Liberação Comercial do Eucalipto Geneticamente Modificado (H421)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Liberação Comercial do Eucalipto Geneticamente Modificado (H421)"

Transcrição

1 Liberação Comercial do Eucalipto Geneticamente Modificado (H421) G

2 Paulo Y. Kageyama Professor Titular ESALQ-USP; Depto de Ciências Florestais; + de 30 anos como pesquisador em Melhoramento Genético e Ecologia de espécies arbóreas Exóticas e Nativas; Agroecologia no Extremo Sul Bahia; Histórico: Seleção das espécies de Eucalipto utilizados atualmente por todo setor florestal (E. urograndis); Tese Doutor com E. grandis; Introdução E urophylla Diretor de Biodiversidade e Florestas do MMA Governo Federal; SEGUNDO MANDATO NA CNTBIO Comissão Nacional de BIOSSEGURANÇA e não de Biotecnologia!!! (MMA - 4 Anos e MDA Atual) Representante do MDA na CTNBIO Tenho COMPROMISSO com os Interesses da Sociedade e não de Empresas; No caso dessa Liberação comercial de espécies arbóreas transgênicas, com os atuais níveis de riscos e inseguranças, nós seriamos contra, independente da empresa que obteve a licença!!!

3

4 Riscos & impactos Imprecisões no Processo de Liberação Comercial DIVERSAS FALHAS GRAVES NO PROCESSO (VAMOS ABORDAR APENAS ALGUMAS)

5 IMPACTOS NA HIDROLOGIA E PRODUÇÃO DE ÁGUA NAS MICROBACIAS

6 Não foram feitos estudos pela empresa!? MAIORES ESPECIALISTAS NA ÁREA DE HIDROLOGIA DEMONSTRAM QUE A REDUÇÃO DOS CICLOS SÓ VAI AMPLIAR OS IMPACTOS NA HIDROLOGIA DAS MICROBACIAS ( > consumo de água )

7 PROMESSA: CRESCIMENTO MAIS RÁPIDO (REDUÇÃO DE CICLO) (de 7 para 5 anos) H20 (Inexistência de estudos!!!!) Potencializam os danos ambientais do eucalipto ( consumo de água e nutrientes ) Aumento de produtividade, não significa diminuição de área plantada / pelo contrário

8 A Fig 3 mostra que a medida que a floresta de Eucalipto vai crescendo, a redução na produção anual de água vai diminuindo. Porém, essa diminuição começa a se estabilizar a partir da idade de 5 anos...

9 Justificativa de aumento de incremento e que vai liberar áreas para Conservação e para Reforma Agrária FRAUDE!!! Pois, nos últimos 30 anos, o IMA só cresceu, e as áreas de plantio e o setor de celulose estão em franco processo de expansão (sem perspectivas de redução de áreas)

10 Pólen Transgênico - Mel CONTAMINAÇÃO DO MEL (IMPACTOS NA SAÚDE HUMANA E ANIMAL IMPACTO NO MODO DE VIDA DE PEQUENOS PRODUTORES FAMILIARES IMPACTO NAS ABELHAS EXÓTICAS E NATIVAS

11 INCONSISTÊNCIA EXPERIMENTAL Colmeias X Contaminação Na página 17 do Relatório do CDA/Eucalyptus consta: Dificuldades encontradas: A reduzida disponibilidade de tempo entre a liberação final dos recursos financeiros (Out-Dez/2011) e o prazo concedido como prorrogação (Jun/2012) não permitiu que realizássemos a determinação da proporção de proteínas recombinantes e não recombinantes no mel, bem como o estudo sobre o efeito do mel sobre bactérias de flora intestinal. Um segundo experimento semelhante para a coleta de amostras de mel foi estabelecido no verão 2011/2012, com colmeias instaladas na área de experimentação, a m e a 85 km. No entanto, a floração da árvores de Eucalyptus neste último verão foi muito pobre, e algumas colmeias não resistiram. As amostras de mel coletadas foram insuficientes para a realização do conjunto de análises realizadas anteriormente e aqui descritas.

12 Fluxo Gênico X Mel X Abelhas Andrade, S.E.O. et alii. Estudo sobre o uso de mel de abelha associado com plantas medicinais na comunidade Várzea Comprida dos Oliveiras, Pombal.PB. Agropecuária Científica no Semiárido. V.8, n.3, p O evento H421 da FuturaGene possui uma cópia do gene nptll (neomicina fosfotransferase), gene que confere resistência a diversos antibióticos. A pergunta é: qual o EFEITO do npt ll sobre as bactérias presentes tanto no trato intestinal da abelhas como dos humanos (no consumo do mel)? Em outros países os antibióticos são regulamentados para uso no controle de doenças em abelhas. No Brasil ainda eles não são permitidos. Entretanto, a presença destas substâncias nas colmeias, selecionará doenças resistentes a este antibiótico, o que pode ser uma tragédia no futuro se uma doença muito grave se tornar epidêmica, porque o controle será muito mais difícil.

13 À página 28: Dificuldades encontradas: Era nossa intenção original, conforme apresentada na proposta do Projeto de Pesquisa submetido ao Edital, a colaboração do grupo Genotox-Royal para realizar estudos em animais (camundongos e ratos) para fins de avaliação da estabilidade à digestão e dos possíveis efeitos (cito)tóxicos, mutagênicos e teratogênicos. Para a execução destas atividades, esta empresa da Incubadora Empresarial do CBiot/UFRGS necessitaria de recursos financeiros de vulto e de pelo menos 12 meses para sua execução. Como informado acima (Item II), a reduzida disponibilidade de tempo entre a liberação final dos recursos financeiros (Out-Dez/2011) e o prazo concedido como prorrogação (Jun/2012) não permitiu que realizássemos estes estudos, que também incluíam a determinação da proporção de proteínas recombinantes e não recombinantes no mel e o efeito sobre bactérias do trato intestinal. Este, portanto, foi o item e objetivo mais prejudicado segundo nossos planos de análises. Considerando que se trata de liberação comercial de um transgênico inédito, no caso de eucalipto GM, pode-se dar uma justificativa desta? Na nossa CTNBio passou!!!

14 A CTNBio não pode considerar o OGM seguro na ausência destes estudos científicos. Pode??? Esta informação é relevante considerando que foi detectado três vezes mais proteína Cel1 no pólen que nos demais tecidos (pag. 76)

15 Impacto Social: O Brasil tem 350 mil pequenos produtores de mel. Neste ano, as nossas exportações bateram recordes e alcançaram US$ 74,2 milhões. Do total exportado, para Europa e Estados Unidos, 80% são orgânicos. Nada menos do que 35% da produção brasileira de mel vêm do eucalipto Leia mais sobre esse assunto em ucalipto-transgenico-ameaca-mel-organico- Segundo a Associação #ixzz3hgrT4qmY Brasileira dos Exportadores de Mel (Abemel), Joelma Lambertucci, em entrevista a O Globo, em caso de detectada a transgenia, os produtos contaminados são descartados. A informação reforça a preocupação já manifestada pela Abemel.

16 Fluxo Gênico e Contaminação(PK) Contaminação para Eucalipto de Uso Múltiplo: carvão, energia, óleo, mel,... (presente e futuro) 525 kg ( ha ) 125 kg p/ produção de mel (IPEF-2013) Variedade melhorada para Mel (PK)

17 Comunicado 02 (CTNBio) sobre isolamento de metros!! ainda está vigente!! mesmo tendo havido tentativas de derrubála!!! SIMULAÇÃO DE BUFFER IDEAL!! ( Ha para Plantio de Ha) PLANTIO DE 1000 HA com 1000 metros de buffer, no mínimo dobraria área FAZER ESSA SIMULAÇÃO!!

18 Invasibilidade do Eucalipto Conceito de Baixo X Potencial de Invasibilidade Conceito de Continente - Ilha Silva, P.H.M., Poggiani, F., Mori, E.S., Di Ciero, L.. Potencial de invasão de eucalipto pelas sementes produzidas nos plantios comerciais. Circular Técnica IPEF. No 203, Agosto, 2011

19 7 anos 4 a 5 anos

20 Fluxo Gênico X Experimentos Campo Experimentos insuficientes delineamento X distâncias Ecologia do Polinizador SEM REPETIÇÃO Replicação no resto do pais ( só feito em SP)

21 Até 10 km Alternativa: Mais testes!!!!!

22 Paisagens heterogêneas e com conectividade INVASÃO????? Fluxo Gênico se dá por meio do PÓLEN e de SEMENTES

23 ESTUDOS APRESENTADAS NÃO SÃO CONCLUSIVOS!! Fluxo Gênico imprecisão nos estudos Potencial invasibilidade estudos insuficientes Impacto no Ambiente desconhecido (abelhas etc), não foi avaliado NÃO HOUVE TEMPO

24 REDUÇÃO DRÁSTICA DE VARIABILIDADE Cada dia mais está provado que a baixa diversidade genética entre os poucos clones estão trazendo graves problemas de pragas e doenças, assim como perda de vigor produtivo (colapso clonal ); com o transgênico vai agravar mais ainda esses problemas É APENAS 1 CLONE APROVADO!!!!!!! IMPACTO É NA SILVICULTURA E MANEJO DO EUCALIPTO um monoclone vai ter problemas de adaptabilidade, portanto daqui há pouco vão necessitar liberar outros tantos clones!!

25 No caso do eucalipto já não se discute mais se o transgênico pode ou não fazer mal a saúde. O problema agora é o que ele vai mudar o ambiente à sua volta. Para o professor Edson Furtado, da Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais da Unesp, de Botucatú-SP, o Brasil tem a meta de chegar a 30 milhões de hectares de eucalipto plantado, e o risco de contaminação de outras plantações tende a crescer no futuro. Florestas plantadas ocupam grandes extensões, e o tempo de vida de uma árvore na natureza cinco anos e meio, no caso do eucalipto GM é muito maior do que o de uma cultura de grãos, que cresce e é colhida em meses. Leia mais sobre esse assunto em

26 FSC Mais informações: Política FSC sobre OGM: nload-box.143.htm Política de Associação do FSC: Princípios e Critérios do FSC v4-0: nload-box.516.htm Princípios e Critérios do FSC v5-0: nload-box.871.htm

27 Outras empresas do setor de celulose que operam no país adotaram a mesma postura. "Precisamos de mais tempo para ter certeza dos impactos", diz Marcelo Castelli, presidente da Fibria, maior fabricante de celulose do mundo, que pesquisa os eucaliptos transgênicos desde Há questionamentos não só em relação aos efeitos adversos dos transgênicos mas também a seus ganhos de produtividade. "Em nossas pesquisas, não tivemos ganhos que ultrapassassem os já alcançados com o melhoramento tradicional", diz Armando Santiago, diretor florestal e de suprimentos da International Paper Brasil. Schalka, presidente da Suzano, faz questão de afirmar que os passos da companhia nesse terreno pantanoso não serão intempestivos. Schalka Ele diz que tem se empenhado pessoalmente em travar um diálogo intenso e transparente com o FSC. Caso a CTNBio aprove o pedido da FuturaGene na próxima reunião, o plano é apenas ampliar as áreas de testes, hoje limitadas a 50 hectares. A princípio, o plantio comercial só vai acontecer após a aprovação do FSC. Até quando Schalka está disposto a esperar? "Não vamos adiar indefinidamente porque estamos convictos dos impactos positivos para o setor e para a sociedade", diz ele. "Se até 2020 não houver um veredito favorável, vamos seguir sem o selo". Segundo o executivo, da área total de 400 mil hectares, o plantio será de menos de 1%, ou 4 mil hectares, nesse primeiro ano de testes das mudas geneticamente modificadas

28 A COP 08 da Convenção da Diversidade Biológica (CDB) da ONU aprovou em Curitiba-PR em 2006 uma Moratória aos Transgênicos em Espécies Arbóreas. O Brasil, sendo signatário dessa Convenção da ONU, e tendo a maior Biodiversidade do Planeta, tem o dever de cumprir com este compromisso assumido; A comprovação de que essa tecnologia GM não provoca impactos ao meio ambiente e à saúde não foi feita.

29 CONSIDERAÇÕES FINAIS Não somos, e nem podemos ser, contra a Biotecnologia! Estamos todos nós perdendo a oportunidade de fazer o processo da forma certa com as árvores! Tendo em vista que é o primeiro Eucalipto Transgênico no mundo (fazendo igual milho, soja etc, onde os riscos e os efeitos negativos previstos estão ocorrendo); Os estudos do Eucalipto Transgênico H421 apresentados são insuficientes e tem falhas graves demonstradas; A Tecnologia está sendo IMPOSTA!! Para a Sociedade!! e as reações dos impactados por ela serão imprevisíveis.

30 Prof Paulo Y Kageyama Professor Tittular.ESALQ.USP pkageyama@usp.br

Carta Idec n 06/ 2015/ Coex. São Paulo, 19 de janeiro de 2015

Carta Idec n 06/ 2015/ Coex. São Paulo, 19 de janeiro de 2015 São Paulo, 19 de janeiro de 2015 Carta Idec n 06/ 2015/ Coex Aos Senhores Presidente FuturaGene Brasil Tecnologia Ltda. Avenida Doutor José Lembo, 1010 Jardim Bela Vista Itapetininga CEP 18207780 Email:

Leia mais

Eucalipto Geneticamente Modificado Aspectos Regulatórios. Apresentação para:

Eucalipto Geneticamente Modificado Aspectos Regulatórios. Apresentação para: Eucalipto Geneticamente Modificado Aspectos Regulatórios Apresentação para: Março 2014 Agenda Ambiente regulatório Eucalipto GM FuturaGene Avaliação ambiental e de segurança Resumo 2 Estrutura legal no

Leia mais

Esclarecimento sobre questões relativas ao Eucalipto. Geneticamente Modificado da FuturaGene

Esclarecimento sobre questões relativas ao Eucalipto. Geneticamente Modificado da FuturaGene Esclarecimento sobre questões relativas ao Eucalipto Geneticamente Modificado da FuturaGene Itapetininga, 21 de agosto de 2014. O presente documento tem como objetivo oferecer respostas e esclarecer questões

Leia mais

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CTNBIO REFERENTE Ao PEDIDO DE LIBERAÇÃO COMERCIAL DO EUCALIPTO GENETICAMENTE MODIFICADO - EVENTO H421

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CTNBIO REFERENTE Ao PEDIDO DE LIBERAÇÃO COMERCIAL DO EUCALIPTO GENETICAMENTE MODIFICADO - EVENTO H421 AUDIÊNCIA PÚBLICA DA CTNBIO REFERENTE Ao PEDIDO DE LIBERAÇÃO COMERCIAL DO EUCALIPTO GENETICAMENTE MODIFICADO - EVENTO H421 FuturaGene Brasil Tecnologia Ltda.; CQB 325/11; Processo 01200.000202/2014-71;

Leia mais

A importância da vegetação nativa na apicultura do Araripe

A importância da vegetação nativa na apicultura do Araripe A importância da vegetação nativa na apicultura do Araripe I seminário Integrado de Ciências XIV SECIBIO Eng. Agron. Edgar da Costa Oliveira Realização: Apoio: Vegetação nativa: tipo de vegetação característica

Leia mais

Biotecnologia e Biodiversidade. Prof. Msc. Lucas Silva de Faria

Biotecnologia e Biodiversidade. Prof. Msc. Lucas Silva de Faria Biotecnologia e Biodiversidade Prof. Msc. Lucas Silva de Faria Biotecnologia e Biodiversidade Biodiversidade Diversidade Biológica, ou Biodiversidade, refere-se à variedade de espécies de todos os seres

Leia mais

Importância da Pesquisa no Setor Florestal. Shinitiro Oda

Importância da Pesquisa no Setor Florestal. Shinitiro Oda Importância da Pesquisa no Setor Florestal Shinitiro Oda IPEF 16/17/09/2008 Histórico Pragas e Doenças Cultivo MínimoM Melhoramento Biotecnologia Importância da Pesquisa Situação Florestal de Alguns Países

Leia mais

BRASIL ENVENENADO { }

BRASIL ENVENENADO { } BRASIL ENVENENADO O Brasil, um dos países mais biodiversos do planeta, vem sendo sistematicamente envenenado pelo agronegócio, que despeja, por ano, só no país, cerca de UM BILHÃO de litros/toneladas de

Leia mais

SOJA TRANSGÊNICA NO ESTADO DO PARANÁ

SOJA TRANSGÊNICA NO ESTADO DO PARANÁ SOJA TRANSGÊNICA NO ESTADO DO PARANÁ PARANÁ PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA GRÃOS: TOTAL - 22,5 milhões de toneladas Soja: 9,3 milhões toneladas (41%) Milho: 8,5 milhões toneladas (38%) PECUÁRIA: - Aves: 1,5 milhões

Leia mais

5% Plantada 35% Plantada 65% Nativa. 95% Nativa

5% Plantada 35% Plantada 65% Nativa. 95% Nativa Introdução à Eucaliptocultura 11ª. Reunião de Atualização em Eucaliptocultura 9 a 11 de Novembro de 2.010 Introdução à Eucaliptocultura - Potencial Plantadas; Econômico das Florestas - Importância Brasil;

Leia mais

O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E A ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE DA FIBRIA

O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E A ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE DA FIBRIA O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E A ESTRATÉGIA DE INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE DA FIBRIA JOSÉ LUCIANO PENIDO Encontro PREVI de Governança Corporativa 2013 A G E N D A QUEM SOMOS GOVERNANÇA DA FIBRIA GOVERNANÇA

Leia mais

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO

MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO EMENTA MANEJO DA FERTILIDADE DO SOLO NO CERRADO DISCIPLINA: Solos nos domínios morfoclimáticos do Cerrado EMENTA: Solos em ambientes de Cerrado. Sistema Brasileiro de Classificação do Solo. Caracterização

Leia mais

A Suzano Pulp and Paper Company. Contribuições da Biotecnologia ao Setor de Florestas Plantadas

A Suzano Pulp and Paper Company. Contribuições da Biotecnologia ao Setor de Florestas Plantadas A Suzano Pulp and Paper Company Contribuições da Biotecnologia ao Setor de Florestas Plantadas Agosto, 2018 Agenda FuturaGene presença global Agricultura uso intensivo de tecnologia Setor de florestas

Leia mais

Alimentos transgênicos. Aluna: Maria Eugênia Araújo

Alimentos transgênicos. Aluna: Maria Eugênia Araújo Alimentos transgênicos Aluna: Maria Eugênia Araújo Sumário O que é um transgênico? Métodos de transgenia Aplicações da transgenia Pontos positivos Pontos negativos Rotulagem dos transgênicos Considerações

Leia mais

Cadeia Produtiva da Silvicultura

Cadeia Produtiva da Silvicultura Cadeia Produtiva da Silvicultura Silvicultura É a atividade que se ocupa do estabelecimento, do desenvolvimento e da reprodução de florestas, visando a múltiplas aplicações, tais como: a produção de madeira,

Leia mais

III Congresso Brasileiro de Eucalipto

III Congresso Brasileiro de Eucalipto III Congresso Brasileiro de Eucalipto Uso de Eucalipto em Consórcio com Nativas para Restauração Florestal em Áreas de Reserva Legal Vitória, 3 de Setembro de 2015 NOSSAS CRENÇAS MISSÃO VISÃO Desenvolver

Leia mais

VI Workshop de Melhoramento Genético Florestal e XLI Reunião Técnico - Científica do PTSM / IPEF. Adaptação genotípica ao estresse hídrico e térmico

VI Workshop de Melhoramento Genético Florestal e XLI Reunião Técnico - Científica do PTSM / IPEF. Adaptação genotípica ao estresse hídrico e térmico VI Workshop de e XLI Reunião Técnico - Científica do PTSM / IPEF Adaptação genotípica ao estresse hídrico e térmico Visão do melhoramento florestal na interação com o manejo Edson Mori Cristiano Bueno

Leia mais

História do Eucalyptus no Brasil (e a demanda de madeira)

História do Eucalyptus no Brasil (e a demanda de madeira) História do Eucalyptus no Brasil (e a demanda de madeira) Rildo Moreira e Moreira Estações Experimentais de Ciências Florestais ESALQ/USP 9º.. Curso de Atualização em Eucaliptocultura 26 a 28 de maio 2009

Leia mais

BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA

BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA São Paulo, fevereiro de 2017 BIOTECNOLOGIA NA AGRICULTURA BRASILEIRA A D R I A N A B R O N D A N I A BIOTECNOLOGIA MODERNA REÚNE AS TÉCNICAS DE MAIOR PRECISÃO PARA O MELHORAMENTO GENÉTICO DE PLANTAS MELHORAMENTO

Leia mais

SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DO MELHORAMENTO GENÉTICO DE PINUS E EUCALIPTOS NO BRASIL

SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DO MELHORAMENTO GENÉTICO DE PINUS E EUCALIPTOS NO BRASIL SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS DO MELHORAMENTO GENÉTICO DE PINUS E EUCALIPTOS NO BRASIL Antonio Higa & Luciana Duque Silva Universidade Federal do Paraná 1 Conteúdo Objetivos da apresentação Importância

Leia mais

Resultados de Pesquisa dos Ensaios de Melhoramento de Soja Safra 2008/09

Resultados de Pesquisa dos Ensaios de Melhoramento de Soja Safra 2008/09 Resultados de Pesquisa dos Ensaios de Melhoramento de Soja Safra 2008/09 Alberto Francisco Boldt; Engenheiro agrônomo, pesquisador do Instituto Mato-Grossense do Algodão IMAmt; Caixa Postal: 149, CEP 78.850-000;

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones LCF1581-2016 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones Tópicos - Produtividade Florestal - Importância da Seleção de espécies e material genético -

Leia mais

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones

LCF Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas. SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones LCF1581-2017 Recursos Florestais em Propriedades Agrícolas SILV 02 Seleção de Espécies/Procedências e Clones Tópicos - Produtividade Florestal - Importância da Seleção de espécies e material genético -

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 4 INFORMAÇÕES GERAIS

CIRCULAR TÉCNICA N o 4 INFORMAÇÕES GERAIS CIRCULAR TÉCNICA N o 4 PBP/0 (Arquivar nesta pasta) INFORMAÇÕES GERAIS O Programa de pesquisa florestal em desenvolvimento através do Convênio: IPEF Indústria de Celulose Borregaard S.A. I OBJETIVOS BÁSICOS

Leia mais

Organismos Geneticamente Modificados

Organismos Geneticamente Modificados Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação Biotecnologia Organismos Geneticamente Modificados Breve Panorama da Soja Transgênica no Brasil e no Mundo Antônio Carlos Roessing

Leia mais

EUCALIPTO I - INTRODUÇÃO

EUCALIPTO I - INTRODUÇÃO EUCALIPTO I - INTRODUÇÃO Você sabia que o eucalipto é uma planta de origem Australiana e existem mais de 600 espécies para variadas finalidades. No Brasil o eucalipto é tido como uma planta exótica, ou

Leia mais

Departamento do Agronegócio Segurança Alimentar: O Desafio de Abastecer o Mundo com Sustentabilidade

Departamento do Agronegócio Segurança Alimentar: O Desafio de Abastecer o Mundo com Sustentabilidade Segurança Alimentar: O Desafio de Abastecer o Mundo com Sustentabilidade O Mundo atravessa um período de aumento expressivo do consumo de alimentos, impulsionado pela melhora da renda das famílias dos

Leia mais

37,50 35,50 33,50 31,50 29,50 27,50 25,50 23,50 21,50. Fonte: CEPEA 1080,00 880,00 680,00 480,00. Reais por m ³ 280,00 80,00.

37,50 35,50 33,50 31,50 29,50 27,50 25,50 23,50 21,50. Fonte: CEPEA 1080,00 880,00 680,00 480,00. Reais por m ³ 280,00 80,00. PREÇOS DE MADEIRAS DE ESSÊNCIAS NATIVAS APRESENTAM COMPORTAMENTO MISTO Na região de Itapeva, o aumento foi observado nos preços médios do sarrafo de pinus (1,45 %) e da prancha de pinus (1,19%), enquanto

Leia mais

BEM-VINDOS AO CENTRO DE TECNOLOGIA! Unidade Jacareí 17/10/12

BEM-VINDOS AO CENTRO DE TECNOLOGIA! Unidade Jacareí 17/10/12 BEM-VINDOS AO CENTRO DE TECNOLOGIA! Unidade Jacareí 17/10/12 1 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA MAIS QUE UMA VANTAGEM COMPETITIVA Inauguração dos novos laboratórios do CT Jacareí 2 Agenda O setor de florestas plantadas

Leia mais

Palavras-chave: Oryza sativa, melhoramento de arroz, número ótimo de ambientes.

Palavras-chave: Oryza sativa, melhoramento de arroz, número ótimo de ambientes. NÚMERO ÓTIMO DE ANOS AGRÍCOLAS PARA AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE ARROZ IRRIGADO NO ESTADO DE MINAS GERAIS Antônio Carlos da Silva Júnior 1 ; Plínio César Soares 2 ; Iara Gonçalves dos Santos 3 ; Francyse

Leia mais

KAREN FRIEDRICH ABRASCO FIOCRUZ UNIRIO

KAREN FRIEDRICH ABRASCO FIOCRUZ UNIRIO KAREN FRIEDRICH ABRASCO FIOCRUZ UNIRIO NOVEMBRO 2016 OGM NO BRASIL: SAÚDE E MEIO AMBIENTE 2º maior consumidor de sementes transgênicas > 40 mi ha plantados OGM NO BRASIL: SAÚDE E MEIO AMBIENTE 2º maior

Leia mais

PRODUÇÃO CONSTANTE DE ALIMENTOS X IMPACTO SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE

PRODUÇÃO CONSTANTE DE ALIMENTOS X IMPACTO SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE PRODUÇÃO CONSTANTE DE ALIMENTOS X IMPACTO SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE ADRIANA BRONDANI, PhD em Ciências Biológicas Diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) V I I I C O N G

Leia mais

Oportunidades para Biotecnologia na Agricultura. Denis Lima Diretor LatAm para Assuntos Regulatórios Bayer CropScience - SEEDS

Oportunidades para Biotecnologia na Agricultura. Denis Lima Diretor LatAm para Assuntos Regulatórios Bayer CropScience - SEEDS Oportunidades para Biotecnologia na Agricultura Denis Lima Diretor LatAm para Assuntos Regulatórios Bayer CropScience - SEEDS AGENDA Bayer Fatores de Sucesso para Biotecnologia Fatores de Risco Conclusões

Leia mais

Expectativas do uso da biotecnologia na obtenção de materias tolerantes ao frio

Expectativas do uso da biotecnologia na obtenção de materias tolerantes ao frio Expectativas do uso da biotecnologia na obtenção de materias tolerantes ao frio Fernando Gomes Gerente de Desenvolvimento e Produção V WORKSHOP DE MELHORAMENTO FLORESTAL 29/09/09 Líder mundial em Biotecnologia

Leia mais

Logística no Setor Brasileiro de Árvores Plantadas

Logística no Setor Brasileiro de Árvores Plantadas Logística no Setor Brasileiro de Árvores Plantadas 13º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial: Logística Florestal Beatriz Palatinus Milliet Piracicaba, 21 de março de 2016 1 Ibá - Indústria

Leia mais

Ferramentas da Biotecnologia no Melhoramento Florestal

Ferramentas da Biotecnologia no Melhoramento Florestal Ferramentas da Biotecnologia no Melhoramento Florestal III Reunião de Integração e Atualização Técnica em Floresta Plantada Piracicaba SP 16 / 09 / 2008 Fernando S. Gomes ArborGen Ltda ArborGen RUBICON

Leia mais

Manipulação Genética

Manipulação Genética Manipulação Genética O que é Biotecnologia? Biotecnologia significa, qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos

Leia mais

A qualidade de mudas clonais de Eucalyptus urophylla x E. grandis impacta o aproveitamento final de mudas, a sobrevivência e o crescimento inicial

A qualidade de mudas clonais de Eucalyptus urophylla x E. grandis impacta o aproveitamento final de mudas, a sobrevivência e o crescimento inicial Anais da 50ª Reunião Técnico-Científica do Programa Cooperativo sobre Silvicultura e Manejo - Dias 12 e 13 de novembro de 2014 33 A qualidade de mudas clonais de Eucalyptus urophylla x E. grandis impacta

Leia mais

Conceituar e discutir os benefícios e os prejuízos da utilização de transgênicos na

Conceituar e discutir os benefícios e os prejuízos da utilização de transgênicos na Transgênicos Objetivo da Aula agricultura. Conceituar e discutir os benefícios e os prejuízos da utilização de transgênicos na Organismos transgênicos ou Organismos Geneticamente Modificados (OGM) são

Leia mais

A falta de investimentos como ameaça à integridade do Cerrado

A falta de investimentos como ameaça à integridade do Cerrado A falta de investimentos como ameaça à integridade do Cerrado Gustavo A.B. Fonseca Fundo Global do Meio Ambiente - GEF Ricardo B. Machado Alexandre Prado Conservação Internacional Estrutura Importância

Leia mais

Importância e objetivos do melhoramento de plantas

Importância e objetivos do melhoramento de plantas Universidade Federal de Rondônia Curso de Eng. Florestal Melhoramento genético Florestal Importância e objetivos do melhoramento de plantas Emanuel Maia emanuel@unir.br www.lahorta.acagea.net Introdução

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS Cursos de Graduação - ESALQ Enga.. Agronômica: 1093 (1901) Enga.. Florestal: 229 (1971) Ciências

Leia mais

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS À MICROBIOTA DO SOLO

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS À MICROBIOTA DO SOLO OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS À MICROBIOTA DO SOLO Adolf Hitler Cardoso de Araújo (1) Universidade Estadual da Paraíba, adolf_araujo@hotmail.com INTRODUÇÃO A engenharia genética é uma das inovações da

Leia mais

A CULTURA DO EUCALIPTO NO SUL DA BAHIA

A CULTURA DO EUCALIPTO NO SUL DA BAHIA A CULTURA DO EUCALIPTO NO SUL DA BAHIA Tour 4 Pré-congresso 22 a 27 de setembro Pós-congresso 06 a 11 de outubro Esta viagem foi especialmente preparada para conhecermos a cultura do Eucalyptus na Região

Leia mais

Tendências e Perspectivas dos Serviços Terceirizados na Atividade Florestal

Tendências e Perspectivas dos Serviços Terceirizados na Atividade Florestal 14º Seminário de Atualização sobre Sistemas de Colheita de Madeira e Transporte Florestal Tendências e Perspectivas dos Serviços Terceirizados na Atividade Florestal 22/Agosto/06 GRUPO SUZANO 2 Grupo Suzano

Leia mais

Introdução de Espécies e Melhoramento Florestal

Introdução de Espécies e Melhoramento Florestal Introdução de Espécies e Melhoramento Florestal III Reunião de Integração e Atualização Técnica em Floresta Plantada - IPEF Piracicaba SP / 16 e 17 de setembro de 2008 Alex Passos dos Santos Pesquisa Florestal

Leia mais

Decisões sobre biossegurança no Brasil

Decisões sobre biossegurança no Brasil Decisões sobre biossegurança no Brasil Mesa de controvérsias sobre transgênicos CONSEA 12 de julho de 2013 Gabriel B. Fernandes Transgênicos liberados Milho 19 Soja 5 Algodão 12 Feijão 01 15 Vacinas 02

Leia mais

Estratégia de Melhoramento de Eucalyptus benthamii Antonio Rioyei Higa & Luciana Duque Silva

Estratégia de Melhoramento de Eucalyptus benthamii Antonio Rioyei Higa & Luciana Duque Silva 1 INTRODUÇÃO Estratégia de Melhoramento de Eucalyptus benthamii Antonio Rioyei Higa & Luciana Duque Silva Foto: E. dunnii e E. benthamii Santos (2008) 1 TEMAS ABORDADOS 1 2 3 4 5 6 7 Introdução Interação

Leia mais

A AMPLIAÇÃO DOS CULTIVOS CLONAIS E DA DEMANDA POR MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS

A AMPLIAÇÃO DOS CULTIVOS CLONAIS E DA DEMANDA POR MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS A AMPLIAÇÃO DOS CULTIVOS CLONAIS E DA DEMANDA POR MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS IvarWendling Engenheiro Florestal Pesquisador da Embrapa Florestas Chefede P&D Santa Maria, 27/05/2011 SUMÁRIO -A Embrapa

Leia mais

INTRODUÇÃO À GENÉTICA MOLECULAR. Aula 1. LGN0232 Genética Molecular. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética

INTRODUÇÃO À GENÉTICA MOLECULAR. Aula 1. LGN0232 Genética Molecular. Maria Carolina Quecine Departamento de Genética INTRODUÇÃO À GENÉTICA MOLECULAR Aula 1 LGN0232 Genética Molecular Maria Carolina Quecine Departamento de Genética mquecine@usp.br LGN0232 Genética Molecular Método de avaliação 1ª PROVA TEÓRICA: 25/09-29/09

Leia mais

O Setor de Celulose e Papel

O Setor de Celulose e Papel O Setor de Celulose e Papel Polpa e Papel 2016.2 Departamento de Engenharia e Tecnologia Florestal Setor de Ciências Agrárias UFPR klockuer@ufpr.br ou klockuer@gmail.com Prof. Dr. Umberto Klock CADEIA

Leia mais

DIFERENÇAS DE DENSIDADE BÁSICA (KG/M 3 ) DA MADEIRA DE EUCALYPTUS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DE PLANTIO E AO TIPO DE MATERIAL GENÉTICO

DIFERENÇAS DE DENSIDADE BÁSICA (KG/M 3 ) DA MADEIRA DE EUCALYPTUS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DE PLANTIO E AO TIPO DE MATERIAL GENÉTICO DIFERENÇAS DE DENSIDADE BÁSICA (KG/M 3 ) DA MADEIRA DE EUCALYPTUS EM RELAÇÃO AO AMBIENTE DE PLANTIO E AO TIPO DE MATERIAL GENÉTICO Prof. Dr. Cristiano Pereira da Silva. Docente das Faculdades Integradas

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS

AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE HÍBRIDOS DE Eucalyptus urophylla X Eucalyptus grandis EM TERCEIRA ROTAÇÃO PARA FINS ENERGÉTICOS André Vitor da Costa Manso 1, Renan Speranza Mangialardo 1, Rafael

Leia mais

O FLORESTA PLANTADA COMO NEGÓCIO: Eng. Agr. Claudio Renck Obino Fórum Florestal Regional Santa Maria/RS junho/2006

O FLORESTA PLANTADA COMO NEGÓCIO: Eng. Agr. Claudio Renck Obino Fórum Florestal Regional Santa Maria/RS junho/2006 O FLORESTA PLANTADA COMO NEGÓCIO: MAIS UMA ATIVIDADE DE TRABALHO E RENDA NAS PROPRIEDADES Eng. Agr. Claudio Renck Obino Fórum Florestal Regional Santa Maria/RS junho/2006 PLANTAÇÕES FLORESTAIS: plantios

Leia mais

SILVICULTURA CLONAL NA CHAMPION

SILVICULTURA CLONAL NA CHAMPION Anais / IPEF: 44-51, Junho, 1994 SILVICULTURA CLONAL NA CHAMPION João Comério * INTRODUÇÃO A CHAMPION fica localizada na região de Mogi Guaçu e possui três áreas florestais localizadas em Mogi Guaçu, Altinópolis/São

Leia mais

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS

OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS OS TRANSGÊNICOS E OS IMPACTOS AMBIENTAIS Adolf Hitler Cardoso de Araújo (1) Universidade Estadual da Paraíba, adolf_araujo@hotmail.com INTRODUÇÃO Com os diversos avanços biotecnológicos como a engenharia

Leia mais

CAJU--I liinformatival

CAJU--I liinformatival Ano I, Número, novembro de 988. V de PesqUisa ~EMBRAPA Agropecuária ~ EmpmaBra,ileira Centro Nacional de Pesquisa de Caju CAJU--I liinformatival Sistemas de seleção de sementes de cajueiro para o plantio:

Leia mais

V Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus

V Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Seleção e difusão de variedades melhoradas de mandioca no Assentamento Margarida Alves em Bambuí - MG. Raul Magalhães FERRAZ 1 ; Luiz Fernando Ghetti PEREIRA ¹ ; Willian Sabino RODRIGUES ¹ ; Raiy Magalhães

Leia mais

VISÃO EMPRESARIAL DE UM PRODUTOR RURAL/MELHORISTA SOBRE O MERCADO DE SEMENTES

VISÃO EMPRESARIAL DE UM PRODUTOR RURAL/MELHORISTA SOBRE O MERCADO DE SEMENTES VISÃO EMPRESARIAL DE UM PRODUTOR RURAL/MELHORISTA SOBRE O MERCADO DE SEMENTES Dr. José Ricardo Peixoto Professor Titular da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária FAV Universidade de Brasília -

Leia mais

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Planejamento de Experimentos

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo. Planejamento de Experimentos Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Planejamento de Experimentos Piracicaba Agosto 2016 Estatística Experimental 11 de Agosto de 2016 1 / 24 Definições importante Planejamento

Leia mais

INTEGRAÇÃO FLORESTA / INDUSTRIA

INTEGRAÇÃO FLORESTA / INDUSTRIA INTEGRAÇÃO FLORESTA / INDUSTRIA III REUNIÃO DE INTEGRAÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA EM FLORESAS PLANTADAS Raul Chaves 16/setembro/2008 A Duratex é uma Empresa do Grupo ITAÚSA A DIVISÃO MADEIRA NO BRASIL São

Leia mais

ESTRATÉGIA DE SELEÇÃO DE CLONES DE Eucalyptus spp NA CIA. SUZANO DE PAPEL E CELULOSE

ESTRATÉGIA DE SELEÇÃO DE CLONES DE Eucalyptus spp NA CIA. SUZANO DE PAPEL E CELULOSE Anais / IPEF: 81-87, Junho, 1994 INTRODUÇÃO ESTRATÉGIA DE SELEÇÃO DE CLONES DE Eucalyptus spp NA CIA. SUZANO DE PAPEL E CELULOSE Eduardo José de Mello * Shinitiro Oda * Ana Luisa de Moraes Menck * Paulo

Leia mais

Desafios do setor de florestas plantadas para o manejo de plantas daninhas. José Eduardo Petrilli Mendes Fibria S.A. Proteção Florestal

Desafios do setor de florestas plantadas para o manejo de plantas daninhas. José Eduardo Petrilli Mendes Fibria S.A. Proteção Florestal Desafios do setor de florestas plantadas para o manejo de plantas daninhas José Eduardo Petrilli Mendes Fibria S.A. Proteção Florestal Roteiro A Fibria O setor de florestas plantadas Área de expansão Prejuízos

Leia mais

222 empresas com atividade em 539 municípios, localizados em 18 Estados. 2,2 milhões de hectares de área plantada para fins industriais

222 empresas com atividade em 539 municípios, localizados em 18 Estados. 2,2 milhões de hectares de área plantada para fins industriais II Encontro Brasileiro de Silvicultura (EBS) Setor de Celulose e Papel João Comério 11 de abril, 2011 Dados do Setor 222 empresas com atividade em 539 municípios, localizados em 18 Estados 2,2 milhões

Leia mais

subsídios para um PLANO DE AÇÃO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO para o decênio

subsídios para um PLANO DE AÇÃO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO para o decênio Discutir diferentes temas da área do melhoramento genético florestal visando colher subsídios para um PLANO DE AÇÃO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO para o decênio 2010-2020 1 Conservação genética Melhoramento

Leia mais

WORKSHOP EMBRAPA - APRE

WORKSHOP EMBRAPA - APRE WORKSHOP EMBRAPA - APRE MANEJO PARA USO MÚLTIPLO A ÁRVORE DE PINUS DO FUTURO Vinicius de Moura Santos Engº de Pesquisa e Desenvolvimento ArborGen: Líder em melhoramento genético florestal Global HQ Summerville,

Leia mais

A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico.

A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico. A biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico. É o conjunto de técnicas que permite implantar processos nas indústrias, no cultivo de mudas, dentre outros, pela

Leia mais

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE AGRICULTURA E PECUÁRIA SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL EM MICROBACIAS HIDROGRÁFICAS PROGRAMA

Leia mais

SILVICULTURA DE Eucalyptus EM ÁERAS DE OCORRÊNCIA DE GEADAS NO SUL DO BRASIL

SILVICULTURA DE Eucalyptus EM ÁERAS DE OCORRÊNCIA DE GEADAS NO SUL DO BRASIL SILVICULTURA DE Eucalyptus EM ÁERAS DE OCORRÊNCIA DE GEADAS NO SUL DO BRASIL James Stahl Klabin: Uma empresa líder 110 anos de tradição, inovação, liderança e sustentabilidade 17 unidades fabris em nove

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 24 INFORMAÇÕES GERAIS. A quantificação dos trabalhos do IPEF em 1976

CIRCULAR TÉCNICA N o 24 INFORMAÇÕES GERAIS. A quantificação dos trabalhos do IPEF em 1976 CIRCULAR TÉCNICA N o 24 PBP/0 (Arquivar nesta pasta) I. Dados sobre a situação geral do IPEF INFORMAÇÕES GERAIS A quantificação dos trabalhos do IPEF em 1976 A N o de empresas associadas em 1976-5 B Total

Leia mais

Florestas Dedicadas: Maior Termelétrica a partir de Biomassa da LATAM

Florestas Dedicadas: Maior Termelétrica a partir de Biomassa da LATAM Florestas Dedicadas: Maior Termelétrica a partir de Biomassa da LATAM Marco Tuoto mtuoto@treeflorestal.com.br Preparado para: Simpósio Internacional BIO.COMBRASIL Biomassa Sólida, Tecnologias e Negócios

Leia mais

Biotecnologia Melhoramento Genético

Biotecnologia Melhoramento Genético 5 Biotecnologia e Melhoramento Genético Fábio Gelape Faleiro Nilton Tadeu Vilela Junqueira Eder Jorge de Oliveira Onildo Nunes de Jesus 71 O que é biotecnologia e quais as principais aplicações na cultura

Leia mais

16ª. REUNIÃO TÉCNICA PROTEF MANEJO DE PRAGAS E DOENÇAS FLORESTAIS REGIÃO SUBTROPICAL

16ª. REUNIÃO TÉCNICA PROTEF MANEJO DE PRAGAS E DOENÇAS FLORESTAIS REGIÃO SUBTROPICAL 16ª. REUNIÃO TÉCNICA PROTEF MANEJO DE PRAGAS E DOENÇAS FLORESTAIS REGIÃO SUBTROPICAL DINÂMICA POPULACIONAL DO PSILÍDEO-DE-CONCHA E DE SEU PARASITÓIDE EM FLORESTA DE Eucalyptuscamaldulensis Prof. Dr. PEDRO

Leia mais

SETOR PRODUTIVO DE BASE FLORESTAL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS

SETOR PRODUTIVO DE BASE FLORESTAL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS SETOR PRODUTIVO DE BASE FLORESTAL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS SETOR PRODUTIVO DE BASE FLORESTAL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS Doádi Antônio Brena, Engº Florestal, MSc., Dr. FIMMA BRASIL 2019 WORKSHOP

Leia mais

Responsabilidade ambiental na produção agropecuária

Responsabilidade ambiental na produção agropecuária Responsabilidade ambiental na produção agropecuária Sumário Análise de conjuntura; Impactos das atividades agropecuárias sobre o meio ambiente; Responsabilidade ambiental; Boas práticas produtivas. Organograma

Leia mais

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS EFEITOS SOBRE OS PLANTIOS DE EUCALIPTO

MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS EFEITOS SOBRE OS PLANTIOS DE EUCALIPTO MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS EFEITOS SOBRE OS PLANTIOS DE EUCALIPTO FERNANDO BERTOLUCCI Seminários Valor Econômico Impacto das Mudanças Climáticas no Agronegócio Brasileiro Copyright 2014 Fibria todos os

Leia mais

Aula 1 -Importância e Objetivos do Melhoramento Genético

Aula 1 -Importância e Objetivos do Melhoramento Genético Aula 1 -Importância e Objetivos do Melhoramento Genético Piracicaba, 2011 Início do Melhoramento (início do desenvolvimento de cultivares) Domesticação de plantas e animais: homem deixou as coletas para

Leia mais

SETOR PRODUTIVO DE BASE FLORESTAL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS

SETOR PRODUTIVO DE BASE FLORESTAL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS SETOR PRODUTIVO DE BASE FLORESTAL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS SETOR PRODUTIVO DE BASE FLORESTAL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS Doádi Antônio Brena, Engº Florestal, MSc., Dr. FIMMA BRASIL 2019 WORKSHOP

Leia mais

Congresso Florestal Nova Prata Maio 2015

Congresso Florestal Nova Prata Maio 2015 Congresso Florestal Nova Prata Maio 2015 Apresentando a Ibá... PAPEL PISO LAMINADO PAINÉIS DE MADEIRA CELULOSE PRODUTORES INDEPENDENTES BIOMASSA PARA ENERGIA Uma associação com valores intrínsecos de desenvolvimento

Leia mais

AS FLORESTAS NO MUNDO

AS FLORESTAS NO MUNDO AS FLORESTAS NO MUNDO ÁREA - Naturais = 3,682 bilhões ha (95%) - Plantadas = 187 milhões ha (5%) - Total = 3,869 bilhões ha (100%) SUPRIMENTO DE MADEIRA - Naturais = 65% - Plantadas = 35% - Total = 100%

Leia mais

Restauração Ambiental. Aprendizados operacionais, monitoramentos e controle

Restauração Ambiental. Aprendizados operacionais, monitoramentos e controle Restauração Ambiental Aprendizados operacionais, monitoramentos e controle QUEM SOMOS Somos uma empresa brasileira com forte presença no mercado global de produtos florestais. Investimos no cultivo de

Leia mais

Simpósio de Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas

Simpósio de Melhoramento e Propagação Vegetativa de Plantas A AMPLIAÇÃO DOS CULTIVOS CLONAIS E DA DEMANDA POR MUDAS DE ESPÉCIES FLORESTAIS 1 2 WENDLlNG, I. ; PINTO JUNIOR, J. E. 1 Engenheiro Florestal, Doutor, pesquisador da Embrapa Florestas, Colombo, PRo ivar@cnpf.embrapa.br

Leia mais

PPC ATUAL PPC 2017 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL 1º PERÍODO

PPC ATUAL PPC 2017 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL 1º PERÍODO PPC ATUAL 1º PERÍODO Biologia e Zoologia 64 Cálculo I 64 Ecologia Básica 64 Física I 48 Introdução à Computação 48 Introdução à Engenharia Florestal 32 Metodologia Científica e Tecnológica 32 Química Geral

Leia mais

A PROTEÇÃO DE CULTIVARES E O MELHORAMENTO DE PLANTAS II SIMPOSIO DE MELHORAMENTO E PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE PLANTAS SANTA MARIA

A PROTEÇÃO DE CULTIVARES E O MELHORAMENTO DE PLANTAS II SIMPOSIO DE MELHORAMENTO E PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE PLANTAS SANTA MARIA A PROTEÇÃO DE CULTIVARES E O MELHORAMENTO DE PLANTAS II SIMPOSIO DE MELHORAMENTO E PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE PLANTAS SANTA MARIA 23 e 24 de maio de 2013 Vera Lucia dos Santos Machado Chefe da Divisão de

Leia mais

SETOR DE CELULOSE E PAPEL

SETOR DE CELULOSE E PAPEL SETOR DE CELULOSE E PAPEL 7º Encontro da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis BENTO GONÇALVES 12/11/2008 Pedro Vilas Boas Dados Gerais Cadeia Produtiva do Setor Florestal Lenha Carvão Vegetal PRODUÇÃO

Leia mais

A CULTURA DO EUCALIPTO NA REGIÃO CENTRO-OESTE

A CULTURA DO EUCALIPTO NA REGIÃO CENTRO-OESTE A CULTURA DO EUCALIPTO NA REGIÃO CENTRO-OESTE Tour 3 Pré-congresso 22 a 28 de setembro Pós-congresso 06 a 12 de outubro Esta viagem foi especialmente preparada para conhecermos a cultura do Eucalyptus

Leia mais

DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MILHO DE BAIXO CUSTO DE SEMENTES NA SAFRINHA 2016

DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MILHO DE BAIXO CUSTO DE SEMENTES NA SAFRINHA 2016 364 DESEMPENHO DE CULTIVARES DE MILHO DE BAIXO CUSTO DE SEMENTES NA SAFRINHA 2016 Bruna Lopes Mariz (1), Lauro José Moreira Guimarães (2), Karla Jorge da Silva (3), Walter Fernandes Meirelles (2), Flávio

Leia mais

O SETOR FLORESTAL E O CÓDIGO FLORESTAL

O SETOR FLORESTAL E O CÓDIGO FLORESTAL O SETOR FLORESTAL E O CÓDIGO FLORESTAL REUNIÃO DA CÂMARA TÉCNICA TEMPORÁRIA DE REVISÃO DO CÓDIGO FLORESTAL - CONAMA CONTRIBUIÇÃO DA SBS Brasília - Agosto / 99 Sociedade Brasileira de Silvicultura 1 O PROCESSO

Leia mais

Restauración Productiva

Restauración Productiva Restauración Productiva Dr. Sergius Gandolfi Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal - Departamento de Ciências Biológicas Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Universidade de São Paulo

Leia mais

Reserva Legal e Sustentabilidade

Reserva Legal e Sustentabilidade Reserva Legal e Sustentabilidade Palestrante: José Medina Uberlândia, novembro de 2009 O que é sustentabilidade? Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, Nações Unidas (1987) Suprir as necessidades

Leia mais

DEMANDA E USOS DA FLORESTA DE EUCALIPTO

DEMANDA E USOS DA FLORESTA DE EUCALIPTO DEMANDA E USOS DA FLORESTA DE EUCALIPTO 8ª Festa do Eucalipto Salesópolis - SP 06 / 11/ 04 SOCIEDADE BRASILEIRA DE SILVICULTURA Fundada em 1955 Entidade do setor privado florestal Abrangência nacional

Leia mais

Prof. Pedro Brancalion

Prof. Pedro Brancalion Prof. Pedro Brancalion Organização da disciplina Objetivo: capacitar os alunos para planejar, recuperar, gerir, explorar e utilizar recursos florestais em propriedades rurais Ambiental planejamento ambiental

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 104. Junho/1980 INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS SILVICULTURAIS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

CIRCULAR TÉCNICA N o 104. Junho/1980 INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS SILVICULTURAIS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS PBP/3.1.6 CIRCULAR TÉCNICA N o 104 Junho/1980 ISSN 0100-3453 INFLUÊNCIA DAS PRÁTICAS SILVICULTURAIS NA PRODUÇÃO DE CARVÃO VEGETAL

Leia mais

REGIÕES DE MAIOR CONCENTRAÇÃO NA PRODUÇÃO DE SOJA NO BRASIL

REGIÕES DE MAIOR CONCENTRAÇÃO NA PRODUÇÃO DE SOJA NO BRASIL RELATÓRIO DA SAFRA DE SOJA E MILHO REGIÕES DE MAIOR CONCENTRAÇÃO NA PRODUÇÃO DE SOJA NO BRASIL Relatório do USDA traz levantamento das regiões de produção de soja no Brasil, com a concentração da produção

Leia mais

Unidade 4 jcmorais 2012

Unidade 4 jcmorais 2012 Unidade 4 jcmorais 2012 Qual é a importância da Biotecnologia na resolução dos problemas de alimentação? A produção de maiores quantidades de alimentos dependerá do desenvolvimento de novas técnicas e

Leia mais

IMPORTÂNCIA DAS SEMENTES

IMPORTÂNCIA DAS SEMENTES LPV - 0638: PRODUÇÃO DE SEMENTES IMPORTÂNCIA DAS SEMENTES Julio Marcos Filho Tecnologia de Sementes DEPTO. DE PRODUÇÃO VEGETAL USP/ESALQ A SEMENTE É MATERIAL UTILIZADO PARA A MULTIPLICAÇÃO DE PLANTAS E,

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 152. Setembro/1987

CIRCULAR TÉCNICA N o 152. Setembro/1987 IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS ISSN 0100-3453 CIRCULAR TÉCNICA N o 152 Setembro/1987 MANEJO DE ÁREAS PRODUTORAS DE SEMENTES VISANDO A OPERACIONALIZAÇÃO DE PROGRAMAS

Leia mais

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC

AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC AVALIAÇÃO DE CULTIVARES DE MILHO CRIOULAS PARA A PRODUÇÃO DE SILAGEM NO MUNICÍPIO DE ARAQUARI - SC Modalidade: ( ) Ensino ( X ) Pesquisa ( ) Extensão Nível: (X) Médio ( ) Superior ( ) Pós-graduação Área:

Leia mais