Modernidade e Envelhecimento Curso: Serviço Social 3º e 5º Semestre Período: Matutino

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Modernidade e Envelhecimento Curso: Serviço Social 3º e 5º Semestre Período: Matutino"

Transcrição

1 Modernidade e Envelhecimento Curso: Serviço Social 3º e 5º Semestre Período: Matutino UNIDADE 1 Construção de uma identidade Identidade e subjetividade Profª Maria Aparecida da Silveira

2 2 Envelhecimento O QUE É SER IDOSO Velho?

3 Música: Envelhecer Arnaldo Antunes 3 A coisa mais moderna que existe nessa vida é envelhecer A barba vai descendo e os cabelos vão caindo pra cabeça aparecer Os filhos vão crescendo e o tempo vai dizendo que agora é pra valer Os outros vão morrendo e a gente aprendendo a esquecer Não quero morrer pois quero ver Como será que deve ser envelhecer Eu quero é viver pra ver qual é e Dizer venha pra o que vai acontecer Eu quero que o tapete voe No meio da sala de estar Eu quero que a panela de pressão pressione E que a pia comece a pingar Eu quero que a sirene soe E me faça levantar do sofá Eu quero pôr Rita Pavone No ringtone do meu celular Eu quero estar no meio do ciclone Pra poder aproveitar E quando eu esquecer meu próprio nome Que me chamem de velho gagá Pois ser eternamente adolescente nada é mais demodé Com uns ralos fios de cabelo sobre a testa que não para de crescer Não sei por que essa gente vira a cara pro presente e esquece de aprender Que felizmente ou infelizmente sempre o tempo vai correr Não quero morrer pois quero ver Como será que deve ser envelhecer Eu quero é viver pra ver qual é e Dizer venha pra o que vai acontecer Eu quero que o tapete voe No meio da sala de estar Eu quero que a panela de pressão pressione E que a pia comece a pingar Eu quero que a sirene soe E me faça levantar do sofá Eu quero pôr Rita Pavone No ringtone do meu celular Eu quero estar no meio do ciclone Pra poder aproveitar E quando eu esquecer meu próprio nome Que me chamem de velho gagá.

4 4 Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), as etapas da vida são as seguintes: a) Meia idade anos; b) Pessoa idosa anos; c) Velhice anos; d) Grande velhice, depois dos 90 anos.

5 5 Algumas das Novas Especialidades Terceira Idade Geriatria: é o ramo da medicina que foca o estudo, a prevenção e o tratamento de doenças e da incapacidade em idades avançadas. O termo deve ser distinto de gerontologia, que é o estudo do envelhecimento em si. Geriatras são médicos especializados no cuidado com o idoso e têm a sua formação variável em diferentes países, mas geralmente esta passa por uma formação generalista (medicina interna, medicina de família, etc.) e a seguir são treinados nos aspectos específicos da saúde do idoso. Gerontologia: (do grego gero = envelhecimento + logia = estudo) é a ciência que estuda o processo de envelhecimento em suas dimensões biológica, psicológica e social. Caracteriza-se como um campo de estudos multidisciplinar, recebendo contribuições metodológicas e conceituais da biologia, psicologia, ciências sociais e de disciplinas como a biodemografia, neuropsicologia, história, filosofia, direito, enfermagem, psicologia educacional, psicologia clínica e medicina (Neri, 2008).

6 6 Velhice: a identidade estigmatizada Simone de Beauvoir: a velhice é uma totalidade complexa, e é impossível se ter uma compreensão da mesma a partir de uma descrição analítica de seus diversos aspectos: 1º. O conhecimento da existência de um modelo social amplo e geral de velho, presente no imaginário social, que se constroi pela contraposição à identidade de jovem, levou-nos a pensar sobre questões relativas à construção da identidade do idoso e de como esta mesma identidade é sentida e vivida por aqueles indivíduos classificados como velhos; 2º. No modelo social de velho, as qualidades a ele atribuídas são estigmatizadoras e contrapostas às atribuídas aos jovens; como: atividade, produtividade, memória, beleza e força são características e presentes no corpo dos indivíduos jovens e as qualidades opostas a estas presentes no corpo dos idosos.

7 7 Modelo social ideológico Considerando o modelo social ideológico atribui-se qualidades negativas aos idosos negação do futuro: como é possível pensar novas formas de vida futura e novas alternativas para a velhice? Destaque: os idosos também utilizam este modelo para classificar os outros idosos e não o julga em particular para si. Pesquisa realizada com 25 sujeitos apresenta a visão ideológica de velho:

8 8 A Velhice e seus aspectos Primeiro aspecto positivo aprende a velhice como a fase em que os indivíduos conquistam a experiência de vida desenvolvimento do espírito; Segundo aspecto negativo em que o biológico é enfatizado, revelando o corpo que envelhece. Segundo os entrevistados há um corpo alquebrado que padece à passagem do tempo mas, em compensação, um espírito que se desenvolve em termos de aquisição de experiências, de um maior conhecimento das coisas e do mundo. Ambiguidade em relação a velhice: separação radical entre o corpo e o espírito fuga generalizada da velhice - negação da identidade. Expressões dos idosos pág. 58.

9 9 Doenças e a Velhice Velhice e doença = corpo envelhecido Ser velho também é ser doente e, assim, se o velho é o outro, logo a relação entre velhice e doença não serve para classificar os próprios idosos pesquisados. Os sinais apresentados pelo corpo são interpretados como sinais ambíguos. Não há uma identificação e, consequentemente, uma não articulação por parte dos depoentes, entre uma doença curável ou não com um envelhecimento irreversível. Págs. 59 e 60

10 10 Doenças e a Velhice Simone de Beauvoir pág. 60 a respeito da relação entre as doenças e a velhice. No caso dos entrevistados a separação entre doença e velhice tem explicações muito específicas: estar doente não significa ser velho e também é preferível estar em mau estado de saúde a ser considerado como uma pessoa velha. Pág. 60/61 Simone de Beauvoir A atitude dos idosos depende de sua opinião geral com a relação a velhice...

11 11 As mudanças no corpo As mudanças no corpo, no rosto, certamente se opera de maneira contínua e é essa continuidade que faz com que as pessoas não percebam o envelhecimento. A visibilidade do corpo humano, considerando o espaço que este ocupa, implica em uma reflexão sobre a comunicação entre as pessoas. O corpo visível, com o passar do tempo, sofre uma série de mudanças que promovem várias formas de avaliar e percepções do valor do ser humano. Sem dúvida, uma análise da aparência do corpo na velhice, implica em perceber as várias atribuições que são dadas à identidade, à individualidade e ao valor social das pessoas idosas.

12 12 As mudanças no corpo Há uma surpresa de se ver classificado como uma pessoa velha e essa surpresa se dá porque os sujeitos não vivenciam interna e plenamente a velhice. Sempre se é velho a partir do olhar dos outros. O não levar em conta a ideia de metamorfose do ser nos faz ver o velho só como tal, como uma categoria residual, e não ao mesmo tempo a criança, o adolescente, o adulto e o velho sintetizando a ideia do sujeito. Beauvoir exterioridade pág. 65 Esbarramos numa espécie de escândalo intelectual...

13 13 Trabalho na Terceira Idade O tempo do não-trabalho, a aposentadoria representa para os homens uma maior perda do que para as mulheres uma definição de novos papeis sociais. Sentimento de deslocamento: espaço público e privado Aposentadoria significa retirar-se para a vida privada. Se a aposentadoria rompe com o vínculo da dimensão pública, rompe também com a dimensão pública formal produtiva, e não com a vida social. Aposentadoria (entrevistados) abre novos caminhos para a realização dos sonhos e atender as aspirações que não puderam na vida adulta Para as mulheres a aposentadoria está relacionada ao trabalho formal - dado que agora continuarão exercendo as tarefas domésticas sem desenvolver duas jornadas de trabalho simultaneamente.

14 14 Os idosos e a Família A família tem um papel de relativa importância, sendo que para os idosos a família deve ser preservada, mas não deve impedir o desenvolvimento de uma vida própria dos sujeitos. A família não é reveladora do envelhecimento dos sujeitos depoentes cheios de energia e com uma disposição muito grande para o trabalho (algo exigido pelos familiares), como cuidar dos netos (mulheres) são os novos papeis sociais impostos aos idosos.

15 15 Conclusão Desconstruir a velhice, como uma categoria, leva em conta, também três fatores, segundo Featherstone: 1º. Pesquisa científica e tecnológica na descoberta das questões do envelhecimento; 2º. Aumento demográfico dos idosos crescimento do poder político; 3º. Novas gerações que envelhecem e levarão alguns de seus valores. Esses fatores, desconstrutores da velhice, relacionados e somados à categoria terceira idade, fundamentam a criação de novos sujeitos, a produção das suas subjetividades e, certamente, a possibilidade de quebrar a reprodução da identidade estigmatizadora de velho e velhice.

16 16 Bibliografia MERCADANTE, Elisabeth F. Velhice: a identidade estigmatizada. In: Velhice e Envelhecimento. Revista Serviço Social e Sociedade, N. 75 Especial. São Paulo: Cortez 2003.

DISCIPLINAS E EMENTAS

DISCIPLINAS E EMENTAS DISCIPLINAS E EMENTAS ABORDAGEM HISTÓRICA E SOCIOECONÔMICA DO ENVELHECIMENTO HUMANO EMENTA: Analisa as formas de gestão da velhice por parte da família, da sociedade civil e do Estado, verificando o modo

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ. Ana Paula S. Valera TRAJETÓRIAS DO ENVELHECIMENTO

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ. Ana Paula S. Valera TRAJETÓRIAS DO ENVELHECIMENTO CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ Ana Paula S. Valera TRAJETÓRIAS DO ENVELHECIMENTO Santo André 2012 CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SANTO ANDRÉ Ana Paula S. Valera RA 2135001778 TRAJETÓRIAS

Leia mais

Escola Superior de Educação João de Deus Gerontologia Social 08/09 Unidade Curricular: Gerontologia I

Escola Superior de Educação João de Deus Gerontologia Social 08/09 Unidade Curricular: Gerontologia I Escola Superior de Educação João de Deus Gerontologia Social 08/09 Unidade Curricular: Gerontologia I Docente: Doutor Joaquim Marujo Discente: Maria Inês Santos n.º11 Sumário: 1. Envelhecimento Populacional

Leia mais

Centro de Convivência da Pessoa Idosa

Centro de Convivência da Pessoa Idosa Centro de Convivência da Pessoa Idosa Deve-se basear numa concepção de cuidado para um envelhecimento ativo, que privilegie a reintegração sócio-política cultural da pessoa idosa, em conformidade com a

Leia mais

Retratos sociais para um futuro humano Envelhecimento Humano

Retratos sociais para um futuro humano Envelhecimento Humano Retratos sociais para um futuro humano Desenvolvimento humano e social regional O idoso e os novos desafios comuns Liliana Sousa Daniela Figueiredo Universidade de Aveiro Envelhecimento Humano Problema

Leia mais

O ENVELHECIMENTO PELO OLHAR DO IDOSO: OPNIÕES DE UM GRUPO DA TERCEIRA IDADE

O ENVELHECIMENTO PELO OLHAR DO IDOSO: OPNIÕES DE UM GRUPO DA TERCEIRA IDADE O ENVELHECIMENTO PELO OLHAR DO IDOSO: OPNIÕES DE UM GRUPO DA TERCEIRA IDADE Kenia Anifled de Oliveira Leite Professora do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas de Campina Grande-PB. kaleite@ig.com.br

Leia mais

O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA BESSA, Jaqueline Amaral 1 Mendes, Jorge Luis Antunes2 Zanela,Janice Pavan3 INTRODUÇÃO Este trabalho busca compreender o processo de envelhecimento da população

Leia mais

Ano europeu do envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações. À descobertados avós. Departamento de epidemiologia 19 de Março de 2012

Ano europeu do envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações. À descobertados avós. Departamento de epidemiologia 19 de Março de 2012 Ano europeu do envelhecimento ativo e solidariedade entre gerações À descobertados avós Departamento de epidemiologia 19 de Março de 2012 Também os nossos avós foram crianças! O envelhecimento é algo que

Leia mais

* Unidade 2: Contexto do Envelhecimento na modernidade

* Unidade 2: Contexto do Envelhecimento na modernidade Disciplina: Modernidade e Envelhecimento 3º e 5ºsemestre Serviço Social Unicastelo 2013 * Unidade 2: Contexto do Envelhecimento na modernidade * 2.1 - Sociedade Moderna, Estado e Envelhecimento Prof.ª

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 82/2005

RESOLUÇÃO Nº 82/2005 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 82/2005 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA

Leia mais

como tarei aos 80 anos

como tarei aos 80 anos como estarei aos 80 anos como quero estar aos 80 anos quanto custa envelhecer só o INSS vai dar eu dependo de quem quem vai me cuidar onde vou morar boas novas Não estamos mais na época em que a vovó

Leia mais

Ao término desta unidade, você será capaz de:

Ao término desta unidade, você será capaz de: Aula 02 PRINCIPAIS ESCOLAS Objetivos de aprendizagem Ao término desta unidade, você será capaz de: Conhecer as principais escolas da Psicologia Compreender as principais Correntes teóricas da Psicologia.

Leia mais

Cuidados paliativos com foco no cuidador: criança x cuidador

Cuidados paliativos com foco no cuidador: criança x cuidador Encontro Nacional Unimed de Assistentes Sociais Cuidados paliativos com foco no cuidador: criança x cuidador Elaine de Freitas Assistente Social Instituto da Criança - HCFMUSP Família A família, desde

Leia mais

Credenciada através da Portaria nº de 11/08/2004, publicada no D.O.U. de 12/08/2004. Matriz Curricular do Curso de Psicologia DISCIPLINAS

Credenciada através da Portaria nº de 11/08/2004, publicada no D.O.U. de 12/08/2004. Matriz Curricular do Curso de Psicologia DISCIPLINAS Matriz Curricular do Curso de Psicologia DISCIPLINAS 1º Semestre NÚCLEO COMUM Credito Teórica Prática Estágio Total História e Epistemologia da Psicologia 04 72 - - 72 Filosofia 02 36 - - 36 Sociologia

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DO IDOSO Código: ENF-220 Pré-requisito: - ENF

Leia mais

NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA

NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA NOVO PLANO DE ESTUDOS DO MESTRADO INTEGRADO EM PSICOLOGIA Novo Plano de estudos 1º ciclo 1º Ano - 1º Semestre 1º Ano - 2º Semestre Temas de Psicologia Geral Biologia e Genética Métodos de Investigação

Leia mais

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz O Que é Inovação na Prática Psicopedagógica??????? Inovar é: acreditar na mudança do

Leia mais

VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS: UM OLHAR DA BIOÉTICA

VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS: UM OLHAR DA BIOÉTICA VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS: UM OLHAR DA BIOÉTICA Rodrigo Jacob Moreira de Freitas 1 ; Keylane de Oliveira Cavalcante 2 ; Juan Afonso Carlos Santana de Araújo 3 ; Leandro Regis Melo Alves 4 ; Elizama da

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM CICLO DAS NECESSIDADES DO CUIDADO EM SAÚDE 1 SEMESTRE EIXO CUIDADO COM A SAÚDE DA CRIANÇA MÓDULOS

CURSO DE ENFERMAGEM CICLO DAS NECESSIDADES DO CUIDADO EM SAÚDE 1 SEMESTRE EIXO CUIDADO COM A SAÚDE DA CRIANÇA MÓDULOS CURSO DE ENFERMAGEM CICLO DAS NECESSIDADES DO CUIDADO EM SAÚDE 1 SEMESTRE EIXO CUIDADO COM A SAÚDE DA CRIANÇA Antropológicos na Formação do Enfermeiro I Bases Biológicas do Ser Humano I Crescimento e Desenvolvimento

Leia mais

DISCIPLINA: MODERNIDADE E ENVELHECIMENTO 3º E 5º SEMESTRE: SERVIÇO SOCIAL - UNICASTELO OS IDOSOS, AS REDES DE RELAÇÕES SOCIAIS E AS

DISCIPLINA: MODERNIDADE E ENVELHECIMENTO 3º E 5º SEMESTRE: SERVIÇO SOCIAL - UNICASTELO OS IDOSOS, AS REDES DE RELAÇÕES SOCIAIS E AS DISCIPLINA: MODERNIDADE E ENVELHECIMENTO 3º E 5º SEMESTRE: SERVIÇO SOCIAL - UNICASTELO OS IDOSOS, AS REDES DE RELAÇÕES SOCIAIS E AS RELAÇÕES FAMILIARES AUTORA: ANDRÉA MORAES ALVES PROFª MARIA APARECIDA

Leia mais

Políticas de Proteção à Pessoa Idosa

Políticas de Proteção à Pessoa Idosa Políticas de Proteção à Pessoa Idosa Maria Alice Nelli Machado Email.marialicemachado@ig.com.br O processo de envelhecimento traz conseqüências para os indivíduos, para as sociedades e para os Estados;

Leia mais

Minicurso! Dia 02 de outubro: das 9 às 12 horas Local: Sala 04 Empoderamento: Teoria e Prática!!

Minicurso! Dia 02 de outubro: das 9 às 12 horas Local: Sala 04 Empoderamento: Teoria e Prática!! 1) ANACARLASANTOSNOGUEIRADESOUSA 2) ANAGABRIELASTURZENEGGERMICHELIN 3) ANAMARIADEANDRADESILVA 4) DAISYROSALIDESOUSA 5) ELIZABETESAIKI 6) FERNANDATEREZINHARIGHIQUEIROZDESOUZA 7) GUILHERMEKREBSSOUSA 8) HELENKELLERFRANKCONCEIÇÃO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE

A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE Autor Thaiane Batista da Silva; Co-autor (1) Dênia Suellen Maria Nascimento da Silva; Co-autor (2) Ana Fábia Belarmino da Silva; Orientador Fernanda da Silva

Leia mais

VELHICE E ENVELHECIMENTO: EM BUSCA DE UMA VISÃO HUMANÍSTICA

VELHICE E ENVELHECIMENTO: EM BUSCA DE UMA VISÃO HUMANÍSTICA VELHICE E ENVELHECIMENTO: EM BUSCA DE UMA VISÃO HUMANÍSTICA 1. Introdução Ana Karenina Ribeiro de Almeida, UFPB, akr.almeida@gmail.com Juvencio Almeida, UFPB, juvencio.almeida@hotmail.com Desde o início

Leia mais

Isolamento e Solidão No envelhecimento

Isolamento e Solidão No envelhecimento Isolamento e Solidão No envelhecimento Associação dos Lares ferroviários Entroncamento, 9 de Setembro de 2011 Doutor Adelino Antunes adelinoantunes@live.com.pt Uma Velha história De guardião da sabedoria

Leia mais

Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin. Elza Antonia Spagnol Vanin*

Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin. Elza Antonia Spagnol Vanin* Educação, articulação e complexidade por Edgar Morin Elza Antonia Spagnol Vanin* Cadernos do CEOM - Ano 17, n. 20 - Imagens e Linguagens O francês Edgar Morin é um dos maiores pensadores multidisciplinares

Leia mais

CORPORALIDADE E VELHICE NA VISÃO DA ENFERMAGEM

CORPORALIDADE E VELHICE NA VISÃO DA ENFERMAGEM CORPORALIDADE E VELHICE NA VISÃO DA ENFERMAGEM Keila Maia Cardoso 1 Resumo. Não se tem dúvidas de que a velhice propicia a vivência de experiências que se refletem também no corpo e, ao contrário da valorização

Leia mais

O VALOR DA ATIVIDADE FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DE MULHERES IDOSAS: MEMÓRIAS E SIGNIFICADO

O VALOR DA ATIVIDADE FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DE MULHERES IDOSAS: MEMÓRIAS E SIGNIFICADO O VALOR DA ATIVIDADE FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DE MULHERES IDOSAS: MEMÓRIAS E SIGNIFICADO PALAVRAS - CHAVE Idosas; significado; atividade física. INTRODUÇÃO Em virtude do crescimento da população idosa,

Leia mais

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP SEXUALIDADE NA VIVÊNCIA DE IDOSOS

RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP SEXUALIDADE NA VIVÊNCIA DE IDOSOS RESUMO DOS 120 ANOS DA EEAP SEXUALIDADE NA VIVÊNCIA DE IDOSOS Geisa Lucia de Lima Gabriel 1, Sandra Neves 2, Laís da Gama Dias 3 RESUMO Objetivos: Conhecer a vivência e significado da sexualidade na terceira

Leia mais

A classe da Terceira Idade

A classe da Terceira Idade CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CRISTÃ IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL CONSELHO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ E PUBLICAÇÕES Oficina A classe da Terceira Idade 22/04/16 10h30 e 14h20 Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia mais

I CONGRESSO CABOVERDIANO DE GERONTOLOGIA E GERIATRIA POLÍTICAS SOCIAIS, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. Dias 5 e 6, de outubro de 2012

I CONGRESSO CABOVERDIANO DE GERONTOLOGIA E GERIATRIA POLÍTICAS SOCIAIS, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA. Dias 5 e 6, de outubro de 2012 I CONGRESSO CABOVERDIANO DE GERONTOLOGIA E GERIATRIA POLÍTICAS SOCIAIS, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA Dias 5 e 6, de outubro de 2012 Assembleia Nacional Achada de Santo António Cidade da Praia Cabo Verde Conclusões

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA.

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO IDOSO INSTITUCIONALIZADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Danyella Claudino Gonçalves Braga¹; Maísa Isabella Faustino dos Santos²; Mayara Krystina de Lima Freitas³; Pedro Miguel de

Leia mais

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura - Rio das Ostras O CONSELHO

Leia mais

DISCIPLINAS E EMENTAS CURSOS DE MESTRADO e DOUTORADO

DISCIPLINAS E EMENTAS CURSOS DE MESTRADO e DOUTORADO DISCIPLINAS E EMENTAS CURSOS DE MESTRADO e DOUTORADO ASPECTOS EDUCACIONAIS NO ENVELHECIMENTO HUMANO EMENTA: Discute questões fundamentais referentes ao papel da educação numa sociedade que envelhece, considerando

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO Danielli Cristina de Lima Silva 1 Discente UFPB limaanacrisdani@gmail.com Ligiane de Oliveira Silva 1 Discente UFPB ligiane_nane@hotmail.com Sidcley

Leia mais

Lição 12. Mulher Madura (PROFESSOR)

Lição 12. Mulher Madura (PROFESSOR) Lição 2 Mulher Madura (PROFESSOR) LIÇÃO 2 Mulher Madura A. Leia: Eclesiastes 3:-2.. Cada fase que vivemos tem um/a próprio/a. (pg 47) a. glória b. problema c. lição 2. Qual o fator determinante para saber

Leia mais

O desafio de envelhecer no Brasil. Profª Karina Alem

O desafio de envelhecer no Brasil. Profª Karina Alem O desafio de envelhecer no Brasil Profª Karina Alem Palavras-chave Desafio: impasse, dificuldade, problemática Envelhecer: (idoso)- incapacidade, inutilidade, desrespeito, melhor idade, protagonismo,

Leia mais

A medicina não é apenas uma ciência, mas a arte de permitir que nossa individualidade possa interagir com a individualidade do paciente.

A medicina não é apenas uma ciência, mas a arte de permitir que nossa individualidade possa interagir com a individualidade do paciente. A medicina não é apenas uma ciência, mas a arte de permitir que nossa individualidade possa interagir com a individualidade do paciente. Albert Schweitzer Sujeito...ser real com qualidades e agente de

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Contextos de Desenvolvimento Humano Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular Contextos de Desenvolvimento Humano Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular Contextos de Desenvolvimento Humano Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Serviço Social (1º Ciclo) 2. Curso Serviço Social 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular

Leia mais

Cuidados com a população em uma sociedade envelhecida

Cuidados com a população em uma sociedade envelhecida Cuidados com a população em uma sociedade envelhecida Prof. Dr. Johannes Doll Faculdade de Educação Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre o Envelhecimento Terceira e Quarta Idade Terceira Idade Potencial

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO Autor (1) Ana Fábia Belarmino da Silva; Co-autor (1)Thaiane Batista da Silva; Co-autor (2) Dênia Suellen Maria Nascimento Da Silva;

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde Curso de Enfermagem Portaria nº 01-06/01/12 D.O.U.

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde Curso de Enfermagem Portaria nº 01-06/01/12 D.O.U. UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde Curso de Enfermagem Portaria nº 01-06/01/12 D.O.U.: 09/01/12 READEQUAÇÃO DE BASE CURRICULAR ENFERMAGEM 2013 1º 2º 3º Biologia

Leia mais

TERCEIRA IDADE: SUJEITOS, PRÁTICA E EXPERIÊNCIAS 1

TERCEIRA IDADE: SUJEITOS, PRÁTICA E EXPERIÊNCIAS 1 1 TERCEIRA IDADE: SUJEITOS, PRÁTICA E EXPERIÊNCIAS 1 Dayanne Mota de Oliveira 2 Jamilson Fernandes de Matos 3 Sônia Frota dos Santos 4 Sônia Maria Alves de Oliveira Reis 5 Resumo Este trabalho visa apresentar

Leia mais

ENVELHECIMENTO. Maisa Kairalla. Presidente SBGG-SP : Coordenadora do Ambulatório de Transição de Cuidados da UNIFESP

ENVELHECIMENTO. Maisa Kairalla. Presidente SBGG-SP : Coordenadora do Ambulatório de Transição de Cuidados da UNIFESP ENVELHECIMENTO Maisa Kairalla Presidente SBGG-SP : 2016-2018 Coordenadora do Ambulatório de Transição de Cuidados da UNIFESP Declaração de Conflito de Interesse De acordo com a norma 1595/2000 do Conselho

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM LOGIA Disciplinas do primeiro período Créditos Requisitos Departamento 400084-Estudos Integrados sobre o núcleo Fundamentos da Gerontologia 2 (2T) 40008-Introdução

Leia mais

Atividade Física na Terceira Idade. Prof. Dra. Bruna Oneda 2018

Atividade Física na Terceira Idade. Prof. Dra. Bruna Oneda 2018 Atividade Física na Terceira Idade Prof. Dra. Bruna Oneda 2018 Expectativa de vida no Brasil Em 2015, as mulheres ganharam uma esperança de vida de 3 meses e 4 dias, passando de 78,8 anos, em 2014, para

Leia mais

A Educação Médica entre o Tecnicismo e o Humanismo

A Educação Médica entre o Tecnicismo e o Humanismo A Educação Médica entre o Tecnicismo e o Humanismo Abram Eksterman A. Einstein Nem tudo que conta pode ser contado; e nem tudo que pode ser contado, conta. A. Einstein Educação é o que permanece depois

Leia mais

UPE Campus Petrolina. Obrigatória: ( X ) Eletiva: ( ) PROGRAMA DA DISCIPLINA

UPE Campus Petrolina. Obrigatória: ( X ) Eletiva: ( ) PROGRAMA DA DISCIPLINA UPE Campus Petrolina PROGRAMA DA DISCIPLINA Curso: Enfermagem Disciplina: Cuidar de Enfermagem na Saúde do Idoso Carga Horária: 75h : 45h Prática: 30h Semestre: 2016.2 Professores: Flávia Emília Cavalcante

Leia mais

Mudanças demográficas e Envelhecimento da população

Mudanças demográficas e Envelhecimento da população Mudanças demográficas e Envelhecimento da população Profª Drª Grace Gomes Mestre em Gerontologia UNICAMP Doutora em Ciências da Motricidade UNESP Docente em Gerontologia - UFSCar Roteiro da apresentação

Leia mais

Atividade Física na Terceira Idade. Prof. Dra. Bruna Oneda 2017

Atividade Física na Terceira Idade. Prof. Dra. Bruna Oneda 2017 Atividade Física na Terceira Idade Prof. Dra. Bruna Oneda 2017 Expectativa de vida no Brasil Em 2015, as mulheres ganharam uma esperança de vida de 3 meses e 4 dias, passando de 78,8 anos, em 2014, para

Leia mais

ESCOLA DE PSICOLOGIA

ESCOLA DE PSICOLOGIA ESCOLA DE PSICOLOGIA GRUPO DISCIPLINA PERÍODO 1 ANTROPOLOGIA MATUTINO/NOTURNO 1 AUTOCONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL MATUTINO/NOTURNO 1 HISTÓRIA DA PSICOLOGIA MATUTINO/NOTURNO 1 NEUROLOGIA E

Leia mais

PERCEPÇÃO DO ENVELHECIMENTO PELO IDOSO EM UMA SOCIEDADE EM MUDANÇA

PERCEPÇÃO DO ENVELHECIMENTO PELO IDOSO EM UMA SOCIEDADE EM MUDANÇA PERCEPÇÃO DO ENVELHECIMENTO PELO IDOSO EM UMA SOCIEDADE EM MUDANÇA Karine Kátia Iria Luiz; Simone Caldas Tavares Mafra; Maria das Dores Saraiva de Loreto Universidade Federal de Viçosa karine.iria@ufv.br

Leia mais

JUDITH NOGUEIRA. Temas da palestra: motivação, desafio, criatividade, sipat, superação de desafios, saúde

JUDITH NOGUEIRA. Temas da palestra: motivação, desafio, criatividade, sipat, superação de desafios, saúde JUDITH NOGUEIRA Temas da palestra: motivação, desafio, criatividade, sipat, superação de desafios, saúde Judith Nogueira é escritora, médica e professora universitária. Sua produção literária contempla

Leia mais

LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DA UFRGS

LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DA UFRGS LIGA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA DA UFRGS Jamily Pertile, André Marques da Silveira, Camila Lamb de Medeiros, Débora Sardi Battaglino, Karen Sukadolnik, Manoela Prevedello Ceretta, Simoni Bohnenberger,

Leia mais

Não destrua teus valores comparando-os com os dos outros.

Não destrua teus valores comparando-os com os dos outros. Reflexões para 2010 Post (0186) Não destrua teus valores comparando-os com os dos outros. É por sermos diferentes uns dos outros que cada um de nós é especial. Não estabeleça teus objetivos por aquilo

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO EM SALÕES DE BELEZA

ADMINISTRAÇÃO EM SALÕES DE BELEZA Consultoria e Coaching ADMINISTRAÇÃO EM SALÕES DE BELEZA Magda Vilas-Boas www.magdavilasboas.com.br magdavilasboas@gmail.com 1 Consultoria Vilas-Boas CRESCER COM HUMILDADE. AMADURECER, TER RESPONSABILIDADE.

Leia mais

Envelhecimento factos e conceitos

Envelhecimento factos e conceitos 1 Envelhecimento factos e conceitos Envelhecimento demográfico Envelhecimento biológico Envelhecimento social 2 Envelhecimento demográfico O envelhecimento demográfico resulta de uma dupla tendência na

Leia mais

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ENVELHECIMENTO E ALCOOLISMO: PRIMEIRAS IMPRESSÕES. Angela Viana Machado Fernandes 1 INTRODUÇÃO

PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ENVELHECIMENTO E ALCOOLISMO: PRIMEIRAS IMPRESSÕES. Angela Viana Machado Fernandes 1 INTRODUÇÃO PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE ENVELHECIMENTO E ALCOOLISMO: PRIMEIRAS IMPRESSÕES Angela Viana Machado Fernandes 1 INTRODUÇÃO As análises sobre o envelhecimento da população brasileira fazem parte de diferentes

Leia mais

Disciplina: Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Prof.ª Dra. Eduarda Maria Schneider Aula 03/05

Disciplina: Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Prof.ª Dra. Eduarda Maria Schneider Aula 03/05 Disciplina: Didática Aplicada ao Ensino de Ciências e Biologia Prof.ª Dra. Eduarda Maria Schneider Aula 03/05 Questões conceituais METODOLOGIA Etimologicamente : Origem Grega Methodos (objetivo, finalidade),

Leia mais

Envelhecimento e trabalho: exigência física, mental e psicossocial

Envelhecimento e trabalho: exigência física, mental e psicossocial Envelhecimento e trabalho: exigência física, mental e psicossocial A VISÃO DO GERIATRA Cristiane da Fonseca Hottz Médica especialista em Geriatria e Gerontologia pela UFF e SBGG Envelhecimento... a amplitude

Leia mais

Terceira Idade Feliz Edição 1 - São José/SC - distribuição gratuita

Terceira Idade Feliz Edição 1 - São José/SC - distribuição gratuita Terceira Idade Feliz Edição 1 - São José/SC - distribuição gratuita Saúde e Envelhecimento na terceira idade Especial Sexualidade na terceira idade Armadilhas do crédito consignado TODO IDOSO E IDOSA TEM

Leia mais

Ciclo de Debates SUS: Políticas Sociais e de Assistência à Saúde do Idoso

Ciclo de Debates SUS: Políticas Sociais e de Assistência à Saúde do Idoso Senado Federal Ciclo de Debates SUS: Políticas Sociais e de Assistência à Saúde do Idoso Brasília, 26 de maio de 2009 Professora Dra Maria Alice Toledo Professora adjunta de Geriatria e Psiquiatria da

Leia mais

TANATOLOGIA: como a Enfermagem lida com a Morte e o Morrer

TANATOLOGIA: como a Enfermagem lida com a Morte e o Morrer TANATOLOGIA: como a Enfermagem lida com a Morte e o Morrer Dois amantes felizes não têm fim e nem morte, nascem e morrem tanta vez enquanto vivem, são eternos como é a natureza. Pablo Neruda MARIA DA CONCEIÇÃO

Leia mais

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos

IDENTIDADES. Metamorfose. Nome:Stefany Santos Metamorfose IDENTIDADES Metamorfose Nome:Stefany Santos ÍNDICE O que significa metamorfose? O que significa metamorfose ambulante? Indagações Metamorfose Frase Citação Musica Considerações finais Dedicado

Leia mais

MEMÓRIAS DA TERCEIRA IDADE POR MEIO DA TÉCNICA DA ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS (TALP)

MEMÓRIAS DA TERCEIRA IDADE POR MEIO DA TÉCNICA DA ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS (TALP) MEMÓRIAS DA TERCEIRA IDADE POR MEIO DA TÉCNICA DA ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS (TALP) Eduardo Rodrigues Sisternas¹, Joatan Nunes Machado Junior², Sâmia D Angelo Alcuri Gobbo³ Graduando do Instituto Federal

Leia mais

Crisálida Vanessa Monique CRISÁLIDA. Crônicas e frases de uma metamorfose ambulante. Vanessa Monique

Crisálida Vanessa Monique CRISÁLIDA. Crônicas e frases de uma metamorfose ambulante. Vanessa Monique CRISÁLIDA Crônicas e frases de uma metamorfose ambulante Vanessa Monique 1 Dedicatória. À Deus Todo Poderoso que me presenteou com o dom de escrever à e todos que algum dia e de alguma forma me incentivaram

Leia mais

1.1. Minha mãe, minha avó e eu: primeiros passos

1.1. Minha mãe, minha avó e eu: primeiros passos 1. Introdução Ao iniciar esta pesquisa, eu pouco conhecia sobre o tema do envelhecimento, e escrever a introdução talvez tenha sido umas das coisas mais desafiadoras deste trabalho. É difícil tratar de

Leia mais

FUTURO LIMITADO, PASSADO IMOBILIZADO Rosângela Mazurok Vieira Vanessa Veiga Fabiana Vissoto Sposito

FUTURO LIMITADO, PASSADO IMOBILIZADO Rosângela Mazurok Vieira Vanessa Veiga Fabiana Vissoto Sposito 1 FUTURO LIMITADO, PASSADO IMOBILIZADO Rosângela Mazurok Vieira Vanessa Veiga Fabiana Vissoto Sposito RESUMO Neste trabalho será feita uma reflexão sobre a velhice e a construção do estigma do idoso na

Leia mais

Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78

Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Questionário de avaliação da qualidade de vida no trabalho QWLQ-78 Autores: Dálcio Roberto dos Reis Júnior Luiz Alberto Pilatti Este questionário

Leia mais

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Escola de Artes, Ciências e Humanidades Bacharelado em Gerontologia Escola de Artes, Ciências e Humanidades Universidade de São Paulo Coordenação 2009-2011: Mônica Sanches Yassuda Marisa Accioly Domingues Inaugurada em fevereiro de 2005. Objetivos:

Leia mais

FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE ENFERMAGEM BACHARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE

FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE ENFERMAGEM BACHARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE BAARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE EIXO TEMÁTICO 1: O HOMEM COMO SER BIOLÓGICO E SOCIAL TEÓRICA PRATICA TOTAL TEÓRICA PRATICA TOTAL ANATOMIA HUMANA

Leia mais

O despertar do espírito crítico

O despertar do espírito crítico O despertar do espírito crítico Profa. Ms. Lígia Adriana Rodrigues Prof. Esp. Felipe Boso Brida Os livros não são talvez coisa muito necessária. À primeira vista uns tantos mitos seriam suficientes: em

Leia mais

Aprendendo a Ser Sob o Olhar da Gerontologia Social

Aprendendo a Ser Sob o Olhar da Gerontologia Social Aprendendo a Ser Sob o Olhar da Gerontologia Social Fátima Maria Sobral * A perspectiva cronológica da velhice e juventude é muito relativa, vejamos: ao olhar um adulto de 50 anos, um jovem de 15 certamente

Leia mais

REVISÃO ENVELHECIMENTO

REVISÃO ENVELHECIMENTO REVISÃO ENVELHECIMENTO Crise da meia-idade é um termo introduzido pelo psicanalista Elliot Jacques (1967). Consiste em um processo que ocorre um exame e reavaliação de nossas ações, é considerada uma 2ª

Leia mais

Adolescência. Matéria: D.B.D.H. II Profa.: Janine Lopes 2º e 3º Períodos de Ed. Física

Adolescência. Matéria: D.B.D.H. II Profa.: Janine Lopes 2º e 3º Períodos de Ed. Física Adolescência Matéria: D.B.D.H. II Profa.: Janine Lopes 2º e 3º Períodos de Ed. Física Adolescência, do latim adolescere (crescer). É uma fase da vida que pode ser definida em sua dimensão histórica, política,

Leia mais

READEQUAÇÃO GRADE CURRICULAR DE ENFERMAGEM 2017

READEQUAÇÃO GRADE CURRICULAR DE ENFERMAGEM 2017 Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ Reconhecida Pela Portaria nº 1704 D.O.U 06/12/93 Recredenciada pela Portaria nº711, de 08/08/2013 D.O.U. 09/08/2013 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde

Leia mais

ARTES GRÁFICAS PARA A UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE

ARTES GRÁFICAS PARA A UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE ARTES GRÁFICAS PARA A UNIVERSIDADE ABERTA PARA A TERCEIRA IDADE Bruno Bertoncello (UNICENTRO) - bbert2005@hotmail.com Orientadora: Claudia Regina Magnabosco Martins (UNICENTRO) Palavras Chaves: Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DE INTERVENÇÃO EM GERONTOLOGIA SOCIAL. Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DE INTERVENÇÃO EM GERONTOLOGIA SOCIAL. Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA Programa da Unidade Curricular METODOLOGIAS ESPECÍFICAS DE INTERVENÇÃO EM GERONTOLOGIA SOCIAL Serviço Social (2º Ciclo) Ano Lectivo 2013/2014 2. Curso

Leia mais

ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA: Uma abordagem sobre a política. de saúde frente ao Sistema Único de Saúde (SUS)

ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA: Uma abordagem sobre a política. de saúde frente ao Sistema Único de Saúde (SUS) ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA: Uma abordagem sobre a política INTRODUÇÃO de saúde frente ao Sistema Único de Saúde (SUS) Juliana Alves de Sá 1 FAFIC juliana.julaya@hotmail.com Lucas Andrade de Morais

Leia mais

REPRESENTAÇÃO SOCIAL NA VELHICE

REPRESENTAÇÃO SOCIAL NA VELHICE REPRESENTAÇÃO SOCIAL NA VELHICE 2014 Taiane Abreu Graduanda em Psicologia (Brasil) E-mail de contato: taiane-abreu@hotmail.com RESUMO A velhice é uma construção social, assim como a infância. A representação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Enfermagem

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Enfermagem MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM GRADE 5 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2012 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 6501-1 Anatomia I *

Leia mais

DISCIPLINA: SSO 000 FAMÍLIA GRUPO E REDES CARGA HORÁRIA: 60 HS PROFESSOR: LUIS ANTONIO GASTARDI 7º PERÍODO 2009/01 PROGRAMA

DISCIPLINA: SSO 000 FAMÍLIA GRUPO E REDES CARGA HORÁRIA: 60 HS PROFESSOR: LUIS ANTONIO GASTARDI 7º PERÍODO 2009/01 PROGRAMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURIDÍCAS E ECONÔMICAS COLEGIADO DE CURSO DE SERVIÇO SOCIAL Av. Fernando Ferrari s/n - Campus Universitário Goiabeiras 29060-900 Vitória - ES -

Leia mais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais

ANAIS DO II SEMINÁRIO SOBRE GÊNERO: Os 10 anos da lei Maria da Penha e os desafios das políticas públicas transversais CONCEITOS DE VELHICE E SEUS ESTIGMAS AO LONGO DA HISTÓRIA. Thaís Fernanda de Souza Oliveira - thaisoliveiranan@hotmail.com Prof.ª Mestre: Juliana de Aquino Fonseca Doronin (Orientadora), e-mail: julianadoronin@ig.com.br

Leia mais

Mestrado Integrado em Psicologia. Ano Letivo 2013/2014. Calendário de Avaliações - Época Especial

Mestrado Integrado em Psicologia. Ano Letivo 2013/2014. Calendário de Avaliações - Época Especial Mestrado Integrado em Psicologia Ano Letivo 2013/2014 Calendário de Avaliações - 1º Ano Bases Biológicas do Comportamento 9 julho11.00h Estatística I 7 julho 11.00h História, Epistemologia da Psicologia

Leia mais

Saberes de adultos com deficiência intelectual

Saberes de adultos com deficiência intelectual Essas pessoas que envelhecem... Saberes de adultos com deficiência intelectual Luiziane Bellaguarda Brusa da Costa Orientador: Prof. Dr. Johannes Doll Análise e Interpretação dos dados Dados registrados

Leia mais

10 PASSOS PARA SER UMA RED JACKET DE SUCESSO

10 PASSOS PARA SER UMA RED JACKET DE SUCESSO 10 PASSOS PARA SER UMA RED JACKET DE SUCESSO 1. PARTICIPE DE TODAS AS REUNIÕES MARY KAY PARTICIPAR DAS REUNIÕES SEMANAIS É UMA OBRIGAÇÃO. AO PARTICIPAR, MOSTRAR SEU APOIO A DIRETORA E IRMÃS CONSULTORAS.

Leia mais

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO. A Geografia Levada a Sério

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO.   A Geografia Levada a Sério FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO E DO TRABALHO 1 O importante da educação não é apenas formar o homem para o mercado de trabalho, mas formar uma nação, com gente capaz de pensar. Sabino Coqueia 2 CIDADÃO Lúcio

Leia mais

Guia definitivo sobre. Geriatria. Gerontologia e. saiba tudo sobre as especialidades do futuro. Fundação

Guia definitivo sobre. Geriatria. Gerontologia e. saiba tudo sobre as especialidades do futuro. Fundação Guia definitivo sobre Geriatria Gerontologia e saiba tudo sobre as especialidades do futuro Fundação SUMÁRIO 1 Introdução 2 Demografia do envelhecimento 3 Por que os idosos demandam cuidados especiais?

Leia mais

A SEXUALIDADE DO PONTO DE VISTA DOS IDOSOS ATENDIDOS NO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA NO CENTRO DE SAÚDE JOSÉ TEIXEIRA DE SOUZA NO MUNICICPIO DE SERRINHA-RN

A SEXUALIDADE DO PONTO DE VISTA DOS IDOSOS ATENDIDOS NO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA NO CENTRO DE SAÚDE JOSÉ TEIXEIRA DE SOUZA NO MUNICICPIO DE SERRINHA-RN A SEXUALIDADE DO PONTO DE VISTA DOS IDOSOS ATENDIDOS NO SERVIÇO DE FISIOTERAPIA NO CENTRO DE SAÚDE JOSÉ TEIXEIRA DE SOUZA NO MUNICICPIO DE SERRINHA-RN Marineide clemente Barbosa de Araújo CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar. 2ª FEIRA 11 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz GPS Bom dia! Iniciamos o tempo da quaresma. 40 dias antes da Páscoa. Como tem acontecido todos os anos, temos para a comunidade alguns

Leia mais

ANALISE DE PROSPECÇÃO MOTIVACIONAIS DE ATIVIDADE FÍSICAS PARA IDOSOS

ANALISE DE PROSPECÇÃO MOTIVACIONAIS DE ATIVIDADE FÍSICAS PARA IDOSOS ANALISE DE PROSPECÇÃO MOTIVACIONAIS DE ATIVIDADE FÍSICAS PARA IDOSOS Ramon Fagner de Queiroz Macedo¹. Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (pro.ram.fag@hotmail.com) Alexandre de Souza Cruz ²; Universidade

Leia mais

SAÚDE E QUARTA IDADE: UM ESTUDO DOS FATORES DETERMINANTES PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL

SAÚDE E QUARTA IDADE: UM ESTUDO DOS FATORES DETERMINANTES PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL SAÚDE E QUARTA IDADE: UM ESTUDO DOS FATORES DETERMINANTES PARA UM ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL Thays Jorgeana Alexandre e Silva. Acadêmica de enfermagem da Faculdade Santa Maria Email: thaysjorgeana@hotmail.com

Leia mais

Questão 24. O texto abaixo é uma das liras que integram Marí/ia de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga.

Questão 24. O texto abaixo é uma das liras que integram Marí/ia de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga. Questão 21. Em Senhora, de José de Alencar, há uma cena em que Aurélia sai bruscamente do jardim, onde estava com Seixas, vai para a sala e fecha as cortinas para apagar os reflexos da claridade argentina

Leia mais

29/11/2014 TALVEZ SEJA ESTA A RAZÃO PORQUE FAZEMOS TANTA FORMAÇÃO E EVOLUÍMOS TÃO POUCO!!! PBS PBS

29/11/2014 TALVEZ SEJA ESTA A RAZÃO PORQUE FAZEMOS TANTA FORMAÇÃO E EVOLUÍMOS TÃO POUCO!!! PBS PBS 1 FACEBOOK pedro.pinheiro.184 TALVEZ SEJA ESTA A RAZÃO PORQUE FAZEMOS TANTA FORMAÇÃO E EVOLUÍMOS TÃO POUCO!!! - OS COLABORADORES PORTUGUESES SÃO DOS MELHORES NO MUNDO! - PORQUE É Q ENTÃO AS NOSSAS EMPRESAS

Leia mais

O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade. É também um dos nossos maiores desafios.

O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade. É também um dos nossos maiores desafios. O envelhecimento da população é um dos maiores triunfos da humanidade. É também um dos nossos maiores desafios. Características demográficas do envelhecimento Vera Andrade, 2014 Pirâmide Etária Pirâmide

Leia mais

O DISCURSO SOBRE O CORPO VELHO : PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS 1

O DISCURSO SOBRE O CORPO VELHO : PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS 1 283 de 368 O DISCURSO SOBRE O CORPO VELHO : PROPAGANDAS GOVERNAMENTAIS 1 Fernanda Fernandes Rivera * (Uesb) nandhary@hotmail.com Nilton Milanez ** (Uesb) niltonmilanez@hotmail.com RESUMO O corpo ocupa

Leia mais

Convívio Coletivo Análises dos grupos de convivências como suporte na melhoria dos vínculos dos idosos em sociedade

Convívio Coletivo Análises dos grupos de convivências como suporte na melhoria dos vínculos dos idosos em sociedade 62 Relato de Pesquisa Convívio Coletivo Análises dos grupos de convivências como suporte na melhoria dos vínculos dos idosos em sociedade Fabiano Eloy Atílio Batista Resumo: Este trabalho tem como objetivo

Leia mais

A Extensão Universitária e o Envelhecimento Ativo: significações das pessoas idosas do Programa Integração de Gerações

A Extensão Universitária e o Envelhecimento Ativo: significações das pessoas idosas do Programa Integração de Gerações A Extensão Universitária e o Envelhecimento Ativo: significações das pessoas idosas do Programa Integração de Gerações Profª Ms. Cassandra Maria Bastos Franco-ICFemail:cassandra.franco@hotmail.com Prof.

Leia mais

Sandra de Mendonça Mallet Psicóloga - Pós-Graduada em Saúde Pública, Sexualidade e Reabilitação do Idoso contato -

Sandra de Mendonça Mallet Psicóloga - Pós-Graduada em Saúde Pública, Sexualidade e Reabilitação do Idoso contato - Teorias Psicológicas do Envelhecimento Sandra de Mendonça Mallet Psicóloga - Pós-Graduada em Saúde Pública, Sexualidade e Reabilitação do Idoso contato - sandramallet@bol.com.br Algumas reflexões sobre

Leia mais

Oficina de saúde e prevenção de doenças: Um trabalho na comunidade japonesa de São Paulo 1

Oficina de saúde e prevenção de doenças: Um trabalho na comunidade japonesa de São Paulo 1 36 Oficina de saúde e prevenção de doenças: Um trabalho na comunidade japonesa de São Paulo 1 Tamiles Mayumi Miyamoto Rosa Yuka Sato Chubaci Introdução O envelhecimento é comum a todos os seres humanos.

Leia mais