Música no contexto escolar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Música no contexto escolar"

Transcrição

1 Música no contexto escolar

2 Professor Marcelo Melo Licenciado em Música Pós Graduado em Educação Popular e Movimento Social Mestrando em Educação Superior

3 Experiências - SMED - Prefeitura Municipal de Cidreira- RS ( Professor Artes/ Música) ( Áreas EJA) - Escola de educação infantil Descobrindo o Saber (Professor Música). - Ação Francisco de Assis, Educação Social (Professor Musica) - PMPA Prefeitura Municipal de Porto Alegre Secretaria da Cultura Banda Municipal de Porto Alegre Músico. - Instituto Gaúcho de Educação Superior IGES - Instituto Educacional Corujinha Sapeca

4 A Educação Musical na formação do Sujeito

5 As complexidades da música e sua relação para com a adoração é tema significativo. Um importante aspecto distintivo da música é sua capacidade de se comunicar simultaneamente em duas linguagens singulares. Afinal de contas arte é expressão!

6 PERSPECTIVAS SOBRE EDUCAÇÃO ATRVÉS DA MUSICAL NA ESCOLA: UM DIÁLOGO EM CONSTRUÇÃO Práticas musicais em espaço escolar.

7 No dia 18 de agosto de 2008 foi sancionado pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva, o projeto de Lei n /2008 que regulamenta a obrigatoriedade da educação musical nas escolas públicas, o qual alterou Lei de Diretrizes e Bases da Educação n 9.394, de 20 de dezembro de 1996, determinando prazo de três anos letivos para as escolas se adaptarem a nova exigência.

8 Pensando o aluno A infância e adolescência são uma fase da vida importante para o desenvolvimento de auto critica do aluno, que neste momento passa por transformações físicas e psicológicas, criando vínculos de amizade, conceitos de família e expectativas para o futuro, devemos potencializá-los através de ferramentas que possibilitem uma atitude de integração.

9 Mudar nosso olhar!

10 Temos que ter consciência de que o professor deve ser comprometido com uma prática pedagógica inclusiva, que valorize a bagagem que o educando traz de suas vivências para dentro da sala de aula não pode ser apenas um transmissor de conteúdos (FREIRE, 2001, p. 33). Dessa forma, procurei levar em conta, para o planejamento das atividades, os gêneros musicais trazidos pelos alunos, ou seja, pagode, pop rock e funk.

11 Kater (2004) defende que, a música unida à educação atua como agente de construção humana, podendo ser utilizada como uma forte ferramenta para a formação integral, estabelecendo e promovendo o processo de conhecimento em autoconhecimento do educando.

12 A música em espaço educacional formal ou não formal, tem uma função de inclusão social, desenvolvendo uma perspectiva de melhoria de vida para os alunos.

13 Mas e o adulto? - Quando ele traz construído um conceito sobre sua função de sujeito junto a sociedade. - Quando sua bagagem carrega magoas e frustrações. - Pouca ou nenhuma perspectiva de mudança em sua condição vulnerável perante uma sociedade desigual?

14 Desigualdade Social

15 É possível perceber que as escola vem passando por grandes dificuldades de administrar a violência entre alunos, problemas que estão relacionados nas questões racial,cultural, religioso, núcleo familiar, etc...) em espaço escolar laico (sem religião).

16 Práticas musicais na Educação de Jovens e Adultos A função do EJA (Educação de Jovens e Adultos) é dividida em reparar, equalizar e qualificar o sujeito, que por algum motivo teve seus direitos educacionais violados.

17 Inicialmente, o simples fato de existir um público com diferentes idades, possibilita um trabalho rico em conhecimento histórico e grande diversidade na construção de um repertório. Este seria um processo de musicalização, onde a vivencia do aluno é importante no processo de aprendizagem.

18 Segundo Albuquerque (2010): As práticas musicais mostram-se como uma extraordinária ferramenta para estabelecer uma densa rede de configurações sócio-culturais, com os elos da valorização da própria individualidade, do outro e do respeito das relações interpessoais, em um comprometimento de solidariedade e cooperação.

19 Todas essas interfaces inerentes ao desenvolvimento do trabalho de educação musical contribuem para, a inclusão e integração social. E, além disso o aprendizado influência na apreciação artística e motivação pessoal. A música, concebida como função social, é inalienável a toda organização humana, a todo agrupamento social (SALAZAR, 1989, p. 47).

20 A Percussão como uma Ferramenta Pedagógica O trabalho musical através da percussão, pode estabelecer limites no comportamento do aluno, desenvolvendo um espírito de grupo. Em escolas com baixo orçamento para a aquisição de instrumentos, é possível trabalhar a percussão através de criação com sucatas ou até mesmo percussão corporal. Durante as atividades de musicalização através da percussão corporal realizadas com os alunos, tornam-se possível a aproximação entre os alunos.

21 O interesse pela música por parte dos alunos facilitam atividades que abordam a linguagem apaziguadora e estabelecem padrões rítmicos em conjunto, ao passar do tempo surge uma colaboração integral e produtiva por todos alunos envolvidos.

22 Vamos tentar?

23 A Influência e os Efeitos da Música Sobre o Corpo Humano A música realmente influencia? Somos os seres vivos com mais alto poder de pensamento racional, maior capacidade associativa, enormes recursos de memória e o único ser vivo que domina a fala articulada; a verdadeira coroa da criação. Para nós, o conceito de ser influenciado por um som, que é algo abstrato e efêmero, que só existe no tempo e na nossa imaginação, pode parecer estranho.

24 Temos a clara noção de gostar ou não de uma música e isso pode nos levar a pensar que esta escolha baseada no gosto pessoal é a única influência que a música pode ter sobre nós. Se eu não gosto de uma música, ela não vai me afetar.

25 Temos que ter consciência de que o professor deve ser comprometido com uma prática pedagógica inclusiva, que valorize a bagagem que o aluno (educando) traz de suas vivências para dentro da sala de aula não pode ser apenas um transmissor de conteúdos (FREIRE, 2001, p. 33). Dessa forma, procurando levar em conta durante o planejamento das atividades, os gêneros musicais trazidos pelos alunos, ou seja: pagode, pop rock e funk.

26 Bibliografia ECA, Estatuto da Criança e Adolescente ( de-12-de-outubro-de-1991-cria-o-conselho-nacional-dos-direitos-dacrianca-e-do) FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 3ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985, p.79) PROJOVEM, educador/guias/manual_orientacoes_gerais.pdf REIS, Elisa; SCHWARTZMAN, Simon. Pobreza e Exclusão Social: Aspectos Sócio Políticos. SILVERIA, Cecília. Construindo uma Cultura de Paz por meio da Inclusão Social: a via da Educação Musical. Porto Alegre, Monografia (Especialização em Educação para a Paz)- Programa de Pós-Graduação da Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

27 Quem não ouve a melodia acha maluco quem dança... Oswaldo Montenegro

28 OBRIGADO!!!

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS - 2016.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II Teoria e Percepção Musical II. Desenvolvimento da leitura musical em quatro claves de referência:

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

CURSO: MÚSICA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL II Desenvolvimento da percepção dos elementos da organização musical, através de atividades práticas; utilização de elementos

Leia mais

TUDO SOBRE MIM Nair Alves Tavares Silvia Maria Barreto dos Santos Pedagogia/Ulbra Cachoeira do Sul RESUMO

TUDO SOBRE MIM Nair Alves Tavares Silvia Maria Barreto dos Santos Pedagogia/Ulbra Cachoeira do Sul RESUMO TUDO SOBRE MIM Nair Alves Tavares Silvia Maria Barreto dos Santos Pedagogia/Ulbra Cachoeira do Sul Nairtavares12@gmail.com RESUMO O presente trabalho possui informações referentes à prática na Educação

Leia mais

DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR LINHAS ORIENTADORAS PARA ELABORAÇÂO DO PROJETO CURRICULAR DE GRUPO

DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR LINHAS ORIENTADORAS PARA ELABORAÇÂO DO PROJETO CURRICULAR DE GRUPO DEPARTAMENTO DO PRÉ-ESCOLAR LINHAS ORIENTADORAS PARA ELABORAÇÂO DO PROJETO CURRICULAR DE GRUPO ANO LETIVO 2017/2018 É fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.- Aristóteles. Introdução

Leia mais

MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA FLAUTA-DOCE, UMA IDÉIA QUE SEMPRE DEU CERTO

MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA FLAUTA-DOCE, UMA IDÉIA QUE SEMPRE DEU CERTO MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA FLAUTA-DOCE, UMA IDÉIA QUE SEMPRE DEU CERTO Fátima Beatriz de Castro Santos Email: fsan1@uol.com.br Resumo: O presente trabalho relata uma prática musical desenvolvida nos anos

Leia mais

SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO

SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO 1 SOCIEDADE E INDIVÍDUO EM DISCUSSÃO Acadêmica: Raquel Luchese Orientadora: SilandraBadch Rosa Universidade Luterana do Brasil- ULBRA raquelluchese@hotmail.com RESUMO O presente trabalho refere-se ao Estágio

Leia mais

9º Encontro Estadual dos servidores Administrativos da Educação de Goiás - SINTEGO. Luiz Dourado CNE/UFG

9º Encontro Estadual dos servidores Administrativos da Educação de Goiás - SINTEGO. Luiz Dourado CNE/UFG 9º Encontro Estadual dos servidores Administrativos da Educação de Goiás - SINTEGO Luiz Dourado CNE/UFG Comissão Câmara Educação Superior CNE Composição; Eixo; Reuniões de trabalho ampliada; Realização

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE)

A BNCC e sua implantação. José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) A BNCC e sua implantação José Francisco Soares Conselho Nacional de Educação (CNE) EDUCAÇÃO Educação é um processo intencional e organizado de aquisição de conhecimentos e de habilidades, de incorporação

Leia mais

Fanfarra um toque além da música. Pôster

Fanfarra um toque além da música. Pôster Fanfarra um toque além da música Pôster Robison Bologna Oliveira 1 Universidade Estadual de Londrina (UEL) contato@robisonbologna.com.br Helena E. M. N. Loureiro 2 Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº. 001/2018 PRIMEIRO TERMO ADITIVO

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº. 001/2018 PRIMEIRO TERMO ADITIVO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO EDITAL Nº. 001/2018 PRIMEIRO TERMO ADITIVO A PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DO PIAUÍ, no uso de suas atribuições legais, faz saber que O EDITAL DO TESTE SELETIVO Nº 001/2018

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA, CURRÍCULO INICIADO EM 2018:

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA, CURRÍCULO INICIADO EM 2018: EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE PEDAGOGIA, CURRÍCULO INICIADO EM 2018: DIDÁTICA II 68 h/a 3403 A Didática na prática educativa no contexto das diferentes abordagens, modalidades de ensino e realidades

Leia mais

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto

Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi. Professor José Calixto Currículo Música Fundamental 1 Escola Santi Professor José Calixto - 2019 O que é Currículo? Orientações Pensar o currículo como caminho ideal consolidado, mas na prática sempre reconhecer a fluidez que

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 1 Nº 1 Julho 2005

Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire Ano 1 Nº 1 Julho 2005 A ATUAÇÂO DE MONITORES E EDUCAÇÃO DIALÓGICA NO ESCOPO DO CURSO DE PEDAGOGIA EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL -UERGS Autores: Vilmar Bagetti,

Leia mais

Música na escola: reflexões sobre a Lei /2008. Profª. Carla Lopardo UNIPAMPA - UFRGS

Música na escola: reflexões sobre a Lei /2008. Profª. Carla Lopardo UNIPAMPA - UFRGS Música na escola: reflexões sobre a Lei 11.769/2008 Profª. Carla Lopardo UNIPAMPA - UFRGS Altera a Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA

INSTITUTO DE PESQUISA ENSINO E ESTUDOS DAS CULTURAS AMAZÔNICAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO ACRIANA EUCLIDES DA CUNHA SOBRE O CURSO A formação do docente para atuar na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Curso Normal preconiza o respeito à pluralidade e diversidade da sociedade brasileira, em

Leia mais

COLEÇÃO EDUCACIONAL BRINCADEIRAS MUSICAIS DA PALAVRA CANTADA

COLEÇÃO EDUCACIONAL BRINCADEIRAS MUSICAIS DA PALAVRA CANTADA COLEÇÃO EDUCACIONAL BRINCADEIRAS MUSICAIS DA PALAVRA CANTADA BRINCADEIRAS MUSICAIS DA PALAVRA CANTADA é uma Coleção Educacional de música para crianças, elaborada pela Editora Melhoramentos em parceria

Leia mais

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA.

QUEM SOMOS A OCA ESTÁ LOCALIZADA EM CARAPICUÍBA, DENTRO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO HISTÓRICO: A ALDEIA DE CARAPICUÍBA. OCA Escola Cultural QUEM SOMOS Criada em 1996, o projeto OCA - Escola Cultural, fundamenta seu objetivo no contato com a população de origem agrária, que traz consigo saberes atuantes na formação cultural

Leia mais

Matrizes Curriculares. Ano Letivo de 2017/2018

Matrizes Curriculares. Ano Letivo de 2017/2018 Matrizes Curriculares Ano Letivo de 2017/2018 Índice Matriz da Educação Pré-Escolar... 2 Ensino Básico... 1º Ciclo... 2º Ciclo... 4 Percurso Curricular Alternativo º Ano... 5 º Ciclo... Curso de Educação

Leia mais

Palavras-chave: Ludicidade. Histórias. Pedagogia social. Crianças.

Palavras-chave: Ludicidade. Histórias. Pedagogia social. Crianças. RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA PORTA DE ACESSO PARA A CULTURA EM ESPAÇOS INVISIBILIZADOS. Resumo: Ariane da Silva Dias Machado/UFF i Jackeline Barboza Ayres Affonso/UFF ii Thais da Silva Aires/UFF iii Somos

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

BNCC e a Educação Infantil

BNCC e a Educação Infantil BNCC e a Educação Infantil Departamento Pedagógico Educação Básica Fevereiro de 2018 Departamento Pedagógico Educação Básica 1 Educação é a Base Estrutura Regionalidade BNCC e o RCN Qualidade da Aprendizagem

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Núcleo temático: Químico Pedagógico Código da Disciplina: Etapa: 5ª Semestre Letivo: 1º/2013

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Núcleo temático: Químico Pedagógico Código da Disciplina: Etapa: 5ª Semestre Letivo: 1º/2013 1 UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: ESCOLA DE ENGENHARIA Curso: QUÍMICA Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Professor: LUIZ FERNANDO PINTO BAHIA Carga horária: 1h30 Ementa:

Leia mais

Ementas curso de Pedagogia matriz

Ementas curso de Pedagogia matriz Ementas curso de Pedagogia matriz 100031 DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E PLANEJAMENTO PROFISSIONAL Leitura e compreensão dos diversos gêneros textuais, abordando a escrita do parágrafo, da paráfrase e de textos

Leia mais

FAZENDO MÚSICA NO ELZIRA MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA FLAUTA- DOCE, UMA IDÉIA QUE DEU CERTO. Pôster. Introdução. Metodologia

FAZENDO MÚSICA NO ELZIRA MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA FLAUTA- DOCE, UMA IDÉIA QUE DEU CERTO. Pôster. Introdução. Metodologia FAZENDO MÚSICA NO ELZIRA MUSICALIZAÇÃO ATRAVÉS DA FLAUTA- DOCE, UMA IDÉIA QUE DEU CERTO Fátima Beatriz de Castro Santos Colégio Estadual Profa Elzira Correa de Sá Ponta Grossa fsan1@uol.com.br Pôster Resumo:

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

A inclusão no programa de educação musical da Associação Amigos do Projeto Guri. Comunicação

A inclusão no programa de educação musical da Associação Amigos do Projeto Guri. Comunicação A inclusão no programa de educação musical da Associação Amigos do Projeto Guri Comunicação Claudia Maradei Freixedas Associação Amigos do Projeto Guri A.A.P.G. agclaudiafreixedas@projetoguri.org.br Resumo:

Leia mais

Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens

Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens Promovendo o engajamento das famílias e comunidades na defesa do direito à saúde sexual e reprodutiva de adolescentes e jovens Jaqueline Lima Santos Doutoranda em Antropologia Social UNICAMP Instituto

Leia mais

O PROJETO Escola Construindo Saber Instituto Morena Rosa

O PROJETO Escola Construindo Saber Instituto Morena Rosa O PROJETO O Projeto Escola Construindo Saber é um Centro de Educação Infantil criado para atender as necessidades de mães trabalhadoras da indústria e da comunidade carente do município de Cianorte. Foi

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de Filosofia Ano letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de Filosofia Ano letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano Áreas de competência A Linguagens e textos B Informação e comunicação C Raciocínio e resolução de problemas Descritores Usa linguagem verbal adequada para construir

Leia mais

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO

PLANIFICAÇÃO A MÉDIO/LONGO PRAZO Educação Moral e Religiosa Católica Plano nual do 10º ano de escolaridade ulas previstas 10º I//K/L/M aula à 5ª feira ulas previstas 10º B/C/E/F aula à 4ª feira Períodos ulas Períodos ulas 1.º Período

Leia mais

A MÚSICA NO ESPAÇO DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

A MÚSICA NO ESPAÇO DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL A MÚSICA NO ESPAÇO DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL Resumo Amanda de Melo Jorge 1 Sandra Mantovani Leite 2 Este trabalho é uma parte da pesquisa bibliográfica realizada para o trabalho de conclusão

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

A Experiência do Pibid Música na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: ação, reflexão e adaptação

A Experiência do Pibid Música na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: ação, reflexão e adaptação A Experiência do Pibid Música na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul: ação, reflexão e adaptação Mariana de Araújo Stocchero (Pibid Música/UFMS) Resumo: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CURSO: Pedagogia. Período: Não definido. Semestre de Ingresso: 1º. C.H. Teórica: 40h

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CURSO: Pedagogia. Período: Não definido. Semestre de Ingresso: 1º. C.H. Teórica: 40h PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Pedagogia Disciplina: Educação de Jovens e Adultos Professor: Renato Ribeiro Período Letivo: 2 sem/2016 Série: 5ª Série 6ª Série Período: Não definido C.H. Teórica:

Leia mais

Luiz Dourado CNE/UFG Recife,

Luiz Dourado CNE/UFG Recife, Luiz Dourado CNE/UFG Recife, 16.09.15 PNE e a formação dos profissionais do magistério da Educação Básica Brasil: desigual e combinado; Conferências nacionais e FNE; Pne: princípios, metas e estratégias;

Leia mais

problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. Após passar pela a etapa da Educação Infantil estruturada pelas interações e brincadeiras, as crianças iniciam a etapa do Ensino Fundamental, a qual introduz uma nova estrutura em sua vida escolar baseada

Leia mais

V CICLO DE PALESTRAS

V CICLO DE PALESTRAS V CICLO DE PALESTRAS Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos WebPensa: : Uma Ferramenta Para Apoio ao Desenvolvimento do Pensamento Crítico Scheila Wesley Martins Augusto César C Melo

Leia mais

Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires

Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires Estado do Rio Grande do Sul Conselho Municipal de Educação - CME Venâncio Aires Resolução Nº 01, de 12 de dezembro de 2012. Fixa Normas e Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos EJA

Leia mais

ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3

ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3 EXTRACLASSE ATIVIDADES EXTRACLASSE ATIVIDADES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL Nível 1, Nível 2 e Nível 3 Dança No Marista São Francisco, o estudante desenvolve habilidades dentro e fora da sala de aula, com atividades

Leia mais

ABORDAGENS/CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

ABORDAGENS/CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA ABORDAGENS/CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA Abordagens Pedagógicas Surgem da década de 80 influenciadas por discussões na área educacional com o intuito de romper com o modelo hegemônico do esporte

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO Nº01/2012 RETIFICAÇÃO 03

EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO Nº01/2012 RETIFICAÇÃO 03 EDITAL DO CONCURSO PÚBLICO Nº01/2012 RETIFICAÇÃO 03 O Prefeito Municipal de GUAREÍ, Estado de São Paulo, no uso de as atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, torna público a presente

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO Das Disposições Gerais O presente

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE CURSO DE PSICOLOGIA Núcleo 3 7º período/2019

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE CURSO DE PSICOLOGIA Núcleo 3 7º período/2019 Programa 1: O Processo Educacional: Saúde ou Alienação DEPARTAMENTO: Psicologia Social PERÍODO/ANO: 7º/2019 CARGA HORÁRIA: 34 PROFESSORAS: Cecilia Pescatore e Beatriz Brambilla OBJETIVOS Produzir visibilidade

Leia mais

OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA OFICINAS PEDAGÓGICAS SOBRE OS DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de PEREIRA 2, Douglas Willian Quirino Centro de Educação/ Departamento

Leia mais

Ainda, tomando como foco a formação do professor, o artigo de Maria Aparecida Clemêncio nos conduz por todo um outro caminho de reflexão, Prefácio 9

Ainda, tomando como foco a formação do professor, o artigo de Maria Aparecida Clemêncio nos conduz por todo um outro caminho de reflexão, Prefácio 9 PREFÁCIO A série de artigos que se seguem, compondo o segundo número da Revista NUPEART dão conta da diversidade que o próprio Núcleo Pedagógico de educação e Artes apresenta: desde artigos de caráter

Leia mais

1.1. Creche Objectivos gerais

1.1. Creche Objectivos gerais 1.1. Creche 1.1.1. Objectivos gerais Os processos de ensino e aprendizagem deverão contribuir nesta primeira etapa da Educação para a Infância, para que as crianças alcancem os seguintes objectivos: -

Leia mais

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens Apresentação CAMPUS IGUATEMI Inscrições em Breve Turma 07 -->Previsão de Início: Agosto *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar

Leia mais

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA

EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA 1 EMENTA DOS CURSOS DE 2ª LICENCIATURA/COMPLEMENTAÇÃO PEDAGOGICA SOCIOLOGIA A Sociologia geral, propõe a problematização de questões frente às diferentes realidades sociais, inclusive, na qual o aluno

Leia mais

ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES

ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ESTÁGIO CURRICULAR DE GESTÃO EM AMBIENTE ESCOLAR: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES Melissa Carla Streck Bundt Silandra Badch Rosa Pedagogia/ULBRA Cachoeira do Sul melissa.streck@hotmail.com RESUMO Este

Leia mais

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil

Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária. Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Bichinhos na creche, uma aventura extraordinária Cibele Rodrigues Xavier Martins Creche Henfil Criança Sujeito histórico e de direitos que, nas interações, relações e práticas cotidianas que vivencia,

Leia mais

Plano Anual de Atividades. Mês Atividade/Tarefa Objetivos Intervenientes

Plano Anual de Atividades. Mês Atividade/Tarefa Objetivos Intervenientes Mês Atividade/Tarefa Objetivos Intervenientes Setembro Integração e adaptação das Crianças Reunião de pais - Promover a (re)integração e adaptação das crianças à creche; - Proporcionar um ambiente que

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1. EMENTA - Função do corpo na evolução psíquica. Aspectos conceituais da psicomotricidade: imagem do corpo, a tonicidade, o movimento, a comunicação corporal. O desenvolvimento psicomotor da criança.

Leia mais

DESENVOLVENDO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS A PARTIR DE ATIVIDADES COM JOGOS

DESENVOLVENDO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS A PARTIR DE ATIVIDADES COM JOGOS DESENVOLVENDO AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS A PARTIR DE ATIVIDADES COM JOGOS Autora: Paula Schneider dos Santos Orientadora: Prof.ª Drª Taís Fim Alberti Universidade Federal de Santa Maria Email: tais.alberti@ufsm.br

Leia mais

Mostra de Projetos Os Pés do Pavão

Mostra de Projetos Os Pés do Pavão Mostra de Projetos 2011 Os Pés do Pavão Mostra Local de: Dois Vizinhos Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Secretaria Municipal de Educação,

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular

Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular Entenda o BNCC Base Nacional Comum Curricular A Lei de Diretrizes e Bases Educacionais já teve importantes alterações em sua estrutura, o que levantou alguns questionamentos sobre o novo direcionamento

Leia mais

Entendendo a estrutura da BNCC

Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da BNCC Entendendo a estrutura da Base Nacional Comum Curricular A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de grande importância para a educação brasileira, uma vez

Leia mais

1. PRINCÍPIOS ORIENTADORES

1. PRINCÍPIOS ORIENTADORES 1 Índice PLANOS DE ESTUDO... 3 2. OBJETIVOS... 4 3.1. PLANO DE ESTUDO - EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR... 5 3.2. PLANO DE ESTUDO - 1º CICLO... 6 3.3. PLANO DE ESTUDO - 2º e 3º CICLOS... 8 4. DISCIPLINAS NÃO CURRICULARES...

Leia mais

I Educom Sul. Desafios e Perspectivas

I Educom Sul. Desafios e Perspectivas FACOS quarenta an os I Educom Sul Desafios e Perspectivas Rádio Ruschi: um (re) pensar da escola em uma proposta interdisciplinar 1 Silvânia Maria de Sá Neu 2 Rosane Terezinha Pendeza Callegaro 3 Raquel

Leia mais

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana de Oliveira Pinto Silvia Maria Barreto dos Santos Ulbra Cachoeira do Sul silvanaopg@gmail.com RESUMO O presente trabalho trata do relato

Leia mais

MÃOZINHAS DA INCLUSÃO

MÃOZINHAS DA INCLUSÃO MÃOZINHAS DA INCLUSÃO INTRODUÇÃO O presente relato de experiência é fruto do Projeto de Extensão: Mãozinhas da Inclusão e tem por finalidade compartilhar algumas vivências e saberes de como o processo

Leia mais

OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO OS JOVENS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM BUSCA DA SUPERAÇÃO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO Ana Emília Martins Veríssimo, Giordana Karoline da Silva Estevão Universidade Federal da Paraíba-UFPB, emiliaverissimo@hotmail.com

Leia mais

OFERTA CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019

OFERTA CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 OFERTA CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 OS NOSSOS PRINCÍPIOS ORIENTADORES: O Agrupamento de Escolas do Barreiro defende, para as suas ESCOLAS e JARDINS DE INFÂNCIA, o desenvolvimento, a sistematização e

Leia mais

Disciplina: Educação Física

Disciplina: Educação Física 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO SUBÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA Disciplina: Educação Física Professora: Silmara Antunes Turma: 8º A e B ENSINO FUNDAMENTAL ANO:

Leia mais

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIVÊNCIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD.

FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIVÊNCIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD. Anais Expoulbra 20 22 Outubro 2015 Canoas, RS, Brasil FORMAÇÃO DO PEDAGOGO: VIVÊNCIAS EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES NO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA/EAD. Ana J. Acosta (ULBRA) Bianca D. C. Goulart

Leia mais

Atividades Extraclasse

Atividades Extraclasse Atividades Extraclasse No Marista Ipanema, o estudante também aprende e desenvolve habilidades além da sala de aula. As turmas das Atividades Extraclasse, para cada modalidade, são divididas de acordo

Leia mais

Processos de composição colaborativa: um relato de experiência no grupo musical Confraria de La Yerba. Poster. Introdução

Processos de composição colaborativa: um relato de experiência no grupo musical Confraria de La Yerba. Poster. Introdução Processos de composição colaborativa: um relato de experiência no grupo musical Confraria de La Yerba. Rafael Gonçalves Oliveira da Silva Universidade Federal do Pampa Acordeon.rafael.oliveira@gmail.com

Leia mais

A Perspectiva De Ensino E Aprendizagem Nos Ambientes Virtuais

A Perspectiva De Ensino E Aprendizagem Nos Ambientes Virtuais A Perspectiva De Ensino E Aprendizagem Nos Ambientes Virtuais ARAUJO, Inaura Soares de. [1] TAHIM, Demetrius Oliveira. [2] ARAUJO, Inaura Soares De; TAHIM, Demetrius Oliveira. A Perspectiva De Ensino E

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA

FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE BRAGANÇA PAULISTA MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA BRAGANÇA PAULISTA 2017 MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA 1º Semestre Nº de Aulas Carga Horária Brinquedoteca: jogos e brincadeiras

Leia mais

EDUCAR A INFÂNCIA: Como as crianças aprendem?

EDUCAR A INFÂNCIA: Como as crianças aprendem? EDUCAR A INFÂNCIA: Como as crianças aprendem? PROFA. DRA. ANDRÉA SERPA UFF andreaserpauff@gmail.com www.andreaserpauff.com.br Alguns princípios... Aprender a fazer: o trabalho como um princípio educativo;

Leia mais

O ENSINO RELIGIOSO NA PARAÍBA:

O ENSINO RELIGIOSO NA PARAÍBA: O ENSINO RELIGIOSO NA PARAÍBA: Desafios e conquistas para formação docente AUTORES: Gracileide A. da Silva Maria Azimar F. Silva Maria José T. Holmes Um pouco da História do Ensino Religioso na Paraíba

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO GOVER DE PORTUGAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2016-2017 Agrupamento de Escolas de Loureiro AGRUPAMENTO ESCOLAS LOUREIRO151609 Escola Sede EB Loureiro330188 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Leia mais

DATA CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Limeira - Prova 02/07/2017

DATA CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Limeira - Prova 02/07/2017 Meu objetivo: DATA CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Aula/data Ficha-Resumo % Questões Revisão Prefeitura de Limeira - Prova 02/07/2017 Teorias e função da educação na atualidade Curriculo Educação Especial e

Leia mais

Critérios para um atendimento de qualidade na Educação Infantil. Professora: Claudia Yazlle

Critérios para um atendimento de qualidade na Educação Infantil. Professora: Claudia Yazlle Critérios para um atendimento de qualidade na Educação Infantil Professora: Claudia Yazlle O que é qualidade na Educação Infantil? Definir qualidade envolve: Valores Tradições Conhecimentos científicos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Decreto-Lei N.º 55/2018 de 6 de julho. - Conhecimentos - Capacidades - Atitudes. Aplicação de.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Decreto-Lei N.º 55/2018 de 6 de julho. - Conhecimentos - Capacidades - Atitudes. Aplicação de. e PORTUGUÊS INGLÊS 5 HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL A - ORALIDADE Compreensão oral 2, Expressão oral 2, B - LEITURA Leitura (expressiva/dramatizada) C - EDUCAÇÃO LITERÁRIA Compreensão Escrita D - EXPRESSÃO

Leia mais

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE

A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE A FORMAÇÃO DO EDUCADOR DE JOVENS E ADULTOS E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica Esse educador traz uma

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CAMPO A INVESTIGAR. Leila Nogueira Teixeira, Msc. Ensino de Ciências na Amazônia Especialista em Educação Infantil

EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CAMPO A INVESTIGAR. Leila Nogueira Teixeira, Msc. Ensino de Ciências na Amazônia Especialista em Educação Infantil EDUCAÇÃO INFANTIL: UM CAMPO A INVESTIGAR Leila Nogueira Teixeira, Msc. Ensino de Ciências na Amazônia Especialista em Educação Infantil Quem são as crianças? Únicas, possuem saberes, desejos, interesses,

Leia mais

JUVENTUDE/S: ser jovem hoje, aprendizagens e participação. REGINA NOVAES UFRJ/CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA.

JUVENTUDE/S: ser jovem hoje, aprendizagens e participação. REGINA NOVAES UFRJ/CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA. JUVENTUDE/S: ser jovem hoje, aprendizagens e participação. REGINA NOVAES UFRJ/CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA. SUMÁRIO: 1- Condição juvenil: marcas geracionais comuns (juventude no singular) 2- Situação

Leia mais

COMENTÁRIOS DO PROFESSORES TELMA FREIRES E RODRIGO RODRIGO RODRIGUES CONHECIMENTOS PEGAGÓGICOS CARGO ATIVIDADES (2)

COMENTÁRIOS DO PROFESSORES TELMA FREIRES E RODRIGO RODRIGO RODRIGUES CONHECIMENTOS PEGAGÓGICOS CARGO ATIVIDADES (2) COMENTÁRIOS DO PROFESSORES TELMA FREIRES E RODRIGO RODRIGO RODRIGUES CONHECIMENTOS PEGAGÓGICOS CARGO ATIVIDADES (2) Questão 71 certa Essas diretrizes pautam-se pelas teorias pós críticas Questão 72 Item

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

Escola Municipal Arnaldo de Barros Moreira

Escola Municipal Arnaldo de Barros Moreira ESCOLAS: Escola Estadual Escritor Horácio de Almeida Escola Municipal Arnaldo de Barros Moreira Escola Municipal Paulo Freire Professora: Francisca Roseane Franco Ribeiro de Sousa¹ Coordenadoras: Maria

Leia mais

Data Tema Objetivos Atividades Recursos

Data Tema Objetivos Atividades Recursos Data Tema Objetivos Atividades Recursos Setembro Adaptação - Promover a (re) adaptação; - Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor; - Desenvolver atitudes de autoestima e autoconfiança, bem como, o

Leia mais

REGULAMENTO DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE - UniRV

REGULAMENTO DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE - UniRV 1 REGULAMENTO DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DE RIO VERDE - UniRV Capítulo I Da Composição Art. 1º Este regimento terá composição interdisciplinar e transdisciplinar. Art. 2º Os

Leia mais

ANEXO 1 ADENDA AOS CRITÉRIOS ESPECIFICOS DE AVALIAÇÃO - 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO DOMÍNIO DOS CONHECIMENTOS PORTUGUÊS

ANEXO 1 ADENDA AOS CRITÉRIOS ESPECIFICOS DE AVALIAÇÃO - 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO DOMÍNIO DOS CONHECIMENTOS PORTUGUÊS ANEXO 1 ADENDA AOS CRITÉRIOS ESPECIFICOS DE AVALIAÇÃO - 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO DOMÍNIO DOS CONHECIMENTOS PORTUGUÊS Oralidade Leitura Escrita Gramática Educação Literária 7 7 7 4 Identifica e compreende

Leia mais

Ensino Médio Integrado

Ensino Médio Integrado Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Integrado Código: 0262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Área de Conhecimento: Linguagens. Componente Curricular: Educação Física Série: 1ª Eixo

Leia mais

Avaliações das e nas escolas: entre uma resposta colectiva e uma resposta individual

Avaliações das e nas escolas: entre uma resposta colectiva e uma resposta individual I Congresso Ibero-Brasileiro de Política y Administración de la Educación VI Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, IV Congresso do Fórum Português de Administração Educacional

Leia mais

PROPOSTA DE MUSICALIZAÇÃO DE LIDDY CHIAFFARELLI MIGNONE

PROPOSTA DE MUSICALIZAÇÃO DE LIDDY CHIAFFARELLI MIGNONE PROPOSTA DE MUSICALIZAÇÃO DE LIDDY CHIAFFARELLI MIGNONE Liddypertencia a uma família da alta sociedade paulista e seu pai, o conhecido pianista Luigi Chiaffarelli, mantinha em casa um ambiente musical

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 5º 1. Ementa (sumário, resumo) Apresenta e analisa

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

CURSO DE PEDAGOGIA (currículo em implantação progressiva a parir de )

CURSO DE PEDAGOGIA (currículo em implantação progressiva a parir de ) CURSO DE PEDAGOGIA (currículo em implantação progressiva a parir de 2009.1) CRIAÇÃO DO CURSO DECRETO 476/60, DE 19/01/60 PARECER 579/CNE/59, 02/12/59 RECONHECIMENTO DO CURSO DECRETO 75590/75, DE 10/04/75

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Psicologia B 12º Ano Ano Letivo COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Psicologia B 12º Ano Ano Letivo COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Psicologia B 12º Ano Ano Letivo 2017-18 COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Mobiliza conhecimentos para fundamentar e argumentar ideias Comunica ideias, oralmente ou por escrito, com correção

Leia mais

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian

Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian Escola: Professor (a): BNCC - Colocando o pensar e o agir da criança no centro do processo educativo. Autora: Simone Helen Drumond Ischkanian FAIXA ETÁRIA CAMPOS DE EXPERIÊNCIA OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Leia mais