PLANO DE COMUNICAÇÃO Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (REDENAMOR)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE COMUNICAÇÃO Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (REDENAMOR)"

Transcrição

1 PLANO DE COMUNICAÇÃO Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (REDENAMOR) BELÉM PA MARÇO 2015

2 DIREITOS RESERVADOS REDENAMOR. VILAR, Lucila Jenille, FERRAZ BEZERRA, Maria das Graças, O Plano de Comunicação contém informações que podem ser reproduzidas desde que, para fazer uso delas, o interessado solicite autorização da coordenação da REDENAMOR.

3 Sumário Por que a REDENAMOR precisa de um Plano de Comunicação? Justificativa A Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental O que é? Qual o seu público? Quem faz a REDENAMOR? Diagnóstico: Cenário Comunicacional Cenário Interno Cenário externo nacional Cenário externo internacional O que fazer para melhorar? 14

4 Sumário Ações e Produtos de Comunicação Institucional Módulo Web Módulo Impresso Módulo Rádio Módulo Vídeo Capacitação de pessoas Atividade Integrada Para Finalizar Referências Elaboração 29

5 1. Por que a REDENAMOR precisa de um Plano de Comunicação? 1.1 Justificativa 05 Este projeto foi pensado com o objetivo de entender o cenário comunicacional da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (REDENAMOR) e, a partir das informações levantadas, propor ações que promovam principalmente a fluidez na comunicação interna e a visibilidade da REDE para o público externo. Após levantamento de informações e observação in loco observou-se que há a necessidade de criar estratégias que estabeleçam um vínculo ampliado da REDENAMOR com a comunidade acadêmica que a constitui, o capital privado e a sociedade em geral. Por isso, o projeto vem para otimizar os canais de comunicação já existentes, além de sugerir outras medidas, para que a REDENAMOR esteja a altura de novos desafios. Esse projeto pretende, fundamentalmente, fortalecer o diálogo entre a REDENAMOR, seu público interno e a sociedade, de forma integral.

6 2. A Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental 2.1 O que é? 06 No Brasil, as políticas de gestão e incentivo à inovação se intensificaram desde os anos de 1990, com a finalidade de reduzir a dependência tecnológica brasileira em iniciativas e produtos internacionais. O marco regulatório das políticas de inovação tecnológica é a Lei , de 02 de dezembro de 2004, regulamentada pelo Decreto n 5.563, de 11 de outubro de 2005, conhecido como Lei de Inovação, que estabeleceu medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo. Dentre as medidas foram desenvolvidos mecanismos de gestão para as instituições científicas e tecnológicas e sua relação com as empresas. Nesse contexto, as universidades e os institutos federais de educação profissional, definidos pela referida lei como Instituição de Ciência e Tecnologia (ICT) agregaram a função de estruturar um órgão interno, chamado de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), com a função de gerir suas políticas de inovação. Visando a promoção e a realização de atividades de inovação tecnológica de forma integrada nas ICT, especialmente aquelas relacionadas à propriedade intelectual e gestão de inovação, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Subsecretaria da Coordenação das Unidades de Pesquisa

7 2. A Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental 2.1 O que é? 07 (SCUP), disciplinou a implantação dos Arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica. Baseados na Lei de Inovação e no Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional do MCT, que enfatizavam a importância da inovação como missão dos Institutos de Pesquisa e previa, entre suas metas, implementar, até dezembro de 2009, cinco grupos de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT), junto às Unidades e Centros de Pesquisa do norte, nordeste e sudeste, visando incentivar registros de propriedade intelectual, patentes de processos e produtos e transferência de tecnologia. Assim, em 2010, cinco Arranjos de Núcleos de Inovação Tecnológica foram criados no país. Cada Arranjo de NIT contém um Núcleo de Coordenação formado por representantes de cada Instituto de Pesquisa do MCTI, são eles: Arranjo NIT Amazônia Oriental (REDENAMOR): Maria das Graças Ferraz Bezerra; Arranjo NIT Amazônia Ocidental: Rosângela Fernandes; Arranjo NIT Nordeste: Ainda em implantação; Arranjo NIT Rio: Marcelo Pontes de Albuquerque;

8 2. A Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental 2.1 O que é? 08 Arranjo NIT Mantiqueira: João de Oliveira Junior. Os cinco Arranjos de NITs atuam em forma de rede colaborativa, com a finalidade de otimizar e compartilhar recursos, disseminar boas práticas de gestão de inovação e de proteção à propriedade intelectual e transferência de tecnologia, bem como facilitar a aplicação da Lei de Inovação e da Política de Inovação das ICTs. Além da Lei de Inovação que fundamenta a ideia dos Arranjos, em 2014 entrou em vigor a Portaria nº 251 do MCTI de 13 de março de 2014, estabelecendo diretrizes para a gestão da política de inovação das Unidades de Pesquisa do MCTI e atribuições aos Arranjos. A REDENAMOR é um Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) da Amazônia Oriental formada pelos estados do Pará, Tocantins e Amapá. Tem o propósito de difundir conhecimentos sobre boas práticas de gestão da inovação e métodos de proteção do conhecimento, propriedade intelectual e transferência de tecnologia. Coordenada pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), a REDENAMOR é composta por doze instituições científicas.

9 2. A Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental 2.2 Qual o seu público? 09 Público Interno: Pesquisadores, discentes das Universidades/Centros de Pesquisa e servidores técnico-administrativos; Público Externo I: Outros Núcleos de Inovação Tecnológica dos Arranjos de NIT do Brasil; Público Externo II: Instituições de ensino e pesquisa em Inovação e Transferência Tecnológica; e empresas nacionais e internacionais que desejem adquirir e implementar as tecnologias produzidas pelos NITs da REDENAMOR.

10 2. A Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental 2.3 Quem faz a REDENAMOR? 10 Coordenada pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) a REDE é composta por doze instituições científicas, são elas: 1. Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) 2. Universidade Federal do Pará (UFPA) 3. Universidade do Estado do Pará (UEPA) 4. Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) 5. Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA) 6. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) 7. Embrapa Amazônia Oriental 8. Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) 9. Universidade Federal do Tocantins (UFT) 10. Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS) 11. Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) 12. Universidade Federal do Sul e Sudeste do Estado do Pará (UNIFESSPA)

11 3. Diagnóstico: Cenário Comunicacional 3.1 Cenário Interno 11 Com apenas quatro anos de existência o Arranjo de NIT da Amazônia Oriental está se organizando enquanto REDE¹ de colaboração. Algumas das unidades da REDE estão resolvendo problemas burocráticos para poder realizar suas tarefas enquanto Núcleos de Inovação Tecnológica e membros ativos da REDENAMOR. Apesar de haver uma equipe de coordenação e gestão o grupo ainda está em fase de elaboração de suportes específicos, como: de secretaria e da equipe desvinculados das Instituições onde as pessoas trabalham (ex: secretaria@redenamor.org.br/ coordenação@redenamor.org.br/ comunicação@redenamor.org.br), o que vai permitir que a REDENAMOR se visualize plenamente, fortalecendo suas ações de trabalho. ¹ O principal aspecto definidor do que seria uma rede é a sua capacidade de articulação e rearticulação permanente (ENNE 2004: 264). Além disso, os princípios fundamentais na teoria das redes afirmam que os atores e as suas ações são vistos como interdependentes e não como unidades autônomas e os laços relacionais são canais onde circulam fluxos de recursos materiais e imateriais. (Wasserman e Faust apud Portugal 2007:07).

12 3. Diagnóstico: Cenário Comunicacional 3.2 Cenário externo nacional 12 A REDENAMOR está construindo nacionalmente seu espaço de atuação em parceria com os outros quatro Arranjos de NIT do país. A integração entre a REDE e os outros quatro Arranjos já existentes é vital para que os mesmos possam usufruir de maior celeridade em relação à confecção de documentos e instrumentos jurídicos necessários. Por ser um núcleo coeso, seus integrantes auxiliam uns aos outros, com suas diferentes expertises sobre os mais variados temas, inclusive no que tange aos pedidos de patentes e de registros junto aos órgãos competentes.

13 3. Diagnóstico: Cenário Comunicacional 3.3 Cenário externo internacional 13 A REDE visa a fortalecer o sistema regional e setorial de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), aproveitando as oportunidades geradas pelo avanço do conhecimento cientifico e tecnológico, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico, melhoria da qualidade de vida e geração de empregos e renda em bases sustentáveis. E para isso, além de fortalecer suas conexões regional e nacionalmente, articula interações no cenário exterior. Prova disso foram as visitas técnicas realizadas em instituições internacionais de excelência em inovação e transferência de tecnologia, com vistas a qualificação dos profissionais lotados nos Núcleos de Inovação e Transferência de Tecnologia das ICTs Amazônia Oriental. Esses tipos de parcerias não são pontuais e pretende-se estabelecer como prática regular no calendário da REDE.

14 3. Diagnóstico: Cenário Comunicacional 3.4 O que fazer para melhorar? 14 As ações deste projeto se propõem a superar ou, pelo menos, a reduzir os problemas de comunicação interna identificados, sem esquecer da criação de uma imagem externa sólida para a REDENAMOR. Dessa forma, essas ações possuem como objetivos gerais: Promover a integração, a transparência e o diálogo entre os diferentes públicos e organismos da REDE; Fortalecer sua imagem enquanto Arranjo de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) da Amazônia Oriental formado pelos estados do Pará, Tocantins e Amapá. E como objetivos específicos: Integrar seu público interno (Núcleos de Inovação Tecnológica); Consolidar sua marca dentro e fora da Amazônia; Estabelecer estratégias comunicacionais para o público interno; Publicizar produtos da REDENAMOR; Publicizar trabalhos premiados; Potencializar canais de comunicação e criar outros (internos e externos).

15 3. Diagnóstico: Cenário Comunicacional 3.4 O que fazer para melhorar? 15 O objetivo dessas medidas é gerar um processo comunicativo de unidade entre os atores que compõem a REDENAMOR. Nesse processo, sentiu-se a necessidade de formular, a partir do levantamento documental, a missão, a visão e os valores da REDE, para visualizar e facilitar o entendimento do que a REDE é e faz, além de servir como ponto de partida para o plano de ações. Missão: Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental do país, promovendo a proteção e aplicação do conhecimento científico e tecnológico desenvolvido em instituições de pesquisa da Amazônia Oriental. Visão: Ser reconhecido, no Brasil, como centro de referência na proteção e transferência do conhecimento científico e tecnológico para o setor produtivo. Valores: Excelência organizacional; Atitude inovadora; Valorização das pessoas; Comprometimento e responsabilidade; Responsabilidade socioambiental.

16 4. Ações e Produtos de Comunicação Institucional 4.1 Módulo Web 16 Curto Prazo Site da REDENAMOR Por ser um Arranjo de NITs recente a REDENAMOR ainda está construindo seus meios de comunicação, como seu site. Para a construção física do site a REDENAMOR contratou a empresa Equilibrium Web², que criou um endereço eletrônico que apresenta: Publicações; Legislação; Localização; Arranjos NIT do MCTI; Notícias sobre a Rede e os doze NIT que a compõe; Portfólio Tecnológico; Eventos; Revistas; Multimídias; Contatos. O site pretende agrupar informações sobre os NITs da REDE para dar mais visibilidade às suas ações, onde os mesmos conseguirão se visualizar de forma integrada, além disso, pretende ser uma vitrine das tecnologias para empresas que estejam interessadas em investir. A coordenação da REDENAMOR conta com o apoio de uma jornalista que produzirá textos para o site e fará o clipping de notícias produzidas pelas instituições de pesquisa as quais os NIT da REDE estão ligados. ² Fundada em 2004, a empresa é vista, hoje, como uma das que mais se evidenciam no segmento de Tecnologia da Informação no estado do Pará e oferece os seguintes serviços: Sistemas Web; Websites; Fábrica de Software; Treinamento; Outsourcing; Body Shop; Software sob medida; Infraestrutura. Mais informações no site:

17 4. Ações e Produtos de Comunicação Institucional 4.1 Módulo Web 17 Curto Prazo Braços nas Redes Sociais Digitais A REDENAMOR deve ter extensões em redes sociais digitais, como o Twitter, Facebook, Flickr, Slideshare, Youtube, serão aliadas na divulgação de suas atividades. Tendo em vista que são caminhos de fluxos de informações repassados entre atores que fazem parte de uma mesma rede e que vão atingindo redes cada vez mais distantes. Relatório das atividades da Rede ( ) Deve-se fazer um Relatório Executivo com as conclusões do trabalho desenvolvido pela REDE no período de 2010 a 2014, primeiros quatro anos de sua existência, contendo: Histórico; Apresentação; Assessoria Jurídica e Propriedade Intelectual; Capacitação e Boas Práticas; Tecnologia da Informação; Divulgação de Tecnologias; Comunicação; Gestão REDENAMOR; Desafios; Parceiros; Equipe.

18 4. Ações e Produtos de Comunicação Institucional 4.1 Módulo Web 18 Curto Prazo Informativo on line (newsletter) O informativo on line deverá ser produzido uma vez por mês, no formato HTML, e será composto de notas informativas com fotos ou ilustrações sobre as ações da REDE. Revista digital da REDENAMOR Será produzida semestralmente e irá destacar as principais ações da REDE, com matérias inéditas. Contará, também, com um espaço destinado ao anúncio de tecnologias e serviços. Além de artigos escritos pelos pesquisadores, coordenadores de NIT da REDE, empresas, sobre assuntos ligados ao universo da Inovação Tecnológica na Amazônia Oriental.

19 4. Ações e Produtos de Comunicação Institucional 4.2 Módulo Impresso 19 Curto Prazo Folder da REDENAMOR Para tornar a REDE mais conhecida na Amazônia Oriental, a ideia é produzir o conteúdo e layout de um folder impresso onde constará seu histórico, a logo, sua atuação, seus projetos, sua localização, seus contatos, entres outras informações. O folder ficaria disponível nas salas de cada NIT que compõe a REDE e também poderia ser levado para eventos em que a REDE estivesse representada. O material terá uma linguagem simples e objetiva. Atualização do Guia de Inovação e Propriedade Intelectual da REDE Produzido em 2014, o Guia de Inovação da REDENAMOR apresenta, de forma simplificada, um assunto que para muitos parece ser complicado, ou apenas extenso demais para quem não é especialista na área. O material é um ponto de partida para a introdução das noções básicas de propriedade intelectual e inovação. A versão atualizada contará com tópicos sobre: EMPREENDEDORISMO, PLANO DE NEGÓCIOS; INCUBADORA e CULTIVARES.

20 4. Ações e Produtos de Comunicação Institucional 4.3 Módulo Rádio 20 Médio Prazo Spot institucional Utilizando-se de recursos de texto menos formais, o spot institucional da REDENAMOR será um comercial que retratará de maneira clara e objetiva a Missão, Visão e os Valores da REDE. Spot para cada NIT membro da REDE Cada NIT da REDE terá produzido um spot para divulgar suas ações e produtos, e os spots deverão ser veiculados nas instituições que estão vinculados os Núcleos de Inovação Tecnológica e no site da REDEN- AMOR. Nesse item deve-se analisar a infraestrutura de cada Instituição de pesquisa que os NIT da REDE estão associados e criar uma articulação com as assessorias de comunicação das ICT para a produção desse conteúdo. O Museu Goeldi, por exemplo, tem estruturado, além da assessoria de comunicação institucional o Laboratório de Comunicação (LabCom) que poderá produzir o spot do NIT-MPEG.

21 4. Ações e Produtos de Comunicação Institucional 4.4 Módulo Vídeo 21 Médio Prazo Vídeo Institucional Através do vídeo institucional, a REDENAMOR poderá ter um produto áudio visual de divulgação de suas ações, suas tecnologias e sua equipe. O vídeo poderá ser exibido em eventos, no site da REDE, em suas redes sociais digitais.

22 4. Ações e Produtos de Comunicação Institucional 4.5 Capacitação de pessoas 22 Ações já desenvolvidas pela REDE e que deverão ter continuidade: Para fortalecer a REDE como instrumento de articulação interinstitucional visando à proteção do conhecimento gerado nas ICT e a transferência de tecnologia ao setor empresarial, ações que já são realidade deverão ter continuidade. São elas: 1. Orientação aos docentes e pesquisadores das ICT e à sociedade em geral quando demanda a expertise dos NIT especialmente no que se refere à propriedade intelectual; 2. Mapeamento, prospecção das criações desenvolvidas pela ICT, de forma que estas tecnologias, na forma de produtos, possam ser disponibilizadas, atendendo e sanando as demandas sociais; 3. Estimular formas de parcerias com o setor privado que fomentem o surgimento de empresas de base tecnológica e o fortalecimento das atividades de P&D; 4. Estimular o desenvolvimento da cultura da inovação e da proteção da propriedade intelectual; 5. Promover o networking entre empresários já estabelecidos com empresas incubadas, realizando mentorias e treinamentos;

23 4. Ações e Produtos de Comunicação Institucional 4.5 Capacitação de pessoas Ofertar cursos, workshops, treinamentos e oficinas nas áreas de inovação, empreendedorismo, negócios e propriedade intelectual; 7. Supervisionar o licenciamento ou a realização de acordo, convênio ou contrato com terceiros, visando à exploração das tecnologias geradas nas ICT, em consonância com a Lei de Inovação e observando as normas internas de cada Instituição; 8. Organizar eventos, encontros, palestras, workshops, simpósios sobre propriedade intelectual e transferência de tecnologia, objetivando proporcionar a difusão da cultura da propriedade intelectual na comunidade universitária e local; 9. Articular reuniões com os Núcleos de Pesquisa das ICT e com as demais ICT da Rede; 10. Promover a capacitação de comunidades tradicionais para a compreensão do marco legal concernente a Inovação e a Transferência de Tecnologia, o acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado à biodiversidade. Individualmente.

24 4. Ações e Produtos de Comunicação Institucional 4.5 Capacitação de pessoas 24 Ação que deverá ser implementada: Mestrado Profissionalizante em Gestão da Inovação e de Propriedade Intelectual O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais, nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas³. Já a propriedade intelectual está relacionada à informação ou ao conhecimento que pode ser incorporado, trabalha a informação contida em produtos. E se divide em três grandes grupos: direito autoral, propriedade industrial e proteção sui generis. O Mestrado Profissionalizante em Gestão da Inovação e de Propriedade Intelectual será uma oportunidade singular que irá formar recursos humanos qualificados para a região.

25 4. Ações e Produtos de Comunicação Institucional 4.5 Capacitação de pessoas 25 O mestrado profissionalizante deve ser executado em parceria com uma IES tal como o curso de Especialização em Gestão da Inovação e Propriedade Intelectual realizado em parceria Museu Goeldi-IFPa. ³ Informação retirada do site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES):

26 4. Ações e Produtos de Comunicação Institucional 4.6 Atividade Integrada 26 Mailing REDENAMOR O mailing inteligente será uma das principais ferramentas de comunicação da REDENAMOR. Por meio dela, pode-se atingir todos os públicos da REDE. A construção do mailing será de s de coordenadores, pesquisadores, técnicos administrativos de cada NIT da REDE; das assessorias de comunicação de cada Universidade ou instituição que os NITs da REDE são vinculados; imprensa (local, regional e nacional); Instituições de Pesquisa Inovação Tecnológica e Transferência de Tecnologia; o contato dos outros Arranjos de NIT do país; da Coordenação das Unidades de Pesquisa SCUP/MCTI; de instituições internacionais parceiras. Informações específicas poderão ser enviadas para cada público de maneira organizada e sistemática.

27 5. Para Finalizar Este projeto propõe uma nova atitude para a REDENAMOR, com ações que se integram na construção de uma Rede de colaboração e interação dinâmica e eficiente. Com essas ações, pretende-se que a comunicação, a interação e a integração internas se efetivem dentro da REDE; que os seus atores se conheçam mais, saibam o que acontece em cada um dos NIT e interajam da melhor forma possível. Pretende-se difundir as ações da REDE no contexto regional, nacional e internacional, a partir da divulgação da sua produção. Pretende-se que a REDE ganhe uma maior visibilidade e seja conhecida pelo que é: o Arranjo de NIT da Amazônia Oriental que protege, faz a gestão dos ativos e transfere tecnologia e que tem uma importância estratégica dentro do contexto amazônico e nacional.

28 6. Referências 28 ENNE, Ana Lucia S. Conceito de rede e as sociedades contemporâneas. Comunicação e Informação, V7, n 2: pág jul./dez PORTUGAL, Sílvia. Contributos para uma discussão do conceito de rede na teoria sociológica. Oficina do CES n.º 271. Março de 2007.

29 7. Elaboração 29 Lucila Jenille Moraes Vilar Jornalista Maria das Graças Ferraz Bezerra, Cientista Social Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica Amazônia Oriental (REDENAMOR)

30 30 Endereço Av. Perimetral, Terra Firme - Telefone: Cep: Belém - PA - Brasil

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA SERVIÇOS TÉCNICOS ESPECIALIZADOS PARA IMPLEMENTAÇÃO DOS NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NOS INSTITUTOS QUE OPERAM NO ÂMBITO DA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CONTRATO 189-01/2012 RELATÓRIO 1 30.09.2012

Leia mais

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica

Edital 1/2014. Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica Edital 1/2014 Chamada contínua para incubação de empresas e projetos de base tecnológica A (PoloSul.org) torna pública a presente chamada e convida os interessados para apresentar propostas de incubação

Leia mais

2 Oferta de cursos técnicos e superiores por eixo tecnológico, por Campus. Taxa de ingresso nos cursos técnicos na forma de oferta, por Campus

2 Oferta de cursos técnicos e superiores por eixo tecnológico, por Campus. Taxa de ingresso nos cursos técnicos na forma de oferta, por Campus PERSPECTIVA OBJETIVO INDICADOR META RESULTADOS INSTITUCIONAIS 1 Nº de cursos técnicos e superiores, articulados com os arranjos produtivos locais por Campus; 2 Oferta de cursos técnicos e superiores por

Leia mais

Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018. L RECyT, 8.11.13

Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018. L RECyT, 8.11.13 Proposta de Programa- Quadro de Ciência, Tecnologia e Inovação 2014-2018 L RECyT, 8.11.13 Delineamento do Programa - Quadro Fundamentação Geral Programa público, plurianual, voltado para o fortalecimento

Leia mais

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015

Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 Coordenação-Geral de Comunicação e Editoração (CGCE) Diretoria de Comunicação e Pesquisa (DCP) Maio/2015 A proposta de plano de comunicação elaborada pela Coordenação- Geral de Comunicação e Editoração

Leia mais

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS

DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS 1 DIRETRIZES DE FUNCIONAMENTO DO MOVIMENTO NACIONAL PELA CIDADANIA E SOLIDARIEDADE/ NÓS PODEMOS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E OBJETIVO DO MOVIMENTO 2 Artigo 1º O Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade/Nós

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) REGULAMENTO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA (NEPEC/UCB) CAPÍTULO I - DO NEPEC E SEUS OBJETIVOS Artigo 1º - O presente Regulamento disciplina as atribuições,

Leia mais

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS?

O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? O QUE É O SITE MUNÍCIPIOS? Apresentação Histórico Estratégia de comunicação e políticas para promoção do municipalismo forte e atuante A atuação da Confederação Nacional de Municípios na comunicação pública

Leia mais

Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia

Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia ANEXO XIII XXXIII REUNIÓN ESPECIALIZADA DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA DEL MERCOSUR Asunción, Paraguay 1, 2 y 3 de junio de 2005 Gran Hotel del Paraguay Projeto: Rede MERCOSUL de Tecnologia Anexo XIII Projeto:

Leia mais

Busca do equilíbrio ACADEMIA

Busca do equilíbrio ACADEMIA Busca do equilíbrio Conquistar sustentabilidade financeira e qualificar recursos humanos são alguns dos principais objetivos dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) no Brasil POR CAMILA AUGUSTO Ilustrações:

Leia mais

Estado de Goiás Secretaria de Ciência e Tecnologia Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Estado de Goiás Secretaria de Ciência e Tecnologia Superintendência de Desenvolvimento Científico e Tecnológico SIBRATEC Instituído por meio do Decreto 6.259, de 20 de novembro de 2007 e complementado pela Resolução do Comitê Gestor SIBRATEC nº 001, de 17 de março de 2008, para atender as demandas específicas de

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 VISÃO GERAL Objetivo 1 - No âmbito da seção escoteira, apoiar a correta aplicação do método escoteiro, em especial as práticas democráticas previstas

Leia mais

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO. Pesquisa e Pós-Graduação

PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO. Pesquisa e Pós-Graduação GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ - UESPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROP PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO Pesquisa e Pós-Graduação A Universidade Estadual

Leia mais

O MCT e suas Unidades de Pesquisa

O MCT e suas Unidades de Pesquisa Ministério da Ciência e Tecnologia Secretaria-Executiva Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa O MCT e suas Unidades de Pesquisa LABORATÓRIO NACIONAL DE ASTROFÍSICA Luiz Fernando Schettino

Leia mais

O MCT e suas Unidades de Pesquisa

O MCT e suas Unidades de Pesquisa Ministério da Ciência e Tecnologia Secretaria-Executiva Subsecretaria de Coordenação das Unidades de Pesquisa O MCT e suas Unidades de Pesquisa LABORATÓRIO NACIONAL DE ASTROFÍSICA Luiz Fernando Schettino

Leia mais

RESOLUÇÃO n o 35 de 16/12/2011- CAS

RESOLUÇÃO n o 35 de 16/12/2011- CAS RESOLUÇÃO n o 35 de 16/12/2011- CAS Estabelece a política de pesquisa, desenvolvimento, inovação e extensão da Universidade Positivo (UP). O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior

Leia mais

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I

Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I Plano de Ação e Programa de Formação de Recursos Humanos para PD&I 1. Plano de Ação A seguir apresenta-se uma estrutura geral de Plano de Ação a ser adotado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente.

A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. .a agência A LB Comunica desenvolve estratégias e ações de marketing e comunicação, feitas sob medida para a realidade e as necessidades de cada cliente. Nosso compromisso é auxiliar empresas e organizações

Leia mais

RELATÓRIO DO ENCONTRO DE PESQUISADORES ENVOLVIDOS COM INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NA UFPEL

RELATÓRIO DO ENCONTRO DE PESQUISADORES ENVOLVIDOS COM INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NA UFPEL RELATÓRIO DO ENCONTRO DE PESQUISADORES ENVOLVIDOS COM INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO NA UFPEL No dia 06 de fevereiro de 0, às h, reuniram-se, no Auditório do Prédio B da Epidemiologia, alguns pesquisadores

Leia mais

Cooperação científica e técnica e o mecanismo de intermediação de informações

Cooperação científica e técnica e o mecanismo de intermediação de informações Página 144 VIII/11. Cooperação científica e técnica e o mecanismo de intermediação de informações A Conferência das Partes, Informando-se sobre o relatório do Secretário Executivo sobre as atividades do

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA

TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA INSTITUTO INTERAMERICANO DE COOPERAÇÃO PARA A AGRICULTURA TERMO DE REFERÊNCIA (TR) GAUD 4.6.8 01 VAGA 1 IDENTIFICAÇÃO DA CONSULTORIA Contratação de consultoria pessoa física para serviços de preparação

Leia mais

POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA POLÍTICA DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA ESTEVÃO FREIRE estevao@eq.ufrj.br DEPARTAMENTO DE PROCESSOS ORGÂNICOS ESCOLA DE QUÍMICA - UFRJ Tópicos: Ciência, tecnologia e inovação; Transferência de tecnologia; Sistemas

Leia mais

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor

Gestão 2013-2017. Plano de Trabalho. Colaboração, Renovação e Integração. Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Gestão 2013-2017 Plano de Trabalho Colaboração, Renovação e Integração Eduardo Simões de Albuquerque Diretor Goiânia, maio de 2013 Introdução Este documento tem por finalidade apresentar o Plano de Trabalho

Leia mais

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto

Termo de Referência para contratação de consultor na modalidade Produto TÍTULO DO PROJETO: Fortalecimento da capacidade institucional com vistas a melhoria dos processos de monitoramento e avaliação dos programas de fomento voltados para a Educação Básica e para o Ensino Superior

Leia mais

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs?

Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? QUATRO BARRAS 09/07/2007 Horário: das 13h às 17h30 Local: Atividade I Como podemos fortalecer o Núcleo na Região para garantir a continuidade dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODMs? Grupo 01:

Leia mais

ni t núcleo de inovação tecnológica Manual de Identidade Visual NIT Mantiqueira

ni t núcleo de inovação tecnológica Manual de Identidade Visual NIT Mantiqueira ni t Manual de Identidade Visual NIT Mantiqueira março de 2015 Introdução A marca é o elemento central de uma identidade visual. Quando bem utilizada, torna-se o item primário para o reconhecimento de

Leia mais

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS

EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA EIXO III CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO E DE CADA UM DE SEUS CURSOS EIXO III - CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da

Leia mais

COMO SE ASSOCIAR 2014

COMO SE ASSOCIAR 2014 2014 QUEM SOMOS FUNDADO EM 2004, O CONSELHO EMPRESARIAL BRASIL CHINA CEBC É UMA INSTITUIÇÃO BILATERAL SEM FINS LUCRATIVOS FORMADA POR DUAS SEÇÕES INDEPENDENTES, NO BRASIL E NA CHINA, QUE SE DEDICA À PROMOÇÃO

Leia mais

Política Ambiental janeiro 2010

Política Ambiental janeiro 2010 janeiro 2010 5 Objetivo Orientar o tratamento das questões ambientais nas empresas Eletrobras em consonância com os princípios da sustentabilidade. A Política Ambiental deve: estar em conformidade com

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

Página 1 de 19 Data 04/03/2014 Hora 09:11:49 Modelo Cerne 1.1 Sensibilização e Prospecção Envolve a manutenção de um processo sistematizado e contínuo para a sensibilização da comunidade quanto ao empreendedorismo

Leia mais

CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PDI

CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PDI CRONOGRAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO PDI A implementação do Plano de Desenvolvimento Institucional, envolve além dos objetivos e metas já descritos, o estabelecimento de indicadores, como forma de se fazer o

Leia mais

Prepare-se para uma viagem em

Prepare-se para uma viagem em Prepare-se para uma viagem em que você poderá:. conhecer diversas culturas e perspectivas,. desenvolver novas competências,. participar de uma organização estadual,. obter uma rede de contatos diferenciada,

Leia mais

DEMOCRACIA, ÉTICA E RENOVAÇÃO

DEMOCRACIA, ÉTICA E RENOVAÇÃO PLANO DE GESTÃO CANDIDATURA A DIREÇÃO GERAL DO IFSC CÂMPUS CHAPECÓ ROBERTA PASQUALLI DIRETORA GERAL LUIS FERNANDO POZAS DIRETOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ELIANDRO LUIZ MINSKI DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

grande beleza da nossa parceria é que podemos trabalhar juntos, pela justiça social, sem muita burocracia e hierarquia. E neste início de 2014, a

grande beleza da nossa parceria é que podemos trabalhar juntos, pela justiça social, sem muita burocracia e hierarquia. E neste início de 2014, a A grande beleza da nossa parceria é que podemos trabalhar juntos, pela justiça social, sem muita burocracia e hierarquia. E neste início de 2014, a nossa grande meta continua (e nunca deve ser esquecida):

Leia mais

Relatório de comunicação digital da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis Janeiro a Julho/2012

Relatório de comunicação digital da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis Janeiro a Julho/2012 Relatório de comunicação digital da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis Janeiro a Julho/2012 Índice Apresentação...2 Público-alvo...2 Plataformas utilizadas: Ning...3 Twitter...4 Facebook...5

Leia mais

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013

UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 UNICEF BRASIL Edital de Seleção de Consultor: RH/2014/013 O UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, a Organização mundial pioneira na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, convida profissionais

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

1. Apresentação. 2. Pontos Fixos de Comercialização Solidária

1. Apresentação. 2. Pontos Fixos de Comercialização Solidária Edital de Seleção de Pontos Fixos de Comercialização Solidária Candidatos para Participar da Rede Brasileira de Comercialização Solidária - Rede Comsol (Edital - Ubee/Ims N. 01/2014) 1. Apresentação A

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Manual com normas para solicitação de produção e publicação de material informativo jornalístico no site, lista de

Leia mais

Portfolio de Produtos

Portfolio de Produtos Introdução O Guia de Produtos e Serviços da Assessoria de Comunicação (ASCOM) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) foi elaborado com o objetivo de apresentar os produtos e serviços prestados

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE

PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE PROGRAMA DE APOIO E APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO AO DOCENTE DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÂ DO NORTE - MT 2011 Apresentação Articulado com o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (2011-2015)

Leia mais

Plano Plurianual 2012-2015

Plano Plurianual 2012-2015 12. Paraná Inovador PROGRAMA: 12 Órgão Responsável: Contextualização: Paraná Inovador Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior - SETI As ações em Ciência, Tecnologia e Inovação visam

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

Índice. Novo canal. Canais de Comercialização. Canais de Comunicação

Índice. Novo canal. Canais de Comercialização. Canais de Comunicação Índice Novo canal Canais de Comercialização - Diretório - Trader - Pesquisa - Feiras profissionais - Catálogos digitais - Certificação - Associações ecológicas - Encontros bilaterais online Canais de Comunicação

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA UNIVERSIDADE DO PORTO PROGRAMA DE PROMOÇÃO DA LITERACIA FINANCEIRA DA U.PORTO Outubro de 2012 Enquadramento do programa na Estratégia Nacional de Formação Financeira Plano Nacional de Formação Financeira

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. MEMÓRIA: Reunião Preparatória do Comitê Temático de Inovação e Crédito GT Rede de Disseminação, Informação e Capacitação

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. MEMÓRIA: Reunião Preparatória do Comitê Temático de Inovação e Crédito GT Rede de Disseminação, Informação e Capacitação PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Secretaria da Micro e Pequena Empresa Fórum Permanente de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte MEMÓRIA: Reunião Preparatória do Comitê Temático de Inovação e Crédito GT Rede

Leia mais

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos

Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Rede de Produção de Plantas Medicinais, Aromáticas e Fitoterápicos Atores envolvidos Movimentos Sociais Agricultura Familiar Governos Universidades Comunidade Científica em Geral Parceiros Internacionais,

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL Fortaleza, 2012 INDICE CAPÍTULO I... 3 DO OBJETIVO GERAL... 3 CAPÍTULO II... 3 DOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS... 3 CAPÍTULO III... 4 DA ORGANIZAÇÃO DO PROGRAMA

Leia mais

Projeto 05. Plano de intercâmbio / parceria entre os examinadores de diferentes Estados e Setores

Projeto 05. Plano de intercâmbio / parceria entre os examinadores de diferentes Estados e Setores Projeto 05 Plano de intercâmbio / parceria entre os examinadores de diferentes Estados e Setores Estimular intercâmbio/ parceria entre os examinadores de diferentes estados e setores Desenvolver plano

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS RESOLUÇÃO Nº xx/xxxx CONSELHO UNIVERSITÁRIO EM dd de mês de aaaa Dispõe sobre a criação

Leia mais

VAMOS JUNTOS POR UMA ODONTOLOGIA MELHOR!

VAMOS JUNTOS POR UMA ODONTOLOGIA MELHOR! Eleições 2014 Faculdade de Odontologia UFRJ VAMOS JUNTOS POR UMA ODONTOLOGIA MELHOR! PLANO DE TRABALHO EQUIPE - CHAPA 1: Diretor - Maria Cynésia Medeiros de Barros Substituto Eventual do Diretor - Ednilson

Leia mais

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - "A SANTA MARIA QUE QUEREMOS"

PLANILHA DE OBJETIVOS E AÇÕES VIABILIZADORAS FT DE CULTURA - A SANTA MARIA QUE QUEREMOS Elaborar o projeto do Plano Municipal de Projeto do Plano Projeto realizado Cultura com ampla participação dos setores da sociedade Conferência Municipal de Cultura Conferência realizada PLANILHA DE OBJETIVOS

Leia mais

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013

ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS. Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 Governo de Minas ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Atua na coordenação das Relações Internacionais

Leia mais

PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC. Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído

PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC. Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído PISAC: um modelo de aceleração de inovações na CPIC Parque de Inovação e Sustentabilidade do Ambiente Construído Contexto do SC no Brasil O setor da construção no Brasil é cheio de paradoxos. De um lado,

Leia mais

A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1

A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1 A experiência da Assessoria de Comunicação dos grupos de Educação Tutorial na UFJF 1 Isabela LOURENÇO 2 Caio Cardoso de QUEIROZ 3 Francisco José Paoliello PIMENTA 4 Universidade Federal de Juiz de Fora,

Leia mais

2. Disseminar o conhecimento gerado no Instituto Federal do Amazonas.

2. Disseminar o conhecimento gerado no Instituto Federal do Amazonas. Extensão ETENSÃO A implementação da politica de Extensão, no Instituto Federal do Amazonas reafirma a missão deste Instituto e seu comprometimento com o desenvolvimento local e regional promovendo a integração

Leia mais

PESQUISA AGROPECUÁRIA. Gian Terres Jessica Freitas Luana de Lemos Sandra Vargas

PESQUISA AGROPECUÁRIA. Gian Terres Jessica Freitas Luana de Lemos Sandra Vargas PESQUISA AGROPECUÁRIA Gian Terres Jessica Freitas Luana de Lemos Sandra Vargas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi

Leia mais

Faça parte da Fundação Nacional da Qualidade

Faça parte da Fundação Nacional da Qualidade Faça parte da Fundação Nacional da Qualidade A BUSCA CONTÍNUA DA EXCELÊNCIA DA GESTÃO É O QUE NOS MOVE! A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) é uma instituição sem fins lucrativos, que conta com uma rede

Leia mais

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃODE RECURSOS HUMANOS DA ANTT Quadro de Servidores SITUAÇÃO 2008 2009 Abril 2010 CARGOS EFETIVOS (*) 429 752 860 Analista Administrativo 16 40 41 Especialista em Regulação 98 156 169

Leia mais

Programa de Capacitação

Programa de Capacitação Programa de Capacitação 1. Introdução As transformações dos processos de trabalho e a rapidez com que surgem novos conhecimentos e informações têm exigido uma capacitação permanente e continuada para propiciar

Leia mais

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes

PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes pág. 1 PLANO DE TRABALHO Rede Nacional de Jovens Líderes MISSÃO Somos uma rede nacional escoteira de

Leia mais

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1

Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Programa de Gestão Estratégica da chapa 1 Apresentamos a primeira versão do programa de gestão estratégica da chapa Construindo Juntos um ICT de Excelência. Esse documento é fruto de uma construção coletiva,

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP

GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP 2014 PROGRAMA GRADUAÇÃO INOVADORA NA UNESP INTRODUÇÃO A Pró-reitoria de graduação (PROGRAD), a Câmara Central de Graduação (CCG), o Núcleo de Educação à Distância

Leia mais

PDI GERAL DO CEFET/RJ

PDI GERAL DO CEFET/RJ PDI GERAL DO CEFET/RJ Princípios que devem nortear o estabelecimento de políticas e ações no CEFET/RJ e que devem constar do PDI: Institucionalidade/identidade de UT (estabelecimento de um modelo diferenciado

Leia mais

As publicações da Confederação Nacional de Municípios CNM podem ser acessadas, na íntegra, na biblioteca online do Portal CNM: www.cnm.org.br.

As publicações da Confederação Nacional de Municípios CNM podem ser acessadas, na íntegra, na biblioteca online do Portal CNM: www.cnm.org.br. 2015 Confederação Nacional de Municípios CNM. Esta obra é disponibilizada nos termos da Licença Creative Commons: Atribuição Uso não comercial Compartilhamento pela mesma licença 4.0 Internacional. É permitida

Leia mais

DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO

DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO CONHEÇA O MAIOR EVENTO DA PARAÍBA EM EXCELÊNCIA DA GESTÃO GESTÃO Durante o evento também é realizado momentos de debate, visando disseminar as melhores práticas de gestão das empresas vencedoras dos Prêmios

Leia mais

REGIMENTO DO CENTRO DE PESQUISA - CEPESq PROF. PASQUALE CASCINO

REGIMENTO DO CENTRO DE PESQUISA - CEPESq PROF. PASQUALE CASCINO REGIMENTO DO CENTRO DE PESQUISA - CEPESq CAPÍTULO I DA SEDE E FORO Artigo 1º - O CENTRO DE ENSINO E PESQUISA CEPESq PROF. PASQUALE CASCINO com sede e foro na cidade de São Paulo, à Avenida João Dias, 2046

Leia mais

Ana Lúcia Vitale Torkomian. Secretária Adjunta de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia

Ana Lúcia Vitale Torkomian. Secretária Adjunta de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia Sessão Plenária 5: Programas Nacionais de Estímulo e Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos Ana Lúcia Vitale Torkomian Secretária Adjunta de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério

Leia mais

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen)

Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Sobre a Universidade Banco Central do Brasil (UniBacen) Histórico A UniBacen é um departamento vinculado diretamente ao Diretor de Administração do Banco Central do Brasil (BCB), conforme sua estrutura

Leia mais

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do

crítica na resolução de questões, a rejeitar simplificações e buscar efetivamente informações novas por meio da pesquisa, desde o primeiro período do Dimensão 2 As políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de

Leia mais

FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI

FACULDADE DE EDUCAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E TECNOLOGIA DE IBAITI REGULAMENTO NO NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DA FEATI NUPEFE Faculdade de Educação, Administração e Tecnologia de Ibaiti FEATI SEÇÃO I Da Natureza e Missão Art. 1 O Núcleo de Pesquisa e Extensão da FEATI

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

PLANO SETORIAL DE DANÇA. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança

PLANO SETORIAL DE DANÇA. DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança PLANO SETORIAL DE DANÇA DOCUMENTO BASE: Secretaria de Políticas Culturais - SPC Fundação Nacional de Artes FUNARTE Câmaras Setoriais de Dança MARÇO DE 2009 CAPÍTULO I DO ESTADO FORTALECER A FUNÇÃO DO ESTADO

Leia mais

III FÓRUM PARAIBANO LIDERANÇAS

III FÓRUM PARAIBANO LIDERANÇAS III FÓRUM PARAIBANO LIDERANÇAS III FÓRUM PARAIBANO DE LIDERANÇAS 27 DE MAIO A fi g u r a d o l í d e r e m e rg e c o m o fundamental no alcance da missão da organização e perseguição de seus objetivos.

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: Aprimoramento da sistemática de gestão

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 144, DE 10 DE SETEMBRO DE 2015.

CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 144, DE 10 DE SETEMBRO DE 2015. CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 144, DE 10 DE SETEMBRO DE 2015. Institui os Programas de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação à Pesquisa e à Formação de Recursos Humanos em Ciência

Leia mais

Acompanhamento de egressos e criação de oportunidades de formação

Acompanhamento de egressos e criação de oportunidades de formação Acompanhamento de egressos e criação de oportunidades de formação A Universidade de Mogi das Cruzes UMC possui uma política de acompanhamento de egressos que se iniciou em 1998 ao constituir um banco de

Leia mais

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais:

No Brasil, a Shell contratou a ONG Dialog para desenvolver e operar o Programa, que possui três objetivos principais: PROJETO DA SHELL BRASIL LTDA: INICIATIVA JOVEM Apresentação O IniciativaJovem é um programa de empreendedorismo que oferece suporte e estrutura para que jovens empreendedores de 18 a 30 anos desenvolvam

Leia mais

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini

Outubro 2009. Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Outubro 2009 Carlos Eduardo Bizzotto Gisa Melo Bassalo Marcos Suassuna Sheila Pires Tony Chierighini Sustentabilidade Articulação Ampliação dos limites Sistematização Elementos do Novo Modelo Incubação

Leia mais

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012

UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO. Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA GABINETE DA REITORIA ASCOM ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Relatório de Gestão Setorial do Exercício 2012 Cruz das Almas BA 2013 UFRB UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Elaborada pela Diretoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa

Leia mais

DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização

DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização DIMENSÃO 2: - Política para o ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão - Respectivas normas de operacionalização 2.1 - GRADUAÇÃO 2.1.1. Descrição do Ensino de Graduação na UESC Cursos: 26 cursos regulares

Leia mais

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da

A Academia está alinhada também aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros UNPSI, coordenados pelo UNEP/FI órgão da ONU dedicado às questões da - 1 - Prêmio CNSeg 2012 Empresa: Grupo Segurador BBMAPFRE Case: Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE Introdução A Academia de Sustentabilidade BBMAPFRE foi concebida em 2009 para disseminar o conceito

Leia mais

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO

FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO FORMULÁRIO DAS AÇÕES DE EXTENSÃO 1. IDENTIFICAÇÃO DA ORIGEM 1.1. TÍTULO DO PROJETO: Programa História e Memória Regional 1.2. CURSO: Interdisciplinar 1.3. IDENTIFICAÇÃO DO(A) PROFESSOR(A) /PROPONENTE 1.3.1.

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE METAS PDI- 2011/2015

AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE METAS PDI- 2011/2015 AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE METAS PDI- 2011/2015 METAS AÇÕES PRAZOS Expansão do número de vagas do curso de Engenharia de Produção. SITUAÇÃO MARÇO DE 2015 AVALIAÇÃO PROCEDIDA EM 12.03.2015 CPA E DIRETORIA

Leia mais

OBJETIVO CARACTERIZAÇÃO

OBJETIVO CARACTERIZAÇÃO OBJETIVO Incrementar a economia digital do Estado de Alagoas e seus benefícios para a economia local, através de ações para qualificação, aumento de competitividade e integração das empresas e organizações

Leia mais

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019

PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 PLANO DE TRABALHO CAMPUS DE FRANCISCO BELTRÃO QUATRIÊNIO 2016-2019 Candidato Gilmar Ribeiro de Mello SLOGAN: AÇÃO COLETIVA Página 1 INTRODUÇÃO Considerando as discussões realizadas com a comunidade interna

Leia mais