EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM"

Transcrição

1 LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. isla.pt laureate.net linha azul:

2 MEMBRO CERTIFICAÇÃO

3 LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS Líder global no Ensino Superior, a Laureate International Universities integrou, em 2011, o ISLA Campus Lisboa. Conta hoje com 60 instituições inovadoras e de reconhecida qualidade, em 29 países, com mais de estudantes. Tendo como Chanceler Honorário o ex-presidente Bill Clinton, a Laureate International Universities aposta num ensino diferenciado, proporcionando aos estudantes a oportunidade de uma educação internacional, que nenhuma instituição de Ensino Superior em Portugal tem condições para oferecer. Por fazer parte da Laureate International Universities, o maior grupo de Universidades do Mundo, o ISLA Campus Lisboa é a única instituição de Ensino Superior Portuguesa que lhe oferece uma diversidade de cursos superiores reconhecidos internacionalmente, com base nas melhores práticas e uma maior interacção com o mundo empresarial em Portugal e no estrangeiro, capaz de lhe abrir as portas para o Mundo. No ISLA Campus Lisboa os estudantes têm a oportunidade de assistir, presencialmente e por transmissão, a conferências internacionais, com líderes e profissionais de referência, sobre os mais variados temas e tendências. O Campus dispõe de uma grande flexibilidade de horários, com as melhores tecnologias ao seu serviço, 365 dias por ano.

4 A NOSSA PROPOSTA DE VALOR A proposta de valor da formação executiva do ISLA Campus Lisboa está centrada no desenvolvimento de executivos. Reinventámos o conceito tradicional desta área de formação, assente em três grandes dimensões. Fóruns de discussão Case Studies Role Plays Business Games Simulação METODOLOGIA PEDAGÓGICA CORPO DOCENTE Practice Leaders PhDs em Universidades de renome internacional, que publicam em revistas científicas internacionais Aprendizagem interactiva e dirigida à aplicação em problemas reais. FORMAÇÃO EXECUTIVA CONTEÚDOS Exposição diversificada que permite experiência sem paralelo. Conteúdos Business Schools Laureate Sistematização dos conhecimentos por processos organizacionais, aproximando os cursos da realidade empresarial. Aplicação do conhecimento à realidade.

5 METODOLOGIA PEDAGÓGICA Aprendizagem interactiva e dirigida à aplicação em problemas reais. No ISLA Campus Lisboa os métodos pedagógicos da formação de executivos são dirigidos ao desenvolvimento do pensamento crítico. Acreditamos que todos os conceitos podem ter uma aplicação prática. Por isso, as metodologias de aprendizagem não se focam na memorização de conceitos, mas na compreensão da realidade - visão integrada e sistémica e na modificação das atitudes, dos comportamentos e das práticas profissionais. Através deste modelo desenvolve-se uma percepção conceptual da realidade, que se traduz numa capacidade de resolução de problemas concretos, com efeitos positivos na forma de ACTUAR e de LIDERAR. CONTEÚDOS Aplicação do conhecimento à realidade. Por fazer parte da Laureate International Universities, o ISLA Campus Lisboa tem a oportunidade de incorporar conteúdos das Business Schools do Grupo, espalhadas pelos cinco continentes. Desta forma, permite uma experiência diferenciadora, com conteúdos internacionais, actuais e dirigidos às necessidades das empresas. Os conteúdos estão orientados por processo e não por disciplinas académicas tradicionais, numa nova visão integrada, menos elementar e mais dirigida à compreensão sistémica do funcionamento REAL das empresas.

6 CORPO DOCENTE PhDs com exposição internacional e Practice Leaders. É o corpo docente que concretiza todo o conceito da formação de executivos, inspirando e despertando a curiosidade pelo conhecimento e a transformação de atitudes e comportamentos. No ISLA Campus Lisboa, o corpo docente é composto por opinion makers que estão presentes regularmente na comunicação social, abordando temas da actualidade e de interesse para as empresas portuguesas. Contamos neste grupo com PhDs com uma exposição global, quer através da publicação em revistas científicas internacionais, quer da realização do Doutoramento em Universidades de renome internacional e Practice Leaders, profissionais de referência ao nível empresarial, que se distinguem na sua área de actuação. É esta conjugação de diferentes backgrounds e perspectivas que permite viver uma experiência verdadeiramente enriquecedora, que consubstancia a nossa metodologia pedagógica. CARLOS ANDRADE Coordenador:Pós-Graduação Comunicação e Jornalismo Desportivo Jornalista, Docente Universitáro e Formador. JOÃO PINTO E CASTRO Coordenador: Executive Master Digital Marketing Doutorado em Gestão pela Universidade do Algarve. Director Geral da Ology Consultoria de Marketing e Comunicação. JOSÉ MANUEL FONSECA Coordenador: Executive Master Management Doutorado em Management pela Universidade de Hertfordshire. Consultor nas áreas de Inovação e Estratégia. FERNANDO NEVES DE ALMEIDA Coordenador: Executive Master People Management Presidente da Boyden em Portugal. FRANCISCO CESÁRIO Coordenador Científico: Executive Master Human Resources Doutorado em Ciências do Trabalho pela Universidade de Cádis. MPhil em Business & Management pela Middlesex University Business School. Especialista em Gestão de Recursos Humanos.

7 LUÍS ANDRADE Coordenador Executivo: Executive Master Human Resources Doutorado em Ciências do Trabalho. Director de Serviço nos CTT. LUÍS LOURENÇO Coordenador: Executive Master Sports Management Ex-Presidente do Vitória de Setúbal. Doutorado em Management. Autor da biografia oficial de José Mourinho. MARGARIDA RODRIGUES Coordenadora: Executive Master Sales Management Directora de Vendas OT da PepsiCo / Matutano. MIGUEL RANGEL Coordenador: Executive Master Marketing Management Ex-Director de Marketing do Continente. Ex-Director de Relações Institucionais Marca e Comunicação da Sonae. ORLANDO FONTAN Coordenador: Executive Master Project Management Doutorando em Global Management, Strategy and Entrepreneurship (ISCTE Business School). Percurso profissional: Novabase, Rumos Formação, Caixa Geral de Depósitos e Vodafone Portugal. RODRIGO CARMONA Coordenador: Pós-Graduação In-Store Marketing Director de Marketing Bolachas e Ex-Customer Marketing Manager - Kraft Foods Portugal.

8 OS NOSSOS PROGRAMAS Executive Masters Pós-Graduações Internacionalização Soft Skills In-Company Bridging Courses EXECUTIVE MASTERS Tendo uma duração de cerca de 300 horas, estes cursos visam conjugar a aquisição e consolidação de conhecimentos sistémicos sobre mercados e indústrias, o desenvolvimento de competências avançadas de Gestão e o contacto com os mais recentes progressos científicos e tecnológicos. Possibilita o prosseguimento de estudos, podendo os estudantes obter o grau de Mestre em mais 1 ano lectivo. PÓS-GRADUAÇÕES Com cerca de 200 horas, estas formações visam o aprofundamento de competências instrumentais, aplicadas à vida empresarial. Privilegia-se, assim, o domínio de novas metodologias de diagnóstico e de avaliação, o desenvolvimento sustentado de práticas e técnicas profissionais de elevado nível e a aplicação destas competências ao contexto laboral dos estudantes. INTERNACIONALIZAÇÃO Formações de curta duração, que visam proporcionar a líderes empresariais conhecimentos profundos e específicos da realidade política, social, económica e empresarial de determinadas áreas geográficas ou países, apoiando empresas que pretendem iniciar ou consolidar processos de internacionalização. SOFT SKILLS Visam incrementar as competências de comunicação, de persuasão, de negociação e de liderança, contribuindo, assim, para o desenvolvimento pessoal e profissional

9 dos participantes. Baseando-se em métodos activos apostando, principalmente, no role play, na simulação e na autoscopia estes cursos procuram, num primeiro momento, fazer um diagnóstico das competências interpessoais do estudante para, num segundo momento, estabelecerem um programa de desenvolvimento pessoal, apoiado pelos nossos especialistas. IN-COMPANY As soluções In-Company da Formação Executiva do ISLA Campus Lisboa são tailor made flexíveis, costumizadas, alinhadas com o perfil dos participantes e com a realidade, necessidades e objectivos de cada empresa. BRIDGING COURSES Os estudantes sem formação na área de ciências empresariais terão acesso a cursos de preparação, de forma a adquirir os conhecimentos necessários para frequentar com sucesso uma formação de executivos nesta área.

10 LAUREATE ENGLISH PROGRAM Preparamos os nossos estudantes para a capacidade de comunicar em inglês, um dos factores críticos de sucesso no mercado competitivo actual, principalmente ao nível da mobilidade e carreira profissional. No mercado competitivo actual, a capacidade de comunicar em inglês é essencial para qualquer estudante e profissional. O Laureate English Program tem como objectivo garantir que os nossos estudantes estão preparados para enfrentar este novo desafio, alcançando melhores resultados e sucesso no mercado de trabalho. O Laureate English Program é desenvolvido em parceria com Cambridge University Press, Cambridge ESOL e BELL Educational Trust, no sentido de proporcionar uma experiência de aprendizagem única e inovadora. Com este programa, todos os nossos estudantes poderão atingir o nível de inglês B1, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR), que corresponde ao padrão emergente, desejado pelos empregadores e reconhecido internacionalmente. Todos os estudantes têm a oportunidade de realizar um placement test e, em função do nível que têm, seguir um plano de formação que lhes permita alcançar o nível B1. As aulas são adaptadas aos conteúdos de Cambridge, sendo dinâmicas e interactivas através de sessões presenciais e online. São desenvolvidos dois tipos de competências: English for Study Skills e English for Academic Purposes, que permitem uma evolução no nível de inglês, assim como de competências ao nível do pensamento crítico.

11 EXECUTIVE MASTER HUMAN RESOURCES MANAGEMENT POTENCIE A PERFORMANCE ORGANIZACIONAL POSICIONAMENTO Curso de Executivos para Direcção, que permite aos participantes: Compreender, de forma mais profunda, o meio ambiente onde as empresas se posicionam; Adquirir skills avançadas em Management; Adquirir skills na área de Recursos Humanos; Contactar com os mais recentes avanços científicos nesta área de conhecimento. Diferencia-se por ser um curso dirigido a gestores que procurem, por um lado, desenvolver um entendimento aprofundado da relação entre o Management e os Recursos Humanos, sistematizando os conhecimentos por processos organizacionais e, por outro, adquirir competências analíticas e de gestão, que contribuam para a melhoria do desempenho organizacional.

12 EXECUTIVE MASTER HUMAN RESOURCES MANAGEMENT DESTINATÁRIOS Este Executive Master destina-se a Directores- -Gerais e Directores de Áreas Funcionais (Recursos Humanos, Administrativa ) que desejem adquirir competências em Estratégia, Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos, bem como profissionais que procurem aprofundar os conhecimentos nesta área científica. Assim, os diplomados em Human Resources Management estarão focados no desenvolvimento de processos estratégicos de gestão de Recursos Humanos e no strategic fit entre competências organizacionais e factores-chave de sucesso. MAIS-VALIAS Utilização de um método pedagógico que assenta na discussão e resolução de casos de empresas portuguesas. Os casos são desenhados especificamente para este curso, de forma a permitir a integração de conhecimento e a sua aplicação prática; Corpo Docente de Excelência, com experiência académica e profissional relevante, a nível nacional e internacional; Possibilidade de prosseguimento de estudos para Mestrado Académico: os estudantes obterão equivalências para o Mestrado em Gestão de Recursos Humanos, pelo que, em mais um ano lectivo, poderão obter este grau académico; Acesso aos Bridging Courses dos Executive Masters, que permitem aos participantes que o desejem adquirir conhecimentos na área da Contabilidade, Finanças, Economia e Técnicas Quantitativas; Instalações e equipamentos preparados para as exigências pedagógicas do curso: sala Premium, mobiliário adaptado a aulas de discussão e case studies e estacionamento. CORPO DOCENTE COORDENADOR EXECUTIVO: LUÍS ANDRADE Doutorado em Ciências do Trabalho pela Universidade de Cádis. Director de Serviço a Clientes dos CTT. Membro da Direcção e Sócio Fundador da Associação de Profissionais de Customer Service. Docente Universitário. COORDENADOR CIENTÍFICO: FRANCISCO SANTOS CESÁRIO Doutorado em Ciências do Trabalho pela Universidade de Cádis. MPhil em Business & Management pela Middlesex University Business School. Especialista em Gestão de Recursos Humanos. Docente Universitário. CATARINA HORTA Directora de Recursos Humanos do Grupo Randstad e Directora da Psicoforma e da Solisform. Foi Directora de Recursos Humanos da Schering-Plough. DINIS LARANJEIRA Economista. Experiência de Direcção de Áreas de Planeamento e Controlo de Gestão em várias empresas. Docente Universitário. FERNANDO NEVES DE ALMEIDA Presidente da Boyden em Portugal. Docente Universitário. Autor de diversos livros na área de Recursos Humanos.

13 FORMAÇÃO EXECUTIVA JOSÉ MANUEL FONSECA Doutorado em Management pela Universidade de Hertfordshire. Foi Administrador e Director-Geral de empresas de confecções, de construções técnicas e de comércio de equipamentos industriais; Foi consultor de mudança organizacional, de comunicação e inovação em empresas nacionais e internacionais. Docente Universitário. MARIA JOSÉ SOUSA Doutoramento em Gestão Industrial pela Universidade de Aveiro. Investigadora do Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações. Docente Universitária. Autora de diversos livros na área de Recursos Humanos e Tecnologias da Informação. MIGUEL FARO VIANA Occupational Health Manager na Refer. Foi H.R. Director na Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. Docente Universitário. ORLANDO FONTAN Percurso profissional na Novabase, Rumos Formação, CGD e Vodafone Portugal; Membro da Associação Portuguesa para o Empreendedorismo. Docente Universitário. PEDRO BETTENCOURT DA CÂMARA Doutorado em Ciências do Trabalho pela Universidade de Cádis. Managing Partner no Pedro Câmara & Associados. Desempenhou funções executivas na Shell, na Digital e na PepsiCo. Docente Universitário. Autor de diversos livros na área de Recursos Humanos. CONFERENCISTA: MARIA JOSÉ CHAMBEL Doutorada em Psicologia Social pela Universidade de Lisboa. Investigadora nas áreas da GRH e do Bem-Estar Laboral. Docente Universitária.

14 FORMAÇÃO EXECUTIVA PLANO DE ESTUDOS CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS Fundamentos de Gestão Fundamentos Estratégicos de Recursos Humanos Cultura & Clima Organizacional Case Study I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gestão do Conhecimento & Inovação Mudança & Desenvolvimento Organizacional Case Study II PRÁTICAS DE RECURSOS HUMANOS Gestão da Atracção & do Potencial Gestão de Recompensas & do Desempenho Gestão do Talento & do Capital Humano Gestão da Diversidade & da Internacionalização Case Study III GESTÃO DE ATITUTES E COMPORTAMENTOS Atitudes & Bem-Estar Laboral Liderança & Gestão de Equipas Case Study IV OUTCOMES ORGANIZACIONAIS Gestão de Projectos em Recursos Humanos H.R. Analytics Controlo de Gestão & Avaliação da Performance Case Study V DOCENTES José Manuel Fonseca Francisco Santos Cesário Luis Andrade Francisco Santos Cesário/ Luis Andrade DOCENTES José Manuel Fonseca Miguel Faro Viana Francisco Santos Cesário/ Luis Andrade DOCENTES Fernando Neves de Almeida Francisco Santos Cesário Catarina Horta Pedro Bettencourt da Câmara Francisco Santos Cesário/ Luis Andrade DOCENTES Maria José Chambel (conferencista) Francisco Santos Cesário/ Luis Andrade DOCENTES Orlando Fontan Maria José Sousa Dinis Laranjeira Francisco Santos Cesário/ Luis Andrade Para mais informações:

15 LOCALIZAÇÃO Pontinha Casa do Artista Teatro Armando Cortez Estrada da Correia IC17 Carnide Quinta do Bom Nome Estrada da Correia, Nº Lisboa Nº Azul: Av. Mal. Teixeira Rebelo Hospital da Luz Av. Lusiada C. C. Colombo Estação - Carnide Linha Azul 726 Pontinha (Centro) Sapadores 729 Bairro Padre Cruz Algés 768 Quinta Olival Cidade Unziversitária 202 Linda-a-velha Cais Do Sodré (Rede Madrugada) Parques de Estacionamento: ISLA Campus lisboa: 42 Lugares Casa do Artista: 200 Lugares Coordenadas Geográficas: 38'' 45' 36.06º N 9'' 11' 37.53º W 143 Amadora Este Pontinha 128 Dolce Vita Colégio Militar (Não pára na Pontinha) 165 Dolce Vita Colégio Militar (Rede Madrugada) 210 Caneças Colégio Militar 205 Odivelas Colégio Militar 231 Dolce Vita Pontinha

16 isla.pt laureate.net linha azul:

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TÓPICOS AVANÇADOS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TÓPICOS AVANÇADOS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular TÓPICOS AVANÇADOS DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (2º Ciclo) 2. Curso Mestrado em Gestão de Recursos

Leia mais

- Licenciatura em Psicologia, área de Psicologia Social e das Organizações, no ISPA

- Licenciatura em Psicologia, área de Psicologia Social e das Organizações, no ISPA CURRICULUM VITAE IDENTIFICAÇÃO Nome: Francisco Guilherme Serranito Nunes Data de nascimento: 16/11/1964 Estado civil: divorciado Morada: Av. Bombeiros Voluntários, nº 46, 3º Esqº 1495-021 ALGÉS e-mail:

Leia mais

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO

GESTÃO MESTRADO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO. REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos OBJETIVOS DO CURSO MESTRADO GESTÃO DESENVOLVE CONNOSCO AS TUAS COMPETÊNCIAS EM GESTÃO REGIME PÓS-LABORAL DURAÇÃO 3 semestres N.º DE ECTS 90 créditos O mestrado em Gestão é uma oferta formativa da ESTG, para o ano letivo

Leia mais

ACELERA + PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE NOVOS PROJETOS EMPRESARIAIS. Workshops de Trabalho e Capacitação Start-ups e Empreendedores

ACELERA + PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE NOVOS PROJETOS EMPRESARIAIS. Workshops de Trabalho e Capacitação Start-ups e Empreendedores ACELERA + PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE NOVOS PROJETOS EMPRESARIAIS Workshops de Trabalho e Capacitação Start-ups e Empreendedores Objetivos Dotar os jovens empreendedores de conhecimentos e competências-base

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direcção de Recursos Humanos

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Direcção de Recursos Humanos INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico 28/10/2015 Aprovação do Conselho Técnico-Científico 16/12/2015 Ficha de

Leia mais

Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo

Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo DESDE 1990 O ISCET Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo é um estabelecimento de ensino superior politécnico, criado em 25 de

Leia mais

ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO

ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO ANEXO I MEMBROS DA SUBCOMISSÃO F1 DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO EXTERNA F NA ÁREA DA GESTÃO ALBERTO JOSÉ SANTOS RAMALHEIRA Licenciatura em Finanças no Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada Correio(s) electrónico(s) Maria Neves Rua do Passal, Nº 46, 1º D, 9500-096 Ponta Delgada Telemóvel 936602762 / 926592751

Leia mais

Negociação para Administradores e Executivos

Negociação para Administradores e Executivos www.pwcacademy.pt Negociação para Administradores e Executivos 15 e 16 de Dezembro de 2011 Academia da PwC Um curso com especial incidência sobre as competências essenciais da negociação para a alta direcção,

Leia mais

2012/2013 MESTRADOS ENTRE NO MAIOR GRUPO MUNDIAL DE ENSINO SUPERIOR - LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES LAUREATE ENGLISH PROGRAM

2012/2013 MESTRADOS ENTRE NO MAIOR GRUPO MUNDIAL DE ENSINO SUPERIOR - LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM PARTILHA DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS EMPREGABILIDADE INTERNACIONALIZAÇÃO MESTRADOS 2012/2013 ENTRE NO MAIOR GRUPO MUNDIAL DE ENSINO SUPERIOR - LAUREATE INTERNATIONAL

Leia mais

TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO

TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA ITINERÁRIO FORMATIVO TECNÓLOGO EM AGROINDÚSTRIA Módulo Básico I 3 Módulo Específico II 365 h Beneficiamento e Industrialização de Grãos Toxicologia dos Alimentos Sistemas Agroindustriais Alimentares Sistemas de Armazenamento

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS RELACIONAIS

PÓS-GRADUAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS RELACIONAIS PÓS-GRADUAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS RELACIONAIS DIRECÇÃO DO CURSO Ernesto SPINELLI Londres, Reino Unido Daniel SOUSA DURAÇÃO E ESTRUTURA DO CURSO O curso tem a duração de um ano lectivo dividido

Leia mais

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ)

CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL DE TÉCNICOS SUPERIORES BACHARÉIS, LICENCIADOS E MESTRES CURSO DE INTEGRAÇÃO EMPRESARIAL DE QUADROS (CIEQ) GUIA DE CURSO ÍNDICE 1 - Objectivo do curso 2 - Destinatários 3 - Pré-requisitos

Leia mais

Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém

Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém Escola Superior de Gestão e Tecnologia de Santarém Planeamento estratégico de sistemas de informação de Departamento de Informática e Métodos Quantitativos Licenciatura em Informática - 3º Ano Sistemas

Leia mais

Principais funções do Gestor e do Coordenador de Formação. Não podemos prever o futuro mas podemos construí-lo!

Principais funções do Gestor e do Coordenador de Formação. Não podemos prever o futuro mas podemos construí-lo! Principais funções do Gestor e do Coordenador de Formação Não podemos prever o futuro mas podemos construí-lo! ENQUADRAMENTO A formação profissional surge como um dos instrumentos indispensáveis para o

Leia mais

Mestrado Engenharia Electrotécnica e de Computadores

Mestrado Engenharia Electrotécnica e de Computadores Mestrado Engenharia Electrotécnica e de Computadores Área de Especialização em Energias Renováveis e Sistemas de Potência Edição 2007/2008 Enquadramento Especialização de Energias Renováveis e Sistemas

Leia mais

EDIFÍCIOS BALANÇO. Rumo ao Impacte Nulo da Construção e Reabilitação nas Cidades. 22 Novembro Museu das Comunicações. Lisboa.

EDIFÍCIOS BALANÇO. Rumo ao Impacte Nulo da Construção e Reabilitação nas Cidades. 22 Novembro Museu das Comunicações. Lisboa. Evento EDIFÍCIOS BALANÇO Rumo ao Impacte Nulo da Construção e Reabilitação nas Cidades PARTICIPE 22 Novembro 2011 Museu das Comunicações Lisboa ORGANIZAÇÃO UMA PUBLICAÇÃO APOIO APRESENTAÇÃO A conferência

Leia mais

Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo

Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo DESDE 1990 O ISCET Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo é um estabelecimento de ensino superior politécnico, criado em 25 de

Leia mais

ANÚNCIO PARA PARTICIPAÇÃO NO LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA REDE DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS

ANÚNCIO PARA PARTICIPAÇÃO NO LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA REDE DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS ANÚNCIO PARA PARTICIPAÇÃO NO LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DA REDE DE INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS PROCESSO DE MAPEAMENTO DAS INFRAESTRUTURAS TECNOLÓGICAS NACIONAIS 9 de agosto de 2016 Página 1 de 6 Índice

Leia mais

Oferta Formativa Pós- Graduada Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação

Oferta Formativa Pós- Graduada Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação Instituto de Oferta Formativa Pós- Graduada Curso Pós-Graduado de Especialização em Educação Especialização: Tecnologias e Metodologias da Programação no Ensino Básico 16 17 Edição Instituto de Educação

Leia mais

Descrição do Curso de Verão

Descrição do Curso de Verão Descrição do Curso de Verão Portugal - 1 de 7 - Introdução O BEST Board of European Students of Technology é uma associação sem fins lucrativos, políticos ou religiosos que reúne estudantes de Engenharia,

Leia mais

PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG

PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG PROGRAMAS EXECUTIVOS ISAG Executive Programs ISAG www.isag.pt VALORES DE FUTURO INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG.

Leia mais

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR

PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR PROGRAMA DE UNIDADE CURRICULAR Curso: Desporto Ciclo: 1º Ramo: Licenciatura em Desporto Ano: 3º Designação: ECONOMIA E MARKETING DO DESPORTO Créditos: 6 Departamento: Ciências e Tecnologias Tipo: Área

Leia mais

Segurança Alimentar. Pós-Graduação. 45 ECTS //

Segurança Alimentar. Pós-Graduação. 45 ECTS // Pós-Graduação Segurança Alimentar 45 ECTS // www.esb.ucp.pt Nesta pós-graduação estudam-se os perigos, riscos, metodologias e legislação com que a segurança alimentar é confrontada na atualidade, numa

Leia mais

Uma iniciativa da câmara municipal do porto e da fundação da juventude.

Uma iniciativa da câmara municipal do porto e da fundação da juventude. Uma iniciativa da câmara municipal do porto e da fundação da juventude. ÍNDICE NOTA INTRODUTÓRIA PROGRAMA EMPREENDE JOVEM Objetivos Para quem Iniciativas PLATAFORMA EMPREENDEJOVEM MOVE YOUR WAY @ PORTO

Leia mais

Evento EDIFÍCIOS BALANÇO. Rumo ao Impacte Nulo da Construção e Reabilitação nas Cidades. 22 Novembro Museu das Comunicações.

Evento EDIFÍCIOS BALANÇO. Rumo ao Impacte Nulo da Construção e Reabilitação nas Cidades. 22 Novembro Museu das Comunicações. Evento EDIFÍCIOS BALANÇO Rumo ao Impacte Nulo da Construção e Reabilitação nas Cidades PARTICIPE 22 Novembro 2011 Museu das Comunicações Lisboa ORGANIZAÇÃO UMA PUBLICAÇÃO APOIO APRESENTAÇÃO A conferência

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL TEMÁTICO POTENCIAL HUMANO

PROGRAMA OPERACIONAL TEMÁTICO POTENCIAL HUMANO PROGRAMA OPERACIONAL TEMÁTICO POTENCIAL HUMANO 2007-201 Apresentação da Proposta ÍNDICE 1 O PROBLEMA 2 A ESTRATÉGIA 4 PLANO DE FINANCIAMENTO 1 1 O PROBLEMA Taxa de emprego Emprego em média e alta tecnologia

Leia mais

digital strategy workshop

digital strategy workshop digital strategy workshop Porto digital strategy Este Workshop foi concebido por profissionais na área de Comunicação e Marketing Digital que atuam na indústria nacional e internacional. SOBRE O WORKSHOP

Leia mais

Caderno de Cursos 2016/2017

Caderno de Cursos 2016/2017 Caderno de Cursos 2016/2017 No quadro infra constam informações sobre os cursos oferecidos por cada uma das Escolas*, o valor de mercado, o preço APEX e o número de vagas disponíveis. GMP - General Management

Leia mais

Serra do Saber. Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Serra do Saber. Formação Pedagógica Inicial de Formadores Formação Pedagógica Inicial de Formadores Fundamentação Este curso apresenta de uma forma clara e recorrendo a uma metodologia teórico-prática, os conhecimentos necessários para a formação de formadores

Leia mais

Training Course. MBA LEADERSHIP Liderança

Training Course. MBA LEADERSHIP Liderança MBA LEADERSHIP Liderança DESCRIÇÃO Cada vez mais, a liderança assume um papel preponderante no dia-a-dia das nossas empresas. O sucesso de uma equipa está dependente da capacidade de liderança do seu líder.

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

AVALIAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL AVALIAÇÃO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL Outubro 2009 ÍNDICE 1. Introdução 3 2. População e Amostra 3 3. Apresentação de Resultados 4 3.1. Opinião dos alunos de Comunicação Organizacional sobre

Leia mais

CTCP projetos QUALIFICAÇÃO FORMAÇÃO PME

CTCP projetos QUALIFICAÇÃO FORMAÇÃO PME CTCP projetos QUALIFICAÇÃO FORMAÇÃO PME PROGRAMA DE FORMAÇÃO E CONSULTORIA NAS PMEs DO CLUSTER DO CALÇADO O Programa Formação PME é constituído por ações de consultoria e de formação ajustadas a micro,

Leia mais

GESTÃO, INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME s

GESTÃO, INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME s Curso de Formação TÃO, INOVAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DE PME s OUTUBRO 16 WWW.UNAVE.PT UNAVE/ 016 1/3 FUNDAMENTAÇÃO Este curso responde ao desafio de colmatar as fragilidades e necessidades de formação

Leia mais

Modelo Unificado do Saber a Desenvolver no Âmbito do ISCE CI.

Modelo Unificado do Saber a Desenvolver no Âmbito do ISCE CI. Modelo Unificado do Saber a Desenvolver no Âmbito do ISCE CI. Com vista a envolver todos os intervenientes institucionais (docentes do quadro, docentes convidados, estudantes dos diversos graus de ensino

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Introdução à Gestão de Empresas

Ficha de Unidade Curricular (FUC) de Introdução à Gestão de Empresas INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÂO DE COIMBRA Aprovação do Conselho Pedagógico / / Aprovação do Conselho Técnico-Científico / / Ficha de Unidade Curricular

Leia mais

MBA INSCRIÇÕES ABERTAS. em Gestão de Projectos. Início das aulas: dia 21 de Março. 3ª Edição. Com opção de Mestrado Pro ssionalizante ou Académico

MBA INSCRIÇÕES ABERTAS. em Gestão de Projectos. Início das aulas: dia 21 de Março. 3ª Edição. Com opção de Mestrado Pro ssionalizante ou Académico MBA em Gestão de Projectos Com opção de Mestrado Pro ssionalizante ou Académico 3ª Edição INSCRIÇÕES ABERTAS Início das aulas: dia 21 de Março Parceiro Entidade acreditada por: Telf: 82 313 2200 82 309

Leia mais

Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica. Cursos de Pós Graduação. Planejamento e Produção de Mídia Impressa

Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica. Cursos de Pós Graduação. Planejamento e Produção de Mídia Impressa Faculdade SENAI de Tecnologia Gráfica Cursos de Pós Graduação Planejamento e Produção de Mídia Impressa Programa de pós-graduação lato-sensu, especialmente planejado para profissionais das áreas de produção

Leia mais

Gestão de Custos Logísticos

Gestão de Custos Logísticos Treinamento Presencial: Gestão de Custos Logísticos Data: 11 de Maio de 2016 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DE INTERVENÇÃO EM GERONTOLOGIA SOCIAL. Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DE INTERVENÇÃO EM GERONTOLOGIA SOCIAL. Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DE INTERVENÇÃO EM GERONTOLOGIA SOCIAL Serviço Social (2º Ciclo) Ano Lectivo 2013/2014 2. Curso

Leia mais

REORGANIZAÇÃO DAS LICENCIATURAS DA U. M.

REORGANIZAÇÃO DAS LICENCIATURAS DA U. M. CAc P 1-02/03 REORGANIZAÇÃO DAS LICENCIATURAS DA U. M. 1. Introdução A expansão da rede do Ensino Superior Público e Privado, que ocorreu nas décadas de 80 e 90, trouxe como consequência, aliás previsível,

Leia mais

Pós-Graduação em. Gestão Aplicada

Pós-Graduação em. Gestão Aplicada Pós-Graduação em Gestão Aplicada Cresça numa carreira de Gestão Tem vários anos de experiência profissional e o seu trabalho sempre foi apreciado pelas chefias. Sabe que chegou o momento de evoluir profissionalmente,

Leia mais

Business Partner em RH: Planejamento Estratégico de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Business Partner em RH: Planejamento Estratégico de Pessoas Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Centro Regional das Beiras Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais

UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Centro Regional das Beiras Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA Centro Regional das Beiras Departamento de Economia, Gestão e Ciências Sociais UNIDADE CURRICULAR Fundamentos e Temas Actuais de Gestão MESTRADO Gestão ANO E SEMESTRE ANO

Leia mais

Relatório de posicionamento global (modelo)

Relatório de posicionamento global (modelo) Relatório de posicionamento global (modelo) Índice ÍNDICE... II ÍNDICE DA EXCELÊNCIA: O ESTUDO... 1 INTRODUÇÃO... 1 METODOLOGIA... 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS... 2 FASES DO ESTUDO...

Leia mais

MELHOR GRADUAÇÃO PRIVADA DO BRASIL 2º MELHOR UNIVERSIDADE PRIVADA DO BRASIL

MELHOR GRADUAÇÃO PRIVADA DO BRASIL 2º MELHOR UNIVERSIDADE PRIVADA DO BRASIL MELHOR GRADUAÇÃO PRIVADA DO BRASIL 2º MELHOR UNIVERSIDADE PRIVADA DO BRASIL IGC MEC/2014 Uma universidade de excelência acadêmica e em busca da internacionalização Aos 47 anos, a Unisinos está entre as

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente

MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente MESTRADO EM GESTÃO Corpo Docente Carlos Manuel Gomes da Silva Doutor em Organização e Gestão de Empresas, na especialidade de Investigação Operacional, Mestre em Gestão da Informação nas Organizações,

Leia mais

Apresentação Institucional NOVA IMS

Apresentação Institucional NOVA IMS Apresentação Institucional NOVA IMS ÍNDICE Introdução Missão Visão Ensino Empregabilidade Investigação Internacionalização Acreditações e Certificações 2 INTRODUÇÃO A NOVA Information Management School

Leia mais

MBA em FINANÇAS EMPRESARIAIS

MBA em FINANÇAS EMPRESARIAIS MBA em FINANÇAS EMPRESARIAIS 1) OBJETIVO O objetivo do MBA é proporcionar ao participante os conhecimentos e as técnicas indispensáveis à Gestão Financeira da empresa. Nas últimas décadas, a atuação do

Leia mais

FICHA DE CURSO. Gestão de Conflitos em Contexto Escolar

FICHA DE CURSO. Gestão de Conflitos em Contexto Escolar DESCRIÇÃO DO CURSO Os conflitos fazem parte do nosso dia a dia. Saber lidar com eles é essencial não só à nossa sobrevivência, mas também ao nosso bem-estar. Por essa razão, este Curso constitui-se como

Leia mais

O Ibmec Online se reinventando tendo a Blackboard como parceiro estratégico

O Ibmec Online se reinventando tendo a Blackboard como parceiro estratégico O Ibmec Online se reinventando tendo a Blackboard como parceiro estratégico 1 Do começo aos dias de hoje A história do Grupo Ibmec Criação e Desenvolvimento Nasce o Ibmec-RJ, como Instituto para Pesquisa

Leia mais

O Kit da Produtividade componente de valorização da oferta nacional prevista no projecto promovido pela AEP designado Compro o que é Nosso"

O Kit da Produtividade componente de valorização da oferta nacional prevista no projecto promovido pela AEP designado Compro o que é Nosso A elaboração do Kit da Produtividade é uma iniciativa da AEP, em co-produção com o IAPMEI, visando o desenvolvimento de uma campanha de melhoria da competitividade das empresas portuguesas O Kit da Produtividade

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES (90 horas)

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES (90 horas) FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES (90 horas) DESTINATÁRIOS: O curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores da SALSUS destina-se a 14 formandos por grupo, sendo que deverá cumprir as seguintes

Leia mais

Estratégia e Marketing. EGI ISEC Denise Lila Lisboa Gil Abril 2008

Estratégia e Marketing. EGI ISEC Denise Lila Lisboa Gil Abril 2008 Estratégia e Marketing EGI ISEC Denise Lila Lisboa Gil Abril 2008 A Estrutura Organizacional é o que vai servir como ponte de ligação entre a Formulação e a Implementação da Estratégia para que a empresa

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais

CURSO DE GESTÃO DA QUALIDADE EM IPSS E PRIVADOS (4ª edição)

CURSO DE GESTÃO DA QUALIDADE EM IPSS E PRIVADOS (4ª edição) CURSO DE GESTÃO DA QUALIDADE EM IPSS E PRIVADOS (4ª edição) A necessidade de renovar as práticas e as metodologias de intervenção social com vista a aumentar a eficácia e a eficiência do trabalho com os

Leia mais

Guia do Formador de Igualdade de Oportunidades e Manual do Participante

Guia do Formador de Igualdade de Oportunidades e Manual do Participante CARACTERIZAÇÃO DO PRODUTO Guia do Formador de Igualdade de Oportunidades e Manual do Participante Produção apoiada pelo Programa Operacional de Emprego, Formação e Desenvolvimento Social (POEFDS), co-financiado

Leia mais

Instituto de Educação Universidade de Lisboa

Instituto de Educação Universidade de Lisboa Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Educação e Tecnologias Digitais 14 15 Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Leia mais

PROGRAMAÇÃO METODOLÓGICA DO DO CURSO

PROGRAMAÇÃO METODOLÓGICA DO DO CURSO PROGRAMAÇÃO METODOLÓGICA DO DO CURSO DESIGNAÇÃO DO CURSO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES À DISTÂNCIA DURAÇÃO DO CURSO 90 HORAS LOCAL E DATAS DE REALIZAÇÃO DA AÇÃO DE FORMAÇÃO 1. TRAINING CENTER,

Leia mais

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Gestão Estratégica de Projetos Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA

ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA ESPECIALIZAÇÃO EM MARKETING ESTRATÉGICO PARA EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA APRES ENTAÇÃO O mundo globalizado está em constante transformação em função da implementação de novas tecnologias ao ambiente dos

Leia mais

Ficha técnica. Título FORMAÇÃO DE ADULTOS Desafios, articulações e oportunidades em tempo de crise. Organização Susana Mira Leal Suzana Nunes Caldeira

Ficha técnica. Título FORMAÇÃO DE ADULTOS Desafios, articulações e oportunidades em tempo de crise. Organização Susana Mira Leal Suzana Nunes Caldeira Ficha técnica Título FORMAÇÃO DE ADULTOS Desafios, articulações e oportunidades em tempo de crise Organização Susana Mira Leal Suzana Nunes Caldeira Capa Sandra Fagundo, Nova Gráfica, Lda. Revisão do texto

Leia mais

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM

EXECUTIVA FORMAÇÃO REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA PARA QUE SE POSSA REINVENTAR A SI. LAUREATE ENGLISH PROGRAM LAUREATE ENGLISH PROGRAM INTEGRAÇÃO DAS MELHORES PRÁTICAS E CONTEÚDOS A NÍVEL INTERNACIONAL ACESSO AOS MELHORES EVENTOS E CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS FORMAÇÃO EXECUTIVA REINVENTÁMOS A FORMAÇÃO EXECUTIVA

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA. Centro de Audiovisuais e-learning. Projecto e-iscte

INSTITUTO SUPERIOR DE CIÊNCIAS DO TRABALHO E DA EMPRESA. Centro de Audiovisuais e-learning. Projecto e-iscte Projecto e-iscte Liliana Silva @@@ João Monteiro @@@ Rui Marinheiro liliana.silva@iscte.pt; joao.monteiro@iscte.pt; rui.marinheiro@iscte.pt 26 de Setembro de 2006 1 1. Campus ISCTE INSTITUTO SUPERIOR DE

Leia mais

EM ENFERMAGEM (SET 2015) - LISBOA

EM ENFERMAGEM (SET 2015) - LISBOA GESTãO EM ENFERMAGEM (SET 2015) - LISBOA Gestão em Enfermagem, curso criado com o objetivo de proporcionar uma abordagem verdadeiramente transversal das matérias de gestão mais relevantes que possa permitir

Leia mais

Universidade de Évora Universidade de Aveiro. Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias

Universidade de Évora Universidade de Aveiro. Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias Universidade de Évora Universidade de Aveiro Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologias Edital Abertura do Mestrado Gestão e Poĺıticas Ambientais Ano Letivo 2015/2016 1. O Curso

Leia mais

Business Partner em RH: Papel, Posicionamento e Postura Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Business Partner em RH: Papel, Posicionamento e Postura Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Crise Social & Crise das Políticas Sociais

Crise Social & Crise das Políticas Sociais V Seminário International do CESSS Crise Social & Crise das Políticas Sociais Lisboa 31Maio & 1 Junho 2012 Sala 121 FCH I. Contexto e Objectivos Este seminário enquadra-se no âmbito do plano de actividades

Leia mais

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato

Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital. A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato Seja bem-vindo ao nosso Portfólio Digital 1 2 3 4 A Blueway Nossos diferenciais Clientes O que fazemos Contato 1 Blueway Nossa organização Somos a Blueway, uma consultoria que atua na transformação organizacional

Leia mais

O que é o programa Liderança Para a Mudança (LPM)?

O que é o programa Liderança Para a Mudança (LPM)? O que é o programa Liderança Para a Mudança (LPM)? O Liderança para a Mudança é um programa de aprendizagem activa para o desenvolvimento dos enfermeiros como líderes e gestores efectivos num ambiente

Leia mais

Liderança e Gestão da Organização

Liderança e Gestão da Organização 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

Câmara Municipal do Porto

Câmara Municipal do Porto 1 2 Câmara Municipal do Porto Margarida Oliveira 3 CMP (TRABALHADORES) N.º de Trabalhadores 2513 Idade Média Antiguidade Média 46 anos 19 anos Índice de Formação Superior 25,11% % de Trabalhadores com/até

Leia mais

Momento CPLP em Guiné-Bissau Conferência: Ensino Superior no espaço CPLP: Que oportunidades?

Momento CPLP em Guiné-Bissau Conferência: Ensino Superior no espaço CPLP: Que oportunidades? Roberto Bedrikow Fundação de Rotarianos de São Paulo FRSP Momento CPLP em Guiné-Bissau Conferência: Ensino Superior no espaço CPLP: Que oportunidades? Sobre a Fundação Em 1946, num cenário mundial de profundas

Leia mais

Treinamento Presencial: Tributação em Compras. Data: 30 de Julho de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP

Treinamento Presencial: Tributação em Compras. Data: 30 de Julho de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Treinamento Presencial: Tributação em Compras Data: 30 de Julho de 2014 Carga horária: 8 horas Local: São Paulo/ SP Procurement Business School Quem somos: Procurement Business School é a mais completa

Leia mais

FEDRA Federação de Doenças Raras de Portugal. Capacitação para Dirigentes Associativos e Quadros Superiores e Intermédios Motivação e Liderança

FEDRA Federação de Doenças Raras de Portugal. Capacitação para Dirigentes Associativos e Quadros Superiores e Intermédios Motivação e Liderança FEDRA Federação de Doenças Raras de Portugal Capacitação para Dirigentes Associativos e Quadros Superiores e Intermédios Motivação e Liderança 6 e 7 Setembro 2016 Auditório da Casa dos Marcos Moita Directora

Leia mais

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais. PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais.  PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL PLANO DE CURSO PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL Formação para Profissionais + 2.000 Cursos Disponíveis A Melhor e Maior Oferta de Formação em Portugal + 1.300 Cursos na

Leia mais

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO COMO VAI MARCAR A DIFERENÇA! ISAG - UMA INSTITUIÇÃO NO CAMINHO DA INOVAÇÃO

O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO COMO VAI MARCAR A DIFERENÇA! ISAG - UMA INSTITUIÇÃO NO CAMINHO DA INOVAÇÃO O COMPROMISSO DE UMA INSTITUIÇÃO Bem-vindo aos Programas Executivos do ISAG. A experiência adquirida ao longo dos anos e a atualização de conceitos, permitiu ao ISAG European Business School desenvolver

Leia mais

Sistema Educativo Português 2011/2012

Sistema Educativo Português 2011/2012 Sistema Educativo Português 011/01 Objectivos Promover a auto - exploração (interesses, capacidades e valores profissionais) Auto Conhecimento; Explorar o Mundo das Profissões; Explorar as oportunidades

Leia mais

Mestrado Segurança e Higiene no Trabalho Edição 2007/2008

Mestrado Segurança e Higiene no Trabalho Edição 2007/2008 Mestrado Segurança e Higiene no Trabalho Edição 2007/2008 Enquadramento e Objectivos O Mestrado em Segurança e Higiene no Trabalho é uma realização conjunta da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO FINANCEIRA Ano Lectivo 2010/2011

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO FINANCEIRA Ano Lectivo 2010/2011 Programa da Unidade Curricular GESTÃO FINANCEIRA Ano Lectivo 2010/2011 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Contabilidade 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

INSTITUTO DE FORMAÇÃO PARA O COMÉRCIO, TURISMO E SERVIÇOS

INSTITUTO DE FORMAÇÃO PARA O COMÉRCIO, TURISMO E SERVIÇOS INSTITUTO DE FORMAÇÃO PARA O COMÉRCIO, TURISMO E SERVIÇOS ACTO FUNDACIONAL Acordo entre a: Associação Comercial de Braga Comércio, Turismo e Serviços; Casa Santos de Vila Verde; Instituto de Negociação

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO DE PRODUTO E MARCA Ano Lectivo 2016/2017

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular GESTÃO DE PRODUTO E MARCA Ano Lectivo 2016/2017 Programa da Unidade Curricular GESTÃO DE PRODUTO E MARCA Ano Lectivo 2016/2017 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso MARKETING 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

DELEGAÇÃO DE QUELIMANE DIRECÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO. TERMO DE REFERÊNCIA DA III CONFERÊNCIA DA UPQ- 29 de Setembro de 2016

DELEGAÇÃO DE QUELIMANE DIRECÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO. TERMO DE REFERÊNCIA DA III CONFERÊNCIA DA UPQ- 29 de Setembro de 2016 Visto do Director DELEGAÇÃO DE QUELIMANE DIRECÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO Prof. Doutor Manuel José de Morais Campus Coalane, Av, Julius Nyerere-1613, Bloco I, Telef.: 24216298, Fax: 24216058,CP.

Leia mais

PortugalFoods - Pólo de Competitividade e Tecnologia Agro-Alimentar. ALTO MINHO Desafio Isabel Braga da Cruz

PortugalFoods - Pólo de Competitividade e Tecnologia Agro-Alimentar. ALTO MINHO Desafio Isabel Braga da Cruz PortugalFoods - Pólo de Competitividade e Tecnologia Agro-Alimentar ALTO MINHO Desafio 2020 Isabel Braga da Cruz Vila Nova de Cerveira, 19 de Abril 2012 O Pólo de Competitividade e Tecnologia Agro-Alimentar

Leia mais