Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil"

Transcrição

1 Vídeo Esquadrão realizando REVO VF-1 Neste vídeo, podemos observar o Esquadrão VF-1 operando desde a Base Aérea de Natal BANT e os 3 A-4 realizando reabastecimento em voo com a FAB. Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil Por Emídio Neto processo Para ocupar o cockpit de uma aeronave de caça da Marinha do Brasil, o piloto passa por um longo de seleção, estudos e treinamento, até ser

2 considerado apto à função de caçador. As atuais aeronaves são os Mc Donnell Douglas A-4KU Skyhawk II, de fabricação norte americana e com larga experiência de uso e participação em combate, como na Guerra do Vietnã por exemplo. No Brasil, são denominados AF-1 (Monoplace) e AF-1A (Biplace) Falcão. Tudo começa no Colégio ou na Escola Naval, instituições de ensino médio e superior de formação de Oficiais da Marinha do Brasil. Durante este período, os alunos escolhem seguir um dos seguintes Corpos: Armada, Fuzileiros Navais ou Intendência. Os intendentes não são selecionáveis para o curso de aviação e são poucos os selecionados entre os Fuzileiros (dois ou três, dependendo da turma), ou seja, a maioria vem do Corpo da Armada. Em cada turma, iniciam o treinamento entre vinte e vinte e cinco Oficiais-Alunos e destes, sairão os destinados ao Esquadrão VF-1 (asa-fixa) e os destinados aos Esquadrões de asa-rotativa (helicópteros). Inicialmente todos cursam a parte de tecnologia aeronáutica do CAAVO (Curso de Aperfeiçoamento de Aviação para Oficiais) no CIAAN (Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval Almirante José Maria do Amaral Oliveira). Os selecionados para voar asas-rotativas, através de exames médico, psicotécnicos e do Teste de Aptidão para Pilotagem Militar (TAPMIL), passam 6 meses se familiarizando com os equipamentos e simuladores, posteriormente fazem um ano de instrução de voo nos IH-6B Jet Ranger III, pertencentes ao 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) voando cerca de 120 horas de voo. Após a conclusão desse estágio, denominado Estágio Básico de Asa Rotativa (EBAR), são distribuídos entre os Esquadrões de helicópteros da Marinha. O TAPMIL foi elaborado pelo Instituto de Psicologia da Aeronáutica e visa avaliar o potencial do candidato a aprender a pilotar uma aeronave. Os testes avaliam o raciocínio, capacidade psicomotora e consciência espacial.

3 Em seguida os selecionados seguem para a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga. Na AFA, farão o curso básico em aeronaves de motor a pistão no Neiva T-25 Universal e posteriormente no Embraer T-27 Tucano. Dos quatro melhores resultados, dois serão destinados o Esquadrão VF-1 e dois para o Esquadrão VEC-1, que vão voar o KC-2 Turbo Trader, nas funções de COD/AAR no NAe São Paulo. Aqueles que não foram indicados para avião serão aproveitados e irão realizar o EBAR. Estes quatro pilotos são encaminhados para os Estados Unidos, mais especificamente para a AFB Lackland, em San Antonio (Texas), onde farão primeiramente o curso de língua inglesa no DLI (Defense Language Institute) durante seis meses, como requisito de segurança obrigatório para voar aeronaves militares nos EUA. Após este estágio, irão para NAS Pensacola, na Florida, onde farão durante três semanas o curso de sobrevivência no mar, com treinamentos de simulação de queda de aeronave no mar, simulação de paraquedas com óculos 3D e simulação de pouso com paraquedas na água (piscina), este último similar ao que há no Brasil.

4 Após este estágio, os Oficiais-Alunos realizam na AFB Randolph, onde farão o treinamento de centrífuga (equipamento que simula o efeito da força G) no perfil do F-18 Hornet, ou seja, até 7,5 G s. Concluído este treinamento vão definitivamente para a NAS Kingsville, novamente no Texas, onde fazem a instrução teórica e voos em simulador de voo da aeronave T-45 Goshawk, antes de iniciar os voos na aeronave. Lá realizam cerca de 160 horas de voo nos Boeing T-45. Ressalta-se que alguns pilotos, individualmente ou em grupo, no início dos treinamentos da Marinha para asa-fixa, fizeram seus cursos básicos no Uruguai e na Argentina, e alguns ainda fizeram nos EUA treinamento em Beechcraft T-34 Mentor e North American T-2 Buckeye, antes de ir aos T-45 Goshawk. Este estágio é concluído com a qualificação para pouso a bordo, quando os nossos Aviadores Navais realizam operações de pouso enganchado e catapultagem, a bordo de um dos portaaviões da US Navy. Concluída esta qualificação, os novos pilotos recebem a tão almejada Wings of Gold. Retornando ao Brasil, antes de se integrarem ao VF-1, realizam

5 o Ground School para o AF-1. Após mais esta etapa, vão iniciar os voos nos AF-1A (Biplace), concretizando o sonho depois de quase 4 anos de muito esforço e dedicação. Feito o voo solo, inicia-se o treinamento de procedimentos VFR (Visual Flight Rules), com voos conduzidos no período diurno e com referência visual. Na sequência, partem para o voo por instrumento, ou IFR (Instrument Flight Rules). Por fim, iniciam os voos em formatura e posteriormente os de interceptação, fechando o ciclo com o treinamento de ataque ar-solo.

6 Durante o período em que estiveram operando em Natal, foram realizadas as requalificação e qualificação dos pilotos, sendo que para estes últimos, foi realizado um longo e detalhado briefing antes da primeira missão de ataque ao solo. Assim são forjados os nossos pilotos de caça da Marinha do Brasil, os Falcões, defensores de nossos mares. IN ARE DEFENSIO MARIS (No Ar a Defesa do Mar) Esquadrão VF-1 completa 15 anos e apresenta caça com

7 pintura comemorativa Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha No dia 02 de outubro, foi comemorado os 15 anos do 1 Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1), com uma cerimônia militar no hangar do Esquadrão, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. Presidida pelo Comandante da Força Aeronaval, Contra-Almirante Carlos Alberto Matias, contou com a presença de ex-comandantes do VF-1 e demais autoridades civis e militares, bem como de convidados.

8 CA Matias (ComForAerNav) e CF Fernando Vilela (Comte. VF-1). Em suas palavras, o Capitão-de-Fragata Fernando de Souza Vilela, comandante do VF-1, ressaltou quanto a importância da retomada das operações com asa-fixa na Marinha e sobre a atual modernização dos A-4KU Skyhawk, que está sendo conduzida pela Embraer, e que proporcionará um avanço tecnológico muito grande ao Esquadrão, dotando as aeronaves com modernos sistemas e sensores. O ponto alto da cerimônia se deu quando da apresentação da aeronave AF-1 N-1004, que recebeu um esquema de pintura especial, comemorativa aos 15 anos do VF-1.

9 Com todos seus tripulantes formados no interior do hangar, foram abertas as portas e a aeronave foi tratorada para o interior do mesmo, sendo apresentando oficialmente com a pintura de um falcão na sua fuselagem e o símbolo do Esquadrão estilizado na Deriva.

10 O falcão, ave símbolo do VF-1, se caracteriza pelo fato de ter evoluído no sentido de uma especialização no voo em velocidade, facilitado pelas asas pontiagudas e finas, o que favorece a caça. Características estas que guardam semelhança com a sua aeronave, o A-4 Skyhawk.

11 A cerimônia contou com a presença de dois de seus excomandantes, o Contra-Almirante Victor Cardoso Gomes (excomforaernav) e pelo Capitão-de-Fragata Augusto José da Silva Fonseca Júnior. Da esq. para dir.: CF Fonseca Junior, CA Cardoso Gomes e CF Fernando Vilela O Falcão 04 foi pintado nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, e retornou a Basea Aérea Naval de São Pedro da Aldeia para participar das comemorações pelo aniversário do esquadrão.

12 NOTA do EDITOR: Nós do DAN agradecemos ao CF Fernando Vilela pelo convite para participar e registrar este momento histórico para a Marinha do Brasil, para a Aviação Naval e para o VF-1. Agradecemos também ao apoio do Comando da Força Aeronaval, do CMG Bruno (Chefe do Estado-Maior), e da Ten. Karla Natal e D. Anne, da Comunicação Social da Força. BRAVO ZULU Falcões!

13 Da esq. para dir.: Luiz Padilha, CF Fernando Vilela, Guilherme Wiltgen e CF Tonini (Imediato) Primeira foto do A-4 modernizado da Marinha em voo

14 Mais uma vez, o DAN trás em primeira mão para os seus leitores, a primeira foto do A-4M (AF-1B Falcão) da Marinha do Brasil em voo. BRAVO ZULU FALCÕES! Vídeo: Naval 97 anos da Aviação Vídeo realizado durante a comemoração dos 97 anos da Aviação Naval, com os 3 caças AF-1 da MB taxiando e decolando para o desfile aéreo.

15 United Aeronautical Corporation, mantendo os AF-1 e KC-2 da Marinha voando por muitos anos Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha A Marinha do Brasil (MB) possui aeronaves A-4/TA-4 KU Skyhawk II (AF-1/1A na MB), baseados no 1 Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) e podendo ser operados a partir do Navio-aeródromo São Paulo. A aquisição destas aeronaves se deu através de uma compra de oportunidade, ocorrida em 1997, quando a MB vislumbrou a oportunidade do retorno da aviação naval de asa-fixa

16 embarcada. Conforme foram sendo desenvolvidas as operações aéreas no NAe São Paulo (A 12), a MB começou a identificar novas necessidades operacionais, resultando no estudo para introdução de uma nova aeronave. Mais uma vez mantendo o princípio da oportunidade e baixo custo, aliado ao grande retorno do conhecimento operacional, e ainda, em concordância com necessidade de Defesa Nacional, a Marinha do Brasil, sabiamente, iniciou o projeto COD/AAR (Carrier Onboard Delivery and Air-to-Air Refueling). KC-2 Trader (COD_AAR) Este projeto consiste basicamente na modificação de células das consagradas aeronaves C-1 Trader, que por muito tempo serviram a US Navy, para a versão Turbo Trader (KC-2 na MB). Esta extensa modificação, vai desde a remotorização da célula original, trocando os motores a pistão por motores turbo-

17 hélices, bem como a substituição de todos os equipamentos analógicos de navegação pela moderna tecnologia GlassCockpit. O C-1 Turbo Trader estarão aptos após esta modificação a realizar o reabastecimento em voo (REVO) dos caças A-4/TA-4 KU Skyhawk II, elevando desta forma o nível operacional e estratégico da MB, que agora ampliará em mais de 200 milhas náuticas a defesa da Força Naval nucleada pelo NAe São Paulo. Por conseguinte, também aumentará a distancia de projeção de poder sobre terra, requisito este importante para uma moderna Força Naval. AF-1M Skyhawk A decisão da Marinha do Brasil por compras de oportunidade/modernizações de antigos modelos de aeronaves, para poderem atender as necessidades de Defesa Nacional, foram balizadas por uma dura restrição orçamentária, imposta pelo governo e que conduzem inevitavelmente a Marinha do Brasil a uma importante questão: Como manter as células de aviões antigos em condições de voo, levando-se em conta que ambas as células (A-4 e C-1) já

18 não são mais fabricadas? Esta questão, somada aos inúmeros questionamentos que recebemos de nossos leitores, nos levaram a pesquisar mais sobre o assunto. Não foi fácil encontrar as respostas mas, descobrimos uma empresa norte americana com grande capacitação para overhall/fabricação de peças aeronáuticas de diferentes modelos de aeronaves, inclusive dos nossos A-4 e C-1. Na LAAD 2013 ocorrida no Riocentro-RJ, fomos apresentados ao presidente da United Aeronautical Corporation UAC, o Sr. Bradford T. Beck, um executivo que, para nossa surpresa, conhecia todos os detalhes sobre nossas aeronaves e com quem obtivemos um relato preciso sobre a capacidade técnica e industrial que a UAC possui. Segundo o Sr. Beck, a UAC é a melhor opção no mundo para manter as aeronaves de asa fixa da MB voando, não somente por sua capacidade técnica e industrial mas, principalmente, por seu vasto inventário de peças e partes disponíveis para fornecimento, fazendo da UAC a opção mais econômica, rápida e segura. Nos foi esclarecido pelo Sr. Beck, que a UAC seria capaz de fornecer desde um simples parafuso até uma célula inteira da aeronave, e ainda acrescentou que devido ao seu estoque (o maior inventário do mundo), a UAC estaria pronta para dar suporte direto aos programas da MB, ao invés de vender para empresas americanas dependentes de seu inventário e conhecimento técnico, as quais eventualmente a MB poderia estar contratando. Neste perfil de parceria comercial, a UAC afirma ser capaz de manter os dois modelos de aeronaves voando por mais 20 anos. Impressionados com o que nos foi exposto, decidimos visitar a UAC para conhecer de perto a empresa. Assim, o DAN viajou aos Estados Unidos para conferir in loco toda a estrutura técnica, operacional e de suporte, disponíveis para manter

19 estas aeronaves e muitas outras operadas pelo Brasil. O Defesa Aérea & Naval com EXCLUSIVIDADE, apresenta aos nossos leitores, a United Aeronautical Corporation UAC. UAC, a melhor solução para a Marinha do Brasil Sr. Lawrence P. Holt (CEO) em sua sala na UAC, durante entrevista para o DAN A frente da UAC, Larry, como o Sr. Holt é chamado, fundou a empresa em 1956, nesta época, exercendo o cargo de Oficial de Logística da Força Aérea Americana (USAF) durante a Guerra da Coreia, identificou as dificuldades que a USAF tinha de conseguir peças para suas aeronaves. Assim surgiu a United Aeronautical Corporation, que nestes 57 anos de existência, evoluiu muito, saindo das modestas instalações que ocupava no início de suas atividades, para uma sede própria, com todas a infraestrutura necessária, se tornando a empresa que é hoje, reconhecida no mundo todo.

20 Hoje com 80 anos, o Sr. Larry continua trabalhando e, efetivamente, atuando junto a UAC, sendo sempre acompanhado pelo Sr. Ron, seu Vice Presidente, e pelo Sr. Brad, que hoje ocupa o cargo de Presidente da UAC, assumindo boa parte das tarefas que antes eram realizas tanto por Larry quanto por Ron. Sr. Ronald Guy (VP) durante entrevista para o DAN Certificações Para garantir a qualidade exigida em suas peças e serviços, a UAC possui as seguintes certificações: ISO 9001, FAA (Federal Aviation Administration) para reparos e overhaul, Departamento de Estado dos EUA (USDOS) para controle de munições, Governo dos EUA para sistema de controle de qualidade (em conformidade com a norma MIL-I-45208A),

21 Adminstração de Contratos de Defesa, e EASA (European Aviation Safety Agency). Todas as certificações podem ser vistas no setor de Controle de qualidade da UAC Possui a única licença emitida pela Nortrop Grumman para as aeronaves C-1, S-2 e E-1, da Hamilton para diversos componentes e pela Honeywell para pneus e vários componentes de trem de pouso. A UAC também é registrada nodepartamento de Estado dos EUA (USDOS) para exportação de peças de aeronaves militares.

22 No Brasil, também é certificada pela Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DaerM), para executar serviços de manutenção, modificações, reparos e overhaul em estruturas, reparos de componentes metálicos, airlerons, flaps, elevators, canopy, rudder e trem de pouso das aeronaves A-4 e TA-4 Skyhawk II (AF-1/1A) e dos C-1 (KC-2 Turbo Trader), que irão operar no NAe São Paulo como COD/AAR (Carrier on Board Delivery/Air to Air Refueling), e que atualmente passam por um processo de modernização nos EUA, fazendo parte dos projetos em andamento na MB, para os quais, se necessario, a UAC poderá prestar todo apoio logístico e técnico, durante o período em que estas aeronaves operarem, se tornando assim uma importante e confiável parceira da Marinha. Além disso, a UAC também é certificada desde de 2011 pela Embraer, para fornecer componentes gerais para o programa AF-1M (AF-1B/C), que realiza uma extensa modernização nos A-4 da Marinha. Controle de Qualidade e Setor de Despacho e Exportação Após passar pelos serviços prestados pela UAC, todas as peça, partes ou equipamentos, só são entregues ao seu usuário final, depois de passar pelo setor de Controle de Qualidade, onde tem

23 as suas especificações técnicas de projeto conferidas, tanto pelo seu código como também por uma verificação visual, utilizando a base de dados do fabricante. Desta forma, a empresa assegura o envio do material em conformidade com os padrões de qualidade do fabricante. Material tendo seu código verificado no banco de dados conferido e... do fabricante As peças fabricadas na UAC passam por um controle rígido de qualidade, sendo inspecionadas antes de seguirem para o setor de despacho e exportação. Para que tudo funcione dentro do prazo, a UAC possui um departamento exclusivo para embalagem e despacho do material, sendo tudo realizado por seus funcionários, contando ainda com uma logística muito favorável para envio do material, tanto para o mercado interno norte-americano quanto para o externo. Isso se dá pela sua proximidade com os aeroportos Bob Hope (BUR) e Tom Bradley (LAX), sendo este último o aeroporto internacional de Los Angeles.

24 Setor de embalagem e despacho de material Peça do A-4 para ser despachada Janela bolha do S-2 Tracker embalada para despacho Peça pronta para ser embalada e Caixa pronta para ser despachada despachada

25 Detalhe da proteção interna da caixa de transporte Biblioteca Técnica Em sua instalação principal, a UAC possui uma completa biblioteca técnica, com mais de volumes entre literatura técnica, livros de manutenção, esquemas, projetos estruturais, elétricos e de sistemas de 31 aeronaves, incluindo todo o ferramental necessário. Não é incomum a UAC ser a única fonte de pesquisa, mesmo para o Governo dos EUA, com dados específicos necessários para vários sistemas de aeronaves. Em um esforço em manter a integridade física destes arquivos, a empresa está procedendo a digitalização total destes documentos, o que vai facilitar a consulta aos dados técnicos ou dos projetos da peças e equipamentos para o seu envio para a área operacional da empresa, onde passará pelos processos de remanufatura, reparo, testes e certificações. Além disso, o

26 prédio foi totalmente reformado, recebendo proteção especial contra intempéries, visando preservar esta área, que pode ser considerada como o coração da UAC. Parte da biblioteca técnica Fichas técnicas do C-130 na UAC Área de Armazenagem Tudo dentro da UAC impressiona, mas a área de armazenagem de peças, partes e equipamentos chama atenção pelos seus mais de ítens, distribuídos por seis locais e em dois Estados (Califórnia e Arizona). Todas as peças são catalogadas e o seu inventário todo informatizado, possibilita a imediata localização de qualquer material, de forma a agilizar o seu envio para as suas oficinas especializadas e, posteriormente, enviadas ao usuário final.

27 Todo o inventario esta informatizado, agilizando na localização das peças Um dos muitos corredores de peças Parte da asa de um C-130 Hércules Neste setor, é facil perceber a grande quantidade de peças disponíveis para o A-4, C-1, S-2 (MB), F-5, C-130 e P-3 (FAB) que a UAC possui. Para todos os lados em que se olha, é possível encontrar um canopy, um assento ejetor, cabides de armamento ou os característicos radomes do radar do S-2, pintados em preto e branco. Curiosamente, algumas destas peças

28 são pertencentes aos antigos P-16E Tracker da Força Aérea Brasileira. Assentos ejetores Radome do radar do S-2 Cabide de armamento do A-4 Cabides de armamento do A-4 Oficinas Na área de oficinas, observamos a organização com que todos os processos são feitos, desde a chegada da peça, até o seu despacho ao cliente, passando por todos os testes e certificações necessárias para que tenha total garantia e segurança. Na segunda parte desta matéria, iremos abordar todas as oficinas, mostrando detalhadamente os processos em cada uma delas.

29 Freios do E-2 Hawkeye totalmente remanufaturadas pela UAC A UAC no mundo A UAC fornece material aeronáutico para várias Forças Armadas, entre elas podemos destacar a Força Aérea Argentina (A-4 e C-130), Armada Argentina (S-2 e P-3), Força Aérea Portuguesa (P-3), Força Aérea Colombiana (Tucano, C-130 e CASA), Real Marinha da Tailândia (P-3), Marinha de Taiwan (S-2T), além do próprio Departamento de Defesa Norte Americano (quase todos os modelos de aeronaves).

30 Os dois principais clientes civis da UAC são a Direction de la Défense de la Sécurité Civile, do governo francês e o Departamento de Combate a Incêndios Florestais do Estado da Califórnia (CAL FIRE) que operam aeronaves S-2 Tracker (ex-us Navy). O CAL FIRE possui 23 unidades adquiridas em 1996 e modernizados para a versão S-2T e Sécurité Civile adquiriu em 1982 aeronaves S-2F Tracker Firecat, que foram modernizadas para a versão S-2T em Ambos operadores utilizam estas aeronaves para o combate a incêndios florestais, podendo carregar até galões de retardante.

31 S-2T Turbo Firecat Securité Civile (Foto: Flox Papa) Os S-2T continuam desempenhando suas vitais funções para a população da Califórnia e da França, devido ao suporte técnico e de material promovido pela UAC. S-2T_CAL FIRE

32 Para manter a presença da UAC, o Sr. Brad, e vários outros funcionários, viajam pelo mundo atendendo os seus inúmeros clientes e buscando sempre por novas oportunidades de negócios. Devido à importância que a empresa dá e estas relações especiais, também não é incomum ainda encontrar o Sr. Larry e o Sr. Ron visitando os clientes. Sr. Brad (Presidente) durante entrevista para o DAN A UAC, melhor que qualquer outra empresa, pode dar suporte tanto para a Marinha do Brasil (A-4, C-1 e S-2) quanto para a Força Aérea Brasileira (F-5, C-130 e P-3), em peças de reposição, equipamentos aeronáuticos, serviços especializados e de overhaul, se apresentando como a melhor opção de parceira para ambas as Forças, prestando serviços compatíveis com as necessidades de utilização das nossas aeronaves, atendendo a todos os requisitos técnicos e operacionais, o que resultaria em uma maior disponibilidade, ou seja, de mante-las em plenas condições de voo. Vale ressaltar ainda que, a UAC possui licença do Departamento de Estado dos EUA para realizar exportação de artigos de

33 defesa e realização de serviços, conforme os preceitos da AECA (Arms Export Control Act) e da ITAR (International Traffic in Arms Reguations), aprovado pela DDTC (Directorate of Defense Trade Controls). Larry, Brad e Ron em frente ao prédio principal da UAC em North Hollywood

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto

Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1. Por Emídio Neto Formando pilotos de Caça na Marinha do Brasil 1 Por Emídio Neto Para ocupar o cockpit de uma aeronave de caça da Marinha do Brasil, o piloto passa por um longo processo de seleção, estudos e treinamento,

Leia mais

Esquadrão VF-1 completa 15 anos e apresenta caça com pintura comemorativa

Esquadrão VF-1 completa 15 anos e apresenta caça com pintura comemorativa Esquadrão VF-1 completa 15 anos e apresenta caça com pintura comemorativa Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha No dia 02 de outubro, foi comemorado os 15 anos do 1 Esquadrão de Aviões de Interceptação

Leia mais

Jubileu de Ouro do Esquadrão HS-1 1

Jubileu de Ouro do Esquadrão HS-1 1 Jubileu de Ouro do Esquadrão HS-1 1 Por Guilherme Wiltgen, Luiz Padilha e Rubens Barbosa Filho No último dia 28 de maio, foi comemorado os 50 anos do 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1).

Leia mais

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG*

Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Na Suécia, Defesa participa da apresentação do novo Gripen NG* Brasília, 18/05/2016 A nova geração da aeronave de combate Gripen E/NG foi apresentada nesta quarta-feira, em Linköping, na Suécia, em cerimônia

Leia mais

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016

Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 Esquadrilha da Fumaça alcança marca histórica na FIDAE 2016 As aeronaves da Esquadrilha da Fumaça mal chegaram à Santiago, no Chile, e já contabilizaram uma marca histórica. Em voo sobre a capital chilena

Leia mais

Especial 27 anos da Aviação

Especial 27 anos da Aviação Especial 27 anos da Aviação do Exército: 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro) O 2 BAvEx (Batalhão Guerreiro), foi recriado em 17 de agosto de 1993 e recebeu a denominação histórica Batalhão Casimiro Montenegro

Leia mais

Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021*

Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021* Brasil e Paraguai renovam acordo militar até 2021* Por Ascom Os ministros da Defesa e das Relações Exteriores do Brasil e do Paraguai se reuniram em Assunção, nesta segunda-feira (4), para prorrogar, por

Leia mais

Artigo do DAN contribui para segurança de voo da Marinha do Brasil

Artigo do DAN contribui para segurança de voo da Marinha do Brasil Artigo do DAN contribui para segurança de voo da Marinha do Brasil O artigo Relatório da US Navy aponta alta velocidade do navio como causa de acidente com helicóptero, foi adaptado pelo periódico O Convoo,

Leia mais

APRESENTAÇÃO. RS Escola de Aviação SANTO ÂNGELO - RS (55) (55)

APRESENTAÇÃO. RS Escola de Aviação SANTO ÂNGELO - RS (55) (55) APRESENTAÇÃO RS Escola de Aviação SANTO ÂNGELO - RS (55) 3312-3113 (55) 98106 1012 voers@voers.com.br Missão: Servir com excelência e profissionalismo Visão: Tornar a RS referência em formação de profissionais

Leia mais

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização

Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Aviões E-99 da Força Aérea Brasileira passam por modernização Os aviões-radares E-99, que são estratégicos para as atividades de defesa do espaço aéreo, ganham novos sistemas que chegam a duplicar a capacidade

Leia mais

Helibras inaugura seu novo. Simuladores no Rio de Janeiro

Helibras inaugura seu novo. Simuladores no Rio de Janeiro Helibras inaugura seu novo Centro de Treinamento e Simuladores no Rio de Janeiro Por Luiz Padilha A Helibras inaugurou nesta sexta feira, as instalações de seu moderno Centro de Treinamento e Simuladores

Leia mais

FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB

FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB FA-18E/F UMA OPÇÃO ADEQUADA PARA A FAB Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas

Leia mais

KC-390: Governo português

KC-390: Governo português KC-390: Governo português cancela programa de modernizaçao do C-130 Hércules O projeto inicial de modernização da aeronave de transporte C-130 Hércules, da Força Aérea Portuguesa, foi cancelado e a frota

Leia mais

levantadas sobre a quantidade de Gripens para a FAB

levantadas sobre a quantidade de Gripens para a FAB Dubai Air Show: Dúvidas levantadas sobre a quantidade de Gripens para a FAB Por James Drew Os problemas econômicos do Brasil parecem estar amortecendo as esperanças da Força Aérea Brasileira de recapitalizar

Leia mais

Marinha utiliza 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos de MG

Marinha utiliza 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos de MG Marinha utiliza 400 militares nas ações de monitoramento dos rejeitos de MG A Marinha do Brasil está empregando cerca de 400 militares no monitoramento dos rejeitos minerais da barragem da Samarco, em

Leia mais

CIAAN completa 61 anos

CIAAN completa 61 anos CIAAN completa 61 anos Por Guilherme Wiltgen Com o surgimento da nova Aviação Naval, na década de 50, seria necessário criar um curso para a formação de Aviadores Navais, para que pilotassem as aeronaves

Leia mais

PROGRAMA LÍDER DE FORMAÇÃO DE PILOTOS

PROGRAMA LÍDER DE FORMAÇÃO DE PILOTOS PROGRAMA LÍDER DE FORMAÇÃO DE PILOTOS Conheça as principais vantagens sobre o programa, informações sobre o mercado de trabalho, esclareça as suas dúvidas com as perguntas frequentes e confira o Edital.

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Zeus Esquadrão Acrobático da Força Aérea Helênica (Grécia). Autor: Luiz Eduardo Miranda José Rodrigues Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número 1

Leia mais

60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA

60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA 60 ANOS DO DIA DA AVIAÇÃO DE CAÇA 1945 2005 Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS). robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

DEFESA. Política de Estado Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. Seminário. 23 de novembro de 2016

DEFESA. Política de Estado Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica. Seminário. 23 de novembro de 2016 Seminário DEFESA Política de Estado Soberania, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica 23 de novembro de 2016 EMPRESAS AÉREAS PAÍSES ARONAVES EM OPERAÇÃO 90 + 62 1700 + JATOS ENTREGUES 1000 + PAÍSES 60

Leia mais

LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO

LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO LAAD e HELITECH DUAS FEIRAS SEM MUITO BRILHO Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos LAAHS. robertobertazzo@hotmail.com

Leia mais

35 ANOS AQUISIÇÃO NEIVA

35 ANOS AQUISIÇÃO NEIVA 35 ANOS AQUISIÇÃO NEIVA A NEIVA Há 35 anos, em março de 1980, a Embraer assumiu o controle acionário da Neiva e, desde então, a Unidade contribui para semear e fortalecer os valores da Empresa. Em reverência

Leia mais

APRESENTAÇÃO PBA AVIATION 2015

APRESENTAÇÃO PBA AVIATION 2015 APRESENTAÇÃO PBA AVIATION 2015 MISSÃO: Atender nossos clientes brasileiros e latino-americanos da melhor forma possível, trabalhando para que os mesmos tenham sucesso comercial em parceria com a PBA AVIATION.

Leia mais

a ser geridas por uma nova unidade empresarial, a Embraer Defesa e Segurança.

a ser geridas por uma nova unidade empresarial, a Embraer Defesa e Segurança. Defesa e Segurança Cenário Em 2011, as operações da área de defesa e segurança passaram a ser geridas por uma nova unidade empresarial, a Embraer Defesa e Segurança. Tendo como seu maior cliente a Força

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves. São José dos Campos - SP Outubro/2016

Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves. São José dos Campos - SP Outubro/2016 Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves São José dos Campos - SP Outubro/2016 Capacitação - Curso de Aeronáutica da FATEC O TECNÓLOGO EM MANUTENÇÃO AERONAVES A formação é orientada para

Leia mais

EMBRAER BANDEIRANTE O DESBRAVADOR

EMBRAER BANDEIRANTE O DESBRAVADOR EMBRAER BANDEIRANTE O DESBRAVADOR Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) robertobertazzo@hotmail.com Logo

Leia mais

Embraer espera alta nas entregas de aviões no ano

Embraer espera alta nas entregas de aviões no ano Embraer espera alta nas entregas de aviões no ano Por Julio Ottoboni As entregas da Embraer tanto para a aviação comercial quanto para aviação executiva devem crescer nos próximos meses. A previsão foi

Leia mais

COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL

COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL COLETIVA DE IMPRENSA GRIPEN PARA O BRASIL LAAD 2017, RIO DE JANEIRO 4 de abril Mikael Franzén, Diretor Geral Gripen Brasil Saab Aeronáutica This document and the information contained herein is the property

Leia mais

Operação. É com grande satisfação que anunciamos este marco importante para o Programa KC-390, disse Jackson Schneider, presidente e

Operação. É com grande satisfação que anunciamos este marco importante para o Programa KC-390, disse Jackson Schneider, presidente e Embraer KC-390 atinge a Capacidade Inicial de Operação São José dos Campos, SP, 20 de dezembro de 2017 O novo jato de transporte militar e reabastecimento Embraer KC-390 completou um marco fundamental

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Revisão: R01 Data: 01/11/2011 AERONAVE EXECUTIVA Folha: 1/6 AERONAVE EXECUTIVA Elaborado por: Comandante Paulo Roberto Fuganti (Casa Militar do Governo do Estado do Paraná) Ampliação

Leia mais

ebook O Tecnólogo em Transporte Aéreo

ebook O Tecnólogo em Transporte Aéreo ebook O Tecnólogo em Transporte Aéreo 1ª Edição 2016 SUMÁRIO CAPITULO I A DIFERENÇA ENTRE AERONAUTA E AEROVIÁRIO Aeroviário Aeronauta Projeção da aviação nos próximos anos CAPITULO II - O CURSO SUPERIOR

Leia mais

Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército

Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército Grupo de Ensaios e Avaliações da Aviação do Exército Por Ivan Plavetz O Grupo de Ensaios e Avaliações (GEA) da Aviação do Exército (AvEx), unidade sediada em Taubaté (SP), ministrou instruções de voo correspondentes

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Família 7X7 de Aeronaves Comerciais da Boeing Boeing 727. Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 5 Número 1 2013 ISSN 2177-5907 2013 Família 7X7 de Aeronaves

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Royal Jordanian Falcons Esquadrão Acrobático da Real Força Aérea Jordaniana. Autor: Luiz Eduardo Miranda José Rodrigues Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume

Leia mais

Evolução dos Corpos de Bombeiros Apresentação do Serviço Aéreo Organograma As viaturas que operamos Estatísticas Características do Serviço Aéreo

Evolução dos Corpos de Bombeiros Apresentação do Serviço Aéreo Organograma As viaturas que operamos Estatísticas Características do Serviço Aéreo Evolução dos Corpos de Bombeiros Apresentação do Serviço Aéreo Organograma As viaturas que operamos Estatísticas Características do Serviço Aéreo Aviação de Segurança Pública no Cenário Nacional Publicação

Leia mais

ComForAerNav recebe visita do Chefe do Estado-Maior da Armada portuguesa

ComForAerNav recebe visita do Chefe do Estado-Maior da Armada portuguesa ComForAerNav recebe visita do Chefe do Estado-Maior da Armada portuguesa O Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav) recebeu, no dia 3 de novembro, a Visita Oficial do Chefe do Estado-Maior da Armada e

Leia mais

HMS Ocean Marinha deve assinar este mês a compra do Porta Helicópteros

HMS Ocean Marinha deve assinar este mês a compra do Porta Helicópteros HMS Ocean Marinha deve assinar este mês a compra do Porta Helicópteros A Marinha do Brasil empenhou o valor de R$ 381.081.500,00 (dependendo do câmbio, 79 milhões de libras esterlinas), para aquisição

Leia mais

EMBRAER ENTREGA 25 JATOS COMERCIAIS E 23 JATOS EXECUTIVOS NO 2º TRI DE 2011 Vendas para o segmento de aviação comercial em 2011 chegam a 62 E-Jets

EMBRAER ENTREGA 25 JATOS COMERCIAIS E 23 JATOS EXECUTIVOS NO 2º TRI DE 2011 Vendas para o segmento de aviação comercial em 2011 chegam a 62 E-Jets EMBRAER ENTREGA 25 JATOS COMERCIAIS E 23 JATOS EXECUTIVOS NO 2º TRI DE 2011 Vendas para o segmento de aviação comercial em 2011 chegam a 62 E-Jets São José dos Campos, 11 de julho de 2011 A Embraer entregou

Leia mais

EMBRAER ENTREGA 20 JATOS COMERCIAIS E 8 EXECUTIVOS NO 1º TRI DE 2011 Valor dos pedidos firmes em carteira sobe para US$ 16 bilhões

EMBRAER ENTREGA 20 JATOS COMERCIAIS E 8 EXECUTIVOS NO 1º TRI DE 2011 Valor dos pedidos firmes em carteira sobe para US$ 16 bilhões EMBRAER ENTREGA 20 JATOS COMERCIAIS E 8 EXECUTIVOS NO 1º TRI DE 2011 Valor dos pedidos firmes em carteira sobe para US$ 16 bilhões São José dos Campos, 18 de abril de 2011 Ao longo do primeiro trimestre

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Aeronaves Comerciais da Embraer Brasília Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 5 Número 1 2013 ISSN 2177-5907 2013 Aeronaves Comerciais da Embraer Brasília

Leia mais

NE 'Brasil' chega a Lisboa

NE 'Brasil' chega a Lisboa NE 'Brasil' chega a Lisboa Por Guilherme Wiltgen O Navio-Escola Brasil (U 27) chegou ontem pela manhã ao porto de Lisboa, em Portugal. A chegada foi registrada pelo nosso leitor Mário Costa, que nos enviou

Leia mais

A Força Aérea da Colômbia treina forças aéreas latinoamericanas em pilotagem de helicópteros

A Força Aérea da Colômbia treina forças aéreas latinoamericanas em pilotagem de helicópteros A Força Aérea da Colômbia treina forças aéreas latinoamericanas em pilotagem de helicópteros O Comando Aéreo de Combate Nº 4 (CACOM 4) está proporcionando o primeiro curso de pilotagem no helicóptero Bell

Leia mais

Entregas por Segmento 3T Aviação Executiva Phenom Phenom Legacy Lineage Defesa - 1 Legacy 600-1

Entregas por Segmento 3T Aviação Executiva Phenom Phenom Legacy Lineage Defesa - 1 Legacy 600-1 EMBRAER ENTREGA 44 JATOS NO 3º TRIMESTRE DE 2010 Resultado inclui 20 aeronaves comerciais e 24 executivas São José dos Campos, 13 de outubro de 2010 A Embraer entregou 44 jatos no terceiro trimestre de

Leia mais

FIDAE 2008 A Feira da América Latina

FIDAE 2008 A Feira da América Latina FIDAE 2008 A Feira da América Latina Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF e Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) Membro de Centro de Pesquisas

Leia mais

IAC MINISTÉRIO DA AERONÁÚTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL SUBDEPARTAMENTO TÉCNICO SÍMBOLO DATA CATEGORIA DISTRIBUIÇÃO EFETIVAÇÃO

IAC MINISTÉRIO DA AERONÁÚTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL SUBDEPARTAMENTO TÉCNICO SÍMBOLO DATA CATEGORIA DISTRIBUIÇÃO EFETIVAÇÃO MINISTÉRIO DA AERONÁÚTICA DEPARTAMENTO DE AVIAÇÃO CIVIL SUBDEPARTAMENTO TÉCNICO SÍMBOLO DATA CATEGORIA DISTRIBUIÇÃO IAC -3234-0784 EXPEDIÇÃO 15 JUL 84 EFETIVAÇÃO 15 JUL 84 NOSER C-D-SA-SR-X TITULO: Concessão

Leia mais

EMBRAER MANTÉM RITMO DE ENTREGAS NO 1º TRIMESTRE DE 2010 Empresa entregou 41 jatos para os mercados de aviação comercial, executiva e de defesa

EMBRAER MANTÉM RITMO DE ENTREGAS NO 1º TRIMESTRE DE 2010 Empresa entregou 41 jatos para os mercados de aviação comercial, executiva e de defesa EMBRAER MANTÉM RITMO DE ENTREGAS NO 1º TRIMESTRE DE 2010 Empresa entregou 41 jatos para os mercados de aviação comercial, executiva e de defesa São José dos Campos, 9 de abril de 2010 A Embraer encerrou

Leia mais

OPERAÇÕES AÉREAS COM EMPREGO DE ÓCULOS DE VISÃO NOTURNA (OVN) QUARTZO ENGENHARIA DE DEFESA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA

OPERAÇÕES AÉREAS COM EMPREGO DE ÓCULOS DE VISÃO NOTURNA (OVN) QUARTZO ENGENHARIA DE DEFESA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA OPERAÇÕES AÉREAS COM EMPREGO DE ÓCULOS DE VISÃO NOTURNA (OVN) QUARTZO ENGENHARIA DE DEFESA, INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA CARLOS ALBERTO MARTINS CANO (+55 22) 99261-5556 carloscano@quartzoengdef.com.br SUMÁRIO

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves. São José dos Campos - SP Junho/2018

Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves. São José dos Campos - SP Junho/2018 Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves São José dos Campos - SP Junho/2018 Capacitação - Curso de Aeronáutica da FATEC O TECNÓLOGO EM MANUTENÇÃO AERONAVES A formação é orientada para a

Leia mais

super tucano Infográfico

super tucano Infográfico Infográfico Referência em Close Air Support O Super Tucano, designado pela Força Aérea Brasileira como A-29, é a mais perfeita combinação de capacitações de Treinamento (Básico e Avançado) e Ataque Leve,

Leia mais

Nova edição da Marinha em Revista traz matéria sobre o UH-15

Nova edição da Marinha em Revista traz matéria sobre o UH-15 Nova edição da Marinha em Revista traz matéria sobre o UH-15 A edição de n 6 da Marinha em Revista, trás como matéria principal o helicóptero UH-15 Super Cougar, do 2 Esquadrão de Helicópteros de Emprego

Leia mais

Feira e Seminário Latino Americano de Suprimentos e Serviços para a Aviação. Expo Center Norte Pavilhão Amarelo São Paulo SP Brasil

Feira e Seminário Latino Americano de Suprimentos e Serviços para a Aviação. Expo Center Norte Pavilhão Amarelo São Paulo SP Brasil Suprimentos, Manutenção e Serviços 23 a 25 de abril de 2013 Expo Center Norte Pavilhão Amarelo São Paulo SP Brasil Feira e Seminário Latino Americano de Suprimentos e Serviços para a Aviação LATIN AMERICAN

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS ADVERTÊNCIA O único objetivo das investigações realizadas pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Leia mais

Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51

Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51 Desmascarando o RQ-180 o maior e mais furtivo drone da Área 51 O drone que espionou bin Laden e as armas nucleares do Irã foi apenas o começo. Conheça o seu primo maior, mais furtivo e que ainda voa mais

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO (SUMA) DADOS DA

Leia mais

Boeing e Embraer apresentam o programa ecodemonstrator

Boeing e Embraer apresentam o programa ecodemonstrator Boeing e Embraer apresentam o programa ecodemonstrator Por Luiz Padilha Rio de Janeiro, 7 de julho de 2016 A Boeing e a Embraer apresentaram hoje a aeronave que será utilizada pelas duas fabricantes no

Leia mais

APRENDENDO A VOAR NO FLIGHT SIMULATOR DENIS BIANCHINI

APRENDENDO A VOAR NO FLIGHT SIMULATOR DENIS BIANCHINI APRENDENDO A VOAR NO FLIGHT SIMULATOR DENIS BIANCHINI Copyright 2011 by Denis Bianchini ISBN 978-85-901314-7-2 Todos os direitos reservados e protegidos pela lei. A reprodução não autorizada deste material,

Leia mais

PRONAE. DAN entrevista o Diretor Geral do Material da Marinha do Brasil PRONAE e Forças Distritais 1. Por Luiz Padilha

PRONAE. DAN entrevista o Diretor Geral do Material da Marinha do Brasil PRONAE e Forças Distritais 1. Por Luiz Padilha Distritais 1 Por Luiz Padilha O Defesa Aérea & Naval recebe diariamente solicitações de informações sobre os planos da Marinha do Brasil quanto ao seu reaparelhamento. Para atender à essas solicitações

Leia mais

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome.

Type 001A - Novo porta aviões da PLA Navy ainda sem nome. A evolução dos porta aviões da PLA Navy faz a diferença 1 No ritmo atual da construção naval chinesa, a China está em vias de possuir a maior capacidade de projeção de poder com porta aviões, além dos

Leia mais

OVERVIEW. eventos simultâneos ao IBAS

OVERVIEW. eventos simultâneos ao IBAS OVERVIEW» Primeiro Air show do Brasil» Cerimônia de abertura com a presença de autoridades» Exposição estática de aeronaves e equipamentos» Pavilhão de exposição indoor» Espaço formação, tecnologia e inovação»

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO (SUMA) DADOS DA

Leia mais

Caminhos para o Crescimento

Caminhos para o Crescimento Caminhos para o Crescimento Luiz Carlos Aguiar 16/junho/2011 Resultado do Negócio de Defesa 2 Embraer Defesa e Segurança Embraer Defesa e Segurança: nova unidade empresarial estabelecida em janeiro de

Leia mais

Aviação Naval: Há 100 anos se mantendo na marca!

Aviação Naval: Há 100 anos se mantendo na marca! Aviação Naval: Há 100 anos se mantendo na marca! Impõe-se a uma Marinha eficiente e moderna a existência de uma Aviação genuinamente Naval. Por Guilherme Wiltgen A Aviação Naval brasileira, passa hoje

Leia mais

COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil

COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil COMDABRA: garantia da soberania nacional do Brasil O Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA) é um dos mais importantes do país por ser o responsável pela garantia da soberania nacional. Diálogo

Leia mais

Jungmann discute defesa e segurança com emir do Catar

Jungmann discute defesa e segurança com emir do Catar Jungmann discute defesa e segurança com emir do Catar Por Adriana Fortes Doha (Catar), 05/12/17 - Na manhã da segunda-feira (4), o ministro Raul Jungmann foi recebido pelo emir do Catar, o xeque Tamim

Leia mais

Caças Gripen: retorno financeiro e qualificação de engenheiros brasileiros

Caças Gripen: retorno financeiro e qualificação de engenheiros brasileiros Caças Gripen: retorno financeiro e qualificação de engenheiros brasileiros Em entrevista ao JB, representante da Defesa explica benefícios da parceria com a Suécia Por Ana Siqueira Além de reforçar a frota

Leia mais

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1

Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 Programa ASTROS 2020 incrementa artilharia do Exército Brasileiro 1 O Brasil avança na construção de um núcleo da artilharia e no desenvolvimento de tecnologias de armas de defesa dominadas por apenas

Leia mais

EMBRAER ENTREGA 69 JATOS NO 2º TRIMESTRE DE 2010 Jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300 atingem a marca de 39 aviões entregues no período

EMBRAER ENTREGA 69 JATOS NO 2º TRIMESTRE DE 2010 Jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300 atingem a marca de 39 aviões entregues no período EMBRAER ENTREGA 69 JATOS NO 2º TRIMESTRE DE 2010 Jatos executivos Phenom 100 e Phenom 300 atingem a marca de 39 aviões entregues no período São José dos Campos, 8 de julho de 2010 Ao longo do segundo trimestre

Leia mais

Cuidado com o combustível!

Cuidado com o combustível! Cuidado com o combustível! É Full, Comandante? Muito cuidado com essa pergunta! Mais do que abastecer a aeronave, deve-se atentar para os cuidados que envolvem a operação e armazenamento de combustíveis

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO (SUMA) DADOS DA

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves. São José dos Campos - SP Novembro/2017

Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves. São José dos Campos - SP Novembro/2017 Curso Superior de Tecnologia em Manutenção de Aeronaves São José dos Campos - SP Novembro/2017 Capacitação - Curso de Aeronáutica da FATEC O TECNÓLOGO EM MANUTENÇÃO AERONAVES A formação é orientada para

Leia mais

UH-15A da Marinha do Brasil recebe integração do míssil Exocet

UH-15A da Marinha do Brasil recebe integração do míssil Exocet UH-15A da Marinha do Brasil recebe integração do míssil Exocet MBDA e Avibras anunciam contrato para motorização do sistema de armamentos de combate antinavio Exocet AM39 garantindo aumento do conteúdo

Leia mais

EMBRAER BANDEIRANTE 40 ANOS DE PIONEIRISMO

EMBRAER BANDEIRANTE 40 ANOS DE PIONEIRISMO EMBRAER BANDEIRANTE 40 ANOS DE PIONEIRISMO Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS) e Membro do Centro de Pesquisas

Leia mais

Esquadrilha da Fumaça divulga pré-agenda de Março e Abril

Esquadrilha da Fumaça divulga pré-agenda de Março e Abril Esquadrilha da Fumaça divulga pré-agenda de Março e Abril Nos preparativos para dar início às suas primeiras demonstrações aéreas, a Esquadrilha da Fumaça já está com sua pré-agenda pronta, precisando,

Leia mais

Seção Artigos Técnicos

Seção Artigos Técnicos Seção Artigos Técnicos Título do Artigo: Frecce Tricolore Grupo de Demonstração e Acrobacia da Força Aérea Italiana. Autor: Guilherme Siltori Acosta Revista Eletrônica AeroDesign Magazine Volume 4 Número

Leia mais

A-4M da Marinha do Brasil

A-4M da Marinha do Brasil A-4M da Marinha do Brasil JOSÉ ALVES DANIEL FILHO, Bacharel em Ciências Econômicas UPIS DF, Pós-Graduado em Auditoria Pública Faculdade Projeção DF Membro do Centro de Pesquisas Estratégicas Paulino Soares

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS DO AEROPORTO CAMPO DE MARTE - SBMT

INFORMAÇÕES GERAIS DO AEROPORTO CAMPO DE MARTE - SBMT INFORMAÇÕES GERAIS DO AEROPORTO CAMPO DE MARTE - SBMT GERÊNCIA DE NEGÓCIOS COMERCIAS - MTNC 2016 INFORMAÇÕES GERAIS DO AEROPORTO CAMPO DE MARTE - SBMT AEROPORTO CAMPO DE MARTE O Aeroporto Campo de Marte

Leia mais

MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL

MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL MINISTÉRIO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE PESQUISAS E DESENVOLVIMENTO CENTRO TÉCNICO AEROESPACIAL + ------------------ + EA-7502-06 Folha 1 NEIVA ESPECIFICAÇÃO DE AERONAVE N O EA-7502 EMB-711 EMB-711C

Leia mais

EMBRAER ENTREGA 28 JATOS COMERCIAIS E 18 EXECUTIVOS NO 3º TRI Carteira de pedidos firmes a entregar registra aumento de USD 200 milhões no período

EMBRAER ENTREGA 28 JATOS COMERCIAIS E 18 EXECUTIVOS NO 3º TRI Carteira de pedidos firmes a entregar registra aumento de USD 200 milhões no período EMBRAER ENTREGA 28 JATOS COMERCIAIS E 18 EXECUTIVOS NO 3º TRI de pedidos firmes a entregar registra aumento de USD 200 milhões no período São José dos Campos SP, Brasil, 17 de outubro de 2011 A Embraer

Leia mais

Endereço para acessar este CV: Última atualização do currículo em 11/08/2014

Endereço para acessar este CV:   Última atualização do currículo em 11/08/2014 Sérgio Luiz Nideck Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/8021084418040598 Última atualização do currículo em 11/08/2014 Militar da reserva da Aeronáutica (Capitão Especialista em Comunicações),

Leia mais

AVIÕES EMBRAER BANDEIRANTE MILITARES

AVIÕES EMBRAER BANDEIRANTE MILITARES AVIÕES EMBRAER BANDEIRANTE MILITARES Roberto Portella Bertazzo, Bacharel em História pela UFJF, Membro da Sociedade Latino Americana de Historiadores Aeronáuticos (LAAHS), Membro do Centro de Pesquisas

Leia mais

Operação Pré-Fronteira Sul II: Esquadrão VF-1 opera pela primeira vez no Pantanal

Operação Pré-Fronteira Sul II: Esquadrão VF-1 opera pela primeira vez no Pantanal Operação Pré-Fronteira Sul II: Esquadrão VF-1 opera pela primeira vez no Pantanal Entre os dias 19 e 23 de junho, foi realizada a Operação Ribeirinha Pré-Fronteira Sul II, na região fronteiriça do Pantanal

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO (SUMA) DADOS DA

Leia mais

Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos*

Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos* 12 de julho de 2016. Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro explica participação da FAB nos Jogos Olímpicos* Brasil exportará urânio enriquecido pela primeira vez* Farnborough Air Show 2016: Embraer

Leia mais

Israel planeja acelerar introdução de caças F-35*

Israel planeja acelerar introdução de caças F-35* Israel planeja acelerar introdução de caças F-35* De acordo com fontes da imprensa de Israel, a Força Aérea daquele país planeja alcançar o status operacional pleno de seus aviões de combate Lockheed Martin

Leia mais

UNIMOG U 2450 L 6x6 do CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

UNIMOG U 2450 L 6x6 do CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS UNIMOG U 2450 L 6x6 do CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS UNIMOG é hoje um nome muito representativo de uma família de veículos para diversas funções, inclusive militar, que surgiu no pós segunda guerra mundial

Leia mais

Operação de RPAS X. Interação com as Unidades Aéreas de Segurança Pública. Cel PM PAULO Luiz Scachetti Junior Cmt do GRPAe / SP

Operação de RPAS X. Interação com as Unidades Aéreas de Segurança Pública. Cel PM PAULO Luiz Scachetti Junior Cmt do GRPAe / SP Operação de RPAS X Interação com as Unidades Aéreas de Segurança Pública Cel PM PAULO Luiz Scachetti Junior Cmt do GRPAe / SP ROTEIRO ROTEIRO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO ROTEIRO CONTEXTO NA PMESP CONTEXTO NA

Leia mais

Ministro da Defesa recebe presidente da Helibras

Ministro da Defesa recebe presidente da Helibras Ministro da Defesa recebe presidente da Helibras Brasília, 30/06/2016 O ministro Raul Jungmann, reuniu-se nesta quarta-feira (29) à tarde, com presidente da Helibras, Richard Marelli. Na ocasião, Richard

Leia mais

RBHA 91. Adriano Tunes de Paula Especialista em Regulação de Aviação Civil Gerência de Operações de Empresas de Transporte Aéreo 121

RBHA 91. Adriano Tunes de Paula Especialista em Regulação de Aviação Civil Gerência de Operações de Empresas de Transporte Aéreo 121 RBHA 91 Adriano Tunes de Paula Especialista em Regulação de Aviação Civil Gerência de Operações de Empresas de Transporte Aéreo 121 Objetivos Repassar os fatores que devem ser considerados para a realização

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. Embraer

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA. Embraer INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL-AERONÁUTICA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Embraer São José dos Campos SP, 14 de novembro de 2013 Priscilla Yugue FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS ADVERTÊNCIA O único objetivo das investigações realizadas pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

Leia mais

Motores Convencionais e Práticas Inseguras de Manutenção

Motores Convencionais e Práticas Inseguras de Manutenção Motores Convencionais e Práticas Inseguras de Manutenção Motores Convencionais e Práticas Inseguras de Manutenção Madison Coelho de Almeida SERIPA IV Carlos Alberto dos Santos Vasconcellos IAE-DCTA Maria

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO DADOS DA OCORRÊNCIA

Leia mais

Esquadrão HU-5 realiza QRPB com a Fragata Greenhalgh

Esquadrão HU-5 realiza QRPB com a Fragata Greenhalgh Esquadrão HU-5 realiza QRPB com a Fragata Greenhalgh No dia 12 de agosto, uma aeronave UH-12 Esquilo, do 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-5), sediado em Rio Grande (RS), realizou voos

Leia mais

Aviador Naval conclui Curso Padronização Instrutores de Voo na AFA

Aviador Naval conclui Curso Padronização Instrutores de Voo na AFA Aviador Naval conclui Curso de Padronização de Instrutores de Voo na AFA O Capitão-de-Corveta (FN) Marcos Alessandro Ferreira Sell concluiu o Curso de Padronização de Instrutores de Voo da Academia da

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. Informações Factuais 1.1. Informações Gerais 1.1.1 Dados da Ocorrência RELATÓRIO FINAL SIMPLIFICADO (SUMA) DADOS DA

Leia mais

OBJETIVO. Apresentar aos(às) Exmos.(as) Srs.(as). Parlamentares do Congresso Nacional o processo de. seleção utilizado no Projeto Aeronave de Caça

OBJETIVO. Apresentar aos(às) Exmos.(as) Srs.(as). Parlamentares do Congresso Nacional o processo de. seleção utilizado no Projeto Aeronave de Caça OBJETIVO Apresentar aos(às) Exmos.(as) Srs.(as). Parlamentares do Congresso Nacional o processo de seleção utilizado no Projeto Aeronave de Caça Multimissão (FX-2). Congresso Nacional Brasília, 13 de agosto

Leia mais

A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança.

A origem da Aviação do Exército tem como cenário os campos de batalha de Humaitá e Curupaiti, na Guerra da Tríplice Aliança. 3 de setembro: 30 anos da Aviação do Exército Brasileiro 1 A Aviação do Exército constitui-se num orgulho para todo o coração verde-oliva, pois trata-se de um centro de referência em eficiência e modernidade,

Leia mais

Motores Convencionais e Práticas Inseguras de Manutenção

Motores Convencionais e Práticas Inseguras de Manutenção Motores Convencionais e Práticas Inseguras de Manutenção - - - - Anais do 8º Simpósio de Segurança de Voo (SSV 2015) - Direitos Reservados - Página 324 de 868 - - - - Motores Convencionais e Práticas Inseguras

Leia mais

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS

COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS FORMRFS0317 COMANDO DA AERONÁUTICA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO DE ACIDENTES AERONÁUTICOS 1. INFORMAÇÕES FACTUAIS ADVERTÊNCIA O único objetivo das investigações realizadas pelo Sistema de Investigação

Leia mais

OBJETIVO. Apresentar e discutir proposta de regulamentação sobre Aviação de Estado.

OBJETIVO. Apresentar e discutir proposta de regulamentação sobre Aviação de Estado. OBJETIVO Apresentar e discutir proposta de regulamentação sobre Aviação de Estado. A estrutura da ANAC Visão sobre o tema Processo de regulamentação Questões polêmicas Conclusão 1. INTRODUÇÃO A ANAC possui

Leia mais