DA UNIÃO ESPECIAL CÍVEL 1º OFÍCIO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DA UNIÃO ESPECIAL CÍVEL 1º OFÍCIO"

Transcrição

1 Excelentíssimo(a) Sr(a). Juiz(a) da ª Vara do Juizado Especial Federal de Belo Horizonte Seção Judiciária do Estado de Minas Gerais. RICARDO SILVA ALEIXO, menor, neste ato representado pela sua mãe DANIELA SILVA DO NASCIMENTO, brasileira, solteira, portadora de CI nº M , inscrita no CPF sob nº , residente e domiciliada na rua João Samaha, n.º 1288, bairro São João Batista Venda Nova, CEP n.º , Belo Horizonte/MG, vem por intermédio da Defensoria Pública da União, propor a presente: AÇÃO PREVIDENCIÁRIA, SOB O RITO SUMARÍSSIMO, COM PEDIDO DE LIMINAR PARA CONCESSÃO DE BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL, representada por sua procuradoria em Minas Gerais, situada na Rua da Bahia, nº 888, 13º andar, Centro, pelos fatos e fundamentos seguintes:

2 I - DAS PRERROGATIVAS DOS DEFENSORES PÚBLICOS Inicialmente, cumpre salientar que o Defensor Público da União goza, dentre outras, das seguintes prerrogativas (LC 80/94, art. 44): receber intimação pessoal em qualquer processo e grau de jurisdição, contando-se-lhe em dobro todos os prazos (inc. I); e representar a parte, em feito administrativo ou judicial, independentemente de mandato, ressalvados os casos para os quais a lei exigir poderes especiais (inc. XI). II - DOS FATOS Conforme é possível verificar na documentação em anexa, o autor da presente ação tem apenas cinco anos de idade e é portador de cardiopatia congênita do tipo Ostium secundum. Referida moléstia é causada por um defeito de fechamento do septo interatrial, permitindo a passagem do sangue do átrio esquerdo para o átrio direito. Além disso, o assistido tem doença na válvula tricúspide; motivo pelo qual foi submetido em maio de 2008 a cirurgia cardíaca. São diversos os sintomas causados pelas doenças acima referidas, mas principalmente a cianose (sintoma marcado pela coloração azul-arroxada da pele e ocorre devido ao aumento da hemoglobina oxidada); a falta de ar; sudorese e cansaço e modificações no formato do tórax. Vale destacar ainda que o autor nasceu em 2002 na cidade de Porto em Portugal e lá foi registrado (doc. em anexo). Ocorre que reside atualmente com sua mãe, brasileira, em Belo Horizonte/MG. A mãe do assistido é operadora de caixa e encontra-se desempregada. Ela precisa ficar o tempo todo cuidando de seu filho, que exige muitos cuidados em

3 decorrência das doenças que o acometem e não tem condições de procurar emprego para garantir seu próprio sustento e o de seu filho. Diante das dificuldades financeiras pelas quais a família passa, a mãe do autor realizou, em nome de seu filho, pedido administrativo de LOAS perante o INSS em 30/06/2008, que foi indeferido em virtude da INEXISTÊNCIA DE PREVISÃO LEGAL PARA CONCESSÃO DO BENEFÍCIO A ESTRANGEIROS (doc. em anexo). Assim sendo, restou evidente que referida decisão administrativa atenta contra diversos princípios constitucionais, tratados internacionais e inclusive contra a própria legislação que disciplina o benefício assistencial conforme se demonstrará a seguir. III DO DIREITO III.1. DAS DISPOSIÇÕES LEGAIS QUE TRATAM SOBRE O BENEFÍCIO PLEITEADO: O benefício de prestação continuada está disciplinado pelo art. 203, inciso V da Constituição brasileira, traduzindo-se na "garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei". Foi publicada a Lei 8.742/93, que sofreu algumas modificações pela Lei 9.720/98, regulando o referido dispositivo e tratando sobre a organização da assistência social. Referidos diplomas normativos elencam como destinatários do benefício em tela os idosos e as pessoas com deficiência. Em qualquer momento a Constituição

4 estabeleceu restrição em relação ao direito de estrangeiros residentes no Brasil de o receberem. Ocorre que, contrariando o ordenamento jurídico vigente, foi publicado aos 8 de dezembro de 1995, o Decreto n.º Em flagrante dissonância dispõe o art. 4º deste que: "São também beneficiários os idosos e as pessoas portadoras de deficiência estrangeiros naturalizados e domiciliados no Brasil, desde que não amparados pelo sistema previdenciário do país de origem". Trata-se de critério que não encontra apoio no texto constitucional, ferindo frontalmente a Carta Magna, a lei, bem como o ordenamento jurídico como um todo. Como se nota, os textos legais são auto-explicativos. Uma vez preenchidos os requisitos legais para concessão do benefício de prestação continuada, não há qualquer questionamento a ser elaborado, cabendo ao Instituto responsável apenas o acatamento das disposições legais. FEDERAL: III.2. DO FLAGRANTE DESRESPEITO À CONSTITUIÇÃO A Constituição da República prevê, no art. 5º, caput, os destinatários dos direitos e garantias fundamentais: "Art. 5º - Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:" (grifo nosso).

5 Estatui ainda, o art. 6º do mesmo diploma legal que: "Art. 6º - São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição" (grifo nosso). Analisando os dispositivos acima colacionados chega-se a conclusão de que a Carta Magna garantiu o tratamento isonômico em se tratando de direitos e garantias fundamentais, ainda que envolva brasileiros e estrangeiros residentes no país, ainda que não se trate de naturalizados. No mesmo sentido, o art. 12 estatui que a lei não poderá estabelecer distinções entre brasileiros natos e naturalizados, salvo nos casos previstos nesta Constituição. Assim, a regra é que não haverá distinções, ressalvados APENAS os casos expressamente previstos na Constituição Federal (art. 5º, LI; art. 14, 2º e 3º, I; art. 89, VI). Sobre o tema manifestou-se muito bem o Prof. José Afonso da Silva: O princípio é o de que a lei não distingue entre nacionais e estrangeiros quanto à aquisição e ao gozo dos direitos civis (CC, art. 3º ). Há, porém, limitações aos estrangeiros estabelecidas na Constituição, de sorte que podemos asseverar que eles só não gozam dos mesmos direitos assegurados aos brasileiros quando a própria Constituição autorize a distinção (grifo nosso). (SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros, 2004, p. 337.)

6 III.3. DA ASSISTÊNCIA SOCIAL COMO DIREITO FUNDAMENTAL Os Decretos legislativos, como se sabe, são instrumentos normativos editados pelo Poder Executivo para tornar efetivo o cumprimento da lei. Alexandre de Morais leciona ainda que, são eles prescrições práticas que têm por fim preparar a execução das leis, completando-as em seus detalhes, sem lhes alterar todavia, nem o texto, nem o espírito. (MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo: Atlas, 2002, p. 427.) O art. 4º do Decreto está, portanto, eivado de flagrante inconstitucionalidade vez que inovou ao estatuir uma nova hipótese de distinção entre os estrangeiros naturalizados e os estrangeiros residentes no país. Nesse sentido importa destacar importante consideração tecida pelo MM. Juiz Federal do Estado de Santa Catarina: Não é admissível, outrossim, um amesquinhamento do direito fundamental pelo legislador, nem mesmo quando este é encarregado de sua concretização. Da mesma forma, não pode o juiz constitucional fazer o que o legislador não está autorizado, estando comprometido com a máxima efetivação do direito fundamental (...) "Atribuir a um direito o caráter de fundamental, em primeiro lugar, imuniza-o contra a política ordinária, retirando-lhe da esfera de disponibilidade do legislador. De qualquer forma, não encontramos no texto da 8.742/93, Lei Orgânica da Assistência Social, qualquer restrição a este direito fundamental aos estrangeiros residentes no país.

7 (...) (MORO, Sergio Fernando. "Benefício da Assistência Social como Direito Fundamental", Boletim dos Procuradores da República, 2001, pp ) Não poderia o Decreto em questão restringir o direito ao benefício assistencial em comento apenas aos brasileiros naturalizados, excluindo os estrangeiros residentes no país do rol de beneficiários. Trata-se de uma garantia constitucionalmente prevista, que foi, ilegalmente excluída por DECRETO. Assim, mostra ilegal a decisão administrativa da autarquia-ré em negar o benefício de prestação continuada aos estrangeiros residentes no Brasil com justificativa no referido Decreto. III.4. DOS LIMITES À DISTINÇÃO ENTRE NACIONAIS E ESTRANGEIROS Assim como a Constituição Federal de 1988, a Convenção Americana sobre Direitos Humanos, convenção ratificada pelo Brasil, estatui uma série de garantias à liberdade pessoal e à justiça social com base nos direitos humanos. O art. 1º da convenção consagra a afirmação supra: Artigo 1º. Os Estados-Partes nesta Convenção comprometem-se a respeitar os direitos e liberdades nela reconhecidos e a garantir seu livre e pleno exercício a toda pessoa que esteja sujeita à sua jurisdição, sem discriminação alguma por motivo de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de qualquer outra natureza, origem nacional ou social, posição econômica, nascimento ou qualquer outra condição social. (grifo nosso)

8 Dispõe ainda o art. 24 desta: "Todas as pessoas são iguais perante a lei. Por conseguinte, têm direito, sem discriminação, a igual proteção da lei". Restou, pois, demonstrada outra fonte normativa consagradora da proibição de discriminação e que deve ser igualmente respeitada. Cumpre ainda asseverar que o Direito Internacional atual tem como núcleo os Direitos Humanos e a proteção que deve ser dada a eles. A natureza humana deve ter proteção especial, de forma a que todos os atos ou fatos que lhe causem lesão sejam repelidos. Assim, todos os tratados internacionais ratificados pelo Brasil que resguardem direitos fundamentais devem ter sua força equiparada a das normas constitucionais, sendo sua aplicabilidade irrestrita e imediata. De qualquer forma, mesmo que assim não se entenda, certo é que a mencionada Convenção foi ratificada pelo Brasil integrando o ordenamento jurídico brasileiro e, como tal, seus preceitos devem ser obedecidos. III.5. O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA UNIVERSALIDADE E O DIREITO PREVIDENCIÁRIO O art. 203 da CF/88 é expresso ao declarar que a assistência social será prestada a quem dela necessitar. No mesmo sentido o art. 194 estatui que: "art A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. Parágrafo único. Compete ao poder público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:

9 I - universalidade da cobertura e do atendimento" (grifo nosso). Mais uma vez percebe-se nítida a ilegalidade da decisão administrativa do INSS em negar a concessão do benefício assistencial ao requerente, especialmente em razão da gravidade da doença que o acomete e da necessidade de garantir o seu sustento, em razão de sua NACIONALIDADE. Não há como se pensar em garantir a aplicação do Princípio da Universalidade da cobertura se está sendo feita restrição quanto à concessão de benefício aos estrangeiros residentes no país. A ilegalidade mostra-se ainda mais evidente quando se leva em consideração que como requisito para concessão do benefício assistencial tem-se a baixa renda e a deficiência ou idade. Não é exigida qualquer contribuição para fazer jus ao mesmo. Dessa forma, não há QUALQUER justificativa plausível para que lhe seja negado o referido benefício. Dessa forma, resta incontestável que o dispositivo infraconstitucional além de caminhar na contramão de nosso processo histórico, é flagrantemente inconstitucional por trazer gritante quebra ao Princípio da Universalidade, por estabelecer discriminações ao gozo do benefício que a Constituição não estabeleceu nem permitiu que se estabelecesse, por contrariar o disposto na Convenção Americana sobre Direitos Humanos ratificada pelo Brasil, escapando ainda dos ditames impostos pelo Direito Internacional Público e ainda por contrariar um dos fundamentos da República Federativa do Brasil, elencado no artigo 1º, inciso III, o da dignidade da pessoa humana, bem como suas finalidades, a saber: a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais e a promoção do bem de todos, sem preconceito de origem, sexo, cor e quaisquer outras formas de discriminação,

10 conforme dispõe o artigo 3º, inciso I, III e IV, da Constituição Federal de 1988 (grifo nosso). III.6. DO CONTEÚDO DA DECISÃO ADMINISTRATIVA QUE NEGOU A CONCESSÃO DO LOAS AO AUTOR A comunicação do indeferimento administrativo do pedido de LOAS realizado pela representante do autor em 30/06/2008 foi expressa ao declarar que não foi reconhecido o direito à concessão do benefício em virtude de INESITÊNCIA DE PREVISÃO LEGAL para o caso em tela. Ora, conforme argumentos acima explicitados é vedada qualquer discriminação dos estrangeiros residentes no país, salvo as exceções previstas constitucionalmente. Dessa forma, se não há exceção prevista na Constituição Federal de 1988 no sentido de excluir o direito de estrangeiros perceberem o benefício assistencial, é notório que o autor tem direito ao recebimento do mesmo. Destaca-se por fim que a própria autarquia-ré, ao justificar o indeferimento do pedido de concessão do LOAS utilizou o mesmo argumento que no momento se sustenta para demonstrar a V. Exa. que o autor faz jus ao benefício. Entretanto, ressalta-se que o indeferimento do benefício sob a alegação de que não há previsão legal para tanto é notadamente discriminatória, mormente considerando que os princípios constitucionais asseguram a igualdade de todos perante a lei, sejam eles brasileiros ou estrangeiros residentes no país. IV - DA NECESSIDADE DE ANTECIPAR OS EFEITOS DA TUTELA A antecipação da tutela está prevista no artigo 273 do CPC, que, após a alteração introduzida pela Lei /2002, tem a seguinte redação: Art. 273 O juiz poderá, a requerimento da parte, antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela

11 pretendida no pedido inicial, desde que existindo prova inequívoca, se convença da verossimilhança da alegação e: I haja fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação; ou. Exige-se, pois, o preenchimento de dois requisitos, quais sejam: prova inequívoca que convença o juiz da verossimilhança da alegação e a existência de fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação. Apesar de abalizadas opiniões em sentido contrário, grande parte da doutrina entende ser confundível a verossimilhança ao fumus bonis iuris. O dano irreparável, já velho conhecido, é identificado como o periculum in mora. Ambos os elementos, por exigência da legislação, devem ser demonstrados para se fazer jus à antecipação da tutela. Contudo, em caso como o dos autos eles nos parecem tão óbvios e inquestionáveis ao senso comum e por conseqüência o será também a este Douto Juízo. Isto, contudo, não nos exime da obrigação legal de demonstrá-los. O primeiro requisito está preenchido conforme restou caracterizado nos itens anteriores e de acordo com documentação em anexa (atestados médicos e declaração de renda). Não restando qualquer dúvida sobre o enquadramento do assistido aos requisitos legalmente exigidos a concessão dos benefícios pleiteado, sendo que a preenche todas as exigências da lei. Ressaltando-se, sobretudo, que deve ser respeitado o direito constitucional a dignidade e, principalmente, à vida. Quanto ao segundo requisito, há, sem dúvidas, fundado receio de dano de difícil reparação para o autor, uma vez que, sendo privado de receber o benefício estará correndo grave risco social, estará sendo privado de um direito que tem por fundamento assegurar o atendimento de uma necessidade fundamental, a alimentação e a manutenção de suas condições especiais de vida.

12 Diante disso, é notório que estão presentes aqui dois dos pressupostos do art. 273 do Código de Processo Civil. É inquestionável que o caso de demora do provimento jurisdicional favorável a autora, que a situação fique ainda pior. Pelos elementos acima relatados, resta muito evidente estar presente, in casu, o fumus boni iuris,, sendo que por isso requer-se a ANTECIPAÇÃO DE TUTELA, conforme previsto no art. 273 do CPC. V - DOS PEDIDOS Do exposto, requer: a) Que seja concedida medida liminar para concessão imediata do benefício assistencial pelo INSS; b) Que a presente ação seja julgada procedente, condenando-se o INSS a implantar o benefício em caráter definitivo e a pagar as prestações vencidas (desde o requerimento administrativo realizado em 30/06/2008) e vincendas com correção monetária e juros moratórios de 1% ao mês a partir da citação (Súmula 204-STJ), sendo que o autor renuncia desde já aos valores eventualmente superiores ao limite dos Juizados Especiais; c) Que o INSS seja condenado ao pagamento das custas e honorários de sucumbência a ser depositado em conta a ser indicada por esse juízo; d) Que o INSS seja citado para responder à presente ação e que seja intimado a juntar os registros administrativos relativos à parte autora;

13 e) Caso V. Exa. entenda que não está suficientemente provada a situação de miserabilidade da assistida e de sua família, que sejam realizadas entrevista pessoal e perícia com assistente social; f) Que esta Defensoria seja intimada com antecedência para a apresentação de quesitos ao assistente social nomeado por V. Exa.; g) Que o assistente social seja informado que o autor poderá se submeter à perícia acompanhada de defensor(a) público(a); h) Que lhe sejam concedidos os benefícios da assistência judiciária por não ter condições de pagar as custas do processo e os honorários de advogado, sem prejuízo do sustento próprio ou de sua família, nos termos do art. 4º, caput, da Lei 1.060/1950; i) Que seja observada a intimação pessoal dos membros da Defensoria Pública da União, conforme estatui o art. 8º, 1º, da Lei /2001 c/c art. 44, I, da LC 80/94, art. 5º, 5º, da Lei 1.060/1950, e Súmula 13 da 2ª Turma dos Juizados Especiais de Minas Gerais; j) Que a Defensoria Pública da União, órgão público integrante da Administração Federal, seja dispensada de autenticar as cópias reprográficas de quaisquer documentos que apresente em juízo (art. 24, Lei /2002). Protesta provar as alegações contidas nesta inicial por todos os meios de prova admitidos em direito, notadamente, se for o caso, por perícia judicial que ateste a deficiência do autor e a miserabilidade de sua família.

14 Dá-se à presente causa o valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). Nestes termos, pede deferimento. Belo Horizonte, 18 de julho de 2008 Letícia Fernandes de Magalhães Pinto Defensora Pública Federal Núcleo de Belo Horizonte - MG Cecília Fonseca Bandeira de Melo Estagiária OAB/MG E

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de benefício assistencial do LOAS com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal.

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de benefício assistencial do LOAS com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Bom dia, hoje trago um modelo de petição de benefício assistencial do LOAS com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara

Leia mais

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal.

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio reclusão previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade).

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade). Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da Vara Cível do Juizado Especial Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade). (Nome do autor), brasileiro, casado, engenheiro de minas, carteira de identidade

Leia mais

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual.

Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual. Bom dia, hoje trago um modelo de petição de auxílio doença previdenciário com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Estadual. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da Vara

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL FEDERAL DA COMARCA DE...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL FEDERAL DA COMARCA DE... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL FEDERAL DA COMARCA DE... PRIORIDADE PROCESSUAL PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado

Leia mais

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Federal da Vara Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade).

Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Federal da Vara Federal da Subseção Judiciária de (nome da cidade). Bom dia, hoje trago um modelo de petição de pensão por morte e, razão da morte do filho com pedido de tutela antecipada em face do INSS perante a Justiça Federal. Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Federal

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECISÃO MONOCRÁTICA

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECISÃO MONOCRÁTICA fls. 1 Registro: 2013.0000161312 DECISÃO MONOCRÁTICA Agravo de Instrumento Processo nº 0051663-37.2013.8.26.0000 Relator(a): Erickson Gavazza Marques Órgão Julgador: 5ª Câmara de Direito Privado Decisão

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO AÇÃO CIVIL PÚBLICA (7100) PROCESSO Nº 25204-41.2015.4.01.3400 AUTOR: DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO RÉ: UNIÃO FEDERAL DECISÃO Trata-se de ação civil pública, com pedido de antecipação da tutela inaudita altera

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE PARANAGUÁ PR JOÃO DA SILVA, brasileiro, casado, auxiliar de produção, portador da Cédula de Identidade RG nº, inscrito no CPF sob nº, portador da

Leia mais

Direitos da Pessoa com Deficiência

Direitos da Pessoa com Deficiência Direitos da Pessoa com Deficiência A constitucionalização dos direitos das pessoas com deficiência. A política nacional para a integração das pessoas com deficiência; diretrizes, objetivos e instrumentos

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE (nome da cidade/uf)

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE (nome da cidade/uf) Modelos Âmbito Jurídico - Contratos 00001 - Inicial de restabelecimento de auxílio-doença e conversão em aposentadoria por invalidez com pedido de antecipação de tutela EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A)

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...... (nome completo),... (nacionalidade),... (profissão), portador da cédula de identidade RG nº..., inscrito no CPF/MF sob nº...,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS EXCELENTÍSSIMO (A) SENHOR (A) DOUTOR (A) JUIZ (A) FEDERAL DA 3ª VARA EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Processo nº 000000-00.2016.403.6103. Autor(a): MONIQUE SANTANA DA RESTAURAÇÃO Réu: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Igualdade Parte 2 Profª. Liz Rodrigues - Estrangeiros: como regra geral, são garantidos aos estrangeiros todos os direitos fundamentais inerentes à

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE (cidade/uf)

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE (cidade/uf) Modelos Âmbito Jurídico - Contratos 00023 - Modelo de Concessão de auxílio-doença EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DO JUIZADO ESPECIAL FEDERAL DE (cidade/uf) Reqte.: (nome do requerente) Reqdo.: Instituto

Leia mais

É preciso diferenciar a natureza jurídica da antecipação de tutela da decisão de antecipação de tutela, não sendo expressões sinônimas.

É preciso diferenciar a natureza jurídica da antecipação de tutela da decisão de antecipação de tutela, não sendo expressões sinônimas. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Civil / Aula 24 Professor: Edward Carlyle Conteúdo: Antecipação de Tutela: Efetividade, Momento do Requerimento; Revogação e Modificação; Fungibilidade;

Leia mais

8) Gratuidade da Justiça e Honorários Advocatícios

8) Gratuidade da Justiça e Honorários Advocatícios PETIÇÃO INICIAL 8) Gratuidade da Justiça e Honorários Advocatícios Nas bancas anteriores à FGV, o item gratuidade da justiça somente veio pontuado em gabarito quando era necessário requerer o pagamento

Leia mais

1 de 5 13/12/ :09

1 de 5 13/12/ :09 1 de 5 13/12/2017 11:09 PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 8ª REGIÃO 11ª VARA DO TRABALHO DE BELÉM ACP 0001662-26.2017.5.08.0011 AUTOR: SINDICATO DOS PROFESSORES DA REDE

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Prof ª. Eliane Conde Benefício da Justiça Gratuita CLT, art. 790 (...) 3º Perceber salário igual

Leia mais

SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88. Professor Ivan Lucas

SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88. Professor Ivan Lucas SEGURIDADE SOCIAL NA CF/88 Professor Ivan Lucas 1. (CESPE- 2015- TCE-RN- Auditor) Os objetivos da seguridade social incluem a universalidade da cobertura e do atendimento, a equidade na forma de participação

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Social Parte II Profª. Liz Rodrigues - Benefício de Prestação Continuada (BPC): A Constituição assegura um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA CIVEL DA COMARCA DE FORTALEZA-CE

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA CIVEL DA COMARCA DE FORTALEZA-CE fls. 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA CIVEL DA COMARCA DE FORTALEZA-CE VARA FRANCISCO AUGUSTINHO FILHO, brasileiro, solteiro, agricultor, portador da Carteira de Identidade n 062941 (ctps),

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU PCTT:

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU PCTT: PODER JUDICIÁRIO PCTT: 96.000.04 PROCESSO Nº : 941-31.2013.4.01.3200 CLASSE AUTOR RÉ : 1900 AÇÃO ORDINÁRIA / OUTRAS : IGOR SANTIAGO MARTINS : ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO LATO SENSU DO BRASIL E OUTRO DECISÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 46/2011/CSDP. Fixação de critérios para deferimento da assistência jurídica a ser prestada pela Defensoria Pública

RESOLUÇÃO Nº 46/2011/CSDP. Fixação de critérios para deferimento da assistência jurídica a ser prestada pela Defensoria Pública RESOLUÇÃO Nº 46/2011/CSDP Fixação de critérios para deferimento da assistência jurídica a ser prestada pela Defensoria Pública O CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA, no uso de suas atribuições institucionais,

Leia mais

RELATÓRIO. 3. Foi atribuído o efeito suspensivo ao presente recurso. 4. Foram apresentadas contrarrazões. 5. É o que havia de relevante para relatar.

RELATÓRIO. 3. Foi atribuído o efeito suspensivo ao presente recurso. 4. Foram apresentadas contrarrazões. 5. É o que havia de relevante para relatar. PROCESSO Nº: 0804286-21.2014.4.05.0000 - AGRAVO DE INSTRUMENTO RELATÓRIO 1. Trata-se AGTR interposto pela UNIÃO FEDERAL, contra decisão do douto Juiz Federal da 1ª Vara da SJ/RN que, nos autos da ação

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação empregada para o contribuinte recuperar valor já pago indevidamente ou a maior.

Leia mais

RELATÓRIO A EXMA. SRA. DESEMBARGADORA FEDERAL LEIDE POLO:

RELATÓRIO A EXMA. SRA. DESEMBARGADORA FEDERAL LEIDE POLO: APELAÇÃO/REEXAME NECESSÁRIO Nº 2005.61.23.001640-5/SP RELATORA : Desembargadora Federal LEIDE POLO APELANTE : SEBASTIAO ANTONIO DE LIMA (= ou > de 65 anos) ADVOGADO : EVELISE SIMONE DE MELO e outro APELANTE

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA...... DO FORO... VARA.........(nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil)... (profissão), neste ato representado legalmente, por sua genitora,

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação empregada para o contribuinte recuperar valor já pago indevidamente ou a maior.

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP Obs: os espaços deste exercício tem a função de facilitar a visualização do aluno. Não é aconselhável pular linhas na prova. EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE SÃO PAULO SP KID PAPÃO,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA... DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE CIDADE..., ESTADO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA... DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE CIDADE..., ESTADO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA... DA FAZENDA PÚBLICA DA COMARCA DE CIDADE..., ESTADO... AUTOS nº... MARTA..., nacionalidade..., estado civil..., profissão..., portadora da cédula

Leia mais

O Estatuto do Idoso (Lei nº /2003), no parágrafo único do artigo 34, estabeleceu o seguinte (grifamos):

O Estatuto do Idoso (Lei nº /2003), no parágrafo único do artigo 34, estabeleceu o seguinte (grifamos): Benefício Assistencial Questões polêmicas Autor: Márcio Augusto Nascimento Juiz Federal Publicado na Edição 16-23.02.2007 Na análise de pedido de concessão do benefício assistencial previsto no art. 20

Leia mais

E M E N T A A C O R D Ã O

E M E N T A A C O R D Ã O Apelação Cível/Reexame Necessário - Turma Espec. I - Penal, Previdenciário e Propriedade Industrial Nº CNJ : 0021343-11.2015.4.02.9999 (2015.99.99.021343-9) RELATOR : Desembargadora Federal SIMONE SCHREIBER

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Ordem Social Parte I Profª. Liz Rodrigues - : política social que provê o atendimento das necessidades básicas, traduzidas em proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência,

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação declaratória visa a obtenção de certeza jurídica da existência ou inexistência de fato e das consequências

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LOURENÇO - MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL N o 01/2016. Retificação nº 04 ao Edital nº 01/2016

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LOURENÇO - MG CONCURSO PÚBLICO EDITAL N o 01/2016. Retificação nº 04 ao Edital nº 01/2016 Retificação nº 04 ao Edital nº 01/2016 O Prefeito Municipal de São Lourenço, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, conferidas pela Constituição da República e pela Lei Orgânica do

Leia mais

Analista Judiciário Área Judiciária

Analista Judiciário Área Judiciária Analista Judiciário Área Judiciária Direito Processual Civil Tutela Provisória Prof. Giuliano Tamagno Direito Processual Civil TUTELA PROVISÓRIA Noções gerais: Tutela provisória é o gênero, que contempla

Leia mais

DEFESA DO CONSUMIDOR EXMO. DR. JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CIVEL

DEFESA DO CONSUMIDOR EXMO. DR. JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CIVEL EXMO. DR. JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CIVEL ARLINDO ANTONIO CAZOTTI, brasileiro, casado, portador da cédula de identidade nº 113648216/IFP e, CPF nº 42564689787, residente e domiciliado na Rua

Leia mais

CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS, conforme artigo 528, ss, do CPC

CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS, conforme artigo 528, ss, do CPC EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA E. FAMÍLIA E DAS SUCESSÕES DO FORO ª VARA DA DO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA QUE RECONHEÇA A EXIGIBILIDADE DE OBRIGAÇÃO DE PRESTAR ALIMENTOS (EXECUÇÃO DE ALIMENTOS)

Leia mais

Sucintamente relatados, decido.

Sucintamente relatados, decido. Requerente: JOÃO CÂNDIDO PORTINARI Requerido: NELSON MARCIO NIRENBERG Trata-se de ação cautelar, com pedido de concessão de efeito suspensivo a recurso especial. Sustenta estarem presentes os requisitos

Leia mais

Decisão Processo

Decisão Processo Decisão Processo 0806916120164058300 O Município de Recife ajuizou a presente ação ordinária em desfavor da União, representada pela Procuradoria da Fazenda Nacional, alegando em síntese que em 13.01.2016,

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL FEDERAL DA COMARCA DE...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL FEDERAL DA COMARCA DE... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL FEDERAL DA COMARCA DE...... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), nascido(a) em... (dia, mês, ano),

Leia mais

1) teve uma filha na data de , de nome Cássia Maria de Paula Barros, sem contudo ter registrado o nome do pai;

1) teve uma filha na data de , de nome Cássia Maria de Paula Barros, sem contudo ter registrado o nome do pai; Peça Prático-Profissional Você, como advogado, foi procurado em seu escritório pela Sra. Cássia de Paula Barros, empregada doméstica, com residência em Recife/PE, que lhe narra os seguintes fatos: 1) teve

Leia mais

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Câmara de Julgamento

Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Câmara de Julgamento Ministério da Previdência Social Conselho de Recursos da Previdência Social 1ª Câmara de Julgamento Número do Processo: 44232.003369/2014-20 Unidade de Origem: Benefício: 87/700.615.842-8 Espécie: Recorrente:

Leia mais

Peça Processual: Ação Civil Pública da Isenção de Taxa de Concurso

Peça Processual: Ação Civil Pública da Isenção de Taxa de Concurso Peça Processual: Ação Civil Pública da Isenção de Taxa de Concurso do MPU João Paulo Campos Dorini Excelentíssimo(a) Senhor(a) Juiz(íza) Federal da Vara Cível da Subseção Judiciária de São Paulo PAJ nº

Leia mais

Prof. Darlan Barroso. Caso Prático 2ª Fase OAB abril 2018

Prof. Darlan Barroso. Caso Prático 2ª Fase OAB abril 2018 Prof. Darlan Barroso Caso Prático 2ª Fase OAB abril 2018 Antoninho, menor, propôs ação de alimentos em face de Antonio, que tramitou perante a 2ª Vara de Família de Campo Grande/MS. Na ação, foi preferida

Leia mais

RELATÓRIO. 3. Não foram apresentadas contrarrazões. 4. É o que havia de relevante para relatar. VOTO

RELATÓRIO. 3. Não foram apresentadas contrarrazões. 4. É o que havia de relevante para relatar. VOTO PROCESSO Nº: 0800286-13.2014.4.05.8201 - APELAÇÃO APELANTE: VICENTE SEBASTIAO DE LIMA ADVOGADO: MARCOS ANTONIO INACIO DA SILVA APELADO: INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS RELATOR(A): DESEMBARGADOR(A)

Leia mais

AÇÃO TRABALHISTA - RITO ORDINÁRIO RTOrd

AÇÃO TRABALHISTA - RITO ORDINÁRIO RTOrd PAGINA_CAPA_PROCESSO_PJE_0000179-84.2018.5.05.0018 Poder Judiciário Justiça do Trabalho Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região AÇÃO TRABALHISTA - RITO ORDINÁRIO RTOrd 0000179-84.2018.5.05.0018 PARA

Leia mais

AGRAVO DE INSTRUMENTO. PEDIDO LIMINAR. DESCONTO EM FOLHA DE PAGAMENTO PACTUADO CONTRATUALMENTE. CONTRATO BANCÁRIO. LIMITE DE 30%.

AGRAVO DE INSTRUMENTO. PEDIDO LIMINAR. DESCONTO EM FOLHA DE PAGAMENTO PACTUADO CONTRATUALMENTE. CONTRATO BANCÁRIO. LIMITE DE 30%. AGRAVO DE INSTRUMENTO. PEDIDO LIMINAR. DESCONTO EM FOLHA DE PAGAMENTO PACTUADO CONTRATUALMENTE. CONTRATO BANCÁRIO. LIMITE DE 30%. É válido o desconto em folha para pagamento de empréstimo bancário livremente

Leia mais

Nº /001 <CABBCAADDABACCBACDBABCAADBCABCDDAAAAADDADAAAD>

Nº /001 <CABBCAADDABACCBACDBABCAADBCABCDDAAAAADDADAAAD> 2016000396889 PROCESSO N.º : 1.0000.16.021283-3/001 ESPÉCIE : Agravo de Instrumento COMARCA : Belo Horizonte 12.ª Vara

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO. fls. 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO., brasileiro, casado, advogado, portador da cédula de identidade RG nº 17.446.698-5 SSP-

Leia mais

TIPOS DE PROCESSO. Os processos são classificados de acordo. com o tipo de provimento jurisdicional. pretendido / depende do tipo de

TIPOS DE PROCESSO. Os processos são classificados de acordo. com o tipo de provimento jurisdicional. pretendido / depende do tipo de TIPOS DE PROCESSO Os processos são classificados de acordo com o tipo de provimento jurisdicional pretendido / depende do tipo de resultado esperado pela parte Processo de Conhecimento é aquele em que

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA VARA FEDERAL,

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA VARA FEDERAL, EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ FEDERAL DA VARA FEDERAL, BANCO RENASCENÇA, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o n., com endereço à Rua, devidamente representado

Leia mais

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro Procuradoria

Ordem dos Advogados do Brasil Seção do Estado do Rio de Janeiro Procuradoria EXMO. SR. DR. JUIZ DE DIREITO DA VARA FEDERAL DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DO RIO DE JANEIRO A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, serviço público independente, dotada de personalidade

Leia mais

AÇÃO DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO - APOSENTADORIA POR IDADE

AÇÃO DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO - APOSENTADORIA POR IDADE 1 EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA DA COMARCA DE... Urgente pedido de concessão da lei da super prioridade (lei 13.466/17): autora maior de 80 anos..., vem, muito respeitosamente,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Gratuidade da Justiça Filomena Oliveira

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Gratuidade da Justiça Filomena Oliveira DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Gratuidade da Justiça Filomena Oliveira O acesso à justiça deve ser pautado e tem seu respaldo garantido na Constituição da República de 1988, ao qual em seu artigo 5º, inciso

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), portador da cédula de identidade RG nº..., inscrito no

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE GUARULHOS - ESTADO DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE GUARULHOS - ESTADO DE SÃO PAULO EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE GUARULHOS - ESTADO DE SÃO PAULO CONDOMÍNIO EDIFÍCIO MEDITERRANEE, inscrito no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do Ministério

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CAMBORIÚ SC ALDAIR, nacionalidade, estado civil, frentista, portador da Cédula de Identidade RG nº, inscrito no CPF nº, portador da CTPS nº, inscrito

Leia mais

A IMPOSSIBILIDADE DE CONCESSÃO DA TUTELA ANTECIPADA EX OFFICIO

A IMPOSSIBILIDADE DE CONCESSÃO DA TUTELA ANTECIPADA EX OFFICIO A IMPOSSIBILIDADE DE CONCESSÃO DA TUTELA ANTECIPADA EX OFFICIO AUTORA: Gimene Vieira da Cunha Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas Advogada inscrita na OAB/RS sob o nº 80.830 Pós-Graduada

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CARIACICA ESTADO DO ESPÍRITO SANTO ESPELHO DE CORREÇÃO PROVA DISCURSIVA PROCURADOR MUNICIPAL DE CARIACICA 01) PEÇA JUDICIAL Nota 0,00 a 10,00 pontos. O enunciado exigia do candidato apresentação de uma contestação à ação proposta. O candidato

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO PRÁTICA PROCESSUAL PREVIDENCIÁRIA Professor: Rodrigo Sodero Instagram: @profrodrigosodero Facebook/FANPAGE: Rodrigo Sodero III e Professor Rodrigo Sodero De início,

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Prerrogativas da Defensoria no Processo Penal Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica PRERROGATIVAS DA DEFENSORIA NO PROCESSO PENAL CONCEITO DE

Leia mais

Antecedente/Preparatória Art. 305, NCPC Incidental (processo já instaurado) * Observar os artigos 294 a 302; 305 e 310, NCPC.

Antecedente/Preparatória Art. 305, NCPC Incidental (processo já instaurado) * Observar os artigos 294 a 302; 305 e 310, NCPC. Ação Cautelar Tutela Cautelar Aula 02 Antecedente/Preparatória Art. 305, NCPC Incidental (processo já instaurado) * Observar os artigos 294 a 302; 305 e 310, NCPC. De acordo com o novo CPC, não temos mais

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A ação anulatória visa obtenção de tutela jurisdicional que implique em desfazimento de lançamento por conta de

Leia mais

ARRESTO DE EMBARCAÇÕES

ARRESTO DE EMBARCAÇÕES ARRESTO DE EMBARCAÇÕES VII CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO MARÍTIMO, PORTUÁRIO E ADUANEIRO IV SIMPÓSIO DE DIREITO MARÍTIMO E PORTUÁRIO Alessander Lopes Pinto alessander@lplaw.com.br O ARRESTO DE EMBARCAÇÕES

Leia mais

o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho, deve ser equilibrado!

o desequilíbrio inerente ao plano fático do contrato de trabalho, deve ser equilibrado! Mini curriculum Advogado militante especializado em Direito Civil e Processo Civil, Professor em Pós Graduação e de Cursos Preparatórios para o Exame de Ordem dos Advogados do Brasil. Contatos: E mail:

Leia mais

https://pje.tjba.jus.br/pje/painel/painel_usuario/documentohtml.sea... SENTENÇA

https://pje.tjba.jus.br/pje/painel/painel_usuario/documentohtml.sea... SENTENÇA rocesso Judicial Eletrônico: de 5 03/06/2016 13:58 Processo eletrônico nº 8002630-50.2015.8.05.0001 Autor: PAULO FRANCO MARX Réu: ESTADO DA BAHIA SENTENÇA RELATÓRIO SUCINTO Alega o Autor que é investigador

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM... ª VARA DO TRABALHO DE...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM... ª VARA DO TRABALHO DE... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DO TRABALHO DA MM.... ª VARA DO TRABALHO DE...... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), nascido em... (dia, mês, ano), portador

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTiÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU 1a VARA FEDERAL - SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE UBERLÃNDIA-MG CONCLUSÃO

PODER JUDICIÁRIO JUSTiÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU 1a VARA FEDERAL - SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE UBERLÃNDIA-MG CONCLUSÃO JUSTiÇA FEDERAL DE PRIMEIRO GRAU 1a VARA FEDERAL - SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE UBERLÃNDIA-MG CONCLUSÃO Faço os presentes autos conclusos ao MM Juiz Federal. Uberlândia/MG, ~012. ROny~"'- Analista Judiciário

Leia mais

RELAÇÃO DAS IMPUGNAÇÕES DO EDITAL Nº 1 PGDF, DE 15 DE AGOSTO DE 2013

RELAÇÃO DAS IMPUGNAÇÕES DO EDITAL Nº 1 PGDF, DE 15 DE AGOSTO DE 2013 GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DO DISTRITO FEDERAL CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NO CARGO DE PROCURADOR DO DISTRITO FEDERAL, CATEGORIA I RELAÇÃO DAS IMPUGNAÇÕES DO EDITAL Nº

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ações Cautelares e Tutela Antecipada. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Ações Cautelares e Tutela Antecipada. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Ações Especiais no Processo Trabalhista Prof ª. Eliane Conde O Artigo 659, IX e X, da CLT contemplar, expressamente, as hipóteses de cabimento de medida liminar na seara

Leia mais

A Reclamante iniciou suas atividades em 10/12/2000, tendo a sua CTPS anotada três meses depois. Desde o primeiro dia de serviço já estavam presentes

A Reclamante iniciou suas atividades em 10/12/2000, tendo a sua CTPS anotada três meses depois. Desde o primeiro dia de serviço já estavam presentes EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DA VARA DO TRABALHO DE CURITIBA PR CACILDA BARRANCOS, brasileira, casada, desempregada, RG 2357965/PR, inscrita no CPF sob o n.º 568.457-963-29, portadora da CTPS 54621,

Leia mais

MODELO DE AÇÃO REIVINDICATÓRIA - RETROVENDA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE

MODELO DE AÇÃO REIVINDICATÓRIA - RETROVENDA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE MODELO DE AÇÃO REIVINDICATÓRIA - RETROVENDA EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA VARA CÍVEL DA COMARCA DE [Nome completo do requerente], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE EMBU GUAÇU ESTADO DE SÃO PAULO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE EMBU GUAÇU ESTADO DE SÃO PAULO QUESTÃO Na data de 11 de agosto de 2013, Ana Isabel Figueira, residente e domiciliada na Rua Solavanco, 111, Vila Esmeralda, Embu Guaçu, recebeu uma correspondência de cobrança da Loja Borboleta Azul LTDA,

Leia mais

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial

Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial Pedro, na qualidade de locatário, contratou com Antônio, locador, menor púbere, assistido por seu genitor, Fernando, a locação do imóvel residencial de sua propriedade, unidade autônoma e integrante do

Leia mais

TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE

TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE MÓDULO II - SAÚDE PÚBLICA AULA 21 TRATAMENTO MÉDICO E REMÉDIOS (SUS) COMO OBTER JUDICIALMENTE A judicialização da saúde refere-se à busca do Judiciário como a última alternativa para obtenção do medicamento

Leia mais

EXMO. SENHOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA PARAÍBA

EXMO. SENHOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA PARAÍBA EXMO. SENHOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DA PARAÍBA ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DO ESTADO DA PARAÍBA AMPB, entidade civil de defesa das prerrogativas e direitos da magistratura paraibana

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal MEDIDA CAUTELAR EM MANDADO DE SEGURANÇA 33.046 PARANÁ RELATOR IMPTE.(S) ADV.(A/S) IMPDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. LUIZ FUX :JOSÉ CARLOS FRATTI : RAMON DE MEDEIROS NOGUEIRA E OUTRO(A/S) :CONSELHO NACIONAL

Leia mais

Revista do Curso de Direito

Revista do Curso de Direito 178 DA HIERARQUIA DAS NORMAS NOS TRATADOS INTERNACIONAIS QUE VERSAM SOBRE DIREITOS HUMANOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA CONVENÇÃO INTERNACIONAL SOBRE OS DIREITOS DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA 1 RODRIGUES, Lucas

Leia mais

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE 2018

PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE 2018 PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº, DE 2018 (Da Sra. MARA GABRILLI e do Sr. EDUARDO BARBOSA) Susta o Decreto nº 9.546, de 30 de outubro de 2018, que Altera o Decreto nº 9.508, de 24 de setembro de 2018,

Leia mais

Lei Nº DE 22/12/2015

Lei Nº DE 22/12/2015 Lei Nº 18664 DE 22/12/2015 Publicado no DOE em 23 dez 2015 Atualiza o valor das obrigações de pequeno valor, para fins do disposto nos 3º e 4º do art. 100 da Constituição Federal, e adota outras providências.

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 3ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico 29/06/2018 Número: 5015073-08.2018.4.03.6100 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador: 22ª Vara Cível Federal de São Paulo Última distribuição

Leia mais

Bom dia, hoje farei breves considerações sobre a aposentadoria por idade urbana. Espero que seja útil.

Bom dia, hoje farei breves considerações sobre a aposentadoria por idade urbana. Espero que seja útil. Bom dia, hoje farei breves considerações sobre a aposentadoria por idade urbana. Espero que seja útil. Diz o art. 48, da Lei 8.213/91: Art. 48. A aposentadoria por idade será devida ao segurado que, cumprida

Leia mais

MANDADO DE SEGURANÇA N.º , DE CURITIBA - 10ª VARA CRIMINAL

MANDADO DE SEGURANÇA N.º , DE CURITIBA - 10ª VARA CRIMINAL MANDADO DE SEGURANÇA N.º 1.167.506-6, DE CURITIBA - 10ª VARA CRIMINAL Impetrante: GOOGLE BRASIL INTERNET LTDA. Autoridade Coatora: JUIZ DE DIREITO DA 10ª VARA CRIMINAL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

Universidade de Brasília

Universidade de Brasília Universidade de Brasília Faculdade de Direito Teoria Geral do Processo 2 Professor Vallisney Grupo: Daniel Rezende (13/0106607), Leonardo Maia (13/0120171), Vitor Salazar (13/0137227), Diogo Eira (13/0107701).

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO... EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DO FORO...... (nome completo),... (nacionalidade),... (estado civil),... (profissão), portador da cédula de identidade RG nº..., inscrito no

Leia mais

Aula 117. Tutela provisória (Parte VIII):

Aula 117. Tutela provisória (Parte VIII): Turma e Ano: Direito Processual Civil - NCPC (2016) Matéria / Aula: ação autônoma do art. 304, CPC. Procedimento da tutela cautelar requerida em caráter antecedente. Tutela de evidência / 117 Professor:

Leia mais

Previdenciário. Informativos STF e STJ (agosto/2017)

Previdenciário. Informativos STF e STJ (agosto/2017) Previdenciário Informativos STF e STJ (agosto/2017) Professor Marcelo Tavares www.masterjuris.com.br INFORMATIVO 607 TEMA: Aposentadoria de professor. Implementação dos requisitos após a edição da Lei

Leia mais

Décima Sexta Câmara Cível Gabinete do Desembargador Marco Aurélio Bezerra De Melo

Décima Sexta Câmara Cível Gabinete do Desembargador Marco Aurélio Bezerra De Melo AGRAVO DE INSTRUMENTO. DECISÃO AGRAVADA QUE DEFERE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA PARA DETERMINAR AO MUNICÍPIO DE NOVA FRIBURGO A DISPONIBILIZAÇÃO DE CONSULTA MÉDICA DE NEUROLOGISTA. RECURSO DO RÉU. Direito à Saúde.

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DIREITO TRIBUTÁRIO Prof. Thiago Gomes 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS A atividade de cobrança dos tributos é plenamente vinculada à lei. A atuação do Fisco ou seus representantes que

Leia mais

EMENTA. 2. Recurso parcialmente conhecido e improvido. ACÓRDÃO

EMENTA. 2. Recurso parcialmente conhecido e improvido. ACÓRDÃO INCIDENTE DE UNIFORMIZAÇÃO JEF (PR E SC) Nº 2002.70.11.010420-0/PR RELATOR : Juiz JOÃO BATISTA LAZZARI RECORRENTE : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL - INSS RECORRIDO : Clovis Juarez Kemmerich : ORLANDA

Leia mais

DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DIREITO PREVIDENCIÁRIO DIREITO PREVIDENCIÁRIO Prof. Eduardo Tanaka CONCEITUAÇÃO Conceituação: A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar

Leia mais

BPC Benefício de Prestação Continuada

BPC Benefício de Prestação Continuada Benefício de Prestação Continuada Maria Lúcia Pellegrinelli Fisioterapeuta Educadora Inclusiva Benefício de Prestação Continuada 1. Origem 2. Coordenação 3. O que é 4. Direito 5. Condições 6. Conceito

Leia mais

Código de Defesa do Consumidor Aplicado à Saúde - Práticas Abusivas

Código de Defesa do Consumidor Aplicado à Saúde - Práticas Abusivas AULA N. 72 Código de Defesa do Consumidor Aplicado à Saúde - Práticas Abusivas 1 Considerações sobre aumento abusivo de plano de saúde (Polo ativo) a) Plano individual e familiar b) Plano coletivo por

Leia mais

R E L A T Ó R I O. 3) Recurso da interessada indeferido pela Presidência em 27/VIII/2002.

R E L A T Ó R I O. 3) Recurso da interessada indeferido pela Presidência em 27/VIII/2002. Procedência: IPSEMG Instituto de Previdência de Servidores do Estado Interessada: Maria Claudina Cotta de Souza Parecer nº: 14.761 Data: 13 de março de 2007 Ementa: PREVIDENCIÁRIO SERVIDOR INCLUSÃO DE

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 5ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte

PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE. 5ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte 1 de 5 25/01/2017 15:26 PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE MINAS GERAIS COMARCA DE BELO HORIZONTE 5ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte Rua Gonçalves Dias, 1260, Funcionários,

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO

PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PÓS GRADUAÇÃO DIREITO E PROCESSO TRIBUTÁRIO PRINCÍPIOS TRIBUTÁRIOS Jurisprudência... ADI 939 DF Caso... O Governador de São Paulo no uso de suas atribuições, publica no D.O.E do dia 10.02.2011, os seguintes

Leia mais