ORIENTAÇÃO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO 1º. TRIMESTRE. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: PAULA 7os. ANOS (171 e 172) PARTE 1 (LEITURA )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ORIENTAÇÃO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO 1º. TRIMESTRE. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: PAULA 7os. ANOS (171 e 172) PARTE 1 (LEITURA )"

Transcrição

1 ORIENTAÇÃO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO 1º. TRIMESTRE DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: PAULA 7os. ANOS (171 e 172) Marília, de de. NOME: Nº: TURMA: Você deverá: 1. Estudar o resumo dos conteúdos que, neste material, estão dentro dos quadros. 2. Responder e estudar os exercícios que estão colocados após cada quadro. (Fazer a lápis) 3. A realização dos exercícios é o TRABALHO DE PORTUGUÊS (valor: 3,0). Deverá ser entregue no dia da aula de recuperação, onde eventuais dúvidas serão sanadas. 4. A PROVA DE RECUPERAÇÃO (valor: 5,0) será no mesmo dia da aula. Veja o horário de recuperação. PARTE 1 (LEITURA ) A. Poemas - Módulo 1 A primeira dimensão do fazer poético é a musicalidade (sonoridade, ritmo). A segunda é a imagem. Toda obra literária desenvolve, em maior ou menor grau, essas duas dimensões. A imagem, como realização psíquica, pode ser uma reconstrução da realidade conhecida e distante, no tempo ou no espaço, ou uma criação da fantasia, uma invenção. Em literatura, a imagem resulta da combinação surpreendente de palavras. POEMA 1

2 POEMA 2 1. Qual é a ocupação, ou profissão, da pessoa que fala no poema 1? Explique como você chegou a essa conclusão. 2. Qual é o combustível buscado pelo aeroplano de que fala o poema 2? 3. Jacques Prévert costumava criar coisas insólitas* em seus poemas, como você viu em aula no texto Para pintar o retrato de um pássaro. a) No poema Dia de folga, as situações parecem todas invertidas ou trocadas em relação ao que se poderia considerar como habitual. Dê dois exemplos de situações citadas no poema que se encaixam nessa descrição. * insólito: que não é habitual; incomum, raro, atípico. b) O título do poema Dia de folga : ( ) remete à ideia de liberdade, da qual os atos insólitos são exemplos; ( ) indica que os subordinados, quando estão descansando, não precisam respeitar seus superiores; ( ) sugere que, na vida dos militares, a ideia de um dia de folga é algo impossível de acontecer; ( ) é também insólito, até absurdo, e não tem nenhuma relação com o poema. B. TEXTO NARRATIVO (Módulo 4) A narrativa mitológica. Mito é uma narrativa fantástica criada coletivamente por um grupo social. Tradicionalmente é transmitido de forma oral. Posteriormente, muitos mitos são recolhidos por autores, que lhes dão uma forma literária, escrita. c (os membros do grupo que os produziram acreditam nos acontecimentos e nas entidades mitológicas). Os mitos têm uma função simbólico-explicativa das origens do mundo e dos seres, das forças o foco narrativo da natureza, e determinadas instituições, costumes e acidentes geográficos. O foco narrativo pode ser em 1ª. ou em 3ª. pessoa: em 1ª. pessoa: quando o narrador é uma personagem do texto; em 3ª. pessoa: quando o narrador não é personagem do texto. O narrador-personagem possui uma visão dos acontecimentos limitada ao seu ponto de vista. O narrador em 3a pessoa tem uma visão mais ampla.

3 4. O texto pode ser dividido em três segmentos, conforme a ordenação temporal dos acontecimentos e ações. Complete o quadro atribuindo um título a cada segmento. Atenção: o título deve ter poucas palavras e indicar o assunto principal do segmento SEGMENTO Temporalidade TÍTULO

4 1 1 fatos recentes 2 Do 2 ao 5 Fatos frequentes do passado 3 Do 6 ao 9 fatos recentes 5. Escreva um pequeno resumo do texto, em três parágrafos, correspondentes aos três segmentos indicados no quadro acima. (Deixe dois dedos de espaço antes de cada parágrafo). 6. O foco narrativo de uma narrativa mitológica é geralmente em terceira pessoa, o onarrador é observador. È o que acontece no texto anterior. Reescreva o trecho seguinte sendo Éris a narradora-personagem. Não era de hoje que Éris vinha sendo desprezada. Sempre que os deuses queriam fomentar a disputa entre os mortais, fazê-los brigar entre si, era ela a quem chamavam. Sempre que precisavam dela, não hesitavam em pedir os seus serviços sujos;..

5 7. Releia o parágrafo 2 e copie um trecho que mostre que os gregos tinham uma visão antropomórfica dos deuses, ou seja, não os concebiam como seres perfeitos. PARTE 2 (ESTUDO DA LÍNGUA) A. Sujeito e predicado Sujeito: termo sobre o qual o restante da oração diz algo. Por Exemplo: As praias estão cada vez mais poluídas. Sujeito Predicado: termo que contém o verbo e informa algo sobre o sujeito Por Exemplo: As praias estão cada vez mais poluídas. Predicado *Um modo prático para encontrar o sujeito é fazer a(s) perguntas(s) quem é que...? ou que é que...? antes do verbo. 7. Nas frases seguintes, identifique o sujeito e seu núcleo. a) O pedreiro usou toda a cal. Sujeito: _ Núcleo do sujeito: b) Um grupo de alunos foi falar com o diretor. Sujeito: _ Núcleo do sujeito: c) No dia de São João, a fogueira foi acesa por todos os convidados. Sujeito: _ Núcleo do sujeito: d) Corriam pelo campo todas as crianças. Sujeito: _ Núcleo do sujeito:

6 B. Tipos de sujeito Módulo 2 O sujeito claro (ou explícito) é representado por palavra ou expressão nominal visível na oração. O SUJEITO SIMPLES é representado por palavra ou expressão nominal visível na oração, tendo um só núcleo; com mais de um núcleo, é sujeito composto. O SUJEITO OCULTO não é representado por palavra ou expressão nominal visível na oração, mas é identificável pela desinência do verbo do predicado ou pelo contexto. O SUJEITO INDETERMINADO não é representado por palavra ou expressão nominal visível na oração, por não ser possível (ou não se desejar) identificá-lo. Nesse caso, a oração apresenta verbo na 3ª. pessoa do plural. Na ORAÇÃO SEM SUJEITO, não existe um ser a quem se possa atribuir o processo verbal. O verbo aparece na 3ª. pessoa do singular (impessoal). Na construção dessas orações, é frequente o emprego de verbos indicadores de fenômeno natural, fazer exprimindo tempo e haver e ter significando existir ou acontecer. 8. Numere de acordo com o seguinte código: ( 1 ) Sujeito Simples ( 2 ) Sujeito Composto ( 3 ) Sujeito Oculto ( 4 ) Sujeito Indeterminado ( 5 ) Oração sem sujeito ( ) Vou viajar hoje. ( ) Faz muitos anos que ele partiu. ( ) A chuva impediu-lhe a saída. ( ) Estão aí fora o repórter e o fotógrafo. ( ) Assaltaram a loja da esquina. ( ) Precisamos de bons médicos. ( ) Há bons filmes em exibição. ( ) Aquele mecânico está procurando emprego. ( ) A velhinha e o fiscal fizeram um acordo. ( ) Tomaram a bicicleta do garoto. ( ) Ventou muito ontem à noite. 9. Considere esta estrofe do poema pescaria de Cecília Meireles. As mãos do mar vêm e vão, em vão, Não chegarão aos peixes do chão Identifique e classifique os sujeitos dos verbos: e) Vêm f) Vão g) chegarão C. VERBO Módulo 5 O verbo está presente no predicado, sendo, portanto, parte fundamental da oração. Os verbos são palavras que se caracterizam e se diferenciam por terminações (ou desinências) que indicam modo, tempo, pessoa e número. Essas terminações se juntam ao radical dos verbos, que é parte que contém o significado básico da palavra. Os VERBOS REGULARES seguem o modelo (ou paradigma) de sua conjugação, e seu radical não se altera. Os VERBOS IRREGULARES desviam-se do modelo de sua conjugação.

7 9. A respeito da forma verbal partiste: a) Qual o radical? b) O que a desinência ste informa? 10. No último verso, há apenas um verbo irregular. Qual? Explique e demonstre sua irregularidade. D. MODOS DO VERBO: indicativo e subjuntivo Módulo 8 Os modos verbais indicam diferentes atitudes do enunciador (quem fala ou escreve) com relação à ação ou ao processo que enuncia. O MODO INDICATIVO é empregado quando o enunciador manifesta certeza sobre a existência do fato; exprime uma ação tida como certa. O MODO SUBJUNTIVO é empregado quando o enunciador revela que a existência do fato é duvidosa ou hipotética. De forma geral, a variação dos tempos verbais, na Língua Portuguesa, apoia-se na noção de anterioridade, simultaneidade e posterioridade em relação ao momento da fala. TEMPOS DO MODO INDICATIVO: PRESENTE indica um fato simultâneo ao momento da fala, uma verdade científica, um fato habitual, um fato atual ; O PRETÉRITO indica um fato anterior ao momento da fala. Pode ser: Pretérito Imperfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual, mas que não foi completamente terminado. (-va, -ve; -ia,-ie) Por exemplo: Ele estudava as lições quando foi interrompido. Pretérito Perfeito - Expressa um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Por exemplo:

8 Ele estudou as lições ontem à noite. Pretérito-Mais-Que-Perfeito - Expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado. (È reconhecido pelas desinências: -re, -ra átonos) Por exemplo: Ele já tinha estudado as lições quando os amigos chegaram. (forma composta) Ele já estudara as lições quando os amigos chegaram. (forma simples) FUTURO indica um fato posterior ao momento da fala e pode ser. Futuro do Presente - Enuncia um fato que deve ocorrer num tempo vindouro com relação ao momento atual. (-re, -ra tônicos) Por exemplo: Ele estudará as lições amanhã. Futuro do Pretérito - Enuncia um fato que pode ocorrer posteriormente a um determinado fato passado. Aconteceria se uma condição fosse atendida.(-ria, -rie) Por exemplo: Se eu tivesse dinheiro, viajaria nas férias. TEMPOS DO MODO SUBJUNTIVO Presente - Indica desejo atual, dúvida que ocorre no momento da fala. (1ª. Conjugação, desinência - e; 2ª. 3ª desinência -a. Ex: Espero que eu caminhe bastante no ano que vem. Duvido de que ele parta nele novamente. Pretérito Imperfeito Indica condição, hipótese; normalmente é usado com o Futuro do Pretérito do Indicativo. Ex: Eu caminharia todos os dias, se não trabalhasse tanto. Futuro Indica hipótese futura. Ex. Quando eu estudar os pontos da apostila, aprenderei mais coisas. Presente do indicativo dos verbos: VER VIR IR TER Ele vê Ele vem Ele vai Ele tem Eles veem Eles vêm (acento) Eles vão Eles têm (acento) Outras formas dos verbos VER e VIR que são parecidas, mas não iguais. Se você vir o Antônio, dê lembranças. = verbo VER Se você vier sozinho à noite, tome cuidado. = verbo VIR As formas do presente do subjuntivo dos verbos ser e estar aceitas no uso da língua padrão são seja(m) e esteja(m). 11. Leia o fragmento da canção Castigo de Dolores Duran. Depois, faça o que se pede. (0,4) Se eu soubesse Naquele dia o que sei agora Eu não seria essa mulher que chora Eu não teria perdido você a) Circule, nos versos, qual é o verbo que expressa uma hipótese. (fazer no poema) b) Indique em qual tempo e modo está flexionado o verbo circulado. 12. Leia um fragmento do romance A distância das coisas, de Flávio Carneiro:

9 O condomínio não era luxuoso nem nada, mas era bonito. Fomos caminhando por um jardim cheio de plantas, até chegar na casa dele. Ele me perguntou como eu havia conseguido o endereço. Respondi que tinha visto numa carta que minha mãe tinha escrito para meu tio quando esteve em Petrópolis. Fiquei torcendo para ele me perguntar como eu tinha encontrado a carta. Muito complicado isso de não mentir, sinceramente! Por sorte ele não me perguntou nada. a) As locuções verbais destacadas indicam ações que ocorreram antes de outras ações já ocorridas no passado, ações que ocorreram no momento da narrativa ou ações que ocorreram no passado e que foram concluídas? b) Reescreva o trecho seguinte substituindo a locução destacada um verbo no pretérito mais que perfeito. Fiquei torcendo para ele me perguntar como eu tinha encontrado a carta. 13. Complete as frases com os verbos nos tempos pedidos nos parênteses. (CASO TENHA DÚVIDAS CONSULTE O TRABALHO CONJUGAÇÃO DE VERBOS ou INTERNET, mas não chute as respostas.) a) Quando você o, diga-lhe para falar comigo,(ver futuro do subjuntivo) b) Onde quer que você, jamais te esqueço. (estar presente do subjuntivo) c) Eles filmes de terror na TV.(ver presente do indicativo.) d) Teus pais pedem que nós te visitar todo mês, mas eles, que deveriam vir, não.(vir- presente do subjuntivo e/vir- presente do indicativo) *acento diferencial e) Os meninos uma tabela com os jogos do campeonato. (fazer futuro do presente) f) Ninguém contar o que aconteceu (querer futuro do presente) g) Solicitamos a todos que muito sinceros. (ser presente do subjuntivo) h) Ontem Marcos não jogar porque teve de estudar. (poder *acento diferencial - pretérito perfeito do indicativo) i) penso que que certos no que diziam. (estar presente do subjuntivo) j) Mesmo que eu jogar ele não deixaria. (querer pretérito imperfeito do subjuntivo)atenção: VERBO QUERER NÃO TEM Z. K) Nós sempre ao cinema aso domingos. (ir presente do indicativo) l) Elas roupas antigas e acham graça das roupas e penteados de época. (ver presente do indicativo) * com a nova ortografia não tem mais acento. m) n) Nós aqui, Senhor Diretor, pedir-lhe uma autorização para podermos participar dos jogos da primavera. (vir presente do indicativo) o) José e Ricardo um aparelho de som de última geração, seu primo não nenhum. (ter *acento diferencial presente do indicativo/ ter presente do indicativo) p) Desejo que vocês felizes na casa nova. (ser presente do subjuntivo) r) Tenho certeza que meu pai à festa, mas meus irmãos não. (vir presente do indicativo) ATENÇÃO: ACENTO DIFEENCIAL. s) Sempre que mamãe o pôr do sol se emociona, mas ela e meu pai não o juntos por ela acreditar que neste dia se separarão, estranho, não é mesmo? ( verpresente do indicativo ver- presente do indicativo) t) Talvez nossos tios nos visitar nesse fim de semana. (vir presente do subjuntivo)

10 u) Ainda que eu o torcedor mais fanático, meu time ainda perde. (Ser/Presente do Subjuntivo) 14. Reescreva as frases colocando os verbos no pretérito perfeito e no futuro do presente. a) Eu trago seu pulôver na mala. b) Eles fazem tudo pelos amigos. c) Ele pode ajudá-los. d) Ela vai à feira todos os sábados. 13. Faça conforme o modelo: Se você não..., eu...(dizer) Se você não disser, eu digo. a) Se você não eu (fazer) b) Se você não eu (querer) * querer não tem Z c) Se você não eu (ir) d) Se você não eu (saber) e) Se você não eu (poder) f) Se você não eu (vir) g) Se você não eu (caber) h) Se você não eu (dar) i) Se você não eu (ver) j) Se você não eu (trazer) 14. Complete com as formas verbais adequadas. a) verbo dizer Se nós a verdade, eles não acreditariam. Se nós a verdade, eles não acreditarão. b) verbo trazer se nós o joystick, poderíamos jogar juntos. se nós o joystick, poderemos jogar juntos. c) verbo trazer Se nós o dinheiro, compraríamos o lanche. Se nós o dinheiro, compraremos o lanche. d) verbo fazer Quem o trabalho ganhará um bom dinheiro. Quem o trabalho ganharia um bom dinheiro.

11 e) verbo ver Quem o filme gostará, com certeza. Quem o filme gostaria, com certeza. f) verbo poder Quem ajudará na quermesse. Quem ajudaria na quermesse. g) verbo vir Quem ajudará na quermesse. Quem ajudaria na quermesse. E. VERBO: USO DO MODO IMPERATIVO E FORMAS NOMINAIS Módulo 11 O IMPERATIVO é empregado em situações em que o enunciador expressa uma ordem, um pedido uma recomendação. Com o imperativo afirmativo, o enunciador procura persuadir seu(s) interlocutor(es) a cumprir a ação expressa pelo verbo; com o imperativo negativo, procura impedir que o outro realize uma ação, ou convencê-lo a não cumpri-la. O imperativo distingue-se dos demais modos verbais pela comunicação direta com o interlocutor (geralmente por meio do vocativo) e por não dispor de desinências temporais. A língua portuguesa dispõe de recursos para atenuar ou reforçar o imperativo. O INFINITIVO exprime ação considerada fora do tempo e caracteriza-se por apresentar valor semelhante ao do substantivo. O GERÚNDIO indica ação em curso, não terminada, e tem valor parecido com o do adjetivo e do advérbio. EX. Estamos fazendo os exercícios da ficha. (A ação está em curso) O uso abusivo do gerúndio, conhecido como GERUNDISMO e deve ser evitado. Ex. Vou estar enviando as provas para assinar. O adequado: Vou enviar as provas para assinar. O PARTICÍPIO exprime o resultado de uma ação acabada e equivale ao adjetivo, tanto que pode apresentar flexões de número e gênero, tal como as palavras desta classe. Alguns verbos dispõem de duas formas para o particípio: um regular, usado geralmente com os auxiliares ter e haver; outro irregular, empregado com os auxiliares ser e estar. Exemplo: O jogador foi expulso do jogo. Ser + particípio irregular (forma curta) O juiz já havia expulsado três jogadores quando a briga começou. Haver + particípio regular (forma longa, terminada em ado/ido Leia a fábula a seguir: O CÃO E O OSSO Um dia, um cão, carregando um osso na boca, ia atravessando uma ponte. Olhando para baixo, viu sua própria imagem refletida na n água. Pensando ver outro cão, cobiçou-lhe o osso e pôs-se a latir, Mal, porém, abriu a boca, seu próprio osso caiu n água e perdeu-se para sempre. 15. Qual a forma nominal empregada pelos termos destacados acima? O que essa forma nominal expressa?

12 16. Identifique a forma nominal empregada no particípio e diga se exerce a função de adjetivo, advérbio ou substantivo. 17. Copie a forma nominal no infinitivo. 18. A tira a seguir, de Orlandeli, critica o uso abusivo do gerúndio, conhecido como GERUNDISMO. 19. Empregue adequadamente o particípio: a) No acidente, as ferragens haviam os ocupantes. (prender) b) O Corpo de bombeiros ainda não tinha ao local da tragédia quando ocorreu o segundo tremor. (chegar) 20. A estrofe a seguir faz parte da canção Bom conselho, composta e interpretada por Chico Buarque. Leia-a com atenção, atentando-se aos termos destacados e responda: Ouça um bom conselho Que eu lhe dou de graça Inútil dormir que a dor não passa Espere sentado Ou você se cansa Está provado, quem espera nunca alcança a) No trecho, os verbos ouvir e esperar estão flexionados em qual modo verbal? b) O que expressa o modo verbal empregado no verbo ouvir? F. O PREDICADO E SEU NÚCLEO Módulo 14 (Apostila 2) Os dois termos básicos da oração são sujeito e predicado. Os VERBOS DE LIGAÇÃO, tal como o nome indica, têm a função de ligar o sujeito e suas

13 características (predicativo do sujeito) ao sujeito. Indica estado ou mudança de estado. O PREDICADO NOMINAL inclui verbo de ligação e predicativo do sujeito. Este último é o núcleo do predicado nominal. O VERBO INTRANSITIVO não necessita do auxílio de outros termos para completar seu sentido. Esse verbo é frequentemente modificado por advérbios e locuções ou expressões adverbiais. Ex. Mariana partiu às dez horas. (Quem parte, parte.) O VERBO TRANSITIVO necessita do complemento verbal. Ex. Preciso de você. (Quem precisa, precisa de algo) Comprei uma casa. (Quem compra, compra algo) Os verbos intransitivos e os verbos transitivos fazem parte da estrutura do PREDICADO VERBAL. 21. O PREDICADO NOMINAL emprega um verbo de ligação que exprime estado ou mudança de estado. Já o PREDICADO VERBAL emprega um verbo intransitivo ou um verbo transitivo. IDENTIFIQUE os predicados das frases seguintes e observe se expressam um estado ou uma ação do sujeito. A seguir, coloque, nos parênteses, PN para predicado nominal e PV para predicado verbal. Escreva nas lacunas o núcleo do predicado. a) Muitos ficaram calados na hora da votação. ( ) b) O pai não gostava de muita conversa. ( ) c) Esse ventilador vira rápido demais. ( ) d) Ontem mamãe virou uma onça. ( ) e) Algumas crianças andam doentes. ( ) f) Mortos não andam à nossa volta. ( ) g) Paulo permaneceu calado todo o tempo. ( ) h) Paulo permaneceu no hospital por três dias depois do acidente.( ) 22. Os verbos que exprimem ação podem ter sentido completo ou precisarem de complementos. Assim, coloque VI para verbos intransitivos e VT para os transitivos. a) Discutiremos esse assunto depois? ( ) b) Quando você pagará o ingresso do baile? ( ) c) Não podes ensinar o caranguejo a caminhar para a frente. Aristófanes( ) ( ) d) O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler. Mark Twain ( ) ( ) ( ) e) Pense em mim, chore por mim. Leandro e Leonardo( ) ( ) f) Quem pensa pouco, erra muito. Leonardo da Vinci ( ) ( ) g) Fernanda sonha durante a noite toda. ( ) h) Fernanda sonha com viagens. ( ) i) A turminha pesca sempre no domingo( ). j) A turminha pesca lambaris no domingo. ( ) 23. Leia o período e complete o quadro: Se podemos sonhar, também podemos tornar nossos sonhos realidade. Walt Disney 1ª. oração 2ª. oração Sujeito Predicado Sujeito Predicado Classificação do sujeito Classificação do predicado Classificação do sujeito Classificação do predicado

14 G. PREPOSIÇÃO (Material de adaptação Anglo) Quadro das preposições essenciais: A, ANTE, APÓS, ATÉ, COM, CONTRA, DE, DESDE, EM, ENTRE, PARA, PERANTE, POR, SEM, SOB, SOBRE, TRÁS. A preposição pode estabelecer os mais variados tipos de relações: a) de posse: Vi o carro de João. b) de companhia: Viajará com o namorado. c) de lugar: Estive em São Paulo. d) de meio: Viajaremos de trem. e) de fim: Parou para olhar a natureza. f) de causa: O mendigo morreu de frio. g) de assunto: Falamos sobre política e economia. h) de oposição: Remava contra as ondas. i) de recurso: Estamos sem dinheiro. j) de matéria: O portão é de madeira. k) de instrumento: Feriu-se com a espada. l) de tempo: Viajarei de noite. Contração e Combinação Às vezes, as preposições aparecem unidas a outras palavras. Essa união pode ser por: COMBINAÇÃO quando a preposição não sofre nenhuma alteração. Ex: Fui ao parque com Carlos. (prep. a + artigo definido o) CONTRAÇÃO quando a preposição sofre alteração. Por exemplo: DE EM POR (PER) de + o(art.) = do em + o = no por + o = pelo a + a = à de + ele (pron.) = dele em + ele = nele por + a = pela a + as = às de + este(pron.) = deste em + este = neste por + os = pelos de + isto(pron.) = disto em + isto = nisto por + as = pelas de + esse(pron.) = desse em + esse = nesse de + isso(pron.) = disso em + isso = nisso de + aquele(pron.) = em + aquele = daquele naquele de + aqui(adv,) = daqui em + um = num EXEMPLOS DE LOCUÇÕES PREPOSITIVAS: ao lado de, antes de, além de, a respeito de, acima de, depois de... A 24. Identifique as preposições ( puras) e escreva qual das relações cada uma estabelece em cada frase. Tempo modo - oposição lugar - posse assunto a) A professora voltou de Belo Horizonte. b) Irei a São Paulo com muita pressa. c) Falaram de política na televisão. d) Os alunos fizeram um excelente trabalho até às 10 horas. e) A palestra foi sobre economia. f) Lutamos contra a poluição. g) Esta revista é de Janete e não de Maria 25. Passe um traço embaixo da combinação. Passe dois embaixo das contrações. A seguir identifique as palavras que se uniram.

15 Exemplo: Em setembro, passei alguns dias na casa de meu primo que mora em Natal.( preposição em = artigo a ) a) Obrigada pela atenção! b) Estudei nesta escola. c) Entregue o trabalho àquela funcionária. d) Preciso daquele livro agora. e) Estou numa esquina de Copacabana, são duas horas da madrugada. (Fernando Sabino) f) Darei um doce ao primeiro menino que encontrar. 26. Identifique as locuções prepositivas nas frases abaixo. a) Chegou mais cedo em casa a fim de terminar o relatório. b) Os deficientes auditivos se comunicam por meio de gestos. c) Antes da Palestra, falei a cerca de mim. d) Leia um livro em vez de assistir a esse programa de TV. e) Os procedimentos estão de acordo com o estatuto dessa empresa H. CONJUNÇÃO (Material de adaptação Anglo) Além da preposição, há outra palavra que, na frase, é usada como elemento de ligação: a conjunção. Por exemplo: A menina segurou a boneca e mostrou quando viu as amiguinhas. Exemplos de conjunções: e, mas, porém, pois, portanto, ou, porque, quando, enquanto... Exemplos de locuções conjuntivas: no entanto, já que, a fim de que, à medida que Marcos enfrentou congestionamento no trânsito e perdeu o início da reunião. As duas orações do período estão unidas pela conjunção e, que, nesse caso, além de indicar ideia de adição, também indica ideia de: a) condição. b) oposição. c) consequência. d) adversidade. e) comparação. 28. Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma correta relação de sentido. 1. Correu demais,... caiu. 2. Dormiu mal,... os sonhos não o deixaram em paz. 3. A matéria perece,... a alma é imortal. 4. Leu o livro,... é capaz de descrever as personagens com detalhes. 5. Guarde seus pertences,... podem servir mais tarde. a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto b) por isso, porque, mas, portanto, que c) logo, porém, pois, porque, mas d) porém, pois, logo, todavia, porque e) entretanto, que, porque, pois, portanto 29. (MP-SP) Na frase Quando ocorreu o encontro entre as civilizações pré-colombianas e pré-cabralianas, os colonizadores foram capazes de superar a tragédia do enfrentamento..., a conjunção destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por: a) assim que b) contudo c) sempre que d) à medida que e) antes que

II. Revisar o módulo 10 (pág. 77 a 80) e o módulo 11 (pág. 82 a 86) para responder aos exercícios 12 a 22.

II. Revisar o módulo 10 (pág. 77 a 80) e o módulo 11 (pág. 82 a 86) para responder aos exercícios 12 a 22. Marília, de de. NOME: Nº: TURMA: ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS E FICHA DE ATIVIDADES ( 2ª. PARTE) Disciplina: Língua Portuguesa Profa. Paula 7º. Ano; 171 e 172 Prova Trimestral dia 18/04/16 II. Revisar o módulo

Leia mais

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira

Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira VERBO I Manhã de chuva Chove; chove e choveu a noite inteira. A vidraça está cheia de pinguinhos; a água chora cantando na goteira Que dó dos passarinhos! Quanto vento! Que frio! Chove tanto As roseiras

Leia mais

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS

CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS OLÉGIO IMACULADA CONCEIÇÃO 7º ano CORREÇÃO DE ATIVIDADES DO CADERNO FOLHA DE PERGUNTAS SOBRE OS TIPOS DE SUJEITOS 1) Quem é o sujeito de uma oração? Nas orações, o sujeito é um substantivo ou pronome com

Leia mais

Colégio Diocesano Seridoense- CDS 6º Ano- Língua Portuguesa Ensino Fundamental II. Modo Verbal. Prof: Caliana Medeiros

Colégio Diocesano Seridoense- CDS 6º Ano- Língua Portuguesa Ensino Fundamental II. Modo Verbal. Prof: Caliana Medeiros Colégio Diocesano Seridoense- CDS 6º Ano- Língua Portuguesa Ensino Fundamental II Modo Verbal Prof: Caliana Medeiros O que é o VERBO? São palavras que exprimem ação física ou mental, estado, fenômenos

Leia mais

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO Observe os exemplos... Marisa comprou um carro. São termos essenciais da oração: Sujeito É o termo da oração sobre quem se declara alguma coisa Predicado É tudo aquilo

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves EMPREGO DO VERBO Para que possamos iniciar a segunda parte do tutorial Emprego do verbo, vamos relembrar alguns aspectos do tutorial passado: MODO INDICATIVO É o modo verbal que expressa um fato real,

Leia mais

Professor Marlos Pires Gonçalves

Professor Marlos Pires Gonçalves VERBO É a palavra que indica ação, fato ou fenômeno da natureza, situados no tempo. Exemplo: Nosso time jogou bem. Ação A sobremesa ficou deliciosa. Estado Está chovendo bastante em Recife. Fenômeno CONJUGAÇÃO

Leia mais

3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe:

3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe: . 3ºtrimestre AT-PORTUGUÊS Ensino Fundamental 7º ano classe: Profª. Marta 1-Observe a propaganda abaixo: a- Qual é a predicação da forma verbal vote? b- Identifique e classifique o seu complemento. c-

Leia mais

Patrícia Rocha Lopes

Patrícia Rocha Lopes Patrícia Rocha Lopes Uma oração subordinada adverbial é aquela que exerce a função de adjunto adverbial do verbo da oração principal. Dessa forma, pode exprimir circunstância de tempo, finalidade, causa,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS

LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS LÍNGUA PORTUGUESA PROFª.: THAÍS AULA 8 O VERBO E SEUS COMPLEMENTOS pág. 57 A ORAÇÃO E SUA ESTRUTURA BÁSICA Sujeito = o ser sobre o qual se declara alguma coisa. Predicado = o que se declara sobre o sujeito.

Leia mais

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina:Português Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turma: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Categorias morfossintáticas do verbo

Categorias morfossintáticas do verbo Categorias morfossintáticas do verbo A- Tempo O tempo identifica o momento em que se realiza a ação. Presente: situa a ação no momento da enunciação. Pretérito: situa a ação num momento anterior ao da

Leia mais

Desinência: são os elementos mórficos que se juntam ao radical para indicar a flexão do tempo, modo, número e pessoa.

Desinência: são os elementos mórficos que se juntam ao radical para indicar a flexão do tempo, modo, número e pessoa. AULA 04 GRAMÁTICA VERBO O verbo indica: Ação: Beijaram-se ininterruptamente. Estado (verbo de ligação): Estou livre Fenômenos naturais: Nevou durante três dias Ocorrências: Aconteceram acidentes no sábado.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental

LÍNGUA PORTUGUESA 7º Ano Ensino Fundamental Leia o texto a seguir e responda ao que se pede. A professora passou a lição de casa: fazer uma redação com o tema Mãe só tem uma. No dia seguinte, cada aluno leu a sua redação. Todas mais ou menos dizendo

Leia mais

Flexão os verbos se flexionam em pessoa, número, tempo, modo e voz.

Flexão os verbos se flexionam em pessoa, número, tempo, modo e voz. Verbo Definição é a palavra que indica ação, fenômeno, estado ou mudança de estado, fato. ação: Chamei meus amigos. fenômeno: Garoava naquela noite. estado ou mudança de estado: Estava resfriada. Fiquei

Leia mais

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go

Lista: 01. p s PORTUGUÊS. 2 o Ano. Data: 07 / 03 / Aluno (a): Nº. Colégio Flamboyant Fone (62) Setor Alto da Glória Goiânia - Go p s PORTUGUÊS 2 o Ano Lista: 01 Data: 07 / 03 / 2018 Aluno (a): Nº Colégio Flamboyant Fone (62) 3281-1544 Setor Alto da Glória Goiânia - Go 01- Identifique os verbos e locuções verbais dos períodos a seguir

Leia mais

EMPREGO DOS TEMPOS E. Prof. Everson Pereira

EMPREGO DOS TEMPOS E. Prof. Everson Pereira EMPREGO DOS TEMPOS E MODOS VERBAIS Prof. Everson Pereira MODOS VERBAIS Há três modos verbais: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo. O indicativo é usado quando se toma como real ouverdadeiroaquiloquesefalaouseescreve.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO

LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª DINANCI SILVA PROF. MÁRIO PAIXÃO CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Trabalho: a trajetória humana, suas produções e manifestações. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO

GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSES GRAMATICAIS OU DE PALAVRAS REVISÃO CLASSIFICAÇÃO A morfologia está agrupada em dez classes, denominadas classes de palavras ou classes gramaticais. São elas: Substantivo Artigo Adjetivo Numeral

Leia mais

VERBO. Flávia Andrade

VERBO. Flávia Andrade VERBO Flávia Andrade DEFINIÇÃO Verbo é a palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno natural e outros processos, flexionando-se em pessoa, número, modo, tempo e voz. a. Ação: andar, causou,

Leia mais

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída?

a) Qual das formas verbais destacadas nas frases transmite a ideia de uma ação completamente concluída? VERBO CONTINUAÇÃO III FLEXÃO DE TEMPO TEMPOS VERBAIS A) Modo Indicativo Leia esta piada: Chovia há três dias sem parar e o campo de futebol estava completamente inundado. Era domingo e sem futebol o pessoal

Leia mais

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais.

Os alunos fizeram uma visita ao zoológico, onde puderam observar várias espécies de animais. Uso do onde e aonde O advérbio é uma classe de palavras cuja função gramatical é acompanhar e modificar um verbo, exprimindo a circunstância da ação verbal, por isso o nome ad-vérbio, ou seja, a palavra

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado.

A produção de texto será feita, sob orientação, na aula de regulação, conforme calendário divulgado. TRABALHO 3 bim. 2017 Disciplina: P - TEXTO Ano: 6 ano Ensino: F. II Professor: Valdeci Lopes O trabalho será composto por duas partes: A primeira parte do trabalho será composta por análise sintática e

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 33 Modos verbais: Subjuntivo

Bárbara da Silva. Português. Aula 33 Modos verbais: Subjuntivo Bárbara da Silva Português Aula 33 Modos verbais: Subjuntivo Modo subjuntivo Quando o verbo expressa uma possibilidade, suposição, condição, etc, o chamamos de subjuntivo. O modo subjuntivo apresenta os

Leia mais

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF)

In: TAVARES, Ulisses. O eu entre nós. São Paulo: Núcleo Pindaíba Edições e Debates, (Coleção PF) PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== Leia o poema abaixo

Leia mais

Emprego de palavras e expressões

Emprego de palavras e expressões Emprego de palavras e expressões Livro 01 Prof. Eugênio Torres Módulo 02 POR QUE POR QUÊ PORQUE PORQUÊ o Por que- Emprega-se quando equivale a por qual motivo ou a pelo qual. Usado também no início ou

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total:

PORTUGUÊS CIDA UNIDADE I I. PARTE. Pontuação Atividades: Micro: Prova: Total: TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA 7º UNIDADE I Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul ou preta;

Leia mais

Português. Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari.

Português. Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari. Português Formas Nominais do Verbo (Particípio, Gerúndio, Infinitivo) Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português FLEXÃO VERBAL DE MODO (INDICATIVO, SUBJUNTIVO, IMPERATIVO) Texto

Leia mais

Aluna: Lyvia Andrade Dantas Professora: Inglith Conceição Disciplina: Gramática / Série: 7ª (8º ano)

Aluna: Lyvia Andrade Dantas Professora: Inglith Conceição Disciplina: Gramática / Série: 7ª (8º ano) Aluna: Lyvia Andrade Dantas Professora: Inglith Conceição Disciplina: Gramática / Série: 7ª (8º ano) Observe as palavras nas frases: 1. Dois terços dos eleitores votaram nos partidos de oposição. votaram

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2

Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 2ª Etapa 2014 Disciplina:Língua Portuguesa Professor (a): Cris Souto Ano: 8 Turmas: 8.1 e 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO

VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO VERBO É A PALAVRA VARIÁVEL EM PESSOA, TEMPO, NÚMERO E MODO, QUE EXPRIME UM PROCESSO QUALQUER, SITUADO NO TEMPO Verbo é a palavra que indica AÇÃO, praticada ou sofrida pelo sujeito; FATO de que o sujeito

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: nº Professor(a): Ano: 6º Turma: Data: / /2013 Desconto Ortográfico: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 3º Trimestre Leia os quadrinhos, prestando atenção às palavras destacadas:

Leia mais

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 11. Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 11 Sintaxe da oração e do período MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso Frase, período e oração Frase é todo enunciado suficiente por si mesmo para estabelecer comunicação. Expressa juízo,

Leia mais

O modo Imperativo. Ex. Caminhe todos os dias, para a saúde melhorar. Estude no Colégio Aprovação. Confie em mim.

O modo Imperativo. Ex. Caminhe todos os dias, para a saúde melhorar. Estude no Colégio Aprovação. Confie em mim. O modo Imperativo O modo imperativo expressa ordem, pedido ou conselho. Ex. Caminhe todos os dias, para a saúde melhorar. Estude no Colégio Aprovação. Confie em mim. Imperativo Afirmativo O Imperativo

Leia mais

Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima.

Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima. Obs: *Predicativo do sujeito Ex.: A situação parece perfeita. * Predicativo do objeto Ex.: Os presos acharam a comida péssima. Termos essenciais 1) Sujeito: é o termo a respeito do qual se declara alguma

Leia mais

I. Sujeito e predicado: termos essenciais?

I. Sujeito e predicado: termos essenciais? Nome Nº Ano Turma Ensino Gabarito 8º Fund. II Disciplina Professora Natureza Código / Tipo Data Português Claudia Material de Apoio 5 MA5 2º / 2012 24/04/2012 Tema Estudos linguísticos: termos essenciais

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 4º ANO Semana de 08/11 a 28/11/2016 O mundo fica mais bonito com a sua presença. Você é o que há de

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

REVISÃO: PARCIAL I UNIDADE

REVISÃO: PARCIAL I UNIDADE REVISÃO: PARCIAL I UNIDADE O gênero conto O conto é uma narrativa curta, com poucas personagens e poucas ações. Devido ao seu tamanho, a duração dos fatos e o espaço onde ocorre a história também são reduzidos.

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS

CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CLASSIFICAÇÃO DAS CONJUNÇÕES SUBORDINATIVAS CAUSAIS Principais conjunções causais: porque, visto que, já que, uma vez que, como (= porque). Exemplos: - Não pude comprar o CD porque estava em falta. - Ele

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 7º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Português 1 Complete as orações, flexionando os verbos entre parênteses: a) Se eles logo, ainda dará tempo de ao cinema.

Leia mais

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR

Questão 01. Preencha as tabelas abaixo, conjugando os verbos nos tempos do modo indicativo. Verbo: AMAR NOME: DATA: / /2017 TRABALHO DE RECUPERAÇÃO / 2º TRIMESTRE ANO: 7º TURMA: TURNO: Matutino Vespertino Assinatura do Responsável: PROFESSORA: ROSANA NOTA: VALOR: 12,0 pontos Questão 01. Preencha as tabelas

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 7º Ano do Ensino Fundamental Disciplina: Língua Portuguesa 1) Complete as orações, flexionando os verbos entre parênteses: a) Se eles logo, ainda dará tempo

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 8 ano Professor: Daniel Disciplina: Português No Anhanguera você é + Enem TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL 01. Liste os tempos verbais do modo indicativo e do modo

Leia mais

TEMPOS VERBAIS Os tempos verbais indicam fatos que acontecem no momento da fala, fatos conclusos, fatos não concluídos no momento em que estavam sendo observados e fatos que acontecem depois do momento

Leia mais

Português. Tempos e Modos Verbais Verbos. Professor Carlos Zambeli.

Português. Tempos e Modos Verbais Verbos. Professor Carlos Zambeli. Português Tempos e Modos Verbais Verbos Professor Carlos Zambeli www.acasadoconcurseiro.com.br Português TEMPOS E MODOS VERBAIS VERBOS Tempos verbais do Indicativo 1. Presente é empregado para expressar

Leia mais

Verbos - Primeira Parte. Professora Tamires Maio de 2016

Verbos - Primeira Parte. Professora Tamires Maio de 2016 Verbos - Primeira Parte Professora Tamires Maio de 2016 No Dicionário Houaiss verbo (ver.bo) substantivo masculino 1 palavra, discurso 2 gram classe de palavras que designam ação, processo ou estado Os

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA LISTA DE EXERCÍCIOS GRAMÁTICA P2-2º BIMESTRE 7º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Reconhecer a acentuação gráfica dos ditongos abertos; Trabalhar

Leia mais

O Conto da Mentira Rogério Augusto

O Conto da Mentira Rogério Augusto PROFESSOR: EQUIPE DE PORTUGUÊS BANCO DE QUESTÕES - PORTUGUÊS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= Leia o texto e resolva às questões

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO 1. Leia o texto. EXERCÍCIO COMPLEMENTAR Uma aventura

Leia mais

O Presente do Conjuntivo

O Presente do Conjuntivo O Presente do Conjuntivo Universidade de Coimbra. Faculdade de letras Sara Pratas (sara.pratas@uc.pt) A Conjugação A origem: Eu - Presente do Indicativo ex. Falo, posso Retirar a terminação - o: Ex. Fal-,

Leia mais

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO

TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO SUJEITO E PREDICADO TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO: são aqueles que não podem faltar, pois caso contrário, a oração deixa de existir. São eles: o SUJEITO e o PREDICADO. a) SUJEITO:

Leia mais

VERBO. Pessoa e número O verbo sofre flexões de acordo com a pessoa do discurso a que se refere, podendo apresentar formas no singular e no plural.

VERBO. Pessoa e número O verbo sofre flexões de acordo com a pessoa do discurso a que se refere, podendo apresentar formas no singular e no plural. VERBO Definição é a palavra que indica ação, fenômeno, estado ou mudança de estado, fato. ação: Chamei meus amigos. fenômeno: Garoava naquela noite. estado ou mudança de estado: Estava resfriada. Fiquei

Leia mais

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA

INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA INTRODUÇÃO À SINTAXE DA LÍNGUA PORTUGUESA FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO FRASE: todo enunciado de sentido completo capaz de estabelecer comunicação. Pode ser nominal ou verbal. Nominal: não possui verbo Exemplos:

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO PROFESSOR IZABELE HOZARA DISCIPLINA PORTUGUÊS SIMULADO: P7 Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 www.colegiomr.com.br ALUNO TURMA 601 Questão

Leia mais

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS LINGUAGENS GRAMÁTTICA: PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO ORAÇÕES ADVERBIAIS PROF.º PAULO SCARDUA APOSTILA 3: CAPÍTULO 11 DEFINIÇÃO Uma oração subordinada adverbial é aquela que exerce a função de adjunto

Leia mais

A PROVA DE RECUPERAÇÃO (valor:10,0, sendo a nota máxima atribuída: 7,0) será no período da tarde. Veja o horário de recuperação.

A PROVA DE RECUPERAÇÃO (valor:10,0, sendo a nota máxima atribuída: 7,0) será no período da tarde. Veja o horário de recuperação. ORIENTAÇÃO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO 3º. TRIMESTRE DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSORA: PAULA 6os. ANOS (161 e 162) Você deverá: 1. estudar o resumo dos conteúdos que, neste material, estão dentro dos

Leia mais

11.º ano. Maria Serafina Roque

11.º ano. Maria Serafina Roque 11.º ano Maria Serafina Roque O aspeto é uma categoria gramatical que nos dá informação acerca do início, do curso e do fim da ação expressa pelo verbo. A categoria aspeto, apesar de se relacionar com

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

Colocação dos pronomes pessoais átonos. Manoel Francisco Guaranha

Colocação dos pronomes pessoais átonos. Manoel Francisco Guaranha Colocação dos pronomes pessoais átonos Manoel Francisco Guaranha Quadro de pronomes pessoais: PRONOMES PESSOAIS PORTUGUÊS BRASILEIRO FORMAL Singular Pessoa Sujeito Complemento 1ª eu Me, mim, comigo 2ª

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL CONCURSOS 1. Com base no texto, analise as sentenças abaixo. Em "...nada ocorreu..." o verbo A) transmite a ideia de uma ação contínua. B) expressa uma ação que está ocorrendo

Leia mais

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação

Data de entrega : Entregar no dia da avaliação Disciplina: P. TEXTO Professor: Valdeci Lopes TRABALHO 2016 Ano: 8 ano Ensino: F. II Data de entrega : Entregar no dia da avaliação O trabalho será composto por duas partes: Exercícios de gramática (2.0

Leia mais

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração

Língua. Portuguesa. Sintaxe da Oração Língua Portuguesa Sintaxe da Oração Frase Oração Período Frase: Bom dia! Ele resolveu a questão. Oração: Ele resolveu a questão. Espero que ele resolva a questão. Frase Oração Período Período Simples:

Leia mais

Preposição e conjunção

Preposição e conjunção PORTUGUÊS aula Preposição e conjunção Preposição É a palavra invariável que une dois termos ou orações, estabelecendo uma relação de sentido e de dependência. Não desempenha função sintática, é um conectivo:

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua Portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua Portuguesa Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 4D 2013 1/ 5 1. Observe a tirinha e faça o que se pede: CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 4 o DESAFIO CENM - 2013 Língua Portuguesa Direção: Ano: 4 Ef

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS PORTUGUÊS Professor Nei Xavier FLEXÕES VERBAIS FLEXÕES VERBAIS Verbo palavra que exprime um processo. Pode indicar ação, estado ou mudança de estado e fenômeno da natureza. Os verbos possuem cinco flexões:

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Sintaxe Sujeito

PORTUGUÊS. aula Sintaxe Sujeito PORTUGUÊS aula Sintaxe Sujeito CONJUNTO DE PRECEITOS QUE CAUSAM A ORDEM E AS AFINIDADES DOS TERMOS NA FRASE. ANÁLISE DA ESTRUTURA GRAMATICAL DAS FRASES. Frase = Unidade de comunicação, com ou sem verbo,

Leia mais

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE

COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIA 1º SEMESTRE Colégio Amorim Santa Teresa Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Língua Portuguesa 8º ano

Leia mais

Lista de exercícios de LP 2-7º ano

Lista de exercícios de LP 2-7º ano 1) Tipos de sujeito p. 77 2) Tipos de predicado p. 108 TIPOS DE SUJEITO Explique: Lista de exercícios de LP 2-7º ano Sujeito simples: É aquele que possui apenas um núcleo. Sujeito composto: É aquele que

Leia mais

Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado

Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado Língua Portuguesa Professora: Juliana Prado Definição São palavras que indicam acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno. Flexionam-se em número, pessoa,

Leia mais

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal

Prof. Eloy Gustavo. Derivação Verbal Prof. Eloy Gustavo Derivação Verbal Derivação Verbal: Sabendo-se conjugar um verbo numa das formas primitivas, consegue-se obter também as que lhe são derivadas. Abaixo aparecem as três formas primitivas

Leia mais

Centro Your logo Educacional Adventista do Gama. Verbos. Professora Eliene Lacerda

Centro Your logo Educacional Adventista do Gama. Verbos. Professora Eliene Lacerda Centro Your logo Educacional Adventista do Gama Verbos Professora Eliene Lacerda Significação Quanto ao significado, o verbo é uma palavra que comunica: 1. Uma ação: Cláudio plantou uma árvore. 2. Um estado:

Leia mais

PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO MODO INDICATIVO

PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO MODO INDICATIVO PRETÉRITO PERFEITO COMPOSTO MODO INDICATIVO Pretérito perfeito composto formas Forma-se o Pretérito perfeito composto Do indicativo com o verbo auxiliar TER no Presente do indicativo e o particípio passado

Leia mais

Verbo é a palavra variável que:

Verbo é a palavra variável que: 1ª. PARTE pode vir precedida pelos pronomes pessoais retos: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas, que representam as pessoas gramaticais ou pessoas verbais. Verbo é a palavra variável que: muda as terminações

Leia mais

1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique quanto a conjugação verbal, forma nominal, tempo e modo verbal.

1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique quanto a conjugação verbal, forma nominal, tempo e modo verbal. Sistema de Ensino São Benedito Cuiabá, de de 2011 Atividades de Língua Portuguesa Série: 7º Ano Assuntos: Conjugação Verbal/Imperativo e Formas nominais. 1. Retire os verbos das tirinhas abaixo e classifique

Leia mais

Adjetivo (Adjunto Adnominal)

Adjetivo (Adjunto Adnominal) PROFESSOR(A): DISCIPLINA: ALUNO(A): Nº SÉRIE: TURMA: TURNO: DATA: / /2017. ORAÇÕES SUBORDINADAS ADJETIVAS Uma oração subordinada adjetiva é aquela que possui valor e função de adjetivo, ou seja, que a

Leia mais

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa 9 ano Professora: Lusia Raquel SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Caicó RN 2018 SUJEITO SIMPLES Sujeito simples: é aquele que possui apenas um núcleo,

Leia mais

Exercícios sobre tipos de predicado

Exercícios sobre tipos de predicado Exercícios sobre tipos de predicado Exercício 1: Identifique a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal: Os viajantes chegaram cedo ao destino. Demitiram o secretário da instituição. Nomearam

Leia mais

Prof. Aramis de Cássio Internet: twitter:

Prof. Aramis de Cássio Internet:    twitter: Prof. Aramis de Cássio Internet: www.blogdoaramis.wordpress.com e-mail: aramisdecassio@rocketmail.com twitter: www.twitter.com/aramisdecassio São palavras que exprimem ação, estado, mudança de estado e

Leia mais

Desequilíbrio Ecológico

Desequilíbrio Ecológico Desafio de Língua Portuguesa 5 ano EF 3D 2014 1/ 6 1. Leia o texto: CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2014 LÍNGUA PORTUGUESA Desequilíbrio Ecológico Os coelhos não existiam

Leia mais

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito

ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo do Sujeito Ensino Fundamental Nível II LÍNGUA PORTUGUESA NOME: NÚMERO: / /2012 GRAMÁTICA F-7 ATIVIDADE DE ESTUDO 3º PERÍODO: Concordância do verbo com o Sujeito; Tipos de Predicado; Verbo de Ligação e Predicativo

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS CARLA 9º ANO 1. Os verbos destacados no poema a seguir classificam-se quanto à predicação, como (0,5) Não quero aparelhos para navegar. Ando naufragado, Ando sem destino.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Língua portuguesa

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  Língua portuguesa Desafio de Português 4 ano EF 3D 2016 1/ 6 1. Leia o texto a seguir CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2016 Língua portuguesa Direção: Ano : 4 Ef a) Agora, indique o gênero

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ANO Professor: Daniel Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa

Leia mais

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL AULA 3: SINTAXE TERMOS ESSENCIAIS. Tutora: Ariana de Carvalho

APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL AULA 3: SINTAXE TERMOS ESSENCIAIS. Tutora: Ariana de Carvalho APOIO PEDAGÓGICO AO NÚCLEO COMUM GRAMÁTICA TRADICIONAL AULA 3: SINTAXE TERMOS ESSENCIAIS Tutora: Ariana de Carvalho O QUE É SINTAXE? É a parte da gramática que estuda as relações entre as palavras dentro

Leia mais

Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra.

Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra. Profªs.: Manuela Amorim / Rosângela Bezerra. Ações pedalar correr jogar Estado Fenômenos da Natureza VERBO É a palavra variável que: futuro. pode ser conjugada no passado (pretérito), presente e indica

Leia mais

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo

Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo Planificação Simplificada de Português- 5ºano Ano letivo 2016-2017 Manual adotado: Livro aberto, Porto Editora 1.º período Aulas previstas: 78 Unidade 0 Apresentações Unidade 1* Textos diversos Unidade

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO LÍNGUA PORTUGUESA

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO  LÍNGUA PORTUGUESA CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO www.cenm.com.br 3 o DESAFIO CENM - 2015 LÍNGUA PORTUGUESA 1. Explique o uso do pronome demonstrativo na tira abaixo. Direção: ANO : 5 EF Complete as frases usando adequadamente

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II Valor da prova/atividade: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professor: Walkyria Disciplina: Língua Portuguesa Nome: n o : Ano: 7º 2º bimestre ORIENTAÇÕES: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE PORTUGUÊS

Leia mais

PORTUGUÊS CIDA BISPO

PORTUGUÊS CIDA BISPO TIPO 2 PORTUGUÊS CIDA BISPO 7º UNIDADE IV Orientações: Não será aceita a utilização de corretivo; não será permitido o empréstimo de material durante a avaliação; use somente caneta esferográfica azul

Leia mais

MODOS VERBAIS indicativo subjuntivo imperativo

MODOS VERBAIS indicativo subjuntivo imperativo VERBOS MODOS VERBAIS Três são os modos: indicativo, subjuntivo e imperativo. Normalmente, o indicativo exprime certeza e é o modo típico das orações coordenadas e principais; o subjuntivo exprime incerteza,

Leia mais

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Sinta-se a vontade para estudar conosco. Português Prof. Joaquim Bispo. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos 1 SINTAXE DA ORAÇÃO Aula 2 Sintaxe: é a parte da gramática

Leia mais

FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO

FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO Albânia Nogueira 7º TEXTO I FICHA DE PORTUGUÊS - REVISÃO Leia o poema a seguir, de Mário Quintana, e responda às questões de 1 a 4. Ritmo Na porta a varredeira varre o cisco varre o cisco varre o cisco

Leia mais

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação.

MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL. SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. MORFOLOGIA CLASSE GRAMATICAL SUBSTANTIVO: é o que dá nome a todos os seres: vivos, inanimados, racionais, irracionais a fim de identificação. PREPOSIÇÃO É a classe de palavras que liga palavras entre si;

Leia mais