TÍTULO DO TRABALHO CONTINUAÇÃO (negrito, centrado, maiúscula, fonte 16, espaço 1,5)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TÍTULO DO TRABALHO CONTINUAÇÃO (negrito, centrado, maiúscula, fonte 16, espaço 1,5)"

Transcrição

1

2 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ECONOMIA CURSO DE HOTELARIA (centrado, maiúscula, fonte 14, espaço 1,5) NOME DO ALUNO (centrado, maiúscula, fonte 14) TÍTULO DO TRABALHO CONTINUAÇÃO (negrito, centrado, maiúscula, fonte 16, espaço 1,5) Porto Alegre (centrado, minúsculo, fonte 12), 20(ano) (centrado, minúsculo, fonte 12)

3 NOME DO ALUNO TÍTULO DO TRABALHO Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado como requisito para a obtenção do título de Bacharel em Hotelaria da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Orientador: Nome do Orientador Porto Alegre (mês) de 20(ano)

4 Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo em língua vernácula (obrigatório) Listas de Figuras (opcional)

5 SUMÁRIO Relação de todos os capítulos, seguidos de suas seções, subseções e itens, assim como dos apêndices e anexos que compõem o documento.

6 1 INTRODUÇÃO Apresentar o tema da pesquisa, onde foi realizado o trabalho, e a síntese de cada capítulo; não utilizar citação.

7 2 CARACTERIZAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E DO SEU AMBIENTE Uma breve introdução ao capítulo, indicando os dados de modo a caracterizar a empresa, como por exemplo, breve histórico, negócio, missão, valores, objetivos, produtos, serviços, estrutura organizacional, tipos de clientes, entre outros dados considerados relevantes. 2.1 Histórico 2.2 Negócio 2.3 Missão 2.4 Valores 2.5 Objetivos da Organização 2.6 Produtos e/ou Serviços 2.7 Estrutura Organizacional e Estrutura Funcional 2.8 Mercado de Atuação 2.9 Análise do Setor (quando for o caso) ou outras informações importantes

8 3 SITUAÇÃO PROBLEMÁTICA Delimitar o foco da investigação, a partir da identificação de oportunidade de pesquisa de interesse do aluno e da empresa. Relatar de forma sucinta a situação a ser pesquisada; formular breve diagnóstico da situação atual e; fixar os limites. Termina com a formulação da questão de pesquisa através de um pergunta.

9 4 JUSTIFICATIVA DA ESCOLHA DO TEMA Demonstrar a importância da pesquisa para o aluno e para a empresa, a relevância e atualidade do tema; a oportunidade e a viabilidade da investigação.

10 5 OBJETIVOS Nesta etapa deve-se pensar a respeito da intenção ao propor a pesquisa. Deve-se sintetizar o que se pretende alcançar com a pesquisa. Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto. O objetivo geral será a síntese do que se pretende alcançar, e os objetivos específicos explicitarão os detalhes (etapas) e será um desdobramento do objetivo geral. Os enunciados dos objetivos devem começar com um verbo no infinitivo e este verbo deve indicar uma ação passível de mensuração. Como exemplos de verbos usados na formulação dos objetivos, para determinar diferentes estágios cognitivos, pode-se indicar: Para conhecimento: os verbos apontar, arrolar, definir, enunciar, inscrever, registrar, relatar, repetir, sublinhar e nomear; Para compreensão: os verbos descrever, discutir, esclarecer, examinar, explicar, expressar, identificar, localizar, traduzir e transcrever; Para aplicação: os verbos aplicar, demonstrar, empregar, ilustrar, interpretar, inventariar, manipular, praticar, traçar, usar, e delinear; Para análise: os verbos analisar, classificar, comparar, constatar, criticar, debater, diferenciar, distinguir, examinar, provar, investigar e experimentar; Para síntese: os verbos articular, compor, constituir, coordenar, reunir, organizar e esquematizar; Para avaliação: os verbos apreciar, avaliar, eliminar, escolher, estimar, julgar, preferir, selecionar, validar e valorizar.

11 5.1 Objetivo Geral (somente um) Definir o propósito do trabalho, o resultado geral que se espera obter com o trabalho. 5.2 Objetivos Específicos Listar em tópicos (usualmente três) as ações necessárias para operacionalizar o objetivo geral. Representam os resultados intermediários que se espera obter, que se atingidos está-se no caminho de atingir o resultado geral.

12 6 REVISÃO PROVISÓRIA DA LITERATURA (ou título que identifique o tema) Sintetizar e articular teorias, conceitos, métodos, técnicas, sistemas e instrumentos de análise da área de conhecimento da pesquisa; rever trabalhos ou aplicações semelhantes em outros contextos; confrontar posições de diferentes autores sobre o tema. Caracteriza-se como uma das etapas mais importantes da pesquisa. A revisão de literatura refere-se à fundamentação teórica a adotar para tratar o tema e o problema de pesquisa. Por meio da análise da literatura publicada obtém-se um quadro teórico e a estruturação conceitual que dará sustentação ao desenvolvimento da pesquisa. A revisão de literatura resultará do processo de levantamento e análise do que já foi publicado sobre o tema e o problema de pesquisa escolhidos. Permitirá um mapeamento de quem já escreveu e o que já foi escrito sobre o tema e/ou problema da pesquisa. Para elaborar uma revisão de literatura é recomendável adotar a metodologia de Pesquisa Bibliográfica. A Pesquisa Bibliográfica é a análise da literatura já publicada em forma de livros, revistas, publicações avulsas, imprensa escrita e eletronicamente, disponibilizada na Internet. A revisão de literatura/pesquisa bibliográfica contribuirá para: obter informações sobre a situação atual do tema ou problema pesquisado; conhecer publicações existentes sobre o tema e os aspectos que já foram abordados; verificar as opiniões similares ou diferentes à respeito do tema ou de aspectos relacionados ao tema ou ao problema de pesquisa. Na redação do texto final, os seguintes critérios devem ser observados: objetividade, clareza, precisão, consistência, linguagem impessoal e uso do vocabulário técnico. Recomendações importantes: descrever o texto com começo, meio e fim; fazer um texto introdutório explicando o objetivo da revisão de literatura; proceder a revisão da literatura, e não fazer simplesmente uma colagem de citações bibliográficas; siga as seguintes orientações: fazer uma abertura e um fecho para os tópicos tratados; preencher as lacunas com considerações próprias; criar elos entre as citações.

13 Citação, segundo a ABNT, é a Menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. Os tipos de citações que podem ser utilizadas no texto são: citação direta: transcrição textual dos conceitos do autor consultado; citação indireta: transcrição livre do texto do autor consultado; citação de citação: transcrição direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original.

14 7 METODOLOGIA Relatar os procedimentos metodológicos se refere descrever a forma como a pesquisa foi realizada. Relatar a importância do método como meio facilitador e orientador da execução da pesquisa, tanto em termos de planejamento, execução (pesquisa de campo), análise, interpretação e conclusões. Deve-se definir: a) método de pesquisa adotado (quantitativo levantamento, experimento, etc., ou qualitativo estudo de caso, pesquisa-ação, etc.); b) população-alvo ou plano de amostragem (quando aplicável); c) instrumentos de coleta de dados; d) técnicas de análise dos dados.

15 8 RESULTADOS DA PESQUISA Envolve a descrição dos dados coletados e a sua análise (identificação da problemática existente, a partir dos dados coletados), podendo compreender comparação dos resultados com outros projetos ou situações, conter tabelas e gráficos ou ainda testes estatísticos.

16 9 CONSIDERAÇÕES FINAIS Como parte final do texto, consiste na revisão sintética dos resultados e da discussão do estudo realizado. Tem como objetivo destacar as principais questões tratadas no trabalho acerca do estudo desenvolvido. Deve apresentar deduções lógicas correspondentes aos propósitos previamente estabelecidos do trabalho, apontando-se o alcance e o significado de suas contribuições. Pode também indicar questões dignas de novos estudos, além de sugestões para outros trabalhos.

17 REFERÊNCIAS ALVES-MAZZOTI, Alda Judith; GEWANDSZNAJDER, Fernando. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, BASTOS, Dau; SOUZA, Mariana; NASCIMENTO, Solange. Monografia ao alcance de todos. Rio de Janeiro: Garamond, 2004 DENCKER, Ada F.M. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. 7. ed. São Paulo: Futura, Pesquisa em turismo: planejamento, métodos e técnicas. São Paulo: Futura, GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 9. ed. Rio de Janeiro: Record, MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed., rev. e ampl. São Paulo: Atlas, MINAYO, Maria Cecília de Souza. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, PÁDUA, Elisabete Matallo Marchesini de. Metodologia da pesquisa: abordagem teóricoprática. 11. ed. Campinas, SP: Papirus, REJOWSKI, Mirian. Turismo e pesquisa científica: pensamento internacional x situação brasileira. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, ROESCH, Sylvia Maria A. Projetos de estágio do curso de administração. 3. ed. São Paulo: Atlas, SANCHO, Amparo (Coord.) Introdução à metodologia da pesquisa em turismo. São Paulo: Roca, SCHLÜTER, Regina G.. Metodologia da pesquisa em turismo e hotelaria. 2. ed. São Paulo: Aleph, TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo: Atlas, YIN, Robert. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

18 APÊNDICE A -DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO Nome: Endereço: Data de Nascimento: Fone p/ Contato: Empresa atual: Endereço: Fone p/contato: Experiência Profissional (mais relevantes) Empresa: Ramo de Atividade: Período: Cargo: Formação Acadêmica Cursos de aperfeiçoamento Curso: Entidade: Período: Carga horária:

19 APÊNDICE B TÍTULO Texto ou documento elaborado pelo aluno, é opcional.

20 ANEXO A -TÍTULO Texto ou documento não elaborado pelo aluno, é opcional.

Etapas da Pesquisa. 1 Etapas da Pesquisa. Especialização em Engenharia de Soldagem

Etapas da Pesquisa. 1 Etapas da Pesquisa. Especialização em Engenharia de Soldagem Etapas da Pesquisa 1 Etapas da Pesquisa Sumário Introdução Etapas do planejamento da pesquisa 2 Etapas da Pesquisa Introdução Planejamento e execução da pesquisa (etapas) Escolha do tema; Revisão de literatura;

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa?

Como elaborar um projeto de pesquisa? Como elaborar um projeto de pesquisa? O que é um projeto de pesquisa? Descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico

METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico PROJETO DE PESQUISA Profº Ronilson de Souza Luiz Profa. Esp. Rosinéia Oliveira Blog: capronilson.wordpress.com olisanta@gmail.com profronilson@gmail.com METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico

Leia mais

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri

OFICINA DE PESQUISA. Simone Côrte Real Barbieri OFICINA DE PESQUISA Simone Côrte Real Barbieri scrbarbi@ucs.br MÉTODOS +TÉCNICAS PESQUISA REALIDADE EMPÍRICA TEORIA = PONTO DE PARTIDA CONCEITUAR E CATALOGAR DADOS VALIDADE DA BASE EMPÍRICA OBSERVAÇÃO

Leia mais

Elaboração de Objetivos Síntese (07 de junho, 2019)

Elaboração de Objetivos Síntese (07 de junho, 2019) Disciplina: Metodologia de Pesquisa em Engenharia de Produção Elaboração de Objetivos Síntese (07 de junho, 2019) Paulo Cauchick Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas UFSC paulo.cauchick@ufsc.br

Leia mais

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA

ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA 1 SUMÁRIO 1 ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA... 3 1.1 Assunto... 3 1.2 Problema... 3 1.3 Hipóteses... 3 1.4 Tema... 4 1.5 justificativa... 5 1.6 Objetivos... 5 1.7 Referencial Teórico e Revisão da Literatura...

Leia mais

Revisão de Literatura

Revisão de Literatura Revisão de Literatura Mostrar a importância da revisão de literatura no processo de pesquisa; identificar os passos para a elaboração de uma revisão de literatura. INTRODUÇÃO Uma das etapas mais importantes

Leia mais

ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; -

ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; - ARTIGO CIENTÍFICO É um documento sobre a descrição de estudos/descobertas em determinado ramo da ciência. Aspectos importantes: - Relevância; - Originalidade; - Contribuições para a ciência; - Adequação

Leia mais

Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula

Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula Zaqueu Vieira Oliveira Planejamento Currículo Plano da Escola Plano de Ensino Plano de Aula Planejamento Guia de orientação

Leia mais

Definindo o Trabalho. Ricardo de Almeida Falbo. Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo 2010/1

Definindo o Trabalho. Ricardo de Almeida Falbo. Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo 2010/1 Definindo o Trabalho Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo 2010/1 Etapas do Trabalho de Pesquisa Pesquisa Bibliográfica Preparação

Leia mais

NO PROJETO DEFINE-SE:

NO PROJETO DEFINE-SE: O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: - A capacidade de construir uma imagem mental de

Leia mais

Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula

Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula Preparação de Atividades Didáticas Plano da Escola, Plano de Ensino e Plano de Aula Zaqueu Vieira Oliveira Planejamento Currículo Plano da Escola Plano de Ensino Plano de Aula Planejamento...processo de

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AULA 3. Definindo o problema de pesquisa e o planejamento de projeto

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AULA 3. Definindo o problema de pesquisa e o planejamento de projeto METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO AULA 3 Definindo o problema de pesquisa e o planejamento de projeto Gustavo Luigi Martin do Amaral ¹ MARTINS, Roberto Augusto. Metodologia Aula 3. Definindo o problema

Leia mais

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA Prof. MSc: Anael Krelling 1 O planejamento e a execução de uma pesquisa fazem parte de um processo sistematizado que compreende etapas que podem ser detalhadas da seguinte forma:

Leia mais

Planos de Trabalho. Orientações

Planos de Trabalho. Orientações Planos de Trabalho Orientações Estrutura do Plano de Trabalho Ementa Finalidade Resumo Sumário Objetivos Para quê? Conteúdos O quê? Conceitos Competências Habilidades Valores Atitudes Metodologia Como?

Leia mais

UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NOME DO DISCENTE

UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NOME DO DISCENTE UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NOME DO DISCENTE Tamanho 14 Centralizado TÍTULO SUBTÍTULO Tamanho 16 Título Tamanho 14 Subtítulo

Leia mais

Preparação do Trabalho de Pesquisa

Preparação do Trabalho de Pesquisa Preparação do Trabalho de Pesquisa Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda Etapas do Trabalho de Pesquisa Preparação do

Leia mais

Aula 1. Planejamento. Lilian R. Rios 18/02/16

Aula 1. Planejamento. Lilian R. Rios 18/02/16 Aula 1 Planejamento Lilian R. Rios 18/02/16 Planejamento de Ensino É um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos ordenados de modo a possibilitar interagir com a realidade, programar as estratégias

Leia mais

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito.

PESQUISA TEÓRICA APLICADA. - Verificar a teoria; - Integrar a teoria já existente; - Desenvolver um conceito. PESQUISA TEÓRICA APLICADA 1. TEÓRICA (PURA): - Oferece solução para problemas práticos; - Ajuda encontrar os fatores de um problema prático. 2. APLICADA: - Contribuir e esclarecer os fatos; - Verificar

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI - ETEADC CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXXXX, MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO INTEGRANTES (NOME COMPLETO) LOCAL MÊS /ANO INTEGRANTES (NOME COMPLETO)

Leia mais

SESI GINÁSTICA NA EMPRESA

SESI GINÁSTICA NA EMPRESA SESI GINÁSTICA NA EMPRESA Planejamento é? Processo de busca de equilíbrio entre: Meios e fins; Entre recursos e objetivos; Visa o melhor funcionamento de empresas, instituições, setores de trabalho, organizações

Leia mais

A pesquisa como desafio: passo-a-passo

A pesquisa como desafio: passo-a-passo A pesquisa como desafio: passo-a-passo IFSC - Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Telecomunicações Marcos Moecke São José 2011 Para refletir... AN - O que um pesquisador precisa fazer hoje para

Leia mais

Jorge Luiz Cativo Alauzo

Jorge Luiz Cativo Alauzo SEGUNDO A ABNT Jorge Luiz Cativo Alauzo Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Computação Especialista em Administração e Gestão do Conhecimento Oficina de Elaboração de Artigos Científicos Jorge Luiz

Leia mais

Como elaborar um artigo cientíico

Como elaborar um artigo cientíico Como elaborar um artigo cientíico O que é um artigo cientiico? Comunicação de idéias e informações de maneira clara e concisa. Característica: publicação em periódicos científicos. Artigo científico é

Leia mais

Geociências NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Geociências NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Biblioteca do Instituto de Geociências NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (Projeto de Pesquisa) Porto Alegre 2009 PROJETO DE PESQUISA PARTE I METODOLOGIA O que é um projeto de pesquisa? Apresentação

Leia mais

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência.

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência. Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar

Leia mais

UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE NAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO ESTADO DE MATO GROSSO.

UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE NAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM NO ESTADO DE MATO GROSSO. UNIVAG CENTRO UNIVERSITÁRIO GRUPO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM NOME DO DISCENTE Centralizado UNIVERSALIDADE, INTEGRALIDADE E EQUIDADE NAS PRÁTICAS DE ENFERMAGEM

Leia mais

APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI

APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI APRENDER NA UNIVERSIDADE EXIGE: A Ultrapassar a mera informação para atingir o domínio do conhecimento.

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

INPEAU/UFSC Centro IGLU Região Brasil. DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS Profa. Dra. Alessandra de Linhares Jacobsen (PPGAU/CAD/UFSC)

INPEAU/UFSC Centro IGLU Região Brasil. DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS Profa. Dra. Alessandra de Linhares Jacobsen (PPGAU/CAD/UFSC) INPEAU/UFSC Centro IGLU Região Brasil DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS Profa. Dra. Alessandra de Linhares Jacobsen (PPGAU/CAD/UFSC) OBJETIVOS Demonstrar, aos participantes do Curso IGLU, a relevância do desenvolvimento

Leia mais

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006.

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. 1 Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. É relevante salientar que a ordem de apresentação dos elementos textuais e pós-textuais obrigatórios

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOME. TÍTULO: subtítulo (se houver)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOME. TÍTULO: subtítulo (se houver) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - PUC GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Profa. Ms. Denise Severo

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Metodologia da Pesquisa Jurídica. Profa. Ms. Denise Severo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Metodologia da Pesquisa Jurídica Profa. Ms. Denise Severo 1 O que é metodologia de pesquisa Conjunto de operações que devem ser sistematizadas e trabalhadas com consistência.

Leia mais

METODOLOGIA II 04/04/2018 OBJETIVO DA AULA PROJETO PROJETO PROJETO. Componentes do Projeto. PROJETO aula 01

METODOLOGIA II 04/04/2018 OBJETIVO DA AULA PROJETO PROJETO PROJETO. Componentes do Projeto. PROJETO aula 01 OBJETIVO DA AULA 1. Conhecer a estrutura clássica de um projeto, seus elementos, suas características e como eles dialogam entre si. METODOLOGIA II aula 01 Prof. Me. Reginaldo Brito 2. O estudante deverá

Leia mais

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: PROJETOS DE PESQUISA NOVA LIMA 2017 APRESENTAÇÃO Este manual traz instruções para a elaboração e apresentação de

Leia mais

Etapas da Pesquisa...um breve começo!

Etapas da Pesquisa...um breve começo! Etapas da Pesquisa...um breve começo! INTRODUÇÃO 1 A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados. O planejamento e a execução de uma pesquisa

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

11/04/2018. O que é o PI? FACULDADE BATISTA BRASILEIRA - FBB PROJETO INTEGRADOR - PI O que é o PI? O que é o PI? O tem geral da FBB

11/04/2018. O que é o PI? FACULDADE BATISTA BRASILEIRA - FBB PROJETO INTEGRADOR - PI O que é o PI? O que é o PI? O tem geral da FBB FACULDADE BATISTA BRASILEIRA - FBB PROJETO INTEGRADOR - PI 2018.1 Apresentação geral e 1ª fase. É uma atividade curricular exigida pelo MEC e ocorre do 1º ao último semestre dos cursos. Atenção: O PI é

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa Elaborando um projeto de pesquisa A pesquisa é a realização concreta de uma investigação planeada, desenvolvido e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência; Requerida quando

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 5 Carga horária (h/a): 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 5 Carga horária (h/a): 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 5 Carga horária (h/a): 40 1. Ementa (sumário, resumo) A política de Estágio

Leia mais

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Metodologia Científica Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Artigos científicos De acordo com a ABNT (NBR 6022, 2003): Artigo científico é parte

Leia mais

PROJETO O QUE QUE É UM PROJETO PROJET?

PROJETO O QUE QUE É UM PROJETO PROJET? METODOLOGIA DE Mário Luiz Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Geociências OQUEÉ UM? 02/04/2013 02:16:123 OQUEÉ UM? PRO-JICERE COLOCAR A DIANTE 02/04/2013 02:16:124 OQUEÉ UM? A elaboração

Leia mais

O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DE UMA MONOGRAFIA GUIA PARA OS ORIENTADORES DE TCC DO CIS

O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DE UMA MONOGRAFIA GUIA PARA OS ORIENTADORES DE TCC DO CIS O PROCESSO DE ORIENTAÇÃO DE UMA MONOGRAFIA GUIA PARA OS ORIENTADORES DE TCC DO CIS CIS, Maio de 2014 1 A IMPORTÂNCIA DO ANTE-PROJECTO DE PESQUISA O ante-projecto de pesquisa é a fase inicial de uma investigação.

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA EQE040 METODOLOGIA CIENTÍFICA www.liviajatoba.com/eqe040 Professora Livia Jatobá liviajatoba@eq.ufrj.br Aula 02: Utilizando a literatura (1/2) 23 de março de 2015 1 /25 O MÉTODO CIENTÍFICO Exemplo de método

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Prof (a) Responsável: Joselia Schwanka Salome Prof (a) Tutora de Aprendizagem: Ana Luiza Bender Prof (a) Tutora de Aprendizagem:Adriana Joana Novelli As competências nas Problematizações

Leia mais

ASSOCIAÇÃO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGAI AMBIENTAL MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGAI AMBIENTAL AUTOR

ASSOCIAÇÃO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGAI AMBIENTAL MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGAI AMBIENTAL AUTOR ASSOCIAÇÃO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGAI AMBIENTAL MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGAI AMBIENTAL AUTOR TÍTULO DO PROJETO: Subtítulo (Se houver) RECIFE, PE

Leia mais

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA Um projeto de pesquisa precisa inicialmente ter um tema claro, lembrando que tema não é título, título é o nome que a pessoa vai dar ao trabalho de acordo com o tema,

Leia mais

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa calidontur@hotmail.com É designação do problema (prático) e da área do conhecimento a serem observados. O tema tanto pode ser definido em termos

Leia mais

Revisão Bibliográfica, Compilação e Fichamento, Normalização de Trabalhos Científicos e Linguagem Científica.

Revisão Bibliográfica, Compilação e Fichamento, Normalização de Trabalhos Científicos e Linguagem Científica. Revisão Bibliográfica, Compilação e Fichamento, Normalização de Trabalhos Científicos e Linguagem Científica. Professora: Ana Carolina Cintra Faria Disciplina: Metodologia da Ciência Professor Responsável:

Leia mais

A PESQUISA. Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq.

A PESQUISA. Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq. A PESQUISA Prof. M.Sc Janine Gomes da Silva, Arq. A pesquisa Etapas da pesquisa científica Tipos de trabalhos científicos O projeto de pesquisa A PESQUISA Conceitos e definições Prof. M.Sc Janine Gomes

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE BACHARELADO EM HOTELARIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Orientações aos Alunos Março de 2011 CURSO DE BACHARELADO EM HOTELARIA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 2011/1 Data

Leia mais

ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA Parte 02 Métodos de Abordagem Prof. Engª M.Sc. Ana Lúcia de Oliveira Daré Métodos Científicos A adoção de um ou outro método depende: da natureza do objeto da pesquisa;

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso I

Trabalho de Conclusão de Curso I Projeto de TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Profª: Jussiguelli Marcondes Maranho E-mail: jussiguelli@gmail.com Uberlândia 2018 1. Capa. 2. Folha de Rosto. 3. Introdução, tema e Problematização.

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ Este documento contém orientações gerais para a elaboração de projetos de dissertações e teses, bem como para a estrutura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TCC2 Direção da Escola de Arquivologia Coordenação

Leia mais

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo Prof.: José Raimundo NORMAS APRESENTAÇÃO GRÁFICA Superior: 2,5 cm. da borda superior da folha RESUMO Nome do autor(a) e Orientador(a)

Leia mais

ELABORANDO A INTRODUÇÃO E OS OBJETIVOS DO PROJETO DE TCC. Professor: Rafael Schmitz Disciplina: TCC 01

ELABORANDO A INTRODUÇÃO E OS OBJETIVOS DO PROJETO DE TCC. Professor: Rafael Schmitz Disciplina: TCC 01 ELABORANDO A INTRODUÇÃO E OS OBJETIVOS DO PROJETO DE TCC Professor: Rafael Schmitz Disciplina: TCC 01 Importância do Domínio da Escrita O aluno/profissional escreve: - Relatório de IC, estágios, TCC; -

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS SAU 222 METODOLOGIA DA PESQUISA EM SAÚDE II SAU 221 Metodologia da Pesquisa em

Leia mais

MANUAL DE PROJETOS DE PESQUISA CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

MANUAL DE PROJETOS DE PESQUISA CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA DALTEC ASSESSORIA DE PORTUGUÊS PROFESSORA: CLÁUDIA R. SILVEIRA ALUNO: DATA: MANUAL DE PROJETOS DE PESQUISA CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE

Leia mais

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc.

b) Revisão: os artigos de revisão analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas etc. 1 O Artigo Científico e sua estrutura Artigo científico é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do

Leia mais

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA São Luis 2016 FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP CURSO DE... NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) TÍTULO: subtítulo da pesquisa (se houver) São Luís

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA

METODOLOGIA CIENTÍFICA METODOLOGIA CIENTÍFICA MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA AULA RESUMO professormarcelino@hotm ail.com Construindo um trabalho acadêmico: MONOGRAFIA FASES DO TRABALHO CIENTÍFICO 1. ESCOLHA DO TEMA O que você

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS SAU 221 METODOLOGIA DA PESQUISA EM SAÚDE I --

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS SAU 221 METODOLOGIA DA PESQUISA EM SAÚDE I -- UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA U.E.F.S DEPARTAMENTO DE SAÚDE PROGRAMA DE DISCIPLINA CÓDIGO DISCIPLINA REQUISITOS SAU 221 METODOLOGIA DA PESQUISA EM SAÚDE I -- CARGA HORÁRIA CRÉDITOS PROFESSOR(A)

Leia mais

Projeto Trabalhos de Conclusão de Curso PROJETO DE TCC

Projeto Trabalhos de Conclusão de Curso PROJETO DE TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Professora: Dalciana Vicente Tanaka PROJETO DE TCC Todos os alunos regularmente matriculados na disciplina 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I deverão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 2016.1 DISCIPLINA: Métodos e Técnicas

Leia mais

Inserir Título do Projeto

Inserir Título do Projeto Inserir Nome do Autor do Projeto Inserir Título do Projeto Projeto apresentado à Universidade Estadual de Londrina - Centro de Tecnologia e Urbanismo - Programa de Mestrado em Engenharia de Edificações

Leia mais

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica ARAGUAÍNA (ANO)

Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC. PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica ARAGUAÍNA (ANO) Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC Plano de Trabalho PROCIENT Programa Institucional de Iniciação Científica FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE Núcleo de Extensão e Iniciação Científica - NEIC

Leia mais

TÍTULO DO PROJETO EXPERIMENTAL: subtítulo (corpo 18 centralizado)

TÍTULO DO PROJETO EXPERIMENTAL: subtítulo (corpo 18 centralizado) FACULDADE INTEGRADA DE PERNAMBUCO - FACIPE BACHARELADO EM... (corpo 14, centralizado) Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 (todos do grupo) (lista por ordem alfabética- corpo 14- centralizado) TÍTULO DO PROJETO

Leia mais

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1 INTRODUÇÃO As orientações aqui apresentadas são baseadas na norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para apresentação de artigos científicos impressos:

Leia mais

Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT).

Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT). METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT). Planejamento e Gestão Organizacional

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA DOS CURSOS DE ENGENHARIA NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARACAJU 2012 NÚCLEO

Leia mais

Como elaborar uma revisão de literatura

Como elaborar uma revisão de literatura Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz LZT 0310 Biotecnologia Como elaborar uma revisão de literatura Simone Fernanda Nedel Pértile Revisão de literatura Base que sustenta

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC

ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO - TCC A estrutura de trabalhos acadêmicos (TCC) compreende: parte externa e parte interna. Com a finalidade de orientar os acadêmicos, a disposição de elementos é dada no

Leia mais

Centro de Ensino Superior do Amapá Ceap ( arial 14) (Modelo de Capa) NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) ( arial 14)

Centro de Ensino Superior do Amapá Ceap ( arial 14) (Modelo de Capa) NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) ( arial 14) Centro de Ensino Superior do Amapá Ceap ( arial 14) (Modelo de Capa) NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) ( arial 14) TÍTULO DO TRABALHO ( Arial 14) MACAPÁ-AP/2009 (Modelo de Folha de Rosto) NOME COMPLETO DO(A)

Leia mais

Noções Gerais Sobre Pesquisa

Noções Gerais Sobre Pesquisa 23 Noções Gerais Sobre Pesquisa Nossas possibilidades de conhecimento são muito, e até tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande

Leia mais

SARESP - 9º ANO CIÊNCIAS HUMANAS / HISTÓRIA E GEOGRAFIA. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Equipe de Ciências Humanas

SARESP - 9º ANO CIÊNCIAS HUMANAS / HISTÓRIA E GEOGRAFIA. DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Equipe de Ciências Humanas SARESP - 9º ANO CIÊNCIAS HUMANAS / HISTÓRIA E GEOGRAFIA DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE SÃO VICENTE Equipe de Ciências Humanas SARESP - 9º ANO GEOGRAFIA Grupos de competências avaliadas nas provas do

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SÁUDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Eduardo Antunes Bortoluzzi Michele Bolan Mariane Cardoso ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO 1. INTODUÇÃO...01 1. 1. Importância do Projeto...01 1.2. Modelo de Projeto de Pesquisa...03. 2. O TEMA...04 2.1. Delimitação do Tema...04 3 JUSTIFICATIVA...

Leia mais

PROJETO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO I PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO.

PROJETO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO I PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO. PROJETO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO I PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO. O que é um projeto Esta é uma palavra oriunda do termo em latim projectum que significa algo lançado à frente. Por esse motivo, projeto

Leia mais

ANEXO III TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER)

ANEXO III TÍTULO: SUBTÍTULO (SE HOUVER) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA DO AMAPÁ IFAP CAMPUS MACAPÁ DEPARTAMENTO DE PESQUISA E EXTENSÃO SEÇÃO DE GERENCIAMENTO DE ESTÁGIO E EGRESSOS ANEXO III TÍTULO:

Leia mais

PROJETO EXPERIMENTAL EM PUBLICIDADE TCC

PROJETO EXPERIMENTAL EM PUBLICIDADE TCC PROJETO EXPERIMENTAL EM PUBLICIDADE TCC CURSO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA / 8º SEMESTRE NOTURNO Os Trabalhos de Conclusão de Curso, de acordo com as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT

Leia mais

2 ROTEIRO PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

2 ROTEIRO PARA A CONSTRUÇÃO DO RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 3 1 INTRODUÇÃO Relatórios técnico-científicos são documentos onde estão descritos os caminhos percorridos, fatos analisados e atividades realizadas relativas a um projeto, a um evento, a uma prática ou

Leia mais

TÍTULO DO FUTURO TCC: subtítulo, se houver.

TÍTULO DO FUTURO TCC: subtítulo, se houver. 1 UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO ESCOLA DE GESTÃO E DIREITO CURSO DE DIREITO NOME DO ALUNO TÍTULO DO FUTURO TCC: subtítulo, se houver. SÃO BERNARDO DO CAMPO 2017 2 NOME DO AUTOR TÍTULO DO FUTURO TCC:

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ Maria de Fátima Bruno de Faria Valéria Gonçalves da Vinha Renata Lèbre La Rovere Este documento contém orientações gerais

Leia mais

NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA NORMALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA Jeorgina Gentil Rodrigues Doutora em Informação, Comunicação em Saúde (Fiocruz/Icict) CONTATO: jeorginarodrigues@hotmail.com Normatizar? ou Normalizar? NORMATIZAÇÃO: é o ato

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR. TÍTULO: subtítulo se houver CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS/ ADMINISTRAÇÃO OU PEDAGOGIA AUTOR(ES) ORIENTADOR TÍTULO: subtítulo se houver LAVRAS, MG Ano RELATO DE PESQUISA TÍTULO: subtítulo Credencial(s) do Autor(es) Nome do autor, discente,

Leia mais

ANEXO II FORMULÁRIO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE PROGRAMA - PROGRAMA DE EXTENSÃO*

ANEXO II FORMULÁRIO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE PROGRAMA - PROGRAMA DE EXTENSÃO* MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO PRETO GABINETE DA DIREÇÃO-GERAL Rua Pandiá Calógeras,

Leia mais

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Plano de Curso 2011

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Plano de Curso 2011 1. EMENTA Estratégias de Aprendizagem e Metodologias de Estudos. Visão geral da Metodologia do Trabalho Científico no que se refere ao desenvolvimento de trabalhos acadêmicos: resumo, relatório, fichamento,

Leia mais

DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO:

DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: 1 DICAS PARA ASPECTOS FORMAIS DO TRABALHO: a) Linguagem: é a descrição do pensamento, na elaboração do trabalho deverá ser produzida obedecendo à forma técnica

Leia mais

Ciclo de Seminários para Docentes. 1.º Seminário: «Como orientar um Trabalho de Fim de Curso»

Ciclo de Seminários para Docentes. 1.º Seminário: «Como orientar um Trabalho de Fim de Curso» República de Angola Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Luanda Departamento de Ciências da Educação Workshop sobre Trabalho Científico do Departamento de Ciências da Educação do ISCED

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Programa de Pós-Graduação em Direito PPGD PLANO DE ENSINO

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Programa de Pós-Graduação em Direito PPGD PLANO DE ENSINO Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Programa de Pós-Graduação em Direito PPGD PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome Métodos e Metodologias Aplicados

Leia mais

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC.

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. migdias@gmail.com www.migdias.weebly.com www.facebook.com/migueldias.pt Miguel Dias Bolsista PNPD/CAPES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte O que

Leia mais

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO MEMORIAL Memorial é um depoimento escrito relativo à lembrança, à vivência de alguém; memórias. Deve conter um breve relato sobre a história

Leia mais

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA? Tema Problema Objetivos Justificativa Revisão de literatura Metodologia Cronograma Referência

Leia mais

Biografia para Esta Aula.

Biografia para Esta Aula. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos Projeto de TCC Estrutura do TCC Prof. Clovis

Leia mais

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA: OFICINAS PEDAGÓGICAS. Profª. Msc. Clara Maria Furtado

PLANO DE ENSINO FORMAÇÃO CONTINUADA: OFICINAS PEDAGÓGICAS. Profª. Msc. Clara Maria Furtado PLANO DE ENSINO Profª. Msc. Clara Maria Furtado claramaria@terra.com.br Profª. Msc. Eliane Kormann Tomazoni eliane.kormann@unifebe.edu.br Profª. Msc. Márcia Junkes mmjunkes@unifebe.edu.br MISSÃO UNIDAVI

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso Código: DIR - 591 CH Total: 60 horas Pré-requisito: Orientação

Leia mais