Biografia para Esta Aula.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Biografia para Esta Aula."

Transcrição

1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos Projeto de TCC Estrutura do TCC Prof. Clovis Antonio Petry. Florianópolis, outubro de 2015.

2 Biografia para Esta Aula

3 Nesta Aula Estrutura do TCC: Introdução; Definições importantes: Regulamentação; Estrutura do TCC; Título; Definição do problema; Objetivos; Justificativa; Revisão da literatura; Metodologia; Outros elementos.

4 Introdução O trabalho de conclusão de curso: Aplicação dos conhecimentos adquiridos no curso; Relação direta com as disciplinas do curso; Fechamento do curso; Capacidades de organização, iniciativa, resolução de problemas, preparo profissional; Individual, técnico, redacional.

5 Definições Importantes Trabalho de conclusão de curso de graduação, trabalho de graduação interdisciplinar, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento: Documento que apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido, que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa, e outros ministrados. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador. (ABNT NBR ) Exemplos de trabalhos de conclusão de curso: Artigo científico; Relatório técnico (de estágio); Monografia; Dissertação; Tese. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, p.

6 Definições Importantes Monografia: Monografia é um trabalho acadêmico que tem por objetivo a reflexão sobre um tema ou problema específico e que resulta de um processo de investigação sistemática. As monografias tratam de temas circunscritos, com uma abordagem que implica análise, crítica, reflexão e aprofundamento por parte do autor. Embora a monografia possa ser o relato de uma pesquisa empírica, o mais comum é que resulte num texto, produto de uma revisão de literatura criticamente articulada, que constitua um todo orgânico. A revisão de literatura não tem, portanto, um caráter aditivo e sim de integração de estudos sobre o tema abordado. [As monografias realizadas ao final dos cursos de especialização ou, mesmo os trabalhos acadêmicos exigidos] para a obtenção de créditos em disciplinas, diferem das dissertações de mestrado e teses de doutorado, quanto ao nível de investigação. Das últimas, é exigido um grau maior de aprofundamento de sua parte teórica, um tratamento metodológico mais rigoroso e um enfoque original do problema, dando ao tema uma nova abordagem e interpretação, tanto no aspecto teórico quanto no metodológico. (Bastos, 2000) BASTOS, Lília da Rocha et al. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisa, teses, dissertações e monografias. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, p.

7 Definições Importantes Dissertação: Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor), visando a obtenção do título de mestre. (ABNT NBR ) Tese: Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa a obtenção do título de doutor, ou similar. (ABNT NBR )

8 Regulamentação do TCC

9 Regulamentação do TCC 1.7- Atividades Acadêmicas Articuladas à Formação: Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): Modalidade Pesquisa Aplicada: O TCC modalidade pesquisa aplicada constitui-se no momento em que o aluno elabora o seu próprio trabalho de pesquisa, desenvolvendo um produto em resposta a uma determinada carência ou oportunidade de atuação profissional. É a modalidade mais indicada para o aluno que deseja prosseguir na carreira acadêmica ou realizar projetos e desenvolver pesquisas nas diversas áreas de sua atuação profissional; Modalidade Estágio Supervisionado: O TCC modalidade estágio supervisionado constituise no momento em que o aluno, que integralizou toda ou a maior parte de sua formação acadêmica, tem a oportunidade de envolver-se com profissionais experientes e desempenhar funções relacionadas à sua área de formação. É a modalidade mais indicada ao aluno que deseja atuar com a monitoração, gerenciamento, montagem ou manutenção de equipamentos e processos e que busca uma inserção imediata no mercado de trabalho.

10 Regulamentação do TCC Finalidade do TCC: O Trabalho de Conclusão de Curso visa agregar os vários conhecimentos desenvolvidos pelos alunos durante os módulos do curso, de maneira a integrar habilidades e competências desenvolvidas, através de um trabalho de cunho tecnológico. Objetivos do TCC: Desenvolver nos alunos a capacidade de aplicação das habilidades e competências adquiridas durante o curso de forma integrada através da execução de um projeto; Desenvolver nos alunos a capacidade de planejamento e organização para resolver problemas dentro das áreas de sua formação específica; Despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas; Estimular o espírito empreendedor nos alunos através da execução de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos que possam ser patenteados e/ou comercializados; Intensificar a extensão universitária através da resolução de problemas existentes no setor produtivo e na sociedade de maneira geral; Estimular a construção do conhecimento coletivo.

11 Regulamentação do TCC

12 Estrutura do TCC Estrutura do TCC, de acordo com a Resolução N o 03/DAELN/2008 do Departamento Acadêmico de Eletrônica: Pré-Texto: Capa; Folha de rosto; Folha de aprovação; Dedicatória (opcional); Folha de agradecimentos (opcional); Epígrafe (opcional); Sumário; Listas (opcional). Resumo; Texto: Introdução: Justificativa e Definição do problema; Objetivos: geral e específicos; Revisão de Literatura: todo o conteúdo apresentado de bibliografia sobre o assunto; Metodologia: métodos aplicados, discussão e análise dos resultados, relacionando o problema e o procedimento com o referencial teórico; Conclusões e recomendações. Pós-Texto: Referências; Glossário (opcional); Anexos; Contracapa.

13 Estrutura do TCC Estrutura do TCC, de acordo com as Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: Monografias e TCC (agosto de 2014):

14 Estrutura do TCC Estrutura do TCC, de acordo com as Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: Monografias e TCC (agosto de 2014):: Elementos Pré-Textuais: Capa; Folha de rosto; Folha de identificação; Errata (opcional); Folha de aprovação; Dedicatória (opcional); Folha de agradecimentos (opcional); Epígrafe (opcional); Resumo; Abstract; Listas (opcional); Sumário. Elementos Textuais: Introdução; Desenvolvimento; Conclusão. Elementos Pós-Textuais: Referências; Apêndices; Anexos.

15 Estrutura do TCC Estrutura do TCC, de acordo com as Normas para Apresentação de Trabalhos Acadêmicos: Monografias e TCC (agosto de 2014):: Elementos textuais: Introdução: Definição do problema; Justificativa; Hipótese; Objetivos (geral e específicos). Desenvolvimento: Revisão da literatura e/ou fundamentação teórica; Metodologia (métodos aplicados); Apresentação dos resultados. Conclusão.

16 Trabalho de Conclusão de Curso - Título Sobre o título: Pode ser provisório no planejamento da pesquisa; É melhor definido ao final do trabalho; Exprime com exatidão o trabalho realizado; Nem longo em demasia, nem curto e incompleto; Alguns exemplos: Desenvolvimento de uma interface gráfica sensível ao toque para monitoramento de variáveis dinâmicas de um sistema de energia ininterrupta ; Estudo sobre a utilização de capacitores de grande porte para substituição das baterias convencionais em sistemas de iluminação ; Contribuição ao estudo de filtros ativos aplicados em redes de distribuição de baixa tensão; Sobre a eletrodinâmica dos corpos em movimento ; Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica.

17 Trabalho de Conclusão de Curso - Definição do Problema Tema e problema: O tema de uma pesquisa é o assunto que se deseja provar ou desenvolver; é uma dificuldade, ainda sem solução, que é mister determinar com precisão, para intentar, em seguida, seu exame, avaliação crítica e solução (Asti Vera, 1976, apud Marconi e Lakatos, 2008). Formular o problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade com a qual nos defrontamos e que pretendemos resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características. Desta forma, o objetivo da formulação do problema da pesquisa é torná-lo individualizado, específico, inconfundível (Rudio, 1978, apud Marconi e Lakatos, 2008). Definição de hipótese: Hipótese é uma proposição enunciada para responder tentativamente a um problema. (Pardinas, 1969 apud Marconi e Lakatos, 2008). PRECISAMOS CHEGAR AQUI!!

18 Trabalho de Conclusão de Curso - Objetivos Objetivo geral e objetivos específicos: Segundo (Vergara, 2003), o problema é uma questão a investigar, objetivo é um resultado a alcançar. O objetivo final, se alcançado, dá resposta ao problema proposto. Objetivos específicos ou intermediários são metas alinhadas ao objetivo geral; pelo atingimento dos objetivos parciais se atingirá ou não o objetivo geral; As metas devem ser quantificáveis; Os objetivos (geral e específicos) devem ser redigidos com o verbo no infinitivo (ar, er, ir).

19 Trabalho de Conclusão de Curso - Justificativa Justificar significa: Expor motivos, razões; Enumerar e descrever estes motivos e razões; Explicar o Por quê deste trabalho; Convencer da importância; Conseguir o apoio necessário; Mostrar as motivações para o trabalho, sejam sociais, ambientais, culturais, técnicas, econômicas, etc.; Vender o trabalho, no sentido de convencer o leitor de que há fortes razões, motivos, para ser desenvolvido; Pode ser relacionada com os impactos que o trabalho terá: ambientais, sociais, econômicos, etc.

20 Trabalho de Conclusão de Curso - Revisão Literatura Revisão da literatura ou revisão bibliográfica: Objetiva posicionar o pesquisador sobre o assunto; Permite conhecer o estado da arte; Auxilia na delimitação do assunto; É primordial para a definição do tema, problema e hipóteses; A revisão superficial foi feita na definição do tema, agora, no desenvolvimento do trabalho, precisa ser feita uma revisão criteriosa e cuidadosa (estudar o material); O problema será decorrente desta revisão bibliográfica; Segundo (Veiga, 1996), não se trata de fazer uma colcha de retalhos, emendando citações de documentos consultados, mas sim de articular ideias que conduzam em uma linha lógica para a pesquisa; A pesquisa bibliográfica deve contemplar todos os trabalhos relevantes sobre o tema em estudo; A pesquisa bibliográfica é exploratória (preliminar para familiarizar-se com o assunto).

21 Trabalho de Conclusão de Curso - Metodologia A metodologia ou diretrizes metodológicas: Descrever o tipo de pesquisa; Delinear a pesquisa a ser realizada Definir o universo e amostra; Descrever as diretrizes metodológicas (grandes etapas, fases); Verificar a necessidade de aprovar a pesquisa em Conselhos de Ética na Pesquisa; Explique o caminho que será seguido. Método atual de pesquisa: Identificação do problema; Formulação do problema; Procura de conhecimentos sobre o problema; Tentativa de solução; Invenção de novas idéias; Obtenção de uma solução; Investigação da solução proposta; Prova da solução; Correção das hipóteses, teorias, procedimentos ou dados.

22 Trabalho de Conclusão de Curso - Outros Elementos Impactos: Divididos em ambientais, sociais, econômicos, etc; Auxiliam na justificativa do projeto; Resultados esperados; Preferencialmente, devem ser mensuráveis. Referencial teórico: Apresenta o que outros autores estudaram sobre o mesmo tema, especificamente o problema proposto; Vai além da revisão bibliográfica, pois permite estabelecer os trabalhos que serão utilizados como linha mestra do seu projeto; É um elemento balizador dos antecedentes e inovações propostas pelo seu trabalho.

23 Trabalho de Conclusão de Curso - Outros Elementos Referências bibliográficas: Tabela (lista) de material consultado e utilizado no trabalho; Bibliografia lista de todo material, citado ou não; Referências bibliográficas material efetivamente estudado e citado no trabalho.

24 Redação técnico-científica. Próxima Aula

Revisão Bibliográfica

Revisão Bibliográfica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos Projeto de TCC Revisão Bibliográfica Prof.

Leia mais

Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Projeto de Pesquisa

Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Projeto de Pesquisa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Metodologia de Estudos e Pesquisas Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Projeto de Pesquisa

Leia mais

Metodologia da Pesquisa, Desenvolvimento Experimental e Desenvolvimento Tecnológico

Metodologia da Pesquisa, Desenvolvimento Experimental e Desenvolvimento Tecnológico Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Metodologia de Estudos e Pesquisas Metodologia da Pesquisa, Desenvolvimento Experimental e Desenvolvimento

Leia mais

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006.

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. 1 Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. É relevante salientar que a ordem de apresentação dos elementos textuais e pós-textuais obrigatórios

Leia mais

AULA 1. Responsáveis: Annemarlen Gehrke Castagna e Marcelo de Oliveira Rosa

AULA 1. Responsáveis: Annemarlen Gehrke Castagna e Marcelo de Oliveira Rosa AULA 1 Responsáveis: Annemarlen Gehrke Castagna e Marcelo de Oliveira Rosa UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DAELT - DEPARTAMENTO DE ELETROTÉCNICA COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO: Página da Disciplina:

Leia mais

AULA 1 Prof.: Rigoni, Emerson UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DAELT - DEPARTAMENTO DE ELETROTÉCNICA COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO: Página da Disciplina: http://www.rigoni.com.br/tcc.htm E-Mail:

Leia mais

Aula 7 Estrutura de monografias científicas (TCCs, dissertações e teses)

Aula 7 Estrutura de monografias científicas (TCCs, dissertações e teses) Metodologia Científica Aula 7 Estrutura de monografias científicas (TCCs, dissertações e teses) Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Normas Brasileiras NBR 14724:2002 Elaboração e Apresentação

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

Noções Gerais Sobre Pesquisa

Noções Gerais Sobre Pesquisa 23 Noções Gerais Sobre Pesquisa Nossas possibilidades de conhecimento são muito, e até tragicamente, pequenas. Sabemos pouquíssimo, e aquilo que sabemos, sabemo-lo muitas vezes superficialmente, sem grande

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso I

Trabalho de Conclusão de Curso I Projeto de TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Profª: Jussiguelli Marcondes Maranho E-mail: jussiguelli@gmail.com Uberlândia 2018 1. Capa. 2. Folha de Rosto. 3. Introdução, tema e Problematização.

Leia mais

Redação Técnico-Científica

Redação Técnico-Científica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos Projeto de TCC Redação Técnico-Científica

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS ESCOLA DE ARQUIVOLOGIA MANUAL DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 2 TCC2 Direção da Escola de Arquivologia Coordenação

Leia mais

Revisão de Metodologia Científica

Revisão de Metodologia Científica Revisão de Metodologia Científica Luiz Eduardo S. Oliveira Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática http://lesoliveira.net Luiz S. Oliveira (UFPR) Revisão de Metodologia Científica 1

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO ANTEPROJETO Formatação do Documento Fonte da letra: Arial. Tamanho da fonte: 12. Espaçamento entre linhas: 1,5 linha. Espaçamento entre parágrafos: pular 1 linha ou utilizar

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Colegiado do curso de Estatística

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Colegiado do curso de Estatística Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Colegiado do curso de Estatística Normas para o Trabalho de Conclusão de Curso TCC do Curso de Bacharelado em Estatística Uberlândia 2012 Sumário

Leia mais

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO PROJETO DE MONOGRAFIA 1. [TÍTULO DO PROJETO] [Subtítulo (se houver)] 2

UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO PROJETO DE MONOGRAFIA 1. [TÍTULO DO PROJETO] [Subtítulo (se houver)] 2 UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO PROJETO DE MONOGRAFIA 1 [TÍTULO DO PROJETO] [Subtítulo (se houver)] 2 Acadêmico: [...] Orientador: Prof. [ ] São Luís Ano 1 Modelo de

Leia mais

Capa Apresentação Informações pré-textuais. Agradecimentos Resumo Abstract Siglas Sumário. Lista de Tabelas

Capa Apresentação Informações pré-textuais. Agradecimentos Resumo Abstract Siglas Sumário. Lista de Tabelas Estrutura de um Projeto Capa Apresentação Informações pré-textuais Dedicatória Agradecimentos Resumo Abstract Siglas Sumário Lista de Figuras Lista de Tabelas Estrutura de um Projeto Introdução Tema Delimitação

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 03: Elaboração Projeto de Engenharia PROJETO DE ENGENHARIA O objetivo

Leia mais

Ciência Aplicada e Experimentos Científicos

Ciência Aplicada e Experimentos Científicos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Métodos e Técnicas de Laboratório em Eletrônica Ciência Aplicada e Experimentos Científicos Florianópolis,

Leia mais

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC)

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) Aula inaugural Prof. Paulo Borges (Coordenador da disciplina) Email: pborges@civil.cefetmg.br Prof. Cristina Guimarães César (Coordenadora do curso) Email: cristinagcesar@gmail.com

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO

ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA PIO DÉCIMO FACULDADE PIO DÉCIMO MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA DOS CURSOS DE ENGENHARIA NÚCLEO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ARACAJU 2012 NÚCLEO

Leia mais

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO MEMORIAL Memorial é um depoimento escrito relativo à lembrança, à vivência de alguém; memórias. Deve conter um breve relato sobre a história

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ Este documento contém orientações gerais para a elaboração de projetos de dissertações e teses, bem como para a estrutura

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DIREITO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DIREITO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS CURSO DE DIREITO PRÉ-PROJETO DE PESQUISA COLOCAR AQUI O TITULO OU TEMA DO PROJETO JOSÉ DAS

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa?

Como elaborar um projeto de pesquisa? Como elaborar um projeto de pesquisa? O que é um projeto de pesquisa? Descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido

Leia mais

Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT).

Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT). METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT). Planejamento e Gestão Organizacional

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI - ETEADC CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXXXX, MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO INTEGRANTES (NOME COMPLETO) LOCAL MÊS /ANO INTEGRANTES (NOME COMPLETO)

Leia mais

Elaboração de Relatórios e Projetos

Elaboração de Relatórios e Projetos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Elaboração de Relatórios e Projetos Professora Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Conteúdo Redação do projeto Elementos pré-textuais

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL VITÓRIA DA CONQUISTA

COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL VITÓRIA DA CONQUISTA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL VITÓRIA DA CONQUISTA Gesiane Moura Neves Rebouças, Hélio Marcos Fernandes Viana, Léa Fernandes Viana Leal,Tatiana Carmona Godinho, Zenaide de Oliveira Ferraz (Organizadores)

Leia mais

Prof. Camilo Andrea Angelucci

Prof. Camilo Andrea Angelucci Projeto de pesquisa: instrumento de desenvolvimento intelectual acadêmico. Prof. Camilo Andrea Angelucci Departamento de Química Universidade Federal de Sergipe; Aracaju, 30 de abril de 2010 1 Overview

Leia mais

Projeto de Pesquisa. Noções gerais, conceitos e etapas. Disciplina: Métodos de Pesquisa Profa. Sandra Castilho. Texto nº 02

Projeto de Pesquisa. Noções gerais, conceitos e etapas. Disciplina: Métodos de Pesquisa Profa. Sandra Castilho. Texto nº 02 Projeto de Pesquisa Noções gerais, conceitos e etapas Disciplina: Métodos de Pesquisa Profa. Sandra Castilho Texto nº 02 FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Etapas x Tempo Cronograma Escolha do Tema Projeto

Leia mais

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Ministério da Educação UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Curitiba Departamento de Linguagem e Comunicação Licenciatura em Letras Português Manual de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Leia mais

Projeto Trabalhos de Conclusão de Curso PROJETO DE TCC

Projeto Trabalhos de Conclusão de Curso PROJETO DE TCC Disciplina: 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I Professora: Dalciana Vicente Tanaka PROJETO DE TCC Todos os alunos regularmente matriculados na disciplina 6354 Trabalho de Conclusão de Curso I deverão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Noturno Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC)

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) Aula inaugural 12-08-10 Prof. Paulo Borges (Coordenador da disciplina) Email: pborges@civil.cefetmg.br ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O PFC Ementa Planejamento, desenvolvimento

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Resolução nº 120/06 COEPP, de 07 de dezembro de 2006 Curitiba Dezembro de 2006 DOS OBJETIVOS E CARACTERISTICAS 1. Desenvolver a capacidade

Leia mais

MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC

MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC NOME DO ALUNO TEMA SERRA/ ES ANO NOME DO ALUNO TEMA Pré-projeto apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, como requisito básico para a apresentação da disciplina

Leia mais

I Jornada sobre Trabalhos Acadêmicos e Científicos

I Jornada sobre Trabalhos Acadêmicos e Científicos I Jornada sobre Trabalhos Acadêmicos e Científicos Trabalhos Acadêmicos Apresentação Referências Normativas ABNT NBR 6023 Referências Elaboração ABNT NBR 6024 Numeração Progressiva ABNT NBR 6027 Sumário

Leia mais

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa

Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa 2014. 1 Métodos e Técnicas do Trabalho Científico e da Pesquisa FACULDADE POLIS DAS ARTES Professor: Tiago Silva de Oliveira E-mail: psicotigl@yahoo.com.br Noturno/2014.1 Carga Horária 80h 1 Dia da Semana

Leia mais

MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC 2016

MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC 2016 MODELO PRÉ-PROJETO DE TCC 2016 CEETEPS CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA ETEC DE RIO GRANDE DA SERRA HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA (Tamanho Arial 14 negrito) TEMA (Tamanho Arial

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM)

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM) UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Campus DE VITÓRIA DA CONQUISTA PROGRAMA MULTICÊNTRICO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR 14724

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO (Letra Tamanho 12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm, e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

Contextualização do assunto e motivação para pós-graduandos. Prof. João Fernando C Silva PPGCC

Contextualização do assunto e motivação para pós-graduandos. Prof. João Fernando C Silva PPGCC Contextualização do assunto e motivação para pós-graduandos Prof. João Fernando C Silva PPGCC Organização ordenação das partes de um todo; arrumação; Trabalho conjunto de atividades produtivas ou criativas;

Leia mais

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência.

Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência. Realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar

Leia mais

NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS

NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS CRIXÁS 2016 NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS Projeto de Pesquisa

Leia mais

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo Prof.: José Raimundo NORMAS APRESENTAÇÃO GRÁFICA Superior: 2,5 cm. da borda superior da folha RESUMO Nome do autor(a) e Orientador(a)

Leia mais

ANEXO III ORIENTAÇÕES ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO ORIENTAÇÕES

ANEXO III ORIENTAÇÕES ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO ORIENTAÇÕES ANEXO III ORIENTAÇÕES ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DE CURSO ORIENTAÇÕES 1. FORMALIDADES De acordo com as Normas Complementares baixadas pelo Colegiado do Curso de Sistemas

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ ORIENTAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES DE DOUTORADO NO PPED/UFRJ Maria de Fátima Bruno de Faria Valéria Gonçalves da Vinha Renata Lèbre La Rovere Este documento contém orientações gerais

Leia mais

Manual de apoio para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2018

Manual de apoio para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2018 Manual de apoio para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2018 PRÉ-PROJETO (6 SEMESTRE) PROJETO DE PESQUISA (TCC I 7 SEMESTRE) MONOGRAFIA (TCC II 8 SEMESTRE) Realizar

Leia mais

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA São Luis 2016 FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP CURSO DE... NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) TÍTULO: subtítulo da pesquisa (se houver) São Luís

Leia mais

PROJETO EXPERIMENTAL EM PUBLICIDADE TCC

PROJETO EXPERIMENTAL EM PUBLICIDADE TCC PROJETO EXPERIMENTAL EM PUBLICIDADE TCC CURSO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA / 8º SEMESTRE NOTURNO Os Trabalhos de Conclusão de Curso, de acordo com as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Noturno Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Núcleo de Medicina Tropical DATA DE IMPLEMENTAÇÃO 13/10/2017 REVISADO POR. Rodrigo Gurgel Gonçalves.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Núcleo de Medicina Tropical DATA DE IMPLEMENTAÇÃO 13/10/2017 REVISADO POR. Rodrigo Gurgel Gonçalves. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA Núcleo de Medicina Tropical NORMA PARA A ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA TROPICAL DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA NORMA VERSÃO 002 ELABORADO

Leia mais

Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico O Conhecimento Científico Método de Pesquisa Método D

Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico O Conhecimento Científico Método de Pesquisa Método D Antonio Carlos de Souza Francisco Antonio Pereira Fialho Nilo Otani TCC: Métodos e Técnicas Visual Books Sumário Prefácio 11 Apresentação 13 1 Introdução 15 2 O Método Científico 17 2 1 O Conhecimento

Leia mais

Diretrizes Para Elaboração de Projetos de Pesquisa.

Diretrizes Para Elaboração de Projetos de Pesquisa. Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Diretrizes Para Elaboração de Projetos de Pesquisa. PROFESSORA: Shaiala Aquino O Que é Pesquisa? É utilizada para a descoberta de novos

Leia mais

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016

Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016 Manual para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2º/2016 Realizar uma Monografia é uma das modalidades de pesquisa que o aluno dispõe como alternativa para o Trabalho

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO. Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Profa. Dra. Renata Trigueirinho Alarcon O QUE É METODOLOGIA CIENTÍFICA? Método, deriva da palavra grega methodos, que etimologicamente, pode ser assim dividida: a) meta

Leia mais

Escrita e Apresentação. Charles Juca Busarello

Escrita e Apresentação. Charles Juca Busarello Escrita e Apresentação Charles Juca Busarello Roteiro Princípios Básicos Regras Básicas Elementos do Projeto Cheklist Referências Princípios Básicos A comunicação entre o pesquisador e o leitor, é uma

Leia mais

Procedimentos de Laboratório

Procedimentos de Laboratório Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina Departamento Acadêmico de Eletrônica Curso Superior de Tecnologia em Sistemas Eletrônicos Projeto de TCC Procedimentos de Laboratório

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAPITAL UNICAPITAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAPITAL UNICAPITAL CENTRO UNIVERSITÁRIO CAPITAL UNICAPITAL GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADEMICOS De acordo com as normas da ABNT Prof. Ms. Rogério Nathale Mônica Patricia Monteiro - Bibliotecária São Paulo 2016 LISTA

Leia mais

Problema e Hipótese. Professor: Felipe Ferraz Vazquez

Problema e Hipótese. Professor: Felipe Ferraz Vazquez Problema e Hipótese Professor: Felipe Ferraz Vazquez E-mail: felipe@unemat-net.br Bibliografia: Marconi e Lakatos, Fundamentos de metodologia científica. Capítulo 6: Hipótese Bocchi, Monografia para economia.

Leia mais

TCC. Evandro Deliberal

TCC. Evandro Deliberal TCC Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal I. O que é o TCC II. Estrutura III. Tema IV. Tipo V. Principais aspectos VI. Referência VII. Objetivo VIII. Dicas

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA PLANO DE ENSINO º SEMESTRE DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA PLANO DE ENSINO º SEMESTRE DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA 1 ANO PLANO DE ENSINO 2013 2º SEMESTRE DE 2013 DEPARTAMENTO 43 PRODUÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA 4306 METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA PROFESSOR RESPONSÁVEL

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA GUIA PARA CONSULTA

PROJETO DE PESQUISA GUIA PARA CONSULTA PROJETO DE PESQUISA GUIA PARA CONSULTA Cristina Almeida 1 "A rejeição pura e simples gera o preconceito e o fechamento; a reflexão, ao contrário, é o que caracteriza o espírito científico atitude pessoal

Leia mais

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA Um projeto de pesquisa precisa inicialmente ter um tema claro, lembrando que tema não é título, título é o nome que a pessoa vai dar ao trabalho de acordo com o tema,

Leia mais

MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Bauru 2019 Versão Março 1 Cláudia Mansani Queda de Toledo Diretora Geral Rodrigo Guarnetti Coordenador do Curso de Engenharia de Produção

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO... CURSO... NOME DE ALUNO TÍTULO DO PROJETO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO... CURSO... NOME DE ALUNO TÍTULO DO PROJETO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO... CURSO... NOME DE ALUNO TÍTULO DO PROJETO Mossoró/RN (Ano) NOME DO ALUNO TÍTULO DO PROJETO Projeto apresentado ao Conselho do Curso XXXXXXX da Universidade

Leia mais

Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach

Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach Metodologia científica: Elaboração de um trabalho monográfico Prof. Ricardo Tabach Tipos de trabalhos científicos existentes Trabalho monográfico Resenha Resumo Relatórios Artigos científicos Painéis Trabalho

Leia mais

NORMA 01/ INSTRUÇÕES E PROCEDIMENTOS NORMATIVOS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES

NORMA 01/ INSTRUÇÕES E PROCEDIMENTOS NORMATIVOS PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no uso de suas atribuições, estabelece: NORMA 01/2014 - INSTRUÇÕES

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ARTIGOS

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ARTIGOS MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO DE ARTIGOS Passo Fundo 2015 APRESENTAÇÃO De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2011), uma dissertação é um documento

Leia mais

APÊNDICE 1 ELEMENTOS MÍNIMOS PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS

APÊNDICE 1 ELEMENTOS MÍNIMOS PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS APÊNDICE 1 ELEMENTOS MÍNIMOS PARA FORMATAÇÃO DE TRABALHOS A formatação dos trabalhos realizados na Pós-graduação stricto sensu do Centro Universitário Franciscano deverá estar de acordo com o item 5 (Regras

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM HORTICULTURA Aprovado pelo Conselho de Campus, conforme Resolução nº 005, de 21 de fevereiro de 2018. CAPÍTULO I REGULAMENTAÇÃO

Leia mais

(ESPAÇO PARA SER COLOCADO O TÍTULO DO TRABALHO)

(ESPAÇO PARA SER COLOCADO O TÍTULO DO TRABALHO) (CAPA) (ESPAÇO PARA SER COLOCADO O NOME DA INSTITUIÇÃO) (ESPAÇO PARA SER COLOCADO O NOME DO AUTOR) (ESPAÇO PARA SER COLOCADO O TÍTULO DO TRABALHO) (ESPAÇO PARA SER COLOCADA A CIDADE - ESTADO) (ESPAÇO PARA

Leia mais

Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações

Normas para redação e apresentação de Teses e Dissertações MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI DIAMANTINA - MINAS GERAIS ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº. 11-CONSEPE, DE 16 DE MAIO DE 2008. Normas para redação e apresentação de

Leia mais

Técnicas de Pesquisa

Técnicas de Pesquisa Técnicas de Pesquisa Aula 04 Formatação (Normas ABNT) Katia A. G. de Azevedo Vanessa Rolnik Artioli 2º. Semestre 2012 Curso: Matemática Aplicada a Negócios Formatação ABNT NBR 14724 Princípios gerais para

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

NORMA COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMA COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Câmpus Medianeira Coordenação do curso de Engenharia de Alimentos NORMA COMPLEMENTAR DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA DISSERTAÇÕES E TESES

MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA DISSERTAÇÕES E TESES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM PSICOLOGIA MANUAL DE ORIENTAÇÕES PARA DISSERTAÇÕES E TESES EM FORMATO DE ARTIGO Campinas 2016 1 Apresentação Este documento tem a finalidade de orientar a elaboração

Leia mais

Ciência da Computação

Ciência da Computação Ciência da Computação Trabalhos de Conclusão de Curso I - TCC I Prof. Ricardo Villarroel Dávalos ricardo.davalos@unisul.br e rvdavalos@gmail.com Página - http://www.inf.unisul.br/~davalos Palhoça, Julho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NOME DO ALUNO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NOME DO ALUNO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE FÍSICA CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA NOME DO ALUNO TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA Boa Vista ano NOME DO ALUNO TÍTULO DO

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA ELETRÔNICA

NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA ELETRÔNICA .iex Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão Coordenação de Engenharia Eletrônica NORMAS COMPLEMENTARES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENGENHARIA ELETRÔNICA

Leia mais

Considerando a Resolução nº 26/2007 da Câmara Superior de Ensino da UFCG;

Considerando a Resolução nº 26/2007 da Câmara Superior de Ensino da UFCG; UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AMBIENTAL CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL RESOLUÇÃO CCEA Nº 01/2012 Revoga

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA. Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa Comitê Institucional de Análise de Projetos

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA. Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa Comitê Institucional de Análise de Projetos MANUAL DE ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO DE PESQUISA Assessoria de Pós-Graduação e Pesquisa Comitê Institucional de Análise de Projetos Brasília 2017 1 Este manual foi produzido por professores da instituição

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina Prof. Eduardo Giugliani METODOLOGIA DE PESQUISA MP Aula (1) http://www.feng.pucrs.br/professores/giugliani/ TEXTO BÁSICO DE APOIO Prof a Joana Siqueira de Souza / Prof. Fernando de Oliveira Lemos Junho

Leia mais

Sociedade Cultural e Educacional do Interior Paulista Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista

Sociedade Cultural e Educacional do Interior Paulista Faculdade de Ensino Superior do Interior Paulista REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DOS CURSOS DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DO INTERIOR PAULISTA FAIP MARÍLIA/SP Paulo Luciano Sganzella, Diretor da FACULDADE

Leia mais

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO PADRÃO

MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO PADRÃO MANUAL DE NORMATIZAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DE DISSERTAÇÃO NO FORMATO PADRÃO Passo Fundo 2015 APRESENTAÇÃO De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 2011), uma dissertação é um documento

Leia mais

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES

MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES Porto Alegre 2012 2 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 INTRODUÇÃO... 4 3 ESTRUTURA... 5 3.1 Elementos Pré-Textuais... 6 3.2 Elementos Textuais... 13 3.3 Elementos

Leia mais

RESUMO ABNT. 8. Texto- (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) O texto deve ser dividido em 3 partes, a saber:

RESUMO ABNT. 8. Texto- (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) O texto deve ser dividido em 3 partes, a saber: RESUMO ABNT 1. Capa (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) Na Capa deve constar: O nome da Instituição, Curso, Autor, Título, Cidade e Ano. 2. Folha de rosto (ELEMENTO OBRIGATÓRIO). Na folha de rosto devem constar os

Leia mais

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: PROJETOS DE PESQUISA NOVA LIMA 2017 APRESENTAÇÃO Este manual traz instruções para a elaboração e apresentação de

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DO ESPÍRITO SANTO FACULDADE PIO XII REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Cariacica 2011 1 1 - INTRODUÇÃO O Trabalho de Conclusão de Curso é uma atividade obrigatória

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC TÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E DA FINALIDADE

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC TÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO E DA FINALIDADE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COORDENAÇÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA COLEGIADO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Resolução 196/09 REGULAMENTO DO TRABALHO DE

Leia mais

Titulação: Doutor Semestre Letivo/Ano: 1/2018 Horário: 13:30h às 16:50h

Titulação: Doutor Semestre Letivo/Ano: 1/2018 Horário: 13:30h às 16:50h PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Centro: CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS Curso: Engenharia de Computação Departamento: Engenharia Mecânica e Produção Disciplina: Metodologia da Pesquisa Código:

Leia mais

MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 ÍNDICE MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Manual TCC - Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 3 Apresentação 3 Qual

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SÁUDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA Eduardo Antunes Bortoluzzi Michele Bolan Mariane Cardoso ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO

Leia mais