PPFR: EFICAZ PROGRAMA PARA FORMULAÇÃO DE RAÇÕES. M Garcia-Neto 1. Araçatuba/Unesp SP Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PPFR: EFICAZ PROGRAMA PARA FORMULAÇÃO DE RAÇÕES. M Garcia-Neto 1. Araçatuba/Unesp SP Brasil"

Transcrição

1 PPFR: EFICAZ PROGRAMA PARA FORMULAÇÃO DE RAÇÕES M Garcia-Neto 1 1 Departamento de Apoio, Produção e Saúde Animal-Curso de Medicina Veterinária de Araçatuba/Unesp SP Brasil mgarcia@fmva.unesp.br INTRODUÇÃO A programação linear típica apresenta três componentes: 1-Requisitos/restrições nutricionais (i.e., ou =) e valores; 2-Matriz de ingredientes e nutrientes e suas limitações e 3-Preço dos Ingredientes, o qual permite a formulação de dietas de custo mínimo de forma rápida e satisfatória. PPFR A planilha eletrônica PPFR (Programa Prático para Formulação de Rações), desenvolvida a partir do programa WUFFDA (5), é utilizada para formulação de rações para várias categorias de animais (frangos de corte, poedeiras, codornas, peixes, bovinos de leite e corte, suínos, eqüinos e avestruzes) e também para formulação de suplementos vitamínicos e minerais, segundo o modelo linear (dietas de custo mínimo) e não linear (dietas de lucro máximo). O PPFR utiliza o software da planilha eletrônica Excel, sendo possível listar, introduzir, alterar ou eliminar dados e realizar cálculos, permitindo grande flexibilidade. Através deste recurso, o programa PPFR utiliza planilhas de dados designadas: Título - breve introdução e bibliografia do programa PPFR; Ingredientes - apresenta duas sessões: 1- Ingredientes ativos previamente selecionados para o cálculo e 2- Lista de várias opções de ingredientes; Nutrientes - são vários nutrientes, com possibilidade de acréscimo, se necessário; Formulação - utiliza a programação linear ou não linear para minimizar o custo da ração ou para otimizar o lucro; e outras planilhas de suporte (Análise de sensibilidade, Gráficos, Especificações da ração, Ficha de Mistura, Níveis de Inclusão) as quais são seguidas por outras planilhas de suporte para cálculo das exigências nutricionais em função da categoria animal. CÁLCULO DA RAÇÃO O cálculo da ração envolve três passos básicos: 1-Definir e selecionar pelas caixas de combinação (ex: ) na planilha Ingredientes quais os alimentos que poderão ser utilizados; 2- Determinar clicando a especificação da exigência nas opções disponíveis (ex: ), segundo o sexo e a fase (idade); 3- Formular a ração

2 com o uso da ferramenta Solver do software Excel, nas planilhas Formular não linear e/ou Formular linear, conforme o propósito. Pela flexibilidade e robustez, o PPFR (versão PL) é utilizado para fins didáticos e de pesquisa desde 2007, mas pode ser útil na rotina da indústria animal. Agora, com a versão PNL (1), amplia-se suas possibilidades de uso, mas ainda mantém sua praticidade, uma vez que o usuário tem completo acesso às funções e fórmulas, com fácil inspeção em todas as partes do processo de formulação. Sua robustez permite o uso de aminoácidos digestíveis (Proteína ideal), do princípio completo de Mongin (2) (Balanço e Relação eletrolítica), de várias unidades (%, ppm ou g/kg) e ainda, dentre os nutrientes apresentados constam os níveis de metais pesados da dieta. Finalmente, pode-se avaliar a ração quanto à sensibilidade de custo (recurso do Solver) para tomada de decisão, pelo custo sombra e de oportunidade. O Brasil é uns dos maiores produtores mundiais de carne e, assim, de ração balanceada. Portanto, a formulação de dietas é extremamente importante na economia do sistema de produção, que deseja desempenho, uniformidade, produtividade e maximização do lucro.

3

4 Figura 1. Planilhas do programa PPFR (Programa Prático de Formulação de Rações). In: ( categoria.asp?catcod=4&subcatcod=138)

5 PRINCÍPIOS DO USO DO PPFR 1- A programação linear (PL) é uma poderosa ferramenta para ajudar o nutricionistaformulador na escolha de ingredientes para a formulação de uma ração. 2- Através da PL é possível uma combinação de ingredientes (ex: milho, farelo de soja, sal, premix) que atenda as exigências nutricionais em nutrientes dos animais (ex: PB, EM, Ca, P), com o menor custo (Ração de custo mínimo). 3- Caso haja alguma alteração no valor de um ingrediente, há agilidade em simular/realizar uma nova formulação. 4- Uma ração de custo mínimo necessariamente não irá permitir um lucro máximo (1 e 3). 5- PPFR e Solver a. Adição e Seleção de ingredientes - Abra a programa PPFR e clique na planilha ou no botão Ingredientes, e em cada caixa de combinação escolha, dentre os ingredientes disponíveis, o mais apropriado.

6 b. Confirme se os valores mínimos e máximos (em % ou kg) são adequados para este ingrediente.

7 c. Adição e Seleção de Exigências Nutricionais - Clique na planilha ou no botão Nutrientes, e na lateral direita selecione clicando, dentre os botões disponíveis, aquele que representa a exigência da categoria animal mais apropriada, sendo copiado automaticamente na lateral esquerda. Observe se todas as limitações (inferior e superior) são apropriadas, e se necessário, faça as devidas correções.

8 d. Formulação da ração: Excel 2003 ou anterior Clique na planilha ou no botão Formular e na seqüência: 1-opção Ferramentas, 2- Solver e finalmente em 3- Resolver. Agora deverá aparecer O solver encontrou uma solução. Todas as restrições e condições otimizadas foram atendidas. Caso contrário, há necessidade de checar nas planilhas Ingredientes e/ou Nutrientes a razão da não formulação. Aí está o maior desafio, pois o computador apenas calcula, mas o bom-senso, habilidade, criatividade e o conhecimento são do nutricionista-formulador, e esses atributos nenhuma máquina irá substituir.

9 Excel 2007 ou superior Obs.: Sempre habilitar as macros da planilha!

10

11

12 A PESQUISA OPERACIONAL E A TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO LINEAR e NÃO- LINEAR (4 e 6) - A Pesquisa Operacional é uma técnica matemática aplicada à tomada de decisões, visando otimização para economia de recursos limitados. - A capacidade de colocar um problema em termos matemáticos (modelagem), torna-se possível a realização de simulações. Sem a simulação o problema fica limitado ao chute, à sorte ou à direção cega. - A programação linear e não-linear é uma técnica matemática que auxilia na modelagem e formulação da tomada de decisões com base científica, com o objetivo de diminuir os custos e maximizar os lucros. - Os problemas de Pesquisa Operacional que utilizam modelos de Programação Linear e Não-Linear podem ser resolvidos com a utilização do software Solver ( aquele que resolve ). FUNCIONAMENTO DO SOLVER (6) - O Solver é bastante transparente e acessível ao usuário. - Basta digitar os valores de restrições na entrada e a fórmula válida para o processo em consideração. -O software calcula e encontra um valor ideal, que é apresentado na célula de destino na planilha utilizada (ex: o custo da ração). -O software também ajusta os valores nas células variáveis para chegar ao resultado desejado na célula de destino (ex: os % dos ingredientes da ração). - Pode-se aplicar ou especificar restrições automáticas aos valores que o programa venha utilizar. - O Solver fornece uma análise de sensibilidade da solução realizada. RESULTADOS DO SOLVER E SEUS RESPECTIVOS RELATÓRIOS - Existem três relatórios que são disponibilizados em três planilhas diferentes de: 1- Resposta; 2- Sensibilidade; 3- Limites.

13 INSTALANDO E EXECUTANDO O RECURSO SOLVER Para instalar o recurso Solver no Excel 2003 ou anterior, clique em Suplementos no menu Ferramentas e marque a caixa de seleção Solver. Clique em OK e o Excel instalará o recurso Solver. Após a instalação do suplemento, você poderá executá-lo clicando em Solver no menu Ferramentas. O Solver é um suplemento (suplemento: programa suplementar que adiciona comandos personalizados ou funcionalidades personalizadas ao Microsoft Office) do Microsoft Office Excel que fica disponível a partir do momento em que é instalado o Microsoft Office ou o Excel. No entanto, para ser utilizado no Excel, primeiro tem de ser carregado. No Excel Clique no Botão do Microsoft Office e, em seguida, clique em Opções do Excel. 2. Clique em Suplementos e, em seguida, na caixa Gerir, selecione Suplementos do Excel. 3. Clique em Ir. 4. Na caixa Suplementos Disponíveis, selecione a caixa de verificação Suplemento Solver e clique em OK. Sugestão: Se o Suplemento Solver não aparecer na lista Suplementos disponíveis, clique em Procurar para localizar o Solver. Se aparecer uma mensagem com a indicação de que o Suplemento Solver não está instalado no computador, clique em Sim para instalar. 5. Depois de carregar o Suplemento Solver, o comando Solver ficará disponível no grupo Análise do separador Dados.

14 MACROS- automatizam planilhas do Excel Para alterar as definições de segurança de macros do Office XP 1. No menu Ferramentas, selecione Macro e clique em Segurança. É apresentada a caixa de diálogo Segurança. 2. Clique no separador Nível de Segurança. 3. Clique na opção Médio. Quando a segurança de macros for definida como Médio, o Excel apresenta uma caixa de diálogo a perguntar se pretende ativar as macros. 4. Saia e reinicie o programa do Office e execute a macro. Ou no Excel 2007 Opções do Excel. Clique no Botão do Microsoft Office e clique em Opções do Excel. Na categoria Central de Confiabilidade, clique em Configurações da Central de Confiabilidade e selecione a categoria Configurações de Macro. Obs.: Qualquer alteração feita na categoria Configurações de Macro no Excel apenas será aplicada ao Excel e não afetará nenhum outro programa do Microsoft Office.

15 ANÁLISE DE SENSIBILIDADE Para efetuar a análise de sensibilidade, clique em "Resolver" (Parâmetros do Solver) e posteriormente, em "Sensibilidade" (Resultados do Solver) e finalmente em "OK". Exemplo de relatório de saída:

16 Preço sombra (Permissível Decréscimo) para o óleo de soja: 1,8-0,093 = 1,707. Assim, o preço viável (máximo) do óleo de soja, para entrar na formulação da ração, seria R$ 1,707. ANÁLISE DE SENSIBILIDADE - A caixa de diálogo "Resultados do Solver" permite que sejam escolhidos relatórios de saída do solver. Ao escolher Resposta o Excel inclui a planilha Relatório de Resposta, contendo os valores da função objetivo, restrições e variáveis. A seleção do item Sensibilidade gera um relatório contendo o custo reduzido das variáveis, o preço sombra das restrições e os limites de acréscimo/decréscimo nas variáveis e restrições que mantêm a base atual (variáveis não nulas) como ótima. A opção Limites cria um relatório contendo a contribuição de cada variável no valor final da função objetivo.

17 DICAS 1 Ocasionalmente, quando o Microsoft Excel apresentar a mensagem que o Solver32.dll não está disponível, há necessidade de reinstalar o Solver, para tanto: No menu Ferramentas, selecione Suplementos, retire a opção Solver e clique OK, em seguida, selecione a opção Solver e clique OK. Assim o solver será reinstalado.

18 2 Automatizando o Solver em seu computador A automatização do Solver é um processo que deve ser realizado pelo próprio usuário, devido às particularidades de cada computador, em relação à edição e versões do Excel e do Solver. Para tanto, basta atribuir uma função macro (processo para evitar a repetição manual de comandos) para executar automaticamente o Solver na planilha Formular do PPFR, a saber: 2.1. Gravar uma Macro - No menu Ferramentas, selecione Macro e clique a opção Gravar nova macro... Em seguida, na janela Gravar Macro escolha um nome (sem espaço) para a nova macro ou aceite a sugestão do programa. Preencha a tecla de atalho, preferencialmente, com uma letra maiúscula para não sobrepor comandos pré-existentes (ex: Ctrl c ) e clique OK. Tudo o que for feito daí para frente será gravado. Assim, execute o Solver da forma tradicional, ou seja: Ferramentas Solver Resolver Ok. Imediatamente após esta seqüência, no menu Ferramentas, selecione Macro e clique a opção Parar gravação.

19 2.2. Há necessidade de criar um botão para a nova macro, executando a seqüência: Exibir Barras de ferramentas Formulários, clique no ícone do Botão (o cursor vira um símbolo + ). Escolha o local mais adequado para o botão de comando, clicando com o lado esquerdo (e mantendo pressionado/destros) do mouse para definir o tamanho do botão. Automaticamente irá surgir uma janela com as opções de macros existentes, escolha a macro recém criada e clique Ok.

20 2.3. Finalmente execute a seqüência: Ferramentas Macro Macros..., selecione a macro do Solver (recém criada) e clique em Editar No menu Ferramentas, selecione Referências... e clique a opção Solver e OK. Feche a caixa de comando e teste seu Solver automatizado.

21 CONCLUSÃO A formulação de rações apresenta grande complexidade por envolver muitas opções de alimentos (ingredientes) e também por atender as exigências de números elevados de nutrientes e restrições. Contudo, o que manualmente seria extremamente difícil, com o uso do programa de computador PPFR a formulação é precisa e ágil para todos os ajustes desejados. BIBLIOGRAFIA 1. BOGHI, C. & SHITSUKA, R. Aplicações Práticas com Microsolt Office Excel 2003 e Solver. São Paulo: Érica, 2005, 264p. 2. GUEVARA, V.R. Poultry Science 2004; 83(2): Disponível em: 3. MONGIN, P. Proceedings of the Nutrition Society 1981; 40(3): Disponível em: 077d69390f92ddf4fcd 4. MOORE, J.H. & WEATHERFORD. Tomada de Decisão em Administração com Planilhas Eletrônicas. 6.ed. Porto Alegre: Bookman, p. 5. PENZ Jr, A.M. VI Encontro Mercolab de Avicultura Disponível em: Palestras/Dr._MarioPenz.ppt 6. ROSTAGNO, H.S. et al. 2.ed. Viçosa: UFV, Departamento de Zootecnia, p. Disponível em: 7. WUFFDA Disponível em: ( caespubs/es-pubs/wuffda.htm)

IMPLEMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL

IMPLEMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL IMPLEMENTAÇÃO E RESOLUÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS UTILIZANDO A PLANILHA EXCEL 1. INTRODUÇÃO Este tutorial apresenta, passo-a-passo, o processo de implementação e resolução de modelos matemáticos na planilha

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

Opte então pela opção Suplementos disponível do lado esquerdo da tela que se abriu.

Opte então pela opção Suplementos disponível do lado esquerdo da tela que se abriu. 2.4 - Solução computacional utilizando ferramenta solver do MS Excel O problema envolvendo a produção de CPUs é um problema de maximização: queremos o máximo lucro. Vamos aproveitá-lo mais uma vez como

Leia mais

O que é e como funciona o VBA no excel?

O que é e como funciona o VBA no excel? Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série O Excel já é por si só uma ferramenta poderosa de elaboração de planilhas simples e sofisticadas, capazes de oferecer uma infinidade

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

CALCULEITE - GUIA DO USUÁRIO

CALCULEITE - GUIA DO USUÁRIO CALCULEITE - GUIA DO USUÁRIO Embrapa Gado de Leite, 2015. Sumário Conteúdo 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. ACESSO AO SISTEMA... 3 4. ESCOLHA DOS ALIMENTOS... 4 4.1.CADASTRO DE NOVOS

Leia mais

Programação Linear. (3ª parte) Informática de Gestão Maria do Rosário Matos Bernardo 2016

Programação Linear. (3ª parte) Informática de Gestão Maria do Rosário Matos Bernardo 2016 Programação Linear (3ª parte) Informática de Gestão 61020 Maria do Rosário Matos Bernardo 2016 Conteúdos Excel Solver Instalação do Solver Resolução de problemas de programação linear Problema de minimização

Leia mais

Habilitar ou desabilitar macros em arquivos do Office. Habilitar macros quando a Barra de Mensagens for exibida

Habilitar ou desabilitar macros em arquivos do Office. Habilitar macros quando a Barra de Mensagens for exibida Página 1 de 5 Excel > Segurança e privacidade Habilitar ou desabilitar macros em arquivos do Office Uma macro é uma série de comandos que podem ser usados para automatizar uma tarefa repetida e que podem

Leia mais

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel

Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Ficha 2 Curso de Formação O uso pedagógico do Excel Operações Básicas o Introdução e edição de dados; o Inserir uma folha de cálculo; Conteúdos o Inserir colunas e linhas; o Efetuar cálculos simples, utilizando

Leia mais

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes.

Para abrir um documento deve utilizar uma das abordagens seguintes. RESUMO O software Excel apresenta as melhores condições para se elaborar as ferramentas estratégicas de importância inigualável para o Planejamento das Estruturas, que proporcionam inclusive extrema versatilidade

Leia mais

Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN

Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN Manual de Instalação do Módulo de Segurança MMA SISGEN 1. DESCRIÇÃO Este documento descreve os requisitos mínimos necessários e os procedimentos de download e instalação do Módulo de Segurança, utilizados

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados

UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados Pág 2 UFCD 786 Instalação e configuração de sistemas de bases de dados Formadora Elsa Almeida Índice 1 Introdução... 3 2 Formulários... 4 2.1 Criar Formulários... 4 2.2 Inserção de Novos Registos e Manipulação

Leia mais

Folha de cálculo Microsoft Excel

Folha de cálculo Microsoft Excel TIC Excel Folha de cálculo Microsoft Excel O Microsoft Excel é um programa que faz parte do conjunto de aplicações que constituem o Microsoft Office. Para além de ser uma excelente ferramenta para a realização

Leia mais

O que são e quando utilizá-las:

O que são e quando utilizá-las: Este conteúdo faz parte da série: Excel VBA Ver 6 posts dessa série Trabalhar com Excel é uma tarefa muito comum nos dias atuais, seja para uso pessoal ou profissional. Dentre a infinidade de fórmulas

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO inutricional

MANUAL DE UTILIZAÇÃO inutricional MANUAL DE UTILIZAÇÃO inutricional ÍNDICE AÇÕES E PRECAUÇÕES NA PLANILHA CADASTRO DE INGREDIENTES CADASTRO DE RECEITAS CADASTRO DE VALORES DIÁRIOS RECOMENDADOS RÓTULO NUTRICIONAL IMPRESSÃO DO RÓTULO NUTRICIONAL

Leia mais

Conteúdo da embalagem. Introdução. Obrigado por escolher o teclado gamer KG-110BK da C3Tech.

Conteúdo da embalagem. Introdução. Obrigado por escolher o teclado gamer KG-110BK da C3Tech. Introdução Obrigado por escolher o teclado gamer KG-110BK da C3Tech. Descrição O KG-110BK é um teclado gamer profissional que não deixa ninguém desapontado nos quesitos desempenho e design. Produto desenvolvido

Leia mais

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO:

CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: CENTRO PAULA SOUZA ETEC PADRE JOSÉ NUNES DIAS APLICATIVOS INFORMATIZADOS WORD 2007 PROFESSORA: ALINE PRISCILA SCHMIDT ALUNO: Monte Aprazível 2011 O Word 2007 é o processador de texto mais conhecido e utilizado

Leia mais

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC

2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC 2-Introdução e Conceitos Básicos das TIC Procedimentos para instalar e aceder a um programa Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Windows Prof.: Alexandra Matias Sumário Conhecer os procedimentos associados

Leia mais

Formulação de rações Programação Linear X Estocástica

Formulação de rações Programação Linear X Estocástica Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias AZ 753 Tópicos em Produção Animal Formulação de rações Programação Linear X Estocástica Prof. Vladimir de Oliveira DZDR/CCA

Leia mais

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent

Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office. Acesso pelo teclado à Faixa de Opções da Office Fluent Página 1 de 8 Página Inicial do Excel > Acessibilidade Faixa de Opções, Ajuda e outros atalhos de teclado do Microsoft Office Ocultar tudo É possível usar o teclado para acessar comandos na Faixa de Opções,

Leia mais

Linguagem R R-Gui e R-Commander

Linguagem R R-Gui e R-Commander Linguagem R R-Gui e R-Commander 1 INSTALAÇÃO DO PROGRAMA BÁSICO E PACOTES O sistema é formado por um programa básico (R-Gui) e muitos pacotes com procedimentos adicionais. Tudo é gratuito e com código

Leia mais

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu.

LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer professores.chapeco.ifsc.edu. LibreOffice Calc (Editor de planilha eletrônica) Lara Popov Zambiasi Bazzi Oberderfer larapopov@ifscedubr professoreschapecoifscedubr/lara Libre Office Calc É um editor de planilha eletrônica, que tem

Leia mais

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010

FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 FORMAÇÃO DE MICROSOFT EXCEL 2010 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Novembro 2013 Bemvindo Identificação da UFCD UFCD nº 0756 Folha de Cálculo, com a duração de 50 horas Microsoft Excel 2010 Objectivos: No

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3 Pessoal, Apresento uma lista de exercícios (CESPE) complementar à aula 3 sobre o Windows. Ainda pretendo criar uma lista com exercícios específicos para Windows 7, pois não encontrei exercícios recentes

Leia mais

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP:

GUIA RÁPIDO. MDIForms. Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: GUIA RÁPIDO MDIForms Sintel Informática Ltda. Rua Vergueiro, nº 2016-4º andar Vila Mariana, São Paulo - SP CEP: 04102-000 www.sintel.com.br Índice 1. Objetivo...3 2. Exibição dos dados...3 2.1. Seleção

Leia mais

O que é Microsoft Word?

O que é Microsoft Word? Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos Roteiro 02 Professor: Araken de Medeiros Santos Microsoft Word 1. Abra o Microsoft Word. 2. Selecione Abrir no menu Arquivo ou clique no botão. 3. Navegue pela

Leia mais

Centro de informática e Sistemas do Instituto Politécnico de Tomar

Centro de informática e Sistemas do Instituto Politécnico de Tomar MUITO IMPORTANTE Todo o processo de aprovar e instalar o certificado pessoal deve realizar-se numa máquina controlada pelo requerente e a que outros não tenham acesso. Caso a máquina usada para a aprovação

Leia mais

Curso: Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção - Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS FAMAT: Departamento de Estatística

Curso: Especialização em Engenharia de Processos e de Sistemas de Produção - Prof. Lorí Viali, Dr. PUCRS FAMAT: Departamento de Estatística A influência dos desejos dos vendedores da planilha reflete-se na maneira que o Solver determina se o modelo é linear ou não linear. Por default o Solver assume que o modelo é não linear. Desde sua introdução

Leia mais

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica

Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Excel Tabela Dinâmica - Incrementando seus conhecimentos e Aperfeiçoando a sua prática Excel 2010 Uso inteligente da Tabela Dinâmica Incrementando Seus conhecimentos Aperfeiçoando A sua prática Página

Leia mais

10 Hiperlinks e Mala Direta

10 Hiperlinks e Mala Direta 1 Word 2013 10 Hiperlinks e Mala Direta 10.1. Hiperlinks 10.1.1. Criar um Hiperlink 10.1.2. Criar um Hiperlink Para Outro Documento 10.1.3. Criar Ligação Dentro do Documento 10.1.4. Remover Hiperlinks

Leia mais

Tutorial de configuração de rede Wireless ISPGayaRadius

Tutorial de configuração de rede Wireless ISPGayaRadius Tutorial de configuração de rede Wireless ISPGayaRadius 1 Índice Como configurar a rede wireless do ISPGayaRadius no Windows XP?... 3 Como configurar a rede wireless do ISPGayaRadius no Windows Vista ou

Leia mais

PRO-IN TEMPO REAL Versão 2.0

PRO-IN TEMPO REAL Versão 2.0 PRO-IN TEMPO REAL - 1 - ÍNDICE ÍNDICE - 2-1. Apresentação - 3-2. Amostras-Controle - 4-3. Detalhamento do Gráfico - 5-4. Detalhes do Lançamento - 6-5. Cálculo de Médias - 7-6. Lançamento - 8 - Aba Lançamento

Leia mais

3. Usar a árvore de certificados do Windows para validar certificados no Acrobat Reader

3. Usar a árvore de certificados do Windows para validar certificados no Acrobat Reader Pontos de Orientação 1. Email da digicert para aprovar e instalar o certificado Paulo Cesar Reis Crispim Assinado de forma digital por Paulo Cesar Reis Crispim Dados: 2016.11.16 14:50:46 Z 2. Usar o certificado

Leia mais

O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam.

O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam. CamGuard O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam. Para ativar o CamGuard, clique em no console do aplicativo da webcam da Kworld. A interface do CamGuard é exibida e apresenta

Leia mais

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019)

Manual de Utilizador. Documento de Apoio. (Versão Janeiro 2019) Manual de Utilizador Documento de Apoio (Versão Janeiro 2019) Índice 1. O que é o myalfaloc? 3 2. Os diferentes tipos de perfil de utilizador 4 2.1 Administrador da conta 4 2.2 Financeiro da conta 4 2.3

Leia mais

01 Q Noções de Informática Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOffice.org

01 Q Noções de Informática Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOffice.org 01 Q126231 Noções de Informática Planilhas Eletrônicas Microsoft Excel e BrOffice.org Calc BETA Ano: 2011 Banca: FCC Órgão: TRE APProva: Analista Judiciário Contabilidade Em relação ao BrOffice.org 3.1,

Leia mais

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte

TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS. AEI - Gerência de Suporte TUTORIAL UTILIZAÇÃO XOOPS UEFS AEI - Gerência de Suporte Efetuando Login Acesse a URL desejada acrescentando /user.php ao final. Exemplo: degustacao.exemplo.uefs.br/user.php 3. Na área Login do sistema

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

Pode fazer download do ficheiro deste tutorial Excel do enunciado e soluções aqui.

Pode fazer download do ficheiro deste tutorial Excel do enunciado e soluções aqui. Com o Solver (também conhecido como Solucionador ou Programação Linear), pode encontrar um valor óptimo para uma fórmula numa célula chamada célula de destino. Ele ajusta os valores nas células especificadas

Leia mais

Depois de editado o administrador deve instalar no C:\CFIP de cada máquina onde o CFIP estiver instalado.

Depois de editado o administrador deve instalar no C:\CFIP de cada máquina onde o CFIP estiver instalado. Como cadastrar Usuários no CFIP O CFIP trabalha com o sistema de controle de usuários a nível de grupo funcionalidade implementada pela Microsoft desde a primeira versão do Access. O que significa? Na

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

CURSO DE ACCESS AULA 3 FORMULÁRIOS. Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função

CURSO DE ACCESS AULA 3 FORMULÁRIOS. Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função Cartão de Referência Rápida Um formulário para cada função _ Um formulário é um objeto do banco de dados que permite a visualização e manipulação (inclusão /alteração /exclusão das informações contidas

Leia mais

Sinai Sistema Integrado Administrativo de Igreja

Sinai Sistema Integrado Administrativo de Igreja Manual do usuário Instalação do Servidor SQLBase Versão Revisão 5.1 0.2 Site http://.tecnodados.com.br Suporte http://tecnodados.com.br/suporte Conteúdo Introdução Requisitos do Sistema Servidor Terminal

Leia mais

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS 1 Instalando Logo após a instalação do WinRAR, você define quais tipos de arquivos devem ser associados a ele, ou seja, aqueles arquivos que automaticamente executam o WinRAR após serem executados. Você

Leia mais

08. A figura seguinte representa uma tela do Excel XP.

08. A figura seguinte representa uma tela do Excel XP. INFORMÁTICA A figura acima mostra uma janela do Windows XP, contendo informações acerca de uma lista de arquivos. Com relação a essa janela e ao Windows XP, responda a questão 01. 01. Ao se clicar o menu,

Leia mais

Exercício 43. Página 51. Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros

Exercício 43. Página 51. Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros Exercício 43 Conteúdos: Inserção de campos de formulário Inserção de Macros Siga os seguintes passos: 1. Crie um novo livro de nome Formulário 2. Altere o nome da 1ª. folha para Formulário 3. Altere o

Leia mais

Informática Prof. Rodrigo Schaeffer

Informática Prof. Rodrigo Schaeffer Técnico Judiciário Área Administrativa Informática Prof. Rodrigo Schaeffer Informática Professor Rodrigo Schaeffer www.acasadoconcurseiro.com.br Edital INFORMÁTICA: Sistemas operacionais: Windows XP/7.

Leia mais

O MICROSOFT OFFICE WORD 2010

O MICROSOFT OFFICE WORD 2010 O MICROSOFT OFFICE WORD 2010 APRESENTAÇÃO DE INTERFACE Curso Técnico de Nível Médio Objetivo Apresentar a interface do Microsoft Word 2010. Processador de texto O Microsoft office Word 2010 é um aplicativo

Leia mais

Curso Avançado de Excel

Curso Avançado de Excel Multidisciplinar Curso Avançado de Excel para Gestão no Agronegócio João Gabriel D. F. Branco CAPÍTULO 5 5. Formulários, tabelas dinâmicas, macros, e proteções 5.1 Formulários Para explicar melhor o formulário,

Leia mais

Manual de Instruções NSS Editor MANUAL DE INSTRUÇÕES. Editor de bases de dados NSS EDITOR

Manual de Instruções NSS Editor MANUAL DE INSTRUÇÕES. Editor de bases de dados NSS EDITOR MANUAL DE INSTRUÇÕES Editor de bases de dados NSS EDITOR Manual de Instruções Editor de bases de dados NSS Editor 1. Introdução Este manual aplica-se ao software de edição de bases de dados para indicadores

Leia mais

Criar sequências/sucessões/progressões com alça de arrastamento

Criar sequências/sucessões/progressões com alça de arrastamento Inserir linhas e colunas O Excel trabalha à esquerda da coluna selecionada e acima da linha selecionada. Depois de selecionares uma linha ou uma coluna, coloca o cursor do rato sobre a mesma, clica no

Leia mais

Definir e resolver um problema usando o Solver

Definir e resolver um problema usando o Solver Página 1 de 5 Excel > Analisando dados > Teste de hipóteses Definir e resolver um problema usando o Solver Mostrar tudo O Solver faz parte de um pacote de programas algumas vezes chamado de ferramentas

Leia mais

Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide

Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Microsoft PowerPoint A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Dica: O botão, localizado, no lado direito do zoom, na barra de status, ajusta o slide à janela atual. E

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

Aula Número 03. Sumário

Aula Número 03. Sumário Aula Número 03 Sumário Formatando Dados Automaticamente... 33 Fim da Aula número 03... 40 Aníbal Vieira Goiânia - 2011 MICROSOFT EXCEL - AULA NÚMERO 03 Formatando Seus Dados Quando você trabalha numa planilha

Leia mais

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online

[Skype for Business] - [Skype for Business] Versão Online [Skype for Business] O Skype é uma ferramenta de comunicação síncrona e está disponível nas versões Online e Cliente. Assim, junto aos recursos trazidos pelo Office 365, a universidade disponibiliza, agora,

Leia mais

LibreOffice versão O essencial para sua prova WRITER. O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.

LibreOffice versão O essencial para sua prova WRITER. O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. LibreOffice versão 4.4.7 O essencial para sua prova WRITER O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. (Alberto Einsten) COMO BAIXAR E INSTALAR O LIBREOFFICE VERSÃO 4? 1-Acesse

Leia mais

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos

GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos IBILCE UNESP 2014 GUIA DO USUÁRIO GEP Sistema de Gestão de Evolução de Prontuários Médicos Coordenação: Prof. Dr. Carlos Roberto Valêncio Resumo de Alterações Alteração Feita Responsável Data Documento

Leia mais

Tecnologias da informação e comunicação

Tecnologias da informação e comunicação TIC Excel Tecnologias da informação e comunicação Módulo n.º 1 (32 horas) Folha de cálculo MS Excel Módulo n.º 2 (32 horas) Gestão de bases de dados MS Access Módulo n.º 3 (36 horas) Páginas web Avaliação

Leia mais

MANUAL DE USO DA PLANILHA EVOLUÇÃO DO REBANHO E PLANO ALIMENTAR BIFEQUALITT

MANUAL DE USO DA PLANILHA EVOLUÇÃO DO REBANHO E PLANO ALIMENTAR BIFEQUALITT Evolução do Rebanho e Plano Alimentar Bifequalitt 2013 Página 1 de 17 MANUAL DE USO DA PLANILHA EVOLUÇÃO DO REBANHO E PLANO ALIMENTAR BIFEQUALITT Equipe: Adilson Marcio Malagutti Alexandre Bernt Alexandre

Leia mais

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial

FORMATAÇÃO: WRITER. Avalie esse tutorial FORMATAÇÃO: WRITER 2018 Se tiver sugestões para nossos tutoriais, checklist ou modelos, envie-as para biblioteca.ippri@unesp.br, para que possamos aprimorá-los. Agradecemos a colaboração! Consulte sempre

Leia mais

- Mult-K Plus - Mult-K Grafic - MPK Elaborado Por: José Ferreira da Silva Neto Data: 22/09/09

- Mult-K Plus - Mult-K Grafic - MPK Elaborado Por: José Ferreira da Silva Neto Data: 22/09/09 OBJETIVO Exemplificar a geração de gráficos a partir do arquivo de tipo txt com as informações de memória de massa para os multimedidores Mult-K Plus, Mult-K Grafic e MPK. O arquivo é gerado por meio do

Leia mais

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar

Instalação oast.exe executar procurar C:\Arquivos de Programas C:\Program Files Instalar Instalação Baixar o arquivo oast.exe De um duplo clique com o mouse no arquivo oast.exe para instalar. Dependendo da versão do Windows utilizada, será feita a pergunta se você deseja executar o programa?

Leia mais

Tutorial para proteger PenDrive contra vírus

Tutorial para proteger PenDrive contra vírus Tutorial para proteger PenDrive contra vírus Autor(es) Lucas Fank Colaborador(es) 9 de abril de 2019 SUMÁRIO 1 Sumário 1 Introdução 2 2 Formatar 2 3 Imunizando 4 4 Conclusão 7 1. INTRODUÇÃO 2 1 Introdução

Leia mais

Programa +Produtividade +Segurança

Programa +Produtividade +Segurança Contactos, presença e MI Programa +Produtividade +Segurança Skype para Empresas Guia de Introdução Guia Informativo 0 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. Instalação Apps ios Instalação

Leia mais

SUMÁRIO. Excel

SUMÁRIO. Excel SUMÁRIO CAPÍTULO 1... Iniciando o Excel 2013... 11 Conhecendo a Tela Do Excel...12 Planilha...15 Controlando a Altura da Linha...16 Controlando a Largura da Coluna...18 Abrindo uma Planilha...21 Novo documento...23

Leia mais

xchekplus Manual do Usuário

xchekplus Manual do Usuário xchekplus Manual do Usuário Termo Aditivo Visão Geral Alterar a senha de administrador padrão Gerenciando Sistema de segurança Inserção de dados manualmente Edição dos valores das DOs das cavidades Usando

Leia mais

Remoto. Manual do Usuário

Remoto. Manual do Usuário Software do Backup Remoto Manual do Usuário Conteúdo Capítulo 1 Benvindo ao Software do Backup Remoto... 3 1.1 Visão Global... 3 1.2 Solicitação da configuração do computador... 3 1.3 Convencão... 3 Capítulo

Leia mais

Itens e depósitos Soluções

Itens e depósitos Soluções Itens e depósitos Soluções Unidade: Itens Tópico: Grupos de itens Ao concluir este exercício, você estará apto a: Citar quais valores são padronizados no cadastro do item com base nos grupos de itens Criar

Leia mais

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação?

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? 1 DOWNLOAD DO ARQUIVO DE INSTALAÇÃO: 1.1 - Para realizar o download do arquivo de instalação acesse o link

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial PROXSYS Conversor USB/RS485 ou USB/RS232

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Utilizando o Word para criar Relatórios

Utilizando o Word para criar Relatórios Utilizando o Word para criar Relatórios É possível criar documentos no Microsoft Word e salvá-los no banco de dados do sistema através do Gerenciador de Relatórios. Por meio do uso de variáveis disponibilizadas

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista 5.0 5.3.7.5 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você usará o Windows para executar o utilitário de linha de comando

Leia mais

Manual do usuário. Tradezone Desktop

Manual do usuário. Tradezone Desktop Manual do usuário Tradezone Desktop 1 Introdução A plataforma TradeZone Desktop, é uma ferramenta operacional completa que possibilita a análise de ativos e a realização de operações utilizando o método

Leia mais

Aula 01 Microsoft Excel 2016

Aula 01 Microsoft Excel 2016 Aula 01 Microsoft Excel 2016 Prof. Claudio Benossi Prof. Rodrigo Achar Prof. Wagner Tufano São Paulo SP 2018 1 01 Informações sobre a interface Aprender a trabalhar com o Excel pode ser o divisor de águas

Leia mais

Manual do usuário. Protrader Web Desktop

Manual do usuário. Protrader Web Desktop Manual do usuário Protrader Web Desktop Introdução A plataforma Protrader Desktop é uma ferramenta de negociação com interface totalmente personalizável. A Protrader tem uma funcionalidade de alto nível,

Leia mais

Estimando a necessidade de alimentos e água para o rebanho

Estimando a necessidade de alimentos e água para o rebanho Estimando a necessidade de alimentos e água para o rebanho Em criar orçamento, o usuário dará o nome para a simulação. Pode ser o nome de uma propriedade rural, de um rebanho. Exemplo: Fazenda Petrolina.

Leia mais

Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web)

Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web) Instalação do ActiveViewer (Visualizador de relatórios na web) Esse manual visa descrever os principais passos para instalar/atualizar o ActiveViewer. O ActiveViewer é um controle ActiveX e pode necessitar

Leia mais

Excel 2010 Faixas de opções

Excel 2010 Faixas de opções Noções de Informática MTE Intensivo Aula 11 Excel 2010 Faixas de opções Excel 2010 Faixas de opções Excel 2010 Faixas de opções PowerPoint 2010 - Ambiente PowerPoint 2010 Faixa de Opções PowerPoint 2010

Leia mais

Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007

Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007 ICSF Formação apresenta: Formação do Microsoft Office PowerPoint 2007 Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Fevereiro 2014 Bem-vindo Mário de Almeida Pedro, M. Sc. Fevereiro 2014 Identificação da UFCD UFCD nº

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS MOORE. Uma marca de sucesso da 1 CONTEÚDO 3 3 3 4 4 5 5 6 6 6 6 7 7 7 7 8 9 9 10 10 10 11 11 11 11 12 12 13 SOFTWARE DE IMPRESSÃO DE ETIQUETAS

Leia mais

1 Criando tabelas de produtos com funções de procura

1 Criando tabelas de produtos com funções de procura 1 Criando tabelas de produtos com funções de procura Em determinado período estipulado por seu departamento, é necessário analisar o relatório de vendas e determinar quais produtos foram um sucesso de

Leia mais

Macros no LibreOffice

Macros no LibreOffice Macros no LibreOffice Para automatizar tarefas no LibreOffice pode-se usar o conceito de macros. Sempre que se digita o mesmo texto diversas vezes, ou o formata, ou faz qualquer outra tarefa onde é necessário

Leia mais

Ministério da Educação. Universidade Federal do Pampa. Campus Alegrete. Engenharia Civil

Ministério da Educação. Universidade Federal do Pampa. Campus Alegrete. Engenharia Civil Inserção de Atividades Complementares de Graduação Projeto desenvolvido por Pablo G. S. Freitas Acadêmico de 161150995 ÍNDICE I. INTRODUÇÃO AO PROJETO...3 II. UTILIZAÇÃO...4 III. ELEMENTOS...6 IV. SOLUÇÃO

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel

Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Aula Teórica: Elaboração de gráficos com o Excel Objetivo O objetivo dessa atividade é exercitar a elaboração de gráficos com a utilização de um software de planilha eletrônica. Também faremos uso da função

Leia mais

A Professora: Vanda Pereira. Ambiente de Trabalho. Estrutura de uma Folha de Cálculo. Microsoft Office Excel Módulo 1

A Professora: Vanda Pereira. Ambiente de Trabalho. Estrutura de uma Folha de Cálculo. Microsoft Office Excel Módulo 1 1 A Professora: Vanda Pereira Ambiente de Trabalho e Estrutura de uma Folha de Cálculo Módulo 1 Microsoft Office Excel 2010 Introdução à folha de cálculo O ambiente de trabalho do Microsoft Excel 2 O ambiente

Leia mais

Tecnologias da Informação e Comunicação

Tecnologias da Informação e Comunicação Tecnologias da Informação e Comunicação Unidade 2 Processador de texto Microsoft Word 2007 2008 Unicenter. Todos os direitos reservados Sobre o Word 2007 O Microsoft Word é um programa que faz parte das

Leia mais

2.8 Inserindo Objetos. Campos

2.8 Inserindo Objetos. Campos 2.8 Inserindo Objetos Vamos relacionar todos os comandos necessários para inserir novos elementos no texto, incluindo seção, notas de rodapé, caracteres especiais, fotos, objetos, gráficos, tabelas. Na

Leia mais

edictor 1.0 beta 010 M a n u a l F e v e r e i r o, Paixão de Sousa, Kepler & Faria 2010 Versão 2014 do Manual: Igor Leal

edictor 1.0 beta 010 M a n u a l F e v e r e i r o, Paixão de Sousa, Kepler & Faria 2010 Versão 2014 do Manual: Igor Leal edictor 1.0 beta 010 M a n u a l F e v e r e i r o, 2 0 1 4 Paixão de Sousa, Kepler & Faria 2010 Versão 2014 do Manual: Igor Leal 1. Configuração de Preferências... 3 1.1 Configurar Aparência e Segurança...

Leia mais

Instalação do SayerDispenser

Instalação do SayerDispenser Instalação do SayerDispenser 1 - Para baixar o setup do SayerDispenser, favor acessar o link abaixo: http://matriz.sayerlack.com.br/sayerdispenser - Clicar no link Instalação do SayerDispenser - Realizar

Leia mais

Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS

Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS ÍNDICE 1 Instalação do OBB Plus... 3 2 2.1 Ativação dos Produtos... 14 Download do Instalador de Crédito a Funcionário 240, Multipag e Vendor...

Leia mais

O que é a segmentação de dados no Excel? Inserindo a segmentação de dados. Saiba como fazer segmentação de dados no Excel

O que é a segmentação de dados no Excel? Inserindo a segmentação de dados. Saiba como fazer segmentação de dados no Excel Dentre os vários meios disponíveis para examinar informações de uma planilha, a segmentação de dados no Excel é uma excelente opção para filtrar dados de maneira dinâmica. Disponível a partir da versão

Leia mais

Lojamundi Tecnologia Sem Limites br

Lojamundi Tecnologia Sem Limites  br Configurar Thin Client X1 e X1W Vamos mostrar como você pode utilizar os Thin Client s (clientes remotos) X1 e X1W em seu callcenter de forma muito simples. Primeiro Passo: Prepare o Servidor Remoto -

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Planilha de cálculos Prof. Jonatas Bastos p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção de planilhas de

Leia mais