A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos."

Transcrição

1 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos.

2 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos Educador Analisar o público Desenvolver senso crítico Tornar o assunto interessante Ensinar com simplicidade sem perder a profundidade da abordagem Desenvolver a multidisciplinaridade/interdiciplinaridade

3 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos Contabilidade Ciência Social Recentes mudanças na legislação Ferramenta para a tomada de decisões Contabilidade Gerencial Contabilidade de Custos

4 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos Objetivos Apresentar uma metodologia para fixar os conceitos teóricos abordados na disciplina de Contabilidade de Custos, de uma forma mais lúdica e criativa. Aproximar os alunos de obras e espetáculos artísticos que despertem o interesse pelo mundo e estudo das artes, desenvolvendo todos os benefícios que esse conhecimento proporciona.

5 Justificativas A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos São evidenciados três níveis de relevância: Pessoal - proporcionar o conhecimento das artes é importante para o desenvolvimento pessoal, pois, como uma forma de expressão de um ponto de vista, leva o indivíduo à reflexão, aprimora o raciocínio e a criatividade, promovendo o seu crescimento cultural e intelectual. Social o despertar do interesse pelas artes, a disseminação da cultura e o aprimoramento das competências e habilidades individuais formam uma sociedade mais desenvolvida e participativa. Científico - construir pontes entre os diversos ramos do conhecimento, de forma que o aprendizado seja aprimorado por meio da introdução de temas de outros ramos do conhecimento nas aulas de Contabilidade de Custos.

6 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos Aplicação A técnica foi aplicada no ano de 2015, no segundo ano do curso de graduação em Ciências Contábeis, quando diversas expressões artísticas foram apresentadas aos alunos, com o objetivo principal de fixar os conceitos teóricos abordados na disciplina de Contabilidade de Custos, de uma forma mais lúdica e criativa.

7

8 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos Reflexões Identificação de todos os custos consumidos para a realização dos espetáculo. Análise do preço com base nos custos identificados.

9 Filme A Meta Eliyahu M. Goldratt e Jelf Coxv

10 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos Reflexões A importância da Contabilidade de Custos para a tomada de decisão; Gargalos; Controle de estoques; Produtos inacabados; Remessa em atraso e Custo elevado

11 As Meninas Pintura de 1656 por Diego Velázquez. Museu do Prado em Madri.

12 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos Reflexões O contexto reforça o conceito de que o contador de custos deve ser um observador, sob vários prismas, de todos os processos da organização, a fim de identificar gargalos e promover soluções, visando melhorar, continuamente, o resultado.

13 Releitura de As Meninas - pintura de 1957 por Pablo Picasso. Picasso pintou 58 obras inspirado no quadro de Velasquez. Museu Picasso em Barcelona.

14 Releitura de As Meninas - pintura de 1957 por Pablo Picasso. Museu Picasso em Barcelona.

15 Releitura de As Meninas - pintura de 1976 por Salvador Dali. Velasquez foi uma importante referência no trabalho de Dali.

16 Outra releitura de As Meninas - pintura de 1960 por Salvador Dali, com aspecto matemático.

17 Releitura feita por Rafael Solbes no início dos anos 70 - Madri.

18 Releitura feita com as Meninas Super Poderosas. Craig McCracken 2000.

19 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos Reflexões Reforça o conceito da multiplicidade de perfis de empresas e gestores, trabalhando de formas diferentes, mas observando a mesma essência das técnicas de Contabilidade de Custos.

20 Rob Gonsalves é um artista canadense, mestre da arte fantástica, que, em suas obras, cria ilusões que interagem entre o mundo real e o imaginário fazendo com que o espectador reflita sobre o que está vendo e tente desvendar mistérios implícitos.

21

22

23

24 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos Reflexões A mensagem principal é que não podemos e nem devemos acreditar no que enxergamos logo no primeiro momento. A observação das obras permite captar realidades paralelas, distintas, em um mesmo quadro, possibilitando diversas interpretações. A mesma situação é vivenciada quando do levantamento dos gastos no desenvolvimento de um produto ou serviço, onde a maioria dos custos não é identificada de forma objetiva, o que exige do profissional de custos uma observação aprimorada identificando e analisando todas as etapas do processo.

25 O artista italiano Marco Pece tem como hobby brincar com peças de Lego. Para esta série, ele recriou quadros clássicos, com um toque de humor, como na "Monalisa", de Da Vinci.

26 O artista desconhecido mosaico com tampinhas.

27 Vestido feito com filtros de café Baby Steinberg hoje é reconhecida na mídia como uma designer Avant Gard, que cria Art to Wear (arte para ser vestida). Seus trabalhos são referências internacionais de sustentabilidade e frequentemente ela é convidada para expor e falar de seus trabalhos em diversas empresas do Canadá.

28 Jane Perkins é uma talentosa artista que representou algumas personalidades usando somente pequenos objetos recicláveis.

29 Preocupada com a quantidade de, Sandhi Schimmel artista plástica norte-americana descobriu uma maneira criativa de usar papeis descartados, cartões comerciais, postais, fotos para compor os seus quadros. A técnica utilizada é a de mosaico.

30 O artista ucraniano Dmitriy Khristenko confecciona réplicas complexas de triciclos e quadriciclos utilizando apenas peças e engrenagens fora de uso.

31 Com o objetivo de mostrar que tudo pode ser transformado em arte, a artista francesa Joana Vasconcelos criou uma série de obras intitulada Shoes. Cada réplica de sandália ou sapato é feita a partir de dezenas de objetos comuns do cotidiano, como panelas e tampas.

32 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos Reflexões Obras criadas com a utilização de sucatas ou materiais recicláveis que se transformam em matéria-prima nas mãos dos artistas que fazem arte de uma maneira ecológica. As obras reforçam a importância da matéria prima, como um dos principais elementos de custos, na fabricação de um produto e a relevância da correta mensuração, estocagem e controle. Reforçam, ainda, os conceitos de sucata, subprodutos e sustentabilidade estudados na disciplina.

33 Nafea Faa Ipoipo (Quando irás casar) Paul Gauguin (1892) Quanto: 300 milhões de dólares.

34 Os Jogadores de Carta, de Paul Cézanne (1892/93) Quanto: 260 milhões de dólares

35 La Rêve, de Pablo Picasso (1932) Quanto: 155 milhões de dólares.

36 Retrato de Adele Bloch-Bauer I, de Gustav Klimt (1907) Quanto: 135 milhões de dólares.

37 Retrato de Dr. Gachet, de Vincent van Gogh (1890) Quanto: 148,3 milhões de dólares.

38 Le bal du moulin de la galette, de Pierre-Auguste Renoir (1876) Quanto: 140,3 milhões de dólares.

39 O Lago das Ninfeias 'Le Bassin aux Nymphéas' (1919), de Claude Monet, Quanto: foi leiloada em 2008 por 80,5 milhões de dólares.

40 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos Reflexões Os quadros mais caros do mundo, demonstrando que o valor das obras não se limita à mensuração dos recursos consumidos nas criações, mas, contempla, também, o seu valor intangível, mensurado pelo mercado. Os quadros auxiliam para o estudo da apuração dos elementos de custo: matéria prima, mão de obra e custos indiretos e a relação dos custos finais com a formação do preço.

41 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos

42 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos

43 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos Conclusão Os principais resultados alcançados com a prática desenvolvida puderam ser verificados considerando três aspectos: Aprendizagem: a apresentação das expressões artísticas promoveu debates e reflexões, em sala de aula, sobre a relação dos temas das obras com os conceitos teóricos desenvolvidos e propiciou o conhecimento sobre as obras exploradas e a fixação do conteúdo de Contabilidade de Custos. Motivação: as aulas tornaram-se mais atrativas e despertaram maior interesse dos alunos na prática adotada e no estudo das artes. Além disso, observou-se que o conhecimento e entendimento das obras aumentou a autoestima. Benefícios para a sociedade: a arte está ligada a fatos históricos e estilos de época e o entendimento da mensagem proporciona uma conversa entre a obra e o observador, contribuindo para o desenvolvimento humano e, consequentemente, da sociedade.

44 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos A leitura sistemática dos assuntos mais diversos desde: poesias, romances, contos, história, política, sociologia, filosofia, religião, até biografias; permite o aprofundamento e o vislumbre de aspectos, na contabilidade, que são extraordinariamente ricos e prolíferos... A ideia, nesta tipologia, seria: aprender e produzir contabilidade olhando para além da contabilidade (Estudando Teoria da Contabilidade Ribeiro Filho et al., 2009, p. 9)

45 A inserção da apresentação de expressões artísticas nas aulas presenciais de Contabilidade de Custos Muito obrigada!

ANAIS DOS RESUMOS DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS

ANAIS DOS RESUMOS DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS ANAIS DOS RESUMOS DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS E TÉCNICOS (384T) A INSERÇÃO DA APRESENTAÇÃO DE EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NAS AULAS PRESENCIAIS DE CONTABILIDADE DE CUSTOS ROSANGELA DE ÁVILA VIEIRA rosangeladeavilavieira@ig.com.br

Leia mais

Obras de Arte, uma experiência por meio do Minecraft.

Obras de Arte, uma experiência por meio do Minecraft. Obras de Arte, uma experiência por meio do Minecraft. Professora Sabrina Quarentani A.TEMA : Obras de Arte, uma experiência por meio do Minecraft. B. Professora: Sabrina Quarentani. Disciplina: Artes.

Leia mais

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Silvana de Oliveira Pinto Silvia Maria Barreto dos Santos Ulbra Cachoeira do Sul silvanaopg@gmail.com RESUMO O presente trabalho trata do relato

Leia mais

STOP MOTION: UMA FERRAMENTA LÚDICA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS. Apresentação: Pôster

STOP MOTION: UMA FERRAMENTA LÚDICA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS. Apresentação: Pôster STOP MOTION: UMA FERRAMENTA LÚDICA NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO DAS LIGAÇÕES QUÍMICAS Apresentação: Pôster Nairy Rodrigues de Oliveira 1 ; Adriana dos Santos Carvalho 2 ; Quêmele Braga de Amorim

Leia mais

do Espetáculo Reduzir, Reutilizar e Reciclar é só começar e disponibilizá-lo de forma gratuita.

do Espetáculo Reduzir, Reutilizar e Reciclar é só começar e disponibilizá-lo de forma gratuita. A Cia Pé de Chinelo propõe realizar a montagem e circulação do Espetáculo Reduzir, Reutilizar e Reciclar é só começar e disponibilizá-lo de forma gratuita. O espetáculo é baseado nas práticas para o desenvolvimento

Leia mais

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY

JANSON KOSIK MERLEAU-PONTY O que é arte? Arte, para JANSON (1993, pg. 11), é, em primeiro lugar, uma palavra que pode significar tanto o conceito de arte como a existência do objeto arte. Para KOSIK (2002) a arte é parte integrante

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Relato de Experiência do Projeto de Trabalho

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Relato de Experiência do Projeto de Trabalho UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA Relato de Experiência do Projeto de Trabalho Educação Ambiental com a reciclagem de sucatas na construção de

Leia mais

Uma atividade lúdica como alternativa para avaliação no ensino de química: o jornal DAQUÍMICA

Uma atividade lúdica como alternativa para avaliação no ensino de química: o jornal DAQUÍMICA Uma atividade lúdica como alternativa para avaliação no ensino de química: o jornal DAQUÍMICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS. AUTORES: EVERTON CARDOSO ZANÉLA DR. MÁRLON HERBERT FLORA BARBOSA SOARES OBJETIVOS

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 6ª - Ensino Fundamental Professora: Ione A. Botelho Atividades para Estudos Autônomos Data: 23 / 05 / 2016 Aluno(a): N o.: Turma: ORIENTAÇÕES:

Leia mais

ATELIÊ DE MATEMÁTICA: TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

ATELIÊ DE MATEMÁTICA: TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ATELIÊ DE MATEMÁTICA: TRANSDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA 1 - Ateliê de Matemática movimento Ciência e Arte PO03922715591 Eixo Temático: Etnomatemática e as relações entre tendências em educação

Leia mais

REFORÇO ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

REFORÇO ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA REFORÇO ESCOLAR PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA *Rayane Tayná da Costa Torres 1 (IC), Glauber Cristo Alves de Carvalho 2 (PQ). 1 rayane_torres27@hotmail.com Formosa Resumo: O projeto reforço escolar para

Leia mais

Somos professores e entendemos (e vivemos) as demandas dos espaços de aprendizagem e queremos transformar a forma de aprender e ensinar.

Somos professores e entendemos (e vivemos) as demandas dos espaços de aprendizagem e queremos transformar a forma de aprender e ensinar. Informações à imprensa O que é o Labfuturo? Estamos vivendo grandes mudanças no modo de produzir, de nos relacionar e viver. A educação de ontem não contempla as demandas do futuro de hoje. Nesse contexto,

Leia mais

Surge em em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor.

Surge em em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor. Impressionismo Surge em 1.863 em Paris, na França, tendo em Édouard Manet seu mentor. O artista rompeu definitivamente com os valores clássicos da antiguidade; apesar de não se considerar um impressionista

Leia mais

Jogos Educativos. Joceline Mausolff Grübel. Marta Rosecler Bez. Centro Universitário Feevale

Jogos Educativos. Joceline Mausolff Grübel. Marta Rosecler Bez.  Centro Universitário Feevale Jogos Educativos Joceline Mausolff Grübel joceline.grubel@gmail.com Marta Rosecler Bez martabez@feevale.br Centro Universitário Feevale Novo Hamburgo, novembro de 2006. Roteiro Introdução A importância

Leia mais

Colégio Avanço de Ensino Programado

Colégio Avanço de Ensino Programado α Colégio Avanço de Ensino Programado Trabalho de Recuperação1º Semestre - 1º Bim. /2016 Nota: Professor (a): Lúcia Disciplina: Arte Turma: 9º Ano Ensino Fundamental Nome: Nº: ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO

Leia mais

autorretratos Grandes Mestres

autorretratos Grandes Mestres Plínio Santos Filho - Ph.D. autorretratos Grandes Mestres aprenda Desenho e Pintura estudando Grandes Artistas ebook Desenho e Pintura Percepção Visual Anatomia Artística História da Arte e Gravura Prof.

Leia mais

OS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE AUXÍLIO À APRENDIZAGEM

OS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE AUXÍLIO À APRENDIZAGEM OS JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA DE AUXÍLIO À APRENDIZAGEM THE EDUCATIONAL GAMES IN TEACHING SCIENCE OF NATURE: A METHODOLOGICAL PROPOSAL FOR AID TO LEARNING

Leia mais

O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM

O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM O USO DE JOGOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM Paula Menezes dos Santos (1); Caio de Brito Reis (1); Darlene Dayane Gomes Jales (2); Raiane Evelyn Alves da

Leia mais

RECICLAGEM: CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS BOGAS, REGIANE MAIA; CEMEI DR. GILDENEY CARRERI, RESUMO

RECICLAGEM: CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS BOGAS, REGIANE MAIA; CEMEI DR. GILDENEY CARRERI, RESUMO RECICLAGEM: CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS BOGAS, REGIANE MAIA; CEMEI DR. GILDENEY CARRERI, remaiabogas@hotmail.com RESUMO A palavra reciclar tem como significado reaproveitamento de algo, dar nova função a alguma

Leia mais

Relatório Mensal de Setembro

Relatório Mensal de Setembro Relatório Mensal de Setembro Instituição: Casa Betânia de Guaratinguetá Serviço: Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos/ Proteção Social Básica Edital/Termo de Colaboração: 003/2017 Período

Leia mais

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE Alex Eudes da Silva; Cristiane Fernandes de Souza Universidade Federal da Paraíba Campus IV; alexeudes10@gmail.com;

Leia mais

UNINDO O LÚDICO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS

UNINDO O LÚDICO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS UNINDO O LÚDICO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS Anderson Daniel Stochero, aluno do IF Farroupilha Campus Santo Ângelo, curso Tecnológico em Sistemas para Internet, anderson_stochero@yahoo.com.br

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidade de formação sensível, reflexiva

Leia mais

Produção de Material Digital

Produção de Material Digital Produção de Material Digital Prof. Me. Walteno Martins Parreira Júnior Cronograma Dia Tópico 06/05 Sábado (13:00 17:00) Fundamentação teórica sobre produção digital 11/05 Quinta-Feira (18:45 22:45) Fundamentação

Leia mais

Eixos da Matemática, Linguagem e Natureza e Sociedade

Eixos da Matemática, Linguagem e Natureza e Sociedade Material *itens da lista anexa Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III VISTO CPS Quantidade Data de utilização Unidade de Aprendizagem

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES DE ARTE 3 TRIMESTRE 2017 Professora: Fernanda Bastos TURMA DATA AVALIAÇÂO CONTEÚDOS PESO 611 22/11 Trabalho 1: Desenho inspirado nos Gatos do artista Aldemir Martins e pintura

Leia mais

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS O JOGO COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS Lidia Ribeiro da Silva Universidade Federal de Campina Grande, lidiaribeiroufcg@gmail.com Luana Maria Ferreira Duarte Universidade

Leia mais

GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT

GINCAMÁTICA. Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT GINCAMÁTICA Marília Zabel 1 Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC CCT mari_lia_zabel@hotmail.com Airton Camilo Côrrea Júnior 2 E.E.B. Professor Rudolfo Meyer airtonjr80@gmail.com Regina Helena

Leia mais

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I ANEXO I QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I Desemho básico Desemho intermediário Desemho básico de observação Desenho de observação Fotografia

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Série: 7ª Ensino Fundamental Professora: Ione Botelho Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 9 / 2016 Valor: xxx pontos Aluno(a): Nº: Turma: Vamos rever nosso

Leia mais

7ª JORNADA ACADÊMICA a 23 de Novembro Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás

7ª JORNADA ACADÊMICA a 23 de Novembro Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás 7ª JORNADA ACADÊMICA 2013 18 a 23 de Novembro Unidade Universitária de Santa Helena de Goiás O JOGO DE XADREZ COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL Edivaldo Demésio¹; Ernesto Seiji Matsumoto²;

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III - conferido em

Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III - conferido em Colégio Sagrado Coração de Maria Brasília/DF PLANO DE AÇÃO DE UTILIZAÇÃO DO MATERIAL ESCOLAR 2018 MATERNAL III - conferido em 24.11.17 Material *itens da lista anexa Quantidade Data de utilização Unidade

Leia mais

2. RESULTADOS E DISCUSSÕES

2. RESULTADOS E DISCUSSÕES O PAPEL DO PIBID ENQUANTO INSTRUMENTO DE COLABORAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOVAS ALTERNATIVAS METODOLOGICAS: O PAPEL DO ESTUDO DE CAMPO NAS AULAS DE GEOGRAFIA José Nivaldo da Silva (UEPB), Nathália

Leia mais

OFICINA DE RELEITURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

OFICINA DE RELEITURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO FACULDADE DE ARTES E COMUNICAÇÃO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS OFICINA DE RELEITURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA TCC Trabalho de Conclusão de Curso Acadêmica: Larissa

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXÍLIO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXÍLIO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS LÚDICOS COMO AUXÍLIO NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS AMBIENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA Joseane Tavares Barbosa 1 ; Maria Janaína de Oliveira 1 (orientadora) Joseane Tavares Barbosa 1 (autora)

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANO SILVA CAROLINE PEREIRA DA SILVA FLÁVIA BARNER COUTO ISABELA JAPYASSU JULIANA RIGHI MARINA MARQUES Sequência didática abordando o conteúdo de Geometria

Leia mais

PROJETO ROBÓTICA EDUCACIONAL

PROJETO ROBÓTICA EDUCACIONAL PROJETO ROBÓTICA EDUCACIONAL A vida tem mais imaginação do que carregamos dentro dos nossos sonhos. Cristóvão Colombo APRESENTAÇÃO O crescimento atual da robótica tanto educacional como competitiva, nos

Leia mais

E.M.E.F. NOVA ESPERANÇA

E.M.E.F. NOVA ESPERANÇA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRAVÉS DO USO DAS TIC NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE GRÁFICOS DE FUNÇÕES DO 1º GRAU ÁDISSON ALVES PEREIRA JOSIRENE MARIA REUTERS FISCHER DE CAMARGO E.M.E.F. NOVA ESPERANÇA

Leia mais

DESENHO E PINTURA COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Resumo

DESENHO E PINTURA COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Resumo ISBN 978-85-7846-516-2 DESENHO E PINTURA COMO INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Luiza Sella - Londrina/Paraná luizasella@hotmail.com Ana Paula Antunes UFP/Porto-Portugal

Leia mais

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação

Leia mais

E.E. Profª Shirley Camargo Von Zuben- Ensino Integral Sala 12 Sessão 1

E.E. Profª Shirley Camargo Von Zuben- Ensino Integral Sala 12 Sessão 1 Tecnologia e Reciclagem - Um olhar para o futuro E.E. Profª Shirley Camargo Von Zuben- Ensino Integral Sala 12 Sessão 1 Professor(es) Apresentador(es) Edson Ferreira de Aguiar Lucimara Polimeno Cantarelli

Leia mais

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil A PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM UM TIME ENACTUS

II Simpósio Nacional de Empreendedorismo Social Enactus Brasil A PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM UM TIME ENACTUS A PERCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA EM UM TIME ENACTUS Fernanda Cristina Pantuzzi Graduanda em Engenharia Ambiental Universidade Federal do Ceará fer.pantuzzi@gmail.com A Aprendizagem Cooperativa é

Leia mais

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3

ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 ARTE: ESPAÇO DE CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SANTOS, Scheila Pires 1 TOSTES, Jessica Caroline Do Couto 2 NAIMAIER, Juliana Alegre Fortes 3 RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelos

Leia mais

Campanha promocional de sucesso: como motivar clientes e gerar resultados para as vendas do Dia das Mães? Adm.Ms Rafael R.Zeni

Campanha promocional de sucesso: como motivar clientes e gerar resultados para as vendas do Dia das Mães? Adm.Ms Rafael R.Zeni Campanha promocional de sucesso: como motivar clientes e gerar resultados para as vendas do Dia das Mães? Adm.Ms Rafael R.Zeni Sucesso no contexto da promoção? O sucesso de uma campanha promocional, à

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das

Leia mais

TÍTULO: O MISTÉRIO DE SEGUNDO GRAU CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. SUBÁREA: Matemática

TÍTULO: O MISTÉRIO DE SEGUNDO GRAU CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA. SUBÁREA: Matemática TÍTULO: O MISTÉRIO DE SEGUNDO GRAU CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Matemática INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE DE TECNOLOGIA DE OURINHOS - FATEC AUTOR(ES): BRUNO DE OLIVEIRA

Leia mais

ROBÓTICA EDUCATIVA E SISTEMAS AUTOMATIZADOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUZINDO MATERIAIS PEDAGÓGICOS

ROBÓTICA EDUCATIVA E SISTEMAS AUTOMATIZADOS PARA ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL: PRODUZINDO MATERIAIS PEDAGÓGICOS 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO (X) TECNOLOGIA ROBÓTICA EDUCATIVA

Leia mais

Desenho Percepção Visual Anatomia Artística Pintura

Desenho Percepção Visual Anatomia Artística Pintura Desenho Percepção Visual Anatomia Artística Pintura Plínio Santos Filho, Ph.D. CE 04 - Autoretrato 01 Caderno de Exercícios CE 04 O autoretrato é feito para marcar a passagem do tempo. É o momento em que

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO/LISTA DE MATERIAIS 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2019

PLANO DE EXECUÇÃO/LISTA DE MATERIAIS 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2019 PLANO DE EXECUÇÃO/LISTA DE MATERIAIS 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2019 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO OBJETIVO PEDAGÓGICO METODOLOGIA o Classificadores plásticos na cor cristal

Leia mais

Missão: Proporcionar a integração entre os componentes dos clubes, promovendo qualidade de vida através da prática de esportes.

Missão: Proporcionar a integração entre os componentes dos clubes, promovendo qualidade de vida através da prática de esportes. Plano de ação clube juvenil de Esportes Líder: Victor da Silva Ruben 3C Missão: Proporcionar a integração entre os componentes dos clubes, promovendo qualidade de vida através da prática de esportes. Objetivo:

Leia mais

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX

ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX ARTE DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX Entre os artistas que se destacaram na segunda metade do século XIX, estavam: Benedito Calixto de Jesus (1853-1927) Pedro Alexandrino( 1856-1942) Belmeiro de Almeida

Leia mais

PROJETO DIDÁTICO DE LEITURA E ESCRITA: UTILIZAÇÃO DE FANZINE E PARÓDIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

PROJETO DIDÁTICO DE LEITURA E ESCRITA: UTILIZAÇÃO DE FANZINE E PARÓDIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PROJETO DIDÁTICO DE LEITURA E ESCRITA: UTILIZAÇÃO DE FANZINE E PARÓDIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS Luciana Rocha Paula (1); Laiane Cunha Ferreira (1); Auro Almeida de Araújo (1); Edvania da Conceição Sarmento

Leia mais

O PIBID E OS JOGOS LÚDICOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: JOGO DAS TRÊS PISTAS

O PIBID E OS JOGOS LÚDICOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: JOGO DAS TRÊS PISTAS O PIBID E OS JOGOS LÚDICOS COMO METODOLOGIA ALTERNATIVA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DA QUÍMICA NO NÍVEL MÉDIO: JOGO DAS TRÊS PISTAS Aline dos Santos Silva (UFCG); Gerlândia Estevam do Nascimento (UFCG); Israel

Leia mais

1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais

1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais 1º e 2º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais Jogos Cooperativos Oficina com práticas diversificadas, como circuito motor, atividades rítmicas, expressivas e jogos cooperativos, que trabalha as competências

Leia mais

AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL AS BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Maria de Lourdes do Nascimento Marques Graduanda em Pedagogia pelo PARFOR da Universidade Federal do Piauí E-mail: lourdesmarques1327@gmail.com

Leia mais

Vivenciando o ensino do desenho em perspectiva: um estudo de caso

Vivenciando o ensino do desenho em perspectiva: um estudo de caso Capítulo 6 Vivenciando o ensino do desenho em perspectiva: um estudo de caso O fazer desenho em perspectiva à mão livre exige do desenhista algumas habilidades e conhecimentos específicos para conseguir

Leia mais

SOLUÇÕES DE PROBLEMAS TENDO SUPORTE AS QUESTÕES DA OBMEP. Palavras-chave: Educação Matemática. Olimpíadas de Matemática. Leitura e Escrita Matemática.

SOLUÇÕES DE PROBLEMAS TENDO SUPORTE AS QUESTÕES DA OBMEP. Palavras-chave: Educação Matemática. Olimpíadas de Matemática. Leitura e Escrita Matemática. SOLUÇÕES DE PROBLEMAS TENDO SUPORTE AS QUESTÕES DA OBMEP Mariane Kneipp Giareta 1 Neuza Terezinha Oro 1 Rosa Maria Tagliari Rico 1 Paula Boito 2 Juliano Zanon 2 RESUMO: A presente oficina é resultado do

Leia mais

ZOOMÁTICA 1 INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS

ZOOMÁTICA 1 INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS ZOOMÁTICA 1 MARTINS, Amanda Taborda 2 ; HUBERT, Jean Josiel de Moura 3 ; KINALSKI, Thaís 4 RESUMO: O trabalho com o tema Zoomática foi realizado com a turma do terceiro ano do Ensino fundamental da Escola

Leia mais

Oficina Material Dourado. Grupo 4 Componentes: Fernanda Onofre, Taís Brito e Edvânia Menezes.

Oficina Material Dourado. Grupo 4 Componentes: Fernanda Onofre, Taís Brito e Edvânia Menezes. Oficina Material Dourado Grupo 4 Componentes: Fernanda Onofre, Taís Brito e Edvânia Menezes. O USO DO MATERIAL DOURADO COMO RECURSO DIDÁTICO PARA A COMPREENSÃO DO SISTEMA NUMÉRICO DECIMAL Grupo 4 Componentes:

Leia mais

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA

PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA PIBID - RECURSOS DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA ENSINAR APRENDER HISTÓRIA Paulo Célio Soares 1 Luciano Alves Pereira, Flaviane Rezende De Almeida, Daniele Ouverney Francisco 2 Resumo Este artigo tem como objetivo

Leia mais

PROJETO PROLICEN: VIVÊNCIAS, OPORTUNIDADE E CONTRIBUIÇÕES A FORMAÇÃO ACADÊMICA.

PROJETO PROLICEN: VIVÊNCIAS, OPORTUNIDADE E CONTRIBUIÇÕES A FORMAÇÃO ACADÊMICA. PROJETO PROLICEN: VIVÊNCIAS, OPORTUNIDADE E CONTRIBUIÇÕES A FORMAÇÃO ACADÊMICA. Jordânia Andrezza Pontes da Silva Aluno Bolsista Sueily Severino Ferreira Aluna Bolsista Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva

Leia mais

Universidade Federal de Roraima. Resolução de Problema em Matemática

Universidade Federal de Roraima. Resolução de Problema em Matemática Universidade Federal de Roraima Resolução de Problema em Matemática Técnicas de Avaliação Héctor José García Mendoza https://w3.dmat.ufrr.br/hector/ hector.mendoza@ufrr.br 1 Interpretações sobre a Resolução

Leia mais

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do

O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do Impressionismo Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX; O termo impressionismo foi imprimido

Leia mais

Um pouco sobre os Softwares Geogebra e Tangram

Um pouco sobre os Softwares Geogebra e Tangram Um pouco sobre os Softwares Geogebra e Tangram 1 Os softwares como são importântes para a Educação O Geogebra é um software gratuito e de fácil requisição destacado na disciplina de Matemática que tem

Leia mais

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR

ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR ELEMENTOS ARTÍSTICOS COMO ESTRATÉGIA DE SALA DE AULA PARA A INOVAÇÃO DO USO DO LAPTOP EDUCACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR 09/2011 Novas Tecnologias em Educação Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Leia mais

Programa Novo Mais Educação. Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro. 08 de março

Programa Novo Mais Educação. Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro. 08 de março Programa Novo Mais Educação Formadores: Ana Carolina Naca Ferreira Rogério Marques Ribeiro 08 de março Atividade Motivacional: Apresentação do vídeo A menina que odiava livros https://goo.gl/aqgatv Formar

Leia mais

PROJETO BRINCANDO SE APRENDE

PROJETO BRINCANDO SE APRENDE PROJETO BRINCANDO SE APRENDE COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR EDGARD SANTOS APRESENTAÇÃO A Matemática e a Língua Portuguesa são vistas como disciplinas de difícil aprendizagem, muitas vezes até rejeitada pelos

Leia mais

PLANO DE EXECUÇÃO/LISTA DE MATERIAIS 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2017

PLANO DE EXECUÇÃO/LISTA DE MATERIAIS 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2017 PLANO DE EXECUÇÃO/LISTA DE MATERIAIS 2º ANO ENSINO FUNDAMENTAL 2017 UNIDADE MATERIAIS QUANTIDADE ATIVIDADE EM QUE SERÁ UTILIZADO OBJETIVO PEDAGÓGICO METODOLOGIA ano Agenda 01 Registro das tarefas de casa.

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Contabilidade de Custos Código: Professor: Me. Arivaldo Ferreira de Jesus e-mail: CH Teórica: 80h Prática:

Leia mais

A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP)

A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP) A IMPLANTAÇÃO DO LÚDICO AO ENSINO DA TABELA PERIÓDICA (TP) ALMEIDA, Cristine Nachari Moura 1 - UEPB Subprojeto: Química Resumo Este trabalho tem como objetivo apresentar, detalhar e discutir o projeto

Leia mais

O ENSINO DA SEQÜÊNCIA DE FIBONACCI COM ANIMAÇÕES DIGITAIS.

O ENSINO DA SEQÜÊNCIA DE FIBONACCI COM ANIMAÇÕES DIGITAIS. O ENSINO DA SEQÜÊNCIA DE FIBONACCI COM ANIMAÇÕES DIGITAIS. Elvis Márcio Barbosa (FCT/Unesp); Raquel Gomes de Oliveira (FCT/UNESP). Eixo- Temático: 10 - Tecnologias de Informação e Comunicação-TIC no Processo

Leia mais

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina

REVISÃO 1º BIM. 6ºs anos. Professora Cristina REVISÃO 1º BIM 6ºs anos Professora Cristina UNIDADE 1 O UNIVERSO DA ARTE Módulo 1: A arte Aula 1. O que é arte? Aula 1. O que é arte? Existem alguns instrumentos que nos auxiliam na decisão do que seja

Leia mais

Departamento do 1º Ciclo

Departamento do 1º Ciclo 04 a 07 de dezembro de 2017 Departamento do 1º Ciclo No dia 24 de novembro a nossa escola esteve de parabéns! Festejámos o seu 15º aniversário! Para comemorarmos, cada turma enfeitou uma camada do bolo

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MATEMÁTICA

CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MATEMÁTICA CONTRIBUIÇÕES DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES DOS ALUNOS COM A MATEMÁTICA Daniele André da Silva Universidade Estadual da Paraíba daniandre2011@gmail.com RESUMO: O objetivo deste

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS OBJETIVOS: Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna exige cada vez mais dos educadores e das escolas. Este curso

Leia mais

PARA JUNTAR-SE A NÓS, CLIQUE EM AVANÇAR

PARA JUNTAR-SE A NÓS, CLIQUE EM AVANÇAR OLÁ PESSOAL, VAMOS CONHECER UM POUCO SOBRE A VIDA E OBRA DE RENOMADOS ARTISTAS PLÁSTICOS QUE TRABALHARAM COM A TENDÊNCIA CUBISTA, ABSTRACIONISMO GEOMÉTRICO E O MODERNISMO? TAMBÉM FAREMOS UMA VIAGEM NO

Leia mais

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa:

Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Título: Viajando pelo Universo da Leitura Justificativa: Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem, decorrentes dessa

Leia mais

Cursos Extras Página 1 de 5

Cursos Extras Página 1 de 5 Nossos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 têm acesso a várias atividades que estimulam o desenvolvimento físico, mental e sociocultural, e que criam vivências para a vida toda. Nossos

Leia mais

ENTENDENDO E CONSTRUINDO OS SÓLIDOS DE PLATÃO

ENTENDENDO E CONSTRUINDO OS SÓLIDOS DE PLATÃO ENTENDENDO E CONSTRUINDO OS SÓLIDOS DE PLATÃO 1. INTRODUÇÃO A matemática está presente em toda a vida do aluno, não só na escolar, mas também nas situações cotidianas. Nessa perspectiva, de que tudo o

Leia mais

A ARTE DE BRINCAR COMO MODO E PRÁTICA DE EDUCAR

A ARTE DE BRINCAR COMO MODO E PRÁTICA DE EDUCAR A ARTE DE BRINCAR COMO MODO E PRÁTICA DE EDUCAR Luana da Mata (UEPB) luanadesenhodedeus@hotmail.com Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) cristina=aragao21@hotmail.com RESUMO Este artigo tem como objetivo

Leia mais

Material Didático Estratégias de Ensinagem. Método do Caso e Workshop

Material Didático Estratégias de Ensinagem. Método do Caso e Workshop Material Didático Estratégias de Ensinagem Método do Caso e Workshop 2015 1 Sumário Método do Caso... 3 Definição de Workshop... 6 Referências... 7 2 Método do Caso Os casos de ensino (Teaching Cases)

Leia mais

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE BAIXO CUSTO COMO ESTRATÉGIA PARA UM MELHOR DESEMPENHO NO ENSINO DE FÍSICA.

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE BAIXO CUSTO COMO ESTRATÉGIA PARA UM MELHOR DESEMPENHO NO ENSINO DE FÍSICA. ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE BAIXO CUSTO COMO ESTRATÉGIA PARA UM MELHOR DESEMPENHO NO ENSINO DE FÍSICA. João Batista A maral 1, Weimar Silva Castilho 2 1 Graduando em Licenciatura em Física IFTO. Bolsista

Leia mais

Oficina de CIRCO. Professor: Miraneide Gomes. Faixa etária: 10 a 16 anos. Carga Horária: 30 horas. Plano de Curso

Oficina de CIRCO. Professor: Miraneide Gomes. Faixa etária: 10 a 16 anos. Carga Horária: 30 horas. Plano de Curso Oficina de CIRCO Professor: Miraneide Gomes Faixa etária: 10 a 16 anos Carga Horária: 30 horas Plano de Curso A magia do circo nos remete a algo incrível, nos fazendo viajar na alegria dos palhaços, nas

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO ÓRGÃO/ENTIDADE PROPONENTE : SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

IDENTIFICAÇÃO ÓRGÃO/ENTIDADE PROPONENTE : SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL IDENTIFICAÇÃO ÓRGÃO/ENTIDADE PROPONENTE : SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL CNPJ: 15.275.128.0001/35 ENDEREÇO: RUA SÃO NICOLAU Nº79 CIDADE: NOVA CANDELÁRIA/RS CEP: 98.919-000 DDD/TELEFONE: 55 3616 6331

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA

JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA DE AULA Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. JOGOS EDUCATIVOS NO ENSINO MÉDIO: CONSIDERAÇÕES TEÓRICAS PARA UTILIZAÇÃO EM SALA

Leia mais

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2014 MATRÍCULAS: DE 27 DE FEVEREIRO A 06 DE MARÇO

COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2014 MATRÍCULAS: DE 27 DE FEVEREIRO A 06 DE MARÇO COORDENAÇÃO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES OFICINAS 2014 MATRÍCULAS: DE 27 DE FEVEREIRO A 06 DE MARÇO LÍNGUA ESTRANGEIRA ALEMÃO Profª Lourdes Sufredini Profª Luciane Probst Unidade de Ensino I Prédio João

Leia mais

A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: O TANGRAM DA EQUAÇÃO

A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: O TANGRAM DA EQUAÇÃO A CONSTRUÇÃO DE UM JOGO PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA: O TANGRAM DA EQUAÇÃO Izidorio Lima da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA izidorio-lima@hotmail.com Resumo Na maioria das vezes, a utilização de jogos

Leia mais

ÍNDICE. A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe...

ÍNDICE. A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe... ÍNDICE A animação é uma maneira de se criar ilusão, dando vida a objetos inanimados. Perisic,1979 Conheça o projeto... Os motivos... Nossa equipe... Como são as oficinas... Experiências Animadas... Luz...

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIROS COMO MOTIVADOR PARA UM ENSINO EM GRUPO

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIROS COMO MOTIVADOR PARA UM ENSINO EM GRUPO UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIROS COMO MOTIVADOR PARA UM ENSINO EM GRUPO Edimara Cantú de Pinho 1 ; Edemar Benedetti Filho 2 1 Estudante do Curso de Química (licenciatura) da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM METODOLOGIAS ATIVAS OBJETIVOS: Oferecer aos participantes uma visão abrangente das demandas, das filosofias, dos métodos e das ferramentas que a Educação moderna irá exigir dos educadores e das escolas. Este curso se dispõe

Leia mais

CIBER: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO

CIBER: UM ESPAÇO PEDAGÓGICO 1 Eixo: Práticas para Ensino Médio - Formação de Professores CINELLI, Ana Paula Massotti 1 SILVA, Janice Mendes da 2 DAVID, Mônica Cristiane David 3 OLIVEIRA, Rafaela Chaves 4 OLIVEIRA, Sandra Maria 5

Leia mais

1º PRODUTO EDUCACIONAL

1º PRODUTO EDUCACIONAL 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EDSON JÚNIO DOS SANTOS 1º PRODUTO EDUCACIONAL

Leia mais

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21

Educação integral no Ensino Médio. Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 Educação integral no Ensino Médio Uma proposta para promover a escola do jovem do século 21 O mundo passa por

Leia mais

A Informática na Educação Infantil

A Informática na Educação Infantil A Informática na Educação Infantil Apresentação A informática na educação se apresenta como uma inovação nas metodologias educacionais, fazendo uso da tecnologia no ambiente das escolas e trazendo o universo

Leia mais

estética & filosofia da arte

estética & filosofia da arte estética & filosofia da arte carlos joão correia 2013-2014 2ºSemestre http://www.magd.ox.ac.uk/ wallinger/movie.html cromossoma Y árvore da vida parque dos veados salgueiros de Magdalen árvore da evolução

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

As tecnologias de informação e comunicação. jovens. Teresa Kazuko Teruya

As tecnologias de informação e comunicação. jovens. Teresa Kazuko Teruya As tecnologias de informação e comunicação na educação de crianças as e jovens Teresa Kazuko Teruya Atualmente crianças e jovens convivem com a mídia eletrônica como o rádio, a televisão, o aparelho de

Leia mais

Nº da Proposta: OTD/PA0004

Nº da Proposta: OTD/PA0004 Nº da Proposta: OTD/PA0004 Área: Cultura e Criatividade Título: Gaming & Cosplay Descrição da proposta: Este projeto divide-se em dois grandes momentos: - Armário 65 - Convenção de jogos e cosplay O Armário

Leia mais