INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO"

Transcrição

1 INSTRUÇÕES PARA O PRIMEIRO ACESSO O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), está disponível para todos os alunos dos cursos do IF Sudeste MG Câmpus JF. O AVA também é conhecido como plataforma Moodle. Siga os passos a seguir para realizar o primeiro acesso: Utilize os navegadores Mozilla Firefox, Google Chrome, Safari ou Opera. O Internet Explorer possui problemas de conpatibilidade com o sistema de prova. O endereço eletrônico do AVA é: moodle.jf.ifsudestemg.edu.br/moodle15 Área de acesso ou login. Essa área contém informações importantes que estão sempre sendo atualizadas. Fique atento.

2 São cinco links importantes exibidos abaixo da logo do IF Sudeste MG JF: 1. NORMATIZAÇÃO: leva à uma cópia das normas que regem a educação a distância. 2. CALENDÁRIO: calendário com as datas importantes para o curso, início e fim de trimestre, provas e atividades presenciais etc. 3. SIGA-EAD: link para o sistema onde são realizadas as provas presenciais. 4. CONTATOS: lista dos setores do Núcleo de Educação a Distância (NEAD) e outros envolvidos, com o de contato e os assuntos tratados. 5. REQUERIMENTOS: formulários importantes para os alunos da educação a distância: aproveitamento de disciplina, regime de excepcionalidade e pedido de transferência de curso. Essa área possui links importantes que estão sempre visíveis. Para realizar o primeiro acesso utilize os seguintes dados: Nome de usuário: seu CPF (somente números) Senha: (essa é a senha inicial)

3 Nesse exemplo, estamos acessando com um aluno fictício chamado Fernando Pessoa. Após o primeiro login você será redirecionado para a troca de senha. Repita a senha padrão: Escolha uma nova senha de sua preferência e digite nos dois campos a seguir. A senha é individual e intransferível, mantenha sua senha com cuidado para evitar transtornos. Após a troca de senha, será exibida a mensagem A senha foi alterada, clique em continuar, você será redirecionado para sua página inicial.

4 Abaixo a página inicial padrão para os usuários. A plataforma Moodle chama as disciplinas de cursos, lembre-se de não confundir os dois. Esta é a área de navegação onde você pode achar os locais importantes do AVA No centro é exibido as disciplinas onde você está cadastrado. Nesse caso o aluno está cadastrado em todos os Acolhimentos. Este é o bloco de Administração e configuração, seu conteúdo muda de acordo com a área do site. Este bloco mostra os últimos usuários que entraram na plataforma Cada área na tela acima é chamada de blocos e possui uma função diferente, como já descrito. No primeiro acesso vamos adicionar uma foto de perfil e uma descrição.

5 Para modificar seu perfil utilize o bloco de Navegação: Clique em Meu perfil, em seguida clique em Ver perfil Assim, seu perfil vai ser exibido na área central. O perfil mostra alguns dados, incluindo as disciplinas onde você está inscrito. Para alterar alguns desses dados clique em Modificar perfil.

6 A área central vai exibir agora seus dados completos. Vamos apenas alterar dois deles, Descrição e Imagem de usuário. Confira seus dados principais, como nome, CPF e . Caso estejam errados, envie um para o suporte do EAD que se encontra no link Contatos.

7 No campo Descrição você pode inserir algum texto sobre você mesmo que será exibido em sua página de perfil de usuário para que outras pessoas vejam. Lembre-se que o AVA é um ambiente acadêmico e tudo que é postado deve ser adequado. Logo abaixo de Descrição está o campo Imagem do usuário, clique nele para expandir. Uma forma simples de adicionar uma imagem é arrastar o arquivo para dentro caixa de carregamento. Outra maneira é clicar no ícone Adicionar...

8 Ao clicar em Adicionar... a janela File picker vai ser aberta. Para enviar um arquivo de seu computador, clique primeiro em Enviar um arquivo. A área central vai ser modificada. Clique em Escolher arquivo. Uma janela do seu sistema operacional vai se abrir. Escolha a imagem e e envie para a plataforma. O nome do arquivo vai aparecer ao lado do botão Escolher arquivo

9 Com a imagem carregada clique em Enviar este arquivo. A foto deve ser de rosto, auxiliando a identificação dos usuários. Lembre-se que a foto deve ser coerente com um ambiente acadêmico. A forma com que enviamos o arquivo de imagem funciona da mesma maneira para qualquer outro tipo de envio de arquivo. Logo, se durante o curso, você precisar de enviar textos, imagens ou outros arquivos, proceda da mesma maneira. A imagem vai aparecer na caixa de carregamento. Após as modificações de perfil, clique no botão Atualizar perfil, no final da página.

10 Agora, na visualização do perfil está sendo exibido a descrição e a imagem de usuário. Vamos ver outro local importante da plataforma: Mensagens. Clique no link para abrir a área de mensagens As mensagens são privadas e trocadas dentro da plataforma. Servem para entrar em contato com outros usuários e devem ser utilizadas para problemas acadêmicos. Dúvidas sobre o conteúdo da disciplina devem ser retiradas no fórum de dúvida respectivo, dentro da disciplina. Essa é uma área de pesquisa para achar novos usuário. Você pode salvar usuários importantes (professores, tutores etc.). Usuários salvos vão estar relacionados no lado esquerdo.

11 Escreva o nome do usuário que você procura e clique no botão ao lado. Os resultados da pesquisa serão listados abaixo. Podemos adicionar o usuário clicando em + Ou apenas enviar uma mensagem. O ícone serve para bloquear um usuário, assim você não receberá mensagens dele. Nunca bloqueie seu tutor ou professor, eles sempre enviam recados importantes para todos os alunos O professor Carlos já está adicionado aos contatos de Fernando Pessoa. Escreva seu texto na área da mensagem e clique em Enviar mensagem.

12 Vamos ver uma disciplina e alguns recursos. Para ver o conteúdo de uma disciplina vá no bloco de navegação e clique em Meus cursos. Esta é a lista de disciplinas que você está matriculado, aqui, são apresentados apenas os códigos. Na área central será exibido o conteúdo da disciplina. Cada professor configura a disciplina de maneira diferente. O bloco de Administração agora exibe o quadro de notas que mostra todas as suas avaliações da disciplina aberta. Vamos ver alguns símbolos recorrentes nas disciplinas

13 O módulo de atividade wiki permite que os participantes adicionem e editem uma coleção de páginas da web. A tarefas recolhe um trabalho e fornecer notas e comentários. Os alunos podem apresentar qualquer conteúdo digital (arquivos), como documentos de word, planilhas, imagens ou áudio e videoclipes. O Fórum é uma atividade de discussão importantíssima. As mensagens são visualizadas em diversos formatos e podem incluir anexos. Os participantes do fórum tem a opção de receber cópias das novas mensagens via (assinatura) e os professores, de enviar mensagens ao fórum com cópias via a todos os participantes. O módulo glossário permite que os membros do fórum criem e mantenham uma lista de termos ou definições, como um dicionário. O módulo de questionário são testes de múltipla escolha, verdadeiro ou falso, correspondência e outros tipos de perguntas. Os símbolos sempre se repetem para facilitar a identificação de cada tipo de atividade. O ícone e o nome da tarefa formam um link para o corpo da atividade.

14 Lembre-se sempre de clicar em Sair quando você terminar de realizar suas atividades no AVA. Vamos conhecer agora o sistema de prova ou SIGA-EAD. Clique no link e siga para o sistema. Clique em Acessar SIGA-EAD para exibir a tela de login. Utilize seu CPF como usuário e a senha As senhas do SIGA-EAD e da plataforma Moodle são mantidas separadamente. Se você mudar uma senha, a outra não muda automaticamente.

15 Clique em OK na janela de redirecionamento. Registre sua nova senha e clique em Enviar. O primeiro link é utilizado na realização das provas presenciais. As solicitações de 2ª chamada são solicitadas aqui. No link de Extrato Consolidado é exibido as disciplinas em que você está cadastrado com as respectivas notas. No final das disciplinas e do estágio a requisição do diploma também pode ser feita pelo sistema.

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0

MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO. Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 MOODLE MANUAL DE UTILIZAÇÃO - ALUNO Elaborado por: Tecnologia da Informação 2019/1 Versão 1.0 Sumário 1. Acessando a FAINAM VIRTUAL... 1 2. Acessando os cursos... 4 4. Enviando mensagens... 6 5. Recebendo

Leia mais

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO CURSOS A DISTÂNCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE OURO PRETO 2014 1 SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 03 2 DISCIPLINAS... 08 3 PERSONALIZANDO

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas...

Sumário 1. Perfil Fórum Tarefa Wiki Glossário Mensagem Privada Notas... Sumário 1. Perfil... 3 1.1. Modificar Perfil... 3 1.2. Mudar a Senha... 7 2. Fórum... 9 2.1. Adicionar um Novo Tópico ao Fórum... 9 2.2. Responder ao Fórum...12 2.3. Inserção de Link no Fórum...14 2.4.

Leia mais

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM

TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM TUTORIAL PARA ALUNOS INTRODUÇÃO A UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA MOODLE MATEUS GERWING KOCHEM SUMÁRIO 1 ACESSANDO A PLATAFORMA... 02 2 DISCIPLINAS... 07 3 PERSONALIZANDO O SEU PERFIL... 09 4 PARTICIPANTES DA

Leia mais

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO Associação Educacional Santa Rita Coordenadoria de Ensino à Distância AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE MANUAL DO ALUNO COORDENAÇÃO DE EAD E EQUIPE DE TI MARÇO DE 2017 Av. Jaçanã, 648 Jaçanã - São

Leia mais

Tutorial para Alunos

Tutorial para Alunos Tutorial para Alunos Revisão 2.0 Suporte de Informática 21/03/2014 informatica@faccentronh.com.br Sumário O que é Moodle?... 3 Para que serve o Moodle?... 3 Como acessar o Moodle?... 4 Tela de Login...

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 APRESENTAÇÃO O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem gratuito na modalidade de Educação a Distância. As inúmeras opções

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Manual de acesso ao AVA. Educação a Distância

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Manual de acesso ao AVA. Educação a Distância Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás Manual de acesso ao AVA Educação a Distância Instituto Federal de Goiás Última Revisão: Março de 2016 1 Registro de Revisões Data Responsável

Leia mais

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades.

Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso, atualizar o perfil e realizar as atividades. MANUAL DO ALUNO MOODLE Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 PRIMEIRA PARTE Esta primeira parte do manual do Moodle está destinada para orientações em como acessar o curso,

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE

Instituto de Ensino Superior de Rio Verde - IESRIVER SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE SEMIPRESENCIAL MANUAL DO ALUNO MOODLE - SUMÁRIO - 1. PARA ACESSAR A SALA VIRTUAL... 3 2. MINHA PÁGINA INICIAL... 4 3. MODIFICAR PERFIL... 5 4. CONFIGURAÇÕES DE MENSAGENS... 5 4.1. Enviando mensagens para

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno ESTRATÉGIA EDUCACIONAL 1 de outubro de 2015 Ambiente Virtual de Aprendizagem Manual do Usuário - Aluno Apresentação Este documento demonstra como

Leia mais

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO

MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO MANUAL PASSO A PASSO DO MOODLE 3.2 MÓDULO BÁSICO EM CONSTRUÇÃO SETEMBRO/2017 1 ACESSE O SISTEMA MOODLE Para acessar o Moodle você deverá ter um computador ou dispositivo com acesso à internet. E deverá

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para alunos 2016 Plataforma Moodle CEAD-UFOP OLÁ ALUNO! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade

Leia mais

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2

MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 MANUAL DO ALUNO PORTAL UNIVERSITÁRIO - UniMB Sanmia Shunn de Oliveira Jesus Costa 1 Walex Milto Martins dos Santos 2 O manual do aluno apresenta as orientações de como acessar o curso, atualizar o perfil

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para tutores 2017 Plataforma Moodle CEAD-UFOP OLÁ TUTOR! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade

Leia mais

Guia do Estudante

Guia do Estudante Guia do Estudante 2009 1 Nesta etapa curso utilizaremos o Ambiente de Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle 1 que é definido como um sistema de gestão de conteúdos e atividades em código aberto para fins

Leia mais

Manual de acesso aos sistemas. Diretoria de Educação a Distância

Manual de acesso aos sistemas. Diretoria de Educação a Distância Manual de acesso aos sistemas Diretoria de Educação a Distância Milton Ferreira de Azara Filho Instituto Federal de Goiás Última Revisão: Novembro de 2015 1 Registro de Revisões Data Responsável Descrição

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. ESQUECI MEU LOGIN E SENHA, E AGORA?... 4 3. COMO EU ALTERO MEU PERFIL NA PLATAFORMA?... 5 4. COMO FAÇO PARA ALTERAR MINHA SENHA?...

Leia mais

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD)

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) Guia Prático e Regras EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) 1 LOGIN E SENHA O login e senha chegam no e-mail do aluno que está cadastrado na UCAM. Fique atento se o e- mail não foi enviado para o SPAM. O aluno deve

Leia mais

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de

1. Como faço para acessar o AVA - Ambiente Virtual de MANUAL AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os colegas, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se na sala

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para alunos - Graduação Presencial 2016 Plataforma Moodle UFOP OLÁ ALUNO! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle da Universidade Federal de Ouro Preto foi

Leia mais

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online. Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Monitor de eventos 7. Mensagens 8. Blocos 9.

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Monitor de eventos 7. Mensagens 8. Blocos 9. Manual do Aluno Sumário Introdução 2 Página Inicial 3 Barra de Navegação 5 Configurações e demais Opções 6 Monitor de eventos 7 Mensagens 8 Blocos 9 Painel 10 Calendário 11 Arquivos Privados 12 Área da

Leia mais

Ambientação à Plataforma Moodle

Ambientação à Plataforma Moodle Ambientação à Plataforma Moodle 1 Introdução Bem Vindo ao Material de Ambientação da Plataforma Para o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Pró-Reitoria de Extensão do IFSULDEMINAS () utilizaremos

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM

MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAEGEM MANUAL DO PROFESSOR AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Ana Amélia de Souza Pereira Christien Lana Rachid Maio/2017 LISTA DE FIGURA Figura 1 - Página

Leia mais

Tutorial para Professores

Tutorial para Professores Tutorial para Professores Revisão 3.0 Suporte de Informática 00/00/2018 moodle@faccentronh.com.br 1 Sumário O que é o Moodle?...... 3 Para que serve o Moodle?...... 3 Como acessar o Moodle??... 4 Tela

Leia mais

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 Fevereiro - 2017 0 1. INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EaD) vem crescendo no Brasil através da popularização da internet faz alguns anos. A Unicaldas Faculdade

Leia mais

Guia de Acesso ao Portal Educacional CORPO DISCENTE

Guia de Acesso ao Portal Educacional CORPO DISCENTE CORPO DISCENTE 2015 Este guia possui instruções básicas para realizar o primeiro acesso ao Portal Educacional. Siga atentamente os passos indicados abaixo. Em caso de dúvidas contate-nos pelo e-mail portal@imepac.edu.br

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 1.1. Finalidade...3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO...3 2.1. Metas...3 2.2. Restrições...3

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE

ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE ORIENTAÇÕES SOBRE O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM UNÍNTESE Santo Ângelo 2015 O Ambiente da Uníntese Virtual Esse documento visa orientar os estudantes para a utilização do ambiente da Uníntese Virtual,

Leia mais

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos.

A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Criando wiki A ferramenta wiki dentro da Plataforma Moodle funciona como um aplicativo que permite a redação e edição coletiva de textos e hipertextos. Basicamente, a página wiki é um local onde todos

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO AVA-EaD/Unil

MANUAL OPERACIONAL DO AVA-EaD/Unil MANUAL OPERACIONAL DO AVA-EaD/Unil São Paulo Agosto de 2016 FUNDAÇÃO EDITORA DA UNESP Jézio Hernani Bomfim Gutierre Diretor-Presidente e Coordenador Geral dos Cursos de Formação a Distância Comissão Consultiva

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Ultimamente o ensino a distância tem ganhado grande destaque em todo pais, por proporcionar capacitação a pessoas que não tem acesso ao ensino presencial. Esta proposta

Leia mais

Manual Plataforma Moodle

Manual Plataforma Moodle Manual Plataforma Moodle Faculdade Sogipa de Educação Física Acadêmicos (as), a Faculdade Sogipa está disponibilizando a plataforma Moodle como ferramenta de apoio acadêmico. O Moodle é um instrumento

Leia mais

Tutorial Moodle. Visão do Aluno

Tutorial Moodle. Visão do Aluno Tutorial Moodle Visão do Aluno Conteúdo Apresentação... 3 1 Como acessar o Moodle da Cipead/UFPR... 4 3 Modificar Perfil e Senha... 6 4 Enviar Mensagens... 8 5 Fórum... 10 5.1 Participação no Fórum...

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR

MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR MANUAL DE NAVEGAÇÃO UNICURITIBA VIRTUAL PROFESSOR ACESSANDO O UNICURITIBA VIRTUAL Acesse o site do UNICURITIBA: http://unicuritiba.edu.br Clique no link Portal do Professor, que fica no canto superior

Leia mais

SAA Cesurg. SAA Aluno

SAA Cesurg. SAA Aluno SAA Cesurg O SAA Cesurg é o Sistema Acadêmico e Administrativo do Cesurg. Uma plataforma web única sobre a qual todos os agentes do Cesurg desenvolvem os seus trabalhos: alunos, professores, coordenadores,

Leia mais

Ao acessar a área de login, no menu do topo, o acesso irá direto para a lista de cursos.

Ao acessar a área de login, no menu do topo, o acesso irá direto para a lista de cursos. ACESSO AO AMBIENTE E AS SALAS VIRTUAIS Você poderá acessar a partir de 2 áreas: Menu do topo; Link (Acesso) abaixo da figura. Área de login Atalho Ao acessar a área de login, no menu do topo, o acesso

Leia mais

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD ACESSANDO O EADFASA Passo a passo para acadêmicos Núcleo de Educação a Distância - NEAD Índice Primeiro acesso Troca de senha Acessando a sala virtual Respondendo a um fórum Abertura / Leitura de Arquivos

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Instituto Bem Cuidar

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM. Instituto Bem Cuidar MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Instituto Bem Cuidar Sumário 1. O Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA... 3 1.1. Primeiro acesso... 3 1.2. Atualizando seu perfil... 5 1.2. Acessando os cursos...

Leia mais

TUTORIAL CURSO DE CERTIFICAÇÃO EM PSICOLOGIA POSITIVA.

TUTORIAL CURSO DE CERTIFICAÇÃO EM PSICOLOGIA POSITIVA. TUTORIAL CURSO DE CERTIFICAÇÃO EM PSICOLOGIA POSITIVA www.psicologiapositivaead.com.br Apresentação Este material é destinado aos participantes do curso de certificação em Psicologia Positiva. Mostra como

Leia mais

AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO

AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO AMBIENTE TECNOLÓGICO DE APRENDIZAGEM - ATA MANUAL ALUNO ELABORAÇÃO PROJETO ATA AMBIENTE TECNOLOGICO DE APRENDIZAGEM UNIBALSAS FACULDADE DE BALSAS. UNIBALSAS FACULDADE DE BALSAS NÚCLEO TECNOLÓGICO ATA PROJETO

Leia mais

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre Guia do Aluno Moodle - UFCSPA NÚCLEO DE EAD Elaborado por: Fabrício Barboza Supervisão: NEAD Versão 1.0 Março 2010 SUMÁRIO Capitulo1 - Acessando

Leia mais

Tutorial para o aluno Moodle

Tutorial para o aluno Moodle ÍNDICE Introdução... 03 Acesso ao Moodle... 04 Acesso ao curso e ao material... 05 Utilizando a barra de navegação... 07 Atividades... 08 Inserindo imagem na atividade... 11 Enviando e recebendo mensagens...

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA)

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) 1 2 MANUAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR Sumário 1) INTRODUÇÃO... 3 2) NAVEGADORES HOMOLOGADOS... 3 3) ACESSO AO CURSO...

Leia mais

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL?

1 O QUE É O AMBIENTE UNIVATES VIRTUAL? MANUAL DO ALUNO Caro aluno, O Univates Virtual é um espaço de estudo e de relacionamento. Através dele você pode trocar ideias com os colegas de curso mesmo não estando na Univates, organizar e realizar

Leia mais

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva

CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5. Robson Santos da Silva CURSO DE TUTORIAL 2 DE 5 Espero que você tenha gostado do Tutorial 1. Mas... Caso queira saber ainda mais sobre o Moodle e seu potencial quando utilizado com diferentes recursos que a Web 2.0 oferece gratuitamente...

Leia mais

Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA

Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA Guia de Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA-EFAP CURSISTA Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo Sumário Introdução... 3 1. Apresentando o AVA-EFAP...

Leia mais

UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE

UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE UTILIZANDO GRUPOS NO MOODLE O ambiente virtual Moodle permite a criação de grupos e agrupamentos, sendo que um grupo é constituído por um conjunto de usuários, enquanto o agrupamento é constituído por

Leia mais

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA

MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO COLÉGIO MILITAR DE BRASÍLIA Brasília - 2016 1 Sumário 1. Acesso à plataforma 04 2. Cadastramento nas disciplinas 04 3. Edição do perfil 05 4. Envio de mensagens

Leia mais

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos

Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Tutorial de utilização do EAD-IBRAV Treinamentos Amarildo Roberto Ribeiro CASCAVEL- 2016 SUMÁRIO 1. ACESSO AO CURSO... 3 2. LOGIN DO SISTEMA... 4 3. TELA PRINCIPAL DO ALUNO... 5 4. TELA PRINCIPAL DO CURSO...

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ,

MANUAL DO ALUNO EAD. Acessando e utilizando o sistema EAD. Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, MANUAL DO ALUNO EAD Acessando e utilizando o sistema EAD Faculdade UNILAGOS R. Mal. Castelo Branco, s/n - Rio do Limão, Araruama - RJ, 28970-000 Para acessar a sua sala virtual ao entrar no site encontre

Leia mais

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Mensagens 7. Blocos 8. Painel 9.

Sumário. Introdução 2. Página Inicial 3. Barra de Navegação 5. Configurações e demais Opções 6. Mensagens 7. Blocos 8. Painel 9. Manual do Aluno Sumário Introdução 2 Página Inicial 3 Barra de Navegação 5 Configurações e demais Opções 6 Mensagens 7 Blocos 8 Painel 9 Calendário 10 Arquivos Privados 11 Área da Disciplina 12 Mudança

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Rede São Paulo de Formação Docente Guia de Utilização do Cursista Ambiente Virtual de Aprendizagem - Sistema Moodle São Paulo-2010 Sumário Introdução 4 Material RedeFor Apresentação

Leia mais

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul 1

Manual do Aluno Blackboard. Manual do Aluno Blackboard. Campus Virtual Cruzeiro do Sul   1 Manual do Aluno Blackboard 1 Introdução O Blackboard é um sistema de gestão de aprendizagem desenvolvido pela Blackboard Inc. em 1997. Ele promove soluções de e-educação e aprendizagem à distância. É utilizado

Leia mais

Guia do Aluno. Campo Grande MS

Guia do Aluno. Campo Grande MS 2015 Guia do Aluno Campo Grande MS Sumário Acesso ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA)... 2 Acesso ao curso... 3 Acesso aos Módulos... 4 Acesso as disciplinas... 5 Trilha de Aprendizagem...

Leia mais

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA

Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA Primeiro Bloco: Orientações quanto aos recursos de comunicação e interação disponíveis no AVA 1. Como acessar o ambiente virtual? Acesse a página da Universidade FUMEC (www.fumec.br), e então clique no

Leia mais

Aprender.pl. plataforma didática. Manual do Aluno. Cursos Livres. Versão 1.0

Aprender.pl. plataforma didática. Manual do Aluno. Cursos Livres. Versão 1.0 Aprender.pl plataforma didática Manual do Aluno Cursos Livres Versão 1.0 Abril de 2017 Índice Geral Índice Geral... 2 Seja bem vindo!... 3 1- Instruções para o primeiro acesso... 3 1.1Acessando o ambiente

Leia mais

O que é educação a distância?

O que é educação a distância? Manual do Aluno O que é educação a distância? É uma modalidade educacional na qual professores e alunos estão separados no espaço e no tempo, mas podem interagir e serem avaliados por meio das tecnologias

Leia mais

ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL.

ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL. ACESSO AO AMBIENTE E À SALA VIRTUAL www.unasus.fuma Ao acessar o portal você poderá entrar na Sala Virtual a partir de 2 áreas: 1- Menu do topo (área de login); 1 2 - Link de Acesso localizado abaixo da

Leia mais

Conhecendo e editando o seu perfil

Conhecendo e editando o seu perfil Neste tutorial, você vai conhecer e aprender a editar o seu perfil na Plataforma Moodle/Cederj. Vamos lá! 1- Usando o Blog 2 2- Meus arquivos privados 6 3- Inserindo Repositórios 9 4- Modificando o perfil

Leia mais

TUTORIAL 2.0. Dicas de navegação no Portal Foccus

TUTORIAL 2.0. Dicas de navegação no Portal Foccus T2 TUTORIAL 2.0 Dicas de navegação no Portal Foccus TUTORIAL: Dicas de navegação no Ambiente Virtual 2 1. Ao acessar o endereço http://portalfoccus.com.br/portal abre-se a página de apresentação do Portal

Leia mais

C APACITE- SE MANUAL DO MOODLE PERFIL DO ALUNO (VERSÃO 2.0) ANO 2017 ELABORAÇÃO

C APACITE- SE MANUAL DO MOODLE PERFIL DO ALUNO (VERSÃO 2.0) ANO 2017 ELABORAÇÃO C APACITE- SE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MANUAL DO MOODLE PERFIL DO ALUNO (VERSÃO 2.0) ANO 2017 ELABORAÇÃO DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO DE P ESSOAL DIDEP DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE R ECURSOS

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

Sumário. 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6

Sumário. 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6 TUTORIAL DO AVA 4 Sumário 1. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) 6 1.1 Acesso à plataforma... 7 1.2 Perfil... 7 1.3 Iniciar o programa... 12 1.4 Acesso às disciplinas... 13 1.5 Desafios... 15 1.6 Atividades...

Leia mais

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA)

MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1 ACESSO AO AMBIENTE... 4 1.1 Acesso Direto... 4 1.2 Site Institucional... 4 2 - LOGIN... 5 3 - PAINEL DE CONTROLE... 6 4 - ACESSO

Leia mais

A. Como acessar o ambiente virtual de aprendizagem

A. Como acessar o ambiente virtual de aprendizagem A. Como acessar o ambiente virtual de aprendizagem A.1 Entre no Ambiente Virtual de Aprendizagem localizado na página principal do Portal Metodista através endereço: http://moodle.metodista.br/moodle-iza/login/index.php

Leia mais

Aluno. Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante.

Aluno. Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante. Manual de usabilidade Aluno Caro(a) Mestrando(a), Bem-vindo(a). Neste manual vamos aprender noções básicas para um bom andamento neste curso de mestrado profissionalizante. Navegando pelos menus do PROFSAÚDE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA. Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Manual do Moodle- Sala virtual Aluno UNIFAP MACAPÁ-AP 2013 S U M Á R I O 1 Tela de Login...3 2 Tela

Leia mais

MANUAL PARA INSCRIÇÃO ONLINE - EJA EaD

MANUAL PARA INSCRIÇÃO ONLINE - EJA EaD 1 Sumário 1. Antes da Inscrição, você precisa saber 3 2. Prepare-se para a Inscrição 3 3. Acessar o Site para Inscrição Online EJA EaD 4 4. Página Inicial 4 5. Local de Prova 4 6. Modalidade 6 7. Dados

Leia mais

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle

Tutorial Moodle. Acesso. Página Inicial Preencher perfil. Enviar Mensagem. Recursos. Atividades. Moodle Tutorial MOODLE Tutorial Moodle Página Inicial Preencher perfil Enviar Mensagem Acesso Moodle Recursos Atividades Moodle Moodle é um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação

Leia mais

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA)

MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) MANUAL DE ACESSO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR (AVA) 1 2 MANUAL DE ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM DA SPR Sumário 1) INTRODUÇÃO... 3 2) NAVEGADORES HOMOLOGADOS... 3 3) ACESSO AO CURSO...

Leia mais

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA

Núcleo EAD Tutorial TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA TUTORIAL AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZADO - AVA 1 1. Tutorial Ambiente Virtual EAD O tutorial do ambiente virtual tem o intuito de abordar e solucionar problemas que venham a existir sobre os seguintes

Leia mais

TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO. Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012

TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO. Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012 TUTORIAL DO PORTAL DO ALUNO Equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação 30/08/2012 Conteúdo PORTAL DO ALUNO ALUNO FREQUÊNCIA NOTAS DISCO VIRTUAL MURAL DE RECADOS Devido a problemas de

Leia mais

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO

Moodle FAMUR MANUAL DO ACADÊMICO Moodle FAMUR Versão 2.14 MANUAL DO ACADÊMICO Acesse: www.faculdademurialdo.com.br ou moodle.faculdademurialdo.com.br/moodle/ Versão do Manual: 012015 Sumário Moodle, o que é? Como acessar o Moodle Interface

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial

MANUAL DE OPERAÇÃO PROFESSOR. Página Inicial MANUAL DE OPERAÇÃO Página Inicial O Sistema Acadêmico online é um portal onde o professor poderá realizar diversos serviços. A Figura 1 a seguir demonstra a página inicial do sistema. Figura 1 - Página

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado

Serão listadas as disciplinas de sua responsabilidade no período selecionado Lançamento de Frequências e Notas 1. Para acessar o SISTEMA ACADÊMICO, abra o navegador Mozilla Firefox ou Google Chrome. 2. Digite na barra de endereços: acadêmico.unemat.br Após aperte a tecla

Leia mais

ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017

ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017 ELABORADO POR ALBINO SZESZ JUNIOR E JEAN POPOATZKI (NUTEAD/UEPG) PONTA GROSSA, MARÇO DE 2017 Sumário Apresentação... 3 Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-UEPG)... 4 Acessar o AVA-UEPG... 4 Login e senha...

Leia mais

Sumário. Guia Didático SALA DE AULA COMO EDITAR SEU PERFIL COMO RECEBER MENSAGENS COMO ENVIAR MENSAGENS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA

Sumário. Guia Didático SALA DE AULA COMO EDITAR SEU PERFIL COMO RECEBER MENSAGENS COMO ENVIAR MENSAGENS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA Guia Didático Sumário SALA DE AULA COMO EDITAR SEU PERFIL COMO RECEBER MENSAGENS COMO ENVIAR MENSAGENS DICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA COMO TIRAR SUAS DÚVIDAS SALA DE AULA Para acessar o nosso

Leia mais

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE

- PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE - PORTAL ALUNO / DOCENTE - MANUAL DE APOIO PORTAL DOCENTE V.00 AGOSTO/07 V.00 NOVEMBRO/07 AMBIENTAÇÃO Introdução O novo Portal do Aluno/Docente é o local institucional projetado para os alunos e professores

Leia mais

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA

MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA MANUAL DO PROFESSOR EAD AVA ACESSO RÁPIDO Contamos com a sua participação ativa durante todo o processo de aprendizagem, interagindo com os alunos, tutores/professores pela plataforma (AVA), familiarizando-se

Leia mais

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente

Assistência ao Estudante SIGAA. Manual do Discente Assistência ao Estudante SIGAA Manual do Discente SIGAA Módulo Assistência ao Estudante 1 Sumário PARTE I INSTRUÇÕES GERAIS...3 RECOMENDAÇÕES...3 ACESSANDO O SISTEMA...3 Acesse o SIGAA...3 Acesse o módulo...3

Leia mais

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA

MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Sistema de Bilhetagem Eletrônica MANUAL MÓDULO PESSOA FÍSICA Revisão 03 / Outubro 2017 Índice "! #$% %&' (%! " ) " *$)$$, %+, -%& Introdução O Módulo Pessoa Física é um conjunto de páginas web que permitem

Leia mais

Manual do Webmail UFMS

Manual do Webmail UFMS Manual do Webmail UFMS 2017 Índice 1- Acesso ao Webmail... 2 2- Tela inicial... 2 3- Enviar e-mail... 4 4- Visualizar e-mail... 4 5- Redirecionamento de e-mail... 5 6- Contatos... 6 7- Ações sobre pastas...

Leia mais

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE

GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE GUIA DE INICIAÇÃO A PLATAFORMA MOODLE Versão para professores - Graduação Presencial 2016 Plataforma Moodle UFOP OLÁ PROFESSOR! O ambiente virtual de aprendizagem Moodle da Universidade Federal de Ouro

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ALUNO

MANUAL DO PORTAL ALUNO MANUAL DO PORTAL ALUNO http://portal.ibta.edu.br Sumário 1. Acesso... 3 1.1. Esqueci Minha Senha... 4 2. Contexto... 7 2.1. Alterar Contexto... 8 3. Contrato / Comunicados... 9 4. Menu Acadêmico... 10

Leia mais

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração:

Manual Moodle. Perfil de Aluno. Elaboração: 1 Manual Moodle Perfil de Aluno Elaboração: Autor: Leticia Tonon Núcleo de Educação à Distância Telefone de Suporte: (14) 2105-0800 Ramal: 376 E-mail: nead@univem.edu.br www.ead.univem.edu.br Computing

Leia mais

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM

Avante Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Instruções de Acesso ao AVANT Aluno STM Sumário 1. Acessando o AVANT... 3 2. Efetuar Login no AVANT.... 4 2.1 Digitar Usuário... 4 2.2 Selecionar Escola... 5 2.3 Digitar Senha... 5 3. Tela de Boas Vindas

Leia mais

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis.

Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. COMO PARTICIPAR DO CURSO Ao selecionar o seu curso, aparecerá a página principal contendo as informações e as atividades disponíveis. Na parte superior da tela há uma barra de navegação que indica sua

Leia mais

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno

Universidade Anhanguera - Uniderp Centro de Educação a Distância. Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Guia do Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Aluno Versão 1 / 2010 Apresentação Caro (a) aluno (a), Este manual foi elaborado para auxiliá-lo a navegar no ambiente virtual moodle do Centro de Educação

Leia mais

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles.

Essa é a sua página inicial. Na sua barra superior, você encontra um menu de navegação, vamos conhecer na sequência cada um deles. Bem Vindo ao seu novo Ambiente Virtual de Aprendizagem! Vamos saber mais como utilizar essa poderosa ferramenta para que você a aproveite ao máximo durante os seus estudos. TUTORIAL GERAL Visão geral do

Leia mais

1. O MOODLE Acesso à Plataforma Cadastrar-se em uma disciplina Página Inicial do Curso Fórum...

1. O MOODLE Acesso à Plataforma Cadastrar-se em uma disciplina Página Inicial do Curso Fórum... 1 SUMÁRIO 1. O MOODLE...3 2. Acesso à Plataforma...3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina...4 2.2. Página Inicial do Curso...5 3. Fórum...5 3.1 Envio de Mensagens e Arquivos em fóruns...6 3.2 Anexando Arquivos

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

FÓRUM. Fórum AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO FÓRUM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Fórum Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. O que é um Fórum 2. Como criar um Fórum de discussão 3. O que é uma linha de discussão

Leia mais