Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO"

Transcrição

1 Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO

2 MEMORIAL Memorial é um depoimento escrito relativo à lembrança, à vivência de alguém; memórias. Deve conter um breve relato sobre a história de vida pessoal, profissional e cultural do memorialista. Por isso mesmo é escrito com o uso da primeira pessoa

3 Para que serve O memorial se destina não somente ao relato da vivência passada, como também ao registro de ideias novas surgidas, reflexões sobre conhecimentos adquiridos e resultados de estudos e trabalhos realizados pelo memorialista.

4 Para que serve Trata-se de importante recurso para o levantamento de dados, durante o curso universitário, com vistas à elaboração do trabalho de conclusão do curso (TCC) acadêmico. Modernamente tem sido também solicitado o memorial descritivo por empresas públicas ou privadas, como opção ou substituto do curriculum vitae. Também em cursos de mestrado ou doutorado tem-se exigido tal trabalho dos futuros mestres ou doutores.

5 Para que serve Sua elaboração acadêmica deve ser sistemática: relato das atividades de estudo do autor, realizadas no seu dia a dia, tanto o que se concretiza na sala de aula, quanto fora dela, em casa, na biblioteca, no laboratório, etc. Referência: OLIVEIRA, Jorge Leite de. Texto Acadêmico: técnicas de redação e de pesquisa científica. 4.ed. Petrópolis: vozes, 2007, p

6 Sugestões para redação do memorial Biografia (facultativo) Neste item comente sobre o lugar onde nasceu, sobre sua família (quantos irmãos, o que faziam seus pais), onde morou na infância, onde estudou o primário, se casou e tem filhos, etc...

7 Trajetória Acadêmica e Profissional Neste item fale de sua formação escolar e acadêmica, os cursos que tem feito, o ingresso no mercado de trabalho, sua experiência como profissional, instituição onde trabalha e outras em que trabalhou, etc..

8 Resumo É a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto, fornecendo uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho. O resumo tem por finalidade difundir as informações contidas em artigos, livros, revistas, teses e textos diversos. À medida que for lendo o texto, o aluno deverá estar atento a duas questões centrais: a) qual é o tema do texto? b) o que o autor pretende demonstrar? Deve-se ater às idéias principais do texto e sua articulação.

9 Resumo O aluno deve observar bem as diferentes partes do texto e identificar as palavras-chave das suas ideias principais. Sublinhe-as. Após esses procedimentos, terá um esboço a partir do qual poderá redigir o resumo.

10 Resumo Vantagens do resumo Reduz o texto sem destruir-lhe o conteúdo essencial. Favorece a retenção de informações essenciais. Possibilita a participação ativa na aprendizagem. Economiza o tempo da pesquisa.

11 Resenha A resenha é o mesmo que resumo crítico. O procedimento para a resenha é semelhante ao executado na elaboração do resumo, acrescido de uma crítica. Não se deve, porém, criticar algo desconhecido por nós. O procedimento inicial de quem se propõe a criticar é estudar, analisar e conhecer bem aquilo o que vai falar ou escrever.

12 Resenha Estruturalmente, descreve as propriedades das obras (descrição física da obra), relata as credenciais do autor, resume a obra, apresenta suas conclusões e metodologia empregada, bem como expõe um quadro de referências em que o autor se apoiou (narração) e, finalmente, apresenta uma avaliação da obra e diz a que a obra se destina.

13 Artigo O artigo cientifico é um texto escrito para ser publicado, a fim de comunicar os dados de uma pesquisa, seja ela experimental ou documental. Um bom artigo caracteriza-se por sua qualidade, atualidade e cientificidade, considerandose a: clareza, concisão, criatividade, correção gramatical, encadeamento, consistência, precisão e originalidade.

14 Artigo Sua estrutura é formada pelos elementos pré-textuais (título e subtítulo (se houver), nome do autor/es, resumo na língua do texto e em língua estrangeira, palavras-chave na língua do texto e em língua estrangeira); elementos textuais (introdução, desenvolvimento (revisão da literatura e resultados obtidos) e conclusão), elementos pós-textuais (referências, apêndices e anexos(se houver).

15 PROJETO O projeto de pesquisa é um texto que contém a descrição do conjunto das atividades que serão desenvolvidas para compreender uma determinada questão. O ponto de partida para a elaboração de um projeto é a definição do tema e delimitação do objeto (problema).

16 ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS 1. Título do Projeto Escolher um título que explicite o objeto da pesquisa e sua delimitação.

17 ROTEIRO Descrição do projeto - O que pretende resolver com este projeto o problema a solucionar - O que pretende alcançar com o projeto - - objetivo do projeto - O que será diferente na escola quando o projeto estiver realizado objetivos específicos - Qual a relação do projeto com a proposta pedagógica da escola como vai contribuir para tornar realidade o que a escola se propõe.

18 ROTEIRO justificativa - Por que é importante que façamos este projeto descrever os desafios e como as atividades a serem desenvolvidas ajudarão a resolver esses desafios. - Quem se beneficiará dizer quem o projeto está ajudando, em que e como.

19 ROTEIRO Metodologia - De que modo as ideias acerca de como resolver o problema serão levadas à prática descrever o modo de trabalhar para transformar os planos em realidade; o que se pretende fazer para tirar do papel o que foi planejado: Como? quais atividades serão realizadas. Onde? o local em que serão realizadas as atividades Quando? distribuir as atividades no tempo durante o ano letivo Quem? listar os nomes e funções das pessoas responsáveis pela atividade.

20 ROTEIRO... Com o quê? indicar os recursos que serão necessários para desenvolver estas atividades Habilidades e competências esclarecer o que os envolvidos no projeto e os que se beneficiarão estarão aprendendo em decorrência de sua execução. - Quais os grupos ou pessoas vão participar da execução do projeto registrar os nomes e as funções de todos os que participaram da elaboração do projeto e participarão da sua execução.

21 ROTEIRO Acompanhamento, avaliação e divulgação - Como será feito o acompanhamento do projeto definir e relacionar as formas de acompanhamento e registro dos efeitos do projeto(reuniões de acompanhamento, relatórios); descrever os meios que utilizará para saber se o projeto está no caminho certo.

22 ROTEIRO... - Como serão medidos os efeitos do projeto- relacionar os indicadores dos efeitos do projeto com os alunos, os professores, a escola e a comunidade, na medida em que suas atividades forem sendo realizadas. -Como será transmitido o que aprendemos descrever os meios que utilizará para comunicar a outras escolas e a todos que se interessem pela escola o que foi alcançado (resultado) e como isto ocorreu (processo).

23 PROJETO DE PESQUISA O projeto de pesquisa é um texto que contém a descrição do conjunto das atividades que serão desenvolvidas para compreender uma determinada questão. O ponto de partida para a elaboração de um projeto é a definição do tema e delimitação do objeto (problema). A definição do tema de pesquisa passa antes pela definição da área e do assunto a ser pesquisado, pois o tema é a última etapa do processo de identificação do trabalho. Geralmente um projeto apresenta os seguintes itens:

24 Introdução - O caráter da introdução é informar o conteúdo do projeto. É onde o pesquisador apresenta o objeto de pesquisa, sua problemática e quais os resultados esperados. Deve ser um resumo do projeto na forma de apresentação.

25 Justificativa Argumentos que respondam à pergunta: por que pretendo realizar esta pesquisa (importância do tema, condições de fazer este trabalho). A justificativa consiste em explicar a importância do objeto, provar a relevância da pesquisa e sua viabilidade. Deve mostrar qual a contribuição que o projeto traz para a ciência, para a instituição que tem interesse pela pesquisa, para a sociedade em geral, etc.

26 Objetivos Devem ser rápidos, lógicos e ordenados de forma hierárquica dentro do projeto; dizer o que pretende alcançar com a pesquisa; que metas coloca em relação aos resultados da pesquisa. O objetivo geral diz respeito aos resultados globais do trabalho e às concepções mais gerais existentes sobre as formas de delimitação do problema; deve esclarecer onde se quer chegar com a pesquisa.

27 Os objetivos específicos dizem respeito a etapas ou a níveis de resolução do problema elencado na pesquisa. Devem descrever as diferentes possibilidades e resultados que o projeto de pesquisa pode realizar.

28 Hipóteses de trabalho - São respostas provisórias para o problema da pesquisa. A hipótese diz respeito às concepções préexistentes sobre o objeto. Na hipótese, os conceitos devem estar todos definidos claramente para o pesquisador, pois nessa fase se explicita o que se entende pelo seu objeto, sua origem, seu significado, sua estrutura.

29 A hipótese traz consigo as concepções iniciais que devem ser consolidadas no desenvolvimento da pesquisa. É o elemento que norteia de forma direta os rumos tomados pelo trabalho. A hipótese pode vir diluída no referencial teórico ou na justificativa.

30 Referencial teórico Estabelece conceitos e ou categorias teóricas básicas envolvidas no tema escolhido e na questão formulada. O pesquisador deve procurar conhecer pesquisas de temas semelhantes ou temas que possuem relação com seu objeto.

31 Nessa etapa explicitam-se as linhas escolhidas e as concepções a respeito do objeto: quais os conceitos trabalhados; quais as concepções iniciais do objeto de pesquisa; em que paradigmas estão sustentadas as bases da pesquisa.

32 Metodologia São procedimentos, ou seja, são atividades que realizamos com o objetivo de compreender a questão da pesquisa. Essas atividades são práticas e teóricas. Deve se explicitar quais métodos serão utilizados, dizendo quais os pontos fundamentais do mesmo, para deixar claro o conhecimento da teoria do método e o porque de sua utilização.

33 Metodologia Deve-se também demonstrar a viabilidade da pesquisa a partir da explicitação das fontes que serão utilizadas. Em cada fonte deixar claro a sua importância e o seu papel na confecção da pesquisa. -Pesquisa de campo abrangência, localização, instrumentos, perguntas e ou observações a fazer;

34 - Pesquisa bibliográfica tipo de bibliografia a ser consultada, como será conseguida, previsão de possíveis obras a serem pesquisadas; - Devolução dos resultados: prever como será feita.

35 Cronograma Fase técnica do projeto, serve para demonstrar os parâmetros temporais da execução da pesquisa. Definição de prazos para o desenvolvimento de cada passo previsto na metodologia. É um quadro onde descrevemos as atividades que serão realizadas durante a realização da pesquisa, bem como o tempo de duração de cada uma dessas atividades em todo o projeto.

36 Possui geralmente as seguintes fases: coleta de dados; avaliação crítica dos dados coletados; elaboração da síntese (redação inicial); revisão do texto redigido; redação final; entrega do trabalho.

37 Orçamento Previsão de despesas e fontes de recursos para a realização da pesquisa.

38 Bibliografia Indicação dos textos lidos para a elaboração do projeto. A bibliografia é definida pelo referencial teórico e metodológico, com a referência das obras utilizadas e de outras publicações como as fontes primárias utilizadas. O material bibliográfico deve seguir as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006.

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. 1 Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. É relevante salientar que a ordem de apresentação dos elementos textuais e pós-textuais obrigatórios

Leia mais

Elementos fundamentais na construção da monografia

Elementos fundamentais na construção da monografia Elementos fundamentais na construção da monografia Fases do projeto de pesquisa Definição do assunto/tema Problematização/delimitação Cronograma Justificativa Objetivos (geral e específicos) Revisão de

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa?

Como elaborar um projeto de pesquisa? Como elaborar um projeto de pesquisa? O que é um projeto de pesquisa? Descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE 1 INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE Projeto de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso Ribeirão Preto 2012 2 Escolher um tema para o trabalho de conclusão de curso e redigir o seu projeto causam

Leia mais

Proposta de Projeto de Pesquisa

Proposta de Projeto de Pesquisa Proposta de Projeto de Pesquisa O que é a proposta de um Projeto de Pesquisa? É um documento escrito no qual se apresenta o processo a ser seguido para se realizar a pesquisa. Deve indicar de onde se vai

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA PROCEDIMENTOS A SEREM ADOTADOS NA DISCIPLINA EDU388 - Trabalho de Conclusão do Curso (TCC)* 1. APRESENTAÇÃO: 1.1 - Conforme definido pelo Projeto Político Pedagógico do Curso

Leia mais

ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO DE PESQUISA. Estrutura de um projeto de pesquisa:

ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO DE PESQUISA. Estrutura de um projeto de pesquisa: ETAPAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM PRÉ-PROJETO DE PESQUISA Estrutura de um projeto de pesquisa: 1. TEMA E TÍTULO DO PROJETO 2. DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA 3. INTRODUÇÃO 4. RELEVÂNCIA E JUSTIFICATIVA 5. OBJETIVOS

Leia mais

Metodologia de Pesquisa. Elaboração Projetos de Intervenção

Metodologia de Pesquisa. Elaboração Projetos de Intervenção Metodologia de Pesquisa Elaboração Projetos de Intervenção O que é um projeto de intervenção? É um plano que se faz para reformar algo que vem apresentando problema ou inviabilidade. Estrutura de um Projeto

Leia mais

Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT).

Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT). METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Material didático para acompanhamento das aulas. Para elaboração final do trabalho, consultar também os textos de apoio e as normas (ABNT). Planejamento e Gestão Organizacional

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO CURSO DE FONOAUDIOLOGIA Canoas, março de 2015 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC - é um trabalho de caráter científico e obrigatório, sob

Leia mais

Revisão de Metodologia Científica

Revisão de Metodologia Científica Revisão de Metodologia Científica Luiz Eduardo S. Oliveira Universidade Federal do Paraná Departamento de Informática http://lesoliveira.net Luiz S. Oliveira (UFPR) Revisão de Metodologia Científica 1

Leia mais

MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Bauru 2019 Versão Março 1 Cláudia Mansani Queda de Toledo Diretora Geral Rodrigo Guarnetti Coordenador do Curso de Engenharia de Produção

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni

Metodologia da Pesquisa Científico. Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científico Profa. Ms. Daniela Cartoni Metodologia da Pesquisa Científico Aula 2 Construção de um Projeto de Pesquisa Revisão da Aula 1 Conhecimento, ciência e paradigma - Tipos

Leia mais

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA

ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA ME. ERICK RODRIGO SANTOS ALMEIDA ESTRUTURA DE UM PROJETO DE PESQUISA? Tema Problema Objetivos Justificativa Revisão de literatura Metodologia Cronograma Referência

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIRG CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG (FONTE 12) Nome do autor (FONTE 12) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA (FONTE 12)

FUNDAÇÃO UNIRG CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG (FONTE 12) Nome do autor (FONTE 12) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA (FONTE 12) FUNDAÇÃO UNIRG CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIRG (FONTE 12) Nome do autor (FONTE 12) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA (FONTE 12) GURUPI TO MÊS, ANO. MODELO DE FOLHA DE ROSTO NOME DO ALUNO (FONTE 12) TÍTULO DO PROJETO

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. MCC01 Temas de Dissertação em Engenharia Mecânica

PLANO DE TRABALHO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. MCC01 Temas de Dissertação em Engenharia Mecânica PLANO DE TRABALHO DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO MCC01 Temas de Dissertação em Engenharia Mecânica A Ciência A ciência é uma das formas de se ter acesso ao conhecimento, e a sua atividade básica é a pesquisa.

Leia mais

Elaboração de Relatórios e Projetos

Elaboração de Relatórios e Projetos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Elaboração de Relatórios e Projetos Professora Iane Barroncas Gomes Engenheira Florestal, M.Sc. Conteúdo Redação do projeto Elementos pré-textuais

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

Roteiro básico de projeto de qualificação de TCC

Roteiro básico de projeto de qualificação de TCC Roteiro básico de projeto de qualificação de TCC Este roteiro tem como objetivo auxiliar os alunos do curso tecnológico em Gestão Pública ao se dedicarem à preparação do projeto de qualificação de TCC.

Leia mais

Etapas de uma Pesquisa

Etapas de uma Pesquisa Etapas de uma Pesquisa Planejamento Execução Divulgação Objetivos Justificativa Revisão Bibliográfica Metodologia Cronograma Projeto Coleta de dados Tabulação Analise Conclusão Relatório Relatório Apresentação

Leia mais

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Metodologia Científica Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Artigos científicos De acordo com a ABNT (NBR 6022, 2003): Artigo científico é parte

Leia mais

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ

Metodologia de Dissertação II. Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Metodologia de Dissertação II Renata Lèbre La Rovere IE/UFRJ Bibliografia desta aula FARIA, M.F.B; VINHA, V.G.da; LA ROVERE, R.L. Orientações gerais para elaboração de dissertações e teses de doutorado

Leia mais

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1

Sumário 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 Sumário Prefácio da 8 a edição, xiii 1 Atividades acadêmicas, 1 1 Leitura, 1 1.1 Importância da leitura, 1 1.2 Natureza da leitura, 2 1.3 O que se deve ler, 3 1.4 Identificação do material de leitura,

Leia mais

Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO

Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO Etec DONA ESCOLÁSTICA ROSA CURSO TÉCNICO XXXXXXXXXXX NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO SANTOS - SP MÊS/ ANO BELTRANO DE TAL 12 FULANO DE TAL - 05 (turma) TÍTULO DO TRABALHO Projeto de Trabalho

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO 1. INTODUÇÃO...01 1. 1. Importância do Projeto...01 1.2. Modelo de Projeto de Pesquisa...03. 2. O TEMA...04 2.1. Delimitação do Tema...04 3 JUSTIFICATIVA...

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO

METODOLOGIA DA PESQUISA UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO METODOLOGIA DA PESQUISA UNIDADE DE REVISÃO E RECUPERAÇÃO Organizamos esta unidade para orientá-lo na revisão dos conteúdos trabalhados ao longo da disciplina. Siga as orientações desta apresentação, reveja

Leia mais

Metodologia científica: Pesquisa Científica. Prof. Ricardo Tabach

Metodologia científica: Pesquisa Científica. Prof. Ricardo Tabach Metodologia científica: Pesquisa Científica Prof. Ricardo Tabach Metodologia Científica Para que serve a Metodologia Científica? Método vem do grego meta (através de) + odos (caminho). Significa seguir

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI - ETEADC CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXXXX, MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO INTEGRANTES (NOME COMPLETO) LOCAL MÊS /ANO INTEGRANTES (NOME COMPLETO)

Leia mais

Tipos de pesquisa científica. Etapas de uma pesquisa. Construção de um projeto. Fases de um projeto

Tipos de pesquisa científica. Etapas de uma pesquisa. Construção de um projeto. Fases de um projeto Tipos de pesquisa científica Etapas de uma pesquisa Construção de um projeto Fases de um projeto É utilizada para a descoberta de novos conhecimentos É o processo pelo qual as pessoas adquirem um novo

Leia mais

Aula 6 Projetos de Pesquisa

Aula 6 Projetos de Pesquisa Metodologia Científica Aula 6 Projetos de Pesquisa Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Alice no País das Maravilhas ) Lewis Carroll (1832 1898 2 Problema Projeto de Pesquisa Planejamento

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

TIPOS DE PESQUISA E O PROJETO DE PESQUISA

TIPOS DE PESQUISA E O PROJETO DE PESQUISA METODOS DE PESQUISA TIPOS DE PESQUISA E O PROJETO DE PESQUISA Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos, 2016 Conceito de PROJETO 1. O projeto é o organizador do processo coletivo e, como tal, precisa

Leia mais

NO PROJETO DEFINE-SE:

NO PROJETO DEFINE-SE: O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: - A capacidade de construir uma imagem mental de

Leia mais

Diretrizes Para Elaboração de Projetos de Pesquisa.

Diretrizes Para Elaboração de Projetos de Pesquisa. Faculdade de Tecnologia e Ciências FTC Colegiado de Engenharia Civil Diretrizes Para Elaboração de Projetos de Pesquisa. PROFESSORA: Shaiala Aquino O Que é Pesquisa? É utilizada para a descoberta de novos

Leia mais

ANEXO II FORMULÁRIO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE PROGRAMA - PROGRAMA DE EXTENSÃO*

ANEXO II FORMULÁRIO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE PROGRAMA - PROGRAMA DE EXTENSÃO* MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO PRETO GABINETE DA DIREÇÃO-GERAL Rua Pandiá Calógeras,

Leia mais

FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO. TÍTULO: subtítulo (se houver)

FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO. TÍTULO: subtítulo (se houver) FACULDADES KENNEDY / PROMOVE NOME COMPLETO DO ALUNO TÍTULO: subtítulo (se houver) Belo Horizonte Ano Nome completo do aluno TÍTULO: subtítulo (se houver) Projeto de pesquisa desenvolvido como requisito

Leia mais

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA

AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA AS ETAPAS DA PESQUISA Prof. MSc: Anael Krelling 1 O planejamento e a execução de uma pesquisa fazem parte de um processo sistematizado que compreende etapas que podem ser detalhadas da seguinte forma:

Leia mais

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC.

Miguel Dias. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. Como elaborar um projeto de pesquisa para TCC. migdias@gmail.com www.migdias.weebly.com www.facebook.com/migueldias.pt Miguel Dias Bolsista PNPD/CAPES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte O que

Leia mais

Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso I. Titulação: Doutora em Ciências da Saúde/ Pós-doutora em Saúde Pública PLANO DE CURSO

Componente Curricular: Trabalho de Conclusão de Curso I. Titulação: Doutora em Ciências da Saúde/ Pós-doutora em Saúde Pública PLANO DE CURSO CURSO SUPERIOR DE TECNOLÓGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA A u t o r i z a d o p e l a P o r t a r i a M E C n º 4 3 3 d e 2 1. 1 0. 1 1, D O U d e 2 4. 1 0. 1 1 Componente Curricular: Trabalho de Conclusão

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOME. TÍTULO: subtítulo (se houver)

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOME. TÍTULO: subtítulo (se houver) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS - PUC GOIÁS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS

Leia mais

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA Um projeto de pesquisa precisa inicialmente ter um tema claro, lembrando que tema não é título, título é o nome que a pessoa vai dar ao trabalho de acordo com o tema,

Leia mais

Instrumentos da pesquisa

Instrumentos da pesquisa Instrumentos da pesquisa Introdução A pesquisa envolve diversos mecanismos para sua realização, desde a escolha do tema aos resultados, o seu processo de desenvolvimento necessita de certos instrumentos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini. Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é

A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini. Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é necessário que o pesquisador tenha feito a escolha do

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO ACADÊMICO EM ADMINISTRAÇÃO Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas ESAG Mestrado Acadêmico em Administração! ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA E DA DISSERTAÇÃO

Leia mais

Aula 1. Planejamento. Lilian R. Rios 18/02/16

Aula 1. Planejamento. Lilian R. Rios 18/02/16 Aula 1 Planejamento Lilian R. Rios 18/02/16 Planejamento de Ensino É um conjunto de conhecimentos práticos e teóricos ordenados de modo a possibilitar interagir com a realidade, programar as estratégias

Leia mais

MODELO DE PROJETO DETALHADO DO CEP-UFAC

MODELO DE PROJETO DETALHADO DO CEP-UFAC MODELO DE PROJETO DETALHADO DO CEP-UFAC 1 Orientações: O modelo de Projeto Detalhado, aprovado pelo CEP-UFAC, atende as Normas Brasileiras (NBR), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) especificamente

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico

METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico PROJETO DE PESQUISA Profº Ronilson de Souza Luiz Profa. Esp. Rosinéia Oliveira Blog: capronilson.wordpress.com olisanta@gmail.com profronilson@gmail.com METODOLOGIA CIENTÍFICA Fases do Processo Metodológico

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA)

PROJETO DE PESQUISA (DIGITE AQUI O TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA) (DIGITE AQUI O NOME DO(s) AUTOR(es) DO PROJETO (Letra Tamanho 12) Atenção a margem superior deve ser recuada 3 cm, e a lateral direita 2 cm Atenção a margem esquerda deve ser recuada 3 cm + 0,5 de medianiz.*

Leia mais

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo

CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo. Prof.: José Raimundo CIS516 Metodologia Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos : Artigo Prof.: José Raimundo NORMAS APRESENTAÇÃO GRÁFICA Superior: 2,5 cm. da borda superior da folha RESUMO Nome do autor(a) e Orientador(a)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO Regras para a concessão de bolsas de doutorado sanduíche no Programa de Pós-Graduação em Nutrição

Leia mais

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão ARTIGO Neste capítulo, vamos abordar os aspectos que envolvem a produção de um artigo acadêmico (científico), que tem autoria declarada e pode ser publicado em revistas técnicas e científicas. No meio

Leia mais

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA São Luis 2016 FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP CURSO DE... NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) TÍTULO: subtítulo da pesquisa (se houver) São Luís

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica

Pesquisa Científica. Pesquisa Científica Nas universidades, centros universitários e faculdades é muito comum a realização de trabalhos de Conclusão de Curso. Para a realização do chamado TCC, é fundamental a compreensão de que tais trabalhos

Leia mais

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa

TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa TEMA, PROBLEMA OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA. Prof. Cálidon Costa calidontur@hotmail.com É designação do problema (prático) e da área do conhecimento a serem observados. O tema tanto pode ser definido em termos

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO. Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO. Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA E COMPUTAÇÃO Nome completo TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Orientadores. São Paulo, de de.

Orientadores. São Paulo, de de. Nº Nome do aluno (a): Registro Acadêmico: Turma: Período: ( ) Diurno ( ) Noturno Telefone Residencial: ( ) Telefone Celular: ( ) Sexo: ( )Masculino ( )Feminino Endereço: Cep: Bairro: Estado: E-mail: 01-02

Leia mais

O que é pesquisar? Pesquisar é procurar respostas para inquietações, para um problema, para indagações propostas.

O que é pesquisar? Pesquisar é procurar respostas para inquietações, para um problema, para indagações propostas. PROJETO MULTIDICIPLINAR Professor: Roberto César O que é pesquisar? Pesquisar é procurar respostas para inquietações, para um problema, para indagações propostas. É a Atividade básica das ciências na sua

Leia mais

CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO

CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO PESQUISA EM EDUCAÇÃO CURSO DE MESTRADO CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO MESTRADO 2017 PESQUISA EM EDUCAÇÃO Profa. Me. Kátia de Aguiar Barbosa Sábado 2 de dezembro de 2017 1 OBJETIVO DA DISCIPLINA. Analisar a atualidade da pesquisa em

Leia mais

Projeto de pesquisa. Introdução. O que é o projeto de pesquisa FIQUE ATENTO

Projeto de pesquisa. Introdução. O que é o projeto de pesquisa FIQUE ATENTO Projeto de pesquisa Introdução Quando se tem um objetivo, procura-se cumprir com a meta traçando as etapas e estratégias necessárias para atingir o resultado esperado. Para isso, é preciso planejamento.

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA PÓS-GRADUAÇÃO EAD Proposta da disciplina PROPOSTA DA DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA A disciplina Metodologia da Pesquisa Científica prepara o aluno para

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO 03/2016. A COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA, reunida em 09/04/2016, e no uso de suas atribuições, RESOLVE:

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL RESOLUÇÃO 03/2016. A COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA, reunida em 09/04/2016, e no uso de suas atribuições, RESOLVE: SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE AGRONOMIA COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA RESOLUÇÃO 03/2016 A COMISSÃO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA, reunida em 09/04/2016,

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG

FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG FACULDADE PITÁGORAS DE UBERLÂNDIA MG Núcleo de Metodologia Científica Da prática de Pesquisa à produção do Artigo científico Profa. Ketiuce Ferreira Silva ketiuce@yahoo.com.br www.ketiuce.com.br Pedro

Leia mais

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS. Elaboração

ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS. Elaboração ANEXO I ESTRUTURA E FORMA DO PROJETO DE PESQUISA DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS Elaboração Ivani Teresinha Lawall Luciane Mulazani dos Santos Luiz Clement Regina

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Curso

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Curso PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Curso Algumas Informações Importantes: a) O modelo da proposta está especificado

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA GUIA PARA CONSULTA

PROJETO DE PESQUISA GUIA PARA CONSULTA PROJETO DE PESQUISA GUIA PARA CONSULTA Cristina Almeida 1 "A rejeição pura e simples gera o preconceito e o fechamento; a reflexão, ao contrário, é o que caracteriza o espírito científico atitude pessoal

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Metodologia Científica Metodologia Científica: É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento, de uma

Leia mais

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT. Organização: Paulo Roberto de C. Mendonça Revisão: Vania Hirle

Metodologia Científica ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT. Organização: Paulo Roberto de C. Mendonça Revisão: Vania Hirle ILUSTRAÇÕES DAS NORMAS DA ABNT NORMA NBR 6028 - INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - RESUMO - APRESENTAÇÃO Organização: Paulo Roberto de C. Mendonça Revisão: Vania Hirle Resumo: NBR 6028 Definições. 2.1 palavra-chave:

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA SUGESTÃO DE MODELO DE PROJETO DE PESQUISA A SER SUBMETIDO AO CEP 2018 Capa Deve conter todos os elementos necessários à sua identificação (título

Leia mais

Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências.

Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências. Como avaliar? Instrumentos e processo de avaliação no ensino de ciências. 1 Planejamento curricular Que decisões tomar? Como apresentar seus objetivos? Como escolher o que ensinar? Em que ordem ensinar?

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PRO-REITORIA DE GRADUAÇÃO ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE DIREITO ORGANIZAÇÃO BÁSICA CURRICULAR UNIDADE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

Leia mais

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MANUAL DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Prof. Dr. Ari Melo Mariano Prof. a Dr. a Fernanda Vinhaes de Lima Prof. a Dr. a Mara Lúcia Castilho Olívia Laquis de Moraes Clara Coelho Paranhos

Leia mais

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA:

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA: Logo da IES UNIVERSIDADE/FACULDADE...... Coordenação do Curso de....... 1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2017/2 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ESTRUTURA DO PRÉ-PROJETO CED 07 1. INTRODUÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVOS 3.1 GERAL 3.2ESPECÍFICOS 4. METODOLOGIA 5. REVISÃO TEÓRICA 6. CONCLUSÃO 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1. INTRODUÇÃO TEMA E PROBLEMATIZAÇÃO

Leia mais

Rua Professor Costa Mendes, º andar (Bloco Didático) Telefone: Página da Internet:

Rua Professor Costa Mendes, º andar (Bloco Didático) Telefone: Página da Internet: FACULDADE DE MEDICINA CURSO DE DOUTORADO ACADÊMICO EM SAÚDE PÚBLICA Rua Professor Costa Mendes, 1608 5º andar (Bloco Didático) Telefone: 85 3366-8045 E-mail: msp@ufc.br Página da Internet: www.saudecoletiva.ufc.br

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR: CONCEPÇÕES, ESTRUTURA DO PROJETO E RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÕES SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR: CONCEPÇÕES, ESTRUTURA DO PROJETO E RELATÓRIO DE ESTÁGIO ORIENTAÇÕES SOBRE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR: CONCEPÇÕES, ESTRUTURA DO PROJETO E RELATÓRIO DE ESTÁGIO O Estágio Supervisionado Curricular de todos os cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

O modelo de artigo da Revista é o modelo IMMRDC (Introdução, Métodos, Materiais, Resultados, Discussão e Conclusão).

O modelo de artigo da Revista é o modelo IMMRDC (Introdução, Métodos, Materiais, Resultados, Discussão e Conclusão). POLÍTICAS DE SEÇÃO ARTIGO ORIGINAL Deve ser um relato de alta qualidade de pesquisa original, baseada em investigações sistemáticas e completas. Deve propor a análise de conceitos, levando ao questionamento

Leia mais

(ESPAÇO PARA SER COLOCADO O TÍTULO DO TRABALHO)

(ESPAÇO PARA SER COLOCADO O TÍTULO DO TRABALHO) (CAPA) (ESPAÇO PARA SER COLOCADO O NOME DA INSTITUIÇÃO) (ESPAÇO PARA SER COLOCADO O NOME DO AUTOR) (ESPAÇO PARA SER COLOCADO O TÍTULO DO TRABALHO) (ESPAÇO PARA SER COLOCADA A CIDADE - ESTADO) (ESPAÇO PARA

Leia mais

Manual de apoio para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2018

Manual de apoio para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2018 Manual de apoio para a elaboração do TCC em formato Monografia Curso de Publicidade e Propaganda 2018 PRÉ-PROJETO (6 SEMESTRE) PROJETO DE PESQUISA (TCC I 7 SEMESTRE) MONOGRAFIA (TCC II 8 SEMESTRE) Realizar

Leia mais

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos.

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS GÊNERO ACADÊMICO-CIENTÍFICO Prof. Mestre Carina Lima Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor

Leia mais

Manual de Orientação do Projeto Multidisciplinar de. Ambiente Empresarial

Manual de Orientação do Projeto Multidisciplinar de. Ambiente Empresarial Manual de Orientação do Projeto Multidisciplinar de Ambiente Empresarial Administração Elaboração: Prof. Ms. Jean Carlos Cavaleiro Revisão Textual: Prof. Ms Cláudio Brites Administração 1. Introdução

Leia mais

Título do projeto: subtítulo. Nome completo do(a) Mestrando(a)

Título do projeto: subtítulo. Nome completo do(a) Mestrando(a) ANEXO 05 ao Edital nº 001/2016 PPGDH MODELO DO PROJETO DE PESQUISA Número de páginas: mínimo de 10 e máximo de 15 Título do projeto: subtítulo Nome completo do(a) Mestrando(a) João Pessoa-PB Mês / ano

Leia mais

Projeto de Pesquisa. Noções gerais, conceitos e etapas. Disciplina: Métodos de Pesquisa Profa. Sandra Castilho. Texto nº 02

Projeto de Pesquisa. Noções gerais, conceitos e etapas. Disciplina: Métodos de Pesquisa Profa. Sandra Castilho. Texto nº 02 Projeto de Pesquisa Noções gerais, conceitos e etapas Disciplina: Métodos de Pesquisa Profa. Sandra Castilho Texto nº 02 FOCALIZANDO O PROJETO DE PESQUISA Etapas x Tempo Cronograma Escolha do Tema Projeto

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2019 Período (01 a 19 de outubro de 2018)

EDITAL DE SELEÇÃO 2019 Período (01 a 19 de outubro de 2018) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS A ciência é um trabalho de artesanato intelectual. W. Mills. EDITAL

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento do trabalho de conclusão de curso Módulo: 2 Eixo Tecnológico:

Leia mais

TÍTULO (16) SUBTÍTULO (SE HOUVER) (14)

TÍTULO (16) SUBTÍTULO (SE HOUVER) (14) SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL ESCOLA SENAI ETTORE ZANINI CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO (14) NOME DO ALUNO (14) NOME DO ALUNO NOME DO ALUNO NOME DO ALUNO TÍTULO (16) SUBTÍTULO (SE HOUVER)

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO GUIA DO TRABALHO FINAL

CURSO: ADMINISTRAÇÃO GUIA DO TRABALHO FINAL CURSO: ADMINISTRAÇÃO GUIA DO TRABALHO FINAL Fortaleza 2014 SUMÁRIO 1 Introdução... 3 2 Objetivo... 3 3 Enfoques do Trabalho Final de Curso... 3 4 Responsabilidades... 3 4.1 Coordenador local do curso...

Leia mais

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC)

PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) PROJETO DE FINAL DE CURSO (PFC) Aula inaugural Prof. Paulo Borges (Coordenador da disciplina) Email: pborges@civil.cefetmg.br Prof. Cristina Guimarães César (Coordenadora do curso) Email: cristinagcesar@gmail.com

Leia mais

MBA EM CONTROLADORIA PÓS-GRADUAÇÃO DESAFIO PROFISSIONAL Módulo C

MBA EM CONTROLADORIA PÓS-GRADUAÇÃO DESAFIO PROFISSIONAL Módulo C MBA EM CONTROLADORIA PÓS-GRADUAÇÃO 13 DESAFIO PROFISSIONAL Módulo C Negociação e Marketing Empresarial Gestão Estratégica Empresarial Planejamento Estratégico Orçamentário e Gestão do Fluxo de Caixa Autor:

Leia mais

AULA 1 Prof.: Rigoni, Emerson UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DAELT - DEPARTAMENTO DE ELETROTÉCNICA COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO: Página da Disciplina: http://www.rigoni.com.br/tcc.htm E-Mail:

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais