Modelos de Acreditação Modelo de Acreditação do Ministério da Saúde. 1ªs Jornadas da Qualidade INEM. Laura Marques 2016

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modelos de Acreditação Modelo de Acreditação do Ministério da Saúde. 1ªs Jornadas da Qualidade INEM. Laura Marques 2016"

Transcrição

1 Modelos de Acreditação Modelo de Acreditação do Ministério da Saúde 1ªs Jornadas da Qualidade INEM Laura Marques 2016

2 Certificação/ Acreditação em Saúde Acreditação Elemento de ajuda à melhoria da Qualidade em Saúde

3 Certificação/ Acreditação em Saúde Acreditação ou certificação Avaliação, por parte duma entidade externa e independente, do cumprimento de uma série de determinadas normas ou standards ( marcos de referência no desenvolvimento duma estratégia de melhoria contínua da qualidade assistencial). Proporciona às organizações um reconhecimento externo sobre a qualidade assistencial Dá garantia aos cidadãos sobre o atendimento que podem esperar.

4 Certificação/ Acreditação em Saúde Certificação - orientação mais técnica, uma vez que falamos em emitir certificados, baseados num trabalho de avaliação, por parte do pessoal qualificado. Acreditação implica a presença de um organismo, como o Ministério da Saúde ou similar, o qual, em função da informação recolhida nos relatórios de certificação, é quem assegura o nível de reconhecimento alcançado.

5 Certificação/ Acreditação em Saúde Se é certo que Todos os processos de Acreditação são processos de Certificação, o inverso não é verdade: A certificação do sistema de gestão da qualidade, muito mais virada para a conformidade e para a resolução de problemas ocorridos, só por si Não garante os padrões de qualidade nem a segurança dos cuidados de saúde efetivamente prestados ao doente

6 Certificação/ Acreditação em Saúde Apesar da grande diversidade modelos de acreditação em saúde: Específicos do âmbito da saúde; Adaptações à saúde de normas ISO; Modelos de diagnóstico do tipo EFQM. Foi possível identificar certos aspetos comuns, que devem constar de todos os sistemas de acreditação.

7 Certificação/ Acreditação em Saúde A Sociedade Internacional para a Qualidade dos Serviços de Saúde (International Society for Quality in Health Care, ISQua) desenvolveu, em 1994, o Programa ALPHA (Agenda for Leadership in Programmes for Health Care Accreditation). Em 1999, com a criação do Accreditation Federation Council, composto por organizações de grande tradição e importância no campo da acreditação em saúde realizou um trabalho para normalizar os modelos de acreditação de todo o mundo.

8 Acreditação em Saúde Todos os programas de acreditação em saúde Exigem o cumprimento de normas ou padrões diretamente relacionados com as dimensões da qualidade Que as organizações da Saúde - idóneas e reconhecidas definem como sendo indispensáveis para prestar cuidados de saúde de qualidade e seguros ao doente.

9 Certificação/ Acreditação em Saúde A ISQua Acreditação é um processo de autoavaliação e auditoria externa por pares usado pelas organizações de saúde para avaliarem com rigor o seu nível de desempenho em relação a padrões pré-estabelecidos (standards) e para implementar meios de melhorar continuamente Desenvolveu três programas internacionais de acreditação: Standards Organizações de acreditação externa Programas de qualificação de avaliadores.

10 Alguns Modelos de acreditação The Australian Council on Health Care Standards País de origem a Austrália, contemplam uma perspetiva a nível mundial. Têm delegações e contactos: Dinamarca, Japão, Coreia do Sul, Irlanda, Malásia, Sri Lanka, Roménia, China, Hong Kong e Macau. Dispõem de um manual internacional, para hospitais, organizações de saúde e centros de dia. Têm uma web, disponível apenas em inglês, contam com um microsite específico para o programa internacional, sendo que este microsite fornece informação sobre o processo e os seus custos.

11 Alguns Modelos de acreditação Acreditação no Canadá- Originária do Canadá, possui projetos de colaboração na Costa Rica, Egito, Itália, França, Kuwait, Sérvia, Líbano e Cazaquistão. Têm acreditações realizadas no Bahrein, Bermudas, Brasil, Itália, Arábia Saudita, Kuwait, México, Filipinas, Santa Lucía, Emiratos Árabes Unidos, entre outros países. Dispõe de manuais específicos para certificação internacional, em diferentes âmbitos: Organizações, cuidados perinatais, serviços ambulatórios, bancos de sangue, serviços de cuidados intensivos, diagnóstico radiológico, cuidados saúde primários, etc. Manuais estão disponíveis em inglês, espanhol, português e italiano.

12 Alguns Modelos de acreditação Joint Commission International Com origem nos Estados Unidos, está talvez considerada como o paradigma da internacionalização de programas de certificação. É atualmente quem mais projetos tem a nível mundial: Alianças de acreditação com a Fundação para a Acreditação e Desenvolvimento Assistencial (FADA) e a Associação Brasileira de Acreditação de Sistemas e Serviços de Saúde (ABA). Alianças de consultoria com a Health Care Informed (HCI) da Irlanda, com a Progrea S.r.l. de Itália e com a Act Management Consulting GmbH da Áustria. Certificações realizadas em quase todo o mundo.

13 Alguns Modelos de acreditação Joint Commission International Oferecem diferentes programas internacionais de certificação: Hospitais, cuidados ambulatórios, laboratórios, cuidados domiciliários, centros de internamento prolongado, transporte médico, e ainda, certificação para programas de cuidados clínicos (CCPC). Por sua vez, também oferecem assessoria em matéria de qualidade e segurança do doente a governos e instituições de todo o mundo. São ainda, para a OMS, a referência para a segurança do doente.

14 Alguns Modelos de acreditação Health Accreditation Service ICONTEC (Colômbia) Organização colombiana, sendo o seu Mercado alvo a América Latina. Para além disso e com o propósito de apoiar o desenvolvimento de Sistemas Nacionais de Certificação, a ICONTEC acreditou os seus serviços de certificação de sistemas de gestão da qualidade e de gestão ambiental em países como o Perú e o Chile, através dos organismos de acreditação desses mesmos países. No plano internacional, desenvolveu formação em diferentes países, como é o caso de El Salvador, Panamá, Costa Rica e Bolívia.

15 Alguns Modelos de acreditação Modelos de acreditação, desenvolvidos a nível nacional ou regional com a principal caraterística de estarem adaptados aos objetivos de desenvolvimento e melhoria do sistema de saúde onde se inserem.- Modelo ACSA/DGS As entidades acreditadoras responsáveis por criar, manter e aplicar estes modelos adotam um papel mais de facilitador da melhoria, do que de fiscalizador de êxitos e de deficiências.

16 Modelo de Acreditação em Saúde do Ministério da Saúde Coerente Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde. Integral Progressivo - grau de desenvolvimento da qualidade na organização no momento atual, mas também o potencial de desenvolvimento e crescimento.

17 Modelo ACSA baseia-se em referenciais credíveis bem conhecidos Gestão pela qualidade total Modelo excelência desenvolvido pela EFQM JCI Joint Comission International ISO 9000 principes du systéme de qualité

18 Manuais de Standards Modelo Acreditação do Ministério da Saúde

19 MODELO DE ACREDITAÇÃO EM SAÚDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE I - O Cidadão, Centro do Sistema de Saúde II Organização da actividade centrada no utente 1. Utentes: satisfação, participação e direitos 2. Acessibilidade e continuidade assistencial 3. Documentação clínica 4. Gestão por processos 5. Actividades de promoção da saúde 6. Direcção III Profissionais 7. Os profissionais: desenvolvimento e formação IV Áreas de Suporte 8. Estrutura, equipamentos e fornecedores 9. Sistemas e tecnologias de informação e comunicação 10. Sistema da qualidade V Resultados 11. Resultados chaves da organização

20 I - O Cidadão, Centro do Sistema de Saúde 1. Utentes: satisfação, participação e direitos Standard - S A Unidade de Gestão Clínica divulga o conteúdo da Carta de Direitos e Deveres Propósito Assegurar a divulgação pela unidade de saúde dos direitos do cidadão, publicitando-os nas diferentes áreas assistenciais e não assistenciais, de forma adaptada às características da sua população, salvaguardando barreiras de qualquer tipo (deficiência, língua, etc.) e envolvendo os profissionais na sua difusão. Elementos avaliáveis A unidade garante que as pessoas conhecem os seus direitos A carta de direitos e deveres está adaptada às características da população atendida? D - Documentais (cartaz, desdobráveis, website, Guia Evidencias ou outro, formação, atas, etc) E - Entrevista a profissionais e utentes V - Verificação durante a visita aos diferentes locais

21 Ferramenta apoio Para a melhoria contínua PDCA

22 Modelo de Acreditação em Saúde do Ministério da Saúde Fases do processo de acreditação FASE 1 FASE 2 FASE 3 FASE 4 Candidatura (Formulário) Enfoque Interno Auto-avaliação Plano de melhoria interno Enfoque Externo Avaliação Externa Acompanhamento Auto-avaliação de acompanhamento Designação da equipa avaliadora Registos do resultado da auto-avaliação Relatório de avaliação Informação da avaliação de acompanhamento Visita de apresentação

23 MODELO DE ACREDITAÇÃO EM SAÚDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE Níveis de acreditação Standards Grupo I Standards Grupo II Standards Grupo III BOM > 70 % (incluindo todos os obrigatórios) ÓPTIMO 100% > 40% EXCELENTE 100% 100% > 40%

24 Modelo de Acreditação em saúde do Ministério da Saúde

25 Modelo de Acreditação do Ministério da Saúde Nº de Projetos Unidades em processo Unidades acreditadas Certificadas

26 MODELO DE ACREDITAÇÃO EM SAÚDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE Ferramentas e recursos Manuais de Standards (português) Comissões técnicas Procedimentos de certificação Prd Aplicação (acesso reservado) que suporta o processo de acreditação e é acessível a partir de qualquer PC que tenha acesso à internet Manual de Apoio à auto-avaliação Guia do Utilizador Apoio on line permanente ou por Telefone.

27 MODELO DE ACREDITAÇÃO EM SAÚDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE Ferramentas e recursos Exemplos de Boa Prática (não são recomendações) (utilização reservada e personalizada) Clarificação dos standards (só após atividade na plataforma) Apoio especializado se necessário Bolsa de avaliadores certificados pela ACSA international (reconhecidos pela ISQUA)

28 MODELO DE ACREDITAÇÃO EM SAÚDE DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Congresso SICAD. Programa Nacional de Acreditação em Saúde PNAS. Certificação de unidades de saúde no âmbito do. 12 de Dezembro de 2013

Congresso SICAD. Programa Nacional de Acreditação em Saúde PNAS. Certificação de unidades de saúde no âmbito do. 12 de Dezembro de 2013 Congresso SICAD Certificação de unidades de saúde no âmbito do Programa Nacional de Acreditação em Saúde PNAS 12 de Dezembro de 2013 Certificação para quê? Certificar significa demonstrar com base numa

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL de ACREDITAÇÃO em SAÚDE (PNAS)

PROGRAMA NACIONAL de ACREDITAÇÃO em SAÚDE (PNAS) PROGRAMA NACIONAL de ACREDITAÇÃO em SAÚDE (PNAS) Filipa Homem Christo Departamento da Qualidade em Saúde Direcção Geral da Saúde Despacho n.º 69/2009 de 31 Agosto -Ministra da Saúde Aprova o Modelo de

Leia mais

Conselho Nacional para a Qualidade na Saúde

Conselho Nacional para a Qualidade na Saúde CONFERÊNCIA RECONHECIMENTO DA QUALIDADE NO SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE Programa Nacional de Acreditação em Saúde Conselho Nacional para a Qualidade na Saúde O Caminho da Melhoria Contínua 7 de fevereiro

Leia mais

EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DO CAPÍTULO 71 DA NCM. Por Principais Países de Destino. Janeiro - Dezembro. Bijuterias

EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DO CAPÍTULO 71 DA NCM. Por Principais Países de Destino. Janeiro - Dezembro. Bijuterias Bijuterias Principais Países 2010 2011 2012 2013 2014 US$ mil 2014/ 2013 Estados Unidos 5.667 3.828 2.668 3.491 5.006 43 Colômbia 407 800 748 1.112 993-11 França 1.085 931 910 998 969-3 Argentina 2.112

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE ACREDITAÇÃO EM SAÚDE

PROGRAMA NACIONAL DE ACREDITAÇÃO EM SAÚDE Direcção-Geral da Saúde www.dgs.pt Ministério da Saúde PROGRAMA NACIONAL DE ACREDITAÇÃO EM SAÚDE Filipa Homem Christo Divisão de Qualidade Clínica e Organizacional Departamento da Qualidade em Saúde filipahc@dgs.pt

Leia mais

TABELA - Destinos das exportações brasileiras de Laranja em NCM 8 dígitos: Sucos de laranjas, congelados, não fermentados

TABELA - Destinos das exportações brasileiras de Laranja em NCM 8 dígitos: Sucos de laranjas, congelados, não fermentados País Via de Volume Valor Preço Médio Transporte Bélgica Marítima 141.569.475 235.767.952 1.665,39 Estados Unidos Marítima 93.624.168 162.298.316 1.733,51 Países Baixos (Holanda) Marítima 78.144.511 139.108.254

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES NOVEMBRO 2017 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES

Leia mais

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PRINCIPAIS PAÍSES DE DESTINO DA EXPORTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA - 2005 2005 Estados Unidos 421.693.481 25,29 México 124.421.946 7,46 Argentina 73.091.226 4,38 Federação da Rússia 59.379.834 3,56

Leia mais

Programas de Acreditação

Programas de Acreditação Programas de Acreditação Diego Núñez García Director de Acreditación de Centros y Unidades Asistenciales Conteúdo Programas de Acreditação das Unidades de Saúde Processo de Acreditação Aplicação informática

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2017 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Leia mais

JUROS E RISCO BRASIL

JUROS E RISCO BRASIL JUROS E RISCO BRASIL META DA TAXA SELIC FONTE: BANCO CENTRAL 13.75% 12.75% 11.25% 10.25% 8.75% 9.50% 10.25% 10.75% 11.25% 12.50% 11.00% 10.50% 9.75% 9.00% 8.50% 8.00% 7.25% 8.50% 9.00% 10.00% 10.50% 11.00%

Leia mais

JUROS E RISCO BRASIL

JUROS E RISCO BRASIL JUROS E RISCO BRASIL META DA TAXA SELIC FONTE: BANCO CENTRAL 11,75% 13,00% 13,75% 12,75% 11,25% 10,25% 8,75% 9,50% 10,25% 10,75% 11,25% 12,50% 11,00% 10,50% 9,75% 9,00% 8,50% 8,00% 7,25% 8,00% 8,50% 9,00%

Leia mais

ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A QUALIDADE NA SAÚDE

ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A QUALIDADE NA SAÚDE ESTRATÉGIA NACIONAL PARA A QUALIDADE NA SAÚDE 2015-2020 REUNIÃO PLENÁRIA DAS COMISSÕES DA QUALIDADE E SEGURANÇA 9 DE JULHO DE 2015 ENQS DQS CQS ARS ARS ARS ARS ARS DC DC DC DC DC CQS CQS CQS CQS CQS CQS

Leia mais

JUROS E RISCO BRASIL

JUROS E RISCO BRASIL JUROS E RISCO BRASIL META DA TAXA SELIC FONTE: BANCO CENTRAL 11.75% 13.00% 13.75% 12.75% 11.25% 10.25% 8.75% 9.50% 10.25% 10.75% 11.25% 12.50% 11.00% 10.50% 9.75% 9.00% 8.50% 8.00% 7.25% 8.00% 8.50% 9.00%

Leia mais

COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO

COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO 22/10/12 22/11/12 22/12/12 22/01/13 22/02/13 22/03/13 22/04/13 22/05/13 22/06/13 22/07/13 22/08/13 22/09/13 22/10/13 22/11/13 22/12/13 22/01/14 22/02/14 22/03/14 22/04/14

Leia mais

COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO

COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO 11/09/12 11/10/12 11/11/12 11/12/12 11/01/13 11/02/13 11/03/13 11/04/13 11/05/13 11/06/13 11/07/13 11/08/13 11/09/13 11/10/13 11/11/13 11/12/13 11/01/14 11/02/14 11/03/14

Leia mais

META DA TAXA SELIC 14,5% 14,25% 13,75% 13,75% 13,5% 13,00% 13,25% 12,75% 12,25% 11,75% 12,75% 12,25% 12,75% 12,50% 12,5% 12,00%

META DA TAXA SELIC 14,5% 14,25% 13,75% 13,75% 13,5% 13,00% 13,25% 12,75% 12,25% 11,75% 12,75% 12,25% 12,75% 12,50% 12,5% 12,00% abr-08 ago-08 dez-08 abr-09 ago-09 dez-09 abr-10 ago-10 dez-10 abr-11 ago-11 dez-11 abr-12 ago-12 dez-12 abr-13 ago-13 dez-13 abr-14 ago-14 dez-14 abr-15 ago-15 dez-15 abr-16 ago-16 dez-16 META DA TAXA

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO / 2016 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS JULHO 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

META DA TAXA SELIC 14,5% 13,75% 14,25% 13,75% 13,5% 13,25% 12,75% 13,00% 12,75% 12,50% 12,00% 12,25% 11,75% 12,5% 11,25% 11,00% 10,50% 11,25% 11,5%

META DA TAXA SELIC 14,5% 13,75% 14,25% 13,75% 13,5% 13,25% 12,75% 13,00% 12,75% 12,50% 12,00% 12,25% 11,75% 12,5% 11,25% 11,00% 10,50% 11,25% 11,5% abr-08 ago-08 dez-08 abr-09 ago-09 dez-09 abr-10 ago-10 dez-10 abr-11 ago-11 dez-11 abr-12 ago-12 dez-12 abr-13 ago-13 dez-13 abr-14 ago-14 dez-14 abr-15 ago-15 dez-15 META DA TAXA SELIC Cenário básico

Leia mais

META DA TAXA SELIC 14,5% 14,25% 13,75% 13,75% 13,5% 13,00% 13,25% 12,75% 12,25% 11,75% 12,75% 12,25% 12,75% 12,50% 12,5% 12,00%

META DA TAXA SELIC 14,5% 14,25% 13,75% 13,75% 13,5% 13,00% 13,25% 12,75% 12,25% 11,75% 12,75% 12,25% 12,75% 12,50% 12,5% 12,00% abr-08 ago-08 dez-08 abr-09 ago-09 dez-09 abr-10 ago-10 dez-10 abr-11 ago-11 dez-11 abr-12 ago-12 dez-12 abr-13 ago-13 dez-13 abr-14 ago-14 dez-14 abr-15 ago-15 dez-15 abr-16 ago-16 dez-16 META DA TAXA

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO 2017 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINO

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JUNHO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MAIO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA

A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA A INDÚSTRIA TÊXTIL E VESTUÁRIO PORTUGUESA Adalberto Estampados Junho 2014 ATP Associação Têxtil e Vestuário de Portugal A ITV Portuguesa 2013 Volume de Negócios: 6.128 M * Produção: 5.934 M * Emprego:

Leia mais

Programa de Acreditação CBA-JCI Como estamos???

Programa de Acreditação CBA-JCI Como estamos??? QUALIHOSP Qualidade e Segurança São Paulo, 18 de Abril de 2011 Programa de Acreditação CBA-JCI Como estamos??? Heleno Costa Junior Relações Institucionais e Educação Mitos E Verdades... Mitos... 1. Acreditação

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2016 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Leia mais

BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE

BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE DADOS DAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE COURO MALAS Mercadoria: 42021100 - MALAS,MALETAS E PASTAS,DE COURO NATURAL/RECONST/ENVERN. 2005 2006 2007 País Kg US$ US$/Kg Part. Kg US$ US$/Kg Part.

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES OUTUBRO / 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

Acção de Formação - Sistema de Qualificação das Respostas Sociais. Instituto da Segurança Social, I.P. DDS / URS

Acção de Formação - Sistema de Qualificação das Respostas Sociais. Instituto da Segurança Social, I.P. DDS / URS Acção de Formação - Sistema de Qualificação das Respostas Sociais Instituto da Segurança Social, I.P. DDS / URS Acção de Formação - Sistema de Qualificação das Respostas Sociais Programa de Cooperação

Leia mais

Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes

Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes Carta IEDI nº 809 Indústria Mundial: O Brasil na contramão dos emergentes ANEXO ESTATÍSTICO Crescimento anual do VTI e VTI per capita, 2005-2015, (em %, em U$ constante 2010). VTI total VTI per capita

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES SETEMBRO / 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

AUDITORIA FINANCEIRA ASSESSORIA CONSULTORIA FINANÇAS CORPORATIVAS

AUDITORIA FINANCEIRA ASSESSORIA CONSULTORIA FINANÇAS CORPORATIVAS AUDITORIA FINANCEIRA ASSESSORIA CONSULTORIA FINANÇAS CORPORATIVAS Proximidade: relativo ao que está próximo, que dista pouco no espaço e no tempo Esta é a característica que nos distingue. Potenciando

Leia mais

CONFERÊNCIA. Segurança nos cuidados de saúde pilar essencial da qualidade

CONFERÊNCIA. Segurança nos cuidados de saúde pilar essencial da qualidade CONFERÊNCIA nos cuidados de saúde pilar essencial da qualidade Filipa Homem Christo Coordenadora do Programa Nacional de Acreditação em Saúde DQS DGS 1 Programa Nacional de Acreditação e do Doente MISSÃO

Leia mais

Manual de Standards HOSPITAIS ME 02 1_05. Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde. Departamento da Qualidade na Saúde

Manual de Standards HOSPITAIS ME 02 1_05. Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde. Departamento da Qualidade na Saúde Manual de s ME 02 1_05 HOSPITAIS Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde Departamento da Qualidade na Saúde ME 02 1_05 2ª Edição Maio 2016 Edição e Adaptação Departamento da Qualidade na Saúde Direção-Geral

Leia mais

Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas

Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas População portuguesa e de origem portuguesa residente no estrangeiro (estimativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Direcção Geral dos Assuntos

Leia mais

Planejamento de Sucessão. Fernanda Plass Rizzo Gerente Gente e Gestão

Planejamento de Sucessão. Fernanda Plass Rizzo Gerente Gente e Gestão Planejamento de Sucessão Fernanda Plass Rizzo Gerente Gente e Gestão Rede Global, Serviços Locais 36 Países 5 continentes América Latina e Central: Argentina, Brasil, Chile, Peru, Colômbia e México. Europa:

Leia mais

META DA TAXA SELIC 14,5% 13,75% 14,25% 13,75% 13,5% 13,25% 12,75% 13,00% 12,75% 12,50% 12,00% 12,25% 11,75% 12,5% 11,25% 11,00% 10,50% 11,25% 11,25%

META DA TAXA SELIC 14,5% 13,75% 14,25% 13,75% 13,5% 13,25% 12,75% 13,00% 12,75% 12,50% 12,00% 12,25% 11,75% 12,5% 11,25% 11,00% 10,50% 11,25% 11,25% mar-08 jul-08 nov-08 mar-09 jul-09 nov-09 mar-10 jul-10 nov-10 mar-11 jul-11 nov-11 mar-12 jul-12 nov-12 mar-13 jul-13 nov-13 mar-14 jul-14 nov-14 mar-15 jul-15 nov-15 META DA TAXA SELIC Cenário básico

Leia mais

SETOR APÍCOLA BRASILEIRO EM NÚMEROS INTELIGÊNCIA COMERCIAL GUSTAVO CUBA

SETOR APÍCOLA BRASILEIRO EM NÚMEROS INTELIGÊNCIA COMERCIAL GUSTAVO CUBA SETOR APÍCOLA BRASILEIRO EM NÚMEROS GUSTAVO CUBA FONTE: ALIECEWEB EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DE MEL NATURAL 2013 A 2016 EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DE MEL (NCM 04.09.00.00) ANO 2013 2014 2015 2016 Meses US$ KG Valor

Leia mais

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E.P.E. Regina Dias Bento PROCESSO DE ACREDITAÇÃO

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E.P.E. Regina Dias Bento PROCESSO DE ACREDITAÇÃO , E.P.E. PROCESSO DE ACREDITAÇÃO Agenda Enquadramento das questões da Acreditação Razões de escolha da Joint Commission O modelo JCI PORQUÊ A ACREDITAÇÃO NOS HOSPITAIS? Mas o que é a Acreditação? Processo

Leia mais

Membros da MIGA. Agência Multilateral de Garantia de Investimentos. Data de afiliação

Membros da MIGA. Agência Multilateral de Garantia de Investimentos. Data de afiliação Membros da MIGA Agência Multilateral de Garantia de Investimentos Membro Data de afiliação África do Sul 10 de março de 1994 Albânia 15 de outubro de 1991 Alemanha 12 de abril de 1988 Angola 19 de setembro

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES ABRIL / 2016 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS ABRIL 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO 2018 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS JULHO 2018 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

Acreditação. Acreditação

Acreditação. Acreditação Acreditação Acreditação 1621132 - Produzido em Abril/2011 Acreditação Rumo ao processo de Acreditação Hospitalar e gestão da melhoria contínua, é importante salientar as principais diferenças entre licenciamento,

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES DEZEMBRO 2018 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODERÁ SER REPRODUZIDA, DESDE QUE CITADO COMO

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JANEIRO 2019 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODERÁ SER REPRODUZIDA, DESDE QUE CITADO COMO

Leia mais

Joint Comission International - JCI

Joint Comission International - JCI Joint Comission International - JCI Além dos padrões ONA, no Brasil, também é possível a acreditação pelos padrões da Joint Commission International (JCI), a divisão internacional da Joint Commission (EUA),

Leia mais

Membros da IFC. Corporação Financeira Internacional. Data de afiliação

Membros da IFC. Corporação Financeira Internacional. Data de afiliação Membros da IFC Corporação Financeira Internacional Membro Data de afiliação Afeganistão 23 de setembro de 1957 África do Sul 3 de abril de 1957 Albânia 15 de outubro de 1991 Alemanha 20 de julho de 1956

Leia mais

TIMSS ProjAVI Avaliação. Desempenho em Matemática. Internacional de Alunos

TIMSS ProjAVI Avaliação. Desempenho em Matemática. Internacional de Alunos TIMSS 2011 Desempenho em Matemática Resenha dos resultados apresentados no relatório internacional TIMSS 2011 para matemática, com enfoque nas tendências internacionais e ao longo dos ciclos TIMSS e no

Leia mais

entra 21 Conectando jovens em desvantagem com empregos de qualidade

entra 21 Conectando jovens em desvantagem com empregos de qualidade entra 21 Conectando jovens em desvantagem com empregos de qualidade Iniciativa da International Youth Foundation e do Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento Maio

Leia mais

Detalhamento do Plano

Detalhamento do Plano Plano Básico de Serviço Longa Distância Internacional A. Empresa: DESKTOP-SIGMANET COMUNICAÇÃO MULTIMIDIA LTDA B. Nome do Plano: Plano Básico de Serviço Longa Distância Internacional C. Identificação para

Leia mais

População estrangeira residente em Portugal, por nacionalidade e sexo, segundo o grupo etário

População estrangeira residente em Portugal, por nacionalidade e sexo, segundo o grupo etário POPULAÇÃO ESTRANGEIRA RESIDENTE E PORTUGAL 263322 12641 13174 16773 18713 27278 33693 32825 28375 21820 15712 10714 8835 7614 15155 143319 6644 7129 8951 9991 13983 18061 18393 16279 12722 8994 5933 4835

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MARÇO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

Modernização na Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas

Modernização na Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas Administração Pública e Saúde Modernização na Secretaria de Estado das Comunidades Ministério dos Negócios Estrangeiros Os casos de estudo Consulado Virtual e Sistema de Localização de Portugueses como

Leia mais

JORGE SUKARIE NETO Campos de Jordão. 16 de Setembro

JORGE SUKARIE NETO Campos de Jordão. 16 de Setembro JORGE SUKARIE NETO Campos de Jordão. 16 de Setembro Agenda HOJE HORÁRIO ATIVIDADE LOCAL 08h45 09h10 Abertura Brasoftware Salão Nobre 09h10 09h30 Big Data: Neoway Salão Nobre 09h30 09h50 Gestão de Conteúdo:

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO E ACREDITAÇÃO

EXPERIÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO E ACREDITAÇÃO EXPERIÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO E ACREDITAÇÃO 18 de Novembro 2016 ENQUADRAMENTO Hospital gerido em regime de Parceria Público-Privada, prestador de cuidados de saúde diferenciados, integrado na rede do SNS

Leia mais

Manual de Standards AVALIAÇÃO DA QUALIDADE LABORATÓRIOS CLÍNICOS MS Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde

Manual de Standards AVALIAÇÃO DA QUALIDADE LABORATÓRIOS CLÍNICOS MS Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde Manual de s AVALIAÇÃO DA QUALIDADE MS 4.01 LABORATÓRIOS CLÍNICOS Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde Departamento da Qualidade na Saúde MS 4.01 1ª Edição Abril 2015 Edição e Adaptação Departamento

Leia mais

Detalhamento do Plano

Detalhamento do Plano Plano Básico de Serviço Local A. Empresa: BLUE TELECOMUNICAÇÕES B. Nome do Plano: Plano Básico de Serviço Local BLUE C. Identificação para a Anatel: Plano Básico de Serviço Local BLUE 01/2015 D. Modalidade

Leia mais

Manual de Standards UNIDADES DE DIAGNÓSTICO RADIOLÓGICO ME 14 1_02. Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde. Departamento da Qualidade na Saúde

Manual de Standards UNIDADES DE DIAGNÓSTICO RADIOLÓGICO ME 14 1_02. Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde. Departamento da Qualidade na Saúde Manual de s ME 14 1_02 UNIDADES DE DIAGNÓSTICO RADIOLÓGICO Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde Departamento da Qualidade na Saúde ME 14 1_02 1ª Edição Outubro 2016 Edição e Adaptação Departamento

Leia mais

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS

A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS A FORMAÇÃO DOS BLOCOS ECONÔMICOS PROF. DE GEOGRAFIA: BIANCA 1º TRIM - GEOGRAFIA 2016 INTRODUÇÃO Para a formação dos blocos econômicos, os países firmam acordos comerciais, estabelecendo medidas que visam

Leia mais

AVISO DO PRODUTO. Anomalia na pré-carga de inversores CA PowerFlex 753 e 755

AVISO DO PRODUTO. Anomalia na pré-carga de inversores CA PowerFlex 753 e 755 Product Safety Group 1201 South Second Street Milwaukee, WI EUA 53204 productsafety@ra.rockwell.com AVISO DO PRODUTO Aviso sobre possível problema com o produto A Rockwell Automation emite um Aviso do

Leia mais

Câmara de Comércio e Indústria Árabe- Portuguesa

Câmara de Comércio e Indústria Árabe- Portuguesa Câmara de Comércio e Indústria Árabe- Portuguesa Empresa Portuguesa Criamos Fabricamos Exportamos História Inicio de atividade em 2012; Foco no mercado privado; Internacionalização 2015; Plano de fabrico/exportação

Leia mais

Portas Automáticas. Resistentes ao Fogo

Portas Automáticas. Resistentes ao Fogo Portas Automáticas Resistentes ao Fogo 1 Criada em 1966, a Manusa é uma empresa líder no mercado das portas automáticas graças ao desenvolvimento de uma tecnologia própria e a uma equipa de profissionais

Leia mais

Seminário Gestão em Saúde: Novos desafios e melhorias da versão 2018 Inovações do Novo Manual de OPSS Versão 2018

Seminário Gestão em Saúde: Novos desafios e melhorias da versão 2018 Inovações do Novo Manual de OPSS Versão 2018 Seminário Gestão em Saúde: Novos desafios e melhorias da versão 2018 Inovações do Novo Manual de OPSS Versão 2018 Renata Caroccini Declaro não apresentar conflitos de interesse que possam ser relacionados

Leia mais

Sistemas de gestão da qualidade laboratorial: DICQ/SBAC BRASIL

Sistemas de gestão da qualidade laboratorial: DICQ/SBAC BRASIL Sistemas de gestão da qualidade laboratorial: BRASIL Sistemas de gestão da qualidade laboratorial - Brasil História - Fundado em 1997 (Departamento de Inspeção e Credenciamento da Qualidade - DICQ) - Objetivo:

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES FEVEREIRO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

Qualidade da Formação Médica e Acreditação

Qualidade da Formação Médica e Acreditação Qualidade da Formação Médica e Acreditação Acreditação Acreditação: reconhecimento formal da qualidade de serviços oferecidos por uma instituição, baseado em avaliação padronizada por um organismo independente

Leia mais

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM. Gestão em Saúde Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM. Gestão em Saúde Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM Gestão em Saúde Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos ACREDITAÇÃO HOSPITALAR Acreditação = sistema de avaliação e certificação da qualidade de serviços de saúde.

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MARÇO 2017 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS MARÇO 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

MODELO DE ACREDITAÇÃO AGENCIA DE CALIDAD SANITARIA DE ANDALUCÍA (ACSA)

MODELO DE ACREDITAÇÃO AGENCIA DE CALIDAD SANITARIA DE ANDALUCÍA (ACSA) MODELO DE ACREDITAÇÃO AGENCIA DE CALIDAD SANITARIA DE ANDALUCÍA (ACSA) DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA HOSPITAL DE SANTA MARIA CHLN Grupo de Gestão da Qualidade do DdP Maria do Céu Machado Fernando Sá Vanessa

Leia mais

A USF Valongo iniciou o processo de Acreditação pela Junta de Andalucia- Agencia de Calidad Sanitaria Andalucia em 24 de Setembro de 2009

A USF Valongo iniciou o processo de Acreditação pela Junta de Andalucia- Agencia de Calidad Sanitaria Andalucia em 24 de Setembro de 2009 A USF Valongo iniciou o processo de Acreditação pela Junta de Andalucia- Agencia de Calidad Sanitaria Andalucia em 24 de Setembro de 2009 A Visita de Avaliação será no dia 20 de Maio de 2010. Foi uma candidatura

Leia mais

14º Encontro de Energia - FIESP

14º Encontro de Energia - FIESP 14º Encontro de Energia - FIESP Aspectos Normativos e Legais da Eficiência Energética A contribuição da norma ISO 50001 para a Eficiência Energética São Paulo, 06 de agosto de 2013 Objetivo Promover a

Leia mais

Apoio à Participação em Eventos para Discentes

Apoio à Participação em Eventos para Discentes Apoio à Participação em Eventos para Discentes O PPGEdu/UFRGS oferece aos estudantes regularmente matriculados nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa e vinculados a projeto de pesquisa em desenvolvimento,

Leia mais

A pesquisa foi realizada em 65 países. Foram entrevistas, representando mais de 75% da população adulta global.

A pesquisa foi realizada em 65 países. Foram entrevistas, representando mais de 75% da população adulta global. A WIN é uma associação que reúne as maiores empresas independentes de Pesquisa de Mercado do mundo. É uma plataforma global para intercâmbio de negócios internacionais entre mais de 70 países, presentes

Leia mais

AVISO DO PRODUTO. Inversores CA PowerFlex 753 e 755 Anomalia de sobreposição de parâmetro com seu padrão

AVISO DO PRODUTO. Inversores CA PowerFlex 753 e 755 Anomalia de sobreposição de parâmetro com seu padrão Product Safety Group 1201 South Second Street Milwaukee, WI EUA 53204 productsafety@ra.rockwell.com AVISO DO PRODUTO Aviso sobre possível problema com o produto A Rockwell Automation emite um Aviso do

Leia mais

Educação e competitividade no mundo do trabalho: desafios e oportunidades

Educação e competitividade no mundo do trabalho: desafios e oportunidades Educação e competitividade no mundo do trabalho: desafios e oportunidades 7ª Economia 79º IDH 57º Competitividade 61º Inovação 35º Educação 12 indicadores Ranking de Competitividade Global Requisitos

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ABRIL Número de indústrias de calçados no Brasil por estado. 13 Faturamento na exportação de Calçados

RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ABRIL Número de indústrias de calçados no Brasil por estado. 13 Faturamento na exportação de Calçados RELATÓRIO MENSAL - NICC POLO FRANCA ABRIL 2017 FRANCA População e PIB do município de Franca Piso salarial do sapateiro Estimativa do número de funcionários na indústria de calçados de Franca Dados do

Leia mais

Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação - PEC-PG. Edital nº. 013/2008

Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação - PEC-PG. Edital nº. 013/2008 Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação - PEC-PG Edital nº. 013/2008 1. Do objeto: 1.1 O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio do Departamento Cultural (DC), a Coordenação de

Leia mais

Programa de Cooperação para o Desenvolvimento da Qualidade e Segurança das Respostas Sociais

Programa de Cooperação para o Desenvolvimento da Qualidade e Segurança das Respostas Sociais Programa de Cooperação para o Desenvolvimento da Qualidade e Segurança das Respostas Sociais Objectivo: Garantir aos Cidadãos o Acesso a Serviços de Qualidade Adequados à Satisfação das suas Necessidades

Leia mais

Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E.

Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. MISSÃO O Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. (IPO Lisboa) é um centro oncológico

Leia mais

GEM SÃO PAULO 2016 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR

GEM SÃO PAULO 2016 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR GEM SÃO PAULO 2016 GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR Agosto/2017 A Pesquisa em 2016 Objetivo: Empreendedorismo (criação de negócios) como propulsor do crescimento Estudo da atividade empreendedora no âmbito

Leia mais

Gabinete de Consultadoria, Lda.

Gabinete de Consultadoria, Lda. Gabinete de Consultadoria, Lda. 01 APRESENTAÇÃO 02 CERTIFICAÇÕES 03 04 PARCERIAS 05 CLIENTES 06 CONTACTOS 01 APRESENTAÇÃO Com 20 anos de experiência em consultoria e formação, o Infeira une a boa energia

Leia mais

Identificação da empresa

Identificação da empresa Identificação da empresa Missão Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, E.P.E. O IPOL é um centro oncológico multidisciplinar de referência para a prestação de serviços de saúde no

Leia mais

Bem-vindo à Repro. As novas oportunidades começam aqui. Comunidade da Achilles: Repro

Bem-vindo à Repro. As novas oportunidades começam aqui. Comunidade da Achilles: Repro Bem-vindo à Repro As novas oportunidades começam aqui Serviços para a gestão de compras profissional Melhor informaçao, melhores decisões. Comunidade da Achilles: Repro www.achilles.com 2017 Achilles Information

Leia mais

Manual de Standards UNIDADES DE GESTÃO CLÍNICA ME 5 1_07. Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde. Departamento da Qualidade na Saúde

Manual de Standards UNIDADES DE GESTÃO CLÍNICA ME 5 1_07. Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde. Departamento da Qualidade na Saúde Manual de s ME 5 1_07 UNIDADES DE GESTÃO CLÍNICA Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde Departamento da Qualidade na Saúde ME 5 1_07 Setembro 2017 Edição e Adaptação Departamento da Qualidade na

Leia mais

LISTA DE PAÍSES - POLIONU 2018 AGNU

LISTA DE PAÍSES - POLIONU 2018 AGNU LISTA DE PAÍSES - POLIONU 2018 AGNU África do Sul 1 Alemanha 1 Angola 1 Arábia Saudita 1 Argélia 1 Argentina 1 Bangladesh 1 Brasil 1 Camboja 1 Canadá 1 Cazaquistão 1 China 1 Congo 1 Coreia do Norte 1 Coreia

Leia mais

Manual de Standards UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ME 26 1_01. Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde. Departamento da Qualidade na Saúde

Manual de Standards UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA ME 26 1_01. Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde. Departamento da Qualidade na Saúde Manual de s ME 26 1_01 UNIDADES DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA Estratégia Nacional para a Qualidade na Saúde Departamento da Qualidade na Saúde ME 26 1_01 1ª Edição Setembro 2016 Edição e Adaptação Departamento

Leia mais

QUALIDADE, HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR

QUALIDADE, HIGIENE E SEGURANÇA ALIMENTAR Quem Somos QUEM SOMOS A Bioqual é uma empresa especializada em Qualidade, Higiene e Segurança Alimentar. Presente em todo o país através de uma rede de escritórios, com consultores especializados e experiência

Leia mais

Embaixadas do Brasil no Mundo - Alemanha

Embaixadas do Brasil no Mundo - Alemanha 1. edestinos.com.br 2. Dicas de viagem Última atualização: 30.09.2016 Passagens aéreas Bagagem Check-in e serviço de bordo Como reservar passagens aéreas Saúde durante a viagem FAQ Passageiras grávidas

Leia mais

Certificação Guiaderodas. Programa que reconhece as melhores práticas de acessibilidade no mundo

Certificação Guiaderodas. Programa que reconhece as melhores práticas de acessibilidade no mundo Certificação Guiaderodas Programa que reconhece as melhores práticas de acessibilidade no mundo Bruno Mahfuz, fundador do guiaderodas, se tornou cadeirante em 2001. Desde então, coleciona diversas experiências

Leia mais

Objetivos operacionais

Objetivos operacionais QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO - 2016 Ultima Actualização: 2016-06-09 Organismo: Camões, Instituto da Cooperação e da Língua Missão: Propor e executar a política de cooperação portuguesa e coordenar

Leia mais

Arbitragem no Chile. Uma visão geral _1.docx

Arbitragem no Chile. Uma visão geral _1.docx Arbitragem no Chile Uma visão geral 22451190_1.docx LEI DE ARBITRAGEM A regulamentação da arbitragem no Chile não segue um sistema monista, existindo uma dualidade quanto à legislação arbitral. As arbitragens

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JANEIRO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3

Leia mais

ESTRUTURA E REGRAS DE FUNCIONAMENTO. Rede Ibero-Americana de Autoridades do Medicamento

ESTRUTURA E REGRAS DE FUNCIONAMENTO. Rede Ibero-Americana de Autoridades do Medicamento ESTRUTURA E REGRAS DE FUNCIONAMENTO Rede Ibero-Americana de Autoridades do Medicamento Data de Aprovação: El Salvador, 24 de outubro de 2014 ÍNDICE ESTRUTURA... 1 Autoridades do Medicamento dos Países

Leia mais

A necessidade de uma Lei de Responsabilidade Educacional

A necessidade de uma Lei de Responsabilidade Educacional A necessidade de uma Lei de Responsabilidade Educacional 1 Um diagnóstico da educação pública no Brasil 2 Um diagnóstico da educação pública no Brasil Avanços inquestionáveis: 1. Ampliação da oferta de

Leia mais

mensário estatístico - exportação Janeiro 2011 CAFÉ EM GRÃOS

mensário estatístico - exportação Janeiro 2011 CAFÉ EM GRÃOS mensário estatístico - CAFÉ EM GRÃOS CONDIÇÕES Este relatório foi preparado pela Linus Galena Consultoria Econômica exclusivamente para uso de seus clientes e não poderá ser circulado, reproduzido, distribuído

Leia mais

Seminário Diplomático 2013

Seminário Diplomático 2013 Seminário Diplomático 2013 António Chaves Costa - Administrador 1 QUEM SOMOS? Empresa farmacêutica 100% Nacional Desenvolvemos actividades no fabrico de medicamentos para terceiros. Destacamo-nos pela

Leia mais

DADOS DAS EXPORTAÇÕES DE MEL

DADOS DAS EXPORTAÇÕES DE MEL DADOS DAS EXPORTAÇÕES DE MEL EXPORTAÇÃO BRASILEIRA DE MEL 2009 a 2014 (NCM 04.09.00.00) ANO 2009 2010 2011 2012 2013 2014 Meses US$ KG Valor Kg US$ KG Valor Kg US$ KG Valor Kg US$ KG Valor Kg US$ KG Valor

Leia mais

A USF J.S. orienta a sua actividade pelos seguintes valores:

A USF J.S. orienta a sua actividade pelos seguintes valores: CARTA DA QUALIDADE A carta da qualidade da USF João Semana é um compromisso interno dos profissionais da Unidade para com os seus utilizadores, para os quais a gestão deste serviço está orientada. A USF

Leia mais

Comissões da Qualidade e Segurança 3ª Reunião, julho de Alexandre Diniz Filipa Homem Christo José Artur Paiva Maria João Gaspar

Comissões da Qualidade e Segurança 3ª Reunião, julho de Alexandre Diniz Filipa Homem Christo José Artur Paiva Maria João Gaspar Comissões da Qualidade e Segurança 3ª Reunião, julho de 2014 Alexandre Diniz Filipa Homem Christo José Artur Paiva Maria João Gaspar AGENDA 1. Planos de Ação das Comissões da Qualidade e Segurança 2. Experiência

Leia mais