O LAZER NOS MOVIMENTOS DOS SEM-TERRA I. INTRODUÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O LAZER NOS MOVIMENTOS DOS SEM-TERRA I. INTRODUÇÃO"

Transcrição

1 O LAZER NOS MOVIMENTOS DOS SEM-TERRA Prof. Ms. Luiz Fernando Camargo Veronez Universidade Federal de Pelotas Doutorando em Estudos do Lazer/FEF/UNICAMP Profa. Ms. Valdelaine da Rosa Mendes Universidade Federal de Pelotas I. INTRODUÇÃO A super-exploração das classes trabalhadoras, o aniquilamento dos direitos trabalhistas, o crescimento das desigualdades sociais e a exclusão social configuram a face mais perversa do modo de produção capitalista em sua fase neoliberal e globalizada. Vários autores observam que os efeitos são potencialmente maiores quando nos referimos aos países que aderiram a esta onda apenas na sua perspectiva econômica, como é o caso do Brasil 1. Neste contexto, no âmbito da sociedade civil surgiu, nas últimas duas décadas, movimentos sociais e comunitários organizados que buscam em seu cotidiano construir alternativas de sobrevivência, tentando criar e desenvolver novas relações e valores nas esferas do trabalho, do lazer e da educação. Caracterizando-se como grupos de resistência e exercendo pressão sobre os poderes constituídos para terem suas demandas atendidas, tais movimentos acumulam experiências ainda pouco socializadas entre eles mesmos. O objetivo deste artigo consiste em relatar e discutir algumas questões relativas as experiências vivenciadas por trabalhadores assentados do Movimento dos Sem-Terra (MST - Piratini - RS) na esfera do lazer. Buscamos identificar o significado destas experiências em termos conceituais, o valor e o lugar a elas atribuído, suas contradições e diferenças de apropriação por integrantes deste movimento social. Este trabalho compõe parcialmente resultados obtidos na implantação do projeto de pesquisa-ação Experiências cooperativas no campo e na cidade: subsidiando políticas públicas em trabalho, educação e lazer. 1 FIORI, José Luiz. Em busca do dissenso perdido. Rio de Janeiro: Insight, 1995.

2 2 II. O LAZER NO COTIDIANO DOS ASSENTAMENTOS Podemos considerar o lazer como uma atividade singular, possuidora de certas qualidades e que sua finalidade é a de atender certas necessidades. Também podemos considerar o lazer como uma das atividades que compõem a vida cotidiana 2 e que, como tal, sujeita-se a uma hierarquia 3 estabelecida por valores ou pela importância que damos ou que somos levados a dar aos nossos diversos tipos de atividades. Quando observamos a vida cotidiana dos trabalhadores Sem-Terra na maior parte dos assentamentos, verificamos que as condições econômicas e sociais determinam sobremaneira os valores atribuídos a cada uma das atividades desenvolvidas para satisfazer suas necessidades de sobrevivência, impondo-se o trabalho e sua organização de forma prioritária e praticamente exclusiva. (...)E essa questão do lazer também é muito complicado, poucos assentamento já têm um trabalho mais desenvolvido nessa questão do lazer, a maioria até por questão de política mesmo do governo federal que tem um projeto para o Brasil hoje, que faz com que escravize o povo e não sobra tempo para o lazer, porque é uma política escravizadora porque quanto mais tu trabalha, mais tu vai ter que trabalhar para ti conseguir ter o que comer, o básico, muitas vezes nem consegue isso, mas é em função de que se nós não trabalhar nós estamos mal... (Fala de um trabalhador sem terra) As condições de vida dos trabalhadores Sem-Terra nos assentamentos pesquisados até este momento são muito precárias, difícil até de se imaginar: os assentamentos não possuem infra-estrutura básica (água, energia elétrica, estradas); as escolas na maior parte das vezes são distantes; é comum a terra conquistada não ser apropriada para agricultura e pecuária; o financiamento necessário à produção, quando existe, além da dificuldade de ser obtido, possui juros elevados; faltam informações sobre como e o que produzir; o que é produzido, quando sobra, não é comercializado com facilidade; o go- 2 Situamos o lazer como Agnes HELLER, ou seja, uma atividade humana que pertence à esfera da vida cotidiana. A vida cotidiana é, segundo a autora, "o conjunto de atividades que caracterizam a reprodução dos homens particulares, os quais, por sua vez, criam a possibilidade da reprodução social. HELLER, Agnes. Sociologia de la vida cotidiana. Barcelona: Ed. Península, 1977, p Uma das principais características da vida cotidiana é a sua "heterogeneidade". Esta heterogeneidade refere-se tanto aos conteúdos como à importância que damos aos nossos tipos de atividades. Por isso, além de heterogênea, a vida cotidiana é "hierárquica." HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

3 3 verno local faz o mínimo em benefício dos assentados; é comum a população local considera-los intrusos e hostiliza-los, etc. São estes alguns dos componentes que determinam a necessidade de trabalho excessivo, pouco produtivo e o mínimo de tempo para satisfazer outras necessidades além das mais básicas. Entretanto, são exatamente estas condições que mobilizam os trabalhadores Sem-Terra a buscarem alternativas de trabalho e renda como a organização de cooperativas, novos valores definidores de princípios educativos, baseados na solidariedade e na preparação para o trabalho cooperativo e novas formas de relações sociais, baseadas na igualdade, na democracia e na vida comunitária. Na esfera do lazer observa-se a preocupação dos trabalhadores Sem-Terra com a situação vigente. Eles têm consciência que lazer não é só uma questão de falta de tempo e que existem outras limitações impostas ao desenvolvimento de atividades nesta esfera de ação. Um exemplo disso é o problema da falta de espaços destinados a este tipo de atividades nos assentamentos. E na questão do lazer, olhando o conjunto da região e olhando o conjunto do movimento, nós estamos discutindo isso inclusive temos encontro da nossa juventude, temos de avançar muito, praticamente nós não temos espaço de lazer olhando o conjunto dos assentamentos. O que nós temos hoje é uma cancha de bocha, sendo que bocha é para velho. Então, nos assentamentos que tem, o pouco que tem é cancha de bocha e algum assentamento que hoje está se integrando mais à quanto do futebol, mas no geral nós não temos espaço nem política de lazer e é uma preocupação do movimento, inclusive da nossa juventude que hoje estão se afastando dos assentamentos porque só trabalhar e chega no final de semana não tem o que fazer. (Fala de trabalhador assentado) Embora a maior parte do tempo seja ocupado com a atividade trabalho e praticamente não existam espaços mais adequados às atividades de lazer, observamos que os trabalhadores Sem-Terra buscam alternativas nas formas de promoverem e usufruírem experiências nesta esfera de seu cotidiano. Na fala do trabalhador a seguir podemos observar alguns aspectos da organização e os conteúdos das atividades de lazer.... digamos assim que possa envolver os companheiros homens, as companheiras mulheres, a juventude, então cada um busca fazer o que acha que estaria bom para o momento, tipo assim, os homens são os que mais conseguem estar juntos, vão jogar canastra, jogam uma bochinha, enfim, conseguem fazer, agora as companheiras mulheres

4 4 não têm nenhuma atividade de lazer dentro da cooperativa, ficam umas visitando as outras, outras aproveitam para descansar, enfim, não tem, então a gente não conseguiu organizar isso dentro da cooperativa. A juventude se organiza, vai jogar futebol, tem uma relação boa com as comunidades vizinhas, joga futebol hoje aqui, três quatro fins de semana encorduado 4 vai visitar outras comunidades no futebol, alguns outros companheiros e companheiras da cooperativa se envolvem um pouco nisso no sentido de ir, mas não tem nenhuma atividade hoje que a cooperativa desenvolva de lazer que possa juntar. Alguns momentos a gente faz, nas festinhas nosso tipo assim, tem dois ou três companheiros de aniversário no mês a gente junta numa noite, vai lá para o refeitório faz uma galinhada, faz um bailesinho, toma um vinho, então faz um momento de lazer. Isso está um pouco esquecido hoje dentro da cooperativa, em algum momento esteve melhor, então a gente hoje não têm nenhuma atividade maior planejada no sentido de até resgatar isso que a gente fazia, porque isso tinha uma relação boa entre as famílias no sentido de se encontrar para tomar um vinho, comer uma galinhada, dançar um pouco, está meio esquecido hoje, na verdade hoje, cada um faz o que acha que é melhor no momento.(fala de trabalhador assentado) A fala do trabalhador acima e a próxima demonstram que, embora seja uma preocupação do MST estabelecer relações de igualdade em todas as esferas do cotidiano, há contradições no que se refere a apropriação e o acesso às atividades de lazer entre homens e mulheres. É muito complicado essa questão do lazer, mesmo porque o tempo que sobra para lazer é muito pouco, o lazer é raro, principalmente na questão das mulheres que têm muito pouco tempo para lazer.(fala de trabalhador assentado) Podemos inferir pela fala deste trabalhador, na ênfase que dá principalmente na questão das mulheres que têm muito pouco tempo para lazer, que a situação da mulher nos assentamentos pode estar se reproduzindo tal qual na sociedade tradicional tão criticada pelo movimento. Ou seja, a mulher continua cumprindo a dupla jornada de trabalho: além de acompanhar o homem na jornada do trabalho economicamente produtivo, na esfera do trabalho doméstico, economicamente não produtivo, é ela que assume sozinha as responsabilidades. Outra fala, agora de uma trabalhadora, nos dá elementos para inferir também que determinados valores da sociedade estejam se reproduzindo na esfera do lazer. Como podemos observar, na sociedade capitalista, há tradições que determinam o que é ati- 4 Sem interrupção, seguido.

5 5 vidade masculina e o que é atividade feminina. Embora a divisão por gênero tenha sido rompida na esfera do trabalho economicamente produtivo, em outras esferas do cotidiano nos assentamentos isso ainda é precário. No lazer, o jogo de cartas, o jogo de bocha e o jogo de futebol parecem ser atividades exclusivamente masculinas. Para as mulheres, além de ficarem visitando umas as outras, parece que o espaço de jogo também tem que assumir contornos de gênero: Nós agora estávamos tentando organizar um campo de vôlei para a mulherada, daí eu acho que agora vai sair, aí nós vamos ter lazer para nós.(trabalhadora assentada) III. O SIGNIFICADO DE LAZER NO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TERRA: APONTANDO ALGUMAS CONTRADIÇÕES A singularidade das atividades de lazer face às outras atividades da vida cotidiana, facilmente constatada nas representações dos trabalhadores Sem-Terra, poderia nos levar a concluir, de modo semelhante a outros autores, que, quando o homem está situado nesta esfera, há um "rompimento" com a vida cotidiana. No entendimento destes autores, a vida cotidiana tem de ser interrompida para que seja possível saciar nossa necessidade de recreação e compensar nossas insatisfações. Jofre DUMAZEDIER, ao analisar uma das funções do lazer a que compreende o divertimento, recreação e entretenimento, concorda que o lazer constitui uma ruptura com o cotidiano. 5 Referindo-se a Henri LEFEBVRE, quando este salienta que as conseqüências da alienação do ser humano na época contemporânea o conduzem "a um sentimento de privação e à necessidade de ruptura com o universo cotidiano", o sociólogo observa que, de acordo com a circunstância, "ela (a ruptura) poderá ser um fator de equilíbrio, um meio de suportar as disciplinas e as coerções necessárias à vida social. Daí a busca de uma vida de contemplação, de compensação, de fuga por meio de divertimento e evasão para um mundo diferente, e mesmo diverso, do enfrentado todos os dias. 6 A possibilidade de se distinguir o lazer das demais atividades que compõem a 5 DUMAZEDIER, Jofre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 1976.

6 6 vida cotidiana, não significa que esta esfera rompa com as demais. Aliás, diversamente da forma como DUMAZEDIER considera a ruptura da qual fala LEFEBVRE, conforme Paulo de Salles OLIVEIRA esclarece, "mesmo sendo interpretado como resposta para determinadas insatisfações sociais, nem sempre efetivamente traduz uma ruptura". De acordo com o autor, citando ainda LEFEBVRE, ela pode ocorrer apenas na aparência. 7 Por outro lado, alguns autores, ao atribuírem às atividades de lazer o predicado "compensação", não o fazem referindo-se a todas as atividades cotidianas, mas, especificamente, apenas a uma determinada atividade presente nesta esfera. Na maior parte das vezes, esta atividade é o trabalho. De acordo com Nelson Carvalho MARCELLINO, são muitos os estudiosos que se "referem à oposição que se verifica entre o trabalho alienado, mecânico, fragmentado e especializado das sociedades modernas, e a realização individual. Nesta ótica, o lazer compensaria a insatisfação e a alienação do trabalho. 8 Newton CUNHA salienta o aspecto contraditório do trabalho humano, isto é, por um lado, nós o desejamos, pois é o meio de satisfazermos nossas necessidades básicas; por outro, o negamos "como se houvesse, permanentemente, uma outra ordem de carências que ele não apenas não pode, como impede de satisfazer." 9 O lazer seria, então, uma compensação às próprias relações de trabalho. Os elementos que constituem as falas sobre lazer dos trabalhadores Sem-Terra são produtos de uma aproximação imediata face às suas vivências na esfera do lazer. Como salienta HELLER, "o pensamento cotidiano não é separado das formas de atividades da vida cotidiana." 10. Traduzidas em palavras ou escritas, estas representações manifestam um saber cotidiano. Mas o que é o saber cotidiano? O saber cotidiano, de acordo com HELLER, referindo-se a Platão, "é sempre e somente opinião (doxa), não é saber filosófico ou científico (episteme). 11 Este tipo de conhecimento não está assentado numa atitude reflexiva frente à realidade; portanto, está mais sujeito à alienação. Nas representações de lazer, podemos perceber facilmente que elas estão condi- 6 DUMAZEDIER, Jofre. Op. cit., p. 33. Uma crítica à concepção de vida cotidiana como "o que acontece todos os dias" ou "cotidianamente" é encontrada em HELLER, Agnes. Op. cit., 1977, p OLIVEIRA, Paulo de Salles. O Lúdico na vida cotidiana. In: BRUHNS, Heloisa T. (org.). Introdução aos estudos do lazer. Campinas: Editora da Unicamp, 1997, p MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. Campinas: Papirus, 1987, p CUNHA, Newton. A felicidade imaginada. São Paulo: Brasiliense, 1987, p Idem, ibidem, p Idem, ibidem, p. 343.

7 7 cionadas pelas circunstâncias 12 a que estão sujeitos os trabalhadores. O significado de lazer em face a estas circunstâncias, que não oferecem outra alternativa a não ser a de suportá-las de forma resignada, não poderia ser outro senão aquele associado às atividades compensatórias que, de alguma forma, distraia, relaxe, divirta e alegre o trabalhador. Qualquer conceituação de caráter conclusivo assentado apenas em tais representações, não ultrapassa o que Karel KOSIK chamou de "formas fenomênicas da realidade", isto é, "aquelas que se reproduzem imediatamente na mente daqueles que realizam uma determinada práxis histórica, como conjunto de representações ou categorias do 'pensamento comum' (que apenas por 'hábito bárbaro' são consideradas conceitos)." 13 De acordo com o autor, se fosse possível conhecer a realidade de forma imediata, não haveria necessidade da ciência e da filosofia. 14 Entretanto, percebemos que, no nível acadêmico e na literatura especializada, os conceitos mais aceitos e, portanto, paradigmáticos, são aqueles elaborados levando em consideração apenas as representações dos trabalhadores. São poucos os autores, mesmo aqueles que creditam ao lazer sua capacidade de romper com o cotidiano, que conseguem ultrapassar este nível ao elaborarem suas conceituações (mais certo, neste caso, seria dizer representação). No máximo, o que fazem é uma reprodução daquelas representações, obviamente de uma forma mais elaborada, mas apenas reprodução. É assim, por exemplo, que DUMAZEDIER elabora sua definição de lazer. Suas referências são obtidas a partir de uma enquete feita junto a operários numa cidade da França. Escreve o autor: Lazer é um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade, seja para repousar, seja para divertir-se, recrear-se e entreter-se, ou ainda para desenvolver sua informação ou formação desinteressada, sua participação social voluntária ou sua livre capacidade criadora, após livrar-se ou desembaraçar-se das obrigações profissionais, familiares e sociais. 15 Dentro desta mesma concepção, embora partindo de referências obtidas em outros autores, entre eles o conceito de DUMAZEDIER, Renato REQUIXA considera o 12 Sobre o conceito de circunstância, ver HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 4. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, Idem, ibidem, p DUMAZEDIER, Jofre. Op. cit., p. 34.

8 8 lazer como (...) ocupação não-obrigatória, de livre escolha do indivíduo que a vive, e cujos valores propiciam condições de recuperação psicossomática e de desenvolvimento social. 16 Os elementos utilizados pelos trabalhadores para expressarem seus pensamentos sobre lazer poderiam já indicar alguns caminhos "seguros" a ser trilhados para a implantação de uma política de lazer juntos aos assentamentos. Ainda mais quando tais representações podem ser tão bem referendadas por dois estudiosos do quilate de DUMAZEDIER e REQUIXA. No entanto, pensamos que as representações de lazer assentadas em valores que lhe dão um sentido de "compensação" às insatisfações cotidianas ou de atividade que conserva a noção de "rompimento" com o cotidiano, não devem ser as mediadoras das ações dos assentamentos neste setor. Podem, no máximo, ser consideradas como um ponto de partida para aquilo que se quer transformar. Concordamos com MARCELLINO quando ele situa as concepções daqueles dois estudiosos no interior das abordagens funcionalistas do lazer, pois, nas palavras do próprio autor, destes conceitos (...) pode-se depreender uma visão 'funcionalista' do lazer, altamente conservadora, que busca a 'paz social', a manutenção da 'ordem', instrumentalizando o lazer como fator de ajuda (...) 'a suportar a disciplina e as imposições obrigatórias da vida social, pela ocupação do tempo livre em atividade equilibradas, socialmente aceitas e moralmente corretas'. " 17 Nesta visão de lazer, podemos acrescentar ainda, está implícita toda uma concepção de vida em que os valores da sociedade estão baseados em relações de "subordinação" e de "domínio" além de sua "facticidade". Embora ainda esteja por ser construída a atuação do MST no setor do lazer que tenha como fim romper com esta concepção, acreditamos que é exatamente desta maneira que devemos encará-la. Aqui estamos novamente nos apoiando em HELLER, quando salienta que "todo homem pensante, que queira transcender a sociedade baseada em relações de subordinação e de domínio, critica e rechaça a sua facticidade, situando-se na ótica de uma utopia." REQUIXA, Renato. Sugestões de diretrizes para uma política nacional de lazer. São Paulo: SESC, 1980, p MARCELLINO, Nelson C. Op. cit., p HELLER, Agnes. El ideal del trabajo desde la optica de la vida cotidiana, in: La revolucion de la vida cotidiana. Barcelona: Editorial Materiales, 1979.

9 9 BIBLIOGRAFIA CUNHA, Newton. A felicidade imaginada. São Paulo: Brasiliense, DUMAZEDIER, Jofre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, FIORI, José Luiz. Em busca do dissenso perdido. Rio de Janeiro: Insight, HELLER, Agnes. El ideal del trabajo desde la optica de la vida cotidiana, in: La revolucion de la vida cotidiana. Barcelona: Editorial Materiales, HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 4. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, HELLER, Agnes. Sociologia de la vida cotidiana. Barcelona: Ed. Península, KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, MARCELLINO, Nelson Carvalho. Lazer e educação. Campinas: Papirus, OLIVEIRA, Paulo de Salles. O Lúdico na vida cotidiana. In: BRUHNS, Heloisa T. (org.). Introdução aos estudos do lazer. Campinas: Editora da Unicamp, REQUIXA, Renato. Sugestões de diretrizes para uma política nacional de lazer. São Paulo: SESC, RESUMO A sociedade brasileira presenciou, nos últimos quinze anos, paralelamente à implantação das políticas econômicas neoliberais, o surgimento de movimentos sociais organizados que buscam construir alternativas de sobrevivência, criando e desenvolvendo novas relações e valores em todas as esferas do cotidiano. Caracterizando-se como grupos de resistência que exercem pressão sobre os poderes constituídos, buscando o atendimento de demandas em termos de políticas públicas que respondam as suas necessidades de melhoria de qualidade de vida, o Movimento dos Sem-Terra (MST) têm acumulado recentemente experiências na esfera do lazer. O objetivo deste trabalho é o de analisar e discutir os significados das práticas e relações sociais estabelecidas no lazer com vistas a contribuir para a elaboração de propostas de políticas públicas nesta esfera da ação humana. Os dados foram coletados em assentamentos do MST, no município de Piratini - RS. Por um lado, observou-se que os significados manifestados por ambos os movimentos estão ainda associados a uma visão instrumental, compensatória e utilitarista do lazer, isto é, o lazer ainda é entendido como uma atividade que tem a capacidade de proporcionar basicamente distração, divertimento, compensações aos esforços despendidos e recuperação da força de trabalho. Por outro lado, observou-se também que existe uma preocupação acentuada com a questão do lazer, o que demonstra uma superação de preconceitos históricos em relação ao assunto, gestados pela hegemonia da moral do trabalho na sociedade capitalista. Os elementos constituintes dos significados expressos pelos assentados ainda são produto de uma aproximação imediata face às suas práticas na esfera do lazer. No entanto, desde já é possível visualizar alguns desafios colocados para um projeto que objetive subsidiar propostas de políticas públicas nesta área, isto é, re-significar estas práticas de forma a romper com valores sociais construídos a partir de relações de dominação presentes no modo de produção capitalista.

Tempo e Atitude na Conceituação do Lazer e Entretenimento

Tempo e Atitude na Conceituação do Lazer e Entretenimento Tempo e Atitude na Conceituação do Lazer e Entretenimento A Palavra Lazer Usamos a palavra lazer de maneira indiscriminada e imprecisa... englobando conceitos diferentes e até conflitantes. Normalmente

Leia mais

Teorias do Lazer. Pedro Athayde 20/04/2017

Teorias do Lazer. Pedro Athayde 20/04/2017 Teorias do Lazer Pedro Athayde 20/04/2017 Relembrar... Atividades de lazer: São atividades culturais, englobando diversos interesses humanos, suas diversas linguagens e manifestações; Podem ser efetuadas

Leia mais

KARL MARX E A EDUCAÇÃO. Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2

KARL MARX E A EDUCAÇÃO. Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2 KARL MARX E A EDUCAÇÃO Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2 BIOGRAFIA Karl Heinrich Marx (1818-1883), nasceu em Trier, Alemanha e morreu em Londres.

Leia mais

Marx e a superação do Estado, Ademar Bogo. Editora Expressão Popular, 2018, por Luciano Cavini Martorano, da Editoria de marxismo21

Marx e a superação do Estado, Ademar Bogo. Editora Expressão Popular, 2018, por Luciano Cavini Martorano, da Editoria de marxismo21 1 Marx e a superação do Estado, Ademar Bogo. Editora Expressão Popular, 2018, por Luciano Cavini Martorano, da Editoria de marxismo21 O crescimento das forças conservadoras e mesmo reacionárias em várias

Leia mais

O Serviço Social na cena contemporânea. Profª. Jussara Almeida

O Serviço Social na cena contemporânea. Profª. Jussara Almeida O Serviço Social na cena contemporânea Profª. Jussara Almeida Texto Base IAMAMOTO, M. V. O Serviço Social na cena contemporânea. In: CFESS/ABEPSS. Serviço Social: direitos e competências profissionais.

Leia mais

36ª Reunião Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO

36ª Reunião Nacional da ANPEd 29 de setembro a 02 de outubro de 2013, Goiânia-GO O ENSINO DE HISTÓRIA NOS JORNAIS DA PROPOSTA CURRICULAR DE SANTA CATARINA Carlos Alberto Bertaiolli UNIPLAC Agência Financiadora: FAPESC No contexto do processo de redemocratização do Estado brasileiro

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EFI147 Estudo do Lazer I

Programa Analítico de Disciplina EFI147 Estudo do Lazer I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação Física - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2

Leia mais

A SOCIOLOGIA E A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE

A SOCIOLOGIA E A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE A SOCIOLOGIA E A RELAÇÃO ENTRE O INDIVÍDUO E A SOCIEDADE A vida em sociedade exige que os indivíduos se conformem aos comportamentos e valores socialmente instituídos em cada cultura e momento histórico.

Leia mais

APRENDER E ENSINAR EM ACAMPAMENTOS-MST- TOCANTINS: REFLEXÕES SOBRE SABERES CONSTRUÍDOS NA LUTA PELA TERRA.

APRENDER E ENSINAR EM ACAMPAMENTOS-MST- TOCANTINS: REFLEXÕES SOBRE SABERES CONSTRUÍDOS NA LUTA PELA TERRA. APRENDER E ENSINAR EM ACAMPAMENTOS-MST- TOCANTINS: REFLEXÕES SOBRE SABERES CONSTRUÍDOS NA LUTA PELA TERRA. Mariane Emanuelle da S.Lucena Orientador 2 ; Rejane C. Medeiros de Almeida. 1 Aluno do Curso de

Leia mais

Lazer, cultura e saúde

Lazer, cultura e saúde Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial prof. Ricardo Ricci Uvinha Universidade de São Paulo USP Política Nacional de Promoção de Saúde Prática corporal /atividade física I Ações na

Leia mais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais DESIGUALDADE DE GÊNERO: UMA QUESTÃO DE NATUREZA IDEOLÓGICA Failon Mitinori Kinoshita (Acadêmico) failonpr2016@gmail.com Italo Batilani (Orientador), e-mail: batilani@hotmail.com Universidade Estadual do

Leia mais

LIBERDADE E POLÍTICA KARL MARX

LIBERDADE E POLÍTICA KARL MARX LIBERDADE E POLÍTICA KARL MARX MARX Nasceu em Tréveris (na época pertencente ao Reino da Prússia) em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Foi filósofo, jornalista e revolucionário

Leia mais

MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES

MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES MOVIMENTOS SOCIAIS E POLÍTICA NO TOCANTINS: LUTA PELA TERRA E PRODUÇÃO DE SABERES Aluno (a): Renata Karoline Rocha Bezerra Rejane Cleide Medeiros de Almeida Aluna do Curso de Ciências Sociais; Campus de

Leia mais

Teoria de Karl Marx ( )

Teoria de Karl Marx ( ) Teoria de Karl Marx (1818-1883) Professora: Cristiane Vilela Disciplina: Sociologia Bibliografia: Manual de Sociologia. Delson Ferreira Introdução à Sociologia. Sebastião Vila Sociologia - Introdução à

Leia mais

A sociologia de Marx. A sociologia de Marx Monitor: Pedro Ribeiro 24/05/2014. Material de apoio para Monitoria

A sociologia de Marx. A sociologia de Marx Monitor: Pedro Ribeiro 24/05/2014. Material de apoio para Monitoria 1. (Uel) O marxismo contribuiu para a discussão da relação entre indivíduo e sociedade. Diferente de Émile Durkheim e Max Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo sociedade separadamente

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA Data Aprovação: 02/03/2015 Data Desativação: Nº Créditos : 6 Carga Horária Total: Carga Horária Teórica: Carga Horária Prática: Carga Horária Teórica/Prátical: Carga Horária Seminário: Carga Horária Laboratório:

Leia mais

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR

PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: A FUNÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO ESCOLAR BATILANI, Italo GASPARIN, João Luiz RESUMO Este trabalho apresenta elementos que indicam a função social da educação escolar na pedagogia

Leia mais

SUSTENTABILIDADE E VIABILIDADE DOS EMPREENDIMENTOS ASSOCIATIVOS *

SUSTENTABILIDADE E VIABILIDADE DOS EMPREENDIMENTOS ASSOCIATIVOS * SUSTENTABILIDADE E VIABILIDADE DOS EMPREENDIMENTOS ASSOCIATIVOS * Gabriel Kraychete Processo de trabalho, viabilidade econômica e gestão democrática. A produção, fora do seu contexto, é uma abstração.

Leia mais

6º Congresso de Pós-Graduação

6º Congresso de Pós-Graduação 6º Congresso de Pós-Graduação AS PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES CLÁSSICOS DA ESCOLA DE FRANKURT A PRIMEIRA GERAÇÃO: HORKHEIMER, ADORNO, MARCUSE E BENJAMIM PARA UMA POSSÍVEL TEORIA DO LAZER - COLOCAÇÕES

Leia mais

A INCLUSÃO ( PINTAR O FUTURO )

A INCLUSÃO ( PINTAR O FUTURO ) JARDIM INFANTIL POPULAR DA PONTINHA PROJETO PEDAGÓGICO DO CATL ( EXTENSÃO DE HORÁRIO E INTERRUPÇÕES LETIVAS ) A INCLUSÃO ( PINTAR O FUTURO ) ANIMADORA SOCIO CULTURAL MARIA JOSÉ MAGÉSSI ANO LETIVO 2018

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA RESUMO

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA RESUMO 03564 PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: UMA CONSTRUÇÃO COLETIVA Simeri de Fatima Ribas Calisto Regina Bonat Pianovski Rosana Aparecida de Cruz RESUMO Este trabalho apresenta um estudo sobre o processo de elaboração

Leia mais

A PRÁXIS CONSTRUTIVISTA PIAGETIANA E SUA INFLUÊNCIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE EDUCAÇÃO. da Paraíba UFPB/PPGE

A PRÁXIS CONSTRUTIVISTA PIAGETIANA E SUA INFLUÊNCIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE EDUCAÇÃO. da Paraíba UFPB/PPGE A PRÁXIS CONSTRUTIVISTA PIAGETIANA E SUA INFLUÊNCIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE EDUCAÇÃO Maria Aparecida Rosa de Andrade 1 Profª. Drª Maria Das Graças de Almeida Baptista 2 ² Resumo: O presente artigo tem

Leia mais

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.

O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Elaine Samora Carvalho e França Antunes, Patrícia Bispo De Araújo. Universidade Estadual Júlio de Mesquita

Leia mais

10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio

10 Ensinar e aprender Sociologia no ensino médio A introdução da Sociologia no ensino médio é de fundamental importância para a formação da juventude, que vive momento histórico de intensas transformações sociais, crescente incerteza quanto ao futuro

Leia mais

Didática e a prática pedagógica na orientação da racionalidade técnica

Didática e a prática pedagógica na orientação da racionalidade técnica EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRÁTICA DE ENSINO: POSSIBILIDADE DE UMA RELAÇÃO QUE SUPERE A DICOTOMIA ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA SOARES JÚNIOR, Néri Emilio UEG GT-04: Didática Este trabalho tem como objetivo apresentar

Leia mais

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias

Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Vamos brincar de construir as nossas e outras histórias Ano 02

Leia mais

O COMPROMISSO POLÍTICO DO PEDAGOGO NA ESCOLA: SABER E SABER FAZER

O COMPROMISSO POLÍTICO DO PEDAGOGO NA ESCOLA: SABER E SABER FAZER O COMPROMISSO POLÍTICO DO PEDAGOGO NA ESCOLA: SABER E SABER FAZER Maisa Haeglifer 1 Marizete Tavares Nascimento da Silva 2 Neiva Gallina Mazzuco 3 Sérgio Almeida da Silva 4 O presente trabalho é resultado

Leia mais

Karl Marx ( ) Alunos: Érick, Lucas e Pedro Profª: Neusa

Karl Marx ( ) Alunos: Érick, Lucas e Pedro Profª: Neusa Karl Marx (1818-1883) Alunos: Érick, Lucas e Pedro Profª: Neusa Vida Nasceu em Trèves - Prússia (Reino alemão). Em 1835 e 18h36, estudou Direito, História, Filosofia, Arte, e Literatura na Universidade

Leia mais

ATIVIDADES DE TEMPO LIVRE E ATIVIDADES DE LAZER

ATIVIDADES DE TEMPO LIVRE E ATIVIDADES DE LAZER ATIVIDADES DE TEMPO LIVRE E ATIVIDADES DE LAZER Carlos da Fonseca Brandão 1 Resumo: Este artigo procura abordar, num primeiro momento os conceitos de lazer e de tempo livre, a partir dos estudos dos diversos

Leia mais

TESTE DIAGNÓSTICO DE PRODUTIVIDADE para gestão de tempo e de vida

TESTE DIAGNÓSTICO DE PRODUTIVIDADE para gestão de tempo e de vida Olá, seja bem-vinda! Esse teste é parte integrante do Programa de life coaching Produtividade Em Ação. Faça o teste de diagnóstico de produtividade e depois de terminar o programa e colocar em prática

Leia mais

1 Introdução 1.1. Problema de pesquisa

1 Introdução 1.1. Problema de pesquisa 1 Introdução 1.1. Problema de pesquisa As mudanças no mundo do trabalho impulsionaram o reposicionamento das empresas exigindo novas definições para o processo de produção e de gestão das relações de trabalho.

Leia mais

Família e Políticas Públicas: Limites e Possibilidades de Atuação do Assistente Social

Família e Políticas Públicas: Limites e Possibilidades de Atuação do Assistente Social Família e Políticas Públicas: Limites e Possibilidades de Atuação do Assistente Social Ms. Camila Felice Jorge Assistente Social da PMSP, professora do Centro Brasileiro Ítalo Brasileiro, com grande vivência

Leia mais

RELATO DOS RESULTADOS DA ANÁLISE COMPARATIVA DA DISSERTAÇÃO MARX E FREIRE: A EXPLORAÇÃO E A OPRESSÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA. 1.

RELATO DOS RESULTADOS DA ANÁLISE COMPARATIVA DA DISSERTAÇÃO MARX E FREIRE: A EXPLORAÇÃO E A OPRESSÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA. 1. RELATO DOS RESULTADOS DA ANÁLISE COMPARATIVA DA DISSERTAÇÃO MARX E FREIRE: A EXPLORAÇÃO E A OPRESSÃO NOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA. PAULO EDUARDO DIAS TADDEI1; PROFESSORA Drª. CONCEIÇÃO PALUDO2 1Universidade

Leia mais

EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA

EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA Volume 05, número 01, fevereiro de 2018. EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA Francisco Vieira Cipriano 1 Para iniciarmos nosso debate acerca do complexo da educação é necessário um debate acerca do ser social.

Leia mais

FIEP BULLETIN - Volume 80 - Special Edition - ARTICLE I (http://www.fiepbulletin.net)

FIEP BULLETIN - Volume 80 - Special Edition - ARTICLE I (http://www.fiepbulletin.net) O TRABALHO EDUCATIVO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES EMANCIPADORAS NA ESCOLA: A ATIVIDADE PRÁTICA DA CULTURA CORPORAL COMO EXPRESSÃO DA LIBERDADE HUMANA. IRINEU ALIPRANDO TUIM

Leia mais

KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico-

KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico- KARL MARX -Vida, obra e contexto sociopolítico- Catiele, Denis, Gabriela, Júlia, Nicolas e Vinícius Karl Heinrich Marx Nasceu em 5 de maio de 1818, na cidade de Treves, no sul da Prússia Renana (região

Leia mais

Bárbara Oliveira ROSA* Analúcia Bueno dos Reis GIOMETTI. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP - Câmpus de Franca.

Bárbara Oliveira ROSA* Analúcia Bueno dos Reis GIOMETTI. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP - Câmpus de Franca. O TRABALHO COM MATERIAIS RECICLÁVEIS: INCLUSÃO OU EXCLUSÃO? Bárbara Oliveira ROSA* Analúcia Bueno dos Reis GIOMETTI Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP - Câmpus de Franca barbarass@hotmail.com.br

Leia mais

Qual Educação Ambiental desejamos? Caminhos para a Recuperação da EXISTÊNCIA (Boaventura de Souza SANTOS Sociologia das Ausências )

Qual Educação Ambiental desejamos? Caminhos para a Recuperação da EXISTÊNCIA (Boaventura de Souza SANTOS Sociologia das Ausências ) Recuperar a VIDA Qual Educação Ambiental desejamos? Sandro Tonso - sandro@ft.unicamp.br 1.Ecologia do saber novo diálogo de conhecimentos com o estabelecimento de uma nova epistemologia do saber, que valorize

Leia mais

FEMINISMO. Luta das mulheres pela igualdade

FEMINISMO. Luta das mulheres pela igualdade FEMINISMO Luta das mulheres pela igualdade Bases do feminismo moderno (TEORIA FEMINISTA) Concentração na luta com o patriarcado A teoria feminista defende que a dominação masculina e subordinação feminina

Leia mais

Profª Karina Oliveira Bezerra Aula 05 Unidade 1, capítulo 5: p. 63 Unidade 8, capítulo 5: p. 455 Filme: Germinal

Profª Karina Oliveira Bezerra Aula 05 Unidade 1, capítulo 5: p. 63 Unidade 8, capítulo 5: p. 455 Filme: Germinal Profª Karina Oliveira Bezerra Aula 05 Unidade 1, capítulo 5: p. 63 Unidade 8, capítulo 5: p. 455 Filme: Germinal No século XIX, em decorrência do otimismo trazido pelas idéias de progresso (positivismo),

Leia mais

*Formação docente e profissional

*Formação docente e profissional *Formação docente e profissional FORMAR-SE PARA A MUDANÇA E A INCERTEZA 1 1 IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2006.

Leia mais

Nesse sentido, as políticas públicas de lazer têm, além de muitas outras funções, a de ser um dos indicadores de qualidade de vida de um povo.

Nesse sentido, as políticas públicas de lazer têm, além de muitas outras funções, a de ser um dos indicadores de qualidade de vida de um povo. Analise do Programa Esporte e Lazer na Cidade (PELC) em Pelotas/RS. MÜLLER, Dalila. Universidade Federal de Pelotas. dmuller@ufpel.edu.br. HALLAL, Dalila Rosa. Universidade Federal de Pelotas. dalilahallal@gmail.com.

Leia mais

Av. Ipiranga, 6681 p. 05 sala Porto Alegre RS - Brasil Fone: (51) Fax (51)

Av. Ipiranga, 6681 p. 05 sala Porto Alegre RS - Brasil Fone: (51) Fax (51) Identificação da fonte Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - PPG em Ciências Sociais Núcleo de Estudos de Organizações, Segurança Pública e Cidadania

Leia mais

Santomé (1998) explica que a denominação

Santomé (1998) explica que a denominação CURRÍCULO INTEGRADO Marise Nogueira Ramos Santomé (1998) explica que a denominação currículo integrado tem sido utilizada como tentativa de contemplar uma compreensão global do conhecimento e de promover

Leia mais

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4

COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4 COMUNICAÇÃO APLICADA MÓDULO 4 Índice 1. Significado...3 1.1. Contexto... 3 1.2. Intertextualidade... 3 1.2.1. Tipos de intertextualidade... 3 1.3. Sentido... 4 1.4. Tipos de Significado... 4 1.4.1. Significado

Leia mais

NOTAS SOBRE A IMPORTÂNCIA METODOLÓGICA DOS CONCEITOS

NOTAS SOBRE A IMPORTÂNCIA METODOLÓGICA DOS CONCEITOS Ensaios FEE, Porto Alegre, 9(lj:121-125, 1988 NOTAS SOBRE A IMPORTÂNCIA METODOLÓGICA DOS CONCEITOS Áurea Corrêa de Miranda Breitbach' "Toda ciência seria supérflua se a aparência e a essência das coisas

Leia mais

A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem:

A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem: Questão 1 A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem: O desconhecimento das condições histórico-sociais concretas em que vivemos, produzidas

Leia mais

INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA:

INSTITUIÇÃO: ÁREA TEMÁTICA: TÍTULO: FESTIVAL UNIVERSITÁRIO DE VERÃO AUTORES: Lauro Pires Xavier Neto; José Gonçalves da Lopes Júnior; Líbia de Araújo Pereira; Gustavo Marques Porto Cardoso; Júlio César Alves de Oliveira; Nádia Luz

Leia mais

EDUCAÇÃO FÍSICA LAZER - EDUCAÇÃO DO CAMPO

EDUCAÇÃO FÍSICA LAZER - EDUCAÇÃO DO CAMPO EDUCAÇÃO FÍSICA LAZER - EDUCAÇÃO DO CAMPO Tonet, Márcia Leoni Klock Loss, Margio Cezar RESUMO O Estudo tem como justificativa analisar a grande carência encontrada na escola do campo pela ausência da prática

Leia mais

Se o trabalho não avança, autonomia feminina não se dá plenamente"

Se o trabalho não avança, autonomia feminina não se dá plenamente Sociedade T E R Ç A - F E I R A, 1 1 D E J U L H O D E 2 0 1 7 Entrevista - Lucia Garcia Se o trabalho não avança, autonomia feminina não se dá plenamente" por Dimalice Nunes publicado 26/06/2017 00h17,

Leia mais

A VIABILIDADE DA CANA-DE- AÇÚCAR NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DO PONTAL DO PARANAPANEMA-SP*

A VIABILIDADE DA CANA-DE- AÇÚCAR NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DO PONTAL DO PARANAPANEMA-SP* A VIABILIDADE DA CANA-DE- AÇÚCAR NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DO PONTAL DO PARANAPANEMA-SP* Prof. Dr. Armando Pereira Antonio * Prof. Ms. Bernardo Mançano Fernandes Prof.a. Dra. Fátima Rotundo da Silveira

Leia mais

MENINAS DA VILA: POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. Introdução

MENINAS DA VILA: POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA. Introdução MENINAS DA VILA: POR UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA Edgar Antônio Nery Alves Camelo¹, Carla Conti Freitas ² ¹ UEG, Câmpus Inhumas * edgarnery@gmail.com ² UEG, Câmpus Inhumas Resumo: Este trabalho apresenta

Leia mais

A UTILIDADE DO ENSINO DE MATEMÁTICA SUBJACENTE NAS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Iuri Kieslarck Spacek

A UTILIDADE DO ENSINO DE MATEMÁTICA SUBJACENTE NAS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Iuri Kieslarck Spacek A UTILIDADE DO ENSINO DE MATEMÁTICA SUBJACENTE NAS TENDÊNCIAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Iuri Kieslarck Spacek Resumo: O conceito de utilidade se estabelece com diferentes significados em distintas concepções

Leia mais

Positivismo de Augusto Comte, Colégio Ser Ensino Médio Introdução à Sociologia Prof. Marilia Coltri

Positivismo de Augusto Comte, Colégio Ser Ensino Médio Introdução à Sociologia Prof. Marilia Coltri Positivismo de Augusto Comte, Émile Durkheim e Karl Marx Colégio Ser Ensino Médio Introdução à Sociologia Prof. Marilia Coltri Problemas sociais no século XIX Problemas sociais injustiças do capitalismo;

Leia mais

05 Quando a gente se aposenta Fica um pouco a imaginar Eu vou deixar esse porto Sem ter outro pra aportar Mesmo quando nossa âncora Já tem onde se

05 Quando a gente se aposenta Fica um pouco a imaginar Eu vou deixar esse porto Sem ter outro pra aportar Mesmo quando nossa âncora Já tem onde se 01 Desde que a gente nasce E começa a respirar A vida já vai mostrando Que teremos que lutar E a gente é obrigado A começar a chorar 02 Quando se olha ao redor E vê a vida passando A gente vai crescendo

Leia mais

Saberes e Práticas na Construção de Sujeitos e Espaços Sociais: Educação, Geografia, Interdisciplinaridade

Saberes e Práticas na Construção de Sujeitos e Espaços Sociais: Educação, Geografia, Interdisciplinaridade R E S E N H A 257 258 Saberes e Práticas na Construção de Sujeitos e Espaços Sociais: Educação, Geografia, Interdisciplinaridade CLÁUDIA LUÍSA ZEFERINO PIRES Doutoranda em Geografia (UFRGS), Professora

Leia mais

O TRABALHO NA DIALÉTICA MARXISTA: UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA.

O TRABALHO NA DIALÉTICA MARXISTA: UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA. O TRABALHO NA DIALÉTICA MARXISTA: UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA. SANTOS, Sayarah Carol Mesquita UFAL sayarahcarol@hotmail.com INTRODUÇÃO Colocamo-nos a fim de compreender o trabalho na dialética marxista,

Leia mais

A educação popular na práxis do ProJovem Campo Saberes da Terra Capixaba. Maria Geovana Melim Ferreira

A educação popular na práxis do ProJovem Campo Saberes da Terra Capixaba. Maria Geovana Melim Ferreira A educação popular na práxis do ProJovem Campo Saberes da Terra Capixaba Maria Geovana Melim Ferreira Queremos continuar estudando do jeito do ProJovem Campo! Educando da comunidade quilombola do Córrego

Leia mais

DA HABITAÇÃO POPULAR AO DIREITO À CIDADE: O PROGRAMA MINHA CASA, MINHAVIDA, DO VILA DO SUL E VILA BONITA, EM VITORIA DA CONQUISTA (BA)

DA HABITAÇÃO POPULAR AO DIREITO À CIDADE: O PROGRAMA MINHA CASA, MINHAVIDA, DO VILA DO SUL E VILA BONITA, EM VITORIA DA CONQUISTA (BA) DA HABITAÇÃO POPULAR AO DIREITO À CIDADE: O PROGRAMA MINHA CASA, MINHAVIDA, DO VILA DO SUL E VILA BONITA, EM VITORIA DA CONQUISTA (BA) Rita de Cássia Ribeiro Lopes 1 Suzane Tosta Souza 2 Esse resumo faz

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2016 Curso: Graduação em Turismo Disciplina: Filosofia e Antropologia Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) Visão de mundo e

Leia mais

DISCURSO, PRAXIS E SABER DO DIREITO

DISCURSO, PRAXIS E SABER DO DIREITO DISCURSO, PRAXIS E SABER DO DIREITO ELZA ANTONIA PEREIRA CUNHA MESTRANDA CPGD - UFSC A análise do discurso jurídico, proposta por nossa equipe, reside num quadro epistemológico geral com articulação de

Leia mais

Lazer, cultura e saúde

Lazer, cultura e saúde Mestrado Profissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial Lazer, cultura e saúde prof. Ricardo Ricci Uvinha Universidade de São Paulo USP Barreiras de acesso ao Lazer CARACTERIZAÇÃO: Ciclo vital Gênero

Leia mais

como se deu seu desenvolvimento e identificando quais fatores condicionaram sua manifestação. Duarte (2001), outro pesquisador representante dessa

como se deu seu desenvolvimento e identificando quais fatores condicionaram sua manifestação. Duarte (2001), outro pesquisador representante dessa 1 PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: PROPOSIÇÕES E CATEGORIAS MAZZEU, Lidiane Teixeira Brasil UNESP GT-08: Formação de Professores Agência Financiadora: CNPq O presente texto consiste

Leia mais

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM LAZER: REVISÃO DE CONCEITOS

ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM LAZER: REVISÃO DE CONCEITOS ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM LAZER: REVISÃO DE CONCEITOS Elisângela Luzia de Andrade, Fernando Varoto, Jederson Garbin Tenório, Rosana de Almeida e Ferreira, Cinthia Lopes da Silva Resumo

Leia mais

ANIMAÇÃO CULTURAL: CONCEITOS E AÇÃO

ANIMAÇÃO CULTURAL: CONCEITOS E AÇÃO ANIMAÇÃO CULTURAL: CONCEITOS E AÇÃO LEAL, Lucas 1 UERJ/UNIRIO 1 Coordenador da disciplina Seminário de práticas educativas II no curso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade à distância na Universidade

Leia mais

A PROPOSTA DE PAZ LEVADA A ONU PELO DR. DAISAKU IKEDA

A PROPOSTA DE PAZ LEVADA A ONU PELO DR. DAISAKU IKEDA A PROPOSTA DE PAZ LEVADA A ONU PELO DR. DAISAKU IKEDA A Constituição Federal, em seu preambulo, sob a proteção de Deus, e taxativa no sentido de que os representantes do povo brasileiro, reuniram-se em

Leia mais

Fiscal Sociologia do Trabalho Material de Apoio 2 Haroldo Guimarães Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Fiscal Sociologia do Trabalho Material de Apoio 2 Haroldo Guimarães Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Fiscal Sociologia do Trabalho Material de Apoio 2 Haroldo Guimarães 2013 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Professor Haroldo Guimarães haroldoguimaraes2003@yahoo.com.br

Leia mais

Introdução. Graduanda do Curso de Psicologia FACISA/UNIVIÇOSA. com. 2

Introdução. Graduanda do Curso de Psicologia FACISA/UNIVIÇOSA.   com. 2 PROJETO RAÍZES: PENSANDO NO FUTURO Maria Virgínia Marra Paliani 1, Matheus Macedo de Souza 2, Melyne Dias 3, Augusto Provensani 4, Nelimar Ribeiro de Castro 5 Resumo: Este artigo descreve a implantação

Leia mais

A PROFISSÃO COMO RECURSO PARA A INSERÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E MILITÂNCIA NO MST Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição:

A PROFISSÃO COMO RECURSO PARA A INSERÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E MILITÂNCIA NO MST Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: A PROFISSÃO COMO RECURSO PARA A INSERÇÃO, SOCIALIZAÇÃO E MILITÂNCIA NO MST Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: MUSZINSKI, Luciana; PETRARCA, Fernanda Rios Luciana Muszinski

Leia mais

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Anais da Semana de Pedagogia da UEM ISSN Online: 2316-9435 XX Semana de Pedagogia da UEM VIII Encontro de Pesquisa em Educação / I Jornada Parfor O BRINCAR: A IMPORTÂNCIA E AS CONTRIBUIÇÕES NA EDUCAÇÃO

Leia mais

Atividade de Integração

Atividade de Integração Aula nº: Data: / / Tema: Leis Morais - Lei do Trabalho Atividade de Integração Sugestão para aplicação do conteúdo doutrinário 1 o. Momento: Distribuir em recortes de papel as 12 perguntas e respostas,

Leia mais

IMAGENS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CHARGES E CARTUNS POSTADOS NA INTERNET

IMAGENS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CHARGES E CARTUNS POSTADOS NA INTERNET IMAGENS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CHARGES E CARTUNS POSTADOS NA INTERNET Luiz Henrique Ferraz Pereira 1 Resumo O presente trabalho surge como uma reflexão de como se representa o universo de relações

Leia mais

O CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

O CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA O CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA CENÁRIO HISTÓRICO A Sociologia surge como conseqüência das mudanças trazidas por duas grandes revoluções do século XVIII. As mudanças trazidas pelas duas

Leia mais

Texto da questão. Escolha uma: a. Classe social. b. Universo social. c. Atividade humana. d. Comunicação. e. Natureza humana.

Texto da questão. Escolha uma: a. Classe social. b. Universo social. c. Atividade humana. d. Comunicação. e. Natureza humana. Questão 1 O ser humano, construído a partir de sua natureza a natureza humana, se apropria e altera o ambiente com comportamentos, modos, valores e expressões próprios da sua cultura e da sua história

Leia mais

O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE?

O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE? O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE? Nildo Viana Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás; Doutor em Sociologia; Autor de diversos livros, entre os quais, O Capitalismo na Era

Leia mais

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano

DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano DISCIPLINA DE CIÊNCIAS SOCIAIS (FILOSOFIA) OBJETIVOS: 6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano Introduzir o estudante ao pensamento crítico filosófico por meio de reflexões sobre o seu próprio cotidiano. Apresentar

Leia mais

ÉTICA: FUNDAMENTOS SÓCIO - HISTÓRICOS

ÉTICA: FUNDAMENTOS SÓCIO - HISTÓRICOS ÉTICA: FUNDAMENTOS SÓCIO - HISTÓRICOS Autora: Mônica E. da Silva Ramos CURSO: Serviço Social ÉTICA: Fundamentos sócio - históricos O trabalho ora posto nasce das inquietudes e reflexões da autora desenvolvidas

Leia mais

Aula 04. Os modos de produção. 1. O processo de produção

Aula 04. Os modos de produção. 1. O processo de produção Aula 04 Os modos de produção 1. O processo de produção Todos os indivíduos que vivem em sociedade utilizam bens e serviços produzidos por ela mesma. Seja em forma de alimento ou na compra de um veículo,

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE ESTUDOS EM ATUALIDADES

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE ESTUDOS EM ATUALIDADES Trabalho RELATO DE EXPERIÊNCIA DO GRUPO DE ESTUDOS EM ATUALIDADES Ricardo Scopel Velho 1 Dalton Luiz de Menezes Reis 2 O projeto Grupo de Estudos em Atualidades tem como objetivo discutir e propor intervenções

Leia mais

Teoria da Democracia e Representação política

Teoria da Democracia e Representação política Teoria da Democracia e Representação política 1 Estado Contemporâneo Toma decisões para o conjunto da sociedade e dispõe de meios para torná-las imperativas a todos. Por essa razão, sua estrutura de comando

Leia mais

FILOSOFIA E SOCIEDADE: O TRABALHO NA SOCIEDADE MODERNA

FILOSOFIA E SOCIEDADE: O TRABALHO NA SOCIEDADE MODERNA FILOSOFIA E SOCIEDADE: O TRABALHO NA SOCIEDADE MODERNA FILOSOFIA E SOCIEDADE: O TRABALHO NA SOCIEDADE MODERNA O ser humano ao longo de sua existência foi construindo um sistema de relação com os demais

Leia mais

IDEOLOGIA: ENSINO DE FILOSOFIA E DIFICULDADES DO PENSAMENTO ANTI-IDEOLÓGICO NA ESCOLA INTRODUÇÃO

IDEOLOGIA: ENSINO DE FILOSOFIA E DIFICULDADES DO PENSAMENTO ANTI-IDEOLÓGICO NA ESCOLA INTRODUÇÃO IDEOLOGIA: ENSINO DE FILOSOFIA E DIFICULDADES DO PENSAMENTO ANTI-IDEOLÓGICO NA ESCOLA Caio Felipe Varela Martins 1 Universidade Estadual de Paraíba (UEPB) INTRODUÇÃO O seguinte texto aborda as dificuldades

Leia mais

João Genaro Finamor Neto UFRGS

João Genaro Finamor Neto UFRGS A precarização do trabalho docente na rede estadual de educação do Rio Grande do Sul: a contratação temporária de professores como flexibilização das relações de trabalho UFRGS gefinamor@gmail.com Introdução

Leia mais

O PAPEL DOS JOGOS COMO RECURSO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: BRINCANDO E APRENDENDO COM MATEMÁTICA

O PAPEL DOS JOGOS COMO RECURSO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: BRINCANDO E APRENDENDO COM MATEMÁTICA O PAPEL DOS JOGOS COMO RECURSO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: BRINCANDO E APRENDENDO COM MATEMÁTICA Everton dos Santos Avelar Marcio Luiz Santos Damasceno - Daniela Batista Santos André Ricardo Magalhães

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

CONCEITOS. Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma

CONCEITOS. Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma CONCEITOS Realidade Social Ideologia Alienação Paradigma QUEM É VOCÊ?! Você já pensou por que você acha que é o que é? Por que se define como sendo estudante, brincalhão, rapaz, bom jogador de futebol?

Leia mais

Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Economia Solidária: uma prática educativa às integrantes de um Banco Comunitário

Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Economia Solidária: uma prática educativa às integrantes de um Banco Comunitário Educação de Jovens e Adultos no Contexto da Economia Solidária: uma prática educativa às integrantes de um Banco Comunitário Eixo: AP2_8066843 Rita C. Z. Barrofaldi, Renata C. G. Meneghetti Universidade

Leia mais

A IMPORTANCIA DA REFLEXÃO NO DIREITO ELEITORAL

A IMPORTANCIA DA REFLEXÃO NO DIREITO ELEITORAL A IMPORTANCIA DA REFLEXÃO NO DIREITO ELEITORAL Michael Dionisio de SOUZA 1 Daiele dos Santos KAIZER 2 RESUMO A ideia de reflexão encontra-se ligada com o surgimento da filosofia, podendo ser considerada

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. Patrícia Cugler 1 Nathalia Azevedo 2, Lucas Alencar, Margareth Mara 4

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS. Patrícia Cugler 1 Nathalia Azevedo 2, Lucas Alencar, Margareth Mara 4 A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA PARA A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS Patrícia Cugler 1 Nathalia Azevedo 2, Lucas Alencar, Margareth Mara 4 1 IFRJ/Licenciando, patriciacugler@gmail.com 2 IFRJ/Licenciando,

Leia mais

A CULTURA CORPORAL PATRIMONIAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUBSÍDIOS DE UM MULTICUTURALISMO CRÌTICO RESUMO

A CULTURA CORPORAL PATRIMONIAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUBSÍDIOS DE UM MULTICUTURALISMO CRÌTICO RESUMO A CULTURA CORPORAL PATRIMONIAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: SUBSÍDIOS DE UM MULTICUTURALISMO CRÌTICO Franz Carlos Oliveira Lopes Licenciado e Bacharel em Educação Física Professor da rede Municipal

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL E A DEMOCRACIA

O SERVIÇO SOCIAL E A DEMOCRACIA O SERVIÇO SOCIAL E A DEMOCRACIA Francieli Jaqueline Gregório INTRODUÇÃO:O Serviço Social como construção histórica é um mecanismo de regulação social, assim como as políticas sociais. Enquanto o Serviço

Leia mais

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL Kelen dos Santos Junges - UNESPAR/Campus de União da Vitória Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória

Leia mais

TÍTULO: 100% PERIFERIA - O SUJEITO PERIFÉRICO: UM OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA SOCIAL?

TÍTULO: 100% PERIFERIA - O SUJEITO PERIFÉRICO: UM OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA SOCIAL? TÍTULO: 100% PERIFERIA - O SUJEITO PERIFÉRICO: UM OBJETO DE ESTUDO DA PSICOLOGIA SOCIAL? CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

Leia mais

Prof. Carla Cristina Dutra Búrigo

Prof. Carla Cristina Dutra Búrigo Centro Sócio-Econômico INPEAU - Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária IGLU - Instituto de Gestão e Liderança Universitária GESTÃO DE PESSOAS EM IES Prof. Carla Cristina Dutra

Leia mais

Marxismo e Autogestão

Marxismo e Autogestão MARXISMO AUTOGESTIONÁRIO O Significado da Solidão Richard Roll A solidão é um sentimento humano provocado pela situação de estar só. Esta é a definição mais simples de solidão, mas nós podemos derivar

Leia mais

Sociologia Alemã: Karl Marx e Max Weber. Prof. Robson Vieira 1º ano

Sociologia Alemã: Karl Marx e Max Weber. Prof. Robson Vieira 1º ano Sociologia Alemã: Karl Marx e Max Weber Prof. Robson Vieira 1º ano Karl Marx Karl Marx Fazia uma critica radical ao capitalismo; Suas teorias foram além das obras e das universidades; Ativista do movimento

Leia mais

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CONCEPÇÃO DOS TRABALHADORES

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CONCEPÇÃO DOS TRABALHADORES EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA CONCEPÇÃO DOS TRABALHADORES Secretaria Nacional de Formação FUNDADA EM 28/08/1983 3.820 - Entidades Filiadas 7.890.353 - Sócios 24.062.754 Representados Porto Seguro, BA 16 de

Leia mais

Marco. Sábado, 23 de Março de 2019 S O C I O L O G I A RELAÇÕES SOCIAIS. A sociedade dos indivíduos

Marco. Sábado, 23 de Março de 2019 S O C I O L O G I A RELAÇÕES SOCIAIS. A sociedade dos indivíduos VEST MAPA MENTAL Marco @vestmapamental Sábado, 23 de Março de 2019 S O C I O L O G I A RELAÇÕES SOCIAIS A sociedade dos indivíduos Examinamos até aqui três diferentes perspectivas de análise da relação

Leia mais

Gênero e Saúde: representações e práticas na luta pela saúde da mulher

Gênero e Saúde: representações e práticas na luta pela saúde da mulher Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008 Gênero e Saúde: representações e práticas na luta pela saúde da mulher Elaine Ferreira Galvão (UEL) Gênero; Saúde

Leia mais