LITERATURA MYRICELINE SOLUÇÃO PARA GORDURA LOCALIZADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LITERATURA MYRICELINE SOLUÇÃO PARA GORDURA LOCALIZADA"

Transcrição

1 MYRICELINE SOLUÇÃO PARA GORDURA LOCALIZADA Uso: Externo Fator de Correção: Não se aplica Fator de Equivalência: Não se aplica INCI name: Dihydromyricetin, Butylene Glycol, Water Myriceline é um ingrediente ativo exclusivo anticelulítico, obtido a partir da planta Myrica cerifera L., padronizado em DHM (dihidromiricetina), reduz significativamente a lipogênese e a adipogênese, ao mesmo tempo em que aumenta a quebra de gordura acumulada. É capaz de agir simultaneamente sobre esses três caminhos (lipogênese, lipólise e adipogenese), modificando o metabolismo lipídico e, de forma inédita, influenciando a diferenciação dos adipócitos. É o único anticelulítico com um mecanismo de ação baseado na atividade da inibição das vias anabólicas e adipogênicas dos adipócitos, atuando assim na variação do tamanho das células adiposas e sua capacidade de armazenar lipídeos, além de também atuar na variação do número de células. Recomendação de uso A concentração de uso indicada, com base nos estudos de eficácia é de 3,0 a 7,0% em formulações destinadas ao uso diário, podendo ser incorporado em cremes, loções, gel, gelcreme, séruns, produtos específicos anticelulíticos, óleos terapêuticos, entre outras. Aplicações Myriceline é indicado para tratamentos corporais específicos, destinado para público geral. Myriceline é muito versátil e pode ser manipulado em diferentes formulações: Cremes, loções, gel, gel-creme, leites corporais; Hidratantes de uso diário para as áreas afetadas com gordura localizada e celulite; Sprays e séruns; Óleos para massagem. Vantagens 100% natural Livre de parabenos Seguro, podendo ser utilizado com total segurança por pessoas com peles sensíveis e/ou sensibilizadas. Farmacotecnica Myriceline é solúvel em água, podendo ser adicionado em bases prontas, ou no final do processo de manipulação da base, devendo ser incorporado em temperaturas abaixo de 50ºC. Conservar em local bem fechado e ao abrigo da luz. ph de estabilidade: 4,0 6,5. Mecanismo de ação Tratamentos cosméticos anticelulíticos, redutores de medidas e remodeladores faciais e corporais, tem como objetivo fundamental, remodelar e reduzir a quantidade de gordura presente no tecido adiposo. Para isso, existem três caminhos possíveis: Inibição da lipogênese diminuindo a síntese de novos triglicerídeos pelos adipócitos. Estimulo da lipólise ativando a degradação dos triglicerídeos já acumulados nas células.

2 Diminuição da adipogênese reprimindo a diferenciação dos pré-adipócitos em adipócitos maduros. Na maioria dos casos, os ingredientes ativos trabalham exclusivamente em um desses mecanismos, principalmente na estimulação da lipólise como, por exemplo, a cafeína e derivados xantínicos. Alguns poucos produtos chegam a inibir a lipogênese de forma significativa. Myriceline atua reduzindo significativamente a lipogênese (-64%), adipogênese (-63%) e aumenta a lipólise (x 11,7 vezes). Sua ação se deve a inibição seletiva da atividade da tirosina-quinase (subunidade β**), que é um receptor de insulina, uma proteína de membrana, envolvida no metabolismo lipídico das células adiposas. **Subunidade β: receptores encarredados pela transdução de sinal dentro das células, devido a sua atividade de tirosina quinase. Myriceline e a Lipólise: Lipólise é uma via catabólica que consiste na obtenção de ácidos graxos (AG) e glicerol, a partir das reservas de Triglicerídeos (TG). Ela se inicia com a ação de hormônios como o glucagon e a adrenalina, que aumentam dos níveis de camp, fazendo com que a PKA fosforile uma serina da HSL (Lipase hormônio sensível), tornando-a ativa. Uma vez ativada, a HSL migra até a superfície da gotícula lipídica e aí desenvolve sua ação de lipase, degradando os TG a diacilglicerídeos e estes a monoacilglicerídeos.

3 Desta forma, ele impede a degradação do camp e provoca um aumento da lipólise no tecido. Myriceline e a Lipogênese: a lipogênese é um processo inverso da lipólise, e seu objetivo é acumular energia na forma de Triglicerídeos, dentro dos adipócitos. Esse processo é acelerado pela ativação de enzimas bloqueadoras na lipólise, como a Tirosina-Quinase, a IRS e a PI3K. Assim, ao mesmo tempo em que estimula a lipólise, impedindo seu bloqueio, Myriceline também exerce uma ação inibidora da lipogênese. Myriceline e a adipogênese: adipogênese é o processo de maturação celular no qual as células pré-adipocitárias acabam convertendo-se em adipócitos maduros, células especializadas que regulam a quantidade de reservas de gordura presentes no tecido adiposo. Esse processo envolve a ação de diversas proteínas, entre elas a GLUT4, a Perilipina e a Caveolina. A redução na síntese destas proteínas tem como consequência a inibição da adipogênese: GLUT4: é um transportador de glicose, encontrado nos adipócitos e células musculares. Este processo produz a expressão gênica deste transportador, que acaba armazenado no citoplasma na forma de vesículas. A translocação destas vesículas até a membrana plasmática também se produz por meio de uma sinalização intracelular, iniciada pela atividade da tirosina-quinase (subunidade β), envolvendo as enzimas PI3K e PKC. Perilipina: é uma proteína reguladora da lipólise e adipogênese. Em sua ausência, as células não podem formar as gotículas de gordura e a HSL (Lipase Hormônio Sensível) têm maior acesso a elas, resultando em um alto grau de lipólise basal. Na ausência dessa proteína, os pré-adipócitos não podem se diferenciar a adipócitos adultos. As chamadas caveolas (invaginações da superfície da membrana celular), abundantes nos adipócitos, se formam em presença de proteínas estruturais chamadas caveolinas, como a Caveolina-1. Parece que elas formam um sub-compartimento da membrana celular especializado na transdução de sinais, onde se concentram numerosos receptores e efetores citoplasmáticos. A ausência de caveolina-1 impede a formação dessas caveolas, reduz o nível de diferenciação celular e diminui o acúmulo de lipídeos no tecido adiposo. Myriceline interfere neste processo, reduzindo a diferenciação dos pré-adipócitos através da redução de proteínas envolvidas no processo de maturação celular. É um ativo anticelulítico excepcional. Ele age sobre o metabolismo do tecido adiposo, proporcionando efeitos imediatos (estimulação da lipólise) e prolongados (bloqueio da lipogênese e redução da adipogênese). Esse mecanismo de ação único resulta em resultados excelentes, e o torna a melhor opção para um tratamento completo: PREVENÇÃO: Reduz a adipogênese, reduzindo a capacidade de acumular gorduras. TRATAMENTO: Aumenta a lipólise, queimando a gordura armazenada. MANUTENÇÃO: Reduz a lipogênese, evitando a formação de novos depósitos de gordura.

4 Comprovação de eficácia Teste in vitro 1. Inibição das Proteínas da via Metabólica de Bloqueio da Lipólise Cultura de adipócitos foi mantida durante 24hs na presença de 75ppm de Myriceline. Passado este tempo, as células foram incubadas na presença de 0,6 ppm de insulina (controle positivo) por 30 minutos. Por uma técnica de imunoprecipitação foi possível avaliar a quantidade de proteínas produzidas pelas células. Os resultados mostraram que Myriceline inibe fortemente quatro das principais proteínas que bloqueiam a lipólise. O gráfico seguinte mostra os resultados obtidos em comparação ao controle: Gráfico 1. Myriceline inibiu fortemente as 4 principais proteínas responsáveis por bloquear a lipólise: Tirosina-Quinase (-66,73%), IRS-1 (-85,63%), PI3K (-67,46%) e PKB (-71,63%). Observa-se que Myriceline, afeta significativamente a sinalização da lipólise de adipócitos. 2. Degradação dos TGs nos Adipócitos Adipócitos foram incubados na presença de diferentes dosagens do Myriceline (150ppm, 75ppm, 30 ppm e 15ppm); culturas controle foram feitas com adrenalina (controle positivo) e com meio de cultura puro (controle negativo). Os resultados mostraram que, após o período de incubação, Myriceline estimulou a lipólise de forma notável, aumentando em quase 12x a degradação dos TGs e liberação do glicerol, em relação ao controle. Esses resultados mostram que Myriceline impede o bloqueio da lipólise e, com isso, promove um forte aumento na queima de gordura. 3. Inibição da Lipogênese (Síntese de AG): Culturas de adipócitos contendo glicose radioativa (marcada) e 0,0066ppm de insulina foram tratadas com diferentes doses de Myriceline (75ppm, 30ppm e 15ppm) e incubadas por 24hs. Após esse período, fez-se a determinação do pool intracelular de AG presentes nos TG sintetizados a partir desta glucose isso permite medir quanto dessa glicose foi convertida e armazenada na forma de lipídeos (TGs) durante o período de teste. Os resultados mostraram que Myriceline reduziu em 64% a lipogênese. 4. Inibição da síntese de Proteínas envolvidas na adipogênese Culturas de pré-adipócitos foram tratadas com 30ppm de Myriceline e com substâncias capazes de estimular sua diferenciação. Após alguns dias, obtiveram-se lisados celulares destas culturas e, com o uso de anticorpos específicos, determinou-se a expressão de GLUT- 4, Perilipina e Caveolina-1. Os resultados mostraram que nas culturas tratadas com

5 Myriceline, a quantidade dessas proteínas era muito inferior ao controle: GLUT4 (-40%), Perilipina (-56%) e Caveolina-1 (-46%). 5. Redução da adipogênese Pré-adipócitos foram cultivados na presença de diferentes concentrações do Myriceline (3ppm, 7,5ppm, 15ppm, 30ppm e 75ppm) e de estimulantes da diferenciação celular. Após alguns dias, avaliou-se a morfologia das células tratadas e das culturas controle (tingimento com Oil Red O) e a concentração de TG (Método colorimétrico). Avaliando a morfologia das células, podemos ver claramente no controle, a transição de pré-adipócitos indiferenciados até células adiposas arredondadas, maduras; já nas culturas tratadas com Myriceline, o que se vê é uma grande quantidade de células não diferenciadas. Houve uma redução de 63% na formação de adipócitos maduros (para 75ppm de ativo). Pelo método colorimétrico, se observa uma diferença significativa na quantidade e tamanho dos depósitos de TG, que aparecem muito inferiores nas culturas tratadas com Myriceline.

6 Situação final final da diferenciação Coloração com Oil Red O

7 Estes resultados demonstram a capacidade de Myriceline em inibir o processo de diferenciação celular dos pré-adipócitos e, consequentemente, de diminuir a formação de adipócitos maduros, com grande capacidade de armazenamento de gordura. Teste in vivo 1. Medida da densidade da derme Neste teste, 10 voluntários utilizaram uma formulação contendo 7% de Myriceline ( 0,32% DHM) nas coxas, 2x ao dia durante 28 dias. Os resultados foram avaliados com DermScan, que permite medir os infiltrados de tecido adiposo na derme: Quanto menos infiltrado de tecido adiposo presente na derme, maior será sua densidade e mais elevados os valores registrados. Os voluntários que usaram Myriceline apresentaram um aumento de 11,4% na densidade da derme (em relação ao uso do placebo). Controle Voluntário 4 75 ppm Referências bibliográficas 1. Material do Fabricante - Provital Group/ Espanha. Última atualização: 05/06/15 MJD

Butylene Glycol; Water (Aqua); Dihydromyricetin. Modelador do tecido adiposo: a solução cosmética para o tratamento da gordura localizada.

Butylene Glycol; Water (Aqua); Dihydromyricetin. Modelador do tecido adiposo: a solução cosmética para o tratamento da gordura localizada. Produto INCI Definição MYRICELINE Butylene Glycol; Water (Aqua); Dihydromyricetin Modelador do tecido adiposo: a solução cosmética para o tratamento da gordura localizada. Propriedades Os tratamentos cosméticos

Leia mais

INCI Name: Citrus Aurantium Amara Fruit Extract, Caffeine, Lecithin, Alcohol, Pentylene Glycol, Aqua/Water

INCI Name: Citrus Aurantium Amara Fruit Extract, Caffeine, Lecithin, Alcohol, Pentylene Glycol, Aqua/Water Amarashape Tecnologia em combinação efetiva para delinear formas INCI Name: Citrus Aurantium Amara Fruit Extract, Caffeine, Lecithin, Alcohol, Pentylene Glycol, Aqua/Water A gordura é armazenada no tecido

Leia mais

LITERATURA ISO-SLIMCOMPLEX 4 SUBSTANCIAS ATIVAS EM UM ÚNICO PRODUTO ANTICELULÍTICO

LITERATURA ISO-SLIMCOMPLEX 4 SUBSTANCIAS ATIVAS EM UM ÚNICO PRODUTO ANTICELULÍTICO ISO-SLIMCOMPLEX 4 SUBSTANCIAS ATIVAS EM UM ÚNICO PRODUTO ANTICELULÍTICO INCI name: Spirulina Platensis Extract (and) Soy Isoflavones (and) Caffeine (and) Carnitine (and) Polysorbate 80 (and) Phenoxyethanol

Leia mais

TENS UP TENSOR IMEDIATO, RESULTADOS PROLONGADOS!

TENS UP TENSOR IMEDIATO, RESULTADOS PROLONGADOS! TENS UP TENSOR IMEDIATO, RESULTADOS PROLONGADOS! INCI name: CichoriumIntybus (Chicory) Root Oligosaccharides, Water, Glycerin, CaesalpiniaSpinosaGum. Propriedades Tens UP é um inovador ingrediente dermocosmético

Leia mais

ISO-SLIMCOMPLEX ANTICELULÍTICO E REDUTOR

ISO-SLIMCOMPLEX ANTICELULÍTICO E REDUTOR ISO-SLIMCOMPLEX ANTICELULÍTICO E REDUTOR Isoflavonas da soja para um corpo perfeito Iso-SlimComplex é um ingrediente tanto redutor quanto anticelulitico, a base de genisteína, ingrediente biologicamente

Leia mais

Hyanify (Lipotec/Espanha)

Hyanify (Lipotec/Espanha) Hyanify (Lipotec/Espanha) Hyanify (Lipotec/Espanha) Ácido Hialurônico extra para a pele! INCI Name: Water, Propanediol, Disodium Phosphate, Xanthan Gum, Saccharide Isomerate (INCI proposed), Sodium Phosphat,

Leia mais

TENS UP TENSOR IMEDIATO, RESULTADOS PROLONGADOS!

TENS UP TENSOR IMEDIATO, RESULTADOS PROLONGADOS! TENS UP TENSOR IMEDIATO, RESULTADOS PROLONGADOS! INCI name: CichoriumIntybus (Chicory) Root Oligosaccharides, Water, Glycerin, CaesalpiniaSpinosaGum. Propriedades Tens UP é um inovador ingrediente dermocosmético

Leia mais

Estratégias de regulação do metabolismo. Epinefrina, glucagon e insulina

Estratégias de regulação do metabolismo. Epinefrina, glucagon e insulina Estratégias de regulação do metabolismo Epinefrina, glucagon e insulina Estratégias de regulação do metabolismo Com a participação de enzimas Aula sobre enzimas... Com a participação de hormônios como

Leia mais

Epinefrina, glucagon e insulina. Hormônios com papéis fundamentais na regulação do metabolismo

Epinefrina, glucagon e insulina. Hormônios com papéis fundamentais na regulação do metabolismo Epinefrina, glucagon e insulina Hormônios com papéis fundamentais na regulação do metabolismo Epinefrina ou adrenalina Estímulos para a secreção de epinefrina: Perigos reais ou imaginários Exercício físico

Leia mais

MELSCREEN COFFEE EL DEO

MELSCREEN COFFEE EL DEO MELSCREEN COFFEE EL DEO DESCRIÇÃO Óleo desodorizado, extraído de grãos verdes de café (Coffea arabica) através de prensagem a frio. INCI Name: Coffea Arabica (Coffee) Seed Oil. INTRODUÇÃO À medida em que

Leia mais

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS!

LITERATURA MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! MERATRIM REDUTOR DE MEDIDAS DIMINUÇÃO DAS MEDIDAS DE CINTURA E QUADRIL EM 2 SEMANAS! A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. Segundo dados

Leia mais

METABOLISMO ENERGÉTICO integração e regulação alimentado jejum catabólitos urinários. Bioquímica. Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes

METABOLISMO ENERGÉTICO integração e regulação alimentado jejum catabólitos urinários. Bioquímica. Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes METABOLISMO ENERGÉTICO integração e regulação alimentado jejum catabólitos urinários Bioquímica Profa. Dra. Celene Fernandes Bernardes REFERÊNCIA: Bioquímica Ilustrada - Champe ESTÁGIOS DO CATABOLISMO

Leia mais

Literatura PERFELINE

Literatura PERFELINE Literatura PERFELINE PERFELINE INCI Name: Water, Carnitine, Caffeine, Ruscus Aculeatus Root Extract, Citric Acid, Potassium Sorbate, Sodium Benzoate. PERFELINE é uma combinação de cafeína, L-carnitina

Leia mais

Pâncreas Endócrino Controle da glicemia

Pâncreas Endócrino Controle da glicemia Pâncreas Endócrino Controle da glicemia Curso de Odontologia da UEM Prof. Kellen Brunaldi Silverthorn (Cap. 22) Guyton (Cap. 78) O SNC é responsável por cerca de 50% da glicose diariamente consumida para

Leia mais

LITERATURA LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO

LITERATURA LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO LOWAT PERCA PESO 2X MAIS RÁPIDO A obesidade está associada a um desequilíbrio entre ingestão alimentar e gasto energético, e é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. A obesidade

Leia mais

QBQ 0230 Bioquímica. Carlos Hotta. Metabolismo integrado do corpo 17/11/17

QBQ 0230 Bioquímica. Carlos Hotta. Metabolismo integrado do corpo 17/11/17 QBQ 0230 Bioquímica Carlos Hotta Metabolismo integrado do corpo 17/11/17 Órgãos especializados: fígado - Garante a síntese de substrato energético para os demais tecidos - Sintetiza e armazena glicogênio

Leia mais

21/10/2014. Referências Bibliográficas. Produção de ATP. Substratos Energéticos. Lipídeos Características. Lipídeos Papel no Corpo

21/10/2014. Referências Bibliográficas. Produção de ATP. Substratos Energéticos. Lipídeos Características. Lipídeos Papel no Corpo Referências Bibliográficas Livro: McArdle & Katch & Katch. Fisiologia do Exercício: Metabolismo de Lipídeos Durante o Exercício Físico Aeróbico Prof. Dr. Paulo Rizzo Ramires Escola de Educação Física e

Leia mais

Prof. Dra. Bruna Oneda

Prof. Dra. Bruna Oneda Hipertrofia Muscular Prof. Dra. Bruna Oneda Hipertrofia muscular A hipertrofia de fibras musculares individuais, com o treinamento de força, é resultante de um aumento da síntese de proteínas musculares,

Leia mais

LPD S LIGHTENING. Ascorbil fosfato de sódio nanoencapsulado em sistema LPD s

LPD S LIGHTENING. Ascorbil fosfato de sódio nanoencapsulado em sistema LPD s LPD S LIGHTENING Ascorbil fosfato de sódio nanoencapsulado em sistema LPD s A aplicação tópica de substâncias, como a vitamina C, são fontes de fornecimento de antioxidantes para os tecidos, especialmente

Leia mais

Hormônios do pâncreas. Insulina. Glucagon. Somatostatina. Peptídeos pancreáticos

Hormônios do pâncreas. Insulina. Glucagon. Somatostatina. Peptídeos pancreáticos Endocrinologia do Pâncreas! O pâncreas como um órgão endócrino Importante papel na absorção, distribuição e armazenamento de vários substratos energéticos Hormônios do pâncreas Insulina Glucagon Somatostatina

Leia mais

REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO DO GLICOGÊNIO E DE LIPÍDIOS

REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO DO GLICOGÊNIO E DE LIPÍDIOS REGULAÇÃO HORMONAL DO METABOLISMO DO GLICOGÊNIO E DE LIPÍDIOS Tiroxina Epinefrina (adrenalina) Glucagon Insulina Hormônios esteroides: Cortisol (Suprarenal) Progesterona Testosterona Estradiol Aldosterona

Leia mais

Envelhecer... Um tempo de beleza, permitindo que a vida desabroche com. ChroNOline

Envelhecer... Um tempo de beleza, permitindo que a vida desabroche com. ChroNOline Envelhecer... Um tempo de beleza, permitindo que a vida desabroche com ChroNOline INCI Name: Caprooyl tetrapeptide-3 (and) Dextran (and) Glycerin (and) Water CAS Number: 56-81-5, 7732-18-5, 9004-54-0 ENVELHECIMENTO

Leia mais

VOLUFILINE (Hydrogenated Polyisobutene Anemarrhena asphodeloides (Root) extract)

VOLUFILINE (Hydrogenated Polyisobutene Anemarrhena asphodeloides (Root) extract) VOLUFILINE (Hydrogenated Polyisobutene Anemarrhena asphodeloides (Root) extract) RESGATA A VOLUMETRIA DA PELE ADIPOGÊNESE PARA LIPOLIFTING + PREENCHIMENTO CUTÂNEO, muito além do colágeno REVERTE O ASPECTO

Leia mais

30/05/2017. Metabolismo: soma de todas as transformações químicas que ocorrem em uma célula ou organismo por meio de reações catalisadas por enzimas

30/05/2017. Metabolismo: soma de todas as transformações químicas que ocorrem em uma célula ou organismo por meio de reações catalisadas por enzimas Metabolismo: soma de todas as transformações químicas que ocorrem em uma célula ou organismo por meio de reações catalisadas por enzimas Metabolismo energético: vias metabólicas de fornecimento de energia

Leia mais

X50 PURE WHITE. Potente clareador da pele encapsulado em sistema peptídico X50 ITD

X50 PURE WHITE. Potente clareador da pele encapsulado em sistema peptídico X50 ITD X50 PURE WHITE Potente clareador da pele encapsulado em sistema peptídico X50 ITD X50 Pure White é uma nanocápsula inteligente formada por dupla camada com peptídeos específicos em sua superfície. Através

Leia mais

O pâncreas é constituído por dois tipos principais de tecidos: (1) os ácinos, que secretam sucos digestivos no duodeno, e (2) as ilhotas de

O pâncreas é constituído por dois tipos principais de tecidos: (1) os ácinos, que secretam sucos digestivos no duodeno, e (2) as ilhotas de 1 2 3 O pâncreas é constituído por dois tipos principais de tecidos: (1) os ácinos, que secretam sucos digestivos no duodeno, e (2) as ilhotas de Langerhans, que secretam insulina, glucagon e somatostatina

Leia mais

Pâncreas Endócrino. Prof. Dr. Luiz Carlos C. Navegantes. Ramal: 4635

Pâncreas Endócrino. Prof. Dr. Luiz Carlos C. Navegantes. Ramal: 4635 Pâncreas Endócrino Prof. Dr. Luiz Carlos C. Navegantes navegantes@fmrp.usp.br Ramal: 4635 O diabetes mellitus É uma síndrome decorrente da falta de insulina ou da incapacidade de a insulina de exercer

Leia mais

Embriologia (BMH120) - Biologia Noturno. Aula 1

Embriologia (BMH120) - Biologia Noturno. Aula 1 Embriologia (BMH120) - Biologia Noturno Aula 1 Introdução das Bases Moleculares e Celulares: Sinalização Intracelular Prof. Rodrigo A. P. Martins ICB - LaNCE - HUCFF - UFRJ Objetivos Ao final desta aula

Leia mais

Fisiologia do Sistema Endócrino. Pâncreas Endócrino. Anatomia Microscópica. Anatomia Microscópica

Fisiologia do Sistema Endócrino. Pâncreas Endócrino. Anatomia Microscópica. Anatomia Microscópica Fisiologia do Sistema Endócrino Pâncreas Endócrino Prof. Dr. Leonardo Rigoldi Bonjardim Profa. Adjunto do Depto. De Fisiologia-CCBS-UFS Material disponível em: http://www.fisiologiaufs.xpg.com.br 2006

Leia mais

Fisiologia celular I. Fisiologia Prof. Msc Brunno Macedo

Fisiologia celular I. Fisiologia Prof. Msc Brunno Macedo celular I celular I Objetivo Conhecer os aspectos relacionados a manutenção da homeostasia e sinalização celular Conteúdo Ambiente interno da célula Os meios de comunicação e sinalização As bases moleculares

Leia mais

Concentre Coralline. Estudos: 1- Biodisponibilidade do Cálcio: Medida da penetração de diferentes fontes de cálcio nas células. Concentre Coralline:

Concentre Coralline. Estudos: 1- Biodisponibilidade do Cálcio: Medida da penetração de diferentes fontes de cálcio nas células. Concentre Coralline: Concentre Coralline É o extrato aquoso da Corallina officinalis., rico em cálcio e que oferece uma notável e imediata disponibilidade desse elemento para as células. Além do cálcio, Concentre Coralline

Leia mais

HORMÔNIOS VEGETAIS. Katia Christina Zuffellato-Ribas

HORMÔNIOS VEGETAIS. Katia Christina Zuffellato-Ribas HORMÔNIOS VEGETAIS Katia Christina Zuffellato-Ribas HORMÔNIO VEGETAL COMPOSTO ORGÂNICO, NÃO NUTRIENTE, DE OCORRÊNCIA NATURAL, PRODUZIDO NA PLANTA, O QUAL, EM BAIXAS CONCENTRAÇÕES (10-4 A 10-6 M), PROMOVE,

Leia mais

Palmitoyl hydrolyzed wheat protein

Palmitoyl hydrolyzed wheat protein Produto INCI Definição Propriedades DEEPALINE PVB Palmitoyl hydrolyzed wheat protein Peptídeo com forte ação em rugas causadas pela fadiga biológica e mecânica da pele. - Renova a epiderme, estimulando

Leia mais

BIOSKINUP CONTOUR INCI

BIOSKINUP CONTOUR INCI BIOSKINUP CONTOUR INCI Name: Lilium candidum flower extract (and) Pthychopetalum olacoides extract (and) Pfaffia sp extract (and) Water (and) Butyleneglycol (and) PEG-40 hydrogenated castor oil Descrição:

Leia mais

Controle Hormonal do Metabolismo

Controle Hormonal do Metabolismo Homeostase Metabólica Controle Hormonal do Metabolismo Disponibilidade De substrato energético Necessidade dos tecidos Alexandre Havt Nível sanguíneo de nutrientes Nível hormonal Impulso nervoso Integração

Leia mais

EFEITOS NA OBESIDADE: PERGUNTE AO ESPECIALISTA Compostos bioativos

EFEITOS NA OBESIDADE: PERGUNTE AO ESPECIALISTA Compostos bioativos EFEITOS NA OBESIDADE: PERGUNTE AO ESPECIALISTA Compostos bioativos JORNADA DE NUTRIÇÃO DO NIDEN / 2017 Profa. Dra. Édira Castello Branco de Andrade Gonçalves Introdução Compostos Bioativos Compostos fenólicos

Leia mais

ECOFFEA DESCRIÇÃO. Extrato glicerinado de torta de café verde (Coffea arabica) orgânico. INCI NAME CAS EINECS (I)/ELINCS (L)

ECOFFEA DESCRIÇÃO. Extrato glicerinado de torta de café verde (Coffea arabica) orgânico. INCI NAME CAS EINECS (I)/ELINCS (L) 1 ECOFFEA DESCRIÇÃO Extrato glicerinado de torta de café verde (Coffea arabica) orgânico. INCI NAME CAS EINECS (I)/ELINCS (L) Water (EU: Aqua, JPN: Onsen-Sui) 7732-18-5 231-791-2 (I) Coffea Arabica (Coffee)

Leia mais

LPD S MASLINIC ACID. A pele renova e aumenta sua espessura, a face é redefinida e manchas desaparecem.

LPD S MASLINIC ACID. A pele renova e aumenta sua espessura, a face é redefinida e manchas desaparecem. LPD S MASLINIC ACID Ácido Maslínico nanoencapsulado em sistema LPD s O Ácido Maslínico é uma substância obtida através do resíduo da moagem de azeitonas. Classificado como um triterpeno pentacíclico, o

Leia mais

Procapil é um ativo composto por 3 substâncias que agem em sinergia:

Procapil é um ativo composto por 3 substâncias que agem em sinergia: PROCAPIL (Butylene Glycol (and) Water (Aqua) (and) PPG-26-Buteth-26 (and) PEG-40 Hydrogenated Castor Oil (and) Apigenin (and) Oleanolic Acid (and) Biotinoyl Tripeptide-1) PREVINE O ENVELHECIMENTO FOLICULAR

Leia mais

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Fisiologia Endócrina. O Pâncreas. Prof. Wagner de Fátima Pereira

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM. Fisiologia Endócrina. O Pâncreas. Prof. Wagner de Fátima Pereira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Fisiologia Endócrina O Pâncreas Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas Faculdade de Ciências Biológica e da Saúde

Leia mais

BIOMIMETIC LRF COMPLEX

BIOMIMETIC LRF COMPLEX BIOMIMETIC LRF COMPLEX DESCRIÇÃO Manteiga natural extraída por prensagem a frio, de amêndoas de palmeiras do gênero Astrocaryum sp. INCI NAME CAS N EINECS (I)/ELINCS (L) Astrocaryum Murumuru Seed Butter

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA DCV CCS006 - BIOLOGIA CELULAR. Sinalização Celular SALVADOR - BA 2016

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA DCV CCS006 - BIOLOGIA CELULAR. Sinalização Celular SALVADOR - BA 2016 UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA VIDA DCV CCS006 - BIOLOGIA CELULAR Sinalização Celular PROFª POLYANNA CARÔZO DE OLIVEIRA SALVADOR - BA 2016 Introdução Evolução da multicelularidade

Leia mais

GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON

GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON GUIA DE ESTUDOS INSULINA E GLUCAGON 1) O pâncreas é uma glândula mista, ou seja, possui função endócrina e exócrina. Na porção endócrina, o pâncreas produz dois hormônios: a insulina e o Esses hormônios

Leia mais

O ácido láctico é obtido por fermentação a partir do açúcar. Sem que haja a utilização de derivados de origem animal.

O ácido láctico é obtido por fermentação a partir do açúcar. Sem que haja a utilização de derivados de origem animal. Lasilium INCI Name: Sodium Lactate Methylsilanol Lasilium é uma solução de silanol obtido por uma síntese molecular entre silício e o ácido láctico. O ácido láctico é obtido por fermentação a partir do

Leia mais

Aula: 29 Temática: Metabolismo dos lipídeos parte I

Aula: 29 Temática: Metabolismo dos lipídeos parte I Aula: 29 Temática: Metabolismo dos lipídeos parte I Os lipídeos são armazenados em grandes quantidades como triglicerídeos neutros altamente insolúveis, tanto nos vegetais como nos animais. Eles podem

Leia mais

AGMATINE SULFATE. Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor

AGMATINE SULFATE. Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor AGMATINE SULFATE Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor Introdução Agmatine foi descoberto em 1910, por Albrecht Kossel, ganhador do prêmio Nobel, que iniciou uma pesquisa, que levou mais de 100 anos

Leia mais

Bioquímica Nutrição Estrutura, propriedades, digestão, transporte, absorção e oxidação de lipídeos. Prof. Sérgio Henrique

Bioquímica Nutrição Estrutura, propriedades, digestão, transporte, absorção e oxidação de lipídeos. Prof. Sérgio Henrique Bioquímica Nutrição Estrutura, propriedades, digestão, transporte, absorção e oxidação de lipídeos Prof. Sérgio Henrique Bioquímica - aula 7 Estrutura O que são lipídeos (gorduras)? São ácidos graxos ácidos

Leia mais

Iris Iso. Isoflavonas tópicas de ação antiaging. INCI Name: Butylene glycol and Iris florentina root extract

Iris Iso. Isoflavonas tópicas de ação antiaging. INCI Name: Butylene glycol and Iris florentina root extract Iris Iso Isoflavonas tópicas de ação antiaging INCI Name: Butylene glycol and Iris florentina root extract O envelhecimento cutâneo resulta em diversas mudanças anatômicas e bioquímicas. A principal alteração

Leia mais

BIOSSÍNTESE DE ÁCIDOS GRAXOS E REGULAÇÃO DO METABOLISMO DE GORDURAS

BIOSSÍNTESE DE ÁCIDOS GRAXOS E REGULAÇÃO DO METABOLISMO DE GORDURAS BIOSSÍNTESE DE ÁCIDOS GRAXOS E REGULAÇÃO DO METABOLISMO DE GORDURAS Se carboidratos, gorduras e proteínas são consumidas em quantidades que excedam as necessidades energéticas, o excesso será armazenado

Leia mais

NATURECELLS ANTI STRETCH MARKS

NATURECELLS ANTI STRETCH MARKS NATURECELLS ANTI STRETCH MARKS Células tronco da Centella Asiatica em sistema LPD s NatureCells são constituídas de células meristemáticas, ou seja, células mãe de plantas. Essas células, por sua vez,

Leia mais

ABDOLIANCE. Ação lipolítica e modeladora exclusivamente para homens

ABDOLIANCE. Ação lipolítica e modeladora exclusivamente para homens ABDOLIANCE Ação lipolítica e modeladora exclusivamente para homens ABDOLIANCE Ação lipolítica e modeladora exclusivamente para homens Introdução corporal acontecem mudanças bioquímicas e fisiológicas,

Leia mais

Metabolismo de glicogênio. Via das pentose-fosfatos. Prof. Dr. Henning Ulrich

Metabolismo de glicogênio. Via das pentose-fosfatos. Prof. Dr. Henning Ulrich Metabolismo de glicogênio e Via das pentose-fosfatos Prof. Dr. Henning Ulrich Metabolismo de glicogênio Amido Glicogênio Polissacarídeos Plantas Animais Polissacarídeos - Glicogênio São polímeros de α-d-glicose,

Leia mais

Composição única de biofenóis de frutas com potente atividade lipolítica

Composição única de biofenóis de frutas com potente atividade lipolítica Composição única de biofenóis de frutas com potente atividade lipolítica é um extrato patenteado de frutas alimentícias cítricas (laranja vermelha, toranja e citrus) e extrato de guaraná. Esta combinação

Leia mais

LITERATURA LIPOUT ATIVA TERMOGÊNSE, QUEIMA GORDURA LOCALIZADA

LITERATURA LIPOUT ATIVA TERMOGÊNSE, QUEIMA GORDURA LOCALIZADA LIPOUT ATIVA TERMOGÊNSE, QUEIMA GORDURA LOCALIZADA Tradicionalmente, o tecido gorduroso é considerado responsável por absorver os ácidos graxos livres e os triglicérides para acumula-los e atuar como um

Leia mais

Combinação sinérgica entre Agrião e Genisteína.

Combinação sinérgica entre Agrião e Genisteína. Delentigo TM Combinação sinérgica entre Agrião e Genisteína. INCI (EU-Declaration/ PCPC- Delaration) Lepidium Sativum Sprout Extract (and) Lecithin (and) Soy Isoflavones (and) Polysorbate 80 (and)alcohol

Leia mais

Prof.ª Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti

Prof.ª Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti Prof.ª Kalyne de Menezes Bezerra Cavalcanti Natal/RN Fevereiro de 2011 Fisiologia do Exercício estuda como as estruturas e funções do exercício são alteradas quando somos expostos a exercícios agudos ou

Leia mais

Peptídeo Clareador. TGF-β Biomimético Ação inibidora sobre o MITF para controlar o processo de pigmentação

Peptídeo Clareador. TGF-β Biomimético Ação inibidora sobre o MITF para controlar o processo de pigmentação Peptídeo Clareador TGF-β Biomimético Ação inibidora sobre o MITF para controlar o processo de pigmentação 03/2016 INCI Name: Water (and) Butylene Glycol (and) Hydrogenated Lecithin (and) Sodium Oleate

Leia mais

4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1

4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1 4/19/2007 Fisiologia Animal - Arlindo Moura 1 HIPOTALAMO Neuronios do hipotalamo sintetizam TRH (hormonio tireotrofico) Sistema portahipotalamico hipofisario TRH estimula a sintese e secreacao de TSH (hormonio

Leia mais

Terapia Ocupacional. Fisilogia

Terapia Ocupacional. Fisilogia Curso: Terapia Ocupacional Disciplina: Fisilogia Aula: Membrana Plasmática Profº. Ms. Rafael Palhano Fedato rafapalha@gmail.com Membrana Plasmática ou Membrana celular É uma dupla camada de lipídios com

Leia mais

Mecanismos de comunicação celular 26/05/2015

Mecanismos de comunicação celular 26/05/2015 Mecanismos de comunicação celular 26/05/2015 Alvos terapêuticos Hopkins & Groom (2002) Nature Reviews Drug Discovery 1:727 Elementos da comunicação celular LIGANTE RECEPTOR Há dois tipos de receptores

Leia mais

ÁCIDOS GRAXOS DA SÉRIE W3 NO PESCADO:CONSUMO E SUSTENTABILIDADE

ÁCIDOS GRAXOS DA SÉRIE W3 NO PESCADO:CONSUMO E SUSTENTABILIDADE ÁCIDOS GRAXOS DA SÉRIE W3 NO PESCADO:CONSUMO E SUSTENTABILIDADE Priscila Vieira e Rosa Professora Titular, M. Sc., D. Sc. Nutrição Animal/Peixes Universidade Federal de Lavras - DZO - UFLA ROTEIRO ÁCIDOS

Leia mais

TECIDO ADIPOSO. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Histofisiologia

TECIDO ADIPOSO. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Histofisiologia TECIDO ADIPOSO Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Histofisiologia ORIGEM ORIGEM ATUAL expressão do gene UPC1 Só as células que expressam o receptor gama peroxissômico ativado para proliferação (PPAγ) irão se

Leia mais

Deficiência de ácido graxo essencial pós-natal em camundongos afeta lipoproteínas, lipídios hepáticos, ácidos graxos e expressão de RNAm

Deficiência de ácido graxo essencial pós-natal em camundongos afeta lipoproteínas, lipídios hepáticos, ácidos graxos e expressão de RNAm Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária Deficiência de ácido graxo essencial pós-natal em camundongos afeta lipoproteínas, lipídios hepáticos, ácidos graxos e

Leia mais

L-CARNITINA BASE. Estimulante da energia muscular e redutor da adiposidade cutânea. Informações Técnicas

L-CARNITINA BASE. Estimulante da energia muscular e redutor da adiposidade cutânea. Informações Técnicas Informações Técnicas L-CARNITINA BASE Estimulante da energia muscular e redutor da adiposidade cutânea INCI Name: Levocarnitina CAS number: 541-15-1 Peso Molecular: 161,2 INTRODUÇÃO A Carnitina, uma amina

Leia mais

CARBOIDRATOS Classificação: De acordo com o número de moléculas em sua constituição temos: I- MONOSSACARÍDEOS ( CH 2 O) n n= varia de 3 a 7 Frutose Ga

CARBOIDRATOS Classificação: De acordo com o número de moléculas em sua constituição temos: I- MONOSSACARÍDEOS ( CH 2 O) n n= varia de 3 a 7 Frutose Ga CARBOIDRATOS Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza. Para muitos carboidratos, a fórmula geral é: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" -São moléculas que

Leia mais

Pâncreas endócrino. Regulação do metabolismo orgânico e do balanço energético

Pâncreas endócrino. Regulação do metabolismo orgânico e do balanço energético Pâncreas endócrino Regulação do metabolismo orgânico e do balanço energético Esquema global do metabolismo energético Anabolismo x catabolismo Fluxo das vias energéticas * * * Via global da produção

Leia mais

Características Metabólicas dos Diferentes Tecidos Metabolismo de Estados Patológicos

Características Metabólicas dos Diferentes Tecidos Metabolismo de Estados Patológicos Características Metabólicas dos Diferentes Tecidos Metabolismo de Estados Patológicos 1 Pâncreas - Função exócrina: Secreção de enzimas líticas - Função endócrina (ilhotas): secreção de insulina e glucagon

Leia mais

PANCREAS A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram

PANCREAS A eliminação do suco pancreático é regulada, principalmente, pelo sistema nervoso. Quando uma pessoa alimenta-se, vários fatores geram PANCREAS O pâncreas, uma importante glândula do corpo humano, é responsável pela produção de hormônios e enzimas digestivas. Por apresentar essa dupla função, essa estrutura pode ser considerada um órgão

Leia mais

DIGESTÃO DOS LIPÍDIOS

DIGESTÃO DOS LIPÍDIOS DIGESTÃO DOS LIPÍDIOS - A maior parte das gorduras da dieta são predominantemente triacilglicerois 80% Função da bile: Sais biliares Quebra a gordura, aumentando a área total disponível à ação enzimática

Leia mais

Substâncias de origem natural. * Produzir substâncias químicas que irão produzir efeitos terapêuticos específicos. Estudos farmacológicos

Substâncias de origem natural. * Produzir substâncias químicas que irão produzir efeitos terapêuticos específicos. Estudos farmacológicos FARMACODINÂMICA Mecanismo de ação de fármacos AÇÃO DAS DROGAS Substâncias de origem natural 1920 Estudos farmacológicos * Produzir substâncias químicas que irão produzir efeitos terapêuticos específicos

Leia mais

Gestação - Alterações Hormonais e Metabólicas Durante o Exercício

Gestação - Alterações Hormonais e Metabólicas Durante o Exercício Gestação - Alterações Hormonais e Metabólicas Durante o Exercício Alterações Metabólicas Durante o Exercício na Gestação Durante a gestação as alterações são direcionadas para a manutenção da gestação

Leia mais

PERÍODO ABSORTIVO E PÓS-ABSORTIVO

PERÍODO ABSORTIVO E PÓS-ABSORTIVO PERÍODO ABSORTIVO E PÓS-ABSORTIVO HORMONAS QUE REGULAM O METABOLISMO PRINCIPAIS FONTES DE ENERGIA CELULAR VIAS METABÓLICAS DO PERIODO ABSORTIVO ALTERAÇÕES METABÓLICAS DO PERIODO PÓS-ABSORTIVO PRODUÇÃO

Leia mais

Membrana Celular (Membrana Plasmática)

Membrana Celular (Membrana Plasmática) Partes da Célula: Membrana Celular (Membrana Plasmática) Citoplasma - citosol - organelas (compartimentalização funcional) Núcleo A Membrana Plasmática: estrutura geral O Modelo do Mosaico Fluido A Membrana

Leia mais

AGMATINE SULFATE. Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor INTRODUÇÃO

AGMATINE SULFATE. Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor INTRODUÇÃO AGMATINE SULFATE Ergogênico, cardioprotetor e neuroprotetor INTRODUÇÃO Agmatine foi descoberto em 1910, por Albrecht Kossel, ganhador do prêmio Nobel, que iniciou uma pesquisa, que levou mais de 100 anos

Leia mais

QBQ 0230 Bioquímica. Carlos Hotta. Princípios de Regulação do metabolismo 16/11/17

QBQ 0230 Bioquímica. Carlos Hotta. Princípios de Regulação do metabolismo 16/11/17 QBQ 0230 Bioquímica Carlos Hotta Princípios de Regulação do metabolismo 16/11/17 Como controlamos o fluxo metabólico de uma célula? bases nitrogenadas lipídeos Glicose glicogênio CO 2 + H 2 O aminoácidos

Leia mais

Composição química. Profª Maristela. da célula

Composição química. Profª Maristela. da célula Composição química Profª Maristela da célula Compostos inorgânicos Água Sais minerais Compostos orgânicos Carboidratos Lipídios Proteínas Ácidos nucleicos Vitaminas Água Solvente universal Atua no transporte

Leia mais

REGU -SLIM DESCRIÇÃO HISTÓRICO

REGU -SLIM DESCRIÇÃO HISTÓRICO REGU -SLIM É um complexo único, multi ativo, patenteado para remodelar e suavizar o contorno corporal, acelerando os mecanismos de quebra da gordura subcutânea, proporcionando também suavidade e firmeza

Leia mais

Importância dos processos de sinalização. Moléculas sinalizadoras (proteínas, peptídeos, aminoácidos, hormônios, gases)

Importância dos processos de sinalização. Moléculas sinalizadoras (proteínas, peptídeos, aminoácidos, hormônios, gases) Sinalização celular Importância dos processos de sinalização Seres unicelulares Seres multicelulares Moléculas sinalizadoras (proteínas, peptídeos, aminoácidos, hormônios, gases) Receptores Proteínas -

Leia mais

Bases Moleculares da Obesidade e Diabetes

Bases Moleculares da Obesidade e Diabetes Bases Moleculares da Obesidade e Diabetes Metabolismo Muscular Prof. Carlos Castilho de Barros http://wp.ufpel.edu.br/obesidadediabetes/ Atividade muscular Principais fontes de energia: 1- Carboidratos

Leia mais

Tecido Conjuntivo/Células. Células Residentes: presença constante

Tecido Conjuntivo/Células. Células Residentes: presença constante Tecido Conjuntivo/Células Populações Distintas: Células Residentes: presença constante Células Transitórias: originadas do sangue circulante. Migram para o conjuntivo em processos inflamatórios Tecido

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica Metabólica ENZIMAS

Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica Metabólica ENZIMAS Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Biologia Bioquímica Metabólica ENZIMAS Origem das proteínas e de suas estruturas Níveis de Estrutura Protéica Estrutura das proteínas Conformação

Leia mais

Cada célula é programada para responder a combinações específicas de moléculas sinalizadoras

Cada célula é programada para responder a combinações específicas de moléculas sinalizadoras Sinalização celular Cada célula é programada para responder a combinações específicas de moléculas sinalizadoras Etapas da Sinalização 1) Síntese e liberação da molécula sinalizadora pela célula sinalizadora

Leia mais

Ação Hormonal no Metabolismo

Ação Hormonal no Metabolismo Ação Hormonal no Metabolismo O Metabolismo é composto por muitas reações interconectadas (reações catabólicas e anabólicas). Metabolismo de Carboidratos Complexos Metabolismo de Lipídios Complexos Metabolismo

Leia mais

Adifyline (Lipotec/Espanha)

Adifyline (Lipotec/Espanha) o Adifyline (Lipotec/Espanha) Adifyline (Lipotec/Espanha) Perfeito para diminuir os efeitos causados pelo envelhecimento da pele. INCI Name: Butylene Glycol, Water, Acetyl Hexapeptide-38 As conseqüências

Leia mais

LEGANCE (Butylene glycol Zingiber zerumbet Extract)

LEGANCE (Butylene glycol Zingiber zerumbet Extract) LEGANCE (Butylene glycol Zingiber zerumbet Extract) TRATAMENTO GLOBAL PARA BELEZA DAS PERNAS: TESTADO POR ANGIOLOGISTA AVALIAÇÃO DA MICROCIRCULAÇÃO POR LASER DOPPLER PRÉ E PÓS CIRURGIAS VASCULARES E TRATAMENTO

Leia mais

COMPONENTES ORGÂNICOS: CARBOIDRATOS. Glicídios ou Açúcares

COMPONENTES ORGÂNICOS: CARBOIDRATOS. Glicídios ou Açúcares COMPONENTES ORGÂNICOS: CARBOIDRATOS Glicídios ou Açúcares COMPOSIÇÃO DOS CARBOIDRATOS Compostos constituídos principalmente de: Carbono, Hidrogênio Oxigênio Principal fonte de energia para os seres vivos.

Leia mais

Compostos orgânicos Lipídios. Professor Thiago Scaquetti de Souza

Compostos orgânicos Lipídios. Professor Thiago Scaquetti de Souza Compostos orgânicos Lipídios Professor Thiago Scaquetti de Souza Lipídios Os lipídios são compostos orgânicos caracterizados por serem oleosos ou gordurosos, insolúveis em água e solúveis em solventes

Leia mais

Embebição. Síntese de RNA e proteínas. enzimática e de organelas. Atividades celulares fundamentais que ocorrem na germinação. Crescimento da plântula

Embebição. Síntese de RNA e proteínas. enzimática e de organelas. Atividades celulares fundamentais que ocorrem na germinação. Crescimento da plântula Embebição Respiração Atividade enzimática e de organelas Síntese de RNA e proteínas Atividades celulares fundamentais que ocorrem na germinação Crescimento da plântula Manifestações metabólicas ou bioquímicas

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. A química da vida Parte 3. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. A química da vida Parte 3. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos A química da vida Parte 3 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Lipídios: I Características gerais; II Classificação de lipídios; Lipídios: I Características

Leia mais

Varredor de ROS. Varredor de RNS. Lipochroman TM (Lipotec/Espanha) Inovador antioxidante da pele ROS e RNS

Varredor de ROS. Varredor de RNS. Lipochroman TM (Lipotec/Espanha) Inovador antioxidante da pele ROS e RNS Lipochroman TM (Lipotec/Espanha) Inovador antioxidante da pele ROS e RNS Introdução Radicais e espécies reativas são responsáveis por vários mecanismos que funcionam como gatilho para o envelhecimento

Leia mais

ACNE REDUCE O tratamento Acne Reduce, possúi matérias primas em sua formulação que tratam especificamente da acne e oleosidade. Promovem a renovação celular, protegem a pele contra agentes agressores e

Leia mais

Actigym. O seu personal trainer secreto

Actigym. O seu personal trainer secreto Actigym O seu personal trainer secreto Potencializa os resultados da academia Promove redução das medidas do abdômen, braços e glúteos Define a silhueta Aumenta a tonicidade muscular, melhorando a firmeza

Leia mais

Prostaquinon TM. Identificação. Material Técnico. Fórmula Molecular: Não aplicável. Peso molecular: Não aplicável. DCB/ DCI: Não aplicável

Prostaquinon TM. Identificação. Material Técnico. Fórmula Molecular: Não aplicável. Peso molecular: Não aplicável. DCB/ DCI: Não aplicável Material Técnico Identificação Fórmula Molecular: Não aplicável Peso molecular: Não aplicável DCB/ DCI: Não aplicável CAS: 90064-32-7 INCI: Nigella Sativa (Black cumin) Seed Extract Sinonímia: Prostaquinon

Leia mais

REVINAGE DESCRIÇÃO. Extrato supercrítico apolar de Picão Preto (Bidens pilosa) O verdadeiro Retinoid like

REVINAGE DESCRIÇÃO. Extrato supercrítico apolar de Picão Preto (Bidens pilosa) O verdadeiro Retinoid like REVINAGE DESCRIÇÃO Extrato supercrítico apolar de Picão Preto (Bidens pilosa) O verdadeiro Retinoid like INCI NAME CAS BidensPilosa Extract 1118558-33-0 ---- EINECS (I)/ELINCS (L) Elaeis Guineensis (Palm)

Leia mais

SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM

SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM SISTEMA DIGESTÓRIO 3ª SÉRIE BIOLOGIA PROF. GRANGEIRO 1º BIM QUESTÃO 1 O gráfico abaixo se refere à atividade de uma enzima proteolítica que atua no trato digestório: A enzima em questão é a: a) Tripsina,

Leia mais

Aula de Bioquímica I. Tema: Lipídeos. Prof. Dr. Júlio César Borges

Aula de Bioquímica I. Tema: Lipídeos. Prof. Dr. Júlio César Borges Aula de Bioquímica I Tema: Lipídeos Prof. Dr. Júlio César Borges Depto. de Química e Física Molecular DQFM Instituto de Química de São Carlos IQSC Universidade de São Paulo USP E-mail: borgesjc@iqsc.usp.br

Leia mais

Processo de obtenção de energia das células respiração celular

Processo de obtenção de energia das células respiração celular Processo de obtenção de energia das células respiração celular Lipídeos de armazenamento (Gorduras e óleos) Substâncias que originam ácidos graxos e usadas como moléculas que armazenam energia nos seres

Leia mais

Profa. Alessandra Barone.

Profa. Alessandra Barone. Profa. Alessandra Barone www.profbio.com.br Quando é acionada a lipólise no organismo? ATP? Glicose? Glicólise? Glicogênese? Gliconeogênese? Via das pentoses? Lipídeo: reserva energética em forma de triacilglicerol

Leia mais

Lipídios. 1. Importância: 2. Lipídios de armazenamento: São as gorduras e óleos 25/11/2012. Aula 2 Estrutura de. Lipídios

Lipídios. 1. Importância: 2. Lipídios de armazenamento: São as gorduras e óleos 25/11/2012. Aula 2 Estrutura de. Lipídios Universidade Federal de Pelotas Disciplina de Bioquímica Lipídios Aula 2 Estrutura de Lipídios Os lipídios apesar de quimicamente diferentes entre si, exibem como característica definidora e comum a insolubilidade

Leia mais