Dízimo Apresentação: Deus ama quem dá com alegria (II Cor 9,7). (Por Dom Leonardo)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Dízimo Apresentação: Deus ama quem dá com alegria (II Cor 9,7). (Por Dom Leonardo)"

Transcrição

1 1 Dízimo 2016 Apresentação: Deus ama quem dá com alegria (II Cor 9,7). (Por Dom Leonardo) A missão pede entrega, doação e generosidade. Dízimo é participar no anúncio do Evangelho da Alegria. Anúncio que acontece como presença da comunidade dos cristãos. O Papa Francisco diz que a Igreja esteja em permanente missão. A conversão pastoral exige renovação na ação missionária. Sair da mera pastoral de conservação e ser mais dinâmica. É importante cultivar a vida comunitária com chave missionária. Para isso a Igreja retoma a Pastoral do Dízimo como caminho. O dízimo é uma forma de sustentação da ação missionária. É urgente pensar em estruturas pastorais para ajudar na missão. O dízimo deve se situar no âmbito da fé e na Pastoral de Conjunto. A perspectiva principal da Pastoral do Dízimo é a Evangelização. O atual texto foi muito bem partilhado por todo nosso episcopado. Após longamente refletido, foi aprovado no Conselho Permanente. Introdução Desde a década de 50 do século passado a CNBB fala do dízimo. A vida comunitária é fundamental para a renovação da paróquia. Para chegar ao texto atual foi feito um percurso longo de reflexão. A Assembleia Geral da CNBB de 2016 delegou ao Conselho Permanente a aprovação oficial do texto que ora temos. O dízimo é apresentado na perspectiva da evangelização, como um dos elementos da conversão pastoral e paroquial. Pela diversidade pastoral e o caminho percorrido pelas Igrejas particulares, foi desaconselhado um plano nacional do dízimo. O documento apenas indica elementos bíblicos e teológicos. Esclarece conceitos e termos que ajudem a compreender o dizimo. Oferece orientações gerais e linguagem propositiva sobre o dízimo. São duas partes, conceitos e orientações sobre sua implantação. Respeita o caminho já feito pelas pastorais e vem como anexo. CAP I A compreensão do dízimo Dízimo e pastoral têm que ter uma correta e ampla compreensão. Saber o que é o dízimo e quais são os seus reais fundamentos.

2 2 Na base estão os princípios bíblicos, cristológicos e eclesiais. Conhecer suas dimensões e finalidades no âmbito da fé cristã. A Pastoral do Dízimo esteja ligada à Pastoral de Conjunto, tendo como objetivo principal realizar a perspectiva da evangelização. 1. O que é o dízimo? Expressão de fé, comunhão, participação e ação evangelizadora. Ele é contribuição sistemática e periódica, que supõe pessoas evangelizadas e comprometidas com a evangelização da Igreja. Características do dízimo: supõe experiência de Deus e amor fraterno, compromisso moral, consciência, sistemático e periódico. O dízimo é compromisso de fé, relacionado à experiência de Deus. Na intimidade com Cristo o cristão vive a oblatividade e a partilha. Está relacionado com o amor fraterno que circula na comunidade. Fruto de uma caridade ativa, prática dizimista de quem tem fé. Sendo um compromisso moral, o dízimo nasce de decisão pessoal. Ele exprime uma pertença afetiva à Igreja vivida em comunidade. O dízimo expressa fé em Deus, comunhão e participação livre. Não é fruto de lei, mas decisão da consciência iluminada pela fé. Escolher o dízimo, a quantia depende de decisão da consciência. Supõe iluminação da Palavra de fé e necessidade da comunidade. Palavras de São Paulo: Cada um dê conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento, pois Deus ama quem dá com alegria (II Cor 9,7). No Antigo Testamento, dízimo era a 10ª parte dos bens próprios. A Igreja não determina nenhuma porcentagem predefinida e nem a forma como isso deve ser feito, que depende de cada lugar. A contribuição deve ser sistemática, estável e de forma periódica. Pode ser quando o fiel recebe o salário ou no tempo da colheita. O dízimo não se reduz apenas a sustentação econômica de pessoal ou manutenção de estruturas, mas tem objetivo evangelizador. 2. Os fundamentos bíblicos do dízimo A contribuição com o dízimo nasce de um coração agradecido. Sua fundamentação está na Sagrada Escritura lida na Igreja. Deus é dono de tudo e o dízimo significa esse reconhecimento. Além de reconhecimento, é também gesto de agradecimento. O dízimo favorece na comunhão de bens vivida pela comunidade.

3 3 Abraão agradece a Deus dando o dízimo de tudo (Gn 14,17-20). Jacó também dá o dízimo na experiência com Deus (Gn 28,18-22). Ele é oferecido pelos patriarcas como reconhecimento e gratidão. Com Moisés, o dízimo é visto como preceito (Lv 27,30). Passa a ser ajuda no sustento dos levitas pelos serviços litúrgicos. Os levitas entregavam aos sacerdotes o dízimo dos dízimos, sendo auxílio para os carentes: estrangeiros, viúvas, órfãos (Nm 18,26). Era também meio pedagógico para exercitar o temor do Senhor (Dt 14, 22-23), entregue anualmente ou trimestralmente. Quando anualmente, era levado ao lugar do culto (Dt 12,5). Quando trienalmente, era entregue aos levitas para sustento dos pobres (Dt 14,28-29). Após o Exílio, o povo se tornou mais fiel ao dízimo (II Cr 31,5-7). A abundância era tanta que sobrava das primícias (II Cr 31,10). A fidelidade ao dízimo era fruto da nova organização litúrgica (Ne 10,36-39). Neemias censura o desleixo pela casa de Deus por falta de dízimo (Ne 13,10-11). Com isso, todos passaram a levar os dízimos de cereais, vinho e azeite (Ne 13,12). Amós condena o culto sem conversão, sem sacrifícios e sem o dízimo (Am 4,4-5). Malaquias condena a infidelidade ao dízimo e ofertas (Ml 3,8-10). Os profetas ligam o dízimo com a fidelidade do povo à Aliança. O dízimo não é simples formalismo do culto, mas vida interior. A prática do dízimo dos Evangelhos vem da prática judaica. Jesus foi contra a prática dos fariseus e escribas, preocupados com a lei do dízimo sem a justiça, a misericórdia e a fé (Mt 23,23). O fariseu se sente superior ao publicano porque diz pagar dízimo. O fariseu da parábola não voltou justificado (Lc 18,9-14). A partilha entre os discípulos de Jesus não era chamada de dízimo. Os discípulos ajudavam o Senhor com os seus bens (Lc 8,1-3). Entre os discípulos de Jesus havia uma bolsa comum (Jo 13,29). Jesus apresenta o exemplo da viúva pobre que deu apenas duas moedas de prata (Mc 12,41-44). Nas primeiras comunidades cristãs, o que cada um possuía era colocado para todos. Os bens pessoais se tornaram comunitários por livre decisão. Era expressão natural do amor por Cristo e pelos irmãos.

4 4 A partilha fazia parte da vida das primeiras comunidades cristãs (At 2,42-47). A coleta era o modelo de partilha entre as comunidades cristãs para ajudar quem passava fome (Rm 15,26-27; ICor 16,1-4). Essa prática cristã inspira a dimensão caritativa do dízimo hoje. São Paulo diz que cada fiel deve dar conforme tiver decidido em seu coração, e Deus ama quem dá com alegria (2Cor 9,7). No Novo Testamento o dízimo, por lei, deve sustentar os sacerdotes, socorrer necessitados e manifestar o temor de Deus. Hoje não está baseado em lei, mas na decisão livre da consciência. A partilha não é cálculo de porcentagem, mas ação de graças. A tônica predominante deve ser o amor a Deus e aos irmãos. Fazendo percurso bíblico, concluímos que a consciência do dízimo vem do reconhecer quem é Deus e gratidão que temos a ele. A entrega do dízimo não pode ser preceito, mas pulsar do coração. Mais do que isto, é a alegria de se sentir amado por Deus. É um princípio interior, baseado no amor de Deus, universal e incondicional, e relaciona o dízimo com a misericórdia e a justiça. Tanto o dízimo do AT, como a partilha do NT, ambos brotam da fé. A vida moral está ligada à vida litúrgica, daí a Pastoral do Dízimo. A visão bíblica do dízimo é diferente da teologia da prosperidade. Dízimo não é negociata com Deus, senão a visão seria distorcida. Para isto, evitar interpretação fundamentalista da bíblia, texto fora do contexto, separando Antigo Testamento do Novo Testamento. 3. As dimensões do dízimo Religiosa, porque Deus é senhor de todos os bens; eclesial, para manter as estruturas; missionária, partilha; caritativa, caridade. O dízimo está relacionado à fé e à pertença a uma comunidade. Ser comunidade cristã forma corpo e corresponsabilidade nele. Aí o dízimo tem dimensão religiosa, baseado na comunidade de fé. A dimensão eclesial faz com que o dízimo sustente o culto divino. Com a partilha a Igreja sustenta a dimensão missionária de ajuda. Aqui tem sentido falar de paróquias-irmãs e de Igrejas-irmãs. Para ninguém passar falta, proclama-se da dimensão caritativa. Na Igreja primitiva, tudo era distribuído a cada um (At 4,35-35). Os apóstolos pediram para não se esquecer dos pobres (Gl 2,10). A opção pelos pobres é dimensão constitutiva da missão da Igreja. Na diaconia da caridade, a Igreja deve ouvir o clamor dos pobres.

5 5 O dízimo fornece condições para uma organização articulada. 4. As finalidades do dízimo Organizar o culto divino, prover o sustento do clero e demais ministros, praticar obras de apostolado, de missão e de caridade. As finalidades do dízimo decorrem de sua natureza e dimensões. O dízimo deve coincidir com as obras de apostolado da Igreja. No Código de Direito Canônico: os fieis têm obrigação de socorrer as necessidades da Igreja, para exercer os seus fins (c ). Devem promover a justiça social e socorrer os necessitados. CAP II Orientações para a Pastoral do Dízimo A Pastoral do Dízimo esteja relacionada à Pastoral de Conjunto. Ela tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para implantação e funcionamento do dízimo. 1. Implantação do dízimo Na implantação do dízimo, os fieis tenham a oportunidade de conhecê-lo bem para assumi-lo com motivações corretas. Saber bem o que ele é, os seus fundamentos e as suas finalidades. Cuidar bem do modo de apresentar o dízimo, evitando confusões. Começar a implantação com um período de sensibilização, de conscientização e formação de agentes para a Pastoral do Dízimo. Organizar uma campanha que inclua equipe de coordenação, tema, peças de divulgação, prazos, planejamento, agentes etc. A Pastoral do Dízimo deve envolver todas as pastorais da paroquia, os movimentos, os serviços e as novas comunidades. Ter amplo diálogo para aprofundar as convicções de todos os agentes, sejam ministros ordenados e os diversos colaboradores. Os resultados vão depender de um amplo processo participativo. É importante realizar Assembleias Pastorais para promover o diálogo, a participação e a corresponsabilidade necessários. O Papa Francisco: o que é de todos deve ser por todos tratado. Ele recorda a sinodalidade como dimensão constitutiva da Igreja. Sinal de que o povo deve ser ouvido na implantação do dízimo. O dízimo deve ser uma forma habitual de contribuição, que nasce da formação da consciência fundamentada na gratuidade de Deus.

6 6 Refletir sobre a real conveniência de continuar cobrando as taxas, as espórtulas, as festas, as campanhas e as promoções. As festas não precisam ser abolidas, pois ajudam na convivência. As campanhas devem continuar, com finalidades específicas sem prejudicar a consciência sobre o dízimo e nem pesar as famílias. As coletas especiais se distinguem do dízimo pela finalidade que têm, não devem ser muitas e nem prejudicar a Pastoral do Dízimo. Fundamentais: conhecimento, planejamento, colaboração, adesão, material, distinção entre dízimo e outras formas, prestação de contas e transparência, ligação entre dízimo e evangelização. 2. A organização e o funcionamento da Pastoral do Dízimo A Pastoral do Dízimo necessita de equipes organizadas nas paróquias, nas dioceses e nos regionais com pessoas preparadas. O bispo e o pároco têm papel fundamental na Pastoral do Dízimo. A equipe diocesana deve fazer campanhas de conscientização. Se possível, haja equipe nos regionais da CNBB, para promover encontros para troca de experiências entre as dioceses. Essa equipe se encarregue de preparar materiais sobre o dízimo. A equipe esteja bem integrada em todo regional para mobilizá-lo. O dízimo seja paroquial e de ajuda nas suas necessidades locais. Dízimo é diferente de outras doações, para fins não da paróquia. A Pastoral do Dízimo tem diversas modalidades, dependendo do lugar onde é realizado e do momento de entrega da contribuição. Numa Igreja particular, o sistema do dízimo deve ser unificado. Para uns o recolhimento é feito no expediente da secretaria, ou no plantão do dízimo, ou também durante as celebrações litúrgicas. Os sistemas de carnês e de envelopes têm sido os mais comuns. O uso de débito automático enfraquece a consciência eclesial. O dízimo nas celebrações não pode ser confundido com as ofertas. O dízimo é caracterizado pela legislação brasileira como doação. Mas ela exige documento comprobatório de receitas e despesas. Recomenda-se: registrar as contribuições, dar recibo a quem o pedir, usar conta da instituição e nunca em nome de pessoa física. Não é recomendável recolher o dízimo nas casas, porque isso enfraquece a responsabilidade do dizimista e há perigo de assalto. Respeitar o direito de privacidade e anonimato aos que pedem. Fazer divulgação periódica, mas com discrição para evitar riscos. É importante divulgar as aplicações feitas com o dízimo paroquial.

7 7 Levar em conta uma linguagem unificada dentro das regiões. As palavras mais indicadas são: contribuir ou partilhar o dízimo. Haja integração entre Pastoral do Dízimo e o Conselho Econômico. É bom que algum membro do dízimo seja também do Conselho. Relação também entre Pastoral do Dízimo e Conselho Pastoral. Isso contribui com a pastoral orgânica paroquial e diocesana. Elementos: ter equipe, participação dos ordenados, unificação, divulgação, aspectos legais, linguagem, harmonia pastoral. 3. Os agentes da Pastoral do Dízimo Os agentes de pastoral devem dar testemunho de ser dizimistas. Os ordenados sejam dizimistas e agentes da Pastoral do Dízimo. Os agentes sejam bem formados, bem entrosados e em equipes. A formação do dízimo é fundamental nos seus diversos aspectos. O conteúdo seja bíblico-teológico, humano e técnico-organizativo. Uma formação com metodologia e conteúdos adequados. O material seja de boa qualidade e disponíveis para os agentes. 4. O dízimo na Pastoral de Conjunto A Pastoral do Dízimo cria solidariedade das pessoas na vida da comunidade, que significa vivência concreta da catolicidade e da missionariedade da Igreja paroquial ou diocesana. O dízimo reforça o sentido de pertença a uma Igreja particular concreta e aprofunda a compreensão da Pastoral de Conjunto. A Pastoral do Dízimo cultiva um profundo sentido missionário e as pessoas se abrem para ajudar as comunidades mais necessitadas. Como meio ordinário de sustentação, a comunidade se abre para necessidades supra paroquiais: Seminário, cúria, bispo, padres. A formação sobre o dízimo deve fazer parte da iniciação à vida cristã, envolver a catequese, as crianças, a formação dos noivos. Em alguns lugares existe o dízimo de crianças, ou o diziminho. Dar formação sobre o dízimo aos futuros ministros ordenados. O dízimo é pastoral de cooperação, abertura, de Igreja particular, de catequese e de presença nos conselhos e Assembleias. 5. Motivação permanente O dízimo está relacionado com o crescimento e a vivência da fé.

8 8 Ele cresce conjuntamente com a qualidade de vida cristã. O que promove o crescimento da fé promove também o dízimo. Fazer uma motivação permanente de cultivo integral do dízimo. Ele se sustenta a partir da experiência de Deus na vida cristã. Não se sustenta quando a preocupação é só com os dividendos. Elementos: atuação dos ministros ordenados, testemunho, gestão participativa e transparente, colaboração fraterna e missionária. Conclusão Essas orientações são de referência e de retomada da opção da Igreja pelo dízimo, como forma habitual de manutenção das comunidades cristãs e de evangelização. A partilha é elemento da fé apostólica e da solidariedade fraterna. Queremos contribuir para a consolidação da Pastoral do Dízimo e estimular as comunidades cristãs a fazer a opção pelo dízimo. Confiamos a opção a Nossa Senhora Aparecida como nas Bodas de Caná, que notou a falta de vinho e procurou providenciá-lo. Oração Pai santo, contemplando Jesus Cristo, vosso Filho bem-amado que se entregou por nós na cruz, e tocado pelo amor que o Espírito Santo derrama em nós, manifesto, com esta contribuição, minha pertença à Igreja, solidário com sua missão e com os mais necessitados. De todo coração, ó Pai, contribuo com o que posso: recebei, ó Senhor. Amém. Síntese feita por Dom Paulo Mendes Peixoto.

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas

Leia mais

DOCUMENTO 106 O DÍZIMO NA COMUNIDADE DE FÉ: ORIENTAÇÕES E PROPOSTAS

DOCUMENTO 106 O DÍZIMO NA COMUNIDADE DE FÉ: ORIENTAÇÕES E PROPOSTAS DOCUMENTO 106 O DÍZIMO NA COMUNIDADE DE FÉ: ORIENTAÇÕES E PROPOSTAS Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB. 2016 Documento 106 APRESENTAÇÃO: O DÍZIMO EXPRESSA A PARTICIPAÇÃO DA PESSOA BATIZADA

Leia mais

CAPÍTULO II. ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Relação entre a Pastoral do Dízimo e a Pastoral de Conjunto

CAPÍTULO II. ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Relação entre a Pastoral do Dízimo e a Pastoral de Conjunto CAPÍTULO II ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Relação entre a Pastoral do Dízimo e a Pastoral de Conjunto Orientações para a Pastora do Dízimo 36 6 seções Implantação do Dizimo 37-45 A organização

Leia mais

Pastoral do Dízimo instrumento eficaz para a Evangelização

Pastoral do Dízimo instrumento eficaz para a Evangelização Pastoral do Dízimo instrumento eficaz para a Evangelização. ORIENTAÇÕES Pastoral do Dízimo é uma ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para a implantação

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Sumário Introdução 1. A compreensão do dízimo 1.1 Os fundamentos do dízimo 1.2 O que é o dízimo? 1.3 As dimensões do dízimo 1.4 As finalidades do dízimo 2. Orientações

Leia mais

CAPACITAÇÃO PARA EQUIPE PAROQUIAL DA PASTORAL DO DÍZIMO. Conforme proposta da CNBB Documentos 8 e 106e 106

CAPACITAÇÃO PARA EQUIPE PAROQUIAL DA PASTORAL DO DÍZIMO. Conforme proposta da CNBB Documentos 8 e 106e 106 CAPACITAÇÃO PARA EQUIPE PAROQUIAL DA PASTORAL DO DÍZIMO Conforme proposta da CNBB Documentos 8 e 106e 106 Qual é matéria prima de uma mesa de madeira? Qual é a matéria prima do nosso pão de sal? O que

Leia mais

A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções:

A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções: A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções: a) COORDENAR todas as atividades dos membros desta pastoral da Paróquia ou Área

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. EVANGELIZAÇÃO X MISSÃO IGREJA EM SAÍDA O QUE É

Leia mais

* Apostila Nr. 01 O VERDADEIRO SENTIDO DO DIZIMO. DIOCESE DE JOINVILLE SC PASTORAL DO DIZIMO Pe. Ivanor Macieski

* Apostila Nr. 01 O VERDADEIRO SENTIDO DO DIZIMO. DIOCESE DE JOINVILLE SC PASTORAL DO DIZIMO Pe. Ivanor Macieski Apostila Nr. 01 O VERDADEIRO SENTIDO DO DIZIMO DIOCESE DE JOINVILLE SC PASTORAL DO DIZIMO Pe. Ivanor Macieski Introdução Neste primeiro volume da Apostila da Pastoral do dizimo, desejamos aprofundar o

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

Pontifícias Obras Missionárias

Pontifícias Obras Missionárias Pontifícias Obras Missionárias www.pom.org.br Três Campanhas Campanha da Fraternidade (1963) Na Quaresma - coleta Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) Campanha Missionária (DMM - 1926) No mês de Outubro

Leia mais

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs,

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs, Barretos, 07 de julho de 2018. Circular 06/2018 Prezados irmãos e irmãs, Desde novembro passado, a Igreja do Brasil celebra o Ano Nacional do Laicato, cujo tema é Cristãos leigos e leigas, sujeitos na

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs,

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs, Barretos, 1º de agosto de 2017 Circular 07/2017 Caríssimos irmãos e irmãs, Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja do Brasil celebra o Mês Vocacional, dando destaque, a cada semana, a uma vocação específica:

Leia mais

COMO IGREJA POVO DE DEUS:

COMO IGREJA POVO DE DEUS: Objetivo Geral: COMO IGREJA POVO DE DEUS: Celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; Aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; Testemunhar Jesus Cristo

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM º CICLO Ano Letivo 05/06 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 3ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC de 8 junho de 04; Metas

Leia mais

Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus

Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus Paróquia missionária comunidades de comunidades Animada pela Palavra de Deus Renovação paroquial Toda paróquia é chamada a ser o espaço onde se recebe e se acolhe a Palavra (172). Sua própria renovação

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017.

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017. ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA Secretariado Arquidiocesano de Pastoral Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017. Síntese dos relatórios das Regiões Episcopais

Leia mais

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial COMIPA Conselho Missionário Paroquial A Missão primordial da Igreja é ser Missionária. Por isso, é necessária a criação e a organização, em nossas paróquias, de um Conselho Missionário Paroquial que, com

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os di

Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os di Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os dias, em caridade na Vossa presença ao serviço dos nossos

Leia mais

3ª parte do Texto Base

3ª parte do Texto Base Parte 3 Agir Indicações para ações transformadoras Converter-se aos jovens 3ª parte do Texto Base Composta por três pontos Abrir-se ao novo Eis-me aqui, envia-me Conversão Pastoral É uma atitude de coragem

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos SETEMBRO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen)

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen) MINISTÉRIO DO CATEQUISTA Dom Dimas Mesmo crescendo o número de serviços eclesiais, o do catequista ainda é necessário e fundamental e com características peculiares (RM 73). Isto vem sendo estudado e refletido

Leia mais

Arquidiocese de Ribeirão Preto

Arquidiocese de Ribeirão Preto ENCONTRO DA PASTORAL DO DÍZIMO Arquidiocese de Ribeirão Preto Casa Dom Luís Brodowski 19 e 20 de Agosto 2017 CNBB Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB 14 Outubro de 1952 1º Presidente: Dom Carlos

Leia mais

A COMUNICAÇÃO EVANGELIZADORA

A COMUNICAÇÃO EVANGELIZADORA A COMUNICAÇÃO EVANGELIZADORA Dom Vilson Dias de Oliveira, DC Diocese de Limeira SP Bispo referencial da Comunicação no Regional Sul 1 da CNBB domvilson@uol.com.br A importância da formação para a comunicação

Leia mais

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo Números: 241-275 5. Números: 241-274 A ação transformadora do cristão no mundo Capítulo 3 - Item 5 Números: 242-243 Reino de Deus A Igreja é chamada a ser sinal e promotora do Reino de Deus Como membros

Leia mais

Solenidade da Imaculada Conceição

Solenidade da Imaculada Conceição 1.A Igreja celebra hoje a solenidade litúrgica da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira de Portugal. Este é, por isso, um dia solene, um dia de graça e um dia de bênção para a Igreja e para

Leia mais

Roteiro Celebrativo Mês Diocesano do Dízimo 2017

Roteiro Celebrativo Mês Diocesano do Dízimo 2017 02 de julho de 2017 13º Domingo do Tempo Comum Sejam bem-vindos à celebração eucarística. Convocados pelo Pai, incorporados a Cristo e movidos pelo Espírito Santo, tornamo-nos assembleia celebrativa para

Leia mais

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial Roteiro de leitura e síntese para compreender o significado da Comunidade Eclesial Comunidade Eclesial Sinal do Reino no presente e no futuro O livro está dividido em 4 capítulos: Refletindo sobre Comunidade

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

A primeira menção bíblica ao dízimo aparece no livro do Gênesis, quando Abrão se encontra com Melquisedec, sacerdote do Deus Altíssimo.

A primeira menção bíblica ao dízimo aparece no livro do Gênesis, quando Abrão se encontra com Melquisedec, sacerdote do Deus Altíssimo. O DÍZIMO NA BÍBLIA A primeira menção bíblica ao dízimo aparece no livro do Gênesis, quando Abrão se encontra com Melquisedec, sacerdote do Deus Altíssimo. Depois de ser abençoado por este, Abrão lhe deu

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial

Leia mais

Onde Situar a Catequese hoje?

Onde Situar a Catequese hoje? Onde Situar a Catequese hoje? Qual é o nosso conceito de catequese? Conceito amplo Itinerário amplo Conceito estrito Limitado ao momento do encontro A CATEQUESE É UMA AÇÃO ESSENCIALMENTE EDUCATIVA AÇÃO

Leia mais

Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades)

Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades) Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades) Qual um dos principais objetivos do Ano Missionário? Criar comunidades de comunidades ao redor da Palavra de Deus! "Basicamente,

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL 54ª Assembleia Geral Aparecida - SP, 06 a 15 de abril de 2016 01/54ª AG(Sub) ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO 1 Introdução 1. As presentes orientações dão

Leia mais

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 5 º ANO 1 º Período: Unidade Letiva 1 - Viver juntos OBJETIVOS CONTEÚDOS Experiências de aprendizagem Recursos 1.Valorizar a mudança

Leia mais

DIOCESE DE CAMPO LIMPO SP Setor de Pastoral

DIOCESE DE CAMPO LIMPO SP Setor de Pastoral Já estamos caminhando para o final de mais um ano e muitas das nossas paróquias se prepararão para realizar suas assembleias paroquiais e Foraniais. É importante lembrar que as Assembléias são sempre uma

Leia mais

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa,

Leia mais

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 2ª semana: VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Arquidiocese de Florianópolis(SC) AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre todas

Leia mais

OBRA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS

OBRA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS DICOCESE DE SALGUEIRO - PE Fundamentação canônica Passos para implantação Cân. 232. É dever e direito próprio e exclusivo da Igreja, formar os que se destinam aos Ministérios Sagrados. Cân. 233. A toda

Leia mais

A COMUNIDADE COMO CASA

A COMUNIDADE COMO CASA A COMUNIDADE COMO CASA DOM LEOMAR ANTONIO BRUSTOLIN BISPO AUXILIAR DE PORTO ALEGRE UMA CASA DE PORTAS ABERTAS A paróquia é a comunidade à qual pertencem todos os fiéis, sem exclusão ou elitismo. Ela é

Leia mais

Paróquia missionária. O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade.

Paróquia missionária. O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade. Paróquia missionária O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade. Renovação das paróquias As paróquias são células vivas da Igreja e o lugar privilegiado no qual

Leia mais

Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé.

Oração dos fiéis Creio, Senhor, mas aumentai a minha fé. Campanha Missionária 2016 Campanha Missionária 2019 27º Domingo do Tempo Comum (06/10) Caríssimos irmãos e irmãs, iniciamos o Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco com o tema: Batizados

Leia mais

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida 2017 2020 1 A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, por meio do seu Plano de Ação Pastoral, inserido no Projeto de Evangelização Proclamar

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos:

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos: ORAÇÃO INICIAL Refrão: Vem, Espírito Santo vem. Vem Iluminar...(2x) Todos: Ó Espírito Santo de Deus, de cujo Ser emana toda ciência, plenifica com tua sabedoria e inteligência nossos pastores, para que

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

Ministério de Coordenação e o Dom da unidade Qui, 06 de Setembro de :58

Ministério de Coordenação e o Dom da unidade Qui, 06 de Setembro de :58 Grupo de Oração é uma comunidade carismática presente numa diocese, paróquia, capela, colégio, universidade, presídio, empresa, fazenda, condomínio, residência etc., que cultiva a oração, a partilha e

Leia mais

Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo. Fevereiro de 2017 BNH Cachoeiro de Itapemirim

Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo. Fevereiro de 2017 BNH Cachoeiro de Itapemirim Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo Fevereiro de 2017 BNH Cachoeiro de Itapemirim Pauta 1. Capacitação para equipe paroquial reproduzir nas comunidades de sua paroquia; 2. Apresentação da temática

Leia mais

Moises sentou-se para resolver os assuntos do povo. Ora, o povo procurava por ele desde o amanhecer até a noite. O sogro de Moises viu tudo o que ele

Moises sentou-se para resolver os assuntos do povo. Ora, o povo procurava por ele desde o amanhecer até a noite. O sogro de Moises viu tudo o que ele Moises sentou-se para resolver os assuntos do povo. Ora, o povo procurava por ele desde o amanhecer até a noite. O sogro de Moises viu tudo o que ele fazia pelo povo, e lhe disse: o que é que você está

Leia mais

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2016/2017 5 º ANO Unidade Letiva 1 -

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 3 º ANO Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças

Leia mais

DIOCESE DE GUARAPUAVA

DIOCESE DE GUARAPUAVA DIOCESE DE GUARAPUAVA Diretrizes gerais da Diocese de Guarapuava para Conselhos Pastorais Documento de estudos Assembleia Diocesana 1- Será realizada anualmente seguindo a seguinte ordem: 1.1- Assembleia

Leia mais

19/05/2018 APRESENTAÇÃO. e na sociedade! Os cristãos leigos e. leigas receberam, pelo Batismo e pela. Crisma, a graça de serem Igreja e, por

19/05/2018 APRESENTAÇÃO. e na sociedade! Os cristãos leigos e. leigas receberam, pelo Batismo e pela. Crisma, a graça de serem Igreja e, por 2 IGREJA E SOCIEDADE DOC 105 - CNBB Sal da Terra e Luz do Mundo (cf. Mt, 5,13-14) E Pano Pastoral Diocese de São Carlos Ano 2018-2019 APRESENTAÇÃO E começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes

Leia mais

Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo Nos Regionais

Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo Nos Regionais Encontro Diocesano da Pastoral do Dízimo Nos Regionais Pauta 1. Notícias sobre a organização da Pastoral do Dízimo a nível do Regional Leste II da CNBB. 2. Apresentação de algumas práticas sugeridas pelo

Leia mais

envolve o maior número possível de interessados, na reflexão, na decisão, na execução e na avaliação.

envolve o maior número possível de interessados, na reflexão, na decisão, na execução e na avaliação. Realizar a Campanha para a Evangelização 113 A Campanha para a Evangelização é um programa global dos Organismos Nacionais, do Secretariado Nacional da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e das Igrejas

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

FORMAÇÃO PERMANENTE DIOCESE DE BRAGANÇA-MIRANDA 2 DE MARÇO 2019

FORMAÇÃO PERMANENTE DIOCESE DE BRAGANÇA-MIRANDA 2 DE MARÇO 2019 FORMAÇÃO PERMANENTE DIOCESE DE BRAGANÇA-MIRANDA 2 DE MARÇO 2019 2 IV. DECÁLOGO PARA A CONVERSÃO ESPIRITUAL, PASTORAL E MISSIONÁRIA Passar do ide e ensinai ao ide e escutai 1 Valorizar o carisma da escuta,

Leia mais

DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc

DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc 79-2004 O trabalho da PF é amplo e abrangente; principal enfoque é PROMOVER, FORTALECER e EVANGELIZAR a família. Uma das principais ações: UNIR ESFORÇOS PARA QUE A FAMÍLIA

Leia mais

Textos bíblicos referentes ao dízimo

Textos bíblicos referentes ao dízimo Pe. Ivanor Macieski A Biblia e o Dizimo O dízimo está na Bíblia de Gênese ao Apocalipse. É reconhecido como o Quinto Mandamento da Nossa Igreja. Por isso, sem dúvida alguma, nada melhor do que entender

Leia mais

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 3º ANO -2017/2018 3.º ANO 1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças têm dignidade e valor. RESDP

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas Agrupamento de Escolas de Mira Departamento de Ciências Sociais e Humanas Educação Moral e Religiosa Católica 2016/2017 5º Ano PLANO ANUAL Unidade temática Unidade Letiva 1 - Viver juntos Nº de aulas 7

Leia mais

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Campanha Missionária 2017 A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Juntos na missão permanente Mês das Missões O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas

Leia mais

agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15).

agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15). agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15). Em sua Carta Diogneto afirma que: os cristãos são alma do mundo. Assim como a alma está no corpo, assim

Leia mais

Programas de Pastoral

Programas de Pastoral Programas de Pastoral PROGRAMA INSERÇÃO ECLESIAL E SOCIAL Caderno 4 02 1. Apresentação Cada unidade que compõe a INSA carrega consigo a identidade primeira das Filhas de Maria Auxiliadora conforme desejou

Leia mais

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora REGIONAL LESTE 1 2018 1 2011 Urgências 1. Estado permanente de missão 2. Comunidade de comunidades 3. Iniciação à vida cristã 4. Animação bíblica da vida e da pastoral

Leia mais

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação

Metas/Objetivos Descritores de Desempenho/Conteúdos Estratégias/Metodologias Avaliação Domínio Religião e experiência religiosa Cultura cristã e visão cristã da vida Ética e moral cristã DEPARTAMENTO DE PASTORAL DISCIPLINA: EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA PLANIFICAÇÃO DE 5º ANO Calendarização:

Leia mais

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP 2019-2021 CURSO GERAL DA MATURIDADE DA FÉ Local: Igreja dos Santos Mártires Dias de formação: segundas e quintas Horário: 20h.30 às 22h.30

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade,

Leia mais

Saúdo-vos com alegria, consciente de que em Cristo Vivo e

Saúdo-vos com alegria, consciente de que em Cristo Vivo e CONFERÊNCIA DE IMPRENSA ESTARREJA, 6 de Maio de 2008 Saúdo-vos com alegria, consciente de que em Cristo Vivo e Ressuscitado sou chamado a anunciar, a celebrar e a testemunhar uma vida nova para todos os

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro Missionária 26º Domingo do Tempo Comum - 01/10/ Motivação inicial é o tema da Missionária que hoje iniciamos. A Igreja em saída é a comunidade que faz a experiência de Jesus e sai de si para anunciar a

Leia mais

Conselho Arquidiocesano de Pastoral

Conselho Arquidiocesano de Pastoral Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre

Leia mais

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Programa Pastoral Diocesano 2018-2019 Tomamos como lema para este ano Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Introdução 1. Depois da temática do ano transato, centrada no mistério da Igreja Povo

Leia mais

Anotações ÓQUIA PAR 8 1

Anotações ÓQUIA PAR 8 1 APRESENTAÇÃO Esta presente cartilha quer ajudar as Paróquias e Organismos Pastorais a se organizarem para a recepção do Estandarte da Sagrada Família. Também acompanha propostas de atividades para os dias

Leia mais

EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA 5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA 5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA 5º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL ENSINO BÁSICO 2ºCICLO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC de 8 junho

Leia mais

Vogal de Missão Cadernos de Serviços

Vogal de Missão Cadernos de Serviços Vogal de Missão Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: A JMV é um Movimento Missionário. Alimenta o seu espírito nas fontes de ser Igreja e no seu próprio carisma

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas. Governo dos Açores. 2º Ciclo ENSINO BÁSICO. Planificação Anual de EMRC. 5 º Ano

Escola Básica e Secundária de Velas. Governo dos Açores. 2º Ciclo ENSINO BÁSICO. Planificação Anual de EMRC. 5 º Ano Governo dos Açores Escola Básica e Secundária de Velas º Ciclo ENSINO BÁSICO Planificação Anual de EMRC 5 º Ano º Periodo Unidade Letiva - Viver juntos Competências chave Metas Curriculares B. Construir

Leia mais

INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ. Itinerário para a formação dos discípulos missionários

INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ. Itinerário para a formação dos discípulos missionários INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ Itinerário para a formação dos discípulos missionários Deixar-se encantar pelo caminho que nos leva,devagarzinho, a fonte... Por onde começamos? Sistemático e gradativo na fé PROCESSO

Leia mais

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre

Leia mais

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA?

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? O documento Conclusivo da V Conferência contém inúmeras e oportunas indicações pastorais, motivadas por ricas reflexões à luz da fé e do atual contexto

Leia mais

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE INTRODUÇÃOODUÇÃO Só uma Igreja missionária e evangelizadora experimenta a fecundidade e a alegria de quem realmente realiza sua vocação. Assumir

Leia mais

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 OBJETIVO GERAL Evangelizar, tendo como modelo Jesus Cristo, rosto da misericórdia e missionário do Pai, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula,

Leia mais

RESUMO. Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado

RESUMO. Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado UMA TENTATIVA RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado SÍNTESE Mostra e revela as relações entre elementos

Leia mais

Antonio Ramos do Prado, sdb

Antonio Ramos do Prado, sdb Tema 05: Dimensão de Capacitação (Processo-metodológico. Como organizar a ação ). Titulo 04: Estruturas de Acompanhamento. Orientações e pistas de ação. Antonio Ramos do Prado, sdb (Ms. Pastoral Juvenil

Leia mais

GRUPO DE ORAÇÃO. Formação Missionária Diocese de Osasco

GRUPO DE ORAÇÃO. Formação Missionária Diocese de Osasco GRUPO DE ORAÇÃO Formação Missionária Diocese de Osasco Conceito Comunidade carismática presente em um lugar (...) que cultiva a oração, a partilha e todos os outros aspectos da vivência do Evangelho, a

Leia mais

Vogal Mariano Cadernos de Serviços

Vogal Mariano Cadernos de Serviços Vogal Mariano Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: No dia 27 de Novembro de 1830, Nossa Senhora apareceu a Santa Catarina de Labouré, suscitando a devoção da Medalha

Leia mais

Planificação Anual 10º ano da catequese

Planificação Anual 10º ano da catequese Finalidade: Descobrir-se Cristão : Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Planificação Anual 10º ano da 1º Creio em Conhecer Confrontar com valores de caridade, amor,

Leia mais

A DIMENSÃO MISSIONÁRIA DA PRNM

A DIMENSÃO MISSIONÁRIA DA PRNM A DIMENSÃO MISSIONÁRIA DA PRNM A DM tem seu eixo na opção fundamental feita pela nossa IGREJA: EVANGELIZAR... com RENOVADO ARDOR MISSIONÁRIO FAZ-SE NECESSÁRIO FORMAÇÃO ESPECÍFICA E PERMANENTE: de todos

Leia mais

O DÍZIMO E OS ADOLESCENTES E JOVENS

O DÍZIMO E OS ADOLESCENTES E JOVENS O DÍZIMO E OS ADOLESCENTES E JOVENS Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?. Disse-lhe Jesus: Por que me perguntas a respeito do que se deve

Leia mais

CAMPANHA PARA EVANGELIZAÇÃO 2017

CAMPANHA PARA EVANGELIZAÇÃO 2017 CAMPANHA PARA EVANGELIZAÇÃO 2017 I. A Campanha para Evangelização 1. Criada em 1997, durante a Assembleia Geral da CNBB, e iniciada em 1998, a Campanha para Evangelização tem como objetivo favorecer a

Leia mais