Signos e Metáforas na Comunicação da Música Luciana David de Oliveira Dissertação de Mestrado, COS/PUC-SP, 2007.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Signos e Metáforas na Comunicação da Música Luciana David de Oliveira Dissertação de Mestrado, COS/PUC-SP, 2007."

Transcrição

1 Signos e Metáforas na Comunicação da Música Luciana David de Oliveira Dissertação de Mestrado, COS/PUC-SP, Caio Anderson Ramires Cepp A obra aqui resenhada se refere à pesquisa de mestrado produzido por Oliveira, L. D. (2007), sob a orientação do Prof. Doutor Ivo Assad Ibri, apresentada à PUC-SP. A pesquisa traz como tema a comunicação na música, no sentido de entender metaforicamente 1 os signos que compõem a música. A autora traz como corpus, uma gravação de Arthur Moreira Lima, no CD O Piano Brasileiro de Arthur Moreira Lima, Vol. III a obra executada na gravação é composta por Villa Lobos Bachianas nº 4, segundo a autora, a escolha desta peça se dá por consistir um signo metafórico de Bach e da música brasileira. Como corpus auxiliar, Oliveira convidou músicos especialistas na obra de Villa-Lobos, para dissertarem textos escritos, para que ela elaborasse o estudo dos interpretantes. A análise foi produzida sob a luz da semiótica de C. S. Peirce. Para isso, a autora inicia sua pesquisa partindo dos seguintes questionamentos, o que os sons arranjados de forma musical, estão nos comunicando? Como a música comunica?. O primeiro capítulo intitulado Música e Comunicação, Oliveira (2007), levanta três tópicos, As origens da Linguagem Musical, Algumas Discussões Acerca da Linguagem da Música, e Semiótica da Música. Um breve levantamento histórico sobre as origens da linguagem musical inicia o discurso. Segundo a autora, Schurmann (1989), distingue o sentido da linguagem musical em linguagem musical e outra nãomusical (linguagem verbal e não-verbal) para então compreender outras artes. Oliveira traz Santaella (2001) para explica que toda estrutura do discurso musical parte de sintaxe da simultaneidade, sintaxe sonora, harmônica, textuais, espessas, sintaxes das linguagens visuais, e similares à língua. Assim, a autora aponta que Santaella (2001), atribui à música uma linguagem discursiva, o que originou a expressão discurso musical. No fim desta etapa, a autora traz a proposta de José Luiz Martinez sobre semiótica musical, em que utiliza as teorias de Peirce para o entendimento da representação e significação musical. Martinez estrutura sua proposta investigativa com 1 A autora aborda metáfora seguindo o conceito de Peirce. Em síntese é a representação do caráter representativo (representamen) de um signo, e, ainda, a interação dos significados de dois signos, diversos. os conceitos (OLIVEIRA, p.8, 2007).

2 o entrelaçar de três campos, semiótica musical intrínseca, referência musical e interpretação musical. No segundo capítulo, intitulado A Semiótica Peirciana e sua Aplicação na Música, Oliveira (2007), traz os seguintes tópicos; Breve Introdução à Filosofia de Peirce, Fenomenologia, Signo, Objeto e Interpretante. Nesta etapa a autora apresenta uma síntese de toda a arquitetura filosófica de Peirce, e descreve a sistemática e a forma como se inter-relacionam. Ela descreve que Peirce dividiu as ciências de forma hierárquica, a divisão é feita da seguinte forma: Matemática (a mais abstrata), Filosofia, que subdivide em Fenomenologia, responsável por estudar e classifica os fenômenos em três categorias primeiridade, secundidade e terceiridade. Em seguida, Ciências Normativas (ética, estética e lógica), onde se localiza a lógica e semiótica, e ainda é dividida em Gramática Especulativa que, estuda a Teoria Geral dos Signos, ponto em que a autora ancora sua pesquisa, estudando a classificação dos signos e a aplicação na música. Por fim, vem a Metafisica, o que irá complementar a pesquisa. O terceiro capítulo, intitulado O Signo Icônico e o Objeto da Música, Oliveira nos apresenta dois tópicos, Realidade ou Ficção?, A Simetria Categorial e as Metáforas. Oliveira inicia com a seguinte questão Se o objeto determina o signo, o que então determina o signo icônico, ou seja, o signo musical?. Nesta perspectiva, Oliveira (2007), descreve a relação do signo com seu objeto imediato, e a potencialidade que alcança em um interpretante dinâmico. Segundo a autora, o signo icônico é mera qualidade, possibilidade. A música é um signo de natureza icônica, representa a si mesma através de uma materialidade sonora. Por ser um signo de possibilidades, a música não tem um objeto definido, provoca várias formas possíveis de ser interpretadas na mente de um ouvinte, devido às qualidades de primeiro, e liberdade em sua potencialidade, o que é característico na ação do signo icônico. Oliveira acredita que o signo vaga pela mente à procura de uma interpretação possível. Os efeitos possíveis em uma mente interpretadora são três; emocional, quando é mera qualidade de sentimento, mesmo que ainda vago. Energético (atua sobre o signo), interação, dualidade, e Lógico, quando há uma racionalidade, generalidade. Neste ponto que a autora puxa para o seguimento artístico, levando em conta o seguinte questionamento, Mas no caso do ícone, pode algo ser generalizado?. Partindo disto, uma discursão ontológica da arte é iniciada dando, margem para uma reflexão sobre o que seria metáfora. Hausman (1989:226), explica que metáfora para Peirce é terceira primeiridade, uma representação de algo, um algo que é estrutura de um paralelismo.

3 O que ela representa é o objeto dinâmico, que atende a uma função didática do paralelismo representado pela metáfora, e o que ela exibe é o objeto imediato. Essa relação entre metáforas e referentes está presente tanto nas artes quanto na ciência. Fechando esta terceira etapa, Oliveira classifica a música no sistema tricotômico de Peirce. A música é um sin-signo quando executada, é um existente, está presente, aparece por uma materialidade sonora. Em relação ao signo em si, a música é um signo de secundidade. Em relação a seu objeto, a música é um ícone, pois não tem relação com seu objeto existente real, e sim com seu objeto fictício. Desta forma, a autora descreve que, em relação ao seu objeto, a música é um signo de primeiridade, e no que se refere ao interpretante, ela é remática, por produzir signos que são possibilidades interpretativas, segundo seu caráter icônico, são hipotéticas. O rema é um signo de primeira que se relaciona com o interpretante sugerindo o objeto dinâmico, que é criado metaforicamente. No quarto e último capítulo, intitulado A Metafisica como Signo Musical: Análise Semiótica da Bachianas Brasileiras nº4 de Heitor Villa-Lobos. Aqui a autora levanta quatro tópicos, Contextualizando Villa-Lobos e Bach, As Bachianas Brasileiras, Johann Sebastian Bach e Retornando Algumas Definições. Nesta etapa a autora aplica as teorias elencadas nos capítulos anteriores. Mas antes, Oliveira faz um breve levantamento histórico da vida de Villa-Lobos, e comenta sua aproximação precoce com a música erudita, para ele duas coisas pareciam-lhe comuns: Bach e a música caipira. No segundo momento, a autora descreve brevemente os conceitos composicionais das Bachianas Braslieiras. Um breve levantamento histórico de Johann Sebastian Bach. Após estas contextualizações históricas, a autora traz as análises. Na etapa das análises, Oliveira parte da primeira tricotomia, que se refere a relação do signo em si (quali, sin, legi). No caso proposto pela autora, os quali-signos, seriam as qualidades sonoras que constitui a gravação escolhida (Bachiana nº4), são os timbres do piano, as sonoridades agudas e graves, o ritmo (ora lento, ora rápido), dissonância, cromatismo, as dinâmicas, etc. Bem como, as qualidades expressas no gesto do interpretante. A atmosfera musical de Bach e as características sonoras brasileiras também são quali-signos. O sin-signo é a realidade da música, neste caso é a reprodução do CD O Piano Brasileiro de Arthur Moreira Lima, Vol. III- Villa-Lobos, Bachianas Brasileiras nº4/ciclo Bralsileiro. O legi-signo pode ser descrito como Bachianas Brasileiras nº4, pertence a um ciclo de nove peças, escrita por Heitor Villa-

4 Lobos, em 1930, etc. As descrições composicionais da época também se aplicam ao legi-signo. Seguindo ao signo em relação ao seu objeto, o ícone, por não ter referencia alguma com seu objeto, como antes visto, apenas em aspectos abstratos, a autora o relaciona como elementos da obra de Bach e de música folclórica. O índice pode ser visto quando uma nota sensível indica a resolução na tônica, um acorde dominante pede uma resolução no acorde fundamental. Já o símbolo, as Bachianas Brasileiras nª4, possui como símbolo a obra de Bach, que indica ao estilo de música Barroco protestante. O rema produz interpretantes hipotéticos, ou seja, o ouvinte não consegue reconhecer a peça, identificar o autor, assim cria metáforas. Dicente, o interpretante consegue identificar sem prévio conhecimento do que irá ouvir. O argumento é um símbolo de lei, generalização, pensamento, em relação ao interpretante. A autora ainda levando o ícone atual, o momento da fruição sonora, a percepção do fato acústico, Oliveria diz que no caso da Bachianas, o ouvinte entra em contato com os sons e percebe algo externo a consciência, buscando na mente uma associação que provoque sentimentos. O hipi-ícone de primeiro nível surge na imitação dos elementos rítmicos que estão na Bachianas, como por exemplo, do ritmo nordestino, dança barroca (sarabanda), samba rural etc. Hipo-ícone de segundo nível, Peirce o chama de diagrama. Oliveira diz que não foi observado este tipo de hipo-ícone não foi observado na peça. O hipo-ícone de terceiridade são as metáforas, esses signos representam uma relação de significado com seu objeto, constituem a base de toda metalinguagem musical. Surgem em três níveis: Paráfrase, Paródia, partem do diagrama, representam o aspecto qualitativo, Martinez diz que são imitações de uma obra modelo. Caminahndo ao objeto, Oliveira nos diz que Bachianas nª 4 são paráfrase da obra de Bach, por ser inspirada no modelo de composição de Bach. Segundo nível, Citação, existe a citação no terceiro movimento Ária (Cantiga), Villa-Lobos insere um tema de cantiga nordestina. Terceiro nível, A referência alegórica, ocorre quando o caráter representativo do signo representa o símbolo, para a autora este terceiro nível representa as características típicas do gênero ou forma musical como representação, que é forçado a interagir com outros signos, dando origem à metafisica. Ou seja, a obra de Bach, modelo de música barroca, adaptado ao estilo moderno do compositor Villa- Lobos, as progressões, os ritmos movimentos do baixo etc.

5 Sobre os objetos imediato e dinâmico, Oliveira os analisa sob três aspectos, icônico, indicial e simbólico. O aspecto icônico (objeto imediato) se refere no modo como o artista criou e organizou a obra, ou seja, no caso do CD, o modo como o pianista Arthur Moreira Lima executa a peça musical, sua interpretação. O aspecto indicial, se refere ao modo como os elementos musicais se referem a possíveis objetos dinâmicos. O estilo da composição que nos remete à obra de Bach. Segundo a autora pode ser visto com clareza no quarto e terceiro movimento da peça Bachiana n 4, elementos que remete ao objeto folclórico. O aspecto simbólico é aquele que se refere a objetos possíveis, pode ser visto no encadeamento harmônico constante na obra de Villa-Lobos. No caso do objeto, o CD é um símbolo de uma era contemporânea e digital, proporcionado pelo desenvolvimento tecnológico Sobre os interpretantes imediato, dinâmico e final, a autora aponta que há uma predominância de efeito emocional pelo caráter icônico e metafórico da obra. Pelas características internas da peça, ela pode ser considerada moderna. Por fim, o interpretante final que é a infinita cadeia de interpretantes gerados pela peça tocada, sua execução nos meios de difusão (no caso do CD), concertos etc. Gerando possíveis interpretantes em toda sua permanência.

Divisão da filosofia peirciana

Divisão da filosofia peirciana Filosofia peirciana Divisão da filosofia peirciana A Filosofia peirciana é dividida em três ramos: 1. Fenomenologia (filosofia do fenômeno: tal como ele pode ser) 2. Ciências Normativas (filosofia do fenômeno:

Leia mais

Semiótica. Prof. Dr. Sérsi Bardari

Semiótica. Prof. Dr. Sérsi Bardari Semiótica Prof. Dr. Sérsi Bardari Semiótica Ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer

Leia mais

Primeiridade, Secundidadee Terceiridade. Charles Sanders Peirce

Primeiridade, Secundidadee Terceiridade. Charles Sanders Peirce Primeiridade, Secundidadee Terceiridade Charles Peircee a Lógica Triádicado Signo. 1839-1914 Charles Sanders Peirce Ciências naturais: químico, matemático, físico, astrônomo, biologia, geologia Ciências

Leia mais

Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali

Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali A SEMIOSE Para Peirce, o importante não é o signo tal como em Saussure - mas a situação signíca, que ele chama de semiose.

Leia mais

2. Semiótica e Engenharia Semiótica

2. Semiótica e Engenharia Semiótica 2. Semiótica e Engenharia Semiótica Neste capítulo serão revistos alguns conceitos fundamentais da teoria dos signos de Peirce (1960, 1993, 1998) e da teoria da engenharia semiótica, de Souza (2005a, 2005b).

Leia mais

Percurso para uma análise semiótica

Percurso para uma análise semiótica Percurso para uma análise semiótica 1. Abrir-se para o fenômeno e para o fundamento do signo Contemplar: Tornar-se disponível para o que está diante dos olhos Sem apressar a interpretação Suspensão dos

Leia mais

Uma análise semiótica do informe publicitário da HQ

Uma análise semiótica do informe publicitário da HQ Uma análise semiótica do informe publicitário da HQ da Turma da Mônica A semiotic analysis of the advertising report of Monica s Gang HQ Uélida Dantas de Oliveira Mestranda em Letras no Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Revisão de Semiótica

Revisão de Semiótica Revisão de Semiótica O que é semiótica? É a ciência dos signos e dos processos significativos (semiose) na natureza e na cultura. Winfried Nöth É a teoria geral dos signos (algo que representa alguma coisa

Leia mais

Compreendendo a Semiologia e a Semiótica I

Compreendendo a Semiologia e a Semiótica I I ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXWYZ0123456789!?@%$ Semiologia Ferdinand de Saussure linguista suíço (1857-1913) SEMIOLOGIA É a ciência geral dos signos, que estuda todos os fenômenos de significação. Tem por

Leia mais

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica Design & Percepção 3 Lígia Fascioni Semiótica Para entender a cultura contemporânea, você tem que entender semiótica Paul Cobley Semiótica para Principiantes, 2004 O que é semiótica? Semiótica X Semiologia

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA

ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2013 DIRETRIZES CURRICULARES Infantil ao 5º ANO MÚSICA OBJETIVOS GERAIS Explorar e identificar elementos da música para se expressar e interagir com

Leia mais

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados.

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados. 1ª Série 2MUT050 ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO I Participação na elaboração de planos de ensino de música.observação e participação de situações reais de ensino de música. Elaboração e análise de material

Leia mais

A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE

A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. SP: Pioneira, 2004. Teorias dos signos UNEB Lidiane Lima A TEORIA DOS SIGNOS: Três origens: EUA (1), Europa Ocidental e União Soviética

Leia mais

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II Semiótica Signo Linguagens Origem Vertentes Significado e significante Aplicação Prática Fases do processo de comunicação: Pulsação

Leia mais

4. O caráter mediador da cidade digital

4. O caráter mediador da cidade digital 4. O caráter mediador da cidade digital 4. O caráter mediador da cidade digital 60 4. O caráter mediador da cidade digital 4.1. Imagem e representação 4.2. Representação e signo 4.3. As dimensões semióticas

Leia mais

P R O F E S S O R V I N I C I U S S I L V A RELAÇÕES S Í G N I C A S

P R O F E S S O R V I N I C I U S S I L V A RELAÇÕES S Í G N I C A S RELAÇÕES S Í G N I C A S SIGNO É ALGO QUE REPRESENTA ALGUMA COISA PARA ALGUÉM EM DETERMINADA CIRCUNSTÂNCIA. O SIGNO ENTÃO, ESTÁ NO LUGAR DE ALGO, NÃO É A PRÓPRIA COISA, MAS COMO ELA SE FAZ PRESENTE PARA

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017

Conteúdo Básico Comum (CBC) de ARTE do Ensino Médio Exames Supletivos/2017 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

Interpretação e Dizer rimas e lengalengas; Criação e experimentação

Interpretação e Dizer rimas e lengalengas; Criação e experimentação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MARQUÊS DE MARIALVA - CANTANHEDE ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR DO 1.º CEB - ATIVIDADES LÚDICO-EXPRESSIVAS - EXPRESSÃO MUSICAL Planificação Anual 1 e 2º Anos 2015/2016 Blocos

Leia mais

Pequeno ensaio a respeito da iconicidade pierciana e exotopia de Bakhtin na música

Pequeno ensaio a respeito da iconicidade pierciana e exotopia de Bakhtin na música Pequeno ensaio a respeito da iconicidade pierciana e exotopia de Bakhtin na música A percepção, um dos principais meios de obtenção de conhecimentos para a criação segundo Salles (2009: 126), e é para

Leia mais

II. SEMIÓTICA e SEMIOLOGIA

II. SEMIÓTICA e SEMIOLOGIA II. SEMIÓTICA e SEMIOLOGIA 1. O que é semiótica e semiologia? A semiótica é uma filosofia cientifica da linguagem. Seu campo de estudo trata dos signos e dos processos significativos e da maneira como

Leia mais

Comunicação, moda e semiótica: pressupostos para o estudo da história do jeans em campanhas publicitárias

Comunicação, moda e semiótica: pressupostos para o estudo da história do jeans em campanhas publicitárias Comunicação, moda e semiótica: pressupostos para o estudo da história do jeans em campanhas publicitárias Elisete Altafim (Graduanda em Moda UEM) Marcela Zaniboni Campos (Graduanda em Moda UEM) Evandro

Leia mais

SEMIÓTICA E SEMIOSE 1. Primeiridade. primeira categoria liberdade liberdade fusão indeterminação presentidade qualidade sensação

SEMIÓTICA E SEMIOSE 1. Primeiridade. primeira categoria liberdade liberdade fusão indeterminação presentidade qualidade sensação 1 SEMIÓTICA E SEMIOSE Este texto foi produzido com recortes do artigo A Semiótica Geral de Peirce e a Idéia de Semiose de Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS, 2000). O tema aqui desenvolvido está dentro da

Leia mais

resenhas texto, som, imagem, hipermídia

resenhas texto, som, imagem, hipermídia resenhas texto, som, imagem, hipermídia Como as linguagens significam as coisas ANA MARIA GUIMARÃES JORGE Teoria Geral dos Signos. Como as Linguagens Significam as Coisas de Lucia Santaella. São Paulo:

Leia mais

Análise do pôster de Anomalisa sob a semiótica de Charles Peirce 1

Análise do pôster de Anomalisa sob a semiótica de Charles Peirce 1 Análise do pôster de Anomalisa sob a semiótica de Charles Peirce 1 Maria Madalena de Bastos Ferreira COSTA 2 Francisco José Paoliello PIMENTA 3 Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz

Leia mais

II.2. Modelos desenvolvidos por comentadores

II.2. Modelos desenvolvidos por comentadores II.2. Modelos desenvolvidos por comentadores Esta seção, e subseções, exibe parte consideravelmente importante do estado da arte a respeito dos diagramas para as classificações de signos de Peirce. Ela

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

PRESSUPOSTOS DA TEORIA SEMIÓTICA DE PEIRCE E SUA APLICAÇÃO NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM QUÍMICA

PRESSUPOSTOS DA TEORIA SEMIÓTICA DE PEIRCE E SUA APLICAÇÃO NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM QUÍMICA PRESSUPOSTOS DA TEORIA SEMIÓTICA DE PEIRCE E SUA APLICAÇÃO NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM QUÍMICA Joeliton Chagas Silva i Adjane da Costa Tourinho e Silva ii Eixo temático 6- Educação e Ensino de Ciências

Leia mais

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO

TEORIAS DA COMUNICAÇÃO TEORIAS DA COMUNICAÇÃO Prof. André Aparecido da Silva www.oxnar.com.br/2015/profuncionario 1 ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO As informações para serem trocadas precisam ser produzidas. Fonte é o produtor da informação:

Leia mais

SEMIÓTICA ENQUANTO CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO: A NECESSIDADE FORMAL DA CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO EM PEIRCE

SEMIÓTICA ENQUANTO CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO: A NECESSIDADE FORMAL DA CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO EM PEIRCE SEMIÓTICA ENQUANTO CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO: A NECESSIDADE FORMAL DA CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO EM PEIRCE Paulo Henrique Silva Costa (FAPEMIG/UFSJ) Mariluze Ferreira de Andrade e Silva (Orientadora/DFIME/UFSJ)

Leia mais

Resolução 031/93 - CONSUNI (Alterada pelas Resoluções 041/94 - CONSUNI e 015/96 - CONSEPE)

Resolução 031/93 - CONSUNI (Alterada pelas Resoluções 041/94 - CONSUNI e 015/96 - CONSEPE) Resolução 031/93 - CONSUNI (Alterada pelas Resoluções 041/94 - CONSUNI e 015/96 - CONSEPE) Cria o curso de Música - Bacharelado -, com as opções "Instrumento: Piano" e "Instrumento: Violino", a ser oferecido

Leia mais

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN TRABALHO DE SEMIÓTICA ANÁLISE DOS SÍMBOLOS, SEGUNDO A SEMIÓTICA PEIRCEANA, NO ANÚNCIO DA NIKE MERCURIAL VAPOR RESUMO FAVERO, Murilo Henrique. 1 SARTORATO, Leonardo Trofino. 2 CAVALHEIRO, Renan Emanoel.

Leia mais

PARTE II. Diagramas das classes de signos

PARTE II. Diagramas das classes de signos PARTE II. Diagramas das classes de signos II.1. Modelos desenvolvidos por Peirce Nesta seção, são analisados dois diagramas elaborados por Peirce para as dez classes de signos (MS 540: 17, CP 2.264, EP

Leia mais

Signo. Prof. Veríssimo Ferreira

Signo. Prof. Veríssimo Ferreira Signo Prof. Veríssimo Ferreira Signo Numa perspectiva bem ampla, podemos entender como signo tudo aquilo que substitui alguma coisa para alguém. Unidade Perceptível Unidade, perceptível pelos sentidos,

Leia mais

O segundo workshop trata das questões da duração: pulso, métrica, andamento, agógica, sistemas rítmicos.

O segundo workshop trata das questões da duração: pulso, métrica, andamento, agógica, sistemas rítmicos. WorkShow O CÓDIGO MUSICAL Um curso dividido em 5 workshops, para todos - músicos, atores, bailarinos e demais, que pretendam desvendar os segredos da linguagem musical e suas aplicações nos mais diversos

Leia mais

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO

CURRÍCULO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO ARTES - 6º ANO AO 9º ANO Tipos de Letras Diferenciação entre o espaço bi e tridimensional, espaço e volume e suas conexões com as formas o espaço teatral, o corpo em movimento e o som no espaço. Cores Arte rupestre 6ª ANO 5ª SÉRIE

Leia mais

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais.

1.1. Identificar os elementos de composição de obras de artes visuais Usar vocabulário apropriado para a análise de obras de artes visuais. Conteúdo Básico Comum (CBC) em Arte do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Os tópicos obrigatórios são numerados em algarismos arábicos Os tópicos complementares são numerados em algarismos romanos Eixo

Leia mais

TAIHU. O Projeto TAIHU foi idealizado em 2006 ainda no âmbito da universidade (USP),

TAIHU. O Projeto TAIHU foi idealizado em 2006 ainda no âmbito da universidade (USP), O Projeto foi idealizado em 2006 ainda no âmbito da universidade (USP), desenvolvendo uma linguagem INÉDITA no universo musical brasileiro, unindo o popular com o erudito e quebrando a barreira entre os

Leia mais

Currículo da Oferta de Escola Música

Currículo da Oferta de Escola Música Departamento de Expressões Currículo da Oferta de Escola Música Competências Específicas As competências específicas a desenvolver na disciplina de Música são aqui apresentadas em torno de quatro grandes

Leia mais

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados.

1ª Série. 2MUT041 CANTO CORAL I Montagem e Apresentação de Repertório coral de estilos e gêneros variados. 1ª Série 2MUT050 ATIVIDADES DE PRÁTICA DE ENSINO I Participação na elaboração de planos de ensino de música.observação e participação de situações reais de ensino de música. Elaboração e análise de material

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES TEMA 1: DURAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES TEMA 1: DURAÇÃO MATRIZ CURRICULAR EXPERIMENTAL PARA O ENSINO DE MÚSICA DE 1ª. A 4ª. SÉRIES CECÍLIA CAVALIERI FRANÇA TEMA 1: DURAÇÃO Tópico 1: Curto e longo Diferenciar entre sons curtos e longos, não proporcionais e proporcionais.

Leia mais

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes

Filosofia da Arte. Unidade II O Universo das artes Filosofia da Arte Unidade II O Universo das artes FILOSOFIA DA ARTE Campo da Filosofia que reflete e permite a compreensão do mundo pelo seu aspecto sensível. Possibilita compreender a apreensão da realidade

Leia mais

O MODERNISMO COM VILLA LOBOS. Obra: Bachianas Brasileiras No. 4

O MODERNISMO COM VILLA LOBOS. Obra: Bachianas Brasileiras No. 4 O MODERNISMO COM VILLA LOBOS Obra: Bachianas Brasileiras No. 4 O INÍCIO Começou aos seis anos, tocando um pequeno violoncelo (uma viola adaptada para este fim). Aos 11 anos aprendeu com o pai a tocar clarinete.

Leia mais

NORMAS PARA INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR

NORMAS PARA INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR NORMAS PARA INGRESSO DE PORTADORES DE DIPLOMA DE CURSO SUPERIOR Cursos de Educação Artística Licenciatura com Habilitação em Música, Música Bacharelado com Habilitação em Instrumento e Música Bacharelado

Leia mais

ANÁLISE SEMIÓTICA COMERCIAIS TELEVISIVOS DA COCA COLA: QUESTÃO SIMBÓLICA

ANÁLISE SEMIÓTICA COMERCIAIS TELEVISIVOS DA COCA COLA: QUESTÃO SIMBÓLICA ANÁLISE SEMIÓTICA COMERCIAIS TELEVISIVOS DA COCA COLA: QUESTÃO SIMBÓLICA RESUMO FONSECA, Camila Leandro. 1 LIVI, Frederico Alexandre Noda. 2 PRADO, Lucas Almeida. 3 A seguinte análise visa sintetizar os

Leia mais

Como colaborar com as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Como colaborar com as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Como colaborar com as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. Arte é comunicação. Está presente em todos os aspectos da vida do ser humano e em todas as culturas. Nada chega ao pensamento se não

Leia mais

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total.

INSTRUÇÕES. O tempo disponível para a realização das duas provas e o preenchimento da Folha de Respostas é de 5 (cinco) horas no total. INSTRUÇÕES Para a realização desta prova, você recebeu este Caderno de Questões. 1. Caderno de Questões Verifique se este Caderno de Questões contém a prova de Conhecimentos Específicos referente ao cargo

Leia mais

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013

Conteúdo Básico Comum (CBC) de Artes do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano Exames Supletivos / 2013 SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS SUBSECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO MÉDIO DIRETORIA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Conteúdo

Leia mais

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA

EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA EDUCAÇÃO ARTÍSTICA MÚSICA 01) Assinale a alternativa CORRETA, no tocante ao ensino da música. A( ) O professor de música deve necessariamente ter o dom musical nato, porque somente assim poderá estar atento

Leia mais

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Disciplina: MÚSICA Série: 8º ano

PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO. Disciplina: MÚSICA Série: 8º ano UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO DE ENSINO Disciplina: MÚSICA Série: 8º ano Professor Responsável: Thais Fernanda Vicente Rabelo Maciel Carga horária Anual: 60 horas Carga horária

Leia mais

INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA CURSOS BÁSICO E SECUNDÁRIO DE MÚSICA PIANO OBJECTIVOS GERAIS

INSTITUTO GREGORIANO DE LISBOA CURSOS BÁSICO E SECUNDÁRIO DE MÚSICA PIANO OBJECTIVOS GERAIS CURSOS BÁSICO E SECUNDÁRIO DE MÚSICA PIANO OBJECTIVOS GERAIS CURSO BÁSICO Desenvolver competências técnicas e artísticas através do estudo de um repertório diversificado. Trabalhar a compreensão do texto

Leia mais

Resumo Expandido GUSTAVO RICK AMARAL. Palavras-chave: Filosofia peirceana; Semiótica peirceana; Axiomatização, Matrizes da linguagem.

Resumo Expandido GUSTAVO RICK AMARAL. Palavras-chave: Filosofia peirceana; Semiótica peirceana; Axiomatização, Matrizes da linguagem. Resumo Expandido Semelhanças estruturais e diferenças específicas entre a Fenomenologia/Semiótica peirceana e a Teoria das Matrizes da linguagem e pensamento GUSTAVO RICK AMARAL Palavras-chave: Filosofia

Leia mais

Análise semiótica da campanha Let help find you. Samsung smarthphones with SOS alert 1

Análise semiótica da campanha Let help find you. Samsung smarthphones with SOS alert 1 Análise semiótica da campanha Let help find you. Samsung smarthphones with SOS alert 1 Ana Carla Roman RIBAS 2 João Jacob BRANDÃO 3 Thiago José BERTHOLDE 4 Hans Peder BEHLING 5 Marcelo JUCHEM 6 Universidade

Leia mais

Analise semiótica na Regência musical

Analise semiótica na Regência musical 244 Analise semiótica na Regência musical Caio Anderson Ramires Cepp Universidade Estadual do Ceará UECE, Fortaleza, CE. O presente artigo estuda a regência musical no aspecto semiótico. Nele, iremos analisar,

Leia mais

- PROVA TEÓRICA - LICENCIATURA EM MÚSICA

- PROVA TEÓRICA - LICENCIATURA EM MÚSICA Realização: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ EDITAL 20/2016 COPESE COORDENADORIA PERMANENTE DE SELEÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - PROVA TEÓRICA - LICENCIATURA EM MÚSICA DATA: 04/12/2016

Leia mais

Perspectivas Musicais na Educação Infantil. Edmar Brasil Ferreira ParalaPracá

Perspectivas Musicais na Educação Infantil. Edmar Brasil Ferreira ParalaPracá Perspectivas Musicais na Educação Infantil Edmar Brasil Ferreira ParalaPracá - 2011 Ementa Reflexão sobre a produção sonora contemporânea e suas implicações para o viver em sociedade. Apresentação das

Leia mais

Uma análise dos meios de representação a partir da teoria geral dos signos An analysis of the means of representation from the general theory of signs

Uma análise dos meios de representação a partir da teoria geral dos signos An analysis of the means of representation from the general theory of signs Uma análise dos meios de representação a partir da teoria geral dos signos An analysis of the means of representation from the general theory of signs Daniel Ribeiro Cardoso daniel.br@mac.com André Felipe

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2008

PROCESSO SELETIVO 2008 1 PROCESSO SELETIVO 2008 10/12/2007 Esta prova de habilidade específica em música é composta por questões de análise textual, de análise teórica e de audição. As questões de número 1 a 18 devem ser lidas

Leia mais

Helaine Maria de Souza Pontes * Gabriela Teixeira Kluppel **

Helaine Maria de Souza Pontes * Gabriela Teixeira Kluppel ** DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. Organização de Tânia M. M. Campos. Tradução de Marlene Alves Dias.

Leia mais

Signos e Metáforas na Comunicação da Música

Signos e Metáforas na Comunicação da Música Luciana David de Oliveira Signos e Metáforas na Comunicação da Música MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós Graduados em Comunicação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - ARTE Artes visuais

Leia mais

Metas de Aprendizagem: Educação Musical (2º Ciclo)

Metas de Aprendizagem: Educação Musical (2º Ciclo) Metas de Aprendizagem: Educação Musical (2º Ciclo) Domínio: Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação Subdomínio: Interpretação e Comunicação Meta Final 1) O aluno canta a solo e em grupo,

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS - IRATI (Currículo iniciado em 2015)

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS - IRATI (Currículo iniciado em 2015) EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE LETRAS-PORTUGUÊS - IRATI (Currículo iniciado em 2015) ANÁLISE DO DISCURSO 68 h/a 1753/I Vertentes da Análise do Discurso. Discurso e efeito de sentido. Condições de

Leia mais

Seminários Abertos de Pós Graduação - Grupo de Estudos em Epistemologia e Didática

Seminários Abertos de Pós Graduação - Grupo de Estudos em Epistemologia e Didática Universidade de São Paulo - FEUSP 1 o semestre de 2005 Seminários Abertos de Pós Graduação - Grupo de Estudos em Epistemologia e Didática Coordenação: Prof. Nilson Machado Orientando: Carlos Eduardo de

Leia mais

Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Profª Michele Arruda Literatura Brasileira

Elementos da comunicação e Funções da linguagem. Profª Michele Arruda Literatura Brasileira Elementos da comunicação e Funções da linguagem Profª Michele Arruda Literatura Brasileira Funções da linguagem são recursos de ênfase que atuam segundo a intenção do produtor da mensagem, cada qual abordando

Leia mais

UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM UMA ATIVIDADE DE ÁLGEBRA O PROBLEMA DOS ARMÁRIOS

UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM UMA ATIVIDADE DE ÁLGEBRA O PROBLEMA DOS ARMÁRIOS UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO O CONHECIMENTO EM UMA ATIVIAE E ÁLGEBRA O PROBLEMA OS ARMÁRIOS Karina Alessandra Pessôa da Silva Universidade Estadual de Londrina Rodolfo Eduardo Vertuan 2 Universidade Tecnológica

Leia mais

A Skafandros Orkestra mistura o balanço do ska jamaicano com a música afro-brasileira, num instrumental rico e vibrante. O grupo cria uma sonoridade

A Skafandros Orkestra mistura o balanço do ska jamaicano com a música afro-brasileira, num instrumental rico e vibrante. O grupo cria uma sonoridade release A Skafandros Orkestra mistura o balanço do ska jamaicano com a música afro-brasileira, num instrumental rico e vibrante. O grupo cria uma sonoridade muito própria, buscando em seu repertório autoral

Leia mais

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MÚSICA LICENCIATURA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: LINGUAGEM E ESTRUTURAÇÃO MUSICAL I Leitura musical em duas claves de referência: sol e fá na 4º linha. Percepção auditiva. sistemas diatônicos.

Leia mais

ARTE DE PERTO. Conteúdo programático. Encontre bons resultados em aprendizagem. Junte nossa experiência em fazer bons

ARTE DE PERTO. Conteúdo programático. Encontre bons resultados em aprendizagem. Junte nossa experiência em fazer bons Junte nossa experiência em fazer bons livros à sua competência para ensinar: Encontre bons resultados em aprendizagem. ARTE DE PERTO Conteúdo programático MATERIAL DE DIVULGAÇÃO - ESCALA EDUCACIONAL E

Leia mais

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Arte Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1 Ano Carga Horária: 67 h (80 aulas) Docente Responsável: Maria Leopoldina Lima Cardoso Onofre

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS

PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS PLANIFICAÇÃO ANUAL - CONTEÚDOS UNIDADE 1 Elementos expressivos da Música Sons vocais, corporais e instrumentais; Dinâmica: fortissimo, pianissimo, crescendo e decrescendo; Andamento: presto, moderato,

Leia mais

ANÁLISE SEMIÓTICA DO PÔSTER OFICIAL DA CIDADE-SEDE DE CURITIBA PARA A COPA DO MUNDO FIFA 2014 NO BRASIL

ANÁLISE SEMIÓTICA DO PÔSTER OFICIAL DA CIDADE-SEDE DE CURITIBA PARA A COPA DO MUNDO FIFA 2014 NO BRASIL ANÁLISE SEMIÓTICA DO PÔSTER OFICIAL DA CIDADE-SEDE DE CURITIBA PARA A COPA DO MUNDO FIFA 2014 NO BRASIL SCHUMACHER, Andressa 1 RESUMO: A cada quarto anos é realizada a Copa do Mundo FIFA de futebol. Cada

Leia mais

Signos e Metáforas na Comunicação da Música

Signos e Metáforas na Comunicação da Música Luciana David de Oliveira Signos e Metáforas na Comunicação da Música MESTRADO EM COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Estudos Pós Graduados em Comunicação

Leia mais

HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA

HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA MAISTROVICZ, Daniele. 1 CERNY, Fernanda. 2 SILVA, Kelly. 3 SHIMABUKURO, Kendi. 4 KULAK, Sérgio. 5 RESUMO Após dez anos com a mesma identidade visual a Heineken

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO OBJETIVOS: Fomentar a produção e circulação de saberes docentes acerca das diferentes manifestações artísticas e expressivas no campo da Educação. Oferecer possibilidades de formação sensível, reflexiva

Leia mais

semeiosis SEMIÓTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE EM REVISTA

semeiosis SEMIÓTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE EM REVISTA semeiosis SEMIÓTICA E TRANSDISCIPLINARIDADE EM REVISTA TRANSDISCIPLINARY JOURNAL OF SEMIOTICS Semiótica peirciana aplicada à análise de marcas: uma abordagem para o design gráfico Ivy Francielle Higino

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano

PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano PLANIFICAÇÃO ANUAL 6.º Ano Disciplina de Educação Musical METAS DE APRENDIZAGEM Domínios e Subdomínios Desenvolvimento da Capacidade de Expressão e Comunicação: Interpretação e Comunicação INDICADORES

Leia mais

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019

Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 Critérios de Avaliação de Educação Artística - 1º ano Ano letivo: 2018/2019 APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO PERFIL DO ALUNO DOMÍNIOS Níveis de Avaliação DRAMÁTICA/ TEATRO Identifica,

Leia mais

Resolução 018/98 CONSEPE (ver Resolução 035/ CONSEPE)

Resolução 018/98 CONSEPE (ver Resolução 035/ CONSEPE) Resolução 018/98 CONSEPE (ver Resolução 035/2001 - CONSEPE) Altera o Curso de Educação Artística Habilitação: Música, do Centro de Artes CEART. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE

Leia mais

Conteúdo. Histórico. Linguagem Verbal e Não-Verbal. O que é a Linguística? Linguística e Gramática. O Estruturalismo. O Objeto de Estudo de Saussure

Conteúdo. Histórico. Linguagem Verbal e Não-Verbal. O que é a Linguística? Linguística e Gramática. O Estruturalismo. O Objeto de Estudo de Saussure Conteúdo Histórico Linguagem Verbal e Não-Verbal O que é a Linguística? Linguística e Gramática O Estruturalismo O Objeto de Estudo de Saussure Signo Significado Significante Disponível em: http://profsandroalex.blogspot.com.br/2013/03/palavra-linguagem-esentido.html

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA SEMIÓTICA PEIRCEANA PARA ANÁLISE DA PINTURA HISTÓRICA

A CONTRIBUIÇÃO DA SEMIÓTICA PEIRCEANA PARA ANÁLISE DA PINTURA HISTÓRICA A CONTRIBUIÇÃO DA SEMIÓTICA PEIRCEANA PARA ANÁLISE DA PINTURA HISTÓRICA Érica Ramos Moimaz 1 (ericamoimaz@bol.com.br) Ana Heloísa Molina 2 (ahmolina@uel.br) Resumo: O objetivo deste texto é pensar como

Leia mais

PROVA DE APTIDÃO ESPECÍFICA B

PROVA DE APTIDÃO ESPECÍFICA B MÚSICA PROVA DE APTIDÃO ESPECÍFICA B BACHARELADO em ou LICENCIATURA SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente as instruções que se seguem. 1 - Este caderno contém sete páginas, numeradas de 3 a 9. Antes

Leia mais

Português. 1. Signo natural

Português. 1. Signo natural Português Ficha de apoio 1 1 os anos João Cunha fev/12 Nome: Nº: Turma: Signos O signo é objeto de estudo de ciências como a Semiologia, a Semiótica e a Linguística, entre outras. Existem várias teorias

Leia mais

Ementas: Atividade Acadêmica e Disciplinas (obrigatórias e optativas)

Ementas: Atividade Acadêmica e Disciplinas (obrigatórias e optativas) Ementas: Atividade Acadêmica e Disciplinas (obrigatórias e optativas) Disciplina Código Linha de Pesquisa Nível/Natureza Mestrado Doutorado Ementa Análise Aplicada à Performance INC846 todas Estudo de

Leia mais

Informática como Interface para Arte

Informática como Interface para Arte Estética Tecnológica PUCSP - TIDD Professor: Hermes Renato Hildebrand Email: hrenatoh@gmail.com Site: www.sciarts.org.br Extramaterialidade e a Arte Referência Bibliográfica: LAURENTIZ,, Paulo (1997).

Leia mais

Semiótica. Prof. Veríssimo Ferreira

Semiótica. Prof. Veríssimo Ferreira Semiótica Prof. Veríssimo Ferreira Natureza e Cultura Domínio da Natureza Universo das coisas naturais. Domínio da Cultura Universo das práticas sociais humanas. Cultura Fazer humano transmitido às gerações

Leia mais

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. Disciplina: TC Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo

LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO. Disciplina: TC Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO Disciplina: TC0600 - Projeto de Graduação I Turma C Profa. Denyse de Araújo Sumário Porque fazer um Levantamento Bibliográfico? Como Ler melhor? Como Organizar o material lido?

Leia mais

Aula 8. Cognição Distribuída

Aula 8. Cognição Distribuída Aula 8 Cognição Distribuída Cognição distribuída A teoria da cognição distribuida, assim como qualquer outra teoria cognitiva, busca entender a organização de sistemas cognitivos. Diferente das teorias

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS)

Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) 1 Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC) Departamento de Música (DEMUS) Curso de Licenciatura em Música DISCIPLINAS ELETIVAS / EMENTAS Análise Musical

Leia mais

Processo Seletivo

Processo Seletivo UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Processo Seletivo 2011.2 2ª Fase Habilidades Específicas Candidato (a): Feira de Santana, de julho de 2011. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 016/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar;

RESOLUÇÃO Nº 016/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar; RESOLUÇÃO Nº 016/2016-CEPE/UNESPAR Convalida as alterações e prazos de vigência da matriz curricular do curso Superior de Instrumento do campus Curitiba I - EMBAP. Considerando o art. 7º, incisos I, II

Leia mais

FUVEST 2014 Música (FFCLRP-USP) Prova Escrita

FUVEST 2014 Música (FFCLRP-USP) Prova Escrita FUVEST 2014 Música (FFCLRP-USP) Prova Escrita NOME: Nota da Prova Escrita: (uso interno, não preencher) Nota da Prova Prática: (uso interno, não preencher) Nota Final: (uso interno, não preencher) 2 Acompanhe

Leia mais

Apostila de Educação Musical 1ª Série Ensino Médio www.portaledumusicalcp2.mus.br Estrutura e Forma em Música Leia com atenção o texto abaixo: Maneiras de Ouvir Há muitas, quase infinitas maneiras de ouvir

Leia mais

CONCURSO VESTIBULAR PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Nome do Candidato: Assinatura: PROVA COLETIVA

CONCURSO VESTIBULAR PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA. Nome do Candidato: Assinatura: PROVA COLETIVA CONCURSO VESTIBULAR 2.008 PROVA DE HABILIDADE ESPECÍFICA CURSO DE MÚSICA Nome do Candidato: Assinatura: PROVA COLETIVA 1- A prova está dividida em 4 questões com as seguintes pontuações: Questão 1: 2,0

Leia mais

A RELAÇÃO ENTRE O CONTEXTO E O PLANO DE EXPRESSÃO NO RECONHECIMENTO DO SINAL MULHER (LIBRAS) COMO ICÔNICO OU CONVENCIONAL/ARBITRÁRIO

A RELAÇÃO ENTRE O CONTEXTO E O PLANO DE EXPRESSÃO NO RECONHECIMENTO DO SINAL MULHER (LIBRAS) COMO ICÔNICO OU CONVENCIONAL/ARBITRÁRIO A RELAÇÃO ENTRE O CONTEXTO E O PLANO DE EXPRESSÃO NO RECONHECIMENTO DO SINAL MULHER (LIBRAS) COMO ICÔNICO OU CONVENCIONAL/ARBITRÁRIO Adriana Aparecida de Oliveira UFMG/FALE, adrianaletras75@gmail.com Resumo:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) CENTRO LETRAS E ARTES INSTITUTO VILLA-LOBOS PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) CENTRO LETRAS E ARTES INSTITUTO VILLA-LOBOS PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Violoncelo I CÓDIGO: APC 0217 PRÉ-REQUISITOS: Prova de Habilidade Específica EMENTA: Desenvolvimento do repertório do violoncelo e suas interfaces: escuta, memória musical, técnica do violoncelo,

Leia mais

TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL

TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL 2 a Etapa TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL Vestibular CADERNO 1 SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente o CARTAZ sobre ELIMINAÇÃO AUTOMÁTICA, afixado na parede da sala, à sua frente, e as instruções que

Leia mais

TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL

TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL 2 a Etapa TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL Vestibular CADERNO 2 SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente o CARTAZ sobre ELIMINAÇÃO AUTOMÁTICA, afixado na parede da sala, à sua frente, e as instruções que

Leia mais

TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL

TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL 2 a Etapa TEORIA E PERCEPÇÃO MUSICAL Vestibular CADERNO 4 SÓ ABRA QUANDO AUTORIZADO. Leia atentamente o CARTAZ sobre ELIMINAÇÃO AUTOMÁTICA, afixado na parede da sala, à sua frente, e as instruções que

Leia mais