EMPREENDEDORISMO Mestrados (5)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMPREENDEDORISMO Mestrados (5)"

Transcrição

1 EMPREENDEDORISMO Mestrados (5) Título: Empreendedorismo social: uma abordagem sobre a questão de gênero no Brasil Ano: MESTRADO Autor: Renata da Conceição Cruz Resumo: Atualmente, temas como o terceiro setor, voluntariado e empreendedorismo social estão em evidência por tratarem de problemas sociais não resolvidos pelo estado. Neste contexto, o empreendedorismo social, um assunto relativamente novo, surge como uma vertente do empreendedorismo privado, mas com algumas diferenças quanto ao objetivo: deixar de lado o lucro individual para voltar-se à resolução de problemas de comunidades, grupos sociais ou áreas específicas como saúde, meio ambiente, educação, entre outras. Esta pesquisa buscou analisar este novo movimento, focando a questão de gênero no ambiente social. Inicialmente, foi efetuado um levantamento bibliográfico sobre assuntos relacionados como terceiro setor, voluntariado, empreendedorismo e gênero. Tal pesquisa teve o objetivo de criar uma sustentação teórica para a discussão do tema. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa qualitativa e quantitativa com uma amostra de empreendedores sociais que resultou em trinta questionários preenchidos e três entrevistas individuais. A hipótese de que os empreendedores sociais já haviam atuado no empreendedorismo privado não foi confirmada. Já a hipótese de que os empreendedores possuíam renda acima da média e elevado grau de escolaridade, o que os permitia atuar em questões sociais, pois suas necessidades básicas tinham sido supridas, confirmou-se. Os resultados apontaram também que os empreendedores de ambos os gêneros reconhecem a competição no setor social, e mais da metade da amostra acredita que há competição entre gêneros no setor. Além disso, foi observado que os empreendedores acreditam que existe uma maior concentração do gênero feminino nas áreas de educação e saúde, e do gênero masculino nas áreas de desenvolvimento econômico e meio ambiente. No entanto, tais análises, poderão ser ampliadas com o desenvolvimento de novas pesquisas. Palavras-chave: Terceiro setor, Gênero, Empreendedorismo social, Administração, Associações sem fins lucrativos - Brasil, Empreendimentos sociais, Ashoka (Sociedade) Link de acesso:

2 Título: Análise do empreendedorismo no segmento da construção civil no Brasil: a experiência na Geobrás Ano: MESTRADO Autor: Edward Yang Resumo: O empreendedorismo evoluiu, e com ele seus empreendedores mudaram seus estilos de fazer negócios. Alguns conceitos, características e fatores críticos ainda permanecem válidas apesar das singularidades que surgem. Este trabalho identificou algumas variáveis clássicas, agregou uma perspectiva sociológica, e as associou a preceitos contemporâneos. Esta configuração foi verificada em um estudo de caso brasileiro da construção civil. Por meio de análises bibliográficas sobre o tema do empreendedorismo e o confronto com dados reais da empresa apresentamos novos fatores aos conceitos vigentes. Palavras-chave: Administração, Inovação, Grupo Geobras, Empreendedorismo - Brasil - Estudo de caso, Industria da construção civil - Administração Link de acesso:

3 Título: Empreendedorismo social: uma pesquisa exploratória de ações de disseminação no Brasil Ano: 2008 MESTRADO Autor: Fernando Correa Grisi Resumo: Em um passado recente, as organizações não estavam preparadas, ou capacitadas, para garantir boa distribuição de renda e acesso a mecanismos facilitadores para o desenvolvimento sustentável. Hoje, elas têm o grande desafio de tornar a vida no planeta mais justa. O modelo de desenvolvimento neoliberal entrou em crise e a preocupação social está em buscar modos de fazer negócios que levem a ciclos de desenvolvimento, em que a economia e a responsabilidade social e ambiental sejam importantes, como no caso do Tripé da Sustentabilidade. Desde a primeira metade do século passado, o empreendedorismo passou a ser foco das atenções de pesquisadores em diversas áreas do conhecimento, mais especificamente na área de administração de empresas. Os empreendedores são cada vez mais reconhecidos como responsáveis por micro, pequenas, médias e grandes organizações, que são responsáveis pelo desenvolvimento local, regional, nacional e global, em particular, devido ao seu potencial de inovação. O objetivo da pesquisa é apresentar as características de comportamento do empreendedor e a sua capacidade de criação e implementação de novos modelos de negócios. A abordagem do tema envolveu um levantamento de teorias e conceitos sobre empreendedorismo e desenvolvimento social; em seguida, pesquisou-se sobre ações empreendedoras, mais especificamente no âmbito social, que estão favorecendo a disseminação do empreendedorismo no Brasil. Os dados foram coletados de diferentes fontes como relatórios recentes do GEM e SEBRAE, que ajudaram a estudar projetos e programas como os da Ashoka, da Artemísia e da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo Social do Ceará. O empreendedorismo no Brasil apresenta vitalidade crescente graças, em particular, a programas de facilitação para o desenvolvimento de novos negócios como os do SEBRAE e não há dúvida de que o potencial de criação de novos negócios por empreendedores é muito importante para o desenvolvimento local sustentável, principalmente quando ele é orientado por programas que promovem responsabilidade social e ambiental. Esta é a chave para o futuro desenvolvimento do nosso país. Palavras-chave: Administração, Empreendedorismo, Desenvolvimento social, Empreendedor, Desenvolvimento sustentável, Global Entrepreneurship Monitor Link de acesso:

4 Título: O empreendedorismo como um processo: um estudo de casos múltiplos Ano: MESTRADO Autor: Heitor Penteado de Mello Peixoto Filho Resumo: Este estudo é focado no empreendedorismo por oportunidade ou empreendedorismo voluntário, aquele que se dá pela identificação de uma boa oportunidade de negócios. Partiu-se da premissa de que o empreendedorismo é um processo com cinco fases principais, que vai do reconhecimento da oportunidade até a colheita das recompensas, com a saída dos fundadores. Cada uma dessas fases foi pesquisada a partir da trajetória de três empreendedores e suas respectivas empresas, com o objetivo de detalhar os principais fatores internos e externos à constituição e desenvolvimento destas empresas, as principais decisões estratégicas tomadas pelos empreendedores em função desses fatores, as principais estratégias adotadas e seu processo de formulação, sempre na busca de padrões. Esta é uma pesquisa exploratória. Como procedimento para a coleta de dados, optou-se pelo estudo de casos múltiplos incorporados. A unidade primária de análise foi o empreendedor, três no total, todos eles idealizadores, sócios e principais gestores de suas respectivas empresas. Foram conduzidas entrevistas focadas, utilizando-se um roteiro composto por quarenta e quatro itens. O estudo sugere que o empreendedorismo de fato pode ser considerado como um processo, com cinco etapas principais, cada uma com características próprias e relativamente bem delimitadas. Foram identificados alguns padrões no perfil dos empreendedores e entre eles destacam-se uma boa formação acadêmica. No perfil das empresas, observou-se que todas eram de porte médio e lucrativas na data da venda. Em relação ao processo empreendedor, todas as empresas tiveram um início modesto e com poucos investimentos. Por fim, todas adotaram um conjunto comum de estratégias que incluiu inovação, concentração em um único negócio e parcerias. Palavras-chave: Empreendedorismo - Brasil - Estudo de caso, Administração, Empreendedorismo, Empreendedor, Estratégia, Inovação Link de acesso:

5 Título: Empreendedorismo sob o prisma do desenvolvimento sustentável e da responsabilidade socioambiental Ano: MESTRADO Autor: Cristiane Queli da Silva Resumo: Uma das interfaces do desenvolvimento sustentável é a atividade econômica. Ao lado do pilar social e ambiental, o tripé da sustentabilidade não existe sem o pilar da economia. Ao mesmo tempo, a atividade econômica é a maior responsável pela degradação dos recursos naturais, sendo ainda incipiente a conscientização da sociedade sobre a necessidade de preservar os recursos naturais para a sobrevivência digna do homem. Essa realidade exige um olhar diferenciado sobre o empreendedorismo, de forma a enxergá-lo não apenas como um dos principais atores da deterioração ambiental, mas também como uma oportunidade para construir pontes que nos ligarão ao tão almejado desenvolvimento sustentável e à responsabilidade socioambiental. Este trabalho aborda a interface jurídica de tais temas atividade econômica e a preservação do meio ambiente e as ferramentas que podem ser utilizadas para atingir o interesse da coletividade na preservação dos recursos naturais para as presentes e futuras gerações, destacando-se, neste trabalho, duas delas: a educação ambiental nos cursos de pós-graduação, extensão, formação e especialização técnico-profissional dirigidos aos empreendedores e aos gestores, já que estes são os responsáveis pelas decisões e ações que podem atingir os recursos naturais e as políticas públicas, pois a mão do Estado não consegue proteger eficientemente o interesse da coletividade para a preservação ambiental, cenário em que a empresa pode se embrenhar e realizar ações de responsabilidade socioambiental, como também servir de alavanca para o desenvolvimento sustentável, sem deixar de buscar seus legítimos objetivos econômicos para sócios e acionistas, até porque a sustentabilidade pode proporcionar um diferencial competitivo a ser materializado em positivos resultados econômicos. Por força da pesquisa realizada, este trabalho conclui que o empreendedorismo pode patrocinar o interesse socioambiental e a responsabilidade socioambiental e, assim, contribuir para a vida digna das gerações presentes e futuras. Palavras-chave: Direito, Empreendedorismo sustentável, Empresa sustentável, Responsabilidade social empresarial, Desenvolvimento sustentável, Responsabilidade socioambiental, Empresa socioambiental Link de acesso:

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula.

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. PLANO DE CURSO DISCIPLINA: PRINCIPIOS DE EMPREENDEDORISMO II (CÓD.: ENUN 60036) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS

PROGRAMAÇÃO DE CURSOS INSCRIÇÕES ON LINE PROGRAMAÇÃO DE CURSOS FEVEREIRO, MARÇO E ABRIL DE 2017 Aqui você escolhe o curso que deseja fazer, de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Tudo pela

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNÍCIPIOS DE ALVORADA DO OESTE E POMENTA BUENO- RO.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNÍCIPIOS DE ALVORADA DO OESTE E POMENTA BUENO- RO. EDUCAÇÃO AMBIENTAL ANÁLISE DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS MUNÍCIPIOS DE ALVORADA DO OESTE E POMENTA BUENO- RO. Lila Francisca de. O. R. Matos - lila@unescnet.br UNESC Faculdades

Leia mais

Atuação da Empresa Júnior no desenvolvimento do empreendedorismo nos acadêmicos de Engenharia de Produção

Atuação da Empresa Júnior no desenvolvimento do empreendedorismo nos acadêmicos de Engenharia de Produção Atuação da Empresa Júnior no desenvolvimento do empreendedorismo nos acadêmicos de Engenharia de Produção Beatriz L. Reis¹, Ana Carla Fernandes Gasques² ¹ ²Universidade Estadual de Maringá (UEM) ¹ bia.lavezo@gmail.com

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS SÉRIE IMPACTOS FAPESP

AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS SÉRIE IMPACTOS FAPESP AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS SÉRIE IMPACTOS FAPESP PPP - PRINCIPAIS RESULTADOS Dados Gerais do Programa Período avaliado: 1998 2006. Concluído em 04/2008. Foram avaliados 75 projetos que totalizaram investimento

Leia mais

Boletim Benchmarking Internacional. Inserção do Empreendedorismo no Ensino Formal

Boletim Benchmarking Internacional. Inserção do Empreendedorismo no Ensino Formal Boletim Benchmarking Internacional Inserção do Empreendedorismo no Ensino Formal Dezembro de 2012 Apresentação Visando contribuir para os objetivos estratégicos do SEBRAE, são apresentadas neste boletim

Leia mais

Desenvolvimento de Fornecedores apoio à formação de base de abastecimento local

Desenvolvimento de Fornecedores apoio à formação de base de abastecimento local Desenvolvimento de Fornecedores apoio à formação de base de abastecimento local Nome Programa de Desarrollo de Proveedores para Sectores Estratégicos. Objetivo Fomentar o desenvolvimento econômico e o

Leia mais

GESTÃO DE TRIBUTOS UMA BOA GESTÃO DE TRIBUTOS PODE DAR UM NOVO RUMO AO SEU NEGÓCIO HANDS ON SOLUTIONS TM

GESTÃO DE TRIBUTOS UMA BOA GESTÃO DE TRIBUTOS PODE DAR UM NOVO RUMO AO SEU NEGÓCIO HANDS ON SOLUTIONS TM UMA BOA PODE DAR UM NOVO RUMO AO SEU NEGÓCIO HANDS ON SOLUTIONS TM CONTEÚDO 1 APRESENTAÇÃO 2 3 4 PÁGINA 4 PÁGINA 09 PÁGINA 3 PÁGINA 5 APRESENTAÇÃO 1 O cenário de inovação e incertezas do século 21 posiciona

Leia mais

DRF 214/ Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial

DRF 214/ Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial DRF 214/2015 - Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento Territorial Assunto: Proponente: Estratégia Nacional de Desenvolvimento Territorial Unidade de Políticas Públicas e de Desenvolvimento

Leia mais

INOVAÇÃO COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL EMPREENDEDORISMO DE SUCESSO

INOVAÇÃO COMPETITIVIDADE SUSTENTÁVEL EMPREENDEDORISMO DE SUCESSO EMPREENDER PARA TRANSFORMAR INOVAR PARA COMPETIR Apresentação Nome: JOSÉ CARLOS CAVALCANTE Formação: Administrador de Empresas e Contador Pós-Graduação: Administração Financeira e Controladoria Cursos

Leia mais

1 Introdução 1.1. Contexto do estudo

1 Introdução 1.1. Contexto do estudo 1 Introdução 1.1. Contexto do estudo As transformações que estão ocorrendo no mundo do trabalho exigem que os empreendedores tenham capacidade de adaptabilidade, de gerenciar situações adversas, com autoconfiança

Leia mais

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 Claudio Edilberto Höfler 2, Jovani Patias 3, Bruna Gabriela Warmbier 4. 1 Projeto de Pesquisa realizado no Curso de Administração

Leia mais

HISTÓRICO VISÃO, MISSÃO E VALORES. Transformar em negócios sustentáveis, momentos de desenvolvimento humano. PERFIL DO CURSO

HISTÓRICO VISÃO, MISSÃO E VALORES. Transformar em negócios sustentáveis, momentos de desenvolvimento humano. PERFIL DO CURSO HISTÓRICO 1 A Faculdade Europeia de Administração e Marketing, mantida pelo ENSIGEST Brasil Ltda é uma instituição que tem compromisso com o saber, com a cidadania, com o Estado de Pernambuco. Teve seu

Leia mais

Evolução dos investimentos sociais: 2007 a 2016

Evolução dos investimentos sociais: 2007 a 2016 1 2 3 4 Evolução dos investimentos sociais: 2007 a 2016 5 Evolução dos investimentos sociais: 2007 a 2016 Média anual dos investimentos sociais 2007 a 2011: R$ 2,3 bilhões 6 2012 a 2016: R$ 2,8 bilhões

Leia mais

CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 103 CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES "A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em escapar das antigas. John Maynard Keynes A pesquisa orientada à visualização cartográfica visa

Leia mais

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação sem fins lucrativos, constituída a 25 de Fevereiro de 2000. Missão. Reflexão, promoção

Leia mais

VALIDAÇÃO DE UM MODELO DE COMPETÊNCIAS FACILITADORAS DA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA PESQUISADORES DA EMBRAPA

VALIDAÇÃO DE UM MODELO DE COMPETÊNCIAS FACILITADORAS DA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA PESQUISADORES DA EMBRAPA VALIDAÇÃO DE UM MODELO DE COMPETÊNCIAS FACILITADORAS DA DIFUSÃO DO CONHECIMENTO PARA PESQUISADORES DA EMBRAPA José Carlos Caires 1 e Elisangela da Silva Bernado 2 RESUMO O cenário moderno, focado no desenvolvimento

Leia mais

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci

Aula 2 Pesquisa. Conceitos. Prof. Marcelo Musci Aula 2 Pesquisa Conceitos Prof. Marcelo Musci Conceito de Pesquisa O objetivo da pesquisa científica é explicar, prever e / ou controlar um determinado fato ou fenômeno. Fazer pesquisa é... Investigar

Leia mais

Rota Empresarial Sustentável

Rota Empresarial Sustentável Rota Empresarial Sustentável Rota Empresarial Sustentável O que afeta a sustentabilidade do seu negócio? Como a sustentabilidade do seu negócio conversa com a sociedade do território de atuação do negócio?

Leia mais

CARTOGRAFIA DA FORMAÇÃO EM ECONOMIA CRIATIVA

CARTOGRAFIA DA FORMAÇÃO EM ECONOMIA CRIATIVA CARTOGRAFIA DA FORMAÇÃO EM ECONOMIA CRIATIVA 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 5 4. ESPECIFICAÇÃO... 5 4.1. Requisitos... 5 4.2. Premissas... 5 4.3.

Leia mais

Organização da Disciplina. Gestão Empresarial. Aula 1. Classificação das Empresas. Conceito de Empresa

Organização da Disciplina. Gestão Empresarial. Aula 1. Classificação das Empresas. Conceito de Empresa Gestão Empresarial Aula 1 Prof. Elton Ivan Schneider tutoriacomercioexterior@grupouninter.com.br Comércio Exterior Organização da Disciplina 1. Administração: conceito e teorias 2. Gestão empresarial na

Leia mais

Construindo a cultura da sustentabilidade

Construindo a cultura da sustentabilidade Construindo a cultura da sustentabilidade Fabio Pozza Superintendente de Desenvolvimento e Mercado Unimed Londrina Muito se discute a respeito do tema, mas em termos empresariais, o que é sustentabilidade?

Leia mais

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL

APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL APÊNDICE 7 ORIENTAÇÕES ESPECÍFICAS DO TCC NO FORMATO DE RELATÓRIO TÉCNICO GERENCIAL 1 INTRODUÇÃO Explicar o formato de análise de diagnóstico/relatório técnico do trabalho. Contextualizar o leitor, descrevendo

Leia mais

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental (PRSA)

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental (PRSA) Sócio Ambiental (PRSA) ÍNDICE: 1. SOBRE A DOCUMENTAÇÃO... 3 1.1. CONTROLE DE VERSÃO... 3 1.2. OBJETIVO... 4 1.3. ESCOPO... 4 2. RESPONSABILIDADE SÓCIO AMBIENTAL... 5 2.1. SUSTENTABILIDADE... 5 2.2. DIRETRIZES...

Leia mais

CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Material de responsabilidade do professor

CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu Material de responsabilidade do professor CRI Nacional Agenda do Dia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2016 EMPRESAS PARTICIPANTES CICLO 2015/2016 NOVOS INTEGRANTES EVENTO INTERNACIONAL (01-03/06/2016) AGENDA CICLO 2015/2016 AGENDA DE HOJE AGENDA

Leia mais

SECISA ÁREA: ADMINISTRAÇÃO

SECISA ÁREA: ADMINISTRAÇÃO ÁREA: ADMINISTRAÇÃO AS ABORDAGENS CAUSATION E EFFECTUATION NO ÂMBITO DO EMPREENDEDORISMO: fatores que influenciam diretamente no processo empreendedor. KOWALSKI, Janaína Samara¹, (G). SANTOS, Jessica Rodrigues²,

Leia mais

GEM 2018 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR

GEM 2018 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR GEM 2018 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR January/2019 Objetivo: Estudo da atividade empreendedora no mundo 49 países em 2018. No ano anterior participaram 54 países Análise por estágio do empreendedor

Leia mais

GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS

GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA PARA RESULTADOS A experiência SEBRAE GEOR Gestão Estratégica Orientada para Resultados Objetivos Majorar a capacidade do Sistema SEBRAE e seus parceiros produzirem e medirem

Leia mais

Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Campus UnisulVirtual

Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Campus UnisulVirtual Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Campus UnisulVirtual Unidade de aprendizagem: Gestão e Tratamento de Resíduos Curso: Gestão Pública Professor: Jairo Afonso Henkes, M. Sc. Nome do estudante:

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional.

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional. QUEM SOMOS O SEBRAE-SP é uma entidade privada e de interesse público, que apoia a abertura e expansão dos pequenos negócios e transforma a vida de milhões de pessoas por meio do empreendedorismo. Estas

Leia mais

Formulação De Estratégias Para A Inovação Sustentável: Contribuindo À Competitividade Nas Organizações Prestadoras De Serviços

Formulação De Estratégias Para A Inovação Sustentável: Contribuindo À Competitividade Nas Organizações Prestadoras De Serviços Formulação De Estratégias Para A Inovação Sustentável: Contribuindo À Competitividade Nas Organizações Prestadoras De Serviços Taís Pentiado Godoy (taispentiado@yahoo.com.br) Clandia Maffini Gomes (clandia@smail.ufsm.br)

Leia mais

PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos 2015

PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos 2015 PANORAMA DA INOVAÇÃO NO BRASIL Edição 2015 Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu e Diogo de Lacerda Santos 2015 Apoio: Cooperação: SOBRE OS AUTORES Hugo Ferreira Braga Tadeu é Professor e Pesquisador da Fundação

Leia mais

Crescimento do empreendedorismo no Brasil.

Crescimento do empreendedorismo no Brasil. Professora Cíntia Crescimento do empreendedorismo no Brasil. Professora Cíntia 1 Conceito Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação

Leia mais

EDITAL Nº 048/2016 (complementar ao edital 047/2016)

EDITAL Nº 048/2016 (complementar ao edital 047/2016) EDITAL Nº 048/2016 (complementar ao edital 047/2016) O presidente da Comissão do Processo Seletivo da Pós Graduação em Gestão Estratégica de Negócios, turma IV, ofertada pela UNESPAR-PARANAGUÁ, professor

Leia mais

Relatório de Pesquisa. Ex-achievers edição 2014

Relatório de Pesquisa. Ex-achievers edição 2014 Relatório de Pesquisa Ex-achievers edição 2014 Destaques O Programa Miniempresa, segundo os Ex-achievers Motiva a iniciar a carreira profissional a estabelecer novos objetivo para a vida Desenvolve Trabalho

Leia mais

PESQUISAS IBQP GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR

PESQUISAS IBQP GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR PESQUISAS IBQP GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR GEM O programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de abrangência mundial, é uma avaliação anual do nível nacional da atividade empreendedora.

Leia mais

DBA Doctorate in Business Administration

DBA Doctorate in Business Administration DBA Doctorate in Business Administration LINHA DE PESQUISA COMPETITIVIDADE EM GESTÃO T1: 2016-2018 T2: 2017-2019 T3: 2018-2020 O DBA-GV será desenvolvido em quatro anos, com concentração das disciplinas

Leia mais

COMUNICADO. 1. Ambiente de Negócios 1.2 Contexto dos Pequenos Negócios no Brasil 1.3 Políticas públicas de apoio aos Pequenos Negócios

COMUNICADO. 1. Ambiente de Negócios 1.2 Contexto dos Pequenos Negócios no Brasil 1.3 Políticas públicas de apoio aos Pequenos Negócios COMUNICADO O SEBRAE NACIONAL Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, por meio da Universidade Corporativa SEBRAE, comunica que, na prova, serão avaliados conhecimentos conforme as áreas descritas

Leia mais

ONGs e o desafio da mensuração do impacto social: melhor é (im)possível?

ONGs e o desafio da mensuração do impacto social: melhor é (im)possível? ONGs e o desafio da mensuração do impacto social: melhor é (im)possível? Aurora A.C. Teixeira CEF.UP, Faculdade de Economia, Universidade do Porto; OBEGEF; INESC TEC Dimensão do 3º setor e tipos de organizações

Leia mais

Andressa Tesche 2, Matheus Rafael Gasparetto 3, Alexsander Rockenbach 4, Vitor Armindo Fischer Neto 5, Rodrigues Nogueira 6, Luciano Zamberlan 7.

Andressa Tesche 2, Matheus Rafael Gasparetto 3, Alexsander Rockenbach 4, Vitor Armindo Fischer Neto 5, Rodrigues Nogueira 6, Luciano Zamberlan 7. ANÁLISE DOS FATORES DE MOTIVAÇÃO PARA EMPREENDER NO SETOR DE VAREJO: UM ESTUDO COM EMPRESÁRIOS DA REGIÃO FRONTEIRA NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL 1 Andressa Tesche 2, Matheus Rafael Gasparetto

Leia mais

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato.

Projeto Na Medida MICROEMPRESA. Palestra de sensibilização Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS. Competências Gerais. Modalidade. Formato. Projeto Na Medida PARA MICROEMPRESÁRIOS Palestra de sensibilização Na Medida Compreender a relevância do papel dos micro e pequenos empresários na economia brasileira e a necessidade da adoção das melhores

Leia mais

Programa Sebrae Mais EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Oficina do MEG PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Competências Gerais. Formato.

Programa Sebrae Mais EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Oficina do MEG PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP. Competências Gerais. Formato. Programa Sebrae Mais PARA EMPRESAS DE PEQUENO PORTE - EPP Oficina do MEG Compreender a importância da aplicação do Modelo de Excelência em Gestão (MEG) para a estruturação da gestão da empresa. Oficina.

Leia mais

Metodologia da Pesquisa Orientada para Elaboração do TCC Seminários Carga Horária Total 432

Metodologia da Pesquisa Orientada para Elaboração do TCC Seminários Carga Horária Total 432 QUADRO DE DISCIPLINAS Carga Horária Disciplinas Presencial Virtual Total MÓDULO: GESTÃO INTEGRADA Organizações, Sustentabilidade e Gestão Socioambiental 16 08 24 Gestão da Cadeia de Suprimentos Sustentável

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Sustentabilidade; Responsabilidade Socioambiental; Servidores Técnico-administrativos.

RESUMO. Palavras-chave: Sustentabilidade; Responsabilidade Socioambiental; Servidores Técnico-administrativos. ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO TEMA SUSTENTABILIDADE NA VISÃO DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO Roselaine F. R. PEREIRA 1 ; Álvaro GIANELLI 2 ; João Paulo PEREIRA 3 ; Robinson

Leia mais

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO ACADÊMICA (NPEA) PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Edital 50/12-NPEA, de 10 de dezembro de 2012.

NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO ACADÊMICA (NPEA) PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. Edital 50/12-NPEA, de 10 de dezembro de 2012. NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO ACADÊMICA (NPEA) PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA JUS VITAE PESQUISA EM BIODIREITO E BIOÉTICA Edital 50/12-NPEA, de 10 de dezembro de 2012. Projeto: Biodireito e Bioética:

Leia mais

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: CIÊNCIAS CONTÁBEIS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE TECNOLOGIA ZONA LESTE

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: CIÊNCIAS CONTÁBEIS INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE TECNOLOGIA ZONA LESTE TÍTULO: A IMPLEMENTAÇÃO DE PRÁTICAS DE GOVERNANÇA CORPORATIVA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO ESTRATÉGICA PARA A INSERÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO MERCADO DE CAPITAIS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional

Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional Excelência na Gestão Desafio dos Pequenos Negócios INSTITUCIONAL SEBRAE MISSÃO Promover a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia

Leia mais

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA: Compreendendo os fatores que influenciam na implementação da estratégia.

ALINHAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA: Compreendendo os fatores que influenciam na implementação da estratégia. UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA 1 PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO GESTÃO, INTERNACIONALIZAÇÃO E LOGÍSTICA ALINHAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA:

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Ciências Contábeis BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Ciências Contábeis BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ Ciências Contábeis BACHARELADO 1 Graduação em _ Ciências Contábeis Na contabilidade, existem duas grandes áreas, e o curso de Ciências Contábeis da Unisinos se preocupa em oferecer

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional.

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios e fomentar o empreendedorismo para fortalecer a economia nacional. QUEM SOMOS O SEBRAE-SP é uma entidade privada e de interesse público, que apoia a abertura e expansão dos pequenos negócios e transforma a vida de milhões de pessoas por meio do empreendedorismo. Estas

Leia mais

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação

Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial GRACE. Associação sem fins lucrativos, constituída a 25 de Fevereiro de 2000. Missão. Reflexão,

Leia mais

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES Apoiada na revisão de literatura empreendida, no estudo dos princípios do empreendedorismo para as organizações privadas e públicas, com ou sem fins lucrativos, para

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIVERSIDADE PAULISTA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA Projeto Integrado Multidisciplinar VII e VIII Marketing Manual de orientações - PIM Curso Superior de Tecnologia em Marketing. 1. Introdução Os Projetos

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS POR ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR: AVANÇO OU RETROCESSO NOS SERVIÇOS PRESTADOS?

GESTÃO DE PESSOAS POR ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR: AVANÇO OU RETROCESSO NOS SERVIÇOS PRESTADOS? GESTÃO DE PESSOAS POR ORGANIZAÇÃO DO TERCEIRO SETOR: AVANÇO OU RETROCESSO NOS SERVIÇOS PRESTADOS? Ana Lélia Martins Kummer Angela Aparecida Opiczh Cecília dos Santos Laine Rodrigues Santos Miguel Arantes

Leia mais

CONSULTORIA MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO

CONSULTORIA MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO MUDAR NEM SEMPRE É FÁCIL, MAS AS VEZES É NECESSÁRIO CONTEÚDO 1 PÁGINA 3 2 PÁGINA 4 3 PÁGINA 5 4 5 PÁGINA 13 6 PÁGINA 17 PÁGINA 9 1 O cenário de inovação e incertezas do século 21 posiciona o trabalho da

Leia mais

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA COMERCIAL DE CONFECÇÕES FEMININAS

PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA COMERCIAL DE CONFECÇÕES FEMININAS PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL EM EMPRESA COMERCIAL DE CONFECÇÕES FEMININAS JOSÉ CHAPOLIM GREMISTA, GEROMEL SILVA MARTINS Acadêmicos do 2 semestre do Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Leia mais

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho

Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho O QUE É O MODELO O Modelo SESI de Sustentabilidade no Trabalho é uma ferramenta de diagnóstico e auto-avaliação que propõe às indústrias brasileiras uma reflexão

Leia mais

Oportunidades para construção de uma atuação em rede. Novembro 2013

Oportunidades para construção de uma atuação em rede. Novembro 2013 Oportunidades para construção de uma atuação em rede Novembro 2013 Quem somos Associação sem fins lucrativos, com título de OSCIP, criada pela Vale S.A. em 2009, como parte de sua estratégia de sustentabilidade.

Leia mais

Assim, a presente dissertação partiu das seguintes indagações:

Assim, a presente dissertação partiu das seguintes indagações: 1 Introdução Numa economia globalizada, as organizações são chamadas a responder a um mercado disputado, onde a concorrência que impera traz consigo a necessidade de se adequar o negócio à cultura da qualidade.

Leia mais

AGENDA INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

AGENDA INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGENDA INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 5 4. ESPECÍFICAÇÃO... 6 4.1. Requisitos... 6 4.2. Premissas... 6 4.3.

Leia mais

EMPREENDEDORISMO FEMININO

EMPREENDEDORISMO FEMININO EMPREENDEDORISMO FEMININO Março 2013 0 APRESENTAÇÃO As mulheres representam 51% da população brasileira e em Minas Gerais já são aproximadamente 10 milhões. A participação do empreendedorismo feminino

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E PEQUENOS NEGÓCIOS CONTEÚDOS

EMPREENDEDORISMO E PEQUENOS NEGÓCIOS CONTEÚDOS Conteúdo Programático EMPREENDEDORISMO E PEQUENOS NEGÓCIOS 1. Ambiente de Negócios 1.1.1 Contexto dos Pequenos Negócios no Brasil 1.2 Políticas públicas de apoio aos Pequenos Negócios 1.2.1 Lei Geral 1.2.2

Leia mais

PROTEÇÃO AMBIENTAL. Significa o ato de proteger. É a dedicação pessoal àquele ou àquilo que dela precisa; é a defesa daquele ou daquilo que é ameaçado

PROTEÇÃO AMBIENTAL. Significa o ato de proteger. É a dedicação pessoal àquele ou àquilo que dela precisa; é a defesa daquele ou daquilo que é ameaçado MEIO AMBIENTE Para as Nações Unidas, meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos e sociais capazes de causar efeitos diretos ou indiretos, em um prazo curto ou longo, sobre

Leia mais

20 o. Prêmio Expressão de Ecologia

20 o. Prêmio Expressão de Ecologia 20 o. Prêmio Expressão de Ecologia 2012-2013 Coletor de fezes para embalagens Etiquetas para embalagens ecointeligentes Embalagens - Fecho slide 100% seguro Embalagens Ecointeligentes Fotos: Projeto: Embalagens

Leia mais

Uma Analise do Conflito entre os Principais e os Gestores de Organizações do Terceiro Setor - Um Estudo Comparativo

Uma Analise do Conflito entre os Principais e os Gestores de Organizações do Terceiro Setor - Um Estudo Comparativo Uma Analise do Conflito entre os Principais e os Gestores de Organizações do Terceiro Setor - Um Estudo Comparativo Autores Pamela Juliana de Moraes Orientador Elisabete Stradioto Siqueira Eduardo Eug

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza

PESQUISA DE MERCADO. Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza PESQUISA DE MERCADO Profa. MSc Marilda Sena P. Zuza Pesquisa de Mercado no Contexto de Marketing É uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. Algumas dúvidas envolvidas

Leia mais

CAPÍTULO 9 Cenário da pesquisa

CAPÍTULO 9 Cenário da pesquisa CAPÍTULO 9 Cenário da pesquisa 9.1. Evolução competitiva do setor A presente pesquisa foi realizada nas empresas de calçados de Campina Grande, onde se verificou uma mudança nos padrões de competitividade.

Leia mais

Pós-Graduação em. Primeira Pós em Marketing e Gestão

Pós-Graduação em. Primeira Pós em Marketing e Gestão Pós-Graduação em Primeira Pós em Início em 22 de outubro de 2016 Aulas aos sábados, das 9h às 16h Consultar planos de pagamento Desconto para pagamento à vista. 1 1 Objetivo do curso Propiciar ao estudante

Leia mais

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil O PROJETO ESCOLAS EMPREENDEDORAS DO CEMP-UFC E SEU APOIO PARA O TIME ENACTUS UFC

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil O PROJETO ESCOLAS EMPREENDEDORAS DO CEMP-UFC E SEU APOIO PARA O TIME ENACTUS UFC O PROJETO ESCOLAS EMPREENDEDORAS DO CEMP-UFC E SEU APOIO PARA O TIME ENACTUS UFC Renata Rodrigues Lima Graduanda em Engenharia Elétrica Universidade Federal do Ceará renatarodrigueslima96@gmail.com Abraão

Leia mais

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO OTUNIDADES DE FINANCIAMENTO 2014-2020 Instituto de Investigação e Formação Avançada UNIVERSIDADE DE ÉVORA, 19.02.2014 Programa Operacional Regional do Alentejo Domínios Temáticos Competitividade e Internacionalização

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE

PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE PÓS-GRADUAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DA SUSTENTABILIDADE 1 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. O novo contexto de negócios (48 horas) 2. Economia de Baixo Carbono (44 horas) 3. Governança, Responsabilidade Corporativa

Leia mais

1 O Problema Introdução

1 O Problema Introdução 1 O Problema Este capítulo dedica-se a apresentar questões relativas ao Empreendedorismo e o processo de identificação de oportunidades para criação de empresas, realizado por empreendedores, bem como

Leia mais

FOMENTO A PESQUISA EM ECONOMIA CRIATIVA

FOMENTO A PESQUISA EM ECONOMIA CRIATIVA FOMENTO A PESQUISA EM ECONOMIA CRIATIVA 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 5 4. ESPECÍFICAÇÃO... 5 4.1. REQUISITOS... 5 4.2. PREMISSAS... 5 4.3. RESTRIÇÕES...

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Williana Souza, Ma.

EMPREENDEDORISMO. Williana Souza, Ma. EMPREENDEDORISMO Williana Souza, Ma. A era da economia, a era da internet, das startups e das redes sociais... Boas ideias + Know-How + Planejamento + Equipe motivada = = Negócios grandiosos em certo

Leia mais

Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Informação e do Conhecimento Linha de Pesquisa: Gestão da Informação e do Conhecimento.

Área de Concentração: Gestão de Sistemas de Informação e do Conhecimento Linha de Pesquisa: Gestão da Informação e do Conhecimento. Universidade FUMEC Faculdade de Ciências Empresariais Mestrado Profissional em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento A relação entre inovação, empreendedorismo e gestão do conhecimento sob a

Leia mais

ÁREA TEMÁTICA: Estratégias e Competências Organizacionais

ÁREA TEMÁTICA: Estratégias e Competências Organizacionais ÁREA TEMÁTICA: Estratégias e Competências Organizacionais TÍTULO: CARACTERISTICAS DAS EMPRESAS FAMILIARES: UM ESTUDO AMOSTRAL SOBRE OS MERCADOS REGIONAIS DO MUNÍCIPIO DE CACOAL, RO. RESUMO Maiari Guides

Leia mais

APRESENTAÇÃO A FORESTALIS foi criada com o intuito de atuar nas questões de sustentabilidade e planejamento florestal, difundindo assim os serviços

APRESENTAÇÃO A FORESTALIS foi criada com o intuito de atuar nas questões de sustentabilidade e planejamento florestal, difundindo assim os serviços APRESENTAÇÃO A FORESTALIS foi criada com o intuito de atuar nas questões de sustentabilidade e planejamento florestal, difundindo assim os serviços socioambientais com excelência e inovação, de modo a

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Econômica DEMOGRAFIA DAS EMPRESAS. Antônio Everton Junior Economista

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Econômica DEMOGRAFIA DAS EMPRESAS. Antônio Everton Junior Economista TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Econômica DEMOGRAFIA DAS EMPRESAS Antônio Everton Junior Economista O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou recentemente uma pesquisa muito importante

Leia mais

ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTADO DA ARTE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI/RJ

ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTADO DA ARTE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI/RJ ESTUDO DE CASO SOBRE O ESTADO DA ARTE DA GESTÃO DE DOCUMENTOS NA DEFESA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI/RJ Sandra Teixeira da Silva; Mônica de Aquino Galeano Massera da Hora Universidade Federal Fluminense,

Leia mais

UNIFAE. Assistente em Administração / Coordenadora de Apoio à Direção - IFSP/SJBV. Telefone:

UNIFAE. Assistente em Administração / Coordenadora de Apoio à Direção - IFSP/SJBV. Telefone: A EDUCAÇÃO PARA SUSTENTABILIDADE NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA: a percepção dos alunos do ensino médio profissionalizante. Roselaine F. R. PEREIRA 1 ; Gilson R. MARCOMINI

Leia mais

EMPREENDEDORISMO NA AMÉRICA LATINA

EMPREENDEDORISMO NA AMÉRICA LATINA Missão Contribuir para o desenvolvimento sustentável do País através da melhoria constante da produtividade, da qualidade e da inovação nas organizações dos setores privado e público Nossos Valores Aumento

Leia mais

Eng. Agrônomo. Gilberto J.B. Figueiredo Gestor Estadual do Projeto CATI Olericultura

Eng. Agrônomo. Gilberto J.B. Figueiredo Gestor Estadual do Projeto CATI Olericultura Ferramentas para Gestão da Empresa Rural na Produção de Flores e Hortaliças Eng. Agrônomo. Gilberto J.B. Figueiredo Gestor Estadual do Projeto CATI Olericultura gilberto.figueiredo@cati.sp.gov.br 12 3882.2232

Leia mais

7 Resultados e conclusões

7 Resultados e conclusões 7 Resultados e conclusões Esta seção senvolve um breve sumário com as conclusões finais ste estudo, a partir uma organização dos resultados obtidos com a pesquisa, bem como consirações finais e sugestões

Leia mais

Informações sobre os Roteiros

Informações sobre os Roteiros Informações sobre os Roteiros O MakeMoney traz roteiros especialmente desenvolvidos para elaboração de Planos de Negócios, Estudos de Viabilidade e Planos de Inovação e Competitividade. Este documento

Leia mais

DATA DE IMPRESSÃO: 14 DE JUNHO Relatório parcial. Plantando Futuro. peacelabs.co/p/ plantando-futuro

DATA DE IMPRESSÃO: 14 DE JUNHO Relatório parcial. Plantando Futuro. peacelabs.co/p/ plantando-futuro DATA DE IMPRESSÃO: 14 DE JUNHO 2018 Relatório parcial Plantando Futuro peacelabs.co/p/ plantando-futuro Contato Elo Apoio Social e Ambiental Rua Mariano Torres 108, Centro, Curitiba Fone : 41 30236915

Leia mais

Resultados dos Projetos

Resultados dos Projetos Resultados dos Projetos 2017 Em 2017, a NHR Brasil apoiou 9 projetos em 3 estados estratégicos no combate à hanseníase: Ceará, Pernambuco e Rondônia. CEARÁ Projeto: Morhan Juazeiro Nos municípios de Campos

Leia mais

- Copyright GRACE Maio Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação

- Copyright GRACE Maio Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação - Copyright GRACE Maio 2012 Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial Associação Uni.Network Missão Promover a ligação e a aproximação entre as Entidades Académicas portuguesas e as Empresas na

Leia mais

Descrição do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas

Descrição do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas Descrição do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas O Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas tem caráter multidisciplinar, integrando em suas disciplinas diversos

Leia mais

R E S U M O S T E S E S E D I S S E R T A Ç Õ E S

R E S U M O S T E S E S E D I S S E R T A Ç Õ E S R E S U M O S T E S E S E D I S S E R T A Ç Õ E S Teses defendidas pelos professores do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina no primeiro semestre de 2014. MOLINA,

Leia mais

Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos

Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos Resumo Aula-tema 08: O Panorama Econômico e Social e Indicadores Quantitativos e Qualitativos É preciso que o pequeno empreendedor reflita sobre a importância das declarações estratégicas e de algumas

Leia mais

Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência

Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - Sebrae Documento de Referência Programa Sebrae de Excelência Brasília DF OBJETIVO Promover a cultura da excelência, a melhoria da gestão e o compartilhamento

Leia mais

O compromisso do Sebrae com a. Rio de Janeiro, 20 de julho de 2005

O compromisso do Sebrae com a. Rio de Janeiro, 20 de julho de 2005 O compromisso do Sebrae com a competitividade das MPEs Rio de Janeiro, 20 de julho de 2005 2 A MICRO E PEQUENA EMPRESA NO BRASIL Alta informalidade: 10,3 milhões de micro negócios informais (2005) 4,9

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA DO PROFESSOR ORIENTADOR. Número do BANPESQ/THALES:

PROJETO DE PESQUISA DO PROFESSOR ORIENTADOR. Número do BANPESQ/THALES: PROJETO DE PESQUISA DO PROFESSOR ORIENTADOR Número do BANPESQ/THALES: 2014990983 Título do projeto: Mapa de inovações e oportunidades no setor eletro-eletrônico no Paraná. Ano de Início do Projeto: 2014

Leia mais

5.1. Sugestões para pesquisas futuras

5.1. Sugestões para pesquisas futuras 5 Conclusão A presente pesquisa trata o problema de identificação e avaliação de competências organizacionais capazes de alavancar vantagem competitiva sustentada em empresas fabricantes de produtos de

Leia mais

mantida pela iniciativa privada.

mantida pela iniciativa privada. JUNIOR ACHIEVEMENT mantida pela iniciativa privada. A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios do mundo. Criada nos Estados Unidos, em 1919, por

Leia mais

Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial. Encontro Avaliação 01/12/2010

Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial. Encontro Avaliação 01/12/2010 Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial Encontro Avaliação 01/12/2010 ORGANIZADORES OBJETIVOS DO GRUPO DE ESTUDOS Aprimorar a prática do voluntariado empresarial no Brasil através da construção coletiva

Leia mais

PROJETO DE EXTENSÃO Escritório Júnior da Faculdade Cesusc

PROJETO DE EXTENSÃO Escritório Júnior da Faculdade Cesusc PROJETO DE EXTENSÃO Escritório Júnior da Faculdade Cesusc INTRODUÇÃO Em sinergia com os alunos dos Cursos de Graduação da Faculdade CESUSC, o Escritório Júnior, nomeado de EDGE Jr. - Escritório Júnior

Leia mais

Comportamento empreendedor dos alunos em uma Instituição de Ensino Superior. Cristiane Bertolino

Comportamento empreendedor dos alunos em uma Instituição de Ensino Superior. Cristiane Bertolino Comportamento empreendedor dos alunos em uma Instituição de Ensino Superior Cristiane Bertolino Problema de pesquisa A partir da década de 1990 Visão renovada da empreendedorismo Promover o desenvolvimento

Leia mais

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS

INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS INDICADORES ETHOS PARA NEGÓCIOS SUSTENTÁVEIS E RESPONSÁVEIS O INDICADORES ETHOS Os Indicadores Ethos são uma ferramenta de gestão criada em 2000 pelo Instituto Ethos e que esta em sua terceira geração.

Leia mais