PROPOSTA DE MUSICALIZAÇÃO DE LIDDY CHIAFFARELLI MIGNONE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROPOSTA DE MUSICALIZAÇÃO DE LIDDY CHIAFFARELLI MIGNONE"

Transcrição

1 PROPOSTA DE MUSICALIZAÇÃO DE LIDDY CHIAFFARELLI MIGNONE

2 Liddypertencia a uma família da alta sociedade paulista e seu pai, o conhecido pianista Luigi Chiaffarelli, mantinha em casa um ambiente musical constante. Casou-se pela primeira vez com o professor e compositor Agostino Cantu. O segundo casamento, com o compositor Francisco Mignone, motivou a mudança de Liddy para o Rio de Janeiro. Chegando ao Rio passou a lecionar Piano e Iniciação Musical.

3 Juntamente com Sá Pereira, LiddyMignone foi uma pioneira da Iniciação Musical no Rio de Janeiro. Os dois introduziram, esse curso, em 1937, no Conservatório Brasileiro de Música, na gestão de Lorenzo Fernandez. No ano seguinte, os dois se separaram e Sá Pereira instituiu o curso no Instituto de Música, hoje Escola de Música da UFRJ. Liddyacreditava que a Iniciação Musical deveria fazer parte da formação integral do indivíduo e que todos deveriam passar por essa experiência.

4 Em 1948 criou o curso de especialização em Iniciação Musical, formando os primeiros professores que iriam atuar nas escolas particulares e do governo. Em 1949, juntamente com Augusto Rodrigues da Escolinha de Artes do Brasil, realizou a Semana da Criança, com debates públicos sobre A criança e a Interpolação das Artes. Em 1950, foi criado o Centro para Estudo da Iniciação Musical. As atividades desse centro começaram em Em 1965, foi inaugurado o Festival Anual de Iniciação Musical; eram encontros que duravam uma semana inteira, realizados na ABI ou no MEC.

5 LiddyMignone valoriza muito a realidade do aluno, respeitando e procurando sempre compreender sua bagagem psicológica e emocional. Interesse pelos métodos (Dalcroze, Orff, Willems) de Educação Musical, além de permitir questionamentos a seu trabalho, o que não era muito comum naquela época. Para estimular a socialização das crianças, as atividades musicais eram realizadas através de brincadeiras, jogos, histórias, danças, bandinha rítmica (conjuntos de percussão), canto e movimentos corporais. Através da improvisação de ritmos e melodias, o aluno desenvolvia sua criatividade.

6 AS PRIMEIRAS NOÇÕES A SEREM DADAS Noções de dinâmica (f e p) e agógica(acelerando e retardando), aplicadas ao repertório do grupo. O folclore foi sempre utilizado. Exercícios de atenção. Cada grupo representa uma música. 1. Quando soar a música de um determinado grupo, este canta e se movimenta; caso contrário, permanece parado. 2. Através de fragmentos rítmicos: quando o fragmento de um grupo for executado, este bate palmas e pés.

7 Audição concentrada da música. Através desse exercício, levar o aluno à percepção dos andamentos inicialmente contrastantes. Vivência dos diversos andamentos e da agógica através de marchas. Vivência da dinâmica (f-p- crescendo diminuindo) sem mudança de andamento. Exercícios de atenção e ataque. Os alunos marcham contando 1-2 ao ouvirem o piano; quando este para, permanecem quietos, contando e batendo palmas.

8 Contagem oral dos tempos, visando à percepção dos valores proporcionais: A) Contam e batem palmas (quatro passos iguais). B) Contam e batem palmas no 1 e no 3. Seguram as mãos no 2 e 4 (dois passos mais lentos). C) Contam e batem palma no 1, Segurando as mãos no 2, 3 e 4 (passo muito lento).

9 NOÇÕES DE SILÊNCIO Batem palmas no 1 e no 3; levantam as mãos no 2 e no 4. Do mesmo modo, é introduzida a pausa de mínima e semibreve. Em seguida, iniciam-se os treinos de ritmos binários e ternários.

10 VIVÊNCIA DE VALORES 1. Crianças, lado a lado, representando cada uma um número ( ) Quando o professor bate palmas apenas no 1 e no 3, as crianças que simbolizam o 2 e o 4 ficam, respectivamente, atrás do 1 e do 3; 2. Utilizando somente as 3 figuras acima e seus respectivos silêncios, o professor distribui uma coleção de cartões representativos dos valores e inicia, através de palmas, o ditado rítmico. Depois que o aluno arruma seus cartões, o professor escreve no quadro de giz o ditado proposto.

11 A BANDINHA RÍTMICA E SUA PRINCIPAIS FINALIDADES 1. Educativa desenvolve e disciplina o ritmo, educa a atenção e dá coordenação motora. 2. Socializadora para se obter um bom resultado final, é necessária a participação integral de cada criança. 3. Artística na disposição e alternância de instrumentos e escolhas de repertório, é despertado o gosto. A bandinha é utilizada para acompanhamentos de músicas sem e com texto (para crianças alfabetizadas) e com partitura musical (para os musicalizados).

12 A relação do ser humano com a música, que tão marcadamente sobressaiu no trabalho da professora Liddy, pode ser constatada na observação feita ao final do seu Guia para o professor de recreação musical, nas páginas 57-58, no qual é colocada uma série de atitudes que devem ser evitadas. Encarar os alunos como seres humanos e não como números, dar-lhes o ensejo de receberem a música como se recebe um presente valioso, [...], que se transforma aos poucos em amigo, em companheiro inseparável. MIGNONE, LiddyC. Guia para o professor de recreação musical. Rio de Janeiro: s/ed., p

13 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA MIGNONE, LiddyC. Guia para o professor de recreação musical. Rio de Janeiro: s/ed., PAZ, ErmelindaA. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX, Metodologia e Tendências. Brasília: Editora MusiMed, 2000.

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EMENTAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS 2017 SUMÁRIO 1. SOBRE O ENSINO BÁSICO DE MÚSICA... 3 2. SOBRE A ETAPA DA MUSICALIZAÇÃO INFANTIL... 3 3. SOBRE A ETAPA DA INICIAÇÃO MUSICAL... 3 4. SOBRE AS PRÁTICAS COMPLEMENTARES...

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código 150502 EDUCAÇÃO MUSICAL: A Música é uma forma do conhecimento cuja linguagem é o som. A experiência musical viva e criativa é a base de todas as aprendizagens.

Leia mais

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código EDUCAÇÃO MUSICAL:

AGRUPAMENTO ESCOLAS PROFESSOR CARLOS TEIXEIRA Código EDUCAÇÃO MUSICAL: EDUCAÇÃO MUSICAL: A Música é uma forma do conhecimento cuja linguagem é o som. A experiência musical viva e criativa é a base de todas as aprendizagens. As vivências e os pensamentos musicais dos alunos

Leia mais

* Rio de Janeiro

* Rio de Janeiro * 25-12-1949 Rio de Janeiro Formação e Atuação Formação em Pedagogia, Licenciatura em Música e Piano na Faculdade Católica de Filosofia, Faculdade de Educação e Escola de Música e Artes Cênicas da UFBA,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO: TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: IV COMPONENTE CURRICULAR: MUSICALIZAÇÃO II CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas ANO/SÉRIE: 2º ANO CARGA HORÁRIA

Leia mais

ESCOLA E.B. 2,3 DE SANDE

ESCOLA E.B. 2,3 DE SANDE ESCOLA E.B. 2,3 DE SANDE Educação Musical - Planificação Anual 5º ano Departamento de Expressões Artísticas e Tecnológicas 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL 1.º Período (Unidades 1 e 2) Pulsação. Tempo. Andamentos:

Leia mais

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO

ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID COORDENAÇÃO DO SUBPROJETO DE MÚSICA ANÁLISE DE MATERIAL DIDÁTICO Bolsista: GlíciaLorainne Moreira Silva 1)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO CURSO: TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: IV COMPONENTE CURRICULAR: MUSICALIZAÇÃO I CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas ANO/SÉRIE: 1º ANO CARGA HORÁRIA TOTAL:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS

PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS UNIDADE 1 Elementos expressivos da Música Sons vocais, corporais e instrumentais; Dinâmica: fortissimo, pianissimo, crescendo e decrescendo; Andamento: presto, moderato,

Leia mais

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral:

PLANEJAMENTO Julho. Professor (a): Janete Neusa Perin NOME DO LIVRO: Objetivo geral: PLANEJAMENTO Julho NOME DO LIVRO: Estratégias de outras áreas do conhecimento A BRUXA SALOMÉ Leitura e escrita; Oralidade; Dias da Semana; Rimas. -Desenvolver o gosto pela leitura, valorizando a como fonte

Leia mais

Oficinas artísticas do CUCA Música

Oficinas artísticas do CUCA Música Oficinas artísticas do CUCA Música Contrabaixo I Desenvolvimento de noções básicas de contrabaixo, ritmos, melodias e harmonia, Teoria musical, Desenvolvimento Técnico, Digitação. Contrabaixo II Continuação

Leia mais

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi Professor José Calixto - 2019 O que é Currículo? Orientações Pensar o currículo como caminho ideal consolidado, mas na prática sempre reconhecer a fluidez que

Leia mais

Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1

Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1 INSTRUÇÕES A prova de aptidão musical constitui-se de três partes: Universidade Metodista de Piracicaba Processo Seletivo 2013 Prova de Aptidão Curso Música Licenciatura Prova 1 1. HISTÓRICO MUSICAL Você

Leia mais

JURITY DE SOUZA FARIAS APRENDER SOLFEJO CONSTRUINDO FRASES

JURITY DE SOUZA FARIAS APRENDER SOLFEJO CONSTRUINDO FRASES JURITY DE SOUZA FARIAS APRENDER SOLFEJO CONSTRUINDO FRASES Primeiro trabalho didático sobre iniciação musical deu-se em forma de tese, apresentada no concurso para a cadeira de Teoria e Solfejo da Escola

Leia mais

Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016)

Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS. (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de 2016) Escola EB1 João de Deus COD. 242 937 Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD. 346 779 Critérios de Avaliação PERFIL DE APRENDIZAGENS ESPECÍFICAS (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 de julho de

Leia mais

O segundo workshop trata das questões da duração: pulso, métrica, andamento, agógica, sistemas rítmicos.

O segundo workshop trata das questões da duração: pulso, métrica, andamento, agógica, sistemas rítmicos. WorkShow O CÓDIGO MUSICAL Um curso dividido em 5 workshops, para todos - músicos, atores, bailarinos e demais, que pretendam desvendar os segredos da linguagem musical e suas aplicações nos mais diversos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES TEMA 1: DURAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES TEMA 1: DURAÇÃO MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES CECÍLIA CAVALIERI FRANÇA TEMA 1: DURAÇÃO Tópico 1: Curto e longo Diferenciar entre sons curtos e longos, não proporcionais e proporcionais.

Leia mais

Música faz bem! BOA PROVA

Música faz bem! BOA PROVA Prova de Habilidade Específica em Música PROVA DE APTIDÃO CURSO MÚSICA LICENCIATURA 1. Todos os candidatos deverão se submeter à entrevista, ao teste escrito e oral, bem como escrever seu histórico musical.

Leia mais

Princípios pedagógicos para Iniciação ao Piano de Antonio de Sá Pereira e Liddy Chiaffarelli Mignone

Princípios pedagógicos para Iniciação ao Piano de Antonio de Sá Pereira e Liddy Chiaffarelli Mignone Princípios pedagógicos para Iniciação ao Piano de Antonio de Sá Pereira e Liddy Chiaffarelli Mignone Luana Valentim da Silva lua25@hotmail.com Universidade Federal da Bahia Ekaterina Konopleva konoplek@gmail.com

Leia mais

MATRIZ DA PROVA GLOBAL

MATRIZ DA PROVA GLOBAL Curso Artístico Especializado de Música [Escreva um trecho do documento ou o resumo de um ponto interessante. Pode posicionar a caixa de texto em qualquer ponto do documento. Utilize o separador Ferramentas

Leia mais

HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre

HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre HORÁRIO DAS OFICINAS DO SEMINÁRIO DE MÚSICA Semestre 2017.2 APRECIAÇÃO MUSICAL OFICINA DE APRECIAÇÃO MUSICAL - A PARTIR DE 18 ANOS Análise de literatura musical e análise de instrumentos (seus timbres,

Leia mais

Escola de Artes SAMP. Matriz para a Prova de Passagem Formação Musical

Escola de Artes SAMP. Matriz para a Prova de Passagem Formação Musical Matriz para a Prova de Passagem Formação Musical Preparatório PROVA MELÓDICA Reprodução de intervalos Capacidade de reproduzir sons e respetivas distâncias sonoras Canto de uma melodia Conhecimento de

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: Expressões ÁREA DISCIPLINAR: Artes Visuais DISCIPLINA: Educação Musical CURSO: Básico DE: 2º ciclo ANO: 5º- ANO LETIVO: 2017/18 MANUAL: PLAY TIMBRE DINÂMICA

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM º CICLO Ano Letivo 01/017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Educação Musical / Metas de Aprendizagem em EM / Manual 100%Músic@ 5ºano

Leia mais

ESTHER SCLIAR. Porto Alegre, 28 de setembro de 1926 Rio de Janeiro, 18 de março de 1978.

ESTHER SCLIAR. Porto Alegre, 28 de setembro de 1926 Rio de Janeiro, 18 de março de 1978. ESTHER SCLIAR Porto Alegre, 28 de setembro de 1926 Rio de Janeiro, 18 de março de 1978. De 1963 a 1975 desenvolveu seu trabalho na Pró-Arte do Rio de Janeiro. Trabalhou, ainda, no Instituto Villa-Lobos

Leia mais

MATRIZ DA PROVA ESCRITA DE APTIDÃO MUSICAL CANDIDATOS AO 1º GRAU EM MÚSICA

MATRIZ DA PROVA ESCRITA DE APTIDÃO MUSICAL CANDIDATOS AO 1º GRAU EM MÚSICA MATRIZ DA PROVA ESCRITA DE APTIDÃO MUSICAL CANDIDATOS AO 1º GRAU EM MÚSICA O,6 X NOTA APTIDÃO MUSICAL + O,4 X NOTA EXECUÇÃO EXPERIMENTAL IDENTIFICAÇÃO DE TRECHOS MUSICAIS IDENTIFICAR E ASSINALAR FRASES

Leia mais

Programação de 6º ano

Programação de 6º ano Programação de 6º ano 2011 12 Esta programação está organizada com base nos conteúdos a desenvolver ao longo do 5º ano de escolaridade. E é através das situações educativas descritas que se torna possível

Leia mais

APÊNDICE I. - Guião de entrevista

APÊNDICE I. - Guião de entrevista APÊNDICES APÊNDICE I - Guião de entrevista Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico Guião de Entrevista Tema: A Expressão Musical na Educação Pré-Escolar Estratégias Utilizadas

Leia mais

Janeiro. Março/Abril

Janeiro. Março/Abril Outubro Jogos de exploração da voz Planificação Anual Expressão e Educação Musical 1.º ano 1º Período 2º Período 3º Período Dizer e entoar rimas e lengalengas Experimentar sons vocais (todos os que a criança

Leia mais

Metas de Aprendizagem: Educação Musical (2º Ciclo)

Metas de Aprendizagem: Educação Musical (2º Ciclo) Metas de Aprendizagem: Educação Musical (2º Ciclo) Domínio: Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação Subdomínio: Interpretação e Comunicação Meta Final 1) O aluno canta a solo e em grupo,

Leia mais

Prova de Admissão ao Curso Básico de Música

Prova de Admissão ao Curso Básico de Música Prova de Admissão ao Curso Básico de Música - REGULAMENTO - 1.º Enquadramento legal e âmbito a) De acordo com a Portaria n.º 225/2012, de 30 de julho, podem ser admitidos no Curso Básico de Música, em

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR 2015 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA

CONCURSO VESTIBULAR 2015 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA CONCURSO VESTIBULAR 2015 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA Nome do Candidato: Inscrição: Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões com as seguintes pontuações: Questão

Leia mais

Atividades rítmicas e expressão corporal

Atividades rítmicas e expressão corporal Atividades rítmicas e expressão corporal LADAINHAS CANTIGAS BRINQUEDOS CANTADOS FOLCLORE MOVIMENTOS COMBINADOS DE RÍTMOS DIFERENTES RODAS Estas atividades estão relacionados com o folclore brasileiro,

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM INTEGRAL - CEAI DISCIPLINA: MUSICALIZAÇÃO PROFESSOR: TIAGO BELÉM TURMA: 1º ANO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA

CENTRO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM INTEGRAL - CEAI DISCIPLINA: MUSICALIZAÇÃO PROFESSOR: TIAGO BELÉM TURMA: 1º ANO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA TURMA: 1º ANO CONTEÚDO O QUE VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER QUAL O SIGNIFICADO PARA A VIDA PRÁTICA PROCEDIMENTO METODOLÓGICO RECURSO CRONOGRAMA AVALIAÇÃO REFERÊNCIA REFERÊNCIA ELETRONICA OBSERVAÇÃO.

Leia mais

2017/2018. Objetivos/ Descritores

2017/2018. Objetivos/ Descritores Planificação Anual Música 2º ciclo Turma dos 5º ano 2017/2018 Período Domínios Conteúdos/ Subdomínios Ao longo do ano letivo DESENVOLVIME CAPACIDADE DE EXPRESSÃO E COMUNICAÇÃO Timbre Meio ambiente, vocal,

Leia mais

- MATRIZES DAS DISCIPLINAS -

- MATRIZES DAS DISCIPLINAS - - MATRIZES DAS DISCIPLINAS - FORMAÇÃO MUSICAL Anexo II Matrizes das Disciplinas Admissões 2015/2016 Página 30 de 80 1. DITADOS RÍTMICOS FORMAÇÃO MUSICAL ACESSO AO 2º GRAU PROVA ESCRITA 1.1. Duas frases

Leia mais

PAZ, Ermelinda A. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX, Metodologia e Tendências. Brasília: Editora MusiMed, 2000.

PAZ, Ermelinda A. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX, Metodologia e Tendências. Brasília: Editora MusiMed, 2000. PAZ, Ermelinda A. Pedagogia Musical Brasileira no Século XX, Metodologia e Tendências. Brasília: Editora MusiMed, 2000. As referidas metodologias devem ser concebidas dentro do contexto da época, e cabe

Leia mais

Desenvolvendo)habilidades)em)notação)musical)a)partir)da)composição)musical) para)percussão)corporal.) Comunicação%

Desenvolvendo)habilidades)em)notação)musical)a)partir)da)composição)musical) para)percussão)corporal.) Comunicação% Desenvolvendo)habilidades)em)notação)musical)a)partir)da)composição)musical) para)percussão)corporal.) LuísBourscheidt IFPR/PUC)PR luis.bourscheidt@ifpr.edu.br BeatrizIlari USC UniversityofSouthernCalifornia

Leia mais

003. Prova de Aptidão Musical

003. Prova de Aptidão Musical Processo Seletivo 2011 003. Prova de Aptidão Musical Confira seus dados impressos na capa e na última folha deste caderno. Esta prova contém 30 questões objetivas e terá duração total de 2 horas. Para

Leia mais

CACILDA BORGES ( )

CACILDA BORGES ( ) CACILDA BORGES (1914 2010) Fez curso de piano, composição e regência na Escola de Música da UFRJ. Responsável pela introdução da cadeira de Ritmoplastiana Escola de Dança do Teatro Municipal do RJ. Obras

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Arte Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Maria Leopoldina Lima Cardoso Onofre

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2017 Edital N.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2017 Edital N. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE SELEÇÃO PROCESSO SELETIVO 2017 Edital N. 69/2016 ANEXO V PROGRAMAS DAS PROVAS PARA OS CURSOS QUE EXIGEM

Leia mais

Heitor Villa-Lobos ( ) Prof. Rafael Rodrigues da Silva

Heitor Villa-Lobos ( ) Prof. Rafael Rodrigues da Silva Heitor Villa-Lobos (1887-1959) Prof. Rafael Rodrigues da Silva Canto Orfeônico 1931 - a aula de música passa a ser obrigatória em todos os níveis. Até então, só era prescrita no nível primário (menos de

Leia mais

PROVA DE ADMISSÃO AO CURSO BÁSICO DE MÚSICA. Regulamento ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS

PROVA DE ADMISSÃO AO CURSO BÁSICO DE MÚSICA. Regulamento ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS PROVA DE ADMISSÃO AO CURSO BÁSICO DE MÚSICA Regulamento ACADEMIA MUSICAL DOS AMIGOS DAS CRIANÇAS Prova de Admissão ao Curso Básico de Música - Regulamento - 1.º Enquadramento legal e âmbito a) De acordo

Leia mais

Timbres semelhantes e contrastantes Timbres semelhantes: sons parecidos. Timbres contrastantes: sons muito diferentes.

Timbres semelhantes e contrastantes Timbres semelhantes: sons parecidos. Timbres contrastantes: sons muito diferentes. Propriedades do som Matéria 5º ano Educação Musical Timbre; Altura; Indica se o som é mais agudo ou mais grave. Intensidade; O mesmo que volume (som mais forte ou mais suave) Duração. Indica se o som é

Leia mais

MUSIVIVER:COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS E VIVÊNCIAS MUSICAIS SCHNEIDER, T. ¹, HUYER, G. S.², DINIZ, J. R.³ RESUMO

MUSIVIVER:COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS E VIVÊNCIAS MUSICAIS SCHNEIDER, T. ¹, HUYER, G. S.², DINIZ, J. R.³ RESUMO MUSIVIVER:COMPARTILHANDO CONHECIMENTOS E VIVÊNCIAS MUSICAIS SCHNEIDER, T. ¹, HUYER, G. S.², DINIZ, J. R.³ ¹ Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) Venâncio Aires RS Brasil RESUMO Este projeto oferece

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 6.º ANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL - 6.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO ATINGIR NO FINAL DE CICLO O aluno canta a solo e em grupo, com intencionalidade expressiva, canções em diferentes tonalidades

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação

Critérios Específicos de Avaliação DEPARTAMENTO Pré Escolar ANO LETIVO 2018/2019 DISCIPLINA ANO 3,4,5 anos Critérios Específicos de Avaliação 1. ÁREA DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL Relaciona-se com as outras crianças Relaciona-se com os adultos

Leia mais

FORMAÇÃO MUSICAL E MÚSICA NAS AEC Formação musical suposta para cada ano do 1º ciclo. Cursos de Formação de Professores

FORMAÇÃO MUSICAL E MÚSICA NAS AEC Formação musical suposta para cada ano do 1º ciclo. Cursos de Formação de Professores FORMAÇÃO MUSICAL E MÚSICA NAS AEC Formação musical suposta para cada ano do 1º ciclo Cursos de Formação de Professores António José Ferreira 3/6/2008 Com a acção Formação Musical e Música no 1º Ciclo pretende-se

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL 6.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE EDUCAÇÃO MUSICAL 6.º ANO DE EDUCAÇÃO MUSICAL 6.º ANO Ano Letivo 2015 2016 PERFIL DO ALUNO PERFIL DO ALUNO ATINGIR NO FINAL DE CICLO O aluno canta a solo e em grupo, com intencionalidade expressiva, canções em diferentes tonalidades

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL PLANIFICAÇÃO PERIÓDICA 7º ANO 2016/2017 1.º Período Temas Conteúdos/Conceitos

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MUSICAL ANO: 5º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS METAS DE

Leia mais

Cursos do Conservatório Vocacionais. Cursos Profissionais

Cursos do Conservatório Vocacionais. Cursos Profissionais Cursos do Conservatório Vocacionais Piano, Canto, Violino, Guitarra, Saxofone, Harpa e de um modo geral todos os instrumentos de orquestra. Cursos Profissionais A Escola Profissional das Artes da Madeira

Leia mais

Conservatório de Música D. Diniz

Conservatório de Música D. Diniz Conservatório de Música D. Diniz 1ª Sessão Timbre: Vozes/ instrumentos. Identifica e reconhece as notas musicais na pauta; Reconhece diferentes estruturas formais; Execução de melodias e ostinatos; Padrões

Leia mais

PLANO DE ENSINO MÚSICA 2013

PLANO DE ENSINO MÚSICA 2013 PLANO DE ENSINO MÚSICA 2013 1. APRESENTAÇÃO A música está presente em todas as culturas, nos diferentes períodos históricos da humanidade e suas formas de organização se constituem em cada contexto específico.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE CONCURSO VESTIBULAR VESTIBULAR 2017 MÚSICA INSTRUÇÕES - Ao receber este caderno de prova verifique se contém 30 questões. Caso contrário,

Leia mais

Prova de Aptidão Musical

Prova de Aptidão Musical Vestibular 2010 Prova de Aptidão Musical Curso de Licenciatura em Música 1. o Caderno Questões Objetivas 18.12.2009 Escreva seu nome e número da carteira na capa e na última folha deste caderno. Esta prova

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Assinatura: PROVA COLETIVA PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR 2016 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA Nome do Candidato: Inscrição: Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões com as seguintes pontuações:

Leia mais

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL 2016/ º Ano Turma 1

DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL 2016/ º Ano Turma 1 5º Ano Turma 1 Ritmo: Pulsação; Som e silêncio organizados com a pulsação (semínima e pausa); Altura: Registo agudo, médio e grave; Linhas sonoras ascendentes e descendentes: ondulatórias, contínuas e

Leia mais

ENSINO BÁSICO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. Entidade Promotora: Câmara Municipal de Abrantes. Entidade Parceira: Orfeão de Abrantes

ENSINO BÁSICO ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR. Entidade Promotora: Câmara Municipal de Abrantes. Entidade Parceira: Orfeão de Abrantes ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR Entidade Promotora: Câmara Municipal de Abrantes Entidade Parceira: Orfeão de Abrantes ESCOLA do 1º Ciclo: EB1 Pego, EB1 Alvega, EB1 Alvega/Concavada, EB1 Rossio

Leia mais

DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: Educação Musical ANO LETIVO:

DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: Educação Musical ANO LETIVO: DEPARTAMENTO DISCIPLINAR DE EXPRESSÕES DISCIPLINA: Educação Musical ANO LETIVO: 07-08 ANO: 5º Ano / ºPeríodo OBJECTIVOS CONTEÚDOS ESTRATÉGIAS/ ACTIVIDADES RECURSOS/ MATERIAIS AVALIAÇÃO TEMPO Identificar

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Musical 5º ano Ano Letivo 2015/2016

Leia mais

PERÍODO INTEGRAL. Horário SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA. Acolhida Recreação Livre. Hora da História Cartões Musicais

PERÍODO INTEGRAL. Horário SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA. Acolhida Recreação Livre. Hora da História Cartões Musicais PERÍODO INTEGRAL 7h 7h30 Recreação Livre 7h30 8h30 Caixa Mágica Cartões Musicais Mímicas Instrumentos Musicais 8h30 9h Lanche / Higiene Lanche / Higiene Lanche / Higiene Lanche / Higiene Lanche / Higiene

Leia mais

Ano Letivo 2012/2013 2º Ciclo 5º Ano

Ano Letivo 2012/2013 2º Ciclo 5º Ano AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Planificação Anual EDUCAÇÃO MUSICAL Ano Letivo 2012/2013 2º Ciclo 5º Ano Unidade Didática/Tema* Conceitos/Conteúdos Organizadores/Competências Específicas

Leia mais

003. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música

003. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música Processo Seletivo 2012 003. Prova de Conhecimento e Habilidade em Música Confira seus dados impressos neste caderno. Esta prova contém 30 questões objetivas e terá duração total de 2 horas. Para cada questão,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ 2º e 3º CICLOS D. JOÃO V ESCOLA SECUNDÁRIA c/ e CICLOS D. JOÃO V 5º Ano Turma 1 PERÍODO MATÉRIAS / CONTEÚDOS AULAS PREVISTAS Ritmo: Pulsação; Som e silêncio organizados com a pulsação (semínima e pausa); Altura: Registo agudo,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS

PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS UNIDADE 1 Compasso binário, ternário e quaternário Figuras rítmicas Notas na pauta e na flauta Organização da música Cânone Elementos expressivos da música Dinâmica Andamento

Leia mais

Formação Musical Ensino Secundário Prova Escrita e Oral

Formação Musical Ensino Secundário Prova Escrita e Oral Informação - Prova de Equivalência à Frequência Formação Musical Ensino Secundário Prova Escrita e Oral Ano Letivo 2016/2017 Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de

Leia mais

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI TECLADO

GRADE CURRICULAR CAVALLIERI TECLADO MÓDULO I 1º Semestre 1.1 Apresentação do instrumento - Conhecimento das características e possibilidades de uso com seus recursos sonoros e eletrônicos e diferenças entre o teclado e o piano. 1.2 Postura,

Leia mais

DESPACHO Nº 18/2018 Acesso e ingresso ao curso de 1º ciclo em Música ano letivo 2018/2019

DESPACHO Nº 18/2018 Acesso e ingresso ao curso de 1º ciclo em Música ano letivo 2018/2019 DESPACHO Nº 18/2018 Acesso e ingresso ao curso de 1º ciclo em Música ano letivo 2018/2019 Considerando: Que nos termos do artigo 64.º da Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro (Regime Jurídico das Instituições

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

VESTIBULAR PROVA DE APTIDÃO EM MÚSICA AGUARDE A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES. INSTRUÇÕES

VESTIBULAR PROVA DE APTIDÃO EM MÚSICA AGUARDE A ORDEM DO FISCAL PARA ABRIR ESTE CADERNO DE QUESTÕES. INSTRUÇÕES VESTIBULAR 2007 003. PROVA DE APTIDÃO EM MÚSICA INSTRUÇÕES VOCÊ RECEBEU SUA FOLHA DE RESPOSTAS E ESTE CADERNO CONTENDO 30 QUESTÕES OBJETIVAS. CONFIRA SEU NOME E NÚMERO DA CARTEIRA NA CAPA DESTE CADERNO.

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Especialização em Educação Infantil Professores Carmelito Lopes e Letícia Lopes.

Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Especialização em Educação Infantil Professores Carmelito Lopes e Letícia Lopes. Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação Especialização em Educação Infantil Professores Carmelito Lopes e Letícia Lopes O método Willems Agosto/2014 A participação familiar na vida musical

Leia mais

100 2 Mãos Versão 1.2: Síncopas & Contratempos (Páginas 1 a 32 de 64)

100 2 Mãos Versão 1.2: Síncopas & Contratempos (Páginas 1 a 32 de 64) Ficha Técnica: 100 2 Mãos Versão 1.2: Síncopas & Contratempos (Páginas 1 a 32 de 64) Autor: D. M. C. S. Editor: Bubok Design Interior/Exterior e Montagem: D. M. C. S. 2010/06/20 Lisboa 100 2 Mãos: Síncopas

Leia mais

Educação Artística Elementar na Atualidade: Abordagem Orff-Schulwerk e Desenvolvimento do Eu Musical

Educação Artística Elementar na Atualidade: Abordagem Orff-Schulwerk e Desenvolvimento do Eu Musical Educação Artística Elementar na Atualidade: Abordagem Orff-Schulwerk e Desenvolvimento do Eu Musical João Cristiano Rodrigues Cunha Bragança, 8 setembro 2016 Tópicos selecionados Tópico 1. Pedagogia Musical

Leia mais

capacitação em musicalização infantil Mirella Aires Alves

capacitação em musicalização infantil Mirella Aires Alves capacitação em musicalização infantil Mirella Aires Alves Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe

Leia mais

ARTES CÊNICAS Cenografia: Segunda-feira 16h55 às 18h30 14 vagas Dramaturgia I: Segunda-feira 18h35 às 20h10 15 vagas Dramaturgia II:

ARTES CÊNICAS Cenografia: Segunda-feira 16h55 às 18h30 14 vagas Dramaturgia I: Segunda-feira 18h35 às 20h10 15 vagas Dramaturgia II: ARTES CÊNICAS Cenografia: A disciplina trabalhará a criação da cenografia para um espetáculo teatral. Desenvolverá os processos de análise dramatúrgica, pesquisa sobre as especificidades do texto teatral,

Leia mais

Os ritmos básicos mais comuns, que combinam com os das pulsações cerebrais humanas 1, são os ritmos de 2, 3 e 4 pulsações:

Os ritmos básicos mais comuns, que combinam com os das pulsações cerebrais humanas 1, são os ritmos de 2, 3 e 4 pulsações: 4. RITMO, COMPASSO Ritmo: é a organização do tempo musical em pulsações fortes e fracas. Nossa percepção musical tende a agrupar e dar sentido a pulsações de acordo com regularidades de acentuação os ritmos.

Leia mais

Plano de Formação 2018/2021

Plano de Formação 2018/2021 Plano de Formação 2018/2021 Curso n.º 041_PROForma_18/21 (DREAçores/AAFC/000/2019) Cronograma /Caracterização N.º de horas: 25 horas Unidades de Crédito: 1 unidade (de acordo com o artigo 231.º do EPDRAA)

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO Escola Básica e Secundária Dr. Vieira de Carvalho Departamento de Expressões e Tecnologias Planificação Anual de Educação Musical 5º ano Ano Letivo 2016/2017

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 07/08 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa de Educação Musical / Manual 00%Músic@ 5ºano º CICLO EDUCAÇÃO MUSICAL 5ºANO - INSTRUMENTOS

Leia mais

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I

GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Maceió, 16 de julho de 2016. GUIA PEDAGÓGICO PARA OS PAIS Maternal I Senhores pais ou responsáveis Estamos iniciando o terceiro bimestre letivo e gostaríamos de informar-lhes sobre os projetos que serão

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Disciplina: MÚSICA Série: 8º ano

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Disciplina: MÚSICA Série: 8º ano UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO DE ENSINO Disciplina: MÚSICA Série: 8º ano Professor Responsável: Thais Fernanda Vicente Rabelo Maciel Carga horária Anual: 60 horas Carga horária

Leia mais

Resolução 031/93 - CONSUNI (Alterada pelas Resoluções 041/94 - CONSUNI e 015/96 - CONSEPE)

Resolução 031/93 - CONSUNI (Alterada pelas Resoluções 041/94 - CONSUNI e 015/96 - CONSEPE) Resolução 031/93 - CONSUNI (Alterada pelas Resoluções 041/94 - CONSUNI e 015/96 - CONSEPE) Cria o curso de Música - Bacharelado -, com as opções "Instrumento: Piano" e "Instrumento: Violino", a ser oferecido

Leia mais

FORMAÇÃO MUSICAL 9.º Ano/5.º Grau

FORMAÇÃO MUSICAL 9.º Ano/5.º Grau Informação - Prova de Equivalência à Frequência FORMAÇÃO MUSICAL 9.º Ano/5.º Grau Ano Letivo 2015/2016 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR 151841 ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR 346184 Planificação Anual de Educação Musical 5.º/6º/7º/8º anos Ano letivo 2016/17 EDUCAÇÃO MUSICAL 5º ano 1.º período O que é a música?

Leia mais

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870

AGRUPAMENTO DE CLARA DE RESENDE COD. 242 937 COD. 152 870 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO ( Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012 ) No caso específico da disciplina de E. Musical, do 5ºano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível

Leia mais

PERCEPÇÃO MUSICAL. 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E M I N A S G E R A I S

PERCEPÇÃO MUSICAL. 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E M I N A S G E R A I S U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D E M I N A S G E R A I S PERCEPÇÃO MUSICAL 2 a Etapa SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente o CARTAZ sobre ELIMINAÇÃO AUTOMÁTICA,. 1 - A Prova de Percepção Musical

Leia mais

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II

PLANO DE ESTUDO TRIMESTRAL Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Disciplina: Arte Professora: Sílvia Mendes 1º Trimestre 2016 / Pré II Esquema corporal; Vida e obra de Pablo Ruiz Picasso. ATIVIDADES QUE SERÃO ESTUDADAS: Ampliação do repertório gráfico por meio da observação;

Leia mais

Anexo 1. Questionário de caracterização da turma. Nome Data de Nascimento: / / Nome do pai: Idade: Nome da mãe: Idade:

Anexo 1. Questionário de caracterização da turma. Nome Data de Nascimento: / / Nome do pai: Idade: Nome da mãe: Idade: Anexos Avaliação do valor educativo de um software de elaboração de partituras: um estudo de caso com o programa Finale no 1º ciclo Anexo 1 Questionário de caracterização da turma Nome Data de Nascimento:

Leia mais

Reconhecendo e vivenciando os elementos constitutivos da música

Reconhecendo e vivenciando os elementos constitutivos da música Como foi dito anteriormente, o pleno domínio dos conteúdos inerentes a ritmo, melodia e harmonia, depende de um conhecimento mais específico da linguagem musical; por isso, o que se busca aqui é um aumento

Leia mais

Música no contexto escolar

Música no contexto escolar Música no contexto escolar Professor Marcelo Melo Licenciado em Música Pós Graduado em Educação Popular e Movimento Social Mestrando em Educação Superior Experiências - SMED - Prefeitura Municipal de Cidreira-

Leia mais

UEL Prova de Habilidades Específicas. Vestibular. M Ú S I C A 2 5 / 0 9 / M a t u t i n o P r o v a C o l e t i v a.

UEL Prova de Habilidades Específicas. Vestibular. M Ú S I C A 2 5 / 0 9 / M a t u t i n o P r o v a C o l e t i v a. Prova de Habilidades Específicas M Ú S I C A 2 5 / 0 9 / 2 0 1 6 M a t u t i n o P r o v a C o l e t i v a Nome do Candidato: Inscrição: Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões

Leia mais

A PERCUSSÃO CORPORAL NO ENSINO DE MÚSICA

A PERCUSSÃO CORPORAL NO ENSINO DE MÚSICA A PERCUSSÃO CORPORAL NO ENSINO DE MÚSICA Renata Ribeiro Silva Maria Cristina Lemes de Souza Costa renata_ribeirosilva@hotmail.com souzacosta@ufu.br Universidade Federal de Uberlândia Universidade Federal

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE EXPRESSÕES EDUCAÇÃO MUSICAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 6º ANO 2016/2017 Metas Conceitos Conteúdos Objetivos Avaliação

Leia mais