I A Importância da Formação de Professores de Sociologia para a Educação Básica.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "I A Importância da Formação de Professores de Sociologia para a Educação Básica."

Transcrição

1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E INTEGRAÇÃO SOCIAL DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA PROFESSOR: ROGERIO MENDES DE LIMA PROPOSTA PARA A PRÁTICA DE ENSINO E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SOCIOLOGIA Este documento tem por objetivo servir como base para a reorganização da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado em Ciências Sociais no interior da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em particular no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAP/UERJ). Sendo assim de maneira sucinta são abordadas questões consideradas relevantes para a adequação da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado às novas regras elaboradas pelo Ministério da Educação para a Formação de Professores para a Educação Básica. É importante afirmar que este documento se encontra aberto à sugestões de outros departamentos do Instituto de Aplicação, principalmente para aquelas que vierem a colaborar no sentido de uma maior integração entre os departamentos do CAP/UERJ. I A Importância da Formação de Professores de Sociologia para a Educação Básica. Desde a década passada as ciências sociais viram ampliar-se um mercado até então restrito a alguns colégios tradicionais e/ou preocupados com uma formação mais humanista. O de professores de Sociologia para o Ensino Básico. Se por um lado, este novo contexto, reforçado na segunda metade dos anos 90 pela nova LDB, trouxe uma nova possibilidade de inserção profissional para os cientistas sociais, por outro lado, tornou necessária uma reorganização da estrutura de formação dos estudantes de graduação da área. Concentrada anteriormente na formação de profissionais para atuarem em sua imensa maioria como professores universitários e/ou pesquisadores, o currículo de ciências sociais possuía pouco espaço para a discussão da formação do profissional que não fosse se inserir em uma destas áreas. Este é um desafio colocada atualmente para a Prática de Ensino em Sociologia. Ser capaz de fornecer ao estudante elementos e ferramentas que permitam sua atuação num segmento onde

2 as abordagens, os conteúdos e as formas pedagógicas de transmissâo e construção do conhecimento são muitos diversas das utilizadas no ensino superior. Não surpreende, portanto, as inúmeras dificuldades que as Ciências Sociais têm tido na estruturação da Prática de Ensino e do Estágio Supervisionado. Para aproveitar adequadamente o mercado que cresce é necessário, portanto, que a formação dos professores de Sociologia para atuar na Educação Básica adquira algumas características ainda ausentes. A resolução do MEC neste sentido, pode ser de grande valia, na medida em que, ao ampliar o tempo destinado a licenciatura, possibilita que a formação específica do profissional ganhe em qualidade. Uma das questões fundamentais que emergem neste contexto é a necessidade da integração entre as disciplinas teóricas e a prática efetiva realizada durante o estágio. Dessa forma, o Estágio Supervisionado não pode ser colocado em segundo plano, como complemento de carga horária, mas sim como uma atividade intrisecamente relacionada à formação profissional. Dessa forma tem de ser cada vez mais significativa a participação do Instituto de Aplicação nesta formação. Assim como ocorre em outras disciplinas como a História, torna-se imperioso que haja uma crescente aproximação entre as temáticas abordadas no currículo de graduação, nas disciplinas de prática e no estágio. A atividade pedagógica em turmas de ensino médio, possui uma série de especificidades. O público alvo, formado majoritariamente por adolescentes; os objetivos a que se destina, o de formar cidadãos e não cientistas sociais; a forma de abordagem dos conteúdos, completamente diversa, visto que o público não têm conhecimento anterior da disciplina e tampouco faz uma escolha voluntária para conhece-la; a estrutura encontrada, na maioria das vezes precária e insatisfatória para a realização dos propósitos dos professores; a constante necessidade de legitimação entre alunos e frente a outras disciplinas que, em muitos casos, consideram o conhecimento sociológico uma capacidade que pode ser adquirida ao longo da formação, sem a necessidade de uma disciplina específica que o aborde. Estas e outras questões, colocam na ordem do dia a obrigação daqueles que trabalham com a formação destes novos profissionais, de fornecerem a estes os instrumentos que precisarão em sua atividade profissional. Dessa forma, o papel exercido nessa formação pelo Instituto de Aplicação tem de ser mais relevante. A experiência acumulada ao longo de décadas na formação de professores e a própria relação diária com a Educação Básica fazem deste Instituto, uma referência na reorganização dos cursos de licenciatura da UERJ, especialmente na área de Sociologia.

3 Nos tópicos seguintes são apresentadas algumas propostas para a Prática de Ensino e o Estágio Suprevisionado em Sociologia, algumas das quais já sendo utilizadas de maneira regular desde o início deste ano. II Proposta de Trabalho para as Turmas de Ensino Médio No âmbito do IAP/UERJ, a Sociologia tem com proposta de trabalho para o ensino médio, contribuir de maneira significativa para a formação de cidadãos críticos e conscientes das principaos questões do mundo em que vivem. Esta formação é realizada a partir de uma combinação de estratégias pedagógicas que, complementando-se, permitem ao corpo discente construir competências adequadas à sua participação enquanto cidadão de um mundo em constante transformação. No curso são utilizados textos selecionados, textos jornalísticos recentes, vídeos de curta e longa metragem, além de um conjunto de atividades extra-sala de aula, tais como visitas a lugares históricos importantes para a compreensão das relações sociais na cidade do Rio de Janeiro, Trabalhos de Campo e Oficinas de Estudo. O curso procura ainda incentivar a construção coletiva de conteúdos por parte dos alunos através de atividades em grupo, em sala de aula e fora dela, objetivando que, por um lado, o compartilhamento de diversas interpretações possa contribuir para a construção de uma visão acerca dos temas mais abrangente e plural, e, por outro, possibilitar ao discente desenvolver um espírito de agir coletivamente na busca de soluções para determinados problemas. III Disciplinas Específicas para a Formação de Professores em Sociologia. Neste tópico, este documento pretende apresentar algumas disciplinas que, dentro de uma concepção de Prática de Ensino onde a atuação futura do profissional na Educação Básica seja o foco principal, deverão contribuir de maneira significativa em sua formação. a. O Ensino de Sociologia em Turmas de Ensino Médio. Ementa: Este curso visa apresentar ao estudante de Licenciatura, as especificidades do ensino de Sociologia em turmas de Ensino Médio. Pretende-se analisar neste curso, os currículos já existentes e as discussões mais pertinentes ao aluno desse segmento, as estratégias e recursos possíveis de serem utilizados num curso de Sociologia e a Construção de um Plano de Curso adequado à realidade do Ensino Básico, bem como as formas de avaliação do aprendizado.

4 Bibiografia Básica: Bourdieu, P. Questões de Sociologia. Marco Zero, RJ, 1983 Costa, Cristina. Sociologia. Uma Introdução à Ciência da Sociedade. Ed. Moderna, SP, Lima, Rogerio. Curso de Sociologia da Educação. IPAE, mimeo. Tomazi, Nelson. Iniciação à Sociologia. Atual, SP, 2000 b. Utilização de Recursos Audiovisuais nas aulas de Sociologia. Ementa: Este curso tem por objetivo analisar em conjunto com o estudante de licenciatura em Ciências Sociais, as inúmeras possibilidades de utilização de recursos audiovisuais em sala de aula. Ao longo do curso além de fomentar a discussão de como e quais as ferarmentas audiovisuais podem ser utilizadas nos vários temas da disciplina, ter-se à como objetivo que o estudante possa através de um trabalho de campo dirigido construir um catalógo próprio de vídeos de curta e longa metragem que possam servir como instrumentos didáticos em sua atividade profissional futura. Bibliografia Básica: Bourdieu, P. Questões de Sociologia. Marco Zero, RJ, 1983 Costa, Cristina. Sociologia. Uma Introdução à Ciência da Sociedade. Ed. Moderna, SP, Lima, Rogerio. Curso de Sociologia da Educação. IPAE, mimeo. Tomazi, Nelson. Iniciação à Sociologia. Atual, SP, 2000 c. Projetos e Trabalhos de Campo com turmas de Ensino Básico de Sociologia. Ementa: Este curso pretende discutir com os alunos as diversas possibilidades de projetos e trabalhos de campo possíveis de serem realizados com os alunos em um curso de Sociologia, abordando os impatos positivos que estas atividades têm para o desenvolvimento e a identificação do aluno com a disciplina. Bibliografia Básica: Bourdieu, P. Questões de Sociologia. Marco Zero, RJ, 1983 Costa, Cristina. Sociologia. Uma Introdução à Ciência da Sociedade. Ed. Moderna, SP, Lima, Rogerio. Curso de Sociologia da Educação. IPAE, mimeo. Tomazi, Nelson. Iniciação à Sociologia. Atual, SP, 2000

5 IV- FICHA DE AVALIAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA PRÁTICA DE ENSINO I / II Professor Supervisor/Regente Professor de Prática de Ensino PRÁTICA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA FICHA DE AVALIAÇÃO GLOBAL Ano Letivo Semestre 1. Identificação do Aluno-Mestre Nome Prática de Ensino I ( ) II ( ) Tarefas Específicas a realizar ao longo do Semestre 2. Dados referentes ao IAP/UERJ Turmas Horários Professor da Turma Data de Início Data de Encerramento Data da Regência 3. Avaliação Muito Bom (9,5 a 10,0) Bom (8,0 a 9,4) Regular (7,0 a 7,9) Insuficiente (5,0 a 6,9) Fraco (2,0 a 4,9) Não Observado (sem nota) Avaliação ao longo do semestre. Assiduidade MB ( ) B ( ) R ( ) I ( ) F ( ) NO ( ) Nota Atribuída Participação em Sala MB ( ) B ( ) R ( ) I ( ) F ( ) NO ( ) Nota Atribuída Co-participação MB ( ) B ( ) R ( ) I ( ) F ( ) NO ( ) Nota Atribuída Atividades Extra-sala MB ( ) B ( ) R ( ) I ( ) F ( ) NO ( ) Nota Atribuída Exposição Teórica MB ( ) B ( ) R ( ) I ( ) F ( ) NO ( ) Nota Atribuída

6 Avaliação da (s) aula (s) prática (s) // Regência Nº Aspectos Avaliados Avaliação Pontuação 1 Planejamento de aula 2 Pontualidade 3 Pertinência do Tema 4 Utilização de Material Didático 5 Criatividade 6 Organização da Sala 7 Exposição Oral 8 Sistematização do Conteúdo 9 Relação com os Alunos 10 Aplicação da Avaliação 11 Participação da Turma na Aula Total Materiais produzidos ao longo do Estágio Supervisionado MB ( ) B ( ) R ( ) I ( ) F ( ) NO ( ) Nota Atribuída Relatório de Desempnho do Aluno-Mestre Os objetivos da prática foram atingidos? ( ) sim ( ) não ( ) Em parte Nota Final Professor Avaliador Aluno Mestre Data

7 Encerrando, gostaria de informar que sou Doutor em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Professor de Sociologia do Colégio Pedro II, Professor Adjunto da Escola de Marketing do Centro Universitário da Cidade,além de Professor Assistente de Sociologia do Instituto de Aplicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atenciosamente, Rogerio Mendes de Lima Professor Assistente de Sociologia do Instituto de Aplicação da UERJ Rio de Janeiro, 03 de novembro de 2004

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares 2018-2019 1.º semestre Mestrado em EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Mestrado em EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Dados estruturantes

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2016-2017 2.º Semestre 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares º semestre Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares 2018-2019 1.º semestre Mestrado em ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO E DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS NATURAIS NO 2.º CICLO DO ENSINO BÁSICO Mestreado em

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autovaliação às Unidades Curriculares

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autovaliação às Unidades Curriculares Relatório de Autovaliação às Unidades Curriculares Promoção de Atividades Educativas, Socias e Culturais (CTeSP) 2017/2018-2.º Semestre Dados estruturantes da análise Período de avaliação: ANO 2017/2018

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 13/4/ :50:57 PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação DICE - Divisão de Controle Escolar.

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 13/4/ :50:57 PROGRAD - Pró-Reitoria de Graduação DICE - Divisão de Controle Escolar. INFI - INSTITUTO DE FÍSICA [2401] FÍSICA - LICENCIATURA Período Letivo: 2017/1 Disciplina: [2401.000196-1] ESTÁGIO OBRIGATÓRIO I C.H.: 136 horas Professor(es): PAULO RICARDO DA SILVA ROSA (T01) 1. Ementa:

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR 2016-2017 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento e de aperfeiçoamento

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus

Escola Superior de Educação João de Deus Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR e ENSINO DE 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO - Ano letivo de 2016-2017 2.º e 3.º Semestres 1. Introdução A avaliação está

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. Código: CH Teórica: 160h Prática: 0h CH Total: 160h Créditos: 08 Pré-requisito(s): Período: VIII Ano: 2019.

PLANO DE APRENDIZAGEM. Código: CH Teórica: 160h Prática: 0h CH Total: 160h Créditos: 08 Pré-requisito(s): Período: VIII Ano: 2019. PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso:Bacharelado em Administração Disciplina: Estágio Supervisionado II Código: Professor: Renivaldo Rodrigo Ferraz e-mail: renivaldo.ferraz@fasete.edu.br

Leia mais

NORMATIVA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO

NORMATIVA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO NORMATIVA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE HISTÓRIA LICENCIATURA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS JAGUARÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Os estágios curriculares no curso de História-Licenciatura

Leia mais

Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016

Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016 Documento Base (Formulação Preliminar) Comissão SEB/MEC - Fev/2016 Orientações para cursos de Formação de Professores, nas áreas de Didática, Metodologias e Práticas de Ensino Estrutura do documento I.

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus

Escola Superior de Educação João de Deus Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares MESTRADO EM EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E ENSINO DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO- 2016/2017 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 289, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº. 289, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº. 289, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2016. A PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Página 1 de 19 RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO BACHARELADO EM ENFERMAGEM - SÃO CARLOS INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS SÃO CARLOS

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Administração Disciplina: Projeto de Pesquisa Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) Procedimentos teórico-metodológicos,

Leia mais

CURRÍCULO DE BIOLOGIA PARA EJA: AVALIANDO QUALITATIVAMENTE E QUANTITATIVAMENTE

CURRÍCULO DE BIOLOGIA PARA EJA: AVALIANDO QUALITATIVAMENTE E QUANTITATIVAMENTE CURRÍCULO DE BIOLOGIA PARA EJA: AVALIANDO QUALITATIVAMENTE E QUANTITATIVAMENTE Luciana Lima de Albuquerque da Veiga 1, Frederico Alan de Oliveira Cruz 2. 1 Mestrado Profissional em Educação em Ciências

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Página 1 de 19 RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO BACHARELADO EM GESTÃO E ANÁLISE AMBIENTAL - SÃO CARLOS INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Página 1 de 19 RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO BACHARELADO EM BIOTECNOLOGIA - SÃO CARLOS INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS SÃO CARLOS

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Licenciatura em Educação Física - São Carlos INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE DE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Página 1 de 19 RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA - LAGOA DO SINO INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Licenciatura em Pedagogia - São Carlos INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

Atividades Formativas

Atividades Formativas Atividades Formativas Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato 19 de setembro de 2016 Cesar A. Taconeli, Fernanda B. Rizzato Atividades Formativas 19 de setembro de 2016 1 / 17 Atividades formativas Cesar

Leia mais

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem

4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO DE ENFERMAGEM I 4 Ano Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO Lei 6494/77 regulamentada pelo

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Licenciatura em Educação Musical - EAD - São Carlos INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE

Leia mais

FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP NÚCLEO DE ESTUDO, PESQUISA E EXTENSÃO NEPE

FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA FADIP NÚCLEO DE ESTUDO, PESQUISA E EXTENSÃO NEPE EDITAL Nº. 01, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2018 TRABALHO INTERDISCIPLINAR EXTRACLASSE/2018 DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA - FADIP O Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão NEPE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO LICENCIATURA EM QUÍMICA SÃO CARLOS INDICADORES VISÃO ESTUDANTES Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso. INDICADOR CURSO * Campus SÃO CARLOS * ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

PORTARIA D.IBB Nº 32/2008, de 31 de março de 2008

PORTARIA D.IBB Nº 32/2008, de 31 de março de 2008 D.IBB/MLMVL/rmjl PORTARIA D.IBB Nº 32/2008, de 31 de março de 2008 Dispõe sobre o Regulamento do Estágio Curricular do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura do Instituto de Biociências. A Diretora

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO LICENCIATURA EM LICENCIATURA EM QUÍMICA SOROCABA INDICADORES - VISÃO ESTUDANTES Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso. INDICADOR CURSO * Campus SOROCABA * ÍNDICE

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares Promoção de Atividades Educativas, Socias e Culturais (CTeSP) 2016-2017 2.º Semestre 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: Escola de Engenharia Curso: Licenciatura em Química Núcleo Temático: Químico Pedagógico Disciplina: Conteúdo e Metodologia do Ensino de Química I Código da Disciplina: 06013201 Professor(es):

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM MATEMATICA - SOROCABA

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM MATEMATICA - SOROCABA RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM MATEMATICA - SOROCABA Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de LICENCIATURA EM MATEMATICA - CAMPUS SOROCABA INDICADOR ÍNDICE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - SOROCABA

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - SOROCABA RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - SOROCABA Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de LICENCIATURA EM PEDAGOGIA - CAMPUS SOROCABA INDICADOR ÍNDICE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ARARAS

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ARARAS RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ARARAS Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS CAMPUS ARARAS. INDICADOR

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Modalidade Licenciatura ORIENTADORA: VALDIRENE PEREIRA COSTA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Modalidade Licenciatura ORIENTADORA: VALDIRENE PEREIRA COSTA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Modalidade Licenciatura ORIENTADORA: VALDIRENE PEREIRA COSTA COORDENADOR: PAULO OSWALDO GARCIA MUZAMBINHO MAIO DE 2018 APRESENTAÇÃO DO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA ACADÊMICA CAPÍTULO I DA NATUREZA E FINALIDADES Art. 1º A ia é um instrumento para a melhoria do ensino nos cursos de graduação e está ligada diretamente à Direção

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares EDUCAÇÃO BÁSICA (Licenciatura)

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares EDUCAÇÃO BÁSICA (Licenciatura) Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares EDUCAÇÃO BÁSICA (Licenciatura) 2016-2017 2.º Semestre 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento

Leia mais

Questionário fechado, a ser aplicado aos discentes regulamente matriculado no curso. (Modelo CPA)

Questionário fechado, a ser aplicado aos discentes regulamente matriculado no curso. (Modelo CPA) Questionário fechado, a ser aplicado aos discentes regulamente matriculado no curso. (Modelo CPA) 1. A UFSCar definiu um perfil para o profissional/cidadão a ser formado em todos os seus cursos. A seguir

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 Primeiro 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DA

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA 2017/

Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares. LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA 2017/ Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA 2017/2018 2.º Semestre Ano letivo: 2017/2018 2.º Semestre 1 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus

Escola Superior de Educação João de Deus Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares EDUCAÇÃO BÁSICA (Licenciatura) - 2016/2017 1.º Semestre 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV. DANÇA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADORA Juliana Carvalho Franco da Silveira

Currículos dos Cursos UFV. DANÇA Bacharelado e Licenciatura. COORDENADORA Juliana Carvalho Franco da Silveira 126 DANÇA Bacharelado e Licenciatura COORDENADORA Juliana Carvalho Franco da Silveira julianac.silveira@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2012 127 Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Bacharelado em Dança da

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Bacharelado em Ciências Sociais - São Carlos INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO ÍNDICE DE AVALIAÇÃO GERAL 60.41

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I INSTRUÇÃO NORMATIVA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM QUIMICA SECÃO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º - A Coordenação do Curso de Licenciatura em Química da UTFPR Campus

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Bacharelado em Engenharia de Materiais - São Carlos INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Bacharelado em Engenharia de Computação - São Carlos INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 Atualizado em Novembro/2016 1 SUMÁRIO 1. Apresentação... 3 2. Definição... 3 3. Objetivos do

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/2011 Coordenação Didática do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais Escola de Belas Artes Universidade Federal de Minas Gerais

RESOLUÇÃO 01/2011 Coordenação Didática do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais Escola de Belas Artes Universidade Federal de Minas Gerais RESOLUÇÃO 01/2011 Coordenação Didática do Curso de Cinema de Animação e Artes Digitais Escola de Belas Artes Universidade Federal de Minas Gerais Estabelece os critérios para distribuição de créditos em

Leia mais

Regulamento das Atividades Complementares

Regulamento das Atividades Complementares DOCUMENTO 2 Regulamento das Atividades Complementares Art. 1º Da Conceituação São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e préprofissional, que se articulam com o processo

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Bacharelado em Engenharia de Produção - São Carlos INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOS CURSOS SUPERIORES DE LICENCIATURA Normatiza a realização dos estágios supervisionados previstos nas Matrizes Curriculares dos Cursos Superiores de Licenciatura

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Bacharelado em Engenharia Florestal - Sorocaba INDICADORES - VISÃO DISCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS Sorocaba ÍNDICE DE

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR

DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional DIRETRIZES CURRICULARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UTFPR Alterações dadas pela Resolução

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Da Conceituação. Do Exercício REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Da Conceituação Art. 1º São Atividades Extraclasses, de caráter científico, cultural, acadêmico e pré-profissional, que se articulam com o processo formativo do

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 5º semestre EIXO TECNOLÓGICO: Ensino Superior Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU:( )integrado( )subsequente( ) concomitante ( ) bacharelado( x )licenciatura( ) tecnólogo MODALIDADE:

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Autorizado pela Portaria nº 276, de 30/05/15 DOU de 31/03/15

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Autorizado pela Portaria nº 276, de 30/05/15 DOU de 31/03/15 Faculdade Independente do Nordeste Credenciada pela Portaria MEC 1.393, de 04/07/2001 publicada no D.O.U. de 09/07/2001. CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Autorizado pela Portaria nº 276, de 30/05/15 DOU de 31/03/15

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares

Escola Superior de Educação João de Deus. Escola Superior de Educação João de Deus. Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares Escola Superior de Educação João de Deus Relatório de Autoavaliação às Unidades Curriculares LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO BÁSICA 2017/2018 1.º Semestre Ano letivo: 2017/2018 1.º Semestre 1 1. Introdução A

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma. Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para:

CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma. Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para: CURSO DE LICENCIATURA EM ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO Turma Da: Universidade Estadual de Goiás Câmpus Jussara Para: CARTA DE APRESENTAÇÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I O acadêmico (a),,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO DE MATEMÁTICA PELO DISCENTE

AVALIAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO DE MATEMÁTICA PELO DISCENTE AVALIAÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO DE MATEMÁTICA PELO DISCENTE Questões avaliadas: 1) Disponibilidade de horário para atendimento aos alunos. 2) Organização, fornecimento de informações, divulgação de atividades

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÂO - SOROCABA

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÂO - SOROCABA RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÂO - SOROCABA Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de ENGENHARIA DE PRODUÇÂO - CAMPUS SOROCABA INDICADOR ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: TURISMO - SOROCABA

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: TURISMO - SOROCABA RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: TURISMO - SOROCABA Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de TURISMO - CAMPUS SOROCABA INDICADOR ÍNDICE DE AVALIAÇÃO GERAL SATISFAÇÃO COM A

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: BACHARELADO EM GERONTOLOGIA SÃO CARLOS

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: BACHARELADO EM GERONTOLOGIA SÃO CARLOS RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: BACHARELADO EM GERONTOLOGIA SÃO CARLOS Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso BACHARELADO EM GERONTOLOGIA CAMPUS SÃO CARLOS. INDICADOR CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

NORMAS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

NORMAS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NORMAS PARA ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (LICENCIATURA)

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: BIOTECNOLOGIA SÃO CARLOS

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: BIOTECNOLOGIA SÃO CARLOS RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES CURSO: BIOTECNOLOGIA SÃO CARLOS Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de BIOTECNOLOGIA (BACHARELADO) CAMPUS SÃO CARLOS. INDICADOR CLASSIFICAÇÃO ÍNDICE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO ENGENHARIA DE ALIMENTOS LAGOA DO SINO INDICADORES - VISÃO ESTUDANTES Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso. INDICADOR CURSO * Campus LAGOA * ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS CURSO: MATEMÁTICA DISCIPLINA: METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA III SÉRIE: 4ª CARGA HORÁRIA: 144 HORAS PROFESSOR: EVERTON JOSÉ GOLDONI ESTEVAM ANO LETIVO: 2013 EMENTA A Matemática

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EAD

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EAD RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EAD TABELAS DESCRITIVAS - VISÃO ESTUDANTES SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EAD Tabela 1: Questão 1 - Avalie a contribuição das atividades/disciplinas cursadas

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO ENGENHARIA AMBIENTAL EAD

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO ENGENHARIA AMBIENTAL EAD RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO ENGENHARIA AMBIENTAL EAD TABELAS DESCRITIVAS - VISÃO ESTUDANTES ENGENHARIA AMBIENTAL EAD Tabela 1: Questão 1 - Avalie a contribuição das atividades/disciplinas cursadas até

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO PEDAGOGIA EAD

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO PEDAGOGIA EAD RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO PEDAGOGIA EAD TABELAS DESCRITIVAS - VISÃO ESTUDANTES PEDAGOGIA EAD Tabela 1: Questão 1 - Avalie a contribuição das atividades/disciplinas cursadas até o momento para a sua

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Licenciatura em Ciências Biológicas - Sorocaba INDICADORES - VISÃO DOCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS Sorocaba ÍNDICE DE

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE EDUCAÇÃO - ANO LETIVO 2017- A Secretária de Educação Básica Professora Shirlene Maria Leitão Botelho no uso de suas atribuições legais torna público que estão abertas às inscrições para a seleção de

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis Nível 1 Regista uma aquisição de conhecimentos muito fraca ou nula. Não desenvolve competências mínimas essenciais. Revela muitas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES ACADÊMICOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FAEF 2019/1

EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES ACADÊMICOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FAEF 2019/1 EDITAL DE SELEÇÃO DE MONITORES ACADÊMICOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA FAEF 2019/1 CONSIDERANDO, que a monitoria visa despertar no aluno que apresenta rendimento acadêmico comprovadamente satisfatório, o

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense - Campus Sombrio PLANO DE ENSINO Curso Disciplina/Carga horária Professor Responsável Licenciatura em Matemática ESTG 03- Estágio Supervisionado III (60h.a) Nome: Marleide Coan Cardoso email:marleide@ifc-sombrio.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGIMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGIMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGIMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Capítulo I Definição Artigo 1 - O Estágio como componente

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Didática III. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Didática III Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 6º 1 - Ementa (sumário, resumo) A Didática enquanto reflexão sistemática do espaço da sala

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS - FFC CONSELHO DE CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) SEÇÃO I CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1.2.4.3.1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 1º - As Atividades Complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SÃO CARLOS

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SÃO CARLOS RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - SÃO CARLOS Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de Engenharia de Produção - Campus São Carlos INDICADOR CLASSIFICAÇÃO ÍNDICE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES MEDICINA - SÃO CARLOS. Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de Medicina - Campus São Carlos

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES MEDICINA - SÃO CARLOS. Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de Medicina - Campus São Carlos RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES MEDICINA - SÃO CARLOS Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de Medicina - Campus São Carlos INDICADOR CLASSIFICAÇÃO ÍNDICE DE AVALIAÇÃO GERAL SATISFAÇÃO

Leia mais

Data: / / Instituição:Início da viagem técnica H Término da viagem técnica: H Responsável (eis) pela recepção na instituição (nome(s) e cargo(s))

Data: / / Instituição:Início da viagem técnica H Término da viagem técnica: H Responsável (eis) pela recepção na instituição (nome(s) e cargo(s)) RELATÓRIO DE VIAGEM TÉCNICA Este relatório deverá ser entregue ao coordenador (a) de estágio até 10 dias após a Visita Técnica. Nome do estagiário (a): Turma: Identificação do(s) professor(es) Nome(s):

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS COLEGIADO DE CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Anexo 4 Regulamento do Estágio Curricular Supervisionado Não-obrigatório do Curso de

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO: DOCENTES

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO: DOCENTES RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO: DOCENTES CAMPUS ARARAS TABELAS DESCRITIVAS - VISÃO PROFESSORES A avaliação referente ao campus Araras se deu exclusivamente pela participação dos docentes dos cursos Licenciatura

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus. Licenciatura em Educação Básica Relatório de Autoavaliação 2015/ º Semestre

Escola Superior de Educação João de Deus. Licenciatura em Educação Básica Relatório de Autoavaliação 2015/ º Semestre Licenciatura em Educação Básica Relatório de Autoavaliação 2015/2016 2.º Semestre 1. Introdução A avaliação está intimamente ligada ao processo de qualidade, de desenvolvimento e de aperfeiçoamento organizacional.

Leia mais

PRIMEIRO DIA/ MATUTINO

PRIMEIRO DIA/ MATUTINO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO MEC / FNDE GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO - PROEX NÚCLEO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Página 1 de 18 RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO BACHARELADO EM GERONTOLOGIA - SÃO CARLOS INDICADORES - VISÃO DOCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS SÃO CARLOS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 010/2017 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Universidade Estadual do Maranhão UEMA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

Universidade Estadual do Maranhão UEMA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO Universidade Estadual do Maranhão UEMA CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO OBJETIVOS Possibilitar ao profissional de Ensino Religioso o referencial teórico-metodológico que oportunize a leitura

Leia mais

LDB Lei de Diretrizes e Bases

LDB Lei de Diretrizes e Bases PEDAGOGIA LDB Lei de Diretrizes e Bases Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional O pedagogo estuda as teorias da ciência da educação e do ensino É

Leia mais

Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE. Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia

Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE. Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia Unidade Universitária: CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Curso: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Disciplina: Projetos Educacionais para o Ensino de Biologia Professor(es): Rosana dos Santos Jordão Carga horária:

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES TERAPIA OCUPACIONAL - SÃO CARLOS

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES TERAPIA OCUPACIONAL - SÃO CARLOS RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - ESTUDANTES TERAPIA OCUPACIONAL - SÃO CARLOS Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de Terapia Ocupacional - Campus São Carlos INDICADOR CLASSIFICAÇÃO ÍNDICE DE

Leia mais

I SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Virginia Simão Abuhid Coordenadora de Extensão Curso de Ciências Biológicas

I SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO. Virginia Simão Abuhid Coordenadora de Extensão Curso de Ciências Biológicas I SEMINÁRIO SOBRE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO Virginia Simão Abuhid Coordenadora de Extensão Curso de Ciências Biológicas PUC MINAS: ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO PROEX: POLÍTICA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR CENTRO DE EDUCAÇÃO - CEDUC COLÉGIO DE APLICAÇÃO - CAp

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA - UFRR CENTRO DE EDUCAÇÃO - CEDUC COLÉGIO DE APLICAÇÃO - CAp Se tanto os professores dos cursos superiores de formação dos futuros docentes como as unidades escolares que vão recebê-los se convencessem da importância do estágio na formação de professores, esse espaço

Leia mais

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Fundamentos da Interdisciplinaridade

Curso: Pedagogia Componente Curricular: Fundamentos da Interdisciplinaridade FACULDADE SUMARÉ PLANO DE ENSINO Curso: Pedagogia Componente Curricular: Fundamentos da Interdisciplinaridade Carga Horária: 50 horas Semestre letivo/ Módulo 8º Semestre Professor(es): Cristiana Jorge

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Licenciatura em Educação Física - São Carlos INDICADORES - VISÃO DOCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE DE

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Licenciatura em Letras - São Carlos INDICADORES - VISÃO DOCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

MANUAL DO ESTAGIÁRIO

MANUAL DO ESTAGIÁRIO ANEXO I MANUAL DO ESTAGIÁRIO 1 INTRODUÇÃO O Estágio Supervisionado é uma atividade temporária, de caráter prático, necessário para o exercício da profissão. Nos cursos de licenciatura, ele possibilita

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Página 1 de 19 RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA - ARARAS INDICADORES - VISÃO DOCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS ARARAS

Leia mais

RESUMO DO PROJETO PEDAGÓGIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

RESUMO DO PROJETO PEDAGÓGIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO RESUMO DO PROJETO PEDAGÓGIO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO 1. APRESENTAÇÃO A formação do arquiteto e urbanista, em função das características da profissão, requer o desenvolvimento de competências para

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Licenciatura em Química - São Carlos INDICADORES - VISÃO DOCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO

RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO FINAL DE AVALIAÇÃO Licenciatura em Educação Especial - São Carlos INDICADORES - VISÃO DOCENTES Quadro 1: Classificação dos indicadores para o curso. INDICADOR CURSO CAMPUS São Carlos ÍNDICE DE

Leia mais

Projeto de Monitoria Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras RIR Coordenação de Produção Cultural

Projeto de Monitoria Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras RIR Coordenação de Produção Cultural UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE MONITORIA Projeto de Monitoria Departamento Interdisciplinar de Rio das Ostras RIR Coordenação de Produção Cultural 1 Título do projeto Monitoria em Fundamentos

Leia mais