Esquadrão VF-1 completa 15 anos e apresenta caça com pintura comemorativa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esquadrão VF-1 completa 15 anos e apresenta caça com pintura comemorativa"

Transcrição

1 Esquadrão VF-1 completa 15 anos e apresenta caça com pintura comemorativa Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha No dia 02 de outubro, foi comemorado os 15 anos do 1 Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), com uma cerimônia militar no hangar do Esquadrão, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Carlos Alberto Matias, contou com a presença de ex-comandantes do VF-1 e demais autoridades civis e militares, bem como de convidados.

2 CA Matias (ComForAerNav) e CF Fernando Vilela (Comte. VF-1). Em suas palavras, o Capitão-de-Fragata Fernando de Souza Vilela, comandante do VF-1, ressaltou quanto a importância da retomada das operações com asa-fixa na Marinha e sobre a atual modernização dos A-4KU Skyhawk, que está sendo conduzida pela Embraer, e que proporcionará um avanço tecnológico muito grande ao Esquadrão, dotando as aeronaves com modernos sistemas e sensores. O ponto alto da cerimônia se deu quando da apresentação da aeronave AF-1 N-1004, que recebeu um esquema de pintura especial, comemorativa aos 15 anos do VF-1.

3 Com todos seus tripulantes formados no interior do hangar, foram abertas as portas e a aeronave foi tratorada para o interior do mesmo, sendo apresentando oficialmente com a pintura de um falcão na sua fuselagem e o símbolo do Esquadrão estilizado na Deriva.

4 O falcão, ave símbolo do VF-1, se caracteriza pelo fato de ter evoluído no sentido de uma especialização no voo em velocidade, facilitado pelas asas pontiagudas e finas, o que favorece a caça. Características estas que guardam semelhança com a sua aeronave, o A-4 Skyhawk.

5 A cerimônia contou com a presença de dois de seus excomandantes, o Contra-Almirante Victor Cardoso Gomes (excomforaernav) e pelo Capitão-de-Fragata Augusto José da Silva Fonseca Júnior. Da esq. para dir.: CF Fonseca Junior, CA Cardoso Gomes e CF Fernando Vilela O Falcão 04 foi pintado nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, e retornou a Basea Aérea Naval de São Pedro da Aldeia para participar das comemorações pelo aniversário do esquadrão.

6 NOTA do EDITOR: Nós do DAN agradecemos ao CF Fernando Vilela pelo convite para participar e registrar este momento histórico para a Marinha do Brasil, para a Aviação Naval e para o VF-1. Agradecemos também ao apoio do Comando da Força Aeronaval, do CMG Bruno (Chefe do Estado-Maior), e da Ten. Karla Natal e D. Anne, da Comunicação Social da Força. BRAVO ZULU Falcões!

7 Da esq. para dir.: Luiz Padilha, CF Fernando Vilela, Guilherme Wiltgen e CF Tonini (Imediato) Especial 97 anos da Aviação Naval: Esquadrão VF-1 (Esquadrão Falcão)

8 Em 29 de julho de 1996, o então Ministro de Estado da Marinha encaminhou ao Excelentíssimo Senhor Presidente da República, a carta de exposição de motivos n 091/96 onde, com base na edição da Lei Complementar n 069/91, que dispõe sobre o preparo e o emprego das Forças Armadas, participou que a Marinha havia iniciado seus esforços para a correção da grande deficiência com que convivia a Esquadra com a falta de uma arma de interceptação e ataque. Pelo Decreto Presidencial nº2.538, de 8 de abril de 1998, que dispõe sobre os meios aéreos da Marinha e dá outras providências, foi estabelecido, no Art. 1º que: a Marinha disporá de aviões e helicópteros destinados ao guarnecimento dos navios de superfície e helicópteros de emprego geral, todos orgânicos e por ela operados, necessários ao cumprimento de sua destinação constitucional. Em 30 de abril de 1998, foi assinado um Purchase Agreement entre a MB e o Governo do Kuwait para a obtenção de 20 aeronaves tipo A-4KU monoplace e 3 TA-4KU biplace.

9 Os aviões e todo o seu material chegaram ao Brasil no dia 5 de setembro de 1998, no Porto do Forno, em Arraial do Cabo/RJ, de onde foram levados para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA). O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) opera os jatos A-4KU Skyhawk, designados na MB como AF-1 Falcão (monoplace) e AF-1A Falcão (biplace). Por operar uma aeronave de alta performance, cada piloto deve cumprir, no mínimo, 100 horas de voo por ano, para manter a qualificação obtida na formação feita na US Navy, ao custo aproximado de US$ 1 milhão por piloto. Durante a LAAD 2009 foi assinado um contrato entre a MB e a EMBRAER para modernização de 12 aeronaves, sendo 09 A-4Ku Skyhawk (AF-1) e 03 TA-4 Skyhawk (AF-1A), visando manter as aeronaves operacionais até Os principais pontos do Programa de Modernização:

10 Revisão Geral das aeronaves (PMGA); Novo radar com inúmeras capacidades (Elta 2032); Sistema OBOGS (On Board Oxygen Generation System), que gerará o oxigênio proveniente da atmosfera para os tripulantes, sem a necessidade de abastecimento das atuais garrafas de oxigênio; Novo sistema de geração de energia, com a substituição dos atuais geradores e conversores; Novos rádios para realizar, automaticamente, comunicação criptografada e que permitirá no futuro a transmissão de dados via data-link; Sistema inercial (EGI) de última geração; HOTAS (Hand On Throttle and Stick), mão sempre no manche; Novo HUD (Head Up Display), que permitirá aos pilotos manter sua atenção para fora do cockpit. Dois display tático 5 x7, Color Multi-Function Display (CMFD), que apresentará ao piloto as informações de missão através das páginas selecionadas; Computador principal que executará todo cálculo de navegação e balístico, para o piloto poder empregar os armamentos (bombas, metralhadora e futuramente o míssil MAA-1B) Revisão Geral dos motores. Instalação do Radar Warning Receiver (RWR): possibilita à aeronave detectar e se evadir de ameaças, como mísseis e caças inimigos, o que aumenta a capacidade de sobrevivência da aeronave e a probabilidade de sucesso nas missões; Instalação do 3º Rádio VHF: capacita a aeronave a operar

11 seus dois rádios ROHDE SCHWARZ na transmissão de dados via data-link, enquanto permanece com a escuta dos órgãos ATC (Air Traffic Controler); Revitalização do Piloto Automático: possibilita ao piloto gerenciar seus sistemas, concentração na missão imposta; permitindo maior Integração do Radar Altímetro e do TACAN: facilita ao piloto focar a sua atenção em apenas um instrumento (a tela do CMFD que concentrará todas estas informações), aumentando assim sua consciência situacional quando operando do porta-aviões e quando voando em condições de voo por instrumento; Integração dos instrumentos do motor: possibilita ao piloto receber os avisos aurais dos limites de funcionamento do motor, concentração das informações em uma única tela e melhor visualização das informações dos indicadores; e Estações de briefing e debriefing: possibilita ao piloto condições de preparar melhor a missão, garantindo assim um maior aproveitamento, economia de utilização dos equipamentos aviônicos, melhor disposição informações geradas em vôo para treinamento equipagens e avaliação das missões. das das A modernização atingiu uma maturidade que proporcionará à MB a oportunidade de operar um vetor aéreo no estado da arte, quanto à aviônica e sistemas embarcados, qualificando-a a empregar suas aeronaves em operações aeronavais e aéreas, nacionais e internacionais, o que aumentará significativamente a operacionalidade da Aviação Naval da Marinha.

12 Após a modernização, as aeronaves receberão as designações de AF-1B (monoplace) e AF-1C (biplace). Seu atual Comandante é o CF Fernando Souza Vilela. IN ARE DEFENSIO MARIS (No Ar a Defesa do Mar) Primeiras fotos do roll out do Skyhawk da Marinha do

13 Brasil Mais uma vez, o DAN trás em primeira mão, as primeiras fotos do roll out do AF-1M da Marinha do Brasil, ocorrido nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto. Esta modernização tem por objetivo atualizar e ampliar a disponibilidade das aeronaves de asas fixa da Marinha e, por conseguinte, o pleno restabelecimento operacional do Esquadrão VF-1 (1 Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque). A Marinha do Brasil assinou o contrato com a Embraer em 14 de abril de 2009, durante a LAAD 2009, no valor de US$ 140 milhões para a modernização de 12 aeronaves, sendo nove AF-1 e três AF-1A. A versão modernizada do Falcão (A-4KU Skyhawk II) receberá a

14 designação de AF-1B (monoplace) e AF-1C (biplace) na Aviação Naval. Luz de alerta no convoo: o desafio da retomada das operações aéreas no A12 As operações aéreas em um Navio Aeródromo apresentam um elevado nível de perigo. São necessárias atenção e concentração constantes os erros não são admitidos, tampouco perdoados.

15 Texto do Capitão-de-Fragata Rômulo Brandão Maia, publicado na Revista da Aviação Naval n 70. As operações aéreas em um Navio Aeródromo apresentam um elevado nível de perigo. São necessárias atenção e concentração constantes os erros não são admitidos,tampouco perdoados. Ao mesmo tempo em que se requer conhecimento e calma para o cumprimento dos procedimentos padronizados, são necessários dinamismo e rapidez na condução dos eventos. O convoo é guarnecido por militares de experiências distintas, cada qual com atribuições específicas e interdependentes. Nesse sistema complexo, três ingredientes não podem faltar: adestramento, experiência e motivação. A Marinha do Brasil, ao final do ano 2000, finalizou o processo de reativação da asa fixa com a operação a bordo do NAeL Minas Gerais (A 11).

16 Tal operação foi cercada de cuidados, planejada e conduzida de forma profissional, meticulosa e segura, culminando com o cumprimento da missão com absoluto sucesso, algo que muitos duvidavam à época. Cada passo foi detalhadamente planejado, as Vistorias de Segurança de Aviação (VSA) foram inúmeras e específicas, focando o próximo passo que seria dado. O PAD-CIASA foi intenso e longo, deixando a tripulação em excelente nível de adestramento para operação com helicópteros. Todos sabiam como e quando deveriam executar sua tarefa. As VSA enfocaram inicialmente a operação diurna e noturna com helicópteros, posteriormente a operação com aviões para toque e arremetida e arremetida no ar e, finalmente, o enfoque foi o enganche e a catapulta. Todos os passos foram precedidos por VSA estáticas. Foram planejadas e executadas comissões específicas para arremetidas no ar e toques e arremetidas com os aviões, aclimatando paulatinamente operações de asa fixa. o pessoal envolvido com as

17 Agora, nosso desafio passa ser a retomada das operações aéreas no NAe São Paulo. Será que estamos mais ou menos preparados em relação àquela CATRAPO de 2000 a bordo do saudoso Minas? Respondo sem medo de errar, estamos menos preparados! E por quê? Explico através de dois dos três ingredientes citados anteriormente: experiência e adestramento. Na operação no nosso Minas, havia um número considerável de oficiais e praças do Departamento de Aviação e do Grupo de Operações Aéreas com grande experiência no Navio, inclusive na operação de asa fixa com os P-16 da Força Aérea Brasileira. Muitos desses militares tinham longo tempo de bordo e uma cultura de segurança de aviação bem sedimentada ao longo dos vários anos de operação. Também em termos de experiência, a CATRAPO/2000 contou com o embarque de uma equipe de convoo e catapulta (incluindo um oficial de lançamento) de ex-militares da US Navy e de dois militares da Armada da República Argentina com experiência em catapulta e aparelho de parada,

18 adquirida abordo do ARA 25 de maio. Completando a equipe, tínhamos como Oficial Sinalizador de Pouso (OSP), um ex-militar da US Navy com grande experiência. Entretanto, a experiência não seria o suficiente para garantir o sucesso. Vamos então ao adestramento, fator em que incluo também o processo de aprendizagem de várias peças-chave do complexo sistema das operações aéreas em NAe. Em primeiro lugar, inúmeros oficiais e praças foram enviados para navios aeródromos norte americanos para acompanharem e participarem de operações aéreas. Tais estágios foram de duração variável, sendo que alguns oficiais fizeram um deployment completo de seis meses de duração, chegando a se qualificar em operador de convoo e oficial de serviço na torre. Por ocasião da CATRAPO/2000, os dois oficiais da torre tinham experiência no navio e receberam intenso adestramento na US Navy, além de terem passado por um PAD-CIASA e várias VSA. No convoo, Centro de Operações Aéreas (COA) e Centro de Controle de Aproximação (CCA), militares com experiência similar aos oficiais da torre tornavam as coisas mais fáceis.

19 Mas isso não era o suficiente. Era necessário contato com o avião e com o próprio Esquadrão VF-1. A partir do momento em que essa necessidade foi observada, inúmeros adestramentos teóricos e práticos foram conduzidos na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), de forma que todos os militares que guarneciam o convoo tivessem a oportunidade de conhecer de perto o avião e os perigos a ele associados. Treinamos táxi, pushing back, passagem de acessórios de catapulta (cabresto e hold back ), reabastecimento de combustível, combate a incêndio e resgate do piloto e, o mais importante, começamos a ganhar confiança e ter a certeza de que seria possível cumprir a missão. A bordo do Minas, treinávamos exaustivamente os procedimentos de catapulta e recolhimento recém-confeccionados e preparávamos as curvas de desempenho da catapulta através de lançamentos de cargas estáticas. A cada dia, a confiança aumentava em uma equipe unida e adestrada por um PAD-CIASA e várias VSA rigorosíssimas, somada ao conhecimento adquirido no

20 exterior por inúmeros militares. Chegou o dia do suspender, estávamos prontos e confiantes, mas algo ainda era necessário, sendo solicitado pelo navio e aceito pelo escalão superior. Após o primeiro pouso, queríamos três dias de mar para adestramento com o avião. Tal decisão se mostrou acertada e fundamental para o sucesso da missão. Após o pouso, executado por um ex-militar da US Navy, tivemos a oportunidade de treinar exaustivamente os procedimentos e, principalmente, as emergências de catapulta. Foram três dias do nascer ao pôr-do-sol com o Departamento de Aviação em condição uno. A equipe americana simulou absolutamente todas as condições de emergência possíveis e ocorrerem. Sedimentamos os procedimentos, adestramos táxi, pushing back, sinalização, passagem de cabresto e hold back, troca de cabo do aparelho de parada e abastecimento de combustível e de oxigênio líquido. Ao final daqueles três dias, o Chefe do Departamento de Aviação (CHEAVI) deu o pronto ao Comandante do Minas. Realmente estávamos prontos para enganchar e catapultar nossos AF-1 pilotados por Aviadores Navais brasileiros.

21 Pensando agora no CATRAPO/2009, visualizo que a situação não é muito diferente da CATRAPO/2000. No meu modo de entender, a Marinha irá enfrentar um novo processo de reativação da asa fixa a bordo do NAe, pelo menos isso seria a maneira adequada e mais segura de abordarmos o problema. É certo que existem alguns fatores de força em relação ao feito do início do século, quais sejam: o São Paulo é um navio maior e com mais recursos e nossos pilotos adquiriram mais experiência. Em contrapartida, temos fatores de fraqueza: a experiência da tripulação é muito menor em função da rotatividade de pessoal, do longo tempo de inatividade do navio e do não aproveitamento de muitos militares com experiência que se encontram afastados do NAe. Os Oficiais ligados às operações aéreas têm pouca experiência em operação de NAe, sendo que a sua grande maioria nunca se fez ao mar com o navio. Vários oficiais e praças detentores de grande conhecimento estão pulverizados por vários setores da MB e alguns já não se encontram mais no serviço ativo.

22 A bem da verdade, hoje em dia torna-se difícil se montar uma comissão de inspetores de CIASA com conhecimento adequado em operação de NAe. A equipe deve ser verdadeiramente garimpada nas várias OM da Marinha. Ficam ao final deste artigo algumas sugestões que poderão facilitar o retorno seguro de nossos aviões e helicópteros ao NAe São Paulo: Condução de todo o PAD-CIASA enfocando, inicialmente, apenas operação com helicópteros; Condução de VSA distintas para cada objetivo que se deseje atingir; Planejamento de comissões específicas e exclusivas para operação com asa fixa, após o navio estar aprovado em CIASA para operação com helicópteros, iniciando-se por arremetidas no ar e toques e arremetidas até chegarmos ao enganche e catapulta, com assessoria de Comissão de

23 Inspeção montada para esse fim; Adestramento intenso em São Pedro da Aldeia para os militares do Departamento de Aviação; Contratação de equipe de convoo e OSP da US Navy para adestrar os militares do convoo/osp do VF-1 supervisionar as primeiras operações com AF-1; e Montagem de equipe de CIASA com militares experientes em operação de NAe, buscando nos vários setores da Marinha; Tratar o problema asa fixa de forma separada e após o pessoal de convoo e torre estarem safos para operação com helicópteros; Comprometimento geral de todos os setores da Marinha no sentido de liberar o pessoal com experiência para participar de PAD-CIASA do navio; Enviar militares do Departamento de Aviação para estágios em NAe da US Navy, principalmente Chefe e SubChefe do Departamento, oficial de lançamento, oficial e líder de crache, praças RV de convoo e catapulta e oficial do convoo; e Após o primeiro enganche realizar adestramento com o avião a bordo similar ao realizado no Minas em Como última mensagem, fica a necessidade de encararmos o problema de forma semelhante ao que foi feito quando da reativação da asa fixa e tentarmos repetir o sucesso alcançado naquela ocasião, contando com o comprometimento e apoio de todos os setores da Marinha do Brasil envolvidos direta ou indiretamente.

24 NOTA do EDITOR: Com a notícia do primeiro voo do AF-1B Falcão (A-4 KU Skyhawk II), muitos dos nossos leitores nos perguntaram sobre a retomada das operações aéreas embarcadas de asa-fixa no NAe São Paulo. Por este motivo, resolvemos reproduzir esta matéria do Comte. Rômulo Brandão, publicada na Revista da Aviação Naval (RAN), onde o mesmo descreve alguns dos desafios que a Marinha do Brasil ainda teria para retomada das operações no NAe. Esperamos que seja útil à todos. Vídeo VF-1 Falcões do Mar Tributo aos Vídeo feito a partir das filmagens de aniversario de 15 anos

25 que ainda esta sendo ainda preparado pelo Esquadrão VF-1. Falcão 11 é entregue para modernização na Embraer Cumprindo o cronograma do Programa de Modernização das Aeronaves AF-1/AF-1A, no dia 15 de outubro de 2012, a aeronave AF-1 N-1011 (Falcão 11) aterrissou no aeroporto de Gavião Peixoto-SP(SBGP), sendo a 3ª aeronave a ser entregue à Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER). Esta aeronave será o protótipo do programa que, conduzido pela Marinha do Brasil e pela EMBRAER, visa atualizar os sistemas e sensores dos vetores do Primeiro Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1). A chegada da N-1011 às instalações da EMBRAER não só sinaliza uma nova fase para o Esquadrão VF-1, mas também garante o

26 andamento satisfatório do Programa como um todo.

Embraer espera alta nas entregas de aviões no ano

Embraer espera alta nas entregas de aviões no ano Embraer espera alta nas entregas de aviões no ano Por Julio Ottoboni As entregas da Embraer tanto para a aviação comercial quanto para aviação executiva devem crescer nos próximos meses. A previsão foi

Leia mais

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1 Por Emídio Neto Para ocupar o cockpit de uma aeronave de caça da Marinha do Brasil, o piloto passa por um longo processo de seleção, estudos e treinamento,

Leia mais

Jubileu de Ouro do Esquadrão HS-1 1

Jubileu de Ouro do Esquadrão HS-1 1 Jubileu de Ouro do Esquadrão HS-1 1 Por Guilherme Wiltgen, Luiz Padilha e Rubens Barbosa Filho No último dia 28 de maio, foi comemorado os 50 anos do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1).

Leia mais

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil Vídeo Esquadrão realizando REVO VF-1 Neste vídeo, podemos observar o Esquadrão VF-1 operando desde a Base Aérea de Natal BANT e os 3 A-4 realizando reabastecimento em voo com a FAB. Formando pilotos de

Leia mais

A-4M da Marinha do Brasil

A-4M da Marinha do Brasil A-4M da Marinha do Brasil JOSÉ ALVES DANIEL FILHO, Bacharel em Ciências Econômicas UPIS DF, Pós-Graduado em Auditoria Pública Faculdade Projeção DF Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares

Leia mais

Artigo do DAN contribui para segurança de voo da Marinha do Brasil

Artigo do DAN contribui para segurança de voo da Marinha do Brasil Artigo do DAN contribui para segurança de voo da Marinha do Brasil O artigo Relatório da US Navy aponta alta velocidade do navio como causa de acidente com helicóptero, foi adaptado pelo periódico O Convoo,

Leia mais

Marinha utiliza 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos de MG

Marinha utiliza 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos de MG Marinha utiliza 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos de MG A Marinha do Brasil está empregando cerca de 400 militares no monitoramento dos rejeitos minerais da barragem da Samarco, em

Leia mais

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Os aviões-radares E-99, que são estratégicos para as atividades de defesa do espaço aéreo, ganham novos sistemas que chegam a duplicar a capacidade

Leia mais

super tucano Infográfico

super tucano Infográfico Infográfico Referência em Close Air Support O Super Tucano, designado pela Força Aérea Brasileira como A-29, é a mais perfeita combinação de capacitações de Treinamento (Básico e Avançado) e Ataque Leve,

Leia mais

Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021*

Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021* Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021* Por Ascom Os ministros da Defesa e das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai se reuniram em Assunção, nesta segunda-feira (4), para prorrogar, por

Leia mais

AVIÔNICOS AVANÇADOS PRO LINE FUSION. Voos mais fáceis, mais previsíveis. Adaptado à sua aeronave.

AVIÔNICOS AVANÇADOS PRO LINE FUSION. Voos mais fáceis, mais previsíveis. Adaptado à sua aeronave. AVIÔNICOS AVANÇADOS PRO LINE FUSION Voos mais fáceis, mais previsíveis. Adaptado à sua aeronave. Unindo todo o espectro de cabines de comando de turbopropulsores a jatos comerciais intercontinentais. Planejamento

Leia mais

Especial 27 anos da Aviação

Especial 27 anos da Aviação Especial 27 anos da Aviação do Exército: 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro) O 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro), foi recriado em 17 de agosto de 1993 e recebeu a denominação histórica Batalhão Casimiro Montenegro

Leia mais

Operação Pré-Fronteira Sul II: Esquadrão VF-1 opera pela primeira vez no Pantanal

Operação Pré-Fronteira Sul II: Esquadrão VF-1 opera pela primeira vez no Pantanal Operação Pré-Fronteira Sul II: Esquadrão VF-1 opera pela primeira vez no Pantanal Entre os dias 19 e 23 de junho, foi realizada a Operação Ribeirinha Pré-Fronteira Sul II, na região fronteiriça do Pantanal

Leia mais

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG*

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Brasília, 18/05/2016 A nova geração da aeronave de combate Gripen E/NG foi apresentada nesta quarta-feira, em Linköping, na Suécia, em cerimônia

Leia mais

Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS

Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS Portal RCP - Notícias Seis tecnologias automotivas que vieram dos aviões Freios ABS Já imaginou ter de parar um Antonov 225 sem freios ABS? (Reprodução) Devido aos pesos, velocidades e distâncias envolvidas,

Leia mais

COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL

COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL LAAD 2017, RIO DE JANEIRO 4 de abril Mikael Franzén, Diretor Geral Gripen Brasil Saab Aeronáutica This document and the information contained herein is the property

Leia mais

PRONAE. DAN entrevista o Diretor Geral do Material da Marinha do Brasil PRONAE e Forças Distritais 1. Por Luiz Padilha

PRONAE. DAN entrevista o Diretor Geral do Material da Marinha do Brasil PRONAE e Forças Distritais 1. Por Luiz Padilha Distritais 1 Por Luiz Padilha O Defesa Aérea & Naval recebe diariamente solicitações de informações sobre os planos da Marinha do Brasil quanto ao seu reaparelhamento. Para atender à essas solicitações

Leia mais

FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB

FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas

Leia mais

MARINHA DO BRASIL BASE AÉREA NAVAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA DIVISÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO SEÇÃO DE INSTRUÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL

MARINHA DO BRASIL BASE AÉREA NAVAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA DIVISÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO SEÇÃO DE INSTRUÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL MARINHA DO BRASIL BASE AÉREA NAVAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA DIVISÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO SEÇÃO DE INSTRUÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL PROGRAMA DE HABILITAÇÃO OPERACIONAL TWR-ES APOSTILA OS

Leia mais

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome.

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome. A evolução dos porta aviões da PLA Navy faz a diferença 1 No ritmo atual da construção naval chinesa, a China está em vias de possuir a maior capacidade de projeção de poder com porta aviões, além dos

Leia mais

COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil

COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) é um dos mais importantes do país por ser o responsável pela garantia da soberania nacional. Diálogo

Leia mais

NPaOc Amazonas em exercício com a Marinha da África do Sul

NPaOc Amazonas em exercício com a Marinha da África do Sul NPaOc Amazonas em exercício com a Marinha da África do Sul Por Guilherme Wiltgen A caminho para Visakhapatnam, na Índia, para participarem da Índia International Fleet Review (IFR) e, posteriormente, o

Leia mais

CIAAN completa 61 anos

CIAAN completa 61 anos CIAAN completa 61 anos Por Guilherme Wiltgen Com o surgimento da nova Aviação Naval, na década de 50, seria necessário criar um curso para a formação de Aviadores Navais, para que pilotassem as aeronaves

Leia mais

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 As aeronaves da Esquadrilha da Fumaça mal chegaram à Santiago, no Chile, e já contabilizaram uma marca histórica. Em voo sobre a capital chilena

Leia mais

60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA

60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA 60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA 1945 2005 Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS). robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

Fuzileiros Navais brasileiros ajudam a Colômbia na desminagem humanitária

Fuzileiros Navais brasileiros ajudam a Colômbia na desminagem humanitária Fuzileiros Navais brasileiros ajudam a Colômbia na desminagem humanitária Desde 2015 instrutores brasileiros ficam na Colômbia por dois anos, capacitando os militares da Marinha Nacional para a remoção

Leia mais

HMS Ocean Marinha deve assinar este mês a compra do Porta Helicópteros

HMS Ocean Marinha deve assinar este mês a compra do Porta Helicópteros HMS Ocean Marinha deve assinar este mês a compra do Porta Helicópteros A Marinha do Brasil empenhou o valor de R$ 381.081.500,00 (dependendo do câmbio, 79 milhões de libras esterlinas), para aquisição

Leia mais

KC-390: Governo português

KC-390: Governo português KC-390: Governo português cancela programa de modernizaçao do C-130 Hércules O projeto inicial de modernização da aeronave de transporte C-130 Hércules, da Força Aérea Portuguesa, foi cancelado e a frota

Leia mais

22/03/2018 Traje: Casual

22/03/2018 Traje: Casual 22/03/2018 Traje: Casual 08:30 Boas vindas e apresentação agenda - Video abertura 08:40 Inovação 09:35 Perguntas 09:45 Mesa de debate - Impactos dos drones na operação aérea 10:30 Debate 10:45 Coffee Break

Leia mais

VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE

VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE VEÍCULOS AÉREOS NÃO TRIPULADOS (VANT) NA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Daniel Gomes Eng. Agrônomo, Dr., PqC do Polo Regional Leste Paulista/APTA daniel.gomes@apta.sp.gov.br Um Veículo Aéreo Não Tripulado

Leia mais

Ministro Jungmann inspeciona atividades da Operação Carro- Pipa e obras de transposição do São Francisco*

Ministro Jungmann inspeciona atividades da Operação Carro- Pipa e obras de transposição do São Francisco* Ministro Jungmann inspeciona atividades da Operação Carro- Pipa e obras de transposição do São Francisco* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, verificará nesta quarta-feira (08) as atividades da Operação

Leia mais

Título: Origem: SPO SUMÁRIO. SUBPARTE A GERAL Aplicabilidade Regras gerais

Título: Origem: SPO SUMÁRIO. SUBPARTE A GERAL Aplicabilidade Regras gerais Título: REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL RBAC nº 105 EMENDA nº 01 SALTOS DE PARAQUEDAS Aprovação: Resolução nº 188, de 24 de maio de 2011. [Emenda nº 00] Resolução nº 476, de 7 de junho de 2018.

Leia mais

Operação. É com grande satisfação que anunciamos este marco importante para o Programa KC-390, disse Jackson Schneider, presidente e

Operação. É com grande satisfação que anunciamos este marco importante para o Programa KC-390, disse Jackson Schneider, presidente e Embraer KC-390 atinge a Capacidade Inicial de Operação São José dos Campos, SP, 20 de dezembro de 2017 O novo jato de transporte militar e reabastecimento Embraer KC-390 completou um marco fundamental

Leia mais

Tipo de Documento: Presentado por: Tipo de Sesión: Punto de Agenda: RESGATE DA AERONAVE C-130H 2470 DA ANTÁRTICA

Tipo de Documento: Presentado por: Tipo de Sesión: Punto de Agenda: RESGATE DA AERONAVE C-130H 2470 DA ANTÁRTICA Tipo de Documento: Presentado por: Tipo de Sesión: Punto de Agenda: DI Brasil CAL 12 b RESGATE DA AERONAVE C-130H 2470 DA ANTÁRTICA RESGATE DA AERONAVE C-130H 2470 DA ANTÁRTICA Histórico Em 27 de novembro

Leia mais

Esquadrão HU-2 completa 29 anos

Esquadrão HU-2 completa 29 anos Esquadrão HU-2 completa 29 anos Por Guilherme Wiltgen O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) foi criado pelo Decreto nº 93.274, do Exmº Sr. Presidente da República em 18 de setembro de

Leia mais

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 17 MAIO 2016 FIRJAN / GICAN

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 17 MAIO 2016 FIRJAN / GICAN PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 17 MAIO 2016 FIRJAN / GICAN SUMÁRIO 1. AMAZÔNIA AZUL 2. PROJETOS ESTRATÉGICOS 3. BENEFÍCIOS PARA O PAÍS 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS AMAZÔNIA AZUL AMAZÔNIA AZUL 97% DO COMÉRIO

Leia mais

NAeL 'Minas Gerais' (A 11): Berço da Aviação Naval

NAeL 'Minas Gerais' (A 11): Berço da Aviação Naval NAeL 'Minas Gerais' (A 11): Berço da Aviação Naval NAeL Minas Gerais operando com um helicóptero S-55 Whirlwind. (Foto: MB via acervo de Guilherme Wiltgen) Por Guilherme Wiltgen O NAel Minas Gerais (A

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Frecce Tricolore Grupo de Demonstração e Acrobacia da Força Aérea Italiana. Autor: Guilherme Siltori Acosta Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número

Leia mais

Evolução dos Corpos de Bombeiros Apresentação do Serviço Aéreo Organograma As viaturas que operamos Estatísticas Características do Serviço Aéreo

Evolução dos Corpos de Bombeiros Apresentação do Serviço Aéreo Organograma As viaturas que operamos Estatísticas Características do Serviço Aéreo Evolução dos Corpos de Bombeiros Apresentação do Serviço Aéreo Organograma As viaturas que operamos Estatísticas Características do Serviço Aéreo Aviação de Segurança Pública no Cenário Nacional Publicação

Leia mais

ComForAerNav recebe visita do Chefe do Estado-Maior da Armada portuguesa

ComForAerNav recebe visita do Chefe do Estado-Maior da Armada portuguesa ComForAerNav recebe visita do Chefe do Estado-Maior da Armada portuguesa O Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) recebeu, no dia 3 de novembro, a Visita Oficial do Chefe do Estado-Maior da Armada e

Leia mais

SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA de Campinas SOAMAR Campinas Por uma mentalidade marítima!

SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA de Campinas SOAMAR Campinas Por uma mentalidade marítima! Fundada em 09/09/1982 Boletim Informativo nº 30 Agosto 2012. SOCIEDADE AMIGOS DA MARINHA de Campinas SOAMAR Campinas Por uma mentalidade marítima! Palavra do Almirante Victor CARDOSO GOMES Contra-Almirante

Leia mais

DIVULGAÇÃO OPERACIONAL

DIVULGAÇÃO OPERACIONAL DIVULGAÇÃO OPERACIONAL O único objetivo das investigações realizadas pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) é a prevenção de futuros acidentes aeronáuticos. De acordo

Leia mais

Título: Origem: SSO/GPNO

Título: Origem: SSO/GPNO Título: REGULAMENTO BRASILEIRO DA AVIAÇÃO CIVIL RBAC nº 105 EMENDA nº 00 SALTOS DE PARAQUEDAS Aprovação: Resolução Nº 188, de 24 de maio de 2011, publicada no Diário Oficial da União Nº 99, Seção 1, página

Leia mais

MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO?

MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO? MIRAGE 2000 UM BOM NEGÓCIO? Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) robertobertazzo@hotmail.com A compra de

Leia mais

Aviação Naval: Há 100 anos se mantendo na marca!

Aviação Naval: Há 100 anos se mantendo na marca! Aviação Naval: Há 100 anos se mantendo na marca! Impõe-se a uma Marinha eficiente e moderna a existência de uma Aviação genuinamente Naval. Por Guilherme Wiltgen A Aviação Naval brasileira, passa hoje

Leia mais

REAPARELHAMENTO. Caça A-1 renasce. 44 Abril/2012 Aerovisão

REAPARELHAMENTO. Caça A-1 renasce. 44 Abril/2012 Aerovisão REAPARELHAMENTO Caça A-1 renasce 44 Abril/2012 Aerovisão CB Silva Lopes / CECOMSAER Desenvolvido na década de 80, em uma parceria entre Brasil e Itália, o caça A-1 (AMX) será modernizado pela Força Aérea

Leia mais

TRANSPORTE AEROMÉDICO OPERAÇÕES

TRANSPORTE AEROMÉDICO OPERAÇÕES TRANSPORTE AEROMÉDICO OPERAÇÕES A OMNI TAXI AÉREO é uma empresa de resgate e transporte aeromédicos em plataformas (MEDEVAC) e transporte de passageiros OFF SHORE, Líder no mercado. Sede: Rio de Janeiro.

Leia mais

Primeiras fotos do "roll out" do Skyhawk da Marinha do Brasil

Primeiras fotos do roll out do Skyhawk da Marinha do Brasil Primeiras fotos do "roll out" do Skyhawk da Marinha do Brasil Mais uma vez, o DAN trás em primeira mão, as primeiras fotos do roll out do AF-1M da Marinha do Brasil, ocorrido nas instalações da Embraer

Leia mais

Os Simuladores de Treino na Marinha 16MAR2010

Os Simuladores de Treino na Marinha 16MAR2010 Os Simuladores de Treino na Marinha CMG EMA Cancela Roque Agenda Introdução Tipos de simuladores Tipos de treino A definição de requisitos Alguns simuladores Perspectivas de evolução Conclusões 2 Conceitos

Leia mais

a ser geridas por uma nova unidade empresarial, a Embraer Defesa e Segurança.

a ser geridas por uma nova unidade empresarial, a Embraer Defesa e Segurança. Defesa e Segurança Cenário Em 2011, as operações da área de defesa e segurança passaram a ser geridas por uma nova unidade empresarial, a Embraer Defesa e Segurança. Tendo como seu maior cliente a Força

Leia mais

GEIV: começa a desativação gradual dos IC-95 Bandeirante

GEIV: começa a desativação gradual dos IC-95 Bandeirante GEIV: começa a desativação gradual dos IC-95 Bandeirante Por Guilherme Poggio O Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) iniciou a desativação gradual das atuais aeronaves Bandeirante para renovação da

Leia mais

Ministro da Defesa visita Comando-em-Chefe da Esquadra*

Ministro da Defesa visita Comando-em-Chefe da Esquadra* Ministro da Defesa visita Comando-em-Chefe da Esquadra* O ministro da Defesa, Raul Jungmann, visitou, nesta quarta-feira (1), o Comando-em- Chefe da Esquadra, organização militar que coordena quase a totalidade

Leia mais

OTAN e Rússia em um jogo de gato e rato nos céus do Mar Báltico

OTAN e Rússia em um jogo de gato e rato nos céus do Mar Báltico OTAN e Rússia em um jogo de gato e rato nos céus do Mar Báltico Caças franceses estão engajados em um jogo de gato e rato com os russos nos céus acima dos países bálticos, enquanto a OTAN mantém um olhar

Leia mais

ebook O Tecnólogo em Transporte Aéreo

ebook O Tecnólogo em Transporte Aéreo ebook O Tecnólogo em Transporte Aéreo 1ª Edição 2016 SUMÁRIO CAPITULO I A DIFERENÇA ENTRE AERONAUTA E AEROVIÁRIO Aeroviário Aeronauta Projeção da aviação nos próximos anos CAPITULO II - O CURSO SUPERIOR

Leia mais

MARINHA DO BRASIL BASE AÉREA NAVAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA DIVISÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO SEÇÃO DE INSTRUÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL

MARINHA DO BRASIL BASE AÉREA NAVAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA DIVISÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO SEÇÃO DE INSTRUÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL MARINHA DO BRASIL BASE AÉREA NAVAL DE SÃO PEDRO DA ALDEIA DIVISÃO DE CONTROLE DE TRÁFEGO AÉREO SEÇÃO DE INSTRUÇÃO E ATUALIZAÇÃO TÉCNICA OPERACIONAL PROGRAMA DE HABILITAÇÃO OPERACIONAL TWR-ES APOSTILA CARACTERÍSTICAS

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Aeronaves Comerciais da Embraer Brasília Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 5 Número 1 2013 ISSN 2177-5907 2013 Aeronaves Comerciais da Embraer Brasília

Leia mais

Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo 2013

Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo 2013 Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo 2013 CGNA Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea 1 Seção 1 Aeródromo Anuário Estatístico de Tráfego Aéreo 2013 1 Seção 1 Aeródromo Seção 1 Aeródromo 2 Anuário Estatístico

Leia mais

Inserido nas comemorações do Centenário da Aviação Militar, 64º ANIVERSÁRIO DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA. Fotos SAj Élio Domingos

Inserido nas comemorações do Centenário da Aviação Militar, 64º ANIVERSÁRIO DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA. Fotos SAj Élio Domingos 64º ANIVERSÁRIO DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA Fotos SAj Élio Domingos Inserido nas comemorações do Centenário da Aviação Militar, a Força Aérea Portuguesa celebrou o seu 64º aniversário co - mo ramo independente

Leia mais

Apêndice III ao Anexo à Resolução 115, de 6 de outubro de 2009 LOGOMARCA DO ÓRGÃO, EMPRESA OU ENTIDADE RESPONSÁVEL PELA ADMINISTRAÇÃO DO AERÓDROMO

Apêndice III ao Anexo à Resolução 115, de 6 de outubro de 2009 LOGOMARCA DO ÓRGÃO, EMPRESA OU ENTIDADE RESPONSÁVEL PELA ADMINISTRAÇÃO DO AERÓDROMO Apêndice III ao Anexo à Resolução 115, de 6 de outubro de 2009 LOGOMARCA DO ÓRGÃO, EMPRESA OU ENTIDADE RESPONSÁVEL PELA ADMINISTRAÇÃO DO AERÓDROMO 1 GENERALIDADES RELATÓRIO DE OPERAÇÕES DE SALVAMENTO E

Leia mais

Marinha do Brasil e Armada da Argentina incrementam os laços de amizade e cooperação na Operação Fraterno

Marinha do Brasil e Armada da Argentina incrementam os laços de amizade e cooperação na Operação Fraterno Marinha do Brasil e Armada da Argentina incrementam os laços de amizade e cooperação na Operação Fraterno Após cinco dias de comissão e diversos exercícios operativos, chega ao fim a Operação Fraterno

Leia mais

Forças de segurança do país revelam treinamentos para grandes eventos

Forças de segurança do país revelam treinamentos para grandes eventos Forças de segurança do país revelam treinamentos para grandes eventos Atentado na maratona de Boston acendeu a luz amarela. Faltam apenas 55 dias para a Copa das Confederações. Depois de meses de espera,

Leia mais

Regras da ANAC para Realização de Shows Aéreos. Matheus Luiz Maganha e P. de Melo Especialista em Regulação GTPO-SP

Regras da ANAC para Realização de Shows Aéreos. Matheus Luiz Maganha e P. de Melo Especialista em Regulação GTPO-SP Regras da ANAC para Realização de Shows Aéreos Matheus Luiz Maganha e P. de Melo Especialista em Regulação GTPO-SP Objetivo Apresentar a norma aplicável aos shows aéreos realizados no Brasil envolvendo

Leia mais

O que acontece quando uma aeronave desconhecida é detectada pelos radares da FAB

O que acontece quando uma aeronave desconhecida é detectada pelos radares da FAB O que acontece quando uma aeronave desconhecida é detectada pelos radares da FAB Após acionamento, são poucos minutos até a decolagem Por Ten Emília Maria O batimento cardíaco acelerado, o calor no cockpit,

Leia mais

Boeing e Embraer apresentam o programa ecodemonstrator

Boeing e Embraer apresentam o programa ecodemonstrator Boeing e Embraer apresentam o programa ecodemonstrator Por Luiz Padilha Rio de Janeiro, 7 de julho de 2016 A Boeing e a Embraer apresentaram hoje a aeronave que será utilizada pelas duas fabricantes no

Leia mais

Embraer investe na produção e alavanca aviação comercial

Embraer investe na produção e alavanca aviação comercial Embraer investe na produção e alavanca aviação comercial Para 2015, a previsão de investimentos é de US$ 650 milhões, sendo US$ 350 milhões em pesquisa e desenvolvimento A terceira maior fabricante de

Leia mais

OBJETIVO. Apresentar aos(às) Exmos.(as) Srs.(as). Parlamentares do Congresso Nacional o processo de. seleção utilizado no Projeto Aeronave de Caça

OBJETIVO. Apresentar aos(às) Exmos.(as) Srs.(as). Parlamentares do Congresso Nacional o processo de. seleção utilizado no Projeto Aeronave de Caça OBJETIVO Apresentar aos(às) Exmos.(as) Srs.(as). Parlamentares do Congresso Nacional o processo de seleção utilizado no Projeto Aeronave de Caça Multimissão (FX-2). Congresso Nacional Brasília, 13 de agosto

Leia mais

UH-15A da Marinha do Brasil recebe integração do míssil Exocet

UH-15A da Marinha do Brasil recebe integração do míssil Exocet UH-15A da Marinha do Brasil recebe integração do míssil Exocet MBDA e Avibras anunciam contrato para motorização do sistema de armamentos de combate antinavio Exocet AM39 garantindo aumento do conteúdo

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS SUMA DE INVESTIGAÇÃO

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS SUMA DE INVESTIGAÇÃO 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS SUMA DE INVESTIGAÇÃO DADOS DA OCORRÊNCIA Nº

Leia mais

Glasgow dará nome a nova classe de fragatas Type 26

Glasgow dará nome a nova classe de fragatas Type 26 Glasgow dará nome a nova classe de fragatas Type 26 Por Guilherme Wiltgen Em uma cerimônia ocorrida hoje (20) de manhã em Clyde, o Secretário de Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, anunciou que a primeira

Leia mais

Foguete brasileiro transporta experimentos alemães

Foguete brasileiro transporta experimentos alemães Foguete brasileiro transporta experimentos alemães VS-30 contribuiu para operação no exterior ao transportar com sucesso nove experimentos científicos europeus Lançado na semana passada da Base do Andoya

Leia mais

Jungmann discute defesa e segurança com emir do Catar

Jungmann discute defesa e segurança com emir do Catar Jungmann discute defesa e segurança com emir do Catar Por Adriana Fortes Doha (Catar), 05/12/17 - Na manhã da segunda-feira (4), o ministro Raul Jungmann foi recebido pelo emir do Catar, o xeque Tamim

Leia mais

NDM Bahia (G 40) foi homologado pela Marinha 1

NDM Bahia (G 40) foi homologado pela Marinha 1 NDM Bahia (G 40) foi homologado pela Marinha 1 Embarcação comprada da França completou viagem entre Rio e Santos. Navio doca multipropósito Bahia abriga 359 homens de tropa e é capaz de operar três helicópteros.

Leia mais

Indicador(es) Órgão(s) 52 - Ministério da Defesa

Indicador(es) Órgão(s) 52 - Ministério da Defesa Programa 0620 Adestramento e Operações Militares do Exército Justificativa O Exército Brasileiro tem a necessidade de instruir, adestrar os seus efetivos, formar e adestrar a reserva mobilizável, capacitar

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO DADOS DA OCORRÊNCIA

Leia mais

II - REGRAS DO AR OBJETIVO

II - REGRAS DO AR OBJETIVO II - REGRAS DO AR OBJETIVO Capítulo II Compreender por que foram criadas as Regras Ar, conhecer seus objetivos, a fim de que se possa aplica-las de maneira eficiente. II - REGRAS DO AR ROTEIRO 1- REGRAS

Leia mais

3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo

3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo 3º Grupo de Artilharia Antiaérea Escola de Fogo De 21 a 25 de outubro, o 3º Grupo de Artilharia Antiaérea participou da Escola de Fogo da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, na região da Marambaia, Rio

Leia mais

Cerimônia Militar homenageia a Base Fluvial de Ladário em seus 140 anos de existência

Cerimônia Militar homenageia a Base Fluvial de Ladário em seus 140 anos de existência Cerimônia Militar homenageia a Base Fluvial de Ladário em seus 140 anos de existência Contra-Almirante Dibo, Comandante do 6º Distrito Naval, preside Cerimônia Militar alusiva ao 140º aniversário da Base

Leia mais

Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas

Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas Rio 2016: 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromovel) realizou treinamento para emprego durante as Olimpíadas Posto de Comando Móvel integrado ao SISCOMIS Por Rubens Barbosa Filho Durante a realização dos

Leia mais

NPa 500 BR O navio patrulha da Marinha 1

NPa 500 BR O navio patrulha da Marinha 1 NPa 500 BR O navio patrulha da Marinha 1 NPa Macaé (P 70) Por Willian Dampier Jr O Diário Oficial de 02 de dezembro de 2016, na página 33, publicou Aviso de Licitação do CPN para a contratação de empresa

Leia mais

Nova edição da Marinha em Revista traz matéria sobre o UH-15

Nova edição da Marinha em Revista traz matéria sobre o UH-15 Nova edição da Marinha em Revista traz matéria sobre o UH-15 A edição de n 6 da Marinha em Revista, trás como matéria principal o helicóptero UH-15 Super Cougar, do 2 Esquadrão de Helicópteros de Emprego

Leia mais

NE 'Brasil' chega a Lisboa

NE 'Brasil' chega a Lisboa NE 'Brasil' chega a Lisboa Por Guilherme Wiltgen O Navio-Escola Brasil (U 27) chegou ontem pela manhã ao porto de Lisboa, em Portugal. A chegada foi registrada pelo nosso leitor Mário Costa, que nos enviou

Leia mais

O CONFLITO NO ATLÂNTICO SUL NAVIO CHILENO É AFUNDADO HELICÓPTERO BRASILEIRO ABATIDO

O CONFLITO NO ATLÂNTICO SUL NAVIO CHILENO É AFUNDADO HELICÓPTERO BRASILEIRO ABATIDO O CONFLITO NO ATLÂNTICO SUL NAVIO CHILENO É AFUNDADO HELICÓPTERO BRASILEIRO ABATIDO O LST-93 Valdívia, em Valparaíso, ao lado de uma fragata e do transporte Rancagua NAVIO AFUNDADO Armada Chilena negou

Leia mais

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA DO BRASIL CEEEX 22 NOVEMBRO 2016

PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA DO BRASIL CEEEX 22 NOVEMBRO 2016 PROJETOS ESTRATÉGICOS DA MARINHA 22 NOVEMBRO 2016 DO BRASIL CEEEX SUMÁRIO 1. AMAZÔNIA AZUL 2. PROJETOS ESTRATÉGICOS 3. BENEFÍCIOS PARA O PAÍS 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS AMAZÔNIA AZUL AMAZÔNIA AZUL 97% DO

Leia mais

OBJETIVO. Apresentar e discutir proposta de regulamentação sobre Aviação de Estado.

OBJETIVO. Apresentar e discutir proposta de regulamentação sobre Aviação de Estado. OBJETIVO Apresentar e discutir proposta de regulamentação sobre Aviação de Estado. A estrutura da ANAC Visão sobre o tema Processo de regulamentação Questões polêmicas Conclusão 1. INTRODUÇÃO A ANAC possui

Leia mais

Relatório de Estágio Curricular

Relatório de Estágio Curricular Instituto Tecnológico de Aeronáutica Engenharia de Infra-Estrutura Aeronáutica Relatório de Estágio Curricular Tatiana Maymone de Melo Carvalho São José dos Campos, novembro de 2005 Relatório de Estágio

Leia mais

Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos*

Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos* 12 de julho de 2016. Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos* Brasil exportará urânio enriquecido pela primeira vez* Farnborough Air Show 2016: Embraer

Leia mais

Endereço para acessar este CV: Última atualização do currículo em 11/08/2014

Endereço para acessar este CV:   Última atualização do currículo em 11/08/2014 Sérgio Luiz Nideck Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8021084418040598 Última atualização do currículo em 11/08/2014 Militar da reserva da Aeronáutica (Capitão Especialista em Comunicações),

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS ADVERTÊNCIA O único objetivo das investigações realizadas pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Leia mais

INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS MINISTÉRIO DA DEFESA COMANDO DA AERONÁUTICA INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS NSCA 3-7 RESPONSABILIDADES DOS OPERADORES DE AERONAVES EM CASO DE ACIDENTE E DE INCIDENTE AERONÁUTICO E OCORRÊNCIA

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO (SUMA) DADOS DA

Leia mais

Marinhas de Guerra investem em Porta-Aviões e no Poder Aéreo no mar

Marinhas de Guerra investem em Porta-Aviões e no Poder Aéreo no mar Marinhas de Guerra investem em Porta-Aviões e no Poder Aéreo no mar Não faz muito tempo, o número de nações que detinham poder aéreo disponível no mar, parecia diminuir de forma inexorável, mas a atual

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO (SUMA) DADOS DA

Leia mais

XVI Seminário Nacional de Telecomunicações NORMAM-27

XVI Seminário Nacional de Telecomunicações NORMAM-27 XVI Seminário Nacional de Telecomunicações NORMAM-27 NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA PARA HOMOLOGAÇÃO DE HELIDEQUES INSTALADOS EM EMBARCAÇÕES E EM PLATAFORMAS MARÍTIMAS Rev 2 NORMAM-27 ROTEIRO Propósito

Leia mais

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 O Brasil avança na construção de um núcleo da artilharia e no desenvolvimento de tecnologias de armas de defesa dominadas por apenas

Leia mais

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40

Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 Flotilha do Amazonas recebe lanchas colombianas LPR-40 A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, realizou, no dia 11 de março, a Cerimônia de Entrega de duas Lanchas-Patrulha

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO DADOS DA OCORRÊNCIA

Leia mais

Ministério da Defesa e FAB celebram o Dia do Especialista de Aeronáutica*

Ministério da Defesa e FAB celebram o Dia do Especialista de Aeronáutica* Ministério da Defesa e FAB celebram o Dia do Especialista de Aeronáutica* Por Ascom Comemora-se nesta sexta-feira (25) o Dia do Especialista de Aeronáutica, profissional que tem a nobre missão de fornecer

Leia mais

Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas

Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas Brasil anuncia novos comandantes das Forças Armadas A última quarta-feira foi de intensa movimentação no Palácio do Planalto para a definição dos novos comandantes das Forças Armadas. Ministério da Defesa

Leia mais

LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO

LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos LAAHS. robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

Super Tucano em operação na Força Aérea dos EUA

Super Tucano em operação na Força Aérea dos EUA Super Tucano em operação na Força Aérea dos EUA No 81º Esquadrão de Caça da Força Aérea dos EUA, em Moody, Georgia, pilotos americanos e afegãos voam a avançada aeronave de contrainsurgência A-29 Super

Leia mais