LUIZ ARMANDO FERNANDES MEDEIROS COMÉRCIO ELETRÔNICO: O PROCESSO DE COMPRA E VENDA PELA INTERNET

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LUIZ ARMANDO FERNANDES MEDEIROS COMÉRCIO ELETRÔNICO: O PROCESSO DE COMPRA E VENDA PELA INTERNET"

Transcrição

1 LUIZ ARMANDO FERNANDES MEDEIROS COMÉRCIO ELETRÔNICO: O PROCESSO DE COMPRA E VENDA PELA INTERNET Trabalho de Conclusão de Estágio Apresentado à Coordenação do Serviço de Estágio Supervisionado em Administração, do Curso de Graduação em Administração, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal da Paraíba, em cumprimento às Exigências para a Obtenção do Grau de Bacharel em Administração. Orientador: Prof. Jorge de Oliveira Gomes, Ms João Pessoa PB Outubro de 2007

2 Ao Professor Orientador Jorge de Oliveira Gomes Solicitamos examinar e emitir parecer no Trabalho de Conclusão de Estágio do aluno Luiz Armando Fernandes Medeiros. João Pessoa, 19 de Outubro de Prof. Rosivaldo de Lima Lucena Coordenador do SESA Parecer do Professor Orientador:

3 LUIZ ARMANDO FERNANDES MEDEIROS COMÉRCIO ELETRÔNICO: O PROCESSO DE COMPRA E VENDA PELA INTERNET Trabalho de Conclusão de Estágio Aprovado em: 19 de Outubro de Banca Examinadora Prof. Jorge de Oliveira Gomes, Ms Examinador Examinador

4 DEDICATÓRIA Dedico este trabalho a meus pais Armando Hélio Medeiros e Elba Fernandes Medeiros, a meus irmãos, parentes, amigos, a minha namorada Danielly e principalmente a Deus.

5 AGRADECIMENTOS Ao meu orientador, Professor Jorge de Oliveira Gomes, que soube compreender minhas dificuldades, ensinando-me os caminhos mais inteligentes na condução deste trabalho. A Washington Lierbeth Chaves pelo apoio prestado durante o estágio na BC10 Criação de Sites. Aos amigos que contribuíram direta e indiretamente para elaboração deste trabalho.

6 MEDEIROS, Luiz Armando Fernandes. Comércio Eletrônico: O processo de compra e venda pela Internet. 41f. Monografia (Curso de Graduação em Administração), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, RESUMO O objetivo deste trabalho é analisar a tecnologia do Comércio Eletrônico no que se refere ao processo de compra e venda por meios digitais. Nos dias de hoje, o Comércio Eletrônico deixou de ser uma novidade e se tornou hábito de muitos usuários que cada vez mais procuram efetuar suas compras de uma forma mais cômoda, rápida e econômica. As empresas por sua vez, também buscam cada vez mais se adequar a este modelo de negócio. Este trabalho abordou diversos pontos, como a Internet, que é a base para o funcionamento do Comércio Eletrônico, também as três principais categorias do Comércio Eletrônico, que são: B2C, B2B e C2C. Foram mostradas também as principais vantagens e desvantagens do Comércio Eletrônico, bem como abordados alguns aspectos sobre a segurança das informações nas transações on-line. Por último foram abordados alguns dados sobre o Comercio Eletrônico no Brasil, visando mostrar o seu rápido crescimento no Brasil. Palavras-Chave: Internet. Comércio Eletrônico. Vantagens. Desvantagens. Segurança. Brasil.

7 MEDEIROS, Luiz Armando Fernandes. E-Commerce: The process of buying and selling through the Internet. 41f. Monograph (Graduate Course in Administration), Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, ABSTRACT The objective of this work is to analyze the technology of E-Commerce in the buying and selling process on digital media. In present-day, the E-commerce is no longer a novelty and has become habit of many users who increasingly seek to make their purchases on a more comfortable, fast and economical way. The companies also seek ever more suited to this business model. This work raised several points, as the Internet, which is the basis for the operation of E-commerce, also the three main categories of E-commerce, which are: B2C, C2C and B2B. There were also shown the main advantages and disadvantages of E- commerce, and discussed some aspects of its security. Lastly we raised some data about E- commerce in Brazil, aiming to show its rapid growth. Keywords: Internet. E-Commerce. Advantages. Disadvantages. Security. Brazil.

8 LISTA DE SIGLAS ARPA Advanced Research Projects Agency B2B Business to Business B2C Business to Consumer C2C Consumer to Consumer CD Compact Disc CPF Cadastro de Pessoas Físicas DVD Digital Video Disc E-Commerce Eletronic Commerce Eletronic Mail

9 LISTA DE ILUSTRAÇÕES Lista de Figuras Figura 01 Modelo B2C Figura 02 Modelo B2B Figura 03 Modelo C2C Lista de Gráficos Gráfico 01 Faturamento anual do varejo em bilhões Gráfico 02 Meios de pagamento na compra de bens de consumo na Internet em Gráfico 03 Evolução do nº de e-consumidores Lista de Tabelas Tabela 01 Campeões de vendas Tabela 02 Fusão submarino e americanas.com... 33

10 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO Delimitação do Tema e Formulação do Problema de Pesquisa Justificativa Objetivos Objetivo geral Objetivos especificos FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A Internet Comércio Eletrônico Categorias de comércio eletrônico Business to consumer (B2C) Business to business (B2B) Consumer to consumer (C2C) Vantagens e Desvantagens do Comércio Eletrônico Vantagens para empresas Vantagens para consumidores Desvantagens para empresas Desvantagens para consumidores Segurança no Comércio Eletrônico Comércio Eletrônico no Brasil Faturamento anual do varejo virtual Produtos mais vendidos Principais meios de pagamento Evolução dos e-consumidores Movimentações do mercado Fusão submarino e americanas.com PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Delineamento da Pesquisa Definição da Área Método de Coleta de Dados Tratamento dos Dados ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS CONCLUSÃO Considerações Finais Sugestões Para Pesquisas Futuras REFERÊNCIAS... 40

11 1. INTRODUÇÃO 1.1 Delimitação do Tema e Formulação do Problema da Pesquisa No início da década de 60, foi criada uma rede de computadores com propósitos militares. Com o passar do tempo e o fim da guerra fria, esta rede passou também a ser utilizada pelo público em geral. Nascia assim a Internet, que foi um dos acontecimentos que tiveram maior influência dentro da nossa sociedade. Além de tornar muito mais ágil e eficiente a forma com a qual as pessoas se comunicam, procuram por informações e adquirem conhecimentos, a Internet possibilitou dentre os inúmeros serviços, o surgimento de um novo canal de comercialização, que é o Comércio Eletrônico ou E-Commerce em inglês. Tanto para os comerciantes tradicionais quanto para os empreendedores da nova economia, o Comércio Eletrônico representa novos desafios e, principalmente, novas oportunidades de se chegar ao cliente de forma mais rápida, ágil, eficiente e com um custo bem menor (BOGO, 2000). De maneira geral, Comércio Eletrônico é compra e venda de produtos e serviços pela Internet, uma tecnologia que se refere à realização de negócios através de meios digitais. Está tecnologia até pouco tempo era apenas mais uma inovação do meio computacional e tecnológico. No entanto hoje, o Comércio Eletrônico deixou de ser uma novidade e se tornou hábito de muitos usuários que cada vez mais procuram realizar suas compras de uma forma mais cômoda e rápida, já que podem efetuar suas compras diretamente do seu computador pessoal, sem se deslocar de sua casa. As empresas por outro lado, procuram cada vez mais se adequar a esse novo modelo de comércio, buscando novas formas de otimizar as suas operações, comercialização e distribuição dos seus bens e serviços de forma a garantir ganhos de produtividade e a redução de custos, para competir em um mercado cada dia mais globalizado. É através dessa globalização da economia, que este fenômeno vem conquistando cada vez mais espaço em vários países, inclusive no Brasil. Depois de passados todos estes pontos, chegamos a seguinte questão: De que forma o Comércio Eletrônico ajuda consumidores e empresas como uma ferramenta eficaz durante o processo de compra e venda?

12 1.2 Justificativa O Comércio Eletrônico é uma nova forma de fazer negócio, onde uma rápida e segura troca de informações é fundamental para o seu sucesso. Ele vem crescendo rapidamente nos últimos anos em todo mundo e inclusive no Brasil, onde ocorreu segundo pesquisas da publicação WebShoppers (2006) um aumento de 76% nas vendas de bens de consumo no ano de 2006 em relação ao ano de 2005, com um faturamento total de R$ 4,4 bilhões, com um número total de 14,8 milhões de pedidos realizados e um número de 7 milhões de e- consumidores. Esse contínuo fortalecimento do Comércio Eletrônico é conseqüência da expansão do acesso à Internet pelo Brasil, bem como da descoberta, por parte dos clientes, da comodidade, agilidade e economia representada pelas compras on-line. Este trabalho foi realizado a fim de melhor conhecer o Comércio Eletrônico de uma forma geral, caracterizando suas principais formas de funcionamento, identificando e descrevendo suas vantagens e desvantagens, tanto para consumidores quanto para empresas, mostrando aspectos relativos à segurança das informações nas transações on-line e descrevendo dados do Comércio Eletrônico no Brasil. Este estudo tem grande importância considerando a grande influência que o Comércio Eletrônico tem nos dias de hoje na vida de todos os seus consumidores e organizações, e bem como pelo seu inegável crescimento pelo Brasil e pelo mundo, que ocorre em grande velocidade. 1.3 Objetivos Sabendo que o Comércio Eletrônico vem ocasionando mudanças no modo como os consumidores e empresas realizam negócios, este estudo tem os seguintes objetivos: Objetivo geral Analisar a tecnologia do Comércio Eletrônico no que se refere ao processo de compra e venda por consumidores e empresas.

13 1.3.2 Objetivos específicos Caracterizar os principais tipos de Comércio Eletrônico. Identificar e descrever as vantagens e desvantagens do Comércio Eletrônico para empresas e consumidores. Descrever aspectos relativos à segurança das transações no Comércio Eletrônico. Descrever dados do Comércio Eletrônico no mercado brasileiro.

14 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1 A Internet Nos primórdios da Internet, não se tinha muita preocupação com segurança da informação da forma como é encarada hoje. A utilização a ser feita da rede de computadores era a de simplesmente tornar mais fácil e ágil a comunicação entre as pessoas, além de disponibilizar informações de uma forma mais amigável do que os recursos existentes na época em que foi criada. A história da Internet começa na década de 60, quando o mundo vivia em turbulência devido à guerra fria. Ela foi criada com fins militares, projetada de modo que não pudesse ser destruída por ataques destrutivos dos soviéticos, uma vez que todos os pontos da rede assumiriam o mesmo status, diferentemente da arquitetura existente na época, que dependia de um computador que centralizava todas as tarefas. Assim, se poderiam ligar pontos estratégicos sem receio de que um único ataque destruísse toda a inteligência militar dos Estados Unidos, pois como a informação poderia percorrer inúmeras vias entre seus destinos, mesmo que se destruísse um dos pontos, a informação continuava trafegando entre os pontos não afetados (BOGO, 2000; BEZERRA, 2007). O projeto desta rede de computadores foi liderado por nomes importantes da área da computação como Robert Taylor e J. C. R. Licklider e foi financiado pela Advanced Research Projects Agency (ARPA). A grande mudança ocorrida neste projeto é que os dados caminhariam dentro da rede em diversas rotas que podiam variar O primeiro ambiente de Internet interligava quatro pontos, dentre os quais a Universidade de Utah e a Universidade da Califórnia e o primeiro teste foi realizado em 21 de Novembro de 1969, quando pesquisadores da Universidade da Califórnia enviaram uma mensagem para o Instituto de Pesquisas de Stanford, localizado a 450 quilômetros da Universidade (MENDES, 2007; BEZERRA, 2007). As conexões à rede de computadores cresceram bastante, tendo em 1971 interligado cerca de vinte e quatro redes, e em 1974, cerca de sessenta e duas redes. Contudo, durante muito tempo o acesso à Internet ficou restrita às instituições de pesquisa e às universidades. Apenas na década de 80, quando os computadores passaram a ter um custo mais acessível, qualquer pessoa interessada podia conectar-se à rede desde que se ligasse a um provedor de acesso a rede (BOGO, 2000).

15 Segundo Bezerra (2007) a Internet até então era unicamente um meio de troca de informações entre computadores. A partir da década de 90, a rede passou também a ter propósitos comerciais, o que ampliou bastante seus horizontes. Já que se podiam realizar trocas de mensagens entre os usuários da rede, por que não realizar transações comerciais através do mesmo canal? Ocorreu que a Internet estava deixando o mundo acadêmico um pouco de lado e então, no ano de 1993, o número pontos ligados à Internet com oferta de serviços comerciais já era maior que o número de pontos acadêmicos. Com o crescimento da rede de computadores e com o avanço tecnológico, a exploração comercial do meio teve início. Foi uma grande revolução quando as pessoas puderam à distância, sem contato verbal explícito, comprar os mais variados itens, ou então efetuar movimentações financeiras em suas contas bancárias. 2.2 Comércio Eletrônico O Comércio Eletrônico, assim como uma loja comum, é um conjunto de atividades, onde existe um vendedor com a finalidade de vender um produto ou serviço, assim como um comprador que está interessado por este produto ou serviço e a partir desses interesses será dado início a uma negociação comercial. Definimos e-commerce como a compra e venda por meios digitais (O BRIEN, 2004, p. 205). Todas as transações comerciais efetuadas por uma empresa são englobadas pelo Comércio Eletrônico, visando atender diretamente todos seus clientes, utilizando para isso as facilidades de comunicação e de transferência de dados que a Internet proporciona (O BRIEN, 2004). Blumenschein (2000) afirma que o Comércio Eletrônico já é realizado a mais tempo do que se imagina, mesmo com as pessoas e empresas não estando cientes disto, pois ao se realizar uma compra e efetuar o seu pagamento através de caixas eletrônicos, cartão de crédito ou qualquer outro meio digital, essa atividade pode ser considerada como uma forma de Comércio Eletrônico. Da mesma forma, quando se faz uma encomenda ou se recebe uma encomenda por fax, também se está realizando Comércio Eletrônico. Portanto, não se pode dizer que o Comércio Eletrônico está inventando um novo tipo de comércio, pois ele apenas está aproveitando as novas tecnologias como a de informática e a de comunicação para

16 realizar as tarefas tradicionais de compra e venda, de uma forma mais rápida, segura e barata do que até então eram realizados sem estes recursos. O Comércio Eletrônico é o suporte para qualquer tipo de transações de negócios, a partir da utilização de uma infra-estrutura digital, tendo sido trazido para nosso dia a dia através da popularização da Internet. É importante ressaltar que vários autores enfatizam o ponto de que o Comércio Eletrônico não significa apenas outra forma de vender e comprar, mas possibilita transformações significativas no modo como às empresas operam seus negócios (TREPPER, 2001; SIEGEL, 2000). Esse novo recurso que é o Comércio Eletrônico transformou as empresas, aumentando a velocidade, exatidão e a eficiência com que as transações financeiras são efetuadas. Isso ocasionou mudanças em processos e relacionamentos comerciais tradicionais, fazendo com que as empresas desenvolvam estratégias com as quais se possam obter vantagens competitivas Categorias de comércio eletrônico Segundo O Brien (2004), atualmente existem três categorias básicas de aplicações de Comércio Eletrônico: a de empresa-a-consumidor (B2C), a de empresa-a-empresa (B2B) e a de consumidor-a-consumidor (C2C). Nos tópicos a seguir iremos caracterizar estes três principais tipos de Comércio Eletrônico Business to consumer (B2C) Esse é o tipo de transação em que uma organização vende seus produtos ou serviços para as pessoas que navegam pela Internet. Segundo Silva, Romani e Melo (2004, p.9), [...] o modelo de business to consumer está a maior parte das vezes relacionado com esquema de vendas ou estabelecimento de lojas virtuais. A demanda por este tipo de solução está crescendo de forma assustadora em todo o mundo, devido à facilidade de localização do item a ser adquirido, à facilidade de obtenção de informações técnicas e também em relação à comodidade e liberdade que o processo dá a quem está exercendo a compra.

17 Seu enfoque é voltado para a interface com o usuário, tentando desenvolver um site em que o consumidor se sinta interessado em comprar o produto ou serviço. Devem ter alta capacidade de resposta às exigências do consumidor, incluindo tempo de entrega, disponibilidade dos produtos e preços competitivos, sistemas seguros de pagamento eletrônico, suporte on-line ao cliente, entre outros pontos. Um exemplo de site que utiliza o modelo B2C é o da empresa Americanas.com que tem sua página inicial apresentada na Figura 01. Figura 01 Modelo B2C Fonte: (2007) O site Americanas.com é um portal que realiza transações diretas com o consumidor, ele comercializa milhares de itens, como CD s, DVD s, livros, eletrônicos, eletrodomésticos, brinquedos, entre outros, visando atender diretamente o consumidor final O foco principal para as empresas que atuam no Comércio Eletrônico B2C é: atrair compradores potenciais, negociar bens e serviços e fortalecer a fidelidade do cliente por meio de um tratamento cortês individual (O BRIEN, 2004, p. 257). O B2C é a forma mais usada de Comércio Eletrônico atualmente, a qual é realizada na forma de varejo entre o cliente e a empresa. Sua principal vantagem é poupar recursos da empresa, como por exemplo, gastos com instalações físicas para as vendas, e também, é muito

18 vantajoso para o cliente, pois evita transtornos típicos tais como filas, dificuldades para encontrar estacionamento, lojas cheias, etc. Pela Internet, o consumidor realiza suas compras com extrema facilidade e comodidade, além de receber seus produtos ou serviços comprados diretamente em casa (O BRIEN, 2004; ALBERTIN, 2004). Nessa categoria de comércio eletrônico, as empresas precisam desenvolver sites que chamem a atenção do consumidor fazendo com que o mesmo se sinta interessado em comprar o produto Business to business (B2B) Esse é o tipo de transação que é feita entre duas empresas. Neste segmento não existe a figura do consumidor pessoa física. Normalmente, são construídos com apoio de tecnologias ligadas a Internet, onde compradores e fornecedores encontram-se e transacionam em tempo real. Sites de Comércio Eletrônico do tipo B2B proporcionam inúmeras vantagens tanto para vendedores como para compradores. Uma de suas vantagens para os compradores é de tornar as decisões de compra das empresas mais rápidas, mais simples e mais eficientes, uma vez que as empresas podem utilizar os sistemas da Internet para pesquisar e negociar com muitos vendedores. Já para os vendedores, um grande beneficio é o fácil acesso aos clientes em todo o mundo, ou seja, simplificam os processos de cotação, pedidos e aprovação de compra (ALBERTIN, 2004; PINNA 2001). Segundo Felipini (2006a), o uso do Comércio Eletrônico B2B é uma tendência natural das empresas, devido a grande produtividade trazida por ele. Benefícios como à redução de custos, maior agilidade nos procedimentos de escolha de fornecedores ou compradores, o maior controle dos processos licitatórios e, conseqüentemente, a redução de erros nesses processos, tornarão o Comércio Eletrônico B2B quase uma necessidade nos mercados competitivos. Um exemplo de site que utiliza o modelo B2B é o Mercado Eletrônico, empresa que tem sua página inicial apresentada na Figura 02.

19 Figura 02 Modelo B2B Fonte: (2007) O portal Mercado Eletrônico auxilia empresas de todos os portes, em múltiplos segmentos, a realizarem negócios de forma estruturada, proporcionando significativa redução de custos, maior eficiência operacional e transparência na realização das transações comerciais. Através do portal da empresa, diversas empresas cadastradas, dos mais diversos ramos, realizam milhares de transações diárias Consumer to consumer (C2C) Dentre as principais categorias de Comércio Eletrônico ainda existe o C2C, que é uma importante estratégia de negócios e representa as relações comerciais entre duas pessoas físicas, sem que hajam empresas diretamente envolvidas na negociação. O Comércio Eletrônico C2C é a transação on-line em que um indivíduo negocia bens com outros indivíduos, é uma espécie de terceira onda do Comércio Eletrônico Os primeiros negócios na rede eram predominantemente entre empresas, em um segundo momento ocorreu um grande crescimento dos negócios entre empresas e consumidores e agora esta se destacando o Comércio Eletrônico entre pessoas físicas (FELIPINI, 2006b).

20 De acordo com Felipini (2006b), o Comércio Eletrônico C2C é realizado através de uma plataforma eletrônica na Internet e intermediado por uma empresa que oferece a base tecnológica e administrativa. Ambos, comprador e vendedor, devem estar cadastrados no sistema e podem ser avaliados por todos os membros da comunidade de negócios pela quantidade de transações que já realizaram e pelas notas que receberam em cada transação, estabelecendo assim, um ranking dos bons negociadores. Conforme Pinna (2001), as vantagens do C2C on-line são: abrangência internacional, atualização constante de produtos e possibilidade de uma infinidade de ofertas, dos mais diversos tipos de produtos. Além disso, é possível achar em sites de C2C itens raros ou fora de catálogo, que não poderiam ser encontrados em lojas comuns. Os sites de C2C lucram da venda de espaços publicitários, além de cobrarem uma taxa, que varia de acordo com o valor total do produto, para que ele seja comercializado através do site (PINNA, 2001). Um exemplo de site que utiliza o modelo C2C é o da empresa Mercado Livre, que tem sua página inicial apresentada na Figura 03. Figura 03 Modelo C2C Fonte: (2007)

21 O site da empresa Mercado Livre é o maior mercado de compra e venda da Internet brasileira. Seu objetivo é oferecer uma plataforma de negociação fácil e segura para todos os seus associados. 2.3 Vantagens e Desvantagens do Comércio Eletrônico O Comércio Eletrônico tem atingido altos índices de utilização no ambiente empresarial, cada vez mais, empresas fazem do Comércio Eletrônico um meio de aumentar seus ganhos e manter uma relação mais próxima com seus clientes. Apesar de todo esse crescimento na utilização do Comércio Eletrônico, muito tem se falado sobre as vantagens e desvantagens dessa modalidade de comércio. Esta tecnologia ocasionou inúmeras vantagens tanto para as empresas quanto para os usuários desta tecnologia, como por exemplo: maior comodidade para o cliente, segurança e rapidez no pagamento das mercadorias, diminuição dos impostos, aumento dos lucros da empresa, pesquisa de preço do produto, redução da mão-de-obra e comercialização em âmbito global (MONTEAGUDO, 2006). O Comércio Eletrônico trouxe também desvantagens não só para as empresas, mas também para os clientes e para a sociedade; questões como aumento do número de desemprego, diminuição da qualidade dos produtos entregues aos clientes, são alguns dos exemplos mais comuns das desvantagens do Comércio Eletrônico (MONTEAGUDO, 2006; ALBERTIN, 2004). Nos tópicos a seguir serão identificadas e descritas várias vantagens e desvantagens do Comércio Eletrônico tanto para empresas como para os consumidores Vantagens para empresas Algumas das vantagens disponibilizadas para as empresas são custos mais baixos para alcançar um público maior, aberto 24 horas por dia, novos métodos de distribuição, contato direto com o cliente, mais informações sobre os consumidores e marketing personalizado. (ANDRADE, 2001, p. 45). Outro ponto importante para as empresas de entrar no Comércio Eletrônico é apresentar e disponibilizar os seus produtos e serviços para usuários de todas as partes do

22 mundo, isso foi possível graças à utilização da Internet, onde a empresa monta uma loja virtual permitindo que pessoas e empresas do mundo inteiro conheçam os seus produtos e serviços e os adquiram através da rede mundial de computadores (PINNA, 2001; ALBERTIN, 2004). Segundo Chleba (2000), os custos fixos para se manter uma loja virtual funcionando 24 horas são baixos, a sua estrutura enxuta e as novas tecnologias e sistemas possibilitam que um grupo pequeno de funcionários possa atender a um altíssimo nível de demanda. Com dois ou três funcionários já é possível fazer todo o atendimento. Feito o pedido, as outras etapas, como faturamento e entrega, acabam sendo absorvidas pelo quadro tradicional da empresa. Com a criação do Comércio Eletrônico, algumas das ações que faziam com que os preços das mercadorias se elevassem, foram eliminadas, pois antes existiam intermediários que compravam as mercadorias para revendê-las ao comércio e só a partir de então seria repassada ao consumidor final. Com o Comércio Eletrônico a função do intermediário foi eliminada, pois as empresas montam sites que vendem direto para o consumidor final (D ÉLIA, 2004; ALBERTIN, 2004). Empresas que utilizam o Comércio Eletrônico pagam menos impostos do que empresas tradicionais, contribuindo assim para a diminuição dos altos índices de inflação existentes no país. A relação de compra e venda que as empresas passam a ter com os seus fornecedores também é facilitada, pois através do Comércio Eletrônico as empresas aumentam a sua área de atuação, conseguindo assim atender um mercado maior, desta forma as mercadorias são compradas em maior quantidade permitindo que as empresas negociem com seus fornecedores melhores preços, o que acaba sendo repassado para os consumidores finais (AMOR, 2000; CHLEBA, 2000; MONTEAGUDO 2006). De acordo com Albertin (2004), outra vantagem do Comércio Eletrônico é a segurança para a empresa, pois os pagamentos são feitos por meios eletrônicos, o que diminui, consideravelmente, os roubos, pois não existem volumes de dinheiro físico dentro da empresa; todas as transações realizadas são através das contas bancárias, ou seja, quando o cliente compra alguma mercadoria, ela é paga através de cartão de crédito ou de boleto bancário, o dinheiro automaticamente é depositado na conta da empresa, tornando a transação mais rápida e segura. Para as empresas, o Comércio Eletrônico traz uma grande redução nos custos, pois vendas que antes eram feitas face a face agora passam a ser feita através do computador o que reduz os custos com mão-de-obra. Com isso, ocorre um aumento dos seus lucros e elas passam a ter capital para investir em tecnologia, em meios para cada vez mais reduzir seus

23 custos, o que acaba se tornando um ciclo lucrativo, e assim se sobressair em relação às empresas tradicionais (OSSAMU, 2005; FELIPINI, 2005). O comércio eletrônico acaba se tornando uma ferramenta de suma importância para as empresas que querem crescer no mercado que se torna cada dia mais competitivo, o cliente deseja preço baixo, rapidez e conforto, através da utilização do comércio eletrônico as empresas conseguem proporcionar tudo isso para os seus clientes com a vantagem de ainda conseguirem reduzir seus custos, tendo um lucro maior do que as empresas que vendem da forma tradicional Vantagens para consumidores Os principais benefícios que o Comércio Eletrônico trouxe para os consumidores são: proporcionar compras mais eficientes, oferecendo um maior leque de escolhas, preços mais baixos e um alto nível de serviços personalizados. Também oferece novos tipos de produtos e serviços com novas maneiras de adquiri-los. (ANDRADE, 2001, p. 42). Com a criação do Comércio Eletrônico, o consumidor ganhou, pois, passou a existir uma competitividade maior entre as empresas na busca do estabelecimento de um preço melhor para atender o mercado consumidor. Outra vantagem são as pesquisas que o consumidor pode fazer antes de comprar um determinado produto; sem sair de casa o indivíduo pode acessar várias lojas virtuais, obtendo os preços dos produtos desejados, desta forma é possível verificar qual empresa tem um preço menor, para só depois efetuar a compra. Depois de realizada a compra, o cliente recebe sua mercadoria em sua casa, o que lhe trás um grande conforto (PINNA, 2001; ALBERTIN, 2004). O consumidor passa a ter uma fonte de informação constante sobre novos tipos de produtos, podendo comparar preços, prazos de entrega, encontrar informações sobre as empresas, produtos e concorrentes, gerando a possibilidade de verificar suas vantagens, características, preços, rede de assistência técnica e outros benefícios que cada empresa venha a oferecer, disponibilizando produtos mais personalizados ou até mesmo lançamentos de produtos. A facilidade dos mecanismos de pesquisas tais como os sites de busca Buscapé e Bondfaro, faz com que os consumidores tenham uma grande gama de fornecedores, e procurem sempre o melhor negócio.

24 Comprando pela Internet se evita contratempos como acidentes de trânsito durante o percurso até a loja, horas perdidas para encontrar vagas de estacionamento, filas, vendedores inconvenientes e até o perigo de assalto. Outro fator que impulsiona esse comércio é o tempo perdido durante uma compra. O varejo virtual oferece a conveniência de comprar durante 24 horas por dia, sete dias por semana. Tem ainda, a capacidade de oferecer um rico conjunto de informações. Outra grande vantagem da Internet é a facilidade de como se obtêm informações sobre os produtos e até mesmo sobre as empresas (PINNA, 2001; ALBERTIN, 2004; ANDRADE, 2001). As possibilidades do mercado eletrônico são infindáveis. A facilidade de encontrar todos os tipos de produtos e serviços na Internet é gigantesca, isso atrai as pessoas e esta novidade é que faz surgir cada vez mais negócios on-line. Hoje em dia, pode-se comprar desde equipamentos de informática até pacotes turísticos sem sair de casa Desvantagens para empresas Conforme Andrade (2001), lojas virtuais são suscetíveis a ataques de pessoas malintencionadas que tentam ter acesso a dados confidenciais de clientes e parceiros da empresa e também tentam aplicar golpes com números de cartões de crédito roubados, causando prejuízos muitas vezes arcados pelas próprias lojas virtuais. Determinadas compras, como a escolha de bens alimentares frescos (frutas, legumes, peixes, carnes, etc.), ainda não são confiados a uma loja virtual. E também a compra de bens como, casas, carros, terrenos e outros de valores elevados ainda não conseguiu ser totalmente transferida para a Internet, devido à burocracia (ALBERTIN, 2004). O clima de insegurança que muitos ainda sentem na Internet faz com que muitas empresas existentes ou prestes a existirem não entrem no mundo dos negócios on-line, o que retarda um maior crescimento dessa modalidade de comércio. A empresa também pode ficar vulnerável a novas formas de concorrência vindas de empresas de outros estados e até do exterior. Aqueles que não se ocuparem de tais desafios correm o risco de ficar fora do mercado (MONTEAGUDO, 2006; ALBERTIN, 2004). Apesar de suas desvantagens, cada vez mais empresas ingressam todos os anos neste mercado que vem crescendo de forma assustadora no Brasil e no mundo tentando explorar todas as suas vantagens e minimizar seus possíveis problemas.

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof. Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof. Odilon Zappe Jr Vantagens e Desvantagens do Comércio Eletrônico Vantagens Aumento do número de contatos da empresa com fornecedores e com outras empresas do mesmo ramo, e

Leia mais

Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com

Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5. Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Comércio Eletrônico e-commerce Aula 5 Prof. Msc. Ubirajara Junior biraifba@gmail.com Introdução Mudança no ambiente empresarial; Ligação com o desenvolvimento de tecnologia da informação. Características

Leia mais

Desembaraço. Informações da indústria como você nunca viu

Desembaraço. Informações da indústria como você nunca viu Desembaraço Informações da indústria como você nunca viu Introdução É uma ferramenta dominada pela geração Y, mas que foi criada pela geração X. Ela aproxima quem está longe e tem distanciado quem está

Leia mais

Wagner K. Arendt Coordenador de TI FCDL/SC

Wagner K. Arendt Coordenador de TI FCDL/SC Wagner K. Arendt Coordenador de TI FCDL/SC sua empresa na Internet A criação de um site é uma regra geral para empresas que querem sobreviver em um mercado cada vez mais agressivo e um mundo globalizado,

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Rafael D. Ribeiro, M.Sc,PMP. rafaeldiasribeiro@gmail.com http://www.rafaeldiasribeiro.com.br @ribeirord Pesquisa e Propagação do conhecimento: Através da Web, é possível

Leia mais

Apostila. Comércio Eletrônico. e-commerce. Professor: Edson Almeida Junior. Comércio Eletrônico

Apostila. Comércio Eletrônico. e-commerce. Professor: Edson Almeida Junior. Comércio Eletrônico Apostila Comércio Eletrônico e-commerce Professor: Edson Almeida Junior Material compilado por Edson Almeida Junior Disponível em http://www.edsonalmeidajunior.com.br MSN: eajr@hotmail.com E-Mail: eajr@hotmail.com

Leia mais

Este é um projeto comercial criado pela empresa FelipeZCelulares.com.br

Este é um projeto comercial criado pela empresa FelipeZCelulares.com.br Este é um projeto comercial criado pela empresa FelipeZCelulares.com.br As informações aqui disponíveis são apenas um breve resumo. Caso tenha qualquer dúvida ou necessite de maiores informações, entre

Leia mais

TÍTULO: UMA ANÁLISE SOBRE O C2C NO MODELO CONVENCIONAL E ELETRÔNICO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO

TÍTULO: UMA ANÁLISE SOBRE O C2C NO MODELO CONVENCIONAL E ELETRÔNICO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO TÍTULO: UMA ANÁLISE SOBRE O C2C NO MODELO CONVENCIONAL E ELETRÔNICO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE AURIFLAMA AUTOR(ES): ISABELI BONFIM,

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

Você sabia que... O pagamento numa loja virtual. Guia #6 Como as formas de pagamento podem interferir nas minhas vendas

Você sabia que... O pagamento numa loja virtual. Guia #6 Como as formas de pagamento podem interferir nas minhas vendas Guia #6 Como as formas de pagamento podem interferir nas minhas vendas Você sabia que... Hoje, 77% dos brasileiros já utilizam cartão de crédito, aponta estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil)

Leia mais

IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI)

IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) IV. Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) 1. Funcionamento do EDI 2. EDI tradicional X WEB EDI 3. EDI Tradicional 4. WEB EDI Intercâmbio Eletrônico de Dados (EDI) EDI: Electronic Data Interchange Troca

Leia mais

FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO.

FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO. FMU - FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING E MARKETING DE PERMISSÃO. São Paulo - SP 2016 RENAN ROCHA ALVES - RA: 6448758 E-COMMERCE, SOCIAL COMMERCE, MOBILE MARKETING

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Comércio na internet: muito mais que e-commerce

Comércio na internet: muito mais que e-commerce Comércio na internet: muito mais que e-commerce Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência

Leia mais

E um dia, quem sabe, poderemos despertar para o ser empreendedor. E ganhar dinheiro com esta história toda.

E um dia, quem sabe, poderemos despertar para o ser empreendedor. E ganhar dinheiro com esta história toda. COMÉRCIO ELETRÔNICO Introdução O comércio eletrônico ou e-commerce é a compra e venda de mercadorias ou serviços por meio da Internet, onde as chamadas Lojas Virtuais oferecem seus produtos e formas de

Leia mais

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO

PARANÁ GOVERNO DO ESTADO A COMUNICAÇÃO NA INTERNET PROTOCOLO TCP/IP Para tentar facilitar o entendimento de como se dá a comunicação na Internet, vamos começar contando uma história para fazer uma analogia. Era uma vez, um estrangeiro

Leia mais

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza

FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas. Módulo: Administração de Materiais. Profª Neuza FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo: Administração de Materiais Profª Neuza AULA ANTERIOR: Compras O que é??? É uma atividade de aquisição que visa garantir o abastecimento da empresa

Leia mais

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem

Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Disciplina: Suprimentos e Logística II 2014-02 Professor: Roberto Cézar Datrino Atividade 3: Transportes e Armazenagem Caros alunos, Essa terceira atividade da nossa disciplina de Suprimentos e Logística

Leia mais

Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet. 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet.

Nas áreas urbanas, 44% da população está conectada à internet. 97% das empresas e 23,8% dos domicílios brasileiros estão conectados à internet. Algumas pesquisa realizada recentemente, revelaram resultados surpreendentes sobre o uso da Internet nas empresas no Brasil. Neste artigo interpreta alguns dados e lhe revela as soluções que podem ajudar

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Como criar um clube de vantagens para seus clientes

Como criar um clube de vantagens para seus clientes Como criar um clube de vantagens para seus clientes Introdução Adquirir clientes no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante ações que fidelize

Leia mais

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Comercial. Vendas, Loja Virtual e Gestão de Comissões

T2Ti Tecnologia da Informação Ltda T2Ti.COM http://www.t2ti.com Projeto T2Ti ERP 2.0. Bloco Comercial. Vendas, Loja Virtual e Gestão de Comissões Bloco Comercial Vendas, Loja Virtual e Gestão de Comissões Objetivo O objetivo deste artigo é dar uma visão geral sobre os Módulos Vendas, Loja Virtual e Gestão de Comissões, que se encontram no Bloco

Leia mais

Iniciantes Home Broker

Iniciantes Home Broker Iniciantes Home Broker Para permitir que cada vez mais pessoas possam participar do mercado acionário e, ao mesmo tempo, tornar ainda mais ágil e simples a atividade de compra e venda de ações, foi criado

Leia mais

Comércio Eletrônico FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE

Comércio Eletrônico FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Comércio Eletrônico FTC FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS ADMINISTRAÇÃO IV SEMESTRE Definição Toda atividade de compra e venda realizada com recursos eletrônicos; Uso de mecanismos eletrônicos para a

Leia mais

A empresa digital: comércio e negócios eletrônicos

A empresa digital: comércio e negócios eletrônicos Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 06 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

SIAC SISTEMA ITAUTEC DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL

SIAC SISTEMA ITAUTEC DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL SIAC SISTEMA ITAUTEC DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL O SIAC é a solução integrada de automação comercial da Itautec para frente de loja. Um sistema que integra toda a área de vendas, fazendo com que a loja trabalhe

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS PERGUNTAS MAIS FREQUENTES 1. MEUS PEDIDOS Consigo rastrear o minha Compra? Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua Compra estão disponíveis em Meus pedidos.

Leia mais

SISTEMA DE INSCRIÇÕES ONLINE

SISTEMA DE INSCRIÇÕES ONLINE PROPOSTA COMERCIAL SISTEMA DE INSCRIÇÕES ONLINE PARA EVENTOS Para: ADVB Aos cuidados de: Mastrângela APRESENTAÇÃO Viemos apresentar a nossa proposta comercial para utilização de eventize! para seus eventos

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Transações Monetárias na Internet

Transações Monetárias na Internet Comércio Eletrônico Faculdade de Tecnologia SENAC Curso Superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular: Comércio Eletrônico Edécio Fernando Iepsen (edecio@terra.com.br) Transações

Leia mais

Poucas inovações na história da humanidade reúnem tantos benefícios potenciais quanto o Comércio Eletrônico (também conhecido como e-commerce).

Poucas inovações na história da humanidade reúnem tantos benefícios potenciais quanto o Comércio Eletrônico (também conhecido como e-commerce). Poucas inovações na história da humanidade reúnem tantos benefícios potenciais quanto o Comércio Eletrônico (também conhecido como e-commerce). A natureza global da tecnologia, a oportunidade de atingir

Leia mais

Sistemas web e comércio eletrônico. Aula 02 Arquiteturas de comércio eletrônico

Sistemas web e comércio eletrônico. Aula 02 Arquiteturas de comércio eletrônico Sistemas web e comércio eletrônico Aula 02 Arquiteturas de comércio eletrônico Tópicos abordados Arquitetura do e-commerce Aspectos importantes do e-commerce Modelos de negócios Identificação do modelo

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178

Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178 Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178 INDICE INTRODUÇÃO DIFINIÇÃO COMO FUNCIONA AS ETAPAS HISTORIA RELACIONAMENTO PRATICAS REDES SOCIAS EXEMPLOS VANTAGEM INTRODUÇÃO Comumente pode se entender

Leia mais

COMO CRIAR UMA LOJA VIRTUAL?

COMO CRIAR UMA LOJA VIRTUAL? EGC 9003-11 COMÉRCIO ELETRÔNICO PROFESSOR: LUIS ALBERTO GÓMEZ COMO CRIAR UMA LOJA VIRTUAL? ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO Conceito de comércio e seus componentes Perguntas essenciais Passo a passo de como criar

Leia mais

Cartão BRB Pré-Pago. Como adquirir

Cartão BRB Pré-Pago. Como adquirir Cartão BRB Pré-Pago O Cartão BRB Pré-Pago facilita a sua vida e da sua família. Com ele você tem mais controle dos seus castos, paga pequenas despesas do dia a dia, usa em vários lugares do País e pode

Leia mais

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA

MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA MATRIZ SWOT VANTAGENS DE SUA UTILIZAÇÃO NO COMÉRCIO VAREJISTA Daniela Vaz Munhê 1 Jenifer Oliveira Custódio Camara 1 Luana Stefani 1 Murilo Henrique de Paula 1 Claudinei Novelli 2 Cátia Roberta Guillardi

Leia mais

MODELO PLANO DE NEGÓCIO

MODELO PLANO DE NEGÓCIO MODELO PLANO DE NEGÓCIO Resumo dos Tópicos 1 EMPREENDEDOR... 3 1.1. O EMPREENDIMENTO... 3 1.2. OS EMPREENDEDORES... 3 2 GESTÃO... 4 2.1. DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO... 4 2.3. PLANO DE OPERAÇÕES... 4 2.4. NECESSIDADE

Leia mais

Segurança em Comércio Eletrônico. <Nome> <Instituição> <e-mail>

Segurança em Comércio Eletrônico. <Nome> <Instituição> <e-mail> Segurança em Comércio Eletrônico Agenda Comércio Eletrônico Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Comércio eletrônico (1/2) Permite: comprar grande quantidade

Leia mais

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay

Márcio Leandro Moraes Rodrigues. Frame Relay Márcio Leandro Moraes Rodrigues Frame Relay Introdução O frame relay é uma tecnologia de chaveamento baseada em pacotes que foi desenvolvida visando exclusivamente a velocidade. Embora não confiável, principalmente

Leia mais

BLACK FRIDAY 2015 PREPARE-SE PARA A MELHOR SEXTA DO ANO! Desenvolvido pela Equipe da:

BLACK FRIDAY 2015 PREPARE-SE PARA A MELHOR SEXTA DO ANO! Desenvolvido pela Equipe da: BLACK FRIDAY 2015 PREPARE-SE PARA A MELHOR SEXTA DO ANO! Desenvolvido pela Equipe da: INTRODUÇÃO: #BLACKFRIDAY Origem: Nos Estados Unidos, na década de 60, como a sexta após o Feriado de Ação de Graças,

Leia mais

Lista de casamento. A Lista de Casamento não tem custo para os noivos. Funciona da seguinte maneira:

Lista de casamento. A Lista de Casamento não tem custo para os noivos. Funciona da seguinte maneira: Lista de casamento Sugestão de texto de e-mail para o cliente Prezada Srª. XXX, boa tarde. Primeiramente gostaria de agradecer seu importante contato. A Lista de Casamento não tem custo para os noivos.

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr

Tecnologia da Informação. Prof Odilon Zappe Jr Tecnologia da Informação Prof Odilon Zappe Jr Comércio Eletrônico Um breve histórico Comércio compra, venda, troca de produtos e serviços; Incrementado pelos Fenícios, Árabes, Assírios e Babilônios uso

Leia mais

AQUI VOCÊ ENCONTRA! (67) 9674-5519 Salas comerciais, veículos, imóveis, serviços, produtos, ofertas, eventos e muito mais...

AQUI VOCÊ ENCONTRA! (67) 9674-5519 Salas comerciais, veículos, imóveis, serviços, produtos, ofertas, eventos e muito mais... Quem somos: O site msfacil.com.br, foi criado posteriormente do site ivifacil.com.br, que atendia somente a cidade de Ivinhema. Desde a criação do Ivifácil, já ocorria à expectativa para expansão do site,

Leia mais

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo

SONHOS AÇÕES. Planejando suas conquistas passo a passo SONHOS AÇÕES Planejando suas conquistas passo a passo Todo mundo tem um sonho, que pode ser uma viagem, a compra do primeiro imóvel, tranquilidade na aposentadoria ou garantir os estudos dos filhos, por

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

PHARMACEUTICAL BENEFIT MANAGEMENT PBM

PHARMACEUTICAL BENEFIT MANAGEMENT PBM PHARMACEUTICAL BENEFIT MANAGEMENT PBM CONCEITO, DESCRIÇÃO E ASPECTOS CONTRATUAIS CASTRO PEIXOTO ADVOCACIA PBM - Pharmaceutical Benefit Management Conceito, descrição e aspectos contratuais 1. PBM Conceito

Leia mais

O CONSUMO VIRTUAL NO BRASIL

O CONSUMO VIRTUAL NO BRASIL O CONSUMO VIRTUAL NO BRASIL Março 2015 1. PANORAMA DO CONSUMO VIRTUAL NO BRASIL Eletroeletrônicos, livros e calçados foram os itens mais comprados em 2014. Índice de satisfação do consumidor virtual brasileiro

Leia mais

Pesquisa Profissionais de Ecommerce

Pesquisa Profissionais de Ecommerce Pesquisa Profissionais de Ecommerce Agosto de 2011 http://www.ecommerceschool.com.br Introdução O crescimento do comércio eletrônico brasileiro é feito com tecnologia e pessoas. Por trás desse crescimento

Leia mais

Perguntas e Respostas NOVO SITE PEDIDOSONLINE HERBALIFE NO MYHERBALIFE.COM.BR BRASIL, 2013.

Perguntas e Respostas NOVO SITE PEDIDOSONLINE HERBALIFE NO MYHERBALIFE.COM.BR BRASIL, 2013. Geral Como posso pedir produtos em outros países? Como eu coloco Pedidos através do myherbalife.com.br? Como eu pago a Taxa de Processamento Anual? Esse mês tem fechamento duplo. Eu terei a possibilidade

Leia mais

Unidade IV MERCADOLOGIA. Profº. Roberto Almeida

Unidade IV MERCADOLOGIA. Profº. Roberto Almeida Unidade IV MERCADOLOGIA Profº. Roberto Almeida Conteúdo Aula 4: Marketing de Relacionamento A Evolução do Marketing E-marketing A Internet como ferramenta As novas regras de Mercado A Nova Era da Economia

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida!

Apresentação. Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! Apresentação Vitae Tec Tecnologia a Serviço da Vida! A Vitae Tec A Vitae Tec é uma empresa de tecnologia que tem como missão oferecer serviços e produtos adequados às necessidades do cliente - pessoa física

Leia mais

de ligação telefônica ou SMS, ligado,

de ligação telefônica ou SMS, ligado, O mercado de rastreamento de veículos tem tido nos últimos anos um crescimento constante e essa demanda vem aumentando a cada dia. Porém para poder explorar este mercado fantástico ainda é necessário alto

Leia mais

Profa. Reane Franco Goulart

Profa. Reane Franco Goulart Sistemas CRM Profa. Reane Franco Goulart Tópicos Definição do CRM O CRM surgiu quando? Empresa sem foco no CRM e com foco no CRM ParaqueCRM é utilizado? CRM não é tecnologia, CRM é conceito! CRM - Customer

Leia mais

Cobre Bem Tecnologia

Cobre Bem Tecnologia Cobre Bem Tecnologia A Empresa Fundada em 1995, a Cobre Bem Tecnologia, sempre visou produzir softwares que automatizassem cada vez mais as cobranças utilizando para isso uma tecnologia de ponta. Com a

Leia mais

www.paranoashopping.com.br Seja muito bem vindo ao portal de compras do Paranoá e região!

www.paranoashopping.com.br Seja muito bem vindo ao portal de compras do Paranoá e região! www.paranoashopping.com.br Seja muito bem vindo ao portal de compras do Paranoá e região! Já pensou em vender seus produtos e serviços pela internet? O Brasil é o 3 país onde mais se faz compras pela internet,

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

Opção. sites. A tua melhor opção!

Opção. sites. A tua melhor opção! Opção A tua melhor opção! Queremos te apresentar um negócio que vai te conduzir ao sucesso!!! O MUNDO... MUDOU! Todos sabemos que a internet tem ocupado um lugar relevante na vida das pessoas, e conseqüentemente,

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA

A ERA DIGITAL E AS EMPRESA A ERA DIGITAL E AS EMPRESA Em 1997 o Brasil já possuia 1,8 MILHÕES de usuários Brasil O 5 Maior país em extensão territorial Brasil 5 Vezes campeão do Mundo Brasil O 5 Maior país em número de pessoas conectadas

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

Argumentos de Vendas. Versão 20150206.01. Nossa melhor ligação é com você

Argumentos de Vendas. Versão 20150206.01. Nossa melhor ligação é com você Argumentos de Vendas Versão 20150206.01 Nossa melhor ligação é com você Algumas perguntas que podem ser feitas Você está satisfeito com sua operadora atual? Você é bem atendido quando liga na central de

Leia mais

Site Empresarial Uma oportunidade de negócios na Internet. jairolm@sebraesp.com.br

Site Empresarial Uma oportunidade de negócios na Internet. jairolm@sebraesp.com.br Site Empresarial Uma oportunidade de negócios na Internet jairolm@sebraesp.com.br O SEBRAE e o que ele pode fazer pelo seu negócio Consultorias SEBRAE Mais Programas setoriais Palestras Trilha de aprendizagem

Leia mais

O primeiro guia online de anúncios de Guarulhos a se tornar franquia nacional

O primeiro guia online de anúncios de Guarulhos a se tornar franquia nacional O primeiro guia online de anúncios de Guarulhos a se tornar franquia nacional O guia online Vitrine de Guarulhos é um dos produtos do Grupo Vitrine X3, lançado no dia 11/11/11 com o objetivo de promover

Leia mais

Moip Assinaturas. Gerencie mensalidades, assinaturas e cobranças recorrentes

Moip Assinaturas. Gerencie mensalidades, assinaturas e cobranças recorrentes Gerencie mensalidades, assinaturas e cobranças recorrentes outubro/2012 Índice O Mercado de Assinaturas... 03 O Moip Assinaturas... 04 Fluxo básico... 04 APIs... 05 Versão 1.0... 06 Participe do Beta...

Leia mais

Mais segurança e tranquilidade para suas vendas.

Mais segurança e tranquilidade para suas vendas. Mais segurança e tranquilidade para suas vendas. A PagOK - Sistemas para Meios de Pagamentos, é uma empresa parceira da Golfran que foi criada para auxiliar você, consultora. Agora, basta ter acesso à

Leia mais

TÍTULO: COMERCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO

TÍTULO: COMERCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO TÍTULO: COMERCIO ELETRÔNICO (E-COMMERCE) CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE DE AURIFLAMA AUTOR(ES): EBERSON EVANDRO DA SILVA GUNDIN, PAULO

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

Faça suas compras sem sair de casa, com todo conforto e praticidade.

Faça suas compras sem sair de casa, com todo conforto e praticidade. Faça suas compras sem sair de casa, com todo conforto e praticidade. Agora você já pode dizer á todos que tem um fantástico cartão onde poderá realizar todas suas compras sem sair de casa. Stress com filas,

Leia mais

Mais segurança e tranquilidade para suas vendas.

Mais segurança e tranquilidade para suas vendas. Mais segurança e tranquilidade para suas vendas. A PagOK - Sistemas para Meios de Pagamentos, é uma empresa parceira da Golfran que foi criada para auxiliar você, consultora. Agora, basta ter acesso à

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3.

E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1. Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. E-COMMERCE COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR FRENTE ÀS TRANSAÇÕES ON-LINE 1 Tahinan Pattat 2, Luciano Zamberlan 3. 1 Trabalho de conclusão de curso de Administração da Unijuí 2 Aluno do Curso de Administração

Leia mais

Sumário. Vipexpress Plataforma web para intermediação de vendas online entre usuários

Sumário. Vipexpress Plataforma web para intermediação de vendas online entre usuários Sumário... 1 Sobre o Vipexpress... 2 Vantagens do Marketplace... 2 Funcionalidades destaques da plataforma... 2 Categorias... 2 Anúncios... 3 Módulo de pedidos do administrador... 3 A combinar com o vendedor...

Leia mais

Como inovar e conquistar novas vendas e novos compradores. Marcos Cavagnoli CEO + Co-Founder da Koin

Como inovar e conquistar novas vendas e novos compradores. Marcos Cavagnoli CEO + Co-Founder da Koin Como inovar e conquistar novas vendas e novos compradores Marcos Cavagnoli CEO + Co-Founder da Koin BATE-PAPO Números do E-commerce Brasileiro Sobre o faturamento: R$ 49,8 bilhões em 2015 (crescimento

Leia mais

Perguntas frequentes

Perguntas frequentes Perguntas frequentes 1. MEUS PEDIDOS Consigo rastrear o minha Compra? Sim. As informações mais atualizadas sobre sua Compra e a situação de entrega de sua Compra podem ser adquiridas a qualquer momento

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile

APRESENTAÇÃO. Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil. Totalmente compatível com Mobile APRESENTAÇÃO Totalmente compatível com Mobile Sua melhor opção em desenvolvimento de sites! Mais de 200 clientes em todo o Brasil APRESENTAÇÃO Muito prazer! Somos uma empresa que presta serviços em soluções

Leia mais

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Quantidade de entrevistas realizadas: 656

Metodologia. Entrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online. Quantidade de entrevistas realizadas: 656 Compras - Natal Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento

Leia mais

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA Necessidade de informatizar a empresa Uma senhora muito simpática, Dona Maria das Coxinhas, feliz proprietária de um comércio de salgadinhos, está,

Leia mais

Mostrar área de trabalho.scf. Manual do Produto EDI.

Mostrar área de trabalho.scf. Manual do Produto EDI. Mostrar área de trabalho.scf Manual do Produto EDI. ÍNDICE MANUAL DO PRODUTO EDI....3 1. O QUE É O EDI?...3 1.1. VANTAGENS... 3 1.2. FUNCIONAMENTO... 3 1.3. CONFIGURAÇÃO NECESSÁRIA... 3 2. UTILIZANDO O

Leia mais

Como criar um clube de vantagens em sua empresa

Como criar um clube de vantagens em sua empresa Como criar um clube de vantagens em sua empresa Uma publicação Introdução Atrair e reter bons funcionários no mundo competitivo atual é cada vez mais difícil e caro. Por este motivo, torna-se muito importante

Leia mais

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação

Módulo 15 Resumo. Módulo I Cultura da Informação Módulo 15 Resumo Neste módulo vamos dar uma explanação geral sobre os pontos que foram trabalhados ao longo desta disciplina. Os pontos abordados nesta disciplina foram: Fundamentos teóricos de sistemas

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

Proposta de Franquia SMS Marketing. A Empresa

Proposta de Franquia SMS Marketing. A Empresa Proposta de Franquia SMS Marketing A Empresa A DeOlhoNaWeb Soluções Digitais é uma empresa de internet em forte crescimento, que foi fundada em 2012 com objetivo de oferecer soluções inovadoras por um

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso

Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Simulado Verdadeiro ou Falso 1. Muitas organizações estão utilizando tecnologia da informação para desenvolver sistemas

Leia mais