Segurança no Procedimento Cirúrgico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Segurança no Procedimento Cirúrgico"

Transcrição

1 Segurança no Procedimento Cirúrgico

2 Segurança na Aviação 1. Acidente com o B 747 da Japan Airlines 32 minutos voando sem controle Colisão com Montanha 2. Acidente com B 737 da Aerolineas Argentinas Buenos Aires Avião não conseguiu decolar Atravessou a pista 3. Acidente com B 767 da Air Canada Pane Seca em pleno Vôo

3 Diretrizes Mundiais para Segurança no Procedimento Cirúrgico Na Assembléia Mundial de Saúde, ocorrida em 2002, a questão da segurança do paciente foi intensamente debatida e, em outubro de 2004, OMS criou a Aliança Mundial para Segurança do Paciente. Esta Aliança tem por objetivo despertar a consciência profissional e o comprometimento político dos países para melhorar a segurança na assistência e apoiar no desenvolvimento de políticas públicas e indução às boas práticas assistenciais. Um elemento central deste trabalho é a formulação dos Desafios Globais, que são formulados a cada 2 anos e visam fomentar o comprometimento dos países, destacando temas direcionados para uma área de risco identificada. O Primeiro Desafio Global focou as infecções relacionadas à assistência, envolvendo: higienização das mãos, procedimentos clínicos e cirúrgicos, segurança do sangue e hemoderivados, administração segura de injetáveis e imunobiológicos e segurança da água, saneamento básico e manejo de resíduos.

4 Diretrizes Mundiais para Segurança no Procedimento Cirúrgico O Segundo Desafio Global dirige a atenção para os fundamentos e práticas de Segurança Cirúrgica. Este desafio tem por objetivo aumentar os padrões de qualidade almejados em serviços de saúde em qualquer lugar do mundo e contempla: 1. Prevenção de Infecção no Sítio Cirúrgico 2. Anestesia Segura 3. Equipes Cirúrgicas Seguras 4. Indicadores de Assistência Cirúrgicas

5 Diretrizes Mundiais para Segurança no Procedimento Cirúrgico 2004 Aproximadamente 250 milhões de cirurgias de grande porte no principais 56 países: Complicações ocorreram em 3 a 16 % dos Pacientes ( 7,5 milhões / 35 milhões) Mortalidade de 0,4 a 0,8 % ( 1 milhão / 2 milhões) Aproximadamente 50 % dos eventos adversos foram considerados evitáveis

6 Diretrizes Mundiais para Segurança no Procedimento Cirúrgico ÔNUS GLOBAL DA DOENÇA - OMS Indicador DALY é um indicador do tempo vivido com uma incapacidade e do tempo perdido devido a morte prematura (OMS e Banco Mundial 2006) No DALY temos 1,5 bilhão de anos vida consumidos por incapacidade ou morte prematura. Destes, em torno de 11 % de devem a doenças tratáveis por cirurgia.

7 Diretrizes Mundiais para Segurança no Procedimento Cirúrgico ANESTESIOLOGIA Suas complicações são causa substancial de mortes durante as cirurgias no mundo. Há 3 décadas um paciente saudável tinha uma chance estimada em morrer por problemas anestésicos de 1 para 5000 anestesias / cirurgias. Atualmente este número passou para 1 para mais de anestesias / cirurgias (Mundo Industrializado). Outros exemplos: Zimbabue 1:3000 Zambia 1:1900 Malaui 1:500 Togo 1:150 Fonte OMS 2006

8 Diretrizes Mundiais para Segurança no Procedimento Cirúrgico ANESTESIOLOGIA Seus especialistas e estudiosos revisaram processos da Aviação, Energia Nuclear e outras industrias tidas como altamente confiáveis. Foram encontrados os pilares como diferenciais para a redução do erro: Preocupação com o fracasso Relutância em simplificar interpretações Sensibilidade na operação Compromisso com a resiliência Respeito à perícia Fonte OMS 2006

9 Logística Hospital 9 de Julho Aproximadamente cirurgias por ano Suprimentos H9J 127 colaboradores Aproximadamente 300 fornecedores Aproximadamente 5000 itens Centro Cirúrgico Colaboradores 109 Central de Esterilização Colaboradores 42

10 Diretrizes Mundiais para Segurança no Procedimento Cirúrgico O Manual do Segundo Desafio apresenta 10 objetivos essenciais para a cirurgia segura: 1.A equipe operará o paciente certo e o local cirúrgico certo. 2.A equipe usará métodos conhecidos para impedir danos na administração de anestésicos, enquanto protege o paciente da dor. 3.A equipe reconhecerá e estará efetivamente preparada para perda de via área ou de função respiratória que ameacem a vida. 4.A equipe reconhecerá e estará efetivamente preparada para o risco de grandes perdas de sangue. 5.A equipe evitará a indução de reação adversa a drogas ou reação alérgica sabidamente de risco ao paciente. 6.A equipe usará de maneira sistemática, métodos conhecidos para minimizar o risco de infecção no sítio cirúrgico. 7.A equipe impedirá a retenção inadvertida de instrumentais ou compressas nas feridas cirúrgicas. 8.A equipe manterá seguros e identificará precisamente todos os espécimes cirúrgicos. 9.A equipe comunicará efetivamente e trocará informações críticas para a condução segura da operação. 10.Os hospitais e os sistemas de saúde pública estabelecerão vigilância de rotina sobra a capacidade, volume e resultados cirúrgicos.

11 Diretrizes Mundiais para Segurança no Procedimento Cirúrgico O Manual do Segundo Desafio apresenta 10 objetivos essenciais para a cirurgia segura: 1. A equipe operará o paciente certo e o local cirúrgico certo EUA Aproximadamente 2000 cirurgias realizadas no local errado ou no paciente errado 2. A equipe usará métodos conhecidos para impedir danos na administração de anestésicos, enquanto protege o paciente da dor. Taxa de mortalidade em Anestesiologia 1: A equipe reconhecerá e estará efetivamente preparada para perda de via área ou de função respiratória que ameacem a vida. Avaliação Pré operatórias das Vias Aéreas e Anatomia do Paciente (teste de Mallampati e classificação das vias aéreas segundo dificuldade de intubação) 4. A equipe reconhecerá e estará efetivamente preparada para o risco de grandes perdas de sangue. 5. A equipe evitará a indução de reação adversa a drogas ou reação alérgica sabidamente de risco ao paciente. Erros de Medicação anestesias observou se 700 erros declarados de medicação

12 Diretrizes Mundiais para Segurança no Procedimento Cirúrgico 6. A equipe usará de maneira sistemática, métodos conhecidos para minimizar o risco de infecção no sítio cirúrgico. - EUA infecções do sítio cirúrgico - 3,7 milhões de diárias hospitalares - 2,5 Bilhões de Dólares gastos no tratamento 7. A equipe impedirá a retenção inadvertida de instrumentais ou compressas nas feridas cirúrgicas. - Década de 90 : 1 a cada cirurgias tinham algum material retido intra corpóreo 8. A equipe manterá seguros e identificará precisamente todos os espécimes cirúrgicos. 9. A equipe comunicará efetivamente e trocará informações críticas para a condução segura da operação. - Modelos assistenciais baseados em volume de produção 10. Os hospitais e os sistemas de saúde pública estabelecerão vigilância de rotina sobra a capacidade, volume e resultados cirúrgicos.

13 O processo de segurança no procedimento cirúrgico no Hospital 9 de Julho

14 Etapas a serem seguidas para um procedimento cirúrgico seguro Cadastro Médico Profilaxia de TEV Visita Pré Anestésica Consentimentos Informados Demarcação do Sítio Cirúrgico Antibiótico profilaxia Time Out Procedimento Cirurgico Seguro!!!

15 Etapas a serem seguidas para um procedimento cirúrgico seguro Cadastro Médico Profilaxia de TEV Visita Pré Anestésica Consentimentos Informados Demarcação do Sítio Cirúrgico Antibiótico profilaxia Time Out Procedimento Cirurgico Seguro!!!

16 Cadastro Médico Desde o mês de março de 2011 está proibida a entrada de cirurgiões e anestesistas sem cadastro médico no Centro Cirúrgico do Hospital 9 de Julho. Até o momento a entrada está sendo liberada mediante autorização da Diretoria Técnica, Diretoria Clínica ou Superintendência Médica; contudo, a partir do dia 01 de agosto a entrada não mais será permitida. Os médicos que ainda não tem seu cadastro devem ir até o SAME e entregar a documentação necessária.

17 Etapas a serem seguidas para um procedimento cirúrgico seguro Cadastro Médico Profilaxia de TEV Visita Pré Anestésica Consentimentos Informados Demarcação do Sítio Cirúrgico Antibiótico profilaxia Time Out Procedimento Cirurgico Seguro!!!

18 Profilaxia de TEV A partir de 01 de agosto, a equipe de enfermagem fará a avaliação do risco de TEV de maneira sistematizada, seguindo um protocolo institucional. Esta avaliação irá gerar um aviso para que o médico atente-se em fazer a prescrição da profilaxia para os casos indicados. IMPORTANTE: Não esquecer de justificar quando a profilaxia não for realizada nos casos com identificação do risco.

19 Etapas a serem seguidas para um procedimento cirúrgico seguro Cadastro Médico Profilaxia de TEV Visita Pré Anestésica Consentimentos Informados Demarcação do Sítio Cirúrgico Antibiótico profilaxia Time Out Procedimento Cirurgico Seguro!!!

20 Visita Pré-Anestésica Desde o dia 01 de agosto de 2010 a visita préanestésica é um requisito de segurança obrigatório em todas as cirurgias realizadas no H9J. A partir do mês de julho de 2011 a nossa Ficha de Avaliação Pré-Anestésica mudou (novo modelo ao lado).

21 Etapas a serem seguidas para um procedimento cirúrgico seguro Cadastro Médico Profilaxia de TEV Visita Pré Anestésica Consentimentos Informados Demarcação do Sítio Cirúrgico Antibiótico profilaxia Time Out Procedimento Cirurgico Seguro!!!

22 Termos de Consentimento Informado Os Termos de Consentimento Informado são obrigatórios no Hospital 9 de Julho. O Termo de Consentimento de Anestesia e Sedação deve ser aplicado no mesmo momento da Visita Pré-Anestésica; e o Termo de Consentimento Cirurgico pode ser aplicado no consultório médico ou no momento da internação do paciente. Os documentos estão disponíveis na Intranet Diretoria Médica Termos de Consentimento

23 Etapas a serem seguidas para um procedimento cirúrgico seguro Cadastro Médico Profilaxia de TEV Visita Pré Anestésica Consentimentos Informados Demarcação do Sítio Cirúrgico Antibiótico profilaxia Time Out Procedimento Cirurgico Seguro!!!

24 Demarcação de Sítio Cirúrgico De acordo com as determinações internacionais de segurança, a demarcação do sítio cirúrgico (lateralidade e local) devem ser feitas pela equipe médica responsável pelo paciente (cirurgião e assistentes). Assim, a partir de 01 de agosto, fica determinado no Hospital 9 de Julho que a equipe de médica do paciente deverá realizar a demarcação do sítio cirúrgico antes do encaminhamento do mesmo ao Centro Cirúrgico. Ficam responsáveis pela demarcação do sítio o cirurgião principal, os assistentes ou o anestesista da equipe. IMPORTANTE: No caso dos anestesistas, somente será permitido a demarcação do sítio por anestesistas que façam parte da equipe do cirurgião.

25 Etapas a serem seguidas para um procedimento cirúrgico seguro Cadastro Médico Profilaxia de TEV Visita Pré Anestésica Consentimentos Informados Demarcação do Sítio Cirúrgico Antibiótico profilaxia Time Out Procedimento Cirurgico Seguro!!!

26 Antibioticoprofilaxia Conforme é de conhecimento de todos, o H9J possui um Manual de Antibioticoprofilaxia Cirúrgica, que está à disposição no Espaço Médicos, Unidades de Internação e Salas Cirúrgicas. A SCIH do H9J recomenda que o ATB profilático seja realizado de 60 minutos antes até o momento da incisão. A seguir, alguns indicadores institucionais de acompanhamento.

27

28

29 Etapas a serem seguidas para um procedimento cirúrgico seguro Cadastro Médico Profilaxia de TEV Visita Pré Anestésica Consentimentos Informados Demarcação do Sítio Cirúrgico Antibiótico profilaxia Time Out Procedimento Cirurgico Seguro!!!

30 Time Out O Time Out é a pausa realizada imediatamente antes do início do procedimento, que permite que todas as questões não respondidas ou confusas sejam resolvidas. Dever ser executado no local (sala) onde o procedimento será realizado, logo antes do início do procedimento, envolvendo SEMPRE toda a equipe médica. O Time Out faz parte de um processo de garantia de segurança que contempla 3 momentos: Check In realizado na unidade de origem e confirmado na entrada do Centro Cirúrgico, Endoscopia ou Hemodinâmica. Time Out Realizado na sala de cirúrgica, antes do início do procedimento. Check Out Realizado imediatamente após o término do procedimento, com o paciente e equipe médica ainda em sala.

31 Time Out Seguindo as melhores práticas internacionais, a partir do dia 01 de Agosto a realização do Time Out passa a ser um requisito de segurança obrigatório no Hospital 9 de Julho. A enfermeira da sala cirúrgica será a responsável pela chamada dos itens do Time Out, contando com a equipe médica e anestesista para a confirmação das informações necessárias. Apenas após a realização do Time Out a cirurgia será liberada para início. IMPORTANTE: O Time Out apenas será realizado sem a presença da equipe médica responsável pelo procedimento cirúrgico em sala.

32 CHECK LIST DE SEGURANÇA: DATA: 28 / 05 / 2011 HORÁRIO: 10 h_30 min SETOR DE ORIGEM: 8º SETOR DE DESTINO: CC PROCEDIMENTO: VARIZES CHECK IN - Nível de Consciência ( ) Lúcido Sedado ( ) Agendamento: Procedimento / Exame Identificação do paciente: Visita Pré Anestésica: Tipagem sangüínea: Exame (Vide Impresso: Transito de Exame): Demarcação do local de intervenção: Alergia: Antibiótico profilaxia: Retirada de protese e adorno: SETOR DE ORIGEM CC,HEMODIN. E ENDOSCOPIA SIM NÃO NA SIM NÃO NA

33 IMPRESSOS DO PRONTUÁRIO * Painel de Risco ( ) * Evolução Médica () * Relatório Procedimento/ * Ficha Assistencia * Reconciliação Medicamentosa () * Histórico de Enfermagem () Exame SADT () * Prescrição de Enfermagem ()* Controles Gerais ( ) Enfermagem Pré Operatória * Consentimento Informado * Prescrição Médica () * Evolução de Enfermagem ()* Consentimento Informado Cirúrgico () * Transferencia Interna ( ) * Formulário Admissão () * Anotação de Enfermagem () de Anestesia/Sedação () * Avaliação da Fisioterapia () * Avaliação Pré Anestésica () * Outros Assinatura/ Carimbo Enfermeiro Setor de Origem: Setor de Destino:

34 TIME OUT SIM NÃO NÃO SE APLICA Cirurgião: Dr(a): João da Silva Assistente: Dr(a):Antonio dos Santos Anestesista; Dr(a):Pedro de Souza Identificação do Paciente Procedimento a Ser Realizado Demarcação do Local de Intervenção Reserva de UTI Reserva de Hemoderivado Alergia Antibiótico profilaxia Indicação de Profilaxia de TEV Equipamento Disponível e Funcionando Material Disponível Medicamento Disponível Controle de Esterilização e Rastreabilidade

35 CHECK OUT Contagem de Compressas Contagem de Gaze Contagem de Agulha Contagem de Instrumental Identificação de Soro, medicamento e fluído Anátomo Patológico SIM NÃO NÃO SE APLICA Assinatura/Carimbo Enfermeiro Assinatura/Carimbo Anestesista Assinatura/Carimbo Cirugião

36

37

38

CIRURGIA SEGURA Enf. Daniella Honorio

CIRURGIA SEGURA Enf. Daniella Honorio CIRURGIA SEGURA Enf. Daniella Honorio FINALIDADE FINALIDADE Determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes e eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando

Leia mais

Patrícia Santiago Carvalho Supervisora Bloco Operatório Patrícia do Carmo Lourenço Enfermeira da Central de Material e Esterilização

Patrícia Santiago Carvalho Supervisora Bloco Operatório Patrícia do Carmo Lourenço Enfermeira da Central de Material e Esterilização Patrícia Santiago Carvalho Supervisora Bloco Operatório Patrícia do Carmo Lourenço Enfermeira da Central de Material e Esterilização Unimed São José dos Campos - SP INTRODUÇÃO A origem da Campanha Cirurgias

Leia mais

Práticas De Segurança No Procedimento Cirúrgico Hospital Estadual De Diadema - HED. Maria Fernandes

Práticas De Segurança No Procedimento Cirúrgico Hospital Estadual De Diadema - HED. Maria Fernandes Práticas De Segurança No Procedimento Cirúrgico Hospital Estadual De Diadema - HED Maria Fernandes 2017 https://www.spdm.org.br/onde-estamos/hospitais-e.../hospital-estadual-de-diadema Cirurgia Segura

Leia mais

PROTOCOLO NSP Núcleo de Segurança do Paciente PROTOCOLO ASSISTENCIAL. Título: Cirurgia Segura Revisão nº: 00 Data Revisão: Objetivos:

PROTOCOLO NSP Núcleo de Segurança do Paciente PROTOCOLO ASSISTENCIAL. Título: Cirurgia Segura Revisão nº: 00 Data Revisão: Objetivos: PROTOCOLO NSP Núcleo de Segurança do Paciente PROTOCOLO ASSISTENCIAL Nº: PROT/NSP/ENF. 007 Data emissão: Agosto /2018 Data vigência: 2018-2020 Título: Cirurgia Segura Revisão nº: 00 Data Revisão: Objetivos:

Leia mais

GESTÃO DE RISCOS EM CENTRO CIRÚRGICO. Léa Pereira de Sousa

GESTÃO DE RISCOS EM CENTRO CIRÚRGICO. Léa Pereira de Sousa GESTÃO DE RISCOS EM CENTRO CIRÚRGICO Léa Pereira de Sousa SUMÁRIO 1 - CONCEITOS 2 - GESTÃO DE RISCOS SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM PROGRAMA DE QUALIDADE CAMPANHA CIRURGIA SEGURA SALVA VIDAS

Leia mais

Cirurgia Segura-TIME OUT em Sala Operatória (SO)

Cirurgia Segura-TIME OUT em Sala Operatória (SO) Enfª Débora Cabral Nunes Hospital Unimed de Sorocaba Encontro Nacional Unimed de Recursos e Serviços Próprios e Jornadas Nacionais Unimed de Enfermagem, Nutrição e Farmácia Hospitalar 2011 Cirurgia Segura-TIME

Leia mais

Diretrizes Assistenciais CHECKLIST CIRÚRGICO TIME OUT. Versão eletrônica atualizada em Janeiro 2012

Diretrizes Assistenciais CHECKLIST CIRÚRGICO TIME OUT. Versão eletrônica atualizada em Janeiro 2012 Diretrizes Assistenciais CHECKLIST CIRÚRGICO TIME OUT Versão eletrônica atualizada em Janeiro 2012 Checklist Cirúrgico TIME OUT Introdução Dados do Institute of Medicine (IOM) estimam que cerca de 98.000

Leia mais

CIRURGIA SEGURA. Data Versão/Revisões Descrição Autor 25/10/ Proposta inicial MDS, DAL,IPAM,MMS

CIRURGIA SEGURA. Data Versão/Revisões Descrição Autor 25/10/ Proposta inicial MDS, DAL,IPAM,MMS 1 de 8 Data de Emissão: Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial MDS, DAL,IPAM,MMS 1 Objetivo Melhorar a segurança do paciente cirúrgico reduzindo danos

Leia mais

CIRURGIA SEGURA SALVA VIDAS

CIRURGIA SEGURA SALVA VIDAS Direcção-Geral da Saúde www.dgs.pt Ministério da Saúde CIRURGIA SEGURA SALVA VIDAS ALIANÇA MUNDIAL PARA A SEGURANÇA DO DOENTE (World Alliance for Patient Safety) OMS, Orientações para a Segurança Cirúrgica

Leia mais

Tópico 10 Segurança do paciente e procedimento invasivo

Tópico 10 Segurança do paciente e procedimento invasivo Tópico 10 Segurança do paciente e procedimento invasivo 1 1 Objetivos pedagógicos Compreender: As principais causas dos eventos adversos em procedimentos invasivos e cirúrgicos Como o uso de orientações,

Leia mais

Manual de Cirurgia Segura

Manual de Cirurgia Segura Manual de Cirurgia Segura Índice Apresentação... pág. 4 Termos de Consentimento Informado... pág. 4 Lateralidade... pág. 5 Profilaxia Antibiótica... pág. 6 Time Out ou Pausa Cirúrgica... pág. 7 NR 32...

Leia mais

GRUPO PERINATAL PIONEIRISMO E EXCELÊNCIA. ESSA É A NOSSA VOCAÇÃO.

GRUPO PERINATAL PIONEIRISMO E EXCELÊNCIA. ESSA É A NOSSA VOCAÇÃO. GUIA DO MÉDICO GRUPO PERINATAL PIONEIRISMO E EXCELÊNCIA. ESSA É A NOSSA VOCAÇÃO. PRÉ-NATAL MEDICINA FETAL DIAGNÓSTICA CIRURGIA FETAL E NEONATAL OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA NEONATOLOGIA CENTRO DE CIRURGIA

Leia mais

Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado.

Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado. Define-se Acreditação como um sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde, voluntário, periódico e reservado. Uma maneira diferente de focar a avaliação. Processo interativo,

Leia mais

Tipo Documental ProcedimentoAssistencial Título Documento Rotina de Cirurgia Segura - Checklist

Tipo Documental ProcedimentoAssistencial Título Documento Rotina de Cirurgia Segura - Checklist OBJETIVO - POPULAÇÃO ALVO O protocolo deverá ser aplicado a todos os pacientes (adultos ou pediátricos) admitidos no centro cirúrgico, que impliquem em incisão no corpo humano ou em introdução de equipamentos

Leia mais

10 FATOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE

10 FATOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE 10 FATOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE 10 FATOS SOBRE A SEGURANÇA DO PACIENTE ATUALIZADO EM MARÇO DE 2018 HTTP://WWW.WHO.INT/FEATURES/FACTFILES/PATIENT_SAFETY/EN/ 1 GOVERNO FEDERAL A segurança do paciente

Leia mais

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO CURRICULAR FLEXÍVEL PRÁTICAS EDUCATIVAS FICHA DE OBSERVAÇÃO - 1

COORDENAÇÃO DO NÚCLEO CURRICULAR FLEXÍVEL PRÁTICAS EDUCATIVAS FICHA DE OBSERVAÇÃO - 1 FICHA DE OBSERVAÇÃO - 1 ENFERMAGEM NOS CUIDADOS INTEGRAIS AO ADULTO E IDOSO NO PERÍODO PERI OPERATÓRIO Acadêmico: Curso: Período: Turno: Disciplina(s): Local: Campos de Observação: Profissional responsável

Leia mais

Acreditação Hospitalar e as Mudanças Benéficas para as Instituições Filantrópicas

Acreditação Hospitalar e as Mudanças Benéficas para as Instituições Filantrópicas Acreditação Hospitalar e as Mudanças Benéficas para as Instituições Filantrópicas Gestão de Processos Daniele L. Meneguzzi Superintendente Administrativa Hospital Pompéia Caxias do Sul Setembro 2017 Gestão

Leia mais

Daniella Romano Gerente de Desenvolvimento Corporativo Renata Barco Gerente de Enfermagem do Bloco Operatório. Proqualis 08/03/2017

Daniella Romano Gerente de Desenvolvimento Corporativo Renata Barco Gerente de Enfermagem do Bloco Operatório. Proqualis 08/03/2017 Daniella Romano Gerente de Desenvolvimento Corporativo Renata Barco Gerente de Enfermagem do Bloco Operatório Proqualis 08/03/2017 CONFIDENCIAL E DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA - A utilização deste material

Leia mais

Protocolos ISGH Cirurgia Segura Página 1

Protocolos ISGH Cirurgia Segura Página 1 Protocolos ISGH Cirurgia Segura Página 1 ELABORAÇÃO Bráulio Matias de Carvalho Consultor Técnico CCIH ISGH Delano Gurgel Silveira Coordenador de Protocolo HGWA Emanoelle Pinheiro de Oliveira Assessora

Leia mais

MANUAL DO PACIENTE Dr. Paulo Vicente

MANUAL DO PACIENTE Dr. Paulo Vicente Dr. Paulo Vicente Caro, paciente! Este manual foi desenvolvido para esclarecer as dúvidas mais comuns sobre o procedimento cirúrgico que irá ser submetido. O manual está dividido em 6 partes: - COMO PROCEDER

Leia mais

Que importância para os indicadores de resultado? A campanha da OMS Cirurgia Segura, salva vidas

Que importância para os indicadores de resultado? A campanha da OMS Cirurgia Segura, salva vidas Que importância para os indicadores de resultado? A campanha da OMS Cirurgia Segura, salva vidas Manuel Valente / Enfermeiro Especialista / Nov. 2013 Inquérito A taxa de mortalidade infantil, em Portugal,

Leia mais

Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos.

Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos. EXAMES DIAGNÓSTICOS EM PACIENTES PEDIATRICOS - HOSPITAL SINO- BRASILEIRO 1. FINALIDADE Ter material e equipamentos em condições adequadas de uso para realização do procedimento anestésico em exames diagnósticos.

Leia mais

Profa. Dra. Rita Burgos Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Profa. Dra. Rita Burgos Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Profa. Dra. Rita Burgos rboleite@usp.br Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo Finalidade ATO ANESTÉSICO CIRÚRGICO Ambiente Seguro Confortável

Leia mais

GRUPO DE ORTOGERIATRIA

GRUPO DE ORTOGERIATRIA GRUPO DE ORTOGERIATRIA Processo de enfermagem no atendimento do paciente ortogeriátrico Enfa. Sidna Torres/Enfa. Márcia Gomes PROCESSO DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO DO PACIENTE ORTOGERIÁTRICO 1- OBJETIVO

Leia mais

Ana Fernanda Yamazaki Centrone Enfermeira Centro de Oncologia e Hematologia Hospital Albert Einstein

Ana Fernanda Yamazaki Centrone Enfermeira Centro de Oncologia e Hematologia Hospital Albert Einstein Ana Fernanda Yamazaki Centrone Enfermeira Centro de Oncologia e Hematologia Hospital Albert Einstein Ato de evitar, prevenir e melhorar os resultados adversos ou as lesões originadas no processo de atendimento

Leia mais

Recursos Humanos em Centro Cirúrgico Profa.Dra. Rita Burgos

Recursos Humanos em Centro Cirúrgico Profa.Dra. Rita Burgos Recursos Humanos em Centro Cirúrgico Profa.Dra. Rita Burgos EMAIL: rboleite@usp.br Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica Escola de Enfermagem - USP FINALIDADE Ato Anestésico Cirúrgico Ambiente Seguro

Leia mais

Joint Comission International - JCI

Joint Comission International - JCI Joint Comission International - JCI Além dos padrões ONA, no Brasil, também é possível a acreditação pelos padrões da Joint Commission International (JCI), a divisão internacional da Joint Commission (EUA),

Leia mais

Dimensão Segurança do Doente Check-list Procedimentos de Segurança

Dimensão Segurança do Doente Check-list Procedimentos de Segurança 1. 1.1 1.2 Cultura de Segurança Existe um elemento(s) definido(s) com responsabilidade atribuída para a segurança do doente Promove o trabalho em equipa multidisciplinar na implementação de processos relativos

Leia mais

Organograma UDI Hospital

Organograma UDI Hospital Organograma UDI Hospital ASSEMBLÉIA DOS SÓCIOS CONSELHO CONSULTIVO Centro de Estudos Ensino e Pesquisa CONSELHO FISCAL/ AUDITORIA INDEPENDENTE COMISSÃO DE ÉTICA MÉDICA UDI HOSPITAL SUPERINTENDÊNCIA DIRETOR

Leia mais

ANESTESIA. Guia do Paciente

ANESTESIA. Guia do Paciente ANESTESIA Guia do Paciente ANESTESIA Guia do Paciente Orientações para o Paciente Cirúrgico Caro Paciente e Familiares, Este Guia foi elaborado para contribuir com a sua participação e de seus familiares

Leia mais

1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO. Centro Cirúrgico Pequena Cirurgia 3. REFERÊNCIA

1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO. Centro Cirúrgico Pequena Cirurgia 3. REFERÊNCIA TODAS AS S 1/14 TODAS AS S 2/14 1. OBJETIVO Determinar as medidas a serem implantadas para reduzir a ocorrência de incidentes, eventos adversos e a mortalidade cirúrgica, possibilitando a realização de

Leia mais

Dimensão Segurança do Doente Check-list Procedimentos de Segurança

Dimensão Segurança do Doente Check-list Procedimentos de Segurança Check-list Procedimentos de Segurança 1. 1.1 1.2 Cultura de Segurança Existe um elemento(s) definido(s) com responsabilidade atribuída para a segurança do doente Promove o trabalho em equipa multidisciplinar

Leia mais

P O R T A R I A - Nº 04/ S.HC.

P O R T A R I A - Nº 04/ S.HC. P O R T A R I A - Nº 04/2009 - S.HC. MANUAL DE NORMAS E ROTINAS DO CENTRO CIRÚRGICO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DE BOTUCATU O PROFESSOR DOUTOR ANTONIO RUGOLO JUNIOR, Superintendente

Leia mais

Cirurgia Segura Salva Vidas

Cirurgia Segura Salva Vidas Cirurgia Segura Salva Vidas Safe Surgery Saves Lives Dra. Fabiane Cardia Salman Gerente de Qualidade SMA Comitê de Qualidade e Segurança em Anestesia Serviços Médicos de Anestesia (SMA) CIRURGIA SEGURA?

Leia mais

PARECER CREMEC nº16/ /05/2012

PARECER CREMEC nº16/ /05/2012 PARECER CREMEC nº16/2012 25/05/2012 PROCESSO-CONSULTA Protocolo CREMEC nº 1830/12 ASSUNTO Consulta e Avaliação Pré-Anestésica INTERESSADO Dr. Washington Aspilicueta Pinto Filho CREMEC 8283 PARECERISTA

Leia mais

MANUAL BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO - ONA

MANUAL BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO - ONA MANUAL BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO - ONA MA. LIDERANÇA E ADMINISTRAÇÃO Direção e Liderança Gestão de Pessoas Gestão Administrativa e Financeira Gestão de Material e Suprimentos Gestão da Qualidade Liderança

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS HOSPITAL ESCOLA NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS HOSPITAL ESCOLA NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS HOSPITAL ESCOLA NÚCLEO DE SEGURANÇA DO PACIENTE ROTINA DE VERIFICAÇÃO DE SEGURANÇA DO PROCEDIMENTO CIRURGICO META INTERNACIONAL DE SEGURANÇA 4 (MIS-04) PROCEDIMENTO OPERACIONAL

Leia mais

Projeto Cirurgia Segura Salva Vidas

Projeto Cirurgia Segura Salva Vidas Projeto Cirurgia Segura Salva Vidas Perspetiva de um Cirurgião Francisco Costa e Almeida Projeto Cirurgia Segura Salva Vidas Visão Cirurgião Diretor de Bloco Cirurgia Segura Salva Vidas - Perspetiva de

Leia mais

SEGURANÇA NA PRESCRIÇÃO, USO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS. Facilitadora: Enf. Daniella Honório

SEGURANÇA NA PRESCRIÇÃO, USO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS. Facilitadora: Enf. Daniella Honório SEGURANÇA NA PRESCRIÇÃO, USO E ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS Facilitadora: Enf. Daniella Honório OBJETIVO Promover práticas seguras no uso de medicamentos em estabelecimentos de saúde. ABRANGÊNCIA O Protocolo

Leia mais

Direitos e responsabilidades dos pacientes, familiares e acompanhantes

Direitos e responsabilidades dos pacientes, familiares e acompanhantes Direitos e responsabilidades dos pacientes, familiares e acompanhantes Responsabilidades dos pacientes, familiares e acompanhantes O paciente tem o dever de zelar pelo seu estado de saúde. Isto significa

Leia mais

MANUAL DO PACIENTE ANTES DE INTERNAR

MANUAL DO PACIENTE ANTES DE INTERNAR MANUAL DO PACIENTE ANTES DE INTERNAR Serão realizados exames pré-operatórios com o intuito de se diminuir os riscos cirúrgicos. Os exames envolvem eletrocardiograma, raios-x de tórax e coleta de sangue.

Leia mais

Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar

Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar Alta Hospitalar e Continuidade do Tratamento em Assistência Domiciliar V Seminário Segurança do Paciente no Ambiente Hospitalar - CREMEB Dra. Flávia Mendes L. Freire Conflito de Interesse Coordenação Assistencial

Leia mais

Segurança do Paciente Profa Fernanda Barboza

Segurança do Paciente Profa Fernanda Barboza Segurança do Paciente Profa Fernanda Barboza Legislação Segurança do Paciente Portaria nº 529, de 1 de abril de 2013 Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP; RDC nº36 Institui ações

Leia mais

Promover padronização das prescrições médicas, referentes aos medicamentos/materiais; Estabelecer fluxo seguro de dispensação medicamentos/materiais.

Promover padronização das prescrições médicas, referentes aos medicamentos/materiais; Estabelecer fluxo seguro de dispensação medicamentos/materiais. 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial. CESC, LAS. 1 Objetivo Promover padronização das prescrições médicas, referentes aos medicamentos/materiais;

Leia mais

Identificação Visual x Segurança do Paciente Shirley Frosi Keller

Identificação Visual x Segurança do Paciente Shirley Frosi Keller Identificação Visual x Segurança do Paciente Shirley Frosi Keller Farmacêutica pela ULBRA - 1997 Coordenadora Serviço de Farmácia do HMV 1997 - Jul/15 Coordenadora Serviço de Farmácia da Hospitalar Home

Leia mais

SEGURANÇA DO PACIENTE

SEGURANÇA DO PACIENTE SEGURANÇA DO PACIENTE Segurança do paciente Parte 3 ProfªPoly Aparecida Protocolo de cirurgia segura Prática de higiene das mãos Protocolo de Úlcera por pressão Identificação do paciente Segurança da prescrição,

Leia mais

Melhores Práticas Assistenciais

Melhores Práticas Assistenciais Programa Práticas Melhores Práticas Assistenciais ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO RELATÓRIO TRIMESTRAL Maio à Julho 2014 Coordenação Médica: Responsável Operacional: Dr. Marcio de Castro. Ft. Gilvania Silva.

Leia mais

Os candidatos interessados devem encaminhar currículo no corpo do para:

Os candidatos interessados devem encaminhar currículo no corpo do  para: Médico Responsável pela Agência Transfusional - Residência médica em Hematologia; - Experiência em Controle de Agência Transfusional Médico Anestesista - Especialização em Anestesia; - Experiência em Cirurgia

Leia mais

EDITAL Nº 120/2018 ENFERMEIRO

EDITAL Nº 120/2018 ENFERMEIRO EDITAL Nº 120/2018 O Instituto Hospital de Base (IHB) é a maior unidade de saúde pública e gratuita do Distrito Federal, referência nas áreas de trauma, cardiologia, oncologia e neurocirurgia, que atende

Leia mais

Ambiente Seguro: Paciente e Colaborador. Vera Lúcia Borrasca Gestão de Risco

Ambiente Seguro: Paciente e Colaborador. Vera Lúcia Borrasca Gestão de Risco Ambiente Seguro: Paciente e Colaborador Vera Lúcia Borrasca Gestão de Risco vera.lucia@hsl.org.br O que é um ambiente seguro? Ambiente seguro Área física Infraestrutura Equipamentos Insumos (gases,

Leia mais

DIREITOS E DEVERES DOS PACIENTES

DIREITOS E DEVERES DOS PACIENTES DIREITOS E DEVERES DOS PACIENTES DIREITOS 1. O paciente tem direito a atendimento digno, atencioso e respeitoso, por parte de todos os profissionais de saúde, sem preconceito de raça, credo, cor, idade,

Leia mais

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 12. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA. Parte 12. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM BIOSSEGURANÇA Parte 12 Profª. Tatiane da Silva Campos nos serviços de saúde e definição de Artigos e Áreas Criticas, semi-criticas e não criticas Obrigação de todos profissionais: - trabalhar

Leia mais

TOTVS Controle de Infecção Hospitalar Manual Ilustrado População e Paciente. 11.8x. março de Versão: 3.0

TOTVS Controle de Infecção Hospitalar Manual Ilustrado População e Paciente. 11.8x. março de Versão: 3.0 TOTVS Controle de Infecção Hospitalar Manual Ilustrado População e Paciente 11.8x março de 2015 Versão: 3.0 1 Sumário 1 Como utilizar esse material em seus estudos?... 3 2 Introdução... 3 3 População...

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

Segurança do paciente. Walter Mendes

Segurança do paciente. Walter Mendes Segurança do paciente Walter Mendes Qualidade na assistência à saúde Grau em que serviços de saúde para indivíduos e populações melhoram a probabilidade de ocorrência de resultados desejados e consistentes

Leia mais

Estratégias da Implantação para a Conquista da Certificação ONA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes

Estratégias da Implantação para a Conquista da Certificação ONA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Estratégias da Implantação para a Conquista da Certificação ONA no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes Nossa história Cenário Cenário Nossa história Setores Previsão segundo o Plano de Trabalho Quando

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O(A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização ao

Leia mais

Nome do Paciente: Data de nascimento: / / CPF: Procedimento Anestésico: I. O que é?

Nome do Paciente: Data de nascimento: / / CPF: Procedimento Anestésico: I. O que é? 1/5 O presente Termo de Ciência de Consentimento para Procedimento Anestésico tem o objetivo de informar ao paciente e/ou responsável, quanto ao procedimento anestésico ao qual será submetido, complementando

Leia mais

MANUAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE DA TAKAOKA ANESTESIA

MANUAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE DA TAKAOKA ANESTESIA MANUAL DE SEGURANÇA DO PACIENTE DA TAKAOKA ANESTESIA Manual de Segurança do Paciente da Takaoka Anestesia Esse Manual tem por finalidade resumir as práticas de segurança a serem observadas durante os atos

Leia mais

CARTILHA SEGURANÇA DO PACIENTE. Como você pode contribuir para que a saúde e segurança do paciente não seja colocada em risco na sua instituição?

CARTILHA SEGURANÇA DO PACIENTE. Como você pode contribuir para que a saúde e segurança do paciente não seja colocada em risco na sua instituição? CARTILHA SEGURANÇA DO PACIENTE Como você pode contribuir para que a saúde e segurança do paciente não seja colocada em risco na sua instituição? ESTA CARTILHA FOI DESENVOLVIDA PARA ORIENTÁ-LOS SOBRE AS

Leia mais

A segurança do paciente na Farmacovigilância. Zenith Rosa Silvino

A segurança do paciente na Farmacovigilância. Zenith Rosa Silvino A segurança do paciente na Farmacovigilância Zenith Rosa Silvino NOTIVISA - VIGIPÓS O NOTIVISA é o sistema de informação que visa fortalecer a vigilância pós-uso/ póscomercialização, hoje conhecida como

Leia mais

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Vascular. Particular

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Vascular. Particular Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Vascular Particular PROCEDIMENTOS GERENCIADOS CIRURGIA VASCULAR Cirurgia Tipo de Anestesia Diária Day Clinic Enfermaria Apartamento Simples Tempo

Leia mais

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 4. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM. SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto. Parte 4. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Assistência de Enfermagem ao Parto/Aborto Parte 4 Profª. Lívia Bahia Assistência de enfermagem durante o Parto Cesáreo A cesariana é uma operação pela qual o feto é liberado

Leia mais

Ações da Anvisa na segurança dos serviços de saúde"

Ações da Anvisa na segurança dos serviços de saúde Ações da Anvisa na segurança dos serviços de saúde" QUALIHOSP São Paulo 18/04/2011 Maria Angela da Paz Gerência Geral de Tecnologia em Serviço de Saúde - GGTES - ANVISA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Leia mais

PLANEJAMENTO DO CENTRO CIRÚRGICO

PLANEJAMENTO DO CENTRO CIRÚRGICO PLANEJAMENTO DO CENTRO CIRÚRGICO PROFA. DRA. RITA BURGOS RBOLEITE@USP.BR DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA ESCOLA DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PLANEJAMENTO DO CENTRO CIRÚRGICO Informações

Leia mais

COPEIRO - FERISTA. Observação: Disponibilidade para atuar nos turnos diurno e noturno (ferista).

COPEIRO - FERISTA. Observação: Disponibilidade para atuar nos turnos diurno e noturno (ferista). COPEIRO - FERISTA Atividades: - Atender e servir toda a alimentação de colaboradores e pacientes que utilizam o serviço do hospital, respeitando a norma de manipulação de alimentos instituídas pelo órgão

Leia mais

CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD***

CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD*** CARGO PROCESSO SELETIVO - EDITAL N.º 004/2019 ANEXO I - RELAÇÃO DE CARGOS / JORNADA/ REMUNERAÇÃO/ VAGAS JORNADA SEMANAL SEÇÃO QTD/VAGAS UNIDADE PCD*** AC*** ASSISTENTE DE RECURSOS HUMANOS 44H RECURSOS

Leia mais

Fórum de Qualidade e Segurança em Anestesia Apresentação de Casos: Hospital Ernesto Dornelles

Fórum de Qualidade e Segurança em Anestesia Apresentação de Casos: Hospital Ernesto Dornelles Fórum de Qualidade e Segurança em Anestesia Apresentação de Casos: Hospital Ernesto Dornelles Airton Bagatini Vice-Presidente da SBA Corresponsável pelo CET do SANE Coordenador da Perspectiva Assistencial

Leia mais

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO

Superintendência de Gestão, Planejamento e Finanças Gerência de Contratos e Convênios ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO ANEXO II METAS DE PRODUÇÃO 1. ATIVIDADES MÍNIMAS A REALIZAR 1.1. ASSISTÊNCIA HOSPITALAR Produção. 1.1.1. Realizar, no mínimo, 90% da meta estabelecida no Plano de Metas de 1.1.2. O indicador de aferição

Leia mais

Cronograma de Educação Permanente 2016

Cronograma de Educação Permanente 2016 Cronograma de Educação Permanente 2016 JANEIRO FEVEREIRO Atendimento ao cliente s Favorecer diálogos sobre boas práticas de atendimento ao cliente. quimioterapia, equipe do SAME e colaboradores. MARÇO

Leia mais

Assistência de enfermagem no período pré-operatório. Aline Carrilho Menezes

Assistência de enfermagem no período pré-operatório. Aline Carrilho Menezes Assistência de enfermagem no período pré-operatório Aline Carrilho Menezes Técnico e auxiliar de enfermagem A sua participação é importante e vital no transcorrer do ato anestésico-cirúrgico para a promoção

Leia mais

ANEXO IV MOTIVOS DE GLOSAS

ANEXO IV MOTIVOS DE GLOSAS ANEXO IV MOTIVOS DE GLOSAS Descrição da Elegibilidade 1001 Número da carteira inválido Elegibilidade 1002 Número do Cartão Nacional de Saúde inválido Elegibilidade 1003 A admissão do Beneficiário no prestador

Leia mais

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Vistorias Programadas sobre a aplicação da RESOLUÇÃO CFM N 1.802/2006, que dispõe sobre a prática do ato anestésico.

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Vistorias Programadas sobre a aplicação da RESOLUÇÃO CFM N 1.802/2006, que dispõe sobre a prática do ato anestésico. 1 RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Vistorias Programadas sobre a aplicação da RESOLUÇÃO CFM N 1.802/2006, que dispõe sobre a prática do ato anestésico. IDENTIFICAÇÃO Nome do estabelecimento: Centro de Neurologia

Leia mais

Sistema Epimed Monitor CCIH

Sistema Epimed Monitor CCIH Quais ferramentas os sistemas oferecem para o controle do uso antimicrobiano? Sistema Epimed Monitor CCIH Marcio Soares Diretor Pesquisa e Desenvolvimento A empresa A Epimed Solutions é uma empresa especializada

Leia mais

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Plastica. Particular

Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Plastica. Particular Procedimentos Médicos Gerenciados Tabela de Preços Cirurgia Plastica Particular PROCEDIMENTOS GERENCIADOS Cirurgia Diária CIRURGIA PLASTICA Day Clinic Local + Sedação Apartamento Simples Peridural Apartamento

Leia mais

Programa. 16 de outubro Dia do médico anestesista

Programa. 16 de outubro Dia do médico anestesista Programa 16 de outubro Dia do médico anestesista Programa 1. O que é anestesia? É um conjunto de medicamentos que geram um efeito de sedação no seu corpo, permitindo a ausência de dor e de outras sensações

Leia mais

ATUAÇÃO NO SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA 1

ATUAÇÃO NO SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 ATUAÇÃO NO SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 Gessica De Lima Oliveira 2, Cínthia Cristina Oliveski 3, Luiz Anildo Anacleto Da Silva 4, Francieli De Mattos Gehlen 5, Franciele

Leia mais

O PROTOCOLO DE CIRURGIA SEGURA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E GARANTIA DE QUALIDADE EM CENTRO CIRÚRGICO

O PROTOCOLO DE CIRURGIA SEGURA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E GARANTIA DE QUALIDADE EM CENTRO CIRÚRGICO O PROTOCOLO DE CIRURGIA SEGURA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO E GARANTIA DE QUALIDADE EM CENTRO CIRÚRGICO THE SAFE SURGERY PROTOCOL AS A MANAGEMENT TOOL AND QUALITY ASSURANCE IN THE OPERATING ROOM Mayara Vettorazzi

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente

Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente 1 Hospital São Paulo - Hospital Universitário da UNIFESP SPDM Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina Sistema de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente Protocolo de Cirurgia Segura

Leia mais

INDICADORES DE QUALIDADE DO CENTRO CIRÚRGICO

INDICADORES DE QUALIDADE DO CENTRO CIRÚRGICO INDICADORES DE QUALIDADE DO CENTRO CIRÚRGICO O QUE É QUALIDADE? O conceito de qualidade campo industrial Mundialmente a qualidade teve inicio na Revolução industrial destaque para o Japão devido a necessidade

Leia mais

Os candidatos interessados devem encaminhar currículo no corpo do para:

Os candidatos interessados devem encaminhar currículo no corpo do  para: Médico Responsável pela Agência Transfusional - Residência médica em Hematologia; - Experiência em Controle de Agência Transfusional Médico Anestesista - Especialização em Anestesia; - Experiência em Cirurgia

Leia mais

Farmácia Clínica e uso racional de antimicrobianos

Farmácia Clínica e uso racional de antimicrobianos Farmácia Clínica e uso racional de antimicrobianos Portaria MS 2.616 / 98 regulamenta as ações de controle de infecção hospitalar no país Estabelece o serviço de farmácia como membro consultor da Comissão

Leia mais

686 LEITOS > Exames diagnósticos > cirurgias > 3000 PARTOS

686 LEITOS > Exames diagnósticos > cirurgias > 3000 PARTOS 2004 2008 2009 2012 2016 2017 2017 686 LEITOS >1.600.000 Exames diagnósticos >32.000 cirurgias > 3000 PARTOS A Tecnologia da Informação mudou e mudará ainda mais a forma com que operamos nosso negócios

Leia mais

Plano de Segurança do paciente

Plano de Segurança do paciente Plano de Segurança do paciente Enfª. M e Jovana Toniato . Plano de Segurança do Paciente Documento que aponta situações de risco e descreve as estratégias e ações definidas pelos serviços de saúde visando

Leia mais

ESTUDO RETROSPETIVO: AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM DO UTENTE SUBMETIDO A PROCEDIMENTO ENDOSCÓPICO COM SEDAÇÃO/ANESTESIA GERAL

ESTUDO RETROSPETIVO: AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM DO UTENTE SUBMETIDO A PROCEDIMENTO ENDOSCÓPICO COM SEDAÇÃO/ANESTESIA GERAL ESTUDO RETROSPETIVO: AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM DO UTENTE SUBMETIDO A PROCEDIMENTO ENDOSCÓPICO COM SEDAÇÃO/ANESTESIA GERAL Autores: Carvalho A.; Monteiro C., Cunha I.,; Pedregal S.; Freire A.; Gonçalves N.;

Leia mais

Metas de Segurança em Radiologia. Elenara Ribas Roberta Barp

Metas de Segurança em Radiologia. Elenara Ribas Roberta Barp Metas de Segurança em Radiologia Elenara Ribas Roberta Barp Imagens retiradas da internet Identificação Nome completo Dois identificadores Não usar o numero do leito Solicitação Inserção no sistema da

Leia mais

Dispõe sobre a prática do ato anestésico. Revoga a Resolução CFM n. 1363/1993

Dispõe sobre a prática do ato anestésico. Revoga a Resolução CFM n. 1363/1993 RESOLUÇÃO CFM N 1.802/2006 (Publicado no D.O.U. de 01 novembro 2006, Seção I, pg. 102) (Retificação publicada no D.O.U. de 20 de dezembro de 2006, Seção I, pg. 160) Dispõe sobre a prática do ato anestésico.

Leia mais

MEDICAMENTO DE USO PRÓPRIO - DOMICILIAR

MEDICAMENTO DE USO PRÓPRIO - DOMICILIAR 1 de 5 PROTOCOLO Data de Emissão: Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta CESC, FA, LAS, RFC. 1 Objetivo Validar Estabelecer processo de segurança para o paciente

Leia mais

QUALIFICAÇÃO DA REDE HOSPITALAR UNIMED VITÓRIA

QUALIFICAÇÃO DA REDE HOSPITALAR UNIMED VITÓRIA QUALIFICAÇÃO DA REDE HOSPITALAR UNIMED VITÓRIA 18 de Novembro de 2016 UNIMED VITÓRIA / ES 328.000 CLIENTES, SENDO DESTES, 32.000 EM ATENÇÃO PRIMÁRIA; 2.360 MÉDICOS COOPERADOS; 260 PRESTADORES DE SERVIÇO;

Leia mais

QUALISS RN 405/ jul.2016

QUALISS RN 405/ jul.2016 QUALISS RN 405/2016 14.jul.2016 O Programa QUALISS O processo de construção coletiva: dos conceitos, atributos e indicadores de Qualidade Definição e classificação de Atributos de Qualificação Como são

Leia mais

CONDERG - CONSÓRCIO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DO GOVERNO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA HOSPITAL REGIONAL DE DIVINOLÂNDIA RELATÓRIO DE GESTÃO 2012

CONDERG - CONSÓRCIO DE DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO DO GOVERNO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA HOSPITAL REGIONAL DE DIVINOLÂNDIA RELATÓRIO DE GESTÃO 2012 RELATÓRIO DE GESTÃO 2012 CCIH COMISSÃO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR 1. APRESENTAÇÃO A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar CCIH é formada por Membros Executores - 01 Enfermeira, 01 Farmacêutica

Leia mais

Política de Identificação do Paciente

Política de Identificação do Paciente Política de Identificação do Paciente A identificação correta do paciente é imprescindível para garantia da segurança do processo assistencial. Em qualquer situação, mesmo naquelas em que o paciente não

Leia mais

Farmacovigilância LEGISLAÇÃO SANITÁRIA O QUE É FARMACOVIGILÂNCIA? INÍCIO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO FARMACOVIGILÂNCIA 21/11/2010

Farmacovigilância LEGISLAÇÃO SANITÁRIA O QUE É FARMACOVIGILÂNCIA? INÍCIO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO FARMACOVIGILÂNCIA 21/11/2010 LEGISLAÇÃO INÍCIO Deborah Masano Cavaloti Manira Georges Soufia SANITÁRIA - PROF. PALUDETTI - Farmacovigilância O risco do uso de remédios é conhecido desde a Antiguidade. Entretanto, pode-se dizer que

Leia mais

Melhores Práticas Assistenciais

Melhores Práticas Assistenciais Programa Práticas Melhores Práticas Assistenciais ARTROPLASTIA TOTAL DE JOELHO RELATÓRIO MENSAL Janeiro 2016 Coordenação Médica: Responsável Operacional: Dr. Marcio de Castro. Ft. Gilvania Silva. Sumário

Leia mais

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Vistorias Programadas sobre a aplicação da RESOLUÇÃO CFM N 1.802/2006, que dispõe sobre a prática do ato anestésico.

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Vistorias Programadas sobre a aplicação da RESOLUÇÃO CFM N 1.802/2006, que dispõe sobre a prática do ato anestésico. 1 RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Vistorias Programadas sobre a aplicação da RESOLUÇÃO CFM N 1.802/2006, que dispõe sobre a prática do ato anestésico. IDENTIFICAÇÃO Nome do estabelecimento: Hospital Memorial

Leia mais

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO O (A) paciente, ou seu responsável, declara, para todos os fins legais, especialmente do disposto no artigo 39, VI, da Lei, 8.078/90 que dá plena autorização

Leia mais