ENCARTE DE APOIO AO PROFESSOR. 1. Titulo: Por dentro da célula. 2. Resumo:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ENCARTE DE APOIO AO PROFESSOR. 1. Titulo: Por dentro da célula. 2. Resumo:"

Transcrição

1 Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia Autores: Evanoel Nunes 1 ; Sheila Alves 2 ; Ivaneide Alves Soares da Costa 2 1,2 Licenciandos; 2 Coordenador. ENCARTE DE APOIO AO PROFESSOR 1. Titulo: Por dentro da célula 2. Resumo: O presente jogo intitulado "DESVENDANDO A CÉLULA" foi criado para promover o aprendizado significativo de alunos, utilizando para isso o lúdico, proporcionando descontração, prazer e permitindo aos estudantes uma nova metodologia de aprender brincando, pois este jogo estimula a capacidade de interpretação do conteúdo a partir de perguntas e dicas que os encoraja a tirar suas próprias conclusões e chegar sozinhos a resposta correta, possibilitando o prazer em estudar. Este jogo é um instrumento didático que pode ser aplicado em sala de aula, pois tratar do conceito de células animal e vegetal, bem como suas organelas, características morfológicas e fisiológicas. 3. Objetivo: O jogo desvendando a célula pretende que os alunos ao termino de sua jogada sejam capazes de: Reconhecer os elementos que constitui uma célula, bem como suas funções para o funcionamento do organismo; Adquirir conhecimentos significativos sobre o tema; Fazer relações do conteúdo com temas relacionados ao cotidiano; Desenvolver raciocínio, prever consequências para determinada ação, aguça a concentração e criatividade. 4. Publico alvo: Alunos do 2 série do Ensino Médio. 5. Justificativa: O subprojeto PIBID/BIOLOGIA/UFRN propõe atividades que visam possibilidades e limites de propostas inovadoras para o ensino de ciências e Biologia, baseada em estratégias de ensino diversificadas e motivadoras para favorecer à aprendizagem significativa. Sabendo que o ensino de citologia é de difícil aprendizagem e de caráter abstrato, se faz necessário o uso de matérias que auxiliem o docente neste processo de acomodação

2 dos conceitos no cognitivo do aluno. Além de metodologias diversificadas que estimule o discente a fazer novas descobertas de modo prazeroso e descontraído. Pensando nisto, o presente jogo tem a função de estimular o aluno no processo de ensino aprendizagem trabalhando a capacidade de concentração e atenção do aluno, bem como ampliar seu raciocínio logico e organizar em sua estrutura cognitiva os conceitos trabalhados, fazendo que estes tenham uma aprendizagem. DESVENDANDO A CÉLULA apresenta aspectos fundamentais como conteúdo curricular e contextualização baseada em relações cotidianas que estimula o interesse do aluno, pontos importantes para a educação escolar. Outro ponto importante é a participação integral do discente, uma vez, que ele deixa de ser ouvinte e passa a ser agente ativo no seu processo de aprendizagem utilizando a troca mutua de conhecimentos e seu senso de coletividade. Vale Ressaltar que este tenta trabalhar de acordo com a matriz do ENEM utilizando a estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo. Divisão celular, aspectos bioquímicos das estruturas celulares, aspectos gerais do metabolismo celular. 6. Conteúdos: Conceituais Composição química das células; Membrana plasmática; Citoplasma celular; Núcleo celular; Citoesqueleto microtúbulos, centríolos, cílios e flagelos; Organelas celulares ribossomos, retículo endoplasmático, complexo de golgi, lisossomos, peroxissomos, vacúolos, plastos e mitocôndrias. Divisão celular; Células do tecido nervoso, epitelial e sanguíneo. Procedimentais Participação em discussões; Interagir em grupo; Aguça a concentração e habilidades de raciocino lógico; Utilização de jogo didático para promover o desejo e interesse do aluno para aprender um conteúdo; Atitudinais: Reconhecer a importância da atividade lúdica no processo de aprendizagem; Consolidar as novas informações de forma prazerosa; Estimular o pensamento crítico a partir de conflitos cognitivos; Conhecer o funcionamento celular através do interesse e curiosidade do aluno; 7. Número de jogadores: 2 jogadores ou 2 equipes contendo no máximo 4 integrantes. 8. Material componente do jogo:

3 Este jogo é composto de um TABULEIRO (67 casas), um conjunto de baralho contendo: 30 cartas de PERGUNTAS, 12 cartas BÔNUS e 12 cartas DESAFIOS. Possui um dado, 3 peões (coloridos), 1 encarte com as regras, 2 blocos de anotações e 1 gabarito de respostas. Este jogo exige um controlador (que deve ser escolhido por cada jogador/equipe), que vai escolher as perguntas e julgar se as respostas fornecidas pelos alunos estão corretas, para que o jogo possa dá continuidade. 9. Como jogar em sala: Primeiramente, cada jogador/equipe decidirá se o jogo vai ter controlador. Se o jogo for à dupla (um contra um) não é obrigatório ter um controlador. Entretanto, se o jogo for a equipe (no mínimo 3 participante por equipe) é obrigatório ter um controlador. Função de um controlador: o - Este escolhe as cartas que cada jogador/equipe responderá. Isso inclui cartas de PERGUNTAS, BÔNUS e DESAFIOS. o - O controlador avalia as jogadas verificando as respostas corretas e erradas, bem como também verifica falcatruas entre os jogadores. o - Este organiza e orienta o jogo com: as regras, limite de tempo para cada resposta e jogada. Cada jogador/equipe decidirá quem inicia o jogo através do lançamento do dado. Inicia o jogo quem tirar a maior pontuação. Em seguida cada jogador/equipe estarão lançando o dado para saber quantas casas ira avançar se responder a pergunta de forma correta. Lembrando que o jogador/equipe só avança nas casas do tabuleiro se acertar a pergunta escolhida pelo controlador do jogo. Cada jogador/equipe terá um tempo mínimo de 1min e tempo máximo de 2min para responder as CARTAS DE PEGUNTAS. Caso um jogador/equipe não conseguir responder a carta pergunta ele deve dizer PASSO. Isso significa que a outro (a) jogador/equipe responderá. Se este acertar a resposta deve andar o n de casas que a equipe inicial deveria andar se tivesse acertado a pergunta. Se este não souber deve falar REPASSA, para que a pergunta volte para o jogador/equipe de origem. Caso nenhuma das partes consiga responder deve-se pegar outra carta do baralho. Caso o jogador/equipe alcançar a casa marcada com BÔNUS ele estará sempre avançando no jogo. A carta DESAFIO será utilizada quando o jogador/equipe alcança-la ao lançar o dado. Com esta carta o jogador/equipe poderá avança (se acertar) ou retroceder (caso erre) o desafio proposto. Neste momento o papel do controlador é fundamental, pois este vai articular com os jogadores e verificar se as respostas estão corretas para estes avançarem ou não.

4 10. Quem ganha o jogo: Ganha o jogo que conseguir chegar primeiro na linha de chegada. 11. O professor como mediador A figura do professor é muito importante, pois além de ser o agente que forma opiniões e cidadãos, ele é um importante mediador na construção do conhecimento do aluno. Com as transformações que o ensino de ciências e biologia tem passado, surge a necessidade de uma educação mais dinâmica, que leva em consideração os conhecimentos prévios dos alunos e que estimule desafios a estes. Diante disso, o educador passou a incorporar em seus planejamentos didáticos formas de estimular e envolver mais os alunos no processo de ensino aprendizagem. Senso assim, se passou a incorporar os jogos didáticos nas aulas para trabalhar temas do currículo. Daí o professor mediador entra em ação. Este é responsável por selecionar os recursos didáticos adequados de forma atingir seus objetivos, planeja atividades que possibilite o aprendizado significativo do aluno e verifica se esses recursos estão sendo suficientes. De acordo com (MRECH, 2003), os jogos por si só não são capazes de trazer um conhecimento pronto e acabado. Ao contrário, eles são recursos didáticos que trazem um conhecimento pontual que pode ou não ser compreendido pelo aluno. Por isso, se faz necessário a presença do professor como mediador neste processo, pois é através desse que o aluno conseguira compreender o conteúdo que esta sendo ensinado. No jogo em questão o papel do professor, a principio, é de observar os alunos jogando sem interferir em suas respostas ou induzi-los a tal. Sua mediação será apenas na organização dos jogadores/equipes, bem como nas explicações das regras e finalidade do jogo. 12. Desdobramentos após jogar em sala de aula: Destaca-se que, apesar do jogo permitir que o aluno estabeleça uma aproximação com o conteúdo de citologia, faz-se necessária uma abordagem conceitual prévia em sala de aula. O desdobramento inicial para o jogo pode ser feito através de intervenções e atividades que possibilitam a reflexão do discente sobre os conceitos aprendidos. Ao termino do jogo, o professor poderá discutir sobre a importância do estudo da célula, direcionando o diálogo para assuntos pertinentes como: câncer, células tronco, desenvolvimento muscular de atletas entre outros temas que possam surgir de acordo com a curiosidade dos alunos. O docente pode elaborar uma atividade prática de visualização celular, já que o conteúdo é caracterizado como abstrato esta ação permitiria o aluno melhor assimilação do conteúdo com a realidade. Pode-se pensar também, na elaboração de seminários que envolva temas diversos como: Tecidos, doenças humanas, influência de álcool no organismo e uso de drogas no combate ao câncer. Esta atividade possibilitaria ao aluno ampliar seus conhecimentos, contribuiria para a compreensão do funcionamento celular fazendo na prática as relações com as informações da pesquisa, bem como também, o incentivo a alfabetização científica e pratica a leitura.

5 Referências: MRECH, L. M. O uso de brinquedos e jogos na intervenção psicopedagógica de crianças com necessidades especiais. In KISHIMOTO, T. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 2003

TRILHANDO A CÉLULA EUCARIÓTICA: O LÚDICO NO ENSINO DE CITOLOGIA

TRILHANDO A CÉLULA EUCARIÓTICA: O LÚDICO NO ENSINO DE CITOLOGIA TRILHANDO A CÉLULA EUCARIÓTICA: O LÚDICO NO ENSINO DE CITOLOGIA Ana Karolina Marques de Lima 1, Jessica Aline Cardoso Gomes 2, Lúcia da Silva Fontes 3 1 Graduanda de Ciências Biológicas da Universidade

Leia mais

Entender os conceitos que estão envolvidos na Cadeia Alimentar atraves da Biodiversidade dos ecossistemas Brasileiros.

Entender os conceitos que estão envolvidos na Cadeia Alimentar atraves da Biodiversidade dos ecossistemas Brasileiros. Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia Autores: Narjara Vitoriano 1 ; Maurilio Soares 1 ;

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA BIOLOGIA. TÍTULO: ABP e ensino por investigação, como forma de investigar a fotossíntese endossímbiótica em animal

SEQUÊNCIA DIDÁTICA BIOLOGIA. TÍTULO: ABP e ensino por investigação, como forma de investigar a fotossíntese endossímbiótica em animal MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia Anderson Pereira da Costa 1 ; Bruna Lorena 1 ; Evanoell

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ UNESPAR PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano/ Relatório de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto:

Leia mais

JOGO: DESEMBARALHANDO OS ALIMENTOS.

JOGO: DESEMBARALHANDO OS ALIMENTOS. Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia Autores: Bruna Ranêly 1 ; Josielma Priscila 2 ; Ivaneide

Leia mais

Professora Denise Biologia

Professora Denise Biologia Citologia CITOPLASMA Professora Denise Biologia www.e-conhecimento.com.br Célula Procariótica x Eucariótica Não há membrana nuclear Há apenas ribossomos Bactérias Há membrana nuclear (carioteca) Há todas

Leia mais

JOGO DIDÁTICO CLASS FISH COMO PROPOSTA PARA O ESTUDO DE PEIXES AGOSTO, 2013 NATAL/RN

JOGO DIDÁTICO CLASS FISH COMO PROPOSTA PARA O ESTUDO DE PEIXES AGOSTO, 2013 NATAL/RN JOGO DIDÁTICO CLASS FISH COMO PROPOSTA PARA O ESTUDO DE PEIXES AGOSTO, 2013 NATAL/RN SUMÁRIO INTRODUÇÃO METODOLOGIA Elaboração do jogo Como funciona o jogo CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS AGRADECIMENTOS

Leia mais

Manual do Professor. um jogo de senha. Cibele C. Berto Maria Ligia C. Carvalhal Constant Pires, F.C. Constant Pires, F.C. Deneno, R.C. Berto, C.C.

Manual do Professor. um jogo de senha. Cibele C. Berto Maria Ligia C. Carvalhal Constant Pires, F.C. Constant Pires, F.C. Deneno, R.C. Berto, C.C. Cara com a Cara célula um jogo de senha Manual do Professor Autores: Ilustração: Cibele C. Berto Maria Ligia C. Carvalhal Constant Pires, F.C. Constant Pires, F.C. Deneno, R.C. Berto, C.C. Diagramação:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Componente Curricular: BIOLOGIA Série:

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO NOME DO SUBPROJETO: POPULARIZANDO

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula Edital PIBID n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO NOME DO SUBPROJETO: POPULARIZANDO

Leia mais

Manual do Professor. um jogo de senha

Manual do Professor. um jogo de senha Cara com a Cara célula um jogo de senha Manual do Professor http://www.genoma.ib.usp.br/educacao/materiais_didaticos_jogos_cara_a_cara_com_a_celula.html Autores: Berto, C.C.; Constant Pires, F.C.; M.L.C.

Leia mais

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ¹ Salielma Daliane de Azevedo Dantas; Maria Josielma de Queiroz Silva; Alex dos Santos

Leia mais

Lista de Exercícios: Estruturas celulares

Lista de Exercícios: Estruturas celulares 01. (PUC-RJ) As células animais diferem das células vegetais porque estas contêm várias estruturas e organelas características. Na lista abaixo, marque a organela ou estrutura comum às células animais

Leia mais

PROSPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VÍDEO

PROSPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA VÍDEO Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia Autores: Izana França 1 ; Mônica Raquel 1 ; Ivaneide

Leia mais

Palavras-chave: Bioquímica. Jogo Didático. Ensino de Química. Pibid.

Palavras-chave: Bioquímica. Jogo Didático. Ensino de Química. Pibid. 1 BIOQUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: CONTRIBUIÇÕES DE UM JOGO DIDÁTICO SOBRE CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS OLIVEIRA, Adrielly Aparecida de 1 ; SANTOS, Paulo César dos 2 ; RAMOS, Tiago Clarimundo 3 1 Instituto Federal

Leia mais

CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo

CONHECENDO AS CÉLULAS. Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA CONHECENDO AS CÉLULAS Prof. Msc. Cleysyvan Macedo CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células

Leia mais

ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA CITOLOGIA. Palavras-chave: Citologia, jogos didáticos, atividades lúdicas.

ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA CITOLOGIA. Palavras-chave: Citologia, jogos didáticos, atividades lúdicas. ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO DA CITOLOGIA José Phillipe Joanou P. dos Santos (UFPE/CAV) Gisele de Oliveira Silva (EREM Antônio Dias Cardoso) Kênio Erithon Cavalcante Lima (UFPE/CAV) Resumo O objetivo do

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Biologia

Leia mais

Inscrição de Projetos

Inscrição de Projetos Inscrição de Projetos Construção de uma célula eucariota 3D Por Denise Miller Justificativa A prática de Ciências foi realizada para contribuir no processo de aprendizagem do aluno, pois o ensino que não

Leia mais

Bingo das células: Jogo Didático para o ensino de Citologia

Bingo das células: Jogo Didático para o ensino de Citologia Bingo das células: Jogo Didático para o ensino de Citologia Décio Escobar de Oliveira Ladislau* RESUMO Buscou-se, no presente trabalho, a elaboração de um Jogo Didático como estratégia para o ensino de

Leia mais

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira

BIOLOGIA CELULAR. Msc. Jessica Borges de Oliveira BIOLOGIA CELULAR Msc. Jessica Borges de Oliveira Citoplasma Citoplasma Citoesqueleto Organelas Celulares Citoplasma Também chamado de hialoplasma. Em células eucariontes o citoplasma compreende o espaço

Leia mais

CITOLOGIA. A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo)

CITOLOGIA. A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) Professora Priscila F Binatto Biologia - Maio/2015 CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo) As células são

Leia mais

REVÉS CELULAR: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CITOLOGIA

REVÉS CELULAR: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CITOLOGIA REVÉS CELULAR: UM JOGO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CITOLOGIA Rayane Borges Ananias dos Santos 1 (rayanezinh6@hotmail.com); Laís Silva do Vale Cordeiro 1 (laisinhasilva2010@hotmail.com); Carlos Allan de Souza

Leia mais

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna

Biologia Molecular e Celular. Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Biologia Molecular e Celular Aula 02 Profº Ricardo Dalla Zanna Plano de Ensino e Aprendizagem Conteúdo programático: o Unidade 1: Citologia o O fenômeno da vida o Origem e evolução das células o Características

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP)

A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP) A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP) ALMEIDA, Cristine Nachari Moura 1 - UEPB Subprojeto: Química Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar, detalhar e discutir o projeto

Leia mais

Biologia e Geologia - 10ºAno -

Biologia e Geologia - 10ºAno - Biologia e Geologia - 10ºAno - Conhecimento da célula O conhecimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da vida As células eram pouco conhecidas até

Leia mais

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS

ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS ORGANELAS CITOPLASMÁTICAS Organelas celulares Estruturas encontradas no interior do citoplasma das células que realizam diversas funções relacionadas com a sobrevivência da célula. Célula Vegetal As células

Leia mais

AVALIAÇÃO. Provas, Trabalhos, Revisões, Simulados como critérios de participação, desempenho e comprometimento em sala de aula

AVALIAÇÃO. Provas, Trabalhos, Revisões, Simulados como critérios de participação, desempenho e comprometimento em sala de aula PROGRAMA CURRICULAR - ENSINO MÉDIO DISCIPLINA Biologia EM FUNDAMENTAÇÃO: O ensino da Biologia para o ano, exerce grande fascínio em todos que nela se aprofundam, pois tenta explicar os fenômenos ligados

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ Plano de Aula e/ou Roteiro de Atividades

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ Plano de Aula e/ou Roteiro de Atividades PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROJETO MATEMÁTICA UNIPAMPA BAGÉ - 2017 Escola: Ifsul Coordenadora do Subprojeto: Sonia Junqueira Supervisora na Escola: Aline Picoli Sonza Nível

Leia mais

Professora Priscila F Binatto Biologia

Professora Priscila F Binatto Biologia Professora Priscila F Binatto Biologia CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura (morfologia) e funcionamento (fisiologia). As células são as unidades funcionais

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino DISCIPLINA: Biologia Celular Curso: Biomedicina Período letivo: 2018 Série: 1ª Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80 horas Obs: I - Objetivos Proporcionar

Leia mais

Citoplasma (C) C = Organelas + Hialoplasma + Citoesqueleto

Citoplasma (C) C = Organelas + Hialoplasma + Citoesqueleto Citoplasma (C) C = Organelas + Hialoplasma + Citoesqueleto CITOESQUELETO Funções: - Estabilização da forma celular - Estruturação e organização do citoplasma - Locomoção - Transporte intracelular Suas

Leia mais

INTEGRANDO CONCEITOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DE BIOLOGIA CELULAR

INTEGRANDO CONCEITOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DE BIOLOGIA CELULAR INTEGRANDO CONCEITOS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA DE BIOLOGIA CELULAR Germana Cristina Emiliano do Nascimento 1 ; Samara Braga Sousa; Francisco Fernandes de Araújo; Ana Paula Feijão de Carvalho; Ricardo de

Leia mais

Intervenção. Biota, o jogo da biodiversidade

Intervenção. Biota, o jogo da biodiversidade Intervenção Biota, o jogo da biodiversidade Autores: Alexia Menezes, Alice Lemos, Maria Teresa Iturres e Suelen Mattoso. CONTEXTUALIZAÇÃO Fazem parte do jogo os seguintes grupos: Vírus, Bactérias, Protozoários,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA

A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA A IMPORTÂNCIA DO USO DE JOGOS DIDÁTICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE QUÍMICA Lillyane Raissa Barbosa da Silva 1 ; Renata Joaquina de Oliveira Barboza 2 ; José Geovane Jorge de Matos 3 ; Magadã

Leia mais

As células constituem os seres vivos

As células constituem os seres vivos As células constituem os seres vivos Prof. Calina Capítulo 1 Aula 1/3 Conceito Estrutura Tipos de células Membrana plasmática Constituição Propriedades A célula Os seres vivos são constituídos de células.

Leia mais

CONSTRUINDO MODELOS DE CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA

CONSTRUINDO MODELOS DE CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA CONSTRUINDO MODELOS DE CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL: UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO EM CIÊNCIAS DA NATUREZA MODELOS BÁSICOS DE ANIMALES Y VEGETALES CÉLULAS: UNA ESTRATEGIA PARA LA ENSEÑANZA EN LAS CIENCIAS DE LA

Leia mais

Estudo da célula. Prof.º Mário Castro

Estudo da célula. Prof.º Mário Castro Estudo da célula Citologia ( Estudo da célula) Célula = Unidade morfofuncional do ser vivo Composição celular básica: CITOPLASMA MEMBRANA PLASMÁTICA NÚCLEO Classificação Celular 1-Quanto ao Nível de Organização

Leia mais

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos

BIOLOGIA. Professora Fernanda Santos BIOLOGIA Professora Fernanda Santos Introdução a Biologia Estudo da vida Introdução a Biologia Introdução a Biologia Todos os seres vivos são constituídos de células menos os vírus! Unicelulares Pluricelulares

Leia mais

ASK BIOLOGY: UMA PROPOSTA DE USO DE JOGOS DIGITAIS PARA BIOLOGIA.

ASK BIOLOGY: UMA PROPOSTA DE USO DE JOGOS DIGITAIS PARA BIOLOGIA. ASK BIOLOGY: UMA PROPOSTA DE USO DE JOGOS DIGITAIS PARA BIOLOGIA. Paulo Otávio da Silva Ferreira (1); Mateus Gabriel Melo da Silva (2); Andrea Pereira da Silva (1); Mariana Santana Santos Pereira da Costa

Leia mais

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS

A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAS: DISCIPLINA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MENTAIS Carina da Silva Ourives Nanci Félix Veloso RESUMO ULBRA Cachoeira do Sul carinaourives046@gmail.com

Leia mais

C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

C itologia. Rick and Morty UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE C itologia Viver é arriscar tudo. Caso contrário você é apenas um pedaço inerte de moléculas montadas aleatoriamente à deriva onde o universo te sopra. Rick and Morty O que a citologia estuda? Definindo

Leia mais

CITOLOGIA 8º ano Prof. Graziela Grazziotin Costa

CITOLOGIA 8º ano Prof. Graziela Grazziotin Costa CITOLOGIA 8º ano - 2017 Prof. Graziela Grazziotin Costa 1 Célula o Partes básicas: a) Membrana plasmática b) Citoplasma c) Núcleo 2 Célula o Menor porção viva de um organismo. o Eucarioto: presença de

Leia mais

ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO

ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 ENSINO DE FRAÇÕES NA RESIDENCIA PEDAGÓGICA COM O DOMINÓ FRACIONÁRIO

Leia mais

BARALHO CELULAR MANUAL DO PROFESSOR

BARALHO CELULAR MANUAL DO PROFESSOR BARALHO CELULAR MANUAL DO PROFESSOR Autoria: Carlos Eduardo Godoy Adriano Dias de Oliveira Renato Chimaso Revisão Técnica: Maria Ligia C. Carvalhal Revisão Científica: Regina Célia Mingroni Netto Diagramação:

Leia mais

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA Paulo Célio Soares 1 Luciano Alves Pereira, Flaviane Rezende De Almeida, Daniele Ouverney Francisco 2 Resumo Este artigo tem como objetivo

Leia mais

Bem-vindo à FGF! Página 1

Bem-vindo à FGF! Página 1 Bem-vindo à FGF! Página 1 Sobre a FGF Página 2 Sobre a FGF Página 3 Apresentação do NEAD - FGF Página 4 Sumário Página 5 Apresentação/Módulo Página 6 Objetivo Geral Página 7 Unidade I Página 8 Objetivos

Leia mais

O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA

O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA ISSN 2316-7785 O USO DE JOGOS COMO PRÁTICA EDUCATIVA Camila Dorneles da Rosa camiladornelesdarosa@gmail.com Fabielli De Juli fabielli_july@hotmail.com Jéssica Marilda Gomes Mendes jessica_gomes_mendes@hotmail.com

Leia mais

Palavras-chave: Jogos didáticos. Ensino de Química. Tabela Periódica

Palavras-chave: Jogos didáticos. Ensino de Química. Tabela Periódica UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS EM QUÍMICA PARA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA Stephanie da Silva Trindade *1 Édila Rosane Alves da silva 2 Denise Rosa Medeiros 3 Vanessa Fagundes Siqueira 4 Isabel

Leia mais

CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA

CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA CITOLOGIA II CITOPLASMA, CITOSOL E HIALOPLASMA Hialoplasma = citoplasma organelas Estado coloidal: Água e substâncias dissolvidas como: sais, açúcares, proteínas (Ex: actina e tubulina) Formam o Citoesqueleto:

Leia mais

Gabriel da S. Pereira e Mª de Fátima T. Gomes

Gabriel da S. Pereira e Mª de Fátima T. Gomes JOGANDO COM O EQUILÍBRIO QUÍMICO: um jogo didático para ensinar os fatores que deslocam o equilíbrio químico Gabriel da S. Pereira e Mª de Fátima T. Gomes Aprendendo através do lúdico Os jogos pedagógicos

Leia mais

Células procarióticas. Disponível em: <http://www.uic.edu/classes/bios/bios100/lectures/prok02.jpg>. Acesso em: 12 mar

Células procarióticas. Disponível em: <http://www.uic.edu/classes/bios/bios100/lectures/prok02.jpg>. Acesso em: 12 mar Citoplasma Células procarióticas Disponível em: . Acesso em: 12 mar. 2012. Células eucarióticas Preenchido pelo hialoplasma ou citosol Possui

Leia mais

TABULEIRO QUÍMICO: JOGO DESENVOLVIDO COM OS CONTEÚDOS MODELOS ATÔMICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA

TABULEIRO QUÍMICO: JOGO DESENVOLVIDO COM OS CONTEÚDOS MODELOS ATÔMICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA TABULEIRO QUÍMICO: JOGO DESENVOLVIDO COM OS CONTEÚDOS MODELOS ATÔMICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA Breno Severiano Alves Araújo 1, Andressa Gobbi Alves Ribeiro 2, Daniela Barbosa Pimenta 3, Ednéia Polato

Leia mais

O JOGO TAPA CERTO DA BIOLOGIA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CITOLOGIA. Palavras-chave: Aprendizagem, atividades práticas, capacidades, ensinar.

O JOGO TAPA CERTO DA BIOLOGIA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CITOLOGIA. Palavras-chave: Aprendizagem, atividades práticas, capacidades, ensinar. O JOGO TAPA CERTO DA BIOLOGIA COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE CITOLOGIA Área Temática: Educação Priscila Antunes Schamne (Coordenadora da Ação de Extensão) Priscila Antunes Schamne 1 Janaina Cosmedamiana

Leia mais

GT 6 O LÚDICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

GT 6 O LÚDICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA UFCG - BLOCO CAA SALA 403 1. LITERATURA EMBARALHADA: O MULTILETRAMENTO SEGUNDO UM JOGO DE CARTAS ALAGOANO 2. (RE) DIRECIONANDO OLHARES SOBRE A RECREAÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR 3. BARALHO CELULAR COMO MÉTODO

Leia mais

V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: A

V Jornada das Licenciaturas da USP/IX Semana da Licenciatura em Ciências Exatas - SeLic: A O JOGO RELAÇÕES ECOLÓGICAS COMO INSTRUMENTO DE ENSINO. Crislaine de Almeida, Mariana da Silva Lopes, Taitiany Kárita Bonzanini Universidade de São Paulo USP/ Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Leia mais

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos.

Inserir sites e/ou vídeos youtube ou outro servidor. Prever o uso de materiais pedagógicos concretos. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A CRIAÇÃO DE UM PLANO DE TRABALHO DOCENTE (Plano de aula) Título e estrutura curricular Crie um título relacionado ao assunto da aula. Seja criativo na escolha do tema. Verifique

Leia mais

FISIOLOGIA CELULAR. 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano. 1.

FISIOLOGIA CELULAR. 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano. 1. FISIOLOGIA CELULAR Sumário 1. Estrutura celular 2. Constituintes moleculares 3. Organelas 4. Diferenciação celular 5. Formação dos tecidos 6. Níveis de organização do corpo humano Mas eu só queria um diploma

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori

CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES. BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA E ORGANELAS CELULARES BIOLOGIA AULA 5 Professor Esp. André Luís Souza Stella Professora Esp. Lúcia Iori CITOPLASMA CITOPLASMA Também chamado de hialoplasma; É o fluido intracelular, onde estão

Leia mais

NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A

NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A NOÇÕES DE ESCALA C I T O L O G I A MICROSCOPIA C I T O L O G I A MICROSCÓPIO ÓPTICO CITOLOGIA MICROSCÓPIO ÓPTICO C I T O L O G I A MICROSCÓPIO ÓPTICO C I T O L O G I

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS

UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS UTILIZAÇÃO DE UM BINGO COMO FERRAMENTA DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS Clélia de Almeida Agra Albuquerque Secretaria de Estado da Educação no Estado da Paraíba cleliaagra@hotmail.com INTRODUÇÃO Os jogos

Leia mais

Licenciandos; 3 Coordenador. I Encontro de Sensibilização Ambiental do Lourdes Guilherme. Tema: Revitalização do espaço escolar e qualidade de vida

Licenciandos; 3 Coordenador. I Encontro de Sensibilização Ambiental do Lourdes Guilherme. Tema: Revitalização do espaço escolar e qualidade de vida MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Biologia Carla Tatiane 1 ; Evanoel Nunes 2 ; Ivaneide Alves

Leia mais

Profa. Dra. Cláudia Maria Alves Pegado-Dantas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-Sousa/Paraíba,

Profa. Dra. Cláudia Maria Alves Pegado-Dantas. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba-Sousa/Paraíba, JOGO DE TABULEIRO PEGADOSENSIBILIZADORAMBIENTAL II: ATIVIDADE LÚDICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA RE(CONHECER) UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO. Profa. Dra. Cláudia Maria Alves Pegado-Dantas.

Leia mais

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS.

O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. O ENSINO DE BOTÂNICA COM O RECURSO DO JOGO: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS. Lidiane Rodrigues Diniz; Universidade Federal da Paraíba lidiany-rd@hotmail.com Fabrícia de Fátima Araújo Chaves;

Leia mais

O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA EVOLUÇÃO Gustavo Lopes Ferreira 1 Daianny de Souza Mota 2 Cristiele Santos Souza 3

O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA EVOLUÇÃO Gustavo Lopes Ferreira 1 Daianny de Souza Mota 2 Cristiele Santos Souza 3 O JOGO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DA EVOLUÇÃO Gustavo Lopes Ferreira 1 Daianny de Souza Mota 2 Cristiele Santos Souza 3 Resumo: A evolução é interpretada como o processo no qual

Leia mais

PIBID QUÍMICA: Proposta de interdisciplinaridade através do tema gerador a composição química da célula

PIBID QUÍMICA: Proposta de interdisciplinaridade através do tema gerador a composição química da célula PIBID QUÍMICA: Proposta de interdisciplinaridade através do tema gerador a composição química da célula Fernanda Bitencourt Franco 1 Lauro Viana da Rosa Junior ² Ana Paula Flores Botega ³ Resumo: Trabalhar

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REFERENTE AO CONCEITO CÉLULA

CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REFERENTE AO CONCEITO CÉLULA CONTRIBUIÇÃO DO PIBID NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM REFERENTE AO CONCEITO CÉLULA Iolanda Samara da Silva Santos (UFPE/CAV) André Deyvson Santos (UFPE/CAV) Elis Carla de Moura Lima (EREM Antônio

Leia mais

Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; lo

Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; lo CÉLULA ANIMAL Retículo Endoplasmático (RE) Sistema de endomembranas que delimitam canais e vesículas. RE rugoso - retículo endoplasmático associado a ribossomos; local de síntese de proteínas; também denominado

Leia mais

SEQUENCIA DIDÁTICA BIOLOGIA

SEQUENCIA DIDÁTICA BIOLOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto-Biologia Josélia Domingos Pereira 1 ; Adriana de Souza Santos

Leia mais

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS

ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS ESTUDO SOBRE AS CÉLULAS E SUAS ORGANELAS Entendemos que uma célula é a menor unidade estrutural e funcional básica do ser vivo, sendo considerada a menor porção de uma matéria viva. Segundo a Teoria Celular,

Leia mais

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete

CÉLULAS. 8 ano Profª Elisete CÉLULAS 8 ano Profª Elisete Quanto ao número de células Os seres vivos podem ser: UNICELULARES apresentam uma única célula. Ex: bactérias e protozoários. PLURICELULARES apresentam mais células. Ex: seres

Leia mais

TIPOS DE CÉLULA B.C 1- CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL

TIPOS DE CÉLULA B.C 1- CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL TIPOS DE CÉLULA B.C 1- CÉLULAS ANIMAL E VEGETAL CÉLULAS As células são os menores e mais simples componentes do corpo humano. A maioria das células são tão pequenas, que é necessário juntar milhares para

Leia mais

Citologia: Membrana e Organelas

Citologia: Membrana e Organelas FUNDAÇÃO CARMELITANA MÁRIO PALMÉRIO FACIHUS - FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS Citologia: Membrana e Organelas Uma breve revisão Disciplina: Histologia Prof. Me. Cássio Resende de Morais Introdução

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO. Código da disciplina: CITOLOGIA E HISTOLOGIA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO. Código da disciplina: CITOLOGIA E HISTOLOGIA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE PLANO DE ENSINO Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: EDUCAÇÃO FISICA Núcleo Temático: Disciplina:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1 A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: DESAFIOS A ENFRENTAR NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA 1 Dayane Cavalcante dos Santos Graduada em pedagogia/ Universidade

Leia mais

PERFIL HISTÓRIA: Jogando e ensinado História a partir do PIBID INTRODUÇÃO

PERFIL HISTÓRIA: Jogando e ensinado História a partir do PIBID INTRODUÇÃO TIAGO CASAES SANTOS PERFIL HISTÓRIA: Jogando e ensinado História a partir do PIBID INTRODUÇÃO O objetivo desse trabalho, a princípio, é apresentar a adaptação do jogo Perfil 5 para o ensino de História,

Leia mais

CITOPLASMA E ORGANELAS. Prof. Piassa

CITOPLASMA E ORGANELAS. Prof. Piassa CITOPLASMA E ORGANELAS Prof. Piassa A CÉLULA 1 Citosol (Hialoplasma) Constituído de água e proteínas, as quais formam um colóide, o qual é mais viscoso na periferia da célula. Local de ocorrência de reações

Leia mais

USO DE MODELOS CELULARES NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA EVIDENCIAR E SUPERAR CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS

USO DE MODELOS CELULARES NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA EVIDENCIAR E SUPERAR CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS USO DE MODELOS CELULARES NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA EVIDENCIAR E SUPERAR CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS Naama Pegado Ferreira; Ivaneide Alves Soares da Costa Universidade Federal do Rio Grande do

Leia mais

JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TRILHA DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA

JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TRILHA DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 JOGOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: TRILHA DAS OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA Anelise Hodecker 1 FURB Universidade Regional de Blumenau lyzi_182@hotmail.com Resumo O artigo apresenta uma atividade

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA UTILIZAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE BIOLOGIA Emanuela Suassuna de Araújo (1) Begna Janine da Silva Lima (1) Universidade Federal da Paraíba, suassuna.emanuela@gmail.com (1); Universidade

Leia mais

Eliene da Silva Nunes Géssica Bruna Bahia de Souza Neide Sales dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Catu

Eliene da Silva Nunes Géssica Bruna Bahia de Souza Neide Sales dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Catu Modelo de um jogo educativo para a aprendizagem das relações ecológicas para estudantes com deficiência auditiva do ensino médio Eliene da Silva Nunes Géssica Bruna Bahia de Souza Neide Sales dos Santos

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção INTERVENÇÃO Meio Ambiente: Preservação da água NatalyBicca Duarte Carmem Santos Queila Mendes Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Encontramos a água no planeta distribuída em mares, oceanos, rios, lagos,

Leia mais

QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO

QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO QUESTÕES DE REVISÃO PARA EXAME DE BIOLOGIA - 1º ANO 1- Muitas pessoas não sabem diferenciar corretamente o que é um ser vivo de um ser não vivo, entretanto, os organismos vivos apresentam características

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE. 1) As células apresentam membrana plasmática com composição química e estrutura semelhantes entre si.

ROTEIRO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE. 1) As células apresentam membrana plasmática com composição química e estrutura semelhantes entre si. ROTEIRO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS 2º TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 1º EM Data: / / 2018 Professora: Franciely 1) As células apresentam membrana plasmática com composição química e estrutura semelhantes entre si.

Leia mais

O LÚDICO E A GEOGRAFIA NO PIBID

O LÚDICO E A GEOGRAFIA NO PIBID O LÚDICO E A GEOGRAFIA NO PIBID Jamábia Raídgia Félix da Silva (1); Roney Jacinto de Lima (1); Patrícia Ferreira Rodrigues (2); Jaciele Cruz Silva (3); Universidade Estadual da Paraíba Campus III, jamabiaraidgia@gmail.com

Leia mais

Citologia (membrana e citoplasma):

Citologia (membrana e citoplasma): Aula 01 Citologia (membrana e citoplasma): Passagem de soluto (geralmente um gás) do meio mais concentrado para o menos concentrado. Processo comum nos alvéolos pulmonares (hematose). A Membrana Plasmática

Leia mais

Disciplina: Citologia e Embriologia. Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres

Disciplina: Citologia e Embriologia. Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres Disciplina: Citologia e Embriologia Profª Dra. Adriana Soeiro de F. Silva J. Ayres a.soeiro.f@hotmail.com . EMENTA UNIDADE I Aspectos gerais da estrutura celular Microscopias Métodos empregados no estudo

Leia mais

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO QUÍMICA

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO QUÍMICA A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS NO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR SOBRE O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DO QUÍMICA Nataly Roberta de Lima Santos 1 ; Ana Paula Freitas da Silva 2 1 Universidade Federal de Pernambuco

Leia mais

CORPO HUMANO: UM TODO FORMADO POR MUITAS PARTES

CORPO HUMANO: UM TODO FORMADO POR MUITAS PARTES CORPO HUMANO: UM TODO FORMADO POR MUITAS PARTES NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO DA VIDA A Célula ( menor porção de um ser vivo) B - Tecido( Conjunto de células com funções semelhantes) C - Órgão ( Conjuntos de tecidos

Leia mais

PROPOSTA DE JOGOS DIDÁTICOS PARA UM MELHOR APRENDIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA

PROPOSTA DE JOGOS DIDÁTICOS PARA UM MELHOR APRENDIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA PROPOSTA DE JOGOS DIDÁTICOS PARA UM MELHOR APRENDIZADO NO ENSINO DE QUÍMICA *Maicon Oliveira Miranda( Bolsista do PIBID/UFPI), Marcos Vinícius de Moura Ribeiro (Bolsista do PIBID/UFPI), Mariane Gomes de

Leia mais

Citoplasma. ocorrem as reações químicas. 1. Contém uma substância gelatinosa onde. 2. Local onde estão submersas as organelas.

Citoplasma. ocorrem as reações químicas. 1. Contém uma substância gelatinosa onde. 2. Local onde estão submersas as organelas. CITOLOGIA Citoplasma 1. Contém uma substância gelatinosa onde ocorrem as reações químicas. 2. Local onde estão submersas as organelas. Citoesqueleto 1. Formado por proteínas que mantém a forma celular;

Leia mais

CITOLOGIA. kytos = célula logos = estudo) Unidade morfológica e funcional dos seres vivos

CITOLOGIA. kytos = célula logos = estudo) Unidade morfológica e funcional dos seres vivos Luci Freitas CITOLOGIA kytos = célula logos = estudo) Unidade morfológica e funcional dos seres vivos Tamanho das células Glóbulo vermelho na ponta de uma agulha Embrião humano na ponta de uma agulha Neste

Leia mais

O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS

O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS O USO DE KITS EXPERIMENTAIS COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS Catiane Mazocco Paniz 1 Maria Rosângela SilveiraRamos 2, Alcione Viero de Bastos 3, Fernanda da Costa da Silva 4, Lilian Darlete Brum

Leia mais

BAÚ DA MATEMÁTICA UMA DAS METODOLOGIAS UTIIZADAS NOS GRUPOS DE ESTUDOS DO PIBID EM JÚLIO DE CASTILHOS

BAÚ DA MATEMÁTICA UMA DAS METODOLOGIAS UTIIZADAS NOS GRUPOS DE ESTUDOS DO PIBID EM JÚLIO DE CASTILHOS BAÚ DA MATEMÁTICA UMA DAS METODOLOGIAS UTIIZADAS NOS GRUPOS DE ESTUDOS DO PIBID EM JÚLIO DE CASTILHOS Denise Ritter deniseritter7@hotmail.com Pâmela Franco Fernandes pamfranco16@hotmail.com Suziane Bopp

Leia mais

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana de Oliveira Pinto Silvia Maria Barreto dos Santos Ulbra Cachoeira do Sul silvanaopg@gmail.com RESUMO O presente trabalho trata do relato

Leia mais

Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas. Prof.ª Débora Lia Biologia

Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas. Prof.ª Débora Lia Biologia Membrana Plasmática e organelas Citoplasmáticas Prof.ª Débora Lia Biologia MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA MEMBRANA PLASMÁTICA Difusão simples MEMBRANA PLASMÁTICA Difusão simples

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA

LISTA DE EXERCÍCIOS MONITORIA Maquinário Celular Citologia I e II 1. (VUNESP 2010) Devido à sua composição química a membrana é formada por lipídios e proteínas ela é permeável a muitas substâncias de natureza semelhante. Alguns íons

Leia mais

CONHECENDO AS PARASITOSES DO BRASIL : JOGO DE TABULEIRO

CONHECENDO AS PARASITOSES DO BRASIL : JOGO DE TABULEIRO CONHECENDO AS PARASITOSES DO BRASIL : JOGO DE TABULEIRO Junielson Soares da Silva (Graduação UFPI) Sandra Maria Mendes de Moura Dantas (Professor Associado UFPI) RESUMO: As doenças parasitárias no Brasil

Leia mais