O DÍZIMO E OS ADOLESCENTES E JOVENS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O DÍZIMO E OS ADOLESCENTES E JOVENS"

Transcrição

1 O DÍZIMO E OS ADOLESCENTES E JOVENS

2 Um jovem aproximou-se de Jesus e lhe perguntou: Mestre, que devo fazer de bom para ter a vida eterna?. Disse-lhe Jesus: Por que me perguntas a respeito do que se deve fazer de bom? Só Deus é bom. Se queres entrar na vida, observa os mandamentos!. Quais?, perguntou ele. Jesus respondeu: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, amarás teu próximo como a ti mesmo!. Disse-lhe o jovem: Tenho observado tudo isto desde a minha infância. Que me falta ainda?. Respondeu Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me!. Ouvindo estas palavras, o jovem foi embora muito triste, porque possuía muitos bens. MT 19,16-22.

3 No encontro com o jovem que desejava a salvação, a felicidade, Jesus deixa claro que o caminho é a fidelidade aos preceitos do Senhor e o desapego de tudo para segui-lo, fazendo de sua vida uma doação plena. A Igreja está, mais do que nunca, preocupada com e evangelização dos jovens. Assim, na 44ª Assembléia da CNBB, falou-se muito sobre a juventude e a Igreja nestes termos: Temos consciência de que os jovens estão em busca de um ideal, de um sentido maior para a vida e só o encontro com Jesus Cristo, amigo fiel e companheiro de jornada, faz experimentar a beleza e a alegria da fé. Ele chama cada um de nós e quer uma resposta generosa.

4 A CNBB incentiva fortemente a evangelização da juventude. Assim escreveram os Bispos: Convocamos toda a Igreja no Brasil a renovar sua opção pelos jovens e a dar o melhor de si no empenho pela sua evangelização, através da escuta, da compreensão, da amizade e da orientação. Muitos pensam que pelo fato de muitos jovens ainda não trabalharem, terem o seu ganho, estariam dispensados de contribuir. Porém, mesmo estes que ainda não tem seu salário, normalmente, recebem de suas famílias algum tido de ajuda: a mesada. Desta forma, devem sim, tirar daquilo que recebem, gratuitamente, para com generosidade, partilhar. Devem ser despertados a não só usarem do que ganham para adquirir bens, senão para ajudar, partilhar com os necessitados, ser solidários e comprometidos com sua Comunidade.

5 A SITUAÇÃO DOS ADOLESCENTES E DOS JOVENS Um tanto abandonados pelos pais e carentes de amor. Sem alguém para dialogar e com falta de ideais.

6 A SITUAÇÃO DOS ADOLESCENTES E DOS JOVENS Buscam, incansavelmente, a liberdade e o sentido da vida. Vivem muitas vezes a solidão e o vazio.

7 A SITUAÇÃO DOS ADOLESCENTES E DOS JOVENS Sujeitos à exclusão social, o subemprego e o desemprego. Sujeitos à alienação, à violência e às drogas.

8 A SITUAÇÃO DOS ADOLESCENTES E DOS JOVENS Decepcionados com os adultos e envoltos à baixa auto-estima. Muitos adolescentes e jovens são vítimas da sociedade consumista e da prostituição.

9 A SITUAÇÃO DOS ADOLESCENTES E DOS JOVENS Sujeitos à delinquência e às prisões. Sujeitos à ambição desmedida, às faculdades ateístas... Têm muito trabalho e pouco retorno, muito stress e cansaço.

10 A SITUAÇÃO DOS ADOLESCENTES E DOS JOVENS Apegados ao mundo virtual oferecido pelas novas tecnologias e sem verdadeiros e reais amigos. Desejosos de ter tudo com o mínimo esforço possível. São individualistas, consumistas e imediatistas.

11 Pontos positivos! Possibilidades! MAS NEM TUDO ESTÁ PERDIDO...

12 Possibilidades Encontramos ainda muitos adolescentes e jovens nas missas dominicais com suas famílias ou mesmo sozinhos.

13 Possibilidades Muitos ainda buscam os Sacramentos da Igreja.

14 Possibilidades Muitos participam dos serviços eclesiais, da catequese, dos grupos de jovens, dos movimentos eclesiais, das pastorais da juventude, dos seminários diocesanos e religiosos, das casas de formação de consagrados, das escolas e das universidades.

15 Possibilidades Muitos adolescentes e jovens fazem parte dos ministérios de música e dos grupos de oração.

16 Possibilidades Os adolescentes e jovens estão sensíveis ao voluntariado, buscando verdadeiros valores e a missionariedade.

17 AÇÕES DA PASTORAL DO DIZIMO: Convidar jovens para fazerem parte da Pastoral do Dízimo e a serem missionários. Os adolescentes e os jovens são os que mais precisam crescer e progredir. Então, devemos orientálos para que sejam abençoados por Deus devolvendo com fidelidade o seu dízimo.

18 AÇÕES DA PASTORAL DO DIZIMO: Convidar outros adolescentes e jovens para darem testemunhos. Trabalhar com os jovens da catequese de Crisma e com os grupos de jovens, na Comunidade.

19 AÇÕES DA PASTORAL DO DIZIMO: Envolver os adolescentes e jovens nos trabalhos voluntários, principalmente com os pobres. Mostrar e conscientizar os adolescentes e jovens de sua importância na vida da Comunidade, acolhê-los com amor e ajudá-los a perceber o valor da vida comunitária.

20 AÇÕES DA PASTORAL DO DIZIMO: Incentivar os ministérios de música, teatro, danças, etc., fazendo com que o adolescente e o jovem partilhem também seus dons e suas capacidades. Ajudá-los a perceber que tudo é dom de Deus e a se desapegarem das coisas para buscar e se dedicarem a verdadeiros ideais.

21 AÇÕES DA PASTORAL DO DIZIMO: Ajudar os adolescentes e os jovens a buscar na Palavra de Deus e no amor de Deus, o verdadeiro sentido da vida e o amadurecimento emocional. Proporcionar retiros, acampamentos, confraternizações e momentos de convivência e partilha da vida com os adolescentes e jovens, ajudando-os a experimentar a alegria da construção de novas amizades e do convívio com os irmãos na fé.

22 POR QUE OS ADOLESCENTES E OS JOVENS DEVEM SER DIZIMISTAS? Para não ser mais necessária a correção dos adultos. Os adolescentes e os jovens aprendem a ser desprendidos de bens materiais. Descobrem o sentido da responsabilidade pelas coisas de Deus.

23 POR QUE OS ADOLESCENTES E OS JOVENS DEVEM SER DIZIMISTAS? Se sentem participantes e integrantes da Igreja e da Comunidade. Aprendem a diferença entre Deus e o dinheiro, dando a cada um o seu devido valor. Ficam sabendo que tudo o que gostam vem de Deus e que o dízimo é um sinal de agradecimento.

24 POR QUE OS ADOLESCENTES E OS JOVENS DEVEM SER DIZIMISTAS? Aprendem a renúncia de pequenas coisas para entregar o dízimo, se preparando para fazer os sacrifícios maiores que a vida de adulto os exigirá.

25 POR QUE OS ADOLESCENTES E OS JOVENS DEVEM SER DIZIMISTAS? Os adolescentes e os jovens aprendem a respeitar as Leis de Deus e descobrem o valor do relacionamento íntimo com o Criador, despertando o sentido da fé, da obediência, da justiça e do compromisso com Deus, com a Igreja e com o próximo. Criam uma benéfica intimidade entre a pequena criatura e o Grande Criador. Enfim, verão que Deus é justo e derrama suas bênçãos, além do necessário, sobre quem lhe seja fiel (Mal 3,10-12).

26 POR QUE OS ADOLESCENTES E OS JOVENS DEVEM SER DIZIMISTAS? Desta forma os adolescentes e os jovens abrem seus corações para que Deus lhes ajude a descobrirem suas vocações e a encontrarem neste caminho, a verdadeira felicidade.

27 POR QUE OS ADOLESCENTES E OS JOVENS DEVEM SER DIZIMISTAS? Deus não se deixa vencer em generosidade e assim saberá conduzir nossos adolescentes e jovens para um futuro promissor, para uma profissão adequada, para um trabalho digno e para encontrar um verdadeiro amor e formar uma família sólida e comprometida com a Comunidade.

28 O QUE FAZER PARA AS CRIANÇAS, OS ADOLESCENTES E OS JOVENS ENTREGAREM O DÍZIMO COM FÉ E ALEGRIA?

29 1. O TEMA DÍZIMO DEVE, NATURALMENTE, FAZER PARTE DA CONVERSA NA IGREJA, NA PARÓQUIA, NA COMUNIDADE, NA FAMÍLIA, NA CATEQUESE E NOS GRUPOS DE JOVENS.

30 2. PARA DOAR O DÍZIMO É BOM QUE AS CRIANÇAS, OS ADOLESCENTES E OS JOVENS TENHAM UM DIA ESPECÍFICO (CELEBRATIVO), ENVELOPES IGUAIS OU MÉTODOS IGUAIS AOS DOS ADULTOS.

31 3. PARA QUEM NÃO TRABALHA PODE ATÉ LEVAR NO ALTAR DE DEUS, PARTE DO DÍZIMO DOS PAIS. É BOM SEMPRE DESTACAR QUE A OFERTA MAIOR QUE JESUS QUER DELES É O CORAÇÃO, A SUA VIDA, AS ALEGRIAS E AS TRISTEZAS.

32 4. NA EVANGELIZAÇÃO, A CATEQUESE E OS GRUPOS DE JOVENS, DEVEM PROMOVER EM SUAS REUNIÕES (DE PREFERÊNCIA MENSAL), UM ENCONTRO RELATIVO AO DÍZIMO. O ENFOQUE DEVE SER A DIMENSÃO DO AMOR, DA PARTILHA.

33 5. PROMOVER CONCURSOS DE REDAÇÃO COM QUEM JÁ SABE ESCREVER. PEDIR PARA QUE FAÇAM PESQUISAS OU ENTREVISTAS COM DIZIMISTAS, RELATANDO SUA EXPERIÊNCIA, CAMINHADA, TESTEMUNHO E PERSEVERANÇA.

34 6. AS CRIANÇAS, OS ADOLESCENTES E OS JOVENS, PODEM FAZER UM CONCURSO DE CARTAZES E PROMOVEREM DEBATES.

35 7. OS MAIS EXPERIENTES PODEM FAZER PALESTRAS E HOMILIAS NOS GRUPOS E VISITAREM OUTRAS PARÓQUIAS E COMUNIDADES PARA A TROCA DE EXPERIÊNCIAS.

36 8. TODO TRABALHO DEVE SER FEITO EM CONJUNTO: IGREJA PARÓQUIA COMUNIDADE - PASTORAL DO DÍZIMO CATEQUESE - GRUPO DE JOVENS.

37 9. SÃO INFINITAS AS INICIATIVAS QUE OS PADRES, OS CATEQUISTAS E OS ANIMADORES DE GRUPO DE JOVENS PODEM TOMAR JUNTOS, MAS DEPENDEM DA COLABORAÇÃO E TESTEMUNHO DOS PAIS. SE OS PAIS NEGAM O DÍZIMO, O TRABALHO PODE ATÉ SE PERDER.

38 10. A PASTORAL DO DÍZIMO, OS GRUPOS E A CATEQUESE DEVEM TER UMA SINTONIA NA EVANGELIZAÇÃO, SE COLOCANDO SEMPRE À DISPOSIÇÃO DOS PAIS, CATEQUIZANDO E JOVENS PARA ESCLARECIMENTO DE POSSÍVEIS DÚVIDAS.

39 11. É BOM RESSALTAR QUE SENDO ESSA CAMINHADA BEM SUCEDIDA, ESTAREMOS DEIXANDO PARA NOSSOS FILHOS A MAIOR DE TODAS AS HERANÇAS: A FÉ, O AMOR, A OBEDIÊNCIA, O COMPROMISSO E O RESPEITO ÀS LEIS DE DEUS.

40 Em nossa Diocese se recomenda veemente que os catequistas recebam a devida preparação sobre o dízimo, que eles mesmos façam a experiência da gratidão e partilha e que em todos os níveis de nossa iniciação cristã estejam presentes o ensino, o incentivo e a profunda estimulação para que as crianças, adolescentes e jovens sejam dizimistas em suas Comunidades.

41

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

* Apostila Nr. 01 O VERDADEIRO SENTIDO DO DIZIMO. DIOCESE DE JOINVILLE SC PASTORAL DO DIZIMO Pe. Ivanor Macieski

* Apostila Nr. 01 O VERDADEIRO SENTIDO DO DIZIMO. DIOCESE DE JOINVILLE SC PASTORAL DO DIZIMO Pe. Ivanor Macieski Apostila Nr. 01 O VERDADEIRO SENTIDO DO DIZIMO DIOCESE DE JOINVILLE SC PASTORAL DO DIZIMO Pe. Ivanor Macieski Introdução Neste primeiro volume da Apostila da Pastoral do dizimo, desejamos aprofundar o

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 2ª FEIRA 8 de Outubro Bom dia! Durante toda esta semana vamos olhar para as nossas famílias. No final do mês de Agosto realizou-se o Encontro Internacional das Famílias com o Papa. Vejamos um pequeno resumo

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Campanha Missionária 2017 A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Juntos na missão permanente Mês das Missões O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas

Leia mais

Encontro de Formação de Catequistas. Paróquia Santa Cruz Matão SP Junho

Encontro de Formação de Catequistas. Paróquia Santa Cruz Matão SP Junho Encontro de Formação de Catequistas Paróquia Santa Cruz Matão SP Junho - 2013 Conteúdos de cada Etapa Catequese 1ª Comunhão 1ª Etapa (5 à 6 anos) Nessa etapa o catequizando deve ser introduzido nas maravilhas

Leia mais

Missão da Igreja. Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe

Missão da Igreja. Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe Missão da Igreja Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe Em nossa Igreja devemos oferecer a todos os nossos fiéis um encontro pessoal com Jesus Cristo. DA 226a 2007 A Igreja é comunidade.

Leia mais

Pontifícias Obras Missionárias

Pontifícias Obras Missionárias Pontifícias Obras Missionárias www.pom.org.br Três Campanhas Campanha da Fraternidade (1963) Na Quaresma - coleta Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) Campanha Missionária (DMM - 1926) No mês de Outubro

Leia mais

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial

Leia mais

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs,

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs, Barretos, 1º de agosto de 2017 Circular 07/2017 Caríssimos irmãos e irmãs, Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja do Brasil celebra o Mês Vocacional, dando destaque, a cada semana, a uma vocação específica:

Leia mais

Escola Bíblica Ano Pastoral

Escola Bíblica Ano Pastoral Escola Bíblica Ano Pastoral 2013-2014 Paróquia do Candal Vós sois a minha riqueza 12.º encontro 5 de fevereiro de 2014-21:30 horas - Cripta da igreja Que procuramos neste encontro? ü No nosso último encontro,

Leia mais

A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções:

A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções: A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções: a) COORDENAR todas as atividades dos membros desta pastoral da Paróquia ou Área

Leia mais

1 da infância missionária. Obra da Infância Missionária

1 da infância missionária. Obra da Infância Missionária Obra da Infância Missionária www.opf.pt/infancia :-) https://www.facebook.com/infanciaomp.portugal Nº 9 2017/2018 J u n h o Amigo animador Estes encontros que iremos desenvolver ao longo do ano pastoral

Leia mais

RESUMO. Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado

RESUMO. Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado UMA TENTATIVA RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado SÍNTESE Mostra e revela as relações entre elementos

Leia mais

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão Na linha da primeira urgência das DGAE, uma Igreja em estado permanente de missão, destacam-se as seguintes ações concretas: - Formação e missão;

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Segunda-feira da 8ª Semana do Tempo Comum Ó Deus,

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

2ª FEIRA 8 de outubro

2ª FEIRA 8 de outubro 2ª FEIRA 8 de outubro NA FAMÍLIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta semana será dedicada a um tema de que todos gostamos: a família. Seremos convidados a olhar para as nossas famílias e a refletirmos.

Leia mais

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 2ª semana: VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Arquidiocese de Florianópolis(SC) AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre todas

Leia mais

CAPÍTULO II. ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Relação entre a Pastoral do Dízimo e a Pastoral de Conjunto

CAPÍTULO II. ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Relação entre a Pastoral do Dízimo e a Pastoral de Conjunto CAPÍTULO II ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Relação entre a Pastoral do Dízimo e a Pastoral de Conjunto Orientações para a Pastora do Dízimo 36 6 seções Implantação do Dizimo 37-45 A organização

Leia mais

A primeira menção bíblica ao dízimo aparece no livro do Gênesis, quando Abrão se encontra com Melquisedec, sacerdote do Deus Altíssimo.

A primeira menção bíblica ao dízimo aparece no livro do Gênesis, quando Abrão se encontra com Melquisedec, sacerdote do Deus Altíssimo. O DÍZIMO NA BÍBLIA A primeira menção bíblica ao dízimo aparece no livro do Gênesis, quando Abrão se encontra com Melquisedec, sacerdote do Deus Altíssimo. Depois de ser abençoado por este, Abrão lhe deu

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS 2015 2016 Paróquia Nossa Senhora da Boavista ORAÇÃO INICIAL Avé Maria cheia de graça, o Senhor é convosco, benditasoisvósentreasmulheresebenditoéo fruto do Vosso ventre,

Leia mais

Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017.

Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017. Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017. Direção editorial: Pe. Claudiano Avelino dos Santos Coordenação

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 3º MÓDULO CAPÍTULO V: ITINERÁRIOS CATEQUÉTICOS BATISMAIS Algumas considerações Iniciais Deixar-se guiar pelo Espírito

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

OS SETE PASSOS DA CAMINHADA MISSIONÁRIA

OS SETE PASSOS DA CAMINHADA MISSIONÁRIA OS SETE PASSOS DA CAMINHADA MISSIONÁRIA para organizar uma animação missionária séria, eficaz e programada. 1 1 Constituir o Grupo de Animação Missionária (GAM) Grupo = núcleo que se reúne para Rezar Discutir

Leia mais

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 MINHA EXPERIÊNCIA COMO CATEQUISTA Oração da Iniciação Cristã Leitura, encenação, história

Leia mais

3ª parte do Texto Base

3ª parte do Texto Base Parte 3 Agir Indicações para ações transformadoras Converter-se aos jovens 3ª parte do Texto Base Composta por três pontos Abrir-se ao novo Eis-me aqui, envia-me Conversão Pastoral É uma atitude de coragem

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 2ª FEIRA 8 de Outubro INTRODUÇÃO Bom dia! Durante toda esta semana vamos olhar para as nossas famílias. No final do mês de Agosto realizou-se o Encontro Internacional das Famílias com o Papa. Vejamos um

Leia mais

CATEQUESE PARA CRIANÇAS (do 4º ao 6º anos) A VIDA NAS MÃOS DE DEUS Eu vim para que tenham Vida e Vida em abundância! (Jo 10,10b)

CATEQUESE PARA CRIANÇAS (do 4º ao 6º anos) A VIDA NAS MÃOS DE DEUS Eu vim para que tenham Vida e Vida em abundância! (Jo 10,10b) INTRODUÇÃO Por decisão da Conferência Episcopal Portuguesa, vamos celebrar e viver, mais uma vez, a Semana do Consagrado. Este ano terá lugar de 26 de Janeiro a 02 de Fevereiro. Neste dia celebra-se liturgicamente

Leia mais

O SÍNODO JUVENTUDE, FÉ E DISCERNIMENTO VOCACIONAL" INTRODUÇÃO

O SÍNODO JUVENTUDE, FÉ E DISCERNIMENTO VOCACIONAL INTRODUÇÃO 2º 3 º ciclos 2018 19 Segunda-feira - 08 de outubro de 2018 O SÍNODO JUVENTUDE, FÉ E DISCERNIMENTO VOCACIONAL" Sabes o que é um sínodo? Tens ouvido falar neste assunto em algum lugar? Meio de comunicação

Leia mais

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor!

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor! 2ª FEIRA 25 de Fevereiro Bom dia! Uma coisa que aprendemos com o testemunho dos missionários da semana passada foi a importância de cuidarmos uns dos outros. Cada missionário, na sua missão, é chamado

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Sumário Introdução 1. A compreensão do dízimo 1.1 Os fundamentos do dízimo 1.2 O que é o dízimo? 1.3 As dimensões do dízimo 1.4 As finalidades do dízimo 2. Orientações

Leia mais

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC A Visita Pastoral é ocasião especial para o Arcebispo Dom Wilson conhecer a realidade da Paróquia para melhor servi-la.

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro Missionária 26º Domingo do Tempo Comum - 01/10/ Motivação inicial é o tema da Missionária que hoje iniciamos. A Igreja em saída é a comunidade que faz a experiência de Jesus e sai de si para anunciar a

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017 Compromisso: Igreja da Acolhida Formar e preparar: agentes das pastorais movimentos, serviços, funcionários e padres. 2017 O quê? Como? Quem? Quando? Conscientizar que somos Igreja de Acolhida. Encontro

Leia mais

Como e Porque atuar na Etapa Remota do Setor Pré-Matrimonial

Como e Porque atuar na Etapa Remota do Setor Pré-Matrimonial 1 Como e Porque atuar na Etapa Remota do Setor Pré-Matrimonial A Igreja que acompanha os filhos das famílias Dia do Matrimônio 2 Quando começa a preparação para o matrimônio? 1 E quando começa essa preparação?

Leia mais

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial COMIPA Conselho Missionário Paroquial A Missão primordial da Igreja é ser Missionária. Por isso, é necessária a criação e a organização, em nossas paróquias, de um Conselho Missionário Paroquial que, com

Leia mais

Programas de Pastoral

Programas de Pastoral Programas de Pastoral PROGRAMA CULTURA VOCACIONAL Caderno 5 02 1. Apresentação Na INSA a Animação Vocacional tem por finalidade trabalhar a cultura vocacional e o despertar do jovem para a vocação no sentido

Leia mais

Avaliação do Ano Catequético Nacional 2009

Avaliação do Ano Catequético Nacional 2009 Avaliação do Ano Catequético Nacional 2009 Aprovado pela 44ª Assembléia Geral dos Bispos (2006), tendo como tema: Catequese, caminho para o discipulado, e como lema: Nosso coração arde quando ele fala,

Leia mais

Plano Bienal

Plano Bienal Plano Bienal 2016-2017 Quem somos "Deus manifesta-se numa revelação histórica, no tempo. O tempo inicia os processos, o espaço cristaliza-os. Deus encontra-se no tempo, nos processos em curso. Não é preciso

Leia mais

O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1

O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional. Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 O Matrimónio, uma vocação A família, lugar vocacional Maio-2011 Vocação Matrimonial e Familiar 1 Sumário O que é vocação Matrimónio, sinal e missão Matrimónio, aliança e compromisso Missão em casal Missão

Leia mais

Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da. falará ao teu coração, te alimentará, te inspirará. Este

Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da. falará ao teu coração, te alimentará, te inspirará. Este COMO FAZER? A. Empenha-te a encontrar o Senhor. Contempla com os teus olhos a presença de Deus em todas as coisas, e vê que Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da Celebração Eucarística,

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

CELEBRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS DOS CATEQUIZANDOS

CELEBRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS DOS CATEQUIZANDOS CELEBRAÇÃO COM AS FAMÍLIAS DOS CATEQUIZANDOS 1- ACOLHENDO Animador 1: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo. Sejam todos bem vindos à esta nossa celebração. Diante aos desafios para a família na atualidade,

Leia mais

Plano de ação e formação para Catequistas

Plano de ação e formação para Catequistas Plano de ação e formação para Catequistas Formação de Catequistas A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre

Leia mais

XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar VIII Seminário de Assessores Regional Leste 1 - Rio de Janeiro 05, 06 e 07 de setembro de 2008.

XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar VIII Seminário de Assessores Regional Leste 1 - Rio de Janeiro 05, 06 e 07 de setembro de 2008. XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar VIII Seminário de Assessores Regional Leste 1 - Rio de Janeiro 05, 06 e 07 de setembro de 2008. A família é o berço da vida e de toda vocação. SÍNTESE DOS CÍRCULOS

Leia mais

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:-

Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- Nos Atos dos Apóstolos, além do primeiro Pentecostes, há vários outros pentecostes e pentecostinhos. Por exemplo:- - quando a comunidade está em oração durante a perseguição (At 4,31); - quando Pedro acolhe

Leia mais

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 3º ANO -2017/2018 3.º ANO 1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças têm dignidade e valor. RESDP

Leia mais

Programas de Pastoral

Programas de Pastoral Programas de Pastoral PROGRAMA INSERÇÃO ECLESIAL E SOCIAL Caderno 4 02 1. Apresentação Cada unidade que compõe a INSA carrega consigo a identidade primeira das Filhas de Maria Auxiliadora conforme desejou

Leia mais

CALENDÁRIO ANUAL PAROQUIAL

CALENDÁRIO ANUAL PAROQUIAL CALENDÁRIO ANUAL PAROQUIAL E-mail: geral.pqconde@gmail.com Site: http://paroquiaquintadoconde.com Facebook: Paróquia de Quinta do Conde HORÁRIOS EUCARISTIAS Na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boa

Leia mais

Onde Situar a Catequese hoje?

Onde Situar a Catequese hoje? Onde Situar a Catequese hoje? Qual é o nosso conceito de catequese? Conceito amplo Itinerário amplo Conceito estrito Limitado ao momento do encontro A CATEQUESE É UMA AÇÃO ESSENCIALMENTE EDUCATIVA AÇÃO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 3 º ANO Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças

Leia mais

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto VIVER A CATEQUESE BATISMAL Arquidiocese de Ribeirão Preto O que é Catequese Batismal? A preparação para o Sacramento do Batismo, sem dúvida, é uma tarefa fascinante e necessária à vida pastoral de nossas

Leia mais

Vogal de Missão Cadernos de Serviços

Vogal de Missão Cadernos de Serviços Vogal de Missão Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: A JMV é um Movimento Missionário. Alimenta o seu espírito nas fontes de ser Igreja e no seu próprio carisma

Leia mais

Pais, Educadores Vocacionais! Reunião de pais Janeiro 2010

Pais, Educadores Vocacionais! Reunião de pais Janeiro 2010 Pais, Educadores Vocacionais! Reunião de pais Janeiro 2010 I. Vocação O chamamento, fonte do ser pessoal: Sou chamado, logo existo! Sou chamado, porque sou amado! Sou chamado, torno-me responsável! O Homem

Leia mais

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA Calendário Paroquial 2018/2019 16 e 19 de setembro - Início da Catequese no Centro Paroquial 23 de setembro, 17.30h Reunião de pais dos adolescentes e jovens

Leia mais

HOMILIA DO SENHOR D. ANTÓNIO NA SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

HOMILIA DO SENHOR D. ANTÓNIO NA SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS 1.É de alegria vivida à volta do altar a razão que nos traz a esta Igreja do Bom Pastor, em Ermesinde. Reunimo-nos para celebrar Eucaristia na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Queremos celebrar

Leia mais

Papa Francisco e Sínodo dos Bispos

Papa Francisco e Sínodo dos Bispos Papa Francisco e Sínodo dos Bispos Pastoral Juvenil Diocese de Jales QUESTIONÁRIO DIOCESANO PASTORAL JUVENIL: Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional A Finalidade deste questionário é auxiliar a Coordenação

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

O DÍZIMO PARA JOVENS, ADOLESCENTES E CRIANÇAS. Apostila Nº 06 Pe. Ivanor Macieski

O DÍZIMO PARA JOVENS, ADOLESCENTES E CRIANÇAS. Apostila Nº 06 Pe. Ivanor Macieski O DÍZIMO PARA JOVENS, ADOLESCENTES E CRIANÇAS Apostila Nº 06 Pe. Ivanor Macieski O DÍZIMO PARA JOVENS, ADOLESCENTES E CRIANÇAS A Pastoral do Dízimo visa evangelizar e educar os cristãos para a devolução

Leia mais

Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades)

Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades) Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades) Qual um dos principais objetivos do Ano Missionário? Criar comunidades de comunidades ao redor da Palavra de Deus! "Basicamente,

Leia mais

Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus

Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus Paróquia missionária comunidades de comunidades Animada pela Palavra de Deus Renovação paroquial Toda paróquia é chamada a ser o espaço onde se recebe e se acolhe a Palavra (172). Sua própria renovação

Leia mais

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Programa Pastoral Diocesano 2018-2019 Tomamos como lema para este ano Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Introdução 1. Depois da temática do ano transato, centrada no mistério da Igreja Povo

Leia mais

ENCONTRAMOS O SENHOR! VEM E VÊ!

ENCONTRAMOS O SENHOR! VEM E VÊ! ENCONTRAMOS O SENHOR! VEM E VÊ! CATEQUESE: PERSPECTIVA CRISTOLÓGICO-BÍBLICA 1 Viram o Senhor e conheceram coisas maravilhosas: que coisas são estas? A catequese visa ajudar outros a encontrarem o Senhor

Leia mais

UMA HONRA, POIS FUI EDUCADO NA FÉ CATÓLICA, UMA FÉ QUE SE MANTÉM FORTE ATÉ HOJE EM MINHA FAMÍLIA.

UMA HONRA, POIS FUI EDUCADO NA FÉ CATÓLICA, UMA FÉ QUE SE MANTÉM FORTE ATÉ HOJE EM MINHA FAMÍLIA. DISCURSO DO VICE-GOVERNADOR DO ESPÍRITO SANTO, CÉSAR COLNAGO, NA ENTREGA DA COMENDA JERÔNIMO MONTEIRO AO ARCEBISPO METROPOLITANO DE VITÓRIA, DOM LUIZ MANCILHA VILELA ESTAR AQUI HOJE, PARA CONCEDER ESSA

Leia mais

Escrito por colaborador Dom, 12 de Setembro de :50 - Última atualização Seg, 27 de Setembro de :47

Escrito por colaborador Dom, 12 de Setembro de :50 - Última atualização Seg, 27 de Setembro de :47 A característica principal e especifica de nossa missão na Igreja é o Culto público de Nosso Senhor Jesus Cristo verdadeira, real e substancialmente Presente na SSma. Eucaristia e solenemente exposto para

Leia mais

CATEQUESE VOCACIONAL PRÉ-EUCARISTIA e EUCARISTIA

CATEQUESE VOCACIONAL PRÉ-EUCARISTIA e EUCARISTIA CATEQUESE VOCACIONAL PRÉ-EUCARISTIA e EUCARISTIA - 2016 ÍNDICE Apresentação...03 Fudamentação para o (a) catequista...04 Primeiro encontro...05 Segundo encontro...07 Terceiro encontro...10 Quarto encontro...12

Leia mais

DIAGNÓSTICO DA REALIDADE VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA

DIAGNÓSTICO DA REALIDADE VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA COMISSÃO CNBB E CRB EQUIPE Dom José Gislon Bispo da Diocese de Erechim Ir. Paula Schneider Coordenadora da CRB/RS - RS 2018 Ir Aldinha Welzbacher - Coordenadora da CRB/RS 2019 Pe. Gabriel Santos SAV Sul3

Leia mais

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA. Calendário Paroquial 2018/2019

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA. Calendário Paroquial 2018/2019 PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DE FÁTIMA Calendário Paroquial 2018/2019 16 e 19 de setembro - Início da Catequese no Centro Paroquial 23 de setembro, 17.30h Reunião de pais dos adolescentes e jovens

Leia mais

Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima Calendário Paroquial 2017/2018

Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima Calendário Paroquial 2017/2018 Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima Calendário Paroquial 2017/2018 10 de setembro, 10h - Reunião mensal de catequistas 10 de setembro, 13h - Almoço de catequistas e respetivas famílias 17 e

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos SETEMBRO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

Formação para fraternidade

Formação para fraternidade Formação para fraternidade artigo 12º da Regra da OFS Livres para o amor de Deus e dos irmãos 12.Testemunhas dos bens futuros e empenhados pela vocação abraçada em adquirir a pureza do coração, desse modo

Leia mais

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4)

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Tema: Aparecida/SP 05-08/09/19 Pai Santo, todo dom precioso e toda dádiva perfeita de ti procedem. Teu Filho Jesus Cristo anunciou o teu

Leia mais

2018/19 lança-nos vários desafios:

2018/19 lança-nos vários desafios: 2018/19 lança-nos vários desafios: 1. A nível eclesial, dois eventos eclesiais estreitamente ligados à missão salesiana: a) O Sínodo dos Bispos, em Outubro de 2018, sobre "os jovens, a fé e o discernimento

Leia mais

Catecismo Jovem da Igreja Católica

Catecismo Jovem da Igreja Católica Catecismo Jovem da Igreja Católica 1 Concílio Vaticano II Concílio Vaticano II Redijam-se um Directório sobre a formação catequética do povo cristão, que exponha os princípios fundamentais, a orientação

Leia mais

FESTA DO ESPIRITO 10º ANO DE CATEQUESE. 23 de Maio de 2010

FESTA DO ESPIRITO 10º ANO DE CATEQUESE. 23 de Maio de 2010 FESTA DO ESPIRITO "É este o fruto do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e auto-domínio." Gl, 5,22 Espírito Santo ajuda-nos a ter estes Teus frutos!

Leia mais

1961: 3 padres da Cáritas Brasileira idealiza uma ação em Natal (RN); Ano seguinte 16 dioceses do Nordeste realizam a campanha; Em 1964: se dá na

1961: 3 padres da Cáritas Brasileira idealiza uma ação em Natal (RN); Ano seguinte 16 dioceses do Nordeste realizam a campanha; Em 1964: se dá na 1961: 3 padres da Cáritas Brasileira idealiza uma ação em Natal (RN); Ano seguinte 16 dioceses do Nordeste realizam a campanha; Em 1964: se dá na Quaresma a primeira CF em âmbito nacional. Tema: Igreja

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade,

Leia mais

agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15).

agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15). agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15). Em sua Carta Diogneto afirma que: os cristãos são alma do mundo. Assim como a alma está no corpo, assim

Leia mais

Eu só sei que amo verdadeiramente depois de ter esbarrado nas imperfeições do outro, depois de ter conhecido sua pior faceta e, mesmo assim,

Eu só sei que amo verdadeiramente depois de ter esbarrado nas imperfeições do outro, depois de ter conhecido sua pior faceta e, mesmo assim, Eu só sei que amo verdadeiramente depois de ter esbarrado nas imperfeições do outro, depois de ter conhecido sua pior faceta e, mesmo assim, continuar reconhecendo-a como parte a que não posso renunciar.

Leia mais

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 OBJETIVO GERAL Evangelizar, tendo como modelo Jesus Cristo, rosto da misericórdia e missionário do Pai, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula,

Leia mais

Ano Pastoral A MISSÃO COMO PROPÓSITO E A SINODALIDADE COMO MÉTODO

Ano Pastoral A MISSÃO COMO PROPÓSITO E A SINODALIDADE COMO MÉTODO Ano Pastoral 2015-2016 A MISSÃO COMO PROPÓSITO E A SINODALIDADE COMO MÉTODO Revisitando 2014-2015 O dia-a-dia da comunidade Catequese da Infância 23 Crianças receberam a 1ª Comunhão 8 Jovens de Profissão

Leia mais

A Santa Sé HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II. Igreja do "Gesù" 31 de Dezembro de 1982

A Santa Sé HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II. Igreja do Gesù 31 de Dezembro de 1982 A Santa Sé TE DEUM DE AGRADECIMENTO NO ENCERRAMENTO DO ANO 1982 HOMILIA DO PAPA JOÃO PAULO II Igreja do "Gesù" 31 de Dezembro de 1982 1. "Filhinhos, é a última hora" (1 Jo. 2, 18). Com estas palavras inicia

Leia mais

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja.

Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Querido Irmão (a), Estamos felizes que você tenha se decidido tornar-se membro da nossa Igreja. Queremos conhecê-lo melhor para poder ajudá-lo na sua caminhada cristã e também para que você nos ajude a

Leia mais

Planificação Anual 10º ano da catequese

Planificação Anual 10º ano da catequese Finalidade: Descobrir-se Cristão : Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Planificação Anual 10º ano da 1º Creio em Conhecer Confrontar com valores de caridade, amor,

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

Campanha de Advento e Natal Ir ao coração da Fé. Postais de Natal

Campanha de Advento e Natal Ir ao coração da Fé. Postais de Natal Campanha de Advento e Natal Ir ao coração da Fé Postais de Natal Serviço Diocesano de Catequese Diocese de Leiria-Fátima, 2008-2009 1. Introdução O Sr. Bispo, na introdução da carta pastoral para este

Leia mais

A FÉ QUE PROFESSAMOS

A FÉ QUE PROFESSAMOS A FÉ QUE PROFESSAMOS ORAÇÃO INICIAL REFRÃO: A nós descei divina luz.. TODOS: Senhor, concedei-nos o dom da fé. Na alegria de crer, queremos com a tua graça comunicar a tua Palavra e resplandecer a tua

Leia mais

TEMPO PARA A FAMÍLIA E PARA A COMUNIDADE. Jörg Garbers Ms. de Teologia

TEMPO PARA A FAMÍLIA E PARA A COMUNIDADE. Jörg Garbers Ms. de Teologia TEMPO PARA A FAMÍLIA E PARA A COMUNIDADE Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução A família hoje talvez é o elo mais fraco na distribuição de tempo. Entre trabalho, lazer próprio, amigos, comunidade e sono

Leia mais