BANCO DE ATIVIDADES Presente Ciências 3 ano - 3 bimestre Avaliação

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BANCO DE ATIVIDADES Presente Ciências 3 ano - 3 bimestre Avaliação"

Transcrição

1 Ciências 3 ano - 3 bimestre Unidade 3 - Animais Leia com atenção a letra da música. A Dança Dos Bichos Essa é a dança dos bichos Palma, pata, pé, pé, pé Essa é a dança dos bichos E aí, que bicho você é? Dança passarinho Dança perereca Dança peru Dança bicho-grilo Dança jacaré Dança urubu Dança chipanzé É gato ou cachorro Rato ou leão Coelho ou tartaruga Porquinho ou lobão Perua ou barata Pavão ou tubarão É bicho da seda Ou é bicho papão É gato ou cachorro Rato ou leão Coelho ou tartaruga Porquinho ou lobão

2 Ciências 3 ano - 3 bimestre 1. Muitos animais são mencionados na música. Vamos classificá-los segundo a tabela abaixo? Peixes Anfíbios Répteis Aves Mamíferos 2. Quais animais da música não foram colocados na tabela? Como eles são classificados? 3. Os animais da tabela são vertebrados ou invertebrados? Por quê? 4. Responda a seguinte pergunta encontrada na música: E aí, que bicho você é? 5. Encontre no diagrama o grupo a que pertencem os animais cujas características estão descritas abaixo. a) Corpo coberto de escamas e respira por brânquias. b) Corpo revestido por placas duras ou carapaça. c) Bico e corpo coberto por penas. d) Corpo coberto por pelo e mamam quando filhotes. e) Pele lisa e úmida e alguns passam por metamorfose.

3 Ciências 3 ano - 3 bimestre Q W E A R T U I K P S F R O N H A M N X T G A M C F E V L A V U C M A M I F E R O R I A X D R B M I E M A T U Z T E I O D P E I X E C R P O D R T A T O G A C S S B E I S E S H E A D P T N L D V C J I W E N E D S U I F K 6. Qual é o nome dado ao processo que o sapo passa até chegar à vida adulta? 7. As aves apresentam algumas características que tornam o voo possível. Assinale com um X essas características. a) ( ) Possuem asas e forma aerodinâmica, que ajudam a se sustentar no ar. b) ( ) Respiração branquial o que facilita na hora do voo. c) ( ) Ossos ocos e muito leves. d) ( ) Bicos de diferentes formatos 8. Qual é a diferença entre um animal venenoso e um animal peçonhento? Dê exemplo.

4 Ciências 3 ano - 3 bimestre 9. No caso de acidentes com animais peçonhentos, quais são os cuidados que devemos ter? 10. Sobre as cobras complete as frases abaixo com as palavras do quadro. Répteis Dentes Veneno Ventre a) O é parte do corpo arrastada no chão pelas cobras. b) As presas são ocos que as cobras usam para injetar o veneno c) O corpo dos é revestido por escamas, placas duras ou carapaças. d) O sapo tem uma glândula que produz o, mas não consegue introduzi-lo na vítima. 11. Complete as frases com as palavras corretas: A onça possui o corpo coberto por que servem para proteger a sua pele. As escamas encontradas nos ajudam o animal a se deslocar no ambiente aquático. Cobras e lagartos possuem um revestimento chamado, e o revestimento do corpo das tartarugas é a. Alguns animais protegem os seus filhotes em desenvolvimento é o caso dos que ficam com seus filhotes em uma bolsa na barriga. Os são mamíferos que se locomovem no ar.

5 Ciências 3 ano - 3 bimestre 12. Existem mamíferos bastantes diferentes vivendo em ambientes terrestres e aquáticos, mas todos eles têm uma característica comum. Qual é essa característica? 13. Dê exemplos de mamíferos que vivem nos seguintes ambientes. a) aquático: b) terrestre: 14. Observe as imagens e assinale com um X os animais invertebrados Suçuarana Pág.84 livro3 Minhoca Pág. 93 livro 3 Foca Pág.84 livro3 Esponja Pág.92 livro3 Sabiá-laranjeira Pág.82 livro3 ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) 15. Onde vivem os animais assinalados?

6 Ciências 3 ano - 3 bimestre Leia a reportagem abaixo: Animais silvestres são apreendidos na Baixada Fluminense Rio de Janeiro - Quatro pessoas foram presas e 25 animais silvestres apreendidos durante fiscalização feita na Baixada Fluminense, para reprimir o comércio ilegal de animais silvestres. Muitas aves estavam maltratadas e debilitadas, acondicionadas em minúsculos caixotes de madeira; sob sol forte e sem qualquer proteção, sem água e sem comida. Os agentes apreenderam 25 animais: 12 canários-da-terra, um sabiá, um galo-da- -campina, além de seis jabutis. Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, em Seropédica, na região metropolitana do Rio, onde ficarão de quarentena. Após período de recuperação, serão devolvidos à natureza Dos animais apreendidos algum possui o revestimento carapaça? Qual? 17. Qual o revestimento do corpo do canário e do sabiá? 18. Ligue as colunas que indicam os profissionais envolvidos na apreensão dos animais e o que eles farão? Biólogo Veterinário Policial florestal Jornalista irá verificar o estado de saúde e tratar dos animais apreendidos fez a apreensão dos animais silvestres divulgou a notícia na internet. estudará o comportamento dos animais apreendidos e após a recuperação soltará os animais na natureza.

7 Ciências 3 ano - 3 bimestre 19. Sobre os animais abaixo, responda. A que grupos pertencem esses animais? 20. Sobre os animais da atividade anterior, responda. a) Qual desses animais é vivíparo? b) Algum desses animais se reproduz por meio de ovos?

8 Ciências 3 ano - 3 bimestre Unidade 3 - Animais 21. Leia com atenção a letra da música. a) Complete os versos com o nome dos animais do quadro abaixo. ovelha - serpente - vaca - lobo - leão O homem deu nome a todos animais Desde o início, desde o início O homem deu nome a todos animais Desde o início, há muito tempo atrás Viu um animal com tal poder Garras afiadas e um porte Quando rugia, tremia o chão Disse com razão: chamar-se-á... Viu um animal que era tão manso Puro, lindo, nenhum mal fará Mas seu predador, que não é bobo Vou chamar de... e sempre o caçará Era a... O Homem deu nome a todos animais Zé Ramalho Viu outro animal se alimentar No peito da mãe, seu leite a sugar Viu que aquela fêmea não é fraca D outras se destaca e a chamou de... Viu uma criatura se arrastando No chão, sibilando lentamente Só não percebeu foi o veneno Dentro do seu dente Mas a chamou... b) Os animais podem ser identificados segundo as suas características, conforme está descrito na música, porém outra forma de identificar os animais é pela presença de crânio e coluna vertebral. Como são chamados os animais que possuem crânio e coluna vertebral? E os animais que não têm crânio e coluna vertebral?

9 Ciências 3 ano - 3 bimestre 22. Todos os animais que aparecem no exercício anterior são vertebrados? Justifique. 23. Os animais que possuem coluna vertebral são classificados em cinco grupos. Relacione o nome do grupo da coluna 1 com as características do grupo na coluna 2. NOME DO GRUPO A- Peixes B- Anfíbios C- Répteis D- Aves E- Mamíferos CARACTERÍSTICAS ( ) Corpo coberto de penas e possuem bicos ( ) Mamam quando pequenos e têm pelos no corpo. ( ) Corpo coberto de escamas, carapaças ou placas duras. ( ) Nascem na água e quando adultos passam a viver na terra. ( ) São animais aquáticos, com o corpo coberto de escamas. 24. Procure no diagrama abaixo as palavras que completam corretamente as frases sobre os animais vertebrados. a) O tubarão tem a coluna vertebral formada por... b) As... são responsáveis pela respiração nos peixes. c) O sapo e a rã são exemplos de... d) O crocodilo e a... são exemplos de répteis. e) O formato do... das aves é importante para o tipo de alimentação destes animais C A R T I L A G E M U A Z F C O I D B B B S C R R B B L V V T A R T A R U G A S I D V A B A O A N N N F U R I N T F F F B I C O T Q R O I I I G N R A U N I B D B H M A N I B B I I A J O B F A C L O O E K P I I S A D S S

10 Ciências 3 ano - 3 bimestre 25. Os sapos passam por grandes mudanças até se tornarem adultos. Observe as imagens a seguir e numere essas etapas na ordem correta. a) Qual o nome dado a esse processo? b) Quais animais além do sapo fazem parte dos anfíbios? 26. O crocodilo, a tartaruga e a cobra são répteis. Observe as imagens abaixo e indique o tipo de revestimento do corpo desses animais

11 Ciências 3 ano - 3 bimestre 27. Alguns animais podem ser venenosos, como o sapo, e outros podem ser peçonhentos, como algumas serpentes. a) Qual a diferença entre animais venenosos e peçonhentos? b) A Cascavel é uma cobra peçonhenta que possui um chocalho característico na cauda. Marque com um X as medidas que devem ser adotadas em caso de acidentes envolvendo a Cascavel. Lembrete: A maioria das cobras só ataca quando ameaçada. Passar remédios no local afetado. Lavar o local da picada com água e sabão. Sugar o lugar da picada, a fim de retirar o veneno. Matar a cobra. Elevar o local afetado. Levar a vítima imediatamente ao posto de saúde mais próximo. 28. Os animais podem nascer de diferentes maneiras. a) Como são chamados os animais que nascem de ovos? b) Os peixes e os sapos também nascem de ovos, porém os seus ovos não têm casca. Os ovos sem casca poderiam ser colocados no ambiente terrestre? Por quê? c) Como são chamados os animais que se desenvolvem dentro do corpo da mãe?

12 Ciências 3 ano - 3 bimestre 29. Assinale com um X os animais invertebrados. Papagaio Minhoca Polvo Onça Tubarão Tartaruga Abelha Esponja Morcego Mosquito Carrapato Estrela do Mar a) Quais vivem na água? b) Quais são insetos? c) Alguns insetos podem transmitir doenças, como o mosquito da dengue. Escreva duas formas de evitar o desenvolvimento do mosquito da dengue? 30. Luciana e Gustavo, observando os animais ao lado, afirmaram que: o gorila é um vertebrado mamífero, o tucano é um réptil e a estrela-do-mar é um invertebrado do grupo dos peixes. Essas afirmações estão corretas? Explique.

13 Ciências 3 ano - 3 bimestre Unidade 3 - respostas 1. Peixes Anfíbios Répteis Aves Mamíferos Tubarão Perereca Jacaré Tartaruga Passarinho Urubu Peru Pavão Chipanzé Gato Leão Coelho Porco Lobo Cachorro Rato 2. Grilo, bicho da seda e barata. São insetos Vertebrados, porque apresentam coluna vertebral e crânio. Eu sou um mamífero. a) Peixe b) Réptil c) Ave d) Mamífero e) Anfíbio Q W E A R T U I K P S F R O N H A M N X T G A M C F E V L A V U C M A M I F E R O R I A X D R B M I E M A T U Z T E I O D P E I X E C R P O D R T A T O G A C S S B E I S E S H E A D P T N L D V C J I W E N E D S U I F K

14 Ciências 3 ano - 3 bimestre 6. Metamorfose a) ( X ) b) ( ) c) ( X ) d) ( ) O venenoso possui o veneno, mas não tem estruturas para introduzi-lo na vítima. Exemplo sapo. O peçonhento possui o veneno e estrutura capaz de introduzi-lo na vítima. Exemplo cobra Lavar o local com água e sabão. Elevar o local afetado. Hidratar a vítima com goles de água. Levar a vítima o mais rápido possível a um posto de saúde. 10. a) ventre b) dentes c) répteis d) veneno pelos. peixes escamas - carapaça. cangurus morcegos As fêmeas produzem leite e amamentam o seus filhotes. 13. Resposta pessoal. a) aquático: baleia, leão marinho. b) terrestre: cão, gato, leão, etc.

15 Ciências 3 ano - 3 bimestre 14. Suçuarana Minhoca Foca Esponja Sabiá-laranjeira ( ) ( X ) ( ) ( X ) ( ) 15. Minhoca na terra e a esponja no mar. 16. Sim, os jabutis. 17. Penas. 18. Biólogo Veterinário Policial florestal Jornalista irá verificar o estado de saúde e tratar dos animais apreendidos fez a apreensão dos animais silvestres divulgou a notícia na internet. estudará o comportamento dos animais apreendidos e após a recuperação soltará os animais na natureza. 19. Répteis, aves e mamíferos 20. a) Cachorro. b) Sim, tartaruga e tucano.

16 Ciências 3 ano - 3 bimestre Unidade 3 - respostas 21. a) Viu um animal com tal poder Garras afiadas e um porte Quando rugia, tremia o chão Disse com razão: chamar-se-á Leão Viu um animal que era tão manso Puro, lindo, nenhum mal fará Mas seu predador, que não é bobo Vou chamar de Lobo e sempre o caçará Era a Ovelha Viu outro animal se alimentar No peito da mãe, seu leite a sugar Viu que aquela fêmea não é fraca D outras se destaca e a chamou de Vaca Viu uma criatura se arrastando No chão, sibilando lentamente Só não percebeu foi o veneno Dentro do seu dente Mas a chamou Serpente b) Vertebrados. Invertebrados. 22. Sim, pois todos apresentam crânio e coluna vertebral. 23. D, E, C, B, A

17 Ciências 3 ano - 3 bimestre 24. C A R T I L A G E M U A Z F C O I D B B B S C R R B B L V V T A R T A R U G A S I D V A B A O A N N N F U R I N T F F F B I C O T Q R O I I I G N R A U N I B D B H M A N I B B I I A J O B F A C L O O E K P I I S A D S S 25. 2, 5, 4, 1, 3 a) Metamorfose b) Rã, perereca, cobra-cega e salamandra. 26. Placas duras, carapaça e escamas. 27. a) Os venenosos produzem o veneno, mas não possuem estruturas (dentes ou ferrões) para introduzi-lo na vítima e os peçonhentos possuem essas estruturas. b) Lavar o local da picada com água e sabão. X Elevar o local afetado. X Levar a vítima imediatamente ao posto de saúde mais próximo. X 28. a) Ovíparos b) Não, porque os ovos iriam ressecar fora da água e os filhotes não nasceriam. c) Vivíparos

18 Ciências 3 ano - 3 bimestre 29. [ X ] Papagaio [ X ] Minhoca [ X ] Polvo [ X ] Onça [ X ] Tubarão [ X ] Tartaruga [ X ] Abelha [ X ] Esponja [ X ] Morcego [ X ] Mosquito [ X ] Carrapato [ X ] Estrela do Mar a) Polvo, esponja e estrela do mar. b) Abelha e Mosquito. c) Não acumular água em vasos, garrafas e pneus velhos, manter a caixa d água tampada. 30. Não, somente o gorila é um mamífero vertebrado, o tucano é uma ave e estrela do mar é um invertebrado que não pertence ao grupo dos peixes, que é um vertebrado.

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- Global II Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio - ANIMAIS 1) Classifique como verdadeiro (V) ou falso (F): ( ) Os cientistas organizam os animais em grupos para

Leia mais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais

PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais PROVA SIMULADA DE CIÊNCIAS- Global III Animais *Algumas questões retiradas da prova da PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO e da Provinha Brasil. ** Base Nacional Comum Curricular 2 ano ciências previstas:

Leia mais

02- Leia a letra de uma canção infantil:

02- Leia a letra de uma canção infantil: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= 01- Os animais vertebrados pertencem a diferentes

Leia mais

Que tal estudarmos os animais jogando um jogo bem legal? Vamos lá!!!! Siga as instruções abaixo e bons estudos!!!! INSTRUÇÕES

Que tal estudarmos os animais jogando um jogo bem legal? Vamos lá!!!! Siga as instruções abaixo e bons estudos!!!! INSTRUÇÕES Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: Que tal estudarmos os animais jogando um jogo bem legal? Vamos lá!!!! Siga as instruções abaixo e bons estudos!!!! INSTRUÇÕES Durante o jogo você terá que fazer

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

5. DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II

5. DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II CIÊNCIAS 5 DIVERSIDADE DOS ANIMAIS II 1 Fósseis são restos ou vestígios de seres vivos do passado que foram preservados em materiais como rochas ou resinas de plantas a) Analise as fotos de fósseis a seguir

Leia mais

01- Após ler o poema, sublinhe no texto o nome de um animal vertebrado, e de um animal invertebrado e em seguida, preencha a tabela:

01- Após ler o poema, sublinhe no texto o nome de um animal vertebrado, e de um animal invertebrado e em seguida, preencha a tabela: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= TEXTO 1 ALMA PANTANEIRA [...] Pantanal de tantas

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Conteúdo Recuperação do 3 Bimestre disciplina: Ciências - Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Diferenças entre esses seres vivos e importâncias

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de muitas cores, Lavadeiras e passarinhos, Ovos verdes e azuis nos ninhos?

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA. Quem me compra um jardim com flores? Borboletas de muitas cores, Lavadeiras e passarinhos, Ovos verdes e azuis nos ninhos? 3ºAno 1.3 CIÊNCIAS 1º período 8 de abril de 2016 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

Natureza Olímpica. Moedas comemorativas das Olimpíadas de 2016 homenageiam espécies brasileiras

Natureza Olímpica. Moedas comemorativas das Olimpíadas de 2016 homenageiam espécies brasileiras PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ================================================================= 01- Leia o texto a seguir e responda as questões:

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a), É tempo de rever os conteúdos estudados na II Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de

Leia mais

Dos vertebrados acima, o único que tem esqueleto cartilaginoso, sem tecido ósseo é: A) Tubarão. B) Tilápia. C) Sapo. D) Jacaré.

Dos vertebrados acima, o único que tem esqueleto cartilaginoso, sem tecido ósseo é: A) Tubarão. B) Tilápia. C) Sapo. D) Jacaré. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

Atividade de Recuperação Paralela

Atividade de Recuperação Paralela Atividade de Recuperação Paralela Nome: n.º Santos, de de 2017. Ano/Série: 2.ª Turma: Ensino: Médio Data de entrega: 25 / 09 / 2017 Valor: 10,0(dez) Prof. Ronaldo Disciplina: Biologia JUSTIFIQUE TODAS

Leia mais

Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas.

Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Os répteis, atualmente, abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram os primeiros vertebrados efetivamente

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Querido(a) aluno(a), Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Casa comum, nossa responsabilidade. Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Série: 3ª - Ensino Fundamental Aluno(a): N o

Leia mais

Abril Educação Vertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Vertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Vertebrados Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 Qual é a principal característica que distingue os mamíferos dos demais seres vivos? Questão 2 Qual é a diferença entre

Leia mais

Filo Chordata (Cordados)

Filo Chordata (Cordados) Filo com animais mais complexos: inclui a espécie humana; Características gerais: -Triblásticos, celomados, deuterostômios, apresentam metameria (mais evidente na fase embrionária); Característica exclusivas

Leia mais

Slide 1. A1 Adriana; 31/08/2017

Slide 1. A1 Adriana; 31/08/2017 A1 Slide 1 A1 Adriana; 31/08/2017 Peixes Cartilaginosos Peixes Ósseos GNATOSTOMADOS: apresentam mandíbulas. ECTOTÉRMICOS: temperatura do corpo varia com o ambiente. RESPIRAÇÃO BRANQUIAL: filamentos delicados

Leia mais

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas.

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. ANFÍBIOS QUEM SÃO? INTRODUÇÃO Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. Pernas sustentam e deslocam

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Ciências Nome: Ano: 3º Ano 2ª Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Ciências Naturais Disciplina:

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

01- Observe a figura.

01- Observe a figura. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Observe a figura. Escreva o nome de

Leia mais

Revisão de Ciências 3 Trimestre 7 anos. Prof. José Roberto

Revisão de Ciências 3 Trimestre 7 anos. Prof. José Roberto Revisão de Ciências 3 Trimestre 7 anos Prof. José Roberto VERTEBRADOS CARACTERÍSTICAS GERAIS Animais vertebrados são todos aqueles que possuem como caracteristica principal, uma coluna vertebral. Animais

Leia mais

Revestimento corporal

Revestimento corporal Répteis Répteis Os répteis (do latim reptare, 'rastejar') abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios. Foram

Leia mais

Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados

Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados Plano de aula Zoo EF: Bolsistas de IC Chaiana Fernandez da Costa e Caroline Resende profª Lavínia Schwantes. Temática: Adaptações fisiológicas nosvertebrados Aula destinada para: Ensino Fundamental 1 Objetivo:

Leia mais

OS VERTEBRADOS. Esses grupos são exemplos de animais que pertencem ao filo Chordata, os cordados.

OS VERTEBRADOS. Esses grupos são exemplos de animais que pertencem ao filo Chordata, os cordados. OS VERTEBRADOS Esses grupos são exemplos de animais que pertencem ao filo Chordata, os cordados. Os cordados dividem-se em: Urocordados: Cordados marinhos que podem viver isolados ou em colônias. Cefalocordados:

Leia mais

Locomoção dos animais

Locomoção dos animais Locomoção dos animais Página 42 1. A locomoção 1.1 O que é a locomoção? A locomoção é a capacidade que a maioria dos animais tem de se deslocar no meio onde vivem. Os animais estão adaptados à locomoção

Leia mais

ANIMAIS VERTEBRADOS PEIXES ANFÍBIOS RÉPTEIS AVES MAMÍFEROS

ANIMAIS VERTEBRADOS PEIXES ANFÍBIOS RÉPTEIS AVES MAMÍFEROS ANIMAIS VERTEBRADOS PEIXES ANFÍBIOS RÉPTEIS AVES MAMÍFEROS Os Cordados O Filo Chordata (ou Cordados) reúne uma grande diversidade de seres de formas e tamanhos variados, adaptados aos mais diversos ambientes.

Leia mais

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas.

Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. ANFÍBIOS QUEM SÃO? INTRODUÇÃO Primeiros vertebrados capazes de viver em terra. Graças ao fortalecimento da coluna vertebral; desenvolvimento de ossos e músculos das pernas. Pernas sustentam e deslocam

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Lista de exercícios de Ciências - 3º Bimestre Nome: Ano: 7º A / B Prof. Paula Jacinto N.: / /17 1) Cite cinco características gerais dos peixes. 2-Cite cinco características

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. necessidades relaxamento exosqueleto. ossos proteção procura. músculos contração capacidade

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. necessidades relaxamento exosqueleto. ossos proteção procura. músculos contração capacidade Conteúdo: Tipos de Locomoção FICHA DE TRABALHO 1 necessidades relaxamento exosqueleto ossos proteção procura músculos contração capacidade A locomoção é uma desenvolvida por muitos animais que lhes permite

Leia mais

truta - sapos - rãs - tartaruga - serpente - garça - andorinha - morcego - macaco

truta - sapos - rãs - tartaruga - serpente - garça - andorinha - morcego - macaco PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== 01- Marque com um (X) a(s) alternativa(s)

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Tipos de Locomoção

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Tipos de Locomoção Conteúdo: Tipos de Locomoção FICHA DE TRABALHO 1 necessidades relaxamento exosqueleto Conteúdo: Tipos de Locomoção FICHA DE TRABALHO 1 necessidades relaxamento exosqueleto ossos proteção procura ossos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia CONTEÚDO DE ESTUDO: Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Ano: 2º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 4 / 2018 Partes de uma planta. Desenvolvimento e reprodução das plantas,

Leia mais

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 61 ANFÍBIOS E RÉPTEIS

BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 61 ANFÍBIOS E RÉPTEIS BIOLOGIA - 1 o ANO MÓDULO 61 ANFÍBIOS E RÉPTEIS C ( p s a b c d e omo pode cair no enem? ENEM) Os primeiros socorros protegem a vítima contra maiores danos, até a chegada de um rofissional de saúde especializado.

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Desenvolvimento Direto e Indireto FICHA DE TRABALHO 1 metamorfoses mamíferos direto Conteúdo: Desenvolvimento Direto e Indireto FICHA DE TRABALHO 1 metamorfoses mamíferos direto diferente aves

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL I

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL I CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL I Aluno: 1- A formação da palavra biodiversidade se dá pela união do radical Bio = vida e da palavra diversidade = variedade, por isso conclui-se que biodiversidade significa

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================

BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ ANIMAIS INVERTEBRADOS 01- Conhecemos

Leia mais

ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO. Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni

ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO. Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni ALGUNS ANIMAIS EM RISCO DE EXTINÇÃO Elaborado por Andrea Aparecida Iozzi Joaquim Verni - 2016 Arara-azul Arara-azul Encontrada na Amazônia, no Pantanal e em mais sete estados. Enfrenta problemas como o

Leia mais

Sistema COC de Educação Unidade Portugal

Sistema COC de Educação Unidade Portugal Sistema COC de Educação Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2010. Nome: 3 o ano (2 a série) AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO V 2 o BIMESTRE Eixo temático Ações de cidadania Disciplina/Valor Português

Leia mais

Herpetologia Estudo dos répteis. Prof. Pablo Paim Biologia

Herpetologia Estudo dos répteis. Prof. Pablo Paim Biologia Herpetologia Estudo dos répteis Prof. Pablo Paim Biologia Atualmente segundo a SBH são descritas para o Brasil 1026 espécies de anfíbios e 760 espécies de répteis. Anfíbios 988 Anuros; 1 Caudata; 33 Gymnophionas

Leia mais

Filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes O agrupamento baseia-se no desenvolvimento embrionário,

Filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes O agrupamento baseia-se no desenvolvimento embrionário, Filo extremamente diversificado quanto ao tamanho e ao aspecto geral de seus representantes O agrupamento baseia-se no desenvolvimento embrionário, principalmente, na nêurula, quando é possível identificar

Leia mais

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre

Jimboê. Ciências. Avaliação. Projeto. 4 o ano. 2 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao segundo bimestre escolar ou às unidades 3 e 4 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê Ciências 4 o ano Avaliação 2 o bimestre 1 Avaliação Ciências NOME: ESCOLA:

Leia mais

CORDADOS P R O F. M A R I S T E L A F I S C H E R L U C E N A 2 ª S É R I E D O E N S I N O M É D I O

CORDADOS P R O F. M A R I S T E L A F I S C H E R L U C E N A 2 ª S É R I E D O E N S I N O M É D I O CORDADOS P R O F. M A R I S T E L A F I S C H E R L U C E N A 2 ª S É R I E D O E N S I N O M É D I O CORDADOS - CARACTERÍSTICAS GERAIS E DIVISÃO Cordados dividem-se em: PROTOCORDADOS: Destituidos de coluna

Leia mais

Serpentes peçonhentas Cascavel, Jararaca e Coral

Serpentes peçonhentas Cascavel, Jararaca e Coral Serpentes peçonhentas Cascavel, Jararaca e Coral Características das serpentes As serpentes, também chamadas ofídios, cobras; São répteis, pecilotérmicos ( sangue frio ); Possuem a capacidade, de ingerir

Leia mais

EUCORDADOS (Vertebrados): possuem coluna vertebral e têm crânio com encéfalo.

EUCORDADOS (Vertebrados): possuem coluna vertebral e têm crânio com encéfalo. Cordados compreende animais adaptados para a vida aquática e terrestre. Dividem-se em: PROTOCORDADOS: destituídos de coluna vertebral e de caixa craniana EUCORDADOS (Vertebrados): possuem coluna vertebral

Leia mais

P E I X E S. Quanto ao esqueleto:

P E I X E S. Quanto ao esqueleto: P E I X E S Quanto ao esqueleto: OSTEÍCTES Esqueleto ósseo EX.: Sardinha, Dourado, Cioba etc. CONDRÍCTES Esqueleto Cartilaginoso EX.: Tubarão, Raia etc. O Peixe por fora CIÊNCIAS NO DIA-A-DIA SITUAÇÃO

Leia mais

RÉPTEIS. Adaptados para ambientes secos

RÉPTEIS. Adaptados para ambientes secos RÉPTEIS Adaptados para ambientes secos Os répteis, possuem maior independência da água no ambiente pois apresentam: pele impermeável, Excreção de ácido úrico fecundação interna, ovos amnióticos com casca

Leia mais

PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS

PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS PEIXES, ANFÍBIOS E RÉPTEIS Prof. Biól. Ms. Leila Lucia Fritz Porto Alegre, Agosto de 2017. PEIXES Corpo Esqueleto interno com uma coluna vertebral esqueleto formado por ossos classe dos osteíctes. Exemplo:

Leia mais

Animais Vertebrados. 01- Escreva a característica principal que distingue um animal invertebrado de um invertebrado. R.: R.:

Animais Vertebrados. 01- Escreva a característica principal que distingue um animal invertebrado de um invertebrado. R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ Animais Vertebrados 01- Escreva a característica

Leia mais

Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre.

Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Os Anfíbios Introdução Anfíbios são animais vertebrados que vivem entre o meio aquático e o ambiente terrestre. Mantêm uma forte vinculação com a água e dela não se afastam, pois precisam manter a pele

Leia mais

Diversidade Animal Objetivo Geral 7: Interpretar as caraterísticas dos organismos em função dos ambientes onde vivem.

Diversidade Animal Objetivo Geral 7: Interpretar as caraterísticas dos organismos em função dos ambientes onde vivem. Objetivo Geral 7: Interpretar as caraterísticas dos organismos em função dos ambientes onde vivem. Página 109 (antigo 30) Descritor 7.1. Apresentar exemplos de meios onde vivem os animais, com base em

Leia mais

KÁTIA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO

KÁTIA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Aluno (a): Disciplina CIÊNCIAS Curso Professor ENSINO FUNDAMENTAL KÁTIA ROTEIRO DE ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO E REVISÃO Série 7º ANO Número: 1 - Conteúdo: Classificação biológica Taxonomia Reino Animal Vertebrados:

Leia mais

03- Observe as figuras e preencha a tabela. De um lado, escreva os animais que nascem do ovo. Do outro lado, os animais que nascem do corpo da fêmea:

03- Observe as figuras e preencha a tabela. De um lado, escreva os animais que nascem do ovo. Do outro lado, os animais que nascem do corpo da fêmea: PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 2º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== 01- Marque com um X a alternativa CORRETA:

Leia mais

Cobras têm orelhas? Conheça essa e outras curiosidades sobre os bichos

Cobras têm orelhas? Conheça essa e outras curiosidades sobre os bichos Uol - SP 16/02/2015-13:42 Cobras têm orelhas? Conheça essa e outras curiosidades sobre os bichos Da Redação Jacarés, crocodilos e aligatores estão no planeta há milhões de anos e são os seres mais próximos

Leia mais

Filo Cordado. Apostila VII Unidade 24 a Características Embrionárias: 2- Caracterização Fisiológica: Característica

Filo Cordado. Apostila VII Unidade 24 a Características Embrionárias: 2- Caracterização Fisiológica: Característica 1- Características Embrionárias: Característica Tipo Simetria* Bilateral Tecidos Eumetazoa Tecidos embrionários Triblástico Celoma Celomado Origem do celoma Enterocelomado Blastóporo Deuterostômico Metameria

Leia mais

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III

REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 AULA: 18.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE III 2 REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Reino Animal 3 REVISÃO 1 REVISÃO 2 REVISÃO 3 Apesar da grande diversidade, quase todos os animais

Leia mais

REVISÃO DO FILO DOS CORDADOS. Biologia Professora: Maria Lucia Fensterseifer

REVISÃO DO FILO DOS CORDADOS. Biologia Professora: Maria Lucia Fensterseifer REVISÃO DO FILO DOS CORDADOS Biologia Professora: Maria Lucia Fensterseifer PROTOCORDADOS NOTOCORDA TUBO NERVOSO DORSAL FENDAS FARÍNGEAS ASCÍDIA = UROCORDADO (NOTOCORDA NA CAUDA DA FASE LARVAL) ANFIOXO

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018

ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018 ROTEIRO DE ESTUDOS III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 3.º ANO/EF 2018 Caro(a) aluno(a) É tempo de rever os conteúdos estudados na III Etapa Letiva e esclarecer suas dúvidas. Com o estudo diário e a realização de

Leia mais

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Questão 1 A deslocação dos animais pode fazer-se por diferentes processos e em diferentes meios. O canguru e o coelho deslocam-se aos saltos porque têm os

Leia mais

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Questão 1 Associa cada um dos animais representados nas imagens à respetiva forma corporal. Arredondada. Cilíndrica. Hidrodinâmica. Aerodinâmica. Achatada.

Leia mais

CADERNO DE ATIVIDADES

CADERNO DE ATIVIDADES COLÉGIO ARNALDO 2014 CADERNO DE ATIVIDADES Ciências Aluno (a): 2º ano: Turma: Professora: Valor: 20 pontos Nota: Conteúdo Programático Unidade 1 Ambiente Unidade 2 Animais Unidade 3 Plantas Unidade 4 _Ser

Leia mais

2013 Disney Enterprises, Inc Disney-Pixar Todos os direitos reservados.

2013 Disney Enterprises, Inc Disney-Pixar Todos os direitos reservados. Como Educadora da Fundação Milken, levo muito a sério o desafio de examinar os conteúdos educacionais. Ao avaliar a coleção Aprendizagem Disney, fiquei impressionada pelas imagens tão vívidas, pela contextualização

Leia mais

COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG Gameleira. Nome: Introdução ao Reino Animal

COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG Gameleira. Nome: Introdução ao Reino Animal 1 COLÉGIO TIRADENTES DA PMMG Gameleira Atividade em sala de aula Disciplina: Ciências Nome: Professora: Andrea Lima Alves Ruislan 7º ano Turma: Ensino Fundamental (II) Turno: Tarde Data: Introdução ao

Leia mais

Aluno(a): N o : Turma:

Aluno(a): N o : Turma: Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Danielle Dornelas e Isabela Monteiro Atividades para Estudos Autônomos ECOLOGIA I Data: 3 / 4 / 2018 Querido(a)

Leia mais

A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas.

A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. Características A principal característica que diferencia os artrópodes dos demais invertebrados são as patas articuladas. A expressão patas articuladas vem do grego: artro, que significa "articulação",

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. exosqueleto epiderme invertebrados. répteis e peixes mamíferos derme. cutícula aves pele

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO 1. exosqueleto epiderme invertebrados. répteis e peixes mamíferos derme. cutícula aves pele Conteúdo: Revestimento nos Vertebrados: Tipos FICHA DE TRABALHO 1 exosqueleto epiderme invertebrados répteis e peixes mamíferos derme cutícula aves pele O corpo dos animais vertebrados é revestido por

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º:

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO 1. Escola: Nome: Turma: N.º: Conteúdo: Revestimento nos Vertebrados: Tipos FICHA DE TRABALHO 1 exosqueleto epiderme invertebrados Conteúdo: Revestimento nos Vertebrados: Tipos FICHA DE TRABALHO 1 exosqueleto epiderme invertebrados

Leia mais

O início da conquista do ambiente terrestre

O início da conquista do ambiente terrestre ANFÍBIOS Anfíbios Os anfíbios não são encontrados no ambiente marinho, apenas na água doce e em ambiente terrestre. O nome do grupo, anfíbios (do grego, amphi - dos dois lados + bios = vida), foi dado

Leia mais

Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 3º ano

Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 3º ano Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 3º ano 1- Substitua a palavra grifada pelo seu sinônimo. Marque um X na frase certa. a) Carlos é um bebê muito carinhoso. b) Carlos é um bebê muito curioso. c)

Leia mais

Nome: 4º ano (3ª série): AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII PERÍODO DA TARDE 3 BIMESTRE

Nome: 4º ano (3ª série): AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII PERÍODO DA TARDE 3 BIMESTRE Vila Velha, de de 2011. Nome: 4º ano (3ª série): _ AVALIAÇÃO DE CONTEÚDO DO GRUPO VIII PERÍODO DA TARDE 3 BIMESTRE Eixo Temático: Indústria e bens de consumo Total de pontos Média Pontos obtidos Português

Leia mais

Cordados I. Peixes, Anfíbios e Répteis. Cursinho Popular de Ensino Pré-Vestibular TRIU Pela popularização da universidade pública

Cordados I. Peixes, Anfíbios e Répteis. Cursinho Popular de Ensino Pré-Vestibular TRIU Pela popularização da universidade pública Cursinho Popular de Ensino Pré-Vestibular TRIU Pela popularização da universidade pública Cordados I Peixes, Anfíbios e Répteis Prof. Rafael Rosolen T. Zafred Revisão Peixes ; Anfíbios; Répteis; Aves;

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2017

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2017 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2.º ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Evolução dos vertebrados

Evolução dos vertebrados PEIXES Evolução dos vertebrados PEIXES PULMONADOS AVES ÓSSEOS ANFÍBIOS RÉPTEIS CICLÓSTOMO PEIXES MAMÍFEROS CARTILAGINOSOS Peixe Primitivo (Lampreias e Feiticeiras) Características gerais Exclusivamente

Leia mais

PIBID Ciências Biológicas Escola Estadual Padre Balduino Rambo Oficina 8 - Título: PEIXES E ANFÍBIOS

PIBID Ciências Biológicas Escola Estadual Padre Balduino Rambo Oficina 8 - Título: PEIXES E ANFÍBIOS PIBID Ciências Biológicas Escola Estadual Padre Balduino Rambo Oficina 8 - Título: PEIXES E ANFÍBIOS Primeiramente o grande grupo será divido em duas salas. Enquanto uma sala trabalha anfíbios a outra

Leia mais

Animais Invertebrados

Animais Invertebrados PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ Animais Invertebrados 01- Cite duas

Leia mais

R.: R.: R.: dessa árvore? Além. 02- Marque

R.: R.: R.: dessa árvore? Além. 02- Marque PROFESSOR: EQUIPEE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ======== ========= ========= ========= ========= ========= ======== ======== ========= == 01- Observe as imagens

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 2º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 2º. ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1 GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia TOOOP SÉRIE: 2º ALUNO(a): Lista de Exercícios 3º bimestre P1 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Filhote do filhote

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE. Filhote do filhote Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VIII 3 o BIMESTRE Eixo temático A evolução e o tempo Leia o texto. Disciplina/Valor Português

Leia mais

Gabi, personagem da animação Rio 2, é um anfíbio, que apresenta as chamadas cores de advertência.

Gabi, personagem da animação Rio 2, é um anfíbio, que apresenta as chamadas cores de advertência. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 197 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Conhece

Leia mais

DATA: 01 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 7.º ANO/EF

DATA: 01 / 12 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 7.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 0 / 2 / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Pág. 189 Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ PROBLEMATIZAÇÃO Você

Leia mais

b) Seres decompositores. Alguns são comestíveis, outros são venenosos. Também causam o mofo em alguns alimentos.

b) Seres decompositores. Alguns são comestíveis, outros são venenosos. Também causam o mofo em alguns alimentos. Atividade de Estudo Ciências 5º ano Nome: 1- A quantidade de seres vivos no mundo é enorme. Eles estão espalhados pelas diversas regiões do planeta. Os seres vivos são classificados em alguns grupos, de

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 7 o Ensino Fundamental Professores: Bernardo Dias e Danielle Ornelas

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 7 o Ensino Fundamental Professores: Bernardo Dias e Danielle Ornelas Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências da Natureza Disciplina: Ciências Ano: 7 o Ensino Fundamental Professores: Bernardo Dias e Danielle Ornelas Ciências Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplina: Ciências / ORIENTAÇÃO DE ESTUDO - RECUPERAÇÃO Ano: 4º - Ensino Fundamental - Data: 9 / 5 / 2018 Você está recebendo as Orientações de Estudos Autônomos de Recuperação

Leia mais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Casas de animais

Unidade Portugal. Ribeirão Preto, de de AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE. Casas de animais Unidade Portugal Ribeirão Preto, de de 2011. Nome: 2 o ano (1ª série) Manhã AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO DO GRUPO VII 3 o BIMESTRE Eixo temático Aprendendo e relacionando Leia o texto Disciplina/Valor Português

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2017 Aluno: Ano: 4º ano Professora: Disciplina: Ciências No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua

Leia mais

Resolução de Provas Específicas de Biologia (Aula 2)

Resolução de Provas Específicas de Biologia (Aula 2) Resolução de Provas Específicas de Biologia (Aula 2) Resolução de Provas Específicas de Biologia (Aula 2) Biologia 1. (UFSC) A fim de melhor compreender aspectos da fisiologia vegetal, um biólogo resolveu

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Sorriso Pensante Autor: Ivan Cabral Distribuição dos Vertebrados vs Invertebrados: 4,0% 96,0% Vertebrados Invertebrados Principais características

Leia mais

Questão 2. Questão 4. Questão 3. 2 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre. Aluno(a):

Questão 2. Questão 4. Questão 3. 2 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre. Aluno(a): 2 ª série Ensino Médio Tarefão BIOLOGIA 2º bimestre Aluno(a): Questão - 1 Todos os representantes dos cordados apresentam, em pelo menos alguma etapa de seu desenvolvimento, quatro estruturas anatômicas

Leia mais

Karina R. Grouch, Projeto Baleia-Franca/Brasil. Página 1 de 12-02/10/ :46

Karina R. Grouch, Projeto Baleia-Franca/Brasil. Página 1 de 12-02/10/ :46 PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== VOCÊ SABIA QUE O LEITE DAS BALEIAS SE PARECE

Leia mais

Os répteis, assim como os peixes e os anfíbios, são animais pecilotérmicos: a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente.

Os répteis, assim como os peixes e os anfíbios, são animais pecilotérmicos: a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura do ambiente. Répteis Prof. lucasmarqui Os répteis (do latim reptare, 'rastejar') abrangem cerca de 7 mil espécies conhecidas. Eles surgiram há cerca de 300 milhões de anos, tendo provavelmente evoluído de certos anfíbios.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P2-1º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender as origens dos vegetais Reconhecer a importância

Leia mais

FAUNA DO CAMPUS SÃO ROQUE. Luzia Hilda Natália Andrade

FAUNA DO CAMPUS SÃO ROQUE. Luzia Hilda Natália Andrade FAUNA DO CAMPUS SÃO ROQUE Luzia Hilda Natália Andrade INSETOS Os insetos fazem parte do Filo Artropoda, e compõem uma das maiores classes de animais invertebrados. A variedade de características desses

Leia mais

Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 2º ano

Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 2º ano 1- Marque a alternativa em que todas as palavras sejam verbos. a) bonecos livros jogarão armário. b) cantam fez dormiu funcionará. c) lâmpada lanche escreveu almoço. d) construir caneta lança borracha.

Leia mais