Parâmetros da Qualidade em Produto Acabado TESTES FÍSICOS, FÍSICO-QUÍMICOS E QUÍMICOS NA ANÁLISE DE MEDICAMENTOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Parâmetros da Qualidade em Produto Acabado TESTES FÍSICOS, FÍSICO-QUÍMICOS E QUÍMICOS NA ANÁLISE DE MEDICAMENTOS"

Transcrição

1 Parâmetros da Qualidade em Produto Acabado TESTES FÍSICOS, FÍSICO-QUÍMICOS E QUÍMICOS NA ANÁLISE DE MEDICAMENTOS

2 DETERMINAÇÃO DE PESO EM FORMAS FARMACÊUTICAS Comprimidos, drágeas, cápsulas, supositórios e óvulos: pesar individualmente 20 comprimidos e determinar o peso médio. Pós, granulados, cremes e pomadas: pesar individualmente 10 embalagens, remover o conteúdo e lavar os respectivos recipientes com solvente adequado; secar, esfriar à temperatura ambiente e pesar novamente, a diferença entre as duas pesagens é o peso do conteúdo. Pós-estéreis e liofilizados: pesar individualmente 20 unidades, remover o conteúdo e lavar os respectivos recipientes utilizando água e em seguida etanol, secar em estufa a 105ºC por 1 hora, esfriar e pesar, a diferença entre as duas pesagens é o peso do conteúdo. Injetáveis: para sólidos destinados a soluções ou suspensões injetáveis cujos pesos médios são maiores a 40 mg: pesar 20 unidades, remover o conteúdo, lavar, secar 105ºC, esfriar e pesar. Obs.: o critério de aceitação é em função da utilização de tabelas oficiais.

3 DETERMINAÇÃO DE VOLUME EM FORMAS FARMACÊUTICAS Produtos líquidos com dose múltipla: pesar individualmente o número de unidades indicadas oficialmente em função do volume declarado, remover o conteúdo, lavar os recipientes utilizando água e etanol, secar em estufa a 105ºC por 1 hora, esfriar e pesar novamente, a diferença entre as duas pesagens é o peso do conteúdo, calcular os volumes correspondentes aos pesos utilizando a densidade. V = m d V = volume em ml m = peso do conteúdo em g d = densidade do produto em g/ml à 25ºC Produtos líquidos com dose única e injetáveis: testar o nº de unidades indicadas oficialmente, remover o conteúdo total de cada unidade com seringa e medir. Obs.: os resultados são avaliados em função de tabelas oficiais.

4 TESTE DE DUREZA: O QUE É DUREZA? Dureza é a resistência do comprimido ao esmagamento ou à ruptura sob pressão radial, é proporcional a força de compressão e inversamente proporcional à sua porosidade. Aparelhos usados: monsanto (manual) e strong-cobb (pressão). A força é medida em newton N ( ~ 0,1 Kgf). O mínimo aceitável é 30N 45N O QUE O TESTE DEMONSTRA? Demonstra a resistência dos comprimidos à ruptura causada por golpes ou fricção durante os processos de fabricação, embalagem, transporte, armazenagem, etc

5 TESTE DE DUREZA O Teste de Dureza de comprimidos é também chamado de força de rompimento de comprimido e mede a integridade mecânica do comprimido. A força de rompimento do comprimido depende da geometria do mesmo. Se a forma do comprimido não for redonda, por exemplo, formas retangulares, o usuário tem que colocar, de uma maneira que possam ser reproduzidos, os comprimidos dentro do instrumento: o Equipamento de Teste de Dureza de Comprimidos.

6 VÍDEOS

7 FRIABILIDADE Friabilidade é a falta de resistência dos comprimidos à abrasão, quando submetidos à ação mecânica de aparelhagem específica. EM QUE CONSISTE O TESTE? Consiste em pesar, exatamente, 20 comprimidos e introduzi-los no friabilômetro para 100 rotações num período de cinco minutos. Remove-se todo o resíduo de poeira e pesa-se novamente. Consideram-se aceitáveis os comprimidos com perda inferior a 1,5% do seu peso ou diferente se especificado na monografia. Não são considerados os comprimidos lascados ou que se separam em duas camadas. Demonstra a resistência dos comprimidos à ruptura.

8 Teste de Fragilidade Tem sido sempre importante testar a capacidade dos comprimidos em resistir a tensões mecânicas. Sua resistência ao desprendimento de lascas e à abrasão de superfície é determinada girando estes comprimidos em um cilindro rotatório. A porcentagem de perda de peso após o giro é chamada de fragilidade dos comprimidos. A SOTAX ofereçe dois tipos de instrumentos. Ambos têm tambores que não estão sujeitos ao acúmulo estático e estão em conformidade com os requerimentos EP, USP, DAB. O modelo automatizado F1 pode ser conectado a uma balança e a uma impressora.

9 DETERMINAÇÃO DE DIÂMETRO E ESPESSURA Utiliza-se o paquímetro.

10 DESINTEGRAÇÃO Determina se um comprimido ou cápsula se desintegra dentro do limite de tempo especificado na monografia de cada forma medicamentosa, quando unidades, em número especificado, são submetidas às condições experimentais descritas. A desintegração é o estado no qual nenhum resíduo da unidade permanece na tela metálica do aparelho ou, é considerado desintegrada, quando as unidades que, durante o teste, transformam-se em massa pastosa que permanece sobre a tela. Adicionar 1 comprimido em cada um dos seis tubos da cesta, adicionar o disco a cada tubo e utilizar água a 37ºC +/- 1ºC como líquido de imersão. Até 30 minutos todos os comprimidos deverão estar completamente desintegrados. Comprimidos revestidos, cápsulas gelatinosas, cápsulas gastro-resistentes e comprimidos sublinguais: pequenas variações nos procedimentos. Aparelho simula as condições de movimentos peristálticos. Discos acrílicos simulam o atrito do comprimido com alimento, parede do trato gastrointestinal.

11 O Teste de Desintegração é feito para determinar se os comprimidos ou cápsulas se desintegram dentro do tempo prescrito quando colocados em um meio líquido. Geralmente o usuário tem que conferir visualmente se o comprimido ou cápsula está desintegrado após um certo tempo. Devido a turbidade o usuário tem que erguer o conjunto de cestos contendo as três ou seis amostras fora do líquido. Com o Equipamento para Teste de Desintegração SOTAX DT2 o usuário pode determinar, pressionando apenas um botão, se o comprimido ou cápsula é realmente desintegrado. Este modo de desintegração é chamado modo manual. No final do teste um relatório completo é impresso incluindo tempo de desintegração individual, estatísticas e protocolo de temperatura.

12 DISSOLUÇÃO Determina a percentagem da quantidade de princípio ativo, declarado no rótulo, liberado no meio de dissolução, dentro do período de tempo especificado na monografia de cada produto. Meios de dissolução: especificado na monografia, pode ser água, suco gástrico artificial ou suco entérico artificial. Em tempos especificados retira-se uma alíquota do líquido de imersão e faz-se o doseamento do princípio ativo. Faz-se a curva de liberação do princípio ativo (x = tempo e y = pa mcg/ml)

13 DISSOLUÇÃO A Dissolução é um teste utilizado pela indústria farmacêutica para caracterizar as propriedades da Dissolução da droga ativa, a liberação da droga ativa e a Dissolução de uma formulação de dosagem. O Teste de Dissolução é utilizado para formular a forma de dosagem da droga e para desenvolver especificações de controle de qualidade para seu processo de fabricação. O Teste de Dissolução In- Vitro é um teste crítico que tem correlação com estudos clínicos in-vivo e que poderia requerer desenvolvimento de testes específicos. O Teste de Dissolução é descrito em muitas farmacopéias, em capítulos de EP, USP e em diretrizes FDA.

14

15 DETERMINAÇÃO DA MASSA Utilizam-se balanças analíticas que devem apresentar capacidade e sensibilidade adequadas. Para pesagens exatas é exigido: m 50 mg utilizar balanças de g de capacidade e 0,1 mg de sensibilidade m 50 mg utilizar microbalanças de 20 g de capacidade e 0,01 mg de sensibilidade Considerar: Localização da balança Conservação e limpeza Utilização da balança

16 DETERMINAÇÃO DO PF E DA FAIXA DE FUSÃO Ponto de fusão: é a temperatura na qual uma substância se encontra completamente fundida. Faixa de fusão? é a faixa de temperaturas entre o início e a completa fusão da substância. Método do capilar: termômetro 10 a 360ºC, tubo capilar para conter a amostra,

17

18 DETERMINAÇÃO DO PE E DA FAIXA DE EBULIÇÃO? Ponto de ebulição: é a temperatura na qual um líquido ferve à 1 atm. Faixa de ebulição: é o intervalo de temperatura, à 1 atm, dentro do qual o líquido destila inteiramente. DETERMINAÇÃO DO PONTO DE CONGELAMENTO É a mais alta temperatura na qual um líquido ou sólido fundido se solidifica.

19 DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE Densidade relativa (d) : é a razão de sua massa pela massa de igual volume de água, ambas a 20ºC. Densidade de massa ( ) : é a razão de sua massa por seu volume a 20ºC, é calculada a partir de sua densidade relativa pela fórmula: Picnõmetro = 0, d + 0,0012

20 DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE Densidade relativa (d) : é a razão de sua massa pela massa de igual volume de água, ambas a 20ºC. Densidade de massa ( ) : é a razão de sua massa por seu volume a 20ºC, é calculada a partir de sua densidade relativa pela fórmula: Picnõmetro = 0, d + 0,0012

21 DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE REFRAÇÃO É empregado para caracterizar gorduras, óleos graxos, ceras, açúcares, solventes orgânicos e certos fármacos. Para determinar a pureza de óleos voláteis. Índice de refração (n) de uma substância é a relação entre a velocidade da luz no vácuo e sua velocidade no interior da substância. Um raio de luz monocromática passa de um meio transparente para outro de densidade óptica diferente pode ser refletido ou refratado. A relação entre o seno do ângulo de incidência e o seno do ângulo de refração é o índice de refração que é constante. Utilizam-se refratômetros com luz branca. ( de Abbé).

22

23 DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE É a resistência dos líquidos ao escoamento, a propriedade oposta é a fluidez.

24 DETERMINAÇÃO DO PODER ROTATÓRIO - POLARIMETRIA Identificação de substância levógira ou dextrógira que são aquelas que têm a propriedade de desviar o plano de luz polarizada quando esta passa no meio delas, é considerada substância opticamente ativa. A determinação do poder rotatório estabelece a identidade e a pureza da substância. Polarímetros.

25 DETERMINAÇÃO DE RESÍDUO POR INCINERAÇÃO (CINZAS SULFATADAS) Cinzas sulfatadas compreendem o resíduo não volátil à incineração na presença de ácido sulfúrico. Determina o teor de constituintes ou impurezas inorgânicas contidos em substâncias orgânicas. Determinação de componentes inorgânicos em misturas e da quantidade de impurezas contidas em substâncias inorgânicas termolábeis. Cadinho e 800ºC. Cálculo da porcentagem das cinzas sulfatadas em relação à substância em ensaio.

26 GRANULOMETRIA DOS PÓS É o grau de divisão, tamanho da partícula, expresso em relação à abertura nominal da malha do tamis utilizado. Pó grosso Pó moderadamente grosso Pó semi-fino Pó fino Pó finíssimo

Estudos de equivalência farmacêutica para registro de medicamentos genéricos no Brasil. Chin Yi Su Renato Kanda Maalouf

Estudos de equivalência farmacêutica para registro de medicamentos genéricos no Brasil. Chin Yi Su Renato Kanda Maalouf Estudos de equivalência farmacêutica para registro de medicamentos genéricos no Brasil Chin Yi Su Renato Kanda Maalouf ESTABELECIMENTO DE PARÂMETROS BIODISPONIBILIDADE INFLUÊNCIAS REGISTRO 2010. Comprovação

Leia mais

Técnicas Analíticas. PROFESSORA: Me. Erika Liz

Técnicas Analíticas. PROFESSORA: Me. Erika Liz Técnicas Analíticas PROFESSORA: Me. Erika Liz Normas e ensaios de identidade Tem por objetivo comprovar que a amostra a ser examinada é a da substância que deve ser. Observação visual cor, aspecto (pó

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PUREZA DE MATERIAIS. Principais fontes de impurezas em fármacos e excipientes: São decorrentes do processamento da matéria-prima ou

AVALIAÇÃO DE PUREZA DE MATERIAIS. Principais fontes de impurezas em fármacos e excipientes: São decorrentes do processamento da matéria-prima ou AVALIAÇÃO DE PUREZA DE MATERIAIS Principais fontes de impurezas em fármacos e excipientes: Impurezas inorgânicas Impurezas orgânicas 1) Impurezas inorgânicas São decorrentes do processamento da matéria-prima

Leia mais

AREIA BASE PARA FUNDIÇÃO - DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ARGILA AFS PELO MÉTODO DO LAVADOR CONTÍNUO DE ARGILA

AREIA BASE PARA FUNDIÇÃO - DETERMINAÇÃO DO TEOR DE ARGILA AFS PELO MÉTODO DO LAVADOR CONTÍNUO DE ARGILA SUMÁRIO Método de Ensaio Folha : 1 de 6 1_ Objetivo 2_ Documentos a consultar 3_ Definição 4_ Aparelhagem 5_ Execução do ensaio 6_ Resultados 7_ Anexos 1_ OBJETIVO 1.1_ Esta recomendação prescreve o método

Leia mais

Unidade Curricular: Física Aplicada

Unidade Curricular: Física Aplicada Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas Unidade Curricular: Física Aplicada Aulas Laboratoriais Trabalho laboratorial n.º 3 (1.ª parte) Viscosidade de Líquidos DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE VISCOSIDADE

Leia mais

atendente de FARMÁCIA Prof. Dr. Luis Antonio Cezar Junior Farmacêutico Bioquímico

atendente de FARMÁCIA Prof. Dr. Luis Antonio Cezar Junior Farmacêutico Bioquímico atendente de FARMÁCIA Prof. Dr. Luis Antonio Cezar Junior Farmacêutico Bioquímico atendente de FARMÁCIA VIAS DE ADMINISTRAÇÃO E FORMAS FARMACÊUTICAS VIAS DE ADMINISTRAÇÃO Introdução o que são VIAS DE ADMINISTRAÇÃO?

Leia mais

Unidade Curricular: Física Aplicada

Unidade Curricular: Física Aplicada Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas Unidade Curricular: Física Aplicada Aulas Laboratoriais Trabalho laboratorial nº. 3 (1ª. parte) Viscosidade de Líquidos DETERMINAÇÃO DO COEFICIENTE DE VISCOSIDADE

Leia mais

Biofarmácia. Farmacotécnica

Biofarmácia. Farmacotécnica Biofarmácia Prof. Luis Antonio Paludetti Agradecimentos especiais aos Professores Robson M. Gama e André Rolim Babii pela criação de parte das transparências desta apresentação 1/26 Farmacotécnica Disciplina

Leia mais

03/02/2016. Métodos físicos e instrumentais de análise de alimentos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, MÉTODOS FÍSICOS

03/02/2016. Métodos físicos e instrumentais de análise de alimentos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, MÉTODOS FÍSICOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, Disciplina: Análise de Alimentos CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Métodos físicos e instrumentais de análise de alimentos MÉTODOS FÍSICOS Densimetria Densidade é

Leia mais

Formas de Apresentação dos Medicamentos

Formas de Apresentação dos Medicamentos Formas de Apresentação dos Medicamentos POR QUE EXISTEM AS DIFERENTES FORMAS FARMACÊUTICAS? Para facilitar a administração. Garantir a precisão da dose. Proteger a substância durante o percurso pelo organismo.

Leia mais

VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS

VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS RE nº 899, de 2003 da ANVISA - Guia para validação de métodos analíticos e bioanalíticos; Validation of analytical procedures - UNITED STATES PHARMACOPOEIA - última edição;

Leia mais

PRÁTICAS PARA A DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2 AGREGADOS

PRÁTICAS PARA A DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2 AGREGADOS PRÁTICAS PARA A DISCIPLINA LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2 AGREGADOS APOSTILA DO PROFESSOR LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL APOSTILA DE ENSAIOS DE LAB. DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

Leia mais

Norma Técnica Interna SABESP NTS 049

Norma Técnica Interna SABESP NTS 049 Norma Técnica Interna SABESP NTS 049 Polietileno - Determinação da Densidade por Deslocamento Método de Ensaio São Paulo Fevereiro - 1999 NTS 049 : 1999 Norma Técnica Interna SABESP S U M Á R I O 1 OBJETIVO...1

Leia mais

Determinação da densidade relativa das soluções de sacarose e dos açucares a estudar

Determinação da densidade relativa das soluções de sacarose e dos açucares a estudar Determinação da densidade relativa das soluções de sacarose e dos açucares a estudar 1. Densidade relativa A densidade relativa é uma propriedade física característica de cada substância e a sua determinação

Leia mais

ANÁLISE FARMACOPÉICA ENSAIOS DE IDENTIFICAÇÃO

ANÁLISE FARMACOPÉICA ENSAIOS DE IDENTIFICAÇÃO ANÁLISE FARMACOPÉICA: consiste numa série de procedimentos analíticos descritos nos códigos oficiais e que podem comprovar ANÁLISE FARMACOPÉICA ENSAIOS DE IDENTIFICAÇÃO IDENTIDADE, PUREZA, TEOR DE P.A.

Leia mais

FORMAS FARMACÊUTICAS. Apresentação da fórmula farmacêutica.

FORMAS FARMACÊUTICAS. Apresentação da fórmula farmacêutica. FORMAS FARMACÊUTICAS Apresentação da fórmula farmacêutica. Líquidas: soluções, suspensões, emulsões, etc. Sólidas: pós, cápsulas, comprimidos, drágeas, supositórios, etc. Semi-sólidas (pastosas): pomadas,

Leia mais

Aula prática 1: Materiais de laboratório, exatidão e precisão. 1. Material de laboratório

Aula prática 1: Materiais de laboratório, exatidão e precisão. 1. Material de laboratório Aula prática 1: Materiais de laboratório, exatidão e precisão 1. Material de laboratório 1.1.Material de vidro o Tubo de ensaio utilizado para efetuar reações químicas em pequena escala. o Béquer recipiente

Leia mais

MATERIAIS BÁSICOS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA. Tópicos de Química Experimental. Débora Alvim/ Willian Miguel

MATERIAIS BÁSICOS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA. Tópicos de Química Experimental. Débora Alvim/ Willian Miguel MATERIAIS BÁSICOS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA Tópicos de Química Experimental Débora Alvim/ Willian Miguel BÉQUER OU BECHER É de uso geral em laboratório: Serve para fazer reações entre soluções Dissolver

Leia mais

07/07/2010. Palestrante Patricia da Fonseca Leite Racine Pequenas unidades esféricas obtidas pelo processo de

07/07/2010. Palestrante Patricia da Fonseca Leite Racine Pequenas unidades esféricas obtidas pelo processo de Palestrante Patricia da Fonseca Leite Racine 2010 Definição / Breve Histórico Mercado Diferença entre pellets e granulados Tecnologias empregadas no processo de pellets Recobrimento Caracterização dos

Leia mais

Experiência 2: Temperatura de fusão de uma substância

Experiência 2: Temperatura de fusão de uma substância Experiência 2: de fusão de uma substância 1. Objetivos Ao final desta atividade experimental espera-se que os alunos sejam capazes de: - Identificar compostos e determinar suas purezas usando pontos de

Leia mais

Água de adesão = faixa de umidade que vai de 0% a aproximadamente 30%.

Água de adesão = faixa de umidade que vai de 0% a aproximadamente 30%. Secagem da madeira Água de adesão = faixa de umidade que vai de 0% a aproximadamente 30%. Movimenta-se por difusão, através das paredes das células, necessitando de energia (calor) para ser retirada da

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1/6 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS

NORMA TÉCNICA 1/6 NE ª Edição 1. OBJETIVO 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NORMA TÉCNICA Título: MASSA EPÓXI PARA PROTEÇÃO ANTICORROSIVA DE ESTRUTURAS METÁLICAS Aprovação Subcomitê de Manutenção das Empresas Eletrobras - SCMT Vigência.03.16 1/6 NE-028 1ª Edição 1. OBJETIVO 2.

Leia mais

RECRISTALIZAÇÃO. Princípio: Dissolver a substância em um solvente a quente e deixar a solução esfriar lentamente. Cristalização versus Precipitação

RECRISTALIZAÇÃO. Princípio: Dissolver a substância em um solvente a quente e deixar a solução esfriar lentamente. Cristalização versus Precipitação RECRISTALIZAÇÃO Método de purificação de substâncias sólidas Princípio: Dissolver a substância em um solvente a quente e deixar a solução esfriar lentamente. Cristalização versus Precipitação lento / seletivo

Leia mais

recristalização Por: Edmar Solé Murilo Montesso Rodrigo A. Moreira da Silva

recristalização Por: Edmar Solé Murilo Montesso Rodrigo A. Moreira da Silva Recristalização Purificação da acetanilida por meio da recristalização Por: Edmar Solé Murilo Montesso Rodrigo A. Moreira da Silva Introdução Cristalização é um processo pelo qual se obtém material puro.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ÁREA DEPARTAMENTAL DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO

UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ÁREA DEPARTAMENTAL DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ÁREA DEPARTAMENTAL DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO DETERMINAÇÃO DA FINURA DO CIMENTO. DOCENTE: Engº Elson Almeida 2006 1 INTRODUÇÃO 2 CONSIDERAÇÕES

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ÁREA DEPARTAMENTAL DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO

UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ÁREA DEPARTAMENTAL DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO UNIVERSIDADE DO ALGARVE ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA ÁREA DEPARTAMENTAL DE ENGENHARIA CIVIL LABORATÓRIO DETERMINAÇÃO DA FINURA DO CIMENTO. DOCENTE: Engº Elson Almeida 2006 1 INTRODUÇÃO 2 1 CONSIDERAÇÕES

Leia mais

ENSAIOS DE LABORATÓRIO

ENSAIOS DE LABORATÓRIO Pós-Graduação em Engenharia Civil - UPE Mestrado em Engenharia Civil ENSAIOS DE LABORATÓRIO Profª Drª Kalinny Lafayette POLI/UPE ÍNDICE 1. Composição Gravimétrica 2. Beneficiamento 3. Peso Específico das

Leia mais

17/04/ PLANO DE AMOSTRAGEM - CONTROLE DE PROCESSO AMOSTRAGEM OBJETIVOS: PLANO DE AMOSTRAGEM. O que deve ser analisado PARA REALIZAR AMOSTRAGEM

17/04/ PLANO DE AMOSTRAGEM - CONTROLE DE PROCESSO AMOSTRAGEM OBJETIVOS: PLANO DE AMOSTRAGEM. O que deve ser analisado PARA REALIZAR AMOSTRAGEM - PLANO DE AMOSTRAGEM - CONTROLE DE PROCESSO Profa. Ms. Priscila Torres AMOSTRA Porção do material separado, seguindo o procedimento de amostragem definido. A quantidade retirada deve ser suficiente para

Leia mais

PÓ DE CARVÃO MINERAL PARA FUNDIÇÃO DETERMINAÇÃO DO CARBONO VÍTREO

PÓ DE CARVÃO MINERAL PARA FUNDIÇÃO DETERMINAÇÃO DO CARBONO VÍTREO SUMÁRIO Método de Ensaio Folha : 1 de 7 1_ Objetivo 2_ Documentos a consultar 3_ Princípio do método 4_ Definição 5_ Aparelhagem 6_ Execução do ensaio 7_ Resultados 8_ Anexos A, B e C 1_ OBJETIVO 1.1_

Leia mais

SECAGEM E TAMISAÇÃO MOAGEM - ETAPAS NA PREPARAÇÃO DOS PÓS: 1. operações preliminares (SECAGEM) 2. operações principais (moagem)

SECAGEM E TAMISAÇÃO MOAGEM - ETAPAS NA PREPARAÇÃO DOS PÓS: 1. operações preliminares (SECAGEM) 2. operações principais (moagem) SECAGEM E TAMISAÇÃO Lembrando MOAGEM - ETAPAS NA PREPARAÇÃO DOS PÓS: 1. operações preliminares (SECAGEM) 2. operações principais (moagem) 3. operações acessórias (TAMISAÇÃO) TAMISAÇÃO NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

Leia mais

Unidade Curricular: Física Aplicada

Unidade Curricular: Física Aplicada Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas Unidade Curricular: Física Aplicada Aulas Laboratoriais Trabalho laboratorial n.º 5 Refratometria DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE AÇÚCAR EM BEBIDAS COMERCIAIS

Leia mais

08/11/2015 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE. Amostragem, preparo de amostra e tratamento de dados INTRODUÇÃO

08/11/2015 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE. Amostragem, preparo de amostra e tratamento de dados INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Disciplina: Análise de Alimentos INTRODUÇÃO BROMATOLOGIA: Ciência que estuda os alimentos em sua composição química qualitativa e

Leia mais

Unidade Curricular: Física Aplicada

Unidade Curricular: Física Aplicada Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas Unidade Curricular: Física Aplicada Aulas Laboratoriais Trabalho laboratorial n.º 5 Refratometria DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE AÇÚCAR EM BEBIDAS COMERCIAIS

Leia mais

02/05/2016 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE ANÁLISE DE ALIMENTOS

02/05/2016 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE ANÁLISE DE ALIMENTOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE Disciplina: Análise de Alimentos ANÁLISE DE ALIMENTOS É a parte da química que trata de determinações qualitativas e/ou quantitativas

Leia mais

Definição. RDC 17: 16 de abril de Validação de metodologia analítica

Definição. RDC 17: 16 de abril de Validação de metodologia analítica Validação de metodologia analítica Definição RDC 17/2010: Ato documentado que atesta que qualquer procedimento, processo, equipamento, operação, material ou sistema realmente conduza ao resultado esperado.

Leia mais

Álcool etílico. Alcoometria. Etanol. Expressão de concentrações. Expressão de concentrações. Álcool etílico

Álcool etílico. Alcoometria. Etanol. Expressão de concentrações. Expressão de concentrações. Álcool etílico Álcool etílico Alcoometria Também chamado de álcool, etanol e etano-1-ol. Obtido após fermentação de amido, açúcar (sacarose) e outros carboidratos: C6H12O6 2 C2H5OH + 2 CO2. Líquido límpido, incolor,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2014 Análise da Resistência à Compressão Simples e Diametral de Misturas com Areia, Metacaulim e Cal Aluno: Ricardo José Wink de

Leia mais

Curso de Fitoterapia Médica Farmácia da Natureza e Centro Médico de Ribeirão Preto. Capítulo 2 Preparações fitoterápicas

Curso de Fitoterapia Médica Farmácia da Natureza e Centro Médico de Ribeirão Preto. Capítulo 2 Preparações fitoterápicas Curso de Fitoterapia Médica e Centro Médico de Ribeirão Preto Capítulo 2 Preparações fitoterápicas Introdução Tanto os medicamentos fitoterápicos (MF) quanto os produtos tradicionais fitoterápicos (PTF)

Leia mais

EXPERIÊNCIA 2 TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA

EXPERIÊNCIA 2 TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA EXPERIÊNCIA 2 TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA 1. OBJETIVOS No final desta experiência espera-se que o aluno seja capaz de: Determinar pontos de fusões usando o método gráfico da curva de resfriamento.

Leia mais

1-A figura 1 a seguir mostra um feixe de luz incidindo sobre uma parede de vidro que separa o ar da água.

1-A figura 1 a seguir mostra um feixe de luz incidindo sobre uma parede de vidro que separa o ar da água. REFRAÇÃO- LEI DE SNELL DESCARTES -A figura a seguir mostra um feixe de luz incidindo sobre uma parede de vidro que separa o ar da água. Os índices de refração são,00 para o ar,,50 para vidro e,33 para

Leia mais

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral - Injetaveis

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral - Injetaveis Farmacologia e Enteral (oral) tubo digestivo Parenteral - Injetaveis Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Oral V (vantagens) - mais conveniente, econômica e segura D (desvantagens)

Leia mais

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM Instrução de Ensaio Página 1 de 12 RESUMO Este documento, que é uma norma técnica, apresenta o procedimento para a determinação da resistência à compressão não confinada de amostras de solos coesivos,

Leia mais

REDUÇÃO DE AMOSTRAS DE MISTURA ASFÁLTICA A QUENTE PARA ENSAIO DE GRANULOMETRIA

REDUÇÃO DE AMOSTRAS DE MISTURA ASFÁLTICA A QUENTE PARA ENSAIO DE GRANULOMETRIA REDUÇÃO DE AMOSTRAS DE MISTURA ASFÁLTICA A QUENTE PARA ENSAIO DE GRANULOMETRIA C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2014 DESIGNAÇÃO - ARTERIS R- 47-14 09/2014 R 47 pg 1 - Centro de

Leia mais

Introdução ao estudo das Estruturas Metálicas

Introdução ao estudo das Estruturas Metálicas Introdução ao estudo das Estruturas Metálicas Processos de produção Propriedades físicas e mecânicas do aço estrutural FTC-116 Estruturas Metálicas Eng. Wagner Queiroz Silva UFAM Composição do aço O elemento

Leia mais

Operações Unitárias: Fragmentação de sólidos. Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão

Operações Unitárias: Fragmentação de sólidos. Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão Operações Unitárias: Fragmentação de sólidos Profª. Camila Ortiz Martinez UTFPR Campo Mourão Moagem Redução Termos empregados Muitos processos na indústria de alimentos Forças mecânicas através de equipamentos

Leia mais

DETERMINAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DA GASOLINA COMUM UTILIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB

DETERMINAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DA GASOLINA COMUM UTILIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB DETERMINAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DA GASOLINA COMUM UTILIZADA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE - PB Yasmin Geissiana Marinho de Menezes (1); Lauanda Albuquerque Queiroz (2); Marcos Mesquita da

Leia mais

AULA PRÁTICA Nº / Abril / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE LIPÍDEOS

AULA PRÁTICA Nº / Abril / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE LIPÍDEOS LABORATÓRIO DE ANÁLISE DE ALIMENTOS E NUTRIÇÃO AULA PRÁTICA Nº - 05 31 / Abril / 2016 Profª Solange Brazaca DETERMINAÇÃO DE LIPÍDEOS FUNDAMENTO: Os lipídios constituem uma classe grande de compostos que

Leia mais

Módulo 04 Picnometro com sólidos

Módulo 04 Picnometro com sólidos Módulo 04 Picnometro com sólidos O Picnômetro é um instrumento que mede um volume pré determinado com bastante precisão podendo ser utilizado para a determinação de sólidos também principalmente se estes

Leia mais

EXPERIÊNCIA 3 TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA

EXPERIÊNCIA 3 TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA EXPERIÊNCIA 3 TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA 1. OBJETIVOS No final desta experiência espera-se que o aluno seja capaz de: Determinar pontos de fusões usando o método gráfico da curva de resfriamento.

Leia mais

UMIDADE E SÓLIDOS TOTAIS 11/05/2016. Umidade, Sólidos Totais e Cinzas INTRODUÇÃO

UMIDADE E SÓLIDOS TOTAIS 11/05/2016. Umidade, Sólidos Totais e Cinzas INTRODUÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO NORTE INTRODUÇÃO Composição centesimal Disciplina: Análise de Alimentos Umidade, Sólidos Totais e Cinzas Proª. Msc. Dayana do Nascimento

Leia mais

14/04/2013. Biofarmacotécnica. Introdução. Introdução. Planejamento de Estudos de Biodisponibilidade Relativa e Bioequivalência de Medicamentos

14/04/2013. Biofarmacotécnica. Introdução. Introdução. Planejamento de Estudos de Biodisponibilidade Relativa e Bioequivalência de Medicamentos Biofarmacotécnica Planejamento de Estudos de Biodisponibilidade Relativa e Bioequivalência de Medicamentos Introdução Resoluções: RDC 16/07: Regulamento Técnico para Medicamentos Genéricos RDC 17/07: Regulamento

Leia mais

EXPERIÊNCIA 2 DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLECULAR DE UM GÁS EFEITO DA PRESSÃO NO PONTO DE EBULIÇÃO

EXPERIÊNCIA 2 DETERMINAÇÃO DA MASSA MOLECULAR DE UM GÁS EFEITO DA PRESSÃO NO PONTO DE EBULIÇÃO 1. OBJETIVOS No final desta experiência o aluno deverá ser capaz de: Interpretar as leis que regem o comportamento dos gases ideais. Utilizar a equação da lei do gás ideal, PV = nrt Medir o volume e a

Leia mais

Refratometria. Anselmo E. de Oliveira. Instituto de Química, UFG, , Goiânia, GO, Brazil

Refratometria. Anselmo E. de Oliveira. Instituto de Química, UFG, , Goiânia, GO, Brazil Refratometria Anselmo E. de Oliveira Instituto de Química, UFG, 74690-900, Goiânia, GO, Brazil Resumo Essa aula prática tem como objetivo avaliar a variação do índice de refração de soluções hidroalcoólicas.

Leia mais

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Tinta para demarcação viária determinação da resistência à abrasão

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM. Tinta para demarcação viária determinação da resistência à abrasão Método de Ensaio Página 1 de 5 RESUMO Este documento, que é uma norma técnica, fixa o método usado na determinação da resistência à abrasão de tinta para demarcação viária. Prescreve a aparelhagem e material

Leia mais

QUÍMICA FARMACÊUTICA

QUÍMICA FARMACÊUTICA INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA ROTEIRO PARA S PRÁTICAS DISCIPLINA: QUÍMICA FARMACÊUTICA Título da Aula: Determinação do coeficiente de partição óleo-água (P) do ácido benzóico 1 Demonstrar

Leia mais

TAREFA DA SEMANA DE 24 a 28 DE FEVEREIRO QUÍMICA 1ª SÉRIE

TAREFA DA SEMANA DE 24 a 28 DE FEVEREIRO QUÍMICA 1ª SÉRIE TAREFA DA SEMANA DE 24 a 28 DE FEVEREIRO QUÍMICA 1ª SÉRIE 1. (Ucs) Além de fazer parte da constituição dos organismos vivos, a água apresenta outras características importantes, que são vitais à manutenção

Leia mais

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos Departamento de Físico-Química SUBSTÂNCIAS E MISTURAS Prof. Dr. Edson Antonio Ticianelli edsont@iqsc.usp.br Monitor: Dr. Wanderson Oliveira

Leia mais

CÁPSULAS. Profª: Erika Liz

CÁPSULAS. Profª: Erika Liz CÁPSULAS Profª: Erika Liz DEFINIÇÃO As cápsulas são formas farmacêuticas sólidas nas quais uma ou mais substâncias medicinais e/ou inertes são acondicionadas em um pequeno receptáculo, em geral preparado

Leia mais

PRÁTICA: LÍQUIDOS: DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE

PRÁTICA: LÍQUIDOS: DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE PRÁTICA: LÍQUIDOS: DETERMINAÇÃO DA VISCOSIDADE 1. Introdução No estado líquido as moléculas estão mais próximas uma das outras e entre elas existem forças atrativas. Para um líquido fluir suas moléculas

Leia mais

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetaveis

Farmacologia. Vias de Administração e Formas Farmacêuticas. Vias de Administração. Oral. Enteral (oral) tubo digestivo. Parenteral Injetaveis Farmacologia e Prof. Herval de Lacerda Bonfante Departamento de Farmacologia Enteral (oral) tubo digestivo Parenteral Injetaveis Vantagens (V) Enteral X Parenteral Desvantagens (D) Forma Farmacêutica Situação

Leia mais

Formas sólidas: operações unitárias na fabricação de pós farmacêuticos

Formas sólidas: operações unitárias na fabricação de pós farmacêuticos Formas farmacêuticas sólidas Formas sólidas: operações unitárias na fabricação de pós farmacêuticos Tecnologia de Medicamentos e Cosméticos Profs. Fabiana Graziola e Giovanna Borini Agosto/010 Cápsulas

Leia mais

Absorção de fármacos. Movimento do fármaco através do TGI*: coração. fígado. estômago. fármaco. reto. boca. intestino delgado.

Absorção de fármacos. Movimento do fármaco através do TGI*: coração. fígado. estômago. fármaco. reto. boca. intestino delgado. Absorção de fármacos Movimento do fármaco através do TGI*: coração fígado fármaco estômago boca *adaptado de Amidon, G Dissolution in vitro and ex-vivo: implicatios for BE standards liberação do fármaco

Leia mais

Elementos de Máquinas II. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Engenharia Mecânica

Elementos de Máquinas II. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Engenharia Mecânica Elementos de Máquinas II 6. ELEMENTOS DE APOIO - Mancais de Deslizamento TÓPICOS ABORDADOS: 6.1. Introdução 6.. Nomenclatura e Definições 6.3. Projeto de Mancais de Deslizamento 6.4. Lubrificação 6.5.

Leia mais

Unidade V - Determinação de umidade e sólidos totais

Unidade V - Determinação de umidade e sólidos totais Unidade V - Determinação de umidade e sólidos totais O método empregado depende do objetivo. O que estou necessitando? Rapidez? Precisão? Exatidão? Medir em tempo real? Umidade: métodos Quantitativos Métodos

Leia mais

RECRISTALIZAÇÃO e. PURIFICAÇÃO da ACETANILIDA. Jaqueline Nicola Thaís Rosa

RECRISTALIZAÇÃO e. PURIFICAÇÃO da ACETANILIDA. Jaqueline Nicola Thaís Rosa RECRISTALIZAÇÃO e PURIFICAÇÃO da ACETANILIDA Jaqueline Nicola Thaís Rosa INTRODUÇÃO O produto obtido de uma reação química, na maioria das vezes, encontra-se no estado impuro, e é necessário purificá-lo.

Leia mais

II - CIMENTO. Os cimentos Portland têm suas características estabelecidas em normas específicas para cada tipo. Estas são as seguintes:

II - CIMENTO. Os cimentos Portland têm suas características estabelecidas em normas específicas para cada tipo. Estas são as seguintes: II - CIMENTO 1 - ESPECIFICAÇÃO DOS CIMENTOS PORTLAND Os cimentos Portland têm suas características estabelecidas em normas específicas para cada tipo. Estas são as seguintes: NBR 5732 (EB 1) - cimento

Leia mais

Aplicação do controle estatístico de processo na indústria farmacêutica. Alunas: Natalia Cubarenco Rahíssa Schulz

Aplicação do controle estatístico de processo na indústria farmacêutica. Alunas: Natalia Cubarenco Rahíssa Schulz Aplicação do controle estatístico de processo na indústria farmacêutica Alunas: Natalia Cubarenco Rahíssa Schulz Sumário Contextualização e Objetivos ; Metodologia e dados; Motivo do uso das técnicas de

Leia mais

Complemento das Aulas 13 e 14: Os principais equipamentos presentes em um laboratório

Complemento das Aulas 13 e 14: Os principais equipamentos presentes em um laboratório MATERIAL EXTRA 2 BIMESTRE ENSINO MÉDIO Prof.: Cotrim 1ª Série Data: 18/04/2017 Complemento das Aulas 13 e 14: Os principais equipamentos presentes em um laboratório A execução de experimentos, em um laboratório

Leia mais

Estabilidade em Fitocosméticos: Ensaios Físico-Químicos aplicados. Mayara Ladeira

Estabilidade em Fitocosméticos: Ensaios Físico-Químicos aplicados. Mayara Ladeira Estabilidade em Fitocosméticos: Ensaios Físico-Químicos aplicados Mayara Ladeira Sumário Por que Fitoterápicos? Panorama Legislativo em Fitoterápicos Desenvolvimento tecnológico de um fitoterápico Estudos

Leia mais

ESTRUTURA DO MICROSCÓPIO ÓPTICO

ESTRUTURA DO MICROSCÓPIO ÓPTICO ESTRUTURA DO MICROSCÓPIO ÓPTICO Lembre-se que o microscópio utilizado em nosso laboratório possui uma entrada especial para uma câmera de vídeo. Parte Mecânica: Base ou Pé: Placa de apoio do microscópio

Leia mais

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM

MT DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM Método de Ensaio Página 1 de 6 RESUMO Este documento, que é uma norma técnica, apresenta o procedimento para a avaliação da durabilidade de agregado pelo emprego de soluções de. Prescreve a aparelhagem,

Leia mais

Norma Técnica Interna SABESP NTS 058

Norma Técnica Interna SABESP NTS 058 Norma Técnica Interna SABESP NTS 058 Composto de polietileno PE - Determinação do teor de negro de fumo Método de Ensaio São Paulo Agosto - 1999 NTS 058 : 1999 Norma Técnica Interna SABESP S U M Á R I

Leia mais

EXPERIÊNCIA 04: DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE LÍQUIDOS E SÓLIDOS

EXPERIÊNCIA 04: DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE LÍQUIDOS E SÓLIDOS 1 UFSC Departamento de Química QMC 5119 Introdução ao Laboratório de Química 2015.1 EXPERIÊNCIA 04: DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE DE LÍQUIDOS E SÓLIDOS 1. Densidade Densidade (d) é uma grandeza expressa pela

Leia mais

I) Comparação da precisão em medidas volumétricas

I) Comparação da precisão em medidas volumétricas EXPERIMENTO 1 PROCEDIMENTOS DE LABORATÓRIO MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E TEMPERATURA I) Comparação da precisão em medidas volumétricas Procedimento Experimental Materiais necessários: bureta de 50 ml (1);

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS E AVALIAÇÃO DA SUA PUREZA

IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS E AVALIAÇÃO DA SUA PUREZA IDENTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS E AVALIAÇÃO DA SUA PUREZA O que se pretende Utilizar técnicas experimentais de determinação de propriedades físicas características das substâncias como métodos de identificação

Leia mais

Experiência 2 : TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA

Experiência 2 : TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA Experiência 2 : TEMPERATURA DE FUSÃO DE UMA SUBSTÂNCIA 1. Objetivos Ao final desta atividade experimental espera-se que os alunos sejam capazes de: - Identificar compostos e determinar suas purezas usando

Leia mais

Camila Bolognes Couto Pahl Bióloga e Laboratorista UFMS Disciplina Transporte de Sedimentos Prof. Dr. Teodorico Alves Sobrinho

Camila Bolognes Couto Pahl Bióloga e Laboratorista UFMS Disciplina Transporte de Sedimentos Prof. Dr. Teodorico Alves Sobrinho Laboratório HEroS Hidrologia, Erosão e Sedimentos Camila Bolognes Couto Pahl Bióloga e Laboratorista UFMS Disciplina Transporte de Sedimentos Prof. Dr. Teodorico Alves Sobrinho Aula de Campo Medição de

Leia mais

LÍQUIDOS: DETERMINAÇÃO DA TENSÃO SUPERFICIAL. 1. Introdução

LÍQUIDOS: DETERMINAÇÃO DA TENSÃO SUPERFICIAL. 1. Introdução LÍQUIDOS: DETERMINAÇÃO DA TENSÃO SUPERFICIAL 1. Introdução Uma propriedade característica dos líquidos é possuir uma superfície plana bem definida, o que os distingue dos gases. Uma medida da rigidez do

Leia mais

26/03/2015 VALIDAÇÃO CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DA QUALIDADE RDC 899/2003. Por que validar? OBJETIVO DA VALIDAÇÃO:

26/03/2015 VALIDAÇÃO CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DA QUALIDADE RDC 899/2003. Por que validar? OBJETIVO DA VALIDAÇÃO: VALIDAÇÃO CONTROLE FÍSICO-QUÍMICO DA QUALIDADE RDC 899/2003 VALIDAÇÃO: ato documentado que atesta que qualquer procedimento, processo, equipamento, material, operação ou sistema realmente conduza aos resultados

Leia mais

Mecânica dos solos AULA 4

Mecânica dos solos AULA 4 Mecânica dos solos AULA 4 Prof. Nathália Duarte Índices físicos dos solos OBJETIVOS Definir os principais índices físicos do solo; Calcular os índices a partir de expressões matemáticas; Descrever os procedimentos

Leia mais

LABORATÓRIO DE EST-15 1 a EXPERIÊNCIA 2015

LABORATÓRIO DE EST-15 1 a EXPERIÊNCIA 2015 LABORATÓRIO DE EST-15 1 a EXPERIÊNCIA 2015 OBJETIVO: Familiarização com os extensômetros elétricos de resistência e instrumentação correlata: 1. Verificação do fator de sensibilidade de um extensômetro

Leia mais

ENSAIOS DE APLICAÇÃO RESISTÊNCIA À FLEXÃO

ENSAIOS DE APLICAÇÃO RESISTÊNCIA À FLEXÃO ENSAIOS DE APLICAÇÃO RESISTÊNCIA À FLEXÃO 1. OBJETIVO Determinar as propriedades de flexão de plásticos reforçados e não reforçados na forma de corpos de prova retangulares moldados diretamente ou cortados

Leia mais

MATERIAIS PARA FUNDIÇÃO - DETERMINAÇÃO DO ÓXIDO DE FERRO

MATERIAIS PARA FUNDIÇÃO - DETERMINAÇÃO DO ÓXIDO DE FERRO Folha : 1 de 5 SUMÁRIO 1_ Objetivo 2_ Princípio do método 3_ Definição 4_ Aparelhagem / reagentes 5_ Execução do ensaio 6_ Padronização da solução de dicromato de potássio 0,05 N 7_ Resultados 1_ OBJETIVO

Leia mais

1. Descrição Selante semi-rígido de base epóxi, bicomponente, fluído, de alto desempenho, especificamente desenvolvido para juntas de

1. Descrição Selante semi-rígido de base epóxi, bicomponente, fluído, de alto desempenho, especificamente desenvolvido para juntas de 1. Descrição Selante semi-rígido de base epóxi, bicomponente, fluído, de alto desempenho, especificamente desenvolvido para juntas de pavimentos industriais que receberão tensões de baixas variações, sujeitas

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Agregados

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL. Agregados Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Agregados Prof. Leandro Candido de Lemos Pinheiro leandro.pinheiro@riogrande.ifrs.edu.br AGREGADOS Material granular

Leia mais

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS EXTRAÍDOS

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS EXTRAÍDOS ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS EXTRAÍDOS C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2014 DESIGNAÇÃO - ARTERIS T- 30-14 09/2014 T 30 pg1 - Centro de Desenvolvimento Tecnológico -ARTERIS

Leia mais

SIGNIFICADO AULA 1 - INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA ORIGEM DAS DROGAS DEFINIÇÃO 24/02/2015. A palavra farmacologia tem origem grega:

SIGNIFICADO AULA 1 - INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA ORIGEM DAS DROGAS DEFINIÇÃO 24/02/2015. A palavra farmacologia tem origem grega: SIGNIFICADO AULA 1 - INTRODUÇÃO A FARMACOLOGIA A palavra farmacologia tem origem grega: Pharmakon Logos Droga, fármaco ou medicamento Estudo Professor: Moisés Wesley Ação DEFINIÇÃO Drogas Efeitos ORIGEM

Leia mais

peneira abertura Peneiramento Pó A Pó B # μm Intervalos % % #

peneira abertura Peneiramento Pó A Pó B # μm Intervalos % % # Lista de exercícios Ao produzir uma peça de pó de ferro de diâmetro 20mm e altura 20mm, numa prensa de dupla ação, qual a densidade obtida na linha neutra da peça quando a força aplicada era de 18,8 toneladas.

Leia mais

Óptica Física - Índice de Refração

Óptica Física - Índice de Refração Óptica Física - Índice de Refração O desvio que a luz sofre quando passa de um meio para outro, depende da velocidade da luz nos dois meios. A grandeza física que relaciona as velocidades nos dois meios,

Leia mais

Ensaios de dissolução de formas farmacêuticas sólidas

Ensaios de dissolução de formas farmacêuticas sólidas Ensaios de dissolução de formas farmacêuticas sólidas Para registros de medicamentos genéricos no Brasil e no mundo por meio de bioisenção Isabela Lucca Luma Babolim Introdução Conceitos Importantes Forma

Leia mais

Mecânica dos Solos I 14/03/2016. Índices Físicos dos Solos. 3.1 Fases do Solo

Mecânica dos Solos I 14/03/2016. Índices Físicos dos Solos. 3.1 Fases do Solo 3.1 Fases do Solo O solo é formado pelas três fases físicas sólida, liquida e gasosa, distribuídas em diferentes proporções. Mecânica dos Solos I Índices Físicos dos Solos Fase sólida constituída por agrupamento

Leia mais

CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA ( CCD) Bruno Henrique Ferreira José Roberto Ambrósio Jr.

CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA ( CCD) Bruno Henrique Ferreira José Roberto Ambrósio Jr. CROMATOGRAFIA EM CAMADA DELGADA ( CCD) Bruno Henrique Ferreira José Roberto Ambrósio Jr. CROMATOGRAFIA Método usado para separar, identificar e quantificar componentes de uma mistura; Método físico-químico

Leia mais

TRANSPORTES E OBRAS DE TERRA

TRANSPORTES E OBRAS DE TERRA TRANSPORTES E OBRAS DE TERRA Movimento de Terra e Pavimentação NOTAS DE AULA MECÂNICA DOS SOLOS Prof. Edson de Moura Aula 03 Índices Físicos 2011 11 ÍNDICES FÍSICOS 1 Introdução Em tecnologia, solo por

Leia mais

MASSA ESPECÍFICA APARENTE DE MISTURAS ASFÁLTICAS COMPACTADAS USANDO AMOSTRAS SATURADAS SUPERFÍCIE SECA

MASSA ESPECÍFICA APARENTE DE MISTURAS ASFÁLTICAS COMPACTADAS USANDO AMOSTRAS SATURADAS SUPERFÍCIE SECA MASSA ESPECÍFICA APARENTE DE MISTURAS ASFÁLTICAS COMPACTADAS USANDO AMOSTRAS SATURADAS SUPERFÍCIE SECA C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2014 DESIGNAÇÃO - ARTERIS T- 166-13 09/2014

Leia mais

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS PASSANTE NA PENEIRA DE 75 M (Nº200), POR LAVAGEM

ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS PASSANTE NA PENEIRA DE 75 M (Nº200), POR LAVAGEM ANÁLISE GRANULOMÉTRICA DE AGREGADOS PASSANTE NA PENEIRA DE 75 M (Nº200), POR LAVAGEM C D T - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO Setembro de 2014 DESIGNAÇÃO - ARTERIS T- 11-05 (2013)¹ 09/2014 T 11 pg1

Leia mais

Lovis 2000 M/ME. Microviscosímetro

Lovis 2000 M/ME. Microviscosímetro Lovis 2000 M/ME Microviscosímetro Lovis 2000 M/ME é um viscosímetro de esferas rolantes que combina um princípio de medição bem estabelecido (Höppler, DIN 53015 e ISO 12058) Potente e versátil Microviscosímetro

Leia mais

FENÔMENOS DE TRANSPORTE. Propriedades dos Fluidos. Prof. Miguel Toledo del Pino, Dr. VISCOSIDADE

FENÔMENOS DE TRANSPORTE. Propriedades dos Fluidos. Prof. Miguel Toledo del Pino, Dr. VISCOSIDADE FENÔMENOS DE TRANSPORTE Propriedades dos Fluidos Prof. Miguel Toledo del Pino, Dr. VISCOSIDADE Resistência ao deslocamento de camadas de moléculas líquidas, umas sobre as outras. F = μ. A. V y F : força

Leia mais