Seleção de Informações Usando Text Mining com RI

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Seleção de Informações Usando Text Mining com RI"

Transcrição

1 Seleção de Informações Usando Text Mining com RI Bruno Blumetti¹, Caique Lemos¹, Luis Carlos¹, Rafael Araújo¹ ¹Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal da Bahia (UFBA) Av. Adhemar de Barros, s/n Campus Universitário de Ondina Salvador BA Brazil Abstract. The method of information retrieval (IR) is a fairly common technique in text mining (Text Mining). Its use has been disseminated in contemporary world, because the amount of data stored in textual form, is great. These techniques aim to recover as much precision words, texts or documents which contain words or phrases that best fit the expected return of a query made by a user. Resumo. O método de Recuperação da Informação (RI) é uma técnica bastante comum em mineração de textos (Text Mining). Seu uso vem se difundindo bastante no cenário contemporâneo, pois a quantidade de dados armazenados sob forma textual é muito grande. Essas técnicas visam recuperar com o máximo de precisão as palavras, textos ou documentos que contenham as palavras ou frases que mais se adéquam ao retorno esperado de uma consulta feita por um usuário. 1. Introdução O uso da técnica de Text Mining com o método RI, auxilia na busca de informações úteis para um determinado usuário, em meio a um grande volume de dados. A grande necessidade de utilização de Text Mining se justifica devido ao fato de atualmente haver uma grande quantidade de dados sob forma textual, desestruturados ou parcialmente estruturados, armazenados em grandes textos ou bases de dados. O método RI vem sendo bastante estudado na área de banco de dados, pois este objetiva a busca de documentos relevantes, que correspondem às informações desejadas a partir de uma consulta feita por um usuário. Um sistema de recuperação de informação(sri) agrega técnicas de RI e Text Mining para buscar nos documentos obtidos, um resultado relativamente significativo para o usuário. 2. Conceitos Básicos A área de Text Mining se divide em duas formas de mineração em textos: a Descoberta de Conhecimento em Textos (DCT), que como o próprio nome diz, refere-se às buscas em dados sob a forma de texto, e a Descoberta do Conhecimento em Base de Dados (DCBD) que lida com dados parcialmente estruturados[uber 2004].

2 A recuperação de informação está inserida no contexto das áreas que lidam com informações em grandes bases de dados, que são além da RI, a Data Mining(Mineração de Dados) e a Extração de Informação (EI)[Silva 2002]. Para auxiliar na implementação de um eficiente mecanismo de mineração em textos com recuperação da informação, são definidos os conceitos de Stopwords, Keywords, Collocations, Stemming e Corpus Stopwords São por assim dizer, palavras inúteis ou insignificantes. Elas dificultam a busca, pois estão presentes em abundância nos textos. Eliminar estas palavras na etapa de indexação (Figura 1) é uma boa prática, pois evita que um grande espaço seja desperdiçado em índices. Isto não prejudica o desempenho na recuperação. A lista das stopwords é chamada de stoplist ou dicionário negativo, e é criada na etapa de indexação automática. Para que a performance do sistema de RI aumente, basta remover as stopwords. Estas palavras são excluídas na etapa de preparação dos dados Keywords São as palavras mais importantes. Para que estas sejam detectadas com melhor precisão faz-se necessário a remoção das stopwords. Pode-se, por exemplo, calcular a importância de uma dada palavra verificando a freqüência de ocorrências desta no texto, o que caracteriza a freqüência absoluta. Esta ponderação pode ser ainda mais apurada, se for feito o cálculo da freqüência relativa, que baseia-se na razão da freqüência absoluta em relação ao número de palavras no texto. Isto ajuda a verificar o quão importante é uma palavra no documento em questão Collocations São expressões compostas, valoradas de acordo com os significados das palavras do agrupamento e de uma semântica extra. É como uma espécie de mapeamento do significado das palavras da composição em um significado determinado pelo Sistema de Recuperação da Informação. Um exemplo simples de collocation está presente no termo composto cabelo branco, onde o branco do cabelo é cinza[uber 2004] Stemming É um processo de tratamento de palavras, para que estas, no final, coincidam com um padrão chamado stem, que nada mais é do que a palavra analisada após a retirada de afixos. Deste modo, resta apenas uma parte da palavra que corresponde exatamente ao stem. A idéia por trás desta técnica é que ao final do processamento, chegue-se a um padrão que capture a palavra com o máximo de precisão. Por exemplo, fazend é um stem de fazenda e fazendeiro. Existem dois problemas comuns com o método de stemming, chamados overstemming e understemming. Overstemming é quando uma palavra tem um afixo muito grande retirado, o que acarreta perda de precisão, e aumenta a chance de palavras não desejadas serem filtradas pelo algoritmo de stemming. O understemming ocorre quando um afixo não é removido completamente, ocasionando assim um nível de

3 detalhismo tão alto na filtragem que muitas palavras que deveriam ser capturadas, acabam sendo rejeitadas. Um algoritmo de stemming bastante conhecido e difundido no mercado de ferramentas de mineração de textos é o algoritmo de Porter [Porter 1980]. Segundo [Willett 2006] este algoritmo tem altas taxas de acerto, mas no entanto é complexo e demanda mais recursos da máquina para armazenamento e processamento. Além de 2.5. Corpus É um conjunto de dados lingüísticos (pertencentes ao uso oral ou escrito da língua, ou a ambos), sistematizados segundo determinados critérios, suficientemente extensos em amplitude e profundidade, de maneira que sejam representativos da totalidade do uso lingüístico ou de algum de seus âmbitos, dispostos de tal modo que possam ser processados por computador, com a finalidade de propiciar resultados vários e úteis para a descrição e análise. [Sanchez 1995]. 3. Sistema de Recuperação da Informação A RI pode ser definida como sendo uma técnica para localizar e recuperar documentos que sejam necessários e que tenham uma importância relevante de acordo com a consulta feita por um usuário. Um Sistema de Recuperação de Informação(SRI) usa o conceito de recuperação de dados para determinar tais documentos, porém o SRI deve ser capaz de interpretar estes dados para inferir o melhor retorno possível de acordo com a consulta do usuário. A diretriz de um SRI visa a organização e recuperação da informação sobre grande quantidade de textos. Isso resulta em muitos problemas, pois existe uma dificuldade muito grande em localizar documentos que correspondam às palavras chaves utilizadas para efetivação da busca. O uso da indexação é uma necessidade sine qua non para o funcionamento eficiente da RI. O processo de recuperação da informação é muito ágil devido ao préprocessamento do documento, onde é feita uma indexação dos termos contidos neste(figura 1). Com isso, são extraídas as partes mais significativas e removidas as de menos importância.

4 Figura 1. O processo de Recuperação da Informação. A indexação filtra o texto, identificando e selecionando as principais características do documento em questão. Esta se faz de três formas: a tradicional, onde os termos do documento são selecionados manualmente, o full-text, onde os termos que fazem parte do documento são usados como parte do índice, e usando tags, onde os termos são selecionados automaticamente Conceitos Básicos O bom funcionamento de um Sistema de Recuperação de Informação está intimamente relacionado com os conceitos de Tarefa do Usuário e Visão Lógica do Documento Tarefa do Usuário A necessidade de informação do usuário deve ser previamente traduzida em uma consulta, escrita na linguagem oferecida pelo SRI. Esta consulta possui palavras chave que implicitamente carregam a semântica da informação requerida pelo usuário. Um bom SRI deve ser capaz de fornecer ao usuário, além da recuperação de informação, alternativas de navegação pelos documentos obtidos através da consulta. A recuperação de informação e a navegação entre documentos constituem duas tarefas distintas que podem ser realizadas pelo usuário(figura 2).

5 Figura 2. Tarefas do Usuário A navegação entre documentos é uma tarefa realizada geralmente em sistemas de hiper texto, onde os documentos são ligados entre si de modo mais estruturado. Existe uma tendência para que os SRI s modernos sejam capazes de suprir as duas necessidades, principalmente devido a expansão da web.[cardoso 2004] Visão Lógica dos Documentos O SRI deve analisar documentos de forma eficaz. Para isso, são fundamentais abstrações que forneçam ao sistema o melhor conjunto de termos para uma recuperação de informação rápida e de boa qualidade. A representação através de um conjunto de palavras-chave ou termos de indexação é geralmente utilizada. Estas palavras chave podem ser selecionadas por especialistas humanos, assim como podem ser automaticamente extraídas dos documentos. Com o advento de computadores cada vez mais velozes, a representação do documento por seu conjunto completo de palavras(full text) tem se tornado mais comum. Esta representação é que proporciona melhores resultados para a recuperação da informação, mas em contrapartida, resulta em elevados custos computacionais.[cardoso 2004] Um documento pode ser filtrado de diversos modos possíveis(figura 3). O fluxo de tratamento do documento será influenciado de acordo com a disponibilidade de recursos computacionais e com a qualidade da informação desejada pelo usuário.

6 Figura 3. Modos de indexar um documento 3.2. Modelos Clássicos de Recuperação da Informação Para efetivamente realizar uma busca por documentos relevantes, um SRI deve ser implementado sobre um modelo bem definido que garanta uma estratégia de recuperação da informação adequado. Nas seções abaixo serão apresentados os três modelos de RI clássicos, a saber: Booleano, Vetorial e Probabilístico Modelo Booleano Neste modelo, as consultas são tratadas como expressões boolenas, ou seja, os termos são relacionados através de conectivos lógicos(conjunção, disjunção e negação). Este modelo é bastante rígido e não permite o retorno de documentos que não contenham exclusivamente o especificado na consulta, ou seja, não permite que sejam devolvidos resultados parciais. Devido a esta restrição, este modelo é mais usado para recuperação de dados, do que de informações, pois para a última necessita-se de um modelo mais flexível capaz de capturar a semântica da consulta do usuário. O modelo booleano usa o conceito de min-termos para descrever todas as possibilidades da resposta da consulta. Se houverem n termos, o número de min-termos cresce exponencialmente de acordo com n. Além disso, a consulta é descrita como a combinação de min-termos, o que eleva ainda mais a complexidade da descrição da consulta. Este modelo é fácil de ser implementado pelo SRI, e garante retornos exatos. O problema é que os usuários necessitam de informações que não sejam expressas de

7 maneira tão formal e restrita. No entanto, este modelo é bastante utilizado na prática por SRI s comerciais Modelo Vetorial No modelo vetorial, cada termo é representado como um vetor de elementos do tipo <documento, peso do termo no documento>. A cabeça de cada vetor é o próprio termo. Deste modo, obtêm-se uma representação de cada termo na estrutura de um arquivo invertido(figura 4). Este modelo foi proposto por Gerard Salton para ser usado em um SRI chamado SMART. Figura 4. Termos organizados como arquivos invertidos Com esta organização, é possível a partir da combinação dos termos definir qualquer documento. Em uma consulta neste modelo, é feita a interseção entre as listas para verificar se os termos pertencem ao mesmo documento e posteriormente é verificado o peso combinado de ambos os termos no documento, para analisar a relevância do documento com relação à consulta do usuário. O peso de um termo no documento é essencial para o SRI computar a similaridade entre os documentos e a consulta. Um modo de se calcular o peso de um termo proposto por [Buckley et al. 1987] considera propriedades em comum no documentos (intra-document) e distintas entre eles (inter-document). Para calcular sobre características em comum nos documentos utiliza-se a TF, a para obter uma medida de distinção entre os documentos utiliza-se a IDF, como definidos abaixo: TF = freq(k,s)(frequência do termo k/ Consulta S); IDF = log(n, nk)(n é o número de termos nos documentos e nk a quantidade de ocorrências do termo nos documentos). Estes dois conceitos constituem o cerne da abordagem tf-idf, onde os pesos são baseados no produto TF x IDF. Como no modelo vetorial, os termos são tratados como vetores de documentos e pesos, estes podem ser colocados em um espaço euclidiano de n dimensões, onde n é o número de termos na consulta(figura 5). A localização do documento em cada dimensão depende do seu peso.

8 Figura 5. Espaço euclidiano para 3 termos O intuito deste tipo de organização dos documentos é a obtenção de um resultado para a consulta que se aproxime em termos de similaridade com cada termo definido pelo usuário. Ou seja, documentos com mais similaridade são postos mais próximos um do outro no espaço euclidiano, enquanto os com mais distinções tendem a estar mais distantes um do outro. O que se segue a esse processo é a representação da consulta como um vetor de termos que também interage com os outros vetores do espaço euclidiano. Em outras palavras, os documentos mais relevantes serão aqueles que estiverem mais próximos do vetor da consulta. Para a decisão de qual documento deva ser escolhido, uma abordagem interessante e proposta no modelo original, utiliza uma função chamada de cosine vector similarity que utiliza a fórmula descrita abaixo para calcular o produto de vetores. Onde, Q representa o vetor de termos da consulta, D é o vetor de termos do documento, Wqk são os pesos dos termos da consulta e Wdk são os pesos dos termos do documento. Após o cálculo de todos os graus de similaridade, é montada uma lista ordenada(ranking) de todos os documentos e seus respectivos graus de relevância com relação à consulta. Este modelo tem um alto desempenho na etapa de busca, devido a organização em arquivos invertidos. Além disso, este modelo é uma alternativa mais flexível ao modelo booleano, pois são retornados documentos que representam uma boa relevância mas nem por isso são tão restritos com relação à consulta, permitindo assim, uma estratégia de coleta de informações menos imparcial. As desvantagens do modelo dizem respeito às falhas no retorno de documentos considerados relevantes, mas que nem sequer contem os termos da consulta Modelo Probabilístico

9 Este modelo diferentemente do vetorial, não trabalha com pesos pré-definidos para os termos da consulta e dos documentos. Ao invés disso, são utilizadas técnicas de estatística, para o cálculo dinâmico dos termos da consulta em relação aos documentos para a posterior obtenção dos documentos mais relevantes. O modelo probabilístico baseia-se no Princípio da Ordenação Probabilística, que objetiva saber se um dado documento D é ou não relevante para uma consulta Qa. De acordo com o Princípio da Ordenação Probabilística temos as seguintes definições: +Ra: o documento é relevante para a consulta Qa; -Ra: o documento não é relevante para a consulta Qa; D: documento P(+Ra/D): probabilidade do documento D ser relevante para a consulta Qa; P(-Ra/D): probabilidade do documento D não ser relevante para a consulta Qa; Um documento D é relevante a uma consulta Qa quando P(+Ra/D) > P(-Ra/D), assumindo neste caso que a relevância de um documento, independe dos demais, pois na realidade a relevância de um documento também é condicionada à relevância dos outros documentos. Deste modo, o modelo probabilístico associa a cada documento D, como métrica para a similaridade, um peso WD/Qa definido como: Para identificar o grau de relevância e irrelevância de cada termo na consulta, faz-se necessário o uso da regra de Bayes sobre a fórmula acima. A necessidade do uso desta regra se justifica pela necessidade de relacionar cada termo e cada documento a partir de uma fórmula mais específica para estas, visto que, com a fórmula acima, não é possível trabalhar com tamanha especificidade. Após a aplicação da regra de Bayes obtêm-se a fórmula a seguir que representa a similaridade entre um documento e uma consulta: Onde, xk refere-se à presença ou ausência do termo k no documento D, e wak representa o peso para o termo k da consulta. Vale ressaltar que como o valor de xk denota apenas duas possibilidades, este é binário, ou seja, este modelo não atribui pesos para os termos presentes nos documentos. Portanto a ordenação dos documentos por relevância depende unicamente de wak.

10 Verifica-se que em todo o processo de recuperação da informação usando este modelo, não são usadas as freqüências dos termos no documento, fazendo com que seja dado mais ênfase apenas na presença e ausência de termos em cada documento. 4. Ferramentas para Text Mining e RI Neste trabalho foram analisadas as ferramentas RapidMiner para mineração em textos e o Zettair para recuperação de informações em coleções de documentos, ambas disponibilizadas gratuitamente para uso. A escolha das duas ferramentas foi de fato impulsionada para mostrar a diversidade de SRI s que variam desde simples ferramentas rodando em terminal como o Zettair, até grandes e complexas ferramentas que usam interfaces gráficas(gui) e disponibilizam uma enorme gama de operações e alternativas para a mineração de textos como o RapidMiner Usando o Zettair Para usar o Zettair, deve-se estar sobre o diretório da aplicação. Primeiramente deve-se construir o índice de todos os documentos da coleção com o seguinte comando, no terminal: $ zet -i arquivo1.txt arquivo2.txt... arquivon.txt Feito isso, o programa irá gerar arquivos que contêm índices para auxiliar na busca assim que uma consulta for enviada para o sistema. Se o usuário decidir por exemplo, adicionar uma etapa de filtragem como por exemplo, o stemming, basta digitar na linha de comando: $ zet -i stem{ none eds light porters } Onde os termos entre chaves, representam as possibilidades de stemming suportadas pelo Zettair. Para realizar uma consulta nesta ferramenta basta, após a indexação, executar o programa normalmente, e o mesmo requisitará que uma consulta seja passada para análise e recuperação da informação. Por exemplo, uma consulta num arquivo previamente indexado seria como abaixo: > white AND whale 1. Chapter 59, Paragraph 4 (score , docid 1269) [...] 20. Chapter 54, Paragraph 88 (score , docid 1191) 20 results of 130 shown (took seconds) A ferramenta Zettair foi implementada na linguagem C, e a versão testada neste trabalho foi a O modelo de recuperação da informação usado é o vetorial Usando o RapidMiner O RapidMiner roda sobre a Máquina Virtual Java. Portanto, é necessário ter o Java Runtime Environment(JRE) instalado na máquina. Para começar a minerar textos

11 usando esta ferramenta é necessário fazer o download da atualização para disponibilizar os pacotes de Text Mining. Esta ferramenta usa um conceito para mineração de textos baseado em fluxo de processos, ou seja, o programa dá suporte visual(wysiwyg) para controlar todo o processo da mineração, dando ao usuário o poder de adicionar ou remover partes da mineração, customizando por exemplo, filtragens de stopwords, stemming, etc(figura 6). Figura 6. Processos de filtragem encadeados para mineração de textos Para por exemplo, ler dados de arquivos de texto deve-se selecionar o processo entitulado Process Documents from Files e arrastar o mesmo para a tela central de design de fluxo. Feito isso, devem ser escolhidos os diretórios com os arquivos de texto clicando em text directories(certifique-se de estar com o processo selecionado). Após selecionar os diretórios, o usuário deve clicar duas vezes no processo e então montar o fluxo de filtragens como mostrado, por exemplo, na figura acima. Observe que este fluxo obtêm os termos dos arquivos, depois retira as stopwords, aplica o stemming e finalmente extrai o tamanho de cada uma das palavras. Concluído a etapa de criação do fluxo de processos, basta clicar em executar e o programa gera uma saída contendo todas as palavras filtradas, a quantidade de ocorrências, os nomes dos documentos analisados, estatísticas de ocorrências baseado no cálculo de freqüências(figura 7) entre outros.

12 5. Considerações Finais Figura 7. Gráfico de frequência dos termos nos documentos Este artigo apresentou uma visão geral do método de RI associado a Text Mining. O seu uso tem se tornado cada vez mais essencial, já que o armazenamento de dados sob a forma textual é algo bastante natural. O armazenamento desenfreado torna difícil a localização dos dados desejados e com isso, técnicas de organização e localização destes são fundamentais. As técnicas usadas em Sistemas de Recuperação da Informação apresentadas neste artigo, estão bastante difundidas no contexto das ferramentas usadas para mineração de textos e são de suma importância para fomentar novas estratégias mais eficazes para indexação e busca. É fundamental o entendimento desta área emergente que torna-se cada vez mais importante com a demanda da indústria sobre ferramentas capazes de recuperar informações cada vez mais essenciais para a sobrevivência destas no mercado, e que na maioria das vezes encontra-se em textos armazenados em grandes bases de dados. O crescimento da internet como meio de comunicação, agrava ainda mais a necessidade de ferramentas para coleta de informações úteis em meio a uma infinidade de conteúdo, também em sua maioria, mantido em forma de texto. Referências Buckley, Chris and Salton, Gerard.(1987) Term Weighting Approaches in Automatic Text Retrieval, Publisher Cornell University Ithaca, NY, USA. Cardoso, O. N. P. Banco de Dados e Recuperação de Informação. Universidade Federal

13 de Lavras. Departamento de Ciência da Computação, Porter, M. F. An algorithm for suffix stripping. Originally published in Program, 14 no. 3, pp , July Sanchez, A. Definicion e historia de los corpus. In: A. SANCHEZ et al (Org.). CUMBRE - Corpus Linguistico de Español Contemporâneo. Madrid: SGEL, Silva, E. M. Descoberta de conhecimento com o uso de text mining: cruzando o abismo de Moore f. Dissertação (Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia da Informação) - Universidade Católica de Brasília, Brasília. Uber, J. L. Descoberta de Conhecimento com o Uso de Text Mining Aplicada ao SAC. Universidade Regional de Blumenau. Centro de Ciências Exatas e Naturais, Willett, P. (2006) The Porter stemming algorithm: then and now. Program: electronic library and information systems, 40 (3). pp

Organizaçãoe Recuperaçãode Informação GSI521. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU

Organizaçãoe Recuperaçãode Informação GSI521. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Organizaçãoe Recuperaçãode Informação GSI521 Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Aula anterior Organização e Recuperação de Informação(GSI521) Modelo vetorial- Definição Para o modelo vetorial, o

Leia mais

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio 32 3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio Este capítulo apresenta o framework orientado a aspectos para monitoramento e análise de processos de negócio

Leia mais

Organizaçãoe Recuperação de Informação GSI521. Prof. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU

Organizaçãoe Recuperação de Informação GSI521. Prof. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Organizaçãoe Recuperação de Informação GSI521 Prof. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Introdução Organização e Recuperação de Informação(GSI521) Tópicos Recuperação de informação (RI); Breve histórico; O

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA DATA MINING EM VÍDEOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA DATA MINING EM VÍDEOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA GRADUAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA DATA MINING EM VÍDEOS VINICIUS DA SILVEIRA SEGALIN FLORIANÓPOLIS OUTUBRO/2013 Sumário

Leia mais

Recuperação de Informação

Recuperação de Informação Recuperação de Informação Estrutura de Dados II Mariella Berger 1 Roteiro Tarefas de Recuperação de Informação Modelos de Recuperação de Documentos Modelo Booleano Modelo Espaço Vetorial Recuperação de

Leia mais

textos documentos semi-estruturado

textos documentos semi-estruturado 1 Mineração de Textos Os estudos em Aprendizado de Máquina normalmente trabalham com dados estruturados Entretanto, uma grande quantidade de informação é armazenada em textos, que são dados semiestruturados

Leia mais

Organização e Recuperação da Informação

Organização e Recuperação da Informação GSI024 Organização e Recuperação da Informação Introdução Ilmério Reis da Silva ilmerio@facom.ufu.br www.facom.ufu.br/~ilmerio/ori UFU/FACOM - 2011/1 Arquivo 1a Introdução Porque RI? Problemas da solução

Leia mais

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: consultas são essenciais Lição: inclui sete seções Tarefas práticas sugeridas Teste.

Leia mais

DATA WAREHOUSE. Introdução

DATA WAREHOUSE. Introdução DATA WAREHOUSE Introdução O grande crescimento do ambiente de negócios, médias e grandes empresas armazenam também um alto volume de informações, onde que juntamente com a tecnologia da informação, a correta

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Versão 1.6 PÁGINA DE PESQUISA A página principal do PacWeb permite a realização de um número muito variado de pesquisas, simples, ou pelo contrário extremamente complexas, dependendo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação SOFT DISCIPLINA: Engenharia de Software AULA NÚMERO: 10 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO O objetivo desta aula é apresentar e discutir os conceitos de coesão e acoplamento. DESENVOLVIMENTO Projetar

Leia mais

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente

ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente Conceito ROTEIRO PARA TREINAMENTO DO SAGRES DIÁRIO Guia do Docente O Sagres Diário é uma ferramenta que disponibiliza rotinas que facilitam a comunicação entre a comunidade Docente e Discente de uma instituição,

Leia mais

Perícia forense computacional aplicada a dispositivos de armazenamento e smartphones android

Perícia forense computacional aplicada a dispositivos de armazenamento e smartphones android Perícia forense computacional aplicada a dispositivos de armazenamento e smartphones android Raphael Pinheiro Afonso 1 ; Elvio Gilberto da Silva 1 ; Patrick Pedreira Silva 1 ; Henrique Pachioni Martins

Leia mais

Técnicas e ferramentas de ataque. Natiel Cazarotto Chiavegatti

Técnicas e ferramentas de ataque. Natiel Cazarotto Chiavegatti Técnicas e ferramentas de ataque Natiel Cazarotto Chiavegatti Preparação do ambiente Em relação a taques a redes sem fio deve-se ser levado em conta alguns aspectos, sendo que por sua vez devem se analisadas

Leia mais

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML...

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML... 1 Sumário 1 Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 3 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INDEXAÇÃO AUTOMÁTICA DE DOCUMENTOS OFICIAIS DA UENP BASEADO EM LAYOUTS

UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INDEXAÇÃO AUTOMÁTICA DE DOCUMENTOS OFICIAIS DA UENP BASEADO EM LAYOUTS UM ESTUDO DE CASO SOBRE A INDEXAÇÃO AUTOMÁTICA DE DOCUMENTOS OFICIAIS DA UENP BASEADO EM LAYOUTS Alexia Guilherme Bianque (PIBIC/CNPq), Ederson Marco Sgarbi (Orientador), a.g.bianque10@gmail.com.br Universidade

Leia mais

TOTVS BA Guia de Customização Linha Logix

TOTVS BA Guia de Customização Linha Logix TOTVS BA Guia de Customização Linha Logix Guia de Customização Sumário Título do documento 1. Objetivo... 3 2. Introdução... 3 3. Customização... 3 2 TOTVS BA Linha Logix Guia de Customização Projeto/Versão:

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br

Algoritmos e Programação (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br (Prática) Profa. Andreza Leite andreza.leite@univasf.edu.br Introdução O computador como ferramenta indispensável: Faz parte das nossas vidas; Por si só não faz nada de útil; Grande capacidade de resolução

Leia mais

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação

ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação ADM041 / EPR806 Sistemas de Informação UNIFEI Universidade Federal de Itajubá Prof. Dr. Alexandre Ferreira de Pinho 1 Sistemas de Apoio à Decisão (SAD) Tipos de SAD Orientados por modelos: Criação de diferentes

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais

Sistema de Gestão de Freqüência. Manual do Usuário

Sistema de Gestão de Freqüência. Manual do Usuário Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Centro de Processamento de Dados Divisão de Projetos / SGF Sistema de Gestão de Freqüência Sistema de Gestão de Freqüência Manual do Usuário Descrição

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

Unidade 7: Panes no Excel

Unidade 7: Panes no Excel Unidade 7: Panes no Excel 7.0 Introdução A maioria das pessoas que usam o Excel já deve ter passado por redução no desempenho, congelamento e aquelas temidas palavras "O Microsoft Excel encontrou um problema

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAIS Aluno: Luiza Cavalcanti Marques Orientador: Silvio Hamacher Introdução A modelagem e a utilização de bancos de dados em atividades gerenciais têm sofrido um aumento significativo

Leia mais

3 SCS: Sistema de Componentes de Software

3 SCS: Sistema de Componentes de Software 3 SCS: Sistema de Componentes de Software O mecanismo para acompanhamento das chamadas remotas se baseia em informações coletadas durante a execução da aplicação. Para a coleta dessas informações é necessário

Leia mais

Histórico da Revisão. Versão Descrição Autor. 1.0 Versão Inicial

Histórico da Revisão. Versão Descrição Autor. 1.0 Versão Inicial 1 of 14 27/01/2014 17:33 Sistema de Paginação de Esportes Universitários Documento de Arquitetura de Software Versão 1.0 Histórico da Revisão Data 30 de novembro de 1999 Versão Descrição Autor 1.0 Versão

Leia mais

T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. WEB OF SCIENCE - Tutorial

T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL. Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS. WEB OF SCIENCE - Tutorial T U T O R I A I S WEB OF SCIENCE TUTORIAL Biblioteca da Escola de Engenharia da UFRGS WEB OF SCIENCE - Tutorial O que é? O Web of Science é uma base de dados que disponibiliza acesso a mais de 9.200 títulos

Leia mais

Especificação do 3º Trabalho

Especificação do 3º Trabalho Especificação do 3º Trabalho I. Introdução O objetivo deste trabalho é abordar a prática da programação orientada a objetos usando a linguagem Java envolvendo os conceitos de classe, objeto, associação,

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ PROJUDI REFORMULAÇÃO DE CUMPRIMENTOS - MANDADOS 2 SUMÁRIO SEÇÃO 1 - FLUXO DAS VARAS QUE NÃO POSSUEM CENTRAL DE MANDADOS... 03 1. CUMPRIMENTOS (PERFIS DE ANALISTA E TÉCNICO

Leia mais

Tecnologia de Redes de Computadores - aula 5

Tecnologia de Redes de Computadores - aula 5 Tecnologia de Redes de Computadores - aula 5 Prof. Celso Rabelo Centro Universitário da Cidade 1 Objetivo 2 3 4 IGPxEGP Vetor de Distância Estado de Enlace Objetivo Objetivo Apresentar o conceito de. Conceito

Leia mais

SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP 41.750-300 Salvador - Bahia Tel.

SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP 41.750-300 Salvador - Bahia Tel. SIDE Sistema de Dados Estatísticos AJUDA SEI Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia Av Luiz Viana Filho, 435-4ª avenida, 2º andar CAB CEP 41.750-300 Salvador - Bahia O QUE O NOSSO BANCO

Leia mais

Engenharia de Software III

Engenharia de Software III Engenharia de Software III Casos de uso http://dl.dropbox.com/u/3025380/es3/aula6.pdf (flavio.ceci@unisul.br) 09/09/2010 O que são casos de uso? Um caso de uso procura documentar as ações necessárias,

Leia mais

Possui como idéia central a divisão de um universo de dados a ser organizado em subconjuntos mais gerenciáveis.

Possui como idéia central a divisão de um universo de dados a ser organizado em subconjuntos mais gerenciáveis. 3. Tabelas de Hash As tabelas de hash são um tipo de estruturação para o armazenamento de informação, de uma forma extremamente simples, fácil de se implementar e intuitiva de se organizar grandes quantidades

Leia mais

Banco de Dados I. Apresentação (mini-currículo) Conceitos. Disciplina Banco de Dados. Cont... Cont... Edson Thizon (edson@esucri.com.

Banco de Dados I. Apresentação (mini-currículo) Conceitos. Disciplina Banco de Dados. Cont... Cont... Edson Thizon (edson@esucri.com. Sistemas da Informação Banco de Dados I Edson Thizon (edson@esucri.com.br) 2008 Apresentação (mini-currículo) Formação Acadêmica Mestrando em Ciência da Computação (UFSC/ ) Créditos Concluídos. Bacharel

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO (Bacharelado)

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO (Bacharelado) UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO (Bacharelado) SISTEMA INTERNO INTEGRADO PARA CONTROLE DE TAREFAS INTERNAS DE UMA EMPRESA DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Algoritmos Estruturas Seqüenciais. José Gustavo de Souza Paiva

Algoritmos Estruturas Seqüenciais. José Gustavo de Souza Paiva Algoritmos Estruturas Seqüenciais José Gustavo de Souza Paiva 1 Introdução Objetivo básico da computação auxiliar os seres humanos em trabalhos repetitivos e braçais, diminuindo i i d esforços e economizando

Leia mais

5 Mecanismo de seleção de componentes

5 Mecanismo de seleção de componentes Mecanismo de seleção de componentes 50 5 Mecanismo de seleção de componentes O Kaluana Original, apresentado em detalhes no capítulo 3 deste trabalho, é um middleware que facilita a construção de aplicações

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

Feature-Driven Development

Feature-Driven Development FDD Feature-Driven Development Descrição dos Processos Requisitos Concepção e Planejamento Mais forma que conteúdo Desenvolver um Modelo Abrangente Construir a Lista de Features Planejar por

Leia mais

Manual de usuário. do sistema multicálculo CotakWeb

Manual de usuário. do sistema multicálculo CotakWeb Manual de usuário do sistema multicálculo CotakWeb Belo Horizonte 01 de setembro de 2010 1 Sumário 1. CANAIS DE ATENDIMENTO... 3 2. DOWNLOAD DO APLICATIVO... 3 3. LOGIN... 3 4. CONFIGURAÇÃO... 4 4.1. PARÂMETROS

Leia mais

Ricardo Roberto de Lima UNIPÊ 2008.1 APS-I. Históricos e Modelagem Orientada a Objetos

Ricardo Roberto de Lima UNIPÊ 2008.1 APS-I. Históricos e Modelagem Orientada a Objetos Históricos e Modelagem Orientada a Objetos Histórico Diversas metodologias e métodos surgiram para apoiar OO. Evolução a partir de linguagens C++ e SmallTalk. Anos 80 Anos 80-90: diversidade de autores.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

Data, Text and Web Mining

Data, Text and Web Mining Data, Text and Web Mining Fabrício J. Barth TerraForum Consultores Junho de 2010 Objetivo Apresentar a importância do tema, os conceitos relacionados e alguns exemplos de aplicações. Data, Text and Web

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

IFPE. Disciplina: Sistemas Operacionais. Prof. Anderson Luiz Moreira

IFPE. Disciplina: Sistemas Operacionais. Prof. Anderson Luiz Moreira IFPE Disciplina: Sistemas Operacionais Prof. Anderson Luiz Moreira SERVIÇOS OFERECIDOS PELOS SOS 1 Introdução O SO é formado por um conjunto de rotinas (procedimentos) que oferecem serviços aos usuários

Leia mais

Backup. Permitir a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma só vez. Backup é somente uma cópia idêntica de todos os dados do computador?

Backup. Permitir a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma só vez. Backup é somente uma cópia idêntica de todos os dados do computador? Backup O backup tem dois objetivos principais: Permitir a recuperação de arquivos individuais é a base do típico pedido de recuperação de arquivo: Um usuário apaga acidentalmente um arquivo e pede que

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01

MANUAL DE UTILIZAÇÃO. Produtos: Saúde Pró Faturamento Saúde Pró Upload. Versão: 20130408-01 Produtos: Saúde Pró Upload Versão: 20130408-01 Sumário 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 LOGIN... 4 3 VALIDADOR TISS... 7 4 CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA... 10 4.1 DADOS CADASTRAIS MATRIZ E FILIAL... 11 4.2 CADASTRO DE

Leia mais

O que é a ciência de dados (data science). Discussão do conceito. Luís Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa Versão 1.

O que é a ciência de dados (data science). Discussão do conceito. Luís Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa Versão 1. O que é a ciência de dados (data science). Discussão do conceito Luís Borges Gouveia Universidade Fernando Pessoa Versão 1.3, Outubro, 2015 Nota prévia Esta apresentação tem por objetivo, proporcionar

Leia mais

Guia do Administrador de Licenças de Usuários Autorizados do IBM SPSS Modeler

Guia do Administrador de Licenças de Usuários Autorizados do IBM SPSS Modeler Guia do Administrador de Licenças de Usuários Autorizados do IBM SPSS Modeler Índice Guia do Administrador........ 1 Antes de Iniciar............. 1 Serviços Citrix e Terminal......... 1 Instalação do

Leia mais

Sistema de Arquivos. Ambientes Operacionais. Prof. Simão Sirineo Toscani stoscani@inf.pucrs.br www.inf.pucrs.br/~stoscani

Sistema de Arquivos. Ambientes Operacionais. Prof. Simão Sirineo Toscani stoscani@inf.pucrs.br www.inf.pucrs.br/~stoscani Sistema de Arquivos Ambientes Operacionais Prof. Simão Sirineo Toscani stoscani@inf.pucrs.br www.inf.pucrs.br/~stoscani Gerência de Arquivos É um dos serviços mais visíveis do SO. Arquivos são normalmente

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Manual do Usuário. Protocolo

Manual do Usuário. Protocolo Manual do Usuário Protocolo Índice de capítulos Parte I - Processos............................... 01 1 - Buscar................................ 01 2 - Listar................................ 02 3 - Abertura..............................

Leia mais

Utilização de Técnicas de Recuperação da Informação na Construção de uma Ferramenta de Busca em Documentos do Arquivo Público de Biguaçu

Utilização de Técnicas de Recuperação da Informação na Construção de uma Ferramenta de Busca em Documentos do Arquivo Público de Biguaçu Utilização de Técnicas de Recuperação da Informação na Construção de uma Ferramenta de Busca em Documentos do Arquivo Público de Biguaçu Alessandro Mueller alessandro@univali.br UNIVALI Luiz Gonzaga Ferreira

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Professores

Manual do Ambiente Moodle para Professores UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Professores Tarefas Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0

Leia mais

3.1 Definições Uma classe é a descrição de um tipo de objeto.

3.1 Definições Uma classe é a descrição de um tipo de objeto. Unified Modeling Language (UML) Universidade Federal do Maranhão UFMA Pós Graduação de Engenharia de Eletricidade Grupo de Computação Assunto: Diagrama de Classes Autoria:Aristófanes Corrêa Silva Adaptação:

Leia mais

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto.

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto. Discussão sobre Nivelamento Baseado em Fluxo de Caixa. Item aberto na lista E-Plan Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Sistemas de Informação e Tecnologia em 3º Semestre Análise Orientada aos Objetos Modelagem de Casos de Uso Objetivo: Apresentar

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

Construção da Consulta. Para a construção da consulta, siga os passos abaixo:

Construção da Consulta. Para a construção da consulta, siga os passos abaixo: Com a finalidade de esclarecer e auxiliar o usuário sobre a utilização do produto PaepOnline, a Fundação Seade elaborou um manual explicativo sobre a forma de construção das tabelas e sua navegabilidade.

Leia mais

Organizaçãoe Recuperaçãode Informação GSI521. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU

Organizaçãoe Recuperaçãode Informação GSI521. Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Organizaçãoe Recuperaçãode Informação GSI521 Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Análisede links Page Rank Prof. Dr. Rodrigo Sanches Miani FACOM/UFU Motivação Suponha que um modelo clássico, como

Leia mais

Nathalie Portugal Vargas

Nathalie Portugal Vargas Nathalie Portugal Vargas 1 Introdução Trabalhos Relacionados Recuperação da Informação com redes ART1 Mineração de Dados com Redes SOM RNA na extração da Informação Filtragem de Informação com Redes Hopfield

Leia mais

O Software Face Match

O Software Face Match Apêndice A O Software Face Match A.1 - Desenvolvimento do software para a extração de características de imagens de faces humanas: Face Match. Para dar suporte à proposta do trabalho de mestrado iniciou-se

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

TALKDOW 5.1 v Web. Manual Operacional Sistema TALKDOW V 5.1 Web

TALKDOW 5.1 v Web. Manual Operacional Sistema TALKDOW V 5.1 Web TALKDOW 5.1 v Web Manual Operacional Sistema TALKDOW V 5.1 Web Bem vindo ao manual operacional de controle e gerenciamento de arquivos para Afiliadas do Grupo Talk Radio. A partir de agora você irá aprender

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ UFPR Bacharelado em Ciência da Computação SOFT DISCIPLINA: Engenharia de software AULA NÚMERO: 08 DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO O objetivo desta aula é apresentar e discutir conceitos relacionados a modelos e especificações. Nesta aula

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA AULA 14 PROFª BRUNO CALEGARO Santa Maria, 01 de Novembro de 2013. Revisão aula passada Projeto de Arquitetura Decisões de projeto de Arquitetura

Leia mais

Receber intimações: poderão receber intimações em processos eletrônicos nos quais estejam vinculados.

Receber intimações: poderão receber intimações em processos eletrônicos nos quais estejam vinculados. INTRODUÇÃO O tribunal de Justiça de Santa Catarina, em um processo de evolução dos serviços disponíveis no portal e-saj, passa a disponibilizar a peritos, leiloeiros, tradutores e administradores de massas

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS PLATAFORMAS ARDUINO E PIC

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS PLATAFORMAS ARDUINO E PIC ESTUDO COMPARATIVO ENTRE AS PLATAFORMAS ARDUINO E PIC Tiago Menezes Xavier de Souza¹, Igor dos Passos Granado¹, Wyllian Fressatti¹ ¹Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí- PR- Brasil tiago_x666@hotmail.com,

Leia mais

SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA

SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA Muitas organizações terceirizam o transporte das chamadas em seus call-centers, dependendo inteiramente

Leia mais

Recuperação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília

Recuperação. Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília Recuperação Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação Universidade de Brasília 1 2 Contexto Grande quantidade de informações são produzidas e disponibilizadas diariamente Com a elevada

Leia mais

Controle do Arquivo Técnico

Controle do Arquivo Técnico Controle do Arquivo Técnico Os documentos existentes de forma física (papel) no escritório devem ser guardados em pastas (normalmente pastas suspensas) localizadas no Arquivo Técnico. Este Arquivo pode

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2015 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

RECUPERAÇÃO DE DOCUMENTOS TEXTO USANDO MODELOS PROBABILISTICOS ESTENDIDOS

RECUPERAÇÃO DE DOCUMENTOS TEXTO USANDO MODELOS PROBABILISTICOS ESTENDIDOS ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 RECUPERAÇÃO DE DOCUMENTOS TEXTO USANDO MODELOS PROBABILISTICOS ESTENDIDOS Marcello Erick Bonfim 1

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO Amanda 5ª Atividade: Codificador e codificação de linha e seu uso em transmissão digital Petrópolis, RJ 2012 Codificador: Um codoficador

Leia mais

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc.

04/08/2012 MODELAGEM DE DADOS. PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS. Aula 1. Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. MODELAGEM DE DADOS PROF. RAFAEL DIAS RIBEIRO, M.Sc. @ribeirord MODELAGEM DE DADOS Aula 1 Prof. Rafael Dias Ribeiro. M.Sc. @ribeirord 1 Objetivos: Apresenta a diferença entre dado e informação e a importância

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

Síntese das discussões do fórum Livro-APF: Julho/2010

Síntese das discussões do fórum Livro-APF: Julho/2010 Síntese das discussões do fórum Livro-APF: Julho/2010 Assunto: Estimativa de Aumento de Produtividade Data: 01/07/2010 Link: http://br.groups.yahoo.com/group/livro-apf/message/2577 Dúvida: Existe alguma

Leia mais

Curso: Técnico de Informática Disciplina: Redes de Computadores. 1- Apresentação Binária

Curso: Técnico de Informática Disciplina: Redes de Computadores. 1- Apresentação Binária 1- Apresentação Binária Os computadores funcionam e armazenam dados mediante a utilização de chaves eletrônicas que são LIGADAS ou DESLIGADAS. Os computadores só entendem e utilizam dados existentes neste

Leia mais

Intellikon 2.2. Código de Manual: Ik22001POR Versão do Manual: 1.0 Última revisão: 21/2/2006 Aplica-se a: Intellikon 2.2.

Intellikon 2.2. Código de Manual: Ik22001POR Versão do Manual: 1.0 Última revisão: 21/2/2006 Aplica-se a: Intellikon 2.2. Intellikon 2.2 Código de Manual: Ik22001POR Versão do Manual: 1.0 Última revisão: 21/2/2006 Aplica-se a: Intellikon 2.2 Manual do Usuário If22001POR v1.0 Intellikon Manual do Usuário Urudata Software Rua

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO. Rua Maestro Cardim, 354 - cj. 121 CEP 01323-001 - São Paulo - SP (11) 3266-2096

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO. Rua Maestro Cardim, 354 - cj. 121 CEP 01323-001 - São Paulo - SP (11) 3266-2096 TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO Índice Geral Antes de Começar 2 Procedimento de Instalação 3 Exportar dados para o 8 Acesso ao 10 Ordens de Serviço no 11 Solicitações de Serviço no 17 Folhas de Inspeção no 19 Importar

Leia mais

Conceitos de Banco de Dados

Conceitos de Banco de Dados Conceitos de Banco de Dados Autor: Luiz Antonio Junior 1 INTRODUÇÃO Objetivos Introduzir conceitos básicos de Modelo de dados Introduzir conceitos básicos de Banco de dados Capacitar o aluno a construir

Leia mais

SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO

SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO SISTEMA DE BANCO DE IMAGENS MANUAL DE USO Versão: BETA Última atualização: 24/06/2012 Índice O sistema de banco de imagens 03 Pesquisa de fotos 04 Pautas e eventos 08 Cadastro de fotos 09 Edição e indexação

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã... ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7

Leia mais

Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores. Autor: José Augusto Manzano. Capítulo 1 Abordagem Contextual

Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores. Autor: José Augusto Manzano. Capítulo 1 Abordagem Contextual Algoritmos: Lógica para desenvolvimento de programação de computadores Autor: José Augusto Manzano Capítulo 1 Abordagem Contextual 1.1. Definições Básicas Raciocínio lógico depende de vários fatores para

Leia mais

Manual Xerox capture EMBRATEL

Manual Xerox capture EMBRATEL Manual Xerox capture EMBRATEL Versão 2 Junho/2011 Tópicos 1) Instalação do Xerox Capture 2) Utilização do Xerox Capture 2.1) Capturar pacotes de imagens pelo scanner 2.2) Importar pacote de imagens a partir

Leia mais

Cenários do CEL. Acessar ao sistema

Cenários do CEL. Acessar ao sistema Cenários do CEL Acessar ao sistema Permitir que o usuário acesse ao Sistema de Léxicos e Cenários nas seguintes condições: logando-se, quando já estiver cadastrado; ou incluindo usuário independente, quando

Leia mais

Organização e Arquitetura de Computadores I

Organização e Arquitetura de Computadores I Organização e Arquitetura de Computadores I Aritmética Computacional Slide 1 Sumário Unidade Lógica e Aritmética Representação de Números Inteiros Aritmética de Números Inteiros Representação de Números

Leia mais

Conteúdo. Página 1 de 7

Conteúdo. Página 1 de 7 Conteúdo Introdução... 2 Novo relatório de freqüência... 2 Campos do relatório de freqüência.... 3 Vales... 3 Bolsa... 3 Botões do relatório de freqüência... 4 Navegação... 4 Busca... 4 Atalhos... 4 Recuperar

Leia mais