Tarefa Conclusão de Curso : Angelita Gerhardt APRENDENDO A APRENDER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tarefa Conclusão de Curso : Angelita Gerhardt APRENDENDO A APRENDER"

Transcrição

1 Tarefa Conclusão de Curso : Angelita Gerhardt APRENDENDO A APRENDER

2 SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO 1. Modos Focado e Difuso 2. Memória e Intercalação 3. Procrastinação 4. Técnicas para Aprender 5. Técnicas para Testes 6. Fontes e Referências

3 1. MODO FOCADO E DIFUSO As pesquisas demonstram que temos, em geral, dois estados de pensamento: modo concentrado (modo focado) focado e, modo generalizado (modo difuso). difuso) A "concentração" é comumente associada à aprendizagem, refere-se a todos os recursos para se aprender algo. O modo difuso", no entanto, é muito menos conhecido, no entanto é muito mais utilizada de forma intuitiva.

4 1. MODO FOCADO E DIFUSO Modo Focado é aquele em que se utiliza de forma consciente, das memórias e experiências anteriores para compreensão de algo novo ou solução de um problema

5 1. MODO FOCADO E DIFUSO Modo difuso é quando estamos relaxados, deixamos o pensamento fluir e procurar seus próprios caminhos entre o vasto referencial de nossa memória. Esta é a forma criativa e inovadora de criar e aprender. Para utilizar este método é preciso desfocar e deixar o pensamento vagar, sem perder de vista o problema ou o que se quer aprender.

6 1. MODO FOCADO E DIFUSO Tal qual Thomas Edison e Salvador Dali, devemos procurar técnicas que alternem de forma eficiente os dois modos de pensamento. - Se não tens a solução no modo focado (concentrado), desencane, faça algo diferente - dê uma caminhada, faça uma corrida, converse com outras pessoas sobre outros assuntos. Muitas vezes a solução aparece quando fazemos outra atividade, quando deixamos o cérebro relaxar e divagar.

7 2. MEMÓRIA E INTERCALAÇÃO Há dois sistemas principais de memória: a memória de trabalho e a memória de longo prazo. A memória de trabalho é a parte da memória que atua no que está sendo processado imediatamente e de forma consciente em nossa mente, como a RAM do computador, que guarda apenas o necessário ao processamento imediato. A memória de trabalho está localizada fora do córtex pré-frontal, embora faça ligações com outras partes do cérebro, de forma que acesse a memória de longo prazo. Os pesquisadores acreditam que a memória de trabalho consiga atuar com apenas quatro blocos de informação por vez. Tendemos a agrupar automaticamente itens de memória em blocos de forma que parece que a nossa memória de trabalho é maior do que realmente é. Quanto maior nossa capacidade de agrupamento, mais informações teremos disponíveis na memória de trabalho para processamento. A memória de trabalho, no entanto, não é eficaz em memorizar sem a repetição é preciso repetir várias vezes um número de telefone para conseguir memorizá-lo.

8 2. MEMÓRIA E INTERCALAÇÃO As pesquisas apontam que quando tentamos colocar uma memória de curto prazo na memória de longo prazo, é preciso revisitá-la pelo menos algumas vezes para conseguir encontrá-la quando necessitar. O armazém da memória de longo prazo é muito grande, com espaço para bilhões de itens. Como em um armazém, há tantas informações e itens de memória de longo prazo que podem esconder uns aos outros, dificultando encontrar aquela que necessitamos, a menos que se repita algumas vezes. A memória de longo prazo é importante porque é onde armazenamos conceitos e técnicas fundamentais que estão muitas vezes envolvidos no que quer que estejamos aprendendo OAKLEY (2015) Quando se aprende algo novo, muitas vezes usamos a sua memória de trabalho para lidar com o assunto. Para transferir este aprendizagem para a memória de longo prazo, é necessário tempo e prática repetir em momentos diferentes, em dias diferentes a repetição espaçada. Pesquisas mostram que se está tentando colar coisas na sua memória repetindo-as cerca de 20 vezes em uma noite, por exemplo, não fixará nem de longe tão bem como se praticar o mesmo número de vezes ao longo de alguns dias. [...] Isto é como construir uma parede de tijolos, [...] se não der tempo à argamassa para secar, tempo para que as ligações sinápticas se formem e fortaleçam, não terá uma estrutura muito boa OAKLEY (2015).

9 2. MEMÓRIA E INTERCALAÇÃO O sono tem um papel fundamental na higiene, na consolidação e na organização da memória. Repetir aquilo que se quer aprender ou resolver antes de dormir pode fazer com que se sonhe com o assunto. Uma vez que sonhemos com isso, com o pensamento relaxado, podem surgir ideias e soluções que não se vislumbrar antes conseguiu antes, como faziam Dali e Edison.

10 3. PROCRASTINAÇÃO A procrastinação é uma forma de o cérebro diminuir a dor de ter que fazer algo que não dá prazer ao indivíduo. Deixar suas atividades para depois pode trazer um prazer temporário, mas cria muitas situações complicadas posteriormente, além da falta de produtividade. Para conseguir a concentração pelo melhor tempo possível para o cérebro (até 25min) e ser produtivo em tarefas que não lhe agradam, podes usar o pomodoro, prevendo um tempo e uma meta (factível) de conclusão neste período, promovendo-se uma recompensa qualquer ao final deste tempo, ainda que seja um café, uma caminhada ou uma leitura que lhe agrada. Além de evitar a procrastinação, ainda consegues fazer a intercalação, permitindo a ação do pensamento difuso e concentrado de forma intercalada.

11 4. TÉCNICAS PARA APRENDER Aprendizagem exige dedicação. Não é possível memorizar, tanto menos aprender, várias coisas ao mesmo tempo. A prática e a revisão são indispensáveis para a aprendizagem. Pratique o conteúdo que aprendeu em aula não apenas olhe para o problema - ver como é resolvido e achar que porque entendeu é capaz de fazê-lo, pode ser uma ilusão de aprendizagem. Resolva os problemas propostos para aprender, e refaça outras vezes, em outros dias, para colocar este aprendizado na memória permanente. Aprenda aos poucos pequenos aprendizados todos os dias. Esta técnica permite a formação de blocos menores de memórias. A associação destes blocos de memória, ou seja, a capacidade de buscar e comparar blocos de memórias já consolidados, permitirá melhores relações neurais, tornando o aprendizado mais efetivo. Explique conceitos difíceis em voz alta, como se estivesse ensinando um amigo imaginário. Repita várias vezes, em dias, ambientes e períodos diferentes, de forma que seu cérebro possa utilizar-se do modo difuso e focado para criar novos blocos pequenos de aprendizado, e com o tempo, seja capaz de conectá-los e criar grandes blocos de memória permanente. Evite a procrastinação, usando a técnica do pomodoro, por exemplo. Conseguir vencer a procrastinação além de tornar o aprendizado mais efetivo, torna seu tempo mais produtivo e aumenta sua satisfação e sucesso.

12 4. TÉCNICAS PARA APRENDER Faça os exercícios da lição de casa é preciso praticar várias vezes ao dia até que as soluções surjam naturalmente. Ao ler materiais mais difíceis, não grife muitas frases, apenas o essencial, e releia várias vezes. Em vez de grifar, veja se consegue relembrar as ideias. Isso o ajudará a entender e lembrar o que você está estudando e avaliar o quanto de fato aprendeu, evitando as ilusões de aprendizagem. Quando estiver estudando, desligue todos os aparelhos e mantenha-se, pelo tempo estabelecido no pomodoro, dedicado exclusivamente ao tema em estudo. Estude em grupos use o peer instruction (instrução pelo pares) - quando um ensina o outro, está aprendendo também, porque precisa conectar os vários pequenos blocos de memórias para explicar ao colega. Garanta que os grupos sejam eficientes, não saiam do assunto e cumpram o tempo definido para tal. Quando achar que aprendeu algo, volte e revise sua aprendizagem algum tempo depois. Isso permite que se critique o que se aprendeu, e que olhando de fora se possa ver o que deixamos passar, ou o que entendemos de forma equivocada, porque nos prendemos à nossa tendência de achar que aprendeu porque entendeu (ilusão de aprendizagem) Use metáforas, analogias, esquemas, mapas mentais e qualquer forma gráfica que auxilie na sistematização do conteúdo e na criação de blocos de memória. O Sono de qualidade é fundamental para limpar as toxinas do cérebro, consolidar a aprendizagem e a memória. O exercício físico é um grande auxiliar para a produção de neurotransmissores que atuam na capacidade de criar conexões mentais, na memorização e, consequentemente, na capacidade de aprender. A atividade física auxilia no uso do modo difuso de pensamento.

13 5. TÉCNICAS PARA TESTES Mude seus pensamentos, esforce-se para ver os testes e provas como uma chance de se desenvolver, de testar suas capacidades ao máximo e mostrar o quanto é capaz. O excesso ou a falta de confiança nos estudos, são apenas uma forma de pensar. Aprenda a controlar a ansiedade e o nervosismo que podem bloquear sua memória e não permitem que acesse o pensamento difuso. Utilize a técnica da respiração abdominal (utilizando o diafragma, como quando for cantar) para acalmar-se, reduzir o estresse e alcançar a concentração necessária. Tenha um plano B se não for bem na prova, tenha outras opções ou alternativas de estudo ou carreira. Isso reduz o peso da prova e, por consequência, o deixará mais relaxado para fazê-la, aumentando sua capacidade de intercalar o modo difuso e o modo focado de pensamento. Leia o teste para saber do que se trata e permitir ao cérebro a busca pelos blocos de memórias. Ao contrário do que se prega, inicie pelas questões mais difíceis, porque elas exigirão do cérebro mais amplitude de memórias, o que ajudará nas questões mais fáceis. No entanto, não perca muito tempo nas questões difíceis, se ficar bloqueado em uma questão vá para a próxima mais difícil. Quando possível, pisque, mude de direção, tire o foco e então volte ao teste, confira e reflita sobre as suas respostas de uma forma mais abrangente.

14 6. FONTES E REFERÊNCIAS OAKLEY, Barbara; Aprendendo a Aprender. Infopress, aprendendo-a-aprender/

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013

SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013 SERVIÇO DE PSICOLOGIA Ensino Religioso TURMA 101 E Novembro / 2013 Coren-RS Conselho Regional de Enfermagem do Rio Grande do Sul www.portalcoren-rs.gov.br C. H. A. Conhecimentos Habilidades Atitudes Conhecimentos:

Leia mais

MÉTODOS DE ESTUDO. Professora: Renata. Escola Sesi Jundiaí

MÉTODOS DE ESTUDO. Professora: Renata. Escola Sesi Jundiaí Post It MÉTODOS DE ESTUDO Professora: Renata Escola Sesi Jundiaí O que fazer com a matéria acumulada? Anote todos os assuntos que estão atrasados. Divida-os por Disciplina. Coloque um asterisco nas que

Leia mais

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano -

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano - Índice Sumário Índice... 2 1) Primeiro Erro: Dar Prioridade Apenas No Que Você Tem Mais Facilidade em Aprender... 3 2) Segundo Erro: Perder Tempo Desnecessariamente... 4 3) Terceiro Erro: Falta de Estratégia...

Leia mais

Sumário 1.Bem-vindo à era da comunicação 2. A importância de ser fluente na língua inglesa na era moderna

Sumário 1.Bem-vindo à era da comunicação 2. A importância de ser fluente na língua inglesa na era moderna Sumário 1.Bem-vindo à era da comunicação 1 2. A importância de ser fluente na língua inglesa na era moderna 1 2.1 O inglês no mundo moderno 2 3.As técnicas de aprendizagem do inglês para iniciantes 2 3.1

Leia mais

PROTAGONISTAS PARA O MUNDO

PROTAGONISTAS PARA O MUNDO Acreditamos que a verdadeira formação é aquela que dá instrumentos de excelência para que os nossos estudantes sejam protagonistas do próprio destino e consigam impactar positivamente em uma sociedade

Leia mais

Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo!

Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo! Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo! O objetivo é dar-te a conhecer as ferramentas necessárias para que possas tirares

Leia mais

COMO ESTUDAR CIÊNCIAS DA NATUREZA?

COMO ESTUDAR CIÊNCIAS DA NATUREZA? COMO ESTUDAR CIÊNCIAS DA NATUREZA? Independente do curso para o qual você esteja estudando, uma coisa é fato: ter bons hábitos de estudo é essencial! Mas como é possível criar e desenvolver um bom hábito

Leia mais

Introdução. Sabe aquele dia que você precisa estudar algum material, seja para sua vida acadêmica ou profissional, mas está sem vontade alguma?

Introdução. Sabe aquele dia que você precisa estudar algum material, seja para sua vida acadêmica ou profissional, mas está sem vontade alguma? Introdução Opa! Seja bem vindo. Meu objetivo com este e-book é apresentar hacks para você poder aplicar sempre que precisar ter mais foco, concentração e memorização em seus estudos. Sabe aquele dia que

Leia mais

5 DICAS PARA OS ESTUDOS. Use técnicas de Hipnose e PNL para potencializar seus estudos

5 DICAS PARA OS ESTUDOS. Use técnicas de Hipnose e PNL para potencializar seus estudos 5 DICAS PARA OS ESTUDOS Use técnicas de Hipnose e PNL para potencializar seus estudos www.ohipnotista.com.br www.cursohipnose.com @ohipnotista @ohipnotistaa @ohipnotistabr MENSAGEM PRA VOCÊ! Este e-book

Leia mais

Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English

Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English Educação Bilingue: Como ajudar meu filho? Vania Bittencourt Gerente Pedagógica Pearson English O que é ensino bilingue? A escola bilíngue objetiva ensinar, por meio das línguas, conteúdos de diversas disciplinas,

Leia mais

7 Ensinamentos do Prof. Pier para aprender inteligência

7 Ensinamentos do Prof. Pier para aprender inteligência 7 Ensinamentos do Prof. Pier para aprender inteligência Biografia do Prof. Pier O Prof. Pier, como era conhecido Pierluigi Piazzi por seus alunos e admiradores, nasceu na Itália, no dia 29 de janeiro de

Leia mais

PRODUTIVIDADE EM 10 PASSOS. Ser produtivo não é fazer muito e sim fazer o importante e na hora certa.

PRODUTIVIDADE EM 10 PASSOS. Ser produtivo não é fazer muito e sim fazer o importante e na hora certa. PRODUTIVIDADE EM 10 PASSOS Ser produtivo não é fazer muito e sim fazer o importante e na hora certa. www.ohipnotista.com.br www.cursohipnose.com @ohipnotista @ohipnotistaa @ohipnotistabr MENSAGEM PRA VOCÊ!

Leia mais

COMO CONSEGUIR ESTUDAR VÁRIAS HORAS POR DIA

COMO CONSEGUIR ESTUDAR VÁRIAS HORAS POR DIA COMO CONSEGUIR ESTUDAR VÁRIAS HORAS POR DIA Independente do curso para o qual esteja estudando, uma coisa é fato: ter bons hábitos de estudo é essencial! Mas como é possível criar e desenvolver um bom

Leia mais

TÉCNICAS DE APRENDIZADO WWW.QUEROSERPOLICIAL.COM.BR 1 Sumário TÉCNICAS DE APRENDIZADO - Faça um bom plano de estudo...03 - Motivação nos estudos...04 - Organização nos estudos...04 2 Técnicas de Aprendizado

Leia mais

RITA RAPOSO - PSICÓLOGA EDUCACIONAL

RITA RAPOSO - PSICÓLOGA EDUCACIONAL RITA RAPOSO - PSICÓLOGA EDUCACIONAL índice 1. Causas do insucesso 2. Boas práticas parentais 3. Criar uma rotina de estudo 4. Gestão do tempo de estudo 5. Regras na planificação do estudo 6. Regras para

Leia mais

ENTENDA COMO SILENCIAR A MENTE E APRENDA A MANTER O FOCO

ENTENDA COMO SILENCIAR A MENTE E APRENDA A MANTER O FOCO ENTENDA COMO SILENCIAR A MENTE E APRENDA A MANTER O FOCO Introdução...03 Por que silenciar a mente?...05 Defina metas...08 7 dicas práticas para conseguir ter mais concentração...13 Tenha confiança na

Leia mais

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil) Editor Thiago Regina Projeto Gráfico e Editorial Rodrigo Rodrigues Revisão Renilda Gonçalves do Amaral Copidesque Jade Coelho Capa Tiago Shima Copyright Viseu Todos os direitos desta edição são reservados

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

Escola Básica 1º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas 26 Set h30

Escola Básica 1º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas 26 Set h30 Escola Básica 1º Ciclo com Pré-Escolar das Figueirinhas 26 Set. 2016 18h30 Margarida Pocinho mpocinho@uma.pt Como identificar qual é a maior dificuldade de aprendizagem da criança? É fundamental a participação

Leia mais

COMO ESTUDAR CAROS ALUNOS

COMO ESTUDAR CAROS ALUNOS COMO ESTUDAR CAROS ALUNOS 2012 chegou com toda a força. Todos vocês já delinearam as suas metas pessoais, as metas dos grupos e esperamos que 2012 seja um ano produtivo para todos. Ser um bom aluno, aprender

Leia mais

Comece a Ter Foco e Concentração Agora! O Básico Para Ter Foco!

Comece a Ter Foco e Concentração Agora! O Básico Para Ter Foco! Comece a Ter Foco e Concentração Agora! O Básico Para Ter Foco! Concentração Inabalável! Essa aula faz parte do treinamento Concentração Inabalável criado por Matheus Cervieri. Para conhecer o treinamento

Leia mais

Primeiramente, é preciso que você estabeleça suas metas. Para isso, vamos pensar em algumas perguntas básicas.

Primeiramente, é preciso que você estabeleça suas metas. Para isso, vamos pensar em algumas perguntas básicas. Sempre é hora de afinar sua maneira de estudar e sua percepção de si mesmo. Acompanhe o material criado pela orientadora profissional e psicóloga Daniela Fuschini Favaro e que é aplicado há mais de uma

Leia mais

Hábito de estudos? Dicionário Aurélio

Hábito de estudos? Dicionário Aurélio Hábito de estudos? Marília Medrado, 2012 Hábito é a disposição duradoura adquirida pela repetição. Dicionário Aurélio É necessário grande esforço e determinação. Adquirido de forma gradual. No início,

Leia mais

9 exercícios para um abdômen trincado

9 exercícios para um abdômen trincado 9 exercícios para um abdômen trincado Aqui * Os melhores exercícios para definir o abdômen. * Exercícios para queimar a gordura localizada. Definir o abdômen é muito fácil, basta fazer os exercícios certos

Leia mais

Seis estratégias para uma aprendizagem eficiente

Seis estratégias para uma aprendizagem eficiente PRÁTICA DISTRIBUÍDA Seis estratégias para uma aprendizagem eficiente Todas estas estratégias têm por base evidências científicas de psicologia cognitiva. Para cada estratégia explicaremos como a aplicar,

Leia mais

"PASSO A PASSO DE ESTUDO"

PASSO A PASSO DE ESTUDO 2 Aqui no EPISÓDIO 04 você recebe o PASSO A PASSO para estudar Inglês diariamente e usando tudo o que ensinei durante o AULÃO NACIONAL DE INGLÊS! "PASSO A PASSO DE ESTUDO" Se tudo que eu falei para você

Leia mais

Já pensou apenas colocar uma planta no seu quarto e, na mesma noite, voltar a dormir bem? Isso parece bom para ser verdade, certo?

Já pensou apenas colocar uma planta no seu quarto e, na mesma noite, voltar a dormir bem? Isso parece bom para ser verdade, certo? Já pensou apenas colocar uma planta no seu quarto e, na mesma noite, voltar a dormir bem? Isso parece bom para ser verdade, certo? E vou ser honesto. Apenas colocar uma planta no seu quarto não irá resolver

Leia mais

O que você carrega na sua mochila da escola?

O que você carrega na sua mochila da escola? O que você carrega na sua mochila da escola? O que você carrega na sua mochila da escola? Seu filho tem aprendido sobre o conceito de bem- estar: cuidar da sua mente e dos seus sentimentos, do seu corpo

Leia mais

COMO ESCREVER UMA INTRODUÇÃO?

COMO ESCREVER UMA INTRODUÇÃO? PREPARAÇÃO PARA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO COMO ESCREVER UMA INTRODUÇÃO? OFICINA DE ARTIGOS A Introdução com revisão Prof. Dr. João Gilberto Mendes dos Reis Adaptação: Prof. Dr. Rodrigo Couto Santos

Leia mais

Capítulo 1 Orientação para seu programa de reabilitação

Capítulo 1 Orientação para seu programa de reabilitação Capítulo 1 Orientação para seu programa de reabilitação Saiba como será seu programa de reabilitação. Veja o que você aprenderá. Ao final deste capítulo, você poderá: Ø Discutir a importância da reabilitação

Leia mais

passos para uma autoestima elevada

passos para uma autoestima elevada 10 passos para uma autoestima elevada 01. saiba quem é: em defeitos, mas também em qualidades Ter qualidades e defeitos, acertar e errar, tudo faz parte de ser humano. Conhecer-se, sem se julgar ou ajuizar,

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

18 Dicas Para Você Aprender Qualquer Coisa, Mais Rápido e Melhor! [Garantido]

18 Dicas Para Você Aprender Qualquer Coisa, Mais Rápido e Melhor! [Garantido] 18 Dicas Para Você Aprender Qualquer Coisa, Mais Rápido e Melhor! [Garantido] 1. Foque sua atenção nos materiais que você está estudando A atenção é um dos maiores componentes da memória. Para que a informação

Leia mais

COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS

COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS Sua meta para 2018 é passar no vestibular? Saiba que um bom planejamento pode ser o grande diferencial para sua aprovação no curso dos sonhos, seja ele Medicina,

Leia mais

Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco

Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco Como se concentrar mais? O que eu tenho que fazer? Logo abaixo, há 5 atitudes altamente eficazes para concentrar

Leia mais

Você se considera uma pessoa ansiosa? Você acha que hoje se encontra fora do seu controle?

Você se considera uma pessoa ansiosa? Você acha que hoje se encontra fora do seu controle? Você se considera uma pessoa ansiosa? Você acha que hoje se encontra fora do seu controle? Como saber se você está realmente ansioso(a) ou apenas passando por um momento difícil e precisa aprender a lidar

Leia mais

O verbo estudar implica em usar a inteligência para aprender, guardar na memória, decorar, memorizar, pensar sobre (algo), meditar e refletir.

O verbo estudar implica em usar a inteligência para aprender, guardar na memória, decorar, memorizar, pensar sobre (algo), meditar e refletir. ORIENTAÇÕES DE ESTUDO DE MATEMÁTICA AVALIAÇÃO PARCIAL 1º TRIMESTRE 2016 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Iniciamos o ano letivo aprendendo que é necessário adquirir o hábito de estudar e praticar o que já

Leia mais

ANA SOUZA P S I C Ó L O G A

ANA SOUZA P S I C Ó L O G A ÍNDICE AUTORA... INTRODUÇÃO... ALGUNS SINTOMAS QUE PODEMOS OBSERVAR DEVIDO AO ESGOTAMENTO EMOCIONAL... - Insônia... - Irritabilidade... - Falta de motivação... - Distanciamento afetivo... - Esquecimentos

Leia mais

ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA

ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA ORGANIZAÇÃO ANTES DE CHEGAR NA ESCOLA EVITAR FALTAR ÀS AULAS Sua presença é fundamental para a aprendizagem DESPERTAR MAIS CEDO Aluno bem alimentado e disposto aprende muito mais SER PONTUAL O início das

Leia mais

Orientação de estudos

Orientação de estudos Roteiro de estudos 2º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

Roteiro de estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos Roteiro de estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES

OBJETIVO VISÃO GERAL SUAS ANOTAÇÕES OBJETIVO Empregar técnicas de entrevistas, sabendo fazer perguntas abertas e fechadas para descobrir as necessidades do cliente e oferecer soluções que satisfaçam estas necessidades. VISÃO GERAL Saber

Leia mais

Foco da semana 1 Praticar a Atenção Plena

Foco da semana 1 Praticar a Atenção Plena Foco da semana 1 Praticar a Atenção Plena Muitas vezes nossas mentes não atribuem atenção ao que está a acontecendo no presente, e nosso pensamento está voltado a sobre algo que aconteceu no passado ou

Leia mais

Roteiro de estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos Roteiro de estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

COMO SE PREPARAR PARA O. NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO Colégio da Faculdade Adventista da Bahia BR 101, Km 197, Cachoeira-BA. Tel.

COMO SE PREPARAR PARA O. NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO Colégio da Faculdade Adventista da Bahia BR 101, Km 197, Cachoeira-BA. Tel. COMO SE PREPARAR PARA O NÚCLEO DE ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO Colégio da Faculdade Adventista da Bahia BR 101, Km 197, Cachoeira-BA. Tel. 3425-8000 LEIA MUITO Uma leitura observadora, reflexiva, atenta,

Leia mais

Fast Idiomas. Aulão Nacional de Inglês

Fast Idiomas. Aulão Nacional de Inglês Fast Idiomas 1 Aqui no EPISÓDIO 04 está o PASSO A PASSO DE ESTUDO para estudar Inglês diariamente usando tudo o que aprendeu no AULÃO NACIONAL DE INGLÊS! "PASSO A PASSO DE ESTUDO" Se tudo fez sentido para

Leia mais

Técnicas de Memorização para A Bíblia e Qualquer Assunto

Técnicas de Memorização para A Bíblia e Qualquer Assunto Técnicas de Memorização para A Bíblia e Qualquer Assunto VERSICULODODIA.COM Introdução Neste simples e-book você terá acesso à 5 técnicas infalíveis de memorização que podem ser aplicadas para memorizar

Leia mais

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares. APOSTILA 02 Teste com 200 exercícios.

MATEMÁTICA PARA VENCER. Apostilas complementares. APOSTILA 02 Teste com 200 exercícios. MATEMÁTICA PARA VENCER Apostilas complementares APOSTILA 02 Teste com 200 exercícios www.laercio.com.br APOSTILA 02 Colégio Militar 6º ano TESTE COM 200 EXERCÍCIOS Apostila de complemento do livro MATEMÁTICA

Leia mais

Roteiro de estudos 2º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 2º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos Roteiro de estudos 2º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

GRATUITO E ABERTO A INTERESSADOS! Com Dir. Sênior Ana Paula Domanico

GRATUITO E ABERTO A INTERESSADOS! Com Dir. Sênior Ana Paula Domanico 28/07/16 20:30h de Brasília Acesse: https://www.eventials.com/conhecimentoonline/dicas-para-administrar-seu-maior-bemseu-tempo/ GRATUITO E ABERTO A INTERESSADOS! Com Dir. Sênior Ana Paula Domanico Você

Leia mais

oficina incendeie CRIATIVO PASSO 4 Parta do princípio de que você não sabe nada! Mude a sua percepção de si mesmo e transforme a sua realidade AULA 1

oficina incendeie CRIATIVO PASSO 4 Parta do princípio de que você não sabe nada! Mude a sua percepção de si mesmo e transforme a sua realidade AULA 1 oficina incendeie CRIATIVO PASSO 5 Enfrente seus medos sendo curios@! PASSO 2 Transforme o seu mindset e cale as crenças limitantes PASSO 3 Mude a sua percepção de si mesmo e transforme a sua realidade

Leia mais

Dicas de Otimização de Tempo. Por Pamela Albuquerque

Dicas de Otimização de Tempo. Por Pamela Albuquerque Dicas de Otimização de Tempo Por Pamela Albuquerque 1-Fazer lista do que fará no dia seguinte. Nada de lotar a lista com atividades, coloque o que pode cumprir. 2-Ter (ao menos) uma tarefa como prioridade

Leia mais

21 dicas para aumentar sua produtividade e. TRÍADE DA APROVAÇÃO Página 1

21 dicas para aumentar sua produtividade e. TRÍADE DA APROVAÇÃO Página 1 21 dicas para aumentar sua produtividade e gerenciar melhor seu tempo TRÍADE DA APROVAÇÃO Página 1 INTRODUÇÃO Como você usa seu tempo depende muito mais das habilidades que você procura desenvolver depois

Leia mais

7 CONSELHOS PARA VENCER O CANSAÇO MENTAL

7 CONSELHOS PARA VENCER O CANSAÇO MENTAL Informativo Semanal Graças à atividade física, nosso cérebro se ativa, mantendo-se alerta por muito mais tempo, o que previne o cansaço mental. Também é muito importante dormir sete horas diárias para

Leia mais

Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse

Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse Yoga para combater a insônia A prática traz benefícios para o corpo e pode ser uma ótima terapia para reduzir o nível de estresse Dificuldade para dormir, acordar no meio da madrugada, ficar rolando na

Leia mais

Memória. Dr. Fábio Agertt

Memória. Dr. Fábio Agertt Dr. Fábio Agertt O que é? Memória O termo memória tem sua origem etmológica no latim memoriam e significa a faculdade de reter e readquirir idéias, imagens, expressões e conhecimentos Função cerebral superior

Leia mais

Você não precisa decorar nada

Você não precisa decorar nada Que aprender inglês é importante e vai mudar a sua vida você já sabe, mas como aprender inglês e como fazer isso por conta própria? Nós separamos abaixo algumas dicas inéditas e que sem dúvida vão fazer

Leia mais

Orientação de estudos

Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

Organização da Mente

Organização da Mente Realidade Organização da Mente Censura Inconsciente Pré-Consciente Consciente É a parte arcaica do aparelho psíquico ou sede do libido (desejo) e das memórias reprimidas/recalcadas que tentam manifestar-se

Leia mais

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento.

O método é simples. 1. Entender o movimento (mentalmente), assimilá-lo. 2. Executar o movimento. O método é simples Tocar bateria é coordenar os movimentos dos braços e pernas, só isso. Não é preciso ler partituras Não é preciso saber as notas musicais Não é preciso ter o dom para a música Aprender

Leia mais

A SEQUENCIA DOS 3 S CAPAZ DE DUPLICAR SUAS VENDAS ONLINE

A SEQUENCIA DOS 3  S CAPAZ DE DUPLICAR SUAS VENDAS ONLINE A SEQUENCIA DOS 3 EMAILS CAPAZ DE DUPLICAR SUAS VENDAS ONLINE Esta seqüência foi projetada para fazer os seus leads comprarem quase que imediatamente o que você esta promovendo através do email marketing.

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática e Suas Tecnologias. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática e Suas Tecnologias. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre Matemática e Suas Tecnologias O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

Introdução ao planejamento de estudos

Introdução ao planejamento de estudos Introdução ao planejamento de estudos Concurseiros AEPANOS este planejamento de estudo é simplesmente a profissionalização do estudo para concursos públicos. Aqui, tentamos tirar o seu máximo, isso se

Leia mais

Sob o domínio do Medo. Comemore Os Erros. Escolha Seu Destino! Conte para Todo Mundo. Entre em Ação. 06 Entre no Desconhecido

Sob o domínio do Medo. Comemore Os Erros. Escolha Seu Destino! Conte para Todo Mundo. Entre em Ação. 06 Entre no Desconhecido POR JOBER CHAVES 01 02 03 04 05 Sob o domínio do Medo Comemore Os Erros Escolha Seu Destino! Conte para Todo Mundo Entre em Ação A confiança é a chave de todo o sucesso na vida, e ela é aumentada com muitas

Leia mais

ROTEIRO DE CERTIFICAÇÃO

ROTEIRO DE CERTIFICAÇÃO ROTEIRO DE CERTIFICAÇÃO ÍNDICE DO ROTEIRO DE CERTIFICAÇÃO ESTRUTURA DO FÓRMULA DAS CERTIFICAÇÕES HABILIDADES ESTRATÉGICAS 1. Estratégias..5 2. Técnicas. 5 GUIA 3. Técnicas de Memorização....8 4. Técnicas

Leia mais

APRENDER, ESTUDAR e APREENDER

APRENDER, ESTUDAR e APREENDER APRENDER, ESTUDAR e APREENDER Na realidade da sala de aula, durante o processo de aprendizagem, se considerarmos as diversas possibilidades qualitativas e quantitativas do contexto socioeducativo, cognitivo

Leia mais

10 passos para alcançar a saúde mental

10 passos para alcançar a saúde mental 10 passos para alcançar a saúde mental A maioria das pessoas sabe como pode promover a sua saúde física através de uma dieta saudável ou de exercício físico diário. Também se sabe que um ambiente saudável

Leia mais

Introdução ao planejamento de estudos

Introdução ao planejamento de estudos Introdução ao planejamento de estudos Concurseiros AEPANOS este planejamento de estudo é simplesmente a profissionalização do estudo para concursos públicos. Aqui, tentamos tirar o seu máximo, isso se

Leia mais

GESTÃO DO TEMPO: O GUIA DEFINITIVO PARA ESTUDANTES

GESTÃO DO TEMPO: O GUIA DEFINITIVO PARA ESTUDANTES GESTÃO DO TEMPO: O GUIA DEFINITIVO PARA ESTUDANTES 3 Introdução 5 Tempo de estudo: como fazer para render mais? 12 É possível estudar e trabalhar? Como?! 17 A importância do descanso 21 Gestão do tempo

Leia mais

Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama,

Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama, CAPÍTULO UM Uma pequena mágica Não seria ótimo se você pudesse ir para a cama, aconchegar-se debaixo das suas cobertas, fechar os olhos e adormecer sem nenhuma agitação ou medo? Sem ouvir barulhos ou pensar

Leia mais

Uma palavra sobre a terminologia

Uma palavra sobre a terminologia Introdução O Mapa Mental (Mind Map ) é uma ferramenta dinâmica e estimulante que contribui para que o pensamento e o planejamento se tornem atividades mais inteligentes e rápidas. A criação de um Mapa

Leia mais

Lógica Gramatical. Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno. Manual. Do Aluno

Lógica Gramatical. Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno. Manual. Do Aluno Lógica Gramatical Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno Manual 1 Do Aluno Olá, aluno. Iniciamos aqui o nosso Curso Completo de Português, utilizando a Lógica Gramatical como mecanismo de aprendizado

Leia mais

Introdução ao planejamento de estudos

Introdução ao planejamento de estudos Introdução ao planejamento de estudos Concurseiros AEPANOS este planejamento de estudo é simplesmente a profissionalização do estudo para concursos públicos. Aqui, tentamos tirar o seu máximo, isso se

Leia mais

Preserve o que você ajuda a construir

Preserve o que você ajuda a construir 18ª Edição Quarta-feira 7 de novembro de 2012 informativo Meio ambiente Preserve o que você ajuda a construir Além de promover desenvolvimento para uma região, a empresa também se preocupa em conscientizar

Leia mais

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS worksheet CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS 2 FORMAS DE USAR ESTE CRONOGRAMA: 1. Imprima as folhas, preencha-o à mão e deixe em um lugar que você possa sempre consultá-lo (bolsa, pasta, agenda, colado

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Língua Portuguesa / ESTUDOS AUTÔNOMOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 15 / 3 / 2019 TEXTO1 DICAS DE ESTUDO Como realizar uma boa prova? É chegada a hora das provas.

Leia mais

ESCALA COGNITIVA (SCOPA Cog) Marque uma cruz indicando o estado do paciente no momento da avaliação.

ESCALA COGNITIVA (SCOPA Cog) Marque uma cruz indicando o estado do paciente no momento da avaliação. ESCALA COGNITIVA (SCOPA Cog) Marque uma cruz indicando o estado do paciente no momento da avaliação. ON OFF Memória e Aprendizagem 1. Recordação verbal: Nota: Coloque o caderno adequadamente orientado

Leia mais

CO-OPerando. Para o sucesso na participação. Cartilha educativa para pais

CO-OPerando. Para o sucesso na participação. Cartilha educativa para pais CO-OPerando Para o sucesso na participação Cartilha educativa para pais Editorial UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Departamento de Terapia Ocupacional Este material é parte integrante do trabalho

Leia mais

TESTE DIAGNÓSTICO DE PRODUTIVIDADE para gestão de tempo e de vida

TESTE DIAGNÓSTICO DE PRODUTIVIDADE para gestão de tempo e de vida Olá, seja bem-vinda! Esse teste é parte integrante do Programa de life coaching Produtividade Em Ação. Faça o teste de diagnóstico de produtividade e depois de terminar o programa e colocar em prática

Leia mais

Hoje isso Acabou!!! Você vai colocar em pratica tudo que irá aprender comigo! Aprender estudar para a vida! Chega de sofrer, estudando errado!

Hoje isso Acabou!!! Você vai colocar em pratica tudo que irá aprender comigo! Aprender estudar para a vida! Chega de sofrer, estudando errado! a Hoje isso Acabou!!! Você vai colocar em pratica tudo que irá aprender comigo! Aprender estudar para a vida! Chega de sofrer, estudando errado! Se auto conhecendo Pirâmide William Glasser Ansiedade Antigamente,

Leia mais

ENSINANDO VERSÍCULOS BÍBLICOS PARA AS CRIANÇAS

ENSINANDO VERSÍCULOS BÍBLICOS PARA AS CRIANÇAS 1 ENSINANDO VERSÍCULOS BÍBLICOS PARA AS CRIANÇAS "Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele" Provérbios 22.6 A resposta é: ame-as, e você estará apto a

Leia mais

MANTRAS FINANCEIROS. Cons uindo uma vida óspera e abundante

MANTRAS FINANCEIROS. Cons uindo uma vida óspera e abundante 5 MANTRAS FINANCEIROS Cons uindo uma vida óspera e abundante INTRODUÇÃO Muitas mulheres enfrentam muitas dificuldades financeiras, trabalham em empregos que não gostam, algumas ainda dependem de seus familiares.

Leia mais

APRENDENDO MAIS SOBRE A GAGUEIRA

APRENDENDO MAIS SOBRE A GAGUEIRA APRENDENDO MAIS SOBRE A GAGUEIRA Material desenvolvido na Oficina de Fluência por Bianca Ribeiro, Izadora Zanini, João Marcelo Boccia, Marcela Gottlieb e Mariana Ribeiro O QUE É A GAGUEIRA? A gagueira

Leia mais

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2

SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 SEMANA DO ESPANHOL DE VERDADE MATERIAL DE APOIO AULA 2 O que você vai encontrar neste material? Hola! Neste material complementar da Aula 2 da Semana do Espanhol de Verdade eu vou te mostrar : Revisão

Leia mais

Capítulo 18 Progressão do seu programa de exercícios

Capítulo 18 Progressão do seu programa de exercícios Capítulo 18 Progressão do seu programa de exercícios Objetivos de aprendizagem: Ø Definir avanços no seu programa de exercícios e explicar por que isso é importante Ø Identificar quando é seguro avançar

Leia mais

Meu Jardim: aprendemos e jogamos!

Meu Jardim: aprendemos e jogamos! Meu Jardim: aprendemos e jogamos! Estabelecer um padrão de alimentação saudável é importante para toda a família. Compreender de onde os alimentos vêm e sua sazonalidade, como eles se encaixam no guia

Leia mais

Introdução ao planejamento de estudos

Introdução ao planejamento de estudos Introdução ao planejamento de estudos Concurseiros Alfartanos este planejamento de estudo é simplesmente a profissionalização do estudo para concursos públicos. Aqui, tentamos tirar o seu máximo, isso

Leia mais

Calma! Aprender a Aprender Cursos extensivos, intensivos, revisões, simulados... Não é fácil saber o que estudar e como estudar. Aprender a Aprender

Calma! Aprender a Aprender Cursos extensivos, intensivos, revisões, simulados... Não é fácil saber o que estudar e como estudar. Aprender a Aprender Cursos extensivos, intensivos, revisões, simulados... Não é fácil saber o que estudar e como estudar. Calma! o Revisamed vai te orientar a otimizar o seu tempo com alto desempenho de aprendizado. Planejamento

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática e Suas Tecnologias. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática e Suas Tecnologias. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre Matemática e Suas Tecnologias O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

Roteiro de estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos Roteiro de estudos 3º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

1.0. Gerenciamento de tempo. Por que temos a sensação de que o tempo passa rápido demais?

1.0. Gerenciamento de tempo. Por que temos a sensação de que o tempo passa rápido demais? 1.0. Gerenciamento de tempo Por que temos a sensação de que o tempo passa rápido demais? 2.0. Gerenciamento de tempo É porque gastamos o tempo em atividades que nada têm a ver com nossos objetivos, sonhos

Leia mais

Roteiro de estudos 2º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 2º trimestre. Matemática-Física-Química. Orientação de estudos Roteiro de estudos 2º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais

Medo X X X. Atitude e Confiança!!

Medo X X X. Atitude e Confiança!! Medo X X X Atitude e Confiança!! MEDO O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como

Leia mais

REVENDO O QUE VOCÊ DEVE E NÃO DEVE FAZER AO ADESTRAR SEU CÃO

REVENDO O QUE VOCÊ DEVE E NÃO DEVE FAZER AO ADESTRAR SEU CÃO Proporcionar ao seu cão pelo menos algum adestramento é a melhor coisa e a maior demonstração de amor que você pode dar a ele. Adestrar seu cão garante que ele esteja sempre em segurança, seja bem-vindo

Leia mais

1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE

1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE 1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE O GRANDE objetivo da Headline é gerar o impulso que leva a abertura de E-mail. Esses impulsos podem ser despertados de várias formas diferentes e cada uma vai ter

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades

Leia mais

Dislexia. Dificuldade na área da leitura, gerando a troca de linhas, palavras, letras, sílabas e fonemas.

Dislexia. Dificuldade na área da leitura, gerando a troca de linhas, palavras, letras, sílabas e fonemas. Dislexia (BARROS, 2010; SILVA, 2009) Dificuldade na área da leitura, gerando a troca de linhas, palavras, letras, sílabas e fonemas. A troca de letras ocorre especialmente naquelas com diferenças sutis

Leia mais

CONSULTORA DE BELEZA DE PASSOS PARA SER UMA SUCESSO

CONSULTORA DE BELEZA DE PASSOS PARA SER UMA SUCESSO CONSULTORA DE BELEZA DE PASSOS PARA SER UMA SUCESSO CONQUISTE MAIS CLIENTES APAIXONADAS PELO SEU PRODUTO E AUMENTE SUAS VENDAS SENDO EMPREENDEDORA. VOCÊ TEM CERTEZA QUE APROVEITA BEM SEU TEMPO E SABE ORGANIZAR

Leia mais

Orientação de estudos

Orientação de estudos Roteiro de estudos 2º trimestre. Matemática-Física-Química O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar

Leia mais