Escala de Autodeterminação (versão para adolescentes e adultos)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Escala de Autodeterminação (versão para adolescentes e adultos)"

Transcrição

1 Escala de Autodeterminação (versão para adolescentes e adultos) Original de Wehmeyer & Kelchner (1995) e adaptado por Torres e Santos (2014) Nome: Género: F M Data de nascimento: / / Idade: anos Data de aplicação: Diagnóstico: Habilitações Literárias: Profissão: Instituição: Nome do técnico/professor/responsável pela observação: Administração: Autoadministrado Assistido pelo Entrevistador Administrado pelo entrevistador Secção I Autonomia Instruções para a secção I: Para cada questão, escolha a resposta que melhor descreve como reage em cada situação. Não existem respostas certas ou erradas. Selecione apenas uma resposta para cada pergunta. Nas condições em que as suas dificuldades não permitem realizar a atividade sozinho, mas em que as realiza com o apoio de alguém, responda como se estivesse a realizar a atividade. 1A. Independência: Rotina de cuidados pessoais e vida familiar 1. Eu cozinho as minhas refeições (pequenoalmoço, almoço, lanche e jantar). 2. Eu lavo, estendo, passo a ferro e arrumo a minha roupa. 3. Eu faço tarefas em casa (e.g. pôr a mesa, limpar o pó, lavar a loiça ou fazer a cama). 4. Eu tomo conta das minhas coisas. 5. Eu sou capaz de tomar medicamentos e de prestar os primeiros socorros se me magoar. 6. Eu tenho cuidado com a minha higiene e aparência. 1B. Independência: Interação com o meio 1A. Subtotal: 7. Eu faço amigos com outras pessoas. 8. Eu vou aos correios quando preciso. 9. Eu cumpro os meus compromissos e encontros. 10. Eu sou capaz de pedir o que quero nas lojas e nos restaurantes. 1B. Subtotal:

2 1C. Atividades recreativas e de lazer 11. No meu tempo livre eu faço atividades que eu gosto. 12. Eu planeio as atividades que eu gosto para o meu fim de semana. 13. Eu participo em atividades relacionadas com a escola/emprego/vida na comunidade. 14. Eu e os meus amigos escolhemos as atividades que queremos fazer. 15. Eu envio s ou falo com os meus amigos e familiares pelo telefone. 16. Eu ouço a música que eu gosto. 1C. Subtotal: 1D. Independência: Envolvimento e interação na comunidade 17. Eu ofereço-me para atividades do meu interesse. 18. Eu vou a restaurantes que eu gosto. 19. Eu vou ao cinema, a concertos e a espetáculos de dança. 20. Eu passeio em centros comerciais. 21. Eu participo em grupos de jovens (como os grupos de igreja, o escotismo ou outros grupos que promovam a liderança, cidadania e habilidades sociais). 1D. Subtotal:

3 1E. Orientação vocacional/transição para a vida ativa 22. Eu faço as minhas atividades escolares/laborais e de tempos livres baseadas nos meus interesses pessoais/profissionais. 23. Eu esforço-me na escola/emprego para melhorar as minhas oportunidades profissionais. 24. Eu faço planos profissionais para daqui a uns anos. 25. Eu trabalho, trabalhei ou trabalharei para ganhar dinheiro. 26. Eu estou ou estive em aulas de orientação, formação profissional ou estágios. 27. Eu informei-me sobre possíveis empregos, de acordo com os meus interesses profissionais, visitando os locais de trabalho ou falando com as pessoas nesse trabalho. 1E. Subtotal: 1F. Expressão pessoal 28. Eu escolho a minha roupa e os objetos pessoais que uso todos os dias. 29. Eu escolho o meu penteado diário. 30. Eu escolho os presentes para dar à família e aos amigos. 31. Eu escolho os objetos/móveis do meu quarto. 32. Eu decido como gastar o meu dinheiro. 1F. Subtotal: Nota: Verifique todas as questões, para confirmar que foi dada apenas uma resposta por questão.

4 Secção II Autorregulação Instruções para a secção II: Cada uma das seguintes frases conta o início de uma história e a forma como a mesma acaba. Deve dizer o que aconteceu no meio da história, para ligar o início ao fim. Leia o início e o fim de cada frase para depois preencher a melhor resposta para o meio da história. Não há respostas certas ou erradas. Lembre-se: escreva a resposta que acha que melhor completa a história. 2A. Resolução de problemas (interpessoais e cognitivos) 33. Início: Você está numa reunião com os seus pais e professores para escolher um novo curso. Você quer ir para um curso aprender a ser empregado de caixa num supermercado. Os seus pais querem que tire um curso onde aprenda a cuidar da família e dos filhos. Você só pode escolher apenas um dos cursos. Meio: Fim: A história termina consigo a ir tirar o curso para aprender a ser empregado de caixa de supermercado. 34. Início: Um amigo diz-lhe que estão a contratar uma pessoa para trabalhar na livraria perto da sua casa. Você adora livros, precisa de um trabalho e decide que gostaria de trabalhar nessa livraria. Meio: Fim: A história termina consigo a ficar com o trabalho na livraria. 35. Início: Os seus amigos estão muito zangados consigo. Você está incomodado com isso. Meio: _ Fim: A história termina com vocês a ficarem bem. 36. Início: Você vai, numa manhã, para uma aula de Português e descobre que o seu livro de Português não está na sua mochila. Você fica aborrecido porque precisa do livro para fazer os trabalhos de casa. Meio: Fim: A história termina consigo a usar o livro de Português para fazer os trabalhos de casa.

5 37. Início: Você está na associação de representantes da escola/emprego. A associação anuncia que será necessário eleger novos membros na próxima reunião. Você quer ser o presidente da associação. Meio: 2B. Estabelecimento de objetivos e desempenho nas tarefas Instruções: As próximas três perguntas são relativas aos planos para o seu futuro. Novamente, não existem respostas certas ou erradas. Para cada pergunta, diga se fez planos para esse resultado e, se sim, quais são esses planos e como é que eles se relacionam. 39. Onde é que você quer viver depois de terminar a escolaridade? Se já tiver terminado a escolaridade, onde é que você gostaria de viver? Fim: A história termina consigo a ser eleito como o presidente da associação. 38. Início: Você está numa nova escola/emprego e não conhece ninguém. Você quer ter amigos. Meio: Eu ainda não planeei isso. Eu quero viver Faça uma lista das 4 coisas que você acha que deve fazer para atingir esse objetivo: 1) 2) 3) 4) 40. Onde é que você quer trabalhar depois de terminar a escolaridade? Se já tiver terminado a escolaridade, onde é que você gostaria de trabalhar? Eu ainda não planeei isso. Eu quero trabalhar Faça uma lista das 4 coisas que você acha que deve fazer para atingir esse objetivo: 1) 2) 3) 4) Fim: A história termina consigo a fazer muitos amigos na nova escola/emprego. 2A Subtotal: 41. Qual é o tipo de transporte que pensa usar depois de terminar a escolaridade? Se já tiver terminado a escolaridade, qual é o tipo de transporte que pensa usar no seu dia-a-dia? Eu ainda não planeei isso. Eu planeio usar Faça uma lista das 4 coisas que você acha que deve fazer para atingir esse objetivo: 1) 2) 3) 4) 2B Subtotal:

6 Secção III Empoderamento psicológico Instruções para a secção III: Assinale a resposta que melhor o descreve. Escolha apenas uma resposta para cada questão. Não existem respostas certas ou erradas. 42. Eu habitualmente faço o que os meus amigos querem ou Eu digo aos meus amigos se eles estão a fazer alguma coisa que eu não quero fazer. 43. Eu digo aos outros quando tenho ideias ou opiniões novas ou diferentes ou Eu normalmente concordo com as opiniões ou ideias das outras pessoas. 44. Eu concordo com as pessoas quando elas me dizem que eu não consigo fazer alguma coisa ou Eu digo às pessoas que eu penso que posso fazer alguma coisa, mesmo quando elas me dizem que eu não consigo. 45. Eu digo às pessoas quando elas estão a magoar os meus sentimentos ou Eu tenho medo de dizer às pessoas quando elas magoaram os meus sentimentos. 46. Eu consigo tomar as minhas próprias decisões ou As outras pessoas tomam as decisões por mim. 47. Esforçar-me ao máximo na escola/emprego não me leva a lado nenhum ou Esforçar-me ao máximo na escola/emprego irá ajudar-me a conseguir um bom emprego/qualidade de vida. 48. Eu posso conseguir o que eu quero se trabalhar muito ou Eu preciso de sorte para conseguir o que eu quero. 49. Não adianta continuar a tentar porque isso não vai mudar as coisas ou Eu continuo a tentar mesmo depois de ter feito algo errado. 50. Eu tenho a capacidade para fazer o trabalho que eu quero ou Eu não consigo fazer o que é necessário para realizar o trabalho que eu quero. 51. Eu não sei como fazer amigos ou Eu sei como fazer amigos. 52. Eu consigo trabalhar com outras pessoas ou Eu não consigo trabalhar com outras pessoas. 53. Eu não faço boas escolhas ou Eu consigo fazer boas escolhas. 54. Se eu for competente, eu serei capaz de conseguir o trabalho que eu quero ou 55. Eu não conseguirei o trabalho que eu quero mesmo se eu tiver a competência para tal. Eu tenho dificuldades em fazer novos amigos ou Eu sou capaz de fazer novos amigos em novas situações. 56. Eu serei capaz de trabalhar com outras pessoas ou Eu não serei capaz de trabalhar com outras pessoas. 57. As minhas escolhas não são respeitadas ou Eu sou capaz de fazer as escolhas que são importantes para mim. Secção 3 Subtotal

7 Secção IV Autorrealização Instruções para a secção IV: Diga se acha que cada uma destas afirmações descreve como se sente em relação a si próprio ou não. Não existem respostas certas ou erradas. Escolha a resposta que melhor se adapta a si. Sim Não Sim Não 58. Eu não sinto vergonha dos meus sentimentos. 66. Eu não aceito as minhas dificuldades. 59. Eu sinto-me à vontade para estar zangado com as pessoas com quem eu me preocupo. 67. Eu sinto que eu consigo fazer muitas coisas. 60. Eu mostro os meus sentimentos mesmo quando as pessoas olham para mim. 68. Eu gosto de mim. 61. Eu posso gostar das pessoas mesmo se eu não concordar com elas. 69. Eu sou uma pessoa importante para as outras pessoas. 62. Eu tenho medo de fazer as coisas erradas. 70. Eu sei o que devo fazer para ultrapassar as minhas dificuldades. 63. É melhor ser eu próprio do que ser popular. 71. As outras pessoas gostam de mim. 64. Eu sou amado porque eu dou amor. 72. Eu confio nas minhas capacidades. 65. Eu sei o que eu faço melhor. Secção 4 Subtotal

8 1 B 1 C 1D 1 E 1 F 1 2 A 2 B 3 1 A 4 T Cotação Passo 1: Registe os resultados de cada domínio: Autonomia 1A = 1B = Cotação Passo 3: Utilize as tabelas de conversão no Apêndice A, por forma a converter as pontuações finais em pontuações de percentil para comparação com a amostra normativa e a percentagem de respostas positivas: Amostra normativa Respostas Positivas Cotação Passo 4: Preencha a tabela para as pontuações de percentil da amostra normativa. (Se tiver dúvidas, consulte o manual, no capítulo das pontuações). % 100 Cotação Passo 5: Preencha a tabela para as pontuações de percentil que indicam as percentagens das respostas positivas. T % 100 1C = Autonomia 1D = 1E = 1F = 1A = 1B = 1C = 1D = Autorregulação 1E = A = 2B = 1F = Empoderamento Psicológico Autorregulação 2A = = 2B = 40 Autorrealização = Empoderamento Psicológico 3 = Cotação Passo 2: Soma total de cada domínio para a pontuação total. Autorrealização 4 = Autodeterminação Autodeterminação

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA COMPREENSÃO DA LEITURA PRODUÇÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES PARA OS CANDIDATOS Esta componente tem a duração de 1 hora e 15 minutos.

Leia mais

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA

CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA CIPLE CERTIFICADO INICIAL DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA COMPREENSÃO DA LEITURA PRODUÇÃO E INTERAÇÃO ESCRITAS INFORMAÇÕES E INSTRUÇÕES Esta componente tem a duração de 75 minutos. Esta componente tem

Leia mais

Anexo A Escala de Autoconceito

Anexo A Escala de Autoconceito Anexo A Escala de Autoconceito - Piers-Harris Children s Self-Concept Scale - Orientações para Administração ESCALA DE AUTO-CONCEITO (Piers-Harris Children s Self-Concept Scale 2) Nome: Idade: Data de

Leia mais

Inquérito por questionário Alunos

Inquérito por questionário Alunos Inquérito por questionário Alunos INSTRUÇÕES A seguir apresentamos-te um conjunto de perguntas sobre as tuas aulas. Não há respostas certas nem erradas, por isso pedimos-te que respondas com verdade. Obrigado

Leia mais

Visionbook para a Masterclass

Visionbook para a Masterclass 1 COMO USUFRUIR DESTA MASTERCLASS ALGUMAS DICAS: Para receberes o maior valor desta Masterclass apenas precisas de um computador e da vontade interior de viveres a melhor versão de ti mesmo. Se possível

Leia mais

KIDSCREEN-52. Questionário de Saúde para Crianças e Adolescentes. Versão para Crianças e Adolescentes Dos 8 aos 18 anos

KIDSCREEN-52. Questionário de Saúde para Crianças e Adolescentes. Versão para Crianças e Adolescentes Dos 8 aos 18 anos KIDSCREEN-52 Questionário de Saúde para Crianças e Adolescentes Versão para Crianças e Adolescentes Dos 8 aos 18 anos Page 1 of 8 Olá, Data: mês ano Como és? Como te sentes? É isso que queremos que tu

Leia mais

a confusão do final do ano e as metas para o próximo

a confusão do final do ano e as metas para o próximo o que fazer se o ano que passou foi ruim? o que fazer nesse próximo ano? a confusão do final do ano e as metas para o próximo Enéas Guerriero www.equilibriocontinuo.com.br O que vamos falar hoje? 1) Estresse

Leia mais

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos Metamorfose IDENTIDADES Metamorfose Nome:Stefany Santos ÍNDICE O que significa metamorfose? O que significa metamorfose ambulante? Indagações Metamorfose Frase Citação Musica Considerações finais Dedicado

Leia mais

Classifique-se conforme a seguinte escala, respondendo com números de 1 a 10. Nunca Às vezes Com frequência. 1. Não consigo decidir o que quero fazer?

Classifique-se conforme a seguinte escala, respondendo com números de 1 a 10. Nunca Às vezes Com frequência. 1. Não consigo decidir o que quero fazer? 1. Não consigo decidir o que quero fazer? 2. Tenho dificuldades de me manter concentrado numa tarefa? 3. Sou hiperativo? 4. Sinto dificuldade de desacelerar? 5. Logo perco o interesse em muitas atividades

Leia mais

Inventário sobre a Saliência das Actividades

Inventário sobre a Saliência das Actividades Anexos Inventário sobre a Saliência das Actividades (3ª Edição) * Nº Idade: Sexo: F M Estado Civil: Número de Filhos: Actividade Profissional: Nº de anos de Actividade Profissional: Este questionário de

Leia mais

OECD Programme for International Student Assessment 2006

OECD Programme for International Student Assessment 2006 OECD Programme for International Student Assessment 2006 Portugal Estudo PISA 2006 Data do teste / / 2006 Dia Mês QUESTIONÁRIO AOS PAIS Nome da escola Código do aluno Nome do aluno Nome próprio Apelido

Leia mais

14:35 15:10 -Persona, Jornada e Analogia + Cases 15:10 15:20 Sharing com cluster 15:30 16:00 Persona 16:00 16:30 Jornada 16:30 16:50 Analogia +

14:35 15:10 -Persona, Jornada e Analogia + Cases 15:10 15:20 Sharing com cluster 15:30 16:00 Persona 16:00 16:30 Jornada 16:30 16:50 Analogia + AQUECIMENTO 14:35 15:10 -Persona, Jornada e Analogia + Cases 15:10 15:20 Sharing com cluster 15:30 16:00 Persona 16:00 16:30 Jornada 16:30 16:50 Analogia + Redefinição Desafio 16:50 17:00 D.Brief em grupos

Leia mais

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

coleção Conversas #21 - ABRIL e t m o se? Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça. Sou bem que ele mais v coleção Conversas #21 - ABRIL 2015 - m o c está l e g i o h a que e l apenas por in e t. er e s se? Será Respostas perguntas para algumas que podem estar passando pela sua cabeça.

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1

Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Entrevista A4 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Vai fazer 5 anos no dia 1 de Outubro. 1 Qual é a sua função no lar? Auxiliar de acção directa, no apoio a idosos. Que tarefas desempenha

Leia mais

Adolescentes portugueses e suas família: bem-estar e crise económica

Adolescentes portugueses e suas família: bem-estar e crise económica Adolescentes portugueses e suas família: bem-estar e crise económica Margarida Gaspar de Matos, PhD mmatos@fmh.ulisboa.pt www.aventurasocial.com www.hbsc.org HBSC - HEALTH BEHAVIOUR IN SCHOOL-AGED CHILDRE

Leia mais

Anexos VII - ANEXOS. Universidade da Beira Interior 92

Anexos VII - ANEXOS. Universidade da Beira Interior 92 VII - ANEXOS Universidade da Beira Interior 92 Anexo A Escala de Auto-conceito Piers-Harris Children s Self-Concept Scale 2 Universidade da Beira Interior 93 (Piers-Harris Children s Self-Concept Scale

Leia mais

WHOQOL-100 Versão em português ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA

WHOQOL-100 Versão em português ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA WHOQOL-100 Versão em português ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DE VIDA Coordenação do Grupo WHOQOL no Brasil Dr. Marcelo Pio de Almeida Fleck Departamento de Psiquiatria e Medicina

Leia mais

OECD Programme for International Student Assessment 2000 QUESTIONÁRIO DO ALUNO. Learning for Living

OECD Programme for International Student Assessment 2000 QUESTIONÁRIO DO ALUNO. Learning for Living OECD Programme for International Student Assessment 2000 Portugal Português QUESTIONÁRIO DO ALUNO Nome da escola Código do aluno Nome do aluno Nome Próprio Apelido Data de nascimento / / 198 Dia Mês Ano

Leia mais

SEJAM BEM VINDOS. Aula 02

SEJAM BEM VINDOS. Aula 02 SEJAM BEM VINDOS Aula 02 Que fichas caíram nos exercícios da Aula 01? VOCÊ SABIA QUE? 2% APENAS da população humana são os que de fato produzem mudanças 13% veem as mudanças acontecerem e às vezes até

Leia mais

ESTUDO DO MEIO. Quais os meus hábitos de higiene? Observa as imagens. Numera-as de acordo com as frases.

ESTUDO DO MEIO. Quais os meus hábitos de higiene? Observa as imagens. Numera-as de acordo com as frases. Quais os meus hábitos de higiene? Comigo é assim! Cumpro regras para uma vida saudável: pratico desporto, faço uma alimentação saudável e tomo banho todos os dias. Olá! Com que então a praticar desporto?

Leia mais

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco!

SEU SUCESSO NA CARREIRA. em foco! SEU SUCESSO NA CARREIRA em foco! Qual seu motivo para fazer inicios? Que benefícios eles te trazem a curto e a longo prazo? Não sou como você Sei que você não é como eu. Você irá se dar bem por

Leia mais

QUESTIONÁRIO 1º CICLO

QUESTIONÁRIO 1º CICLO QUESTIONÁRIO 1º CICLO Numeração do Questionário Caro(a) aluno(a) Venho convidar-te a participar num estudo sobre Gestão de tempo e Desempenho escolar no Ensino Básico. Peço-te por este motivo, que respondas

Leia mais

As questões seguintes relacionam-se com a sua ligação ao sítio onde vive (indique com X onde vive: Baía de Luanda Laguna de Mussulo ).

As questões seguintes relacionam-se com a sua ligação ao sítio onde vive (indique com X onde vive: Baía de Luanda Laguna de Mussulo ). Somos investigadores do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha, da Universidade Agostinho Neto e da Universidade do Algarve (Portugal) e estamos a realizar um estudo sobre riscos ambientais

Leia mais

Modo Subuntivo. PRESENTE DO SUBJUNTIVO 1ª parte

Modo Subuntivo. PRESENTE DO SUBJUNTIVO 1ª parte Modo Subuntivo PRESENTE DO SUBJUNTIVO 1ª parte Modo Subuntivo Sabemos que o modo subjuntivo é usado para expressar dúvida, hipóteses, desejos, fatos incertos; pode se referir ao presente, passado ou futuro.

Leia mais

Personalidade das horas

Personalidade das horas Personalidade das horas Diga a que horas você nasceu e eu te direi como você é! O Horóscopo das Horas revela um pouco da personalidade de cada um de nós. Aproveite para conhecer o perfil dos amigos, parentes

Leia mais

Escala de Ansiedade Manifesta (adaptada de Castaneda, McCandless & Palermo)

Escala de Ansiedade Manifesta (adaptada de Castaneda, McCandless & Palermo) Escala de Ansiedade Manifesta (adaptada de Castaneda, McCandless & Palermo) Leia cada questão. Coloque um círculo na palavra SIM se achar que a frase é verdadeira relativamente à sua maneira de ser, ou,

Leia mais

Transcrição da Entrevista

Transcrição da Entrevista Transcrição da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Praticante Fabrício Local: Núcleo de Arte do Neblon Data: 26.11.2013 Horário: 14h30 Duração da entrevista: 20min COR PRETA

Leia mais

Não saber agendar sessões e não conseguir fazer contatos. -

Não saber agendar sessões e não conseguir fazer contatos. - 15 Motivos 1. Não saber agendar sessões e não conseguir fazer contatos. - recebe toda uma orientação e suporte para aprender a abordar os mais diferentes 4pos de pessoas nas mais diversas situações. A

Leia mais

ESCALA DE INSEGURANÇA ALIMENTAR Crianças, adolescentes, adultos, idosos e grávidas

ESCALA DE INSEGURANÇA ALIMENTAR Crianças, adolescentes, adultos, idosos e grávidas A preencher pelo entrevistador: ESCALA DE INSEGURANÇA ALIMENTAR Crianças, adolescentes, adultos, idosos e grávidas As próximas perguntas serão sobre a alimentação da sua família Q1. Qual das seguintes

Leia mais

METAS ESPECÍFICAS (S)

METAS ESPECÍFICAS (S) As metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporizadas, caso contrário não passam de sonhos. E com esse guia, essa construção correta vai ser muito mais fácil. Você está pronto?

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex Praticante Denise Local: Núcleo de Arte Albert Einstein Data: 03.12.2013 Horário: 10 h30 Duração da entrevista: 1h.

Leia mais

Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78

Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Autores: Dálcio Roberto dos Reis Júnior Luiz Alberto Pilatti Este questionário

Leia mais

Etiqueta de Identificação. TIMSS e PIRLS Questionário ao Aluno. 4.º ano. GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal

Etiqueta de Identificação. TIMSS e PIRLS Questionário ao Aluno. 4.º ano. GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal Etiqueta de Identificação TIMSS e PIRLS 2011 Questionário ao Aluno 4.º ano GAVE Gabinete de Avaliação Educacional Lisboa, Portugal IEA, 2011 Instruções Neste caderno, vais encontrar perguntas sobre ti

Leia mais

Ser cidadão/cidadã. Não vivemos isolados, vivemos em sociedade, uns com os outros!!! Vamos pensar sobre: A -O que é cidadania?

Ser cidadão/cidadã. Não vivemos isolados, vivemos em sociedade, uns com os outros!!! Vamos pensar sobre: A -O que é cidadania? Ser cidadão/cidadã Não vivemos isolados, vivemos em sociedade, uns com os outros!!! Vamos pensar sobre: A -O que é cidadania? B-O que são direitos e deveres? C- O que é ser cidadão ativo? Cidadania É saber

Leia mais

ESTE INSTRUMENTO NAO DEVE SER APLICADO INDIVIDUALMENTE, MAS SIM EM CONJUNTO COM O INSTRUMENTO WHOQOL-BREF

ESTE INSTRUMENTO NAO DEVE SER APLICADO INDIVIDUALMENTE, MAS SIM EM CONJUNTO COM O INSTRUMENTO WHOQOL-BREF WHOQOL-OLD Instruções ESTE INSTRUMENTO NAO DEVE SER APLICADO INDIVIDUALMENTE, MAS SIM EM CONJUNTO COM O INSTRUMENTO WHOQOL-BREF Este questionário pergunta a respeito dos seus pensamentos, sentimentos e

Leia mais

Pedido de Colaboração: Projeto de Investigação no âmbito da Dissertação de Mestrado 2011/12

Pedido de Colaboração: Projeto de Investigação no âmbito da Dissertação de Mestrado 2011/12 Pedido de Colaboração: Projeto de Investigação no âmbito da Dissertação de Mestrado 2011/12 Caro(a) colaborador(a), Eu, Sofia Ferreira, atual estagiária no departamento de recursos humanos da EDP Gás,

Leia mais

SPAECE QUESTIONÁRIO DO ALUNO 1º ANO EM

SPAECE QUESTIONÁRIO DO ALUNO 1º ANO EM SPAECE - 0 QUESTIONÁRIO DO ALUNO º ANO EM Caro aluno, Você está recebendo um questionário que vai nos ajudar a saber mais sobre você. Não existem respostas certas ou erradas. Você deve responder com a

Leia mais

Grelha de Avaliação Oral (a preencher pelo professor)

Grelha de Avaliação Oral (a preencher pelo professor) 1 Grelha de Avaliação Oral (a preencher pelo professor) Compreende as instruções do professor Compreende enunciados orais simples Compreende enunciados orais complexos Escuta atentamente COMPREENSÃO O

Leia mais

DADOS DA PESSOA AVALIADA

DADOS DA PESSOA AVALIADA DADOS DA PESSOA AVALIADA (adultos com idade igual ou superior a 18 anos) Número de Identificação: Data de aplicação: / / Data de nascimento: / / Idade cronológica: Nome: Sexo: Masculino Feminino Morada:

Leia mais

APÊNDICES. Apêndice 1: Outros resultados Apêndice 2: Protocolo de instrumentos

APÊNDICES. Apêndice 1: Outros resultados Apêndice 2: Protocolo de instrumentos APÊNDICES Apêndice 1: Outros resultados Apêndice 2: Protocolo de instrumentos Apêndice 1 Outros Resultados Tabela 1 Análise de diferenças entre a coesão (FACES II) em função da configuração familiar. Adolescente

Leia mais

APÊNDICE 1 Pedido de Autorização ao Hospital Pediátrico de Coimbra

APÊNDICE 1 Pedido de Autorização ao Hospital Pediátrico de Coimbra APÊNDICES E ANEXOS APÊNDICE 1 Pedido de Autorização ao Hospital Pediátrico de Coimbra APÊNDICE 2 Pedido de Autorização à Diretora do Serviço de Endocrinologia e Diabetologia do respetivo Hospital APÊNDICE

Leia mais

Anexos Anexo I Anexo II Anexo III Anexo IV

Anexos Anexo I Anexo II Anexo III Anexo IV Anexos Escala da Ruminação (ERR-10-A) Anexo I Questionário de Regulação Emocional Cognitiva (CERQ) Anexo II Escala de Ansiedade Depressão e Stress (EADS21) Anexo III O Questionário de Preocupações de Penn

Leia mais

Seção 1 Até a presente data, o senhor recebeu informações da escola do seu filho sobre normas e testes?

Seção 1 Até a presente data, o senhor recebeu informações da escola do seu filho sobre normas e testes? O objetivo desta pesquisa é ajudar nossa escola a avaliar o grau de sucesso de nosso trabalho com os senhores. Instruções: Por favor, responda a cada pergunta circulando o número que corresponde ao seu

Leia mais

Social Skills Checklist (Tradução 2012)

Social Skills Checklist (Tradução 2012) Quase sempre Frequentemente Algumas vezes Quase nunca Prioritário Social Skills Checklist (Tradução 2012) Nome da criança: Data de Avaliação: Data de Nascimento: Responsável pelo preenchimento: Baseando-se

Leia mais

TESTE DIAGNÓSTICO DE PRODUTIVIDADE para gestão de tempo e de vida

TESTE DIAGNÓSTICO DE PRODUTIVIDADE para gestão de tempo e de vida Olá, seja bem-vinda! Esse teste é parte integrante do Programa de life coaching Produtividade Em Ação. Faça o teste de diagnóstico de produtividade e depois de terminar o programa e colocar em prática

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01. Versículos para Decorar:

Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01. Versículos para Decorar: Momento com Deus Crianças de 07 a 08 anos NOME: DATA: 12/11/2017 PROVÉRBIOS PARTE 01 Versículos para Decorar: 1 - Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo.

Leia mais

Especialista em Estratégias para Atingir Metas EBOOKS

Especialista em Estratégias para Atingir Metas EBOOKS Especialista em Estratégias para Atingir Metas EBOOKS Clipping NADA ACONTECE ATÉ QUE ALGUÉM VENDA ALGUMA COISA SEM VENDA NÃO EXISTE NADA! RIQUEZA TORNA O MUNDO UM LUGAR MELHOR! SÓ ACONTECE ATRAVÉS DA VENDA!

Leia mais

BANCO DIA DAS MÃES BANCO CERTO

BANCO DIA DAS MÃES BANCO CERTO BANCO DIA DAS MÃES BANCO CERTO Tenho 1 filho 130 56,5% Tenho 2 filhos 74 32,2% Tenho 3 filhos 19 8,3% Tenho mais de 3 filhos 7 3,0% Total 230 100,0% De 0 a 5 anos 92 40,0% De 6 a 11 anos 51 22,2% De

Leia mais

JOVENS COM UMA MISSÃO INSCRIÇÃO PARA OBREIRO

JOVENS COM UMA MISSÃO INSCRIÇÃO PARA OBREIRO INSCRIÇÃO PARA OBREIRO Depois de preenchida, envie para o seguinte e-mail: kingskids@jocumvitoria.org. Traga esta ficha impressa, caso você seja aceito para a nossa campanha, juntamente com o número e

Leia mais

GUIÃO DA ENTREVISTA. A Perfil sociodemográfico do cuidador informal

GUIÃO DA ENTREVISTA. A Perfil sociodemográfico do cuidador informal Data da entrevista: Numero: 23 / 03 / 012 GUIÃO DA ENTREVISTA 3 A Perfil sociodemográfico do cuidador informal 1) Género 2) Idade 3) Estado Civil Feminino Masculino 4) Composição do Agregado Familiar 74

Leia mais

7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL

7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL 7 DICAS PARA CRIAR UM FILHO RESPONSÁVEL É preciso ensinar o filho a ter responsabilidade desde cedo: O quarto do seu filho é uma bagunça sem fim? Ele vive perdendo os materiais escolares ou quebrando seus

Leia mais

O Presente do Conjuntivo

O Presente do Conjuntivo O Presente do Conjuntivo Universidade de Coimbra. Faculdade de letras Sara Pratas (sara.pratas@uc.pt) A Conjugação A origem: Eu - Presente do Indicativo ex. Falo, posso Retirar a terminação - o: Ex. Fal-,

Leia mais

13. Já tiveste de ir a Conselho de Turma por teres tido mau comportamento? Não

13. Já tiveste de ir a Conselho de Turma por teres tido mau comportamento? Não (não preencher) N.º DO QUESTIONÁRIO 1. Escola 5º ano 6º ano Turma 2. N.º do aluno 3. Rapaz Rapariga 4. Ano de nascimento 5. Nasceste em Portugal? Sim Não Em que país nasceste? Vivo em Portugal há anos

Leia mais

Apêndice B- Questionário Sócio-demográfico Jovens institucionalizados

Apêndice B- Questionário Sócio-demográfico Jovens institucionalizados A Vinculação e a Auto-estima em Jovens Não-Institucionalizados vs. Jovens Institucionalizados I Data: / /_ Idade: Sexo: Feminino ( ) Masculino ( ) II 1.Qual a idade dos teus pais? Pai Mãe 2.Nível de escolaridade

Leia mais

Módulo 2. Voz Interior

Módulo 2. Voz Interior Amor-próprio DIANA DUARTE Módulo 2. Voz Interior Lição 4. Erros Cognitivos No Módulo 1. Amor incondicional na Lição 6 e 7 apresentei-te dois erros cognitivos presentes na forma como interpretas as tuas

Leia mais

Seu negócio tem um cadeado e a chave para abri-lo é... A Iniciação

Seu negócio tem um cadeado e a chave para abri-lo é... A Iniciação Seu negócio tem um cadeado e a chave para abri-lo é... A Iniciação 10/06/2016 1 Uma equipe é muito mais do que a soma de suas partes + 40 % DE GANHOS HÁ LIMITE 4 %, 6 %, 8 % o 12 % DE GANHOS ILIMITADOS

Leia mais

AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS. Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo!

AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS. Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo! AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo! Antes de conversarmos sobre a boneca, falou dona Dina, quero

Leia mais

A MANIA DAS CONDIÇÕES

A MANIA DAS CONDIÇÕES PB Episódio #010 Nível II Intermédio (B1-B2) Texto: Marta Costa e Juanito Avelar Voz: Marta Costa e Juanito Avelar Didatização: Catarina Stichini e Marta Costa A MANIA DAS CONDIÇÕES O Simão tem 20 anos,

Leia mais

Você Gostaria que Pessoalmente Eu Te Ajudasse a Dobrar, Triplicar ou Talvez Quadruplicar Suas Vendas, Sem te cobrar nada por isso?

Você Gostaria que Pessoalmente Eu Te Ajudasse a Dobrar, Triplicar ou Talvez Quadruplicar Suas Vendas, Sem te cobrar nada por isso? Você Gostaria que Pessoalmente Eu Te Ajudasse a Dobrar, Triplicar ou Talvez Quadruplicar Suas Vendas, Sem te cobrar nada por isso? Do escritório de Natanael Oliveira São Caetano do Sul São Paulo Julho

Leia mais

O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem cedido a terceiros.

O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem cedido a terceiros. . O conteúdo deste manual é propriedade da editora e dos autores. Não é autorizada a reprodução deste manual sem a autorização expressa e por escrito dos autores. O manual não poderá ser revendido, nem

Leia mais

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO CAMILA FRANCO DA MOTTA MAZONI DIRETORA INDEPENDENTE DE VENDAS MARY KAY Você já falou alguma dessas frases? Eu não gosto do meu trabalho. Não me sinto uma

Leia mais

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo:

Vou apresentar-te alguns erros com exemplos para perceberes melhor o que quero partilhar contigo: Ao longo da tua vida, foste interpretando as experiências de uma determinada forma, forma essa muitas vezes enviesada pelo teu ângulo e pelo teu sistema de crenças. Os erros cognitivos estão implícitos

Leia mais

Você não precisa ser a melhor para começar, precisa começar para ser a melhor!

Você não precisa ser a melhor para começar, precisa começar para ser a melhor! Você não precisa ser a melhor para começar, precisa começar para ser a melhor! Uma Diretora é uma consultora que não desistiu! Construa uma Base Sólida!! Missão de Enriquecer Vidas com: Honestidade,

Leia mais

O L A. Questionário OLA. Avaliação de Liderança Organizacional. Versão Portuguesa. Instruções Gerais

O L A. Questionário OLA. Avaliação de Liderança Organizacional. Versão Portuguesa. Instruções Gerais O L A Questionário OLA Avaliação de Liderança Organizacional Versão Portuguesa Instruções Gerais O propósito deste instrumento é permitir que organizações descubram como suas práticas e crenças sobre liderança

Leia mais

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal

Controle financeiro pessoal em épocas de crise. Dicas práticas para melhorar o controle financeiro pessoal Controle financeiro pessoal em épocas de crise Atualmente quase todos os dias somos impactados por notícias de que a crise está complicada e piorando o controle financeiro pessoal e familiar da maioria

Leia mais

Nesse artigo falaremos sobre: 3 Regras essenciais sobre cotação de preços. Como fazer cotação de preços na sua gestão de compras

Nesse artigo falaremos sobre: 3 Regras essenciais sobre cotação de preços. Como fazer cotação de preços na sua gestão de compras Nesse artigo falaremos sobre: 3 Regras Essenciais de cotação de preços Que tipo de empresa deve fazer gestão de compras? Como fazer cotação de preços bem feita na sua gestão de compras Planilha pronta

Leia mais

CNE REGIÃO AÇORES Departamento de Formação

CNE REGIÃO AÇORES Departamento de Formação 1 Grupo de Questões: Responde duma forma espontânea e sincera, tomando uma posição clara em cada uma das questões que se seguem. 1. Quero candidatar-me a Dirigente/Educador do C.N.E., porquê? Por opção

Leia mais

KIDSCREEN-52. Health Questionnaire for Children and Young People. Child and Adolescent Version 8 to 18 Years

KIDSCREEN-52. Health Questionnaire for Children and Young People. Child and Adolescent Version 8 to 18 Years KIDSCREEN-52 Health Questionnaire for Children and Young People Child and Adolescent Version 8 to 18 Years Page 1 of 8 Oi, Dia: Mês Ano Como você está? Como você se sente? Gostaríamos que você nos contasse

Leia mais

2º Têm-lhe batido, ou dão-lhe pontapés, ou estaladas, ou muros (ou é vítima de outra forma de agressão).

2º Têm-lhe batido, ou dão-lhe pontapés, ou estaladas, ou muros (ou é vítima de outra forma de agressão). ENTREVISTA C1: A entrevista começa com a pergunta: Como vão as coisas lá por casa. As coisas não vão lá muito bem como o Sr. Dr. sabe, as coisas não têm corrido muito bem, o meu sobrinho anda sempre por

Leia mais

FAÇA A SUA ESCOLHA JOSUÉ

FAÇA A SUA ESCOLHA JOSUÉ Filho está na hora de ir à igreja, vamos! Você já leu sua Bíblia hoje? Então, vamos logo. FAÇA A SUA ESCOLHA JOSUÉ 24.14-16 Talvez você também vá à igreja ou leia a Bíblia porque sua mãe (ou alguém outro)

Leia mais

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO. Mariane Soares Diretora Independente Mary Kay

SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO. Mariane Soares Diretora Independente Mary Kay SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO Mariane Soares Diretora Independente Mary Kay História Pessoal História Pessoal História Pessoal História Pessoal História Pessoal Murmuração... Eu não gosto

Leia mais

- APÊNDICE C - Questionário aos alunos

- APÊNDICE C - Questionário aos alunos - APÊNDICE C - Questionário aos alunos As tuas aulas É importante para mim a tua opinião sobre as tuas aulas, em geral e, em particular sobre as tuas aulas de Ciências Físico-Químicas (CFQ). Por favor,

Leia mais

Questionário Treino Social Versão piloto

Questionário Treino Social Versão piloto c1. Nome do projeto: c2. Data da entrevista: 201 c3. Local: Parte 1: Perguntas gerais 1.1. Quantos anos você tem? anos completos 1.2. Qual é o seu sexo? 1 Feminino 2 Masculino 99 quero responder Parte

Leia mais

Os Principais Tipos de Objeções

Os Principais Tipos de Objeções Os Principais Tipos de Objeções Eu não sou como você" Você tem razão, eu não estou procurando por pessoas que sejam como eu. Sou boa no que faço porque gosto de mim como eu sou. Você vai ser boa no que

Leia mais

SEGREDOS PARA INICIAR COM SUCESSO. + Bônus PLANO DE AÇÃO PARA O DIA DAS MÃES

SEGREDOS PARA INICIAR COM SUCESSO. + Bônus PLANO DE AÇÃO PARA O DIA DAS MÃES SEGREDOS PARA INICIAR COM SUCESSO + Bônus PLANO DE AÇÃO PARA O DIA DAS MÃES Consultora de beleza Vendas Iniciadora Estrela 3 ou 4 4% Equipe comprou R$ 4.000,00, seu bônus será de R$160,00 Líder de Grupo

Leia mais

First Night Questions

First Night Questions 1 de 6 05/07/2017 10:00 First Night Questions Portuguese-Portugal PERGUNTAS PARA FAZER À FAMÍLIA ANFITRIÃ NA PRIMEIRA NOITE. Estas perguntas são apenas sugestões. Conversa com a tua família anfitriã sobre

Leia mais

MINHAS PALAVRAS. 1 Ebook. EscreviNoMeuDiário

MINHAS PALAVRAS. 1 Ebook. EscreviNoMeuDiário MINHAS PALAVRAS 1 Ebook EscreviNoMeuDiário Esse Ebook é composto por vários temas que em várias palavras temos que Esse Ebook é composto por vários temas que em várias palavras temos que abrir a imaginação

Leia mais

QUIZ EMPREENDEDOR ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL

QUIZ EMPREENDEDOR ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL QUIZ EMPREENDEDOR ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL Ensino Secundário / Profissional Breve descrição Esta atividade apresenta um questionário com o intuito de perceber se o aluno é ou não muito empreendedor

Leia mais

MUITOS AGENDAMENTOS SUCESSO CERTO! Por Sandra Trajano

MUITOS AGENDAMENTOS SUCESSO CERTO! Por Sandra Trajano MUITOS AGENDAMENTOS SUCESSO CERTO! Por Sandra Trajano Equilibrio, objetivo, organização e determinação, são a chave do sucesso para tudo! EQUILIBRIO E OBJETIVO Equilíbrio para saber e entender que nem

Leia mais

Capítulo 9 Metas e planos de ação

Capítulo 9 Metas e planos de ação Capítulo 9 Metas e planos de ação Objetivos de aprendizagem 1. Definir um objetivo de como você quer viver 2. Estabelecer metas para alcançar esse objetivo 3. Criar planos de ação para alcançar suas metas

Leia mais

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO

BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO BALANÇO DA OCUPAÇÃO DO TEMPO DURANTE A SEMANA DE PREENCHIMENTO DA GRELHA - 1º ANO PROFESSORA Bom dia meninos, estão bons? TODOS Sim. PROFESSORA Então a primeira pergunta que eu vou fazer é se vocês gostam

Leia mais

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07:

Identificação Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência FL07: 1 Identificação FL07 Duração da entrevista 25:20 Data da entrevista 7-10-2012 Ano de Nascimento (Idade) 1974 (38) Local de nascimento/residência Lisboa/Lisboa Grau de escolaridade mais elevado Licenciatura

Leia mais

Intenção e Ação Quando você tem a CORAGEM de dizer AGORA CHEGA Você dá o primeiro passo pra o seu SUCESSO Seu Negócio Tem um Cadeado e a chave para abri-lo Chama-se INICIAÇÃO Não sou como você Sei que

Leia mais

Conteúdo. Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia. Página 6.

Conteúdo. Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia. Página 6. Conteúdo Estás pronto para viver uma aventura? Junta-te a nós e vem descobrir o que andam os adultos a fazer durante o dia Página 6 Página 18 Na nossa escola Na obra Página 10 Página 22 Nas lojas No hospital

Leia mais

A todos que de algum modo, pensam fora da caixa.

A todos que de algum modo, pensam fora da caixa. A todos que de algum modo, pensam fora da caixa. 1 Eu tento buscar em minha memória em que momento liguei o meu senso crítico. Só consigo me lembrar de um momento perto do ano de 2001, quando descobri

Leia mais

Marketing Pessoal e Network

Marketing Pessoal e Network Marketing Pessoal e Network O Marketing Pessoal e a Network é e sempre foi um dos instrumentos mais utilizados pelo homem quando em seu convívio social, uma vez que tal instrumento proporciona uma capacidade

Leia mais

TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS

TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS TÉCNICAS DE AGENDAMENTO E OBTENÇÃO DE CONTATOS GESTÃO DO TEMPO O dia tem 24 horas para todos nós. A DIFERENÇA É O QUE CADA UMA FAZ! O ideal é ter agenda semanal visualizar a semana PLANEJAMENTO SEMANAL

Leia mais

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista E2 Análise

Problemática 1 Percurso na vida associativa. Dimensões Entrevista E2 Análise Problemática 1 Percurso na vida associativa Início da prática associativa (local e idade) Tipo de trabalho desenvolvido Associações que está envolvido «Comecei aqui na JS ( )» (P.1) «18 anos( )» (P. 2)

Leia mais

Estimado(a) professor(a),

Estimado(a) professor(a), Anexo I 165 166 Estimado(a) professor(a), Venho solicitar-lhe que responda ao presente questionário, que se destina a efectuar um trabalho de investigação que me propus realizar no âmbito da minha dissertação

Leia mais

ANÁLISE DE CONTEÚDO DE ENTREVISTAS E DE REGISTOS DE OBSERVAÇÃO DIRECTA

ANÁLISE DE CONTEÚDO DE ENTREVISTAS E DE REGISTOS DE OBSERVAÇÃO DIRECTA ANÁLISE DE CONTEÚDO DE ENTREVISTAS E DE REGISTOS DE OBSERVAÇÃO DIRECTA Caracterização dos Participantes Nome Sexo Identificação Entrevista A F 1 Nasceu em Cabo Verde a 18 de Setembro de 1953. Tem 56 anos.

Leia mais

Acesse: Segredo da Atração

Acesse:  Segredo da Atração Segredo da Atração Direitos Autorais: Este e-book não pode ser editado ou modificado, mas pode ser compartilhado livremente! Tire as suas conclusões e divirta-se!! Nós vimos um pouco sobre atração no E-book

Leia mais

AULA 04:O CHAMADO DE ABRÃO ATÉ O NASCIMENTO DE ISMAEL

AULA 04:O CHAMADO DE ABRÃO ATÉ O NASCIMENTO DE ISMAEL Momento com Deus Crianças de 7 a 9 anos NOME: DATA: 28/04/2013 AULA 04:O CHAMADO DE ABRÃO ATÉ O NASCIMENTO DE ISMAEL Versículos para Decorar 1 Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar

Leia mais

SESSÃO DE BELEZA MARY KAY

SESSÃO DE BELEZA MARY KAY SESSÃO DE BELEZA MARY KAY FAZER SESSÃO DE BELEZA MARY KAY Sigla: SCP (Sessão de Cuidados com a Pele) Chamamos de Sessão, uma das 5 maneiras de realizar vendas e promover os produtos Mary Kay. (No rosto,

Leia mais