A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE"

Transcrição

1 A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

2 INTRODUÇÃOODUÇÃO Só uma Igreja missionária e evangelizadora experimenta a fecundidade e a alegria de quem realmente realiza sua vocação. Assumir permanentemente a missão evangelizadora é, para todas as comunidades e para cada cristão, a condição fundamental para preservar e reviver o clima pascal de alegria no Espírito, que animou a Igreja em seu nascimento e a sustentou em todos os grandes momentos de sua história. (DGAE, nº 20)

3 1. O Caminho Evangelizador da nossa Igreja particular

4 1-1. Evangelizar seguindo a história da Arquidiocese) a) Múltiplos instrumentos institucionais de evangelização e missão b) Clero / Religiosos / Lideranças Leigas / Paróquias / Instituições c) As Assembleias do Povo de Deus Força mobilizadora dos vários segmentos da comunidade eclesial num grande mutirão de reflexão e discernimento;

5 1ª Assembleia (1996) Desembocou no Projeto Pastoral Construir a Esperança (1º Arquidiocese); Ser uma Igreja cada vez mais participativa, missionária e misericordiosa ;

6 2ª Assembleia (2003) Desembocou no Projeto de Evangelização Igreja Viva: Povo de Deus em comunhão ; Indicações das três dimensões da mesma vida cristã e eclesial: espiritualidade; vida comunitária; e inserção social;

7 Teologia Viva / Retiros / Orientações p/ processo catequético / Rede Catedral Comunicação / Diretório Litúrgico Pastoral / Vicariato para a comunicação e cultura; Manual dos conselheiros / CEGIPAR (centro de geoprocessamento de informações pastorais e religiosas) / CAMENC; Criação Vicariato para Ação Social e Política / NESP (núcleo estudos sócios políticos) / Fundo Social/ Fundo de Solidariedade;

8 Criação do Vicariato Especial para a Pastoral com o objetivo de coordenar, articular e incrementar todas as iniciativas pastorais da Arquidiocese à luz dos Projetos de Evangelização.

9 3ª Assembleia (2008) Desenvolveu-se em três etapas missionárias: Escutar e Ver Refletir e Discernir Escolher e Celebrar Seu objetivo maior: avaliar o Projeto de Evangelização Igreja Viva: Povo de Deus em Comunhão.

10 Intuito: elaborar o Projeto de Evangelização da Arquidiocese, atualizando-o à luz da Conferência de Aparecida, em sintonia com as DGAE da CNBB e as indicações da 3ª APD; Fruto: Igreja Viva, sempre em missão reafirma as 3 dimensões da Evangelização, propondo 12 programas com estratégias para recepção e aplicação;

11 4ª Assembleia (2012) Inicia seu processo em plena celebração do jubileu de Ouro do maior evento eclesial do século 20: os cinquenta anos do Concílio Vaticano II. O espírito do Concílio se resume nas seguintes ideias-força: renovação, adaptação e inculturação, descentralização, comunhão, serviço e participação e diálogo com a sociedade.

12 > A pesquisa de escuta da sociedade; > Mudança metodológica: elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese; > Fortalecimento das Regiões episcopais e Vicariatos com seus respectivos Planos de Pastoral;

13 PROJETO DE EVANGELIZAÇÃO: PROCLAMAR A PALAVRA

14 DIRETRIZES DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

15 A Pastoral é a ação concreta do diálogo e do serviço da Igreja ao mundo, lugar onde se encontra com Cristo, na relação com o outro, como nos exorta o Papa Francisco: entra na vida diária dos outros, encurta as distâncias, abaixa-se se for necessário até a humilhação e assume a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo no povo. (EG 24)

16 A 5ª Assembleia do Povo de Deus foi uma oportunidade de readequar nossas dinâmicas pastorais, evangelizadoras e missionárias, no horizonte do serviço a Jesus Cristo, na concretude da vida. Ela nos fez olhar para o conjunto das diretrizes da ação evangelizadora na Arquidiocese, elegendo a Palavra de Deus como o eixo central da sua ação pastoral, evangelizadora e missionária.

17 Podemos dizer da Palavra o mesmo que dizemos a respeito da Eucaristia: como essa é fonte e ápice de toda a vida cristã, também a Palavra é fonte e ápice de toda ação pastoral, evangelizadora e missionária da Igreja.

18 Por isso, a 5ª Assembleia do Povo de Deus elegeu o seguinte caminho evangelizador para os próximos quatros anos: o Projeto de Evangelização: Proclamar a Palavra ( ). Nesse projeto, elegemos dez compromissos que deverão garantir que a Palavra de Deus seja vivência (no âmbito da Pessoa), testemunho (no âmbito da Comunidade) e serviço (no âmbito da Sociedade).

19 1- Rede de comunidades

20 2- Opção preferencial pelos pobres

21 3- Igreja da acolhida

22 4- Fé, Política e Cidadania

23 5 - Família

24 6 - Protagonismo dos leigos e leigas

25 7 - Opção preferencial pelas juventudes

26 8- Formação integral e permanente

27 9 - Catequese

28 10 - Comunicação e Cultura

29 Os planos de Ações Pastorais Os Planos de Ações Pastorais, que serão elaborados em todas as instâncias da nossa Amada Arquidiocese, constituirão as novas práticas pastorais de nossa Igreja Particular, integrando as muitas realidades de nossa arquidiocese e legitimando as aspirações que irrompem na história como novos sinais dos tempos.

30 Os planos de Ações Pastorais O atual pontificado de Francisco se põe nessa perspectiva. A Conferência de Aparecida também nos desafiou a sermos consequentes com a renovação do Concílio Vaticano II e da tradição libertadora latino-americana. As Diretrizes da Ação Evangelizadora, do Projeto de Evangelização: Proclamar a Palavra, são transversais e vão nessa direção, encarnando essa escolha com clareza e coragem.

31 METODOLOGIA DO PLANO DE AÇÃO PASTORAL Apresentamos, abaixo, um quadro de planejamento pastoral, a fim de orientar a elaboração dos Planos de Ações de Pastorais, nos âmbitos em que esse seja recomendado. Observe-se que, para cada ano do quadriênio e para cada Compromisso, um quadro específico deverá ser criado, tal como no exemplo a seguir. Isso permitirá maior clareza na elaboração e compreensão das ações pastorais contempladas por cada Plano.

32 1.2 - Evangelizar colegialmente: Assembleias, Conselhos Pastorais, Comissões, Assessorias Especializadas e outras instâncias colegiadas; Rica estrutura de órgãos e ações colegiadas: Arquidiocese / Regiões / Foranias / Paróquias / Comunidades;

33 Baseadas nos princípios de colegialidade, representatividade e Subsidiariedade, expressam de maneira concreta, os máximos princípios da comunhão e da participação (Inspirados no Vaticano II, reafirmados pela Conferência de Aparecida e visualizados nas APD s da Arquidiocese).

34 Estruturas que venham a favorecer a participação e a comunhão na construção de uma Igreja: sinal do Reino de Deus/ discípula da Palavra/ misericordiosa, acolhedora, participativa/ organizada em redes de comunidades/ solidária com os pobres e sofredores/ servidora e missionária.

35 Pessoa QUADRO Âmbitos Compromisso 1: Rede de Comunidades Fases Método 2017 O quê? Como? Quem? Quando? 1º sem Realizar dinâmicas de grupo nos encontros e reuniões. Desenvolver dinâmicas de grupo, se possível, com a ajuda de psicólogos e pedagogos. Padres, leigos e leigas, membros de Conselhos Pastorais. Em todas as reuniões pastorais. Estimular a vivência em comunidade, valorizando práticas coletivas. 2º sem Promover retiros que nutram o espírito de comunhão e de fraternidade na paróquia e nas comunidades. Realizar um retiro, ao final do semestre, com as lideranças da paróquia e com outras pessoas interessadas. Conselho Pastoral Paroquial. Uma vez no semestre.

36 Comunidade QUADRO Âmbitos Compromisso 1: Rede de Comunidades Fases Método 2017 O quê? Como? Quem? Quando? Difundir a experiência e o contato dos fiéis com a Palavra de Deus. 1º sem 2º sem Fomentar e/ou criar grupos de Círculo Bíblico, nas comunidades da Paróquia. Capacitar as lideranças dos Círculos Bíblicos. Mapear grupos de Círculos Bíblicos existentes na paróquia. Encontros de formação bíblica. Comissão ou coordenação dos círculos bíblicos paroquiais. Comissão ou coordenação dos círculos bíblicos paroquiais. Todo o primeiro semestre. Às terçasfeiras de 15 em 15 dias.

37 Sociedade Âmbitos QUADRO Compromisso 1: Rede de Comunidades Fases Método 2017 O quê? Como? Quem? Quando? Articular os Conselhos Pastorais, como garantia de colegialidade na rede de comunidades, fomentando o compromisso com a sociedade. 1º sem 2º sem Capacitar as lideranças pastorais, para que exerçam, com colegialidade, seus ministérios pastorais e de conselheiros. Estimular a rede de solidariedade entre as pastorais e movimentos, a fim de promoverem ações que beneficiem a comunidade local (bairro, região, cidade). Promover formação para os Conselheiros, a partir do Guia Arquidiocesano para os Órgãos Colegiados Vol. 1 da Arquidiocese. Promover rodas de conversa sobre a saúde da mulher. Todos os Conselheiros e Conselheiras. A Paróquia, a comunidade local, em parceria com o posto de saúde. Ao longo do primeiro semestre. Mês de Outubro.

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial

Leia mais

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida 2017 2020 1 A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, por meio do seu Plano de Ação Pastoral, inserido no Projeto de Evangelização Proclamar

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS 29ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL

ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS 29ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS 29ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS AVALIAÇÃO DO 13º PLANO DE PASTORAL Arquidiocese de Florianópolis Avaliação do 13º Plano de Pastoral Nº % Total de

Leia mais

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial COMIPA Conselho Missionário Paroquial A Missão primordial da Igreja é ser Missionária. Por isso, é necessária a criação e a organização, em nossas paróquias, de um Conselho Missionário Paroquial que, com

Leia mais

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017.

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017. ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA Secretariado Arquidiocesano de Pastoral Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017. Síntese dos relatórios das Regiões Episcopais

Leia mais

Conselho Arquidiocesano de Pastoral

Conselho Arquidiocesano de Pastoral Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre

Leia mais

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial Roteiro de leitura e síntese para compreender o significado da Comunidade Eclesial Comunidade Eclesial Sinal do Reino no presente e no futuro O livro está dividido em 4 capítulos: Refletindo sobre Comunidade

Leia mais

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA?

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? O documento Conclusivo da V Conferência contém inúmeras e oportunas indicações pastorais, motivadas por ricas reflexões à luz da fé e do atual contexto

Leia mais

Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia Arquidiocese de São Salvador da Bahia Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia 2015 2019 O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor

Leia mais

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 OBJETIVO GERAL Evangelizar, tendo como modelo Jesus Cristo, rosto da misericórdia e missionário do Pai, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula,

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

Diretório de Comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari

Diretório de Comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari Diretório de Comunicação Elaboração: Ir. Elide Fogolari Processo de construção do texto Como foi o processo de criação e aprovação do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil? A partir da concepção

Leia mais

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ:

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ: INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ: ITINERÁRIO PARA FORMAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS 1º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTOS DA CNBB 107 Créditos: Padre Leonardo Piacente DE ONDE NASCEU A IDEIA

Leia mais

Anotações ÓQUIA PAR 8 1

Anotações ÓQUIA PAR 8 1 APRESENTAÇÃO Esta presente cartilha quer ajudar as Paróquias e Organismos Pastorais a se organizarem para a recepção do Estandarte da Sagrada Família. Também acompanha propostas de atividades para os dias

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas

Leia mais

COMO IGREJA POVO DE DEUS:

COMO IGREJA POVO DE DEUS: Objetivo Geral: COMO IGREJA POVO DE DEUS: Celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; Aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; Testemunhar Jesus Cristo

Leia mais

Documento 99 da CNBB. Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Pastoral da Comunicação Araucária, 11 de Fevereiro de 2017

Documento 99 da CNBB. Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Pastoral da Comunicação Araucária, 11 de Fevereiro de 2017 Documento 99 da CNBB Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro Pastoral da Comunicação Araucária, 11 de Fevereiro de 2017 Pauta Documento 99 da CNBB no âmbito PAROQUIAL Planejamento integrado de 2017

Leia mais

Plano Bienal

Plano Bienal Plano Bienal 2016-2017 Quem somos "Deus manifesta-se numa revelação histórica, no tempo. O tempo inicia os processos, o espaço cristaliza-os. Deus encontra-se no tempo, nos processos em curso. Não é preciso

Leia mais

Coordenação Pastoral

Coordenação Pastoral Coordenação Pastoral Necessidade de um Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Dom Jaime colocou esta função como necessária. Diz ele: Falta um plano diocesano de Pastoral, com linhas de ação em comum..

Leia mais

Arquidiocese de Ribeirão Preto

Arquidiocese de Ribeirão Preto ENCONTRO DA PASTORAL DO DÍZIMO Arquidiocese de Ribeirão Preto Casa Dom Luís Brodowski 19 e 20 de Agosto 2017 CNBB Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB 14 Outubro de 1952 1º Presidente: Dom Carlos

Leia mais

RESUMO. Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado

RESUMO. Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado UMA TENTATIVA RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado SÍNTESE Mostra e revela as relações entre elementos

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral Comissão Diocesana Especial para o Laicato Bispo: Dom Francisco Carlos Bach Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora: Pe. Sergio da Silva Leigos e Leigas: Adalberto S Oligini; Alice Melz; Carla Maria

Leia mais

INSTRUMENTO DE TRABALHO ETAPA ARQUIDIOCESANA 15/10/2016

INSTRUMENTO DE TRABALHO ETAPA ARQUIDIOCESANA 15/10/2016 INSTRUMENTO DE TRABALHO ETAPA ARQUIDIOCESANA 15/10/2016 Deus mostrou seu rosto amoroso na história do mundo e por ele se comoveu, envolvendose com ele (cf. Ex 3,7). Mostrou-se, de maneira definitiva, em

Leia mais

Antonio Ramos do Prado, sdb

Antonio Ramos do Prado, sdb Tema 05: Dimensão de Capacitação (Processo-metodológico. Como organizar a ação ). Titulo 04: Estruturas de Acompanhamento. Orientações e pistas de ação. Antonio Ramos do Prado, sdb (Ms. Pastoral Juvenil

Leia mais

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs,

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs, Barretos, 1º de agosto de 2017 Circular 07/2017 Caríssimos irmãos e irmãs, Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja do Brasil celebra o Mês Vocacional, dando destaque, a cada semana, a uma vocação específica:

Leia mais

O que percebemos... - Ausência da família - Formação do catequista - Adultos que não são prioridades - Pouco envolvimento do clero - Catequese para os sacramentos - Rotatividade dos catequistas

Leia mais

COM OUSADIA E ARDOR PELA ESTRADA DE EMAÚS. Ano Pastoral A vocação batismal, caminho de santidade

COM OUSADIA E ARDOR PELA ESTRADA DE EMAÚS. Ano Pastoral A vocação batismal, caminho de santidade COM OUSADIA E ARDOR PELA ESTRADA DE EMAÚS Ano Pastoral 2018-2019 A vocação batismal, caminho de santidade O r a ç ã o Pai Santo, fonte perene de existência e de amor, Tu manifestas, no ser humano, o esplendor

Leia mais

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC A Visita Pastoral é ocasião especial para o Arcebispo Dom Wilson conhecer a realidade da Paróquia para melhor servi-la.

Leia mais

Igreja, casa da iniciação à vida cristã

Igreja, casa da iniciação à vida cristã Igreja, casa da iniciação à vida cristã Igreja, casa da iniciação à vida cristã Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua casa. E, imediatamente, foi batizado, junto

Leia mais

Assembleia Paroquial Ser Igreja: Comunidade de Comunidade.

Assembleia Paroquial Ser Igreja: Comunidade de Comunidade. Assembleia Paroquial Ser Igreja: Comunidade de Comunidade. EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como igreja discípula, missionaria, profética e misericordiosa, alimentanda

Leia mais

A comunicação na Igreja do Brasil na ótica do Diretório de Comunicação Moisés Sbardelotto

A comunicação na Igreja do Brasil na ótica do Diretório de Comunicação Moisés Sbardelotto A comunicação na Igreja do Brasil na ótica do Diretório de Comunicação Moisés Sbardelotto Uma longa história de vivência e exercício da ação evangelizadora como prática de comunicação no Brasil 1963 Inter

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

O que é Pastoral Orgânica? 1965), A PARTIR DA COMPREENSÃO DE QUE A

O que é Pastoral Orgânica? 1965), A PARTIR DA COMPREENSÃO DE QUE A Pastoral Orgânica O que é Pastoral Orgânica? NÃO É UMA NOVA PASTORAL A SER IMPLANTADA NA IGREJA, NEM UMA PASTORAL ESPECÍFICA, ALINHADA ÀS OUTRAS PASTORAIS, COMO A DA SAÚDE, A DO MENOR, DENTRE TANTAS. NASCEU

Leia mais

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para

Leia mais

Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia Departamento de Teologia. Orientações para o Estágio Obrigatório Supervisionado

Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia Departamento de Teologia. Orientações para o Estágio Obrigatório Supervisionado 1 Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia Departamento de Teologia Orientações para o Estágio Obrigatório Supervisionado O Estágio Supervisionado se desenvolve ao longo dos três anos de teologia totalizando

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

15ª ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL

15ª ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL 15ª ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL Eles eram perseverantes no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações Atos 2,42 Momento da Escuta Avaliação da 14ª Assembleia

Leia mais

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A JUVENTUDE DA CNBB CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS ESCOLA DE CAPACITAÇÃO DE ASSESSORES DE GRUPOS JUVENIS Na formação para o discipulado

Leia mais

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs,

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs, Barretos, 07 de julho de 2018. Circular 06/2018 Prezados irmãos e irmãs, Desde novembro passado, a Igreja do Brasil celebra o Ano Nacional do Laicato, cujo tema é Cristãos leigos e leigas, sujeitos na

Leia mais

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo Números: 241-275 5. Números: 241-274 A ação transformadora do cristão no mundo Capítulo 3 - Item 5 Números: 242-243 Reino de Deus A Igreja é chamada a ser sinal e promotora do Reino de Deus Como membros

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO CATEQUÉTICA PARNAÍBA

ESPECIALIZAÇÃO CATEQUÉTICA PARNAÍBA ESPECIALIZAÇÃO CATEQUÉTICA PARNAÍBA 23-24/0102017 Pe. João Paulo PARÓQUIA E INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ PARÓQUIA E CATECUMENATO LINHAS DE AÇÃO DA CATEQUESE PAROQUIAL A URGÊNCIA DE UMA RENOVAÇÃO PAROQUIAL A

Leia mais

CNLB. Conselho Nacional do Laicato do Brasil

CNLB. Conselho Nacional do Laicato do Brasil CNLB Conselho Nacional do Laicato do Brasil Somos leigos e leigas... - Marcados pelo batismo, a maior parcela do Povo de Deus = Igreja - Corresponsáveis pela missão de Jesus = Igreja - De maneira singular,

Leia mais

3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política. A - Formação Temas a serem trabalhados Conhecer e aprofundar as orientações do Papa

3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política. A - Formação Temas a serem trabalhados Conhecer e aprofundar as orientações do Papa Em 28 de novembro de 2015, realizou-se na PUC Minas o 3º Encontro Arquidiocesano de Fé e Política. Naquela ocasião, após diversas explanações sobre o contexto sociopolítico brasileiro à luz das propostas

Leia mais

EVA EV N A GEL GEL ZA Z R A, a pa p rtir de d Jesus u Cr C isto, o na n for o ça do E pí p rito Sa S nt n o, o como

EVA EV N A GEL GEL ZA Z R A, a pa p rtir de d Jesus u Cr C isto, o na n for o ça do E pí p rito Sa S nt n o, o como EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica

Leia mais

Grupos da PJM Programas Pastorais 1 livreto_pjm.indd 1 19/12/13 17:18

Grupos da PJM Programas Pastorais 1 livreto_pjm.indd 1 19/12/13 17:18 Grupos da PJM Programas Pastorais 1 livreto_pjm.indd 1 19/12/13 17:18 2 livreto_pjm.indd 2 19/12/13 17:18 Apresentação Um dos valores institucionais da Rede Marista é a audácia, que pressupõe agirmos com

Leia mais

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017 Compromisso: Igreja da Acolhida Formar e preparar: agentes das pastorais movimentos, serviços, funcionários e padres. 2017 O quê? Como? Quem? Quando? Conscientizar que somos Igreja de Acolhida. Encontro

Leia mais

O documento da CNBB e o 7 o PPO apelos de conversão

O documento da CNBB e o 7 o PPO apelos de conversão O documento da CNBB e o 7 o PPO apelos de conversão Olhar a realidade com os olhos da fé: Olhar a realidade com um olhar positivo e esperançoso de quem busca, nesta realidade, ler os sinais de Deus, como

Leia mais

Pistas de Operacionalização. Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto ( )

Pistas de Operacionalização. Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto ( ) Pistas de Operacionalização Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019) Perspectivas de ação: 1ª Urgência: Igreja em estado permanente de missão a) Fomentar as Missões

Leia mais

Educomunicação no Discurso e na Prática Religiosa 1 Proposta da CNBB às suas comunidades eclesiais. Mauricio Nascimento Cruz Filho 2

Educomunicação no Discurso e na Prática Religiosa 1 Proposta da CNBB às suas comunidades eclesiais. Mauricio Nascimento Cruz Filho 2 Educomunicação no Discurso e na Prática Religiosa 1 Proposta da CNBB às suas comunidades eclesiais Mauricio Nascimento Cruz Filho 2 RESUMO A comunicação que se estabelece entre o universo religioso com

Leia mais

Plano Diocesano de Ação Evangelizadora

Plano Diocesano de Ação Evangelizadora Plano Diocesano de Ação Evangelizadora OBJETIVO GERAL evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela

Leia mais

Projeto Pastoral. Paróquia São Marcos Padres Escolápios

Projeto Pastoral. Paróquia São Marcos Padres Escolápios Projeto Pastoral Paróquia São Marcos Padres Escolápios Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária e profética, alimentada pela Palavra de Deus

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

ANO DO LAICATO. 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de SOLENIDADE DE CRISTO REI Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

ANO DO LAICATO. 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de SOLENIDADE DE CRISTO REI Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas ANO DO LAICATO 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018 SOLENIDADE DE CRISTO REI Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas 275, letra i: Realizar o Ano do Laicato, comemorando os 30 anos do Sínodo

Leia mais

Pastoral do novo Bispo Diocesano.

Pastoral do novo Bispo Diocesano. Pastoral do novo Bispo Diocesano. 14. Toda a visita foi organizada em grupos unindo paróquias e cidades, enfatizando assim a importância do trabalho de conjunto e da comunhão participativa. No primeiro

Leia mais

INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS

INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS 23. Muitas são as modalidades de formação dos catequistas tais como cursos, jornadas, encontros, semanas catequéticas,

Leia mais

PESQUISA 5ª ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE. Pré - Relatório

PESQUISA 5ª ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE. Pré - Relatório PESQUISA 5ª ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE Pré - Relatório Algumas observações 2 Este documento trata de um pré-relatório da Pesquisa 5ª Assembleia do Povo de Deus. Os dados

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA REGIÃO EPISCOPAL SÃO PEDRO E SÃO PAULO AGENDA DA REGIÃO

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA REGIÃO EPISCOPAL SÃO PEDRO E SÃO PAULO AGENDA DA REGIÃO ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA REGIÃO EPISCOPAL SÃO PEDRO E SÃO PAULO AGENDA DA REGIÃO FEVEREIRO 2 Quinta 8h Encontro do Clero 4 Sábado 8h Encontro da Equipe da Mãe Rainha 4 Sábado 8h30 Reunião da Coordenação

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ E PASTORAL. Uma relação dialética

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ E PASTORAL. Uma relação dialética INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ E PASTORAL Uma relação dialética ENCONTRO COM SEMINARISTAS, DIÁCONOS TRANSITÓRIOS E NOVOS PADRES 22 a 25 DE JULHO DE 2019 I. Introdução Roteiro II. Iniciação cristã de inspiração

Leia mais

EIXOS DA PASCOM CONHECENDO OS PILARES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO DA IGREJA DO BRASIL

EIXOS DA PASCOM CONHECENDO OS PILARES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO DA IGREJA DO BRASIL EIXOS DA PASCOM CONHECENDO OS PILARES DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO DA IGREJA DO BRASIL Identidade da Pastoral da Comunicação 244 Para que a comunicação encontre espaços para anunciar a todos a Boa- Nova

Leia mais

CA LEN DÁ RIO ARQUIDIOCESANO 2019 ARQUIDIOCESE DE NITERÓI

CA LEN DÁ RIO ARQUIDIOCESANO 2019 ARQUIDIOCESE DE NITERÓI CA LEN DÁ RIO A RQUIDIOCESANO 2019 A RQUIDIOCESE D E N I T E RÓI CA LEN DÁ RIO A RQUIDIOCESANO 2019 J A N E I R O F E V E R E I R O M A R Ç O A B R I L M A I O J U N H O J U L H O A G O S T O S E T E M

Leia mais

agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15).

agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15). agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15). Em sua Carta Diogneto afirma que: os cristãos são alma do mundo. Assim como a alma está no corpo, assim

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão Na linha da primeira urgência das DGAE, uma Igreja em estado permanente de missão, destacam-se as seguintes ações concretas: - Formação e missão;

Leia mais

Todos, Tudo e Sempre em Missão

Todos, Tudo e Sempre em Missão Todos, Tudo e Sempre em Missão Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa para o Ano Missionário e o Mês Missionário Extraordinário 1. Por motivo do centenário da Carta Apostólica Maximum Illud,

Leia mais

LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO

LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO Coleção Pastoral e comunidade Laicato: vocação e missão, Dom Orlando Brandes Leigos e leigas na Igreja: sujeitos na Igreja em saída, José Carlos Pereira Reconstruindo a esperança:

Leia mais

Calendário Janeiro. Fevereiro. São Paulo da Cruz - Calvário 20/02 qui 14h00 Equipe Regional de Comunicação Região Sé

Calendário Janeiro. Fevereiro. São Paulo da Cruz - Calvário 20/02 qui 14h00 Equipe Regional de Comunicação Região Sé Calendário 2014 Janeiro 01/01 qua Confraternização Universal 01/01 qua Solenidade da Santa Mãe de Deus 22 a 24 --- Triduo para a Festa de São Paulo Catedral da Sé 25/01 sáb 09h00 Celebração da Festa de

Leia mais

Onde Situar a Catequese hoje?

Onde Situar a Catequese hoje? Onde Situar a Catequese hoje? Qual é o nosso conceito de catequese? Conceito amplo Itinerário amplo Conceito estrito Limitado ao momento do encontro A CATEQUESE É UMA AÇÃO ESSENCIALMENTE EDUCATIVA AÇÃO

Leia mais

REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS

REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS 1 REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS CAPÍTULO I: DA NATUREZA ART. 1 - A Assembléia Arquidiocesana é uma porção da Igreja - Leigos, Religiosos, Padres, Bispos - representantes das seis Regiões Episcopais

Leia mais

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Planejamento Pastoral

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Planejamento Pastoral Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Planejamento Pastoral 2016 APRESENTAÇÃO O coração da Igreja é a pastoral. Palavra que nos remete ao ministério de Jesus e seus relacionamentos com as pessoas. Toda

Leia mais

A comunicação da Igreja no Brasil na ótica do Diretório de Comunicação

A comunicação da Igreja no Brasil na ótica do Diretório de Comunicação A comunicação da Igreja no Brasil na ótica do Diretório de Comunicação Uma longa história de vivência e exercício da ação evangelizadora como prática de comunicação no Brasil 1963 - Inter mirifica, fruto

Leia mais

PROJETO DIOCESANO DA PASCOM

PROJETO DIOCESANO DA PASCOM PROJETO DIOCESANO DA PASCOM Petrópolis, 17 de maio de 2015 Projeto Diocesano da Pascom 1. Contextualização 2. Apresentação 3. Justificativa 4. Objetivos 4.1. Objetivos Gerais 4.2. Objetivos Específico

Leia mais

Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017.

Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017. Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017. Direção editorial: Pe. Claudiano Avelino dos Santos Coordenação

Leia mais

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos:

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos: ORAÇÃO INICIAL Refrão: Vem, Espírito Santo vem. Vem Iluminar...(2x) Todos: Ó Espírito Santo de Deus, de cujo Ser emana toda ciência, plenifica com tua sabedoria e inteligência nossos pastores, para que

Leia mais

1 APRESENTAÇÃO. Querido (a) catequista,

1 APRESENTAÇÃO. Querido (a) catequista, 1 APRESENTAÇÃO Querido (a) catequista, Estamos no processo de avaliação da caminhada catequética de nossa diocese de Itabira - Cel. Fabriciano, neste ano de 2017. Já foram realizadas nas paróquias as assembleias

Leia mais

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Campanha Missionária 2017 A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Juntos na missão permanente Mês das Missões O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas

Leia mais

Calendário de Atividades

Calendário de Atividades Regional Leste 2 26 AGOSTO 1962 Calendário de Atividades - 2018 26 AGOSTO 1962 DIOCESE DE PARACATU M I N A S G E R A I S www.dioceseparacatu.org.br Praça Caldeira Brant, nº 147, Bairro Centro - CEP 38.600-000

Leia mais

DIOCESE DE GUARAPUAVA

DIOCESE DE GUARAPUAVA DIOCESE DE GUARAPUAVA Diretrizes gerais da Diocese de Guarapuava para Conselhos Pastorais Documento de estudos Assembleia Diocesana 1- Será realizada anualmente seguindo a seguinte ordem: 1.1- Assembleia

Leia mais

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente 3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB - 107 Créditos: Padre Leonardo Piacente A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ É A PARTICIPAÇÃO NO DIÁLOGO DA SALVAÇÃO. SOMOS CHAMADOS A TER UMA

Leia mais

Encontro de Formação Arquidiocese de Montes Claros

Encontro de Formação Arquidiocese de Montes Claros Encontro de Formação Arquidiocese de Montes Claros Campanha da Fraternidade 2019: Fraternidade e Políticas Públicas Serás libertado pelo direito e pela justiça (Is 1,27) 16 e 17 de novembro de 2018 - Orientações

Leia mais

CALENDÁRIO PAROQUIAL JANEIRO FEVEREIRO. 4 Sábado Início da Catequese Infantil Paroquial Comunidades

CALENDÁRIO PAROQUIAL JANEIRO FEVEREIRO. 4 Sábado Início da Catequese Infantil Paroquial Comunidades 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 CALENDÁRIO PAROQUIAL - 2017 JANEIRO 6 6ª Feira Aniversário Dom Joaquim Mol 9 2ª Feira Encontro de Evangelização - Terço dos Homens Paroquial Comunidades 15 Domingo Festa

Leia mais

3ª parte do Texto Base

3ª parte do Texto Base Parte 3 Agir Indicações para ações transformadoras Converter-se aos jovens 3ª parte do Texto Base Composta por três pontos Abrir-se ao novo Eis-me aqui, envia-me Conversão Pastoral É uma atitude de coragem

Leia mais

Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Doc. CNBB 105

Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade. Doc. CNBB 105 Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade Doc. CNBB 105 MARCO HISTÓRICO-ECLESIAL DOS LEIGOS E LEIGAS Vamos celebrar 50 anos de encerramento do Vaticano II. Também é oportuno celebrar os 25 anos

Leia mais

Avaliação dos Catequistas

Avaliação dos Catequistas Avaliação dos Catequistas 2013-2016 1 APRESENTAÇÃO Querido (a) catequista, Estamos no processo de avaliação da caminhada catequética de nossa diocese de Itabira - Cel. Fabriciano, neste ano de 2017. Já

Leia mais

Setor Diocesano da Juventude 1

Setor Diocesano da Juventude 1 Setor Diocesano da Juventude 1 Introdução Recentemente, tem ganhado espaço a discussão sobre a necessidade de criar um Setor Juventude nas dioceses. As motivações são diversas, bem como as reações a favor

Leia mais

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO

PASTORAL DA COMUNICAÇÃO PASTORAL DA COMUNICAÇÃO MODELO E PARADIGMA Jesus é o modelo e o paradigma da nossa comunicação. Para aqueles que estiverem comprometidos na comunicação social, quer como responsáveis pelas políticas, como

Leia mais

Vasco António da Cruz Gonçalves. Catequese de Adultos. para repensar a pastoral da Igreja em Portugal. Universidade Católica Editora

Vasco António da Cruz Gonçalves. Catequese de Adultos. para repensar a pastoral da Igreja em Portugal. Universidade Católica Editora Vasco António da Cruz Gonçalves Catequese de Adultos para repensar a pastoral da Igreja em Portugal Universidade Católica Editora Lisboa 2011 Catalogação recomendada GONÇALVES, Vasco António da Cruz Catequese

Leia mais

PROGRAMA DE FORMAÇÃO SISTÊMICA DA PASTORAL DO DÍZIMO ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO SISTÊMICA DA PASTORAL DO DÍZIMO ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE FORMAÇÃO SISTÊMICA DA PASTORAL DO DÍZIMO ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO A Pastoral do Dízimo é a ação eclesial que tem por finalidade motivar, planejar, organizar e executar iniciativas para

Leia mais

DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL

DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2015-2019 O QUE SÃO? São indicações São pistas São sendas Para toda a Igreja no Brasil; para as Igrejas Particulares, na elaboração dos seus

Leia mais

Mariano. Arquidiocesano CALENDÁRIO ANO NACIONAL ARQUIDIOCESE DE NITERÓI. 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida

Mariano. Arquidiocesano CALENDÁRIO ANO NACIONAL ARQUIDIOCESE DE NITERÓI. 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida ARQUIDIOCESE DE NITERÓI Arquidiocesano CALENDÁRIO 2017 Mariano ANO NACIONAL 300 anos do Encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida 100 anos das Aparições de Nossa Senhora de Fátima Janeiro 01 - DIA

Leia mais