Sistemas Multimídia Aula 2. Autoria Multimídia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistemas Multimídia Aula 2. Autoria Multimídia"

Transcrição

1 Sistemas Multimídia Aula 2 Autoria Multimídia Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Curso de Ciência da Computação

2 Introdução Autoria multimídia é a criação de produções multimídia filmes ou apresentações; Estas produções buscam interação com o usuário (aplicações interativas); São produzidos a partir de ferramentas: editores de imagem, som, animações, etc. Nível de interação requerida depende da aplicação: Ausência de interação (slide show) interação total (realidade virtual imersiva)

3 Introdução Níveis de interação: Controle do ritmo (cliques para avançar) apresentações de slide; Controle da sequência do material apresentado e para onde ir; Controle do meio play/pause/stop em vídeos e música, busca textual, rolagem da visualização, zoom; Controle de objetos em cena (mover objetos, jogos); Controle imersivo modificar a perspectiva da cena; controlar objetos.

4 Introdução Pontos a serem vistos: Metáforas de autoria multimídia paradigmas; Produção multimídia projeto; Apresentação multimídia; e Multimídia automática.

5 Metáfora de Autoria Multimídia Consiste em paradigmas de autoria metodologia empregada para criar aplicações multimídia; Scripts; Slide show; Metáfora hierárquica; Metáfora Icônica/Controle de Fluxo; Frames; Metáfora de cartão/escrita; Metáfora de elenco/roteiro/escrita.

6 Scripts Utiliza linguagem de script para habilitar interatividade (botões, mouse, etc.) e permitir laços, saltos, condicionais, funções/macros, etc. Exemplo: linguagem OpenScript para ToolBook; Linguagem que se parece com o padrão utilizado para orientação de objetos;

7 Slide Show São apresentações lineares por definição; Há recursos para a realização de saltos na apresentação; Exemplo: PowerPoint, Beamer, etc.

8 Metáfora Hierárquica Os elementos que permitem o controle do material multimídia são organizados em uma estrutura em árvore; É frequentemente utilizada em aplicações dirigidas por menu.

9 Metáfora Icônica/Controle de Fluxo Ícones gráficos são disponibilizados em um toolbox e a aplicação provê a criação de fluxo de controle para os ícones que são inseridos no material produzido; Exemplo: Authorware;

10 Metáfora Icônica/Controle de Fluxo

11 Metáfora de Frames Paradigma similar ao Icônico/Controle de Fluxo (incorpora uma tabela de ícones); As ligações entre os ícones são conceituais e não representam o fluxo real do programa; Exemplo: Quest, da Allen Communication.

12 Metáfora de Frames

13 Metáfora de Cartão Usa um estrutura simples de cartão (página) para produção multimídia; Bastante utilizado para hipertexto e hipermídia; Exemplo: HyperStudio, da Knowledge Adventure.

14 Metáfora de Cartão

15 Metáfora Elenco/Roteiro/Escrita Os elementos multimídia (elenco ou cast) são arranjados de uma forma inspirada em uma planilha (que define a exibição temporal desses elementos roteiro ou score); A programação é feita por uma linguagem de script; Exemplo: Adobe Director (linguagem de escrita Lingo).

16 Metáfora Elenco/Roteiro/Escrita

17 Produção Multimídia Consiste no projeto multimídia; Envolve (ou pode envolver) um elenco de profissionais com habilidades variadas: Diretor de arte, projetista gráfico, gerenciador de projeto, escritor, projetista de interface, projetista de som, animadores 2D e 3D, programadores, entre outros. As fases do projeto consistem em storyboards, cartas de fluxo, testes com usuários e produção paralela das mídias.

18 Produção Multimídia Storyboard ideia inicial do produto em uma série de quadros; Carta de fluxo organiza o storyboard através da informação sobre a navegação (interação com o usuário e a estrutura multimídia); Antes da fase final do projeto: construção do protótipo e testes.

19 Apresentação Multimídia Requer alguns efeitos, tais como gráficos, imagens, cores, fontes, etc. Estilo gráfico: Atenção especial com a utilização de esquemas de cores e como as letras são percebidas; Using Color and Text in Projecting Multimedia Presentations; R. Vetter, C. Ward and S. Shapiro, IEEE Multimedia, Vol. 2, No. 4, December 1995.

20 Apresentação Multimídia Princípios de cores: Esquemas de cores e arte combinam melhor com um certo tipo de tema ou estilo: Estilos naturais ou florais cenas externas; Cores sólidas cenas indoor. Dica geral: não utilizar muitas cores causa distração! A mudança de cor pode ser associada a uma mudança no tema da apresentação.

21 Apresentação Multimídia Fontes: Para comunicação visual efetiva: fontes grandes (18 a 36); Não utilizar mais que 8 linhas por tela; Fontes sans serif são melhores que fontes serif;

22 Exemplo Texto com fonte Arial (sans serif); Sistemas Multimídia; Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa; Universidade Federal Rural do Semiárido.

23 Exemplo Texto com fonte Times New Roman (serif); Sistemas Multimídia; Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa; Universidade Federal Rural do Semiárido.

24 Apresentação Multimídia Esquema de cores/contraste: Regra: utilização de cores complementares para fontes e fundo da apresentação; Para cores no padrão RGB entre 0 e 255: R bg =255 R f G bg =255 G f B bg =255 B f Plano de fundo: Marrom 1 (76, 25, 0), fonte (179, 230, 255).

25 Exemplo Texto com fonte Arial (sans serif); Sistemas Multimídia; Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa; Universidade Federal Rural do Semiárido.

26 Animação Mística Serve para adicionar elementos em uma imagem background fazendo composição de imagens;

27 Ideia: Animação Mística

28 Transição de Vídeo Pode ser utilizado como uma forma de indicar uma mudança para uma seção seguinte da apresentação multimídia; Pode ser de diversos tipos: corte, dissolver, etc; Diversas ferramentas de autoria promovem isso: Adobe Premiere, por exemplo.

29 Outros Assuntos Técnicos... Fatores que influenciam o projeto multimídia: Plataforma computacional; Resolução e formato de vídeo; Memória e requisições de espaço para armazenamento; Métodos de distribuição.

30 Autoria Automática Ajuda avançada para a criação de novas apresentações multimídia; Mecanismo que facilite a criação automática de documentos multimídia úteis a partir de fontes previamente existentes.

31 Autoria Automática Tomando um documento hipermídia como exemplo... Os passos para a preparação de um documento hipermídia são: Geração da informação (captura); Autoria; Publicação. O quanto destes três passos pode ser automatizado?

32 Autoria Automática Geração da informação processo já automatizado (aquisição de texto, imagens, áudio digital, etc.); Publicação objetivo final das ferramentas multimídia (processo também automatizado); Autoria problema aberto...

33 Autoria Automática Busca-se estruturar a informação de tal forma que seja possível acessar e manipular a mídia em questão utilizar estruturas de dados (listas, filas, grafos, etc.) que sejam mais adequadas às visualizações do material;

34 Autoria Automática Na elaboração de um material multimídia... Linearização ordem natural das ideias de um autor; Externalização a presença de hiperlinks permite uma liberdade na mimetização dos pensamentos do autor. Para um material ser externalizado utilização de hiperlinks.

35 Autoria Automática Externalização em pequenos documentos fácil de gerenciar; Para grandes documentos grande complexidade usa-se abordagens da área de banco de dados.

36 Migração Semiautomática de Hipertexto Hiperlinks informações semânticas que servem como âncoras para ligar-se a outras páginas do documento. Para representação textual: Converter o formato do texto usado para html; Capítulos e seções são postos em um banco de dados; Utilizar técnicas de mineração de dados para determinar as palavras-chaves; Palavras-chaves podem originar hiperlinks entre os textos.

37 Hiperimagens Objetivo: ter com imagens os mesmos procedimentos adotados para a criação de links entre os elementos presentes na imagem com outras partes do documento.

A autoria - I. A autoria - I. Ferramentas para desenvolvimento de multimídia. A autoria - I Wilson de Pádua Paula Filho.

A autoria - I. A autoria - I. Ferramentas para desenvolvimento de multimídia. A autoria - I Wilson de Pádua Paula Filho. A autoria - I Tópicos: A autoria - I Ferramentas para desenvolvimento de multimídia Ferramentas para desenvolvimento de multimídia Categorias de ferramentas para criação de multimídia: aplicativos fechados;

Leia mais

SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO

SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO SISTEMAS MULTIMÍDIA PROF MOZART DE MELO Programa da Disciplina Multimídia conceitos, comunicação homemmáquina. Autoria produção de diversos tipos de aplicativos multimídia, examinando-se as alternativas

Leia mais

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia Prof. Daniel Hasse Multimídia e Hipermídia AULA 01 O que é multimídia? Prof. Daniel Hasse Livro - Multimídia: conceitos e aplicações Os principais conceitos da tecnologia da multimídia serão abordados

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica

Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Ciências da Computação Disciplina:Computação Gráfica Professora Andréia Freitas 2013 7 semestre Aula 06 MEMORIA, F. Design para a Internet. 1ª Edição. Rio de Janeiro: Campus, 2005. ALVES, W. P. Crie, anime

Leia mais

POWERPOINT O PowerPoint é um software de apresentação multimídia. As apresentações elaboradas por ele, podem ser diretamente exibidas no monitor de vídeo de um computador ou projetadas através de dispositivos

Leia mais

6 Conclusão Contribuições da Dissertação

6 Conclusão Contribuições da Dissertação 6 Conclusão Neste trabalho, foi apresentado um sistema colaborativo capaz de controlar as versões das edições de um vídeo no formato MPEG-2, sem que os editores estejam no mesmo local, ao mesmo tempo.

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor

Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor Manual de Acesso ao Ambiente Usuários: Aluno e Professor Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

03/12/2014. Prof. Fabiano Taguchi. (66) FERRAMENTAS PARA AUTORIA

03/12/2014. Prof. Fabiano Taguchi.  (66) FERRAMENTAS PARA AUTORIA Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 FERRAMENTAS PARA AUTORIA 1 MICROSOFT POWER POINT: Ferramenta voltada para orientação de slides; ACROBAT

Leia mais

Sistemas Multimídia e Hipermídia

Sistemas Multimídia e Hipermídia Departamento de Ciência da Computação - UFF Sistemas Multimídia e Hipermídia Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br Sistemas Multimídia e Hipermídia Multimídia Hipermídia Documentos

Leia mais

Excel 2010 Faixas de opções

Excel 2010 Faixas de opções Noções de Informática MTE Intensivo Aula 11 Excel 2010 Faixas de opções Excel 2010 Faixas de opções Excel 2010 Faixas de opções PowerPoint 2010 - Ambiente PowerPoint 2010 Faixa de Opções PowerPoint 2010

Leia mais

Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide

Microsoft PowerPoint. A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Microsoft PowerPoint A seguir podemos observar a janela do Microsoft PowerPoint. Observe: Slide Dica: O botão, localizado, no lado direito do zoom, na barra de status, ajusta o slide à janela atual. E

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 2 WINDOWS MOVIE MAKER WINDOWS MOVIE MAKER O que é? Interface do Windows Movie Maker Editando vídeos O QUE É? O Windows Movie Maker é um software

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

Design: estrutura e estética

Design: estrutura e estética Parte III Design: estrutura e estética Arte X Engenharia z Desenvolver Sistema Web é arte? A Web oferece espaço para arte...... mas usuários também querem serviços de qualidade... e clientes querem prazos

Leia mais

Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5923 - Flash CC Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CC 1.1. Novidades do Flash CC... 21 1.2. Iniciar o Flash CC... 22 1.2.1. Tela Inicial... 23 1.2.2. Área

Leia mais

MULTIMÍDIA E CARTOGRAFIA

MULTIMÍDIA E CARTOGRAFIA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL DE MINAS GERAIS Câmpus Inconfidentes MULTIMÍDIA E CARTOGRAFIA Aula 04 INTRODUÇÃO De acordo com Nogueira (2009) o computador propiciou, num primeiro

Leia mais

Microsoft Power Point. Escrito por Neri Neitzke Ter, 07 de Novembro de :40 - Power Point

Microsoft Power Point. Escrito por Neri Neitzke Ter, 07 de Novembro de :40 - Power Point Power Point O Microsoft PowerPoint é um programa utilizado para criação/edição e exibição de apresentações gráficas, originalmente escrito para o sistema operacional Windows e portado para a plataforma

Leia mais

Sistemas Multimídia e Hipermídia

Sistemas Multimídia e Hipermídia Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF Sistemas Multimídia e Hipermídia Profa. Débora Christina Muchaluat Saade deborams@telecom.uff.br Sistemas Multimídia e Hipermídia Multimídia Hipermídia

Leia mais

Plano de Aula - Flash CC - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Flash CC - cód Horas/Aula Plano de Aula - Flash CC - cód.5923 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CC Aula 2 1 - Introdução ao Flash CC Aula 3 Capítulo 2 - Documentos Aula 4 2 - Documentos 1.1. Novidades do Flash

Leia mais

Sistemas Multimédia. Ano lectivo 2006-2007

Sistemas Multimédia. Ano lectivo 2006-2007 Sistemas Multimédia Ano lectivo 2006-2007 Aula 5 Authoring de Multimédia e Ferramentas Sumário Authoring de Multimédia Noção de Authoring de Multimédia Espectro de interactividade Ferramentas de Authoring

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MULTIMÉDIA DIGITAL

INTRODUÇÃO AO MULTIMÉDIA DIGITAL Oficina de Multimédia B 2015-2016 Noção de Média Noção de Multimédia Noção de Multimédia Digital Tipos de produtos Multimédia O que significa MÉDIA? um meio - media - é o recurso técnico ou físico de conversão

Leia mais

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate

NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA. Professor: Cleber Semensate NIVELAMENTO DE INFORMÁTICA Professor: Cleber Semensate 1 Cronograma: Revisão da Aula Anterior Animação entre slides Transição entre slides SmartArt Exercício de Fixação 2 Revisão MICROSOFT POWER POINT

Leia mais

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 Aprender os conceitos de sistemas multimídia Conhecer os elementos multimídia Desenvolver projetos multimídia

Leia mais

Sistemas Multimídia e Hipermídia

Sistemas Multimídia e Hipermídia Departamento de Ciência da Computação - UFF e Hipermídia Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br e Hipermídia Multimídia Hipermídia Documentos Hipermídia Objetos de Mídia Relações

Leia mais

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução

1. Introdução O que é Microsoft PowerPoint Recursos de PowerPoint. Introdução 1. Introdução 1.1. O que é Microsoft PowerPoint 2007 Microsoft Office PowerPoint 2007 é um software de apresentação gráfica produzido pela Microsoft Corporation para o sistema operacional Microsoft Windows.

Leia mais

PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... POWERPOINT 2010 INTRODUÇÃO O PowerPoint 2010 permite que os usuários criem rapidamente apresentações dinâmicas, de alto impacto, enquanto integra fl uxo de trabalho e maneiras de compartilhar informações

Leia mais

MÓDULO 3 PÁGINAS WEB. Criação de Páginas Web

MÓDULO 3 PÁGINAS WEB. Criação de Páginas Web MÓDULO 3 PÁGINAS WEB Criação de Páginas Web TÉCNICAS DE IMPLANTAÇÃO DE PÁGINAS NA WEB Linguagens de Programação O HTML é a linguagem mais utilizada para criar páginas Web com hipertexto. Utilizando a linguagem

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas disponíveis

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem

Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem Modelos Pedagógicos para Educação a Distância: pressupostos teóricos para a construção de objetos de aprendizagem Dra.Patricia Alejandra Behar - NUTED/UFRGS Dra.Liliana Passerino - CINTED/UFRGS Msc.Maira

Leia mais

PARADIGMA DE COMUNICAÇÃO

PARADIGMA DE COMUNICAÇÃO A HIPERMÍDIA É UM NOVO A HIPERMÍDIA É UM NOVO PARADIGMA DE COMUNICAÇÃO O texto identifica e organiza os elementos constitutivos da roteirização de produções audiovisuais como o cinema ou a televisão, e

Leia mais

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa

Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Interface Humano- Computador (IHC) Prof. Dr. Ronaldo Barbosa Aula 3 Tema 3.2 Estilos de Interação: sistema de menus, linhas de comando, linguagem natural. Estilo de Interação: Sistema de menus Estilo de

Leia mais

07/12/2014. Prof. Fabiano Taguchi. AUTORIA EM TÍTULOS HIPERMÍDIA

07/12/2014. Prof. Fabiano Taguchi.  AUTORIA EM TÍTULOS HIPERMÍDIA Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com AUTORIA EM TÍTULOS HIPERMÍDIA 1 Solução Adobe para criação de animações e de títulos hipermídia. Consiste em uma poderosa

Leia mais

InDesign CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

InDesign CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5087 - InDesign CS6 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Novidades da Versão CS6... 23 1.1.1. Novas Ferramentas... 23 1.1.2. Atualizar Links Diretamente no Frame...

Leia mais

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY]

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] [GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] O Sway é uma ferramenta para a criação de materiais online, funcionando como um painel em que podem ser colocados elementos dinâmicos e interativos. Ele se baseia no conceito

Leia mais

SISTEMAS MULTIMÉDIA TESTE FORMATIVO ADICIONAL 1

SISTEMAS MULTIMÉDIA TESTE FORMATIVO ADICIONAL 1 21110 SISTEMAS MULTIMÉDIA TESTE FORMATIVO ADICIONAL 1 2009 Teste Formativo GRELHA DE RESPOSTAS Questões Alternativas A B C D E 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 1 Leia atentamente as questões

Leia mais

Modelo Hipermídia. Documentos Hipermídia. Entidades Hipermídia. Componentes de um documento hipermídia

Modelo Hipermídia. Documentos Hipermídia. Entidades Hipermídia. Componentes de um documento hipermídia Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF Autoria de Conteúdo Multimídia Interativo com a Linguagem NCL 3.0 Profa. Débora Christina Muchaluat Saade deborams@telecom.uff.br Autoria de Conteúdo

Leia mais

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83%

94% Prof. Fabiano Taguchi 05/06/2015. Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Sentido Porcentagem Gosto 1% Tato 1,5% Olfato 3,5% Audição 11% Visão 83% 94% 1 O computador é um sistema de processamento

Leia mais

Introdução 1 PARTE I: A LINGUAGEM DA WEB 5

Introdução 1 PARTE I: A LINGUAGEM DA WEB 5 Sumário Introdução 1 PARTE I: A LINGUAGEM DA WEB 5 Capítulo 1: Introdução a HTML5 7 Criando com tags: um panorama 8 Incorporando os novos elementos de HTML5 9 Usando tags válidas de HTML4 11 Esquecendo

Leia mais

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital

Módulo 5. Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital Módulo 5 Microsoft Office Power Point 2007 Projeto Unifap Digital 1 Sumário Aula 1... 3 Microsoft Office Power Point... 3 Modos de exibição do Power point... 3 Tema... 4 Adicionar um novo slide... 5 Reorganizar

Leia mais

Figura 16 Niagara - Visão de grupos de notas.

Figura 16 Niagara - Visão de grupos de notas. Conclusão 6 Conclusão 6.1 Trabalhos Relacionados Dentre as funcionalidades fornecidas pela interface gerada pelo framework, em destaque está a possibilidade do zoom livre. Disponibilizar esta funcionalidade

Leia mais

Plano de Aula - Flash CS6 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - Flash CS6 - cód Horas/Aula Plano de Aula - Flash CS6 - cód.5282 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao Flash CS6 Aula 2 1 - Introdução ao Flash CS6 Aula 3 Capítulo 2 - Documentos 1.1. Novidades do Flash CS6... 23 1.2. Iniciando

Leia mais

Maquetes Tridimensionais Interativas

Maquetes Tridimensionais Interativas XVIII ENIC - Encontro Nacional de Iniciação Científica da UFPB Maquetes Tridimensionais Interativas Eduardo L. Falcão e Liliane S. Machado Sumário 1. Objetivos Gerais 2. Objetivos Específicos 3. Campus

Leia mais

Administrando site em WordPress. Lucia Costa

Administrando site em WordPress. Lucia Costa Administrando site em WordPress Lucia Costa OWordPress é utilizado como plataforma de desenvolvimento de sites, loja virtual, revistas, jornais, portfólio, gerenciador de projeto, diretório de eventos

Leia mais

H P I E P RMÍ M D Í I D A

H P I E P RMÍ M D Í I D A HIPERMÍDIA 1 Hipermídia O conceito hipermídia, juntamente com hipertexto, foi criado na década de 1960 pelo filósofo e sociólogo norte americano Ted Nelson. 2 Conceito de Hipermídia Hipermídia une os conceitos

Leia mais

Aula 6 EXPONDO RESULTADOS COM O MICROSOFT POWER POINT 08/03/2016 1

Aula 6 EXPONDO RESULTADOS COM O MICROSOFT POWER POINT 08/03/2016 1 Aula 6 EXPONDO RESULTADOS COM O MICROSOFT POWER POINT 08/03/2016 DIEGOQUIRINO@GMAIL.COM 1 Agenda Nesta aula iremos aprender: Operações básicas; Inserções; Edição e formatação de slides o SLIDE MESTRE;

Leia mais

MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO HIPERMÍDIA PARA REBANHOS, UTILIZANDO OOHDM

MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO HIPERMÍDIA PARA REBANHOS, UTILIZANDO OOHDM MODELAGEM E IMPLEMENTAÇÃO DE UMA APLICAÇÃO HIPERMÍDIA PARA REBANHOS, UTILIZANDO OOHDM RESUMO André Luiz Zambalde Professor da Universidade Federal de Lavras - UFLA Caixa Postal 37-37200-000 - Lavras/MG

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

Acessibilidade na WEB. Euder Flávio Fernando Iran Giovanne Librelon Victor Hugo

Acessibilidade na WEB. Euder Flávio Fernando Iran Giovanne Librelon Victor Hugo Acessibilidade na WEB Euder Flávio Fernando Iran Giovanne Librelon Victor Hugo O que é acessibilidade? Campo da usabilidade que trata de necessidades especiais do usuário Eliminação de barreiras arquitetônicas,

Leia mais

12/06/2015. Prof. Fabiano Taguchi.

12/06/2015. Prof. Fabiano Taguchi. Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com Solução Adobe para criação de animações e de títulos hipermídia. Consiste em uma poderosa ferramenta para distribuição

Leia mais

Professor: João Macedo

Professor: João Macedo Programação Páginas Web O HTML (HyperText Markup Language) é a linguagem mais utilizada para criar páginas Web com hipertexto. Utilizando a linguagem HTML podemos criar páginas em que certos itens (palavras

Leia mais

EditWeb: Auxiliando professores na autoria de páginas Web que respeitem critérios de Usabilidade e Acessibilidade

EditWeb: Auxiliando professores na autoria de páginas Web que respeitem critérios de Usabilidade e Acessibilidade EditWeb: Auxiliando professores na autoria de páginas Web que respeitem critérios de Usabilidade e Acessibilidade UFRGS - PPGC Leila Laís Gonçalves Orientador: Prof. Dr. Marcelo Pimenta Mecanismos de autoria

Leia mais

5 Requisitos e Formatos de Documentos Multimídia

5 Requisitos e Formatos de Documentos Multimídia 5 Requisitos e Formatos de Documentos Multimídia A utilização de diversos dispositivos computacionais para a realização de uma apresentação requer, além de uma infra-estrutura de execução que dê suporte

Leia mais

Modelo de Interação (revisão) Design de IHC Da interação para o Design da Interface

Modelo de Interação (revisão) Design de IHC Da interação para o Design da Interface 1 Modelo de Interação (revisão) Design de IHC Da interação para o Design da Interface INF1403 Introdução a IHC Luciana Salgado Representações e Aspectos de IHC Representações e Aspectos de IHC Representações

Leia mais

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos

Introdução. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos. Conceitos Básicos Introdução Laboratório de Computação para Ciências Módulo II Prof. Guilherme Tavares de Assis Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB Mestrado Profissional

Leia mais

BrOffice.org? BrOffice.org? BrOffice.org? BrOffice.org? BrOffice.org? 30/11/2011 UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: A INFORMÁTICA

BrOffice.org? BrOffice.org? BrOffice.org? BrOffice.org? BrOffice.org? 30/11/2011 UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: A INFORMÁTICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 UNIDADE I INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA: A INFORMÁTICA Se tenho meu Micro$oft Office atendendo perfeitamente todas as

Leia mais

Website do Diretor Lars von Trier 1. Paola Prado MOURO 2 Arthur Toledo VERGA 3 Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Website do Diretor Lars von Trier 1. Paola Prado MOURO 2 Arthur Toledo VERGA 3 Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP Website do Diretor Lars von Trier 1 Paola Prado MOURO 2 Arthur Toledo VERGA 3 Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP APRESENTAÇÃO O presente trabalho é resultado de aprofundada pesquisa que

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 3-12/09/2007 1 Objetivo da disciplina O objetivo dessa disciplina é dar ao aluno noções básicas de computação. Serão apresentados

Leia mais

Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias. 4

Professora Orientadora do Departamento de Ciências Exatas e Engenharias.   4 DESENVOLVIMENTO DE OBJETO DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA VOLTADO PARA ESCOLAS DA REDE PÚBLICA UTILIZANDO SOFTWARE ADOBE FLASH PROFESSIONAL CC: UM OBJETO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA 1 Diogo Rafael Silva

Leia mais

Produtividade é resultado do esforço inteligente

Produtividade é resultado do esforço inteligente Produtividade é resultado do esforço inteligente Quem Somos Empresa especializada em melhoria de processos através de: Soluções em Office; Desenvolvimento de Sistemas; Treinamentos; Palestras e; Assessorias.

Leia mais

Gêneros Jornalísticos

Gêneros Jornalísticos Texto Jornalístico Narrando o cotidiano Gêneros Jornalísticos Obrigatoriedade de serem interessantes e motivadoras para o leitor, ou seja, definidas por sua forma mais vendável Há também uma corrente que

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados

Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados. Aula 1 Introdução a Banco de Dados Universidade Federal da Paraíba CCEN Departamento de Informática Disciplina: Banco de Dados Aula 1 Introdução a Banco de Dados 1. Introdução Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é constituído

Leia mais

Composição Web Princípios para o Desenho de um Sítio Internet

Composição Web Princípios para o Desenho de um Sítio Internet Princípios para o Desenho de um Sítio Internet Engenharia Informática Informática Web 1º Ano, 1º Semestre 2017/2018 Prof. Lúcio Studer Ferreira 1 1 Sumário Quais são os primeiros passos no design de uma

Leia mais

EDITOR DE APRESENTAÇÃO

EDITOR DE APRESENTAÇÃO Governo do Estado do Pará Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino Diretoria de Educação para Diversidade, Inclusão e Cidadania Coordenação de Tecnologia Aplicada à Educação Núcleo

Leia mais

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2010 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2010 Plano de Aula - PowerPoint 2010 - cód. 4227 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do PowerPoint

Leia mais

Gilse Antoninha Morgental Falkembach Unifra Santa Maria

Gilse Antoninha Morgental Falkembach Unifra Santa Maria gildemf@terra.com.br Unifra Santa Maria! Introdução Aplicação Hipermídia Educacional Projeto e desenvolvimento de material educativo digital Metodologia para o desenvolvimento do projeto Construção de

Leia mais

Design de IHC. Capítulo 7. Barbosa e Silva Adaptado por Luciana Mara e Thiago Vilela

Design de IHC. Capítulo 7. Barbosa e Silva Adaptado por Luciana Mara e Thiago Vilela A Design de IHC Capítulo 7 Adaptado por Luciana Mara e Thiago Vilela Introdução Os modelos e as representações do Capítulo 6, permitem descrever quem usa ou utilizará o sistema (através de perfis de usuários

Leia mais

Comunicação e Multimídia Integrada. Elementos das Narrativas Digitais.

Comunicação e Multimídia Integrada. Elementos das Narrativas Digitais. Comunicação e Multimídia Integrada Elementos das Narrativas Digitais. Todas as mídias passam por uma evolução; E as novas convenções da web ainda estão sendo desenvolvidas; Janet Murray sobre novas formas

Leia mais

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft.

O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Introdução O PowerPoint é um programa componente da suíte Office da Microsoft. Permite a criação e exibição de apresentações cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES

CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES 103 CAPÍTULO 7 CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES "A verdadeira dificuldade não está em aceitar idéias novas, mas em escapar das antigas. John Maynard Keynes A pesquisa orientada à visualização cartográfica visa

Leia mais

Aplicação de mapas conceituais e storyboard como metodologia no desenvolvimento de aplicativo gamificado para o ensino de ciências

Aplicação de mapas conceituais e storyboard como metodologia no desenvolvimento de aplicativo gamificado para o ensino de ciências Aplicação de mapas conceituais e storyboard como metodologia no desenvolvimento de aplicativo gamificado para o ensino de ciências Fernando Chade De Grande e-mail: tiensdesenhos@hotmail.com João Fernando

Leia mais

2 Trabalhos Relacionados

2 Trabalhos Relacionados Trabalhos Relacionados 18 2 Trabalhos Relacionados Este capítulo tem como principal objetivo discorrer sobre cada uma das ferramentas de autoria existentes atualmente, fazendo uma análise crítica das vantagens

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. Índice Índice Capítulo 16 Apresentações de Slides... 2 Criando e executando apresentações de slides... 2 Adicionando transições a uma apresentação de slides... 2 Configurando as apresentações... 3 Definindo intervalos

Leia mais

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2013 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2013 Plano de Aula - PowerPoint 2013 - cód. 5462 16 Horas/Aula 1.1. Novidades do PowerPoint

Leia mais

MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO

MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO hipertexto MAPA CONCEITUAL E A MODELAGEM CONCEITUAL DE SISTEMAS DE HIPERTEXTO Profa. Gercina Lima 2 DEFINIÇÕES: Modelagem conceitual para sistemas de O mapeamento conceitual envolve a identificação de

Leia mais

Curso de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Orientações de Navegação e Utilização do Curso

Curso de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Orientações de Navegação e Utilização do Curso Curso de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido Orientações de Navegação e Utilização do Curso Março 2009 Bem vindo ao curso de IRPJ & CSLL, da Receita Federal

Leia mais

Prof. Fabiano Taguchi

Prof. Fabiano Taguchi Prof. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com (66) 9953-7642 1 Efeito audível produzido por movimentos de corpos vibratórios propagando na forma de ondas. AUDIÇÃO é

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da disciplina

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da disciplina Programa de Aplicações Informáticas B / 12 º Ano Página 1 de 6 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa da disciplina Introdução à Programação Introdução à Programação - Reconhecer as limitações

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMORA ANO LECTIVO 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ensino Diurno Disciplina: Aplicações Informáticas B Docente: Rui Barbosa

ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMORA ANO LECTIVO 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ensino Diurno Disciplina: Aplicações Informáticas B Docente: Rui Barbosa ESCOLA SECUNDÁRIA DA AMORA ANO LECTIVO 2014/2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL Ensino Diurno Disciplina: Aplicações Informáticas B Docente: Rui Barbosa Ano: 12º Turma: A e C Objetivos Conteúdos Estratégias/Actividades

Leia mais

Sistemas Multimídia Aula 3 VRML

Sistemas Multimídia Aula 3 VRML Sistemas Multimídia Aula 3 VRML Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa Universidade Federal Rural do Semiárido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Curso de Ciência da Computação Introdução O que é VRML?

Leia mais

Desenvolvimento de aplicações multimídias. Plataformas e Ferramentas. Orientação do projecto de curso

Desenvolvimento de aplicações multimídias. Plataformas e Ferramentas. Orientação do projecto de curso Desenvolvimento de aplicações multimídias. Plataformas e Ferramentas. Orientação do projecto de curso CONFERENCIA 7 Ing. Yamila Díaz Suárez Resumo 1. Concepção do aplicativo multimídia 2. Classificação

Leia mais

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT

APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br Ambiente de

Leia mais

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS PROGRAMAÇÃO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS Uso de Imagens no Android Professor: Danilo Giacobo OBJETIVOS DA AULA Aprender a utilizar imagens em aplicações Android. Conhecer e utilizar o componente Gallery. Conhecer

Leia mais

PLANO DE CURSO. NOME DA AÇÃO: Noções Básicas do Pacote Office Word, PowerPoint e Excel 2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO

PLANO DE CURSO. NOME DA AÇÃO: Noções Básicas do Pacote Office Word, PowerPoint e Excel 2. OBJETIVOS EDUCACIONAIS DO EVENTO DE CAPACITAÇÃO PLANO DE CURSO NOME DA AÇÃO: Noções Básicas do Pacote Office Word, PowerPoint e Excel 1. EMENTA Conceitos Básicos de Informática. Ferramentas de Edição de Texto no Microsoft Word. Formatação, Seções, Colunas,

Leia mais

APLICAÇÕES MULTIMÍDIA AULA 1. Estrutura do curso e conceitos fundamentais. professor Luciano Roberto Rocha.

APLICAÇÕES MULTIMÍDIA AULA 1. Estrutura do curso e conceitos fundamentais. professor Luciano Roberto Rocha. APLICAÇÕES MULTIMÍDIA AULA 1 Estrutura do curso e conceitos fundamentais professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com Sobre o docente Especialista em Desenvolvimento Web (UEM) Mestre em Tecnologia Educacional

Leia mais

APRESENTAÇÕES MEMORÁVEIS! COM POWERPOINT E PREZI

APRESENTAÇÕES MEMORÁVEIS! COM POWERPOINT E PREZI APRESENTAÇÕES MEMORÁVEIS! COM POWERPOINT E PREZI APRESENTAÇÃO O único responsável pelo resultado final de sua apresentação é você. Participe desse curso e arrase em sua apresentação! O Curso: APRESENTAÇÕES

Leia mais

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula

Plano de Aula - PowerPoint cód Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2016 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao PowerPoint 2016 Plano de Aula - PowerPoint 2016 - cód. 6289 16 Horas/Aula 1. Introdução ao PowerPoint

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Sumário. Apresentações básicas. 1 Como explorar o PowerPoint Parte 1

Sumário. Apresentações básicas. 1 Como explorar o PowerPoint Parte 1 Introdução...xiii A quem este livro se destina... xiii Como o livro está organizado... xiii Como baixar os arquivos de prática... xiv Suporte técnico... xvii Parte 1 Apresentações básicas 1 Como explorar

Leia mais

AULA: BrOffice Impress segunda parte

AULA: BrOffice Impress segunda parte AULA: BrOffice Impress segunda parte Objetivos Ter uma visão geral do BrOffice Impress; Aprender a trabalhar com o modo de exibição dos slides; Saber utilizar cores ou textura em segundo plano; Aprender

Leia mais

MODELAGEM E DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA HIPERMÍDIA DE ENSINO VOLTADA AO SETOR AGROPECUÁRIO, USANDO OOHDM

MODELAGEM E DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA HIPERMÍDIA DE ENSINO VOLTADA AO SETOR AGROPECUÁRIO, USANDO OOHDM MODELAGEM E DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA HIPERMÍDIA DE ENSINO VOLTADA AO SETOR AGROPECUÁRIO, USANDO OOHDM RESUMO Rodrigo de Oliveira André Luiz Zambalde Rêmulo Maia Alves Sérgio Augusto Carvalho Gomes

Leia mais

Plano de Aula - InDesign CS5.5 - cód Horas/Aula

Plano de Aula - InDesign CS5.5 - cód Horas/Aula Plano de Aula - InDesign CS5.5 - cód. 4878 24 Horas/Aula Aula 1 Capítulo 1 - Introdução ao InDesign CS5.5 Aula 2 Continuação do Capítulo 1 - Introdução ao InDesign CS5.5 Aula 3 Capítulo 2 - Documentos

Leia mais

书写纸 70 克, 尺寸 12*16CM INSTRUÇÕES. Carro multi-media sistema

书写纸 70 克, 尺寸 12*16CM INSTRUÇÕES. Carro multi-media sistema 书写纸 70 克, 尺寸 12*16CM INSTRUÇÕES Carro multi-media sistema Menu Principal. Menu do iphone com todas as funções exibidas na tela do menu principal, tais como DVD, rádio, usb, sd, aux, bt, tv, gps, ipod,

Leia mais

Como acessar. Pelo portal da sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso:

Como acessar. Pelo portal da sua instituição de ensino. Pelo endereço personalizado (URL) Existem duas maneiras distintas de acesso: Manual de Uso Sumário Slide 4 Como acessar Slide 5 Como acessar via tablet e smartphone Slide 6 Estante Slide 7 Botões da estante Slide 8 Como fazer uma busca rápida Slide 9 Como fazer uma busca avançada

Leia mais