4. Escrevendo a Monografia. TCC Profº C. J. M. Olguín

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4. Escrevendo a Monografia. TCC Profº C. J. M. Olguín"

Transcrição

1 4. Escrevendo a Monografia TCC Profº C. J. M. Olguín prof.olguin@gmail.com carlos.olguin@unioeste.br

2 Sumário Ordem Física dos Capítulos; Ordem de Escrita Sugestão; Partes da Monografia.

3 Ordem Física dos Capítulos Resumo; Introdução; Revisão Bibliográfica; Desenvolvimento; Conclusões; Referências; Apêndices (se houver).

4 Ordem Física dos Capítulos Resumo; Introdução; Revisão Bibliográfica; Desenvolvimento; Conclusões; Referências; Apêndices (se houver). Poderão ocupar mais de um capítulo cada.

5 Ordem Física dos Capítulos Resumo; Introdução; Revisão Bibliográfica; Desenvolvimento; Conclusões; Referências; Apêndices (se houver). Poderão ocupar mais de um capítulo cada. Em geral, a monografia NÃO é escrita nesta ordem...

6 Ordem de Escrita Sugestão Pode ser escrita na ordem em que ela se apresenta; Problema: Produzir uma revisão bibliográfica desnecessariamente longa. O ideal é escrever o texto final depois de ter concluído pelo menos a maior parte dos experimentos: Prévia: texto introdutório, preparatório para o texto final.

7 Ordem de Escrita Sugestão Introdução: Provavelmente será um texto mais fácil deixar pronto: Frequentemente é a reescrita da proposta, sem o tempo futuro. Desenvolvimento: Como seus experimentos foram feitos a pouco, está tudo frequinho na memória; Deve ser escrito com muita atenção, visto que é um capítulo muito importante.

8 Ordem de Escrita Sugestão Conclusões: Com o desenvolvimento e a introdução (com seus objetivos claramente colocados), ela é uma consequência do que foi relatado, além de ter uma ligação com cada um dos objetivos (foram alcançados?).

9 Ordem de Escrita Sugestão Revisão bibliográfica e referências: Não são suas fichas de leitura! São comparações com trabalhos correlatos; Principais conceitos utilizados no capítulo de desenvolvimento: Um conceito pode ser muito interessante, mas se você não o usou, para que colocá-lo? As referências vão mencionar apenas os trabalhos efetivamente citados; As duas sessões devem ser verificadas em conjunto.

10 Ordem de Escrita Sugestão Resumo: Deve resumir o trabalho! Iremos discuti-lo mais tarde...

11

12 O Título Deve descrever a principal contribuição do trabalho de forma sintética de forma clara; Não deve ser muito longo: A apresentação mais detalhada da ideia/contribuição central será feita no resumo.

13 O Resumo Não é um trailer, onde começa-se a contar a história mas não conta o final; DEVE contar o final da história: O leitor quer saber qual foi o resultado científico a que seu trabalho chegou; Se ele achar interessante, vai querer saber como você chegou a esse resultado. É o local para você vender o peixe

14 O Resumo Se você não conseguir deixar o leitor interessado no resumo, ele não irá ler sua monografia; Se você não conseguir explicar sua contribuição em uma página, deve haver algo de muito errado em seu texto ou na sua capacidade de ser sucinto; No resumo NÃO se faz revisão bibliográfica: A não ser que seja vital para a compreensão do trabalho, NÃO deve-se fazer citações.

15 A Introdução Apresenta de forma mais detalhada tema e o problema de pesquisa; Tema: espera-se uma descrição geral da área e da abrangência do estudo. Deve-se evitar introduções muito longas: Iniciar na pré-história para então explicar que o tema do trabalho é sobre redes de computadores.

16 A Introdução Deve conter: Objetivos geral e específico; Resultados esperados; Limitações do trabalho; Metodologia utilizada (nem sempre...); Justificativa. É encerrado por uma descrição sucinta dos demais capítulos do TCC.

17 O capítulo da revisão bibliográfica Conterá trabalhos de outros autores que, de alguma forma, se relacionam com o texto da monografia; Seja objetivo: em geral, são consultados muitos textos, então, não falar sobre trabalhos que não estejam diretamente relacionados ao tema; Deve abordar os principais conceitos da área de pesquisa: servem como referência a leitores não especialistas no assunto.

18 O capítulo da revisão bibliográfica Exemplo de organização dos conceitos: Sejam os autores A, B e C; Sejam os conceitos 1, 2 e 3. Fale do conceito 1, de acordo com os autores A, B e C: se possível, faça comparações; Em seguida, citam-se as definições do conceito 2 de acordo com A, B e C; E, finalmente, o conceito 3, segundo A, B e C.

19 O capítulo da revisão bibliográfica Exemplo de organização dos conceitos: Sejam os autores A, B e C; Sejam os conceitos 1, 2 e 3. Fale do conceito 1, de acordo com os autores A, B e C: se possível, faça comparações; Em seguida, citam-se as definições do conceito 2 de acordo com A, B e C; E, finalmente, o conceito 3, segundo A, B e C. Não faça o contrário!!!

20 O capítulo da revisão bibliográfica É organizado por conceitos, não por autores: Exceção: trabalhos correlatos. Deve descrever pesquisas semelhantes àquela do autor. Comparar seu trabalho com outros pode ser feita em dois momentos: No capítulo da revisão bibliográfica; No final do capítulo do desenvolvimento ou no capítulo de conclusão.

21 O capítulo da revisão bibliográfica CUIDADO COM O PLÁGIO!!!!!!!! É crime!!!!! Nunca utilize textos de outras pessoas sem citar entre aspas e mencionar a fonte; Isso vale para traduções: Se o texto for em língua estrangeira, citar o original e colocar a tradução em nota de rodapé.

22 O capítulo da revisão bibliográfica Esse capítulo pode ser maçante e mal usada: Perde-se a oportunidade de usar o trabalho de outros para motivar o seu trabalho; Faz-se um desnecessário inventário de tudo o que foi lido ou um sequência de citações de outros autores isso não leva a lugar nenhum. Para Rugaber (1995), um bom capítulo de revisão deve incluir uma ontologia e uma ontogenia.

23 O capítulo da revisão bibliográfica Ontologia: Vai apresentar os principais conceitos utilizados no trabalho. Ontogenia: Mostra como diferentes ideias evoluíram com o passar do tempo até chegar ao estado da arte; Naturalmente incluirá o trabalho que está sendo desenvolvido, mostrando onde ele encaixa-se nessa evolução.

24 O Capítulo de Desenvolvimento Marca o início da contribuição pessoal do autor do trabalho; NÃO É uma nova revisão bibliográfica: no máximo uma comparação objetiva com trabalhos correlatos; Deve apresentar a construção da teoria, modelo ou proposta; Se forem criados conceitos novos, serão descritos aqui, não na revisão.

25 O capítulo de desenvolvimento Deve-se trabalhar as evidências de que sua hipótese é verdadeira; Aqui, serão apresentados: Dados; Gráficos; Testes; Provas formais; Estudos de casos; Transcrição de entrevistas; Qualquer outro meio que julgue-se adequado para provar que sua hipótese é verdadeira.

26 O capítulo de desenvolvimento Não basta mostrar as telas desenvolvidas do seu sistema: É preciso mostrar o conhecimento que o desenvolvimento do sistema trouxe. A definição de termos utilizados pelo autor podem ser de dois tipos:

27 O capítulo de desenvolvimento Constitutivas: definição de dicionário. Exemplo: uma gramática formal pode ser definida como um conjunto de regras de produção; uma regra de produção pode ser definida como duas sequências de símbolos;... Operacionais: definição pragmática, usada em termos não formais: Facilidade : pode ser definido como o número de toques no teclado ou mouse para realizar determinada tarefa; Adequação : pode ser definido como a nota obtida em um teste padrão aplicado por especialistas;...

28 O capítulo de conclusões Ou considerações finais; Em geral, é difícil de escrever: Parece que tudo o que era importante foi dito no desenvolvimento; O que dizer aqui? Dicas que podem ser usadas para escrever este capítulo:

29 Dicas 1. Observe os objetivos geral e específicos: Comente como o desenvolvimento do trabalho ajudou a chegar a cada um dos objetivos indicados. 2. Apresentar pontos positivos e negativos do trabalho: Um trabalho não irá resolver todos os problemas do mundo; Espera-se honestidade do autor em mostra, de forma clara, fraquezas e limitações do trabalho.

30 Dicas 1. Observe os objetivos geral e específicos: Comente como o desenvolvimento do trabalho ajudou a chegar a cada um dos objetivos indicados. 2. Apresentar pontos Se positivos você não for e o negativos do maior crítico de seu trabalho: próprio trabalho, Um trabalho não outra irá resolver pessoa todos será. os problemas do mundo; Espera-se honestidade do autor em mostra, de forma clara, fraquezas e limitações do trabalho.

31 Dicas 3. Aborde as lições aprendidas: Além de alcançar seus objetivos, você deve ter aprendido muita coisa durante o TCC; Isso pode ser útil a outras pessoas. 4. Descreva outras situações nas quais as lições aprendidas possam ser aplicadas: Por exemplo: aplicar questionários a funcionários, mostrou que eles, com medo de represálias, mostravam uma situação mais bonita do que ela realmente era. Lição: questionários não são confiáveis se não puderem ser validados no ambiente.

32 O capítulo de conclusões Este capítulo deve ter pelo menos 3 partes: A conclusão: mostre de forma concisa o problema examinado e resolvido: o problema descrito na seção X foi resolvido como demonstrado nas sessões Y a Z, em que foi desenvolvido um algoritmo/método/abordagem etc. para tratar as situações mencionadas. (Chinneck, 1988)

33 O capítulo de conclusões As contribuições: poderia ser organizado em ordem decrescente de sua importância, por exemplo (Chinneck, 1988): a) Desenvolveu-se um algoritmo muito mais rápido para problemas de Zylon de grande porte; b) Demonstrou-se pela primeira vez o uso do mecanismo de Grooty para os cálculos de Zylon; c) Etc.

34 O capítulo de conclusões As maiores contribuições são as que geram conhecimento novo: Ferramentas, protótipos e outros artefatos tecnológicos contribuições secundárias; Os artigos publicados e relatórios são relatos de pesquisa e não deveriam ser mencionadas aqui. Os trabalhos futuros: são as contribuições que você deixa para que outros possam continuar sua pesquisa; Também devem tratar de futuras contribuições ao conhecimento.

35 Trabalhos Futuros A monografia não deve ser apenas o final de uma pesquisa, mas também o início de uma caminhada; Esperam-se dicas sobre trabalhos de pesquisa futura, não trabalhos técnicos futuros: Deve-se deixar para o leitor oportunidades de pesquisa: você pode ter deparado-se com elas durante o trabalho mas não teve tempo/possibilidade de perseguir.

36 Referências Bibliográficas Deve-se seguir o padrão escolhido pela instituição/departamento/curso: O padrão do TCC do curso de Ciência da Computação da UNIOESTE-Cascavel está disponível com o modelo de texto. DICA: deve-se verificar se: Cada uma delas é citada no texto; Todas as que são citadas no texto aparecem na lista de referências. O que não foi citado não aparecerá no capítulo das referências.

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Universidade Estadual do Oeste do Paraná Ciência da Computação Trabalho de Conclusão de Curso Escrita da Monografia Parte I Sumário Recomendações gerais Ordem dos capítulos; Ordem de escrita sugestão;

Leia mais

Escrita da Monografia

Escrita da Monografia Escrita da Monografia SCC5921 Metodologia de Pesquisa em Visualização e Imagens Prof. Fernando V. Paulovich http://www.icmc.usp.br/~paulovic paulovic@icmc.usp.br Instituto de Ciências Matemáticas e de

Leia mais

Escrita de Monografia

Escrita de Monografia Escrita de Monografia René Descartes (1596 a 1650) Aka Renatus Cartesius Autor de Discurso sobre o método para bem conduzir a razão na busca da verdade dentro da ciência Material cedido por RAUL S. WAZLAWICK

Leia mais

Metodologia Científica para Computação

Metodologia Científica para Computação Metodologia Científica para Computação MONOGRAFIA Dicas de como elaborar Msc. Carlos Mar Abril/2014 MONOGRAFIA DEFINIÇÃO Estudo minucioso a fim de esgotar determinado tema relativamente restrito. (dicionário

Leia mais

Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação

Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação Prof. Raul Sidnei Wazlawick 1 Escrita da Monografia A escrita de uma monografia depende fundamentalmente da existência de algum conteúdo para ser apresentado.

Leia mais

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Engenharia Civil. Escrita do Artigo. Orientações

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Engenharia Civil. Escrita do Artigo. Orientações Universidade Estadual do Oeste do Paraná Engenharia Civil Escrita do Artigo Orientações Retomada da aula anterior - prática Especificar o esqueleto do trabalho utilizando o editor de textos. Exemplo: Tema:

Leia mais

Aula 6 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Escrita da Monografia. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 6 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Escrita da Monografia. Profa. Elaine Faria UFU Aula 6 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Escrita da Monografia Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Agradecimentos Este material Consiste de adaptações dos slides da profa. Maria Camila Barioni,

Leia mais

Redação do Trabalho de Conclusão

Redação do Trabalho de Conclusão Redação do Trabalho de Conclusão Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo 2010/1 1 Agenda Estrutura de Tese e Dissertação Elementos

Leia mais

Introdução à Pesquisa em Computação

Introdução à Pesquisa em Computação Introdução à Pesquisa em Computação Prof. Paulo Henrique Mendes Maia, PhD Baseado nos materiais da profa. Dra. Ana Luiza Bessa de Paula Barros Universidade Estadual do Ceará Estrutura da Dissertação Principais

Leia mais

Projeto de Pesquisa. Pós Graduação em Computação Distribuída e Ubíqua. Material fornecido pelo Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2012

Projeto de Pesquisa. Pós Graduação em Computação Distribuída e Ubíqua. Material fornecido pelo Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2012 Pós Graduação em Computação Distribuída e Ubíqua Projeto de Pesquisa Aula 01 Prof. Renato Novais renatonovais@gmail.com Material fornecido pelo Prof. Raul Sidnei Wazlawick UFSC-CTC-INE 2012 Projeto de

Leia mais

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos

Metodologia Científica. Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Metodologia Científica Aula 8 Estrutura de Artigos Científicos Profa. Ms. Daniela Cartoni daniela_cartoni@yahoo.com.br Artigos científicos De acordo com a ABNT (NBR 6022, 2003): Artigo científico é parte

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

O PROJETO DE PESQUISA. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. O PROJETO DE PESQUISA Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. ESTRUTURA DO PROJETO DE PESQUISA Ordem de apresentação do Projeto de Pesquisa: 1. Introdução a) Apresentação b) Definição do problema c) Justificativa

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

Proposta de Projeto de Pesquisa - Iniciação Científica TÍTULO DO TRABALHO

Proposta de Projeto de Pesquisa - Iniciação Científica TÍTULO DO TRABALHO Proposta de Projeto de Pesquisa - Iniciação Científica TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno:... Nome do Orientador:... Nome do Co-orientador (se houver):... São Sebastião/SP de de 2018 NOME DO ALUNO TÍTULO

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia de Produção. Título da Monografia.

Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia de Produção. Título da Monografia. Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia de Produção Título da Monografia Nome Aluno Ouro Preto MG 2017 Nome Aluno Título da Monografia Monografia

Leia mais

COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS

COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS ÉTICA NA ESCRITA CITAÇÕES I. FORMAL, DIRETA OU TRANSCRIÇÃO II. INDIRETA OU PARÁFRASE III.CITAÇÃO DE CITAÇÃO CITAÇÃO FORMAL, DIRETA OU TRANSCRITA É a citação onde você

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

TCC. Evandro Deliberal

TCC. Evandro Deliberal TCC Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal I. O que é o TCC II. Estrutura III. Tema IV. Tipo V. Principais aspectos VI. Referência VII. Objetivo VIII. Dicas

Leia mais

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período

Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período Engenharia de Computação Disciplina: Projeto de Interação Professor: Luis Retondaro Turma: 1 Período 2018-1 CONTEÚDO Conceituação de mídias. Fundamentos de sistemas multimídia. Mídias discretas e contínuas.

Leia mais

Metodologia Científica. Construindo Saberes

Metodologia Científica. Construindo Saberes Metodologia Científica Construindo Saberes Trabalho com Projetos A pesquisa promove saberes Estímulo ao desenvolvimento da ciência Construção e busca por novos conhecimentos Buscar novos horizontes Desenvolvimento

Leia mais

ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica. Prof. Dr. Ricardo dos Reis

ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica. Prof. Dr. Ricardo dos Reis ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica Prof. Dr. Ricardo dos Reis Vista a camisa: Se coloque no lugar do leitor. Se você fosse o leitor, O que você gostaria

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 2. ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO Elemento Pré-Textual O resumo deve conter, de

Leia mais

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO MEMORIAL Memorial é um depoimento escrito relativo à lembrança, à vivência de alguém; memórias. Deve conter um breve relato sobre a história

Leia mais

Corpo da Dissertação ou Tese

Corpo da Dissertação ou Tese PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS PGCEM DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA SEMINÁRIOS Corpo da Dissertação ou Tese 2015/02 Corpo

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

Bons estudos! Profa. Simone Z. Proetti

Bons estudos! Profa. Simone Z. Proetti O presente material foi desenvolvido com o objetivo de auxiliá-lo na construção de trabalhos acadêmicos. Vale ressaltar que a ideia foi mostrar de maneira formal (mais do que textual) como deve ser a construção

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS OS TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Peculiaridades e formas de conduzir seus estudos Thaisa Bueno Uma breve diferenciação antes de começarmos Divulgação científica Jornalismo científico Disseminação científica

Leia mais

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino Institucional:

Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre. Prof.: Msc. Shaiala Aquino  Institucional: Curso: Engenharia Civil Matéria: TCC II Período: X Semestre Prof.: Msc. Shaiala Aquino Email Institucional: sassantos.vic@ftc.edu.br Aula 02: Elaboração de Artigo ARTIGO Artigo Científico de Divulgação;

Leia mais

Preparação de um trabalho de pesquisa: - Hipótese - Método - Resumo - Introdução - Conclusões

Preparação de um trabalho de pesquisa: - Hipótese - Método - Resumo - Introdução - Conclusões CCM002 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Preparação de um trabalho de pesquisa: - Hipótese - Método - Resumo - Introdução - Conclusões Prof. Jesús P. Mena-Chalco jesus.mena@ufabc.edu.br

Leia mais

Elementos fundamentais na construção da monografia

Elementos fundamentais na construção da monografia Elementos fundamentais na construção da monografia Fases do projeto de pesquisa Definição do assunto/tema Problematização/delimitação Cronograma Justificativa Objetivos (geral e específicos) Revisão de

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI - ETEADC CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXXXX, MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO INTEGRANTES (NOME COMPLETO) LOCAL MÊS /ANO INTEGRANTES (NOME COMPLETO)

Leia mais

COMO ESCREVER UMA INTRODUÇÃO?

COMO ESCREVER UMA INTRODUÇÃO? PREPARAÇÃO PARA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO COMO ESCREVER UMA INTRODUÇÃO? OFICINA DE ARTIGOS A Introdução com revisão Prof. Dr. João Gilberto Mendes dos Reis Adaptação: Prof. Dr. Rodrigo Couto Santos

Leia mais

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EXATAS. Paulo R. S. Gomes Instituto de Física da UFF

PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EXATAS. Paulo R. S. Gomes Instituto de Física da UFF PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EXATAS Paulo R. S. Gomes Instituto de Física da UFF A Importância de publicar Prestação de contas à sociedade, divulgando o que aprendeu e descobriu, com o

Leia mais

Como escrever um super-artigo

Como escrever um super-artigo 15 de maio de 2009 A idéia de publicar A idéia de publicar Falso Nós escrevemos artigos para impressionar os outros, ganhar reconhecimento e ser promovido. A idéia de publicar Falso Nós escrevemos artigos

Leia mais

SCC METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA EM COMPUTAÇÃO

SCC METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA EM COMPUTAÇÃO SCC 5933 - METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA EM COMPUTAÇÃO NÍVEIS DE EXIGÊNCIA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO: ARTIGOS, DISSERTAÇÕES E TESES. PLÁGIO. TÉCNICAS E FERRAMENTAS DE SUPORTE À ESCRITA Profa. Sandra

Leia mais

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MANUAL PARA DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE TRABALHO DE CONCLUSAO DE CURSO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sumário PREFÁCIO...3 MODELO DA DOCUMENTAÇÃO...3 1. INTRODUÇÃO AO DOCUMENTO...3 1.1. Tema...3 2. DESCRIÇÃO

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM LOGÍSTICA. TÍTULO EM NEGRITO, CAIXA ALTA: subtítulo, se houver 1

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM LOGÍSTICA. TÍTULO EM NEGRITO, CAIXA ALTA: subtítulo, se houver 1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO ESTRATÉGICA EM LOGÍSTICA TÍTULO EM NEGRITO, CAIXA ALTA: subtítulo, se houver 1 Nome do acadêmico 2 ORIENTADOR:Nome do orientador 3 RESUMO Inserir aqui o resumo do trabalho,

Leia mais

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras)

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS TECNOLÓGICOS E AMBIENTAIS Universidade de Sorocaba Orientações para elaboração de projeto de pesquisa de pós-graduação O projeto deve conter no mínimo três e no máximo

Leia mais

Metodologia Científica

Metodologia Científica Um guia prático Profa. Dra. Helena Caseli DC/UFSCar helenacaseli@dc.ufscar.br Contextualização O que é pesquisa? Pesquisa é simplesmente reunir informações necessárias para encontrar resposta para uma

Leia mais

COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS

COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS Profa. Tereza Neuma de Castro Dantas (SLIDES) Referência AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos, Editora Universitária-UFPB, 2ªEd., João Pessoa, 2007.

Leia mais

NO PROJETO DEFINE-SE:

NO PROJETO DEFINE-SE: O QUE É UM PROJETO? Projeto, do latin pro-jicere: literalmente é colocar adiante. A elaboração de qualquer projeto depende de dois fatores fundamentais: - A capacidade de construir uma imagem mental de

Leia mais

Regulamento para elaboração do Trabalho de Conclusão de Estágio do Curso de Bacharelado em Administração - IF Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena

Regulamento para elaboração do Trabalho de Conclusão de Estágio do Curso de Bacharelado em Administração - IF Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena Regulamento para elaboração do Trabalho de Conclusão de Estágio do Curso de Bacharelado em Administração - IF Sudeste de Minas Gerais Campus Barbacena O Trabalho de Conclusão de Estágio deverá envolver

Leia mais

RESUMO ABNT. 8. Texto- (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) O texto deve ser dividido em 3 partes, a saber:

RESUMO ABNT. 8. Texto- (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) O texto deve ser dividido em 3 partes, a saber: RESUMO ABNT 1. Capa (ELEMENTO OBRIGATÓRIO) Na Capa deve constar: O nome da Instituição, Curso, Autor, Título, Cidade e Ano. 2. Folha de rosto (ELEMENTO OBRIGATÓRIO). Na folha de rosto devem constar os

Leia mais

RELATÓRIO FINAL Disciplina de Estágio Obrigatório

RELATÓRIO FINAL Disciplina de Estágio Obrigatório RELATÓRIO FINAL Disciplina de Estágio Obrigatório Como orientação e para facilitar a elaboração, apresentamos a seguir um roteiro de relatório final, que poderá ser utilizado pelo estudante e pelo supervisor

Leia mais

Estágio I. Prof. Jader Costa

Estágio I. Prof. Jader Costa Estágio I Prof. Jader Costa Estágio I Apresentação da disciplina; Metodologia da disciplina (elaboração do projeto); Avaliação da disciplina; Dicas/Sugestões ( temas/ bibliografia); MÉTODOS E TÉCNICAS

Leia mais

Relatório científico. 1. Objetivos do relatório na disciplina. 2. Organização do relatório

Relatório científico. 1. Objetivos do relatório na disciplina. 2. Organização do relatório Relatório científico (extraído da apostila de Física Experimental I de J. H. Vuolo et. al.) Nesta seção são apresentadas algumas regras gerais para se escrever um relatório e também os critérios de correção

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini. Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é

A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini. Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é necessário que o pesquisador tenha feito a escolha do

Leia mais

Estágio II. - Apresentação da disciplina; - Metodologia da disciplina (elaboração do projeto);

Estágio II. - Apresentação da disciplina; - Metodologia da disciplina (elaboração do projeto); Estágio II - Apresentação da disciplina; - Metodologia da disciplina (elaboração do projeto); - Avaliação da disciplina; - Dicas/Sugestões ( temas/ bibliografia); Apresentação da Disciplina ESTÁGIO II

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DESPORTIVA E DE LAZER ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO TEXTUAL DO TRABALHO FINAL Porf.a Paulina Gomes 1 INTRODUÇÃO Este roteiro apresenta, de forma resumida, os passos a

Leia mais

Apresentação da disciplina

Apresentação da disciplina Prof. Eduardo Giugliani METODOLOGIA DE PESQUISA EM ENGENHARIA Aula (3) http://www.feng.pucrs.br/professores/giugliani/ TEXTO BÁSICO DE APOIO Prof a Joana Siqueira de Souza / Prof. Fernando de Oliveira

Leia mais

MARGENS margem superior e esquerda: 3,0 cm; margem inferior e direita: 2,0 cm; margem de parágrafos: 2,0 cm a partir da margem esquerda.

MARGENS margem superior e esquerda: 3,0 cm; margem inferior e direita: 2,0 cm; margem de parágrafos: 2,0 cm a partir da margem esquerda. MODELO DE PROJETO COMISSÃO DE PESQUISA INSTRUÇÕES PARA REDAÇÃO DO TEXTO: FORMATAÇÃO PAPEL Folha branca, formato A4 (21cm x 29,7cm) FONTE Arial o Títulos de capa e folha de rosto: tamanho 14 (negrito e

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO FERNANDO FERRARI CURSO DE ENSINO MÉDIO [A capa não é contada na numeração] TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO (se houver) INTEGRANTE 1 INTEGRANTE 2 INTEGRANTE 3 Campo Bom 2017

Leia mais

Aula 2 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Pesquisa em Computação. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 2 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Pesquisa em Computação. Profa. Elaine Faria UFU Aula 2 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Pesquisa em Computação Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Agradecimentos Este material Consiste de adaptações dos slides da profa. Maria Camila Barioni,

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Curso

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Curso PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Universidade Tecnológica Federal do Paraná Departamento Acadêmico de Eletrotécnica Curso Algumas Informações Importantes: a) O modelo da proposta está especificado

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO NOTA 1 - o aluno que for realizar experimento que envolva pesquisa com seres humanos deverá elaborar um PROJETO DE PESQUISA e submetê-lo ao

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

Sugestões para cada seção

Sugestões para cada seção Escrever um Artigo Científico não das tarefas mais fáceis, mas com um as dicas (a seguir), que preparamos para auxiliar estudantes que precisam desenvolver textos científicos, ficará muito mais fácil.

Leia mais

Proposta de Projeto de TCC 3

Proposta de Projeto de TCC 3 Proposta de Projeto de TCC 3 Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel Aula 3 A Proposta de Projeto de TCC Estrutura Básica de uma proposta de Projeto de TCC A estrutura escolhida deve oferecer ao pesquisador,

Leia mais

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE 1 INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE Projeto de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso Ribeirão Preto 2012 2 Escolher um tema para o trabalho de conclusão de curso e redigir o seu projeto causam

Leia mais

TÍTULO DA MONOGRAFIA

TÍTULO DA MONOGRAFIA Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Escola de Minas Departamento de Engenharia de Produção TÍTULO DA MONOGRAFIA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DO CURSO EM ENGRNHARIA DE PRODUÇÃO NOME

Leia mais

A escrita científica é útil para divulgar qualquer trabalho científico, ou seja, a pesquisa.

A escrita científica é útil para divulgar qualquer trabalho científico, ou seja, a pesquisa. A escrita científica é útil para divulgar qualquer trabalho científico, ou seja, a pesquisa. Ela se dá por meio de: Artigos Científicos, Teses, Dissertações, etc. Assim, deve-se exercitar: coesão, precisão,

Leia mais

Escrita de Artigo FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA FACULDADE FUCAPI ALEX FELEOL

Escrita de Artigo FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA FACULDADE FUCAPI ALEX FELEOL FUNDAÇÃO CENTRO DE ANÁLISE, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA FACULDADE FUCAPI ALEX FELEOL Information Security Specialist MCT MCITP MCSA MCTS MCP CLA FCP FCP Master Security+ 2 Conceituação Um artigo científico

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA - UFRA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS I JORNADA UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA UFRA NORMAS GERAIS PARA A INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS Condições Gerais: (Artigo Cientifico) Somente serão consideradas pelo Comitê Científico comunicações que se pautarem em normas de formatação da Associação Brasileira

Leia mais

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão ARTIGO Neste capítulo, vamos abordar os aspectos que envolvem a produção de um artigo acadêmico (científico), que tem autoria declarada e pode ser publicado em revistas técnicas e científicas. No meio

Leia mais

Resumo. Profª. Michele Fúlvia Angelo.

Resumo. Profª. Michele Fúlvia Angelo. Universidade Estadual de Feira de Santa Departamento de Tecnologia Curso de Engenharia de Computação Resumo Profª. Michele Fúlvia Angelo mfangelo@ecomp.uefs.br Resumo São instrumentos obrigatórios de trabalho

Leia mais

REDIGINDO O RELATÓRIO DE PESQUISA

REDIGINDO O RELATÓRIO DE PESQUISA Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br REDIGINDO O RELATÓRIO DE PESQUISA SELLTIZ, WRIGHTSMAN & COOK. KIDDER, L.H. (org.). Métodos de Pesquisa nas Relações Sociais, vol. 3 Análise de Resultados. São

Leia mais

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada Seguir a mesma carreira por toda a vida pode parecer um conceito ultrapassado pelas mudanças

Leia mais

PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Disciplina : LOQ 4088 PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Lorena, Fevereiro 2015 1 PREPARAÇÃO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO Resumo Palavras chaves Título do artigo Autores Identificação dos autores 1. Introdução

Leia mais

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1. Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1. Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE PESQUISA PROJETO INTEGRADOR 1 Professoras: Andresa S. Soares e Gizelle Kaminski Corso O PROJETO FOLHA DE ROSTO TEMA TÍTULO 1 O PROBLEMA 2 JUSTIFICATIVA 3 OBJETIVOS

Leia mais

Aula 3 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Preparação de um Trabalho de Pesquisa. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 3 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Preparação de um Trabalho de Pesquisa. Profa. Elaine Faria UFU Aula 3 Metodologia de Pesquisa em Ciência da Computação Preparação de um Trabalho de Pesquisa Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Agradecimentos Este material Consiste de adaptações dos slides da profa. Maria

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EMPRESA : ALUNO : (centralizado)

RELATÓRIO DE ESTÁGIO EMPRESA : ALUNO : (centralizado) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO EMPRESA : ALUNO : (centralizado)

Leia mais

MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MANUAL DO PROJETO INTEGRADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Bauru 2019 Versão Março 1 Cláudia Mansani Queda de Toledo Diretora Geral Rodrigo Guarnetti Coordenador do Curso de Engenharia de Produção

Leia mais

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA VICTOR CIVITA FATEC TATUAPÉ CURSO DE TECNOLOGIA EM XXXXXXXXXX

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA VICTOR CIVITA FATEC TATUAPÉ CURSO DE TECNOLOGIA EM XXXXXXXXXX Modelo de Relatório técnico-científico baseado na NBR 10719, 1989. CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA VICTOR CIVITA FATEC TATUAPÉ CURSO DE TECNOLOGIA EM XXXXXXXXXX

Leia mais

Potencializando a sua Iniciação

Potencializando a sua Iniciação Potencializando a sua Iniciação BEM-VINDAS!!! UMA EQUIPE É MUITO MAIS DO QUE A SOMA DE SUAS PARTES HÁ 40 % DE GANHOS HÁ LIMITE 4%, 6 %, 8 % o 12 % DE GANHOS ILIMITADOS Os seus ganhos com suas vendas podem

Leia mais

Orientação de Estágio Supervisionado III

Orientação de Estágio Supervisionado III Orientação de Estágio Supervisionado III Profa. Sandra Sequeira Local de Realização dos Estágios Públicas Organizações Não Governamentais Privadas Áreas de Realização dos Estágios As áreas para efeito

Leia mais

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA.

NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. ANEXO 02 DA RESOLUÇÃO CGESA Nº 001, DE 27 DE MARÇO DE 2013. NORMAS PARA REDAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO (TCC) DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA. A estrutura do TCC deverá ser composta por pré-texto,

Leia mais

(ESPAÇO PARA SER COLOCADO O TÍTULO DO TRABALHO)

(ESPAÇO PARA SER COLOCADO O TÍTULO DO TRABALHO) (CAPA) (ESPAÇO PARA SER COLOCADO O NOME DA INSTITUIÇÃO) (ESPAÇO PARA SER COLOCADO O NOME DO AUTOR) (ESPAÇO PARA SER COLOCADO O TÍTULO DO TRABALHO) (ESPAÇO PARA SER COLOCADA A CIDADE - ESTADO) (ESPAÇO PARA

Leia mais

Quem não se comunica, se estrumbica!

Quem não se comunica, se estrumbica! Quem não se comunica, se estrumbica! Por que fazemos apresentações? Persuasão: convencer a audiência a seguir determinada ação. Instrução: mostrar aos outros como realizar determinada tarefa (p.ex. demonstração

Leia mais

NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2)

NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 1) NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA (AUTOR 2) TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) AUTOR(ES) EM

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza

Trabalho de Conclusão de Curso Prof a Joana Siqueira de Souza REFERENCIAL TEÓRICO METODOLGIA DE PESQUISA Referencial Teórico (CAPITULO 2) O referencial teórico contempla uma revisão da literatura referente aos assuntos abordados no desenvolvimento do trabalho. Deve

Leia mais

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE

FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E NEGÓCIOS NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE PLANO DE MARKETING NOME DA EMPRESA / SEGMENTO AMERICANA 2016 FACULDADE DE AMERICANA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos Engenharia de Requisitos Introdução a Engenharia de Requisitos Professor: Ricardo Argenton Ramos Engenharia de Software I 2013.2 Slide 1 Objetivos Introduzir a noção de requisitos do sistema e o processo

Leia mais

3. As Etapas da Pesquisa. TCC Profº Carlos José Maria Olguín

3. As Etapas da Pesquisa. TCC Profº Carlos José Maria Olguín 3. As Etapas da Pesquisa TCC 2013. Profº Carlos José Maria Olguín prof.olguin@gmail.com carlos.olguin@unioeste.br Sumário Escolhendo o Objetivo de Pesquisa; A Revisão Bibliográfica; O Objetivo; O Método

Leia mais

PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade I Metodologia de desenvolvimento a ser adotada. Luiz Leão

PROJETO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Unidade I Metodologia de desenvolvimento a ser adotada. Luiz Leão Unidade I Metodologia de desenvolvimento a ser adotada Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Conteúdo Programático Apresentar o conceito de TCC Discutir os aspectos elementares relacionados

Leia mais

Análise da Informação Económica e Empresarial

Análise da Informação Económica e Empresarial Análise da Informação Económica e Empresarial Aula 4: Noções fundamentais sobre a realização de trabalho empírico em Economia e Gestão tratamento de informação e elaboração de relatórios Análise da Informação

Leia mais

PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO. Tecnologia em Processos Gerenciais

PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO. Tecnologia em Processos Gerenciais PIM PROGRAMA DE INTEGRAÇÃO COM O MERCADO GUIA DE CURSO Tecnologia em Processos Gerenciais JUN/2012 2 S U M Á R I O 1. INTRODUÇÃO...3 2. O QUE DEVE CONSTAR NO TRABALHO DE APLICAÇÃO TECNOLÓGICA...3 3. O

Leia mais

Aula 1 Projeto de Formatura PF2. PSI2594 2º. Semestre 2014

Aula 1 Projeto de Formatura PF2. PSI2594 2º. Semestre 2014 Aula 1 Projeto de Formatura PF2 PSI2594 2º. Semestre 2014 Agenda Revisão de PF1 Apresentação do PF2 Discussão Sumário Projeto de Formatura I Caderno de Engenharia Relatório Final Apresentações Prova de

Leia mais

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA São Luis 2016 FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP CURSO DE... NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) TÍTULO: subtítulo da pesquisa (se houver) São Luís

Leia mais

Apresentação de Trabalho

Apresentação de Trabalho Apresentação de Trabalho Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda n Importância da Apresentação n O que falar? n Para quem

Leia mais

Redação de Artigos Científicos

Redação de Artigos Científicos Redação de Artigos Científicos Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo 2010/1 Agenda Por que escrever um artigo? Para quem escrever

Leia mais

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA

ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA ANEXO II PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA A elaboração da monografia deve ter como referência a ABNT NBR 14724:2011, disponível no Portal BU/UFSC (http://portalbu.ufsc.br/normalizacao-de-trabalhos-2/),

Leia mais

ROTEIRO DE TCC* 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?)

ROTEIRO DE TCC* 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?) ROTEIRO DE TCC* TÍTULO: Deve ser claro e expressar a ideia central do TCC. 1. INTRODUÇÃO (QUAL O TEMA? E PROBLEMA?) Na introdução o pesquisador deverá explicar o assunto que deseja desenvolver. Na introdução

Leia mais

RESUMO ESTRUTURA DO ARTIGO E DA MONOGRAFIA. Título - Autoria - Elementos Currículo -

RESUMO ESTRUTURA DO ARTIGO E DA MONOGRAFIA. Título - Autoria - Elementos Currículo - RESUMO ESTRUTURA DO ARTIGO E DA MONOGRAFIA Partes Artigo Monografia Título - Autoria - Elementos Currículo - - Capa - Folha de Rosto - Ficha Catalográfca Pré-textuais - Errata - Folha de Aprovação - Dedicatória

Leia mais

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOS

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOS ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL POLIVALENTE DE AMERICANA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOS 2008 Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico CETEC 25 INTRODUÇÃO O Trabalho de

Leia mais

Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC

Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC Tam. da figura: 4,0 x 10 cm NORMAS PARA REDAÇÃO DO PROJETO FINAL DE CURSO PFC INCONFIDENTES-MG 2014 Este documento tem por finalidade disciplinar a apresentação de trabalhos científicos (Projeto Final

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE UniRV

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE UniRV Cadastro do Projeto Final de Curso 1. Instruções Enviar o formulário preenchido para e-mail do professor da disciplina do Projeto Final de Curso e aguardar aviso de recebimento. A cópia eletrônica será

Leia mais

Técnicas de Programação

Técnicas de Programação Técnicas de Programação Algoritmos Anderson Gomes Eleutério Lógica A lógica de programação é necessária para pessoas que desejam trabalhar com desenvolvimento de sistemas e programas, ela permite definir

Leia mais