REACÇÕES ÁCIDO BASE. Q.1. Discuta a força relativa dos seguintes ácidos de Bronsted: SO 4 H 2 e SO 3 H 2 Q.2.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REACÇÕES ÁCIDO BASE. Q.1. Discuta a força relativa dos seguintes ácidos de Bronsted: SO 4 H 2 e SO 3 H 2 Q.2."

Transcrição

1 Química Geral 607 REACÇÕES ÁCID BASE s exercícios seguintes estão directamente relacionados com a matéria exposta no capítulo. do manual da disciplina de Química Geral. São apresentados vários tipos de exercícios resposta longa, resposta curta, de associação com o ojectivo de alertar o estudante para as várias aordagens possíveis. É ainda de salientar que nas respostas apresentadas pretendemos destacar os aspectos que considerámos mais importantes e consuentemente em algumas delas poderá encontrar informação adicional. Q.1. Discuta a força relativa dos seguintes ácidos de Bronsted: S 4 H e S H Q.. Quantos mililitros de uma solução 0,5N de ácido clorídrico são necessários para neutralizar ml de uma solução de hidróxido de sódio otida por dissolução de 40g de NaH em água até perfazer 1l de solução. Q.. De acordo com o conceito de Bronsted Lowry: a) defina ácido e ase ) De entre as seguintes espécies 1. HC. P 4. NH 4. HCN 5. H P 4 indique, qual ou quais são: A. ácidos B. ases C. anfóteros Q.4. Escreva a reacção de ionização, em água, do ácido clorídrico (HCl)

2 Química Geral 607 Q.5. Calcule o ph da solução resultante da mistura de 40 cm de uma solução de concentração 0,005 mol dm de HCl com 60 cm de uma solução de HN de concentração 0,0060 mol dm. Q.6. Titularam-se 0ml de uma solução aquosa de amoníaco 0,1M com ml de uma solução de ácido clorídrico. a) Calcule a molaridade e o ph da solução de HCl. Apresente todos os cálculos efectuados. ) Calcule o valor do ph no ponto de uivalência. Apresente todos os cálculos efectuados. a (NH 4 ) 5,6 c) indicador vermelho de clorofenol com uma zona de viragem de 5,6,8, poderá servir para esta titulação? Justifique a sua resposta. Q.7. Titularam-se 50 cm de uma solução aquosa de hidróxido de sódio com 0 cm de uma solução de ácido acético 0,0M, à temperatura de 5 C. Saendo que a reacção de neutralização entre o ácido acético (ácido fraco) e o hidróxido de sódio (ase forte) envolve as seguintes etapas: NaH (aq) Na (aq) H (aq) CH CH (aq) H (aq) CH C (aq) H (l) CH C (aq) H (l) CH CH (aq) H (aq) a) Calcule o ph da solução de NaH utilizada. Apresente todos os cálculos que efectuar ) Determine o ph e o ph no ponto de uivalência. Apresente todos os cálculos que efectuar. (CH C ) 5,6 c) Numa titulação qual o significado da expressão ponto de uivalência?

3 Química Geral 607 Q.8. De acordo com o conceito de Brönsted-Lowry indique, para as reacções apresentadas e para os processos directo e inverso, as sustâncias que se comportam como ácidos e as sustâncias que se comportam como ases. a) HCl (aq) H (l) Cl (aq) H (aq) 4 ) NH (aq) HC H (aq) NH (aq) C H (aq) c) Cl (aq) H (l) HCl (aq) H (aq) Q.9. À temperatura de 5 C o ph de uma solução aquosa de piridina 0,1M é igual a 9. Saendo que a reacção de ionização da piridina é dada por: C 5 H5N (aq) H (l) C5H5NH (aq) H (aq) Calcule o valor da constante de asicidade da piridina. Justifique quaisquer aproximações que efectuar. Q.. ácido metanóico, HCH, é um ácido fraco, cuja constante de acidez à temperatura de 5 C tem o valor de 1,8 4. Note que w 1,0 14 (a 5 C) a) Escreva a uação de ionização do ácido metanóico em solução aquosa. ) Calcule a constante de asicidade,, para a ase conjugada do ácido metanóico, a esta temperatura. c) Determine a concentração de H numa solução aquosa de HCH de concentração 0,1moldm, a 5 C. Q.11. servou-se que, imediatamente após retirar a rolha de uma garrafa de vinho de mesa, a concentração de protões era de. 4 M. Sae-se que só metade do vinho foi consumido e que a outra metade permaneceu na garrafa, exposto ao ar, durante 0 dias; este último, apresentava uma concentração de protões igual a 1.0 M no fim desse período. Calcule o ph do vinho nestas duas ocasiões. Comente o resultado.

4 Química Geral 607 Q.1. À temperatura de 5 C, o ph de uma solução aquosa 0,048mol/l de ácido hipocloroso (HCl) é igual a 4.4. Calcule a constante de acidez do referido ácido, justificando todas as aproximações que efectuar. s uilírios químicos presentes são: HCl(aq) H (l) Cl (aq) H (aq) H (l) H (aq) H (aq) Q.1. Considere as seguintes soluções líquidas à temperatura de 0 C: Solução I Solução II Solução III H (l) HC H (aq) CH CH NH (aq) As reacções de ionização do ácido metanóico e da etilamina são: HC H (aq) H (l) HC (aq) H (l) CH CH NH (aq) H (l) CH CH NH (aq) H (aq) Dados: 6.81 W 15 o ( 0 C) ( CH CH NH ) o ( 0 C) a) Determine a concentração de iões H (aq) na solução I ) Indique os pares conjugados ácido-ase na reacção de ionização do ácido metanóico. c) Saendo que o ph da solução III é igual a 1, calcule o valor da concentração inicial da etilamina. Q.14. componente activo da aspirina é o ácido acetilsalicílico, HC 9 H 7 4, que apresenta um a igual a,0x 4. a) Calcule o ph de uma solução, otida por dissolução de 5,0 mg de ácido acetilsalicílico em 50,0 ml de água. Dados: HC 9 H 7 4 H C 9 H 7 4 M(HC 9 H 7 4 ) 180,16 g/mol. ) Indique, justificando, se o grau de acidez de uma solução otida por diluição da mesma quantidade de ácido acetilsalisílico em 1l de água será maior ou não.

5 Química Geral 607 Q.15. Calcule o ph de uma solução, à temperatura de 0 ºC, de iodeto de hidrogénio otida a partir da dissolução de 0.16 moles desta sustância em,5 l de água. Dados: w (0ºC) 6,81x -15 a (HI) 1,6

6 Química Geral 607 Respostas Q.1. De acordo com a definição de Bronsted um ácido é toda a sustância que, quando em solução aquosa, lierta protões H ; s ácidos que, para além do hidrogénio e de outro elemento (central), contém oxigénio são designados por oxoácidos Para comparar forças de oxoácidos é necessário dividi-los em dois grupos: xoácidos que têm átomos centrais diferentes pertencentes ao mesmo grupo da Taela periódica são tanto mais fortes quanto maior for a electronegatividade do átomo central (HCl4 > HBr4): xoácidos com o mesmo átomo central mas em que o número de grupos a ele ligados é diferente são tanto mais fortes quanto maior o número de átomos de oxigénio a ele ligados. Assim, uma solução aquosa de S 4 H, pode ser representada por: S H H H S H S H S H E uma solução aquosa de S H é representada por: H S H S H H S H Como se pode ver pelas estruturas, a ase conjugada de H S 4 apresenta um maior número de átomos de oxigénio ligado ao elemento central e consuentemente H S 4 é o ácido mais forte.

7 Química Geral 607 Q.. A reacção em questão é representada por: NaH HCl NaCl H M(NaH) 40g NaH é uma ase que pode aceitar um protão e portanto a molaridade da solução vai ser igual à normalidade. Como a solução foi otida por dissolução de 40g de NaH (que é uivalente à massa molar) em 1l de água, então a solução a molaridade da solução é 1M ( 1N). É necessário determinar o nº de uivalentes gramas presentes nos ml de solução titulada: f v 1 0,01 0,01.gr de NaH em ml de solução volume de HCl necessário para neutralizar os ml da solução de NaH é: f a v a f v 0,5 v a 1 0,01 v a 0ml Q.. a) Ácido é definido como toda a sustância doadora de protões e Base como toda a sustância aceitadora de protões. ) Relemre que anfóteros são sustâncias que podem actuar simultaneamente como dadores ou como aceitadores de protões. Assim: A. ácidos 4 B. ases, C. anfóteros 1, 5 Q.4. HCl (aq) H (l ) Cl - (aq) H (aq) Q.5. As reacções de ionização completa são: HCl (aq) H (l) Cl - (aq) H (aq) HN (aq) H (l) N (aq) H (aq)

8 Química Geral 607 Uma vez que se trata de uma mistura de dois ácidos, a quantidade de H, resulta da contriuição de amos, de acordo com: HCl: HN : 4 0, 005 mol dm 0, 040 dm, 4 0, 0060 mol dm 0, 060 dm, 6 mol mol Total: 1,0 4,6 4 4,6 4 mol Logo, a concentração de H na solução resultante é: 4 4,6 mol [ H ] 4,6 mol dm 0,0 dm Recordando a definição de ph então: ph log [ H ] log(4,6 ), Q.6. Relemre os conceitos de Molaridade (moles por litro) e ph ( log [H ]). Comecemos por esquematizar os dados do prolema: [NH ] 0,1M [HCl]? v NH 0ml v HC l ml Uma vez que foram necessários 0ml de uma solução 0,1M de NH para titular ml de uma solução de HCl de concentração desconhecida, podemos concluir que o número de moles existentes em 0ml da solução de NH é igual ao número de moles existentes em ml da solução de HCl titulada. Assim, e através de regras de proporcionalidade chegamos a: 0,1 moles 00ml x moles 0ml x moles de NH em 0ml moles ml y moles 00ml y 0, moles de HCl em 00 ml 0, M

9 Química Geral 607 Conclui-se que a concentração da solução de HCl titulada é de 0,M. Sendo o HCl um ácido forte, podemos admitir que todo o ácido se dissocia, o que é traduzido por: HCl H H Cl e portanto [HCl] [H ]. Como [HCl] 0,M, vem: ph log (0,) ph 0,7 ) Vejamos as reacções químicas envolvidas no processo são: HCl NH NH 4 Cl NH 4 Cl NH 4 Cl NH 4 H NH H A constante de acidez é definida como: k a ( NH ) 4 [ NH ] H NH 4 No ponto de uivalência, o número de moles de NH é igual ao número de moles de HCl, mas o volume total é a soma dos volumes das duas soluções (00ml). A concentração de NH é dada por: moles de NH 0ml de solução z moles de NH 00ml de solução z 6,7 M Por outro lado, e de acordo com a estuiometria da reacção, a concentração de NH é igual à de HCl, e igual à de NH 4 Cl, que é um sal e em presença de água dissociase completamente, ou seja, a concentração do ião NH 4 é igual à concentração de NH 4 Cl. Assim, por sustituição na expressão de k a, otemos a concentração de H :

10 Química Geral 607 5,6 x 6 6 x 6,7 [ H ] Podemos finalmente calcular o ph no ponto de uivalência: ph log (6 6 ) ph 5, c) Indicadores são sustâncias que apresentam cores distintas em meio ácido e em meio ásico e que permitem detectar o ponto de uivalência. Um indicador para poder ser usado numa titulação deve apresentar um intervalo de viragem que aranja a zona de ph na qual se prevê que ocorra o ponto de uivalência. De acordo com o enunciado o clorofenol apresenta uma zona de viragem cujo limite inferior coincide com o ph (calculado) do ponto de uivalência, o que significa que este indicador não é aduado para esta titulação. Q.7. a) De acordo com o enunciado 0 cm de uma solução de ácido acético 0,0M foram titulados com 50 cm de uma solução de hidróxido de sódio de concentração desconhecida. Saemos ainda que uma titulação está completa quando se atinge o ponto de uivalência, isto é, quando o número de moles de ase é igual ao número de moles de ácido. Neste caso, porque se trata de sustâncias monopróticas podemos usar a expressão F V F V para calcular a concentração da a a solução de NaH usada. Por sustituição: F 0.1N F 50 ou seja, [NaH] 0,1M. Como se trata de uma ase forte há uma dissociação completa e a concentração do ião hidróxido é [H ] 0,1M. Por outro lado, saemos que ph log [H ], o que nos permite calcular o ph da solução: ph 0,9 Uma vez que a temperatura é de 5C, então e por sustituição: ph ph 14 ph 14 ph. ph 14 0,9 ph 1,08

11 Química Geral 607 ) Com ase na reacção de ionização do ácido acético podemos começar por escrever a uação para o : [ CH C ] H [ CH CH] No ponto de uivalência, o número de moles do ácido é igual ao número de moles da ase. Assim, começamos por calcular o número de moles existente em 0 cm de uma solução 0,0M de ácido acético: n CH C 0 0,0 6 mol Uma vez que o volume total é cm, é necessário proceder ao cálculo das as concentrações no uilírio: 6 mol 80 ml y 00 ml y 0,075M corresponde à concentração do sal CHCNa De acordo com as reacções apresentadas, o sal formado vai ser dissociado em ião acetato e ião sódio, e o ião acetato é posteriormente hidrolisado, de acordo com a reacção: CH C (aq) H (l) CH CH (aq) H (aq) Concentração 0,75M 0 0 no início Concentração no uilírio 0,75 z M z M z M Por sustituição na expressão de otemos: 5,6 4, 11 z 6,48 6 z z 0,075 z ou seja, a concentração do ião hidróxido é: H 6,48 6 M

12 Química Geral 607 Note que o valor de z é considerado desprezável, face à concentração do ião acetato, porque o é muito pueno. Podemos agora calcular o ph log (6,48 6 ) ph 5,19 u seja, ph 14 5,19 ph 8,81 c) Numa titulação uma solução de concentração exactamente conhecida é adicionada a outra de concentração desconhecida até que a reacção química entre estas duas soluções esteja completa, ou seja, até que se atinja o ponto de uivalência. Assim, podemos dizer que o ponto de uivalência é o ponto no qual o ácido reagiu completamente com a ase, neutralizando-a. Isto significa que no ponto de uivalência o número de moles do ácido é igual ao número de moles da ase. Q.8. a) HCl (aq) H (l) Cl (aq) H (aq) ácido ase ase ácido ) NH (aq) HCH (aq) NH4 (aq) CH ase ácido ácido ase (aq) c) Cl (aq) H (l) HCl (aq) H (aq) ase ácido ácido ase Q.9. Comecemos por escrever a uação que traduz a constante de asicidade: k C H NH H 5 5 C H N 5 5 É agora necessário determinar as concentrações no uilírio das várias espécies presentes. De acordo com o enunciado o ph da solução 0,1M de piridina é igual a 9, ou seja: ph log [H ] e portanto [H ] 9 M Saemos ainda que à temperatura de 5C, ph ph 14 ou seja, ph 14 ph Por sustituição dos valores:

13 Química Geral 607 ph 5 e portanto [H ] 5 M. Na situação de uilírio: C 5 H5N (aq) H (l) C5H5NH (aq) H (aq) Início 0,1M cte 0 0 Equilírio (0,1 5 )M cte 5 M 5 M Sustituindo estes valores na expressão para o : k k , M 5 Este valor da constante de asicidade é muito pueno, o que nos indica que a piridina é uma ase fraca. Q.. a) CHH (aq) H (l) CH (aq) H (aq) ) Para qualquer par ácido ase conjugado, é sempre verdade que w a Assim, por sustituição directa dos valores calculamos a constante de asicidade da ase conjugada do ácido metanóico: 1,0 14 5,6 1, c) De acordo com a uação de ionização do ácido metanóico em água, a constante de acidez é igual a: CH H a [ CHH] No uilírio verifica-se : CHH (aq) H (l) CH (aq) H (aq) Início 0,1 M 0 0 Variação z M z M z M Equilírio (0,1 z) M z M z M

14 Química Geral 607 ou seja: 1,8 4 z (0,1 z) Como se trata de um ácido fraco, que se ioniza muito pouco, podemos admitir que z é pueno relativamente à concentração inicial e a uação é simplificada para: 1,8 z 4 1,8 z 4, z 0,1 5 ou seja, a concentração de [H ] a 5 C é 4, mol dm. Q.11. Saendo que o ph é definido como ph log[h] Por sustituição directa otemos: Situação 1 Situação ph log(. 4 ) ph log (1.0 ) ph.5 ph que nos permite concluir que após exposição ao ar, o vinho encontra-se mais ácido (apresenta menor ph). Q.1. Comecemos por escrever a expressão da constante de acidez: [ Cl ] [ H ] a HCl Por outro lado saemos que: [ ] ph log[ H ] 5 [ H ],98 que representa a concentração de iões H no uilírio que por seu lado é igual à concentração de iões Cl. HCl H Cl H Início 0,048M cte 0 0 Equilírio (0,0484x 5 )M cte 4x 5 M 4x 5 M 4,4

15 Química Geral 607 Sustituindo na expressão da constante de acidez: a a a [ Cl ] [ H ] [ HCl], ( 0,048,98 ),0 8,98 5 Note que a água é considerada solvente, com uma concentração elevada que é considerada constante. Para a resolução pode ainda assumir que,98x 5 concentração inicial e o valor otido é de: a o que confirma a aproximação efectuada.,00 8 é desprezável face à Q.1. a) A solução I é uma solução de água líquida e o produto iónico é: w H H Saemos ainda que no uilírio as concentrações são iguais e portanto: w 6.81 x [ H ] [ H ] 15 x 8 [ H ] [ H ] 8.5 M ) s pares conjugados são: HC H / HC e H / H c) A constante de asicidade da etilamina é: CH CH NH H CH CH NH Sendo que as concentrações de uilírio dos produtos de reacção são iguais:

16 Química Geral 607 CH CH NH H De acordo com o enunciado, ph1 o que permite o cálculo da concentração dos hidrogeniões e consuentemente o cálculo da concentração dos iões hidróxido, através do produto iónico da água. Note que a temperatura é de 0C: w [ H ] [ H ] [ H ] [ H ] 6.81 M Por sustituição na expressão da constante de asicidade otemos a concentração no uilírio da etilamina: [ CH CH NH ] [ H ] [ CH CH NH ] [ CH CH NH ] 6.81 [ CH CH NH ] 7. M Finalmente a concentração inicial de etilamina é dada pela soma da concentração no uilírio e a concentração, tamém de uilírio, do ião hidróxido que corresponde ao que foi consumido: [ CH CH NH ] [ CH CH NH ] inicial 6.81 M [ CH CH NH ] inicial [ CH CH NH ] 7.9 M inicial Q.14. a) Comecemos por escrever a expressão que traduz a constante de acidez: [ C9 H 74 ] [ H ] 4 a.0 HC H [ ] Comecemos por calcular a concentração inicial de ácido na solução:

17 Química Geral g g / mol 50 l [ HC H ] 5.55 mol / l No uilírio temos: [H ] [A ] [HA] Início Alteração x x x Equilírio x x x Sustituindo agora na expressão para a constante de acidez: x.0 x.0 x x.58 x x ( 5.55 x) ± ± 4 4 x x x 4 7 (.0 ) 4 1 (1.67 ) 6.66 ± 8.16 e 4 x 7 1 x Uma vez que as concentrações não podem ser negativas, a raíz identificada como x não é válida e a concentração de H é.58 4 M. Como ph log[ H ] sustituição calculamos o ph: por ph ph log( ) Nota: A partir do valor da constante de acidez pode concluir que se trata de um ácido fraco, que se ioniza pouco, e fazer a aproximação de que a quantidade x vai ser muito puena comparada com a concentração inicial. Este tipo de aproximações devem sempre ser devidamente justificadas. ) Sendo o ph uma medida da concentração de hidrogeniões, é de prever que a mesma quantidade de ácido diluída num maior volume de água apresente uma

18 Química Geral 607 concentração de iões H inferior e consuentemente o ph deverá ser superior, ou seja, a solução é menos ácida. Q.15. completa: Uma vez que HI é um ácido forte, considera-se que ocorre dissociação HI H I A concentração de iões H vem igual a: [ H ] M e o ph é calculado por: ph log H 1. Saemos ainda que ph ph pw e pw log ( w) Por sustituição: 1. ph log 6.81 ph ph ( )

1. O amoníaco é uma base, segundo a teoria de Brönsted-Lowry, sendo a sua reação de ionização em água traduzida pela seguinte equação:

1. O amoníaco é uma base, segundo a teoria de Brönsted-Lowry, sendo a sua reação de ionização em água traduzida pela seguinte equação: ESCOLA SECUNDÁRIA DE CASQUILHOS FQA FICHA DE EXERCÍCIOS DE EXAME UNIDADE 2 - QUÍMICA 10.março. 2016 11.º Ano Turma B Professor: Duração da prova: 90 minutos. NOME: Nº 1 1. O amoníaco é uma base, segundo

Leia mais

Volumetria de Neutralização

Volumetria de Neutralização Volumetria de Neutralização H 3 O + + OH - H + +OH - ou 2H 2 O H 2 O Profa. Lilian Lúcia Rocha e Silva Princípio Envolve titulações de espécies ácidas com soluções padrão alcalinas e titulações de espécies

Leia mais

Reações ácido-base. Ácidos. Ácido = substâncias que se ionizam para formar H + em solução (por exemplo, HCl, HNO 3, CH 3 CO 2 H - vinagre).

Reações ácido-base. Ácidos. Ácido = substâncias que se ionizam para formar H + em solução (por exemplo, HCl, HNO 3, CH 3 CO 2 H - vinagre). Ácidos Ácido = substâncias que se ionizam para formar H + em solução (por exemplo, HCl, HNO 3, CH 3 CO 2 H - vinagre). H + é conhecido como próton Ácidos com um próton ácido são chamados monopróticos (por

Leia mais

Ácidos e Bases. Capítulo 15

Ácidos e Bases. Capítulo 15 Capítulo 15 Ácidos e Bases Ácidos e Bases de Brønsted Propriedades Ácido-Base da Água ph Uma Medida de Acidez Força de Ácidos e de Bases Ácidos Fracos e Constantes de Ionização Ácida Bases Fracas e Constantes

Leia mais

Constantes de acidez e basicidade

Constantes de acidez e basicidade Constantes de acidez e basicidade Quando se dissolve ácido nítrico, HNO 3, em água, o ácido ioniza-se de acordo com a equação: HNO 3 (aq) + H 2 O (l) NO 3 (aq) + H 3 O + (aq) A extensão desta reação relaciona-se

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 19 EQUILÍBRIO IÔNICO - PARTE 1

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 19 EQUILÍBRIO IÔNICO - PARTE 1 QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 19 EQUILÍBRIO IÔNICO - PARTE 1 H O 2 + H + 2 - H - 2 O + 2 - H + - H O 2 2 + H + - Como pode cair no enem (PUC) A tabela abaixo se refere a dados de forças relativas de ácidos

Leia mais

Qui. Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Thamiris Gouvêa

Qui. Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Thamiris Gouvêa Semana 19 Professores: Allan Rodrigues Xandão Monitor: Thamiris Gouvêa EXERCÍCIOS DE AULA 1. Para determinar a pureza de uma amostra de ácido sulfúrico (H2SO 4), uma analista dissolveu 14,0 g do ácido

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Departamento de Engenharia Química e do Ambiente. QUÍMICA I (1º Ano/1º Semestre)

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA. Departamento de Engenharia Química e do Ambiente. QUÍMICA I (1º Ano/1º Semestre) INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Química e do Ambiente QUÍMICA I (1º Ano/1º Semestre) 4ª Série de Exercícios EQUILÍBRIO QUÍMICO Tomar (2003) 1 Equilíbrio

Leia mais

Curva de titulação efeito da concentração

Curva de titulação efeito da concentração Exercício 1) Considere a titulação de 100 ml de solução HCl 0,0100 mol L -1 com solução padrão de NaOH 0,0500 mol L -1. Calcule o ph da solução do titulado após a adição das seguintes quantidades de titulante:

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS # 05 QUÍMICA ANALÍTICA PROF. Wendell

LISTA DE EXERCÍCIOS # 05 QUÍMICA ANALÍTICA PROF. Wendell LISTA DE EXERCÍCIOS # 05 QUÍMICA ANALÍTICA PROF. Wendell 1. Considere uma solução aquosa de NH 3, preparada na concentração de 0,100 mol L -1. Calcule o ph desta solução. Use K b = 1,8 10-5. 2. Uma alíquota

Leia mais

Reações ácido base 1

Reações ácido base 1 1 Reações ácido base Evolução Histórica A palavra ácido (acidus, em latim) significa azedo (sabor azedo) A palavra alcalino (do termo árabe al Kali) significa cinza de plantas (sabor amargo e escorregadias

Leia mais

7ª LISTA - EXERCÍCIOS DE PROVAS Equilíbrio ácido-base. 2,10 x 10-4

7ª LISTA - EXERCÍCIOS DE PROVAS Equilíbrio ácido-base. 2,10 x 10-4 Pg. 1/8 1 a Questão A tabela abaixo apresenta os valores das constantes de basicidade, K b, a 25 C, para diferentes espécies em solução aquosa. Espécies K b CH 3 C - 5,60 x 10-10 CN - 2,50 x 10-5 C 3 2-2,10

Leia mais

ATENÇÃO: assinale ou apresente cuidadosamente as respostas e apresente TODOS os cálculos efectuados.

ATENÇÃO: assinale ou apresente cuidadosamente as respostas e apresente TODOS os cálculos efectuados. Prova de Acesso de Química Maiores de 23 Anos Candidatura 2016-2017 14 de Junho de 2017 10h00 12h30 Nome CCnº ATENÇÃO: assinale ou apresente cuidadosamente as respostas e apresente TODOS os cálculos efectuados.

Leia mais

EQUILÍBRIOS IÔNICOS ÁCIDO-BASE SAIS POUCO SOLÚVEIS ÍONS COMPLEXOS

EQUILÍBRIOS IÔNICOS ÁCIDO-BASE SAIS POUCO SOLÚVEIS ÍONS COMPLEXOS EQUILÍBRIOS IÔNICOS ÁCIDO-BASE SAIS POUCO SOLÚVEIS ÍONS COMPLEXOS Eletrólitos Fortes Fracos Ionizam/Dissociam completamente Ionizam/Dissociam parcialmente Ex: HCl, NaNO 3 Ex: HF, BaSO 4 EQUILÍBRIOS ÁCIDO-BASE

Leia mais

Equilíbrio Ácido-Base. Ácidos e Bases Fracos

Equilíbrio Ácido-Base. Ácidos e Bases Fracos Equilíbrio Ácido-Base Ácidos e Bases Fracos ph de soluções CH 3 COOH (aq) 0,10 mol/dm 3 HCl (aq) 0,10 mol/dm 3 ph? ph= 2,9 ph= 1 [H 3 O + ] < [H 3 O + ] PORQUÊ? 2 ph de soluções Segundo Arrhenius o ácido

Leia mais

Os sais são neutros, ácidos ou básicos? Íons como Ácidos e Bases

Os sais são neutros, ácidos ou básicos? Íons como Ácidos e Bases Os sais são neutros, ácidos ou básicos? Sais são compostos iônicos formados pela reação entre um ácido e uma base. 1. NaCl Na + é derivado de NaOH, uma base forte Cl é derivado do HCl, um ácido forte NaCl

Leia mais

O que é uma solução-tampão

O que é uma solução-tampão Soluções Tampão O que é uma solução-tampão Soluções-tampão são soluções que não apresentam variação significativa de ph por adição de pequenas quantidades de ácido ou de base fortes. Dulce Campos 27-11-2011

Leia mais

EQUILÍBRIO ÁCIDO BASE. Profa. Marcia M. Meier QUÍMICA GERAL II

EQUILÍBRIO ÁCIDO BASE. Profa. Marcia M. Meier QUÍMICA GERAL II EQUILÍBRIO ÁCIDO BASE Profa. Marcia M. Meier QUÍMICA GERAL II 1 EQUILÍBRIO ÁCIDO BASE Ácidos e bases são dois tipos muito comuns de substâncias encontradas no laboratório e no mundo cotidiano. Inclusive

Leia mais

TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO FORTE

TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO FORTE TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO FORTE TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO FORTE 1 ETAPA Antes de iniciar a titulação A solução contém apenas base fraca e água - solução aquosa de uma base fraca. O ph da solução

Leia mais

1- Reação de auto-ionização da água

1- Reação de auto-ionização da água Equilíbrio Iônico 1- Reação de auto-ionização da água A auto- ionização da água pura produz concentração muito baixa de íons H 3 O + ou H + e OH -. H 2 O H + (aq) + OH - (aq) (I) ou H 2 O + H 2 O H 3 O

Leia mais

Provas de Acesso ao Ensino Superior para maiores de 23 anos

Provas de Acesso ao Ensino Superior para maiores de 23 anos Provas de Acesso ao Ensino Superior para maiores de 23 anos Duração: 1h30min.; Tolerância: 30 minutos Parte I - Seleccione a única opção que permite obter uma afirmação correcta nas seguintes questões:

Leia mais

Calcule o ph de uma solução de HCl 1x10-7 mol L-1

Calcule o ph de uma solução de HCl 1x10-7 mol L-1 Calcule o ph de uma solução de HCl 1x10-7 mol L-1 TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA Titulação Procedimento analítico, no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste

Leia mais

QUÍMICA TITULAÇÃO ,0 ml de uma solução de NaOH neutralizam totalmente 10,0 ml de uma solução de HNO

QUÍMICA TITULAÇÃO ,0 ml de uma solução de NaOH neutralizam totalmente 10,0 ml de uma solução de HNO QUÍMICA Prof. Daniel Pires TITULAÇÃO 1. Um suco de laranja industrializado tem seu valor de ph determinado pelo controle de qualidade. Na análise, 20 ml desse suco foram neutralizados com 2 ml de NaOH

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONSERRATE

ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONSERRATE ESCOLA SECUNDÁRIA DE MONSERRATE F.Q. A 2º ANO EQUILÍBRIO QUÍMICO 1. Para ocorrer uma situação de equilíbrio num sistema são necessárias, pelo menos, duas das condições seguintes: A Todos os reagentes se

Leia mais

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA Titulação Procedimento analítico, no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. Titulante

Leia mais

FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE

FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE FCAV/ UNESP EQUILÍBRIO ÁCIDO-BASE Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 Tópicos da Aula: Substâncias que interferem no equilíbrio químico da água; Equilíbrio ácido-base; Soluções ácidas, neutras e alcalinas;

Leia mais

Concentração de soluções

Concentração de soluções Concentração de soluções Química Geral Prof. Edson Nossol Uberlândia, 02/09/2016 Solução: mistura homogênea, em nível molecular, de duas ou mais substâncias O solvente é o meio em que uma outra substância,

Leia mais

Ácidos e Bases. a) Produto iônico da água

Ácidos e Bases. a) Produto iônico da água 1 Ácidos e Bases a) Produto iônico da água A água é anfiprótica. Ou seja, ela tanto doa, com aceita prótons Reação direta: 2H 2O(l) H 3O + (aq) + OH (aq) autoprotólise: uma molécula transfere um próton

Leia mais

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente C

Gabaritos Resolvidos Energia Química Semiextensivo V4 Frente C 01) E Quanto maior a constante ácida, maior a força do ácido (acidez). Assim, HF < HCl < HBr < HI Ordem crescente de acidez (mais fraco para o mais forte) a) Errada é o HI (ácido mais forte); b) Errada

Leia mais

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Introdução a Analise Química - II sem/2012 Profa Ma Auxiliadora - 1 Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina QUIO94 - Introdução à Análise Química

Leia mais

SOLUÇÕES PREPARO DE SOLUÇÕES. 1. Concentração (C) 3. Percentagem em massa ou em volume. 2. Concentração molar (M)

SOLUÇÕES PREPARO DE SOLUÇÕES. 1. Concentração (C) 3. Percentagem em massa ou em volume. 2. Concentração molar (M) PREPARO DE SOLUÇÕES SOLUÇÕES (a) (b) (c) 1. Concentração (C) C = massa de soluto / volume da solução A unidade usual para concentração é gramas por litro (g/l). 2. Concentração molar (M) M = mol de soluto

Leia mais

Revisão da aula anterior

Revisão da aula anterior Revisão da aula anterior Cinética química Velocidade de reação Estabelecimento do equilíbrio químico Equilíbrio químico Cálculos de equilíbrio Fatores que afetam o equilíbrio químico Constante de equilíbrio

Leia mais

TEORIA DE ÁCIDOS E BASES

TEORIA DE ÁCIDOS E BASES TEORIA DE ÁCIDOS E BASES Proposição de S. Arrhenius (1887) Substâncias produtoras de íons hidrogênio em água fossem chamadas de ácidos Substâncias produtoras de íons hidroxila em água fossem chamadas de

Leia mais

Equilíbrio Químico Folha 03 Prof.: João Roberto Mazzei

Equilíbrio Químico Folha 03 Prof.: João Roberto Mazzei 01. (UERJ 2006) Numa aula experimental, foram preparadas quatro soluções eletrolíticas com a mesma concentração de soluto e as mesmas condições adequadas para o estabelecimento de um estado de equilíbrio

Leia mais

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Introdução a Analise Química II sem/2015 Profa Ma Auxiliadora Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina QUIO94 - Introdução à Análise Química

Leia mais

Introdução à Análise Química QUI 094 VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO

Introdução à Análise Química QUI 094 VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO Introdução a Analise Química - II sem/2012 Profa Ma Auxiliadora - 1 Introdução à Análise Química QUI 094 1 semestre 2012 Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos VOLUMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO 1 TITULAÇÃO BASE

Leia mais

Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas

Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas Química Analítica I Tratamento dos dados analíticos Soluções analíticas Profª Simone Noremberg Kunz 2 Mol Medidas em química analítica É a quantidade de uma espécie química que contém 6,02x10 23 partículas

Leia mais

Química Analítica IV TITULOMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO

Química Analítica IV TITULOMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO Introdução a Analise Química - II sem/2012 Profa Ma Auxiliadora - 1 Química Analítica IV 1 semestre 2012 Profa. Maria Auxiliadora Costa Matos TITULOMETRIA DE NEUTRALIZAÇÃO 1 TITULAÇÃO BASE FRACA COM ÁCIDO

Leia mais

Equilíbrio Ácido Base. Definição de Brønsted-Lowry. O íon H + (aq) é simplesmente um próton sem elétrons. Em água, o H + (aq) forma aglomerados.

Equilíbrio Ácido Base. Definição de Brønsted-Lowry. O íon H + (aq) é simplesmente um próton sem elétrons. Em água, o H + (aq) forma aglomerados. Equilíbrio Ácido Base Definição de Brønsted-Lowry Ácidos têm gosto azedo e bases têm gosto amargo. Definição de Arrhenius: os ácidos aumentam a [H + ] e as bases aumentam a [OH ] em solução. Arrhenius:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE ÉVORA

UNIVERSIDADE DE ÉVORA UNIVERSIDADE DE ÉVORA ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA ESCRITA DE QUÍMICA 09 de maio de 2017 Duração: 2 horas DADOS NECESSÁRIOS À RESOLUÇÃO DA PROVA V m (PTN) = 22,4 L/mol Grupo I

Leia mais

Ácidos e Bases. Capítulo 15. Copyright The McGraw-Hill Companies, Inc. Permission required for reproduction or display.

Ácidos e Bases. Capítulo 15. Copyright The McGraw-Hill Companies, Inc. Permission required for reproduction or display. Ácidos e Bases Capítulo 15 Copyright The McGraw-Hill Companies, Inc. Permission required for reproduction or display. 1 Ácidos Têm um gosto amargo. O vinagre deve o seu gosto ao ácido acético. Os frutos

Leia mais

Gabarito: Química Frente IV Físico-Química Prof. Thiago Costa (Tchê) GABARITO Lista 3 Equilíbrio Químico Equilíbrio Iônico I

Gabarito: Química Frente IV Físico-Química Prof. Thiago Costa (Tchê) GABARITO Lista 3 Equilíbrio Químico Equilíbrio Iônico I Química Frente IV Físico-Química Prof. Thiago Costa (Tchê) GABARITO Lista Equilíbrio Químico Equilíbrio Iônico I Gabarito: 1: [D] I. Incorreta. Nessas amostras, não se verifica correlação entre a concentração

Leia mais

Soluções, concentrações e diluições

Soluções, concentrações e diluições Soluções, concentrações e diluições Mistura homogênea constituída: soluto (presente em menor quantidade) solvente (presente em maior quantidade). MASSA MOLECULAR: soma das massas atômicas de cada átomo

Leia mais

Lista de exercícios de Química nº 10

Lista de exercícios de Química nº 10 Nome: nº: Bimestre: 3º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / Lista de exercícios de Química nº 10 Revisão dos principais tópicos sobre Equilíbrio

Leia mais

Química C Semiextensivo V. 4

Química C Semiextensivo V. 4 Química C Semiextensivo V. Exercícios 01) E 02) B 0) D 0) C 05) B Quanto maior a constante ácida, maior a força do ácido (acidez). Assim, HF

Leia mais

FUNÇÕES INORGÂNICAS. As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO

FUNÇÕES INORGÂNICAS. As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO FUNÇÕES INORGÂNICAS As substâncias são agrupadas de acordo com as suas propriedades. ÁCIDO BASE SAL ÓXIDO ÁCIDOS e BASES de ARRHENIUS Acidos são substâncias que em solução aquosa liberam H +. Ex. HCl +

Leia mais

Nome Completo : Prova de Acesso de Química para Maiores de 23 Anos. Candidatura de Junho de 2013, 10: h

Nome Completo : Prova de Acesso de Química para Maiores de 23 Anos. Candidatura de Junho de 2013, 10: h Nome Completo : B. I. n.º Prova de Acesso de Química para Maiores de 23 Anos Candidatura 2013-2014 18 de Junho de 2013, 10:00 12.30 h Respostas às perguntas de escolha múltipla: assinale a resposta certa

Leia mais

SOLUÇÕES. C = massa de soluto / volume da solução. A unidade usual para concentração é gramas por litro (g/l). M = mol de soluto / volume de solução

SOLUÇÕES. C = massa de soluto / volume da solução. A unidade usual para concentração é gramas por litro (g/l). M = mol de soluto / volume de solução SOLUÇÕES 1. Concentração (C) C = massa de soluto / volume da solução A unidade usual para concentração é gramas por litro (g/l). 2. Concentração molar (M) M = mol de soluto / volume de solução A unidade

Leia mais

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon Química das soluções Profa. Denise Lowinshon denise.lowinsohn@ufjf.edu.br http://www.ufjf.br/nupis 2º semestre 2017 Equilíbrio ácido base Bibliografia Brown, LeMay e Bursten, Química - A ciência central,

Leia mais

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA Titulação Procedimento analítico, no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. Titulante

Leia mais

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 15. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva. Escola Secundária de Lagoa Paula Melo Silva Página 1

Escola Secundária de Lagoa. Ficha de Trabalho 15. Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva. Escola Secundária de Lagoa Paula Melo Silva Página 1 Escola Secundária de Lagoa Física e Química A 11º Ano Paula Melo Silva AL 1.1. Síntese do Ácido Acetilsalicílico. Objetivo geral: Realizar a síntese do ácido acetilsalicílico e determinar o rendimento.

Leia mais

Média Provas (MP) - Média Atividade Prática Supervisionada (MAPS) - Média Atividades (MA)

Média Provas (MP) - Média Atividade Prática Supervisionada (MAPS) - Média Atividades (MA) QUIMICA FUNDAMENTAL Avaliações: 23/05; 10/06; 29/07; 09/09 Média Semestral = (MP 0,7 + MAPS 0,1 + MA 0,2) Média Provas (MP) - Média Atividade Prática Supervisionada (MAPS) - Média Atividades (MA) Referências

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL. 3 Ano

LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL. 3 Ano Setor A LISTA DE EXERCÍCIO PARA A PROVA MENSAL 3 Ano 1- O ph do suco gástrico, uma solução aquosa de ácido clorídrico (HCl), é, aproximadamente, 2. Portanto, a massa, em gramas, de HCl existente em cada

Leia mais

Indicadores e Titulações

Indicadores e Titulações SÉRIE ITA/IME ENSINO PRÉ-UNIVERSITÁRIO PROFESSOR(A) ALUNO(A) TURMA ANTONINO TURNO SEDE DATA Nº / / TC QUÍMICA Indicadores e Titulações Indicadores São espécies químicas que admitem colorações distintas

Leia mais

ATENÇÃO: assinale ou apresente cuidadosamente as respostas e apresente TODOS os cálculos efectuados.

ATENÇÃO: assinale ou apresente cuidadosamente as respostas e apresente TODOS os cálculos efectuados. Prova de Acesso de Química Maiores de 23 Anos Candidatura 2015-2016 / Candidatos oriundos de outros sistemas de ensino 2015/2016 15 de Junho de 2016 10h00 12h30 ATENÇÃO: assinale ou apresente cuidadosamente

Leia mais

Ácidos fracos. Ácidos fracos são apenas parcialmente ionizados em solução. Reagem com o solvente (H 2 O) doando um próton.

Ácidos fracos. Ácidos fracos são apenas parcialmente ionizados em solução. Reagem com o solvente (H 2 O) doando um próton. Ácidos fracos Ácidos fracos são apenas parcialmente ionizados em solução. Reagem com o solvente (H 2 O) doando um próton. Existe uma mistura de íons e ácido não-ionizado em solução em quantidades significativas

Leia mais

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon

Química das soluções. Profa. Denise Lowinshon Química das soluções Profa. Denise Lowinshon denise.lowinsohn@ufjf.edu.br http://www.ufjf.br/nupis 1º semestre 2018 Equilíbrio ácido base Bibliografia Brown, LeMay e Bursten, Química - A ciência central,

Leia mais

EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei

EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei Reações completas ou irreversíveis São reações nas quais os reagentes são totalmente convertidos em produtos, não havendo sobra de reagente, ao final da

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 6 ÁCIDOS E BASES

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 6 ÁCIDOS E BASES E-books PCNA Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 6 ÁCIDOS E BASES 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 6 SUMÁRIO Apresentação ------------------------------------------------- 2 Capítulo 6 ------------------------------------------------------

Leia mais

Exercícios de Equilíbrio Iônico I

Exercícios de Equilíbrio Iônico I Exercícios de Equilíbrio Iônico I 1. Uma substância química é considerada ácida devido a sua tendência em doar íons H + em solução aquosa. A constante de ionização Ka é a grandeza utilizada para avaliar

Leia mais

Disciplina de BIOQUÍMICA do Ciclo Básico de MEDICINA Universidade dos Açores 1º Ano ENSINO PRÁTICO 4ª AULA PRÁTICA

Disciplina de BIOQUÍMICA do Ciclo Básico de MEDICINA Universidade dos Açores 1º Ano ENSINO PRÁTICO 4ª AULA PRÁTICA Disciplina de BIOQUÍMICA do Ciclo Básico de MEDICINA Universidade dos Açores 1º Ano ENSINO PRÁTICO 4ª AULA PRÁTICA CONCEITO DE SOLUÇÕES TAMPÃO, ph E pk 1. Conceito de soluções tampão (ph e pk) 2. Principais

Leia mais

Ácidos e Bases. O ph de soluções de sais

Ácidos e Bases. O ph de soluções de sais Ácidos e Bases O ph de soluções de sais ph de soluções de sais Se medirmos o ph de uma solução de sal, em geral não encontramos o valor "neutro" do ph = 7 Se neutralizamos ácido acético 0,3 mol/dm 3 com

Leia mais

1) A principal caracterís0ca de uma solução é:

1) A principal caracterís0ca de uma solução é: 1) A principal caracterís0ca de uma solução é: a) possuir sempre um líquido com outra substância dissolvida. b) ser um sistema com mais de uma fase. c) ser homogênea ou heterogênea, dependendo das condições

Leia mais

SOLUÇÕES. C = massa de soluto / volume da solução. A unidade usual para concentração é gramas por litro (g/l). M = mol de soluto / volume de solução

SOLUÇÕES. C = massa de soluto / volume da solução. A unidade usual para concentração é gramas por litro (g/l). M = mol de soluto / volume de solução SOLUÇÕES 1. Concentração (C) C = massa de soluto / volume da solução A unidade usual para concentração é gramas por litro (g/l). 2. Concentração molar (M) M = mol de soluto / volume de solução A unidade

Leia mais

Experiência 7. PREPARO DE SOLUÇÃO A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS SÓLIDAS, LIQUIDAS E DE SOLUÇÃO CONCENTRADA

Experiência 7. PREPARO DE SOLUÇÃO A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS SÓLIDAS, LIQUIDAS E DE SOLUÇÃO CONCENTRADA Experiência 7. PREPARO DE SOLUÇÃO A PARTIR DE SUBSTÂNCIAS SÓLIDAS, LIQUIDAS E DE SOLUÇÃO CONCENTRADA 1. Objetivos Após a realização desta aula experimental, espera-se que o graduando do curso de Química

Leia mais

QUÍMICA GERAL Ácidos e Bases

QUÍMICA GERAL Ácidos e Bases QUÍMICA GERAL Ácidos e Bases Prof. Dr. Anselmo E. de Oliveira Instituto de Química, UFG anselmo.quimica.ufg.br anselmo.disciplinas@gmail.com 8 de Novembro de 2018 Agronomia 1 Produto iônico da água A água

Leia mais

Prática 3 Determinação do Teor de Bicarbonato de Sódio em Comprimidos Efervescentes

Prática 3 Determinação do Teor de Bicarbonato de Sódio em Comprimidos Efervescentes Universidade Federal do ABC Disciplina: Laboratório de Transformações Químicas Prática 3 Determinação do Teor de Bicarbonato de Sódio em Comprimidos Efervescentes Hueder Paulo M. de Oliveira Santo André

Leia mais

Atividade de Autoavaliação Recuperação 2 os anos Rodrigo ago/09

Atividade de Autoavaliação Recuperação 2 os anos Rodrigo ago/09 Química Atividade de Autoavaliação Recuperação 2 os anos Rodrigo ago/09 Re Resolução 1. O carbeto de cálcio CaC 2 (s) (massa molar = 64 g mol 1 ), também conhecido como carbureto, pode ser obtido aquecendo-se

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 4ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) REAÇÃO EM SOLUÇÃO AQUOSA São reações envolvendo compostos iônicos

Leia mais

AULA 3. Tratamento Sistemático do Equilíbrio Químico

AULA 3. Tratamento Sistemático do Equilíbrio Químico AULA Tratamento Sistemático do Equilíbrio Químico Objetivos Escrever as equações químicas que descrevem as reações químicas. Escrever as expressões de constante de equilíbrio para as reações químicas.

Leia mais

2005 by Pearson Education. Capítulo 04

2005 by Pearson Education. Capítulo 04 QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 4 Reações em soluções aquosas e estequiometria de soluções David P. White Propriedades gerais das soluções aquosas Propriedades eletrolíticas As soluções aquosas

Leia mais

UNIVERSIDADE DE ÉVORA

UNIVERSIDADE DE ÉVORA UNIVERSIDADE DE ÉVORA ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS PROVA ESCRITA DE QUÍMICA 8 de setembro de 2017 Duração: 2 horas V m (PTN) = 22,4 L/mol DADOS NECESSÁRIOS À RESOLUÇÃO DA PROVA Grupo

Leia mais

06) Considere a aparelhagem desenhada a seguir, empregada para testes de condutividade elétrica. O teste deu positivo com qual dos líquidos?

06) Considere a aparelhagem desenhada a seguir, empregada para testes de condutividade elétrica. O teste deu positivo com qual dos líquidos? TEORIA DE ARRHENIUS 01) (Puc-SP) Dados os compostos A: CH 3 COONa (Sal: acetato de sódio) B: CH 3 COOH (ácido acético) C: CH 3 CH 2 OH (álcool etílico) D: C 6 H 12 O 6 (glicose) Pede-se: a) Quais os que

Leia mais

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA

TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA TITULAÇÃO EM QUÍMICA ANALÍTICA Titulação Procedimento analítico, no qual a quantidade desconhecida de um composto é determinada através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado. Titulante

Leia mais

química química na abordagem do cotidiano

química química na abordagem do cotidiano Capítulo Solução-tampão informe-se sobre a Curva de titulação A ilustração a seguir mostra uma aparelhagem usada para uma titulação ácido-base, com um metro que permite medir o da solução que está no erlenmeyer.

Leia mais

Experimentalmente, definimos a FAIXA DE TAMPONAMENTO de um tampão, sendo o intervalo de 1 unidade acima e 1 unidade abaixo do pka:

Experimentalmente, definimos a FAIXA DE TAMPONAMENTO de um tampão, sendo o intervalo de 1 unidade acima e 1 unidade abaixo do pka: 3a LISTA DE EXERCÍCIOS DE TRANSFORMAÇÕES BIOQUÍMICAS PROF. Ana Paula de Mattos Arêas Dau 22/02/2010 03. Defina faixa de tamponamento e poder tamponante. Do que depende cada um? Estes tampões diferem entre

Leia mais

Guia de Estudo n o 2: Ácidos e Bases

Guia de Estudo n o 2: Ácidos e Bases Guia de Estudo n o 2: Ácidos e Bases Conteúdo: Ácidos e bases: definições de Arrhenius, Brønsted-Lowry e Lewis, Ácidos e bases fortes e fracos, Principais ácidos e bases, Óxidos ácidos e básicos, Reações

Leia mais

Equilíbrio Ácido-base

Equilíbrio Ácido-base Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina Química das Soluções QUI084 I semestre 2017 AULA 03 Equilíbrio Ácido-base Solução Tampão Profa. Maria

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA 3EB Dr Jorge Correia TAVIRA Ano lectivo 2008/2009 Química A 12º ano 3º Teste de avaliação escrita

ESCOLA SECUNDÁRIA 3EB Dr Jorge Correia TAVIRA Ano lectivo 2008/2009 Química A 12º ano 3º Teste de avaliação escrita ESCOLA SECUNDÁRIA 3EB Dr Jorge Correia TAVIRA Ano lectivo 2008/2009 Química A 12º ano 3º Teste de avaliação escrita 1. O sangue que percorre o nosso corpo apresenta se sobe duas formas: sangue venoso (de

Leia mais

Leia com atenção as questões do teste. Apresente na folha de teste todos os cálculos, expressões que utilizar nas resoluções dos exercícios.

Leia com atenção as questões do teste. Apresente na folha de teste todos os cálculos, expressões que utilizar nas resoluções dos exercícios. ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE VELAS Física e Química A 11º ANO ANO LECTIVO 2010/2011 Ficha de Avaliação Sumativa nº 5 Física e Química A Duração da Prova: 90 minutos 02.06.2011 11º ano de Escolaridade

Leia mais

Proposta de resolução do Exame Nacional de Química do 12º ano Prova 142, 1ª chamada, 30 de Junho de 2003 Versão 1

Proposta de resolução do Exame Nacional de Química do 12º ano Prova 142, 1ª chamada, 30 de Junho de 2003 Versão 1 Proposta de resolução do Exame Nacional de Química do 12º ano Prova 142, 1ª chamada, 0 de Junho de 200 Versão 1 Grupo 1 1. A afirmação verdadeira é a (E). Estes dois elementos pertencem ao mesmo grupo

Leia mais

SOLUÇÕES. 1. Concentração (C) 2. Concentração molar (M) C = massa de soluto / volume da solução. M = mol de soluto / volume de solução

SOLUÇÕES. 1. Concentração (C) 2. Concentração molar (M) C = massa de soluto / volume da solução. M = mol de soluto / volume de solução SOLUÇÕES Em Química, solução é o nome dado a dispersões cujo tamanho das moléculas dispersas é menor que 1 nanômetro. A solução ainda pode ser caracterizada por formar um sistema homogêneo (a olho nu e

Leia mais

Volumetria Ácido-base

Volumetria Ácido-base Volumetria Ácido-base H O + + OH - H + +OH - ou 2H 2 O H 2 O Profa. Lilian Lúcia Rocha e Silva INDICADOR ÁCIDO-BASE São ácidos ou bases orgânicas fracas que sofrem dissociação ou associação dependendo

Leia mais

UFSC. Resposta: = 40. Comentário

UFSC. Resposta: = 40. Comentário Resposta: 08 + 32 = 40 01. Incorreta. O butano não possui isomeria óptica, pois não possui carbono assimétrico. 02. Incorreta. Ao serem liberados para a atmosfera os gases sofrem expansão de volume. 04.

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. LOURENÇO EM PORTALEGRE ACTIVIDADE LABORATORIAL QUÍMICA 11º ANO TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE. Versão professor. Algumas notas prévias

ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. LOURENÇO EM PORTALEGRE ACTIVIDADE LABORATORIAL QUÍMICA 11º ANO TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE. Versão professor. Algumas notas prévias ESCOLA SECUNDÁRIA DE S. LOURENÇO EM PORTALEGRE ACTIVIDADE LABORATORIAL QUÍMICA 11º ANO TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Versão professor O que se pretende: Conhecer processos para neutralizar resíduos de ácidos/bases

Leia mais

CURSO ABSOLUTO VESTIBULARES - ISOLADO DE QUÍMICA EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Mazzei

CURSO ABSOLUTO VESTIBULARES - ISOLADO DE QUÍMICA EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Mazzei 01. O ácido cianídrico tem ampla aplicação industrial, sendo matéria-prima para a fabricação de vários bens de consumo. Entretanto, ao trabalhar-se com essa substância deve-se tomar o devido cuidado. Esse

Leia mais

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 05 SOLUÇÕES: MISTURAS - PARTE 1

QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 05 SOLUÇÕES: MISTURAS - PARTE 1 QUÍMICA - 2 o ANO MÓDULO 05 SOLUÇÕES: MISTURAS - PARTE 1 1 2 80 100 ml 40 + 100 ml 80 40 100 ml 80 40 C 1 V 1 + C 2V 2 = C 3 V3 M V + M V = M V 1 1 2 2 3 3 1 2 80 100 ml 40 + 100 ml 80 40 100 ml 80 40

Leia mais

NEUTRALIZAÇÃO: UMA REACÇÃO DE ÁCIDO BASE

NEUTRALIZAÇÃO: UMA REACÇÃO DE ÁCIDO BASE NEUTRALIZAÇÃO: UMA REACÇÃO DE ÁCIDO BASE O que se pretende Determinar a concentração desconhecida de uma solução aquosa de um ácido forte por titulação com uma base forte através de dois métodos. Num dos

Leia mais

Questões dos exercícios avaliativos para QUI232 t. 43, 44 e 45 em , Prof. Mauricio

Questões dos exercícios avaliativos para QUI232 t. 43, 44 e 45 em , Prof. Mauricio Questões dos exercícios avaliativos para QUI232 t. 43, 44 e 45 em 2017-1, Prof. Mauricio Questões dos exercícios avaliativos para QUI232 t. 43 a 45 em 2017-1, Prof. Mauricio GABARITO Prof. Mauricio 1º)

Leia mais

PRÉ-QUÍMICO. RESOLUÇÃO DO EXAME DE ADMISSÃO DE QUÍMICA DA UP a PARTE

PRÉ-QUÍMICO. RESOLUÇÃO DO EXAME DE ADMISSÃO DE QUÍMICA DA UP a PARTE PRÉ-QUÍMICO RESOLUÇÃO DO EXAME DE ADMISSÃO DE QUÍMICA DA UP 2018 1 a PARTE 1. Considere os seguintes dados referentes aos átomos A, B, e C: 20 A Z ; 21 B 44 ; X C Y. Sabendo que A e B são isóbaros, B e

Leia mais

Equilíbrio Ácido-base

Equilíbrio Ácido-base Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina Química das Soluções QUI084 I semestre 2017 AULA 03 Equilíbrio Ácido-base Solução Tampão Profa. Maria

Leia mais

PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2016/2017. Instituto Superior de Engenharia (ISE)

PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2016/2017. Instituto Superior de Engenharia (ISE) PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS Notas: 2016/2017 Instituto Superior de Engenharia (ISE) Licenciatura em Tecnologia e Segurança Alimentar (ISE)

Leia mais

8ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno

8ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA. Física e Química A - 11ºAno 8ª Ficha de Avaliação de Conhecimentos Turma: 11ºA Física e Química A - 11ºAno Professora Paula Melo Silva Data: 29 de abril 2016 Ano Letivo: 2015/2016 135 + 15 min 1. Na produção de cobre são usados 500

Leia mais

AULA 4 Equilíbrio Ácido Base Introdução ao Equilíbrio Ácido-Base

AULA 4 Equilíbrio Ácido Base Introdução ao Equilíbrio Ácido-Base AULA 4 Equilíbrio Ácido Base Introdução ao Equilíbrio Ácido-Base Objetivos Conhecer as teorias de ácidos e bases de Arrhenius, de Brönsted e Lory e de Leis. Identificar os pares ácidos e bases conjugados

Leia mais

Responder às questões da Parte III nas folhas do enunciado

Responder às questões da Parte III nas folhas do enunciado Exame de Química II 2º teste A 29 de Maio de 2015 Mestrado Integrado em Engenharia Química Mestrado Integrado em Engenharia Biológica RM-A: IV-1A: IV-2A: IV-3A: Total: Nome:... nº. Sala... Responder às

Leia mais

Centro Universitário Padre Anchieta Faculdade de Engenharia Química Química Analítica Quantitativa Prof. Vanderlei Lista 2

Centro Universitário Padre Anchieta Faculdade de Engenharia Química Química Analítica Quantitativa Prof. Vanderlei Lista 2 Lista 1. Um dos parâmetros que determina a qualidade do azeite de oliva é sua acidez, normalmente expressa na embalagem na forma de porcentagem, e que pode ser associada diretamente ao teor de ácido oleico

Leia mais

Atividade ATIVIDADE = CONCENTRAÇÃO X COEFICIENTE DE ATIVIDADE. - a AB = [AB]. AB - = [B - ]. B. dissociaçã o

Atividade ATIVIDADE = CONCENTRAÇÃO X COEFICIENTE DE ATIVIDADE. - a AB = [AB]. AB - = [B - ]. B. dissociaçã o Recapitulando... 1) O ph de várias soluções foi medido em um laboratório de um hospital. Converta cada um dos seguintes valores de ph para molaridade de íons H 3 O + : (a) 5,0 (o ph de uma amostra de urina);

Leia mais

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE

TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Universidade Federal de Juiz de Fora Instituto de Ciências Exatas Departamento de Química Disciplina QUIO94 - Introdução à Análise Química I semestre 2018 TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE Ácidos Polipróticos Profa.

Leia mais

Aula Teórica 3 Cálculo de ph de Ácidos Fracos e Bases Fracas

Aula Teórica 3 Cálculo de ph de Ácidos Fracos e Bases Fracas Aula Teórica 3 Cálculo de ph de Ácidos Fracos e Bases Fracas JRM Como calcular o ph de soluções de ácidos e bases fracas? Considere um ácido fraco (monoácido), HA H 2 O H OH - ------ Keq ~ 10-14 HA H A

Leia mais