ANÁLISE SEMIÓTICA DO PÔSTER OFICIAL DA CIDADE-SEDE DE CURITIBA PARA A COPA DO MUNDO FIFA 2014 NO BRASIL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANÁLISE SEMIÓTICA DO PÔSTER OFICIAL DA CIDADE-SEDE DE CURITIBA PARA A COPA DO MUNDO FIFA 2014 NO BRASIL"

Transcrição

1 ANÁLISE SEMIÓTICA DO PÔSTER OFICIAL DA CIDADE-SEDE DE CURITIBA PARA A COPA DO MUNDO FIFA 2014 NO BRASIL SCHUMACHER, Andressa 1 RESUMO: A cada quarto anos é realizada a Copa do Mundo FIFA de futebol. Cada edição do evento possui uma sede diferente, que são os países afiliados da FIFA. Para a Copa do Mundo do ano de 2014, o país-sede escolhido foi o Brasil. Ao todo, 32 países participarão da Copa neste ano e foram escolhidas 12 cidades para serem sede para receber os jogos, hospedar jogadores e torcedores estrangeiros. Curitiba, capital do Paraná é uma das cidades-sede escolhidas. É uma cidade bonita e com uma invejável estrutura, vantagem que contou para ser escolhida. Assim como as outras capitais brasileiras, Curitiba recebeu um pôster oficial para representar a cidade. Das duas opções, o escolhido foi aquele que conta com uma araucária, árvore símbolo da Cidade e também do estado do Paraná. A origem do nome Curitiba é indígena e significa muito pinhão. Pinhão é a semente da araucária e a mesma tem grande influência na culinária da cidade e do estado. O objetivo deste artigo é fazer uma análise semiótica do pôster (signo), analisando sua estrutura, suas características e qualidades. PALAVRAS-CHAVE: Copa do Mundo; Curitiba; Araucária. 1 A COPA DO MUNDO A Copa do Mundo da FIFA é uma competição mundial de esporte único, que é o futebol. Participam desta competição as seleções masculinas das 208 federações afiliadas à FIFA (Fédération Internationale de Football Association ou Federação Internacional de Futebol). 1 Discente do curso de Comunicação Social Publicidade e Propaganda, da Faculdade Sul Brasil. andressaschumi@hotmail.com

2 16 A competição ocorre a cada quatro anos desde sua primeira em edição no ano de 1930, com exceção dos anos de 1942 e 1946, por causa da Segunda Guerra Mundial. Atualmente, 32 seleções disputam o título em sedes no país anfitrião do ano, por aproximadamente 30 dias. Um ano antes de cada Copa do Mundo, ocorre a Copa das Confederações FIFA, que é uma competição preparatória para o Mundial, feita entre os seis campeões continentais, o país-sede e o último campeão da Copa do Mundo, num total de oito países participantes. Cada quatro anos, um país novo é escolhido para sediar a competição. A escolha é feita aproximadamente seis anos antes do evento acontecer. Para que um país seja escolhido, ele deve possuir, de acordo com a FIFA, no mínimo 12 campos de futebol com capacidade mínima para 40 mil torcedores. O estádio que será o palco do último jogo deve conter, pelo menos, 80 mil assentos (esta regra valerá a partir de 2018, anteriormente era 60 mil). No ano de 2014, o país escolhido foi o Brasil. Os jogos ocorrerão do dia 12 de junho (partida de abertura) a 13 de julho (jogo final). O slogan oficial da Copa do Mundo 2014 no Brasil é Juntos num só ritmo, que simboliza a ideia da união de todos em torno do futebol e também da alegria e felicidade que o maior evento esportivo do mundo representa. A bola oficial da Copa foi desenvolvida pela empresa Adidas e se chama Brazuca. Ela é branca e contém detalhes em verde, vermelho, azul e preto. O mascote, Fuleco, é um tatu-bola, animal típico da caatinga, foi feito utilizando a cor amarela e na carapaça, é azul. As cidades escolhidas para sediar as seleções e torcedores que virão de toda parte do mundo são: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. 2 CURITIBA A cidade de Curitiba localiza-se no primeiro Planalto do Paraná e é a capital do estado. É uma das cidades-sede da Copa do Mundo FIFA 2014 no Brasil. Ela é considerada uma das capitais brasileiras mais bem planejadas do país, o motivo por ter sido escolhida como sede. O local onde a cidade está, foi uma floresta tomada de araucárias ou pinheiro-doparaná no século 17. A origem do nome Curitiba é indígena e significa muito pinhão.

3 17 Por esse motivo, a araucária é a árvore símbolo da cidade e também do estado do Paraná. A araucária cresce muito e pode chegar a 50 metros de altura. O tronco se ergue reto e se ramifica unicamente no topo, formando sua específica copa: as quais os ramos se formam na horizontal com as pontas curvadas para cima. 3 A SEMIÓTICA DE PEIRCE Em relação à teoria peirceana dos signos, Silva (2011) aponta que Peirce apresenta como estudo a fenomenologia dos signos. Segundo ele, os signos estão em todo lugar ou qualquer coisa presente à mente, ou seja, qualquer coisa que apareça, seja ela externa (uma batida na porta, um raio de luz, um cheiro de jasmim), seja ela interna ou visceral (uma dor no estômago, uma lembrança ou reminiscência, uma expectativa ou desejo) (SANTAELLA, 1983, p.32). Nessa linha de pensamento, Peirce ainda diz que um signo, ou representâmen, é qualquer coisa que, de certa forma representa algo para alguém. Simplificando, signo poderia ser qualquer representante de outra coisa (Objeto) e que produz efeito interpretativo à mente (interpretante) (SILVA, 2011). A junção desses conceitos, temos a relação triádica: signo, objeto e interpretante. Nesse sentido, a fenomenologia peirceana tem por função apresentar as categorias formais e universais dos modos como os fenômenos são apreendidos pela mente (SANTAELLA apud SILVA, 2011). A fenomenologia de Peirce desenvolve-se a partir de três categorias universais: primeiridade, secundidade e terceiridade. - Primeiridade: recobre o nível do sensível e do qualitativo, e abrange o ícone, o qualissigno e o rema (NETTO, 2001, p. 61). - Secundidade: diz respeito ao nível da experiência, da coisa ou do evento: é o caso do índice, do sinsigno e do dicissigno (NETTO, 2001, p. 61). - Terceiridade: refere-se à mente, ao pensamento, isto é, à razão: cobre o campo do símbolo, do legissigno e do argumento (NETTO, 2001, p. 61).

4 18 Quadro 1. Divisão dos signos Categoria O signo em relação a si mesmo O signo em relação ao objeto O signo em relação ao interpretante Primeiridade Qualissigno Ícone Rema Secundidade Sinsigno Índice Dicissigno Terceiridade Legissigno Símbolo Argumento Fonte: Coelho Netto (2010, p. 62), adaptado pela autora. 4 DEFINIÇÕES SEMIÓTICAS DAS TRICOTOMIAS O signo em relação a si mesmo: qualissigno, sinsigno, legissigno. Qualissigno: entende-se uma qualidade que é um signo (NETTO, 2001, p. 60). É representado pela cor, textura, formato, linha, acabamento, etc. Sinsigno: é uma coisa ou evento existente e real que é um signo (PEIRCE, 2000, p. 52). Porém, só pode ser considerado sinsigno a partir do conhecimento de vários qualissignos, ou seja, da junção das formas, cores, texturas, etc., que formam o que tal coisa é, o que a torna única. Por exemplo: um cata-vento. Legissigno: não é uma coisa ou evento singular, determinada, mas uma convenção ou lei estabelecida pelos homens (NETTO, 2001, p. 61). É como as conversões e as regras, o atendimento às normas. Todo signo convencional é um legissigno (porém a recíproca não é verdadeira) (PEIRCE, 2000, p. 52). Por exemplo: as palavras. O signo em relação ao objeto: ícone, índice, símbolo. Ícone: quando o signo possui uma relação de semelhança com o objeto representado. Qualquer coisa, seja uma qualidade, um existente individual, ou uma lei, é Ícone de qualquer coisa, na medida em que for semelhante a essa coisa e utilizado como um seu signo (PEIRCE, 2000, p. 52). Exemplos: esculturas, fotografias, miniatura, imagem, etc. Índice: é o que indica alguma coisa. O signo possui relação direta com o objeto representado. Ocorre porque há uma ligação de fato entre eles, uma coisa leva a outra. Por exemplo: a fumaça é um signo indicial de fogo, um campo molhado é índice de que choveu.

5 19 Símbolo: é um signo que se refere ao objeto que denota em virtude de uma lei, normalmente uma associação de ideias gerais que opera no sentido de fazer com que o símbolo seja interpretado como se referindo àquele objeto (PEIRCE, 2000, p 52). É uma representação arbitrária do objeto por força de uma associação de ideias. Exemplo: o símbolo $ representa dinheiro, qualquer palavra de qualquer língua, a cor verde simboliza esperança. O signo em relação ao interpretante: rema, dicente (ou dicissigno), argumento. Rema: é a identificação. Quando o interpretante se pergunta: o que é? Para que serve? O que é para mim? Exemplo: Vermelho. Há a ideia da representação, porém não esta ligada a nada específico. Dicente ou dicissigno: é um signo que, para seu interpretante, é um signo de existência real (PEIRCE, 2000, p. 53). Corresponde a um enunciado que envolve remas na discussão de um fato. Exemplo: Este vermelho está manchado. Argumento: é um signo de razão, um signo de lei, correspondendo a um juízo. Um silogismo do tipo A é B, B é C, portanto A é C é exemplo de argumento (NETTO, 2001, p. 61). Dentre todas as tricotomias e divisões dos signos, Peirce ainda desenvolveu sessenta e seis classes de signos. Porém, serão listadas abaixo apenas as dez mais importantes, pois, como aponta Netto (2001, p. 57), [...] estas surgem como inicialmente suficientes para uma análise semiótica [...]. 1. Qualissigno icônico remático: é uma qualidade tomada como signo. Exemplo: textura, cor, formato, etc. 2. Sinsigno icônico remático: uma coisa ou evento da experiência cujas qualidades fazem com que signifique um objeto (NETTO, 2001, p. 62). Exemplo: o diagrama de uma árvore. 3. Sinsigno indicativo remático: coisa ou evento do experiência que chama atenção para um objeto (deste funcionando como signo) pelo qual sua presença é determinada (NETTO, 2001, p. 62). Exemplo: um grito espontâneo como signo de dor. 4. Sinsigno indicativo dicente: objeto ou evento da experiência que funciona como signo de algo que o afeta diretamente o que faz com que seja um

6 20 índice (NETTO, 2001, p. 62). Exemplo: cata-vento, bússola, praia deserta com pegadas na areia. 5. Legissigno icônico remático: é uma lei ou convenção que se apresenta como signo de algo (NETTO, 2001, p. 63). Exemplo: pirâmide de Maslow, um gráfico que represente o aumento da exportação no Brasil. 6. Legissigno indicativo remático: é uma lei a requerer que cada um de seus casos seja afetado pelo objeto correspondente, de modo a atrair atenção para este (NETTO, 2001, p. 63). Por exemplo: um pronome demonstrativo, ou ainda a sirene de uma ambulância. 7. Legissigno indicativo dicente: é uma lei cujos casos são afetados por seu objeto de modo a dar uma informação sobre esse objeto (NETTO, 2001, p. 63). Exemplo: Uma placa indicando que aqui é estacionamento exclusivo para pessoas portadoras de deficiência, ou ainda placa de proibido fumar. 8. Símbolo remático ou rema simbólico: signo que representa seu objeto através de uma convenção (NETTO, 2001, p. 63), ou associação de ideias gerais. Exemplo: qualquer palavra do dicionário, bandeira branca simbolizando a paz. 9. Símbolo dicente: signo que representa seu objeto através de uma convenção e que é interpretado sob a forma de um enunciado (NETTO, 2001, p. 63). Por exemplo: afirmação (nenhum cisne é negro), qualquer proposição do tipo A é B. Argumento ou Legissigno simbólico argumental: é um signo que representa seu objeto através das leis segundo a qual a passagem dessas premissas para essas conclusões tende a ser verdadeira. Exemplo: poesias, resenhas, letras de músicas. 5 PÔSTER DA SEDE CURITIBA PARA A COPA DO MUNDO 2014 Doze capitais brasileiras foram escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo FIFA Além disso, elas irão abrigar os jogadores de todas as seleções estrangeiras e também os milhares de torcedores que as acompanham. Como tradição em todas as Copas do Mundo organizadas pela FIFA, os moradores das cidades-sede no Brasil puderam escolher entre dois pôsteres para representar cada uma das 12 capitais. Estes pôsteres são sempre coloridos, alegres e carregam características particulares de cada cidade.

7 21 O pôster escolhido pela cidade-sede de Curitiba (capital do Paraná) foi votado por um total de pessoas através do site da Prefeitura da cidade. Ele possui uma araucária e subindo a copa da árvore, é possível perceber que há uma bola de futebol na ponta de cada galho estendido na horizontal. Outro detalhe é a forma como a araucária foi exposta. É possível perceber que ela está colocada como se pudéssemos vê-la de baixo para cima. Ela representa uma taça que se ergue ao infinito. Imagem 1. Pôster oficial da sede de Curitiba para a Copa do Mundo 2014 Fonte: ANÁLISE SEMIÓTICA: PÔSTER OFICIAL DA SEDE CURITIBA O pôster oficial da cidade-sede Curitiba traz uma araucária, que é a árvore símbolo da cidade e do estado do Paraná. O nome Curitiba significa muito pinhão, sendo o pinhão a semente da Araucária e consumido em todo estado. Considerando os estudos semióticos do pôster em suas respectivas tricotomias, temos, inicialmente, a categoria da primeiridade. Ela é dividida entre qualissigno, ícone e rema. O qualissigno é uma qualidade, uma característica de cada coisa ou objeto. As qualidades encontradas no pôster são as cores (azul para o céu, branco para as nuvens, verde para a árvore e a grama e as bolas coloridas), as formas (da araucária, da grama, das bolas e do céu), textura (lisa).

8 22 Entendemos por ícone a relação de semelhança entre signo e a coisa representada. Portanto, consideramos como ícone a semelhança da imagem da araucária com uma árvore real, a grama representada na parte de baixo do pôster, a imagem das bolas na copa da árvore, o céu azul com as nuvens brancas e a semelhança da árvore com uma taça ao percebermos o ângulo no qual a imagem foi criada e a representação do céu, com as nuvens. O rema é a identificação de uma qualidade existente no signo, ou seja, o rema existente no pôster da cidade-sede Curitiba são as cores à primeira vista. Ao bater o olho na imagem, o interpretante não tem uma visão clara do que está acontecendo na mesma, isto é, o formato das imagens representadas no cartaz não é nítido ao bater o olho, assim como as cores e a textura. A seguir, temos a categoria da secundidade, onde encontramos o sinsigno, o índice, e o dicissigno. Conceituamos o sinsigno como a junção de vários qualissignos, que resulta na forma única de tal objeto. As cores, linhas, formatos e texturas utilizadas para representar a araucária, a grama, o céu, as nuvens e as bolas na copa da árvore formam o sinsigno. O índice é o que indica alguma coisa. Ocorre quando há ligação de fato entre o signo e o objeto representado. Na imagem, as bolas na copa da árvore indicam que se trata de futebol, pois são bolas de futebol. O verde utilizado e o formato no qual está caracterizado, indicam que se trata de grama e de uma árvore, da natureza. Ao fazermos a ligação da escrita na parte superior com o desenho das bolas, também vemos que se trata do esporte futebol. Dicissigno, ou dicente, é o fato, a existência real. O dicissigno utiliza vários remas para sua construção, ou seja, ao tratarmos do pôster, podemos dizer que a junção das cores e dos formatos aplicados no mesmo formam a imagem que interpretamos como a araucária, as bolas de futebol, a grama, a taça e o céu. Por último, temos a categoria da terceiridade, que divide os signos em legissigno, símbolo e argumento. O legissigno é o atendimento às normas, é o que é da lei. No pôster é possível identificar como elementos do legissigno as escritas, que informam sobre a Copa do Mundo 2014 e anunciam a cidade-sede de Curitiba. Além disso, tem na parte inferior do cartaz os ícones dos patrocinadores do evento e também na parte inferior à direita, vemos um ícone da taça. Todos esses elementos são obrigatórios para a construção e criação do pôster, não apenas deste, como também de todas as cidades-sede e o oficial do Brasil (que é o pais anfitrião).

9 23 O símbolo é um elemento que represente uma ideia estabelecida. Na imagem, vemos as palavras, todas são símbolos que têm a função de informar. A araucária é a árvore símbolo do estado do Paraná, as cores azul e branco utilizadas para criar o céu, simbolizam um céu claro. O verde utilizado simboliza grama e árvore, que são elementos da natureza. O argumento trata da razão, da lei. Podemos dizer, ainda, que é um signo que é entendido como representando seu objeto em seu caráter de signo (PEIRCE, 2000, p. 53). A partir desta definição e analisando o cartaz, temos como argumento: a cor verde da grama, pois a grama quando é bem cuidada e não está seca é verde; o formato da araucária: a araucária é a única árvore que possui características como a copa apenas na parte de cima, os galhos estendendo-se na horizontal com as folhas apenas nas pontas dos galhos; a escrita na parte superior: o país e cidade-sede, as datas de início e término da Copa e o evento que irá acontecer, foram decididos e divulgados, portanto estas informações são fatos que precisam estar incluídos no cartaz; a cor azul do céu: quando o dia não ameaça chover, a cor do céu claro é azul, por isso esta é a cor representada no pôster. 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS A partir da análise acima, é possível identificar qual a classe pertencente ao pôster da cidade-sede de Curitiba para a Copa do Mundo FIFA Para identificar a classe, deve-se levar em consideração a categoria em que o mesmo encontra-se com mais frequência. Para tanto, é possível identificar maior frequência dos elementos do signo nas categorias da seguinte forma: legissigno, pois possui informações necessárias para comunicar o público semelhante à um anúncio; símbolo, pois os elementos utilizados no cartaz simbolizam não apenas características da cidade-sede Curitiba, como também elementos da Copa do Mundo; dicissigno ou dicente, pois por mais que as imagens não estejam nítidas, é possível identifica-las, como árvore, grama, céu, bolas e taça. Portando, pode-se dizer que o pôster pode ser considerado como um signo pertencente à nona classe, que é Símbolo Dicente, ou Legissigno Simbólico Dicente.

10 24 REFERÊCIAS BIBLIOGRÁFICAS NETTO,J. Teixeira Coelho. Semiótica, Informação e Comunicação. 5. Ed. São Paulo: Perspectiva S. A., PEIRCE, Charles S. Semiótica. 3. Ed. São Paulo: Perspectiva S. A., SANTAELLA, Lúcia. O que é Semiótica. 1. Ed. São Paulo: Brasiliense, SILVA, André Luiz B. da. Simples Simplesmente : Uma Análise Peirceana da Campanha McDonald s. São Paulo. INTERCOM > Acesso em 19 maio > Acesso em 19 maio > Acesso em 19 maio > Acesso em 19 maio > Acesso em 19 maio > Acesso em 19 maio > Acesso em 19 maio > Acesso em 19 maio > Acesso em 19 maio > Acesso em 19 maio > Acesso em 19 maio > Acesso em 19 maio > Acesso em 19 maio 2014.

P R O F E S S O R V I N I C I U S S I L V A RELAÇÕES S Í G N I C A S

P R O F E S S O R V I N I C I U S S I L V A RELAÇÕES S Í G N I C A S RELAÇÕES S Í G N I C A S SIGNO É ALGO QUE REPRESENTA ALGUMA COISA PARA ALGUÉM EM DETERMINADA CIRCUNSTÂNCIA. O SIGNO ENTÃO, ESTÁ NO LUGAR DE ALGO, NÃO É A PRÓPRIA COISA, MAS COMO ELA SE FAZ PRESENTE PARA

Leia mais

Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali

Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali A SEMIOSE Para Peirce, o importante não é o signo tal como em Saussure - mas a situação signíca, que ele chama de semiose.

Leia mais

2. Semiótica e Engenharia Semiótica

2. Semiótica e Engenharia Semiótica 2. Semiótica e Engenharia Semiótica Neste capítulo serão revistos alguns conceitos fundamentais da teoria dos signos de Peirce (1960, 1993, 1998) e da teoria da engenharia semiótica, de Souza (2005a, 2005b).

Leia mais

Compreendendo a Semiologia e a Semiótica I

Compreendendo a Semiologia e a Semiótica I I ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXWYZ0123456789!?@%$ Semiologia Ferdinand de Saussure linguista suíço (1857-1913) SEMIOLOGIA É a ciência geral dos signos, que estuda todos os fenômenos de significação. Tem por

Leia mais

Divisão da filosofia peirciana

Divisão da filosofia peirciana Filosofia peirciana Divisão da filosofia peirciana A Filosofia peirciana é dividida em três ramos: 1. Fenomenologia (filosofia do fenômeno: tal como ele pode ser) 2. Ciências Normativas (filosofia do fenômeno:

Leia mais

SEMIÓTICA E SEMIOSE 1. Primeiridade. primeira categoria liberdade liberdade fusão indeterminação presentidade qualidade sensação

SEMIÓTICA E SEMIOSE 1. Primeiridade. primeira categoria liberdade liberdade fusão indeterminação presentidade qualidade sensação 1 SEMIÓTICA E SEMIOSE Este texto foi produzido com recortes do artigo A Semiótica Geral de Peirce e a Idéia de Semiose de Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS, 2000). O tema aqui desenvolvido está dentro da

Leia mais

Revisão de Semiótica

Revisão de Semiótica Revisão de Semiótica O que é semiótica? É a ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura. Winfried Nöth É a teoria geral dos signos (algo que representa alguma coisa

Leia mais

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN TRABALHO DE SEMIÓTICA ANÁLISE DOS SÍMBOLOS, SEGUNDO A SEMIÓTICA PEIRCEANA, NO ANÚNCIO DA NIKE MERCURIAL VAPOR RESUMO FAVERO, Murilo Henrique. 1 SARTORATO, Leonardo Trofino. 2 CAVALHEIRO, Renan Emanoel.

Leia mais

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica Design & Percepção 3 Lígia Fascioni Semiótica Para entender a cultura contemporânea, você tem que entender semiótica Paul Cobley Semiótica para Principiantes, 2004 O que é semiótica? Semiótica X Semiologia

Leia mais

Marcas de alto renome da FIFA

Marcas de alto renome da FIFA s de alto renome da FIFA Reconhecido o alto renome das marcas, nos termos do art. 125 da LPI, e de acordo com o disposto no artigo 3º da lei n.º 12.663 de 05/06/2012 (Lei da Copa). Os efeitos deste reconhecimento

Leia mais

A leitura semiótica pragmática das capas de jornais 1. Anaiza Castellani SELINGARDI 2 Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo

A leitura semiótica pragmática das capas de jornais 1. Anaiza Castellani SELINGARDI 2 Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo A leitura semiótica pragmática das capas de jornais 1 Anaiza Castellani SELINGARDI 2 Universidade Estadual Paulista, Bauru, São Paulo RESUMO A capa de um jornal é sempre responsável pela primeira impressão

Leia mais

Primeiridade, Secundidadee Terceiridade. Charles Sanders Peirce

Primeiridade, Secundidadee Terceiridade. Charles Sanders Peirce Primeiridade, Secundidadee Terceiridade Charles Peircee a Lógica Triádicado Signo. 1839-1914 Charles Sanders Peirce Ciências naturais: químico, matemático, físico, astrônomo, biologia, geologia Ciências

Leia mais

A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE

A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. SP: Pioneira, 2004. Teorias dos signos UNEB Lidiane Lima A TEORIA DOS SIGNOS: Três origens: EUA (1), Europa Ocidental e União Soviética

Leia mais

EXPERIÊNCIA TRICOLOR

EXPERIÊNCIA TRICOLOR EXPERIÊNCIA TRICOLOR LLeão Experience eão Experience O Fortaleza Esporte Clube como patrimônio esportivo-cultural cearense o maior eão Experience LLeão Experience campeão do estado No dia 18 de outubro

Leia mais

Quer ganhar? Muito fácil e todo mundo ganha!

Quer ganhar? Muito fácil e todo mundo ganha! Quer ganhar? Muito fácil e todo mundo ganha! A Assistência Técnica da REFRISAT vem com tudo para esse período final de espera para a Copa do Mundo 2014. Gastou mais de R$1.100,00 em peças e serviços? Ganhou

Leia mais

Signo. Prof. Veríssimo Ferreira

Signo. Prof. Veríssimo Ferreira Signo Prof. Veríssimo Ferreira Signo Numa perspectiva bem ampla, podemos entender como signo tudo aquilo que substitui alguma coisa para alguém. Unidade Perceptível Unidade, perceptível pelos sentidos,

Leia mais

Semiótica. A semiótica é a teoria dos signos.

Semiótica. A semiótica é a teoria dos signos. A semiótica é a teoria dos signos. Segundo Umberto Eco, um signo é algo que está no lugar de outra coisa. Ou seja, que representa outra coisa. Uma árvore, por exemplo, pode ser representada por uma série

Leia mais

PARTE II. Diagramas das classes de signos

PARTE II. Diagramas das classes de signos PARTE II. Diagramas das classes de signos II.1. Modelos desenvolvidos por Peirce Nesta seção, são analisados dois diagramas elaborados por Peirce para as dez classes de signos (MS 540: 17, CP 2.264, EP

Leia mais

Comunicação, moda e semiótica: pressupostos para o estudo da história do jeans em campanhas publicitárias

Comunicação, moda e semiótica: pressupostos para o estudo da história do jeans em campanhas publicitárias Comunicação, moda e semiótica: pressupostos para o estudo da história do jeans em campanhas publicitárias Elisete Altafim (Graduanda em Moda UEM) Marcela Zaniboni Campos (Graduanda em Moda UEM) Evandro

Leia mais

Semiótica. Prof. Dr. Sérsi Bardari

Semiótica. Prof. Dr. Sérsi Bardari Semiótica Prof. Dr. Sérsi Bardari Semiótica Ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer

Leia mais

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome:

1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: 1 o ano Ensino Fundamental Data: / / Nome: De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol. A competição foi criada pelo francês

Leia mais

Campeonato de Futebol Society para Universitários

Campeonato de Futebol Society para Universitários Campeonato de Futebol Society para Universitários APRESENTAÇÃO Já faz parte da história da Rádio Itatiaia a realização da Copa Itatiaia de Futebol Amador. O campeonato, que entrará para a 55ª edição, tem

Leia mais

Uma análise semiótica do informe publicitário da HQ

Uma análise semiótica do informe publicitário da HQ Uma análise semiótica do informe publicitário da HQ da Turma da Mônica A semiotic analysis of the advertising report of Monica s Gang HQ Uélida Dantas de Oliveira Mestranda em Letras no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

COPA DE Infraestrutura e Saneamento das Cidades-Sede. José Roberto Bernasconi. Presidente Sinaenco São Paulo. AESABESP FENASAN Agosto/2010

COPA DE Infraestrutura e Saneamento das Cidades-Sede. José Roberto Bernasconi. Presidente Sinaenco São Paulo. AESABESP FENASAN Agosto/2010 COPA DE 2014 Infraestrutura e Saneamento das Cidades-Sede José Roberto Bernasconi Presidente Sinaenco São Paulo AESABESP FENASAN Agosto/2010 As sedes Durante a Copa 2014, 64 jogos serão realizados, em

Leia mais

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN A APLICAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO LEGI-SIGNO NA CAMPANHA INCONFUNDÍVEL DO BANCO ITAÚ SALVATTI, Marco Aurelio. 1 SCHMITT, Bruno César. 2 OLIVEIRA, Rafael Silva. 3 SILVEIRA, Wellington Alves. 4 KULAK, Sérgio

Leia mais

Introdução ao estudo do Signo: a Semiologia e a Semiótica

Introdução ao estudo do Signo: a Semiologia e a Semiótica ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXWYZ0123456789!?@%$ A palavra semiótica (do grego σημειωτικός (sēmeiōtikos) literalmente "a ótica dos sinais"), é a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos

Leia mais

Análise do pôster de Anomalisa sob a semiótica de Charles Peirce 1

Análise do pôster de Anomalisa sob a semiótica de Charles Peirce 1 Análise do pôster de Anomalisa sob a semiótica de Charles Peirce 1 Maria Madalena de Bastos Ferreira COSTA 2 Francisco José Paoliello PIMENTA 3 Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz

Leia mais

Percurso para uma análise semiótica

Percurso para uma análise semiótica Percurso para uma análise semiótica 1. Abrir-se para o fenômeno e para o fundamento do signo Contemplar: Tornar-se disponível para o que está diante dos olhos Sem apressar a interpretação Suspensão dos

Leia mais

Copa de 2018: o evento mais esperado do ano

Copa de 2018: o evento mais esperado do ano Copa de 2018: o evento mais esperado do ano Grande parte da população mundial está esperando impacientemente pela abertura da competição internacional que mexe com todo o planeta: a Copa do Mundo de Futebol.

Leia mais

Análise semiótica da campanha Let help find you. Samsung smarthphones with SOS alert 1

Análise semiótica da campanha Let help find you. Samsung smarthphones with SOS alert 1 Análise semiótica da campanha Let help find you. Samsung smarthphones with SOS alert 1 Ana Carla Roman RIBAS 2 João Jacob BRANDÃO 3 Thiago José BERTHOLDE 4 Hans Peder BEHLING 5 Marcelo JUCHEM 6 Universidade

Leia mais

Signos e Metáforas na Comunicação da Música Luciana David de Oliveira Dissertação de Mestrado, COS/PUC-SP, 2007.

Signos e Metáforas na Comunicação da Música Luciana David de Oliveira Dissertação de Mestrado, COS/PUC-SP, 2007. Signos e Metáforas na Comunicação da Música Luciana David de Oliveira Dissertação de Mestrado, COS/PUC-SP, 2007. Caio Anderson Ramires Cepp A obra aqui resenhada se refere à pesquisa de mestrado produzido

Leia mais

HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA

HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA MAISTROVICZ, Daniele. 1 CERNY, Fernanda. 2 SILVA, Kelly. 3 SHIMABUKURO, Kendi. 4 KULAK, Sérgio. 5 RESUMO Após dez anos com a mesma identidade visual a Heineken

Leia mais

O USO DOS CONCEITOS DE HIPOÍCONES E DE LEGISIGNOS DA SEMIÓTICA PEIRCEANA PARA A ANÁLISE DE MARCAS GRÁFICAS

O USO DOS CONCEITOS DE HIPOÍCONES E DE LEGISIGNOS DA SEMIÓTICA PEIRCEANA PARA A ANÁLISE DE MARCAS GRÁFICAS Versão completa do poster apresentado no 11º P&D Design 2014 - Gramado, que será publicado na forma de Resumo nos anais do evento. Apresentado dia 01/10/2014 Gramado RS De 30 de setembro a 2 de outubro

Leia mais

PRESSUPOSTOS DA TEORIA SEMIÓTICA DE PEIRCE E SUA APLICAÇÃO NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM QUÍMICA

PRESSUPOSTOS DA TEORIA SEMIÓTICA DE PEIRCE E SUA APLICAÇÃO NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM QUÍMICA PRESSUPOSTOS DA TEORIA SEMIÓTICA DE PEIRCE E SUA APLICAÇÃO NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM QUÍMICA Joeliton Chagas Silva i Adjane da Costa Tourinho e Silva ii Eixo temático 6- Educação e Ensino de Ciências

Leia mais

Estudo Semiótico investigativo das cartas de Tarot 1

Estudo Semiótico investigativo das cartas de Tarot 1 Estudo Semiótico investigativo das cartas de Tarot 1 LIMA, C. A. F. 2 Cavalcante, D. F. C. 3 Faculdade Nordeste Fanor Devry, Fortaleza, CE RESUMO O objetivo desse artigo é compreender a transformação de

Leia mais

OS SÍMBOLOS E SUAS REPRESENTAÇÕES NA PROPAGANDA TELEVISIVA: ANÁLISE SEMIÓTICA DO VT THE ENTRANCE DA HEINEKEN 1

OS SÍMBOLOS E SUAS REPRESENTAÇÕES NA PROPAGANDA TELEVISIVA: ANÁLISE SEMIÓTICA DO VT THE ENTRANCE DA HEINEKEN 1 OS SÍMBOLOS E SUAS REPRESENTAÇÕES NA PROPAGANDA TELEVISIVA: ANÁLISE SEMIÓTICA DO VT THE ENTRANCE DA HEINEKEN 1 Elisangela Antunes * Silvia Spagnol Simi dos Santos ** Resumo O presente estudo objetivou

Leia mais

Infraestrutura para a Copa do Mundo: moradores das cidades-sede dão boas notas para estádios, bares e restaurantes, aeroportos, hotéis e turismo, mas reprovam transporte e saúde. Até o dia 27 de junho,

Leia mais

Megaeventos Esportivos: Uma Análise Econômica da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014, na Cidade de Natal/RN, Brasil

Megaeventos Esportivos: Uma Análise Econômica da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014, na Cidade de Natal/RN, Brasil Megaeventos Esportivos: Uma Análise Econômica da Copa do Mundo de Futebol FIFA 2014, na Cidade de Natal/RN, Brasil Discente: Elaine Carvalho de Lima Orientadora: Drª Maria do Livramento M. Clementino Natal/RN

Leia mais

II.2. Modelos desenvolvidos por comentadores

II.2. Modelos desenvolvidos por comentadores II.2. Modelos desenvolvidos por comentadores Esta seção, e subseções, exibe parte consideravelmente importante do estado da arte a respeito dos diagramas para as classificações de signos de Peirce. Ela

Leia mais

CLIPAGEM 06 a 08/08/2011

CLIPAGEM 06 a 08/08/2011 CLIPAGEM 06 a 08/08/2011 OS PORTOS E A COPA DO MUNDO Com investimentos de R$ 740 milhões, sete portos correm contra o tempo para receber navios de turistas em 2014. Futebol, sol e praia. Estas três palavras

Leia mais

Copa das Confederações FIFA Brasil Características do público Geral e da demanda turística internacional

Copa das Confederações FIFA Brasil Características do público Geral e da demanda turística internacional Copa das Confederações FIFA Brasil 213 Características do público Geral e da demanda turística internacional AMOSTRA Pesquisa realizada nas seis cidades sedes da Copa das Confederações Público geral (estádios):

Leia mais

AS TRICOTOMIAS DE PEIRCE NO REFERENTE TOY ART: REPRESENTÂMEN, OBJETO

AS TRICOTOMIAS DE PEIRCE NO REFERENTE TOY ART: REPRESENTÂMEN, OBJETO AS TRICOTOMIAS DE PEIRCE NO REFERENTE TOY ART: REPRESENTÂMEN, OBJETO E INTERPRETANTE NA MENSAGEM PUBLICITÁRIA THE TRICHOTOMIES OF PEIRCE IN THE TOY ART REFERENT: REPRESENTAMEN, OBJECT AND INTERPRETER IN

Leia mais

PESQUISA COM IMPRENSA INTERNACIONAL

PESQUISA COM IMPRENSA INTERNACIONAL PESQUISA COM IMPRENSA INTERNACIONAL DURANTE A COPA DO MUNDO DE 2014 Resultados Finais São Paulo, Julho de 2014 METODOLOGIA Objetivos: Investigar a imagem do Brasil junto aos profissionais de imprensa durante

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES COPA DO MUNDO COPA DO MUNDO 2014

TELECOMUNICAÇÕES COPA DO MUNDO COPA DO MUNDO 2014 TELECOMUNICAÇÕES COPA DO MUNDO COBERTURA ESTÁDIO NACIONAL INDOOR DE BRASÍLIA MANÉ NOS GARRINCHA ESTÁDIOS COPA DO MUNDO 2014 o Setor de Telecomunicações está entregando a cobertura indoor em todos os estádios

Leia mais

RECOMENDAÇÃO N.º 001/2014

RECOMENDAÇÃO N.º 001/2014 RECOMENDAÇÃO N.º 001/2014 Assunto: Compra de ingressos/camarotes/pacotes de hospitalidade ou outros espaços que lhe façam às vezes para as partidas da Copa do Mundo FIFA 2014. Considerando ser atribuição

Leia mais

Uma análise dos meios de representação a partir da teoria geral dos signos An analysis of the means of representation from the general theory of signs

Uma análise dos meios de representação a partir da teoria geral dos signos An analysis of the means of representation from the general theory of signs Uma análise dos meios de representação a partir da teoria geral dos signos An analysis of the means of representation from the general theory of signs Daniel Ribeiro Cardoso daniel.br@mac.com André Felipe

Leia mais

3 A aplicação MoLIC WOz

3 A aplicação MoLIC WOz A aplicação MoLIC WOz 33 3 A aplicação MoLIC WOz Esta seção descreve a MoLIC WOz relacionando com a Engenharia Semiótica (3.1) e apresentando a estrutura da ferramenta (3.2). 3.1 MoLIC WOz e a Engenharia

Leia mais

Análise semiótica da campanha "Probably the Best 1

Análise semiótica da campanha Probably the Best 1 Análise semiótica da campanha "Probably the Best 1 Pierre POSSOBOM 2 Marina Alves CORRÊA 3 Hans Peder BEHLING 4 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC RESUMO Este trabalho teve como objetivo analisar

Leia mais

Semiótica Aplicada (SANTAELLA, Lucia. São Paulo: Thomson Learning, 2007, 185p.)

Semiótica Aplicada (SANTAELLA, Lucia. São Paulo: Thomson Learning, 2007, 185p.) Resenha Semiótica Aplicada (SANTAELLA, Lucia. São Paulo: Thomson Learning, 2007, 185p.) Társila Moscoso BORGES 1 No livro Semiótica Aplicada Lúcia Santaella fala do crescimento do número de linguagens

Leia mais

Simples Simplesmente : Uma Análise Peirceana da Campanha McDonald s 1

Simples Simplesmente : Uma Análise Peirceana da Campanha McDonald s 1 Simples Simplesmente : Uma Análise Peirceana da Campanha McDonald s 1 Andre Luiz B da SILVA 2 Pontifica Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP RESUMO Mediante a um vazio latente do consumidor

Leia mais

Análise Peirceana do Processo de Indexação: em busca de fundamentos para a organização da informação 1

Análise Peirceana do Processo de Indexação: em busca de fundamentos para a organização da informação 1 Análise Peirceana do Processo de Indexação: em busca de fundamentos para a organização da informação 1 Carlos Cândido de Almeida (UNESP) José Augusto Chaves Guimarães (UNESP) Resumo: A indexação é um processo

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO GERAL DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ART. 1º A competição será para alunos devidamente matriculados na Instituição de Ensino - Univale. ART. 2º As pessoas físicas que participarem do evento consideradas

Leia mais

LUIZ FERNANDO BAGGIO ENCICLOPÉDIA DAS COPAS. DO MUNDO 2 a EDIÇÃO

LUIZ FERNANDO BAGGIO ENCICLOPÉDIA DAS COPAS. DO MUNDO 2 a EDIÇÃO LUIZ FERNANDO BAGGIO ENCICLOPÉDIA DAS COPAS DO MUNDO 2 a EDIÇÃO n ENCICLOPÉDIA DAS COPAS 2ª EDIÇÃO S U M Á R I O Sumário Capítulo 1 1ª Copa do Mundo...1 Uruguai 1930...1 O sonho se realiza!...1 URUGUAI

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva www.oxnar.com.br/2015/profuncionario 1 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO As informações para serem trocadas precisam ser produzidas. Fonte é o produtor da informação:

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO EXCELENTÍSSIMO SENHOR JENZ PROCHNOW JUNIOR PROCURADOR- GERAL DO ESTADO DE MATO GROSSO NOTIFICAÇÃO RECOMENDATÓRIA nº. 01/2014 SIMP: 000770-023/2014 O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE MATO GROSSO, por seus

Leia mais

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

FUNÇÕES DA LINGUAGEM FUNÇÕES DA LINGUAGEM 1. Função referencial (ou denotativa) É aquela centralizada no referente, pois o emissor oferece informações da realidade. Linguagem usada na ciência, na arte realista, no jornal,

Leia mais

DATA: 07 / 05 / 2014 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF

DATA: 07 / 05 / 2014 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 07 / 05 / 204 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Federação Paulista de Futebol

Federação Paulista de Futebol Federação Paulista de Futebol RUA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, 55 SÃO PAULO - SP Telefone 2189-7000 Fax 2189-7022 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL SUB 20 - PRIMEIRA DIVISÃO -

Leia mais

PROJETO COPA DO MUNDO 2014

PROJETO COPA DO MUNDO 2014 PROJETO COPA DO MUNDO 2014 Setembro/2010 2010 FIFA WORLD CUP SOUTH AFRICA TM 9 Cidades-sede 57 Sites de Competição 10 estádios 15 venues específicas de treinamento 32 team base camps 3,2MM de Ingressos

Leia mais

Copa do Mundo Consumidores

Copa do Mundo Consumidores Copa do Mundo 2014 Consumidores Junho de 2014 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Mapear expectativas e primeiras impressões sobre a Copa do Mundo Avaliação da infraestrutura da cidade Manifestações Slide 2 METODOLOGIA

Leia mais

BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes.

BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes. 1 BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes. BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA (1) Período Clássico; (2) Período Medieval; (3) Racionalismo; (4) Empirismo Britânico; (5)

Leia mais

SEMIÓTICA E TEORIA DO CONCEITO: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE SUAS RELAÇÕES

SEMIÓTICA E TEORIA DO CONCEITO: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE SUAS RELAÇÕES SEMIÓTICA E TEORIA DO CONCEITO: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE SUAS RELAÇÕES Durval Vieira Pereira durvalvieira@gmail.com Doutorando em Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Leia mais

resenhas texto, som, imagem, hipermídia

resenhas texto, som, imagem, hipermídia resenhas texto, som, imagem, hipermídia Como as linguagens significam as coisas ANA MARIA GUIMARÃES JORGE Teoria Geral dos Signos. Como as Linguagens Significam as Coisas de Lucia Santaella. São Paulo:

Leia mais

QUAIS SÃO AS OUTRAS EXPRESSÕES, ALÉM DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

QUAIS SÃO AS OUTRAS EXPRESSÕES, ALÉM DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Fundamentos em Organização da Informação Professora: Lillian Alvares QUAIS SÃO AS OUTRAS EXPRESSÕES, ALÉM DA LINGUAGEM ORAL

Leia mais

CAMAROTE NO MINEIRÃO

CAMAROTE NO MINEIRÃO CAMAROTE NO MINEIRÃO BELO HORIZONTE Belo Horizonte está consolidada como importante pólo de negócios, cultura, esportes, moda, entretenimento, gastronomia e consumo 3ª maior região metropolitana brasileira

Leia mais

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN DOVE E SEU POSICIONAMENTO: UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SIMBOLISMO COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO. RAMALHO, Evylinn 1 AMARAL, André Ricardo 2 CALVI, Douglas Renan 3 ULBRICH, Thaís Helena 4 KULACK,

Leia mais

Linguística Computacional Interativa

Linguística Computacional Interativa 1 Linguística Computacional Interativa Linguagem Natural em IHC: possibilidades a explorar Aula de 13 de novembro de 2012 2 Um mergulho rápido na praia da Semiótica O signo peirceano: acesso mediado ao

Leia mais

ANÁLISE SEMIÓTICA COMERCIAIS TELEVISIVOS DA COCA COLA: QUESTÃO SIMBÓLICA

ANÁLISE SEMIÓTICA COMERCIAIS TELEVISIVOS DA COCA COLA: QUESTÃO SIMBÓLICA ANÁLISE SEMIÓTICA COMERCIAIS TELEVISIVOS DA COCA COLA: QUESTÃO SIMBÓLICA RESUMO FONSECA, Camila Leandro. 1 LIVI, Frederico Alexandre Noda. 2 PRADO, Lucas Almeida. 3 A seguinte análise visa sintetizar os

Leia mais

RESULTADO DAS FOTOS SELECIONADAS PARA A MOSTRA FOTOGRÁFICA DA SEMANA PEDAGÓGICA DO CE/UFPE (2019) EDUCAÇÃO COMO GARANTIA DE DIREITOS

RESULTADO DAS FOTOS SELECIONADAS PARA A MOSTRA FOTOGRÁFICA DA SEMANA PEDAGÓGICA DO CE/UFPE (2019) EDUCAÇÃO COMO GARANTIA DE DIREITOS RESULTADO DAS FOTOS SELECIONADAS PARA A MOSTRA FOTOGRÁFICA DA SEMANA PEDAGÓGICA DO CE/UFPE (2019) EDUCAÇÃO COMO GARANTIA DE DIREITOS Sem Voz Sem Vez Fotografia em preto e branco, em formato paisagem, do

Leia mais

UMA INTRODUÇÃO AO SIGNO CARTOGRÁFICO DOS MAPAS DE PREVISÃO DE TEMPO NA SEMIÓTICA PEIRCEANA

UMA INTRODUÇÃO AO SIGNO CARTOGRÁFICO DOS MAPAS DE PREVISÃO DE TEMPO NA SEMIÓTICA PEIRCEANA S B C Revista Brasileira de Cartografia (2016) N 0 68/1: 145-161 Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto ISSN: 1808-0936 UMA INTRODUÇÃO AO SIGNO CARTOGRÁFICO

Leia mais

Os símbolos e suas representações na propaganda televisiva: análise semiótica do VT The Entrance da Heineken

Os símbolos e suas representações na propaganda televisiva: análise semiótica do VT The Entrance da Heineken Os símbolos e suas representações na propaganda televisiva: análise semiótica do VT The Entrance da Heineken Elisangela Antunes Universidade do Oeste de Santa Catarina Joaçaba, santa catarina, brasil e-mail:

Leia mais

ESTRATÉGIA DE REPRESENTAÇÃO EM PROJETO DE LOGOTIPIA: LEITURA SEMIÓTICA DA MARCA GRÁFICA UNO/FIAT

ESTRATÉGIA DE REPRESENTAÇÃO EM PROJETO DE LOGOTIPIA: LEITURA SEMIÓTICA DA MARCA GRÁFICA UNO/FIAT ESTRATÉGIA DE REPRESENTAÇÃO EM PROJETO DE LOGOTIPIA: LEITURA SEMIÓTICA DA MARCA GRÁFICA UNO/FIAT Bruno Indalêncio de Campos (UFSC) 1 Richard Perassi Luiz de Sousa (UFSC) 2 Milton Luiz Horn Vieira (UFSC)

Leia mais

CARAS Copa das Confederações

CARAS Copa das Confederações b a s t i d o r e s d o s j o g o s Realizada de 15 a 30 de junho, a Copa das Confede- 15 de junho, às 16h. A partida terá a presença da Sele- rações antecede a Copa do Mundo, que acontecerá no ção Brasileira

Leia mais

Federação Paulista de Futebol

Federação Paulista de Futebol Federação Paulista de Futebol RUA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, 55 SÃO PAULO - SP Telefone 2189-7000 Fax 2189-7022 REGULAMENTO ESPECÍFICO DA COPA PAULISTA - 2012 HERÓIS DE 1932 DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO

Leia mais

Nº 18/ /03/2018

Nº 18/ /03/2018 Informações Gerais: Vigência: até 31/05/2018 Linhas / Grupo participantes: Bosch Geral (em valor), BCS - Bosch Car Service (em valor), Velas de ignição (em quantidade). Público- Alvo: Gerente da Unidade;

Leia mais

Análise semiótica da campanha Águas de março 1. Rafael Bulegon LOVI 2 Hans Peder BEHLING 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC

Análise semiótica da campanha Águas de março 1. Rafael Bulegon LOVI 2 Hans Peder BEHLING 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC Análise semiótica da campanha Águas de março 1 Rafael Bulegon LOVI 2 Hans Peder BEHLING 3 Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí, SC RESUMO Este trabalho teve como objetivo analisar quatro tipos de peças

Leia mais

Federação Paulista de Futebol

Federação Paulista de Futebol Federação Paulista de Futebol RUA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, 55 SÃO PAULO - SP Telefone 2189-7000 Fax 2189-7022 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL SUB 20 - PRIMEIRA DIVISÃO -

Leia mais

VISÃO PLURI O Estádio Mané Garrincha e a Lei da utilidade marginal decrescente

VISÃO PLURI O Estádio Mané Garrincha e a Lei da utilidade marginal decrescente VISÃO PLURI O Estádio Mané Garrincha e a Lei da utilidade marginal decrescente PLURI Consultoria Pesquisa, Valuation, Gestão e marketing Esportivo. Twitter: @pluriconsult www.facebook/pluriconsultoria

Leia mais

O Poder Simbólico na Publicidade de Moda. Estudo da Campanha Publicitária Outono / Inverno Mulberry 2013/14

O Poder Simbólico na Publicidade de Moda. Estudo da Campanha Publicitária Outono / Inverno Mulberry 2013/14 eikon _ journal on semiotics and culture ISSN 21836426 DOI 10.20287/eikon DOI 10.20287/eikonn01a02 Received / Recebido 27 06 2016 Accepted / Aceite 20 07 2016 Author / Autor Silvia Spagnol Simi dos Santos

Leia mais

Noções de conjunto. Aluno (a): Data: / /

Noções de conjunto. Aluno (a): Data: / / Conjuntos Noções de conjunto Aluno (a): Data: / / Um grupo de alunos de uma mesma escola e de uma mesma turma. Você sabe o que é um conjunto? Quando escolhemos ou selecionamos coisas semelhantes, parecidas,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICAS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA O PAPEL DAS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SUAS IMPLICAÇÔES

Leia mais

semeiosis SEMIÓTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE EM REVISTA

semeiosis SEMIÓTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE EM REVISTA semeiosis SEMIÓTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE EM REVISTA TRANSDISCIPLINARY JOURNAL OF SEMIOTICS Semiótica peirciana aplicada à análise de marcas: uma abordagem para o design gráfico Ivy Francielle Higino

Leia mais

argumentos: um estudo de semiótica aplicada

argumentos: um estudo de semiótica aplicada ARTIGOS Motrivivência v. 28, n. 47, p. 14-30, maio/2016 http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2016v28n47p14 A MARCA Nike, seus signos e argumentos: um estudo de semiótica aplicada Vinícius dos Santos Souza

Leia mais

Federação Paulista de Futebol

Federação Paulista de Futebol Federação Paulista de Futebol REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL SUB 20 - PRIMEIRA DIVISÃO - 2018 DA DENOMINAÇÃO E PARTICIPAÇÃO Art. 1º - O Campeonato Paulista de Futebol Sub 20 -

Leia mais

Federação Paulista de Futebol

Federação Paulista de Futebol Federação Paulista de Futebol RUA FEDERAÇÃO PAULISTA DE FUTEBOL, 55 SÃO PAULO - SP Telefone 2189-7000 Fax 2189-7022 REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL PROFISSIONAL - PRIMEIRA DIVISÃO

Leia mais

FUTEBOL DE AREIA HISTÓRIA, REGRAS E PRINCIPAIS FUNDAMENTOS

FUTEBOL DE AREIA HISTÓRIA, REGRAS E PRINCIPAIS FUNDAMENTOS FUTEBOL DE AREIA HISTÓRIA, REGRAS E PRINCIPAIS FUNDAMENTOS História O Futebol de Areia começou a ser disputado em 1992, quando as regras do jogo foram criadas e um campeonato piloto foi organizado em Los

Leia mais

CARTA CAPITAL E VEJA: AS ELEIÇÕES POR MEIO DA SEMIÓTICA. Vivian Santana Paixão 1

CARTA CAPITAL E VEJA: AS ELEIÇÕES POR MEIO DA SEMIÓTICA. Vivian Santana Paixão 1 CARTA CAPITAL E VEJA: AS ELEIÇÕES POR MEIO DA SEMIÓTICA Vivian Santana Paixão 1 Resumo: Sobre o ponto de vista da semiótica peirciana, o presente trabalho tem como intuito explicar as diferenças e semelhanças

Leia mais

FEDERAÇÃO PAULISTA DE GOLFE DIVISÃO ESPECIAL DIVISÃO A DIVISÃO B

FEDERAÇÃO PAULISTA DE GOLFE DIVISÃO ESPECIAL DIVISÃO A DIVISÃO B 1 DIVISÃO ESPECIAL A DIVISÃO ESPECIAL será composta pelos seguintes clubes: CAMPEÃO = Div Especial edição 2013 São Fernando Golf Club VICE-CAMPEÃO = Div Especial edição 2013 Bastos Golf Clube 3º colocado

Leia mais

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol

FORTALECENDO SABERES EDUCAÇÃO FÍSICA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA CONTEÚDO E HABILIDADES DESAFIO DO DIA. AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol 2 EDUCAÇÃO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA AULA: 11.1 Conteúdo: A copa do Mundo de futebol 2 EDUCAÇÃO CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA AULA: 11.1 Habilidades:

Leia mais

Simbolismo e Realidade (1925) Fundamentos da Teoria do Signo (1938) Signos Linguagem e Comportamento (1946)

Simbolismo e Realidade (1925) Fundamentos da Teoria do Signo (1938) Signos Linguagem e Comportamento (1946) Charles Morris (1901-1979) clássico da semiótica cuja influência no desenvolvimento da história da semiótica foi decisiva nos anos 30 e 40 raízes na semiótica de Peirce, no behaviorismo, no pragmatismo

Leia mais

Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos

Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos Pacto pela Transparência Municipal Projeto Jogos Limpos Dentro e Fora dos Estádios Secretaria Executiva: Instituto Ethos Porto Alegre, 30 de janeiro 2013 Projeto Jogos Limpos Objetivos Transparência Integridade

Leia mais

Copas do Mundo: Leitura e Interpretação de Texto com Atividades

Copas do Mundo: Leitura e Interpretação de Texto com Atividades Copas do Mundo: Leitura e Interpretação de Texto com Atividades Copas do Mundo De quatro em quatro anos, seleções de futebol de diversos países do mundo se reúnem para disputar a Copa do Mundo de Futebol.

Leia mais

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do INPI de 2014, aplicada em 14/12/2014 (Cargo 22).

Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do INPI de 2014, aplicada em 14/12/2014 (Cargo 22). Resolução da Prova de Raciocínio Lógico do INPI de 2014, aplicada em 14/12/2014 (Cargo 22). Tendo como referência a proposição P: Em outros países, seres vivos como microrganismos e animais geneticamente

Leia mais

CRUZEIRO ESPORTE CLUBE MANUAL DE MARCA. Manual de marca

CRUZEIRO ESPORTE CLUBE MANUAL DE MARCA. Manual de marca 1 Manual de marca Sumário 1 2 3 O Clube Símbolos Aplicação pág.4 O Clube pág.7 Elementos do escudo pág.11 Aplicações proibidas pág.5 Nossa história pág.9 Raposa pág.18 Área de proteção e redução 1. O Clube

Leia mais

(17) DIA DA PROTEÇÃO DAS FLORESTAS / (20) DIA DO AMIGO / (26) DIA DOS AVÓS / (31) ANIVERSÁRIO DO BERÇÁRIO. Estratégia:

(17) DIA DA PROTEÇÃO DAS FLORESTAS / (20) DIA DO AMIGO / (26) DIA DOS AVÓS / (31) ANIVERSÁRIO DO BERÇÁRIO. Estratégia: TURMA: B.1 MÊS: JULHO (01/07 até 31/07) PROJETO A NATUREZA / CORES Dia da Proteção das Florestas - Dia do Amigo - Dia dos Avós - Berçário (17) DIA DA PROTEÇÃO DAS FLORESTAS / (20) DIA DO AMIGO / (26) DIA

Leia mais

RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 3 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 22/05/10 PROFESSORES: CARIBÉ E ROBERTO CIDREIRA

RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 3 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 22/05/10 PROFESSORES: CARIBÉ E ROBERTO CIDREIRA RESOLUÇÃO DA AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 3 o ANO DO ENSINO MÉDIO DATA: 22/05/10 PROFESSORES: CARIBÉ E ROBERTO CIDREIRA Dado um pentágono regular ABCDE, constrói-se uma circunferência pelos vértices B e E de

Leia mais

Informações copafla. O que é. copafla. Quando será a. copafla. copafla

Informações copafla. O que é. copafla. Quando será a. copafla. copafla Informações copafla Responsáveis, saibam mais sobre a COPA FLA BRASIL 2018! Os participantes, tanto meninas quanto meninos com idades entre 6 e 17 anos, poderão participar da Competição Oficial das Escolas

Leia mais

Uma atividade bem redonda!

Uma atividade bem redonda! Reforço escolar M ate mática Uma atividade bem redonda! Dinâmica 6 9º Ano 3º Bimestre DISCIPLINA Ano CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Fundamental 9º Geométrico Circunferência e círculo Primeira Etapa Compartilhar

Leia mais