DISCIPLINA: MODERNIDADE E ENVELHECIMENTO 3º E 5º SEMESTRE: SERVIÇO SOCIAL - UNICASTELO OS IDOSOS, AS REDES DE RELAÇÕES SOCIAIS E AS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISCIPLINA: MODERNIDADE E ENVELHECIMENTO 3º E 5º SEMESTRE: SERVIÇO SOCIAL - UNICASTELO OS IDOSOS, AS REDES DE RELAÇÕES SOCIAIS E AS"

Transcrição

1 DISCIPLINA: MODERNIDADE E ENVELHECIMENTO 3º E 5º SEMESTRE: SERVIÇO SOCIAL - UNICASTELO OS IDOSOS, AS REDES DE RELAÇÕES SOCIAIS E AS RELAÇÕES FAMILIARES AUTORA: ANDRÉA MORAES ALVES PROFª MARIA APARECIDA DA SILVEIRA

2 OS IDOSOS, AS REDES DE RELAÇÕES SOCIAIS E AS RELAÇÕES FAMILIARES Quando se reporta a história da velhice e do envelhecimento na cultura ocidental, o mundo do trabalho, a saúde e o corpo aparecem como assuntos inevitáveis. Isto é se, compararmos com a importância que têm para a história da infância e da juventude, as esferas da família e das relações de sociabilidade não tem o mesmo status para com os mais velhos. (os estudos sobre a velhice é relativa recente a consideração das relações familiares e sociais). Anos 1970 surgem as questões da família e da sociabilidade nos estudos sobre a velhice no Brasil. Este fato coincide com o movimento das pessoas idosas, principalmente as mulheres, para fora dos domicílios. Na visão binária de família (extensa e patriarcal X nuclear e conjugal) cedeu espaço para a ideia da pluralidade das composições familiares. Família moderna: voltada para a realização individual dos seus membros principalmente dos filhos cede lugar para uma imagem de família permeada por tensão constante entre laços de dependência e escolha pessoal.

3 OS IDOSOS, AS REDES DE RELAÇÕES SOCIAIS E AS RELAÇÕES FAMILIARES No campo de estudos sobre a família contemporânea, os velhos, no papel de avós, surgem como personagens que põem em xeque o retrato individualista da família conjugal restrita aos pais e filhos, isolados dos demais parentes: A relação desses avós com seus netos é essencial para o desenvolvimento da subjetividade desses netos, que não têm como única referência os pais. Não se trata daquela prisão metafórica, onde os filhos ficam trancados no apartamento, encarando os pais, todos se odiando secretamente. Há oportunidade de convívio com outras pessoas, e os avós são particularmente importantes com todas as tensões, os conflitos de geração, as diferenças de opinião. (Gilberto Velho, 1987, p.85)

4 OS IDOSOS, AS REDES DE RELAÇÕES SOCIAIS E AS RELAÇÕES FAMILIARES No âmbito da sociabilidade extradomiciliar, a chamada terceira idade criou um campo semântico novo com referência a uma velhice prazerosa, feliz e relativamente livre de preconceitos. Essa nova imagem de velhice é fenômeno interessante, posto que surge na esteira de uma série de outras transformações da sociedade contemporânea, entre elas a valorização do corpo e da juventude, do consumo e do bem estar individual (Debert, 1997).

5 O LUGAR DA FAMÍLIA PARA O IDOSO A composição domiciliar dos idosos brasileiros, tem um claro recorte de gênero: Homens que reside com as esposas - 71% Homens filhos/filhas - 51% Mulheres 57% reside com filhos/as Esposas são apontadas como as que cuidam dos seus maridos idosos - 58% Mulheres filhos/as que cuidam das mães idosas 36% Os casamentos são corriqueiros na vida dos idosos: apenas 6% são solteiros e 6% nunca tiveram ou não tem filhos. O casamento é uma garantia de atenção que se tem na velhice.

6 O LUGAR DA FAMÍLIA PARA O IDOSO Pesquisa (Andrea M. Alves) que apenas 15% dos idosos brasileiros vivem só. As mulheres se destacam em relação aos homens Viver só não é sinônimo de abandono não significa que não cuidados ou companhia de outros pág O aumento da idade e a distância entre homens e mulheres torna-se explícita: quanto mais velha a mulher, mais sem apoio ela tende a ficar. O que faz com que ocorra esse progressivo isolamento das mulheres idosas? O número de mulheres casadas se reduz drasticamente. Entre os homens são as parceiras que permanecem ao lado deles.

7 O LUGAR DA FAMÍLIA PARA O IDOSO A redução do número de filhos e a instabilidade dos laços conjugais observados hoje entre as gerações mais jovens podem indicar, no futuro, que esse suporte oferecido aos idosos deve ser revisto tanto para os homens como para as mulheres. A sociedade e os indivíduos devem se preocupar desde já com a disponibilidade de auxílios não baseados no vínculo conjugal e na parentalidade para as gerações de idosos no futuro.

8 O LUGAR DA FAMÍLIA PARA O IDOSO Idosos chefes de família 71% - suporte material A origem dos recursos do suporte material: aposentadorias, pensões e atividades de trabalho e contribuem com a manutenção da casa. 88% de idosos contribuem com a renda familiar. Poder restrito: sua opinião não é relevante (quanto mais idoso menos relevante). Há uma dicotomia entre a chefia material e a subordinação de opinião do outro dado interessante na dinâmica intergeracional nas famílias em relação ao lugar dos idosos na vida social. P. 129

9 O VALOR DA AMIZADE Na literatura das ciências sociais (escassa): a amizade é vista em geral como uma relação afetiva e voluntária, que envolve práticas de sociabilidade, trocas íntimas e ajuda mútua, e necessita de algum grau de equivalência ou de igualdade entre amigos (Rezende, 2002, p.69). 50% dos idosos afirmam receber visitas semanais de amigos 49% dos idosos recebem visitas semanais de parentes 30% declaram fazer visitas semanais a amigos 24% fazem visitas a amigos e parentes Observa-se que entre os idosos é mais comum receber, do que fazer as visitas. Isto pode estar relacionado ao aspecto das condições de saúde, deslocamento nos espaços urbanos.

10 O VALOR DA AMIZADE As amizades dos idosos colocam em cena as afinidades de gosto, de estilo de vida e uma outra linguagem de sentimento que apela mais abertamente para as dimensões negociadas das relações. A intimidade e a reciprocidade implicadas nas relações de amizade favorecem a construção de uma identidade comum e o estabelecimento de laços de ajuda e de conforto emocional. A casa, as ruas dos bairro e as igrejas ou templos são os lugares mais citados de encontro com os amigos. A vida no bairro é um elemento presente no cotidiano dos idosos.

11 VIDA EM CASA E NA RUA No plano dos ideais, os idosos apontam que gostariam de ter mais dinheiro e condições de saúde para fazer atividades fora de casa, como viajar. Essa valorização dos passeios e de viagens pode ser interpretada com um efeito da ênfase contemporânea numa velhice voltada para o prazer pessoal qualidade de vida e ao bem estar. No plano da prática cotidiana: existe uma vivência dos idosos no espaço do lar estendido a vizinhança aumenta na idade progressiva. A casa é o local mais citado para a realização de atividade de tempo livre 72%: ver TV, ouvir música, cuidar das plantas, fazer trabalhos manuais. Em relação as políticas públicas de atividades destinadas aos idosos: poucos conhecem ou acessam esses serviços grupo seleto e muitas vezes é específico.

12 TROCAS E EXPECTATIVAS: O PROBLEMA DAS GERAÇÕES Segundo Margareth Mead (antropóloga) as relações entre as gerações constituem o mecanismo básico de transmissão de saberes, costumes e práticas entre os indivíduos a base da sociedade. As relações intergeracionais correspondem a três modelos (ou culturas): a) Pós-figurativo: é aquela em que as crianças aprendem primordialmente com os mais velhos; b) Co-figurativa: é aquela em tanto os adultos quanto as crianças aprendem com seus pares; c) Pré-figurativa: aquela que os adultos também aprendem com os mais jovens.

13 TROCAS E EXPECTATIVAS: O PROBLEMA DAS GERAÇÕES As culturas pós figurativas têm como características centrais as gerações compartilharem a mesma perspectiva temporal, assim como as noções de que o tempo é imutável e o ciclo da vida é estável para todos os membros do grupo. A cultura pós-figurativa depende da presença real de três gerações. Por conseguinte este tipo de cultura é peculiarmente geracional. Sua continuidade depende dos projetos dos velhos e da implantação quase perfeita de tais projetos nas mentes dos jovens. Depende de que os adultos possam ver seus pais que os criaram enquanto criam os seus filhos da mesma forma pela qual foram criados (Mead, 2002, p. 39)

14 TROCAS E EXPECTATIVAS: O PROBLEMA DAS GERAÇÕES Co-figurativa: são os contemporâneos os responsáveis pela socialização dos indivíduos p (a ausência dessa troca/relação gera uma juventude rebelde) Basta os avós desaparecerem fisicamente do mundo onde se cria a criança que a forma como a criança experimenta seu futuro se abrevia em uma geração e seus vínculos com o passado se debilitam. Desaparece o traço essencial da cultura pós-figurativa: a inversão da relação do indivíduo com seu filho ou com seus próprios pais (Mead, 2002, p.76)

15 TROCAS E EXPECTATIVAS: O PROBLEMA DAS GERAÇÕES Margareth Mead: surgimento de novas tecnologias criou um novo contexto: a sensação de instabilidade e o isolamento das gerações. P.135 O mundo contemporâneo (1940) está baseado na valorização da mudança como traço importante das relações sociais e coloca nas gerações que chegam a responsabilidade de reinventar o mundo continuamente.

16 TROCAS E EXPECTATIVAS: O PROBLEMA DAS GERAÇÕES A Pesquisa SESC/FPA indica que existe uma troca entre as gerações e que ela ocorre em ambas as direções e são basicamente focadas no intercâmbio de dinheiro e serviços. Os idosos citaram que: Ser idoso atualmente é melhor do que eram antes, e que existem mais possibilidades de lazer e autosatisfação. Mas ressentem-se com os mais jovens ao afirmar que o desrespeito por parte deles é um fator ruim da velhice atual.

17 BIBLIOGRAFIA Idosos no Brasil: Vivências, desafios e expectativas na terceira idade (org.) Anita Liberalesso Neri São Paulo: Ed. Fundação Perseu Abramo, Edições SESC SP, 2007, 288 p.

Pesquisa revela que a maioria dos idosos se sente desrespeitada no Brasil Pesquisa inédita divulgada nesta quinta-feira (25) durante o 4º Fórum da Longevidade traça um perfil detalhado da situação do idoso

Leia mais

Estrutura FAMILIAR E DINÂMICA SOCIAL Sandra Almeida Área de Integração

Estrutura FAMILIAR E DINÂMICA SOCIAL Sandra Almeida Área de Integração Estrutura FAMILIAR E DINÂMICA SOCIAL Sandra Almeida 21115 Área de Integração 1 CONCEITO DE FAMÍLIA 2 3 RELAÇÕES DE PARENTESCO ESTRUTURAS FAMILIARES/MODELOS DE FAMÍLIA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA 4 5 FUNÇÕES

Leia mais

RELAÇÕES DE AMIZADE EM UMA POPULAÇÃO IDOSA

RELAÇÕES DE AMIZADE EM UMA POPULAÇÃO IDOSA 173 RELAÇÕES DE AMIZADE EM UMA POPULAÇÃO IDOSA Silvia Virginia Coutinho Areosa Cíntia Kroth Araújo Claudia Maria Corrêa Cardoso Etiane Pereira Moreira Universidade de Santa Cruz do Sul Resumo Este trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE A IMPORTÂNCIA FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DO ADOLESCENTE

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE A IMPORTÂNCIA FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DO ADOLESCENTE 1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE A IMPORTÂNCIA FAMILIAR NO DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL DO ADOLESCENTE VIVIANE AZEVEDO MARTINS Trabalho monográfico apresentado

Leia mais

Isolamento e Solidão No envelhecimento

Isolamento e Solidão No envelhecimento Isolamento e Solidão No envelhecimento Associação dos Lares ferroviários Entroncamento, 9 de Setembro de 2011 Doutor Adelino Antunes adelinoantunes@live.com.pt Uma Velha história De guardião da sabedoria

Leia mais

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRUPO INTERGERACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DE SERRA TALHADA-PE

ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRUPO INTERGERACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DE SERRA TALHADA-PE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE GRUPO INTERGERACIONAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS DE SERRA TALHADA-PE 1 Mariana dos Santos Silva, 2 Fábia Maria de Santana;

Leia mais

Redes sociais, afectos e pessoas idosas

Redes sociais, afectos e pessoas idosas Redes sociais, afectos e pessoas idosas António M. Fonseca afonseca@porto.ucp.pt CONVERSAS DE FIM DE TARDE VISEU, 29 JUNHO 2012 Uma vida mais longa A esperança média de vida tem aumentado de forma dramática:

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES - ANUAL

PLANO DE ATIVIDADES - ANUAL MÊS ATIVIDADE OBSERVAÇÕES Janeiro Dia 6 Dia de reis -Cantar as janeiras - Relembrar hábitos, costumes, vivências e experiências - Promover o convívio intergeracional Fevereiro Março Dia 13 Visita Pastoral

Leia mais

INFLUÊNCIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

INFLUÊNCIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS INFLUÊNCIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA Def.: Grupo de pessoas unidas directamente por laços de parentesco, no qual os adultos assumem a responsabilidade de cuidar das crianças.

Leia mais

Plano de atividades 3ª Idade - Janeiro a Agosto de 2017

Plano de atividades 3ª Idade - Janeiro a Agosto de 2017 Plano de atividades 3ª Idade - Janeiro a Agosto de 2017 Atividades Descrição Periodicidade Local Objetivos Recursos Humanos Comemoração dos aniversários dos utentes Realização de um lanche convivio, com

Leia mais

Serviço de Apoio Domiciliário SAD

Serviço de Apoio Domiciliário SAD PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Serviço de Apoio Domiciliário SAD 19 O Plano de Atividades é um guião da nossa atuação ao longo do ano, e um programa que contém as linhas gerais orientadoras das atividades e

Leia mais

CONFIGURAÇÕES FAMILIARES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS JOVENS DO SEC. XXI

CONFIGURAÇÕES FAMILIARES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS JOVENS DO SEC. XXI CONFIGURAÇÕES FAMILIARES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DOS JOVENS DO SEC. XXI Danielly Silva Melo 1 ; Letícia Rayne Souza Teles 1 ; Roberta Maria Arrais Benício 2 Escola de Ensino

Leia mais

Modernidade Tardia: Mentalidade individualista e seus impactos na subjetividade. Os desafios de hoje

Modernidade Tardia: Mentalidade individualista e seus impactos na subjetividade. Os desafios de hoje Modernidade Tardia: Mentalidade individualista e seus impactos na subjetividade. Os desafios de hoje Como vive e pensa o jovem que chega à Universidade Estrutura da Exposição I ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DA

Leia mais

Cuidados paliativos com foco no cuidador: criança x cuidador

Cuidados paliativos com foco no cuidador: criança x cuidador Encontro Nacional Unimed de Assistentes Sociais Cuidados paliativos com foco no cuidador: criança x cuidador Elaine de Freitas Assistente Social Instituto da Criança - HCFMUSP Família A família, desde

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS Guimarães, M.T. C; Sousa, S.M.G.Juventude e contemporaneidade: desafios e perspectivas. León, O.D. Uma revisão

Leia mais

A Extensão Universitária e o Envelhecimento Ativo: significações das pessoas idosas do Programa Integração de Gerações

A Extensão Universitária e o Envelhecimento Ativo: significações das pessoas idosas do Programa Integração de Gerações A Extensão Universitária e o Envelhecimento Ativo: significações das pessoas idosas do Programa Integração de Gerações Profª Ms. Cassandra Maria Bastos Franco-ICFemail:cassandra.franco@hotmail.com Prof.

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Organização Associação Mais Proximidade Melhor Vida

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. Organização Associação Mais Proximidade Melhor Vida FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Organização Associação Mais Proximidade Melhor Vida Diretor(a) Maria de Lourdes Pereira Miguel Setor de Atividade Economia Social Número de Efetivos 6 NIF 513199136 Morada Rua do

Leia mais

SOCIABILIDADE NA TERCEIRA IDADE: INCLUSÃO DIGITAL NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA - PB

SOCIABILIDADE NA TERCEIRA IDADE: INCLUSÃO DIGITAL NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA - PB SOCIABILIDADE NA TERCEIRA IDADE: INCLUSÃO DIGITAL NO MUNICÍPIO DE CATOLÉ DO ROCHA - PB ¹ ANDRADE, ALEXANDRO DE FIGUEIREDO; 2 SILVA, JAIRO BEZERRA; 3 VÉRAS, MÁRIO LENO MARTINS VÉRAS; 4 ALVES, LUNARA DE

Leia mais

O IDOSO COMO CUIDADOR: UMA NOVA PERSPECTIVA DE CUIDADO DOMICILIAR

O IDOSO COMO CUIDADOR: UMA NOVA PERSPECTIVA DE CUIDADO DOMICILIAR O IDOSO COMO CUIDADOR: UMA NOVA PERSPECTIVA DE CUIDADO DOMICILIAR João Paulo Fernandes Macedo (UFC dalijoao@gmail.com) INTRODUÇÃO:As famílias brasileiras estão passando por mudanças estruturais, sociais

Leia mais

TÍTULO: ATITUDES EM RELAÇÃO À VELHICE: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO

TÍTULO: ATITUDES EM RELAÇÃO À VELHICE: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO TÍTULO: ATITUDES EM RELAÇÃO À VELHICE: UM ESTUDO COM ALUNOS DE GRADUAÇÃO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU AUTOR(ES):

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA APOSENTADORIA. Profa. Dra. Sheila Giardini Murta Universidade de Brasília

EDUCAÇÃO PARA APOSENTADORIA. Profa. Dra. Sheila Giardini Murta Universidade de Brasília EDUCAÇÃO PARA APOSENTADORIA Profa. Dra. Sheila Giardini Murta Universidade de Brasília Visão Geral PARTE A. Audiência como aposentável PARTE B. Audiência como responsável por prover educação para aposentadoria

Leia mais

Pastoreando a Família Pastoral - cuidado com os/as filhos/as. Rev. Marcos Antonio Garcia

Pastoreando a Família Pastoral - cuidado com os/as filhos/as. Rev. Marcos Antonio Garcia Pastoreando a Família Pastoral - cuidado com os/as filhos/as. Rev. Marcos Antonio Garcia Ementa: A família está no coração de Deus como parte do seu projeto. Pastores e Pastoras investem grande parte do

Leia mais

AGENDA DA JUVENTUDE DE CUBATÃO

AGENDA DA JUVENTUDE DE CUBATÃO AGENDA DA JUVENTUDE DE CUBATÃO AGENDA DA JUVENTUDE DE CUBATÃO SUMÁRIO I. Juventude: categoria social?... 05 Objetivo, metodologia e amostra; 1. O que é uma pessoa jovem; 1.a) Idade mínima para uma pessoa

Leia mais

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso.

23 anos. 1. Vai desde a higiene pessoal do idoso a alimentação, tratamento de roupas Basicamente é isso. Entrevista A9 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? 23 anos. 1 Qual é a sua função no lar? Ajudante de acção directa. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Vai desde a higiene pessoal

Leia mais

A participação social dos seniores e a redução da institucionalização

A participação social dos seniores e a redução da institucionalização A participação social dos seniores e a redução da institucionalização Alice Mendonça Universidade da Madeira A MAIORIA DOS IDOSOS NÃO VIVE, EXISTE. E EXISTIR SEM SER VISTO, É UMA ESPÉCIE DE MORTE. JOSIAS

Leia mais

CORREÇÃO 1ª CHAMADA 5º CURSO Prova de Desenvolvimento de Temas Culturais, Sociais ou Económicos GRUPO I

CORREÇÃO 1ª CHAMADA 5º CURSO Prova de Desenvolvimento de Temas Culturais, Sociais ou Económicos GRUPO I CORREÇÃO 1ª CHAMADA 5º CURSO Prova de Desenvolvimento de Temas Culturais, Sociais ou Económicos GRUPO I O tema do envelhecimento está claramente inscrito na agenda internacional. Desde a ONU, através da

Leia mais

A concepção da população senescente inquirida em relação à prática de actividades

A concepção da população senescente inquirida em relação à prática de actividades 9.1.6. CONCLUSÃO DO ESTUDO 1 A concepção da população senescente inquirida em relação à prática de actividades físicas originou uma compreensão mais evidente sobre o papel desta actividade na terceira

Leia mais

"OS AMIGOS DE ARRIFANA" Os Amigos de Arrifana Liga de Solidariedade Social e Melhoramentos

OS AMIGOS DE ARRIFANA Os Amigos de Arrifana Liga de Solidariedade Social e Melhoramentos Liga de Solidariedade Social e Melhoramentos 12-10-2015 Sede: Largo de Santo António N.º 3, 6300-035 Arrifana Contribuinte: 504964895 Niss: 20017183637 Corpos Gerentes: Presidente: António Fernandes Vice-Presidente:

Leia mais

PSICOLOGIA JURÍDICA: RELAÇÃO COM O DIREITO DE FAMÍLIA

PSICOLOGIA JURÍDICA: RELAÇÃO COM O DIREITO DE FAMÍLIA PSICOLOGIA JURÍDICA: RELAÇÃO COM O DIREITO DE FAMÍLIA Prof. Thiago Gomes 1. CONTEXTUALIZAÇÃO O QUE É A FAMÍLIA? E O CASAMENTO? Poema: PROMESSAS MATRIMONIAIS (Martha Medeiros) Promete se deixar conhecer?

Leia mais

CICLO DE SEMINÁRIOS. Duração: 8 semanas. Local: ESECS. Dinamizador: Daniel Severo. (1 seminário/semana)

CICLO DE SEMINÁRIOS. Duração: 8 semanas. Local: ESECS. Dinamizador: Daniel Severo. (1 seminário/semana) Duração: 8 semanas (1 seminário/semana) Local: ESECS Dinamizador: Daniel Severo O Envelhecimento como fenómeno global e o surgimento do novo paradigma de Envelhecimento Ativo. SEMINARIO 1 Um tempo novo

Leia mais

PSICOLOGIA & FAMÍLIA

PSICOLOGIA & FAMÍLIA PSICOLOGIA & FAMÍLIA SUMÁRIO 1. GRUPO SOCIAL E FAMILIAR... 3 2. AS INTERRELAÇÕES FAMILIARES... 7 2.1. Biológicas... 12 2.2. Psicológicas... 12 2.3. Sociais... 12 3. CONFIGURAÇÃO E ESTRUTURA FAMILIAR...

Leia mais

Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal?

Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal? Outubro, 2016 Pesquisa de opinião Você está satisfeito com a sua vida conjugal? Outubro, 2016 Introdução O Instituto do Casal realizou uma pesquisa online com 510 pessoas, entre homens e mulheres, entre

Leia mais

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 INTRODUÇÃO: De conformidade com a palavra de Deus, o obreiro deve ter um bom, correto e eficaz relacionamento

Leia mais

Painel: Influência da cultura atual no desenvolvimento da família Alfredo Teixeira

Painel: Influência da cultura atual no desenvolvimento da família Alfredo Teixeira Painel: Influência da cultura atual no desenvolvimento da família Alfredo Teixeira As famílias são, nas sociedades, lugares privilegiados de observação das suas dinâmicas de mudança. Elas não são um contexto

Leia mais

Aluguel Valor mensal do aluguel em cruzeiros, excluindo o condomínio.

Aluguel Valor mensal do aluguel em cruzeiros, excluindo o condomínio. SP 28/09/79 NT 045/79 Pesquisa Origem /Destino de 1977 Definições Arnaldo Rabello Aguiar Vallim Filho Apresentação Esta Nota Técnica, a segunda da série Pesquisa Origem/Destino de 1977, tem por objetivo

Leia mais

Fil. Soc. Monitor: Leidiane Oliveira

Fil. Soc. Monitor: Leidiane Oliveira Soc. Professor: Larissa Rocha Monitor: Leidiane Oliveira Instituições sociais 11 ago RESUMO Se há uma coisa que qualquer estudante de sociologia rapidamente aprende e passa a perceber é que todo ser humano

Leia mais

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO: DESAFIOS PARA AS. Solange Kanso IPEA Novembro/2010

ENVELHECIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO: DESAFIOS PARA AS. Solange Kanso IPEA Novembro/2010 ENVELHECIMENTO POPULACIONAL BRASILEIRO: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICASP Solange Kanso IPEA Novembro/2010 ENVELHECIMENTO POPULACIONAL É o aumento na proporção de pessoas idosas, como resultado dos

Leia mais

Ministério. ...Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa esposa e vossa casa.

Ministério. ...Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa esposa e vossa casa. ...Lembrai-vos do Senhor, grande e temível, e pelejai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa esposa e vossa casa. Neemias 4:14 Objetivo do Ministério Família: Levar pessoas a reconhecer

Leia mais

COM AMOR: VOLUNTARIADO UNIVERSITÁRIO TRANSFORMANDO O FUTURO

COM AMOR: VOLUNTARIADO UNIVERSITÁRIO TRANSFORMANDO O FUTURO COM AMOR: VOLUNTARIADO UNIVERSITÁRIO TRANSFORMANDO O FUTURO Letícia Marcasi Cerosi 1 ; Juliano Gil Alves Pereira 2 1 Estudante do Curso de Direito da UEMS, Unidade Universitária de Paranaíba; E-mail: leticia@datavale.com.br.

Leia mais

INFLUÊNCIA DOS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA NA VIDA DE IDOSOS NO DISTRITO DE GALANTE-PB.

INFLUÊNCIA DOS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA NA VIDA DE IDOSOS NO DISTRITO DE GALANTE-PB. INFLUÊNCIA DOS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA NA VIDA DE IDOSOS NO DISTRITO DE GALANTE-PB. Anne Braz Romão Pinto¹ Carla Giullianna Meira Rocha² Kenia Anifled de Oliveira Leite³ Priscilla Maria de Castro Silva 4

Leia mais

ASSOCIATIVISMO E APOSENTADORIA. Luciana Paula Conforti Diretora de Cidadania e Direitos Humanos

ASSOCIATIVISMO E APOSENTADORIA. Luciana Paula Conforti Diretora de Cidadania e Direitos Humanos ASSOCIATIVISMO E APOSENTADORIA Luciana Paula Conforti Diretora de Cidadania e Direitos Humanos - De acordo com BAUMAN vivemos em uma modernidade líquida onde os valores, a experiência e o passado são descartados;

Leia mais

Estrutura familiar e dinâmica social

Estrutura familiar e dinâmica social Estrutura familiar e dinâmica social Introdução Neste trabalho pretendendo tratar minuciosamente sobre o conceito e relevância social do parentesco; a família enquanto grupo específico e diferenciado de

Leia mais

Atividade Física na Terceira Idade. Prof. Dra. Bruna Oneda 2018

Atividade Física na Terceira Idade. Prof. Dra. Bruna Oneda 2018 Atividade Física na Terceira Idade Prof. Dra. Bruna Oneda 2018 Expectativa de vida no Brasil Em 2015, as mulheres ganharam uma esperança de vida de 3 meses e 4 dias, passando de 78,8 anos, em 2014, para

Leia mais

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano)

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) a) Manter uma identidade pessoal e uma identidade para o casamento > Dependência exagerada - A identidade do cônjuge é um reflexo do seu

Leia mais

Atividade Física na Terceira Idade. Prof. Dra. Bruna Oneda 2017

Atividade Física na Terceira Idade. Prof. Dra. Bruna Oneda 2017 Atividade Física na Terceira Idade Prof. Dra. Bruna Oneda 2017 Expectativa de vida no Brasil Em 2015, as mulheres ganharam uma esperança de vida de 3 meses e 4 dias, passando de 78,8 anos, em 2014, para

Leia mais

Centro de Convivência da Pessoa Idosa

Centro de Convivência da Pessoa Idosa Centro de Convivência da Pessoa Idosa Deve-se basear numa concepção de cuidado para um envelhecimento ativo, que privilegie a reintegração sócio-política cultural da pessoa idosa, em conformidade com a

Leia mais

Plano Anual de Atividades. Resposta Social: ERPI

Plano Anual de Atividades. Resposta Social: ERPI 2015 CENTRO SOCIAL DA SÉ CATEDRAL DO PORTO Plano Anual de Atividades Resposta Social: ERPI Porto, 2015 Introdução O presente Plano de Atividades tem como objetivo principal implementar um conjunto de ações

Leia mais

10 anos do Estatuto do Idoso

10 anos do Estatuto do Idoso GABINETE DO VEREADOR FLORIANO PESARO DATA: 1/10/2013 15 DISCURSO 10 anos do Estatuto do Idoso Sr. Presidente da Câmara Municipal, colegas Vereadores, telespectadores da TV Câmara, Boa Tarde. Hoje completamos

Leia mais

Há um ano sensivelmente. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia?

Há um ano sensivelmente. 1. Que dificuldades encontra no seu trabalho com os idosos no seu dia-a-dia? Entrevista A8 I Experiência no lar Há quanto tempo trabalha no lar? Há um ano sensivelmente. 1 Qual é a sua função no lar? Sou ajudante, auxiliar. Que tarefas desempenha no seu dia-a-dia? Higienes, alimentação

Leia mais

05 de maio: Dia da Mãe

05 de maio: Dia da Mãe 03 de maio 2013 05 de maio: Dia da Mãe O retrato da Mãe que vive com os filhos A idade das Mães ao nascimento do primeiro filho tem vindo a aumentar. Em 2001 era-se Mãe pela primeira vez aos 26,8 anos.

Leia mais

A Importância dos Cuidados com o Cuidador. Lívia Kondrat

A Importância dos Cuidados com o Cuidador. Lívia Kondrat A Importância dos Cuidados com o Cuidador Lívia Kondrat ABRALE 22 de Julho de 2011 CÂNCER é uma doença crônica; possui tratamentos com possibilidade de cura; traz consigo estigmas; está cercada por mitos,

Leia mais

O novo papel da família

O novo papel da família conceito O termo família é derivado do latim famulus, que significa escravo doméstico. Este termo foi criado na Roma Antiga para designar um novo grupo social que surgiu entre as tribos latinas, ao serem

Leia mais

Crescimento Populacional da Terceira Idade. Juliana Aquino

Crescimento Populacional da Terceira Idade. Juliana Aquino Crescimento Populacional da Terceira Idade Juliana Aquino País Jovem de Cabelos Brancos Somos um país jovem, temos grande população de jovens e crianças, mas estamos envelhecendo rapidamente.os países

Leia mais

COMO ANDA NOSSA FELICIDADE? O QUE DIZEM AS CIÊNCIAS Pg. 31

COMO ANDA NOSSA FELICIDADE? O QUE DIZEM AS CIÊNCIAS Pg. 31 COMO ANDA NOSSA FELICIDADE? O QUE DIZEM AS CIÊNCIAS Pg. 31 VALORES QUE GANHARAM IMPORTÂNCIA AO LONGO DA HISTORIA Igualdade Nas discussões sobre a felicidade, a ideia de amor ao próximo ganhou força a partir

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br

BuscaLegis.ccj.ufsc.Br BuscaLegis.ccj.ufsc.Br O Surgimento Da Família Eudemonista Juliana Smarandescu O surgimento da família eudemonista...a pessoa como valor, isto é, a personalidade, constitui parte que caracteriza o ordenamento

Leia mais

Lares ABPG/2018. Simone de Beauvoir

Lares ABPG/2018. Simone de Beauvoir Lares ABPG/2018 A velhice é a conclusão necessária da existencia humana, é uma fase da existência diferente da juventude e da maturidade, mas dotada de um equílibrio e deixando aberto ao indivíduo uma

Leia mais

O CUIDADO À PESSOA IDOSA E A INSUFICIÊNCIA FAMILIAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA LITERATURA.

O CUIDADO À PESSOA IDOSA E A INSUFICIÊNCIA FAMILIAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA LITERATURA. O CUIDADO À PESSOA IDOSA E A INSUFICIÊNCIA FAMILIAR: UMA ANÁLISE CRÍTICA DA LITERATURA. Autora: Eduarda Lima Mendes; Co-autora: Maria Tamires Sabino da Mota Silveira. Instituto de Medicina Integral Professor

Leia mais

Convívio Coletivo Análises dos grupos de convivências como suporte na melhoria dos vínculos dos idosos em sociedade

Convívio Coletivo Análises dos grupos de convivências como suporte na melhoria dos vínculos dos idosos em sociedade 62 Relato de Pesquisa Convívio Coletivo Análises dos grupos de convivências como suporte na melhoria dos vínculos dos idosos em sociedade Fabiano Eloy Atílio Batista Resumo: Este trabalho tem como objetivo

Leia mais

O Perfil do Pai que vive com os filhos

O Perfil do Pai que vive com os filhos 19 de março: Dia do Pai 18 de março 2013 O Perfil do Pai que vive com os filhos Em Portugal, 1 631 376 Pais vivem com filhos/as. A idade média dos Pais é de 47,1 anos. Na sua maioria são casados e vivem,

Leia mais

Grupo de convivência como instrumento de inserção social de idosos: o caso do PMTI de Viçosa-MG

Grupo de convivência como instrumento de inserção social de idosos: o caso do PMTI de Viçosa-MG I SEMINÁRIO NACIONAL: FAMÍLIA E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL (Família, Consumo e Cultura) Grupo de convivência como instrumento de inserção social de idosos: o caso do PMTI de Viçosa-MG Fabiano Eloy Atílio

Leia mais

48% dos brasileiros que moram sozinhos tomaram essa decisão por vontade própria, revela estudo do SPC Brasil

48% dos brasileiros que moram sozinhos tomaram essa decisão por vontade própria, revela estudo do SPC Brasil 48% dos brasileiros que moram sozinhos tomaram essa decisão por vontade própria, revela estudo do SPC Brasil 72% acreditam que viver sozinho dá mais liberdades para gastar dinheiro; 42% sentem falta de

Leia mais

ENVELHECIMENTO. Maisa Kairalla. Presidente SBGG-SP : Coordenadora do Ambulatório de Transição de Cuidados da UNIFESP

ENVELHECIMENTO. Maisa Kairalla. Presidente SBGG-SP : Coordenadora do Ambulatório de Transição de Cuidados da UNIFESP ENVELHECIMENTO Maisa Kairalla Presidente SBGG-SP : 2016-2018 Coordenadora do Ambulatório de Transição de Cuidados da UNIFESP Declaração de Conflito de Interesse De acordo com a norma 1595/2000 do Conselho

Leia mais

FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA: NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES.

FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA: NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES. FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA: NOVAS CONFIGURAÇÕES FAMILIARES csigaran@terra.com.br Modelo Patriarcal Foi critério de medida para compreender a família durante muito tempo, embora ainda hoje tenha influência.

Leia mais

As Famílias. Giddens capitulo 7

As Famílias. Giddens capitulo 7 As Famílias Giddens capitulo 7 Alguns conceitos Família um grupo de pessoas diretamente unidas por conexões parentais, cujos membros adultos assumem a responsabilidade pelo cuidado de crianças. Laços de

Leia mais

Modernidade e Envelhecimento Curso: Serviço Social 3º e 5º Semestre Período: Matutino

Modernidade e Envelhecimento Curso: Serviço Social 3º e 5º Semestre Período: Matutino Modernidade e Envelhecimento Curso: Serviço Social 3º e 5º Semestre Período: Matutino UNIDADE 1 Construção de uma identidade Identidade e subjetividade Profª Maria Aparecida da Silveira 2 Envelhecimento

Leia mais

Entre a exaltação da velhice e o amargo fim

Entre a exaltação da velhice e o amargo fim 1 Editorial Entre a exaltação da velhice e o amargo fim Convém não dissociar a velhice da vida em si a velhice é, em suma, a cena final desta peça que é a existência. Cícero I niciamos as reflexões propostas

Leia mais

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial

tomada de decisão de compra está relacionada a uma resposta a partir de um estímulo inicial Slide 1 Marketing Planejamento Estratégico Profa. Tathyane Chaves Slide 2 Saber o que motiva o consumidor a escolher um determinado tipo de produto ou marca é a chave do marketing bem sucedido tomada de

Leia mais

Articulação com a Rede de Apoio

Articulação com a Rede de Apoio Apresentado por Givanildo Trindade Assistente Social Especialista: Dependência Química com ênfase em Saúde Mental Material elaborado por Maria Roseli Ávila A dependência química é, essencialmente, uma

Leia mais

Plano Anual de Atividades. Resposta Social: ERPI

Plano Anual de Atividades. Resposta Social: ERPI 2016 CENTRO SOCIAL DA SÉ CATEDRAL DO PORTO Plano Anual de Atividades Resposta Social: ERPI Porto, 2016 Introdução O presente Plano de Atividades tem como objetivo principal implementar um conjunto de ações

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto:

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO. Ano letivo Turma: Docente Responsável pelo projeto: AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE GAVIÃO Escola Ano letivo 2013-2014 Turma: Docente Responsável pelo projeto: SEXUALIDADE (...) É um aspeto central do ser humano, que acompanha toda a vida e que envolve o sexo,

Leia mais

Relações familiares e de amizade. capítulo 9

Relações familiares e de amizade. capítulo 9 Relações familiares e de amizade capítulo Sentimento em relação à família (Estimulada e única, em %] Base: Amostras B + C TOTAL Totalmente a vontade Mais ou menos a vontade Nada a vontade 0 0 0 0 Não Homens

Leia mais

FORMULARIO DE INSCRIÇÃO- AVALIAÇÃO SÓCIOECONÔMICA

FORMULARIO DE INSCRIÇÃO- AVALIAÇÃO SÓCIOECONÔMICA FORMULARIO DE INSCRIÇÃO- AVALIAÇÃO SÓCIOECONÔMICA Entrega de formulário de Avaliação Socioeconômica devidamente impresso, preenchido e acompanhado da documentação necessária deve ser feita no dia 31/01/2012

Leia mais

GRUPO DE APOIO AOS CUIDADORES DE IDOSOS: AÇÃO INTERSETORIAL COMO REDE DE APOIO AO CUIDADOR

GRUPO DE APOIO AOS CUIDADORES DE IDOSOS: AÇÃO INTERSETORIAL COMO REDE DE APOIO AO CUIDADOR GRUPO DE APOIO AOS CUIDADORES DE IDOSOS: AÇÃO INTERSETORIAL COMO REDE DE APOIO AO CUIDADOR KURZ, Marcia Liliane Barboza 1 ; MORGAN, Marisa Ignez Orsolin 2 ; Palavras-Chave: Cuidador. Intersetorialidade.

Leia mais

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração

Ana Gonçalves. Curso: TSHT- Técnico de Segurança e Higiene no trabalho UFCD: Unidade de Formação de Curta Duração Área: CLC- Cultura Língua e Comunicação Módulo: CLC5- Cultura Língua Comunicação e Media Formador: Vítor Dourado Trabalho elaborado com base no filme: Eu Robot Reflectir sobre o impacto dos mass media

Leia mais

O cuidado à criança e à família na perspectiva da complexidade 1. A noção de família

O cuidado à criança e à família na perspectiva da complexidade 1. A noção de família O cuidado à criança e à família na perspectiva da complexidade Prof a Yêda Regina de Souza Enfermeira. Mestrado em saúde coletiva. Prof do curso de Graduação em Enfermagem do Centro Universitário de Várzea

Leia mais

FAMÍLIA: MUDAR PARA MELHOR

FAMÍLIA: MUDAR PARA MELHOR FAMÍLIA: MUDAR PARA MELHOR 402 FAMÍLIA: MUDAR PARA MELHOR Vamos fazer uma reflexão sobre a forma de comportamento que estamos tendo em nossa casa: Como pai, Como marido, Como mãe, Como esposa, Como filho(a),

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa e organizada. Rasuras podem invalidar a lista. Nas questões que

Leia mais

EnvelheSER: vida em movimento

EnvelheSER: vida em movimento EnvelheSER: vida em movimento Nauana Ribeiro Santana Melo (IC), Mírian Pereira Gautério Bizzotto (PQ)*, mirian.bizzotto@ueg.br Universidade Estadual de Goiás - Câmpus Caldas Novas RESUMO Neste projeto

Leia mais

FAMÍLIA: CICLOS DE VIDA, ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE SAÚDE DAS FAMÍLIAS

FAMÍLIA: CICLOS DE VIDA, ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE SAÚDE DAS FAMÍLIAS FAMÍLIA: CICLOS DE VIDA, ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE SAÚDE DAS FAMÍLIAS IESCS 2017 FAMÍLIA A importância de se compreender o indivíduo no contexto da família vem sendo reconhecida há muitos anos (Burguess,

Leia mais

* Unidade 2: Contexto do Envelhecimento na modernidade

* Unidade 2: Contexto do Envelhecimento na modernidade Disciplina: Modernidade e Envelhecimento 3º e 5ºsemestre Serviço Social Unicastelo 2013 * Unidade 2: Contexto do Envelhecimento na modernidade * 2.1 - Sociedade Moderna, Estado e Envelhecimento Prof.ª

Leia mais

APRESENTAÇÃO DA FAMÍLIA

APRESENTAÇÃO DA FAMÍLIA APRESENTAÇÃO DA FAMÍLIA Um casal (47 e 51 anos) Duas crianças (10 e 13 anos) Mineiros de Belo Horizonte Vivemos em Braga, região norte de Portugal Recomendo assistir o vídeo Por quê Braga?, no canal OLHAR

Leia mais

Programa de Voluntariado do Centro de Convivência do CRI Norte

Programa de Voluntariado do Centro de Convivência do CRI Norte Programa de Voluntariado do Centro de Convivência do CRI Norte O Centro de Referência do Idoso da Zona Norte de São Paulo é um ambulatório especializado no atendimento à pessoa idosa do Sistema Único de

Leia mais

GAADI- Grupo de Apoio à Adoção de Itapetininga

GAADI- Grupo de Apoio à Adoção de Itapetininga PROJETO SOCIAL GAADI / 2016 I) IDENTIFICAÇÃO: GAADI Grupo de Apoio a Adoção de Itapetininga Av. Padre Antônio Brunetti, 1122 Vila Rio Branco CEP: 18208-080 Itapetininga/SP E-mail: gaadi@ig.com.br Telefone:

Leia mais

UMA HISTORIADORA ENTRE A FAMÍLIA, AS MULHERES E AS CRIANÇAS NO SÉCULO XIX: ENI DE MESQUITA SAMARA

UMA HISTORIADORA ENTRE A FAMÍLIA, AS MULHERES E AS CRIANÇAS NO SÉCULO XIX: ENI DE MESQUITA SAMARA UMA HISTORIADORA ENTRE A FAMÍLIA, AS MULHERES E AS CRIANÇAS NO SÉCULO XIX: ENI DE MESQUITA SAMARA Esmeralda Blanco B. de Moura Universidade de São Paulo Ao encerrar a introdução de As mulheres, o poder

Leia mais

TÃO PERTO E TÃO LONGE: ARRANJOS FAMILIARES E TRABALHO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO EM 2010.

TÃO PERTO E TÃO LONGE: ARRANJOS FAMILIARES E TRABALHO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO EM 2010. TÃO PERTO E TÃO LONGE: ARRANJOS FAMILIARES E TRABALHO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO EM 2010. AUTORES: Sonoe Sugahara (ENCE/IBGE), Moema De Poli Teixeira (ENCE/IBGE) Zuleica Lopes Cavalcanti de Oliveira

Leia mais

ÉTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. PROFa. DRA. CARLA GIANI MARTELLI UNESP- FCL- ARARAQUARA

ÉTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. PROFa. DRA. CARLA GIANI MARTELLI UNESP- FCL- ARARAQUARA ÉTICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA PROFa. DRA. CARLA GIANI MARTELLI UNESP- FCL- ARARAQUARA VALORIZAÇÃO DA ÉTICA Clamor social por mais ética Padrões éticos e morais mais rigorosos no mundo todo Poderia existir

Leia mais

como tarei aos 80 anos

como tarei aos 80 anos como estarei aos 80 anos como quero estar aos 80 anos quanto custa envelhecer só o INSS vai dar eu dependo de quem quem vai me cuidar onde vou morar boas novas Não estamos mais na época em que a vovó

Leia mais

Plano Anual de Atividades. Resposta Social: ERPI

Plano Anual de Atividades. Resposta Social: ERPI 2018 CENTRO SOCIAL DA SÉ CATEDRAL DO PORTO Plano Anual de Atividades Resposta Social: ERPI Porto, 2018 Introdução O presente Plano de Atividades tem como objetivo principal implementar um conjunto de ações

Leia mais

Família e o mundo jurídico: repercussão do Código Civil de 2002 nas relações familiares.

Família e o mundo jurídico: repercussão do Código Civil de 2002 nas relações familiares. BuscaLegis.ccj.ufsc.br Família e o mundo jurídico: repercussão do Código Civil de 2002 nas relações familiares. Rebeca Ferreira Brasil Bacharela em Direito pela Universidade de Fortaleza -Unifor Os direitos

Leia mais

Indivíduos, sociedade e instituições sociais SOCIOLOGIA PROF. ROBSON VIEIRA 1ª SÉRIE/ UP

Indivíduos, sociedade e instituições sociais SOCIOLOGIA PROF. ROBSON VIEIRA 1ª SÉRIE/ UP Indivíduos, sociedade e instituições sociais SOCIOLOGIA PROF. ROBSON VIEIRA 1ª SÉRIE/ UP INDIVÍDUO E SOCIEDADE Indivíduo e sociedade são diretamente associados. A sociedade é justamente o fruto da relação

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIS190 Laboratório de Ensino de Ciências Sociais I

Programa Analítico de Disciplina CIS190 Laboratório de Ensino de Ciências Sociais I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Ciências Sociais - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Organização do trabalho e organização social. Profa. Ana Rojas A.

Organização do trabalho e organização social. Profa. Ana Rojas A. Organização do trabalho e organização social Profa. Ana Rojas A. Dimensões de análise: Organização do trabalho Organização social ------------------------------------ Propostas para Políticas Públicas

Leia mais

CADERNO II TÓPICO 2: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO JOVENS, CULTURAS, IDENTIDADES E TECNOLOGIAS

CADERNO II TÓPICO 2: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO JOVENS, CULTURAS, IDENTIDADES E TECNOLOGIAS CADERNO II TÓPICO 2: O JOVEM COMO SUJEITO DO ENSINO MÉDIO JOVENS, CULTURAS, IDENTIDADES E TECNOLOGIAS Rosa do Carmo Lourenço Gianotto Prof. História do CEP Aluna bolsista turma 2 Colégio Estadual do Paraná

Leia mais

INFORMA. retratos. na família. Nº a 21 Maio de 2016

INFORMA. retratos. na família. Nº a 21 Maio de 2016 INFORMA Nº 883 15 a 21 Maio de 2016 O Adultério na família retratos Família de O Adultério na Família SÉRIE: Retratos de Família Não cometa adultério. Êxodo 20.14 Que o casamento seja respeitado por todos,

Leia mais

PALESTRANTES ANA LUIZA CARVALHO DA ROCHA ANTONIO DAVID CATTANI

PALESTRANTES ANA LUIZA CARVALHO DA ROCHA ANTONIO DAVID CATTANI UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL (PROPUR) GRUPO DE PESQUISA LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS (LEURB) CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO

Leia mais

ÍNDICE DE FELICIDADE NA 3ª IDADE

ÍNDICE DE FELICIDADE NA 3ª IDADE ÍNDICE DE FELICIDADE NA 3ª IDADE Novembro 2014 INTRODUÇÃO CONSUMIDORES DA TERCEIRA IDADE NO BRASIL AFIRMAM SER SAUDÁVEIS E FELIZES O perfil dos consumidores da terceira idade residentes nas capitais brasileiras

Leia mais

ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA NOS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS

ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA NOS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS ENVELHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA NOS GRUPOS DE CONVIVÊNCIA PARA IDOSOS Suellen Duarte de Oliveira Matos FACENE suellen_321@hotmail.com Kay Francis Leal Vieira FACENE - kayvieira@yahoo.com.br Adriana

Leia mais

O conceito ética. O conceito ética. Curso de Filosofia. Prof. Daniel Pansarelli. Ética filosófica: conceito e origem Estudo a partir de Aristóteles

O conceito ética. O conceito ética. Curso de Filosofia. Prof. Daniel Pansarelli. Ética filosófica: conceito e origem Estudo a partir de Aristóteles Curso de Filosofia Prof. Daniel Pansarelli Ética filosófica: conceito e origem Estudo a partir de Aristóteles O conceito ética Originado do termo grego Ethos, em suas duas expressões Êthos (com inicial

Leia mais

O SENTIMENTO DE PERTENÇA E A DIFERENCIAÇÃO DO SELF DO ADOLESCENTE RURAL NO PROCESSO MIGRATÓRIO

O SENTIMENTO DE PERTENÇA E A DIFERENCIAÇÃO DO SELF DO ADOLESCENTE RURAL NO PROCESSO MIGRATÓRIO FACULDADE DE ILHÉUS CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA O SENTIMENTO DE PERTENÇA E A DIFERENCIAÇÃO DO SELF DO ADOLESCENTE RURAL NO PROCESSO MIGRATÓRIO Discentes: Fábio Massena Orientadora: Profª Alba Mendonça

Leia mais