Programa de Matemática 3º ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Matemática 3º ano"

Transcrição

1 Programa de Matemática 3º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo no currículo. A Matemática não é uma ciência sobre o mundo, natural ou social, no sentido em que são algumas das outras ciências, mas sim uma ciência que não lida com objectos e relações abstractas. É, para além disso, uma linguagem que nos permite elaborar uma compreensão e representação desse mundo, e um instrumento que proporciona formas de agir sobre ele para resolver problemas que nos deparam e de prever e controlar os resultados e as acções que realizamos. Na sua história, como em todas as ciências, a Matemática sofreu uma grande evolução nos seus métodos, processos e técnicas, na sua organização, na sua relação com outras áreas da actividade humana e no alcance e importância das suas aplicações e, naturalmente, na quantidade e diversidade das áreas que a constituem. A Matemática, podemos dizer, sempre permeou a actividade humana e contribuiu para o seu desenvolvimento e são hoje múltiplos e variados os seus domínios internos, como são múltiplos e variados os seus domínios externos em que é aplicada. Hoje, mais do que nunca, está presente em todos os ramos da ciência e tecnologia, em diversos campos da arte, em muitas profissões e sectores da actividade de todos os dias. Por isso hoje, certamente também mais do que nunca, se exige da escola uma formação sólida em Matemática para todos os alunos: uma formação que permita aos alunos compreender e utilizar a Matemática, desde logo ao longo do percurso escolar de cada um, nas diferentes disciplinas em que ela é necessária, mas igualmente depois da escolaridade, na profissão e na vida pessoal e em sociedade; uma formação que promova nos alunos uma visão adequada da Matemática e da actividade matemática, bem como o reconhecimento do seu contributo para o desenvolvimento científico e tecnológico e a sua importância cultural e social em geral; e, ainda, uma formação que também promova nos alunos uma relação positiva com a disciplina e a confiança nas suas capacidades pessoais para trabalhar com ela. Assim, a disciplina de Matemática no ensino básico deve contribuir para o desenvolvimento pessoal do aluno, deve proporcionar a formação matemática necessária a outras disciplinas e ao prosseguimento dos estudos em outras áreas e na própria Matemática e deve contribuir, também, para sua plena realização na participação e desempenho sociais e na aprendizagem ao longo da vida.

2 Objectivos Gerais: Manifestar curiosidade e gosto pela exploração e resolução de problemas simples; Recolher dados simples e organizá-los de forma pessoal recorrendo a diferentes tipos de representação; Efectuar medições, escolhendo instrumentos adequados, para resolver problemas simples; Fazer e utilizar estimativas em situações de cálculo ou de medição; Explorar, construir e transformar modelos geométricos e estabelecer relações entre eles; Desenvolver estratégias pessoais de resolução de problemas e assumir progressivamente uma atitude crítica perante os resultados; Resolver situações e problemas do dia-a-dia, aplicando as operações aritméticas e as noções básicas de geometria, utilizando operações e técnicas de cálculo mental.

3 1.º PERÍODO Conteúdos / Temas Números Naturais - Numeração Romana - Dezena, centena, milhar (revisão) - A dezena de milhar - Números ordinais Operacionalização Compreender a representação dos números noutras civilizações; Distinguir numeração romana de numeração árabe; Relacionar a dezena e a centena com a unidade; Identificar diferentes representações do mesmo número; Localizar e representar números na recta graduada; Realizar contagens progressivas e regressivas; Construir sequências; Classificar e ordenar números segundo um critério determinado. Operações com números naturais - Adição com transporte e subtracção com empréstimo - Multiplicação - Adição: parcelas e soma - Subtracção: diminuendo, diminuidor, resto ou diferença - Multiplicação: multiplicando, multiplicador, produto - Tabuada do 6, 7, 8 e 9 Multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000 Comparar números e ordená-los em sequências crescentes e decrescentes. Ler e representar números, Desenvolver o raciocínio e o cálculo mental; Compreender e usar a regra para o cálculo do produto de um número. Identificar as diferentes partes das operações; Estimar somas e produtos; Usar tabelas da adição, da subtracção e da multiplicação; Compreender e utilizar algoritmos para as operações; Compreender, construir e memorizar as tabuadas da multiplicação; Calcular o produto de um número na multiplicação por 10, 100 e 1000; Calcular o quociente de um número na multiplicação por 10, 100 e 1000.

4 Sólidos geométricos e figuras no plano - Poliedros e não Poliedros Prisma, cubo, paralelepípedo, pirâmide, esfera, cilindro e cone - Planificação do cubo Identificar superfícies planas e não planas em objectos e em modelos geométricos; Comparar e descrever sólidos identificando semelhanças e diferenças; Identificar poliedros e não poliedros; Identificar várias planificações do cubo e construir um cubo através de uma das planificações; Identificar polígonos e círculos nos modelos dos sólidos; Reconhecer as propriedades de figuras no plano e classificá-las; - Frisos e rosáceas - Ângulos Desenhar frisos e rosáceas; Identificar ângulos e classificá-los; Comparar a amplitude de ângulos e reconhecê-los; Transformar figuras geométricas planas cumprindo regras; - Simetria de figuras - Rectas paralelas e perpendiculares - Círculo, circunferência, raio e diâmetro Identificar e comparar as propriedades dos polígonos e dos não polígonos; Identificar no plano figuras simétricas em relação a um eixo; Identificar numa grelha quadriculada ponto equidistantes de um dado ponto; Identificar rectas paralelas e perpendiculares; Desenhar a circunferência e o círculo utilizando o compasso; Identificar o diâmetro e o raio; Esboçar a planta da sala de aula.

5 2.º PERÍODO Conteúdos / Temas Operacionalização Orientação Espacial - Posições, direcções e movimentos - Pontos equidistantes - Posição das figuras - Mapas e plantas Representação e Interpretação de Dados - Tabelas e gráficos Utilizar pontos de referência e descrever percursos; Representar e comparar diferentes itinerários; Ler mapas, plantas e maquetas. Ler, explorar e interpretar informação em tabelas e gráficos; Construir tabelas de frequência absolutas, gráficos de pontos e pictogramas; Recolher dados e registá-los; Organizar dados; Ler e construir gráficos circulares. Números racionais não negativos - A fracção - A décima - A centésima - A milésima Operações com número naturais - A Divisão exacta e não exacta - Divisão: dividendo, divisor, quociente, resto - Múltiplos e divisores de um número natural Representar fracções em diversos materiais; Compreender o significado das fracções; Comparar e ordenar números na representação decimal; Reconstruir a unidade a partir das suas partes. Localizar e posicionar números racionais não negativos na recta numérica. Compreender a divisão nos sentidos de medida, partilha e razão; Identificar o quociente e o resto na divisão não exacta.

6 Operações com números racionais não negativos - Adição e subtracção de números decimais Adicionar e subtrair números na representação decimal. Geometria e Medidas - Medidas de comprimento - O metro - Submúltiplos do metro Construir o metro, o decímetro e o centímetro; Estimar e medir comprimentos; Comparar e ordenar comprimentos e áreas; Relacionar as unidades de comprimentos. - Noção de perímetro - Perímetro de polígonos Estimar medidas; Utilizar as unidades de medida em perímetros; Calcular o perímetro de polígonos; Determinar de forma experimental o perímetro da base circular de um objecto.

7 3º PERÍODO Conteúdos / Temas Operacionalização Operações com números racionais não negativos - Dobro, triplo, quádruplo, quíntuplo - Metade, terça parte, quarta parte, quinta parte - 1/3 x; 1/5 x; 1/10 x como operadores inversos de 3 x; 5 x; 10 x Compreender e usar os operadores dobro, triplo, quádruplo e quíntuplo e relacioná-los respectivamente com a metade, a terça, quarta e quinta partes. - Equivalência entre 1/10x; 0,1 x; :10 - Equivalência: x 0,1 equivalente a :10 x 0,01 equivalente a :100 x 0,001 equivalente a : 1000 Produto e quociente na multiplicação e divisão de um número por 0,1, 0,01 e 0,001; Reconhecer as regras de equivalência na multiplicação e divisão por 10, 100 e 1000 e respectivamente por 0,1, 0,01, 0,001. Geometria e Medidas - Noção de área - Perímetro de polígonos Desenhar quadrados a partir de perímetros; Estimar áreas; Calcular áreas; Desenhar polígonos a partir da sua área. - m2, dm2 e cm2 Comparar recipientes com diferentes medidas; - Introdução ao estudo das medidas de capacidade, massa e volume Medir a capacidade de recipientes; Comparar massas; Determinar massas em balanças de vários tipos; Determinar o volume de um cubo de forma experimental.

8 - Unidades de Tempo Explorar o calendário e assinalar datas e acontecimentos; Reconhecer os dias da semana e os meses do ano; Utilizar instrumentos para medir o tempo; Sequenciar acontecimentos; Ler e construir horários; Ler e representar medidas de tempo e estabelecer relações entre hora, minuto e segundo; Utilizar instrumentos para medir o tempo. - Sistema monetário uso símbolo, moedas e notas em Reconhecer e relacionar as moedas e notas do euro e realizar contagens. Representação e Interpretação de Dados - A moda Ler e interpretar informação apresentada em diagramas de Venn e em pictogramas; Identificar a moda num conjunto de dados; Construir tabelas de frequências absolutas, gráficos de pontos e pictogramas. Ao longo do Ano Lectivo Conteúdos / Temas Resolução de problemas Operacionalização Resolver problemas envolvendo a adição, a subtracção, a multiplicação e a divisão; Resolver problemas recorrendo à interpretação de gráficos; Resolver problemas utilizando as noções de perímetro e área; Conceber e pôr em prática estratégias de resolução de problemas verificando a adequação dos resultados obtidos e dos processos utilizados;

9 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA Avaliação Formativa Domínio auto-regulador 10% + Domínio Cognitivo 90% - Empenho - Autonomia - Responsabilidade - Testes - 60% - Trabalhos de sala de aula - 20% - Trabalhos de grupo/individuais - 10%

Programa de Matemática 4º ano

Programa de Matemática 4º ano Programa de Matemática 4º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão.

MATEMÁTICA 4º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Ler e representar números, pelo menos até ao milhão. MATEMÁTICA 4º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordená-los em

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Revisões do 2º ano.

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Revisões do 2º ano. ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DO 3º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

Programa de Matemática 1.º ano

Programa de Matemática 1.º ano Programa de Matemática 1.º ano Introdução A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

Catarina Damasceno / Fátima / Goreti Rocha / José Nunes / Luísa / Madalena / Manuela / Maria Piedade / Sandra Freitas (Julho 2008)

Catarina Damasceno / Fátima / Goreti Rocha / José Nunes / Luísa / Madalena / Manuela / Maria Piedade / Sandra Freitas (Julho 2008) Possível percurso para o desenvolvimento do Novo Programa de Matemática Catarina Damasceno / Fátima / Goreti Rocha / José Nunes / Luísa / Madalena / Manuela / Maria Piedade / Sandra Freitas (Julho 2008)

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana.

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana. PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 4.º Ano 1.º Período 64 Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordenálos em sequências crescentes e decrescentes.

Leia mais

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens

Leia mais

Planificação anual matemática

Planificação anual matemática Planificação anual matemática 1º e 2º anos Tópicos Objetivos específicos Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um

Leia mais

1. PERÍODO PLANIFICAÇÃO

1. PERÍODO PLANIFICAÇÃO 1 1. PERÍODO PLANIFICAÇÃO Meses Tema/Tópico Objectivos específicos Actividades Capacidades transversais Objectivos gerais Setembro GEOMETRIA Orientação espacial Posição e localização Mapas, plantas e maquetas

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa 1º CICLO MATEMÁTICA 2º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS TEMPO AVALIAÇÃO

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão.

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Ler e representar números até ao milhão. ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade Unidade de Ensino: NÚMEROS. ADIÇÃO E SUBTRACÇÃO. PERÍMETRO Tempo Previsto: 5 semanas C O M P E T Ê N C I AS E S P E C Í F I C A S : A compreensão das propriedades das operações e a aptidão para usá-las

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade Unidade de Ensino: Ângulos. Triângulos. COMPETÊNCIAS ESPECÌFICAS: Tempo Previsto: 3 semanas. A aptidão para realizar construções geométricas, nomeadamente, ângulos e triângulos, bem como para descrever

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano Proposta Hypatiamat Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano Ano letivo 2017/2018 Números e Operações Geometria

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Matemática 1º CICLO MATEMÁTICA 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

Conteúdos Ideias-Chave Objectivos específicos. múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro.

Conteúdos Ideias-Chave Objectivos específicos. múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro. Capítulo 1 Números Naturais Múltiplos e Divisores Se um número natural é múltiplo de outro número, este é divisor do primeiro. Números primos e números compostos Decomposição de um número em factores primos

Leia mais

Novo Programa de Matemática - 2.º Ciclo. Matemática 5ºANO

Novo Programa de Matemática - 2.º Ciclo. Matemática 5ºANO Propósito principal de ensino: Desenvolver nos alunos o sentido de número, a compreensão dos números e das operações, e a capacidade de cálculo mental e escrito, bem como a de utilizar estes conhecimentos

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Escola E.B. 2.3 de Pedro de Santarém PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 5º ANO 2010/2011 Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Aulas Previstas Preparar e organizar o trabalho a realizar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro Recorda os números até 100 Estratégias de cálculo Adição e subtração Números ordinais Números pares e números ímpares Sólidos geométricos - Saber de memória

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade Unidade de Ensino: OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS (adição e subtracção). Tempo Previsto: 3 semanas O reconhecimento do conjunto dos racionais positivos, das diferentes formas de representação

Leia mais

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ESCOLARIDADE 2º/3º ANO

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ESCOLARIDADE 2º/3º ANO Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ESCOLARIDADE 2º/3º ANO Área: Matemática 1º Trimestre Blocos/Conteúdos Objectivos Avaliação Escrever e ler números inteiros até 100

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade Unidade de Ensino: OPERAÇÕES COM NÚMEROS RACIONAIS ABSOLUTOS (adição e subtracção). Tempo Previsto: 3 semanas O reconhecimento do conjunto dos racionais positivos, das diferentes formas de representação

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Ano letivo 2014/2015. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º Período

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Ano letivo 2014/2015. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º Período Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Ano letivo 2014/2015 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º Período Conhecer os numerais ordinais Adicionar e subtrair números naturais Reconhecer

Leia mais

MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO

MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO 2017-2018_ Planificação Mensal Português 3 º ano MÊS DOMÍNIO SUBDOMÍNIO OBJETIVOS GERAIS DESCRITORES DE DESEMPENHO setembro outubro História da numeração Numeração romana Recorda a dezena e a centena Números

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL

PLANIFICAÇÃO ANUAL PLANIFICAÇÃO ANUAL 2015-2016 Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira Área Disciplinar: Matemática Ano de Escolaridade: 2º Mês: setembro/outubro NÚMEROS E OPERAÇÕES Números até 200 GEOMETRIA Figuras no

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa Atual da Disciplina e Metas Curriculares 1º CICLO MATEMÁTICA 2º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2013

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2013 ANUAL 164 dias letivos Números naturais Noção de número natural Números ordinais e cardinais Relações numéricas 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «vigésimo».

Leia mais

Programa de Matemática 2º ano

Programa de Matemática 2º ano Programa de Matemática 2º ano Introdução: A Matemática é uma das ciências mais antigas e é igualmente das mais antigas disciplinas escolares, tendo sempre ocupado, ao longo dos tempos, um lugar de relevo

Leia mais

Matriz Curricular 1º Ciclo. Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 2.º MATEMÁTICA

Matriz Curricular 1º Ciclo. Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 2.º MATEMÁTICA Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 2.º MATEMÁTICA N total de dias letivos 164 dias N de dias letivos - 1 período 64 dias - 2 período 52 dias - 3 período 48 dias N total de horas 221h N total

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO Domínios Subdomínios / Conteúdos programáticos Objetivos / Descritores de desempenho Números e Operações Números naturais Numerais ordinais até vigésimo; Números

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5.º ANO ANO LECTIVO 2008/2009 1.º PERÍODO Avaliação diagnóstica. Poliedros

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 2º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 2º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 2º ANO Domínios Subdomínios Objetivos Descritores de Desempenho/ Metas de Aprendizagem ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DE DADOS Representação conjuntos de Reunião e interseção de

Leia mais

DESCRITORES DE DESEMPENHO PARA APOIO EDUCATIVO. Números e Operações

DESCRITORES DE DESEMPENHO PARA APOIO EDUCATIVO. Números e Operações DESCRITORES DE DESEMPENHO PARA APOIO EDUCATIVO Área Disciplinar: Matemática Nível: I Subtópico Números Naturais - Noção de número Natural; - Relações numéricas. Operações números Naturais com - Adição

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano 2.º Ano letivo 2013.2014 Disciplina Matemática Turmas: 2º ano Professores: todos os docentes do 2.º

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Matemática 5º Ano

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. Matemática 5º Ano PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR Matemática 5º Ano OBJETIVOS ESPECÍFICOS TÓPICOS SUB-TÓPICOS METAS DE APRENDIZAGEM 1º Período Compreender as propriedades das operações e usá-las no cálculo. Interpretar uma

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática2º ano Ano Letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática2º ano Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática2º ano Ano Letivo 2016/2017 1º Período Domínios Números e Operações Números naturais Numerais ordinais até vigésimo;

Leia mais

2º ANO DE ESCOLARIDADE

2º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide

Agrupamento de Escolas de Portela e Moscavide Domínio: NÚMEROS E OPERAÇÕES (NO2) Números Naturais (Conhecer os numerais ordinais) 1.Utilizar corretamente os numerais ordinais até vigésimo. Números Naturais ( Contar até mil) 1.Estender as regars de

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARCIA DE ORTA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GARCIA DE ORTA ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DO 2º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PAREDE GESTÃO DE CONTEÚDOS Ensino Básico 1.º Ciclo Matemática 3.º Ano Domínios Subdomínios Conteúdos Programáticos Nº Tempos previstos (Horas) 1º Período Geometria Medida naturais Adição e subtração Ler e interpretar

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE PEDROUÇOS ESCOLA E.B. /3 DE PEDROUÇOS DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS GRUPO DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA º CICLO PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA 6º ANO Ano

Leia mais

- Planificação Anual - 2º Ano -

- Planificação Anual - 2º Ano - - Planificação Anual - 2º Ano - Matemática Números e Operações (NO2) Números Naturais - Numerais ordinais até vigésimo; - Números naturais até 1000; - Contagens de 2 em 2, de 5 em 5, de 10 em 10 e de 100

Leia mais

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO

PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO Unidade 2 -outubro Unidade 1 - setembro PLANIFICAÇÃO TRIMESTRAL DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º PERÍODO Domínio Subdomínio Objetivo geral Descritores Conteúdos Organização e Tratamento de Dados Organização e

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade

Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade Domínio/ Subdomínio Números naturais Agrupamento de Escolas de Vale de Milhaços Planificação Anual de Matemática: 2.º Ano de Escolaridade - 2016-2017 Metas Programa Objetivos Gerais Descritores Conteúdos

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE Números e Operações ANUAL 164 dias letivos Números naturais Relações numéricas 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «centésimo». 2. Contar até um milhão 1.

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 4o ano

Roteiro de trabalho para o 4o ano Roteiro de trabalho para o 4o ano No volume do 4º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo Planificação Anual. Ano Letivo 2012/13 Área - Matemática 2º Ano. - Sequências

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro 1º Ciclo Planificação Anual. Ano Letivo 2012/13 Área - Matemática 2º Ano. - Sequências Ver documento METAS CURRICULARES de MATEMÁTICA http://www.dgidc.min-edu.pt Números e Operações Números Naturais Operações com números naturais Regularidades - Relações numéricas composição e decomposição

Leia mais

SETEMBRO/OUTUBRO DOMÍNIO/

SETEMBRO/OUTUBRO DOMÍNIO/ PLANIFICAÇÃO MATEMÁTICA 2º ANO DE ESCOLARIDADE Ano letivo 2017 /2018 SETEMBRO/OUTUBRO DOMÍNIO/ SUBDOMÍNIO CONTEÚDOS OBJETIVOS GERAIS Geometria e Medida Números e Operações Tempo Calendários e horários.

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 2.º ano Ano Letivo 2018/2019

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 2.º ano Ano Letivo 2018/2019 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 2.º ano Ano Letivo 2018/2019 Matemática 1º Trimestre Tempo Calendários e horários. Números naturais Números pares

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 3º ANO PERCURSO TEMÁTICO A

PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 3º ANO PERCURSO TEMÁTICO A PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 3º ANO PERCURSO TEMÁTICO A Finalidades do ensino da Matemática (págs. 2 e 3) Objectivos gerais do ensino da Matemática (págs. 4 a 6) Competências Essenciais no Currículo Regional

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2017

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB Planificação Anual Matemática- _ 2.º Ano /2017 Números e Operações NO2 ANUAL 168 dias letivos Números naturais 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais ordinais até «vigésimo». - Numerais ordinais até vigésimo; - Números

Leia mais

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At.

Disciplina: Matemática DIAGNÓSTICO PROF. REGENTE DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO DO CONTEÚDO ACOMPANHAMENTO DO PROFESSOR DA SAA. Não At. Escola: Nome do Aluno: Professor Regente: Tempo de Permanência no Programa: Disciplina: Matemática Turma: Data Nasc.: / / Professor da Sala de Apoio: Entrada / / Saída / / DOMÍNIOS / CONTEÚDOS DESCRIÇÃO

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 2º Ano Metas / Objetivos

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 2º Ano Metas / Objetivos de Avaliação Números e Operações Números Sistema de numeração decimal Adição e subtração Multiplicação Conhecer os numerais ordinais Contar até mil Reconhecer a paridade Descodificar o sistema de numeração

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 2.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 2.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 2.ºano Domínio/ Subdomínio Números Naturais Sistema de numeração decimal Adição e Subtração MATEMÁTICA 2.º ANO DE ESCOLARIDADE Metas a atingir Meses do Ano S O N D

Leia mais

Matriz Curricular 1º Ciclo. Ano Letivo: 2013 / 2014 Ano de Escolaridade: 2.º Ano Matemática

Matriz Curricular 1º Ciclo. Ano Letivo: 2013 / 2014 Ano de Escolaridade: 2.º Ano Matemática NÚMEROS E OPERAÇÕES Ano Letivo: 2013 / 2014 Ano de Escolaridade: 2.º Ano Matemática Domínio de Referência Subdomínio Objetivos Descritores 1. Conhecer os numerais ordinais 1. Utilizar corretamente os numerais

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa Atual da Disciplina e Metas Curriculares 1º CICLO MATEMÁTICA 2º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 4º ANO PERCURSO TEMÁTICO A

PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 4º ANO PERCURSO TEMÁTICO A PLANIFICAÇÃO ANUAL DO 4º ANO PERCURSO TEMÁTICO A Finalidades do ensino da Matemática (págs. 2 e 3) Objectivos gerais do ensino da Matemática (págs. 4 a 6) Competências Essenciais no Currículo Regional

Leia mais

4º ANO DE ESCOLARIDADE

4º ANO DE ESCOLARIDADE Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros Escola Básica de Santo António dos Cavaleiros Escola Básica da Quinta do Conventinho

Leia mais

Novo Programa de Matemática - 2.º Ciclo Matemática 6ºANO

Novo Programa de Matemática - 2.º Ciclo Matemática 6ºANO GEOMETRIA Propósito principal de ensino: Desenvolver nos alunos o sentido espacial, com ênfase na visualização e na compreensão das propriedades de figuras geométricas no plano e no espaço, a compreensão

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2018/2019

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2018/2019 Proposta Hypatiamat Números e Operações Geometria e medida Organização e tratamento de dados 1º Período (Aulas previstas:???) Ficha de avaliação diagnóstica Fichas de avaliação formativa Registos Ficha

Leia mais

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral: Reconhecer o fazer matemático em situações rotineiras a fim deste se familiarizar com tais situações, favorecendo o desenvolvimento de seu raciocínio lógico-matemático

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 2017 / ºAno

Planificação Anual de Matemática 2017 / ºAno Planificação Anual de Matemática 2017 / 2018 3ºAno NÚMEROS E Aulas Previstas: 1º período: 64 aulas 2º período: 55 aulas 3º período: 52 aulas DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES Números naturais Utilizar corretamente

Leia mais

Planificação Anual de Matemática 2016 / ºAno

Planificação Anual de Matemática 2016 / ºAno Planificação Anual de Matemática 2016 / 2017 3ºAno NÚMEROS E Aulas Previstas: 1º período: 63 aulas 2º período: 63 aulas 3º período: 45 aulas DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES Números naturais Conhecer os numerais

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares

PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares Disciplina: Matemática /Ano de escolaridade: 2º Ano Página 1 de 7 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documentos Orientadores: Programa e Metas Curriculares Os números até 100 Estratégias de cálculo - Adição e subtração

Leia mais

ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA PARA O 4º ANO DE ESCOLARIDADE

ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA PARA O 4º ANO DE ESCOLARIDADE ORGANIZAÇÃO PROGRAMÁTICA PARA O 4º ANO DE ESCOLARIDADE 1º Ciclo do Ensino Básico 4º Ano de escolaridade Turma Ano lectivo 2010/2011 ÁREAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS A LECCIONAR AO LONGO DO ANO

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano 4º Ano letivo 2013.2014 Disciplina: Matemática Turmas: 4º ano Professores: todos os docentes do 4º

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017/2018 MATEMÁTICA - 2ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017/2018 MATEMÁTICA - 2ºANO Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região do Algarve Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (Sede: Escola José Belchior Viegas) PLANIFICAÇÃO ANUAL 2017/2018 MATEMÁTICA

Leia mais

Planificação de Matemática 1.º Período

Planificação de Matemática 1.º Período Planificação de Matemática 1.º Período Meses Tema/Tópico Objectivos específicos Actividades Capacidades transversais Objectivos gerais Setembro Outubro Orientação espacial Figuras no plano e sólidos geométricos

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 1. Sistema de numeração decimal - Unidade; - Dezena; - Centena; - Unidade de milhar; - Dezena de milhar; - Centena de milhar; - Milhões.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE Grupo 1.ºCiclo. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE Grupo 1.ºCiclo. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 110 - Grupo 1.ºCiclo Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos

Leia mais

Geometria e Medida. Números e Operações. Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação. - Atenção.

Geometria e Medida. Números e Operações. Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação. - Atenção. Conselho de Docentes do 3º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Geometria e Medida Localização e orientação no espaço Coordenadas

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 3.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 3.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 3.ºano Domínio/ Subdomínio Números Naturais Sistema de numeração decimal Adição e subtração Multiplicação MATEMÁTICA Metas a atingir 3.º ANO DE ESCOLARIDADE Meses do

Leia mais

Matriz Curricular 1º Ciclo / 2016 Ano de Escolaridade: 3.º Ano Matemática

Matriz Curricular 1º Ciclo / 2016 Ano de Escolaridade: 3.º Ano Matemática Ano letivo 2015 / 16 Matriz Curricular 1º Ciclo Ano Letivo: 2015 / 2016 Ano de Escolaridade: 3.º Ano Matemática Nº total de dias letivos 164 dias Nº de dias letivos 1º período - 64 dias 2º período - 52

Leia mais

32 Matemática. Programação anual de conteúdos

32 Matemática. Programação anual de conteúdos Programação anual de conteúdos 2 ọ ano 1 ọ volume 1. A localização espacial e os números Construção do significado dos números e identificação da sua utilização no contexto diário Representação das quantidades

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 3º Ano Metas / Objetivos Instrumentos de Domínios e

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 3º Ano Metas / Objetivos Instrumentos de Domínios e de Avaliação Números e Operações Números Sistema de decimal Adição e subtração Multiplicação Conhecer os numerais ordinais Contar até ao milhão Conhecer a romana Descodificar o sistema de decimal Adicionar

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 MATEMÁTICA- 3ºANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 MATEMÁTICA- 3ºANO Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região do Algarve Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas (Sede: Escola Secundária José Belchior Viegas) PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017

Leia mais

NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais

NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 16 outubro de 2012) No caso específico da disciplina de MATEMÁTICA, do 3.º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ainda ao nível

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 6.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL ANO LECTIVO 2011/2012 Compreender a noção de volume. VOLUMES Reconhecer

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA 6.º ANO PLANIFICAÇÃO GLOBAL ANO LECTIVO 2012/2013 Compreender a noção de volume. VOLUMES Reconhecer

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 3º ano Ano Letivo 2015/2016

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 3º ano Ano Letivo 2015/2016 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática 3º ano Ano Letivo 2015/2016 1º Trimestre Domínios Números e Operações Números naturais Numerais ordinais até centésimo;

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 3º ANO Domínios Subdomínios Objetivos Descritores de Desempenho/ Metas de Aprendizagem NÚMEROS OPERAÇÕES E Números naturais Conhecer os números ordinais Contar até um milhão

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017

Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 Plano Curricular de Matemática 3.º Ano - Ano Letivo 2016/2017 1.º Período Conteúdos Programados Previstas Dadas Números e Operações Utilizar corretamente os numerais ordinais até vigésimo. Ler e representar

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Sátão Matemática 2.º ano

Agrupamento de Escolas de Sátão Matemática 2.º ano Agrupamento de Escolas de Sátão Matemática 2.º ano DOMÍNIOS/ Subdomínios NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Sistema de numeração decimal Adição e Subtração CONTEÚDOS (Programa) Numerais ordinais até

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 5o ano

Roteiro de trabalho para o 5o ano Roteiro de trabalho para o 5o ano No volume do 5º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

Objetivos Gerais Descritores Conteúdos. 1.Utilizar corretamente os números ordinais até "centésimo

Objetivos Gerais Descritores Conteúdos. 1.Utilizar corretamente os números ordinais até centésimo AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS PLANIFICAÇÃO ANUAL DE MATEMÁTICA 3.º ANO DE ESCOLARIDADE - 2016-2017 Domínio/ Números naturais Objetivos Gerais Descritores Conteúdos 1.Conhecer os números ordinais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática3º ano Ano Letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática3º ano Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO 1º Ciclo Planificação Anual de Matemática3º ano Ano Letivo 2016/2017 1º Período Domínios Números e Operações Números naturais Numerais ordinais até centésimo;

Leia mais

1. PERÍODO PLANIFICAÇÃO

1. PERÍODO PLANIFICAÇÃO 1. PERÍODO PLANIFICAÇÃO Meses Temas/Tópicos/Subtópicos Objetivos gerais Objetivos específicos Atividades Competências transversais Setembro GEOMETRIA Orientação espacial Plantas Números naturais Relações

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Critérios de Avaliação. Ano Letivo 2017/18 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Critérios de Avaliação. Ano Letivo 2017/18 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Critérios de Avaliação Ano Letivo 2017/18 Disciplina MATEMÁTICA 3.º Ano Números e Operações Números naturais Utilizar corretamente os numerais ordinais até centésimo.

Leia mais

Plano Anual Curricular Matemática - 1º Ciclo -

Plano Anual Curricular Matemática - 1º Ciclo - Plano Anual Curricular Matemática - 1º Ciclo - Matemática 1º Ano 1º Período 2º Período 3º Período Números naturais Adquirir a noção de número natural até 8 Classificar e ordenar de acordo com um dado critério

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 3o ano

Roteiro de trabalho para o 3o ano Roteiro de trabalho para o 3o ano No volume do 3º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Os números e sua história

Leia mais