Curso de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Orientações de Navegação e Utilização do Curso

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. Orientações de Navegação e Utilização do Curso"

Transcrição

1 Curso de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido Orientações de Navegação e Utilização do Curso Março 2009

2 Bem vindo ao curso de IRPJ & CSLL, da Receita Federal do Brasil. Neste guia, você conhecerá como está estruturada a interface de navegação do curso e aprenderá a utilizar os seus recursos.

3 Sumário 1.ACESSO AO CURSO BLOCO DE FERRAMENTAS BLOCO DE PROGRAMAÇÃO DO CURSO Apresentação do Curso Estrutura dos módulos Conteúdo dos módulos Tópicos de conteúdo Recursos de navegação Manipulando o conteúdo Exercícios de Fixação Teste de Avaliação do Módulo...20

4 1.Acesso ao curso Após ter se logado no ambiente de aprendizagem da ESAF, clique no link do curso: Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.

5 A página principal do curso está estruturada em dois diferentes blocos: - Bloco de Programação: apresenta em sequência todas as unidades e/oumódulos que constituem o curso, com links para os seus respectivosconteúdos e atividades. - Bloco de ferramentas: elenca todas as ferramentas de administração, interação e aprendizagem necessárias para a realização do curso.

6 2.Bloco de Ferramentas Para cada curso há uma seleção de ferramentas do Moodle necessárias à sua execução. Elas estão agrupadas no Bloco de Ferramentas do curso, em uma coluna à esquerda da tela.

7 No caso do IRPJ & CSLL, são elas: - Menu do Curso: por meio do bloco Menu do Curso, é disponibilizada uma ferramenta de navegação pelos recursos do curso, por módulo. - Atividades: bloco que apresenta todos os recursos do Moodle usados pelo curso. Eles são agrupados de acordo com o tipo de recurso. No IRPJ & CSLL, são eles: Fóruns, Glossários, Questionários (Testes de Avaliação) Recursos (Páginas de conteúdo). Obs: Para instruções sobre o funcionamento individual das atividades, consulte o Manual do Aluno (disponível na área de Apresentação do Curso). - Administração: por meio deste bloco, os alunos podem editar o seu Perfil e gerenciar as notas obtidas nos Testes de Avaliação.

8 - Participantes e Usuários Online: ferramentas para listar os participantes (alunos, tutores etc) do curso e localizar aqueles que estão online em um dado momento. - Mensagens: funciona como uma caixa postal do usuário, exibindo as mensagens que foram enviadas pelos participantes do curso ao usuário em questão.

9 3.Bloco de Programação do Curso O Bloco referente à Programação do Curso é a área principal do estudante, onde estão concentrados todos os recursos de conteúdo e atividades previstas no curso. Ele exibe o conteúdo programático do curso em módulos e está localizado na coluna mais larga da página principal do curso, à direita do Bloco de Ferramentas.

10 3.1.Apresentação do Curso A primeira seção do Bloco de Programação é a Apresentação do Curso, que disponibiliza informações acerca da metodologia e programação previstas para o curso, além de recursos que visam orientar os participantes na utilização do ambiente e do próprio curso, bem como conteúdos de sensibilização para o auto-estudo (Aprendendo a Aprender ESAF). Apresenta ainda links para ferramentas de comunicação e conteúdo do curso, como: Fóruns de apresentação e de resposta a dúvidas dos participantes, leituras complementares, glossário de termos do curso etc.

11 3.2.Estrutura dos módulos Na sequência do Bloco de Programação, são exibidas as seções com os módulos de do curso. A estrutura dos módulos é apresentada de forma linear, com os links para os tópicos de conteúdos relacionados e suas respectivas atividades previstas no módulo. Os módulos são compostos pelos seguintes recursos: - Apresentação do Módulo: com informações acerca dos objetivos de aprendizagem do módulo. - Tópicos de conteúdo e atividades de fixação: elencados por uma estrutura hierárquica de links para as páginas de conteúdo e exercícios de fixação do módulo. - Teste de Avaliação do Módulo: ao final do conteúdo do módulo, há um quadro informando sobre a existência dos exercícios avaliativos, bem como um link para acesso ao Teste, logo em seguida.

12 O símbolo localizado que precede eventualmente os tópicos de conteúdo, significa que este é composto por subtópicos. Os subtópicos são exibidos por meio do clique no símbolo os subtópicos na "árvore" do conteúdo., cuja função é expandir ou recolher

13 3.3.Conteúdo dos módulos Para acessar os recursos programados para o curso (páginas de conteúdo, exercícios de fixação, testes de avaliação dos módulos), basta clicar nos seus respectivos links.

14 3.3.1.Tópicos de conteúdo Dentro das páginas de conteúdo, existem recursos de navegação entre os tópicos do curso e alguns recursos para manipular a informação apresentada pela página Recursos de navegação No cabeçalho das páginas, encontram-se o menu onde lê-se: "Seguir para..." (1), que elenca os links com a estrutura do curso; e a trilha de navegação do usuário (2), pela qual o usuário pode navegar clicando nos links. É possível checar a estrutura de tópicos e selecioná-los, também por meio do Menu flutuante localizado à esquerda da página.

15 Clicando na aba do Menu, a estrutura do curso será expandida, contendo os links para os tópicos e atividades do conteúdo. Ao final da página, encontram-se botões de Retornar e Avançar para os recursos de conteúdo e atividades do curso.

16 Manipulando o conteúdo Dentro das páginas de conteúdo encontram-se trechos linkados a informações complementares, que podem ser acessadas posicionando o mouse sobre eles ou pelo clique do usuário. Diversos links para os trechos da legislação referente ao IRPJ e CSLL estão distribuídos pelo texto.

17 Algumas páginas que possuem um conteúdo mais extenso, podem apresentar subtítulos seguidos pelo ícone. Isto significa que, abaixo dos subitens, existe um conteúdo recolhido. Para visualizá-lo basta clicar no ícone ou sobre o subtítulo. O conteúdo abaixo do subtítulo é expandido (e pode ser recolhido novamente por meio do mesmo procedimento).

18 3.3.2.Exercícios de Fixação Os segmentos dos módulos estão permeados por atividades que visam a fixação do conteúdo apresentado pelos alunos. As atividades de fixação são exercícios não pontuados que podem ser compostos por questões de múltipla escolha ou do tipo Verdadeiro/Falso.

19 No final, o aluno receberá um retorno, conforme o seu desempenho no teste.

20 3.3.3.Teste de Avaliação do Módulo Os Testes de Avaliação dos Módulos são exercícios pontuados que avaliarão a aprendizagem do aluno no curso, aferindo o seu desempenho. A aplicação dos exercícios para o curso do IRPJ & CSLL não prevê limite de tempo para execução do teste, portanto os alunos podem fazê-lo a seu tempo, de acordo com o próprio ritmo. Ao final do exercício, se o aluno clicar no botão "Salvar sem enviar", então ele poderá sair do teste e continuar a fazê-lo em outra oportunidade. Se clicar nos outros dois botões, a entrega do exercício será computada pelo sistema e o aluno não poderá alterá-lo. Obs: Há apenas uma tentativa para resolução dos exercícios, assim que enviados pelos alunos.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas disponíveis

Leia mais

Manual. do Aluno. Moodle

Manual. do Aluno. Moodle Manual do Aluno Moodle Julho/2015 Conteúdo 1 Acesso ao Moodle... 3 1.1 Qual nome de usuário e senha eu utilizo?... 4 1.2 Página Inicial... 5 2 Atualizar o perfil... 6 2.1 Configurar o recebimento de mensagens...

Leia mais

Sobre a nova minha UFOP

Sobre a nova minha UFOP Sobre a nova minha UFOP A minha UFOP está com um novo visual. Foi criada uma nova interface, mais bonita, ágil e intuitiva para facilitar a utilização de nossos usuários. Esse tutorial visa mostrar as

Leia mais

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas...

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas... Sumário 1. Perfil... 3 1.1. Modificar Perfil... 3 1.2. Mudar a Senha... 7 2. Fórum... 9 2.1. Adicionar um Novo Tópico ao Fórum... 9 2.2. Responder ao Fórum...12 2.3. Inserção de Link no Fórum...14 2.4.

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO ALUNO SUMÁRIO Apresentação...03 1. Acesso...04 2. Página Inicial...05 3. Minhas Atividades...07 4. Reinscrição...12 5. Catálogo de Cursos...13 6. Perfil...14 02 APRESENTAÇÃO A solução

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Questionários

Sistema de Gerenciamento de Questionários Manual do Usuário Sistema de Gerenciamento de Questionários GQUEST Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Como Acessar o Formulário para Preenchimento... 3 2. Como Cadastrar as Respostas... 6 3. Como Consultar

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

Ao acessar a área de login, no menu do topo, o acesso irá direto para a lista de cursos.

Ao acessar a área de login, no menu do topo, o acesso irá direto para a lista de cursos. ACESSO AO AMBIENTE E AS SALAS VIRTUAIS Você poderá acessar a partir de 2 áreas: Menu do topo; Link (Acesso) abaixo da figura. Área de login Atalho Ao acessar a área de login, no menu do topo, o acesso

Leia mais

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS

MANUAL DO AVA PARA ALUNOS MANUAL DO AVA PARA ALUNOS 2015 Sumário 1. Sobre: pág. 3 2. Para que serve o AVA? pág. 3 3. Para entrar no AVA: pág. 4 4. Ferramentas e Configurações: pág. 5 5. Semanas pág. 7 1. Sobre: AVA (Ambiente Virtual

Leia mais

Guia do Aluno. Campo Grande MS

Guia do Aluno. Campo Grande MS 2015 Guia do Aluno Campo Grande MS Sumário Acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)... 2 Acesso ao curso... 3 Acesso aos Módulos... 4 Acesso as disciplinas... 5 Trilha de Aprendizagem...

Leia mais

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 02 2 DISCIPLINAS... 07 3 PERSONALIZANDO O SEU PERFIL... 09 4 PARTICIPANTES DA

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR PREGÃO ELETRÔNICO 07/JUNH0/2016 Versão 4.0 Ambiente de Homologação 07/06/2016 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO... 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES... 3 3 SISTEMA...

Leia mais

Centro de Serviços Compartilhados TE. Nome do projeto: Manual GA, Papel Responsável 1/ 11

Centro de Serviços Compartilhados TE. Nome do projeto: Manual GA, Papel Responsável 1/ 11 Manual GA, Papel Responsável / Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Responsável Versão 2.5.3 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Responsável Manual GA, Papel Responsável 2/ ACESSAR O GERENCIADOR

Leia mais

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles.

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles. Bem vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante o seu trabalho! TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO

PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO 1. CADASTRO DE ENTE PÚBLICO Primeiro passo É necessário que o Ente público se cadastre na Secretaria de Órgãos Julgadores (SOJ). Podem solicitar o cadastramento

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS

PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS GUIA DO ADMINISTRADOR JANEIRO DE 2017 Versão 6.0 Dezembro/2016_Janeiro/2017 S U M Á R I O 1 APRESENTAÇÃO 3 2 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES 4 3 SISTEMA 5 3.1 TELA INICIAL DO ADMINISTRADOR

Leia mais

Manual de Procedimentos para Cadastro do Plano de Ensino via Portal AVA - Moodle Versão 1.0. Sumário

Manual de Procedimentos para Cadastro do Plano de Ensino via Portal AVA - Moodle Versão 1.0. Sumário Sumário Informações Iniciais Login no Portal AVA e acesso a disciplina Plano de Ensino Perfil Professor (AVA) Cadastro do Plano de Ensino Correção do Plano de Ensino Plano de Ensino Perfil Coordenador

Leia mais

Manual do Usuário V Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e comunicação NTIC 26/01/2015

Manual do Usuário V Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e comunicação NTIC 26/01/2015 Manual do Usuário V.1.0.0 2015 Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e comunicação NTIC 26/01/2015 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS - UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO TICOMIA COMERCIAL FRANQUEADO MP CL UN 02-00

MANUAL DE PROCEDIMENTOS - UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO TICOMIA COMERCIAL FRANQUEADO MP CL UN 02-00 Objetivo... 3 Procedimentos... 4 1. ipad... 4 1.1. Instruções Gerais... 4 1.2. Informações sobre as telas... 4 2. Android... 6 2.1. Instruções Gerais... 6 2.2. Informações Sobre as Telas... 6 Departamento

Leia mais

PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO

PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO PORTAL DA INTIMAÇÃO ELETRÔNICA MANUAL DO USUÁRIO Cadastro de entes públicos para uso do Portal de Intimação Para acessar o Portal de Intimação do STJ, é necessário que o ente público seja cadastrado na

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância

Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Educação a Distância Curso de Noções Básicas sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Tutorial do Moodle Maio de 2011 1 Sumário 1 APRESENTAÇÃO...

Leia mais

Ferramentas de Interação

Ferramentas de Interação Ferramentas de Interação O Konviva possui ferramentas de interação e comunicação que permitem troca de informações entre todos os usuários cadastrados no sistema. São elas: Correio, Biblioteca e FAQ. Para

Leia mais

Ambiente de Aprendizagem Moodle. Manual do Aluno.

Ambiente de Aprendizagem Moodle. Manual do Aluno. Ambiente de Aprendizagem Moodle Manual do Aluno http://www.plannercursos.com.br Julho 2009 Conteúdo 1 Primeiros Passos... 04 1.1 Tornando-se um usuário... 04 1.2 Acessando o ambiente Moodle... 04 1.3 O

Leia mais

Cursos de Língua ICoN

Cursos de Língua ICoN Projeto Ciência sem Fronteiras CSF Itália Cursos de Língua ICoN Guia para o estudante com tutela Guia para o estudante com tutela Página 1 Indice 1. Explorar o curso 1.1 Acesso ao curso 1.1.1 A página

Leia mais

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais...

Sumário 1. Inicializando o Sistema Arquitetura do Sistema Consulta Rápida de Veículos Informações Gerais... 1 Sumário 1. Inicializando o Sistema... 3 2. Arquitetura do Sistema... 5 2.1. Menu... 5 2.1.1. Detalhamento do Menu e Submenu... 5 2.2. Barra de Ferramentas... 6 2.2.1. Ações... 6 2.2.2. Crédito Disponível...

Leia mais

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona?

IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? IOL Controle de Processo Seletivo Como funciona? Tela Inicial do IOL http://iol.marista.edu.br/aplicativos/iol/administracao/login/default.asp Esta é a tela inicial do IOL, para acessar o Controle de Processos

Leia mais

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: LANÇAR NOTAS Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU ALUNOS LANÇAR NOTAS Essa operação tem como finalidade possibilitar o cadastro

Leia mais

Quer se Cadastrar na Petrobras?

Quer se Cadastrar na Petrobras? MT-611-00009-10 Última Atualização 07/01/2015 Quer se Cadastrar na Petrobras? Como dar início ao processo de cadastramento na Petrobras: Para dar início ao processo de cadastramento na Petrobras, é necessário

Leia mais

Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo:

Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER. Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: Manual da Turma Virtual: NOTÍCIAS e TWITTER Para acessar a turma virtual com o perfil Docente, siga o caminho indicado abaixo: MENU TURMA Notícias Esta funcionalidade permite ao docente, realizar o cadastro

Leia mais

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO Moodle FAMUR Versão 2.14 MANUAL DO ACADÊMICO Acesse: www.faculdademurialdo.com.br ou moodle.faculdademurialdo.com.br/moodle/ Versão do Manual: 012015 Sumário Moodle, o que é? Como acessar o Moodle Interface

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Tela de acesso ao ambiente Blackboard O acesso ao ambiente ocorre pela página inicial da PUCPR (www.pucpr.br), na área Aluno/Professor, opção Blackboard. Lembre-se de utilizar

Leia mais

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD

GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD GUIA PRÁTICO DO ALUNO PÓS-GRADUAÇÃO EAD Sumário APRESENTAÇÃO...03 1. PORTAL UNIVERSITÁRIO...04 1.1. PERFIL...06 1.2. PROTOCOLO...06 1.3. NOTAS...09 1.4. FINANCEIRO...10 1.5. HORÁRIO...10 1.6. BIBLIOTECA

Leia mais

SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN

SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES AQUAVIÁRIOS SUPERINTENDÊNCIA DE NAVEGAÇÃO INTERIOR Gerência de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior SISTEMA DE DESEMPENHO DA NAVEGAÇÃO - SDN MANUAL DO USUÁRIO

Leia mais

Módulo Extranet. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Data alteração: Autor: CY50

Módulo Extranet. Manual do Usuário. Versão: 1.0 Data alteração: Autor: CY50 Módulo Extranet Manual do Usuário Versão: 1.0 Data alteração: 18.05.16 Autor: CY50 Sumário Contatos... 3 Login... 3 Empregados ativos... 3 Ex-empregados e Dependentes AMS... 3 Realizando seu cadastro...

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A

TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A TUTORIAL PLATAFORMA PHILA - ALUNO CURSOS NESCON / GRUPO A Tutorial Plataforma Phila Curso Nescon / Grupo A Sumário 1 Acessar Plataforma Phila... 1 1.1 Autenticação... 2 1.2 Nescon... 3 1.3 Criar conta...

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS

MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA AVALIAÇÃO POR COMPETÊNCIAS Acesso ao Sistema de Avaliação - GCA Lemeconsultoria.com.br INFORMAÇÕES GERAIS DA AVALIAÇÃO Histórico Público Alvo 1ª avaliação realizada pela Metodologia

Leia mais

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc.

Avisos legais KYOCERA Document Solutions Inc. Avisos legais É proibida a reprodução total ou parcial deste guia sem a devida autorização. As informações deste guia estão sujeitas a modificações sem aviso prévio. Não nos responsabilizamos por quaisquer

Leia mais

Alterar Encaminhamento de Processo

Alterar Encaminhamento de Processo Alterar Encaminhamento de Processo Sistema Módulo Usuários Perfil SIPAC Protocolo Usuários que possuem o perfil Gestor de Cadastro de Protocolo Gestor de Cadastro de Protocolo Última Atualização 19/11/2010

Leia mais

Este Guia fornece uma visão geral sobre o álbum de fotografias. O envio e ordenação de imagens. Versão

Este Guia fornece uma visão geral sobre o álbum de fotografias. O envio e ordenação de imagens. Versão O site desenvolvido pela SH3 é intuitivo, totalmente gerenciado através de um painel de administração. Nele o usuário responsável será mantenedor de todas as informações e configurações existentes, podendo

Leia mais

Conhecendo e editando o seu perfil

Conhecendo e editando o seu perfil Neste tutorial, você vai conhecer e aprender a editar o seu perfil na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá! 1- Usando o Blog 2 2- Meus arquivos privados 6 3- Inserindo Repositórios 9 4- Modificando o perfil

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PARA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA ELETRÔNICA - AFIP

MANUAL DO USUÁRIO PARA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA ELETRÔNICA - AFIP MANUAL DO USUÁRIO PARA UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA ELETRÔNICA - AFIP O Efix Competency é um software de simples utilização, acessado inteiramente pela internet. A - Acesso ao sistema F i g. 1 - O F Na Internet:

Leia mais

Guia de Acesso ao Portal Educacional CORPO DISCENTE

Guia de Acesso ao Portal Educacional CORPO DISCENTE CORPO DISCENTE 2015 Este guia possui instruções básicas para realizar o primeiro acesso ao Portal Educacional. Siga atentamente os passos indicados abaixo. Em caso de dúvidas contate-nos pelo e-mail portal@imepac.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela

Leia mais

TUTORIAL PARA O SUPERVISOR

TUTORIAL PARA O SUPERVISOR PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL TUTORIAL PARA O SUPERVISOR RELATÓRIO DE SUPERVISÃO PERIÓDICA: VISITA DE SUPERVISÃO IN LOCO Brasília/DF, 17 de novembro de 2015. 1 APRESENTAÇÃO RELATÓRIO DE SUPERVISÃO

Leia mais

Roteiro de verificação da migração dos dados pelas Seções de Pós-graduação da Unesp

Roteiro de verificação da migração dos dados pelas Seções de Pós-graduação da Unesp Roteiro de verificação da migração dos dados pelas Seções de Pós-graduação da Unesp Objetivo Este roteiro tem a finalidade de instruir operacionalmente a consulta de dados na nova versão do SISPG para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE TRAMITAÇÃO DE DOCUMENTOS Versão 3.0

Leia mais

Manual DIÁRIO ELETRÔNICO. Versão 2.0

Manual DIÁRIO ELETRÔNICO. Versão 2.0 Manual DIÁRIO ELETRÔNICO Versão 2.0 Versão 2.0 Sumário 1 Introdução... 2 2 Frequência Nova Aula... 3 2.1 Ações... 7 2.1.1 Diário Eletrônico... 7 2.1.2 Histórico... 9 2.1.3 Verificar pendências... 10 2.2

Leia mais

TUTORIAL PARA O MÉDICO

TUTORIAL PARA O MÉDICO PROJETO MAIS MÉDICOS PARA O BRASIL TUTORIAL PARA O MÉDICO RELATÓRIO DE PRIMEIRAS IMPRESSÕES Brasília/DF, 17 de novembro de 2015. 1 APRESENTAÇÃO Prezado (a) Médico (a) participante do PROJETO MAIS MÉDICO

Leia mais

Card Tree Reader. Um Sistema para a visualização de árvores de cartões.

Card Tree Reader. Um Sistema para a visualização de árvores de cartões. Card Tree Reader Um Sistema para a visualização de árvores de cartões. 1. Introdução Card Tree Reader é um sistema escrito em linguagem JAVA que tem por objetivo fornecer uma ferramenta para a visualização

Leia mais

Manual do Portal do Prestador

Manual do Portal do Prestador 1 Manual do Portal do Prestador ÍNDICE Cap. Assunto Pag. Informações preliminares 3 1 Como chegar ao Portal da CASSE? 4 2 Código do beneficiário na operadora 5 3 Usuário e senha de acesso 6 4 Esqueci a

Leia mais

TUTORIAL DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE HOSPEDAGEM

TUTORIAL DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE HOSPEDAGEM TUTORIAL DO SISTEMA DE SOLICITAÇÃO DE HOSPEDAGEM 1 Solicitação de Hospedagem Para acessar o sistema, o servidor deve acessar no portal o seguinte caminho: Ensino Pós-Graduação Gestão de Recursos Capes.

Leia mais

Manual do Usuário. Requisições

Manual do Usuário. Requisições Manual do Usuário Requisições Projeto SIGA-EPT Manual do Usuário Módulo Requisições SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA Versão outubro/2010 Sumário 1 Introdução 4 2 Requisição de Compra de Consumo 5

Leia mais

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online

Manual do Portal do Prestador. Autorização e Faturamento Online Manual do Portal do Prestador Autorização e Faturamento Online 1 ÍNDICE Cap. Assunto Pág. Informações preliminares 3 1 Autorização de Consultas 4 2 Autorização de Procedimentos Ambulatoriais e Sessões

Leia mais

MANUAL DE TREINAMENTO PROJETO TASY GESTÃO HOSPITALAR

MANUAL DE TREINAMENTO PROJETO TASY GESTÃO HOSPITALAR Versão: 01 Página: 1 / 14 HOSPITAL POMPÉIA PROJETO TASY COTAÇÃO DE COMPRA WEB Versão: 01 Página: 2 / 14 COTAÇÃO DE COMPRA WEB O Hospital Pompéia está disponibilizando o sistema de Cotação de Compras Web

Leia mais

Manual de navegação do Usuário

Manual de navegação do Usuário Manual de navegação do Usuário Câmara Municipal De Barra de São Miguel- PB APRESENTAÇÃO Este é o Manual de Navegação da Câmara Municipal de Barra de São Miguel - PB. Tem linguagem simples e é ilustrado

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Gente Avaliação por Competências e Valores Avaliação Nine Box

Manual de Utilização Portal de Gente Avaliação por Competências e Valores Avaliação Nine Box Manual de Utilização Portal de Gente Avaliação por Competências e Valores Avaliação Nine Box Rio de Janeiro, Maio de 2015 Objetivo Este Manual foi planejado para servir como um guia de utilização do Portal

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

[PÚBLICA] Manual Operacional. Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet. Produto: Veículos

[PÚBLICA] Manual Operacional. Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet. Produto: Veículos 1 [PÚBLICA] Manual Operacional Sistema GEUI Gestão de Usuários da Internet Produto: Veículos ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. Objetivo do Manual... 3 1.2. Público Alvo... 3 1.3. Conteúdo do Manual... 3 2.

Leia mais

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após

Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após Esse manual visa fornecer orientações às instituições concedentes de estágios. Após acessar o endereço www.sigaa.ufs.br, você deve clicar no botão ENTRAR NO SISTEMA Obs.: Os dados utilizados nos exemplos

Leia mais

Sistema de Pedidos Antilhas

Sistema de Pedidos Antilhas Sistema de Pedidos Antilhas 1. Login 2. Menu Principal 3. Pedidos a. Formulário de pedidos b. Informações Complementares c. Confirmação do Pedido d. Impressão do Pedido 4. Dados Cadastrais 5. Informativos

Leia mais

Para uma melhor compreensão das ferramentas disponíveis no ambiente, sugerimos:

Para uma melhor compreensão das ferramentas disponíveis no ambiente, sugerimos: Ambiente MOODLE Para a realização deste Curso utilizaremos a plataforma MOODLE (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment), um programa livre destinado ao desenvolvimento e à implementação de

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

Tutorial Moodle. Visão do Aluno

Tutorial Moodle. Visão do Aluno Tutorial Moodle Visão do Aluno Sumário Apresentação...3 Cadastro no Moodle...... 4 Acesso no Moodle...6 Acesso ao Curso...7 Ferramentas do Moodle...8 Barra de Navegação...8 Bloco de Participantes...9 Bloco

Leia mais

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016)

Instruções de Acesso: Eventos Científicos. Departamento de TI da FACTHUS (Atualizado: 22/09/2016) Instruções de Acesso: Eventos Científicos Primeiro Acesso No primeiro acesso informe os números do CPF e depois selecione a opção Prosseguir Se você for aluno da FACTHUS ao clicar na opção prosseguir preencha

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS. Guia para Fornecedores - Cadastro e qualificação

PORTAL DE COMPRAS. Guia para Fornecedores - Cadastro e qualificação PORTAL DE COMPRAS Guia para Fornecedores - Cadastro e qualificação Versão 1.0 Última atualização out/2015 1. INTRODUÇÃO Este manual de utilização é direcionado aos fornecedores que irão participar de eventos

Leia mais

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO

MANUAL VTWEB CLIENT URBANO MANUAL VTWEB CLIENT URBANO Conteúdo... 2 1. Descrição... 3 2. Cadastro no sistema... 3 2.1. Pessoa Jurídica... 3 2.2. Pessoa Física... 5 2.3. Concluir o cadastro... 6 3. Acessar o sistema... 6 3.1. Autenticar

Leia mais

SAÚDE CONNECT FATURAMENTO ODONTOLOGIA

SAÚDE CONNECT FATURAMENTO ODONTOLOGIA SAÚDE CONNECT 3.010 FATURAMENTO ODONTOLOGIA FATURAMENTO ODONTOLOGIA... 3 1. DIGITAR GUIAS... 3 1.1 GUIA DE TRATAMENTO ODONTOLÓGICO... 4 1.2 CONSULTAR OU ALTERAR GUIA... 5 2. LOTE DE GUIAS... 7 2.1 ENVIAR

Leia mais

CURSO BÁSICO TAREFA. Figura 1 Tela de abertura da atividade

CURSO BÁSICO TAREFA. Figura 1 Tela de abertura da atividade CURSO BÁSICO Para criar uma Tarefa, selecione a opção ATIVAR EDIÇÃO e vá ao tópico ou unidade desejada, clique em ACRESCENTAR UMA ATIVIDADE OU RECURSO e selecione o tipo de tarefa que desejar. Ao escolher

Leia mais

Card Tree Creator. Um Sistema para a criação de árvores de cartões.

Card Tree Creator. Um Sistema para a criação de árvores de cartões. Card Tree Creator Um Sistema para a criação de árvores de cartões. 1. Introdução Card Tree Creator é um sistema escrito em linguagem JAVA que tem por objetivo fornecer uma ferramenta para a criação de

Leia mais

Manual de Acesso do Aluno

Manual de Acesso do Aluno Manual de Acesso do Aluno www.unip.br Sumário MANUAL DE ACESSO DO ALUNO 1. ACESSO AO SISTEMA DE DISCIPLINAS ON-LINE...2 2. AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)...4 2.1 Vídeos Instrucionais...4 2.2 Atualização

Leia mais

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL Manual de orientação do Sistema de Requisição de Recibos Anuais SRA Versão 1.0 Sumário Apresentação do sistema... 3 Requisitos do sistema... 3 Cadastrar uma senha para acessar

Leia mais

Revisão do atual Banco de Questões das SEAs (quando já existir)

Revisão do atual Banco de Questões das SEAs (quando já existir) Revisão do atual Banco de Questões das SEAs (quando já existir) Nesse tutorial vamos apresentar os procedimentos necessários para revisar as questões de avaliações que já estejam em sua(s) SEA(s), quando

Leia mais

Sub-rogação de Proponente

Sub-rogação de Proponente MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Sub-rogação de Proponente Perfil

Leia mais

Qualidade de Software

Qualidade de Software CONFIDENCIAL 1 Qualidade de Software Guia de atualização PDV GZ e Equipamento SAT Dual Software Ltda. Emissão: 21/07/2016 1 Dual Software Ltda. Todos os direitos reservados. O conteúdo deste documento

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE EVENTOS - SGE

MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE EVENTOS - SGE MANUAL DE ORIENTAÇÃO SISTEMA DE GESTÃO DE EVENTOS - SGE PETROLINA PE 2016 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI DEPARTAMENTO DE SISTEMAS DE

Leia mais

LEDWEB. LedContábil X LedWeb

LEDWEB. LedContábil X LedWeb LEDWEB A ferramenta LedWeb foi desenvolvida com o intuito de facilitar a comunicação entre você contador e seus clientes, tornando-a mais rápida, fácil e segura. Envie arquivos como Folhas de Pagamento,

Leia mais

Ao acessar o site de consulta (personal.docfinder.com.br), aparecerá a tela inicial do sistema. Figura 1. Figura 1

Ao acessar o site de consulta (personal.docfinder.com.br), aparecerá a tela inicial do sistema. Figura 1. Figura 1 MANUAL DO USUÁRIO 1 Sumário Tela de Login... 3 Tela Inicial do Sistema... 3 Pesquisando um Documento... 4 Gerando um Documento... 4 Visualizando um Documento... 5 Botões Complementares... 5 Filtros...

Leia mais

Manual do Sistema PUSH

Manual do Sistema PUSH Manual do Usuário Manual do Sistema PUSH PUSH Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Criação de Conta... 4 3. Incluindo Processos... 6 4. Consultar/Excluir Processo... 7 Consulta... 7 Exclusão...

Leia mais

AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO

AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO ELABORAÇÃO PROJETO ATA AMBIENTE TECNOLOGICO DE APRENDIZAGEM UNIBALSAS FACULDADE DE BALSAS. UNIBALSAS FACULDADE DE BALSAS NÚCLEO TECNOLÓGICO ATA PROJETO

Leia mais

Manual de Acesso ao Opus

Manual de Acesso ao Opus Manual de Acesso ao Opus O Opus é o sistema oficial para lançamento e exposição da produção intelectual da UFMG, e tem como características principais: Professores e funcionários podem fazer diretamente

Leia mais

TUTORIAL PARA USO DO AVA/UEPG MOODLE 3.0

TUTORIAL PARA USO DO AVA/UEPG MOODLE 3.0 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA TUTORIAL PARA USO DO AVA/UEPG MOODLE 3.0 PONTA GROSSA 2016 2 Sumário 1. Apresentação...

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS FACIMINAS

FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS FACIMINAS FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS DE MINAS FACIMINAS Autorizada pela Portaria nº 577/2000 MEC, de 03/05/2000 UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS UNIMINAS NEAD NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Tutorial O que é?

Leia mais

Pesquisando Processos

Pesquisando Processos Pesquisando Processos Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Pesquisando Processos Impresso por: Glauco Porciuncula Data: quarta, 13 Jan 2016,

Leia mais

Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social CNEAS. Manual de Utilização. Brasília, Abril 2014 V. 1.0

Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social CNEAS. Manual de Utilização. Brasília, Abril 2014 V. 1.0 Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social CNEAS Manual de Utilização Brasília, Abril 2014 V. 1.0 SUMÁRIO SUMÁRIO... 2 GLOSSÁRIO... 3 APRESENTAÇÃO... 4 1- Como acessar o CNEAS?... 5 2- Como conferir

Leia mais

Manual do Aluno. Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem LFG Cursos Online

Manual do Aluno. Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem LFG Cursos Online Manual do Aluno Manual do Ambiente Virtual de Aprendizagem LFG Cursos Online Sumário Apresentação... 3 Acesso... 3 Login... 4 Avisos... 5 Conteúdo... 6 Recursos de Interatividade... 11 Dicas para obter

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Cadastro de oportunidades sem autenticação do usuário

Coordenação de Estágio Integrado. Cadastro de oportunidades sem autenticação do usuário Coordenação de Estágio Integrado Cadastro de oportunidades sem autenticação do usuário 18 de Novembro de 2014 Acesso ao sistema Para o usuário cadastrar uma oportunidade no (SGE) sem a necessidade de se

Leia mais

Manual de Utilização do Zimbra Webmail

Manual de Utilização do Zimbra Webmail Universidade Federal da Paraíba Superintendência de Tecnologia da Informação Campus Universitário I, João Pessoa Paraíba CEP.: 58051-900 +55 83 3209-8650 Manual de Utilização do Zimbra Webmail Introdução.

Leia mais

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça

Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça 2016 Manual Sistema de Gerenciamento dos Auxiliares da Justiça MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS AUXILIARES DA JUSTIÇA PÚBLICO EXTERNO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO STI

Leia mais

SUMÁRIO. Como entrar no Portal de Serviços 02. Solicitar Autenticação do Livro 03. Editar solicitação 14. Assinar Solicitação 15

SUMÁRIO. Como entrar no Portal de Serviços 02. Solicitar Autenticação do Livro 03. Editar solicitação 14. Assinar Solicitação 15 Pré-Requisitos para utilização do Livro Digital: Java e Mozilla Firefox Atualizados; Certificado Digital e-cpf A3, previamente instalado e configurado no computador; Arquivo no formato PDF/A, com o tamanho

Leia mais

Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/09/2013

Universidade Federal do Pampa Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/09/2013 2013 Núcleo de Tecnologia da Informação e Comunicação - NTIC 10/09/2013 REITORA Ulrika Arns VICE-REITOR Almir Barros da Silva Santos Neto DIRETOR DO NTIC Leonardo Bidese de Pinho COORDENADOR DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

BASE DE DADOS ACERVO JUDICIÁRIO DO ARQUIVO NACIONAL

BASE DE DADOS ACERVO JUDICIÁRIO DO ARQUIVO NACIONAL BASE DE DADOS ACERVO JUDICIÁRIO DO ARQUIVO NACIONAL Manual para procedimentos básicos A tela inicial irá apresentar um menu com as seguintes opções: Introdução, Manual, Vocabulário, Consulta e Sair. 1

Leia mais

Orientações de navegação do portal Transparência e Acesso à Informação

Orientações de navegação do portal Transparência e Acesso à Informação Orientações de navegação do portal Transparência e Acesso à Informação Como acessar o portal Transparência e Acesso à Informação : O portal Transparência e Acesso à Informação pode ser acessado através

Leia mais

Orientações para preenchimento de propostas para FLD

Orientações para preenchimento de propostas para FLD Orientações para preenchimento de propostas para FLD O presente documento tem por objetivo orientar a/o requerente no preenchimento de uma proposta na nova área disponibilizada para este fim. Trataremos

Leia mais

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02

Sumário. CEAD - FACEL Manual do Aluno, 02 Manual CEAD - FACEL Sumário 03... Acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem Atualizando seu perfil Esqueceu sua senha de acesso 09... O meu AVA Conhecendo meu AVA Navegando na disciplina Barra de navegação

Leia mais

Procedimentos para a realização da matrícula

Procedimentos para a realização da matrícula Atualização dos dados do discente Seleção de turmas Ajuda para matrícula Buscar turmas abertas Adicionar turmas Procedimentos para a realização da matrícula Confirmar matrícula Flexibilização de pré-requisito

Leia mais

Agendamento de Entregas

Agendamento de Entregas Agendamento de Entregas MT-212-00143 - 2 Última Atualização 24/11/2014 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: Solicitar um Agendamento de Entregas de Materiais; Acompanhar o andamento

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Notas Fiscais Produtor/Avulsa. Módulo NFPA - e

Manual do Usuário. Sistema de Notas Fiscais Produtor/Avulsa. Módulo NFPA - e Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso Superintendência do Sistema Administrativo Fazendário Superintendência Adjunta de Gerenciamento de Tecnologia da Informação Manual do Usuário Sistema de Notas

Leia mais

SISTEMAS JURÍDICOS SAG SISTEMA DE APOIO AOS GABINETES

SISTEMAS JURÍDICOS SAG SISTEMA DE APOIO AOS GABINETES E Recurso Edição De Modelos (Versão 1.1) 04 de Junho de 2012 CONFECÇÕES DE MODELOS DE DESPACHOS E VOTOS A confecção de modelos dos despachos e votos do Gabinete deverá ser o primeiro passo para se utilizar

Leia mais