PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EXATAS. Paulo R. S. Gomes Instituto de Física da UFF

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EXATAS. Paulo R. S. Gomes Instituto de Física da UFF"

Transcrição

1 PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA ÁREA DE EXATAS Paulo R. S. Gomes Instituto de Física da UFF

2 A Importância de publicar Prestação de contas à sociedade, divulgando o que aprendeu e descobriu, com o dinheiro da sociedade. É a forma mais usual de avaliar a produção de pesquisadores.

3 Diferença entre escrever tese e artigo Na tese escrevemos uma revisão do que já havia no campo e detalhamos tudo o que fizemos. Um artigo é focado para um determinado objetivo, tem que ser conciso e, essencialmente, publicar o que é novo e original. Uma boa tese pode resultar em vários artigos (ou, no mínimo 1).

4 Quantidade e qualidade de artigos Evolução nos critérios de avaliação: número de artigos, fator de impacto das revistas, número de citações, fator h.

5 O que é um bom número de publicações por ano? Isto não existe. Depende da área, da sub-área, se é teórico ou experimental etc etc. Este número seria (se houvesse) muito dependente do tempo (assim como citações e h). Critérios do CA-CNPq da Física (e Química?)

6 Qual o número ideal de co-autores? Isto não existe. Depende da área, da sub-área, se é teórico ou experimental etc etc. Pode variar de 1 a É importante que todos os co-autores tenham contribuído de alguma forma. Evitar colocar como autor alguém que é do grupo mas não fez nada neste artigo. Evitar as cordas de caranguejo.

7 Existe um critério ideal para se fazer avaliações de pesquisadores? Os homens, em sua maioria, são maus juizes quando seus próprios interesses estão envolvidos Aristóteles

8 O que colocar em apenas um artigo ou dividir os resultados em vários artigos. Atualmente, como se avalia muito o número de artigos (do pesquisador e da instituição), é cada vez mais comum se colocar em um artigo o mínimo necessário para ser publicável, e assim publicar mais de um artigo, ao invés de apenas um. O risco que se corre é sobre a qualidade e repercussão dos artigos, e suas citações. Além disto, há o risco de ser reconhecido na comunidade científica como multiplicador de artigos. O conceito na comunidade científica é algo muito subjetivo, mas importantíssimo para o pesquisador, grupo ou instituição.

9 A pressão por publicação pode levar a plágios? Não. São duas coisas distintas. Uma não justifica a outra.

10 Tipos de artigos Artigo regular Letter Artigo de revisão Artigos de proceedings (anais de conferencias) Resumos em anais de conferências

11 Em que língua devemos escrever um artigo? O objetivo básico ao escrever um artigo é que este tenha a maior divulgação possível. Ciências exatas são, de forma geral, de abrangência internacional. Então, o ideal é publicar em inglês. Casos particulares, de interesse nacional ou regional, podem nos levar a escrever em português, em revistas de circulação nacional.

12 Então, saber inglês é importante? É fundamental, se quiserem ser cientistas com impacto internacional. Para impacto nacional também! Muito cuidado com traduções de dicionários ou pedir para alguém que saiba inglês, mas não o conteúdo do artigo, para traduzi-lo de português para inglês. Exemplos. Se nenhum co-autor souber bem o inglês (ou redigir um artigo mesmo em português), pedir ajuda a colegas mais experientes ou à instituição.

13 Importância do artigo ser bem escrito Muitas vezes o artigo traz resultados muito interessantes, mas não é bem escrito e claro, e com isto não vende o peixe, nem com o árbitro nem com os leitores. Para os primeiros artigos é sempre importante contar com a ajuda de pesquisadores experientes na redação de artigos e na área de pesquisa. Eles não precisam ser co-autores por causa disto.

14 O que deve constar de um artigo Título Abstract Palavras chave e PACS Introdução Resumo da teoria e métodos empregados Descrição do aparato experimental e/ou teoria desenvolvida. Resultados Resumo e Conclusões Referências Agradecimentos

15 Título Tem que dizer, em uma frase, o que o artigo investigou e o tipo de resultado. Tem que fazer com que alguém que trabalha próximo ao assunto se interesse em ler o artigo.

16 Abstract Em um parágrafo tem que conter tudo de principal que tem no artigo. Editores escolhem árbitros pelo abstract, palavras chave e PACS. Grande percentual de leitores não lê mais do que o abstract (ou só o título). Portanto, se queremos que o artigo seja lido, o abstract tem que ser muito bem escrito.

17 Introdução Parte muito importante do artigo. Não é sobre o que o artigo contém, mas dá um panorama da área no qual o artigo está inserido. Fala-se muito de artigos de outros autores. Importância de citar os artigos importantes da área. Muito cuidado com plágios nesta parte do artigo. No final da introdução, dizer o que o artigo pretende que seja sua contribuição para o assunto. Dizer o que tem em cada sessão que vem a seguir.

18 Resumo da teoria, método, aparato experimental Fica muito difícil para mim especificar esta parte, pois varia muito de um artigo para outro. Aqui é onde o artigo efetivamente começa. Descreve tudo o que foi usado, antes da sessão de mostrar os resultados. Isto é, a teoria usada e/ou o método usado e/ou os equipamentos e arranjo experimental usado. É a base do que vem a seguir (resultados)

19 Resultados Este é o coração (núcleo) do artigo. É isto que vai decidir se o artigo é aceito ou não, se vai ter repercussão ou não, se é bom ou não. Pode aparecer de forma concisa (se for letter, por exemplo), ou com vários gráficos e tabelas.

20 Resumo (summary) e conclusões Parte também importante do artigo. No summary, resume-se em um parágrafo o que foi feito no artigo (parte do que está no abstract, mas usando o verbo no passado). Nas conclusões, também em um parágrafo ou dois, dizer de forma telegráfica a contribuição do artigo para a área, o que de importante se concluiu com este trabalho. Valorizar o artigo aqui. Eventualmente, cabe propor alguma continuidade ou sugerir trabalho para outros.

21 Referências É fundamental citar todos os trabalhos que foram usados para este artigo, inclusive quando se usam dados ou métodos destes trabalhos. É muito conveniente mostrar que está atualizado com a área, citando os principais artigos desta (em geral, na introdução). Não exagerar nas auto-citações.

22 Agradecimentos Agradecer as fonte financiadoras. Agradecer a pessoas ou instituições que ajudaram a viabilizar o projeto/artigo. Nunca agradecer a co-autores.

23 Conclusões sobre este assunto Publicar bons artigos é fundamental para um pesquisador. O número de artigos, de páginas, de coautores, varia muito de uma área para outra e do tipo de trabalho. Ninguém nasce sabendo escrever artigos. Isto vem com a experiência. Há excelentes pesquisadores experientes que não sabem escrever bons artigos.

ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica. Prof. Dr. Ricardo dos Reis

ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica. Prof. Dr. Ricardo dos Reis ARTIGOS CIENTÍFICOS Fundamentos da escrita científica Modelos da escrita científica Prof. Dr. Ricardo dos Reis Vista a camisa: Se coloque no lugar do leitor. Se você fosse o leitor, O que você gostaria

Leia mais

1) Apresentação: onde o assunto é apresentado pelo tutor ou pelo aluno. Neste último caso, esta etapa inclui pesquisa.

1) Apresentação: onde o assunto é apresentado pelo tutor ou pelo aluno. Neste último caso, esta etapa inclui pesquisa. Bem-vindos! Este é o primeiro plano de aula para alunos de 6-10 anos. Como não gosto de limitar o material para uma idade específica, este plano serve para qualquer criança que saiba ler e escrever e tenha

Leia mais

4. Escrevendo a Monografia. TCC Profº C. J. M. Olguín

4. Escrevendo a Monografia. TCC Profº C. J. M. Olguín 4. Escrevendo a Monografia TCC 2013. Profº C. J. M. Olguín prof.olguin@gmail.com carlos.olguin@unioeste.br Sumário Ordem Física dos Capítulos; Ordem de Escrita Sugestão; Partes da Monografia. Ordem Física

Leia mais

COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS

COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS ÉTICA NA ESCRITA CITAÇÕES I. FORMAL, DIRETA OU TRANSCRIÇÃO II. INDIRETA OU PARÁFRASE III.CITAÇÃO DE CITAÇÃO CITAÇÃO FORMAL, DIRETA OU TRANSCRITA É a citação onde você

Leia mais

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS. Carlos Henrique Marchi DEMEC/TC/UFPR Curitiba, 19 de setembro de 2007.

RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS. Carlos Henrique Marchi DEMEC/TC/UFPR Curitiba, 19 de setembro de 2007. RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS Carlos Henrique Marchi DEMEC/TC/UFPR Curitiba, 19 de setembro de 2007. O objetivo deste documento é apresentar recomendações gerais que devem ser seguidas

Leia mais

Roteiro. Lembre- se... todas as informações disponibilizadas no Bioletim se tornam de domínio público de acordo com o creative commons.

Roteiro. Lembre- se... todas as informações disponibilizadas no Bioletim se tornam de domínio público de acordo com o creative commons. Esse formulário vai ajudar você a começar a escrever um artigo de divulgação científica. Ele é pensado para ajudar o autor a estruturar as informações de forma que o leitor leigo possa ter acesso facilitado

Leia mais

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o

Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o Aula 6 Conclusão Quando dissertamos, os argumentos normalmente se encadeiam e buscamos coerência de ideias, equilíbrio e harmonia, a fim de que possamos atingir o parágrafo final, chamado também de fecho

Leia mais

Aula 10. Elaboração do TCC. Roteiro

Aula 10. Elaboração do TCC. Roteiro Aula 10 Elaboração do TCC Roteiro Dicas Nunca, em hipótese alguma, compre sua monografia ou pague alguém para desenvolver partes ou todo o seu trabalho. Primeiro porque se você for pego poderá ter sérios

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO O Salão do Conhecimento disponibiliza sistema próprio para inserção de trabalhos. Acessando o link de Inscrição, o participante será direcionado para o Portal

Leia mais

- Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio.

- Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio. 1. INSTRUÇÕES GERAIS - Para submeter os trabalhos ao Simpósio um dos autores deve estar inscrito e quite com o Simpósio. - Cada inscrição da direito ao envio de 2 (dois) trabalhos completos. - O número

Leia mais

Quem não se comunica, se estrumbica!

Quem não se comunica, se estrumbica! Quem não se comunica, se estrumbica! Por que fazemos apresentações? Persuasão: convencer a audiência a seguir determinada ação. Instrução: mostrar aos outros como realizar determinada tarefa (p.ex. demonstração

Leia mais

Agma Juci M. Traina. 22 de outubro de 2006

Agma Juci M. Traina. 22 de outubro de 2006 Como escrever artigos 22 de outubro de 2006 Grupo de Bases de Dados e Imagens Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo - São Carlos http://gbdi.icmc.usp.br WTDBD SBBD

Leia mais

Elementos que Antecedem o Texto

Elementos que Antecedem o Texto Elementos que Antecedem o Texto Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos de acordo com ABNT. Os elementos pré-textuais são os elementos que antecedem o trabalho científico. São constituídos pela

Leia mais

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Jornalismo e Divulgação Científica

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Jornalismo e Divulgação Científica Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Jornalismo e Divulgação Científica Graduação em Engenharia Ambiental Pós-Graduação em Ciências Ambientais 7 - A produção da Ciência: como a pesquisa científica

Leia mais

Como Elaborar um Relato de Pesquisa

Como Elaborar um Relato de Pesquisa Como Elaborar um Relato de Pesquisa A ESTRUTURA DE UM TRABALHO CIENTÍFICO Introdução = Qual o problema estudado? Metodologia = Como o problema foi estudado? Resultados = Que foi encontrado? Discussão =

Leia mais

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS

ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS ESTRUTURA E FORMATAÇÃO PARA PAPERS E ARTIGOS 1 FORMA DE APRESENTAÇÃO Para a formatação do artigo há a necessidade de um conhecimento básico de Word, pois são vários os detalhes que você deve observar:

Leia mais

EDITAL PARA PUBLICAÇÃO NA II SEMANA DAS ENGENHARIAS AMBIENTAL E CIVIL

EDITAL PARA PUBLICAÇÃO NA II SEMANA DAS ENGENHARIAS AMBIENTAL E CIVIL EDITAL PARA PUBLICAÇÃO NA II SEMANA DAS ENGENHARIAS AMBIENTAL E CIVIL 1. MISSÃO A II Semana das Engenharias Ambiental e Civil (II SEAC) tem por missão publicar textos originais, baseados em pesquisa interdisciplinar,

Leia mais

Questionário histórico-linguístico. (Versão 2.0, 2012; Tradutora da versão em português: Ceriz Bicalho Costa)

Questionário histórico-linguístico. (Versão 2.0, 2012; Tradutora da versão em português: Ceriz Bicalho Costa) Questionário histórico-linguístico (Versão 2.0, 2012; Tradutora da versão em português: Ceriz Bicalho Costa) Acesse http://cogsci.psu.edu/ para uso e citação on-line Por favor, forneça seu dados abaixo

Leia mais

COMO ESCREVER UMA INTRODUÇÃO?

COMO ESCREVER UMA INTRODUÇÃO? PREPARAÇÃO PARA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO COMO ESCREVER UMA INTRODUÇÃO? OFICINA DE ARTIGOS A Introdução com revisão Prof. Dr. João Gilberto Mendes dos Reis Adaptação: Prof. Dr. Rodrigo Couto Santos

Leia mais

Propostas e relatórios persuasivos

Propostas e relatórios persuasivos CURSO ADMI NI STRAÇÃO DECONTRATOS Uma vez que você não pode estar lá, sua comunicação escrita deve falar por você. Você não poderá contar com a linguagem do corpo, expressões faciais ou outros meios físicos

Leia mais

MODELO: FOLHA DE ROSTO (Fonte: times, 14) NOME DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO (Fonte: times, 14)

MODELO: FOLHA DE ROSTO (Fonte: times, 14) NOME DO(S) AUTOR(ES) TÍTULO DO TRABALHO (Fonte: times, 14) MODELO: FOLHA DE ROSTO (Fonte: times, 14) NOME DO(S) AUTOR(ES) (6 espaçamentos, entrelinhas 1,5) TÍTULO DO TRABALHO (Fonte: times, 14) (1 espaçamento, entrelinhas 1,5) Nota descritiva: indicar a natureza

Leia mais

TÍTULO LETRA TAMANHO 12 (CENTRADO)

TÍTULO LETRA TAMANHO 12 (CENTRADO) Faculdade de Direito de Varginha FADIVA Fundação Educacional de Varginha FUNEVA Decreto nº 68.179 de 08/02/1971 (Fonte 12) TÍTULO LETRA TAMANHO 12 (CENTRADO) Subtítulo: (Se houver) letra tamanho 12, precedido

Leia mais

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico

Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Resumo Documentos acadêmicos Bases de dados Levantamento bibliográfico Lembre-se do público leitor!!! Outros pesquisadores da área vão ler o resumo? Meu resumo deve ser acessível a quais leitores? O que

Leia mais

Edital para Submissão de Artigos no Periódico N 1. Diretrizes para Autores

Edital para Submissão de Artigos no Periódico N 1. Diretrizes para Autores Edital para Submissão de Artigos no Periódico N 1 Diretrizes para Autores 1. Remessa de textos 1.1. Os artigos enviados devem cumprir as presentes diretrizes e ser submetido diretamente através do e-mail

Leia mais

Como escrever um super-artigo

Como escrever um super-artigo 15 de maio de 2009 A idéia de publicar A idéia de publicar Falso Nós escrevemos artigos para impressionar os outros, ganhar reconhecimento e ser promovido. A idéia de publicar Falso Nós escrevemos artigos

Leia mais

MODELO QUE DEVERÁ SER USADO NA DISSERTAÇÃO (MODELO ARTIGO). CASO FAÇA A OPÇÃO DO MODELO TRADICIONAL, DEVE SER ACRESCENTADO DEPOIS DA REVISÃO

MODELO QUE DEVERÁ SER USADO NA DISSERTAÇÃO (MODELO ARTIGO). CASO FAÇA A OPÇÃO DO MODELO TRADICIONAL, DEVE SER ACRESCENTADO DEPOIS DA REVISÃO MODELO QUE DEVERÁ SER USADO NA DISSERTAÇÃO (MODELO ARTIGO). CASO FAÇA A OPÇÃO DO MODELO TRADICIONAL, DEVE SER ACRESCENTADO DEPOIS DA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA: METODOLOGIA, RESULTADOS E DISCUSSÃO COMPLETOS

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA. Artigo Científico e Monografia Jurídica. Material elaborado pela prof. Dra. Samyra Naspolini Sanches

METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA. Artigo Científico e Monografia Jurídica. Material elaborado pela prof. Dra. Samyra Naspolini Sanches METODOLOGIA DA PESQUISA JURÍDICA Artigo Científico e Monografia Jurídica Material elaborado pela prof. Dra. Samyra Naspolini Sanches ARTIGO CIENTÍFICO E MONOGRAFIA JURÍDICA Redação: como se Fala: a) dirigir-se

Leia mais

Volpato GL CIÊNCIA: da filosofia à publicação. 6ª ed. 377p. [www.bestwriting.com.br] SUMÁRIO

Volpato GL CIÊNCIA: da filosofia à publicação. 6ª ed. 377p. [www.bestwriting.com.br] SUMÁRIO SUMÁRIO AGRADECIMENTOS SOBRE O AUTOR PREFÁCIO À SEXTA EDIÇÃO PRIMEIRAS PALAVRAS PARTE 1 - DA FILOSOFIA À CIÊNCIA NOÇÕES DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA EMPÍRICA O início O início de uma nova era Filosofia medieval

Leia mais

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO EXPANDIDO 1. O texto do resumo expandido deve ser organizado em: Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões, Agradecimentos

Leia mais

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, em formato word 2003/2007, de acordo com as normas a seguir:

Os trabalhos deverão ser enviados em arquivo único, em formato word 2003/2007, de acordo com as normas a seguir: Informações gerais A apresentação dos trabalhos aprovados será : Em forma de pôster e/ou apresentação oral Os autores poderão optar em submeter seus trabalhos em dois formatos: resumo expandido ou trabalho

Leia mais

NORMAS DE FORMATAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Capa Elemento obrigatório Conclusão Elemento obrigatório...

NORMAS DE FORMATAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Capa Elemento obrigatório Conclusão Elemento obrigatório... MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR CAMPUS DE CURITIBA DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE FÍSICA DAFIS NORMAS DE FORMATAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

Leia mais

Departamento de Engenharia Electrotécnica. Espaço reservado a gráficos. Máquina de Lavar Orientada para Objectos. Nuno Simão João Valente

Departamento de Engenharia Electrotécnica. Espaço reservado a gráficos. Máquina de Lavar Orientada para Objectos. Nuno Simão João Valente Departamento de Engenharia Electrotécnica Espaço reservado a gráficos Máquina de Lavar Orientada para Objectos Nuno Simão João Valente Trabalho Final de Curso do 2º Ciclo Em Engenharia Electrónica e Computadores

Leia mais

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras)

O resumo deve estar no formato estruturado e deve conter: introdução, objetivos, método e resultados esperados. (máximo 250 palavras) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSOS TECNOLÓGICOS E AMBIENTAIS Universidade de Sorocaba Orientações para elaboração de projeto de pesquisa de pós-graduação O projeto deve conter no mínimo três e no máximo

Leia mais

Bons estudos! Profa. Simone Z. Proetti

Bons estudos! Profa. Simone Z. Proetti O presente material foi desenvolvido com o objetivo de auxiliá-lo na construção de trabalhos acadêmicos. Vale ressaltar que a ideia foi mostrar de maneira formal (mais do que textual) como deve ser a construção

Leia mais

A escrita científica é útil para divulgar qualquer trabalho científico, ou seja, a pesquisa.

A escrita científica é útil para divulgar qualquer trabalho científico, ou seja, a pesquisa. A escrita científica é útil para divulgar qualquer trabalho científico, ou seja, a pesquisa. Ela se dá por meio de: Artigos Científicos, Teses, Dissertações, etc. Assim, deve-se exercitar: coesão, precisão,

Leia mais

4º Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Científica. FMRP 16 e 17 de maio de Perfil dos Participantes

4º Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Científica. FMRP 16 e 17 de maio de Perfil dos Participantes 4º Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP em Publicação Científica FMRP 16 e 17 de maio de 011 Perfil dos Participantes Tabulação dos dados 4º Workshop de Capacitação para Pesquisadores da USP

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (S) AUTOR (ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (S) AUTOR (ES) EM ORDEM ALFABÉTICA FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (S) AUTOR (ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO (SE HOUVER) Cidade Ano NOME

Leia mais

Experiências de Coordenadores de PPG's em Engenharia de Produção

Experiências de Coordenadores de PPG's em Engenharia de Produção PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO UNIVERSIDADE PAULISTA Experiências de Coordenadores de PPG's em Engenharia de Produção PROF. DR. ODUVALDO VENDRAMETTO COORDENADOR Agenda - Breve histórico

Leia mais

Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação

Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação Prof. Raul Sidnei Wazlawick 1 Escrita da Monografia A escrita de uma monografia depende fundamentalmente da existência de algum conteúdo para ser apresentado.

Leia mais

COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS

COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS COMO ESCREVER ARTIGOS CIENTÍFICOS Profa. Tereza Neuma de Castro Dantas (SLIDES) Referência AQUINO, Italo de Souza. Como escrever artigos científicos, Editora Universitária-UFPB, 2ªEd., João Pessoa, 2007.

Leia mais

GUIA PARA AJUDAR NA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SEGUNDO A ABNT

GUIA PARA AJUDAR NA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SEGUNDO A ABNT GUIA PARA AJUDAR NA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SEGUNDO A ABNT OBRA APENAS COM UM AUTOR/AUTOR PESSOAL Nessa referência o pesquisador deve começar a inserir o último Sobrenome, todo em maiúsculo,

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Jornada Integrada das Licenciaturas e Serviço Social CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º.

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Jornada Integrada das Licenciaturas e Serviço Social CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Jornada Integrada das Licenciaturas e Serviço Social CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. A Comissão Científica da Jornada integrada das licenciaturas

Leia mais

Engenharia de Dutos Monografias. Como escrever? Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck

Engenharia de Dutos Monografias. Como escrever? Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Engenharia de Dutos 2018 Monografias Como escrever? Ivani de S. Bott Sidney Stuckenbruck Objetivos Estabelecer critérios Apresentar metodologias Apresentar sugestões Pontos a serem considerados Fatores

Leia mais

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Engenharia Civil. Escrita do Artigo. Orientações

Universidade Estadual do Oeste do Paraná Engenharia Civil. Escrita do Artigo. Orientações Universidade Estadual do Oeste do Paraná Engenharia Civil Escrita do Artigo Orientações Retomada da aula anterior - prática Especificar o esqueleto do trabalho utilizando o editor de textos. Exemplo: Tema:

Leia mais

Publicações Científicas

Publicações Científicas Publicações Científicas CEA458 Metodologia de Pesquisa Aplicada à Computação Universidade Prof. MSc. Federal George de H. G. Ouro Fonseca Preto DECEA / João Monlevade Universidade Federal

Leia mais

O formato de trabalhos aceitos será o Resumo Simples ou Trabalho Completo. Prazo para a submissão: até dia 01 de março de 2017 as 23:59h.

O formato de trabalhos aceitos será o Resumo Simples ou Trabalho Completo. Prazo para a submissão: até dia 01 de março de 2017 as 23:59h. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DO RESUMO SIMPLES E TRABALHO COMPLETO DO 4º CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE: INOVAÇÃO EM SAÚDE PERSPECTIVAS, TENDÊNCIAS E DESAFIOS O formato de trabalhos aceitos será

Leia mais

ARTIGO ACADÊMICO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

ARTIGO ACADÊMICO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ARTIGO ACADÊMICO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R.. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010. 1 1. Geral Depois da introdução Cuidado com as referências Citações

Leia mais

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC

Curso de Extensão. Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs. Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC Curso de Extensão Educação Integral e em Tempo Integral Proposta de Trabalho com Blogs Profª Drª Roberta Pasqualli - IFSC CONCEITOS Blog é uma abreviação do termo inglês: Web (página da internet) + log

Leia mais

O Projeto deve conter no máximo 10 laudas a partir da Introdução até Contribuição, Produtos e Benefícios.

O Projeto deve conter no máximo 10 laudas a partir da Introdução até Contribuição, Produtos e Benefícios. CTIC COMISSÃO TÉCNICA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROCESSO SELETIVO 2016/2017 INSTRUÇÕES PARA ELABORAÇÃO PROJETO INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROTOCOLO PROAC No /2016 O Projeto deve conter no máximo 10 laudas a partir

Leia mais

JORNADA DE FISIOTERAPIA DA FAPAN Cáceres MT DA INSCRIÇÃO NO EVENTO

JORNADA DE FISIOTERAPIA DA FAPAN Cáceres MT DA INSCRIÇÃO NO EVENTO JORNADA DE FISIOTERAPIA DA FAPAN Cáceres MT DA INSCRIÇÃO NO EVENTO A Comissão Organizadora da Jornada de Fisioterapia da Fapan comunica a abertura de inscrição no evento, que ocorrerá na FAPAN, nos dias

Leia mais

INTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DE DISSERTAÇÃO/TESE (NORMATIVAS ABNT NBRs)

INTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DE DISSERTAÇÃO/TESE (NORMATIVAS ABNT NBRs) INTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DE DISSERTAÇÃO/TESE (NORMATIVAS ABNT NBRs) MARGENS E FONTE Todo o trabalho deve ser escrito em fonte Arial tamanho 12, com espaçamento de 1,5 entre linhas, exceto onde haja instrução

Leia mais

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano.

CAPA: Deve conter o símbolo da UTFPR, nome do experimento realizado e ano. GUIA PARA PREPARAÇÃO DE RELATÓRIO Quando todo o trabalho experimental já estiver descrito no seu caderno de pesquisa, resta apresentar o experimento e seus resultados na forma de um relatório. Um engenheiro

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Centro Paula Souza Faculdade de Tecnologia da Zona Leste GUIA PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Estatística Aplicada Profa Dra. Rosângela Maura Correia Bonici Sumário 1 Introdução... 3 2 Estrutura do

Leia mais

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO NA MOSTRA DE PESQUISA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2017

REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO NA MOSTRA DE PESQUISA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2017 REGRAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO NA MOSTRA DE PESQUISA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA 2017 1. INSCRIÇÕES 1.1. Poderão inscrever-se no evento: estudantes (com anuência do professor orientador do trabalho), professores,

Leia mais

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT

Formatação de trabalhos acadêmicos. Segundo as normas da ABNT Formatação de trabalhos acadêmicos Segundo as normas da ABNT ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CB-001 - Comitê Brasileiro de Mineração e Metalurgia ABNT/CB-005 - Comitê Brasileiro Automotivo

Leia mais

1 Mutirão Regional de Comunicação

1 Mutirão Regional de Comunicação 1 Mutirão Regional de Comunicação Regional Leste 2 da CNBB OFICINA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS Oficina prática de produção de textos para sites, redes sociais e informativos Assessora: Aline Ferreira Texto jornalístico

Leia mais

TÍTULO DA MONOGRAFIA

TÍTULO DA MONOGRAFIA Ministério da Educação Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Escola de Minas Departamento de Engenharia de Produção TÍTULO DA MONOGRAFIA MONOGRAFIA DE CONCLUSÃO DO CURSO EM ENGRNHARIA DE PRODUÇÃO NOME

Leia mais

Comunicação Científica em Física A estrutura de um artigo científico

Comunicação Científica em Física A estrutura de um artigo científico Comunicação Científica em Física A estrutura de um artigo científico Aula 8 Título (Title) Autores e a sua afiliação (Authors and affiliation) Resumo (Abstract) Revisão da literatura sobre o tema que será

Leia mais

MODELO PARA RELATÓRIO FINAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

MODELO PARA RELATÓRIO FINAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MODELO PARA RELATÓRIO FINAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA O relatório final e/ou de renovação de bolsa de iniciação científica deverá possuir os seguintes itens: 1 - Identificação 2 - Introdução 3 - Material

Leia mais

Comunicação dos resultados de um trabalho científico: 2. Comunicação de resultados em documentos escritos 2.1. Relatório 2.2.

Comunicação dos resultados de um trabalho científico: 2. Comunicação de resultados em documentos escritos 2.1. Relatório 2.2. Comunicação dos resultados de um trabalho científico: 2. Comunicação de resultados em documentos escritos 2.1. Relatório 2. Comunicação de resultados em documentos escritos 2.1. Relatório 2 2.1. Relatório

Leia mais

Investigação Aplicada I

Investigação Aplicada I Investigação Aplicada I Aula 3 1º Semestre 2016/17 Licenciatura em Ciências Biomédicas Laboratoriais igrodrigues@ualg.pt; ESSUAlg: gabinete 2.06 Prof. Inês Rodrigues Publicação Científica Publicação dos

Leia mais

EDITAL IV MOSTRA DE SAÚDE COLETIVA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS 30/09 a 01/10/2019

EDITAL IV MOSTRA DE SAÚDE COLETIVA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS 30/09 a 01/10/2019 EDITAL IV MOSTRA DE SAÚDE COLETIVA DA FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS 30/09 a 01/10/2019 A Mostra de Saúde Coletiva da FCM-MG tem como objetivo ampliar as discussões sobre o campo da saúde coletiva, a partir

Leia mais

Rafael Loyola. Revista Bioika: Qual a sua experiência com divulgação científica? E aproveitando, fale um pouquinho para nós sobre sua formação.

Rafael Loyola. Revista Bioika: Qual a sua experiência com divulgação científica? E aproveitando, fale um pouquinho para nós sobre sua formação. Rafael Loyola O Professor Rafael Loyola é Biólogo, graduado e mestre em Ecologia, Conservação e Manejo da vida silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutor em Ecologia pela Universidade

Leia mais

REGULAMENTO DO XV FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 23 a 27 de outubro de 2017

REGULAMENTO DO XV FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 23 a 27 de outubro de 2017 REGULAMENTO DO XV FÓRUM DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 23 a 27 de outubro de 2017 Dos Trabalhos Científicos Artigo 1º. Para os efeitos do presente Regulamento e no âmbito do XV Fórum de Ensino, Pesquisa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA XI CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO CONPEEX NORMAS DA XI MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA A XI MOSTRA DE EXTENSÃO E CULTURA DA UFG acontecerá

Leia mais

FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA

FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA FORMULÁRIO ÚNICO DE PROJETO I - IDENTIFICAÇÃO PARTE ADMINISTRATIVA 1 TÍTULO 2 VIGÊNCIA: (o prazo máximo apresentado inicialmente para a execução do projeto é 24 meses) Início (mês/ano): Término Previsto

Leia mais

Normas para submissão e apresentação dos trabalhos na VI Semana de Ciência e Tecnologia (2015)

Normas para submissão e apresentação dos trabalhos na VI Semana de Ciência e Tecnologia (2015) Normas para submissão e apresentação dos trabalhos na (2015) NORMAS DE SUBMISSÃO E APRESENTAÇÃO APRESENTAÇÃO... 3 Tutorial para elaboração de Resumos:... 4 Modalidade: Resumo de Pesquisa... 4 Modalidade:

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Faculdade de Artes Visuais Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual

Universidade Federal de Goiás Faculdade de Artes Visuais Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual Universidade Federal de Goiás Faculdade de Artes Visuais Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TEXTOS PARA QUALIFICAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO), TESES E DISSERTAÇÕES

Leia mais

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota:

ROTEIRO DE REDAÇÃO. Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: ROTEIRO DE REDAÇÃO Professor da Disciplina: Mª Cristina Peixoto Data: / /2017 2º TRIMESTRE Aluno (a): Nº: Nota: 9º ano [A ] [B] Ensino Médio Período: Matutino Conteúdo: Artigo de opinião O que é o artigo

Leia mais

COMO REDIGIR UM TRABALHO CIENTÍFICO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE. Prof. Anderson Cezar Prof. Vagner Sá

COMO REDIGIR UM TRABALHO CIENTÍFICO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE. Prof. Anderson Cezar Prof. Vagner Sá COMO REDIGIR UM TRABALHO CIENTÍFICO NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE Prof. Anderson Cezar Prof. Vagner Sá CONHECIMENTO NÃO VEM DE ENCICLOPÉDIAS E BIBLIOTECAS NEM O LEITE VEM DA PADARIA. LEITE VEM DE VACAS

Leia mais

1. Modalidade Pesquisa

1. Modalidade Pesquisa ANEXO 1 I - Modalidades de TCC...1 II Informações Gerais sobre o texto...5 III Capa e Contra-capa...8 I. MODALIDADES DE TCC O TCC poderá ser desenvolvido em quatro modalidades: 1. Pesquisa (experimental

Leia mais

Corpo da Dissertação ou Tese

Corpo da Dissertação ou Tese PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DOS MATERIAIS PGCEM DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA SEMINÁRIOS Corpo da Dissertação ou Tese 2015/02 Corpo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 007/2011 CONSELHO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTU SENSU EM AMBIENTE E SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA

RESOLUÇÃO Nº 007/2011 CONSELHO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTU SENSU EM AMBIENTE E SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA PPGAT

Leia mais

EDITORIAL. Estruturando um artigo científico. Kamille Ramos Torres 1

EDITORIAL. Estruturando um artigo científico. Kamille Ramos Torres 1 EDITORIAL Estruturando um artigo científico Kamille Ramos Torres 1 A revista FOCO apresenta nesta edição um editorial que tem como objetivo auxiliar os pesquisadores menos experientes a entender o processo

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA - PPGEM OBSERVAÇÕES RELEVANTES PARA A EXECUÇÃO / APRESENTAÇÃO DE DISSERTAÇÕES DE MESTRADO NO PPGEM-PUC

Leia mais

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares)

Projeto 1000 no Enem. Conclusão. Bruna Camargo (67) (Aulas particulares) Projeto 1000 no Enem Conclusão OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Nas dissertações, a conclusão é a parte final que condensa os pontos centrais da discussão, inclusive o posicionamento apresentado na tese. A conclusão

Leia mais

EDITAL CHAMADA DE TRABALHOS

EDITAL CHAMADA DE TRABALHOS EDITAL CHAMADA DE TRABALHOS ARTE ALEM DA ARTE 1 o Simpósio Internacional de Relações Sistêmicas da Arte 08, 09 e 10 de abril de 2018 Instituto Goethe - Porto Alegre6 1. Do tema: Arte Além da Arte Da produção

Leia mais

Regulamento para Solicitação de Auxílio em Eventos Científicos da Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP) Ipatinga-MG 2019

Regulamento para Solicitação de Auxílio em Eventos Científicos da Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP) Ipatinga-MG 2019 Regulamento para Solicitação de Auxílio em Eventos Científicos da Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP) Ipatinga-MG 2019 NÚCLEO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA (NUPIC) Dentre as diversas ações do Núcleo

Leia mais

SUMÁRIO TIPOS DE LEITURA

SUMÁRIO TIPOS DE LEITURA 1 SUMÁRIO 1 TIPOS DE LEITURA... 3 1.1 Leitura Prévia/Seletiva... 3 1.2 Leitura Analítica... 3 1.3 Leitura Sintópica... 3 1.4 Técnicas de Leitura - Fichamento... 4 1.5 Resenha... 5 1.6 Pesquisa na Internet...

Leia mais

MANUAL DE MONOGRAFIA

MANUAL DE MONOGRAFIA Edital para candidatura à vaga de Membro Titular da Academia de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro O candidato a membro titular deverá satisfazer as seguintes exigências: 1- Ser cirurgião-dentista

Leia mais

238 Revista Mosaicum.

238 Revista Mosaicum. 237 As submissões nas diversas áreas do conhecimento devem ser enviadas sob a forma de: a) artigos e ensaios originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva) de mestrandos, mestres, doutorandos

Leia mais

Redação do Trabalho de Conclusão

Redação do Trabalho de Conclusão Redação do Trabalho de Conclusão Ricardo de Almeida Falbo Metodologia de Pesquisa Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo 2010/1 1 Agenda Estrutura de Tese e Dissertação Elementos

Leia mais

n Informação insuficiente sobre o estudo n Amostra inadequada ou insuficiente n Amostra viciada n Desfechos pouco claros n Hipóteses nebulosas

n Informação insuficiente sobre o estudo n Amostra inadequada ou insuficiente n Amostra viciada n Desfechos pouco claros n Hipóteses nebulosas Como redigir artigos científicos Antônio Augusto Moura da Silva PRIMEIRA AULA A publicação científica Razões para rejeição Estudos mal feitos Manuscrito não é apropriado para o jornal escolhido Estudo

Leia mais

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano).

CAPA (elemento obrigatório) Deve conter dados que identifiquem a obra (nome da instituição, autor, título, local, ano). ESTRUTURA DO PROJETO DE TCC O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica) folha de aprovação

Leia mais

BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS

BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS BIOCIÊNCIA ANIMAL ORIENTAÇÕES GERAIS A Tese de doutorado, dissertação de mestrado ou exames de qualificação deverão seguir o mesmo modelo. O exemplar deve apresentar os seguintes itens: 1. Capa 2. Folha

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (A) AUTOR (A)

FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (A) AUTOR (A) FACULDADES INTEGRADAS DE PONTA PORÃ (ALUNOS DA FIP) FACULDADES MAGSUL (ALUNOS DA MAGSUL) NOME DO (A) AUTOR (A) TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO (SE HOUVER) Cidade Ano NOME DO (A) AUTOR (A) TÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS IV JORNADA INTEGRADA DA PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS IV JORNADA INTEGRADA DA PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS IV JORNADA INTEGRADA DA PEDAGOGIA, PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. A Comissão Científica da IV Jornada Integrada

Leia mais

Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU

Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535 Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Trabalhode Conclusão de Curso 1 GSI535 Slides criados com base no livro Metodologia de Pesquisa para Ciência da Computação

Leia mais

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS

O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS O PROJETO DE PESQUISA ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS, TEXTUAIS E PÓS-TEXTUAIS COMPOSIÇÃO DO TRABALHO: OBRIGATÓRIO Capa Folha de rosto Sumário Introdução Desenvolvimento Conclusão bibliografia OPCIONAL Dedicatória

Leia mais

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer

Artigo científico. Orientações básicas. Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 1 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer 2018 2 Artigo científico Orientações básicas Prof. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer MARÍLIA 2018 3 SUMÁRIO 1 ARTIGO CIENTÍFICO......

Leia mais

Redação de Documentos Técnicos (RDT)

Redação de Documentos Técnicos (RDT) Redação de Documentos Técnicos (RDT) Prof. Dr. Fernando M. Lanças Universidade de São Paulo Instituto de Química de São Carlos 13560-970 São Carlos/SP E-mail: flancas@iqsc.sc.usp.br 2017 Quais as principais

Leia mais

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO

PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO PROF. FÁBIO CAMPOS ARTIGO CIENTÍFICO ARTIGO CIENTÍFICO DE ACORDO COM ABNT Pode ser definido como a publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados

Leia mais

A cada inscrição, será aceito apenas 1 (um) trabalho.

A cada inscrição, será aceito apenas 1 (um) trabalho. NORMAS PARA TRABALHOS 1 PROCEDIMENTO PARA INSCRIÇÃO: INSCRIÇÃO NO EVENTO Para a inscrição no evento, os participantes deverão: a) Preencher a ficha de inscrição b) Pagar a taxa de inscrição do evento INSCRIÇÃO

Leia mais

VETORES Motivação AULA 19

VETORES Motivação AULA 19 AULA 19 VETORES 19.1 Motivação Considere o problema de calcular a média aritmética das notas de 5 alunos de uma disciplina e determinar e escrever o número de alunos que obtiveram nota superior à média

Leia mais

Quem não se comunica, se estrumbica!

Quem não se comunica, se estrumbica! Quem não se comunica, se estrumbica! Apresentação de trabalhos científicos: 1. Oral. 2. Relatórios. 3. Painéis. 2 Por que fazemos apresentações? Persuasão: convencer a audiência a seguir determinada ação.

Leia mais

Instruções aos Autores

Instruções aos Autores Instruções aos Autores Poderão ser submetidos, para avaliação, artigos para publicação nas seguintes seções: Pesquisa; Revisões e Relato de Caso Clínico/Experiência. Independente da seção escolhida, o

Leia mais

COMO ESCREVER UM ARTIGO E

COMO ESCREVER UM ARTIGO E 1 COMO ESCREVER UM ARTIGO E PONTOS CORRELATOS Ou Dicas e sugestões de quem tem mais cabelo branco, mas não é especialista no assunto Mario A. Lira Junior O QUE É UM ARTIGO? Principal forma de comunicação

Leia mais

X CONGRESSO DE BIOMEDICINA & VII JORNADA DE ANÁLISES CLÍNICAS

X CONGRESSO DE BIOMEDICINA & VII JORNADA DE ANÁLISES CLÍNICAS X CONGRESSO DE BIOMEDICINA & VII JORNADA DE ANÁLISES CLÍNICAS EDITAL APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS CIENTÍFICOS 1. Data: 23 de novembro de 2017 2. Período de inscrições: 16 de outubro a 20 de novembro de 2017

Leia mais