Estágio II. - Apresentação da disciplina; - Metodologia da disciplina (elaboração do projeto);

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estágio II. - Apresentação da disciplina; - Metodologia da disciplina (elaboração do projeto);"

Transcrição

1

2 Estágio II - Apresentação da disciplina; - Metodologia da disciplina (elaboração do projeto); - Avaliação da disciplina; - Dicas/Sugestões ( temas/ bibliografia);

3 Apresentação da Disciplina ESTÁGIO II Eu sou o Professor Orlando Pessanha Sejam todos muito bem vindos ao Curso! Estudar a distância não é uma tarefa simples, pois é necessário um pouco mais de cuidado do que no Ensino Presencial, e principalmente, MUITA ORGANIZAÇÃO E DISCIPLINA nos estudos. Para auxiliá-los seguem algumas orientações relacionadas aos documentos disponíveis no ambiente:

4 1. PLANO DE ENSINO da disciplina e o CRONOGRAMA SEMESTRAL. Estes são os primeiros documentos que você deverá ler. Monte uma agenda com as datas previstas no CRONOGRAMA e tente combinar estas com as suas atividades profissionais, para que não haja prejuízo nas duas. AVALIAÇÕES Monte também uma programação diária de estudos, de modo que você chegue nas datas das avaliações tendo estudado todo o conteúdo previsto.

5 2. LIVRO e Materiais de Apoio complementar. Estudar o livro texto é fundamental para um bom desempenho na disciplina, caso queira buscar outras referências, você pode buscá-las no material de Apoio Complementar E lembre-se: Qualquer problema ou dúvida relacionada a disciplina procure primeiro o professor! Nossa função aqui é sempre auxiliá-los da melhor forma possível

6 VEJAMOS ALGUNS PONTOS IMPORTANTES DA DISCIPLINA: 1) Regulamento de Estágio Supervisionado, 2) Relatório de Acompanhamento de Estágio e 3) As etapas que caracterizam o estágio supervisionado II.

7 A disciplina de Estágio Supervisionado II tem como objetivo geral Propiciar a complementação do ensino e da aprendizagem, a fim de se constituir em elemento de integração entre teoria e prática. TEORIA UNIVERSIDADE PRÁTICA - EMPRESA

8 LIVRO DISPONÍVEL NO AVA Unidade 1 Introdução ao Estágio Supervisionado II - O Regulamento de Estágio Supervisionado: é o principal documento e tem por finalidade normalizar todas as atividades de estágio; portanto, leia-o e consulte-o sempre que tiver dúvidas. - Preenchimento do Relatório de Acompanhamento do Estágio: de acordo com o item VII do Art. 2º do Regulamento de Estágio Supervisionado é um documento em que o aluno deverá copiá-lo e iniciar seu preenchimento.

9 Unidade 2 Etapas do Estágio Supervisionado II A definição do tema do projeto: 1) um tema o qual seja de farta bibliografia, que você conheça as rotinas e procedimento, ou seja, fruto de seu dia-a-dia e de preferência que seja a área na qual você trabalha. Importante: - Identificar a bibliografia necessária para o referencial teórico que embasará todo o seu trabalho.

10 Unidade 3 Estrutura do Relatório Parcial (RP) e Modelo de Relatórios Estagiário: Aluno Supervisor : Chefe imediato Coordenador/Orientador: Professor

11 Unidade 4 Orientação para a apresentação e critérios de avaliação Instrumentos de avaliação: Empresa ----->>> Relatórios de Acompanhamento Universidade >>>> Revisão do Projeto de Pesquisa (TCC) >>>> Apresentação do TCC

12 MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA CIENTÍFICA Primeiros passos: Leitura entender, avaliar, explicar, discutir e aplicar o que leu. Resumo e análise de texto PROJETO: escolha do tema, estabelecimento dos objetivos, escolha do tipo de resumo, levantamento do material de pesquisa

13 PROJETO DE PESQUISA Escolha do Tema A escolha do tema depende do assunto a ser desenvolvido. O tema é sempre algo muito vasto e necessita ser delimitado. Delimitar: Quando?, Onde?, Quem? Ou seja, Tempo, Local e Pessoas

14 O limite das capacidades do pesquisador em relação ao tema pretendido. É preciso que o pesquisador tenha consciência de sua limitação de conhecimentos para não entrar num assunto fora de sua área. Existem dois fatores principais que interferem na escolha de um tema Fatores internos Afetividade em relação a um tema ou alto grau de interesse pessoal. Para se trabalhar uma pesquisa é preciso ter um mínimo de prazer nesta atividade. Tempo disponível para a realização do trabalho de pesquisa. Temos que levar em consideração a quantidade de atividades que teremos que cumprir para executar o trabalho

15 Fatores Externos A significação do tema escolhido, sua novidade, sua oportunidade e seus valores acadêmicos e sociais. Na escolha do tema devemos tomar cuidado para não executarmos um trabalho que não interessará a ninguém. O limite de tempo disponível para a conclusão do trabalho. Quando a instituição determina um prazo. Material de consulta e dados necessários ao pesquisador. Muitas vezes o tema escolhido é pouco trabalhado por outros autores e não existem fontes secundárias para consulta.

16 INTRODUÇÃO 1. O PROBLEMA 2. OBJETIVO 2.1. Objetivos Gerais 2.2 Objetivos Específicos 3. REFERENCIAL TEÓRICO 4. METODOLOGIA 5. CRONOGRAMA 6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

17 Introdução É o cartão de visitas para o leitor de seu projeto, é uma forma de situar o leitor sobre o conteúdo do que virá a seguir, de inseri-lo no contexto do assunto e no que ele verá nas próximas páginas. O texto da introdução deve apresentar o tema.

18 Problema É o que fundamenta o desenvolvimento do trabalho de pesquisa não é o tema selecionado, mas sim uma questão que precisa ser respondida. Essa questão, que dá sentido ao projeto e é responsável por direcionar a produção do projeto, é a problematização. Todo conhecimento científico surge a partir do interesse em se investigar um determinado tema na tentativa de encontrar a solução para algum problema identificado.

19 Objetivos Dois dos componentes essenciais de um projeto de conclusão de curso são os Objetivos geral e Específicos, responsáveis por apresentar o direcionamento da pesquisa e os resultados esperados com o trabalho acadêmico.

20 Objetivos O Objetivo Geral é o elemento que resume e apresenta a ideia central do trabalho acadêmico. Ele deve expressar de forma clara qual é a intenção daquele projeto de pesquisa que descreve e delimitar qual será o escopo do trabalho. Outro elemento importante para a estrutura do projeto, o Objetivo Específico apresenta os resultados que se pretende alcançar com a pesquisa de forma mais detalhada. Também busca relacionar mais profundamente o objeto do trabalho e suas particularidades, contribuindo para a delimitação do tema.

21 Referencial Teórico No referencial teórico é onde se discutem os diferentes pontos de vista de autores diferentes sobre o mesmo assunto. Ele se consiste em expor as ideias e com o intuito de fazer com que os leigos absorvam o máximo de conteúdo possível (LOPES, 2006). Conhecer a literatura referente ao tema é fundamental para quem irá começar um trabalho científico. Buscar por citações de pesquisadores que tiveram seus trabalhos publicados em fontes confiáveis é a melhor maneira para isso (VITOLO, 2012).

22 Metodologia A metodologia de um Trabalho de pesquisa é o que pauta todo o trabalho em bases sólidas que atribuam autenticidade, confiabilidade e valor acadêmico à monografia e todo seu processo de produção. Em outras palavras, antes de escrever qualquer conteúdo sobre o tema do seu projeto, é preciso ter clareza na metodologia, os processos e modo de execução que será utilizado para se atingir os objetivos do trabalho acadêmico.

23 Cronograma Para entender o que é cronograma, vamos à origem dessa palavra. Ela veio do grego, onde khronos significa "tempo" e gramma significa "algo escrito ou desenhado". Ou seja, cronograma é uma representação, gráfica ou não, do tempo investido em determinada tarefa.

24 Referências Estabelecer uma distinção clara entre o seu próprio trabalho e o trabalho publicado por outros, mostrando como o trabalho dos outros contribuiu para o seu próprio trabalho; Especificar a localização precisa dos conteúdos citados na sua publicação de modo a que os leitores possam consultálos, se assim pretenderem.

25 Avaliação da disciplina 1. Aluno(a), você será submetido a duas (2) avaliações: Trabalho Prático (TP): Envio do Trabalho Prático pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (equivale a 10,0 pontos); Momento Presencial Obrigatório Prática (MPO): Apresentação do Trabalho Prático no Polo (equivale a 10,0 pontos). 2. A sua Média Final da Disciplina (MF) será apurada, da seguinte forma: MF = (TP + (MPO))/2 -- AV Se a Média da Disciplina (MF) for igual ou inferior a 5,9 (cinco vírgula nove) pontos, o aluno estará reprovado; Se a Média da Disciplina (MF) for igual ou superior a 6,0 (seis), o aluno estará aprovado na disciplina.

26

27 Dicas e sugestões Determine com antecedência que bibliotecas, agências governamentais ou particulares, instituições, indivíduos ou acervos deverão ser procurados. Após a escolha do assunto, o pesquisador deve decidir ou pelo estudo de todo o universo da pesquisa ou apenas sobre uma amostra. Neste caso, será aquele conjunto de informações que lhe possibilitará a escolha da amostra, que deve ser representativa ou significativa. (MARCONI E LAKATOS, 2013)

28 Dicas e sugestões Citação é a menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte, Citação direta se destaca por ser a transcrição textual dos conceitos do autor consultado. Destacar a fonte entre aspas, quando citação breve de até três linhas no mesmo parágrafo; Na metodologia você poderá constituir seus estudos em fases: a primeira voltada para revisão bibliográfica, onde seriam analisados os principais pontos, a Segunda voltada para uma pesquisa de campo, através de questionários onde seriam levantados os indicadores.

29 Dicas e sugestões Defina os limites da pesquisa. Você tem que saber exatamente onde aplicará a sua pesquisa. Em outras palavras, tenha em mente o que será o seu objeto de estudo. A obtenção da amostragem de um determinado tema é fundamental para o êxito da sua pesquisa, para isso. Definir o tema; Definir o problema da pesquisa; Definir os limites da pesquisa; Montar a delimitação do tema.

30 LOPES, Jorge et al. O fazer do trabalho científico em ciências sociais aplicadas. Recife: Universitária da UFPE, MARCONI, Marina de A. & LAKATOS, Eva. M. Técnicas de pesquisa. 7ª. Ed. São Paulo: Atlas, SIMÃO, Márcia & BARCELOS, Roberta. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. Niterói: Universo, Conforme regulamento próprio. Regulamento de Estágio Supervisionado. META Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos/ Universidade Salgado de Oliveira, Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa; Organizadoras Márcia Simão, Roberta Barcelos. Niterói, VITOLO, M. R. Como fazer seu trabalho de conclusão de curso em nutrição. Rio de Janeiro: Rubio, 2012.

Estágio I. Prof. Jader Costa

Estágio I. Prof. Jader Costa Estágio I Prof. Jader Costa Estágio I Apresentação da disciplina; Metodologia da disciplina (elaboração do projeto); Avaliação da disciplina; Dicas/Sugestões ( temas/ bibliografia); MÉTODOS E TÉCNICAS

Leia mais

O PROJETO DA PESQUISA

O PROJETO DA PESQUISA CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Curso de Design Disciplina: Projeto de Graduação I Professora Kátia Paulino O PROJETO DA PESQUISA 1. Escolha do Tema Existem dois fatores principais que interferem na

Leia mais

MANUAL DE ESTUDO NO AMBIENTE VIRTUAL A DISTÂNCIA CURSOS DE GRADUAÇÃO

MANUAL DE ESTUDO NO AMBIENTE VIRTUAL A DISTÂNCIA CURSOS DE GRADUAÇÃO MANUAL DE ESTUDO NO AMBIENTE VIRTUAL A DISTÂNCIA CURSOS DE GRADUAÇÃO FEVEREIRO, 2019 1. ORIENTAÇÕES GERAIS, DOCUMENTOS DAS DISCIPLINAS E BIBLIOTECA VIRTUAL Caro (a) aluno(a) Aprender requer organização

Leia mais

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FEDERAL DE INSTITUTO E EDUCAÇÃO CIÊNCIA TECNOLOGIA DE MATO GROSSO - OCTAYDE JORGE DA SILVA NOME COMPLETO (Negrito, Tamanho 14, centralizado e Letras Maiúsculas) MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

Leia mais

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2)

NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 1) NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES) (PESQUISADOR 2) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA: SUBTÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA, SE HOUVER RIO DO SUL ANO NOME(S) DO(S) PESQUISADOR(ES)

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO

MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL ANTÔNIO DOURADO CAVALCANTI - ETEADC CURSO TÉCNICO EM XXXXXXXXXX, MODELO DE DOCUMENTO DO PROJETO INTEGRADOR TÍTULO INTEGRANTES (NOME COMPLETO) LOCAL MÊS /ANO INTEGRANTES (NOME COMPLETO)

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA

METODOLOGIA DA PESQUISA METODOLOGIA DA PESQUISA Curso de Extensão em Cerimonial, Etiqueta, Protocolo e Evento (CECEPE) Professora Suzane Maranduba objetivo OBJETIVO Propiciar ao Estagiário do CECEPE 2015 a aquisição dos conhecimentos

Leia mais

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos.

Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor a assimilar conhecimentos e valores instituídos. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS GÊNERO ACADÊMICO-CIENTÍFICO Prof. Mestre Carina Lima Função social: apresenta como objetivo básico instruir, ensinar, ou seja, levar o leitor

Leia mais

Elementos fundamentais na construção da monografia

Elementos fundamentais na construção da monografia Elementos fundamentais na construção da monografia Fases do projeto de pesquisa Definição do assunto/tema Problematização/delimitação Cronograma Justificativa Objetivos (geral e específicos) Revisão de

Leia mais

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA

FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA São Luis 2016 FACULDADE SANTA FÉ/ IDESP CURSO DE... NOME COMPLETO DO (A) ALUNO(A) TÍTULO: subtítulo da pesquisa (se houver) São Luís

Leia mais

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI

HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI HILDEGARD GOUVEA DIEHL MÍRIAM SOARES DOTI MANUAL DE ORIENTAÇÃO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA: PROJETOS DE PESQUISA NOVA LIMA 2017 APRESENTAÇÃO Este manual traz instruções para a elaboração e apresentação de

Leia mais

TCC. Evandro Deliberal

TCC. Evandro Deliberal TCC Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal I. O que é o TCC II. Estrutura III. Tema IV. Tipo V. Principais aspectos VI. Referência VII. Objetivo VIII. Dicas

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO 1. INTODUÇÃO...01 1. 1. Importância do Projeto...01 1.2. Modelo de Projeto de Pesquisa...03. 2. O TEMA...04 2.1. Delimitação do Tema...04 3 JUSTIFICATIVA...

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07

FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE BACABAL FEBAC Credenciamento MEC/Portaria: 472/07 Resolução 80/07 BACABAL-MA 2012 ESTÁGIO PROFISSIONAL CURRICULAR SUPERVISIONADO - EPCS INSTRUÇÕES REGULADORAS 1. FINALIDADE As presentes instruções destinam-se a orientar o corpo docente e discente, bem como os setores

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA EM BIOTECNOLOGIA VEGETAL

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA EM BIOTECNOLOGIA VEGETAL ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA EM BIOTECNOLOGIA VEGETAL Aprovado em 23 de maio de 2018 Este roteiro foi produzido para orientar os estudantes do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia

Leia mais

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Disciplina: Estágio Supervisionado Professora: Zélia Cunegundes

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Disciplina: Estágio Supervisionado Professora: Zélia Cunegundes 1 UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA Disciplina: Estágio Supervisionado Professora: Zélia Cunegundes O que sabemos é uma gota, o que ignoramos um oceano. (Isaac Newton) SUGESTÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO

Leia mais

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC

UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC UNIÃO EDUCACIONAL DO NORTE FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO FACULDADE DO ACRE INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO ACRE PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIC AUTOR (ES) AUTOR (ES) TÍTULO DO PROJETO RIO BRANCO

Leia mais

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006.

Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. 1 Projeto de Pesquisa Algumas considerações sobre os elementos que o constitui, de acordo com a NBR 15287:2006. É relevante salientar que a ordem de apresentação dos elementos textuais e pós-textuais obrigatórios

Leia mais

Instrumentos da pesquisa

Instrumentos da pesquisa Instrumentos da pesquisa Introdução A pesquisa envolve diversos mecanismos para sua realização, desde a escolha do tema aos resultados, o seu processo de desenvolvimento necessita de certos instrumentos

Leia mais

Título do projeto: subtítulo

Título do projeto: subtítulo ANEXO 05 ao Edital nº 001/2016 PPGDH MODELO DO PROJETO DE PESQUISA Número de páginas: mínimo de 10 e máximo de 15 Título do projeto: subtítulo Nome completo do(a) Mestrando(a) João Pessoa-PB Mês / ano

Leia mais

Título do projeto: subtítulo. Nome completo do(a) Mestrando(a)

Título do projeto: subtítulo. Nome completo do(a) Mestrando(a) ANEXO 05 ao Edital nº 001/2016 PPGDH MODELO DO PROJETO DE PESQUISA Número de páginas: mínimo de 10 e máximo de 15 Título do projeto: subtítulo Nome completo do(a) Mestrando(a) João Pessoa-PB Mês / ano

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN DEPARTAMENTO DE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN DEPARTAMENTO DE 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS FREDERICO WESTPHALEN DEPARTAMENTO DE TÍTULO E SUBTÍTULO DO PROJETO Tipo de projeto (marcar a opção com um X): ( ) Ensino ( ) Pesquisa

Leia mais

Organização Solange Sprandel da Silva Itaira Susko Gabriel Bonetto Bampi Ivanir Techio da Silva Josiane Carine Spuldaro Camila Candeia Paz Fachi

Organização Solange Sprandel da Silva Itaira Susko Gabriel Bonetto Bampi Ivanir Techio da Silva Josiane Carine Spuldaro Camila Candeia Paz Fachi Organização Solange Sprandel da Silva Itaira Susko Gabriel Bonetto Bampi Ivanir Techio da Silva Josiane Carine Spuldaro Camila Candeia Paz Fachi GUIA DE PESQUISA Pós-Graduação Lato Sensu UnC UNIVERSIDADE

Leia mais

METODOLOGIA CIENTÍFICA MÓDULO II

METODOLOGIA CIENTÍFICA MÓDULO II METODOLOGIA CIENTÍFICA MÓDULO II Tipos de Pesquisa Pesquisa Experimental: É toda pesquisa que envolve algum tipo de experimento. Exemplo: Pinga-se uma gota de ácido numa placa de metal para observar

Leia mais

Orientação de Estágio Supervisionado III

Orientação de Estágio Supervisionado III Orientação de Estágio Supervisionado III Profa. Sandra Sequeira Local de Realização dos Estágios Públicas Organizações Não Governamentais Privadas Áreas de Realização dos Estágios As áreas para efeito

Leia mais

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO

Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO Trabalhos Acadêmicos MEMORIAL RESUMO RESENHA ARTIGO PROJETO MEMORIAL Memorial é um depoimento escrito relativo à lembrança, à vivência de alguém; memórias. Deve conter um breve relato sobre a história

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini. Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é

A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini. Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é A IMPORTÂNCIA DOS OBJETIVOS NA PESQUISA CIENTÍFICA Prof a. Sonia M.M. Gomes Bertolini Antes da elaboração dos objetivos de uma pesquisa científica é necessário que o pesquisador tenha feito a escolha do

Leia mais

MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 1 ÍNDICE MANUAL TCC ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Manual TCC - Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso 3 Apresentação 3 Qual

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

Técnicas de pesquisa

Técnicas de pesquisa Técnicas de pesquisa Introdução Para cada modalidade de pesquisa há um método, uma técnica específica para o seu desenvolvimento. O pesquisador delimita o seu campo de investigação e procura aplicar instrumentos

Leia mais

Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano

Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano Curso: Ciência da Computação Faculdade Anglo-Americano 1 O acadêmico em fase de realização do TCC tem, entre outros, os seguintes deveres: I participar das reuniões convocadas pelo Orientador II cumprir

Leia mais

Inserir Título do Projeto

Inserir Título do Projeto Inserir Nome do Autor do Projeto Inserir Título do Projeto Projeto apresentado à Universidade Estadual de Londrina - Centro de Tecnologia e Urbanismo - Programa de Mestrado em Engenharia de Edificações

Leia mais

2. Revisão de literatura e Referencial teórico

2. Revisão de literatura e Referencial teórico PROJETO DE PESQUISA 1. Introdução 1.1 Assunto 1.2 Tema 1.3 Justificativa 1.4 Problema 1.5 Hipóteses 1.6 Objetivos 2. Revisão de literatura e Referencial teórico 3. Procedimentos metodológicos 4. Cronograma

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Noturno Departamento Responsável: Departamento de Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável:

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER ANDRADINA/SP 2016 NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO:

Leia mais

Termo de Compromisso de Orientação

Termo de Compromisso de Orientação Apêndice 1 Termo de Compromisso de Orientação Eu, (orientador) assumo o compromisso da orientação do do aluno abaixo: Aluno: E-mail: Fone: Tema: Coorientador: Empresa onde o TCC é realizado (parcial ou

Leia mais

Aula 4 CONSTRUINDO A PESQUISA: PROBLEMA, HIPÓTESES E OBJETIVOS

Aula 4 CONSTRUINDO A PESQUISA: PROBLEMA, HIPÓTESES E OBJETIVOS CONSTRUINDO A PESQUISA: PROBLEMA, HIPÓTESES E OBJETIVOS Aula 4 META Descrever como construir o problema, as hipóteses e os objetivos do trabalho científico. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno(a) deverá:

Leia mais

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana)

O Projeto de TCC. Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi. (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de TCC Como elaborar??? Claudia Brandelero Rizzi (com contribuições do Clodis e Adriana) O Projeto de Pesquisa Título Apesar de ser o primeiro item a ser lido em um projeto, o título também pode

Leia mais

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA

COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA COMO FAZER UM PROJETO DE PESQUISA Um projeto de pesquisa precisa inicialmente ter um tema claro, lembrando que tema não é título, título é o nome que a pessoa vai dar ao trabalho de acordo com o tema,

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 5 Carga horária (h/a): 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 5 Carga horária (h/a): 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2008 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 5 Carga horária (h/a): 40 1. Ementa (sumário, resumo) A política de Estágio

Leia mais

Manual de Orientações do Estágio Curricular Supervisionado

Manual de Orientações do Estágio Curricular Supervisionado Manual de Orientações do Estágio Curricular Supervisionado Curso de Ciências Econômicas Manual de Estágio Supervisionado 1 Sumário Pág. INFORMAÇÕES BÁSICAS... 03 1. Premissa Básica do Estágio Curricular

Leia mais

TCC I Engenharia de Produção. Profº M.Sc. Alexander Cascardo Profº M.Sc. Valter Lima Júnior

TCC I Engenharia de Produção. Profº M.Sc. Alexander Cascardo Profº M.Sc. Valter Lima Júnior TCC I Engenharia de Produção Profº M.Sc. Alexander Cascardo Profº M.Sc. Valter Lima Júnior Roteiro Orientar quanto a elaboração do Projeto de Pesquisa Orientar quanto aos procedimentos para envio do Projeto

Leia mais

Seminário acadêmico. Introdução. O que é um seminário

Seminário acadêmico. Introdução. O que é um seminário Seminário acadêmico Introdução É muito comum ouvirmos falar em seminário como um trabalho escolar, que ocorre tanto no Ensino Básico como no Ensino Superior. Mas, você saberia definir seminário? Nessa

Leia mais

Regulamento de Estágio ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

Regulamento de Estágio ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL Regulamento de Estágio ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL Coronel Fabriciano/ 2008 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 1 2. OBJETIVOS... 1 3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL... 2 4. ATRIBUIÇÕES... 2 5. LOCAIS DE ESTÁGIO E

Leia mais

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA:

1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA DE PESQUISA: Logo da IES UNIVERSIDADE/FACULDADE...... Coordenação do Curso de....... 1 PROJETO DE PESQUISA 1.1 TÍTULO DO PROJETO: 1.2 NOME DO AUTOR(A): 1.3 NOME DO ORIENTADOR(A): 1.4 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: 1.5 LINHA

Leia mais

Orientadores. São Paulo, de de.

Orientadores. São Paulo, de de. Nº Nome do aluno (a): Registro Acadêmico: Turma: Período: ( ) Diurno ( ) Noturno Telefone Residencial: ( ) Telefone Celular: ( ) Sexo: ( )Masculino ( )Feminino Endereço: Cep: Bairro: Estado: E-mail: 01-02

Leia mais

Art. 1º Aprovar a nova política do Estágio Curricular Supervisionado na UNIVILLE, estabelecendo as diretrizes para sua regulamentação.

Art. 1º Aprovar a nova política do Estágio Curricular Supervisionado na UNIVILLE, estabelecendo as diretrizes para sua regulamentação. UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE - UNIVILLE CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 11/01 Aprova diretrizes para regulamentação dos Estágios Curriculares Supervisionados. A Presidente do

Leia mais

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE

INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE 1 INSTITUTO CAMARGO DE EDUCAÇÃO - ICE Projeto de pesquisa para Trabalho de Conclusão de Curso Ribeirão Preto 2012 2 Escolher um tema para o trabalho de conclusão de curso e redigir o seu projeto causam

Leia mais

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão

ARTIGO ELEMENTOS PRÉ-TEXUAIS TÍTULO. Deve ser claro e objetivo. É um elemento de coesão ARTIGO Neste capítulo, vamos abordar os aspectos que envolvem a produção de um artigo acadêmico (científico), que tem autoria declarada e pode ser publicado em revistas técnicas e científicas. No meio

Leia mais

Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) 1. Aluno Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) Manual do Aluno 1.1 O TCC é o produto de uma atividade a ser desenvolvida individualmente. 1.2 É de responsabilidade do aluno procurar

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13 /09/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO

CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO CURSO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CURSO I O presente documento destina-se a reger as atividades de Trabalho de Curso I, modalidade Projeto de Pesquisa, do Curso de Engenharia da

Leia mais

DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor

DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor DICAS DE ESTUDO Orientações para ler, escrever e aprender cada vez melhor A seguir são propostos alguns procedimentos que, caso sejam exercitados cotidianamente, podem ser muito eficientes para o desenvolvimento

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Direito Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Código: DIV06/1 Professor: Msc. Maria Gilvanira Gomes da Silva e-mail:

Leia mais

Projeto de pesquisa. Introdução. O que é o projeto de pesquisa FIQUE ATENTO

Projeto de pesquisa. Introdução. O que é o projeto de pesquisa FIQUE ATENTO Projeto de pesquisa Introdução Quando se tem um objetivo, procura-se cumprir com a meta traçando as etapas e estratégias necessárias para atingir o resultado esperado. Para isso, é preciso planejamento.

Leia mais

8 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

8 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 8 Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) A seguir, relaciona-se informações do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). No ano de 2009, houve uma modificação significativa no trabalho final a ser apresentado.

Leia mais

UNIDADE II: PROJETO DE PESQUISA (PARTE I)

UNIDADE II: PROJETO DE PESQUISA (PARTE I) UNIDADE II: PROJETO DE PESQUISA (PARTE I) Etapas da pesquisa Planejamento Projeto de Pesquisa Execução Coleta e análise dos dados Relatório Final Monografia ou Artigo científico Projeto de Pesquisa Metodologia

Leia mais

NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS

NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS CRIXÁS 2016 NOME COMPLETO DO (A) ACADÊMICO (A) TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA EM UMA OU DUAS LINHAS Projeto de Pesquisa

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Professor(es) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 02 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Trabalho de Conclusão

Leia mais

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE. Instituto de Ensino Superior de João Monlevade OBJETIVOS

FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE. Instituto de Ensino Superior de João Monlevade OBJETIVOS FUNDAÇÃO COMUNITÁRIA EDUCACIONAL E CULTURAL DE JOÃO MONLEVADE Instituto de Ensino Superior de João Monlevade CURSO: Administração DISCIPLINA: Estágio Supervisionado I CATEGORIA: Formação Profissional PROFESSOR:

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade curricular obrigatória para todos

Leia mais

Organização do trabalho acadêmico

Organização do trabalho acadêmico Organização do trabalho acadêmico Introdução Nesta aula entenderemos como deve ser organizado o trabalho acadêmico, que, por ser um material científico com estrutura, formatação e normas próprias para

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO

1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 1. IDENTIFICAÇÃO DO ARTIGO TÍTULO (CENTRALIZADO, NEGRITO EM LETRA ARIAL OU TIMES 12 E MAIÚSCULO). UTILIZE PARÁGRAFO ÚNICO 2. ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO Elemento Pré-Textual O resumo deve conter, de

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 224 aprovado pela portaria Cetec nº 168 de 09/04/2013 Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código: 103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Gestão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PROGRAMA DE ESTUDOS, PESQUISAS, FORMAÇÃO EM POLÍTICA E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA IV CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

Elaboração de um Projeto de Pesquisa. Antonio Pedro Carvalho

Elaboração de um Projeto de Pesquisa. Antonio Pedro Carvalho Elaboração de um Projeto de Pesquisa Antonio Pedro Carvalho Em qualquer pesquisa, é exigido um projeto que demonstre seu planejamento e viabilidade O é comumente submetido a apreciação de instituições

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa?

Como elaborar um projeto de pesquisa? Como elaborar um projeto de pesquisa? O que é um projeto de pesquisa? Descreve as fases e os procedimentos de um processo de investigação científica a ser realizado. Projeto de Pesquisa pode ser definido

Leia mais

TCC Trabalho de conclusão de curso Artigo Científico. Profº Antonio da Cunha Nunes

TCC Trabalho de conclusão de curso Artigo Científico. Profº Antonio da Cunha Nunes TCC Trabalho de conclusão de curso Artigo Científico. Profº Antonio da Cunha Nunes TCC Trabalho de Conclusão de Curso. Engenharia Ambiental. Elaboração de um artigo científico. COMO ESCREVER UM ARTIGO

Leia mais

PROGRAMA DE ESTÁGIO - PE

PROGRAMA DE ESTÁGIO - PE PROGRAMA DE ESTÁGIO - PE PERÍODO PROPOSTO: Nº DA ETAPA: Supervisor de estágio do curso: OBJETIVOS DA ETAPA: RESUMO DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO PERÍODO PROPOSTO CRONOGRAMA Item 1 2 3 4 5 6 7

Leia mais

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOS

MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOS ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL POLIVALENTE DE AMERICANA MANUAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOS 2008 Profª Ivone Marchi Lainetti Ramos TCC - Coordenadoria de Ensino Técnico CETEC 25 INTRODUÇÃO O Trabalho de

Leia mais

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO CURSO CESUMAR - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ PLANO DE ENSINO DISCIPLINA METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CARGA HORÁRIA - (h) CURRÍCULO SÉRIE / ANO 1.Série / 2012 TEÓRICA PRÀTICA TOTAL TURMA PERÍODO

Leia mais

Mediador: Rui Rossi dos Santos Slide 1

Mediador: Rui Rossi dos Santos Slide 1 Metodologia da Pesquisa Projeto de Pesquisa Rui Rossi dos Santos ruirossi@ruirossi.pro.br Mediador: Rui Rossi dos Santos Slide 1 Definições o Projeto Plano para realizar um ato o Pesquisa Ação ou efeito

Leia mais

ORIENTAÇÕES DISCIPLINA DE FINALIZAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TURMA EAD SERVIÇO SOCIAL

ORIENTAÇÕES DISCIPLINA DE FINALIZAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TURMA EAD SERVIÇO SOCIAL ORIENTAÇÕES DISCIPLINA DE FINALIZAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TURMA EAD SERVIÇO SOCIAL O aluno que estiver cursando novamente as disciplinas de Estágio Supervisionado II e Estágio supervisionado III da

Leia mais

Prof. José Luiz Gasche

Prof. José Luiz Gasche REDAÇÃO DE PROJETO CIENTÍFICO Prof. José Luiz Gasche Baseado em: Volpato, G. e Barreto, R., Elabore Projetos Científicos Competitivos: Biológicas, Exatas e Humanas, Best Writing Editora, 2014. O que é

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE AGRONOMIA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE AGRONOMIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ CAMPUS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE AGRONOMIA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO

Leia mais

REVISÃO DE LITERATURA REVISÃO DE LITERATURA

REVISÃO DE LITERATURA REVISÃO DE LITERATURA Prof. Dr. Anael Krelling 1 ERROS COMUNS: Esforço desmedido na revisão de literatura: 1. Contribuição do autor espremida no fim do trabalho; Ignorar a herança dos conhecimentos 1. Pesquisas sem passado;

Leia mais

4. Escrevendo a Monografia. TCC Profº C. J. M. Olguín

4. Escrevendo a Monografia. TCC Profº C. J. M. Olguín 4. Escrevendo a Monografia TCC 2013. Profº C. J. M. Olguín prof.olguin@gmail.com carlos.olguin@unioeste.br Sumário Ordem Física dos Capítulos; Ordem de Escrita Sugestão; Partes da Monografia. Ordem Física

Leia mais

Ciência da Computação

Ciência da Computação Ciência da Computação Trabalhos de Conclusão de Curso I - TCC I Prof. Ricardo Villarroel Dávalos ricardo.davalos@unisul.br e rvdavalos@gmail.com Página - http://www.inf.unisul.br/~davalos Palhoça, Julho

Leia mais

Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)

Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) 1. Aluno Normas da disciplina TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) Manual do Aluno 1.1 O TCC é o produto de uma atividade a ser desenvolvida individualmente. 1.2 É de responsabilidade do aluno procurar

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DMAT

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DMAT UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CCT DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA DMAT DEPARTAMENTO: Matemática PROFESSORA: Regina Helena Munhoz DISCIPLINA: Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

Engenharia de Produção. Orientações para Estágio I Prof. André Cantareli 19 de outubro de 2017.

Engenharia de Produção. Orientações para Estágio I Prof. André Cantareli 19 de outubro de 2017. Engenharia de Produção Orientações para Estágio I Prof. André Cantareli 19 de outubro de 2017. O Estágio Supervisionado será obrigatório tendo a carga horária de 180 horas (90 horas no 9º período e 90

Leia mais

Como elaborar um projeto de pesquisa

Como elaborar um projeto de pesquisa Como elaborar um projeto de pesquisa O projeto de pesquisa é o primeiro passo de toda pesquisa científica. Mas elaborar um projeto antes de iniciar uma atividade não é exclusividade da Ciência. Antes de

Leia mais

TRABALHO FINAL I CEAP Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais

TRABALHO FINAL I CEAP Prof.ª Maria Helena Carvalho /Prof. Msc. Paulo José Morais TRABALHO FINAL I CEAP 2011.2 PROBLEMATIZAÇÃO Tendo a certeza de que o problema está adequadamente delimitado, será preciso realizar um cuidadoso processo de problematização. A Sugestão é que cada problema

Leia mais

RESOLUÇÃO CSA N.º 40/2017

RESOLUÇÃO CSA N.º 40/2017 1 RESOLUÇÃO CSA N.º 40/2017 APROVA O REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA MATRIZ 2018 DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, BACHARELADO, DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Presidente do Conselho Superior

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Enfermagem, bacharelado, da Faculdade do Maranhão FACAM.

R E S O L U Ç Ã O. Fica aprovado o Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Enfermagem, bacharelado, da Faculdade do Maranhão FACAM. RESOLUÇÃO CSA N 06/2010 APROVA O REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENFERMAGEM, BACHARELADO, DA FACULDADE DO MARANHÃO FACAM. O Presidente do Conselho Superior de Administração CSA, no uso

Leia mais

Proposta de Projeto de TCC 3

Proposta de Projeto de TCC 3 Proposta de Projeto de TCC 3 Alexandre Diehl Departamento de Física UFPel Aula 3 A Proposta de Projeto de TCC Estrutura Básica de uma proposta de Projeto de TCC A estrutura escolhida deve oferecer ao pesquisador,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec: Professor Mário Antônio Verza Código: 164 Município: Palmital Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Técnico em Contabilidade

Leia mais

Apresentação dos resultados da pesquisa

Apresentação dos resultados da pesquisa Apresentação dos resultados da pesquisa Introdução Para toda pesquisa, há um resultado. Ao desenvolver uma investigação, o pesquisador deverá apresentar os frutos de sua pesquisa, quais foram os resultados

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E CLÍNICA LATO SENSU MANUAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO por PROFª Ms. Maria Rosa Silva Lourinha Rio de Janeiro, MARÇO / 2013 1 MANUAL DE ESTÁGIO

Leia mais

MANUAL DE TCC PÓS-GRADUAÇÃO - EAD ONLINE. Informações Gerais. Versão 1

MANUAL DE TCC PÓS-GRADUAÇÃO - EAD ONLINE. Informações Gerais. Versão 1 PÓS-GRADUAÇÃO - EAD ONLINE MANUAL DE TCC Informações Gerais Versão 1 ÍNDICE Introdução 3 1. Regulamentação 3 2. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 3 3. Etapas do TCC 4 3.1. Primeira Etapa: Metodologia

Leia mais

Curso de Biblioteconomia. Tutoria Presencial: Orientações Gerais. Andre Dantas CRB7-5026

Curso de Biblioteconomia. Tutoria Presencial: Orientações Gerais. Andre Dantas CRB7-5026 Curso de Biblioteconomia Tutoria Presencial: Orientações Gerais Andre Dantas gestor.biblioteconomia@ead.universo.br CRB7-5026 Qual o papel do tutor presencial? Orientar administrativamente os alunos na

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003)

ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003) ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO (ECS 1003, ECS 2003, ECS 3003, ESC-IV e ECS 4003) - Os documentos originais, tais como plano de estágio, termo de compromisso, etc., devem ser digitalizados

Leia mais

Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem

Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem Curso BÁSICO INTENSIVO EM EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO Modalidade EAD - Ensino a Distância em Ambiente On-Line Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem FORMAÇÃO SÓLIDA E BENEFÍCIOS PARA VOCÊ O curso realizado

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO: Curso: Bacharelado em Biomedicina Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Código: DIV06/1 Professor: Gilvanira Gomes e Eloy Lago E-mail: CH Teórica: 80h

Leia mais

CONCEITOS PRELIMINARES

CONCEITOS PRELIMINARES CONCEITOS PRELIMINARES Conceito: A pesquisa é um procedimento reflexivo, sistemático, controlado e crítico, que permite descobrir novos fatos ou dados, soluções ou leis, em qualquer área do conhecimento

Leia mais

PLANO DE CURSO. CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: I Ano:

PLANO DE CURSO.   CH Teórica: 80h CH Prática: CH Total: 80h Créditos: 02 Pré-requisito(s): Período: I Ano: PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Enfermagem Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Código: DIV06/1 Professor: Gilvanira Gomes e Eloy Lago e-mail: CH Teórica: 80h CH

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Instituto Superior de Educação - ISE REGULAMENTO DA DISCIPLINA ESTÁGIO DO CURSO DE LETRAS HABILITAÇÃO PORTUGUÊS/INGLÊS Capítulo I Definição Art. 1º - A disciplina de Estágio Supervisionado é parte integrante do currículo Pleno do curso de

Leia mais

Seminários Digitais Parte VI. Do universo, da amostra e da delimitação do corpus na pesquisa

Seminários Digitais Parte VI. Do universo, da amostra e da delimitação do corpus na pesquisa Seminários Digitais Parte VI Do universo, da amostra e da delimitação do corpus na pesquisa Curso de Comunicação em Mídias Digitais Pesquisa Aplicada em Comunicação e Mídias Digitais Marcos Nicolau Do

Leia mais

PROJETO INTEGRADOR REGULAMENTO INSTITUCIONAL

PROJETO INTEGRADOR REGULAMENTO INSTITUCIONAL PROJETO INTEGRADOR REGULAMENTO INSTITUCIONAL ITAPERUNA 2015 Este regulamento cria e regulamenta as normas do componente curricular Projeto Integrador da Faculdade Redentor com efeitos a partir do 2º semestre

Leia mais