LITERATURA. Prof.: Grijó

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LITERATURA. Prof.: Grijó"

Transcrição

1

2 LITERATURA Prof.: Grijó

3 BARROCO No Brasil, século XVII, Bahia. Subjetividade / Lirismo amoroso (mulher é anjo e demônio / dualidade) Antítese (jogo de contrastes) Linguagem rebuscada Uso de hipérbatos (inversões) Religiosidade (pecado versus perdão) Poesia de escarnecimento, deboche, sarcasmo. (com Gregório de Matos Guerra, o Boca do Inferno) Cultismo a linguagem utilizada por Gregório.

4 ARCADISMO No Brasil, século XVIII, Minas Gerais Subjetividade Bucolismo Exaltação da Natureza Tranquilidade do Relacionamento Amoroso Retorno e elementos Clássicos (mitologia, história, heróis) Pastoralismo Sensualidade Formalismo (uso de rimas e métrica e ritmo) FUGERE URBEM, a fuga da cidade. Ao poeta cabe a comunhão com o campo. CARPE DIEM, aproveitar o dia. Gozar intensamente o tempo presente. O poeta sabe que a vida é passageira daí querer aproveitar ao máximo o agora. AUREA MEDIOCRITAS, a mediocridade dourada. Desapego aos bens materiais. O ARCADISMO é também chamado Neoclassicismo

5 ROMANTISMO ( ) Subjetividade Sentimentalismo (amor, paixão, ódio, medo) Fantasia / Idealização / Escapismo Na poesia, 3 fases: 1) Indianismo 2) Ultrarromantismo (Mal-do-Século, Byronismo) Poesia: temática da solidão, do amor fracassado, da penúria e da melancolia, da angústia, do medo, do horror, do SPLEEN) 3) Condoreirismo (ligado a questões sociais, com Castro Alves) Linguagem adjetivada, linguagem retórica.

6 REALISMO ( ) Objetividade (proximidade com o real) Racionalismo (oposição ao sentimentalismo romântico) Verossimilhança (representar o real) Contemporaneidade (atualidade) Psicologia (análise de comportamento, feita, geralmente, pelo narrador onisciente) Deboche, ironia. Crítica social ataques à hipocrisia, à covardia dos seres humanos, às limitações intelectuais, às instituições (igreja, casamento) Análise de uma sociedade decadente principalmente a carioca. Prosa urbana

7 NATURALISMO ( ) Ligado diretamente ao Realismo O Racionalismo está ligado ao cientificismo darwinista. O homem é animal e, em algumas circunstâncias, deve assim se comportar. Objetividade, Verossimilhança, Contemporaneidade. Riqueza de detalhes na descrição, PROSA LENTA. O meio ambiente como deformador do caráter. Patologia cenas doentias, grotescas. Hereditariedade. Principal autor, no Brasil: Aluísio Azevedo.

8 PARNASIANISMO ( ) Apenas na poesia Objetividade Descritivista Culto à forma (rimas, métrica, enjambements) Arte pela Arte slogan parnasiano. A poesia não deve e não pode se envolver com elementos demasiadamente humanos, como história, filosofia, ciência, política, sociedade. O poeta, dessa forma, distancia-se da realidade. Metalinguagem em alguns poemas de Bilac. Retorno os Temas Clássicos (Grécia e Roma): história, heróis e mitologia Principal poeta: Olavo Bilac. Tríade Parnasiana: Olavo Bilac, Raimundo Correia, Alberto de Oliveira.

9 SIMBOLISMO ( ) Subjetividade ligada ao elemento espiritual, cósmico, etéreo. Abstracionismo Musicalidade obtida por meio de aliterações (rep. de consoantes), assonâncias (de vogais), eco e rimas Religiosidade Espiritualidade Folclore Misticismo Mitologia (nórdica, greco-latina) Obsessão pela Cor Branca Maiúsculas Alegorizantes

10 Poema em Prosa (estrutura da prosa mas carregado de subjetividade e sentimentalismo NÃO CONTA HISTÓRIA) Principais autores: CRUZ E SOUSA e AUGUSTO DOS ANJOS Obs: Augusto dos Anjos poeta da morbidez, utilizou-se de elementos científicos (química, biologia, física) para fazer uma poesia triste, melancólica, decadente, sinistra. Sua linguagem é altamente rebuscada e, em muitos casos, deselegante. É um dos mais importantes poetas brasileiros.

11 PRÉ-MODERNISMO ( ) Não chega a ser uma estética literária, e sim uma etapa de transição. Basicamente, na prosa. Interiorização do Brasil (demonstrar que havia um país diferente do Brasil litorâneo: um Brasil decadente, descalço, ignorante, miserável, ligado ao fanatismo religioso). Objetivo de mostrar a realidade brasileira. Principais autores: Euclides da Cunha Os Sertões, Monteiro Lobato Negrinha e Graça Aranha, com Canaã.

12 SEMANA DE 22 / MODERNISMO A Semana teve papel importante. Foi uma tentativa não totalmente bemsucedida de romper com as estruturas tradicionais, e já desgastadas, do século anterior. Deu-se na literatura, na música, na pintura, na escultura e no teatro. Seus principais articuladores, na literatura, são MÁRIO DE ANDRADE e OSWALD DE ANDRADE.

13 1º Tempo Modernista ( ) Tentativa de estabelecer, no Brasil, a ideia de modernidade já existente na Europa, desde 1904 Baseado nas Vanguardas Europeias ( ) (Futurismo, Dadaísmo, Cubismo) Oposição ferrenha ao Parnasianismo, bem como a todo o séc. XIX. Linguagem coloquial. Compreensão do Brasil como um país mestiço. Recuperação da figura do índio. Nacionalismo crítico. Contemporaneidade. Versos livres, versos brancos (sem rima). Poemas-minuto. Poemas-piada.

14 MANIFESTO ANTROPOFÁGICO, DE OSWALD DE ANDRADE (1928) VALORIZAÇÃO DO ELEMENTO NACIONAL SEM DEIXAR DE CONECTÁ-LO AO MUNDO. DEVE-SE COMER, DEGLUTIR TUDO O QUE FOR ESTRANGEIRO, E APROVEITAR O QUE É ESSENCIAL. Manifesto Pau-Brasil, dele também (1924), é uma reafirmação da ANTROPOFAGIA.

15 2º Tempo Modernista ( ) Mais equilibrado, já não se opõe a estéticas passadas. Mantém o verso livre, o verso branco, a contemporaneidade e a linguagem, coloquial, mas recupera a rima, o ritmo, a métrica, a espiritualidade, a musicalidade daí ser chamado de Neossimbolismo. Subjetividade / lirismo amoroso. Ironia. Humor. Deboche, sarcasmo. Poemas curtos, sintéticos, ao lado de poemas longos e discursivos. Temática social ao lado de temática espiritual. Por não ser oposição, utiliza-se de todos os elementos literários possíveis.

16 Na poesia: Vinícius de Moraes, Cecília Meireles, Jorge de Lima, Carlos Drummond, Murilo Mendes. Na prosa, busca-se mais uma vez a interiorização do Brasil, revelando um país marcado pela violência e pela regionalidade. Seus principais autores são Jorge Amado, Érico Verissimo, Raquel de Queiroz, Graciliano Ramos e José Lins do Rego.

17 3 Tempo Modernista ( ) Volta ao formalismo, sem deixar de possuir cunho social Preocupação com a realidade brasileira Poesia cerebral, arquitetônica Utilização de rimas, principalmente toantes Autores principais: João Cabral de Melo Neto (poesia); João Guimarães Rosa e Clarice Lispector (prosa) A prosa de Guimarães é marcada por um intenso e rebuscado trabalho na linguagem (onomatopeias, expressões binárias, coloquialidade, regionalismos, neologismos), além de se dedicar ao ambiente sertanejo mineiro. A prosa de Clarice é marcada pelo fluxo de consciência e pela expressão do universo psicológico feminino.

18 CONCRETISMO ( ) Haroldo de Campos, Décio Pignatari e Augusto de Campos são os principais articuladores desse movimento. Abolição do verso tradicional em muitos casos, o verso desaparece. Exploração do aspecto visual do poema. Exploração do aspecto sonoro do poema. O poema não serve apenas para ser lido, mas também para ser visto e ouvido. Os espaços em branco são explorados. A poesia deixa de ser discursiva a comunicação é não-verbal

19 TROPICALISMO ( ) Caetano Veloso, Gilberto Gil, Torquato Neto Movimento mais musical que literário. Recuperação da ANTROPOFAGIA oswaldiana. Ligação com esoterismo, misticismo Nacionalismo (valorização de elementos tropicais, como mulata, Carnaval, praia, sol, calor, candomblé) sem deixar de integrar-se com o mundo exterior. O ideal tropicalista pode ser resumido numa arte universal uma tentativa de reunir todos os elementos antes contraditórios numa mesma manifestação.

20 POESIA MARGINAL ( ) Geração-mimeógrafo. Subjetividade. Sentimentalismo. Poesia sintética. Deboche, ironia, sarcasmo. Linguagem coloquial, muitas vezes obscena. Linguagem telegráfica (períodos curtos, recuperação oswaldiana, 1 tempo modernista). Compreensão da realidade sócio-política brasileira.

21 PÓS-MODERNIDADE (1970 em diante) Subjetividade. Sentimentalismo contido. Preocupação Metalinguística. Tom confessional. Linguagem coloquial aliada ao rebuscamento. Ironia e deboche. Violência urbana. Análise crítica da sociedade brasileira. O homem não vale a pena.

22 Quaisquer dúvidas, entrem em contato: Espero que aproveitem! Bom ENEM! Bom Natal! Bom Ano-Novo! FG

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE LITERATURA OBJETIVOS: 1ª Série Possibilitar reflexões de cunho histórico-cultural por meio da literatura, entendendo o processo de formação desta no Brasil e no ocidente. Explorar variedades

Leia mais

Cronologia dos períodos literários. Profª Neusa

Cronologia dos períodos literários. Profª Neusa Cronologia dos períodos literários Profª Neusa Trovadorismo (1189 a 1418) Feudalismo / Teocentrismo Características: Poesia + Música : Cantigas a) Lírico-amorosas: de amor: eu-lírico masculino, vassalagem

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 63/2002

RESOLUÇÃO Nº 63/2002 RESOLUÇÃO Nº 63/2002 Estabelece a relação de obras literárias do Processo Seletivo da UFES para ingresso nos cursos de graduação nos anos letivos de 2004, 2005 e 2006. O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO

Leia mais

Vanguarda europeia Modernismo português

Vanguarda europeia Modernismo português Vanguarda europeia Modernismo português A Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo no ano de 1922, representou um marco no movimento modernista, mas não foi um acontecimento único nem isolado. O

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo II

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo II Bárbara da Silva Literatura Modernismo II Em 1930 tiveram início os 15 anos de ditadura da ditadura de Getúlio Vargas. Com o intuito de obter o apoio das massas, Vargas adota uma série de medidas populistas,

Leia mais

MODERNISMO NO BRASIL. O modernismo no Brasil teve início com

MODERNISMO NO BRASIL. O modernismo no Brasil teve início com MODERNISMO MODERNISMO NO BRASIL O modernismo no Brasil teve início com a Semana da Arte Moderna em 1922. Época triste a nossa, em que é mais difícil quebrar um preconceito do que um átomo Albert Einsten

Leia mais

Parnasianismo e Simbolismo. Características e principais autores

Parnasianismo e Simbolismo. Características e principais autores Parnasianismo e Simbolismo Características e principais autores Parnasianismo: Origem do movimento parnasiano: O movimento parnasiano surgiu na França, com a publicação de uma série de antologias denominadas

Leia mais

Língua Portuguesa. Respostas das Atividades 3

Língua Portuguesa. Respostas das Atividades 3 Língua Portuguesa Respostas das Atividades 3 LL.17 2. Em a, temos o objetivo do autor realista: retratar a realidade sem modificá-la, ao contrário dos românticos. Em b, tem-se uma das principais características

Leia mais

Carga Horária: 50 horas Período: 1º semestre de 2017

Carga Horária: 50 horas Período: 1º semestre de 2017 FACULDADE SUMARÉ PLANO D ENSINO Cursos: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Semestre Letivo / Turno: 5º semestre Disciplina: Literatura Brasileira: Modernismo à Contemporaneidade Professora: Ms. Jucimeire

Leia mais

Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Gerais Específicos

Plano de Ensino Componente Curricular: Curso: Período: Carga Horária: Docente: Ementa Objetivos Gerais Específicos Plano de Ensino Componente Curricular: Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III Curso: Técnico em Química (Integrado) Período: 3º ano Carga Horária: 80 h/a 67 h/r Docente: Rosa Lúcia Vieira Souza

Leia mais

LITERATURA PROFESSOR LUQUINHA

LITERATURA PROFESSOR LUQUINHA LITERATURA PROFESSOR LUQUINHA Romantismo e Modernismo Características; Contexto; Abordagens; Enem. LITERATURA LUQUINHA Características da Literatura Romântica A natureza como expressão do eu; A valorização

Leia mais

Apostila de Língua Portuguesa 07 Modernismo Segunda Geração

Apostila de Língua Portuguesa 07 Modernismo Segunda Geração Apostila de Língua Portuguesa 07 Modernismo Segunda Geração 1.0 Contexto Histórico Prosa Pós Semana de Arte Moderna. Pós experimentalismo, apologia do novo. Vitória sobre o parnasianismo. Ditadura de Vargas.

Leia mais

2. 1 A poesia trovadoresca - Leitura de cantigas de amor e de amigo semântico, sintático, lexical e sonoro;

2. 1 A poesia trovadoresca - Leitura de cantigas de amor e de amigo semântico, sintático, lexical e sonoro; EIXO TEMÁTICO: 1 TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO 1) Analisar o texto em todas as suas dimensões: semântica, sintática, lexical e sonora. 1. Diferenciar o texto literário do não-literário. 2. Diferenciar

Leia mais

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA

CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA CURSO ANO LETIVO PERIODO/ANO Departamento de Letras 2017 4º CÓDIGO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA Literatura Brasileira III 04h/a xxx xxx 60 h/a xxx xxx EMENTA Visão das estéticas modernas do pré-modernismo

Leia mais

Redação. O indivíduo frente à ética nacional TEMA DO ENEM ENEM

Redação. O indivíduo frente à ética nacional TEMA DO ENEM ENEM Redação TEMA DO - 2009 O indivíduo frente à ética nacional 2 Redação TEMA DO - 2010 O trabalho na construção da dignidade humana 3 Redação TEMA DO - 2011 Viver em rede no século XXI: os limites entre o

Leia mais

FACULDADE SUMARÉ PLANO D ENSINO

FACULDADE SUMARÉ PLANO D ENSINO FACULDADE SUMARÉ PLANO D ENSINO Cursos: Licenciatura em Letras Língua Portuguesa Disciplina: Literatura Brasileira III Carga Horária: 50h Semestre Letivo / Turno: 5º semestre Professora: Jucimeire Ramos

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO I Competências para observar GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 3 Reconstrução da textualidade

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2015. LISTA DE LITERATURA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel

Leia mais

CEMAS - REVISTA ARCADISMO REVISTA CEMAS 1º ANO A

CEMAS - REVISTA ARCADISMO REVISTA CEMAS 1º ANO A ARCADISMO REVISTA CEMAS 1º ANO A 1 ARCADISMO O Arcadismo, também conhecido como Setecentismo ou Neoclassicismo, é o movimento que compreende a produção literária brasileira na segunda metade do século

Leia mais

Programação Anual VOLUME VOLUME VOLUME VOLUME

Programação Anual VOLUME VOLUME VOLUME VOLUME Programação Anual 1 ạ Série 1 ọ 3 ọ 1. O que é literatura? Textos literários e não-literários O mundo real e o mundo da literartura Funções da literatura Leitor e textos literários 2. Linguagem literária

Leia mais

1º ano. Emprego da fala, adequando-a ao contexto comunicativo e ao que se supõe ser o perfil do interlocutor, em função do lugar social que ele ocupa.

1º ano. Emprego da fala, adequando-a ao contexto comunicativo e ao que se supõe ser o perfil do interlocutor, em função do lugar social que ele ocupa. Emprego da fala, adequando-a ao contexto comunicativo e ao que se supõe ser o perfil do interlocutor, em função do lugar social 1º ano Respeito à fala do outro e aos seus modos de falar. texto, com foco

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profª André Araújo Disciplina: Língua Portuguesa, Redação e Literatura Série: 2º ano EM Literatura contemporânea prof. André Araújo Literatura Brasileira Contemporânea Concretismo

Leia mais

CALENDÁRIO - PED LITERATURA BRASILEIRA Grupo Maio/2012 CursoID GradeID 661

CALENDÁRIO - PED LITERATURA BRASILEIRA Grupo Maio/2012 CursoID GradeID 661 informações: 1.º 2.º 3.º CALENDÁRIO - PED LITERATURA BRASILEIRA Grupo 096 - Maio/2012 CursoID 554 - GradeID 661 Estrutura do Calendário Antes de utilizar o Calendário do Curso, leia atentamente o Manual

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo I

Bárbara da Silva. Literatura. Modernismo I Bárbara da Silva Literatura Modernismo I O Modernismo é marcado por inúmeros avanços tecnológicos, no início do século XX, mas também por questões políticas e sociais. A Europa, berço do modernismo, começa

Leia mais

Modernismo: primeira geração

Modernismo: primeira geração MODERNISMO: PRIMEIRA GERAÇÃO ORIENTADOR METODOLÓGICO Modernismo: primeira geração Conteúdo: Primeira fase do Moderismo brasileiro: características temáticas e estruturais; Manifestos e revistas modernistas;

Leia mais

TEXTOS QUE DEVORAM TEXTOS

TEXTOS QUE DEVORAM TEXTOS SUMÁRIO CAPÍTULO 1 LÍNGUA Ponto de partida: Língua Caetano Veloso... 10 Texto: Língua enrolada entrevista com Pasquale... 12 Estudo do texto... 14 Aprender língua portuguesa... 14 Para confrontar: Erro

Leia mais

Divisão da Literatura Brasileira A literatura brasileira é subdividida em duas grandes eras que acompanham a evolução política e econômica do País.

Divisão da Literatura Brasileira A literatura brasileira é subdividida em duas grandes eras que acompanham a evolução política e econômica do País. Literatura Brasileira A história da literatura brasileira tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que aqui estavam eram ágrafas, ou seja, não possuíam uma

Leia mais

DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. Professora Lenise Colégio Objetivo

DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. Professora Lenise Colégio Objetivo DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA Professora Lenise Colégio Objetivo O QUE É LITERATURA? Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra. (Aristóteles, séc. IV a.c.) Literatura como imitação

Leia mais

Content Area: Literatura Brasileira Grade 11ª. Quarter 1ª. Serie Serie Unidade

Content Area: Literatura Brasileira Grade 11ª. Quarter 1ª. Serie Serie Unidade Content Area: Literatura Brasileira Grade 11ª. Quarter 1ª. / Objetivos de Aprendizado O projeto literário da poesia simbolista. Os momentos de incerteza, indefinição e pessimismo que marcaram a transição

Leia mais

ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA MODERNA PROFESSOR: CARLOS AUGUSTO NASCIMENTO SARMENTO-PANTOJA

ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA MODERNA PROFESSOR: CARLOS AUGUSTO NASCIMENTO SARMENTO-PANTOJA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE ABAETETUBA - CAAB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM - FACL CURSO LETRAS LICENCIATURA EM LETRAS PLANO DE CURSO ATIVIDADE CURRICULAR: LITERATURA BRASILEIRA

Leia mais

aula Barroco LITERATURA

aula Barroco LITERATURA aula Barroco LITERATURA As Escolas Literárias Barroco 1601 Arcadismo 1768 Romantismo 1836 Realismo 1881 Naturalismo 1881 Parnasianismo 1882 Simbolismo 1893 Pré-modernismo 1902 Modernismo 1922 Barroco 1601

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Pré-modernismo

Bárbara da Silva. Literatura. Pré-modernismo Bárbara da Silva Literatura Pré-modernismo O pré-modernismo não é propriamente uma escola literária, mas um período em que alguns autores decidiram produzir uma literatura que refletia as questões políticas

Leia mais

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS FINAIS - 2º ANO EM

CONTEÚDOS PARA AS PROVAS FINAIS - 2º ANO EM CONTEÚDOS PARA AS PROVAS FINAIS - 2º ANO EM - 2016 PORTUGUÊS FÍSICA Interpretação textual/ Análise de produção textual Diferença entre análise morfológica, sintática e semântica Verbos definição, exemplos,

Leia mais

O ROMANTISMO. O Romantismo é um movimento surgido na Europa e, a partir dela, no Brasil, no fim do

O ROMANTISMO. O Romantismo é um movimento surgido na Europa e, a partir dela, no Brasil, no fim do ROMANTISMO O ROMANTISMO O Romantismo é um movimento surgido na Europa e, a partir dela, no Brasil, no fim do século XVIII. Perdura até meados do século XIX. Opunhase ao classicismo, ao racionalismo e Iluminismo.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE

LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE LISTA DE EXERCÍCIOS ARTE P2-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender os aspectos históricos-sociais referentes aos objetos

Leia mais

Álvaro de Campos. Ricardo Reis. Alberto Caeiro

Álvaro de Campos. Ricardo Reis. Alberto Caeiro Entre pseudónimos, heterónimos, personagens fictícias e poetas mediúnicos contam-se 72 nomes, destes destacam-se 3 heterónimos Álvaro de Campos Ricardo Reis Alberto Caeiro Álvaro de Campos De entre todos

Leia mais

Lista atualizada em

Lista atualizada em Lista atualizada em 29-06-2011 MATÉRIAS DE RECUPERAÇÃO 1ºCOLEGIAL ELEMENTOS FORMADORES DAS PALAVRAS APOSTILA 1 PROCESSOS DE FORMAÇÃO DAS PALAVRAS - APOSTILA 1 SUBSTANTIVOS AP-2 ARTIGO AP2 Capítulo 1 (pág

Leia mais

Parnasianismo e simbolismo:

Parnasianismo e simbolismo: PARNASIANISMO E SIMBOLISMO: POESIA FINISSECULAR ORIENTADOR METODOLÓGICO Parnasianismo e simbolismo: Conteúdo: Literatura parnasiana; Textos de Olavo Bilac, Raimundo Correia, Alberto de Oliveira e Francisca

Leia mais

A Literatura no Ensino Médio

A Literatura no Ensino Médio A Literatura no Ensino Médio Ensino Médio no Brasil Um pouco de história 1-Período colonial e monárquico - formação das classes superiores 2-Primeira metade do século XX - preparação para o ensino superior

Leia mais

Literatura. / Profª Rosa

Literatura.  / Profª Rosa Literatura www.licaopratica.com.br / Profª Rosa Envio do material: e-mail. Pagamento: BB ou Caixa. Formato dos arquivos enviados: Powerpoint/PDF. CRUZADINHAS DE LIVROS 1. Os lusíadas 2. Vidas secas 3.

Leia mais

COLÉGIO DANTE ALIGHIERI DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA COORDENADORA Profª. Sandra Maria Rudella Tonidandel

COLÉGIO DANTE ALIGHIERI DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA COORDENADORA Profª. Sandra Maria Rudella Tonidandel DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA COORDENADORA Profª. Sandra Maria Rudella Tonidandel 3º PERÍODO 2015 3ª série Ensino Médio CONTEÚDO CURRICULAR Circulação Digestão Sistema endócrino Divisões celulares mitose e

Leia mais

Portuguesa. divulgação. Língua. Comparativos curriculares. Material de

Portuguesa. divulgação. Língua. Comparativos curriculares. Material de Comparativos curriculares SM Língua Portuguesa Material de divulgação de Edições SM A coleção Ser Protagonista Língua Portuguesa e o currículo do Estado de Santa Catarina Apresentação Professor, Devido

Leia mais

Bárbara da Silva. Literatura. Parnasianismo

Bárbara da Silva. Literatura. Parnasianismo Bárbara da Silva Literatura Parnasianismo O Parnasianismo foi um movimento essencialmente poético, surgido na segunda metade do século XIX, reagindo contra o sentimentalismo e o subjetivismo dos românticos.

Leia mais

3º TD de Literatura Data: 18/07/2014

3º TD de Literatura Data: 18/07/2014 Universidade Estadual do Ceará UECEVest Professor: Vinâncio Silva 3º TD de Literatura Data: 18/07/2014 Exercícios 1. Assinale a alternativa falsa: a) O Romantismo é um movimento de expressão universal,

Leia mais

ROMANTISMO. POESIA: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÕES e a PROSA (romances, contos, etc.)

ROMANTISMO. POESIA: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÕES e a PROSA (romances, contos, etc.) ROMANTISMO POESIA: PRIMEIRA, SEGUNDA E TERCEIRA GERAÇÕES e a PROSA (romances, contos, etc.) Antes do ROMANTISMO, o Movimento do Arcadismo imperava. Ele iniciou-se com a fundação em Portugal, em 1756,

Leia mais

Matéria: literatura Assunto: escolas literárias Prof. IBIRÁ

Matéria: literatura Assunto: escolas literárias Prof. IBIRÁ Matéria: literatura Assunto: escolas literárias Prof. IBIRÁ Literatura ESCOLAS LITERÁRIAS QUINHENTISMO Início: A Carta de Caminha Contexto histórico: Os portugueses e dos primeiros jesuítas ao Brasil.

Leia mais

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender

série GRUPO II Competências para realizar GRUPO I Competências para observar GRUPO III Competências para compreender GRUPO I Competências para observar COMPETÊNCIAS DO SUJEITO GRUPO II Competências para realizar GRUPO III Competências para compreender Objetos do conhecimento (conteúdos) Tema 4 Reconstrução da intertextualidade

Leia mais

MODERNISMO: POESIA E MÚSICA

MODERNISMO: POESIA E MÚSICA MODERNISMO: POESIA E MÚSICA ATIVIDADES DE ESTÁGIO: PORTUGUÊS E LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA Prof. Dr. André Luís Rodrigues Nomes:André Toledo Giovana Maria Jeferson Paiva Suellen Carneiro O que é literatura;

Leia mais

ROMANTISMO: POESIA. Profa. Brenda Tacchelli

ROMANTISMO: POESIA. Profa. Brenda Tacchelli ROMANTISMO: POESIA Profa. Brenda Tacchelli INTRODUÇÃO Empenho em definir um perfil da cultura brasileira, no qual o nacionalismo era o traço essencial. Primeira metade do século XIX Com a vinda da corte

Leia mais

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ANO 2017

RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ANO 2017 RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ANO 2017 Prezados pais e/ou responsáveis, Informamos que o nosso período de RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS será de 21/10 a 21/11/2016. Renovando a matrícula nesse período, a 1ª parcela

Leia mais

LITERATURA. aula Realismo

LITERATURA. aula Realismo LITERATURA aula Realismo As Escolas Literárias Barroco 1601 Arcadismo 1768 Romantismo 1836 Realismo 1881 Naturalismo 1881 Parnasianismo 1882 Simbolismo 1893 Pré-modernismo 1902 Modernismo 1922 Realismo

Leia mais

Primeira Geração ( )

Primeira Geração ( ) LITERATURA Primeira Geração (1922-1930) Caracteriza-se por ser uma tentativa de definir e marcar posições. Período rico em manifestos e revistas de vida efêmera. Um mês depois da SAM, a política vive dois

Leia mais

1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese)

1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese) 1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese) O ROMANTISMO foi um movimento artístico, político, filosófico e literário surgido nas últimas décadas do Século XVIII

Leia mais

LITERATURA CONCEITOS GERAIS

LITERATURA CONCEITOS GERAIS LITERATURA CONCEITOS GERAIS Palavra minha Matéria, minha criatura, palavra (Chico Buarque) Lutar com palavras é a luta mais vã. Entanto lutamos mal rompe a manhã. (Carlos Drummond de Andrade) O quadrado

Leia mais

Poesia Concreta e Poesia Marginal

Poesia Concreta e Poesia Marginal Poesia Concreta e Poesia Marginal Poesia Concreta ou Concretismo (1950-1960) É um movimento de vanguarda tardio. Inicia aproximadamente em 1952. Destaque para os precursores: DÉCIO PIGNATARI, AUGUSTO E

Leia mais

REVISÃO DE LITERATURA - 25 QUESTÕES

REVISÃO DE LITERATURA - 25 QUESTÕES 3 ANO UNIDADE 4 REVISÃO DE LITERATURA - 25 QUESTÕES 01. (UFPA) A gênese da nossa formação literária encontra-se no século XVI. Dela fazem parte: a) as obras produzidas pelos degregados que eram obrigados

Leia mais

1. Bagagem (Adélia Prado) 2. O Cortiço (Aluísio Azevedo) 3. Lira dos Vinte Anos (Álvares de Azevedo) 4. Noite na Taverna (Álvares de Azevedo) 5.

1. Bagagem (Adélia Prado) 2. O Cortiço (Aluísio Azevedo) 3. Lira dos Vinte Anos (Álvares de Azevedo) 4. Noite na Taverna (Álvares de Azevedo) 5. 1. Bagagem (Adélia Prado) 2. O Cortiço (Aluísio Azevedo) 3. Lira dos Vinte Anos (Álvares de Azevedo) 4. Noite na Taverna (Álvares de Azevedo) 5. Quarup (Antonio Callado) 6. Brás, Bexiga e Barra Funda (Antonio

Leia mais

Lista retirada da edição especial 100 Livros Essenciais da Revista Bravo! em Imagem da bandeira retirada do site Freepik.

Lista retirada da edição especial 100 Livros Essenciais da Revista Bravo! em Imagem da bandeira retirada do site Freepik. 1. Bagagem (Adélia Prado) 2. O Cortiço (Aluísio Azevedo) 3. Lira dos Vinte Anos (Álvares de Azevedo) 4. Noite na Taverna (Álvares de Azevedo) 5. Quarup (Antonio Callado) 6. Brás, Bexiga e Barra Funda (Antonio

Leia mais

Língua Portuguesa. 1º ano. Unidade 1

Língua Portuguesa. 1º ano. Unidade 1 Língua Portuguesa 1º ano Unidade 1 Linguagem Linguagem, língua, fala Unidade 4 - capítulo 12 Linguagem verbal e não verbal Unidade 4 - capítulo 12 e 13 Signo linguístico Unidade 4 - capítulo 12 Denotação

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA ADRIANO PRADO SOUZA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I O arcadismo é uma escola literária surgida na Europa

Leia mais

PRÉ-MODERNISMO. Professora: Daiane Carneiro

PRÉ-MODERNISMO. Professora: Daiane Carneiro PRÉ-MODERNISMO Professora: Daiane Carneiro Pré-modernismo Primeiros anos do século XX. 1902: publicação de Canaã, de Graça Aranha, e de Os sertões, de Euclides da Cunha. 1922: Semana de Arte Moderna (início

Leia mais

Vestibular UFRGS 2015. Resolução da Prova de Literatura

Vestibular UFRGS 2015. Resolução da Prova de Literatura Vestibular UFRGS 2015 Resolução da Prova de Literatura Comentário Geral A prova de Literatura de 2015 manteve o estilo de questões que privilegia os alunos com domínio das obras de leituras obrigatórias

Leia mais

LITERATURA PRÉ-MODERNISMO. Profa. Waleska Gomide Panosso

LITERATURA PRÉ-MODERNISMO. Profa. Waleska Gomide Panosso LITERATURA PRÉ-MODERNISMO Profa. Waleska Gomide Panosso MONTEIRO LOBATO AUGUSTO DOS ANJOS EUCLIDES DA CUNHA LIMA BARRETO GRAÇA ARANHA PRÉ-MODERNISMO O Pré Modernismo no Brasil não se constituiu uma escola

Leia mais

Paradidático DESAFIOS DE CORDEL (ILUSTRAÇÕES FERNANDO VILELA) AUTOR: CÉSAR OBEID / EDITORA: FTD

Paradidático DESAFIOS DE CORDEL (ILUSTRAÇÕES FERNANDO VILELA) AUTOR: CÉSAR OBEID / EDITORA: FTD Segue a lista de livros paradidáticos que serão utilizados pelos alunos do 5º ano no decorrer do Paradidático DESAFIOS DE CORDEL (ILUSTRAÇÕES FERNANDO VILELA) AUTOR: CÉSAR OBEID / Mês MARÇO Realizar a

Leia mais

Prof.ª Kalyne Varela

Prof.ª Kalyne Varela Prof.ª Kalyne Varela O ROMANTISMO, estilo literário do século XIX, é a manifestação artística feita para um público consumidor novo: a burguesia. Brasil: 1808 chegada da família real portuguesa no Brasil;

Leia mais

Profª Me. Jaqueline Alice Cappellari

Profª Me. Jaqueline Alice Cappellari Profª Me. Jaqueline Alice Cappellari *Não foi propriamente um movimento ou escola literária; * Trata-se de uma fase de transição para o Modernismo, nas duas primeiras décadas do século XX; * É quando surge

Leia mais

ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira

ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira CONTEXTO HISTÓRICO Séc. XIX (Brasil) Independência do Brasil POESIA CARACTERÍSTICAS Individualismo e subjetivismo; Sentimentalismo; Culto à natureza; Formas de

Leia mais

Portuguesa. divulgação. Língua. Comparativos curriculares. Material de

Portuguesa. divulgação. Língua. Comparativos curriculares. Material de Comparativos curriculares SM Língua Portuguesa Material de divulgação de Edições SM A Língua Portuguesa e o currículo do Estado de Minas Gerais Apresentação Professor, Devido à inexistência de um currículo

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2º ANO 3º BIMESTRE AUTORIA SANDRA DAS GRACAS CABRAL BRANDAO IZAR Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ISMÁLIA ALPHONSUS DE GUIMARAENS Quando

Leia mais

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES!

História das artes e estética. UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2!!! Prof. M.Sc. KAREN KELES! UNIARAXÁ - ARQUITETURA E URBANISMO 2015/2 Prof. M.Sc. KAREN KELES Curso Arquitetura e Urbanismo Carga Horária 80 Horas - 4 horas semanais Ementa: Estética como campo filosófico. 66 horas teórica - prática

Leia mais

2. 1 A poesia trovadoresca - Leitura de cantigas de amor e de amigo semântico, sintático, lexical e sonoro;

2. 1 A poesia trovadoresca - Leitura de cantigas de amor e de amigo semântico, sintático, lexical e sonoro; EIXO TEMÁTICO: 1 TEXTO LITERÁRIO E NÃO LITERÁRIO 1) Analisar o texto em todas as suas dimensões: semântica, sintática, lexical e sonora. 1. Diferenciar o texto literário do não-literário. 2. Diferenciar

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA NUBIA MORETI DE VASCONCELOS RAMOS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ARCADISMO (1768-1808) As formas artísticas

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº André Araújo

Aulas Multimídias Santa Cecília. Profº André Araújo Aulas Multimídias Santa Cecília Profº André Araújo Prof. André Araújo 9º. ano Momento histórico do Neoclassicismo no Brasil O Brasil no século XVIII Centro econômico da Colônia deslocou-se do Nordeste

Leia mais

Pós-modernismo brasileiro. Neovanguardas e poesia contemporânea

Pós-modernismo brasileiro. Neovanguardas e poesia contemporânea Pós-modernismo brasileiro Neovanguardas e poesia contemporânea Concretismo O Concretismo começa a despontar no Brasil com a publicação da revista Noigandres pelos três poetas: Décio Pignatari, Haroldo

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Unidade II: O modernismo no Brasil

PLANO DE ENSINO. Unidade II: O modernismo no Brasil PLANO DE ENSINO CURSO: Letras PERÍODO: 2 /2009 DISCIPLINA: Literatura Brasileira Moderna e Contemporânea CARGA HORÁRIA: 60 horas CRÉDITOS: 03 PROFESSOR: Marcos de Jesus Oliveira (Mestre em Literatura/UnB.

Leia mais

PROPOSTA SISTEMA DE INGRESSO À GRADUAÇÃO

PROPOSTA SISTEMA DE INGRESSO À GRADUAÇÃO PROPOSTA SISTEMA DE INGRESSO À GRADUAÇÃO Por iniciativa da nova administração da Universidade Federal de Santa Maria, muitos projetos estão sendo reavaliados, o que também está ocorrendo com os processos

Leia mais

Resoluções das atividades

Resoluções das atividades Resoluções das atividades 01 B Aula 4 Romantismo no Brasil Primeira geração: poesia indianista Atividades para sala Com a Independência do Brasil, ocorrida em 1822, instalou-se um sentimento de nacionalismo

Leia mais

Atividade extra. Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 Barroco e romantismo Poesia de sentimentos. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Atividade extra. Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 Barroco e romantismo Poesia de sentimentos. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias Atividade extra Fascículo 6 Linguagens Unidade 17 Barroco e romantismo Poesia de sentimentos Textos para os itens 1 e 2 I. Pálida, à luz da lâmpada sombria Sobre o leito de flores reclinada, como a lua

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO. Semestre letivo. 1. Identificação Código

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO. Semestre letivo. 1. Identificação Código Professor(es) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 017 1 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Panorama Cultural da Literatura

Leia mais

Contexto Histórico - Europa

Contexto Histórico - Europa Concretismo Introdução O Concretismo foi um movimento vanguardista que se manifestou inicialmente na Europa, através da música erudita e das artes plásticas, com Max Bill (artes plásticas), Pierre Schaeffer

Leia mais

1ª fase modernista ( )

1ª fase modernista ( ) 1ª fase modernista (1922 1930) LIBERDADE DE EXPRESSÃO INCORPORAÇÃO DO COTIDIANO LINGUAGEM COLOQUIAL INOVAÇÕES TÉCNICAS O VERSO LIVRE A DESTRUIÇÃO DOS NEXOS A ENUMERAÇÃO CAÓTICA O FLUXO DE CONSCIÊNCIA A

Leia mais

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922.

A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. A Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 1922, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. Foi um encontro de novas ideias estéticas, que mudaram a arte

Leia mais

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS

Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários OBRAS LITERÁRIAS: QUANTO À FORMA = VERSO & PROSA QUANTO AO CONTEÚDO = GÊNEROS LITERÁRIOS Gêneros Literários GÊNERO ÉPICO (NARRATIVO) = Quando é contada uma história.

Leia mais

A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA

A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA GÊNEROS LITERÁRIOS A LITERATURA É A ARTE QUE SE MANIFESTA PELA PALAVRA, SEJA ELA FALADA OU ESCRITA Na Antiguidade Clássica os textos literários dividiam em em três gêneros: GÊNERO LÍRICO GÊNERO DRAMÁTICO

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA THUANNE DA SILVA MOTTA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I Este Texto Gerador é um trecho do artigo enciclopédico

Leia mais

O mundo de cavaleiros destemidos, de virgens ingênuas e frágeis, e o ideal de uma vida primitiva, distante da civilização, tudo isso terminara.

O mundo de cavaleiros destemidos, de virgens ingênuas e frágeis, e o ideal de uma vida primitiva, distante da civilização, tudo isso terminara. O mundo de cavaleiros destemidos, de virgens ingênuas e frágeis, e o ideal de uma vida primitiva, distante da civilização, tudo isso terminara. A segunda metade do século XIX presencia profundas modificações

Leia mais

Literatura: Barroco/ Arcadismo

Literatura: Barroco/ Arcadismo Literatura: Barroco/ Arcadismo Barroco ou seiscentismo séc. XVII Barroco = pérola irregular NO BRASIL, INICIA EM 1601 Destaques para Minas Gerais e Bahia Bahia = ciclo da cana de açúcar Principais características:

Leia mais

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO

ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO / MANIFESTO ROTEIRO DE ATIVIDADES 1º bimestre da 3ª Série do Ensino Médio: 2º CICLO PALAVRAS-CHAVE: Modernismo; Carlos Drummond de Andrade; concordância nominal; manifesto. EIXO BIMESTRAL: POESIA E ROMANCE NO MODERNISMO

Leia mais

LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves

LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves LITERATURA: GÊNEROS E MODOS DE LEITURA - EM PROSA E VERSOS; - GÊNEROS LITERÁRIOS; -ELEMENTOS DA NARRATIVA. 1º ano OPVEST Mauricio Neves EM VERSO E EM PROSA Prosa e Poesia: qual a diferença? A diferença

Leia mais

Anton Raphael Mengs Apolo e as musas no Parnaso

Anton Raphael Mengs Apolo e as musas no Parnaso Anton Raphael Mengs Apolo e as musas no Parnaso FINAL DO SÉCULO XIX PANORAMA BRASILEIRO Ciclo do café. Decadência da Monarquia. Abolição (1888). Proclamação da República ( 1889). Governo de Deodoro e a

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA IVONE ANDRADE VIEIRA MACIEL Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I ARCADISMO Características do Arcadismo O arcadismo

Leia mais

1º ano LINGUAGEM E INTERAÇÃO

1º ano LINGUAGEM E INTERAÇÃO A escrita com instrumento de interação social Opiniões e pontos de vista sobre as diferentes manifestações da linguagem verbal Unidade 4 - capítulo 12, 13 e 14 Palavras: emprego e valor semânticodiscursivo;

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec Plano de Curso nº 268 aprovado pela portaria Cetec nº 165 de 17 /10/2012 Etec: Tiquatira Código:208 Município: São Paulo Eio Tecnológico:

Leia mais

Programa Anual LITERATURA

Programa Anual LITERATURA Programa Anual LITERATURA A proposta A proposta de Literatura, ao trabalhar o uso literário da linguagem, ressalta a importância da interlocução que a leitura dos textos pode e deve ter. No Material Didático

Leia mais

Literatura 1 Módulo 9

Literatura 1 Módulo 9 Literatura 1 Módulo 9 SIMBOLISMO 1. Pode-se considerar como características simbolistas: tentativa de aproximar a poesia da música (para conseguir aproximação da poesia com a música, os simbolistas lançaram

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 2ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSORA: Elise Avelar DISCIPLINA: Língua Portuguesa TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Flagelação de Cristo (Foto: Pintura: Caravaggio / Reprodução)

Flagelação de Cristo (Foto: Pintura: Caravaggio / Reprodução) O Barroco O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 1ª SÉRIE 3º BIMESTRE AUTORIA SHEILA SANTOS VIANA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I CARACTERÍSTICAS DO ARCADISMO O termo arcadismo foi inspirado

Leia mais