mar?

Qual a quantidade de halogenetos que existe na água do mar? 20 Qual a quantidade de halogenetos que existe na água do mar? E20-1 o que necessitas cloreto de sódio sólido com grau de pureza analítico cromato de potássio sólido um balão de diluição de 100 ml dois

Leia mais

QUIMICA: Eletroquimica Prof. Douglas_10/10/2018 1

QUIMICA: Eletroquimica Prof. Douglas_10/10/2018 1 [AE-10 ] c) d) 01. (Enem 017) A eletrólise é um processo não espontâneo de grande importância para a indústria química. Uma de suas aplicações é a obtenção do gás cloro e do hidróxido de sódio, a partir

Leia mais

CURSO PRÁTICO QUI 328 e 128 SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS. Síntese II (Alaranjado II) Benzeno Nitrobenzeno Anilina Ácido Sulfanilico Alaranjado II

CURSO PRÁTICO QUI 328 e 128 SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS. Síntese II (Alaranjado II) Benzeno Nitrobenzeno Anilina Ácido Sulfanilico Alaranjado II CURSO PRÁTICO QUI 328 e 128 SÍNTESE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS Síntese II (Alaranjado II) Benzeno Nitrobenzeno Anilina Ácido Sulfanilico Alaranjado II 1- OBTENÇÃO DO NITROBENZENO Reagentes: -Ácido nítrico

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química. Laboratório de QUÍMICA DOS ELEMENTOS (QUI081)

Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química. Laboratório de QUÍMICA DOS ELEMENTOS (QUI081) Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Laboratório de QUÍMICA DOS ELEMENTOS (QUI081) 2017 INTRODUÇÃO O trabalho que se realiza na disciplina de Laboratório

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 REAÇÕES E FUNÇÕES QUÍMICAS

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 4 REAÇÕES E FUNÇÕES QUÍMICAS Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

ELETROQUÍMICA: PILHAS GALVÂNICAS

ELETROQUÍMICA: PILHAS GALVÂNICAS ELETROQUÍMICA: PILHAS GALVÂNICAS A Eletroquímica é a parte da Química que estuda as propriedades dos eletrólitos e os processos de interconversão de energia química em energia elétrica que ocorrem na superfície

Leia mais

Preparar e fazer cálculos prévios para o preparo de soluções diluídas a partir de soluções estoque.

Preparar e fazer cálculos prévios para o preparo de soluções diluídas a partir de soluções estoque. AULA 6 Indicadores ácido-base e ph OBJETIVOS Verificar o ph de soluções ácidas e básicas, concentradas e diluídas; Entender os efeitos da diluição na concentração dos componentes; Preparar e fazer cálculos

Leia mais

GUIA DE LABORATÓRIO ANÁLISES QUALITATIVAS. Departamento de Química. Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora

GUIA DE LABORATÓRIO ANÁLISES QUALITATIVAS. Departamento de Química. Instituto de Ciências Exatas. Universidade Federal de Juiz de Fora GUIA DE LABORATÓRIO ANÁLISES QUALITATIVAS Departamento de Química Instituto de Ciências Exatas Universidade Federal de Juiz de Fora 2 INSTRUÇÕES GERAIS O trabalho que se realiza em um curso prático de

Leia mais

Aprender a utilizar um medidor de ph e indicadores para medir o ph de uma solução.

Aprender a utilizar um medidor de ph e indicadores para medir o ph de uma solução. EXPERIMENTO 3 Ácidos e Bases OBJETIVOS Determinar a constante de dissociação do ácido acético através de medidas de ph de uma solução contendo uma concentração conhecida de ácido acético e de acetato de

Leia mais

XXI MARATONA CEARENSE DE QUÍMICA

XXI MARATONA CEARENSE DE QUÍMICA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA - REGIONAL DO CEARÁ Rua Floriano Peixoto, 2020 - Bairro: José Bonifácio 60.025-131 Fortaleza CE Fone/FAX: (85) 3226.4958 R 34 - e-mail: abqce@ufc.br XXI MARATONA CEARENSE

Leia mais