PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA GESTÃO SOCIAL EM EMPRESAS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON PR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA GESTÃO SOCIAL EM EMPRESAS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON PR"

Transcrição

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA GESTÃO SOCIAL EM EMPRESAS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON PR Débora Andréa Liessem Vigorena 1 RESUMO: O planejamento estratégico para a Gestão da Responsabilidade Social coorporativa em Marechal Cândido Rondon, de forma a orientar as organizações locais em todas as ações que estão em desenvolvimento, tendo em vista um planejamento de longo prazo e a prática da Responsabilidade Social, distanciando-se da prática unicamente filantrópica. Os dados levantados nesse estudo foram coletados por meio de um questionário e as questões foram analisadas de forma quantitativa e discutidas posteriormente. PALAVRAS-CHAVE: gestão, planejamento, Responsabilidade Social. 1 INTRODUÇÃO Tendo em vista as atividades sociais praticadas por muitas empresas na cidade de Marechal Cândido Rondon, verificou-se a necessidade de saber se existe uma condução estratégica para a Gestão Responsável. O principal questionamento foi saber quais são as atividades realizadas na área social, como são coordenadas, qual o conceito de Responsabilidade Social na empresa, se existe o envolvimento dos funcionários e como a empresa divulga todas suas práticas sociais. Antes de se falar sobre a gestão da Responsabilidade Social, se faz necessário resgatar o conceito do que é responsabilidade social. A Responsabilidade social pode ser definida como um compromisso que a organização deve ter para com a comunidade, expresso por meio de atos e atitudes 1 Professora do curso de Secretariado Executivo Bilíngüe da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE/ Campus de Toledo.

2 50 proativas e coerentes no que tange o seu papel específico e sua prestação de contas para com ela. (ASHLEY, 2003). Já, para DRUBSCKY (2001), é um exercício de cidadania corporativa em que a imagem ética e moral é repassada e que pode ser futuramente beneficiada por suas atitudes, através da Responsabilidade Social. Verifica-se a importância de um Planejamento Estratégico para a Gestão Social para o direcionamento de ações sociais duradouras e constantes que permitam à empresa mais uma vantagem competitiva. É possível observar-se que cada vez mais o Planejamento Estratégico está sendo aplicado para áreas específicas dentro da empresa. Uma das aplicações é o caso do marketing social (MOTA, 2001). As ações sociais, além de serem uma prática responsável, repercutem também em um marketing social, tanto para dentro, como fora da organização. Sendo assim, são importantes a busca de parcerias e o envolvimento dos colaboradores na gestão social. Segundo MELO e FROES (1999), o verdadeiro marketing social atua com os funcionários e seus familiares, com ações que visam aumentar o seu bem-estar-social e a comunidade. Sendo assim, as ações de medida de longo prazo garantem sustentabilidade, cidadania e contrapartida, e a empresa ganha em produtividade, credibilidade respeito e visibilidade. O questionário aplicado neste estudo tem como principal objetivo verificar a necessidade de se realizar um Planejamento Estratégico para a Gestão Social nas empresas consideradas de médio e grande porte da cidade de Marechal Cândido Rondon. Foram utilizadas como amostragem 4 (quatro) empresas da cidade que empregam mais de 200 pessoas diretamente. A técnica de pesquisa utilizada foi direta, através da elaboração de um questionário, visando ao levantamento de informações em relação à prática da Responsabilidade Social. Os dados coletados foram analisados de maneira qualitativa, através da qual se conseguiu informações que poderão servir de parâmetro para analisar como a gestão da Responsabilidade Social é conduzida na empresa e como poderá ser orientada à estratégia organizacional.

3 51 2 INTERPRETAÇÃO DOS DADOS Na questão de número 01 (um) do questionário aplicado nesta pesquisa procurou-se saber se existe um código de ética na empresa específico para Responsabilidade Social. Nesta questão todas as empresas entrevistadas responderam que não possuem um código de ética específico. Nesse sentido, verifica-se a importância do código para conscientização do conceito de Responsabilidade Social e como a empresa e seus colaboradores concebem tal conceito. Por isso, muitas vezes surgem dúvidas do que realmente significa ser uma empresa socialmente responsável ou se está contribuindo somente com ações pontuais, na sua maior parte destinada à filantropia. Segundo DUARTE e DIAS (apud Levek, 2002), a gestão da responsabilidade social pode ser entendida de diferentes maneiras. Pode representar a idéia de responsabilidade ou obrigação legal e ainda um comportamento responsável no sentido ético. Muitas pessoas simplesmente a equiparam a uma contribuição caridosa, ou ao sentido de ser socialmente consciente. Já para MELO e FROES (1999), a responsabilidade social busca estimular o desenvolvimento do cidadão e fomentar a cidadania individual e coletiva. Sua ética social é centrada no dever cívico. As ações de Responsabilidade Social são extensivas a todos que participam da vida em sociedade, indivíduos, governo, empresas, igrejas e outras instituições. Na questão número 02 (dois), foi perguntado se a empresa desenvolve ações sociais na comunidade de Marechal Cândido Rondon e todas as empresas responderam que sim. Verifica-se, dessa forma, preocupação na realização de ações sociais e que geralmente são direcionadas de acordo com o ramo da organização. Muitas vezes, a empresa oferece como forma de doação bens ou serviços, pois é o que num primeiro momento é menos oneroso e mais rápido de se disponibilizar. Algumas empresas ainda dirigem suas ações para municípios próximos como Pato Bragado, Mercedes e Nova Santa Rosa.

4 52 A maior parte das ações constitui-se de arrecadação de alimentos e vestuário. Existem ainda projetos de incentivo à prática do esporte para os colaboradores e à comunidade. Sendo assim, pode-se concluir que as empresas entrevistas ainda estão desenvolvendo ações pontuais e poucas comentaram que possuem algum tipo de projeto contínuo. Na questão de número 03 (três), o objetivo foi averiguar a participação da empresa em projetos sociais, com parcerias municipais, governamentais ou não. Somente uma das empresas entrevistadas está desenvolvendo projetos relacionados com o desenvolvimento social, sendo um dos projetos em parceria com a prefeitura da cidade e outro com uma multinacional. De acordo com CAPELLIN e GIULIANI (apud ASHLEY, 2003), a visão da Responsabilidade Social Corporativa está aos poucos sendo assimilada à gestão organizacional, deixando de ser uma prática baseada em atividades de filantropia. Talvez isso se deva ao fato que a gestão da responsabilidade não esteja estrategicamente alocada na estrutura organizacional. Segundo OLIVEIRA (1997), a formulação da estratégia é um dos aspectos mais importantes em um processo de elaboração de um planejamento estratégico, considerando três fatores básicos: a visão do futuro, os fatores ambientais externos e os fatores organizacionais internos. Na questão de número 04 (quatro), procurou-se saber qual a freqüência de realização das ações sociais. Das empresas entrevistadas, 2 (duas) responderam que realizam as ações sociais mensalmente e 2 (duas) disseram que é esporadicamente. Sendo assim, percebe-se que este resultado reforça o resultado da questão anterior, de que não há uma estrutura organizada em todas as empresas para encarregarem-se da gestão social. Constatou-se que o responsável pelo setor de Recursos Humanos é quem na maior parte das empresas entrevistadas encarrega-se pela coordenação das atividades na área social. Eis a importância de as empresas pensarem em como estruturar e planejar adequadamente suas ações por meio de um planejamento estratégico. De acordo com ASHLEY (2003), no âmbito das organizações a função de administração das questões de responsabilidade social, ética e meio-ambiente, ganha

5 53 cada vez mais influência no processo de gestão estratégica e está evoluindo progressivamente, como uma atividade prioritária em sua estrutura organizacional. O marketing social também está relacionado ao contexto da gestão estratégica da Responsabilidade Social. A Responsabilidade Social e o marketing social dependem intrinsecamente um do outro. O Marketing social inicia-se como uma forma de exercício de Responsabilidade Social, podendo chegar a contribuir, a longo prazo, um valor diferencial para a marca, agregação de valor ao produto, aquisição de clientes, e possibilitando uma vantagem competitiva para a empresa. (DRUBSKY, 2002, p. 19). Ressalta-se a importância de a empresa saber qual será sua base de sustentação para então direcionar a gestão da Responsabilidade Social de forma estratégica. Um roteiro básico de autoconhecimento e posicionamento estratégico da empresa quanto à responsabilidade social nos negócios é descrito abaixo baseando-se em ASHLEY (2003, p.42,43). 1. Que valores e princípios a empresa adotará quanto à sua responsabilidade social corporativa diante de seus públicos (stakeholders)? : a) acionistas e investidores; b) agentes financeiros; c) pessoas físicas e jurídicas contratadas pela empresa; d) concorrentes; e) parceiros privados, estatais e não-governamentais; f) cadeia de compradores/consumidores ( diretos e indiretos); g) cadeia de fornecedores ( diretos e indiretos); h) ambiente local, regional, nacional e mundial; i) comunidade local; j) governo federal, estadual e municipal. k) gerações futuras de stakeholders ( impacto a longo prazo) 2. Como a empresa conhece, analisa e decide quanto aos impactos de suas políticas estratégicas e suas operações em termos de aspectos econômicos, sociais e ambientais? 3. Até que ponto a empresa irá formalizar e divulgar suas intenções de conduta diante de seus públicos quanto a considerar aspectos ambientais, econômicos e sociais de suas decisões e operações (código de conduta da empresa)?

6 54 4. Quais são os critérios para avaliar o desempenho total dos negócios operados pela empresa? a) Aspectos econômico-financeiros; b) Aspectos de desempenho da produção; c) Aspectos de satisfação nas relações de trabalho; d) Aspectos de contribuição da empresa para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável. Na questão de número 05 (cinco), procurou-se saber quais os meios que a empresa utiliza para divulgar as práticas que são desenvolvidas na área social. Todas as empresas entrevistas responderam que possuem uma comunicação interna e uma revista ou jornal que é dirigida principalmente aos clientes e à comunidade. Além disso, procuram divulgar as atividades na rádio local e em jornais de circulação regional. Percebe-se que a divulgação das atividades sociais é considerada importante pelas empresas entrevistas, visto que a imagem da empresa está repercutindo positivamente para todos os seus públicos. Segundo ASHLEY (2003), considerar os aspectos sociais, políticos, econômicos, ambientais e legais presentes nas relações com os stakeholders (público com o qual a empresa se relaciona), é um passo necessário para posicionar a orientação estratégica quanto à responsabilidade social nos negócios. A imagem que se tem do conceito de empresa afetará a amplitude da visão e mudanças quanto à responsabilidade social nos negócios. Dessa forma, a necessidade da participação dos colaboradores é essencial para que a Responsabilidade Social se estabeleça na organização. A questão de número 06 (seis) teve como objetivo saber se as empresas incentivam os seus colaboradores nas atividades propostas para área social e todas responderam que sim. As ações sociais além de serem uma prática responsável também repercutem em um marketing social, tanto para dentro como para fora da organização. De acordo com MELO e FROES (1999), o verdadeiro marketing social atua com os funcionários e seus familiares, com ações que visam aumentar o seu bem estar social e o da comunidade. Sendo assim, as ações sociais de médio e longo prazo garantem sustentabilidade, cidadania, solidariedade e em contrapartida a empresa ganha em produtividade, credibilidade, respeito e visibilidade.

7 55 È importante ressaltar que a responsabilidade social abrange a relação com todos os seus públicos, por isso de nada adiantaria uma empresa estar desenvolvendo grandes projetos na área social e não se preocupar, por exemplo, com seus colaboradores. Quais são as condições de trabalho oferecidas, benefícios, remuneração adequada entre outros fatores. A nova realidade de mercado fez com que as empresas investissem mais em outros atributos hoje essenciais, além do preço e qualidade: confiabilidade, serviço pósvenda, produtos ambientalmente corretos e relacionamento ético da empresa com seus consumidores e fornecedores. Além disso, a valorização de práticas ligadas ao meio ambiente interno, como a política adotada em relação à segurança de seus funcionários ou produtos e à qualidade e preservação do meio ambiente. (ASHLEY, 2003). Portanto, é necessário que a organização resgate todos esses valores e analise o que está oferecendo a todos os seus públicos, para então desenvolver qualquer forma de planejamento relacionado à gestão da Responsabilidade Social. CONSIDERAÇÕES FINAIS O planejamento estratégico para Gestão da Responsabilidade Social poderá subsidiar a organização nas possíveis ações e projetos sociais, que poderão ser diferenciados para cada um dos seus stakeholders (público). Isso poderá proporcionar uma visão do contexto no qual se pretende atuar; análise de viabilidade (técnica, financeira, operacional, social e ambiental); participação ativa de todos envolvidos de alguma forma no projeto, obtendo-se uma visualização da relevância e repercussão do trabalho realizado. Dessa forma, a organização terá um plano de desenvolvimento para assegurar a continuidade das atuais práticas, implementar outras, além de realizar parcerias. Ademais, através de uma visão mais ousada da gestão social inserida na administração da empresa, é possível preparar-se para uma possível certificação de responsabilidade social.

8 56 REFERÊNCIAS ASHLEY, Patrícia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, DRUBSCKY, Paulo César. Planejamento e marketing para a gestão social. Brasília: SESI, Departamento Nacional, LEVEK, Andréa Regina Cunha. A responsabilidade social e sua interface com o marketing social. Revista da FAE. Curitiba. A.5, n. 2, p , maio/ago MELO NETO, Francisco Paulo de; FROES, César. Responsabilidade social & cidadania empresarial. Rio de Janeiro: Qualitymark, MOTA, Carlos Renato. Globalização, identidade brasileira e a questão social. Brasília: SESI, Departamento Nacional, OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Planejamento estratégico, conceitos, metodologia e práticas. São Paulo: Atlas, 1997.

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM O MARKETING SOCIAL

RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM O MARKETING SOCIAL RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUA RELAÇÃO COM O MARKETING SOCIAL RESUMO Alexandre Gaklik 1 Denise Felber 2 Cristina Turcato 3 Morgana dos Santos Almeida 4 Ivete Patias 5 O presente artigo tem como objetivo

Leia mais

Glossário 32 Edital SENAI SESI de inovação Edital SENAI SESI de inovação 2010

Glossário 32 Edital SENAI SESI de inovação Edital SENAI SESI de inovação 2010 Glossário 32 Edital SENAI SESI de inovação 2010 Glossário Atividades - Ações que os executores realizam para alcançar os resultados. O gerenciamento deve garantir que as atividades gerem os resultados

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

Responsabilidade Social das Organizações

Responsabilidade Social das Organizações Responsabilidade Social das Organizações Introdução A realidade do mercado mundial e das organizações de trabalho sofreu profundas transformações nas últimas décadas. Atualmente, a responsabilidade das

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA B3

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA B3 POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 26/07/2019 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVOS... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 PRINCÍPIOS... 4 5 A POLÍTICA... 4 6 GOVERNANÇA DA SUSTENTABILIDADE...

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA NA GESTÃO DA CADEIA LOGÍSTICA Coordenadoria de Economia Mineral Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral Premissas do Desenvolvimento Sustentável Economicamente

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (RSC)

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (RSC) RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA (RSC) Caroline Pinto Guedes Ferreira ANTECEDENTES Revolução industrial Processo rápido r e intenso de urbanização Uso intenso e indiscriminado dos recursos naturais

Leia mais

Norma Permanente. Página 1 de 8. Assunto: Engajamento com Partes Interessadas Código da Norma: NAD-42

Norma Permanente. Página 1 de 8. Assunto: Engajamento com Partes Interessadas Código da Norma: NAD-42 Página 1 de 8 Índice Resumo: Estabelece as diretrizes para o engajamento com partes interessadas. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. PARTE INTERESSADA 3.2. ENGAJAMENTO DE PARTES INTERESSADAS

Leia mais

1. PROJETO DE PESQUISA

1. PROJETO DE PESQUISA 1. PROJETO DE PESQUISA O homem é naturalmente questionador e a busca por informações faz parte de suas ações cotidianas. Desde sua infância, ele observa tudo ao seu redor, toca em objetos, experimenta

Leia mais

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG RESUMO

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG RESUMO 1 PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE UMA LOJA DE AUTOPEÇAS DO MUNICÍPIO DE BAMBUÍ-MG Tatiany Peçanha (1), David Oliveira Rodrigues (1), Marcos Maciel Santos Macedo (1), Isadora Aparecida Silva (1), Myriam Angélica

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SICOOB CREDIOESTE

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SICOOB CREDIOESTE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SICOOB CREDIOESTE 1ª edição: 29.04.2019 Página 1/6 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. DIRETRIZES GERAIS... 3 3.1. DIRETRIZES ECONÔMICAS... 4 3.2. DIRETRIZES SOCIAIS...

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2 1. Introdução A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória COOPMETRO é uma entidade

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE 11/08/2017 INFORMAÇÃO PÚBLICA SUMÁRIO 1 OBJETIVOS... 3 2 ABRANGÊNCIA... 3 3 REFERÊNCIAS... 3 4 PRINCÍPIOS... 3 5 A POLÍTICA... 4 6 GOVERNANÇA DA SUSTENTABILIDADE... 5 7 RESPONSABILIDADES... 6 8 DISPOSIÇÕES

Leia mais

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Hotelaria

Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Hotelaria Desenvolvimento de Práticas Sustentáveis e Certificação Selo Verde Ecolmeia - Hotelaria D www.ecolmeia.org.br 1 A, fundada em 2006, é formada por um grupo de profissionais de diferentes áreas que agregaram

Leia mais

A ISO E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES E DO PÚBLICO EXTERNO LOCAL: O CASO DA ENDESA CIEN 1

A ISO E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES E DO PÚBLICO EXTERNO LOCAL: O CASO DA ENDESA CIEN 1 A ISO 26000 E A RESPONSABILIDADE SOCIAL NA PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES E DO PÚBLICO EXTERNO LOCAL: O CASO DA ENDESA CIEN 1 Jéssica Casali Turcato 2, Eliana Ribas Maciel 3. 1 Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

Como Programa de Voluntariado Empresarial reforça ou poderia ser criado para apoiar iniciativas de Valor Compartilhado?

Como Programa de Voluntariado Empresarial reforça ou poderia ser criado para apoiar iniciativas de Valor Compartilhado? 03/08/2016 Como Programa de Voluntariado Empresarial reforça ou poderia ser criado para apoiar iniciativas de Valor Compartilhado? GRUPO 1: mediado por Marcela Marchi 1)Programa de Voluntariado como ferramenta

Leia mais

PLANO DE CARREIRA CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR (CONT.) CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR. Tripé: Sustentação conceitual;

PLANO DE CARREIRA CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR (CONT.) CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR. Tripé: Sustentação conceitual; CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR (CONT.) Consultoria Organizacional Prof. Ms. Carlos William de Carvalho CONSOLIDAÇÃO DO PROFISSIONAL COMO CONSULTOR 2.2 FORMA DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: EMPRESA

Leia mais

EMPREENDEDORISMO Mestrados (5)

EMPREENDEDORISMO Mestrados (5) EMPREENDEDORISMO Mestrados (5) Título: Empreendedorismo social: uma abordagem sobre a questão de gênero no Brasil Ano: 2007 - MESTRADO Autor: Renata da Conceição Cruz Resumo: Atualmente, temas como o terceiro

Leia mais

Política de Sustentabilidade

Política de Sustentabilidade Política de Sustentabilidade BRASILPREV SEGUROS E PREVIDÊNCIA S/A 24.09.2014 Sumário 1. INTRODUÇÂO 3 2. DEFINIÇÕES 4 3. PAPÉIS E RESPONSABILIDADES 6 4. DIRECIONAMENTO 7 5. PREMISSAS 9 6. DISPOSIÇÕES GERAIS

Leia mais

Documento: Iniciativas, Ações e Atividades do Plano Estratégico Data:

Documento: Iniciativas, Ações e Atividades do Plano Estratégico Data: Documento:, e Atividades do Plano Estratégico 2016 Data: 19-11-2015 Responsáveis: Heloisa Bedicks / Adriane de Almeida / Emilio Martos Propósito IBGC Ser referência em governança corporativa, contribuindo

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

Como alinhar o investimento social privado na construção do futuro desejado.

Como alinhar o investimento social privado na construção do futuro desejado. Como alinhar o investimento social privado na construção do futuro desejado. José Luiz Esteves da Fonseca Gestor Executivo de SSMA DAE Qualidade Sustentabilidade O que é Investimento Social Privado? RESPONSABILIDADE

Leia mais

POLÍTICA INTERNA SOCIOAMBIENTAL REDASSET GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Red ou Sociedade ) Página 1 de 6

POLÍTICA INTERNA SOCIOAMBIENTAL REDASSET GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Red ou Sociedade ) Página 1 de 6 REDASSET GESTÃO DE RECURSOS LTDA. ( Red ou Sociedade ) Página 1 de 6 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO E OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. PRINCÍPIOS... 3 4. APLICABILIDADE... 5 5. DO GERENCIAMENTO DO RISCO SOCIOAMBIENTAL...

Leia mais

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação

Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação Planejamento Estratégico de Uma Pequena Empresa do Ramo de Panificação Bruno da Costa Feitosa bcfeitosa@gmail.com Resumo Este documento apresenta o planejamento estratégico de uma pequena empresa do ramo

Leia mais

Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade. Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão

Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade. Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores e Sustentabilidade Augusto Riccio Desenvolvimento de Sistemas de Gestão Gerente de Práticas de Gestão Convênio Nacional Petrobras-Sebrae: Inserção de MPEs na cadeia

Leia mais

organizações fazem parte de um ambiente social do qual elas são dependentes de recursos e de mercados e a legitimidade as ajuda a obter facilidades

organizações fazem parte de um ambiente social do qual elas são dependentes de recursos e de mercados e a legitimidade as ajuda a obter facilidades 1. Introdução A responsabilidade social corporativa tem alcançado cada vez mais destaque nos últimos anos, tanto nas empresas quanto na academia. Ultimamente, tem havido uma proliferação de iniciativas

Leia mais

Mostra de Projetos FEIRÃO DE NEGÓCIOS: Integrando com sustentabilidade o comércio varejista de Bandeirantes, Universidade e a comunidade

Mostra de Projetos FEIRÃO DE NEGÓCIOS: Integrando com sustentabilidade o comércio varejista de Bandeirantes, Universidade e a comunidade Mostra de Projetos 2011 FEIRÃO DE NEGÓCIOS: Integrando com sustentabilidade o comércio varejista de Bandeirantes, Universidade e a comunidade Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos finalizados.

Leia mais

ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA OBJETIVO Estabelecer as bases de funcionamento do Programa de Educação Continuada sob responsabilidade da Comissão de Educação do Sistema/CES

Leia mais

MBA GESTÃO EMPRESARIAL. CARGA HORÁRIA: 600 horas. DURAÇÃO: 22 meses. COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Prof. Dr. Adelino De Bortoli Neto

MBA GESTÃO EMPRESARIAL. CARGA HORÁRIA: 600 horas. DURAÇÃO: 22 meses. COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Prof. Dr. Adelino De Bortoli Neto MBA GESTÃO EMPRESARIAL CARGA HORÁRIA: 600 horas DURAÇÃO: 22 meses COORDENAÇÃO: Prof. Dr. Almir Ferreira de Sousa Prof. Dr. Adelino De Bortoli Neto 1 O melhor MBA Gestão Empresarial do Brasil, concebido

Leia mais

Plano Estratégico

Plano Estratégico Plano Estratégico 2016-2019 Objetivos Estratégicos e Metas Revisão - Decreto 8.788 de junho/2016 Objetivos, Descrições e Conceitos Apex-Brasil Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos PRESIDENTE André Marcos

Leia mais

RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO GALP GÁS NATURAL, SA Comercializadora

RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO GALP GÁS NATURAL, SA Comercializadora RELATÓRIO DE QUALIDADE DE SERVIÇO ANO 2014 GALP GÁS NATURAL, SA Comercializadora ÍNDICE 1. Sumário Executivo... 2 2. Indicadores Gerais de Natureza Comercial... 3 2.1. Inquérito de Satisfação... 3 3. Indicadores

Leia mais

Sobre as atividades privativas das relações públicas. 3º Relações Públicas caracterizam-se pela aplicação de conceitos e técnicas de:

Sobre as atividades privativas das relações públicas. 3º Relações Públicas caracterizam-se pela aplicação de conceitos e técnicas de: Sobre as atividades privativas das relações públicas De acordo com a redação da RN 43, artigo 1, 2 e 3, são atividades restritas aos profissionais de Relações Públicas: Art. 1º Esta Resolução contém a

Leia mais

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS...

POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... POLÍTICAS DE RECURSOS HUMANOS CONHECENDO UM POUCO MAIS... As avaliações e premiações são consideradas salários indiretos que tem como principal objetivo motivar, reter e consequentemente garantir bons

Leia mais

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL NO DESCARTE DE PNEUS: UM ESTUDO DE CASO.

ÉTICA E RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL NO DESCARTE DE PNEUS: UM ESTUDO DE CASO. ÉTICA E RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL NO DESCARTE DE PNEUS: UM ESTUDO DE CASO. *NEBEL, Gitana.; BRITTO, Bárbara.; WINCK, Fernanda.; CALVETTI, Kelly.; GABRIEL, Tizziani Franção.¹ MIRITIZ, Profª. M.S.c.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REITORIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REITORIA PLANO DE TRABALHO Identificação Aluno (a): Kelly da Cunha Neves Curso: Tecnologia em Logística Coordenador (a) no IF: André Luís Machado Instituição de Destino: Instituto Politécnico do Porto Coordenador

Leia mais

O ENFOQUE DA NBR ISO E SUA APLICAÇÃO NOS SERVIÇOS E PRODUTOS DE TELECOMUNICAÇÕES

O ENFOQUE DA NBR ISO E SUA APLICAÇÃO NOS SERVIÇOS E PRODUTOS DE TELECOMUNICAÇÕES ISSN 1984-9354 O ENFOQUE DA NBR ISO 90012008 E SUA APLICAÇÃO NOS SERVIÇOS E PRODUTOS DE TELECOMUNICAÇÕES Área temática: Gestão pela Qualidade Vanessa Cristina Pereira Josiane Sacramento Sérgio Luiz Braga

Leia mais

II.2 GESTÃO AMBIENTAL Função: Estudos e Pesquisas

II.2 GESTÃO AMBIENTAL Função: Estudos e Pesquisas II.1 ADMINISTRAÇÃO JURÍDICA 1. Diferenciar nos processos administrativos: pessoa física e/ou pessoa jurídica. 2. Interpretar formas de contrato e compreender suas características. 3. Identificar as características

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental 1. Introdução A Política de Responsabilidade Socioambiental PRSA ( Política ) estabelece princípios, diretrizes e procedimentos para as práticas socioambientais

Leia mais

A causa como atitude da marca Rodolfo Araújo

A causa como atitude da marca Rodolfo Araújo 23.09.2015 A causa como atitude da marca Rodolfo Araújo Que mundo é esse? É um mundo impresivel e complexo, com novas variáveis. E nesse contexto, quem cuida de uma marca? TODOS. Quais forças regem esse

Leia mais

EDITAL Nº 048/2016 (complementar ao edital 047/2016)

EDITAL Nº 048/2016 (complementar ao edital 047/2016) EDITAL Nº 048/2016 (complementar ao edital 047/2016) O presidente da Comissão do Processo Seletivo da Pós Graduação em Gestão Estratégica de Negócios, turma IV, ofertada pela UNESPAR-PARANAGUÁ, professor

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS O INDICADORES ETHOS Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão criada em 2000 pelo Instituto Ethos e que esta em sua terceira geração.

Leia mais

OBJETIVO 1: Identificar os atributos levados em consideração na seleção de prestadores de serviços de apoio logístico:

OBJETIVO 1: Identificar os atributos levados em consideração na seleção de prestadores de serviços de apoio logístico: 6 Conclusões O objeto do presente estudo centrou-se no tema gestão do valor para o cliente, por meio da análise de valor percebido pelos clientes de serviços de apoio logístico no mercado brasileiro de

Leia mais

valor compartilhado, pelo qual pautamos nossas ações e desejamos ser parceiro no desen volvimento das pessoas e da sociedade.

valor compartilhado, pelo qual pautamos nossas ações e desejamos ser parceiro no desen volvimento das pessoas e da sociedade. 26. POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 26.1 Introdução Nossa visão é ser uma referência em performance sustentável e em satisfação dos associados. Para nós, performance sustentável

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Política de e RSA 2/12 Título Subtítulo Versão Data da Revisão Gestor da Informação Nome do Arquivo Política de e Responsabilidade Socioambiental 1.0

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL RJI CORRETORA DE TÍTULOS E VALORES MOBILIÁRIOS LTDA. RJI GESTÃO & INVESTIMENTOS LTDA. Número da Política: PRSA Data da Publicação: 2 de janeiro de 2019 Página

Leia mais

Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia

Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia Política de Sustentabilidade do Grupo Neoenergia 1 Índice: 1. Introdução 2. Objetivo 3. Abrangência e público-alvo 4. Referências 5. Valores 6. Princípios de Sustentabilidade 7. Responsabilidades 8. Atualização

Leia mais

É A BASE DA SOCIEDADE

É A BASE DA SOCIEDADE A C R E D I T A M O S Q U E A F A M Í L I A É A BASE DA SOCIEDADE e é por ela que lutamos todos os dias. Pr. Rubens de Castro SOMOS UMA ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL (OSC) SEM FINS LUCRATIVOS QUE ATUA

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR 1 APRESENTAÇÃO O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná - Sebrae/PR, tem como missão Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos

Leia mais

Padrões de Governança Corporativa Companhia Capital de Seguros

Padrões de Governança Corporativa Companhia Capital de Seguros Padrões de Governança Corporativa Companhia Capital de Seguros Campinas, 06 de setembro de 2013 Documento de circulação restrita. Sócios Conselho de Administração Gestão Auditoria Conselho Fiscal Apresentação

Leia mais

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL PALAVRAS-CHAVE: RESPONSABILIDADE AMBIENTAL; MEIO AMBIENTE; RESPONSABILIDADE.

RESPONSABILIDADE AMBIENTAL PALAVRAS-CHAVE: RESPONSABILIDADE AMBIENTAL; MEIO AMBIENTE; RESPONSABILIDADE. RESPONSABILIDADE AMBIENTAL Vinícius de Assis Oliveira 1 Georgina Maria de Faria Mucci 2 RESUMO Este artigo apresenta demonstrações de responsabilidade ambiental dentro de uma empresa para com a sociedade.

Leia mais

Governança Corporativa

Governança Corporativa Perfil Governança Corporativa Nossas boas práticas de governança corporativa são atestadas pela adesão ao Novo Mercado da B3, listagem que reúne empresas com elevado padrão de governança corporativa 04

Leia mais

OBJETIVO CONSULTORIA ORGANIZACIONAL CONCEITOS BÁSICOS CONCEITO DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

OBJETIVO CONSULTORIA ORGANIZACIONAL CONCEITOS BÁSICOS CONCEITO DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL CONSULTORIA CONCEITOS BÁSICOS Prof. Ms. Carlos William de Carvalho 1 OBJETIVO Entender o contexto da consultoria organizacional, pois muitos serviços são realizados para as organizações e não devem ser

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 1/9 SUMÁRIO ITEM DESCRIÇÃO 1. Introdução 3 2. Definições 3 3. Princípios Socioambientais 3 3.1 Recomendações 4 3.2 Comportamentos Não Admitidos 4 4. Diretrizes

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Unidade 3: Formulação da estratégia e posicionamento 1 SEÇÃO 3.1 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS 2 Relembrando - SWOT A análise do ambiente externo permite que a organização identifique

Leia mais

PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS

PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS PRÁTICA PROFISSIONAL (PP) I e II (TCC I e II) ESTRUTURA DO PLANO DE NEGÓCIOS Disciplinas: 254CD-04 Projeto de Negócios (TCC I - Via Empreendedora/240h) 254PN-04 Plano de Negócios (TCC II - Via Empreendedora/240h)

Leia mais

SOBRE A CONTRATAÇÃO TERCEIRIZADA DE SERVIÇOS:

SOBRE A CONTRATAÇÃO TERCEIRIZADA DE SERVIÇOS: ÁREA: Ciências Contábeis ANÁLISE SOBRE A CONTRATAÇÃO TERCEIRIZADA DE SERVIÇOS: Estudo no Município de Boa Esperança Pr. CARBONERA, Fabio Luis 1 SANTOS, Adriane Oliveira 2 STELA, Éder Rogério 3 Introdução

Leia mais

Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC)

Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) Título Norma de Responsabilidade Socioambiental Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) Abrangência Agências, Departamentos, Empresas Ligadas e Unidades no Exterior Sinopse Diretrizes

Leia mais

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A

Política de Sustentabilidade. Junho /2010. PI Rev. A Junho /2010 PI.034.00000001 Rev. A SUMÁRIO 1. SUSTENTABILIDADE : ESSÊNCIA DA CAB AMBIENTAL 2. MISSÃO 3.VISÃO 4. OBEJTIVO 5. SUSTENTABILIDADE NA PRÁTICA 6. COMUNICAÇÃO E ENGAJAMENTO CHAVES PARA O SUCESSO

Leia mais

Favor indicar o departamento no qual opera: 19% Relações externas, Comunicação Estratégia e inovação Gestão de Risco Meio Ambiente, saúde e segurança

Favor indicar o departamento no qual opera: 19% Relações externas, Comunicação Estratégia e inovação Gestão de Risco Meio Ambiente, saúde e segurança Favor indicar o departamento no qual opera: 19% 6% Relações externas, Comunicação Estratégia e inovação Gestão de Risco Meio Ambiente, saúde e segurança N=16 75% Outros Outros: Recursos Humanos Área Administrativa

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

INVESTIMENTO CULTURAL UTILIZANDO O ICMS

INVESTIMENTO CULTURAL UTILIZANDO O ICMS INVESTIMENTO CULTURAL UTILIZANDO O ICMS CULTURA PARA DESENVOLVER A Cultura promove o desenvolvimento humano, social e econômico de uma sociedade. Ao patrocinar um projeto cultural, a empresa incentivadora

Leia mais

Relações Públicas e Responsabilidade Social: em busca de um diferencial competitivo entre as organizações. 1

Relações Públicas e Responsabilidade Social: em busca de um diferencial competitivo entre as organizações. 1 Relações Públicas e Responsabilidade Social: em busca de um diferencial competitivo entre as organizações. 1 Poliane Brandalize GONTARZ 2 Universidade do Contestado, Mafra, SC. RESUMO No cenário atual

Leia mais

Humberto de Sá Garay

Humberto de Sá Garay Humberto de Sá Garay Representantes Brasília- DF 15 Empresas Aproximadamente 100 consultores Planejamento e Gestão Estratégica Prospectiva Estratégica Inteligência Estratégica Projetos Internacionais Análise

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

CÓDIGO DE ÉTICA E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL CÓDIGO DE ÉTICA E DE RESPONSABILIDADE SOCIAL 1. OBJETIVO Descrever e comunicar os princípios que norteiam o relacionamento da youdb com clientes, sócios, colaboradores, fornecedores e sociedade (meio-ambiente,

Leia mais

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais,

DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais, regulamentares e regimentais, RESOLU ÇÃO N 0212005 NOVA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO DEPARTAMENTO NACIONAL 1)0 SESI - APROVA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS - O PRESIDENTE DO DO SERVIÇO SOCIAL DA INDUSTRIA, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

Mais informações: (31)

Mais informações: (31) Segundo a definição do GRI (Global Reporting Initiative), um dos principais desafios do desenvolvimento sustentável é a exigência de escolhas inovadoras e novas formas de pensar. Hoje o Brasil corporativo

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 2017 / cbvela.org.br. Fornecedor Oficial

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 2017 / cbvela.org.br. Fornecedor Oficial PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 2017 / 2020 Patrocinador Oficial cbvela.org.br @cbvelaoficial Parceiro Oficial /cbvela Fornecedor Oficial Rio de Janeiro (RJ), 27 de junho de

Leia mais

Primeiros Passos: Programa de Integração à CESAN

Primeiros Passos: Programa de Integração à CESAN 1 2 Primeiros Passos: Programa de Integração à CESAN Autora: Nayara Caldeira Teixeira Unidade: R-DDP Chefia imediata: Renata Faco Oportunidade percebida 3 No período de 2001 a 2003, a CESAN realizava treinamento

Leia mais

Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro ABRH-RJ TI`

Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro ABRH-RJ TI` Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro ABRH-RJ A ABRH-RJ A Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ), fundada há 51 anos, congrega profissionais e organizações que acreditam

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS O INDICADORES ETHOS Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão criada em 2000 pelo Instituto Ethos e que esta em sua terceira geração.

Leia mais

Criando o futuro que queremos.

Criando o futuro que queremos. Criando o futuro que queremos. A NETCOMMERCE Marketing e Eventos atua na criação, viabilização, promoção e execução de projetos que visam explorar as multipotencialidades dos diversos segmentos da nossa

Leia mais

OBJETIVO CONSULTORIA ORGANIZACIONAL CONCEITOS BÁSICOS CONCEITO DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL

OBJETIVO CONSULTORIA ORGANIZACIONAL CONCEITOS BÁSICOS CONCEITO DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL CONSULTORIA CONCEITOS BÁSICOS Prof. Ms. Carlos William de Carvalho 1 OBJETIVO Entender o contexto da consultoria organizacional, pois muitos serviços são realizados para as organizações e não devem ser

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental

Política de Responsabilidade Socioambiental Política de Responsabilidade Socioambiental Sumário 1. OBJETIVOS... 3 2. PRINCÍPIOS... 3 3. DIRETRIZES... 4 4. GOVERNANÇA CORPORATIVA... 5 4.1. Diretor Executivo... 5 4.2. Departamento de Crédito e Risco...

Leia mais

Palavras-chave: Comunicação empresarial; Satisfação dos clientes; Relato de prática; Posto de combustíveis.

Palavras-chave: Comunicação empresarial; Satisfação dos clientes; Relato de prática; Posto de combustíveis. TODA EMPRESA PRECISA INVESTIR EM COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL EXTERNA? A importância dos objetivos da empresa e da satisfação do cliente Luciano Adriano Mielke luciano.mielke1@gmail.com Fabio Prates dos Santos

Leia mais

Plano Estratégico

Plano Estratégico Plano Estratégico 2008-2020 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO 3 VISÃO SISTÊMICA 8 COMPOSIÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO 9 BASE ESTRATÉGICA 10 POLÍTICA DA QUALIDADE 11 MAPA ESTRATÉGICO 2008-2020 DO SINDESP GOIÁS 12 Valores

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Orientada para Elaboração do TCC Seminários Carga Horária Total 432

Metodologia da Pesquisa Orientada para Elaboração do TCC Seminários Carga Horária Total 432 QUADRO DE DISCIPLINAS Carga Horária Disciplinas Presencial Virtual Total MÓDULO: GESTÃO INTEGRADA Organizações, Sustentabilidade e Gestão Socioambiental 16 08 24 Gestão da Cadeia de Suprimentos Sustentável

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Página 1 de 7 1. Objetivo Este documento aborda as orientações que guiam o nosso investimento social. Ele deve ser utilizado para o planejamento das ações, acompanhamento dos resultados e orientação a

Leia mais

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos.

JULIO ARAUJO. Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. JULIO ARAUJO Júlio Araújo é Empresário, Palestrante e Professor com mais de 25 anos de experiência motivando equipes e desenvolvendo talentos. Proprietário da J.A. Serviços Educacionais (Palestra Brasil),

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICIPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA SP, SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICIPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA SP, SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA DO MUNICIPIO DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA SP, SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Carlos Cesar Couto 1 Vânia Goulart Teodoro 1 Eixo temático: Educação Ambiental Claudiomir Silva Santos

Leia mais

Política de Investimento Social Privado

Política de Investimento Social Privado Política de Investimento Social Privado Política de Investimento Social Privado Introdução 7 Princípios do Cooperativismo Os sete princípios do cooperativismo são as linhas orientadoras por meio das quais

Leia mais

POLÍTICA SUSTENTABILIDADE

POLÍTICA SUSTENTABILIDADE DO POLÍTICA SUSTENTABILIDADE Versão: 2 Aprovado em: 26 / 11 / 2018 Documento de Aprovação: RC Nº 005 / 422 3 SUMÁRIO ASSUNTO PÁGINA 1. INTRODUÇÃO... 4 2. OBJETIVO... 4 3. PRINCÍPIOS... 4 4. RESPONSABILIDADES

Leia mais

Claro, é Seguro! C o r r e t o r a. d e. S e g u r o s

Claro, é Seguro! C o r r e t o r a. d e. S e g u r o s Claro, é Seguro! C o r r e t o r a. d e. S e g u r o s INTRODUÇÃO Sobre a ClaroSeguros C o r r e t o r a. d e. S e g u r o s A Claro Corretora de Seguros, nasceu com a filosofia de trabalhar para conhecer

Leia mais

Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade

Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade CÓDIGO DE CONDUTA Somos uma empresa alemã com mais de 95 anos de atuação global, especializada em soluções para automação, sensores, rastreabilidade e conectividade industrial. A Balluff está no Brasil

Leia mais

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental (PRSA)

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental (PRSA) Sócio Ambiental (PRSA) ÍNDICE: 1. SOBRE A DOCUMENTAÇÃO... 3 1.1. CONTROLE DE VERSÃO... 3 1.2. OBJETIVO... 4 1.3. ESCOPO... 4 2. RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL... 5 2.1. SUSTENTABILIDADE... 5 2.2. DIRETRIZES...

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA (Revisão 1 - maio de 2016)

CÓDIGO DE CONDUTA (Revisão 1 - maio de 2016) 1. OBJETIVOS O objetivo deste Código é orientar a conduta ética nas relações internas e externas e nas ações empreendidas pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores e

Leia mais

Pós-Graduação. Gestão Estratégica de Processos de Negócios

Pós-Graduação. Gestão Estratégica de Processos de Negócios Pós-Graduação Gestão Estratégica de Processos de Negócios - 2017 Disciplinas: 1) Introdução a BPM, Contexto Organizacional e Profissional 2) Estratégia e Modelagem do Negócio Aplicada com Foco em BPM 3)

Leia mais

Marketing Aplicado à Sustentabilidade

Marketing Aplicado à Sustentabilidade Marketing Aplicado à Sustentabilidade MANUAL DO CURSO ESPM Rua Joaquim Távora, 1.240 Vila Mariana São Paulo - SP Informações Central de Relacionamento: (11) 5081-8200 (opção 1) Segunda a sexta 9h às 20h30

Leia mais

Construindo a cultura da sustentabilidade

Construindo a cultura da sustentabilidade Construindo a cultura da sustentabilidade Fabio Pozza Superintendente de Desenvolvimento e Mercado Unimed Londrina Muito se discute a respeito do tema, mas em termos empresariais, o que é sustentabilidade?

Leia mais

A JORNADA DO RELATO INTEGRADO. Itaú Unibanco Holding S.A.

A JORNADA DO RELATO INTEGRADO. Itaú Unibanco Holding S.A. Apresentação Somos uma holding financeira de capital aberto que, em conjunto com empresas coligadas e controladas, atua na atividade bancária, em todas as modalidades autorizadas no Brasil e no exterior.

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Normativo Interno Nº Páginas 12 (Doze) Caráter Data da Aprovação Promotor: Aprovado por: Política de Responsabilidade Socioambiental 30/09/2.015 Departamento

Leia mais

Código de Conduta e Ética Muxi CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA

Código de Conduta e Ética Muxi CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA Carta do CEO Valores fortes são o alicerce de qualquer boa decisão. O caminho para construirmos uma grande história e uma grande empresa é seguir uma conduta ética baseada em

Leia mais

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia PIRAPREV CNPJ: 10.543.660/0001-72. Política de Responsabilidade Social

Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia PIRAPREV CNPJ: 10.543.660/0001-72. Política de Responsabilidade Social Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Piracaia PIRAPREV CNPJ: 10.543.660/0001-72 Política de Responsabilidade Social Dezembro de 2011 1 PREÂMBULO O IPSPMP-PIRAPREV, sendo uma

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

CNPJ / Companhia Aberta NIRE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A.

CNPJ / Companhia Aberta NIRE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. CNPJ 60.872.504/0001-23 Companhia Aberta NIRE 35300010230 1. Introdução POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL ITAÚ UNIBANCO HOLDING S.A. Nossa visão

Leia mais

Todos os palcos: a identidade das marcas no mundo da cultura. Paula Brandão - Baluarte Cultura

Todos os palcos: a identidade das marcas no mundo da cultura. Paula Brandão - Baluarte Cultura Todos os palcos: a identidade das marcas no mundo da cultura Paula Brandão - Baluarte Cultura Qual a melhor forma de definir caminhos? Conveniência >> Beneficente Indicação pessoal Investimento não alinhado

Leia mais