Aluno(a): / / Cidade Polo: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aluno(a): / / Cidade Polo: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA"

Transcrição

1 Aluno(a): / / Cidade Polo: CPF: Curso: ATIVIDADE AVALIATIVA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA Preencha o GABARITO: Observação: Nesta atividade há 10 (dez) questões de múltipla escolha. Para cada uma das questões são apresentadas 5 (cinco) opções identificadas com as letras: A, B, C, D, E. Em cada questão existe apenas uma alternativa que a responde acertadamente. Leia os enunciados com atenção. 1. A Alfabetização Matemática possibilita o desenvolvimento de autonomia cognitiva e visa a construção do conhecimento matemático da criança. Dessa forma, a) essa alfabetização deve ser trabalhada de forma a oferecer ao educando a aquisição da leitura e da escrita para estudos imediatos. b) essa alfabetização possibilita a elaboração de cálculos para oferecer ao educando uma como lidar com o dinheiro. c) a Alfabetização Matemática deve mostrar os números e fórmulas para os educandos. d) essa alfabetização deve ser trabalhada para a construção de conceitos que visem o aprimoramento da leitura e da escrita na sala de aula.

2 e) essa alfabetização deve ser trabalhada de forma a oferecer ao educando a aquisição de conceitos que sirvam de subsídios para a construção de estruturas mais complexas com as quais se defrontará futuramente em seus estudos. 2. A Matemática na Educação Infantil visa a) oferecer oportunidades para a elaboração de cálculos para organizar a vida financeira da criança. b) oportunizar a criança a escrita dos números e letras na escola. c) organizar o material que ela desorganizou na escola. d) oferecer mais facilidade para a aquisição e manuseio dos brinquedos presentes no seu cotidiano. e) oferecer oportunidades para que as crianças desenvolvam a capacidade de estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano. 3. Em cada faixa etária existem habilidades e competências referentes à sua contemplação. Os adultos já possuem um conhecimento mais aguçado que as crianças, entretanto, as ideias de abstração são novas da mesma forma. Na alfabetização de jovens e adultos um dos fatores que dificulta o processo é a) a utilização de programas de alfabetização voltados para as crianças. b) a idade do educando, pois com a idade avança não é possível alfabetizá-lo c) a má utilização do caderno e do lápis por parte do educando. d) a utilização da quadro-negro e do giz, pois o professor solicita a participação do educando e ele se recusa a colaborar. e) a utilização de programas de alfabetização específicos para jovens e adultos. 4. Diagnosticar o erro do aluno sem a devida contextualização, não levando em conta quem erra e por que se erra, é desconhecer o fato de que os erros são produtos históricos. (PINTO, Neuza Bertoni. O erro como estratégia didática: Estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas: Papirus, 2000). De acordo com o texto citado e os estudos desta disciplina, é correto dizer que a) O professor tem que buscar no erro o lado negativo e avaliar o aluno.

3 b) O professor tem que buscar no erro, uma forma positiva de avaliar o aluno, considerando tanto o resultado obtido quanto o processo de construção. Pois, o importante na valorização do erro é levantar uma discussão e análise do que está por trás desse erro, fazendo a intervenção no momento certo sem dar a resposta pronta para o aluno. c) O aluno não deve errar, pois as aulas foram o suficiente para sua Alfabetização Matemática. d) O professor deve buscar o erro do aluno solicitando que ele corrija de imediato, de acordo com as fórmulas que constam no livro didático. e) O professor tem que buscar uma forma positiva de corrigir o erro, desconsiderando o resultado obtido, pois o importante é o acerto do que já foi discutido e analisado anteriormente. 5. Na educação matemática o jogo deve ter um conteúdo que contemple o ato de jogar e não simplesmente o jogo. O ato de jogar proporcionar o conhecimento organizado e a formação de estratégias na solução de problemas, o estabelecimento do conhecimento lógico, a aquisição de conceitos científicos para a produção de novos conhecimentos. Assim, a estratégia que comporta o jogo como metodologia, nesse contexto, cumpre dois objetivos: I. o objetivo de conteúdo, através do qual se trabalha os conceitos matemáticos. II. o objetivo referente à formação do educando, onde está implícito o desenvolvimento da autonomia, dos valores culturais e os princípios de trabalho coletivo. III. o objetivo de brincar com os conteúdos em grupo, sem os conceitos matemáticos. a) I e II estão corretas. b) Apenas I está correta. c) I e III estão corretas. d) I, II, e III estão corretas. e) Apenas III está correta.

4 6. As novas tecnologias vêm estão sendo usadas como recursos didáticos para auxiliar os professores e a escola no processo educacional. Dentre os recursos tecnológicos está também a calculadora, que poderá fazer parte do uso cotidiano do educando. O PCN de Matemática (BRASIL, 1997) aponta posições favoráveis sobre a utilização da calculadora. Nesse sentido, a calculadora pode ser a) um instrumento isolado, proporcionando melhoria do desenvolvimento individual do educando. b) um instrumento estimulador na melhoria no ensino de cálculos, mas impossibilita a investigação e exploração durante a resolução de problemas. c) um instrumento motivador, proporcionando melhoria no ensino da Matemática, possibilitando a investigação e exploração durante a resolução de problemas, permitindo também a verificação de resultados, correção de erros e favorecendo um ajuste nas atitudes dos educandos. d) um instrumento dosador, que mede a melhoria no ensino da Matemática, possibilitando a investigação e exploração durante a resolução de problemas, permitindo também a verificação de resultados, correção de erros e favorecendo um ajuste em suas atitudes. e) um instrumento indispensável, para a qualidade do ensino da Matemática, pois é o único que possibilita a investigação e exploração durante a resolução de problemas, permitindo também a verificação de resultados, correção de erros e favorecendo os acertos e um ajuste nas atitudes do educando. 7. Com o avanço tecnológico, percebe-se que muitos são os recursos que temos à disposição na Internet para a facilitar a aprendizagem matemática. Mas se faz necessária atenção especial para alguns aspectos na hora da escolha dos softwares, entre eles estão: I. os recursos didáticos para que os educandos possam fazer os experimentos em casa e não na sala de aula. II. os conteúdos de matemática que neles estão envolvidos. III. os recursos disponíveis para que os educandos possam fazer muitos experimentos de pensamento.

5 a) Estão corretas I e II. b) Estão corretas I e III. c) Estão corretas II e III. d) Apenas I está correta. e) Estão corretas I, II e III. 8. A avaliação deve ser um processo contínuo e com diferentes formas de avaliar, identificando o avanço e as dificuldades do aluno sendo necessário à interiorização das diversidades culturais de cada um. (PERRENOUD, 1999). Na Matemática, existem provas com questões objetivas e provas com questões abertas, para verificar o processo de aprendizagem do educando, mas a observação constante, seguida de registro, é uma ferramenta fundamental para o professor. Pois, através da observação o professor perceberá os acontecimentos na íntegra. Desta forma, com essa ferramenta os docentes poderão a) elaborar questões matemática para que os alunos brinquem nas aulas. b) buscar soluções para estagnar seus alunos a paralisarem o nível da capacidade lógicomatemática para atuarem, de forma autônoma e descobrirem uma Matemática prazerosa, interessante, associando a sua realidade. c) buscar recursos financeiros para fazer as avaliações através do tablet. d) buscar soluções para estimular seus alunos a elevarem o nível da capacidade lógicomatemática para atuarem, de forma autônoma e descobrirem uma Matemática prazerosa, interessante, associando a sua realidade. e) buscar problemas matemáticos para estimular seus alunos a elevarem o nível de leitura e lógico-matemática para atuarem de forma individual e descobrirem uma leitura e Matemática prazerosa, interessante, associando a sua realidade.

6 9 Alguns educandos apresentam muitas dificuldades na disciplina de Matemática pelo simples fato de não compreendê-la. Frente a essas dificuldades, o professor diz que esses educandos não foram alfabetizados matematicamente. Nesse contexto, ser alfabetizado em Matemática refere-se a) a dominar os conteúdos mais simples dessa ciência, tais como ler e compreender os números, relacionar as unidades de medida, comunicar-se usando os conceitos aprendidos, compreender as operações fundamentais. b) a dominar os conteúdos mais complexo dessa ciência, tais como ler e compreender os números, relacionar as unidades de medida, comunicar-se usando os conceitos aprendidos, compreender as operações fundamentais. c) ao domínio dos conceitos da Matemática, ou seja, ler e escrever os textos para comunicarse com as operações fundamentais. d) ao domínio de todos os conceitos da Matemática para o uso diário. e) dominar a ciência da Matemática, para poder ensiná-la no futuro. 10. No ensino de Matemática ainda prevalece a memorização, assim, não há iniciativa por parte dos educandos e sua capacidade investigativa é desestimulada. Para que essa situação seja mudada a) Os educandos precisam assumir o seu papel de mediador na construção de seu próprio conhecimento. b) Os professores precisam assumir o seu papel central na construção de seu próprio conhecimento e devem fazer isso através da mediação dos educandos. c) Os professores precisam assumir o seu papel de autodidata e fazer o processo de memorização para o educando. d) Os educandos precisam assumir o seu papel central na construção de seu próprio conhecimento e devem fazer isso através da mediação do professor. e) Os educandos precisam assumir papel de autodidata, devem aprender sem a mediação de um professor.

Aluno(a): / / Cidade Polo: CPF: Curso: 1ª AVALIAÇÃO ONLINE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO

Aluno(a): / / Cidade Polo:   CPF: Curso: 1ª AVALIAÇÃO ONLINE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Aluno(a): / / Cidade Polo: E-mail: CPF: Curso: 1ª AVALIAÇÃO ONLINE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO Preencha o GABARITO: 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 Observação: Nesta atividade há 10 (dez) questões

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática

ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática ORIENTAÇÃO TÉCNICA DE MATEMÁTICA 1º Encontro Concepção do Ensino de Matemática A Matemática nos currículos deve constituir, em parceria com a língua materna, um recurso imprescindível para uma expressão

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA Arthur de Araújo FILGUEIRAS Universidade Federal da Paraíba arthurfilgueiras@yahoo.com.br 1. INTRODUÇÃO Dentro do atual cenário

Leia mais

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem

- estabelecer um ambiente de relações interpessoais que possibilitem e potencializem O desenvolvimento social e cognitivo do estudante pressupõe que ele tenha condições, contando com o apoio dos educadores, de criar uma cultura inovadora no colégio, a qual promova o desenvolvimento pessoal

Leia mais

O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3

O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3 O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3 Introdução O interesse por essa temática deriva das dificuldades tanto

Leia mais

O CONHECIMENTO ALGÉBRICO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Ronaldo Vieira Cabral FACNORTE/IBEA

O CONHECIMENTO ALGÉBRICO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Ronaldo Vieira Cabral FACNORTE/IBEA O CONHECIMENTO ALGÉBRICO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA Ronaldo Vieira Cabral FACNORTE/IBEA ronaldovieiracabral@gmail.com Alina Kadígina da Silva Barros FACNORTE/IBEA alina.kadigina@gmail.com Francinaldo

Leia mais

Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO

Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO DISCIPLINA Matemática Ensino Fundamental I 2º ano PLANO DE ENSINO Ariana e Rita Mara PROFESSOR TURMA ANO LETIVO 2017 A e B EMENTA: Construir o significado de números em diferentes contextos sociais. Nomear,

Leia mais

O USO DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O USO DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL O USO DO CINEMA COMO RECURSO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Emanuela Suassuna de Araújo (1); Vanessa da Silva Santos (1) Universidade Federal da Paraíba, suassuna.emanuela@gmail.com (1); Universidade Federal

Leia mais

UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS. Apresentação: Jogo dos Discos

UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS. Apresentação: Jogo dos Discos UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DE PROBABILIDADE: O JOGO DOS DISCOS Apresentação: Jogo dos Discos Autor 1 José Dilmacir Alves de Melo; Orientador 2 Antônio Samuel Alves da Silva Introdução Tomar

Leia mais

SOLUÇÕES DE PROBLEMAS TENDO SUPORTE AS QUESTÕES DA OBMEP. Palavras-chave: Educação Matemática. Olimpíadas de Matemática. Leitura e Escrita Matemática.

SOLUÇÕES DE PROBLEMAS TENDO SUPORTE AS QUESTÕES DA OBMEP. Palavras-chave: Educação Matemática. Olimpíadas de Matemática. Leitura e Escrita Matemática. SOLUÇÕES DE PROBLEMAS TENDO SUPORTE AS QUESTÕES DA OBMEP Mariane Kneipp Giareta 1 Neuza Terezinha Oro 1 Rosa Maria Tagliari Rico 1 Paula Boito 2 Juliano Zanon 2 RESUMO: A presente oficina é resultado do

Leia mais

O USO DE VÍDEO-AULAS: UM RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIA. Autores: Leci Kaufmann Débora Müller Crisna Bierhalz

O USO DE VÍDEO-AULAS: UM RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIA. Autores: Leci Kaufmann Débora Müller Crisna Bierhalz O USO DE VÍDEO-AULAS: UM RECURSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIA Autores: Leci Kaufmann Débora Müller Crisna Bierhalz Introdução Atualmente a utilização das mídias em sala de aula está cada vez mais presente

Leia mais

Projeto TRILHAS de Leitura

Projeto TRILHAS de Leitura Projeto TRILHAS de Leitura Agenda 1 2 3 Apresentação do Projeto TRILHAS Os Cadernos de Estudos e Orientação O Portal e o Curso de Ensino a Distância Distância Vídeo Formação do Leitor https://www.portaltrilhas.org.br/biblioteca/5734/video-formacao-do-leitor.html

Leia mais

Concurso Público Osasco PEB I SLIDES Prof. Amarildo Vieira

Concurso Público Osasco PEB I SLIDES Prof. Amarildo Vieira Concurso Público Osasco PEB I - 2017 SLIDES Prof. Amarildo Vieira PEDAGOGO UNIb ESPECIALIZAÇÃO EM DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR PUC/SP BACHARELANDO EM DIREITO Uninove DIRETOR DE ESCOLA PMSP/SP PROFESSOR

Leia mais

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português

Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português Critérios de avaliação 1º Ciclo - Português - Interpretar discursos orais breves; - Reter informação essencial; - Produzir discursos orais com diferentes finalidades e com coerência; - Apresentar argumentos.

Leia mais

Prof. Ms. Leonardo Anselmo Perez

Prof. Ms. Leonardo Anselmo Perez Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) Preparação Pedagógica: Estratégias de Ensino em Engenharia Elétrica (SEL 5720) Avaliação + Tecnologia: é possível! Apresentação do projeto que serviu de base

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS: A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde

Leia mais

PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL

PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL PROPOSTA DE SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO CONSED E POSSIBILIDADES DE COOPERAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL Professora Doutora Maria Inês Fini Presidente do Inep Brasília-DF Outubro 2017 LEGISLAÇÃO Os currículos da

Leia mais

Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Ensino e Aprendizagem em Matemática.

Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Ensino e Aprendizagem em Matemática. SOCIALIZAÇÃO E INTERAÇÃO ENTRE ALUNOS E O ENSINO DE MATEMÁTICA Shirley Aparecida de Moraes Escola 31 de Março shiamo@seed.pr.gov.br Rita de Cássia Amaral Vieira Universidade Estadual de Ponta Grossa rcamaral@hotmail.com

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização. Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Alfabetização Carga Horária Semestral: 80 horas Semestre do Curso: 5º 1 - Ementa (sumário, resumo) História da Escrita. Função

Leia mais

ENSINANDO CONCEITOS DE QUÍMICA INSERIDOS EM SEU CONTEXTO DE APLICAÇÃO. Prof. Edilberto Felix da Silva Etec Alberto Santos Dumont Guarujá SP

ENSINANDO CONCEITOS DE QUÍMICA INSERIDOS EM SEU CONTEXTO DE APLICAÇÃO. Prof. Edilberto Felix da Silva Etec Alberto Santos Dumont Guarujá SP ENSINANDO CONCEITOS DE QUÍMICA INSERIDOS EM SEU CONTEXTO DE APLICAÇÃO Prof. Edilberto Felix da Silva Etec Alberto Santos Dumont Guarujá SP Relato de Experiência RESUMO A Química é uma ciência que deve

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática e Metodologia da Matemática Carga horária: 80 Aulas/Semana: 04 Termo Letivo: 5º 1. Ementa (sumário, resumo) Apresenta e analisa

Leia mais

O SOFTWARE GEOGEBRA 3.0: FACILITADOR DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO E SUPERIOR

O SOFTWARE GEOGEBRA 3.0: FACILITADOR DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO E SUPERIOR O SOFTWARE GEOGEBRA 3.0: FACILITADOR DO ENSINO/APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES PARA O ENSINO MÉDIO E SUPERIOR Débora Valim Sinay Neves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/ Faculdade de Tecnologia e Ciências

Leia mais

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana).

Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem. (Mário Quintana). Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história. (Bill Gates). Os verdadeiros analfabetos

Leia mais

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DA MATEMÁTICA ULBRA Canoas Rio Grande do Sul Brasil. 04, 05, 06 e 07 de outubro de 2017 Minicurso QUESTÕES DE RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO CONTRIBUINDO PARA FORMAÇÃO

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DE BIOLOGIA

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DE BIOLOGIA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO ENSINO DE BIOLOGIA Isllane Cristina Tavares da Rocha 1 ; Orientador: Joaes Freitas de Paula 2 Universidade de Pernambuco (CMN) Depto de Ciências

Leia mais

PROFESSOR (A) DA EDUCAÇÃO INFANTIL

PROFESSOR (A) DA EDUCAÇÃO INFANTIL CONCURSO PÚBLICO SERTÂNIA (PE) - PROFESSOR (MÉDIO - TARDE) CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS PROFESSOR (A) DA EDUCAÇÃO INFANTIL ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas

Leia mais

O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA BARAÚNA/PB.

O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA BARAÚNA/PB. O USO DE NOVAS FERRAMENTAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL FELIPE RODRIGUES DE LIMA BARAÚNA/PB. Judcely Nytyesca de Macedo Oliveira Silva 1 - UFCG - ufcg.juudy@gmail.com;

Leia mais

7ª JORNADA ACADÊMICA a 23 de Novembro Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás

7ª JORNADA ACADÊMICA a 23 de Novembro Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás 7ª JORNADA ACADÊMICA 2013 18 a 23 de Novembro Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás O JOGO DE XADREZ COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL Edivaldo Demésio¹; Ernesto Seiji Matsumoto²;

Leia mais

REGULAMENTO DA BRINQUETOTECA

REGULAMENTO DA BRINQUETOTECA REGULAMENTO DA BRINQUETOTECA Governador Valadares 2015 REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA Regulamenta o funcionamento da Brinquedoteca no âmbito da Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares

Leia mais

ADEDANHA MATEMÁTICA: UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA

ADEDANHA MATEMÁTICA: UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA ADEDANHA MATEMÁTICA: UMA DIVERSÃO EM SALA DE AULA Elizabethe Gomes Pinheiro Secretaria Municipal de Educação- Cabo Frio - RJ bethematica@hotmail.com Resumo: Este trabalho tem por objetivo mostrar um pouco

Leia mais

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar

Mary Lúcia Pedroso Konrath, Liane Margarida Rockebach Tarouco e Patricia Alejandra Behar Mary Lúcia Pedroso Konrath PPGIE/UFRGS Liane Margarida Rockenbach Tarouco PPGIE/UFRGS Patricia Alejandra Behar PPGIE/UFRGS EaD e sua organização Mediação pedagógica na EaD O aluno, tutor e professor da

Leia mais

Faculdades Integradas Potencial. Regulamento de Utilização da Brinquedoteca

Faculdades Integradas Potencial. Regulamento de Utilização da Brinquedoteca Faculdades Integradas Potencial Regulamento de Utilização da Brinquedoteca 2016 BRINQUEDOTECA Este regulamento visa estabelecer padrões e normas para o funcionamento da Brinquedoteca das Faculdades Integradas

Leia mais

Vamos brincar de reinventar histórias

Vamos brincar de reinventar histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de reinventar histórias Ano 03 Unidade 04 Material

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹. Aline Serra de Jesus. Graduanda em Pedagogia

A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹. Aline Serra de Jesus. Graduanda em Pedagogia A ALFABETIZAÇÃO E A FORMAÇÃO DE CRIANÇAS LEITORAS E PRODUTURAS DE TEXTOS¹ Aline Serra de Jesus Graduanda em Pedagogia Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: antoniojose1@hotmail.com Tyciana Vasconcelos

Leia mais

As primeiras noções de mapa e a importância da Geografia nas séries iniciais

As primeiras noções de mapa e a importância da Geografia nas séries iniciais As primeiras noções de mapa e a importância da Geografia nas séries iniciais Ler e buscar informações Nas aulas de Geografia, é importante que a criança tenha espaço para desenhar e representar as situações,

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL DO TUTOR DE CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PERFIL PROFISSIONAL DO TUTOR DE CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PERFIL PROFISSIONAL DO TUTOR DE CURSOS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Área profissional: Educação Segmento tecnológico: Educação a Distância Qualificação profissional: Tutor de Cursos de Educação a Distância

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS Carina da Silva Ourives Nanci Félix Veloso RESUMO ULBRA Cachoeira do Sul carinaourives046@gmail.com

Leia mais

APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA.

APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Dagma Ramos SILVA; Camila Caroline FERREIRA; Maria Bárbara

Leia mais

Jogos Educativos. Joceline Mausolff Grübel. Marta Rosecler Bez. Centro Universitário Feevale

Jogos Educativos. Joceline Mausolff Grübel. Marta Rosecler Bez.  Centro Universitário Feevale Jogos Educativos Joceline Mausolff Grübel joceline.grubel@gmail.com Marta Rosecler Bez martabez@feevale.br Centro Universitário Feevale Novo Hamburgo, novembro de 2006. Roteiro Introdução A importância

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS CEGOS A PARTIR DO APLICATIVO MINIMATECAVOX

ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS CEGOS A PARTIR DO APLICATIVO MINIMATECAVOX ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS CEGOS A PARTIR DO APLICATIVO MINIMATECAVOX Marciane da Silva Nunes 1, Victória Caroline do Nascimento Luz 2, Walber Christiano Lima da Costa 3 RESUMO O presente trabalho

Leia mais

ESTUDO DA ÁREA DOS POLÍGONOS UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS E TECNOLOGIAS 1 STUDY OF THE POLYGONES AREA USING CONCRETE MATERIALS AND TECHNOLOGIES

ESTUDO DA ÁREA DOS POLÍGONOS UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS E TECNOLOGIAS 1 STUDY OF THE POLYGONES AREA USING CONCRETE MATERIALS AND TECHNOLOGIES ESTUDO DA ÁREA DOS POLÍGONOS UTILIZANDO MATERIAIS CONCRETOS E TECNOLOGIAS 1 STUDY OF THE POLYGONES AREA USING CONCRETE MATERIALS AND TECHNOLOGIES Fabiana Patricia Luft 2, Milena Carla Seimetz 3, Lucilaine

Leia mais

Programação das Oficinas. 02/06/ Sexta-feira

Programação das Oficinas. 02/06/ Sexta-feira Programação das Oficinas 02/06/2017 - Sexta-feira Os inscritos no evento poderão participar de 1 (uma) oficina na sexta-feira e 1 (uma oficina) no sábado. 1) Letras e Imagens: aproximações estéticas Olga

Leia mais

Entrevista com Pedagogo responsável pelo conteúdo dos exercícios on-line do site

Entrevista com Pedagogo responsável pelo conteúdo dos exercícios on-line do site Entrevista com Pedagogo responsável pelo conteúdo dos exercícios on-line do site www.kademi.com.br Entrevistado: Ricardo de MACEDO Professor, Formado pela Universidade Guarulhos (2005) com graduação em

Leia mais

GEOGEBRA: REPRESENTAÇÕES DO COTIDIANO 1

GEOGEBRA: REPRESENTAÇÕES DO COTIDIANO 1 GEOGEBRA: REPRESENTAÇÕES DO COTIDIANO 1 SANTOS, Alessandra Neckel dos 2 ; GUISSO, Maísa Mayer 3 ; RODRIGUES, Alvori Vidal 4 RESUMO: O presente trabalho é resultado de atividades envolvendo alunos dos anos

Leia mais

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.

CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. CURRÍCULO, TECNOLOGIAS E ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DA ROBÓTICA EDUCACIONAL NO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. Tatiana Souza da Luz Stroeymeyte tatiana.souza.luz@gmail.com Maria da Graça

Leia mais

ANÁLISE DE ERROS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DO JOGO BINGO DAS FUNÇÕES

ANÁLISE DE ERROS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DO JOGO BINGO DAS FUNÇÕES ANÁLISE DE ERROS: UMA ABORDAGEM POR MEIO DO JOGO BINGO DAS FUNÇÕES Adelson Carlos Madruga Universidade Federal da Paraíba Campus IV adelsoncarlos1992@hotmail.com Resumo: O presente trabalho apresenta resultados

Leia mais

ENCARTE DE APOIO AO PROFESSOR. 1. Titulo: Por dentro da célula. 2. Resumo:

ENCARTE DE APOIO AO PROFESSOR. 1. Titulo: Por dentro da célula. 2. Resumo: Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia Autores: Evanoel Nunes 1 ; Sheila Alves 2 ; Ivaneide

Leia mais

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO

JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS UTILIZADOS COMO FORMA LÚDICA PARA APRENDER HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO Pedro Augusto

Leia mais

A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL

A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS. Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL A TECNOLOGIA COMO PROPULSORA DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS Aline Reis de Camargo Universidade Federal de Pelotas - UFPEL Município: São Francisco de Paula COOPESERRA - Colégio Expressão INTRODUÇÃO O

Leia mais

O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1

O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1 O COTIDIANO DA SALA DE AULA E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: PROFESSOR MEDIADOR, ALUNO PROTAGONISTA 1 Franciele Novaczyk Kilpinski Borré 2 Suelen Suckel Celestino 3 Patrícia Nascimento Mattos 4 A prática

Leia mais

ZOOMÁTICA 1 INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS

ZOOMÁTICA 1 INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS ZOOMÁTICA 1 MARTINS, Amanda Taborda 2 ; HUBERT, Jean Josiel de Moura 3 ; KINALSKI, Thaís 4 RESUMO: O trabalho com o tema Zoomática foi realizado com a turma do terceiro ano do Ensino fundamental da Escola

Leia mais

CAIXINHA DOS NÚMEROS INTEIROS

CAIXINHA DOS NÚMEROS INTEIROS CAIXINHA DOS NÚMEROS INTEIROS Claudimara da Silva Pfiffer Universidade Regional de Blumenau claudimara.mat@gmail.com Martiela Bispo Eilert Universidade Regional de Blumenau-Bolsista CAPES-PIBID martybe84@hotmail.com

Leia mais

APROXIMANDO A MATEMÁTICA DA REALIDADE DO EDUCANDO

APROXIMANDO A MATEMÁTICA DA REALIDADE DO EDUCANDO APROXIMANDO A MATEMÁTICA DA REALIDADE DO EDUCANDO Willian Carvalho da Silva (Bolsista)¹ Prof. a Dr. a Regina Litz Lablém (Orientadora)² 1 Estudante Bolsista do Curso de matemática da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO

CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO 1 CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2º PERÍODO 2 BIOINFORMÁTICA É a junção da ciência computacional e da biologia molecular. Para tal associação utiliza conhecimentos: Da física; Biologia; Química;

Leia mais

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer

Habilidades Cognitivas. Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer Habilidades Cognitivas Prof (a) Responsável: Maria Francisca Vilas Boas Leffer As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Construindo as competências sob os pilares da educação

Leia mais

PROJETO: OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS

PROJETO: OPERAÇÕES COM NÚMEROS DECIMAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINNER Bolsistas: Jacqueline Cristina de Medeiros Supervisora: Patrícia

Leia mais

Inventário de habilidades escolares. Comunicação Oral

Inventário de habilidades escolares. Comunicação Oral Inventário de habilidades escolares Nome Idade Tempo na Escola Razões para a Indicação Grupo Aprendizagens Consolidadas (Currículo Escolar) Habilidades Realiza sem necessidade de suporte Realiza com ajuda

Leia mais

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA

CONTEÚDOS E DIDÁTICA DE MATEMÁTICA Falando sobre a probabilidade nos anos iniciais da Educação Básica De um tempo para cá, mais especificamente desde a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) em 1998, as probabilidades passaram

Leia mais

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química

As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química As contribuições das práticas laboratoriais no processo de Ensino-Aprendizagem na área de Química Monialine Santos de Sousa 1, Juliana da Conceição Souza Lima 1, Andressa Marques Leite 1, Raíla Vieira

Leia mais

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: MATEMÁTICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: MATEMÁTICA INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE ENGENHARIA DE SOROCABA TÍTULO: FORAM REALIZADAS ALGUMAS AULAS COM OS ALUNOS DA ESCOLA JOSÉ QUEVEDO, SENDO UM DIA POR SEMANA. NESSAS AULAS, FORAM PRATICADAS FUNÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO GRAU, ONDE DESENVOLVERAM GRÁFICOS CRIADOS

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa. Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Conteúdos e Metodologia de Língua Portuguesa Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Fundamentos teórico-metodológicos

Leia mais

LETRAMENTO DIGITAL: NOVAS FORMAS DE LER E (D)ESCREVER O MUNDO

LETRAMENTO DIGITAL: NOVAS FORMAS DE LER E (D)ESCREVER O MUNDO LETRAMENTO DIGITAL: NOVAS FORMAS DE LER E (D)ESCREVER O MUNDO Jeanynni Fortunato Severo UFRPE - UAG Aliete Gomes Carneiro Rosa UFRPE - UAG INTRODUÇÃO Com o crescente acesso às TIC, e a utilização destas

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

TEOREMA DE PITÁGORAS: FAZENDO CONJECTURAS COM O SOFTWARE GEOGEBRA

TEOREMA DE PITÁGORAS: FAZENDO CONJECTURAS COM O SOFTWARE GEOGEBRA TEOREMA DE PITÁGORAS: FAZENDO CONJECTURAS COM O SOFTWARE GEOGEBRA Joel Silva de Oliveira joel.bsr@gmail.com; Izidio Silva Soares izidiosoares@gmail.com UEPB-e-mail: Resumo: Este trabalho trata-se de uma

Leia mais

REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA - CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA - CURSO DE PEDAGOGIA REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA - CURSO DE PEDAGOGIA 2017 Página 1 de 5 REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA DO CURSO DE PEDAGOGIA 001/2017 Capítulo I Princípios e Diretrizes Art 1º. A Brinquedoteca do Curso de Pedagogia

Leia mais

Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada

Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada Escolha sua melhor opção e estude para concursos sem gastar nada PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS Questões numeradas de 01 a 15 INSTRUÇÃO: Leia as ações que fazem parte de uma Cartilha desenvolvida pelo

Leia mais

O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO O ENSINO E APRENDIZAGEM DA ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Mônica Cristina Bogoni Savian Universidade Federal de Santa Maria monicabogoni@yahoo.com.br Luciane Flores Jacobi Universidade Federal

Leia mais

O TRABALHO DO PROFESSOR COMO AGENTE LETRADOR EM TURMAS DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

O TRABALHO DO PROFESSOR COMO AGENTE LETRADOR EM TURMAS DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL O TRABALHO DO PROFESSOR COMO AGENTE LETRADOR EM TURMAS DO 6 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL Flávia Campos Cardozo (UFRRJ) Marli Hermenegilda Pereira (UFRRJ) Thatiana do Santos Nascimento Imenes (UFRRJ) RESUMO

Leia mais

NOVIDADE SM. para o Ensino Fundamental I. SM, a melhor. Um guia completo para você, educador, entender as coleções integradas e disciplinares.

NOVIDADE SM. para o Ensino Fundamental I. SM, a melhor. Um guia completo para você, educador, entender as coleções integradas e disciplinares. NOVIDADE SM para o Ensino Fundamental I Um guia completo para você, educador, entender as coleções integradas e disciplinares. SM, a melhor O s anos de 2004 e 2005 foram marcantes para a definição, o planejamento

Leia mais

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006

Israel 1994 mundo 2004 Brasil 2006 AS ORIGENS Os primeiros estudos e aplicações de uma metodologia para desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas por meio de jogos de raciocínio foram iniciados em Israel em

Leia mais

VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA

VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA VIABILIDADE E ACEITAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DO ENSINO MÉDIO DE MATEMÁTICA Jerniel da Silva Parente 1 1 Graduando em Matemática IFRR. Bolsistas do PIPICT. e-mail: jerni-p@hotmail.comr

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR

ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR Língua Portuguesa Ensino Fundamental - Anos Iniciais ORIENTAÇÕES PARA O PROFESSOR Organizadora Ana Cristina Miranda da Costa Obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Aprender Editora 1ª Edição

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM DO TIPO APPLETS NO ENSINO DA GEOMETRIA

UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM DO TIPO APPLETS NO ENSINO DA GEOMETRIA UTILIZAÇÃO DE OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM DO TIPO APPLETS NO ENSINO DA GEOMETRIA GT 06 Formação de professores de matemática: práticas, saberes e desenvolvimento profissional Jussara Aparecida da

Leia mais

AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil. CURSO Alfabetização Linguística e Matemática na Educação Infantil

AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil. CURSO Alfabetização Linguística e Matemática na Educação Infantil AULA 4 O ensino da Matemática na Educação Infantil A Educação Infantil é considerada, como a primeira etapa da educação básica, no Brasil, a partir de 1996. Os eixos de trabalho orientados à construção

Leia mais

O JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ORGÂNICAS. Resumo

O JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ORGÂNICAS. Resumo O JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ORGÂNICAS. Elaine Karen Pereira da Silva (1); Déborah Evellyn Ferreira Souza Santos (2); Genir Lopes de Almeida (3);

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS: INTERVENÇÃO EM PROCESSO

ANÁLISE DOS RESULTADOS: INTERVENÇÃO EM PROCESSO ANÁLISE DOS RESULTADOS: INTERVENÇÃO EM PROCESSO Sala 8 Gestão Pedagógica EF II E.E. PROFª ZENAIDE AVELINO MAIA Professora Apresentadora: MARIA IRANILDE ZAMBON SILVA Realização: Justificativa A partir das

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação

EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora FACULDADE FASIPE Mantida EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA Curso de Graduação REGULAMENTO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sinop MT REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA. CAPÍTULO I Dos conceitos, finalidades e objetivos

REGULAMENTO DE UTILIZAÇÃO DA BRINQUEDOTECA. CAPÍTULO I Dos conceitos, finalidades e objetivos CAPÍTULO I Dos conceitos, finalidades e objetivos Art. 1. Este regulamento traz os princípios e diretrizes para utilização da Brinquedoteca da IES, e aplica-se a docentes, funcionários, acadêmicos de ensino

Leia mais

UMA VISÃO SOBRE JOGOS LÚDICOS COMO MÉTODO FACILITADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA

UMA VISÃO SOBRE JOGOS LÚDICOS COMO MÉTODO FACILITADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA UMA VISÃO SOBRE JOGOS LÚDICOS COMO MÉTODO FACILITADOR PARA O ENSINO DE QUÍMICA Maiane Sousa Pereira (1); Mairis Sousa Pereira (1); Adriely de Castro Silva (2); PEREIRA, Maiane S., SOUSA PEREIRA, Mairis,

Leia mais

- -

-  - MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE SOFTWARES AVALIADOR: DATA: / / SOFTWARE AVALIADO: VERSÃO AVALIADA: Por favor, responda as questões a seguir, conforme indicação da legenda: Legenda S: Sim P - : Parcialmente com

Leia mais

Educational Software and Special Education: Thinking about Pedagogical Aspects

Educational Software and Special Education: Thinking about Pedagogical Aspects Softwares Educacionais e a Educação Especial: Refletindo sobre Aspectos Pedagógicos Educational Software and Special Education: Thinking about Pedagogical Aspects Claudete Morellato Maria Cristina Torres

Leia mais

Orientação Técnica: Matemática na Prática. 21 de Setembro de Dir. de Ens. de S. B. Campo SP.

Orientação Técnica: Matemática na Prática. 21 de Setembro de Dir. de Ens. de S. B. Campo SP. Orientação Técnica: Matemática na Prática 21 de Setembro de 2018. Dir. de Ens. de S. B. Campo SP. EE Senador Robert Kennedy São Bernardo do Campo - SP. Prof.: Regis E. L. Oliveira Matemática Apoio no desenvolvimento:

Leia mais

GUIA DIDÁTICO OFICINA DE DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS. Profa. MSc. Nora Almeida

GUIA DIDÁTICO OFICINA DE DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS. Profa. MSc. Nora Almeida GUIA DIDÁTICO OFICINA DE DIDATIZAÇÃO DE GÊNEROS Profa. MSc. Nora Almeida Belém- PA 2019 APRESENTAÇÃO Caro(a) aluno(a), A disciplina Oficina de Didatização de Gêneros é uma disciplina de 68 horas cujo objetivo

Leia mais

Avaliar com eficácia e eficiência

Avaliar com eficácia e eficiência Vasco Pedro Moretto Avaliar com eficácia e eficiência Avaliar a aprendizagem tem sido um tema angustiante para professores e estressante para alunos O sistema escolar gira em torno desse processo e tanto

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓGICO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação do Ensino Aprendizagem Carga Horária Semestral: 80 Semestre do Curso: 8º 1 - Ementa (sumário, resumo) Contextualização histórica

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

PÓS-GRADUAÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 460h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos:

Leia mais

Caderno de apoio. Gestores Escolares

Caderno de apoio. Gestores Escolares Caderno de apoio Gestores Escolares 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Escola Digital e os Gestores Escolares... 4 AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR Navegue pela plataforma... 4 Analise resultados e escolha projetos pedagógicos...

Leia mais

COMO SOFTWARES DE JOGOS PODEM INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO

COMO SOFTWARES DE JOGOS PODEM INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO COMO SOFTWARES DE JOGOS PODEM INFLUENCIAR NA EDUCAÇÃO Rômulo Batista Ventrella 1, Renato Luiz Gambarato 2 1 Tecnólogo em Informática para Negócios, FATEC Botucatu,romulo.ventrella@gmail.com. 2 Mestre em

Leia mais

O QUE É AAP: LEITURA DO COMUNICADO CIMA

O QUE É AAP: LEITURA DO COMUNICADO CIMA O QUE É AAP: LEITURA DO COMUNICADO CIMA Segundo o Comunicado CIMA - A Avaliação da Aprendizagem em Processo AAP, é de caráter exclusivamente diagnóstico, se constituem em instrumentos investigativos da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CENTRO DE ENSINO E PESQUISA APLICADA À EDUCAÇÃO DEPARTAMENTOS DE PEDAGOGIAA PLANO DE ENSINO DE MATEMÁTICA 2017 Disciplina: Matemática Nível: Ensino Fundamental Série: 2º Ano

Leia mais

REGULAMENTO BRINQUEDOTECA

REGULAMENTO BRINQUEDOTECA REGULAMENTO BRINQUEDOTECA O Regulamento da Brinquedoteca foi aprovado pelo CONSUP mediante a CONSUP n 01/2015 data 06 de janeiro de 2015. Pelos professores Joseney Spréa, Eliane Silva dos Santos, David

Leia mais

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios

o que é? Resgatar um conteúdo trabalhado em sala de aula, por meio de novas aplicações ou exercícios lição de casa F1 o que é? É um recurso didático que o professor propõe aos alunos para potencializar a relação dele com o objeto de conhecimento. A lição pode ter vários objetivos: Resgatar um conteúdo

Leia mais

PLANO DE TRABALHO SOBRE MATRIZES

PLANO DE TRABALHO SOBRE MATRIZES FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DE MATEMÁTICA FUNDAÇÃO CECIERJ/SEEDUC-RJ Colégio: C.E.CONDE PEREIRA CARNEIRO Professor: RAFAEL FERREIRA DA COSTA LEITE Matrículas: 09718115 Série: 2º ANO ENSINO MÉDIO

Leia mais

ESBOÇO: I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA AS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADOR GERAL: PROFESSORA MARILUCE KURZ AGOSTO/2017

ESBOÇO: I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA AS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADOR GERAL: PROFESSORA MARILUCE KURZ AGOSTO/2017 Apêndice D ESBOÇO DO PRODUTO EDUCACIONAL ESBOÇO: I SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO CONTINUADA AS CIÊNCIAS DA NATUREZA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COORDENADOR GERAL: PROFESSORA MARILUCE KURZ AGOSTO/2017 1. TÍTULO I Seminário

Leia mais

Erodiades Possamai Natália Lummertz Nébia Mara de Souza

Erodiades Possamai Natália Lummertz Nébia Mara de Souza Erodiades Possamai Natália Lummertz Nébia Mara de Souza Laboratório de Ensino de Matemática São muitos os educadores que concordam em utilizar um apoio visual para facilitar a aprendizagem. Em termos de

Leia mais

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70%

Fichas de avaliação; Máx. 40% 70% O presente documento define os critérios de avaliação de cada área curricular do 3.º ciclo do Externato de Santa Joana que, após ratificação pelo Conselho Pedagógico e tendo em conta a legislação em vigor,

Leia mais