ANÁLISE DA QUESTÃO QUÍMICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE DA QUESTÃO QUÍMICA"

Transcrição

1 QUÍMICA Questão 31 O nióbio foi descoberto em 1801, pelo químico inglês Charles Hatchett. O Brasil detém cerca de 93% da produção mundial de concentrado de nióbio. As maiores jazidas localizam-se nos estados de Minas Gerais, Goiás e Amazonas. O metal é utilizado sobretudo na fabricação de ligas ferro-nióbio e de outras ligas mais complexas, que têm sido aplicadas na construção de turbinas de propulsão a jato, foguetes e naves espaciais. Seus óxidos são utilizados na confecção de lentes leves para óculos, câmeras fotográficas e outros equipamentos ópticos. A respeito do nióbio, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. O símbolo químico do nióbio é Ni. 02. O nióbio é um metal de transição. 04. Uma liga ferro-nióbio é um exemplo de solução sólida. 08. O nióbio, ao perder 3 elétrons, assume a configuração do criptônio. 16. O nióbio pode formar óxidos metálicos do tipo M 2 O 5 e M 2 O 3. Gabarito: 22 ( ) Número de acertos: 467 (4,96%) Grau de dificuldade previsto: Fácil Grau de dificuldade obtido: Difícil (Acerto total) Grau de dificuldade obtido: Médio (Acerto parcial) A questão foi formulada com o propósito de verificar conhecimentos relativos aos tópicos elementos químicos, tabela periódica, configuração eletrônica na camada de valência e reatividade química. Ao identificar corretamente o elemento químico nióbio na Tabela Periódica, os candidatos deveriam aplicar os dados fornecidos e prever aspectos, como distribuição eletrônica e possíveis combinações com outros elementos, na formação de ligas e óxidos metálicos. O Quadro de Freqüência de Respostas mostra que apenas 4,96% dos candidatos responderam corretamente a questão e que 18,21% obtiveram acerto parcial, sendo que desse total apenas 0,87% têm conhecimento de que o nióbio pode formar óxidos metálicos com a fórmula geral M 2 O 5 e M 2 O 3. Por isso, cerca de 25,56% dos candidatos consideraram corretas apenas as proposições 02 e 04. Convém ressaltar, ainda, que ao assinalarem as proposições 01, 02 e 04 como verdadeiras, 9,47% dos vestibulandos consideraram que o símbolo químico do nióbio é Ni. Feitas essas considerações, a banca conclui que o total global de acertos (23,17%) demonstra que o grau de dificuldade inicialmente previsto não foi confirmado, recomendando maior ênfase na abordagem desses conteúdos nas aulas de química no ensino médio.

2 Questão 32 Um agricultor necessita fazer a calagem do solo (correção do ph) para o cultivo de hortaliças e nesse processo utilizará cal virgem (CaO). Com base na informação acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. Cal virgem reage com água segundo a equação: CaO + H 2 O Ca(OH) A calagem diminui o ph do solo. 04. A dissociação de hidróxido de cálcio em água libera íons (OH) que neutralizam os íons H + presentes no solo. 08. Cal virgem é um óxido ácido. 16. A calagem é um processo de neutralização. Gabarito: 21 ( ) Número de acertos: (28,08%) Grau de dificuldade previsto: Fácil Grau de dificuldade obtido: Médio (Acerto total e parcial) Esta questão aborda um exemplo típico do cotidiano, a utilização da cal virgem (CaO) para a correção do ph do solo, condição importante para o desenvolvimento de certas plantações. Com base em conhecimentos sobre funções inorgânicas e equilíbrio iônico (ph), o aluno deveria identificar o óxido de cálcio como sendo um óxido básico. Verificou-se que 2646 candidatos (28,08%) acertaram integralmente a questão. Quanto aos acertos parciais, apenas 4,19% assinalaram isoladamente as proposições 01, 04 e 16; as outras combinações evidenciaram que cerca de 5 a 10% dos candidatos assinalaram as proposições 01 e 04, 01 e 16, ou 04 e 16, demonstrando pouco entendimento sobre o comportamento dos óxidos. Aproximadamente 30% dos vestibulandos incluíram em suas respostas a proposição 02, demonstrando confundir baixa acidez com baixo valor de ph. Portanto, considerando que o índice de acerto total (28,08%) ficou próximo do parcial (32,27%) conclui-se que o grau de dificuldade inicialmente previsto não foi confirmado.

3 Questão 33 Um hidrocarboneto gasoso, que possui a fórmula geral C n H 2n+2, está contido em um recipiente de 1,0 L, a 25 o C e 1 atm. A combustão desse hidrocarboneto requer exatamente 5,0 L de O 2 nas mesmas condições de temperatura e pressão. Utilize as informações acima e assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. A combustão total de qualquer hidrocarboneto leva à formação de CO 2 e H 2 O. 02. O único produto da combustão total do hidrocarboneto é o CO O hidrocarboneto é o etano. 08. O hidrocarboneto é o butano. 16. O hidrocarboneto é o propano. Gabarito: 17 ( ) Número de acertos: (16,97%) Grau de dificuldade previsto: Médio Grau de dificuldade obtido: Médio (Acerto global) O assunto explorado nesta questão foi a combustão de um hidrocarboneto gasoso de fórmula geral C n H 2n+2, o que indica ser um alcano. A utilização e aplicação de conhecimentos sobre função química e balanceamento de equações, envolvendo a combustão completa desse hidrocarboneto, possibilitariam a verificação da fórmula molecular, implícita na proposição 01 e, conseqüentemente, a nomenclatura IUPAC do referido composto. Da análise do Quadro de Freqüência de Respostas da Prova verificou-se que 1597 candidatos (16,97%) acertaram integralmente a questão e que 21,01% obtiveram acertos parciais, assinalando isoladamente as proposições 01 e 16, respectivamente. Desta forma, se considerarmos esses índices, podemos concluir que o grau de dificuldade inicialmente previsto foi confirmado. Porém, é preocupante o fato de que cerca de 22% optaram pelas respostas 05 e 09, demonstrando conhecimento quanto à combustão completa dos hidrocarbonetos, porém dificuldades na aplicação dos dados da questão. Cerca de 4%, ao optarem pela resposta 18, incorreta, acertaram o nome do hidrocarboneto, porém supuseram que sua combustão completa fornecesse apenas CO 2.

4 Questão 34 Na Tabela a seguir encontram-se informações a respeito de três substâncias, que possuem a fórmula molecular C 3 H 8 O. SUBSTÂNCIA A B C Apresenta Por oxidação Após oxidação produz Característica o menor total produz ponto de ácido propanóico propanona ebulição Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. A é isômero funcional de B. 02. Os compostos B e C apresentam carbono assimétrico. 04. O nome IUPAC da substância B é 1-propanol. 08. As substâncias A, B e C possuem pelo menos um átomo de carbono com hibridização sp B e C são isômeros de posição. 32. A substância A denomina-se etoxietano. Gabarito: 21 ( ) Número de acertos: 996 (10,58%) Grau de dificuldade previsto: Médio Grau de dificuldade obtido: Difícil (Acerto total) Nesta questão foram abordados conceitos fundamentais de Química Orgânica, quais sejam, propriedades como ponto de ebulição, reatividade (oxidação de álcoois), hibridização, nomenclatura e isomeria. Ao analisar a fórmula molecular e aplicar a fórmula geral C n H 2n+2, o candidato poderia supor que as substâncias poderiam ser hidrocarbonetos saturados contendo as funções químicas éter e álcool, portanto, todas elas apresentando apenas carbonos com hibridização sp 3. Além disso, a interpretação das propriedades físicas e químicas das substâncias A, B e C possibilitaria prever a fórmula estrutural plana e, portanto, suas relações isoméricas. Constatou-se que apenas 996 candidatos (10,58%) responderam corretamente a questão e que aproximadamente 16% responderam correta e parcialmente, o que permite concluir que o grau de dificuldade inicialmente previsto não se confirmou.

5 Questão 35 O processo industrial de produção da amônia (NH 3 ) envolve os equilíbrios químicos representados pelas equações: I. N 2(g) + 2 H 2(g) N 2 H 4(g) Etapa lenta II. N 2 H 4(g) + H 2(g) 2 NH 3(g) Etapa rápida N 2(g) + 3 H 2(g) 2 NH 3(g) Equação global A figura a seguir mostra, aproximadamente, as porcentagens de amônia em equilíbrio com os gases Nitrogênio e Hidrogênio na mistura da reação. % NH3 na mistura o C 350 o C 450 o C 500 o C Pressão total/atm De acordo com as informações do enunciado e com o gráfico acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. A formação da amônia é favorecida em condições de alta pressão e baixa temperatura. 02. A equação de velocidade da reação é v = k [N 2 ].[H 2 ] A reação de formação da amônia é um processo endotérmico. 08. Em recipiente fechado, à pressão constante, o aumento da temperatura favorece a decomposição da amônia. 16. A equação de velocidade da reação é v = k [N 2 ].[H 2 ] A curva, cuja temperatura não é indicada no gráfico, pode representar uma reação realizada a 500 o C na presença de um catalisador. Gabarito: 25 ( ) Número de acertos: 714 (7,58%) Grau de dificuldade previsto: Médio Grau de dificuldade obtido: Difícil (Acerto total) Grau de dificuldade obtido: Difícil (Acerto parcial)

6 O objetivo desta questão foi explorar conceitos de cinética química e equilíbrios químicos, tendo como contexto as etapas da reação de obtenção da amônia. Foram apresentados os equilíbrios químicos envolvidos e um gráfico ilustrando a porcentagem de a- mônia em função da pressão total do sistema, em várias temperaturas. Previu-se a necessidade de uma análise criteriosa dos dados, seguida da aplicação de conhecimentos relativos a alterações de concentração, pressão e temperatura na síntese dessa substância. Assim, para responder de forma integralmente correta a questão o candidato deveria deduzir que a síntese da amônia requer condições de alta pressão e baixa temperatura, pois ela ocorre com liberação de calor (processo exotérmico) e envolve a redução do número de moléculas em fase gasosa. Como a presença de um catalisador não altera a posição do equilíbrio, mas sim a velocidade com que esse equilíbrio é atingido, a curva, cuja temperatura não é indicada no gráfico, não poderia representar uma reação realizada a 500 ºC, na presença de um catalisador. Ao analisar o Quadro de Freqüência de Respostas da Prova foi possível constatar que 714 candidatos (7,58%) acertaram totalmente a questão e que cerca de 14,89% obtiveram acertos parciais, apresentando as respostas 09, 17 e 24. Estes resultados indicam que o grau de dificuldade inicialmente previsto não foi alcançado. Recomenda-se, portanto, maior ênfase na abordagem desses conteúdos. Questão 36 Grande parte da eletricidade produzida em nosso planeta é gerada nas usinas termelétricas, que consomem enormes quantidades de combustível para transformar a água líquida em vapor de água. Esse vapor passa por uma turbina, gerando eletricidade. As equações termoquímicas abaixo representam a combustão do carvão (C), gás natural (CH 4 ) e gasolina (C 8 H 18 ): I. C (s) + O 2(g) CO 2(g) kj II. CH 4(g) + 2 O 2(g) III. C 8 H 18(l) + 25/2 O 2(g) CO 2(g) + 2 H 2 O ( l) kj 8 CO 2(g) + 9 H 2 O (l) kj Em relação aos três processos, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. As equações I, II e III representam processos exotérmicos. 02. O gás natural libera maior quantidade de energia por mol de CO 2 produzido. 04. O gás natural deve ser utilizado preferencialmente, pois polui menos. 08. Para produzir a mesma quantidade de energia, a quantidade de CO 2 lançada na atmosfera obedece à ordem crescente: gasolina, carvão, gás natural. 16. As equações I, II e III representam processos endotérmicos.

7 Gabarito: 07 ( ) Número de acertos: (22,96%) Grau de dificuldade previsto: Médio Grau de dificuldade obtido: Médio (Acerto total) Grau de dificuldade obtido: Médio (Acerto parcial) O tema energia pode facilitar a abordagem de conteúdos formais e a discussão de problemas ambientais de interesse geral. Nesta questão, enfocou-se a produção de energia elétrica a partir da utilização de carvão, gás natural e gasolina. Neste sentido, valorizou-se a capacidade dos candidatos de compreender os dados apresentados e aplicar seus conhecimentos na interpretação das e- quações termoquímicas, com especial atenção a aspectos como e- nergia e número de mols envolvidos nas transformações. Assim, os vestibulandos deveriam concluir que as equações I, II e III referemse a processos exotérmicos e, no que se refere à utilização desses combustíveis, deduzir que o gás natural, ao liberar maior quantidade de energia por mol de CO 2 produzido, deverá ser utilizado preferencialmente, contribuindo menos para o agravamento do efeito estufa. Verificou-se que 2162 candidatos (22,96%) acertaram integralmente a questão e cerca de 27% dos candidatos apresentaram respostas parcialmente corretas (03, 05 e 06). Considerando que o índice parcial e total de acertos foi significativo pode-se concluir que o grau de dificuldade inicialmente previsto superou as expectativas. Entretanto, 4% dos candidatos apresentaram respostas incorretas, com combinações incluindo as proposições 08 e 16, o que evidencia insuficiência de conhecimentos quanto a conceitos fundamentais de termoquímica e dificuldades para interpretar dados e estabelecer relações quantitativas. Questão 37 A maricultura vem se intensificando em Santa Catarina. Apesar de ser uma atividade recente, o Estado ocupa a liderança nacional na produção de ostras e mexilhões. Para a manutenção da qualidade da água e dos moluscos cultivados, o ph da água do mar deve se situar próximo de 8,0 (oito). Assim sendo, os equilíbrios químicos abaixo devem ser considerados. CO 2(g) + H 2 O (l) H CO 2 3(aq) H2 CO3(aq) HCO 3 (aq) + H + (aq) HCO 3(aq) CO 2 3(aq) + H + (aq) De acordo com as informações acima, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. CO 2 dissolvido na água do mar pode gerar CO 2 3 e HCO Os produtos de ionização do H 2 CO 3 são CO 2 3 e OH.

8 04. O aumento das concentrações de CO 2 3 e de HCO 3 aumenta a disponibilidade do CO 2 na água do mar. 08. CO 2 dissolvido diminui o ph do ambiente marinho. 16. O aumento da concentração de H + implica na elevação do ph do meio. Gabarito: 13 ( ) Número de acertos: 790 (8,39%) Grau de dificuldade previsto: Médio Grau de dificuldade obtido: Difícil (Acerto total) Grau de dificuldade obtido: Médio (Acerto parcial) Ao abordar a prática da maricultura como uma atividade e- conômica importante para a economia de Santa Catarina pretendeuse verificar a capacidade de análise dos candidatos e evidenciar a importância de aspectos químicos, como equilíbrio químico e ph, para a manutenção da qualidade da água e das espécies cultivadas. Foram apresentados os equilíbrios de dissolução do gás carbônico (CO 2 ) na água do mar e, através de uma análise cuidadosa, o candidato poderia constatar que o CO 2, quando dissolvido em água, resulta num multiequilíbrio entre as espécies H 2 CO 3, HCO 3, H + e CO 2 3, todas em fase aquosa, cujas concentrações estão relacionadas entre si e com o ph do meio. Portanto, alterações nas concentrações dessas espécies resultam em aumento ou diminuição da disponibilidade de CO 2 no ambiente marinho, com conseqüente alteração do ph. Após analisar o Quadro de Freqüência de Respostas da Prova constatou-se que 790 candidatos (8,39%) acertaram integralmente a questão e cerca de 20,6% acertaram parcialmente (respostas 05, 09 e 12). Por outro lado, 37% dos candidatos incluíram em suas respostas a proposição 16, demonstrando dificuldade em relacionar acidez com ph. Portanto, o grau de dificuldade inicialmente previsto não foi confirmado. Questão 38 Examine as estruturas moleculares do álcool benzílico e do etilbenzeno abaixo representadas. CH 2 OH CH 2 CH 3 álcool benzílico etilbenzeno Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. O álcool benzílico deve ser menos solúvel em água do que o etilbenzeno, ambos à mesma temperatura. 02. O ponto de ebulição do etilbenzeno deve ser menor que o do álcool benzílico.

9 04. O álcool benzílico deve ter uma pressão de vapor maior que aquela do etilbenzeno, ambos sob as mesmas condições. 08. As interações intermoleculares existentes no álcool benzílico são do tipo dipolo permanente-dipolo permanente. 16. As interações intermoleculares existentes no etilbenzeno são, basicamente, do tipo dipolo induzido-dipolo induzido. Gabarito: 26 ( ) Número de acertos: 302 (3,21%) Grau de dificuldade previsto: Difícil Grau de dificuldade obtido: Difícil (Acerto total) Grau de dificuldade obtido: Médio (Acerto parcial) Esta questão abordou tópicos de química geral, com a finalidade de avaliar a capacidade de análise dos candidatos, procurando destacar aqueles mais bem preparados e com condições de distinguir as propriedades físicas e químicas das substâncias. A partir da análise das fórmulas estruturais de duas substâncias seria possível verificar que: a) o álcool benzílico, contendo a função álcool, é polar e portanto suas interações intermoleculares são do tipo dipolo permanente-dipolo permanente, apresentando ligações de hidrogênio, conseqüências extremas desse tipo de interação. Além do mais, sendo polar, interage com a água (polar) através de ligações de hidrogênio, o que facilita sua miscibilidade; b) já o etilbenzeno, um hidrocarboneto, é apolar e assim suas interações intermoleculares são basicamente do tipo dipolo induzido-dipolo induzido, mais fracas devido à formação de dipolos temporários que se atraem sucessivamente. Como as duas moléculas têm massas molares bem próximas e as interações entre as moléculas do álcool são bem mais fortes, sua tendência em deixar o meio requer maior energia para vencer essas interações e, conseqüentemente, o álcool benzílico terá uma pressão de vapor menor e, portanto, um ponto de ebulição maior que o do etilbenzeno, sob as mesmas condições. Os dados do Quadro de Freqüência de Respostas demonstraram que apenas 302 (3,21%) dos candidatos responderam a questão de forma totalmente correta, ficando bem abaixo do grau de dificuldade previsto, e que 19,8% acertaram parcialmente, com respostas 10, 18 e 24, demonstrando que a questão tende para um grau de dificuldade médio. Por outro lado, 7,34,% dos vestibulandos consideraram a proposição 04 correta em suas respostas, evidenciando que não conseguem relacionar as interações intermoleculares existentes num líquido com sua pressão de vapor.

10 Questão 39 Para se determinar o conteúdo de ácido acetilsalicílico (AAS) (C 9 H 8 O 4 ) num comprimido isento de outras substâncias ácidas, 1,0 g do comprimido foi dissolvido numa mistura de etanol e água. Essa solução consumiu 15 ml de solução aquosa de NaOH, de concentração 0,20 mol.l 1, para reação completa. Ocorreu a seguinte transformação química: C 9 H 8 O 4(aq) + NaOH (aq) C 9 H 7 O 4 Na (aq) + H 2 O Sabendo que a massa molar do ácido acetilsalicílico (AAS) é 180 g.mol 1, calcule a porcentagem (%) em massa de AAS no comprimido. Assinale no cartão-resposta o resultado numérico encontrado. Gabarito: 54 (Aberta) Número de acertos: 937 (10,11%) Grau de dificuldade previsto: Médio Grau de dificuldade obtido: Difícil Nesta questão o conteúdo exigido é sobre reações ácidobase, ou seja, a neutralização do ácido acetilsalicílico (AAS) pelo hidróxido de sódio (NaOH), na qual foram fornecidos: a equação química, sua estequiometria, molaridade e volume da base necessário para ocorrer neutralização total do ácido. Para a resolução do problema, o candidato determinaria o número de moles do ácido, o qual é o mesmo da base (calculado utilizando sua molaridade e o volume gasto para neutralizar o ácido). Como a massa molar do ácido foi fornecida, a quantidade em massa do ácido no comprimido poderia ser facilmente calculada e, conseqüentemente, sua porcentagem. O grau de dificuldade previsto não se confirmou mostrando que apenas 937 (10,11%) dos candidatos responderam corretamente e houve um índice de espalhamento muito grande. Questão 40 No sistema aquoso representado abaixo, existe o seguinte equilíbrio químico: Sn 4 + (aq) I (aq ) SnI 2(s) I 2(s) Sn 4 + (aq) + 4I (aq) SnI 2(s) + I 2(s) Ao balão foi acrescentado tolueno, que é um líquido incolor e imiscível com a água, no qual, dentre as espécies do equilíbrio, somente o iodo é solúvel, conferindo-lhe cor vermelha.

11 Como resultado de tal perturbação, após agitação e repouso, estabelece-se um novo estado de equilíbrio. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S). 01. Em relação à situação inicial, o novo estado de equilíbrio apresenta um aumento nas concentrações de Sn 4 + (aq) e I (aq), e o tolueno continua incolor. 02. Em relação à situação inicial, o novo estado de equilíbrio apresenta um aumento na quantidade de SnI 2(s) e o tolueno fica vermelho. 04. Em relação à situação inicial, o novo estado de equilíbrio apresenta um aumento na quantidade de SnI 2(s) e na concentração de I, e o tolueno continua incolor. (aq) 08. Em relação à situação inicial, o novo estado de equilíbrio apresenta uma diminuição nas concentrações de Sn 4 + (aq) e I (aq), e o tolueno fica vermelho. 16. No sistema acima apresentado o Sn 4+ atua como agente oxidante e o íon I como agente redutor. Gabarito: 26 ( ) Número de acertos: 780 (8,29%) Grau de dificuldade previsto: Difícil Grau de dificuldade obtido: Difícil (Acerto total) Grau de dificuldade obtido: Médio (Acerto parcial) A questão explora uma reação de oxirredução, em equilíbrio, que apresenta um sistema de duas fases e dois estados (líquido e sólido). Neste contexto a adição do tolueno, após agitação e repouso, leva a um novo equilíbrio. O novo sistema, agora, contém três fases (o tolueno, apolar, é imiscível com a água, polar) e dois estados (líquido e sólido). Aqui, a banca previu que os candidatos reunissem requisitos como conhecimento e compreensão sobre polaridade, oxirredução e o princípio de Le Chatelier para aplicação e análise das proposições. O iodo (I 2 ) é solúvel no tolueno (coloração vermelha) e este, quando adicionado ao sistema, perturba o equilíbrio, diminuindo a quantidade de iodo. Conseqüentemente, o equilíbrio se desloca no sentido de restaurar a quantidade de iodo que foi consumida (princípio de Le Chatelier) e, assim, haverá um diminuição nas concentrações das espécies Sn 4+ (aq) e I - (aq) e um aumento na quantidade de SnI 2(s). Os dados do Quadro de Freqüência de Respostas mostram que 780 (8,29%) dos candidatos responderam corretamente a questão. Constatou-se que 31,56% acertaram parcialmente a questão, indicando as respostas 10, 18 e 24, sendo que 23% dos candidatos, ao responderem 18 e 24, utilizaram a proposição 16. Como a proposição 16 aborda conceitos de oxirredução, isso contribuiu para elevar o nível de acerto parcial dessa questão. Portanto, o grau de dificuldade previsto não se confirmou totalmente.

12

Vestibular UFSC 2005 (Branca) Química

Vestibular UFSC 2005 (Branca) Química Química Geral da Equipe de Química do Curso Energia (Professores Miron, Callegaro, Romero e Pedro Marcos) A CCCV da UFSC está de parabéns pela elaboração das questões da prova de Química, dando prioridade

Leia mais

UFSC. Resposta: = 40. Comentário

UFSC. Resposta: = 40. Comentário Resposta: 08 + 32 = 40 01. Incorreta. O butano não possui isomeria óptica, pois não possui carbono assimétrico. 02. Incorreta. Ao serem liberados para a atmosfera os gases sofrem expansão de volume. 04.

Leia mais

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1999 QUESTÃO 46 Um limão foi espremido num copo contendo água e as sementes ficaram no fundo do recipiente. A seguir, foi adicionado ao sistema um pouco de açúcar, que se dissolveu

Leia mais

a) Escreva os nomes das substâncias presentes nos frascos A, B e C. A B C

a) Escreva os nomes das substâncias presentes nos frascos A, B e C. A B C PROVA DE QUÍMICA 2ª ETAPA do VESTIBULAR 2006 (cada questão desta prova vale até cinco pontos) Questão 01 Foram encontrados, em um laboratório, três frascos A, B e C, contendo soluções incolores e sem rótulos.

Leia mais

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação:

3ª Série / Vestibular. As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar que, na reação: 3ª Série / Vestibular 01. I _ 2SO 2(g) + O 2(g) 2SO 3(g) II _ SO 3(g) + H 2O(l) H 2SO 4(ag) As equações (I) e (II), acima, representam reações que podem ocorrer na formação do H 2SO 4. É correto afirmar

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA. Tendo em vista as propriedades coligativas dessas soluções, é CORRETO afirmar

PROVA DE QUÍMICA. Tendo em vista as propriedades coligativas dessas soluções, é CORRETO afirmar 17 PROVA DE QUÍMICA Q U E S T Ã O 2 6 Z e X são elementos químicos que apresentam respectivamente 2 e 6 elétrons no nível de valência. A fórmula química resultante da combinação entre átomos dos elementos

Leia mais

Fuvest 2009 (Questão 1 a 8)

Fuvest 2009 (Questão 1 a 8) (Questão 1 a 8) 1. Água pode ser eletrolisada com a finalidade de se demonstrar sua composição. A figura representa uma aparelhagem em que foi feita a eletrólise da água, usando eletrodos inertes de platina.

Leia mais

QUÍMICA. UFBA 99 2ª etapa Quím. 12

QUÍMICA. UFBA 99 2ª etapa Quím. 12 QUÍMICA UFBA 99 2ª etapa Quím. 12 QUESTÕES DE 11 A 20 QUESTÕES DE 11 A 18 INSTRUÇÃO: Assinale as proposições verdadeiras, some os números a elas associados e marque o resultado na Folha de Respostas. Questão

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS

PROVA DE QUÍMICA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS PROVA DE QUÍMICA TABELA PERIÓDICA DOS ELEMENTOS FONTE: Tabela Periódica da IUPAC/versão 2005(adaptada). Acesso: http://www.iupac.org/reports/periodic_table/ 25 QUESTÃO 3 Analise este quadro, em que se

Leia mais

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA

QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA QUÍMICA PRIMEIRA ETAPA - 1998 QUESTÃO 01 Uma mistura de hidrogênio, H 2 (g), e oxigênio, O 2 (g), reage, num recipiente hermeticamente fechado, em alta temperatura e em presença de um catalisador, produzindo

Leia mais

3º Trimestre Sala de estudos Química Data: 03/12/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº

3º Trimestre Sala de estudos Química Data: 03/12/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº 3º Trimestre Sala de estudos Química Data: 03/12/18 Ensino Médio 3º ano classe: A_B Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: FAMERP/UNIFESP (REVISÃO) Questão 01 - (FAMERP SP/2018) A tabela indica a abundância aproximada

Leia mais

PROVA DE QUÍMICA 44 PROVA DE QUÍMICA

PROVA DE QUÍMICA 44 PROVA DE QUÍMICA 44 QUESTÃO 46 1 Uma certa quantidade de água é colocada em um congelador, cuja temperatura é de 20 o C. Após estar formado e em equilíbrio térmico com o congelador, o gelo é transferido para outro congelador,

Leia mais

Exercícios de Equilíbrio Iônico I

Exercícios de Equilíbrio Iônico I Exercícios de Equilíbrio Iônico I 1. Uma substância química é considerada ácida devido a sua tendência em doar íons H + em solução aquosa. A constante de ionização Ka é a grandeza utilizada para avaliar

Leia mais

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1981 Primeira fase e Segunda fase CONHECIMENTOS GERAIS 5. Nas condições ambientes, pastilhas de hidróxido de sódio, expostas ao ar durante várias horas, transformam-se em um líquido claro. Este

Leia mais

CURSO ABSOLUTO VESTIBULARES - ISOLADO DE QUÍMICA EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Mazzei

CURSO ABSOLUTO VESTIBULARES - ISOLADO DE QUÍMICA EQUILÍBRIO IÔNICO Prof.: Mazzei 01. O ácido cianídrico tem ampla aplicação industrial, sendo matéria-prima para a fabricação de vários bens de consumo. Entretanto, ao trabalhar-se com essa substância deve-se tomar o devido cuidado. Esse

Leia mais

29/03/ TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS PROVA 1 GABARITO - prova tipo A

29/03/ TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS PROVA 1 GABARITO - prova tipo A 29/03/2016 - TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS PROVA 1 GABARITO - prova tipo A Texto para as questões 1 a 10: O permanganato de potássio (KMnO 4 ) é um forte agente oxidante. Em laboratório, pode ser empregado para

Leia mais

SIMULADO de QUÍMICA 2 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS

SIMULADO de QUÍMICA 2 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS SIMULADO de QUÍMICA 2 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS ) Foram misturados 400 mililitros de solução 0,25 molar de ácido sulfúrico com 600 mililitros,5 molar do mesmo ácido. A molaridade da solução final é:

Leia mais

VII Olimpíada Catarinense de Química Etapa I - Colégios

VII Olimpíada Catarinense de Química Etapa I - Colégios VII Olimpíada Catarinense de Química 2011 Etapa I - Colégios Fonte: Chemistryland Segunda Série 1 01 200 ml de uma solução de hidróxido de alumínio são diluídos em água destilada até a sua concentração

Leia mais

UFSC. Resposta: 76. Comentário. 01. Incorreta. É formado pela reação de neutralização entre o hidróxido de potássio e ácido carbônico.

UFSC. Resposta: 76. Comentário. 01. Incorreta. É formado pela reação de neutralização entre o hidróxido de potássio e ácido carbônico. Resposta: 76 01. Incorreta. É formado pela reação de neutralização entre o hidróxido de potássio e ácido carbônico. H 2 CO 3 + KOH = K 2 CO 3 + H 2 0 02. Incorreta. O nox do carbono é +4. 04. Correta.

Leia mais

FCAV/ UNESP. Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água. Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran

FCAV/ UNESP. Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água. Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran FCAV/ UNESP Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 1. Introdução Existem dois tipos de reações: a) aquelas em que, após determinado tempo, pelo menos

Leia mais

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Química

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Química Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Química 26. Alternativa (B) Somente os fenômenos químicos constituem uma Reação Química, portanto: I fenômeno físico. II fenômeno químico III fenômeno físico

Leia mais

UFU 2008/2-1ª FASE. 1-A substância, representada pela fórmula estrutural abaixo, é bastante utilizada como analgésico (aspirina).

UFU 2008/2-1ª FASE. 1-A substância, representada pela fórmula estrutural abaixo, é bastante utilizada como analgésico (aspirina). UFU 2008/2-1ª FASE 1-A substância, representada pela fórmula estrutural abaixo, é bastante utilizada como analgésico (aspirina). Com base nessas informações, marque a alternativa correta. A) Uma massa

Leia mais

Sumário. 1 Introdução: matéria e medidas 1. 2 Átomos, moléculas e íons Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas 67

Sumário. 1 Introdução: matéria e medidas 1. 2 Átomos, moléculas e íons Estequiometria: cálculos com fórmulas e equações químicas 67 Prefácio 1 Introdução: matéria e medidas 1 1.1 O estudo da química 1 1.2 Classificações da matéria 3 1.3 Propriedades da matéria 8 1.4 Unidades de medida 12 1.5 Incerteza na medida 18 1.6 Análise dimensional

Leia mais

QUÍMICA. 16. Os elementos químicos A, B e C apresentam para seu átomo, no estado fundamental, a seguinte configuração eletrônica:

QUÍMICA. 16. Os elementos químicos A, B e C apresentam para seu átomo, no estado fundamental, a seguinte configuração eletrônica: QUÍMICA 16. Os elementos químicos A, B e C apresentam para seu átomo, no estado fundamental, a seguinte configuração eletrônica: A 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 5 B 1s 2 2s 2 2p 6 3s 2 3p 6 4s 2 3d 5 C 1s 2 2s

Leia mais

3. Misturas, Substâncias Simples e Compostas e Processos de Separação de Misturas.

3. Misturas, Substâncias Simples e Compostas e Processos de Separação de Misturas. Conteúdo 1. Elementos, modelos atômicos e representações: modelos atômicos de Dalton, Tomson, Rutherford-Bohr. Elemento químico. Número atômico e número de massa. Prótons, elétrons e nêutrons. Distribuição

Leia mais

Equilíbrio Químico Folha 2.1 Prof.: João Roberto Mazzei

Equilíbrio Químico Folha 2.1 Prof.: João Roberto Mazzei 01. A cisteína é um aminoácido que contém enxofre e é encontrada na feijoada, devido às proteínas da carne e derivados. A reação de conversão da cisteína em cistina ocorre de acordo com a seguinte equação

Leia mais

Exercícios de Equilíbrio Químico

Exercícios de Equilíbrio Químico Exercícios de Equilíbrio Químico 1. Para a produção de energia, os mamíferos oxidam compostos de carbono nos tecidos, produzindo dióxido de carbono gasoso, CO (g), como principal subproduto. O principal

Leia mais

Professor Marcus Ennes. -Estequiometria

Professor Marcus Ennes. -Estequiometria Professor Marcus Ennes -Estequiometria - RELAÇÕES FUNDAMENTAIS RAZÃO E PROPORÇÃO 1) Um formigueiro é composto por 2.000 formigas. Cada formiga consome por dia, 1.500 moléculas de glicose (C 6 H 12 O 6

Leia mais

O lançamento descontrolado de dióxido de enxofre (SO 2

O lançamento descontrolado de dióxido de enxofre (SO 2 QUÍMICA 20 O lançamento descontrolado de dióxido de enxofre (SO 2 (g)) na atmosfera é uma das principais causas da acidez da água da chuva nos grandes centros urbanos. Esse gás, na presença de O 2 e água

Leia mais

20 Não se fazem mais nobres como antigamente pelo menos na Química. (Folha de S. Paulo, ). As descobertas de compostos como o XePtF 6

20 Não se fazem mais nobres como antigamente pelo menos na Química. (Folha de S. Paulo, ). As descobertas de compostos como o XePtF 6 20 Não se fazem mais nobres como antigamente pelo menos na Química. (Folha de S. Paulo, 17.08.2000). As descobertas de compostos como o XePtF 6, em 1962, e o HArF, recentemente obtido, contrariam a crença

Leia mais

FUVEST 1978 Primeira fase e Segunda fase

FUVEST 1978 Primeira fase e Segunda fase FUVEST 1978 Primeira fase e Segunda fase CNECIMENTS GERAIS 61. Bolinhas de naftalina ao serem colocadas em armários, com o decorrer do tempo, diminuem de tamanho. A causa desse comportamento deve-se ao

Leia mais

PROVA K. Questão 81. Resolução

PROVA K. Questão 81. Resolução RES_17_10_ALICE 29/09/10 14:01 Página 32 - Questão 81 Considere o fluxograma abaixo, relativo à separação dos componentes de uma mistura constituída de biodiesel e de frutose totalmente dissolvida em água.

Leia mais

PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA

PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA ORGÂNICA 2ª SÉRIE - ENSINO MÉDIO - PARTE 2 ============================================================================================= Termoquímica

Leia mais

CPV seu pé direito também na Medicina

CPV seu pé direito também na Medicina seu pé direito também na Medicina UNIFESP 17/dezembro/2010 QUÍMICA 06. Ligas metálicas são comuns no cotidiano e muito utilizadas nas indústrias automobilística, aeronáutica, eletrônica e na construção

Leia mais

1) A tabela seguinte contém os pontos de ebulição (P.E.), a 1 atm, medidos em C, de diversos alcanos.

1) A tabela seguinte contém os pontos de ebulição (P.E.), a 1 atm, medidos em C, de diversos alcanos. Sem limite para crescer Colégio: Nome: nº Professor: CHARLES 3ª SÉRIE E.M. Data: / /2013 TURMA: EXERCÍCIOS QUÍMICA 2º trimestre 1) A tabela seguinte contém os pontos de ebulição (P.E.), a 1 atm, medidos

Leia mais

CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda

CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda CURSINHO ETWB 2012 Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: Terça-feira, 11/09/2012 Tema da aula: Deslocamento de equilíbrios químicos (Princípios de Le Chatelier) Quando um sistema

Leia mais

Resolução de Química UFRGS / 2012

Resolução de Química UFRGS / 2012 26. Resposta C Resolução de Química UFRGS / 2012 Água super-resfriada é água líquida em temperatura abaixo do seu ponto de congelamento. Geralmente ocorre num resfriamento lento e sem agitação onde qualquer

Leia mais

Revisão Específicas. Química Monitores: Luciana Lima e Rafael França 02-08/11/2015. Material de Apoio para Monitoria

Revisão Específicas. Química Monitores: Luciana Lima e Rafael França 02-08/11/2015. Material de Apoio para Monitoria Revisão Específicas 1. As conchas marinhas não se dissolvem apreciavelmente na água do mar, por serem compostas, na sua maioria, de carbonato de cálcio, um sal insolúvel cujo produto de solubilidade é

Leia mais

Gabarito Química Grupo J. 1 a QUESTÃO: (1,0 ponto) Avaliador Revisor. Considerando-se as substâncias I, II e III mostradas abaixo,

Gabarito Química Grupo J. 1 a QUESTÃO: (1,0 ponto) Avaliador Revisor. Considerando-se as substâncias I, II e III mostradas abaixo, VESTIB LAR Gabarito Química Grupo J 1 a QUESTÃO: (1,0 ponto) Avaliador Revisor Considerando-se as substâncias I, II e III mostradas abaixo, I) 2-clorobutano II) hidroxi benzeno III) tolueno a) Escreva

Leia mais

QUÍMICA QUESTÃO O oxigênio e o enxofre podem ser encontrados como moléculas O 2 QUESTÃO 32

QUÍMICA QUESTÃO O oxigênio e o enxofre podem ser encontrados como moléculas O 2 QUESTÃO 32 T 20 QUÍMCA QUESTÃ 3 Com exceção dos gases nobres, os elementos químicos, em condições ambientais, podem ser encontrados sob diferentes formas: como metais ou ligas, substâncias moleculares, substâncias

Leia mais

C (grafite) + 2 H 2(g) + ½ O 2(g) CH 3 OH (l) + 238,6 kj. CO 2(g) C (grafite) + O 2(g) 393,5 kj. H 2(g) + ½ O 2(g) H 2 O (l) + 285,8 kj

C (grafite) + 2 H 2(g) + ½ O 2(g) CH 3 OH (l) + 238,6 kj. CO 2(g) C (grafite) + O 2(g) 393,5 kj. H 2(g) + ½ O 2(g) H 2 O (l) + 285,8 kj Questão 1 (PUC SP) Num calorímetro de gelo, fizeram-se reagir 5,400 g de alumínio (Al) e 16,000 g de óxido férrico, Fe 2 O 3. O calorímetro continha, inicialmente, 8,000 Kg de gelo e 8,000 Kg de água.

Leia mais

QUESTÃO 46 QUESTÃO 47 QUESTÃO 48 QUESTÃO 49 PROVA DE QUÍMICA I

QUESTÃO 46 QUESTÃO 47 QUESTÃO 48 QUESTÃO 49 PROVA DE QUÍMICA I 17 PROVA DE QUÍMICA I QUESTÃO 46 O alumínio metálico, obtido na indústria à alta temperatura na forma líquida, reage com vapor d`água da atmosfera, produzindo óxido de alumínio e gás hidrogênio, conforme

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 09 TURMA FMJ

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 09 TURMA FMJ RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 09 TURMA FMJ 01. Item A III Incorreto. A torrefação não consiste em um processo de separação de misturas. IV Incorreto. A trituração não consiste em processo químico

Leia mais

Texto para as questões 31 e 32.

Texto para as questões 31 e 32. QUÍMICA Texto para as questões 31 e 32. Um sinal de que o bico do queimador do fogão está entupido é o aparecimento de chama amarela, quando o fogo é aceso. Nessa situação, ocorre a formação de carbono

Leia mais

DISCIPLINA DE QUÍMICA OBJETIVOS: 1ª Série

DISCIPLINA DE QUÍMICA OBJETIVOS: 1ª Série DISCIPLINA DE QUÍMICA OBJETIVOS: 1ª Série Traduzir linguagens químicas em linguagens discursivas e linguagem discursiva em outras linguagens usadas em Química tais como gráficos, tabelas e relações matemáticas,

Leia mais

3ª Série/Vestibular (A) C 5 H 10 (B) C 4 H 8 (C) C 4 H 10 (D) C 5 H 8 (E) C 6 H Na estrutura:, encontramos: (A) 4 carbonos primários;

3ª Série/Vestibular (A) C 5 H 10 (B) C 4 H 8 (C) C 4 H 10 (D) C 5 H 8 (E) C 6 H Na estrutura:, encontramos: (A) 4 carbonos primários; 3ª Série/Vestibular 21. A fórmula da menor estrutura formada apenas por carbono e hidrogênio de cadeia acíclica etínica, que apresenta carbono quiral, é: (A) C 5 H 10 (B) C 4 H 8 (C) C 4 H 10 (D) C 5 H

Leia mais

Pb 2e Pb E 0,13 v. Ag 2e Ag E +0,80 v. Zn 2e Zn E 0,76 v. Al 3e Al E 1,06 v. Mg 2e Mg E 2,4 v. Cu 2e Cu E +0,34 v

Pb 2e Pb E 0,13 v. Ag 2e Ag E +0,80 v. Zn 2e Zn E 0,76 v. Al 3e Al E 1,06 v. Mg 2e Mg E 2,4 v. Cu 2e Cu E +0,34 v QUÍMICA 1ª QUESTÃO Umas das reações possíveis para obtenção do anidrido sulfúrico é a oxidação do anidrido sulfuroso por um agente oxidante forte em meio aquoso ácido, como segue a reação. Anidrido sulfuroso

Leia mais

Quí. Quí. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Quí. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Allan Rodrigues Monitor: Gabriel Pereira Exercícios sobre Equilíbrio Químico EXERCÍCIOS 1. Para a produção de energia, os mamíferos oxidam compostos de carbono nos tecidos, produzindo dióxido

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS As propriedades físicas dos compostos orgânicos podem ser interpretadas, e muitas vezes até previstas, a partir do conhecimento das ligações químicas que unem

Leia mais

DISCIPLINA DE QUÍMICA

DISCIPLINA DE QUÍMICA DISCIPLINA DE QUÍMICA OBJETIVOS: 1ª série Traduzir linguagens químicas em linguagens discursivas e linguagem discursiva em outras linguagens usadas em Química tais como gráficos, tabelas e relações matemáticas,

Leia mais

CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1. CAPÍTULO 2 Massa Atômica e Molecular; Massa Molar 16. CAPÍTULO 3 O Cálculo de Fórmulas e de Composições 26

CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1. CAPÍTULO 2 Massa Atômica e Molecular; Massa Molar 16. CAPÍTULO 3 O Cálculo de Fórmulas e de Composições 26 Sumário CAPÍTULO 1 Quantidades e Unidades 1 Introdução 1 Os sistemas de medida 1 O Sistema Internacional de Unidades (SI) 1 A temperatura 2 Outras escalas de temperatura 3 O uso e o mau uso das unidades

Leia mais

Observe a equação química que corresponde ao processo de obtenção descrito no texto.

Observe a equação química que corresponde ao processo de obtenção descrito no texto. Utilize o texto abaixo para responder às questões de números 01 e 02. Uma das experiências realizadas em aulas práticas de Química é a obtenção do 2-cloro 2-metil propano, usualmente denominado cloreto

Leia mais

Curso Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (Pré-Vestibular)

Curso Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (Pré-Vestibular) Curso Preparatório para o Ingresso no Ensino Superior (Pré-Vestibular) Os conteúdos conceituais de Química estão distribuídos em 5 frentes. Química Extensivo A)Meio ambiente; estrutura atômica; Classificação

Leia mais

TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS PARA TREINO

TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS PARA TREINO TERMOQUÍMICA EXERCÍCIOS PARA TREINO 1 - Considere a seguinte reação termoquímica: 2NO(g) + O 2 (g) 2NO 2 (g) H = -13,5 kcal / mol de NO e assinale a alternativa falsa. a) A reação é exotérmica. b) São

Leia mais

Professora Sonia ITA 1964

Professora Sonia ITA 1964 ITA 964 (A prova está dividida por assuntos) Cada TESTE de múltipla-escolha admite sempre uma única resposta dentre as opções apresentadas. TODAS as respostas aos testes deverão ser justificadas no CADERNO

Leia mais

Lista de exercícios de Química nº 10

Lista de exercícios de Química nº 10 Nome: nº: Bimestre: 3º Ano/série: 3ª série Ensino: Médio Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / Lista de exercícios de Química nº 10 Revisão dos principais tópicos sobre Equilíbrio

Leia mais

NOME: ANO: 2º ENSINO: MÉDIO TURMA: DATA: / / PROF(ª).: Luciano Raposo Freitas EXERCÍCIOS TERMOQUÍMICA QUÍMICA II (2º BIM)

NOME: ANO: 2º ENSINO: MÉDIO TURMA: DATA: / / PROF(ª).: Luciano Raposo Freitas EXERCÍCIOS TERMOQUÍMICA QUÍMICA II (2º BIM) NOME: ANO: 2º ENSINO: MÉDIO TURMA: DATA: / / PROF(ª).: Luciano Raposo Freitas EXERCÍCIOS TERMOQUÍMICA QUÍMICA II (2º BIM) 1. Nos motores de explosão existentes hoje em dia utiliza-se uma mistura de gasolina

Leia mais

Resposta: D Resolução comentada: Ci x Vi = Cf x Vf Ci = 0,5 mol/l Cf = 0,15 mol/l Vf = 250 ml Vi = 0,5 x Vi = 0,15 x 250 Vi = 75 ml.

Resposta: D Resolução comentada: Ci x Vi = Cf x Vf Ci = 0,5 mol/l Cf = 0,15 mol/l Vf = 250 ml Vi = 0,5 x Vi = 0,15 x 250 Vi = 75 ml. Unesp 1-Em 2013 comemora-se o centenário do modelo atômico proposto pelo físico dinamarquês Niels Bohr para o átomo de hidrogênio, o qual incorporou o conceito de quantização da energia, possibilitando

Leia mais

Lista de exercícios - Bloco 2 - Aula 25 a 28 - Equilíbrio Químico - Conceitos gerais e cálculo (Kc e Kp) 1. (Unicid - Medicina 2017) Considere os equilíbrios: 1. 2 SO 2 (g) + O 2 (g) 2 SO 3 (g) 25 Kc =

Leia mais

Meu Deus, ajude me a passar na prova de Química. Amém. a) 0,9. b) 1,3. c) 2,8. d) 5,7. e) 15.

Meu Deus, ajude me a passar na prova de Química. Amém. a) 0,9. b) 1,3. c) 2,8. d) 5,7. e) 15. Meu Deus, ajude me a passar na prova de Química. Amém LISTA DE EXERCÍCIOS DE QUÍMICA - 2 ANO 01. A concentração de íons fluoreto em uma água de uso doméstico é de 5,0 10 5 mol/litro. Se uma pessoa tomar

Leia mais

QUÍMICA. em 100mL dessa solução.

QUÍMICA. em 100mL dessa solução. QUÍMICA 36. Essa questão trata sobre soluções aquosas e as diferentes formas de expressar suas concentrações. Trata ainda de suas propriedades e das reações que podem ocorrer entre elas. 0 0 A concentração

Leia mais

QUÍMICA. a) linha horizontal. b) órbita. c) família. d) série. e) camada de valência.

QUÍMICA. a) linha horizontal. b) órbita. c) família. d) série. e) camada de valência. 13 QUÍMICA A posição dos elementos na Tabela Periódica permite prever as fórmulas das substâncias que contêm esses elementos e os tipos de ligação apropriados a essas substâncias. Na Tabela Periódica atual,

Leia mais

QUÍMICA. Afirmação 2: A partir da reação de regeneração (reação inversa), o íon ferro +2 (ferrocianeto) sofre oxidação a íon ferro +3 (ferricianeto).

QUÍMICA. Afirmação 2: A partir da reação de regeneração (reação inversa), o íon ferro +2 (ferrocianeto) sofre oxidação a íon ferro +3 (ferricianeto). QUÍMICA Comentário Geral A prova de química deste ano foi atípica, abordando questões de forma não convencional. Infelizmente, faltaram alguns assuntos importantes, tais como: atomística, tabela periódica,

Leia mais

FCAV/UNESP. ASSUNTO: Forças Intermoleculares. Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran

FCAV/UNESP. ASSUNTO: Forças Intermoleculares. Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran FCAV/UNESP ASSUNTO: Forças Intermoleculares Prof a. Dr a. Luciana Maria Saran 1 2 FLUXOGRAMA PARA RECONHECER OS PRINCIPAIS TIPOS DE FORÇAS INTERMOLECULARES 3 ENERGIA TÍPICA REQUERIDA PARA O ROMPIMENTO

Leia mais

PAG Química Equilíbrio Químico 1. Para o equilíbrio gasoso entre NO e O 2 formando NO 2 (2 NO (g) + O 2 (g) 2 NO 2 (g)), a constante de equilíbrio é

PAG Química Equilíbrio Químico 1. Para o equilíbrio gasoso entre NO e O 2 formando NO 2 (2 NO (g) + O 2 (g) 2 NO 2 (g)), a constante de equilíbrio é 1. Para o equilíbrio gasoso entre NO e O 2 formando NO 2 (2 NO (g) + O 2 (g) 2 NO 2 (g)), a constante de equilíbrio é Kc = 6,45 x 10 5. a) em que concentração de O 2 as concentrações de NO 2 e de NO são

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Considerando as seguintes semi-reações

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Em um recipiente fechado sob pressão

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Assinale a alternativa correta.

Leia mais

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2

Prova 3 Química QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Assinale a alternativa incorreta.

Leia mais

Gabarito Química Volume 1

Gabarito Química Volume 1 Gabarito Química Volume 1 Química 1 Capítulo 1 01. D 05. A 06. C 07. A 08. C 09. E 10. C 11. E 12. D 13. D 14. C 15. D 16. A 17. A 19. A 21. B 23. C 24. D 25. B 26. D 27. A 28. C 29. D 30. E 31. C 33.

Leia mais

PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Equilíbrio Químico

PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Equilíbrio Químico PAGQuímica 2011/1 Exercícios de Equilíbrio Químico 1. Para o equilíbrio gasoso entre NO e O 2 formando NO 2 (2 NO (g) + O 2 (g) 2 NO 2 (g)), a constante de equilíbrio é Kc = 6,45 x 10 5. a) em que concentração

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO

LISTA DE EXERCÍCIOS 1º ANO GAB LISTA - 11 a) Elemento: Carbono; número de massa do isótopo do carbono com 8 nêutrons:14 b) Moléculas com ligações polares: (figura 01) Moléculas com ligações apolares: (figura 02) a) Observe a figura

Leia mais

EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei

EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei EQUILÍBRIOS: QUÍMICO E IÔNICO Profº Jaison Mattei Reações completas ou irreversíveis São reações nas quais os reagentes são totalmente convertidos em produtos, não havendo sobra de reagente, ao final da

Leia mais

com o oxigênio, formando o trióxido de enxofre (SO 3 ), e deste com a água, resultando no H 2

com o oxigênio, formando o trióxido de enxofre (SO 3 ), e deste com a água, resultando no H 2 11 Em 2004 iniciou-se, no Brasil, a exploração de uma importante jazida de minério de cobre. Nestes minérios, o metal é normalmente encontrado na forma de sulfetos, como o CuS, e para sua obtenção o minério

Leia mais

FUVEST ª Fase (Questões 1 a 7)

FUVEST ª Fase (Questões 1 a 7) 1ª Fase (Questões 1 a 7) Provas de Vestibular 1. O ácido gama-hidroxibutírico é utilizado no tratamento do alcoolismo. Esse ácido pode ser obtido a partir da gamabutirolactona, conforme a representação

Leia mais

Professora Sonia IME 1981 FOLHA DE DADOS. Volume molar de um gás ideal nas condições normais de pressão e temperatura... 22,4 L

Professora Sonia IME 1981 FOLHA DE DADOS. Volume molar de um gás ideal nas condições normais de pressão e temperatura... 22,4 L IME 19 FOLHA DE DADOS Volume molar de um gás ideal nas condições normais de pressão e temperatura... 22,4 L Produto iônico da água... 10 mol L 1 Faraday... 96.00 C Número de Avogadro = Massas atômicas

Leia mais

Obs.: foram analisadas 90 questões dos últimos cinco anos

Obs.: foram analisadas 90 questões dos últimos cinco anos Conteúdo Nº de questões % Química ambiental 16 17,78 INORGÂNICA (Química Solucionada) Estequiometria 06 6,67% Cálculos químicos 01 1,11% Reações inorgânicas 05 5,55% Química elementar 07 7,78% Funções

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. Prova 3 Química QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. Prova 3 Química QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 4 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Considerando que, a uma certa temperatura,

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. Prova 3 Química QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. Prova 3 Química QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 3 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Assinale a alternativa correta.

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. Prova 3 Química QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. Prova 3 Química QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 1 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Em um reator, colocam-se 1,0 mol

Leia mais

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. Prova 3 Química QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2

QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. Prova 3 Química QUESTÕES OBJETIVAS GABARITO 2 Prova 3 QUESTÕES OBJETIVAS QUESTÕES APLICADAS A TODOS OS CANDIDATOS QUE REALIZARAM A PROVA ESPECÍFICA DE QUÍMICA. UEM Comissão Central do Vestibular Unificado QUÍMICA 01 Os números de oxidação dos átomos

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 10ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 10ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 10ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) EQUILÍBRIO QUÍMICO T 1 T 2 T 2 > T 1 N 2 O 4 (g) 2NO 2 (g) EQUILÍBRIO

Leia mais

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33)

COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) EU CONFIO COLÉGIO SANTA TERESINHA R. Madre Beatriz 135 centro Tel. (33) 3341-1244 www.colegiosantateresinha.com.br PLANEJAMENTO DE AÇÕES Do 1ºano = 3 ª ETAPA 2018 Professora : Raquel Munhões Período da

Leia mais

OQ-SP 2012 Exame da Fase Final Nota parcial. Série: 2ª ou 3ª; Ingresso: Redação Fuvest ORRP TVQ; Senha [ ] Parte I Experimentos de combustão da vela

OQ-SP 2012 Exame da Fase Final Nota parcial. Série: 2ª ou 3ª; Ingresso: Redação Fuvest ORRP TVQ; Senha [ ] Parte I Experimentos de combustão da vela 1 Parte I Experimentos de combustão da vela I.1 Seria o consumo de oxigênio o fator determinante da subida do nível da água no Erlenmeyer no experimento I.1, ou há nos experimentos 1 e 2 evidências que

Leia mais

FCAV/ UNESP. Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água. Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran

FCAV/ UNESP. Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água. Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran FCAV/ UNESP Assunto: Equilíbrio Químico e Auto-ionização da Água Docente: Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 1. Introdução Existem dois tipos de reações: a) aquelas em que, após determinado tempo, pelo menos

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Centro Educacional Colúmbia 2000 Tri. 1º/2017 Dependência Docente: Marcos Vinicius Machado Rio, / / Ens. Médio Turma: 2º ano Disciplina: QUÍMICA Nº 1) O gráfico representa as curvas de solubilidade

Leia mais

CONSTANTE DE EQUILÍBRIO

CONSTANTE DE EQUILÍBRIO EQUILÍBRIO QUÍMICO CONSTANTE DE EQUILÍBRIO A maneira de descrever a posição de equilíbrio de uma reação química é dar as concentrações de equilíbrio dos reagentes e produtos. A expressão da constante de

Leia mais

EXAME Questões Objetivas

EXAME Questões Objetivas V Questões Objetivas EXAME 2010 RESPONDA AS QUESTÕES DE 1 a 30, MARCANDO UMA DAS ALTERNATIVAS DE ACORDO COM O QUE SE PEDE. Questão 01. ( Peso 2) O gráfico abaixo apresenta as cinco primeiras energias de

Leia mais

FUVEST Resolvida 2 a Fase 08/janeiro/2013

FUVEST Resolvida 2 a Fase 08/janeiro/2013 Seu Pé Direito nas Melhores Faculdades FUVEST Resolvida 2 a Fase 08/janeiro/2013 QUIMIA 01. Um recipiente contém 100 ml de uma solução aquosa de 2 SO 4 de concentração 0,1 mol/l. Duas placas de platina

Leia mais

UDESC 2017/2 QUÍMICA. Comentário

UDESC 2017/2 QUÍMICA. Comentário QUÍMICA Sólido: volume definido; forma definida. Líquido: volume definido; forma variável. Gasoso: volume variável; forma variável. 1 e resolução SiC 4 + 2 Mg Si + 2 MgC 2 170,1 g + 48,6 g 28,1 g Massa

Leia mais

Química FUVEST ETAPA. Resposta QUESTÃO 1 QUESTÃO 2

Química FUVEST ETAPA. Resposta QUESTÃO 1 QUESTÃO 2 Química FUVEST QUESTÃO 1 Em uma aula de laboratório de Química, a professora propôs a realização da eletrólise da água. Após a montagem de uma aparelhagem como a da figura a seguir, e antes de iniciar

Leia mais

RESPOSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE. Química - Setor A. Aula 25. Aulas 27 e 28. Aula 27. Aula 26 ENSINO MÉDIO. 2. Função : H 3 C CH 2 CH 2 CH 2 C

RESPOSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE. Química - Setor A. Aula 25. Aulas 27 e 28. Aula 27. Aula 26 ENSINO MÉDIO. 2. Função : H 3 C CH 2 CH 2 CH 2 C ENSIN MÉDI RESPSTAS DAS TAREFAS 2ª SÉRIE 13 Química - Setor A Aula 25 1. Substâncias diferentes com a mesma fórmula molecular. 2. a) metilpropano e butano b) propano e propano c) ciclopropano e propeno

Leia mais

1º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 3º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº

1º BIMESTRE. Série Turma (s) Turno 3º A B C D E F G H MATUTINO Disciplina: QUÍMICA Professor: CHARLYS FERNANDES Data: / / 2017 Aluno (a): Nº 1º BIMESTRE Visto do Professor Nota (Fuvest) A uma determinada temperatura, as substâncias HI, H2 e I2 estão no estado gasoso. A essa temperatura, o equilíbrio entre as três substâncias foi estudado, em

Leia mais

QUÍMICA. Questão 01. Questão 02

QUÍMICA. Questão 01. Questão 02 Questão 01 QUÍMICA A fenil-etil-amina é considerada um componente responsável pela sensação do bem-estar decorrente da ingestão do chocolate, que contém, também, substâncias inorgânicas. Na tabela a seguir

Leia mais

Disciplina: Química Data: 05 / 05 / Ensino Médio Série: 2º ano Turma: Valor: Média: Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Etapa: I Tipo:

Disciplina: Química Data: 05 / 05 / Ensino Médio Série: 2º ano Turma: Valor: Média: Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Etapa: I Tipo: Disciplina: Química Data: 05 / 05 / 2018 Ensino Médio Série: 2º ano Turma: Valor: Média: Assunto: ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO Etapa: I Tipo: Aluno(a): Nº: Nota: Professor(a): Thito Ass. do(a) Responsável: PROGRAMA

Leia mais

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS PROF. SAUL SANTANA Ligação Química O conceito de configuração eletrônica e o desenvolvimento da Tabela Periódica permitiu aos químicos uma base lógica para explicar a formação

Leia mais

UFSC. Química (Amarela) , temos 10 mol de Mg, ou seja, 243 g de Mg. Resposta: = 98. Comentário

UFSC. Química (Amarela) , temos 10 mol de Mg, ou seja, 243 g de Mg. Resposta: = 98. Comentário Resposta: 02 + 32 + 64 = 98 01. Incorreta. carbonato de magnésio é um sal insolúvel em H 2, logo não dissocia-se em Mg 2+ e (aq) C2. 3(aq) 02. Correta. 12 Mg 2+ = 1s 2 2s 2 2p 6 K L 04. Incorreta. É um

Leia mais

UFSC. Química (Amarela) Resposta: = 05

UFSC. Química (Amarela) Resposta: = 05 Resposta: 01 + 04 = 05 01. Correto. Apresenta carboxila e grupamento amino no carbono alfa. 02. Incorreto. Com a elevação do ph ocorre a desprotonação da carboxila formando carga negativa. 04. Correto.

Leia mais