1. (1,0) EXPLIQUE que relação pode ser estabelecida entre as cheias do Nilo e a fertilização do solo que ficava às margens do rio.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. (1,0) EXPLIQUE que relação pode ser estabelecida entre as cheias do Nilo e a fertilização do solo que ficava às margens do rio."

Transcrição

1 PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS. DATA DE ENTREGA: 29 / 06 / 2016 QiD 4 6º ANO PARTE 3 HISTÓRIA O texto se refere às questões 1, 2, 3 e 4 O Egito é um território desértico atravessado por um grande rio, o Nilo, que corre do Sul para o Norte. A terra fértil limita-se a uma nesga [espaço estreito, mas comprido] de campos verdejantes, nas margens, que nunca atinge mais do que uma dezena de quilômetros de largura. Apenas junto à foz, na região do Delta, que as terras cultiváveis se alargam. 1. (1,0) EXPLIQUE que relação pode ser estabelecida entre as cheias do Nilo e a fertilização do solo que ficava às margens do rio. 2. (1,0) INDIQUE e EXPLIQUE duas razões que justificam a ocorrência das cheias do Nilo, no Antigo Egito. 3. (1,0) EXPLIQUE como os egípcios justificavam a ocorrência das cheias do rio Nilo. 4. (1,0) Nos primórdios de sua história, o Egito esteve dividido em dois reinos. APONTE qual reino situava-se na região do Delta do rio Nilo. 5. O trecho a seguir foi retirado de uma inscrição deixada em uma pirâmide. O rei dá ordens, o rei concede dignidades, o rei distribui as funções, o rei dá oferendas [...] pois tal é, de fato, o rei: o rei é o único do céu, um poderoso à frente dos céus! CARDOSO, Ciro Flamarion. Antiguidade oriental: política e religião. São Paulo: Contexto, p.43. a) (0,5) EXPLIQUE por que o Egito era considerado uma monarquia teocrática. b) (0,5) EXPLIQUE por que os sacerdotes representavam um grupo prestigiado e poderoso. 6. Analisando os sentimentos expressados pelos egípcios em suas crenças, os quais influenciaram o agir, o sentir e o pensar deles, no cotidiano constatamos que o empenho desse povo na sina do pós-morte e a elaborada preparação feita para os enterros surgiram, paradoxalmente, do seu apaixonado interesse pela vida. BAKOS, M.M., BARROS, A.M. O povo da esfinge. Porto Alegre: Editora da Universidade do Rio Grande do Sul, 1999,p.11. (1,0) RELACIONE a prática da mumificação à crença na vida após a morte. 7. O trecho a seguir foi extraído do Livro dos Mortos e corresponde à Confissão do morto. Saudações ao grande deus. Eu venho até você e trago a Verdade e a Justiça. Eu não maltratei as pessoas; eu não blasfemei contra os deuses; eu não matei. Eu sou puro! Eu sou puro! Eu sou puro! a) (0,5) RELACIONE o trecho ao julgamento de Osíris. b) (0,5) IDENTIFIQUE, neste trecho da Confissão, três valores importantes para a sociedade egípcia. 8. A maioria da população era composta de artesãos, camponeses e escravos, que faziam parte do grupo com menos prestígio. Os artesãos trabalhavam nas cidades, nos palácios e nos templos. Havia uma grande diferenciação social entre eles. (1,0) EXPLIQUE de que forma os artesãos podiam conseguir melhores condições de vida.

2 QiD 4 6º ANO PARTE 3 HISTÓRIA 9. (...) O Egito foi uma das primeiras terras antigas a tecer os fios da civilização com uma cultura realmente marcante. Mais particularmente, manteve o mesmo nível de realizações sem desfalecimentos durante mais de dois milênios e meio. (...) (1,0) DESCREVA três características da arte egípcia. CASSON, Lionel. O Antigo Egito. Rio de Janeiro: José Olympio, 1969, pp (1,0) A Astronomia e a Engenharia foram ramos da ciência que ocuparam a atenção dos egípcios. Ambas se desenvolveram com fins práticos. CITE uma das finalidades para as quais cada uma dessas ciências deu sua contribuição.

3 PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS. DATA DE ENTREGA: 29 / 06 / 2016 QiD 4 6º ANO PARTE 3 HISTÓRIA GABARITO 1. (1,0) Durante o período das cheias, as águas do rio Nilo inundavam o solo que ficava às suas margens, ao longo de um período de aproximadamente quatro meses. Quando o período das cheias terminava, as águas do Nilo deixavam um lodo preto sobre o solo que esteve inundado, chamado pelos egípcios de Kemet. Esse lodo fertilizava esse solo, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura. 2. (1,0) O aumento das chuvas durante o verão, na região onde se localizava uma das nascentes do rio Nilo; e o derretimento da neve das montanhas onde se localizava outra nascente do Nilo. Esses dois fatores, associados, contribuíam para um aumento do volume de água do Nilo, que provocavam as cheias. 3. (1,0) Os egípcios acreditavam que as cheias eram uma benção, um presente do deus Hapi, a divindade associada ao Nilo. 4. (1,0) O Baixo Egito. 5. a) (0,5) O faraó era visto e via a si mesmo como um deus, ou seja, era considerado um deus vivo, dotado de imenso poder. b) (0,5) O poder dos sacerdotes estava assentado na grande importância dada à religião e ao culto aos deuses. Os templos eram domínios dos sacerdotes, que recebiam os pedidos e as oferendas feitas aos deuses, além de interpretar suas mensagens. 6. Os egípcios acreditavam na imortalidade da alma, e achavam que ao morrer, a alma era levada ao reino dos mortos para ser julgada no Tribunal de Osíris. Se fosse absolvida, poderia voltar ao corpo para uma nova vida. Para o corpo se conservar e poder voltar a abrigar a alma era usada a técnica da mumificação. 7. a) (0,5) O texto é uma apresentação do morto ao grande deus Osíris. Com esta fala, o morto quer se mostrar puro para poder ganhar a eternidade. b) (0,5) A verdade, a justiça, tratar bem as pessoas, não matar, não ir contra a vontade dos deuses. 8. (1,0) Os artesãos especializados poderiam trabalhar para a família real, sacerdotes e altos funcionários. Eram, normalmente, joalheiros, fundidores de bronze, pedreiros, ourives, escultores e pintores, e trabalhavam todo o tempo nos palácios, na tumba do faraó e nas oficinas dos templos. 9. (1,0) A grandiosidade das construções arquitetônicas, assim como as esculturas, que retratavam o faraó e os membros de sua família, exprimiam a dimensão do poderio faraônico. A pintura caracterizava-se pelo uso das cores nos objetos de usos funerário e cotidiano e pela representação humana. 10. (1,0) A Astronomia contribuiu para as previsões do início das cheias do Nilo, o que auxiliava na determinação das épocas de plantio e de colheita. A Engenharia evoluiu por meio da execução de diversas obras públicas.

4 PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS. DATA DE ENTREGA: 29 / 06 / 2016 QiD 4 6º ANO PARTE 3 GEOGRAFIA 1. (1,0) OBSERVE o mapa. Retirado de : INDIQUE as direções que devem ser tomadas para: (A) Ir do Rio de Janeiro ao Amazonas. (B) Ir do Piauí a Minas Gerais. (C) Ir do Mato Grosso a Bahia. (D) Ir do Rio Grande do Sul ao Amapá. 2. (1,0) Observe o Mapa-Mundi do seu GeoAtlas e responda: a) CITE dois países cortados pela linha do Equador. b) CITE dois países cortados pelo meridiano de Greenwich.

5 QiD 4 6º ANO PARTE 3 GEOGRAFIA 3. (1,0) Com a ajuda do seu GeoAtlas e da imagem a seguir, responda. CITE os países indicados pelas coordenadas abaixo: a) Latitude 30 N e Longitude 0 - b) Latitude 45 N e Longitude 120 O - c) Latitude 30 S e Longitude 30 L d) Latitude 15 N e Longitude 75 L 4. (1,0) Observe a imagem. a) IDENTIFIQUE a estação do ano no hemisfério sul (GLOBO 1) b) IDENTIFIQUE a estação do ano no hemisfério sul (GLOBO 2)

6 QiD 4 6º ANO PARTE 3 GEOGRAFIA 5. (1,0) Leia o mapa a seguir e responda. a) INDIQUE dois estados que apresenta baixo número de indústrias. b) CITE a região que concentra maior quantidade de indústria no Brasil. A partir do conhecimento sobre fuso horário, responda o que se pede justificando com os cálculos devidos. (OBS: Utilize a parte de trás do GeoAtlas para auxilia-lo) 6. (1,0) A distância, em graus, entre Brasília e Roma é de 45. Se em Brasília (fuso- 3) são 14 horas, INDIQUE que horas serão em Roma (fuso +2). 7. (1,0) Paris e Santiago (Chile) estão separados por 60. Se em Paris (fuso +1) são 12 horas, INDIQUE que horas são em Santiago (fuso -5). 8. (1,0) Os mapas e os gráficos são dois instrumentos utilizados em várias profissões, pois são importantes elementos de orientação e localização. Existem diferentes tipos de mapas. Caracterize os tipos de mapas abaixo citados. a) Mapa Político = b) Mapa Físico = c) Mapa Histórico =

7 QiD 4 6º ANO PARTE 3 GEOGRAFIA Observe as imagens e responda as questões 9 e (1,0) Transforme as escalas dos mapas do Brasil e do Rio de Janeiro em escalas gráficas. 10. (1,0) Calcule a distância real, em linha reta e em quilômetros entre as cidades de: Madri e Valencia

8 PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS. DATA DE ENTREGA: 29 / 06 / 2016 QiD 4 6º ANO PARTE 3 GEOGRAFIA GABARITO 1. (1,0 0,25 cada) a- noroeste b- sul c- leste d-norte 2. (1,0 0,25 para cada país) Dois entre vários países: a) Equador, Brasil, Gabão, Congo, Quênia, Indonésia etc. b) Inglaterra, França, Espanha, Argélia, Mali, Togo etc. 3. (1,0 0,25 cada) a) Argélia b) EUA c) África do Sul d) Índia 4. (0,5) a) Inverno (0,5) b) Verão 5. (0,5) a Dois entre : Amazonas, Roraima, Rondônia, Amapá e Acre. (0,5) b região sudeste. 6. (1,0) 14: horas de diferença = 19:00 7. (1,0) 12:00 6 horas de diferença = 6:00 8. (a 0,4, demais 0,3= 1,0). Mapas físicos: São mapas que representam os fatores naturais, como vegetação, clima, relevo, hidrografia, etc. Mapas Político: São mapas que representam as fronteiras entre países ou divisões internas entre estados (ex. Goiás, Rio de Janeiro etc), delimitando o território no qual se exerce a soberania. Mapas históricos: São mapas que representam acontecimentos do passado. Ex Tratado de Tordesilhas. 9. (1,0) O aluno deverá apresentar uma escala gráfica representando que 1 cm = 250 km O aluno deverá apresentar uma escala gráfica representando que 1 cm = 40 km 10. (1,0) -Valencia e Madri = 380 km

O texto se refere às questões 1, 2, 3 e 4

O texto se refere às questões 1, 2, 3 e 4 PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

Localização geográfica

Localização geográfica O Egito Antigo Localização geográfica Norte da África região desértica cortada pelo Rio Nilo, que através de seu regime de cheias e vazantes possibilitou a fertilidade do solo e a prática da agricultura.

Leia mais

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner

O Egito Antigo Aula I. Professor Leopoldo Gollner O Egito Antigo Aula I Professor Leopoldo Gollner O Egito Aspectos Físicos Cronologia Política A Sociedade Egípcia A Economia Egípcia A Geografia do Antigo Egito Localização geográfica O Alto e o Baixo

Leia mais

1. EXPLIQUE porque as primeiras civilizações da humanidade se concentraram nas proximidades dos grandes rios.

1. EXPLIQUE porque as primeiras civilizações da humanidade se concentraram nas proximidades dos grandes rios. PARA A VALIDADE DO QiD, AS RESPOSTAS DEVEM SER APRESENTADAS EM FOLHA PRÓPRIA, FORNECIDA PELO COLÉGIO, COM DESENVOLVIMENTO E SEMPRE A TINTA. TODAS AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA DEVEM SER JUSTIFICADAS.

Leia mais

Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo

Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo 05. ÁFRICA ANTIGA Egito Uma das civilizações mais importantes do Crescente Fértil Atraiu muitos grupos humanos no passado estabelecidos nas proximidades do Rio Nilo cheias anuais e margens muito férteis

Leia mais

GEOGRAFIA 6ºano 3º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

GEOGRAFIA 6ºano 3º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES GEOGRAFIA 6ºano 3º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 1. Observe os mapas do Brasil abaixo: a) Qual dos mapas ao lado possui menor escala? b) Qual dos mapas ao lado possui maior riqueza

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA PB1. Data: / / 2019 Aluno(a):

ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA PB1. Data: / / 2019 Aluno(a): 2002 COLÉGIO ALMIRANTE TAMANDARÉ Credenc. e autorização de funcionamento do Ens. Fundamental. Deliberação CEE/MS Nº 11.179, de 05 de dezembro de 2017. Educ. Infantil Aut. Del. CEE/MS Nº 1.872, de 04 de

Leia mais

1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 1º ANO - 1º BIMESTRE/ 2012

1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 1º ANO - 1º BIMESTRE/ 2012 CENTRO DE ENSINO MARIA ANGELIM Aluno (a): Série: 1º ANO Turma: A Professor: TÁCIUS FERNANDES Nota: 1ª AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA 1º ANO - 1º BIMESTRE/ 2012 HABILIDADES Argumentar as ideias apresentadas nas

Leia mais

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.:

forma: seu lote e lança R.: R.: R.: da economia egípcia? R.: R.: 05- Descreva R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== ===

Leia mais

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.:

b) Qual a melhor condição para que o egípcio comece a semear a terra? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Heródoto, o principal

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6 o - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 6 / 3 / 2018 Aluno(a): N o

Leia mais

Com base nos pontos foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como. pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO).

Com base nos pontos foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como. pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO). PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Complete as

Leia mais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais

O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais Antigo Egito O império foi criado no norte da África, no deserto do Saara Com as cheias do rio nilo que deixava o solo fértil, era possível o cultivo de: cereais (trigo e cevada), frutas e legumes, linho

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6 o - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o

Leia mais

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c.

Joana Cirne Marília Henriques O ANTIGO EGITO. c.3500 a.c. O ANTIGO EGITO c.3500 a.c. EGITO localização geográfica O Egito fica situado no nordeste do continente africano. O território é atravessado pelo rio Nilo e a estreita faixa fértil está limitada, de ambos

Leia mais

A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA

A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA CAPÍTULO 4 A ÁFRICA NA ANTIGUIDADE: EGITO E NÚBIA O Egito: formação n 7000 a.c.: populações ocuparam as margens férteis do Rio Nilo. Cheias periódicas Húmus Solo fértil Agricultura n A civilização egípcia

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 14/09/2018 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Riolino Valor da Prova: 40 pontos

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação Final 35 pts 7º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Livro didático Língua Portuguesa Diálogo em gêneros. Leitura e interpretação da Lenda: A

Leia mais

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra

Componente: História Série: 1º Ano / Ensino Médio Professor: Otto Terra TEXTO BASE: EGITO ANTIGO A região do Egito está localizada ao nordeste da África em uma longa faixa banhada pelo rio Nilo fazendo parte do que chamamos de Crescente Fértil. Seu clima árido faz com que

Leia mais

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA

Grandes Ideias RESUMO DOS CONTEÚDOS DE º ANO DA DISCIPLINA PÁG: 1 / Egito: Condições naturais: O Egito situa-se no nordeste de África. Fica a norte do deserto da Núbia, a este do deserto da Líbia e a oeste do deserto Arábico. Tem ainda como limites o Mar Mediterrâneo

Leia mais

/ ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO

/ ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Colégio Santa Dorotéia Tema Transversal: Cultivar e guardar a Criação Disciplina: Geografia / ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS - RECUPERAÇÃO Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 25 / 8 / 2017 Assunto: Regiões Brasileiras.

Leia mais

EDITAL 5 DE RECUPERAÇÃO 1ª EM - 1º SEMESTRE. INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO Etapa 5

EDITAL 5 DE RECUPERAÇÃO 1ª EM - 1º SEMESTRE. INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO Etapa 5 EDITAL 5 DE RECUPERAÇÃO 1ª EM - 1º SEMESTRE Nome: nº Série/Ano Disciplina: Geografia Professor: Fabiana, Nelson e Sérgio Período de recuperação: 1º semestre Valor: 2,0 INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Ufrn 2013) Um estudante australiano, ao realizar pesquisas sobre o Brasil, considerou importante saber a localização exata de sua capital, a cidade de Brasília. Para isso, consultou o mapa a seguir:

Leia mais

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA

EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA HISTÓRIA DA ARTE Aluno (a): Professor: Lucas Salomão Data: / /2016 9º ano: A [ ] B [ ] C [ ] ARTE EGÍPCIA EXERCÍCIOS ARTE EGÍPCIA 01. Sobre a arte egípcia, marque ( V ) para as alternativas verdadeiras

Leia mais

DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0

DATA: 29 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: VALOR: 10,0 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 29 / / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 5.º ANO/EF UNIDADE: ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O.

Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Antigo Egito O E G I T O É U M A D Á D I V A D O N I L O. H E R Ó D O T O. Condições naturais e a capacidade racional da espécie humana. O Rio Nilo possuía um regime regular de cheias que irrigava o solo

Leia mais

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL

UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL UNIDADE 1 ANTIGUIDADE ORIENTAL Aproximadamente 4000 a.c. até 476 d.c. MARCOS HISTÓRICOS: invenção da escrita até a queda do Império Romano do Ocidente. EGÍPCIOS MESOPOTÂMICOS PERSAS HEBREUS FENÍCIOS CHINESES

Leia mais

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO Escola Estadual Virgínio Perillo Avenida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata-MG Fone: (37) 3261-3222 / E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA GEOGRAFIA

Leia mais

Aluno(a) Nº Ano: 1º Ensino Médio Turma 1ª Unidade Disciplina: GEOGRAFIA Data / /. Professor(a) : Manoel e Sônia Rocha

Aluno(a) Nº Ano: 1º Ensino Médio Turma 1ª Unidade Disciplina: GEOGRAFIA Data / /. Professor(a) : Manoel e Sônia Rocha csjose@csjose.com.br Aluno(a) Nº Ano: 1º Ensino Médio Turma 1ª Unidade Disciplina: GEOGRAFIA Data / /. Professor(a) : Manoel e Sônia Rocha O S e n h o r t e a b e n ç o e e t e g u a r d e v o l t e p

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio adoisimensosdesertos:odalíbiaeodaarábia. O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas grandes

Leia mais

A escultura é uma das mais importantes manifestações da arte egípcia no Antigo Império, pois possuía uma função de representação política e

A escultura é uma das mais importantes manifestações da arte egípcia no Antigo Império, pois possuía uma função de representação política e COLÉGIO PEDRO II Campus São Cristóvão II Departamento de Desenho e Artes Visuais Equipe de Artes Visuais Coordenação: Prof. Shannon Botelho - 6º ano Aluno / a: Turma: Arte no Egito Os egípcios constituíram

Leia mais

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos. Atividades de Geografia para o exame final 6º ano

Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos. Atividades de Geografia para o exame final 6º ano Colégio Visconde de Porto Seguro Unidade Valinhos Nome: 6 Atividades de Geografia para o exame final 6º ano ATENÇÃO: As atividades que se seguem devem ser respondidas em seu caderno de Geografia para serem

Leia mais

2 -Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos egípcios, entre 2000 e 1000 a.c.

2 -Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos egípcios, entre 2000 e 1000 a.c. História 6 ano O Egito e o rio Nilo 1-Identifique os principais aspectos geográficos relacionados ao território do Egito Antigo. 2 -Observe as imagens de atividades e de objetos produzidos pelos antigos

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

Trabalho de Regulação 2 bimestre. 1 - Por que os sítios arqueológicos são considerados patrimônio histórico e cultural?

Trabalho de Regulação 2 bimestre. 1 - Por que os sítios arqueológicos são considerados patrimônio histórico e cultural? Nome: Ano: 6 ano Disciplina: História Trabalho de Regulação 2 bimestre Professor: Eder Nº: 1 - Por que os sítios arqueológicos são considerados patrimônio histórico e cultural? 2 - Identifique as afirmativas

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: HISTORIA Professor (a): RODRIGO CUNHA Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

a) O que, em especial, facilitava o trabalho daqueles que viviam no delta do Nilo?

a) O que, em especial, facilitava o trabalho daqueles que viviam no delta do Nilo? 6º História Carol Av. Mensal 27/09/16 INSTRUÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA LEIA COM MUITA ATENÇÃO 1. Verifique, no cabeçalho desta prova, se seu nome, número e turma estão corretos. 2. Esta prova contém

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 03 2017 / 3 BIMESTRE GEOGRAFIA PROFESSOR ELIELTON FUCKS Data da entrega: 08/09/2017. Aluno(a): 7º Ano: 1 - Interprete o texto e o mapa a seguir: Os meus "nordestes" "Saio do sertão

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 1º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Leonardo Trabalho Recuperação Matéria: Geografia Valor: 5,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não

Leia mais

Lista de Carnaval

Lista de Carnaval SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR SARGENTO NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 7ª TURMA(S):

Leia mais

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA

EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA A divisão regional do Brasil não foi sempre a mesma. A primeira sugestão de regionalização foi apresentada em 1913 e, depois dela, outras propostas surgiram tentando

Leia mais

REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO EXERCÍCIOS

REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO EXERCÍCIOS REVISÃO PARA A AVALIAÇÃO EXERCÍCIOS 5º ano - Ensino Fundamental I Disciplina: Geografia Profª s Ana Paula, Sylvia e Vanessa (1º bimestre) Para responder às questões, consulte seu livro didático. 1) Vimos

Leia mais

Acre Previsão por Coeficiente no Estado

Acre Previsão por Coeficiente no Estado Acre 0,6 121.073,55 262.729,59 0,8 161.431,39 350.306,12 1,0 201.789,24 437.882,66 1,2 242.147,09 525.459,19 1,4 - - 1,6 322.862,79 700.612,25 1,8 363.220,64 788.188,78 2,0 - - 2,2 - - 2,4 - - 2,6 524.652,03

Leia mais

Capítulo 04 - Mesopotâmia

Capítulo 04 - Mesopotâmia COLÉGIO SALESIANO SÃO GONÇALO CUIABÁ MT Escola de Educação Básica Aluno(a): 6ºAno Professora: Cláudia Teodoro e Vânia Pires. Data: / /2016 Caderno de Recuperação de História Capítulo 04 - Mesopotâmia 01)

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA 2016 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/06/16 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 Pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15 2)

Leia mais

Nesse semestre, a recuperação de História do 6º ano terá como temas:

Nesse semestre, a recuperação de História do 6º ano terá como temas: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 6º Ano Data: Professor(a): Nota: 1 o.semestre Neste semestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você

Leia mais

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 REGIÃO NORTE 5.951.408 87,35 861.892 12,65 6.813.300 RONDÔNIA 760.521 88,11 102.631 11,89 863.152 ACRE 298.081 85,86 49.094

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 1. A distribuição de energia solar, ou insolação, depende dos movimentos de rotação

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda História Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 / 2018 Aluno(a): Nº: Turma:

Leia mais

01. Observe o esquema abaixo para responder a esta questão:

01. Observe o esquema abaixo para responder a esta questão: Roteiro de estudos 1 EM 01. Observe o esquema abaixo para responder a esta questão: A) A frente do supermercado está voltada para o leste. B) A Rua Ipê está traçada no sentido leste-oeste. C) A Rua Brasil

Leia mais

Civilizações do Oriente Médio Antigo. O Egito antigo

Civilizações do Oriente Médio Antigo. O Egito antigo Civilizações do Oriente Médio Antigo O Egito antigo Geografia do Egito antigo Seria impossível imaginar o Egito sem o rio Nilo. Esse país é um verdadeiro oásis em em meio a uma região desértica. A área

Leia mais

4. Egito PÁGINAS 42 À 54.

4. Egito PÁGINAS 42 À 54. 4. Egito PÁGINAS 42 À 54. Organizando a História... Páginas 42 e 43. 1 2 3 Nilo Aprender a lidar com as cheias do Nilo; Sistemas de irrigação; Rio Nilo Ferramentas de ossos e pedras para arar a terra;

Leia mais

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 32 PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS E SISTEMAS DE ORIENTAÇÃO

GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 32 PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS E SISTEMAS DE ORIENTAÇÃO GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 32 PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS E SISTEMAS DE ORIENTAÇÃO Como pode cair no enem? (FUVEST) Observe estes mapas: CERRADO CAATINGA FLORESTA AMAZÔNICA MATA ATLÂNTICA VEGETAÇÃO LITORÂNEA

Leia mais

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano

Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 6 ano Egito Antigo Nomenclatura Os egípcios chamaram sua terra das seguintes formas: a) Kemet: terra negra; b) Decheret: terra vermelha; c) Taui: as duas

Leia mais

Continente Americano. (prof. Padovani 8º ano) LOCALIZAÇÃO

Continente Americano. (prof. Padovani 8º ano) LOCALIZAÇÃO LOCALIZAÇÃO Com a maior parte das terras localizadas no Hemisfério Norte, parte no Hemisfério Sul e totalmente a oeste do Meridiano de Greenwich, esse continente é cortado pela Linha do Equador, na altura

Leia mais

UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF

UNIDADE DATA: 01 / 12 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 0 / 2 / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE HISTÓRIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 0,0

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 6 a - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 25 / 4 / 2016 Aluno(a):

Leia mais

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira

Sociedades urbanas e primeiros Estados. Profª Ms. Ariane Pereira Sociedades urbanas e primeiros Estados Profª Ms. Ariane Pereira Introdução A Revolução Agrícola proporcionou o surgimento dos primeiros núcleos urbanos e os primeiros Estados; As primeiras cidades foram

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Prof. Esp. Claudimar Fontinele. Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fuso Horário

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Prof. Esp. Claudimar Fontinele. Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fuso Horário Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Prof. Esp. Claudimar Fontinele Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fuso Horário FUSO HORÁRIO Os fusos horários, também denominados zonas horárias, foram estabelecidos através

Leia mais

GEOGRAFIA (AULA 04) - NOÇÕES ESPACIAIS: MOVIMENTOS TERRESTRES E FUSO HORÁRIO

GEOGRAFIA (AULA 04) - NOÇÕES ESPACIAIS: MOVIMENTOS TERRESTRES E FUSO HORÁRIO GEOGRAFIA (AULA 04) - NOÇÕES ESPACIAIS: MOVIMENTOS TERRESTRES E FUSO HORÁRIO 1. Movimentos terrestres O planeta Terra apresenta diversos fenômenos naturais, dentre muitos estão os movimentos executados

Leia mais

Unidade 5. Escolha da Projeção Cartográfica

Unidade 5. Escolha da Projeção Cartográfica Unidade 5 Escolha da Projeção Cartográfica Forma Tamanho Localização geográfica da região geográfica Propósito Fator de escala do mapa Um dos problemas básicos da Cartografia O problema da projeção cartográfica

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Geografia 5 o ano Unidade 2 5 Unidade 2 Nome: Data: 1. Por que o território dos países costuma ser dividido em porções menores, como estados e municípios? Observe o mapa a seguir

Leia mais

Exercícios para Recuperação

Exercícios para Recuperação Exercícios para Recuperação Nome: Nº 6º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina: Geografia Data: Professor: Leonardo 1 - O documento "Planeta Vivo", emitido pela World Wide Fund for Nature WWF (Ong

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Apresente as diferenças entre o trabalho do historiador e o de um contador de histórias.

Apresente as diferenças entre o trabalho do historiador e o de um contador de histórias. Instruções Instruções ENSINO FUNDAMENTAL História Conteúdos do 6º Ano 1º/2º Bimestre 2017 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Evelin Data: / /2017 Unidade: Cascadura Mananciais Méier

Leia mais

Programa Retomada de Conteúdo - 1 Bimestre

Programa Retomada de Conteúdo - 1 Bimestre Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa Retomada de Conteúdo -

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA DO EGITO ANTIGO HISTÓRIA Um oásis no meio do grande deserto do Saara. Uma dádiva do rio Nilo. Assim é definido o antigo Egito, o país dos faraós, das múmias e dos Mistérios das pirâmides. João Francisco LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA

Leia mais

Prof. Rodolfo Visentin 1

Prof. Rodolfo Visentin 1 EXERCÍCIOS GEOGRAFIA - Noções básicas de Cartografia (orientação: pontos cardeais; localização: coordenadas geográficas, latitude, longitude e altitude; representação: leitura, escala, legendas e convenções)

Leia mais

Lista de exercícios P1 1º Bim Aluno (a):

Lista de exercícios P1 1º Bim Aluno (a): Lista de exercícios P1 1º Bim Aluno (a): Turma: 1ª série: Professor: França (Ensino médio) Disciplina: Geografia Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: No Anhanguera

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. Instruções ENSINO FUNDAMENTAL Conteúdos do 7º Ano 1º/2º Bimestre 2018 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Giselly Data: / /2018 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE SILVANA GEOGRAFIA

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 1 BIMESTRE SILVANA GEOGRAFIA COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 01 2017 / 1 BIMESTRE SILVANA GEOGRAFIA Data da entrega: 28/04/2017. Aluno(a): 6º Ano 1-1-De acordo com desenho acima, Escreva qual é o Paralelo? e qual é o Meridiano? 2- Com base

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS IMPORTÂNCIA O homem não existe sem a geografia O princípio

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE HISTÓRIA Nome: Nº 6ºAno Data: / /2015 Professora: Fernanda/Gabriela Nota: (valor: 2,0) FINAL Neste ano, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos mínimos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 1ª Ensino Médio Professora: Emerita Geografia INSTRUÇÕES: Responda aos exercícios com atenção e de forma completa. Utilize seu

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 6º TURMAS: A B C D E ETAPA: 1ª ANO: 2017 PROFESSORA: THAÍS ALMEIDA RODRIGUES ALUNO(A): I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º Ensino Fundamental Professoras: Viviane Silva Gonzaga e Júlia Melo História Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 /

Leia mais

História Amauri Roteiro RE/I 2º/ /06/2017 Valor da avaliação. Roteiro de Estudos 0,5

História Amauri Roteiro RE/I 2º/ /06/2017 Valor da avaliação. Roteiro de Estudos 0,5 Nome Nº Ano/Série Ensino Turma 6º Fund. Disciplina Professor Natureza Código / Tipo Trimestre / Ano Data História Amauri Roteiro RE/I 2º/2017 26/06/2017 Tema Valor da avaliação Roteiro de Estudos 0,5 NOTA

Leia mais

6ºano. 1.6 GEOGRAFIA 2º período :: matutino 28 de maio de 2010

6ºano. 1.6 GEOGRAFIA 2º período :: matutino 28 de maio de 2010 6ºano 1.6 GEOGRAFIA 2º período :: matutino 28 de maio de 2010 INSTRUÇÕES, OBSERVAÇÕES & INFORMAÇÕES 1. Todas as respostas, argumentações, justificativas e desenvolvimentos têm de ser escritos a tinta (azul

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia INSTRUÇÕES Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professor: Rogério Duarte VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO DO GABARITO. O professor estará disponível para esclarecer

Leia mais

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre 6º ano DISCIPLINA: História Profª Inês Pereira *Observação: Esta folha deverá ser impressa e anexada aos exercícios em folha timbrada e entregues no dia

Leia mais

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre.

A geografia da região é marcante pela presença de montanhas e desertos e com clima quente e seco grande parte do ano. Tigre. Terra entre rios * Mesopotâmia, que significa terra entre rios, é considerada o berço da civilização, já que foi nessa área que surgiram as primeiras cidades da História. Tigre A geografia da região é

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Disciplinas: Geografia e História ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS Ano: 5º - Ensino Fundamental - Data: 4 / 4 / 2019 CONTEÚDO DA AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA: O planeta Terra e sua superfície. Os

Leia mais

AS CIDADES ANTIGAS EGITO. Kaled Ahmad Barakat

AS CIDADES ANTIGAS EGITO. Kaled Ahmad Barakat AS CIDADES ANTIGAS EGITO Kaled Ahmad Barakat TIMELINE AS CIDADES ANTIGAS EGITO As origens da cidade no Oriente Médio Fatores que contribuíram para a origem das cidades no Oriente Médio: A SITUAÇÃO GEOGRÁFICA

Leia mais

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO

PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO PROFª. MÔNICA GUIMARÃES GEOGRAFIA - 8º ANO CARACTERÍSTICAS NATURAIS E CULTURAIS CARACTERÍSTICAS NATURAIS DO CONTINENTE AFRICANO A ÁFRICA APRESENTA ASPECTOS FÍSICOS DIVERSOS: RIOS CAUDALOSOS; EXTENSOS

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia INSTRUÇÕES Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso VERIFIQUE A PUBLICAÇÃO DO GABARITO. O professor estará disponível para esclarecer suas dúvidas

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios podem ser feitos no livro. Exercícios gramaticais, proposto pelo livro Gramática

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro. Livro didático Língua Portuguesa Diálogo em gêneros

Leia mais

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO

ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO ANTIGUIDADE ORIENTAL PROFESSOR OTÁVIO CARACTERISTICAS COMUNS DAS PRIMEIRAS CIVILIZAÇÕES OS DOIS ELEMENTOS MAIS MARCANTES FORAM AGRICULTURA BASEADA NOS GRANDES SISTEMAS DE IRRIGAÇÃOE PODER POLÍTICO SUSTENTADO

Leia mais

Cartografia. 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo.

Cartografia. 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo. Cartografia 1. (UFRGS) Instrução: responder à questão de acordo com o mapa abaixo. A análise do mapa permite concluir que a área representada localiza-se: A. No Hemisfério Ocidental, entre o Equador e

Leia mais

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV

GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Complexos Regionais Amazônia: Baixa densidade demográfica e grande cobertura vegetal. 2 3 Complexos Regionais Nordeste: Mais baixos níveis de desenvolvimento

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/06/2018 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA. Fonte:

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA. Fonte: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA Fonte: www.colegiomoderno.com.br/blogs/rosana/ Movimentos da Terra Na Idade Média (entre os séculos V e XV), os europeus achavam que a Terra estava

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: História Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professoras: Júlia e Amanda Atividades para Estudos Autônomos Data: 7 / 8 / 2018 Caro(a) aluno(a), Aluno(a): N o

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 1º SÉRIE - EM ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 1º SÉRIE - EM ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 1º SÉRIE - EM ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final Disciplina: Professor (a): GEOGRAFIA FLÁVIA MARIA CHAVES

Leia mais

Março 1º ano EM 2013

Março 1º ano EM 2013 Março 1º ano EM 2013 1) A compreensão e o uso das coordenadas geográficas são de importância fundamental na geografia. O que são coordenadas geográficas e qual sua utilização no estudo do espaço geográfico?

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 12/09/2018 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais