O QUE IRÁ ENCONTRAR. Família: conflitos - liberdade punições Amigos e relações afetivas. Profissionalização Escolha profissional Mercado de Trabalho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O QUE IRÁ ENCONTRAR. Família: conflitos - liberdade punições Amigos e relações afetivas. Profissionalização Escolha profissional Mercado de Trabalho"

Transcrição

1 ADOLESCÊNCIA

2 O QUE IRÁ ENCONTRAR Entrada na adolescência Conceito e entrada Mudanças Hormonais Sexualidade Identidade de Gênero Diversidade DSTs Prevenção Gravidez Precoce Mitos e Verdades EU Adolescente Formação da Identidade Família: conflitos - liberdade punições Amigos e relações afetivas Profissionalização Escolha profissional Mercado de Trabalho Uso do Dinheiro Internet Cuidados Cyberbullying Use a seu favor

3 Adolescência é período da vida humana entre a infância e a fase adulta. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos. Para a OMS, a adolescência é dividida em três fases: Pré-adolescência dos 10 aos 14 anos, Adolescência dos 15 aos 19 anos completos Juventude dos 15 aos 24 anos. A entrada na adolescência é definida pelo aparecimento da puberdade, ou seja, de todas as modificações corporais que acontecem em idade muito variável, entre os 10 e os 16 anos. A imagem corporal é uma parte importante desta fase, a forma como se veem a si próprios vai afetar e condicionar a forma como se sentem. Então se sentir desconfortável em relação as suas mudanças são extremamente normais, aceitar seu corpo do jeito que ele é irá te ajudar muito a passar por esse período tão difícil que é a adolescência. É um período difícil para o adolescente principalmente para as meninas quando começa a mudança corporal causando muita vergonha, desconforto. E valido lembra que sentir desconforto é totalmente normal, mas, a vergonha não, ame seu corpo como ele seja e lembre-se adolescências é uma fase assim como tudo nela essas mudanças são passageiras. Já os meninos exploram mais seu corpo, dando início a masturbação, uma forma de prazer masculina, mas, lembre-se meninos mesmo tudo em excesso pode causar problemas.

4 A puberdade precoce masculina é caracterizada pelo desenvolvimento dos testículos, presença de pelos no rosto e alteração da voz e do comportamento antes dos 9 anos de idade. Ela pode ser de causa central, isto é, causada por uma falha no sistema nervoso central e pode ser tratada com a toma de medicamentos. Saiba mais: A puberdade precoce feminina é caracterizada pelo desenvolvimento de mamas, menstruação, pelos na região genital e de baixo do braço, que ocorre antes dos 8 anos de idade. Ela pode ter a causa desconhecida ou pode ser causada por tumor nos ovários, que levam à produção precoce de hormônios sexuais femininos. Saiba mais:

5 A sexualidade se aflora com a chegada da puberdade, e junto com ela vem as mudanças no corpo, também mexe com o emocional dos adolescentes e também em seu comportamento, principalmente em seu desejo sexual. Tanto no menino quanto na menina, não proporciona apenas mudanças físicas, mas, sobretudo, psicológicas. As alterações hormonais despertam a sensibilidade sexual e, consequentemente, é neste período que muitos adolescentes começam esporadicamente a ter relações sexuais.

6 É a maneira como alguém se sente e se apresenta para si e para as demais pessoas como masculino ou feminino, ou ainda pode ser uma mescla, uma mistura de ambos, independentemente do sexo biológico (fêmea ou macho) ou da orientação sexual (orientação do desejo: homossexual, heterossexual ou bissexual). É a forma como nós reconhecemos a nós mesmo e desejamos que os outros nos reconheçam. Isso incluí a maneira como agimos (jeito de ser), a maneira como nos vestimos, andamos, falamos (o linguajar que utilizamos) e também, nos vestimos. Saiba mais:

7 Para pensar a Diversidade Sexual é preciso reconhecer que, apesar da semelhança biológica, a vida social de cada um (a) é diferente uma das outras, assim como as famílias, a turma da escola, os (as) amigos (as), vinhos (as), crenças religiosas, ou ainda todas as questões sócias e culturais de um pais inteiro. Reconhecer a complexidade das relações entre as pessoas, suas diversidades e costumes, línguas, culturas, etnias e a própria diversidade de vivências é o primeiro passo para entender a diversidade sexual. Saiba mais: A não utilização da camisinha pode vim a acarreta as famosas DSTs que na sua tradução significa Doenças Sexualmente Transmissíveis ou infecção transmitida por meio de contato sexual, causada por bactérias, vírus ou parasitas. Conheças as mais comuns nos jovens que não se previnem

8 Toda ferida ou corrimento genital é uma DST; Algumas DSTs podem ser transmitidas por picada de inset; Todo filho de mulheres portadoras do HIV também terá o vírus; Se o homem não ejacular na vagina, não há risco de se pegar uma DST; Usar anticoncepcional, DIU ou ligar as trompas dispensa preservativo para evitar DSTs.

9 É possível ter uma DST e não apresentar sintomas; Quem tem DST não pode doar sangue; Masturbar o parceiro não transmite DST; Engolir esperma pode transmitir doenças. Não sinta vergonha de conversar com o profissional de saúde e tirar todas as dúvidas sobre sexo ou qualquer coisa diferente que esteja percebendo ou sentindo. Saiba mais: Adolescência é fase no qual muitos jovens estão dando início a sua vida sexual, por esse motivo é necessário que vocês adolescentes saibam que a prevenção com uso da camisinha é essencial para garantir o sexo saudável e sexo. Além da camisinha existem pílulas anticoncepcional e também a do dia seguinte, prevenção na qual os jovens não podem confiar cegamente, pois, as mesmas não são tão eficazes quanto a camisinha e o principal essas pílulas tem protege da gravidez, mas não tem nenhuma eficácia contra as DSTs.

10 A seguir iremos explicar a vocês como utilizar esses métodos preventivos (camisinha) e qual sua real função das pílulas. A camisinha feminina impede o contato da vagina com o pênis nas relações sexuais genitais, impedindo assim que os espermatozoides entrem em contato com a vagina e entrem no útero. Ela também impede a troca de secreções nas relações sexuais, sejam estas genitais (vagina e pênis) ou orais (vagina e boca), prevenindo também as DST/HIV-Aids. Saiba mais:

11 A camisinha masculina impede o contato do pênis com a vagina, nas relações sexuais genitais, impedindo assim que os espermatozoides entrem em contato com a vagina e ocorra uma gravidez. Ela também impede a troca de secreções nas relações sexuais, genital (pênis vagina), oral (pênis boca) e anal (pênis ânus), prevenindo também as DST/HIV-Aids. Saiba mais:

12

13 A não utilização de métodos contraceptivos e da camisinha pode vim acarretar a gravidez precoce que por si mesma traz diversas consequências para a vida dos adolescentes que estão preste a ser pais, como: Problemas afetivos entre a mãe e o bebê; Diminuição da autoestima; Risco de depressão na jovem grávida; Perda de interesse nos estudos; E entre outros. O apoio e a conversa são a melhor coisa a ser feita neste momento, já que provavelmente antes da gravidez o diálogo entre pais e filhos (as) não deve ter existido. A jovem vai sofrer sérias transformações no corpo e precisa de apoio para poder lidar com isso, e o garoto ira acarretar uma grande responsabilidade que é ser aquele que deve oferecer apoio financeiro a sua parceira. Mas deixe claro que apoio não significa transferência de problema; eles são os pais a responsabilidade maior é deles. ESTOU GRAVIDA E AGORA?? Contar a seu parceiro e para seus pais é o primeiro passo; Procurar um médico ginecologista; Procurara um médico obstetra, para realizar todo seu pré-natal; Procure um psicólogo ele irá te acompanhar nesse momento difícil; Tente se manter psicologicamente estável.

14 FORMAÇÃO DA IDENTIDADE EU ADOLESCENTE A adolescência é uma fase importante no processo de reafirmação da identidade pessoal, da identidade psicossocial e da identidade sexual. Será na adolescência que você constituirá não só a sua identidade, como a sua inteligência, seus medos, sua personalidade, etc. Para toda essa construção você pode se depara com perguntas como: Quem sou? O que vou ser no futuro? Saiba que tudo isso é exatamente normal. A identidade dá assim um sentido histórico à existência, a qual se constrói tendo por base as representações feitas sobre nós, bem como as interações e os confrontos entre as representações que os outros fazem de nós e as que nós fazemos de nós próprios. VOCÊ SE IDENTIFICA??? O melhor amigo do mesmo sexo é normalmente alguém com quem se partilham grandes excitações. Atualmente tem tido alguns conflitos com seus pais. Meus melhores amigos curtem as mesmas coisas que eu. Fico me perguntando que vou ser quando crescer. São algumas características básicas que mostram que você adolescente está na fase de criação da identidade. No final da adolescência você jovem obtém uma identidade cumprida, isto é, será capaz de sentir uma sequência interior e um seguimento do que significa para as outras pessoas.

15 Os conflitos familiares, o relacionamento entre família é muito difícil, porque cada indivíduo possui sua própria identidade, personalidade, modo de pensar e sua percepção do mundo, por tanto, é preciso que exista muito empenho de você jovem e também de seus pais para que a relação der certo. A maioria dos conflitos tem origem na dificuldade de comunicação dentro de casa. Filhos acham que pais só querem proibir. Já os pais acham que os filhos só querem permissão. Por isso é necessário sempre manter a a comunicação o respeito e cooperar um com outro. Quando o adolescente se apaixona pela primeira vez, é remetido aos contos de fada infantis, nos quais o príncipe e a princesa viveriam felizes para sempre e acaba idealizando a pessoa amada, mas, quando o jovem se dá conta que a princesa não é tão perfeita assim, ou que o príncipe pode demorar um pouco para aparecer, se sente frustrado e impotente e, devido à pouca maturidade e experiência, apresenta dificuldade para lidar com tudo isso. Por isso é necessário que você jovem tentem não criar tantas expectativas em relação ao seu parceiro (a), todos nós estamos propensos a errar. Seus amigos agora são sua família nessa fase é normal, mas não confunda sua família não pode ser substituída e os mesmos te amam apesar de todos os conflitos, e seus amigos aproveitem ao máximo com eles são jovens e esse é o momento.

16 PROFISSIONALIZAÇÃO Escolher uma profissão na adolescência exige vários fatores, tais como expectativa da família ou de como aquela opção de curso é vista na sociedade. Neste período de escolha, entramos naquilo que imaginamos ser a vida adulta, com isto vem novas responsabilidades e uma vida repleta de coisas novas. Quando for decidir a sua profissão, concilie seus gostos, sonhos e vontades com suas opções de curso, fazendo isto iria se decidir mais rápido. Graduação bacharelada: Tem duração entre 4 e 5 anos, abordam os cursos como maiores teorias. Por exemplo: Direito Artes Psicologia Engenharias Medicina Graduação tecnológica: Tem duração entre 2 ou 3 anos, esses cursos tecnológicos apresentam uma abordagem mais focada da área escolhida. Por exemplo: Gestão ambiental Gestão de recursos humanos Gestão comercial Gastronomia Graduação Licenciatura: São cursos para formar professores. Por exemplo: Matemática Historia Química Física OBS: É SUPER NORMAL QUE VOCÊ TENHA DUVIDAS SOBRE QUAL PROFISSÃO ESCOLHER. SAIBA QUE O MAIS IMPORTANTE É FAZER ALGO QUE VENHA LHE TRAGA PRAZER PROFISSIONAL.

17 O primeiro emprego é um fato muito importante na vida dos adolescentes, é um passo importante para a vida adulta, principalmente naqueles que trabalham para ajudar sua família ou por querer ser independente financeiramente. Dicas para ingressar no mercado de trabalho Realizar cursos profissionalizantes; Realizar tarefas extracurriculares; Saber mais de 1 (um) idioma. São dicas importantes para se destacar é conseguir ingressar no mercado de trabalho e obter sucesso. Com o alto consumismo que acompanha a década, os jovens cada vez mais estão gastando seu dinheiro em coisas para seguir na moda, culpa disso é o excesso de propaganda dizendo o que comprar. Uma forma de usar seu dinheiro consciente e fazer com que ele dure mais. Passar em um shopping e ver na vitrine coisas que lhe atraem, e não comprar é um desafio e tanto para os jovens. Economize seu dinheiro; Compre somente o necessário; Evite gastar em coisas bobas; Arranjar um trabalho mesmo que temporário.

18 A era digital está mudando os estilos de vida, os comportamentos, os relacionamentos entre os adolescentes e seus familiares, a relação social a saúde de todos! Nesta realidade virtual, todos os adolescentes podem disfarçar melhor a ansiedade, a confusão, e os medos. Todas as informações estão disponíveis como o apertar de um botão, ao mesmo tempo que a internet pode trazer benefícios, pode se torna uma ameaça. Cuide-se ao ler s; Não coloque dados pessoais em páginas Web, blogs ou sites de redes de relacionamentos; Não acredite em tudo o que vê; Não clique em todos os links sugeridos; Cuidado com Fofoca e difamação; Não compartilhe fotos intimas com ninguém; Cuidado com downloads. O cyberbullying tem sido uma realidade cada vez mais constante, principalmente entre adolescentes O bullying tem origem na língua inglesa e faz referência abully, que entendemos como valentão, aquele que maltrata ou violenta de forma constante outras pessoas por motivos supérfluos. Falamos cyberbullying, quando a agressão se passa pelos meios de comunicação virtual, como nas redes sociais. A pratica do cyberbullyinhg é covarde e cruel e pode causar danos permanentes a vítima. DIGA NÃO AO CYBERBULLYING.

19 VEJA OS BENEFÍCIOS DA INTERNET: ACESSO INFORMAÇÃO = você pode obter todo tipo de informação e utilizá-la nas suas pesquisas, trabalhos ou negócios. SERVIÇOS DE CHAMADAS GRATUITAS= que permite que você possa se comunicar com pessoas ao redor do mundo. VOCÊ PODE ESTUDAR= graças a internet você pode acessar a uma infinidade de instituições que oferecem educação online certificada. Você tem a oportunidade de fazer, desde uma especialização, até uns cursos de culinária básica. E o melhor de tudo, de qualquer parte do mundo! VOCÊ PODE CONHECER PESSOAS NOVAS = na internet, você também encontrará outros serviços online que são conhecidos como redes sociais. Existem muitas outras tarefas podem ser exercidas na internet, lembre-se de utilizá-la com prudência: não adicione pessoas que você não conhece em suas redes sócias, não acessem sites ilegais ou com conteúdo impróprio, não passe maior parte do seu tempo na internet.

20 REFERENCIA BIBLIOGRAFICA Adolescência. Disponível na internet via: Arquivo capturado dia 04 de junho de BONILHA Beth. Adolescentes X Profissão: Como escolher a profissão certa. Disponível na internet via: Arquivo capturado dia 02 de junho de Contracepção. Disponível na internet via: Arquivo capturado dia 04 de junho de Contraceptivos e Gravidez. Disponível na internet via: Arquivo capturado dia 04 de junho de HALLEF Emanuel. Coluna: Como juntar dinheiro na adolescência. Disponível na internet via: Arquivo capturado dia 04 de junho de Identidade de gênero. Disponível na internet via: Arquivo capturado dia 04 de junho de PASSOS Mauro. Doenças sexualmente transmissíveis. Disponível na internet via: Arquivo capturado dia 02 de junho de Portal da educação. Adolescente e o mundo do trabalho. Disponível na internet via: Arquivo capturado dia 04 de junho de Tua Saude.Puberdade precoce. Disponível na internet via: Arquivo capturado dia 03 de junho de Amanda Santos Angélica Lima Evelin Brito Lavínia Frias Instituição UNIFACS

Guia de Saúde da Reprodução

Guia de Saúde da Reprodução Guia de Saúde da Reprodução Este Guia vai fornecer-te informação acerca de dois assuntos: (a) Controlo de Natalidade / Contracepção (b) VIH e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) Nota: Este

Leia mais

A primeira visita ao ginecologista

A primeira visita ao ginecologista A primeira visita ao ginecologista acne colicas sexualidade NAO FIQUE COM DUVIDAS Indice: Visitar o ginecologista logo que surgem os primeiros sinais da puberdade e muito importante para que a menina entenda

Leia mais

O estirão Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce.

O estirão Nos meninos, ocorre entre 14 e 16 anos. Nas meninas entre 11 e 12 anos. É a fase que mais se cresce. A sexualidade no ser humano atravessa um longo desenvolvimento e tem início na adolescência. Cada pessoa tem seu desenvolvimento. No menino a puberdade se inicia com a primeira ejaculação ou polução e

Leia mais

AIDS e HPV Cuide-se e previna-se!

AIDS e HPV Cuide-se e previna-se! AIDS e HPV Cuide-se e previna-se! O que é AIDS? Existem várias doenças que são transmissíveis através das relações sexuais e por isso são chamadas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). As mais conhecidas

Leia mais

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 16. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA. Parte 16. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM ATENÇÃO BÁSICA E SAÚDE DA FAMÍLIA Parte 16 Profª. Lívia Bahia Saúde Sexual e Reprodutiva no âmbito da Atenção Básica A atenção em saúde sexual e em saúde reprodutiva é uma das áreas de atuação

Leia mais

Recente estudo realizado na Universidade de Alberta (Canadá), dirigido pela cientista

Recente estudo realizado na Universidade de Alberta (Canadá), dirigido pela cientista Fazer sexo oral dá sensação de poder às mulheres, diz estudo \"Nos resultados da pesquisa o sexo oral foi associado a emoções positivas. Macalad cita em seu estudo que cerca de 30% das mulheres acham que

Leia mais

UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO. Valor da Sexualidade na Adolescência

UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO. Valor da Sexualidade na Adolescência UNIDADE DE CUIDADOS NA COMUNIDADE DE CASTELO BRANCO Valor da Sexualidade na Adolescência energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos,

Leia mais

Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva

Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva Assistência ao Adolescente com Ênfase em Saúde Sexual e Reprodutiva Profº. Marcelo Alessandro Rigotti Especialista CCIH Mestrando pela USP Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - SP Adolescência Conceito:

Leia mais

DST - Proteja Sua Saúde

DST - Proteja Sua Saúde DST - Proteja Sua Saúde Adsense1 O sexo é importante na nossa vida. Ele nos dá prazer e, às vezes, filhos. Sexo é sinal de saúde, permite demonstrar carinho e confiança. Existem, entretanto, inimigos de

Leia mais

Ministério da Saúde. um livreto especial para. lésbicas e mulheres bissexuais

Ministério da Saúde. um livreto especial para. lésbicas e mulheres bissexuais Ministério da Saúde um livreto especial para lésbicas e mulheres bissexuais A homossexualidade ainda é um tabu. Mas não deveria ser. Todas as pessoas têm direito à liberdade, ao respeito, à dignidade

Leia mais

Expressão da Sexualidade na Adolescência AS. Sexualidade. é...

Expressão da Sexualidade na Adolescência AS. Sexualidade. é... Expressão da Sexualidade na Adolescência AS Sexualidade é... A necessidade de buscar sensações bemestar, prazer, afeto, contato, carinho, que todo ser humano tem. A SEXUALIDADE É NATURAL! S 1 2 1 S A Sexualidade

Leia mais

Tema 2 Considerações sobre a puberdade e o crescimento do adolescente 27

Tema 2 Considerações sobre a puberdade e o crescimento do adolescente 27 Tema 2 Considerações sobre a puberdade e o crescimento do adolescente Objetivo geral do tema Apresentar as alterações físicas e fisiológicas que ocorrem na adolescência. Objetivos específicos voltados

Leia mais

da Saúde, 2 Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Ciências

da Saúde,   2 Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Instituto de Ciências ESTRATÉGIA EDUCATIVA SOBRE PREVENÇÃO DE INFECÇÃO SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEL: TECNOLOGIA PARA PESSOAS SURDAS Maria Gleiciane Gomes Jorge 1, Paula Marciana Pinheiro de Oliveira 2 Resumo: Objetivou-se identificar

Leia mais

A HISTÓRIA SE REPETE CASO

A HISTÓRIA SE REPETE CASO A HISTÓRIA SE REPETE CASO PARTE 1 Nelson, 17 anos, estudante, está interessado em Verônica, 16 anos, que resiste a "ficar" com ele porque quer um relacionamento mais sério. O comentário na escola é que

Leia mais

Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde Sexual e Reprodutiva

Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde Sexual e Reprodutiva Pesquisa de Conhecimentos, Atitudes e Práticas em Saúde Sexual e Reprodutiva 1.Nome do Projeto 2.Nome da ONG INFORMAÇÕES SOCIODEMOGRÁFICAS 3.Gênero da/o respondente Masculino Feminino Outro 6.Qual o seu

Leia mais

VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro

VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro VIOLÊNCIA ENTRE NAMORADOS NA ADOLESCÊNCIA (VNA) S. Taquette, C.Moraes, L. Souza, J. Garcia, L.Meira, T. Freitas, M. Carneiro Introdução VNA é aquela que ocorre entre parceiros envolvidos em relacionamento

Leia mais

Apoio à correção de fichas de avaliação

Apoio à correção de fichas de avaliação Apoio à correção de fichas de avaliação O presente documento é um instrumento de apoio aos professores titulares de turma que operacionalizam o PRESSE que pode facilitar a correção das fichas de avaliação

Leia mais

Métodos anticoncepcionais

Métodos anticoncepcionais Métodos anticoncepcionais Métodos anticoncepcionais A partir da puberdade, o organismo dos rapazes e das garotas se torna capaz de gerar filhos. Mas ter filhos é uma decisão muito séria. Cuidar de uma

Leia mais

Métodos. ''Anticoncepcionais''

Métodos. ''Anticoncepcionais'' Métodos ''Anticoncepcionais'' Os contraceptivos são as principais ferramentas de planejamento familiar. Para saber qual método adotar a mulher deve seguir as orientações de um médico, que levará em consideração

Leia mais

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS Saber se proteger ou identificar quando o corpo apresenta sinais de anormalidade pode evitar a transmissão ou complicação das doenças. O procedimento mais indicado para

Leia mais

Métodos Anticoncepcionais

Métodos Anticoncepcionais Métodos Anticoncepcionais Métodos Anticoncepcionais Chamamos de método contraceptivo (ou método anticoncepcional) toda ação cujo objetivo é impedir ou, pelo menos, reduzir substancialmente a chance de

Leia mais

VITRINI SAÚDE E BELEZA

VITRINI SAÚDE E BELEZA VITRINI_SAUDE_FINAL.pmd 1 17/06/2011, 21:11 Foto/Divulgação 14 VITRINI SAÚDE E BELEZA VITRINI_SAUDE_FINAL.pmd 14 ENTREVISTA Bate-papo com Laura Müller Ela conversa sobre sexo e temas tabus ligados à sexualidade

Leia mais

Instrumentos para coleta de conhecimento e atitudes dos adolescentes sobre contracepção

Instrumentos para coleta de conhecimento e atitudes dos adolescentes sobre contracepção População: dolescentes de ensino fundamental de escolas públicas de João Pessoa lpha de ronbach: 0.70 Prezado aluno: Gostaríamos de contar com sua participação respondendo as questões a seguir. Lembramos

Leia mais

Desenvolvimento Psicossocial na Adolescência

Desenvolvimento Psicossocial na Adolescência Desenvolvimento Psicossocial na Adolescência Capítulo 12 Indicadores de Estudo Como os adolescentes formam uma identidade, e qual é o papel do gênero e da etnia? O que determina a orientação sexual, quais

Leia mais

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade II Ser Humano e Saúde 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 9.2 Conteúdo Métodos Contraceptivos II e planejamento

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 8º

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 8º GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da Natureza SÉRIE: 8º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P2-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Compreender as responsabilidades e riscos que envolvem o início

Leia mais

SEXUALIDADE. SESC Cidadania Prof. Simone Camelo CIÊNCIAS 8. ano

SEXUALIDADE. SESC Cidadania Prof. Simone Camelo CIÊNCIAS 8. ano SEXUALIDADE SESC Cidadania Prof. Simone Camelo CIÊNCIAS 8. ano SISTEMA GENITAL MASCULINO SISTEMA GENITAL MASCULINO Testículos: Espermatozóides Nos testículos existem os túbulos seminíferos, onde são

Leia mais

Conheça algumas doenças tipicamente femininas

Conheça algumas doenças tipicamente femininas Uol - SP 03/12/2014-11:51 Conheça algumas doenças tipicamente femininas Da Redação ANSIEDADE: este transtorno mental é caracterizado por preocupações, tensões ou medos exagerados, sensação contínua de

Leia mais

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes;

Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Reprodução Humana Reprodução Capacidade que os seres vivos possuem de produzir descendentes; Ocorre a reprodução sexuada. Na mulher os órgãos sexuais são os ovários, que produzem os óvulos; no homem, são

Leia mais

Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST

Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST Fotos Cancro duro (Sífilis) - causada pela bactéria Treponema pallidum. Lesão localizada no pênis (glande) Lesão localizada na vulva (grandes lábios) Pode ser transmitida pela placenta materna e por transfusão

Leia mais

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES

CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES CIÊNCIAS EJA 5ª FASE PROF.ª SARAH DOS SANTOS PROF. SILONE GUIMARÃES REVISÃO DOS CONTEÚDOS Unidade II Ser Humano e Saúde 2 REVISÃO DOS CONTEÚDOS Aula 13 Revisão e Avaliação 3 REVISÃO 1 O sistema reprodutor

Leia mais

Relacionamento Abusivo

Relacionamento Abusivo CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA Relacionamento Abusivo Relacionamento Abusivo Quando ouvimos falar de Relacionamento Abusivo geralmente nos lembramos da relação amorosa em que a mulher é sempre a vítima,

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DE ISTS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ESCOLA COMO ESTRATÉGIA DE PREVENÇÃO DE ISTS E GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Capítulo 16 Intimidade Sexual

Capítulo 16 Intimidade Sexual Capítulo 16 Intimidade Sexual Você sabia? Muitas pessoas que sofreram algum evento cardíaco têm medo de voltar a fazer sexo ou preocupações a esse respeito. Sentir medo ou preocupação é uma forma de o

Leia mais

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 1. Prof. Daniele Duó

Biologia. Qualidade de Vida das Populações Humanas. DST s e Métodos Contraceptivos Parte 1. Prof. Daniele Duó Biologia Qualidade de Vida das Populações Humanas Parte 1 Prof. Daniele Duó O que é a contracepção? É todo o método que visa impedir a fertilização de um óvulo. É a realização de uma ou mais ações, dispositivos

Leia mais

TÍTULO: CONCEPÇÃO DE PRÉ-ADOLESCÊNCIA EM HENRI WALLON CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA

TÍTULO: CONCEPÇÃO DE PRÉ-ADOLESCÊNCIA EM HENRI WALLON CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: PSICOLOGIA Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: CONCEPÇÃO DE PRÉ-ADOLESCÊNCIA EM HENRI WALLON CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS

Leia mais

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ PRECOCE.

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ PRECOCE. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ PRECOCE. REIS, Eliane Aparecida Godoy dos 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2 RESUMO Objetivo: Conhecer a atuação da enfermagem

Leia mais

Métolos Anticoncepcionais

Métolos Anticoncepcionais Métolos Anticoncepcionais Métodos de barreira: São métodos onde se cria literalmente uma barreira física para a fertilização. Na sociedade atual, o planejamento familiar é muito importante para a qualidade

Leia mais

Prof. Me. Renato Borges

Prof. Me. Renato Borges Freud: Fases do desenvolvimento Prof. Me. Renato Borges Sigmund Freud Médico Nasceu em 1856 na República Tcheca e viveu em Viena (Áustria). Morreu em Londres em 1839, onde se refugiava do Nazismo. As três

Leia mais

Bem Estar desta terça-feira (26) recebeu o ginecologista José Bento. Segundo o IBGE, 46% dos nascimentos no país não são planejados.

Bem Estar desta terça-feira (26) recebeu o ginecologista José Bento. Segundo o IBGE, 46% dos nascimentos no país não são planejados. Bem Estar desta terça-feira (26) recebeu o ginecologista José Bento. Segundo o IBGE, 46% dos nascimentos no país não são planejados. Há 50 anos, a pílula anticoncepcional chegava ao mercado para provocar

Leia mais

ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA. Marcos Antonio Ribeiro Moraes Coordenação de DST/Aids SPAIS - SMS -GO

ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA. Marcos Antonio Ribeiro Moraes Coordenação de DST/Aids SPAIS - SMS -GO ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO CONTEXTO DA VIOLÊNCIA Marcos Antonio Ribeiro Moraes Coordenação de DST/Aids SPAIS - SMS -GO Como o interno, que na adolescência vive um momento crucial da formação sexual (adolescência),

Leia mais

Maria João Sousa Nº14. Disciplina de Português

Maria João Sousa Nº14. Disciplina de Português Maria João Sousa Nº14 Disciplina de Português Os segredos da juventude Ao falarmos de juventude, de jovens associamos, de imediato, a ideia de mudança, de transformação. É, de facto, um período repleto

Leia mais

AIDS& Na folia. //// Saúde corporativa. Paraná. o importante é curtir cada momento com segurança, consciência e alegria.

AIDS& Na folia. //// Saúde corporativa. Paraná. o importante é curtir cada momento com segurança, consciência e alegria. ////////////////////////////////// AIDS& hepatites //// Saúde corporativa Especial Carnaval // Na folia ou na calmaria o importante é curtir cada momento com segurança, consciência e alegria. Paraná AIDS/

Leia mais

Métodos Contraceptivos e Prevenção de Doenças

Métodos Contraceptivos e Prevenção de Doenças Métodos Contraceptivos e Prevenção de Doenças Como planejar seu futuro e garantir uma vida sexual saudável. planejamento FaMILIaR É o conjunto de ações que auxilia o casal que deseja ter filho ou prevenir

Leia mais

SEXUALIDADE - definição

SEXUALIDADE - definição A sexualidade SEXUALIDADE - definição É uma energia que nos motiva a procurar o amor, contacto, ternura, intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos, e somos tocados; é ser-se

Leia mais

CONVERSANDO SOBRE SEXO - EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES DE ENSINO FUNDAMENTAL

CONVERSANDO SOBRE SEXO - EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES DE ENSINO FUNDAMENTAL CONVERSANDO SOBRE SEXO - EDUCAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES DE ENSINO FUNDAMENTAL Andrea da Silva Santos (1) ; Flaviany Aparecida Piccoli Fontoura (2) ; Discente do Curso de Enfermagem da UEMS, Unidade

Leia mais

7 dicas de como evitar a ejaculação precoce

7 dicas de como evitar a ejaculação precoce Palavra-chave: Evitar a ejaculação precoce 7 dicas de como evitar a ejaculação precoce A ejaculação precoce é uma condição que acomete quase 40% da população masculina e que pode levar a alguns problemas,

Leia mais

Capítulo 31: Reprodução e embriologia humana

Capítulo 31: Reprodução e embriologia humana Capítulo 31: Reprodução e embriologia humana Organização do material genético no núcleo Organização do material genético no núcleo Organização do material genético no núcleo 1.Gametogênese É o processo

Leia mais

SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA

SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA Nailde Gonçalves da Silva 1 Ângela Maria da Silva 2 Maria dos Prazeres A.Marcelino 3 Anísio Francisco Soares 4 1 INTRODUÇÃO Na maior parte do século XX, a sexualidade humana

Leia mais

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL

OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS DA EDUCAÇÃO AFECTIVO- SEXUAL Numa perspectiva global pretende-se que no 2º ciclo os alunos Adquiram e aumentem conhecimentos: Sobre o conceito de sexualidade e as suas diferentes

Leia mais

ELIANE /FELIPE/NATÁLIA

ELIANE /FELIPE/NATÁLIA CIÊNCIAS 2ª ELIANE /FELIPE/NATÁLIA 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade H21 Interpretar processos que ocorrem na nutrição: quebra dos alimentos, absorção e transporte de nutrientes

Leia mais

A PREVENÇÃO. faz a diferença CANCRO DO COLO DO ÚTERO. #4 Junho de 2016 Serviços Sociais da CGD

A PREVENÇÃO. faz a diferença CANCRO DO COLO DO ÚTERO. #4 Junho de 2016 Serviços Sociais da CGD Todas as mulheres que alguma vez tenham tido relações sexuais estão em risco de ter cancro do colo do útero. É causado pelo Papilomavírus Humano (HPV). É mais frequente a partir dos 30 anos O Cancro do

Leia mais

Projeto Atitude para Curtir a Vida e a importância da educação sexual no ensino fundamental

Projeto Atitude para Curtir a Vida e a importância da educação sexual no ensino fundamental Projeto Atitude para Curtir a Vida e a importância da educação sexual no ensino fundamental GONCALVES, Rayane Araújo¹ ;CARNEIRO, Danielle Suzainny dos Reis Castro ²; LISBOA,Iara Alves 1 Universidade de

Leia mais

DAS DOENÇAS VENÉREAS ÀS ENFERMIDADES SEXUAIS. Vera Lucia Vaccari

DAS DOENÇAS VENÉREAS ÀS ENFERMIDADES SEXUAIS. Vera Lucia Vaccari DAS DOENÇAS VENÉREAS ÀS ENFERMIDADES SEXUAIS Vera Lucia Vaccari (veravaccari@uol.com.br) A nomenclatura Doença venérea Vênus (Roma) deusa do amor carnal século XIX até década 1970/1980) DST doença sexualmente

Leia mais

O Programa. Projeto Bom Sucesso. Gabinete de Apoio Psicossocial. Contactos

O Programa. Projeto Bom Sucesso. Gabinete de Apoio Psicossocial. Contactos Público-alvo Este recurso destina-se a turmas ou a grupos de jovens entre os 12 e os 18 anos de ambos sexos, estejam os mesmos inseridos ou não em contexto escolar. O número mínimo de elementos por grupo

Leia mais

Doença Mental??? Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes. Ou Saúde Mental???? Saúde Mental é...

Doença Mental??? Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes. Ou Saúde Mental???? Saúde Mental é... Emergências Psiquiátricas Conceitos Fundamentais da Saúde Mental e seus fatores prédisponetes Doença Mental??? Ou Saúde Mental???? Prof Esp. Enfª Priscila Maria Marcheti Fiorin Saúde Mental é... Usado

Leia mais

Métodos Anticoncepcionais. Profª Leticia Pedroso

Métodos Anticoncepcionais. Profª Leticia Pedroso Métodos Anticoncepcionais Profª Leticia Pedroso O planejamento familiar é um direito das pessoas assegurado na Constituição Federal e deve ser garantido pelo governo. Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de

Leia mais

Coordenadores de Área

Coordenadores de Área Coordenadores de Área Língua Portuguesa Ana Maria Matemática- Fernando História Côrtes Geografia Marcos Lucena Ciências Janine Inglês Vera Lofrese Alemão Bruno Pollon Educação Física Marcio Martins Educação

Leia mais

Métodos Anticoncepcionais

Métodos Anticoncepcionais Métodos Anticoncepcionais Na sociedade atual, o planejamento familiar é muito importante para a qualidade de vida, pois só assim para garantir um futuro digno para os descendentes. Para isso, foram criados

Leia mais

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NUMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE AREIA: um trabalho educativo

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NUMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE AREIA: um trabalho educativo GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NUMA ESCOLA PÚBLICA NA CIDADE DE AREIA: um trabalho educativo Maria Das Mercês Serafim Dos Santos Neta; Universidade Federal Da Paraíba (UFPB); Maria-merces2011@hotmail.com Ana

Leia mais

Questionário. O tempo previsto para o preenchimento do questionário é de 10 minutos.

Questionário. O tempo previsto para o preenchimento do questionário é de 10 minutos. Questionário Rita Mafalda Rodrigues de Matos, a frequentar o 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, encontra-se a elaborar o Projecto de

Leia mais

Métodos contracetivos ou anticoncecionais são meios utilizados para evitar uma gravidez não desejada. A contraceção atua de três formas:

Métodos contracetivos ou anticoncecionais são meios utilizados para evitar uma gravidez não desejada. A contraceção atua de três formas: O tema do nosso trabalho é Métodos Contracetivos. Foi-nos proposto pelo professor de Ciências Naturais a propósito dos assuntos leccionados nas aulas, referentes à Sexualidade. O que se pretende com o

Leia mais

ENCCEJA RESUMO. Reprodução e contracepção. Natureza 1

ENCCEJA RESUMO. Reprodução e contracepção. Natureza 1 Reprodução e contracepção RESUMO A reprodução é uma característica dos organismos vivos, que produzem descendentes que contenham os seus genes, fazendo-os semelhantes para perpetuar a vida. Reproduzir

Leia mais

Erivedge (vismodegibe)

Erivedge (vismodegibe) Informações de segurança importantes para todos os pacientes sobre os riscos de Erivedge (vismodegibe) na gravidez e amamentação Para obter informações de segurança importantes, consulte a bula de Erivedge

Leia mais

Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história:

Você já ouviu a história de uma tal garota legal? Bem, se não, deixeme contar uma história: Você já ouviu a história de uma tal "garota legal"? Bem, se não, deixeme contar uma história: Uma garota legal é alguém que se dedica de alma e coração em um relacionamento. Ela é alguém que poderia esperar

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS

LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS P1-4º BIMESTRE 8º ANO FUNDAMENTAL II Aluno (a): Turno: Turma: Unidade Data: / /2016 HABILIDADES E COMPETÊNCIAS Identificar as principais mudanças pelas quais o indivíduo passa

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Extensão em Educação Sexual Método Falando Naquilo. COORDENAÇÃO Dra. Vanessa Monteiro Cesnik-Geest

PROJETO PEDAGÓGICO. Curso de Extensão em Educação Sexual Método Falando Naquilo. COORDENAÇÃO Dra. Vanessa Monteiro Cesnik-Geest PROJETO PEDAGÓGICO Curso de Extensão em Educação Sexual Método Falando Naquilo COORDENAÇÃO Dra. Vanessa Monteiro Cesnik-Geest Ribeirão Preto - SP 2017 2 SUMÁRIO 1 NOME DO CURSO E ÁREA DO CONHECIMENTO 3

Leia mais

Jörg Garbers Ms. de Teologia

Jörg Garbers Ms. de Teologia Sexualidade Um dom sensível Jörg Garbers Ms. de Teologia A vida sexual no lar cristão A sexualidade é uma dádiva de Deus Não é pecado Não é sujo Faz parte do ser humano Impulso básica Diferença: Homem

Leia mais

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado.

Depressão. Em nossa sociedade, ser feliz tornou-se uma obrigação. Quem não consegue é visto como um fracassado. O QUE É SAÚDE? É o nosso estado natural. Segundo a O.M.S. saúde é mais do que a ausência de doença ou enfermidade: É o estado de perfeito bem-estar físico, mental e social. Depressão Em nossa sociedade,

Leia mais

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima.

CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA. Autoestima. CARLA EGÍDIO LEMOS PSICÓLOGA Autoestima Autoestima A baixa autoestima é, infelizmente, um estado muito comum. As pessoas geralmente se sentem inseguras, inadequadas, com dúvidas constantes, não têm certeza

Leia mais

Planeamento Familiar 2009

Planeamento Familiar 2009 Planeamento Familiar 2009 Planeamento Familiar: Conjunto de cuidados de saúde que visa ajudar a planear o nascimento dos filhos, a viverem a sexualidade de uma forma gratificante e sem o receio de uma

Leia mais

CONVERSANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DOS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES.

CONVERSANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DOS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES. CONVERSANDO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA ABORDAGEM A PARTIR DOS CONHECIMENTOS DOS DISCENTES. Elaine Regina Batista da Cruz¹; Wennya Bruna do Nascimento Silva²; Lúcia Maria de Almeida 3 Silvia Beatriz

Leia mais

Ignez Helena Oliva Perpétuo

Ignez Helena Oliva Perpétuo Contracepção de emergência na adolescência e a PNDS 2006 Ignez Helena Oliva Perpétuo SEMINÁRIO CONTRACEPÇÃO de EMERGÊNCIA no BRASIL: DINÂMICAS POLÍTICAS e DIREITOS SEXUAIS e REPRODUTIVOS São Paulo, 12

Leia mais

Nota prévia: Inicialmente apliquei à turma a actividade caixa de perguntas. O tema que mais surgiu foi o abuso sexual. Uma vez que a formadora já

Nota prévia: Inicialmente apliquei à turma a actividade caixa de perguntas. O tema que mais surgiu foi o abuso sexual. Uma vez que a formadora já Nota prévia: Inicialmente apliquei à turma a actividade caixa de perguntas. O tema que mais surgiu foi o abuso sexual. Uma vez que a formadora já tinha utilizado esse conteúdo como exemplo, escolhi o segundo

Leia mais

Tratamento (Coquetel Anti- HIV)

Tratamento (Coquetel Anti- HIV) VIROSES 1 2 Tratamento (Coquetel Anti- HIV) inibidores da transcriptase reversa inibidores de protease inibidores de fusão OBS.: Apesar de agirem de formas diferentes, todos os medicamentos impedem a reprodução

Leia mais

Sexualidade Masculina Verdades & Mentiras

Sexualidade Masculina Verdades & Mentiras Mário Pedro dos Santos Sexualidade Masculina Verdades & Mentiras 2ª Edição 3 by Mário Pedro dos Santos 2008 FICHA TÉCNICA ARTE DA CAPA: Tagore Alegria DIAGRAMAÇÃO: Cláudia Gomes REVISÃO: Autor IMPRESSÃO:

Leia mais

Métodos Anticoncepcionais

Métodos Anticoncepcionais Métodos Anticoncepcionais Tabelinha O que é? A tabelinha, também conhecida por método rítmico, é baseada em um cálculo realizado a partir de um calendário, para saber o início e o fim do período fértil.

Leia mais

Relato de caso: educação sexual para crianças e adolescentes.

Relato de caso: educação sexual para crianças e adolescentes. Relato de caso: educação sexual para crianças e adolescentes. BRASIL, Daiane¹ PEREIRA,Verônica Aparecida² Palavras chave: educação sexual, crianças e adolescentes. A sexualidade atualmente apresenta-se

Leia mais

Exemplos de Perguntas/ Tópicos para Círculos

Exemplos de Perguntas/ Tópicos para Círculos APÊNDICE 1 Exemplos de Perguntas/ Tópicos para Círculos EXPLORANDO VALORES Quando você está sendo humano, no seu melhor, que qualidades descrevem você? (em uma palavra ou frase curta). Imagine que você

Leia mais

Podemos dizer que a Pediatria se preocupa com a prevenção, já na infância, de doenças do adulto.

Podemos dizer que a Pediatria se preocupa com a prevenção, já na infância, de doenças do adulto. Compartilhe conhecimento: A saúde de um adulto começa a ser cuidada por seu pediatra. Veja as principais ações para garantir a futura qualidade de vida dos pequenos. O ensino da Pediatria teve, em seu

Leia mais

EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE UBERABA

EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE UBERABA EDUCAÇÃO SEXUAL: UMA ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE UBERABA Gabriela Marcomini de Lima 1, Ricardo Baratella 2 1 PIDIB:CAPES / UNIUBE / Universidade de Uberaba,

Leia mais

SEXUALIDADE. Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027

SEXUALIDADE. Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027 SEXUALIDADE Psicóloga Simone Leite Especialista na área Clínica CRP 05/21027 ENTENDENDO AS TRANSFORMAÇÕES SÉCULO XIX - REPRESSÃO DAS PRÁTICAS SEXUAIS - VALORIZAÇÃO DA VIDA FAMILIAR - MULHER = SUBMISSÃO

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 8º ANO

CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 8º ANO PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 1º BIMESTRE 8º ANO 2010 Questão 1 PROVA DE CIÊNCIAS 8 ANO Durante

Leia mais

METODOS CONTRACEPTIVOS

METODOS CONTRACEPTIVOS METODOS CONTRACEPTIVOS METODOS DE BARREIRA Imobilizam os espermatozóides, impedindo-os de entrar em contato com o óvulo e de haver fecundação. PRESERVATIVO MASCULINO E FEMININO Utilização: um por cada

Leia mais

DESENVOLVIMENTO AFETIVO

DESENVOLVIMENTO AFETIVO FACULDADE DE MEDICINA USP DEPARTAMENTO DE NEUROCIÊNCIAS E CIÊNCIAS DO COMPORTAMENTO DESENVOLVIMENTO AFETIVO Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada Faculdade de Medicina de Ribeirão

Leia mais

A nossa sexualidade é uma construção que se inicia na vida intra-uterina e nos acompanha por toda nossa existência.

A nossa sexualidade é uma construção que se inicia na vida intra-uterina e nos acompanha por toda nossa existência. A nossa sexualidade é uma construção que se inicia na vida intra-uterina e nos acompanha por toda nossa existência. Viver na idade adulta uma sexualidade satisfatória depende do desenvolvimento psicossexual

Leia mais

Diabetes: Como evitar a gravidez.

Diabetes: Como evitar a gravidez. Diabetes: Como evitar a gravidez. Autorizamos a reprodução e divulgação deste material educativo desenvolvido por alunos e docentes do curso de Mestrado Profissional em Educação em Diabetes, por qualquer

Leia mais

PARTE I - IDENTIFICAÇÃO

PARTE I - IDENTIFICAÇÃO Serviço Público Federal Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo FORMULÁRIO-SÍNTESE DA PROPOSTA - SIGProj

Leia mais

RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A POSSIBILIDADE DA CRÍTICA NA ATUAÇÃO DO SEXÓLOGO. Psic. Esp. Giovanna Lucchesi CRP 06/92374

RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A POSSIBILIDADE DA CRÍTICA NA ATUAÇÃO DO SEXÓLOGO. Psic. Esp. Giovanna Lucchesi CRP 06/92374 RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE A POSSIBILIDADE DA CRÍTICA NA ATUAÇÃO DO SEXÓLOGO Psic. Esp. Giovanna Lucchesi CRP 06/92374 FÊMEA SEXO Biológico Distinção com base na categoria biológica MACHO GÊNERO

Leia mais

TABELA 1 LISTA CID-10 Sífilis congênita Sífilis precoce Outras sífilis

TABELA 1 LISTA CID-10 Sífilis congênita Sífilis precoce Outras sífilis O Boletim de Maio/2018 apresentou o Capítulo II do CID 10, no que diz respeito às neoplasias (tumores) que afetam somente ou predominantemente as mulheres, como o câncer de mama, por exemplo, na região

Leia mais

O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa

O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa bbc.com/portuguese/geral-48339993 A menopausa acontece quando a menstruação de uma mulher para e ela não pode mais ficar grávida naturalmente

Leia mais

Ao longo deste ano, fizeram-me muitas perguntas sobre temas variados relacionados com a sexualidade, perguntas essas feitas em diferentes contextos,

Ao longo deste ano, fizeram-me muitas perguntas sobre temas variados relacionados com a sexualidade, perguntas essas feitas em diferentes contextos, INTRODUÇÃO Falemos de Sexo sem Tabus, de uma forma simples, directa e de fácil compreensão, a todos os portugueses, homens e mulheres, curiosos e interessados em melhorar a sua sexualidade. Falar sobre

Leia mais

Métodos Contraceptivos Reversíveis

Métodos Contraceptivos Reversíveis Métodos Contraceptivos Reversíveis Estroprogestativos orais Pílula 21 cp + 7 dias pausa existem vários, podendo ser escolhido o que melhor se adapta a cada mulher são muito eficazes, quando se cumprem

Leia mais

Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor

Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor Modelo de referência para a elaboração do plano anual de curso do professor UNIDADE ESCOLAR: Escola Dinorah Lemos da Silva ÁREA DO CONHECIMENTO: Estudo da Sociedade e da Natureza DOCENTE: Elisabete Silveira

Leia mais

a conversa é quase uma unanimidade a percepção de que o período tem se alongado nos últimos

a conversa é quase uma unanimidade a percepção de que o período tem se alongado nos últimos Iniciando a conversa Não há uma definição única para o período de vida que chamamos de adolescência. As demarcações dependem de vários fatores, incluindo (com destaque) os socioeconômicos. Porém, para

Leia mais

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano)

AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) AMOR PROVADO Ninho Bagunçado (Décimo primeiro ao décimo nono ano) a) Manter uma identidade pessoal e uma identidade para o casamento > Dependência exagerada - A identidade do cônjuge é um reflexo do seu

Leia mais

ANEXOS PUC-Rio - Certificação Digital Nº /CA

ANEXOS PUC-Rio - Certificação Digital Nº /CA ANEXOS 33+ ROTEIRO DAS PALESTRAS Situações determinantes do psiquismo humano: história mítica (situações anteriores à concepção e ao nascimento de uma criança), projeção do futuro da criança. primeiro

Leia mais